Citroen C4 VTR - VALE O RISCO?(OPINIÃO DO MECÂNICO)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 лис 2022
  • O C4 VTR é um dos esportivos da década de 2000 com motor EW10 de 2.000 cc 16v e 143 cv, os numeros não impressionam se você considerar que se trata de um motor 2.0 16v aspirado, com comando de valvulas variavel, e sem coletor de admissão variável, mas nem tudo são flores os carros franceses tem uma fama de problemáticos e são sinonimos de dor de cabeça, será que vale apena arriscar pegar um esportivo frances com mais de 15 anos de uso? pra responder essa questão fiz esse video.
  • Авто та транспорт

КОМЕНТАРІ • 35

  • @antoniomarcosdeandradeferr7250
    @antoniomarcosdeandradeferr7250 Рік тому +10

    Comprei um 2007 com 62 mil km, dias depois a BSM deu pau e não acionava a bomba de combustível, trocada resolvido, quer suspensão boa, use peças sampel, axios e viemar, óleos pro motor total ou ELF, óleo de freio bosch (mesma marca do cilindro mestre). Uma hora o diafragma da tampa de válvulas vai abrir o bico, compre a tampa toda genuína,kit dentada só Gates, Continental ou INA, bomba de combustível bosch ou magneti marelli 4 bar, regulador de pressao bosch 4,2 bar e principalmente mão de obra qualificada. Excelente carro!!

  • @lucianosecundo6707
    @lucianosecundo6707 Рік тому +9

    Há 1 ano peguei um 2009 bem conservado em mecânica, sem vazamentos, suspensão ajustada, etc. Troquei correias do motor e liquido de arrefecimento logo de início. Nesses 1 ano fiz serviços de: de suspensão uma vez e já está batendo novamente; Troca do compressor do ar-condicionado. No mais, super confiável de motor. Abro o cofre pra checagem 1 vez por semana e sempre tudo certo. Andei 130 km por dia em media. Troquei oleo sempre aos 7k, quando normalmente o oleo já vai fica pouco acima do nível mínimo. De eletronica, só uma msg de ESP e ABS no painel devido a uma falha do sensor de ABS em uma das rodas, que chateia mesmo. Somente. Um carro desses conservado vale muito a pena pelo custo-benefício.

  • @MiBR3D
    @MiBR3D 4 місяці тому +2

    Muito bom vídeo! Opinião real de quem tem o carro já há muitos anos: se comprar um carro BOM e com histórico de manutenção não tem mistério, depois é só continuar mantendo bem cuidado e com tudo em dia, essa mecânica basicamente não tem problemas crônicos. Por isso sempre digo, fuja de VTR barato, não espere pagar hoje fipe ou abaixo da fipe em um, é dor de cabeça na certa, e como dito no vídeo, não vale a pena, vai gastar um monte e ainda vai acabar desanimando do carro. VTR bom hoje é de 30k pra cima, mas tá cada vez mais dificil de achar um que preste, é um carro raro de certa forma e a maioria já está destruído, infelizmente. Tem que ter paciência e não comprar o primeiro que ver na frente, na verdade isso vale pra qualquer carro usado.
    E como já foi comentado aqui, só um adendo em relação a parte elétrica, esse lance de falar que a elétrica/eletronica dos franceses é mais complicada é meio sem sentido, papo que vem lá dos anos 90 ainda. Nesses carros mais novos não tem nada de complicado, desde que não seja fuçado por quem não sabe o que está fazendo, e nem feito gambiarra, se deixar lá quieto e não molhar os módulos (coisa óbvia pra qualquer carro) não tem muito o que dar problema. A maioria dos problemas que acontecem são “defeitos colocados”, seja gambiarra pra tentar consertar algum defeito, até uma instalação de alarme paralelo ou instalação de som mal feita, coisas do tipo. Além de que o módulo BSM do C4 fica um pouco mais “visível” no cofre do motor, e muitas pessoas gostam de passar por alagamentos. Aí vc vai ver o carro já não tem mais as proteções em baixo, pq batem em baixo, quebra, arrancam fora, etc. e isso protege bastante que a água entre no cofre. Já vi alguns até sem a própria capa que protege a BSM, aí é a receita da desgraça caso molhe.
    Claro que se for comparar com outros carros dessa época aí realmente, ainda tinham uma elétrica simples. O que acontece é que os franceses já tinham rede CAN, na época ainda era coisa de BMW, carro “nacional” só foi ter isso há poucos anos atrás aqui. Com a rede CAN todos os módulos do carro são interligados, então pode ter algum problema de outra parte nada a ver do carro que impeça de acionar a partida, por exemplo.
    Hoje temos bastante acesso, mas imagina há 15 anos atrás. Fora que ainda hoje falta mão de obra qualificada pra resolver esse tipo de problema, pq em geral pode ser chato e demorado pra resolver, precisa ser estudado, e a maioria dos profissionais infelizmente não querem, aí é mais fácil chamar os carros de “bomba”. Mas já foi pior, hoje caso tenha um problema desses, só precisa achar um profissional bom nessa parte de elétrica/eletronica em geral.

  • @vcecs16
    @vcecs16 Рік тому +6

    C4 VTR é o unico importado da França diferente do pallas e hatch que era argentino e depois aqui no Brasil, não existe carro ao nivel dele quando se diz em custo beneficio com tudo que oferece, não é nenhum canhão mais bate em muito carro e uma delicia de curva mesmo a suspensão traseira não sendo independente, problemas eletricos não da como dizem o problema são as BSM que muita das vezes da problema por causa de manutenção na calha de chuva que é um cronico chato dos C4, parte de suspensão vai ter chatiação com batente de amortecedor e bieleta mas nada que seja olho da cara, peças em questão tem um preço bom mas tem que saber onde comprar e como comprar, porque eu digo, se você chega na auto peça e pedir peça para C4 VTR ele sera uns 30% mais cara mesmo sendo mesma coisa do pallas e hatch e muita pessoa não sabe, e um otimo carro pra usar com manutenção claro, conheço carros que ja passam dos 240 mil km e nunca abriu motor, mas como dito manutenção sem na risca.
    então hoje se você quer um carro bom vai pagar na casa dos 30K com manutenção em dia e algums mimos que não abro mão, por exemplo, farol direcional e aerofolio, lembrando que tem com rodas resolfen aro 17 e com bancos de couro que particularmente não gosto e sim o banco de pano.

  • @georgeeduardo2010
    @georgeeduardo2010 Рік тому +5

    Wagner, a música de fundo atrapalhou o vídeo em alguns momentos porque ela oscilava e tive dificuldade de ouvir, mas obrigado pelas informações passadas, acho esse carro diferenciado... Sucesso

  • @murielmecm5322
    @murielmecm5322 Рік тому +6

    A parte elétrica é sim confiável! Já acompanho a Oficina francesa e Andercar à bastante tempo e posso dizer com certeza que o maior problema são os donos que fazem gambiarra e principalmente os mecânicos que não sabem fazer o diagnóstico e acabam trocando peças sem necessidade e não resolvem o problema.
    Essa questão de carro francês ter elétrica ruim era verídica nas primeiras unidades na década de 90 e no começo dos anos 2000, de 2006-2007 em diante os carros já eram tropicalizados e aguentam com tranquilidade.
    Lembrando que: C4 VTR, C4 Pallas, C4 hatch 2.0, C4 Picasso,C3 2.0 e Peugeot 307 2.0 tem a mesma mecânica e compartilham peças, portanto peças não serão um problema de achar.

    • @oficinaroyalmotorsport
      @oficinaroyalmotorsport  Рік тому +1

      Olha por experiência própria, não dá pra comparar a elétrica do C4 com a de um Corolla ou Civic, mas não quer dizer que todos os psa vão dar problema elétrico, de fato gambiarra prejudica qualquer carro, só destaquei este detalhe pra quem for adquirir um C4 prestar atenção na parte elétrica. Quanto as peças, eu tive muita dificuldade de achar a polia variável da admissão, só encomendando na concessionária, mas a maioria das peças de manutenção preventiva acha com facilidade.

  • @aaalexamorim
    @aaalexamorim Рік тому +1

    Muito obrigado pelo conteúdo!

  • @thorsilva9159
    @thorsilva9159 Рік тому +1

    Boa noite, Vagner!!! Sucesso...

  • @rodrigolima982
    @rodrigolima982 Рік тому +1

    Ótimas dicas 😊

  • @raynerleitao9454
    @raynerleitao9454 Рік тому

    Toop de mais.

  • @jhonatagomes1508
    @jhonatagomes1508 Місяць тому

    Infelizmente aqui no Brasil nao escolhemos carros livremente igual em paises grandes, temos que selecionar pelos problemas :(

  • @marcallimeira
    @marcallimeira Рік тому +1

    Boaa

  • @d_laron
    @d_laron 9 місяців тому

    Misericórdia o destaque vou deixar pra música

  • @danielaferreira7153
    @danielaferreira7153 Рік тому +2

    Motor batendo luzinha acesa vazando óleo ! Ae e qualquer carro vai dar dor de cabeça 😂😂😂😂😂

    • @oficinaroyalmotorsport
      @oficinaroyalmotorsport  Рік тому +1

      Você não sabe o quanto aparece de gente perguntando se vale apena pagar mais barato nesse carro com um probleminha no motor ou uma luzinha acesa no painel, parece óbvio mas tem gente que precisa que o óbvio seja dito

  • @fernandoandrade9847
    @fernandoandrade9847 Рік тому +3

    Motor cansado kkk o meu tem 350mil rodados 165cv benga up tsi esta 5anos comigo

    • @nemesis28able
      @nemesis28able Рік тому

      165 de roda ? Oq tem de preparação?

    •  Рік тому +3

      se tiver original passou num disneynômetro nervoso kkkkkkkkkkk

    • @nemesis28able
      @nemesis28able Рік тому +1

      @ sim mano kkkkkk se passou em um dino responsa até eu vou querer essa receita pra montar um vtr kkkkk

    • @alexcosta9667
      @alexcosta9667 7 місяців тому

      350 mil km rodado ? Vai atee uns 800 mil sera ?

  • @guxtavo8838
    @guxtavo8838 4 місяці тому

    Tô de olho em um VTR pra meu primeiro carro e esse vídeo ajudou demais, tô vendo uns anúncios bons por 23, 24 mil com manutenção toda em dia e documentação completa. O carrinho é bom demais.

    • @MiBR3D
      @MiBR3D 3 місяці тому +1

      Quer uma dica? Fuja dos carros com esses valores. Hoje pra vc pegar um VTR bom com tudo em dia é na faixa dos 30k, muito abaixo disso tem muita chance de o carro te dar dor de cabeça, e vai acabar gastando mais do que a diferença pra pegar um bem cuidado e com tudo em dia.
      E ainda mais sendo primeiro carro, sendo realista, não recomendo nenhum carro desse “nível” como primeiro, carros médios como C4, Focus, etc. são mais caros de manter, não é nada absurdo se pegar um carro em ordem, mas mesmo assim acho que vc precisa primeiro saber na prática como é ter/manter um carro, tem que começar com algo mais simples.
      Se essa for a faixa de valor que vc tem disponível, recomendo ir num 207, Clio, carros desse tipo. Não necessariamente precisa comprar um Celta pelado como primeiro carro, mas um carrinho desses mais completo de entrada vai ser muito melhor que um carro médio logo de cara, ainda mais na faixa de preço que vc falou. E futuramente vc tendo a experiência real de como é ter/manter um carro e tendo um pouco mais de grana, aí sim vc pode pular pra um carro de categoria acima. Apenas uma dica pra vc não acabar se frustrando.

    • @guxtavo8838
      @guxtavo8838 2 місяці тому

      ​@@MiBR3D Caralho muito obrigado pela dica, pprt. Eu tô ligado que não é mesmo uma boa ideia pegar um Hatch médio desse porte como primeiro carro, mas tô indo ciente disso tudo kkkkkk. Meu rolê é pegar um tendo certeza de que ele está com tudo em ordem, não tem nenhuma pendência ou problema grande. Se a diferença de preço entre carros básicos e mais tranquilos de manter fosse maior eu nem iria considerar o VTR, mas é que na minha visão não compensa eu economizar na hora da manutenção sendo que as vezes eu vou pagar o preço do VTR, ou mais, por um carro pior, com um conforto pior, menos potência e menos seguro.

    • @MiBR3D
      @MiBR3D 2 місяці тому +1

      @@guxtavo8838 entendo, realmente até os carros de entrada estão caros. Mas pra mim essa diferença de digamos quase 10k entre um VTR bom e um carro mais simples, eu acho que faz diferença kkk
      De qualquer forma, mas se quiser mesmo um VTR, como falei, recomendo a pegar um carro bom, em ordem e com histórico de manutenção, sem gambiarras, que realmente tenha tido dono. Tá bem dificil de achar um que preste, cada vez mais dificil na verdade, até por ser um carro que veio muito pouco, então tem poucos à venda e a maioria já em estado ruim, infelizmente. Tem que ter paciencia pra achar, pode ser que demore um pouco, e também pode ser que o carro vai ser um pouco de longe, não pegue o primeiro que achar.
      Como eu disse, a diferença de valor entre um carro ruim ou “meia boca” pra um carro bom é pequena, por isso digo que não compensa, o que vc provavelmente vai gastar em coisas que o carro “meia boca” vai ter pendente pra fazer, já deve matar rapidinho a diferença pra um bom, em duas encostadas em oficina muitas vezes já matou a diferença. Além de que ficar parando volta e meia pra arrumar algo é muito chato, um carro que não teve dono isso muito provavelmente vai acontecer muitas vezes, e geralmente a galera acaba broxando. Já um carro que teve dono, vc só vai pegar e manter, apenas fazendo manuts preventivas, e vai conseguir curtir o carro, que é a parte mais daora.
      Fora que na maioria das vezes esses mais baratos são “pelados” em relação a opcionais e upgrades, então vc vai acabar tendo que gastar mais ainda se quiser deixar o carro bonito, colocando roda, aerofolio, os faróis de xenon que todo mundo quer, se quiser colocar são todas coisas bem caras. Então no fim das contas vai acabar gastando bem mais do que pegar um que já esteja com tudo isso, se colocar na ponta do lápis. Em resumo o que posso dar de dicas é isso.

    • @guxtavo8838
      @guxtavo8838 2 місяці тому

      @@MiBR3D Muito obrigado mano, ajudou muito pra ser sincero. É sempre bom escutar quem conhece mais kkkkkkk. Eu tô decidido a pegar o VTR mesmo assim, me apaixonei no carro e só tenho poucas opções que poderiam me satisfazer tanto quanto ele (nenhuma muito longe do que ele custa, em todos os aspectos kkkkk). Únicos que eu penso em pegar no lugar dele seriam um focus 1.6 2013/14, Astra 2011 (mas bebe demais, tá doido kkkkkkk), o C4 normal, porém mais novo (só que esse parece que é mais tranqueira ainda kkkkkk), um March 1.6 manual, por que eu adoro nissan, e adoro o March, um Mazda MX7, um Espero Daewoo...enfim, só dor de cabeça kkkkkkk. Mas eu tô empenhado em pegar o VTR, sou bem irredutível em algumas decisões, então sabendo disso eu sempre faço o máximo pra minimizar o problema. O máximo que eu estou disposto a pagar é 31 mil, mas isso é uma coisa para daqui a alguns anos, até lá o preço de muito carro por aí pode abaixar. Eu já dei uma olhada boa nos anúncios por perto de onde eu moro e te falar, só tem tranqueira kkkkkkk. O jeito vai ter que ser ir pra Goiás, MG, SP e afins, porque é beeeeeeem mais barato e estão infinitamente mais conservados, em um aspecto geral.

    • @caiofabio6414
      @caiofabio6414 Місяць тому

      ​@@guxtavo8838 tu é carioca de onde paizão?

  • @diegoludke6744
    @diegoludke6744 10 місяців тому

    o que vale mesmo é um Kwid com roda de liga por 88 mil KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • @leandrosoaresofficial
    @leandrosoaresofficial Рік тому +2

    Vtr não existe flex 😉

  • @garagemdobrum5567
    @garagemdobrum5567 Рік тому +2

    20 anos? Tá ruim de matemática em kkkkkkkk