Parabenizo ao meu amigo Lucas pela sua capacidade teológico pela sua umilde pela sua paciência de lida com pessoas que não que nada com a verdade Elias Soares não está preucupado em pisar em cima da verdade
Eu sirvo a um Deus que tem poder para me salvar, e não permitir que nada me separe dEle. Portanto, não creio que aquele que Deus escolheu possa perder algo que não foi adquirido por ele, e sim dado por Deus. Eu creio em um Deus soberano, que tem vontades e as executa segundo o seu bom e eterno propósito.
Deus não é homem para que minta! A salvação nunca se perderá! Pra entender isso só vindo do Espírito Santo, porque o homem que pensa sábio esse já caiu no entendimento. Promessa jamais será quebrada Deus é fiel e justo.
Deus sempre sera justo ! Somos nos que nos perdemos! Ao se afastar de Jesus Hebreus 6:4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, Hebreus 6:5 E provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, Hebreus 6:6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Aprendo muito com o Pastor Elias , não deixa passar nenhum ponto sem nó . Agradeço só Pastor Sezar por dar oportunidades como esta , em que a prioridade é Glorificar a Deus expondo a Verdade .❤ ❤❤❤
Graça e paz estou assistindo a que de Itu gosto muito dessa programação, pra mim não perder a salvação, a quele que acha que perde a salvação nunca foi salvo .
Então pode mudar teu preferido .....pq um homem que é doutrinado por outro homem vai ser tudo da carne ..quando um homem é doutrinado pelo o espirito do santo é totalmente diferente ..As maioria dos pastores de hoje dia é tudo estudado teologia ..que dizer um homem ensinado outro ...PROCURA PELO PASTOR ALESSANDRO GREGORUTE vc vai ver um verdadeiro pastor guiado pelo espirito do santo ..
DEUS jamais quer q a pessoa se perca. Mas as propias pessoas se deixam como crentes ser riscado seu nome Livro da vida. Os impios serão julgados pela palavra pelo os Livros e o Livro da vida.
Conheci o pr Elias a pouco tempo e gostei do jeito que ele faz teologia, mas as vezes acho que ele esquece do debate, e parece que ele quer dar aula pra nós. Ele é muito empolgado rs gosto muito disso nele mas tem que valorizar mais o os debatedores.
Que Deus continue abençoando grandemente esse programa de debates que possa chegar cada vez mais a maior número de pessoas possível. É muito bom ver homens de Deus defendendo pontos de vista de diferentes.
Pastor Elias o joio nunca deixou de ser joio foi plantado e cresceu joio na colheita continua sendo joio e o trigo nunca deixou de ser trigo na colheita continua sendo trigo
O problema é ter torcida !!! Calvinista defende calvinista ! E eu não vejo assim . Eu não sou calvinista pelo que eu entendo da soteriologia soberana bíblica . Apesar de ter textos realmente dificeis e exaustivos de complexidade . Eu nem sou arminiano e sim soberanista fazer a exegése e a hermenêutica bíblica . E para mim eu vejo o arminianismo mais próximo biblicamente ! E eu tenho uma opinião forte e pessoal que eu considero a soteriologia Calvinista herética ! Mas é uma opinião pessoal minha ! E tenho toda liberdade de mudar se assim eu compreender . Mas até então tem pontos contraditórios que maculam a soteriologia Calvinista !!!! 😮😮😮😮
O pastor Eliad não força o texto....ele usa o texto e explica o texto....se isso é forçar o texto.....o que dizer de quem quer mostrar na Bíblia que a alma não é imortal.....SE o próprio JESUS FALOU QUE A ALMA É....IMORTAL...
Seria bom se o Pastor Elias tivesse a mesma serenidade do Pastor Lucas. Ele é muito brigão. Mas, amém. Independente de qualquer coisa o debate foi cheio de conhecimento e bons argumentos.
Uma evidência chave para esta verdade é a sentença no versículo 30: “aos que chamou a estes também justificou”. Somente as pessoas com fé são justificadas. Mas Paulo diz que os chamados são justificados. Então o chamado deve, de alguma forma, garantir a fé. Claro! O chamado é a criação da fé. Portanto, todos os que são chamados são certamente justificados. Este chamado não é uma resposta a algo que tenhamos feito. Versículo 28 diz que nós somos chamados “segundo seu propósito”. O propósito e o plano de Deus são a base do nosso chamado, não nossos planos e propósitos. Este propósito é descrito no verso 29. Note que o começo do versículo 30 é baseado em nossa predestinação: “aos que predestinou, a estes também chamou”. Então o termo “chamados segundo o propósito de Deus” no versículo 28 é virtualmente o mesmo que chamados com base na predestinação de Deus no versículo 30. Sua predestinação e Seu propósito são o mesmo. E o significado disto é dado no versículo 29: “Porque os que conheceu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. O propósito pelo qual nós somos predestinados é participar da glória do supremo Filho de Deus. Este propósito ou predestinação é baseado finalmente em um ato de conhecimento: “Os que conheceu de antemão, a estes também predestinou…” Isto não quer dizer que Deus baseia sua predestinação em nossa fé auto-determinada, que Ele conheceu no princípio dos tempos. Esta interpretação intenta preservar o auto-determinismo da vontade humana. A fé é produzida pelo chamado de Deus, não por um ato humano de auto-determinação. Quando Deus conhece alguém, a este Ele concede seu favor, ou o possui, ou o escolhe. Então, o significado do versículo 29 é que “aqueles que Deus livremente escolhe ou aqueles que Deus livremente concede seu favor, a estes Ele também predestinou para serem como seu Filho, e aos que predestinou Ele chamou”. Então o chamado de Deus é baseado no ato divino da predestinação, que por sua vez é baseado na eleição ou escolha que Deus fez sem algum ato ou mérito de nossa parte.
As doutrinas da soberania de Deus tendem a produzir humildade, submissão e paciência entre todos que as abraçam. Efésios 4.1-2 diz “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”. Uma das razões pelas quais um chamado altíssimo produz uma caminhada submissa é que a decisão de Deus de nos chamar ao Seu Reino não se deve a absolutamente nada em nós mesmos. Uma vez que está gravada em seu coração a certeza de que Deus o escolheu para a salvação antes que você cresse ou tivesse feito alguma coisa pra isso, sua tendência a se orgulhar ante as outras pessoas será cortada pela raíz. “Que tens tu que não tenhas recebido?”, Paulo diz. “E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?” (1 Coríntios 4.7). Se a doutrina da soberania de Deus é verdadeira, então Ele realmente pode cumprir sua aliança de escrever Sua lei em nossos corações (Jeremias 31.33), nos fazer caminhar nos Seus estatutos (Ezequiel 36.27) e nos conformar à imagem de Seu Filho (Romanos 8.29). Se Deus desse o poder final à nossa auto-determinação, Ele talvez não fosse capaz de cumprir Suas promessas de que um dia haveriam pessoas que realmente O obedeceriam. Se todas as pessoas no mundo realmente tivessem o poder de determinação final e decidissem usá-lo para se rebelar contra Deus, Ele nada poderia fazer sobre isso. O único meio que a promessa de Deus de um povo com novos corações de obediência pode ser garantida é dizer que Deus sobrepujará a auto-determinação pecaminosa das pessoas, dará a elas novas corações e as fará caminhar em Seus caminhos. E assim, a doutrina do chamado eficaz de Deus, baseada em sua eleição incondicional é o grande fundamento da nossa confiança de que Ele cumprirá para nós as promessas da nova aliança: “E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias” (Jeremias 32.39).
Seus conceitos parecem ser corretos, meu caro, contudo o determinismo e o fatalismo fazem de Deus, em última análise, algo que ele não é (segundo as Escrituras Sagradas): o AUTOR DO MAL (o que não passa de uma blasfêmia). Por isso, tais conceitos devem ser abandonados o quanto antes.
@@marcelovictor4062 o mal mencionado em Isaías 45 :7 não é o mau o pecado! Mais sim a punição pelo mau do pecador! Adão antes do pecado ele tinham o livre arbítrio, a bíblia diz que o homem que pecou ele escolheu , ele não tinha. O mau no coração, quando ele pecou ele se escravisou ( e escravisou a raça humana todos que se chama pecador não é chamando atoa de pecador ! ) Há uma diferença : se fossi literalmente o mau o pecado ! Então Deus seria culpa! Mais o mau em questão é o nosso, é a rejeita do bém, e querer transgredir a lei de Deus . O mal que Deus cria ou permite é a consciência do nosso ato mau.
@@marcelovictor4062 se me permite meu irmão, a doutrina calvinista Ela tem a visão do publicano diante de Deus ! A doutrina arminiana tem a visão do fariseu diante de Deus! Ou seja nunca jamas existirá um genuíno salvo em Cristo Jesus no grande dia , dizendo graças a mim estou aque consegue ! Como o fariseu fez quando Jesus contou uma parábola do fariseu e o publicano. Jesua pergunta no final da parábola, quem foi justificado o fariseu ou o publicano? Ele responde O q ? Em Lucas 18 vemos 9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Um cristão sempre dar a glória a Deus por Jesus Cristo ter lhe salvado sem aver nenhuma parte de sua ajudar . Efesios 2 ! O apóstolo Paulo diz que pela graça sois salvos mediante a fé, não de obras para ninguém se glóriar! Paulo ainda diz que Cristo deu sua vida quando nós ainda eramos pecadores ,ou seja estávamos mortos espiritualmente como podemos ajudar em nossa vivificacao espiritual se nós estávamos mortos ?
@@japonarioteixeira9023 Sim...me equivoquei. Essa sua doutrina diz que Deus é, em última análise, o originador do MAU MORAL, ou seja, da queda do homem.
O Pastor Lucas foi bíblico, educado e cortês nas declarações, o Pr Elias forçou o texto, agiu com deboche em alguns momentos e seguindo a boa velha tradição assembleiana, tentou gritar pra intimidar.
O interessante é o pastor Elias falar que Apartir da remoção do Nome se perde todos os direitos e regalias podemos dizer assim, caso a pessoa fosse por exemplo de uma família abastada. se aplicarmos essa mesma primícia a Deus, não fica completamente contraditório se Deus escrever novamente o nome da pessoa? E a um agravante ainda maior, no (apocalipse 13:8) fala que o livro da vida, é do cordeiro! Em (João 10:27-30) o próprio Cristo está afirmando (eu conheço as minhas ovelhas) é Ele quem dá a vida eterna, e não é só Ele que garante essa vida eterna, Ele também fala que o pai não só as deu a Ele, como também garante que essas ovelhas jamais serão tiradas das suas mãos, nem das de seu Pai. Veja se o livro da vida pertence ao contrário que é Cristo, e se Cristo conhece suas ovelhas, como Ele vai apagar algum nome, uma vez em que essas ovelhas já teem a vida eterna, e seus nomes já foram escritos no livro da vida do cordeiro? O ato de apagar o nome, coloca em cheque a onisciência de Deus! Outra (Romanos 8:38,39) fala justamente da segurança que as ovelhas encontram em Deus, fala também que, nem anjos nem demônios, e nenhuma outra criatura nos separará do amor de Deus, que está em Cristo Jesus o nosso Senhor . Só sei de uma coisa, afirmar que Deus precisa apagar o nome de alguém do livro da vida, ou a pessoa está chamando o próprio Deus de uma pessoa sem conhecimento, ou esse pastor ou irmão jamais leu a Bíblia. Aconselho só pra início de leitura e estudo o (salmo 139) e também o diálogo de Deus com Jó que é super revigorante, e vai mostra a aquele que si diz conhecer a Deus, à sua pequinês.
O importante no debate pessoal é o conteúdo, não a expressão ou o temperamento da pessoa. Em um debate esquecece se o temperamento e as expressão. O importante é o conteúdo do debate . Pega a visão. Nao existe essa de mais humilde e o arrogânte . O negócio é apresentar oque tem que aoresentar
Boa noite irmãos é inacreditável que alguém que ainda existe esse tipo de comentário de dizer que alguém salva vai perder a salvação.E a mesma coisa dizer que a obra de Cristo na Cruz não foi suficiente para remir de todos os pecados
É impossível ter o nome retitado do livro da vida. A promessa é oposta da época onde na cultura os que cometiam terríveis crime perdiam seu direito de cidadania. Assim sendo Deus não apaga do Livro da Vida àqueles que salvos pela graça de Deus perseveram até o fim.
Digamos que eu compre algo e dê de presente pra você. É impossível você, uma hora dessas, jogar fora esse presente? Disperdisar o que não conquistamos acontece em uma boa frequência até...
@@aracemoreira6850lê de novo. Aliás, Paulo disse que os gálatas caíram da graça por algo que eles fizeram. E agora? Temos que confiar nas Escrituras, e não em lógicas baseadas em sistemas interpretativos.
Acreditar que o Livro da Vida pode ser modificado no sentido de um nome ser apagado, é o mesmo que admitir haver rasuras no eterno plano de Deus, e subestimar seus atributos. Se o Livro da Vida foi escrito por Deus e pertence a Ele, por que Ele próprio escreveria um nome sabendo que mais tarde teria de apagá-lo? A menos que se neguem alguns dos atributos divinos, essa pergunta não pode ser respondida.
As doutrinas da eleição incondicional, predestinação e chamado eficaz tendem a eliminar todo orgulho, soberba e auto-confiança. Eu já discuti muitas vezes com outros teólogos que dizem “você não precisa lançar fora a auto-determinação final para tirar o orgulho. Tudo o que você precisa fazer é insistir na FÉ para salvação ao contrário de obras meritórias”. Eles argumentam a partir de Romanos 3.27 que a fé exclui o orgulho. Então você não precisa dizer que a fé é um dom a fim de eliminar o orgulho, a soberba e a auto-confiança. Minha resposta tem duas partes. Primeiro, eu não me sinto dirigido pela lógica para chamar a fé de dom com o objetivo de cortar meu orgulho; eu me sinto dirigido pela exegese. O Novo Testamento ensina que nós estamos mortos em nossos pecados e devemos ser chamados de forma eficaz. A fé ordenada também deve ser criada se alguém tem de ser salvo. Eu não insisto nesta idéia porque eu acho que é um bom meio de destruir o orgulho. A Bíblia ENSINA isto. E isto ajuda a sobrepujar o orgulho. Em segundo lugar, eu acho que a razão pela qual uma genuína fé neotestamentária elimina nossa vaidade é que é uma confiança em Deus; não apenas pela provisão da salvação na cruz, mas também por aplicar a salvação em meu coração. Em outras palavras, minha fé não diz apenas “Eu escolho crer em Cristo”. Ela também diz “Eu escolho crer que Deus Pai me levou a Cristo e me deu o desejo de crer em Cristo” (João 6.44,65). Ou, falando de outra maneira, a fé repousa em toda a verdade bíblica, não apenas em uma parte dela. A fé elimina todo orgulho, soberba e auto-confiança precisamente a ponto de que é uma fé que Deus fez por nós o que não poderíamos fazer por nós mesmos - o que inclui a vontade de crer. A fé crê num Deus que fez tudo na salvação, não apenas uma parte da salvação. E a salvação inclui nosso chamado eficaz que criou nossa fé. Você estava se afogando e o Filho de Deus jogou um tubo de respiração ao seu lado. Você nadou vigorosamente até ele, e pôde chegar à margem, então você deveria agradecê-lO. Você não ganha crédito algum pelo tubo de respiração. Mas suponha que você tem sido um inimigo de longa data dEle, e você estava morto no fundo de um lago. Ele te encontrou, te trouxe à superfície e se esforçou tanto para te trazer à vida, que terminou exausto ao seu lado e morreu. Então, suponha que, quando você se ajoelhou sobre o corpo, com lágrimas de amor descendo por sua face, você ouve uma voz vinda do céu dizendo: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo. Levante-se, meu Filho!”. Ele se levanta e aproxima-se, te olha com a mais profunda afeição que você já viu. Toma sua mão e lhe puxa firme e gentilmente para seu lado e diz: “Siga-me, e eu farei todas as coisas cooperarem para seu bem pelo resto de sua vida”. Qual é a sua idéia de como você foi salvo? Pode ser que muitos dos problemas de sua vida se devem ao fato de que você nunca entendeu como foi salvo.
O próprio DEUS afirmou que no uso de sua soberania risca quem quer e deixa quem quiser!(Ex 32:33. Então respondeu o SENHOR a Moisés: “Sim! De fato riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim)☝️
O nome não pode ser tirado do livro da vida, visto que Deus é onisciente, entretanto, ele é onisciente porque decreta e não porque prevê(como um vidente), - igual os arminianos elocubram, sem fundamento bíblico. O Elias, valendo-se de silogismos cartesianos refletidos em “não faz sentido ser assim”, comete erros os quais uma criança não cometeria ao se deparar com versículos tão claros a respeito desse tema. O crente que defende perda de salvação não entendeu a graça, tampouco o plano da salvação, visto ser impossível que Jesus perca as ovelhas de suas mãos.
Deus tirou 600 mil pessoas do Egito e todos os de 20 pra cinco a não ser josue e celebe o resto não entro e não foi Deus que falo ,a promessa é condicinado a sua resposta
Todos nascem com os nomes no Livro da vida, e só lá permanecem se tiverem mais virtudes do que pecados. E podem sim ser retirados caso não haja remissão dos pecados.
Quando Deus criou o mundo tanbem criou o livro da vida , Todos que nascesse no paraíso Ja tinha o nome escrito Mesmo depois da queda do homem contínuo com nome escrito So que conhecemos o pecado E se não se arrepender Deus risca o nome do livro da vida , DEUS. NUNCA escreveu nome de ninguém , mais risca certamente Ele diz meu povo perecem por falta de sabedoria = que significado falta de temor
Interessante que Deus dá somente uma interpretação da Bíblia e o homem apresenta várias;creio eu por exemplo que há muitos que acham que seus nomes foram escritos no livro da vida, só que não pq não se converteram verdadeiramente.
O nome de todos já estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo e podem ser apagados daqueles que rejeitaram ou só o nome daqueles que foram escolhidos por Deus para serem salvos?
O que leva uma pessoa a desejar e crer nas palavras de Deus repousa em algo bem mais profundo. A pessoa é DE DEUS ou não é DE DEUS? Isto é, a pessoa é escolhida de Deus? Nascida de Deus? Filha de Deus? Não importa quais sejam o “de Deus” ela desejará ouvir. Todos quanto estão ordenados para a vida eterna creram. “Aos que predestinou, a estes também chamou”. “As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”. (10.25b-27) “Vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”. Note que não diz “vocês não são das minhas ovelhas porque não acreditam”. Pertencer a Jesus não é baseado em minha fé. Eu devo crer para evidenciar que sou das ovelhas de Jesus. E se eu persistir na incredulidade, então mais evidentemente eu não sou das ovelhas de Jesus. Deus me fez uma ovelha de acordo com a eleição da graça que me foi dada em Cristo Jesus há muito tempo. E quando as ovelhas ouvem o evangelho, elas acreditam. Aos que ele predestinou a serem ovelhas, Ele também chamou à fé de modo eficaz! A conclusão que eu tiro então é que há uma gigantesca fundamentação no Novo Testamento para a verdade de Romanos 8.30, que o chamado de Deus é baseado em Sua predestinação, e que a predestinação não é baseada em nada em nós. Não é em nossa dignidade como pessoas (assim todos se qualificariam) nem em nossa fé (que é um dom de Deus). Nossa eleição é incondicional. Aos que ele conheceu de antemão, a estes também predestinou e aos que predestinou, a estes também chamou.
Parabenizo ao meu amigo Lucas pela sua capacidade teológico pela sua umilde pela sua paciência de lida com pessoas que não que nada com a verdade Elias Soares não está preucupado em pisar em cima da verdade
Parabéns aos dois servos de DEUS, mas teológicamente fico com pr Elias
Eu sirvo a um Deus que tem poder para me salvar, e não permitir que nada me separe dEle. Portanto, não creio que aquele que Deus escolheu possa perder algo que não foi adquirido por ele, e sim dado por Deus. Eu creio em um Deus soberano, que tem vontades e as executa segundo o seu bom e eterno propósito.
Muito educado rev Lucas Resende
Jesus prometer salvação para alguém que ele sabia que não seria salvo
Esse pastor Elias é um apelão.
Prometeu aqueles que perseveraria
Cabeça feita não crê nem se Jesus lhe abrir a mente....isso é cegueira...
Ele prometeu prá você também...será que estas salvo..????
@@SoniaBianchezzi O Onisciente aqui é Deus e não eu!
Excelente debate, muito respeitador o Rev. Lucas
Tudo mundo odeia o Cris.
Alguns odeiam o pr Elias Soares.
Parabens pr Elias Deus não cabe na caixinha.
Reverendo Lucas sempre humilde... parabéns viu
Louvo também a educação e humildade do rev. Lucas Rezende!
tambem gostei, manteve o debate em um nível muito bom e agradável de assistir
Verdade
O Elias fez a mesma coisa. Ambos souberam se comportar.
Verdade meu irmão!
Deus não é homem para que minta! A salvação nunca se perderá! Pra entender isso só vindo do Espírito Santo, porque o homem que pensa sábio esse já caiu no entendimento. Promessa jamais será quebrada Deus é fiel e justo.
Deus sempre sera justo ! Somos nos que nos perdemos! Ao se afastar de Jesus Hebreus 6:4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, Hebreus 6:5 E provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro,
Hebreus 6:6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
O conheceremos pelo os seus frutos,deboche não provem da sabedoria!!!!
Aprendo muito com o Pastor Elias , não deixa passar nenhum ponto sem nó . Agradeço só Pastor Sezar por dar oportunidades como esta , em que a prioridade é Glorificar a Deus expondo a Verdade .❤ ❤❤❤
Pr. Thomas Tronco jantou ele em um debate do VEJAM SÓ
Parabéns reverendo Lucas !
Pastor Elias tem muito conhecimento. Mas o pastor Lucas ensina muito como comporta-se em meio a um debate. Parabéns pelo debate.
Graça e paz estou assistindo a que de Itu gosto muito dessa programação, pra mim não perder a salvação, a quele que acha que perde a salvação nunca foi salvo .
Pastor Elias é fantástico....
Excelente expositor das verdades bíblicas....
Deus risca o nome sim daqueles q não perseverarem até o fim.
Então Deus não sabe quem vai ser salvo? Primeiro escreve e depois risca é isso? Um deus fraco! Escreve e tira
Para de ser besta.
De maneira que não temos mérito algum, inclusive a fé para crer, é don Deus
Pastor Elias é meu preferido nós debates ele é muito bíblico e sempre apresenta muitos versículos para corroborar com sua teologia.
ELE É UM EXÍMIO TALMUDISTA, CABALISTA.
Ele é muito enrolão, gosta de enrolar, e citar mesmo texto no original, como se fosse tirar sentido da palavra.
Então pode mudar teu preferido .....pq um homem que é doutrinado por outro homem vai ser tudo da carne ..quando um homem é doutrinado pelo o espirito do santo é totalmente diferente ..As maioria dos pastores de hoje dia é tudo estudado teologia ..que dizer um homem ensinado outro ...PROCURA PELO PASTOR ALESSANDRO GREGORUTE vc vai ver um verdadeiro pastor guiado pelo espirito do santo ..
Zero humildade tbm
Pastor Elias, precisa aprender com Jesus ser humilde
O debate saudável é só nas ideias e sempre com maior respeito possível!
O reverendo Lucas muito paciente, com uma forma muito educada de esclarecer suas teses 👏🏼👏🏼👏🏼 parabéns.
Programa abençoado.. Deus seja louvado em todas as coisas
DEUS jamais quer q a pessoa se perca. Mas as propias pessoas se deixam como crentes ser riscado seu nome Livro da vida. Os impios serão julgados pela palavra pelo os Livros e o Livro da vida.
Pastor Elias muito conhecedor ❤
Texto extraído : Graça Irresistível - John Piper
Conheci o pr Elias a pouco tempo e gostei do jeito que ele faz teologia, mas as vezes acho que ele esquece do debate, e parece que ele quer dar aula pra nós. Ele é muito empolgado rs gosto muito disso nele mas tem que valorizar mais o os debatedores.
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias em um debate no vejam só
Amo ver a educação e humildade de alguns pastores😉
Que Deus continue abençoando grandemente esse programa de debates que possa chegar cada vez mais a maior número de pessoas possível. É muito bom ver homens de Deus defendendo pontos de vista de diferentes.
Parabéns rev.lucas, pela sabedoria, e conhecimento com humildade.
Rev. Foi muito sábio
E está certíssimo 🎉
É muito prazeroso, assistir esse programa, tenho imensa alegria quando posso assistir.
Eu amo os debates da musical
Debate muito bom, parabéns aos debatedores e a produção da Rádio Musical FM...
Mesmo discordando do pastor Elias o depate está muito bom
Aquele que está de pé, vigie para que não caia. Se o apóstolo Paulo alerta, é porque é possível cair.
Pastor Elias o joio nunca deixou de ser joio foi plantado e cresceu joio na colheita continua sendo joio e o trigo nunca deixou de ser trigo na colheita continua sendo trigo
Se for enxertado na videira verdadeira pode!
Traz o reverendo algusto nicodemus
Caramba, alto nível !
Queria ver o pastor Elias x o pastor Nicolas sobre um assunto desses de calvinismo x arminianismo.
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias no Vejam só
Chame por favor o pastor Josemar Bessa....pra debates.
O pr.elias se garante
Ele tem conhecimento parabéns nobre
Queria ver ele no debate com algusto nicodemus
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias no Vejam só
Excelente debate!!!
Parabéns ao Rev. Lucas, bastante humilde e sábio. O Pastor Elias força muito o texto para que o texto diga o que ele quer.
O problema é ter torcida !!! Calvinista defende calvinista !
E eu não vejo assim . Eu não sou calvinista pelo que eu entendo da soteriologia soberana bíblica . Apesar de ter textos realmente dificeis e exaustivos de complexidade .
Eu nem sou arminiano e sim soberanista fazer a exegése e a hermenêutica bíblica . E para mim eu vejo o arminianismo mais próximo biblicamente !
E eu tenho uma opinião forte e pessoal que eu considero a soteriologia Calvinista herética ! Mas é uma opinião pessoal minha ! E tenho toda liberdade de mudar se assim eu compreender . Mas até então tem pontos contraditórios que maculam a soteriologia Calvinista !!!! 😮😮😮😮
O pastor Eliad não força o texto....ele usa o texto e explica o texto....se isso é forçar o texto.....o que dizer de quem quer mostrar na Bíblia que a alma não é imortal.....SE o próprio JESUS FALOU QUE A ALMA É....IMORTAL...
Vai fazendo as coisas erradas, vê se vc n perde a salvação, parabéns pastor Elias, muito bem colocado 😉
É muito bom assistir um debate de alto nível. Parabéns e deus abençoe sempre a todos envolvidos!
Parabéns pastor Elias! Certíssimo na sua colocação!
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias no vejam só
Seria bom se o Pastor Elias tivesse a mesma serenidade do Pastor Lucas. Ele é muito brigão. Mas, amém. Independente de qualquer coisa o debate foi cheio de conhecimento e bons argumentos.
Ninguém pode perder aquilo que não tem.
E também tem que ter respeito quando um fala o outro escuta
Elias Soares sempre debatendo um texto bíblico
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias
Parabéns pastor César, sempre trazendo debates interessantes no programa! 👏🏻👏🏻👏🏻
Uma evidência chave para esta verdade é a sentença no versículo 30: “aos que chamou a estes também justificou”. Somente as pessoas com fé são justificadas. Mas Paulo diz que os chamados são justificados. Então o chamado deve, de alguma forma, garantir a fé. Claro! O chamado é a criação da fé. Portanto, todos os que são chamados são certamente justificados.
Este chamado não é uma resposta a algo que tenhamos feito. Versículo 28 diz que nós somos chamados “segundo seu propósito”. O propósito e o plano de Deus são a base do nosso chamado, não nossos planos e propósitos. Este propósito é descrito no verso 29. Note que o começo do versículo 30 é baseado em nossa predestinação: “aos que predestinou, a estes também chamou”. Então o termo “chamados segundo o propósito de Deus” no versículo 28 é virtualmente o mesmo que chamados com base na predestinação de Deus no versículo 30. Sua predestinação e Seu propósito são o mesmo.
E o significado disto é dado no versículo 29: “Porque os que conheceu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. O propósito pelo qual nós somos predestinados é participar da glória do supremo Filho de Deus. Este propósito ou predestinação é baseado finalmente em um ato de conhecimento: “Os que conheceu de antemão, a estes também predestinou…”
Isto não quer dizer que Deus baseia sua predestinação em nossa fé auto-determinada, que Ele conheceu no princípio dos tempos. Esta interpretação intenta preservar o auto-determinismo da vontade humana. A fé é produzida pelo chamado de Deus, não por um ato humano de auto-determinação.
Quando Deus conhece alguém, a este Ele concede seu favor, ou o possui, ou o escolhe. Então, o significado do versículo 29 é que “aqueles que Deus livremente escolhe ou aqueles que Deus livremente concede seu favor, a estes Ele também predestinou para serem como seu Filho, e aos que predestinou Ele chamou”. Então o chamado de Deus é baseado no ato divino da predestinação, que por sua vez é baseado na eleição ou escolha que Deus fez sem algum ato ou mérito de nossa parte.
JESUS disse aquele que não ESTÁ escrito no Livro da vida foi Lançado no Lago de fogo
Deus não muda de indeia,logo se tem o nome no livro da vida, jamais será apagado.
Vc tem o nome limpo na justiça, se cometer um crime quem sujou teu nome, vc ou a justiça?
DEUS não muda, os homens mudam, e as mudanças dos homens trazem recompensas ou consequências, salvação ou perdição
Porque
Pr Elias Soares um dos maiores apologetas do Brasil
ELE É UM EXÍMIO TALMUDISTA, CABALISTA.
@@israelalmeidadossantos9968 É um grande religioso, porque apolegeta da verdade, nunca.
@@leonardogoncalves6125 sua opinião não o torna o que voce pensa!
O apolojeta defendo o evangelho
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias no Vejam só
Pastor Elias foi bem colocado, parabéns 😅
Fazem um debate sobre. Crianças que comentem crimes ou algo graves. Até 12 anos.
Boa
Nosso senhor disse,que nao lança fora.
As doutrinas da soberania de Deus tendem a produzir humildade, submissão e paciência entre todos que as abraçam. Efésios 4.1-2 diz “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”. Uma das razões pelas quais um chamado altíssimo produz uma caminhada submissa é que a decisão de Deus de nos chamar ao Seu Reino não se deve a absolutamente nada em nós mesmos.
Uma vez que está gravada em seu coração a certeza de que Deus o escolheu para a salvação antes que você cresse ou tivesse feito alguma coisa pra isso, sua tendência a se orgulhar ante as outras pessoas será cortada pela raíz. “Que tens tu que não tenhas recebido?”, Paulo diz. “E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?” (1 Coríntios 4.7).
Se a doutrina da soberania de Deus é verdadeira, então Ele realmente pode cumprir sua aliança de escrever Sua lei em nossos corações (Jeremias 31.33), nos fazer caminhar nos Seus estatutos (Ezequiel 36.27) e nos conformar à imagem de Seu Filho (Romanos 8.29). Se Deus desse o poder final à nossa auto-determinação, Ele talvez não fosse capaz de cumprir Suas promessas de que um dia haveriam pessoas que realmente O obedeceriam.
Se todas as pessoas no mundo realmente tivessem o poder de determinação final e decidissem usá-lo para se rebelar contra Deus, Ele nada poderia fazer sobre isso. O único meio que a promessa de Deus de um povo com novos corações de obediência pode ser garantida é dizer que Deus sobrepujará a auto-determinação pecaminosa das pessoas, dará a elas novas corações e as fará caminhar em Seus caminhos. E assim, a doutrina do chamado eficaz de Deus, baseada em sua eleição incondicional é o grande fundamento da nossa confiança de que Ele cumprirá para nós as promessas da nova aliança: “E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias” (Jeremias 32.39).
Seus conceitos parecem ser corretos, meu caro, contudo o determinismo e o fatalismo fazem de Deus, em última análise, algo que ele não é (segundo as Escrituras Sagradas): o AUTOR DO MAL (o que não passa de uma blasfêmia). Por isso, tais conceitos devem ser abandonados o quanto antes.
@@marcelovictor4062 o mal mencionado em Isaías 45 :7 não é o mau o pecado! Mais sim a punição pelo mau do pecador! Adão antes do pecado ele tinham o livre arbítrio, a bíblia diz que o homem que pecou ele escolheu , ele não tinha. O mau no coração, quando ele pecou ele se escravisou ( e escravisou a raça humana todos que se chama pecador não é chamando atoa de pecador ! ) Há uma diferença : se fossi literalmente o mau o pecado ! Então Deus seria culpa! Mais o mau em questão é o nosso, é a rejeita do bém, e querer transgredir a lei de Deus . O mal que Deus cria ou permite é a consciência do nosso ato mau.
@@marcelovictor4062 se me permite meu irmão, a doutrina calvinista Ela tem a visão do publicano diante de Deus ! A doutrina arminiana tem a visão do fariseu diante de Deus! Ou seja nunca jamas existirá um genuíno salvo em Cristo Jesus no grande dia , dizendo graças a mim estou aque consegue ! Como o fariseu fez quando Jesus contou uma parábola do fariseu e o publicano. Jesua pergunta no final da parábola, quem foi justificado o fariseu ou o publicano? Ele responde O q ? Em Lucas 18 vemos 9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Um cristão sempre dar a glória a Deus por Jesus Cristo ter lhe salvado sem aver nenhuma parte de sua ajudar . Efesios 2 ! O apóstolo Paulo diz que pela graça sois salvos mediante a fé, não de obras para ninguém se glóriar! Paulo ainda diz que Cristo deu sua vida quando nós ainda eramos pecadores ,ou seja estávamos mortos espiritualmente como podemos ajudar em nossa vivificacao espiritual se nós estávamos mortos ?
@@japonarioteixeira9023
Sim...me equivoquei. Essa sua doutrina diz que Deus é, em última análise, o originador do MAU MORAL, ou seja, da queda do homem.
@@japonarioteixeira9023
Logo, na minha concepção, trata-se de uma heresia que mancha o caráter de Deus.
Marcos Granconato x Elias Soares
Top demais seria esse debate!
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias no Vejam só
O importante é que os 2 acreditam que a salvação é pela graça
O Pastor Lucas foi bíblico, educado e cortês nas declarações, o Pr Elias forçou o texto, agiu com deboche em alguns momentos e seguindo a boa velha tradição assembleiana, tentou gritar pra intimidar.
A paz do senhor Jesus Cristo
O pastor Elias Soares, tem o timbre de mestre, é um excelente professor!
Uma benção
Muito edificante parabéns
A doutrina do reverendo Lucas e essencialmente calvinista, ainda que o debate não seja sobre calvinismo e Arminianismo
O interessante é o pastor Elias falar que Apartir da remoção do Nome se perde todos os direitos e regalias podemos dizer assim, caso a pessoa fosse por exemplo de uma família abastada. se aplicarmos essa mesma primícia a Deus, não fica completamente contraditório se Deus escrever novamente o nome da pessoa? E a um agravante ainda maior, no (apocalipse 13:8) fala que o livro da vida, é do cordeiro! Em (João 10:27-30) o próprio Cristo está afirmando (eu conheço as minhas ovelhas) é Ele quem dá a vida eterna, e não é só Ele que garante essa vida eterna, Ele também fala que o pai não só as deu a Ele, como também garante que essas ovelhas jamais serão tiradas das suas mãos, nem das de seu Pai. Veja se o livro da vida pertence ao contrário que é Cristo, e se Cristo conhece suas ovelhas, como Ele vai apagar algum nome, uma vez em que essas ovelhas já teem a vida eterna, e seus nomes já foram escritos no livro da vida do cordeiro? O ato de apagar o nome, coloca em cheque a onisciência de Deus! Outra (Romanos 8:38,39) fala justamente da segurança que as ovelhas encontram em Deus, fala também que, nem anjos nem demônios, e nenhuma outra criatura nos separará do amor de Deus, que está em Cristo Jesus o nosso Senhor . Só sei de uma coisa, afirmar que Deus precisa apagar o nome de alguém do livro da vida, ou a pessoa está chamando o próprio Deus de uma pessoa sem conhecimento, ou esse pastor ou irmão jamais leu a Bíblia. Aconselho só pra início de leitura e estudo o (salmo 139) e também o diálogo de Deus com Jó que é super revigorante, e vai mostra a aquele que si diz conhecer a Deus, à sua pequinês.
O importante no debate pessoal é o conteúdo, não a expressão ou o temperamento da pessoa. Em um debate esquecece se o temperamento e as expressão. O importante é o conteúdo do debate . Pega a visão. Nao existe essa de mais humilde e o arrogânte . O negócio é apresentar oque tem que aoresentar
Paz e graça.
Reverendo Lucas Rezende foi muito bem! Muito bíblico!
Esse pastor Elias é desprovido de humildade
Ele deixa isso claro quando ele é contrariado.
Boa noite irmãos é inacreditável que alguém que ainda existe esse tipo de comentário de dizer que alguém salva vai perder a salvação.E a mesma coisa dizer que a obra de Cristo na Cruz não foi suficiente para remir de todos os pecados
Pastor Elias e um Leandro quadros pra gravar textos da biblia RS.
É impossível ter o nome retitado do livro da vida. A promessa é oposta da época onde na cultura os que cometiam terríveis crime perdiam seu direito de cidadania. Assim sendo Deus não apaga do Livro da Vida àqueles que salvos pela graça de Deus perseveram até o fim.
Muito bom ver o respeito mútuo!
Cesar, convida o rev. Ricardo moura Lopes Coelho, ótimo defensor do calvinismo !!
NÃO SE PODE PERDER AQUILO QUE NÃO SE CONQUISTOU!
Então, você não é salvo?
É Oq Eu Acho.
Digamos que eu compre algo e dê de presente pra você. É impossível você, uma hora dessas, jogar fora esse presente? Disperdisar o que não conquistamos acontece em uma boa frequência até...
Irmão, mas à graça não foi conquistada por nós, mas dada por Cristo! Favor imerecido!
@@aracemoreira6850lê de novo. Aliás, Paulo disse que os gálatas caíram da graça por algo que eles fizeram. E agora? Temos que confiar nas Escrituras, e não em lógicas baseadas em sistemas interpretativos.
Se o nome é tirado ou não do livro da vida, só o Justo Juiz verá é falará naquele grande dia.....
Acreditar que o Livro da Vida pode ser modificado no sentido de um nome ser apagado, é o mesmo que admitir haver rasuras no eterno plano de Deus, e subestimar seus atributos. Se o Livro da Vida foi escrito por Deus e pertence a Ele, por que Ele próprio escreveria um nome sabendo que mais tarde teria de apagá-lo? A menos que se neguem alguns dos atributos divinos, essa pergunta não pode ser respondida.
As doutrinas da eleição incondicional, predestinação e chamado eficaz tendem a eliminar todo orgulho, soberba e auto-confiança. Eu já discuti muitas vezes com outros teólogos que dizem “você não precisa lançar fora a auto-determinação final para tirar o orgulho. Tudo o que você precisa fazer é insistir na FÉ para salvação ao contrário de obras meritórias”. Eles argumentam a partir de Romanos 3.27 que a fé exclui o orgulho. Então você não precisa dizer que a fé é um dom a fim de eliminar o orgulho, a soberba e a auto-confiança.
Minha resposta tem duas partes. Primeiro, eu não me sinto dirigido pela lógica para chamar a fé de dom com o objetivo de cortar meu orgulho; eu me sinto dirigido pela exegese. O Novo Testamento ensina que nós estamos mortos em nossos pecados e devemos ser chamados de forma eficaz. A fé ordenada também deve ser criada se alguém tem de ser salvo. Eu não insisto nesta idéia porque eu acho que é um bom meio de destruir o orgulho. A Bíblia ENSINA isto. E isto ajuda a sobrepujar o orgulho.
Em segundo lugar, eu acho que a razão pela qual uma genuína fé neotestamentária elimina nossa vaidade é que é uma confiança em Deus; não apenas pela provisão da salvação na cruz, mas também por aplicar a salvação em meu coração. Em outras palavras, minha fé não diz apenas “Eu escolho crer em Cristo”. Ela também diz “Eu escolho crer que Deus Pai me levou a Cristo e me deu o desejo de crer em Cristo” (João 6.44,65). Ou, falando de outra maneira, a fé repousa em toda a verdade bíblica, não apenas em uma parte dela. A fé elimina todo orgulho, soberba e auto-confiança precisamente a ponto de que é uma fé que Deus fez por nós o que não poderíamos fazer por nós mesmos - o que inclui a vontade de crer. A fé crê num Deus que fez tudo na salvação, não apenas uma parte da salvação. E a salvação inclui nosso chamado eficaz que criou nossa fé.
Você estava se afogando e o Filho de Deus jogou um tubo de respiração ao seu lado. Você nadou vigorosamente até ele, e pôde chegar à margem, então você deveria agradecê-lO. Você não ganha crédito algum pelo tubo de respiração.
Mas suponha que você tem sido um inimigo de longa data dEle, e você estava morto no fundo de um lago. Ele te encontrou, te trouxe à superfície e se esforçou tanto para te trazer à vida, que terminou exausto ao seu lado e morreu. Então, suponha que, quando você se ajoelhou sobre o corpo, com lágrimas de amor descendo por sua face, você ouve uma voz vinda do céu dizendo: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo. Levante-se, meu Filho!”. Ele se levanta e aproxima-se, te olha com a mais profunda afeição que você já viu. Toma sua mão e lhe puxa firme e gentilmente para seu lado e diz: “Siga-me, e eu farei todas as coisas cooperarem para seu bem pelo resto de sua vida”.
Qual é a sua idéia de como você foi salvo? Pode ser que muitos dos problemas de sua vida se devem ao fato de que você nunca entendeu como foi salvo.
Aqui só debate TOP! Parabéns à Musical FM!
Eu acho que ele nunca foi salvo O que é impossível salvo perder a salvação
O próprio DEUS afirmou que no uso de sua soberania risca quem quer e deixa quem quiser!(Ex 32:33. Então respondeu o SENHOR a Moisés: “Sim! De fato riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim)☝️
Eu achei muito desrespeitosos tanto o debatedor com o mediador.
Reverendo Lucas muito calmo , parabéns reverendo Lucas
o pastor elias já se recuperou do debate com o pastor thomas trunco?
Aquele debate foi difícil msm.
Kkkk
Uma técnica de pressionar o aniversário, isso é arrogância!!! Jesus nosso exemplo maior,esse sim é dona da verdade, e verdadeiramente autoridade.
O pastor Elias debate até às considerações finais do adversário. Kkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Verdade
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias no Vejam só
O nome não pode ser tirado do livro da vida, visto que Deus é onisciente, entretanto, ele é onisciente porque decreta e não porque prevê(como um vidente), - igual os arminianos elocubram, sem fundamento bíblico.
O Elias, valendo-se de silogismos cartesianos refletidos em “não faz sentido ser assim”, comete erros os quais uma criança não cometeria ao se deparar com versículos tão claros a respeito desse tema. O crente que defende perda de salvação não entendeu a graça, tampouco o plano da salvação, visto ser impossível que Jesus perca as ovelhas de suas mãos.
Deus tirou 600 mil pessoas do Egito e todos os de 20 pra cinco a não ser josue e celebe o resto não entro e não foi Deus que falo ,a promessa é condicinado a sua resposta
O Rev. Lucas tratando o texto como deve ser. O Rev. Elias torcendo o texto para encaixar em sua interpretação.
Todos nascem com os nomes no Livro da vida, e só lá permanecem se tiverem mais virtudes do que pecados. E podem sim ser retirados caso não haja remissão dos pecados.
Reverendo Lucas, muito educado.
Pastor Elias, muito mais bíblia.
Pr. Thomas Tronco jantou o Elias no Vejam só
Nesse caso o elias pode rsta perdido ja que ele diz que pode se perder
Lógico que sim , se não todos viviam no erro se confiando que seria salvo.
Quando Deus criou o mundo tanbem criou o livro da vida ,
Todos que nascesse no paraíso
Ja tinha o nome escrito
Mesmo depois da queda do homem contínuo com nome escrito
So que conhecemos o pecado
E se não se arrepender Deus risca o nome do livro da vida ,
DEUS. NUNCA escreveu nome de ninguém , mais risca certamente
Ele diz meu povo perecem por falta de sabedoria = que significado falta de temor
Interessante que Deus dá somente uma interpretação da Bíblia e o homem apresenta várias;creio eu por exemplo que há muitos que acham que seus nomes foram escritos no livro da vida, só que não pq não se converteram verdadeiramente.
Pra Elias muito prepotente, rev. Lucas muito humilde e paciente.
O nome de todos já estão escritos no livro da vida desde a fundação do mundo e podem ser apagados daqueles que rejeitaram ou só o nome daqueles que foram escolhidos por Deus para serem salvos?
Pr Elias com toda arrogância ainda sim tomou uma surra exegetica
DEUS NAO TIRA NOME NIMGUEM,DO LIVRO,UMA SALVO,PRA SEMPRE,JESUS DISSE,QUEM ESTAR NELE,JAMAIS LANÇA FORA.
Pastor Cesar Cavalcante
O nome de Saur foi riscado do livro da vida ?
O que leva uma pessoa a desejar e crer nas palavras de Deus repousa em algo bem mais profundo. A pessoa é DE DEUS ou não é DE DEUS? Isto é, a pessoa é escolhida de Deus? Nascida de Deus? Filha de Deus? Não importa quais sejam o “de Deus” ela desejará ouvir. Todos quanto estão ordenados para a vida eterna creram. “Aos que predestinou, a estes também chamou”.
“As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”. (10.25b-27)
“Vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”. Note que não diz “vocês não são das minhas ovelhas porque não acreditam”. Pertencer a Jesus não é baseado em minha fé. Eu devo crer para evidenciar que sou das ovelhas de Jesus. E se eu persistir na incredulidade, então mais evidentemente eu não sou das ovelhas de Jesus. Deus me fez uma ovelha de acordo com a eleição da graça que me foi dada em Cristo Jesus há muito tempo. E quando as ovelhas ouvem o evangelho, elas acreditam. Aos que ele predestinou a serem ovelhas, Ele também chamou à fé de modo eficaz!
A conclusão que eu tiro então é que há uma gigantesca fundamentação no Novo Testamento para a verdade de Romanos 8.30, que o chamado de Deus é baseado em Sua predestinação, e que a predestinação não é baseada em nada em nós. Não é em nossa dignidade como pessoas (assim todos se qualificariam) nem em nossa fé (que é um dom de Deus). Nossa eleição é incondicional. Aos que ele conheceu de antemão, a estes também predestinou e aos que predestinou, a estes também chamou.
Verdadeira feira. Ñ ser chegam a um ponto crucial do assunto...