Tenho discalculia e só fui diagnosticada aos 36 anos de idade. Até então eu achava que era louca ou burra. Nunca tive problemas com as humanas por isso me tornei professora de língua estrangeira e trabalho com alunos com extrema dificuldade em aprendizado ou dislexos. Sempre os aconselho a procurar um especialista. Muito obrigada pelo vídeo.
@@alfasugs176 vc tem descauculia e conseguiu um bom emprego ? Eu já chorei horrores por medo do meu futuro meus irmãos são muito inteligentes em matemática já eu não não sei passa troco se eu estou contando o dinheiro eu vou até um certo ponto e empaco não consigo contar de cabeça vou até um pequeno momento e empaco quando vou tentar caucula de cabeça os números somem do nada vouto a pensar nos números e some horrível já me senti um lixo por ser diferente das outras pessoas como vc fez pra arrumar um bom emprego 😔
Meu filho tem 9 anos , está na terceira série, desde o inicio da vida escolar apresentava dificuldade com matemática, mas agora se agravou muito, ele estuda em um ótimo colégio particular e por orientação da coordenação estou levando ele em uma psicopedagoga, ela levantou a hipótese de discalculia, mas ainda está fazendo testes para confirmar, ele é super esperto e inteligente, mas devido a essa dificuldade está desenvolvendo uma grande ansiedade, fica muito chateado e envergonhado de não conseguir acompanhar e isso vem atrapalhando nas outras matérias também, gostei muito do vídeo, estou estudando sobre o assunto para poder ajudá-lo se realmente for esse o diagnóstico.
Faça o tratamento necessário, mas ele consegue, vc como mãe faça ele acreditar nele mesmo! Ele pode o que ele quiser, não importa as dificuldades ele pode chegar lá, sempre com seu apoio. Se precisar tem que contar nos dedos sim. 26 anos Eu estou vencendo, sou formada fazendo pós.
Obrigada pelas explicações. Estou morando um ano e meio em Portugal e minha filha foi diagnosticada com discalculia (que até então nunca ouvi falar) e meu filho de 14 anos com autismo "leve"...foram duas bombas ao mesmo tempo pois sempre percebi dificuldades neles e nunca consegui um olhar mais sensível no Brasil como aqui em Portugal e agora acompanho e aprendo muito com seus vídeos, através da psicopedagoga que os acompanha e me indicou até seus livros.
3 роки тому+35
acabei de saber sobre a discalculia, vou fazer exames pra ver se tenho, pois tenho quase certeza, minha vida toda eu sofri com matematica, na escola é um horror, o quanto já chorei, me achei burra, sou boa em todas as matérias menos mat, fisica e quimica (q envolvem matemática), tenho dificuldade p fazer contas das complexas ate as mais simples de adição, contar troco é um terror pra mim, sobre pressão n consigo so bem devagar, saber que n to sozinha e que tem pessoas q me entendem é um alivio
Eu também me Sentia sozinha até pesquisa aqui,Eu já deveria ser uma grande profissional em alguma coisa,mas desde a 5° série comecei a não entender maís matemática,daí então hj aos 38 anos parei os estudos na 8°serie sou ótima em todas as outras coisas,e horrível perder boas oportunidades por causa disso,deixa de evoluir na vida,com muita ousadia consegui trabalhar em operação de caixa,até que troco com muita dificuldade consegui entender com a juda da tecnologia
Estou começando a ter dúvidas se tenho algum distúrbio de aprendizagem. Tenho 20 anos mas me recordo bem sobre a minha infância e as experiências com números. Aos 8 anos não entendia como funcionava o relógio, não sabia reconhecer as horas. Até os 11 não sabia contar dinheiro. Fiz aulas de reforço na escola mas mesmo assim as operações não faziam sentido pra mim. Até hoje, quando leio algum enunciado de matemática, não consigo fazer a ligação entre o raciocínio matemática e a operação que deve ser feita.
Como que é rara? Eu vejo tanta gente nos comentários falando q acham q tem e com sintomas mt parecidos. Talvez pela impopularidade do distúrbio, n pode ser q muitas pessoas tenham e n sabem?
Boa noite, sou do Rio de Janeiro assistente social fiz meu TCC sobre deficit de aprendizagem e tenho que agradecer a voces, me ajudaram muito e agora escolhi continuar nessa área educação, vou começar minha pós em psicopedagogia clinica e Institucional, ja estou fazendo trabalho voluntário com crianças, obrigada
Boa tarde!!! Eu me chamo Rosineide, estou aqui para aprender um pouco sobre a discalculia pois hoje eu tenho um trabalho para apresentar na sala de aula, espero que eu possa absorver o melhor possível
Tenho 17 anos, desde muito nova eu sempre tive muita dificuldade com números, até hoje eu não consigo entender as horas em um relógio de ponteiro; eu chego a confundir datas, não consigo compreender sinais e tenho dificuldade até em contas de soma, só consigo fazer quando conto nos dedos, e mesmo assim eu me perco e preciso fazer tudo de novo. Já tive várias aulas de reforço e até repeti o 1° ano do ensino médio por notas muito baixas em física e matemática. Os meus pais sempre notaram essa minha dificuldade e eles até falam sobre isso sempre que eu mudo de escola; eu sempre me achei muito burra e lerda por não conseguir, já tentaram me explicar e até hoje eu tenho muita dificuldade, isso me deixa ansiosa e eu já perdi a conta de quantas vezes eu chorei tentando fazer algum cálculo. Até hoje eu tenho muita dificuldade com tabuada e eu realmente não sei mais o que fazer, parece que nada me ajuda. Como pode ser feito o diagnóstico?
Assistindo essa aula hoje e sentindo pela sua partida Dr. Clay. Parece que perdi alguém da minha familia, o senhor vai fazer MUITA falta. Aprendi e ainda aprendo muito com seus videos. OBRIGADA POR TUDO.
Muito bom! Tenho compartilhado e apreendendo cada live . grata pela ajuda. sou Viviane Teodoro prof especializada em educação especial, sala de recursos e atendo diversas especificidades.
Tenho 19 anos , nem mesmo consegui completar o ensino médio , sempre tive muita , mais muita dificuldade de aprendizagem com a matemática , sofro com isso até hoje
Amiga sei como é mas não nunca é tarde Tenho 26 anos Tenho TDAH Discauculia Trastorno de personalidade boderline E consegui terminar a faculdade hj tô fazendo a minha pós, você consegue acredite em vc minha amiga
Você não é burra, você é inteligente, é só uma fase na vida, com o tempo as dificuldades somem, então enfrente as dificuldades da vida, deus está do seu lado, então não desista.
ÓTIMA APRESENTAÇÃO, ESTOU APRENDENDO MUITO... MINHA FILHA TEM O DIAGNÓSTICO DE TDAH, DISLEXIA E DISCALCULIA. TEM SIDO MUITO IMPORTANTE PARA MIM E PRINCIPALMENTE PARA FILHA GIOVANNA.
Boa tarde! Tudo bem com vocês? Tivemos o diagnóstico de nossa filha de 14 anos, com discalculia, Toc e ansiedade. Vou acompanhar vocês e queremos saber mais sobre o assunto. Paula e Jeferson de São Paulo/Capital.
Me lembro que fui a última da minha turma a aprender a fazer o meu nome no papel quando criança, não conseguia gravar um número de telefone inteiro, esse foi traumático, me senti péssima tadinha, durante muito tempo eu não copiava as matérias em cada um caderno específico de cada matéria, mas sim em um só, pq eu não conseguia na minha cabeça separar matéria de caderno com vários cadernos isso na terceira série eu acho já era grandinha. Meus pais devem ter visto que fiz errado mas não tinha reparado a gravidade não sei.
Me chamo Maria Eduarda(15 anos) e tenho muita dificuldade com cálculos desde pequena e sempre tentei aprender os cálculos , mas, quando olho eu não sei o que acontece comigo. Sinto como se os números não tivessem sentidos para mim e sinto muitas dores de cabeça só olhar os cálculos e na escola e nunca tirei uma nota boa em matemática e falam que eu sou preguiçosa mas eu tento estudar os conteúdos e não entendo absolutamente nada. Ps: na família e na escola eu sou chamada de burra e idiota por não conseguir aprender e minha professora fez uma pergunta de multiplicação e não consegui responder de maneira automática e fui chamada de burra por contar nos dedos. Edit: o pior de ser chamada de burra na escola é ser chamada de burra pela própria mãe. 💔
Oi querida, fique tranquila, é normal nessa idade ter dificuldade em matemática, principalmente com pessoas têm mais habilidades na área de humanas. Quanto as pessoas que te chamam de burra, ´obvio que essas mesmas podem ser chamadas de burras pelo fato de não conhecerem a discalculia, mas é claro que não vamos dizer isso a elas. A discalculia é um transtorno de aprendizagem, mas isso não significa que você nunca vá entender e conseguir aplicar os conceitos matemáticos. Existe também a insegurança para se expressar na matemática por falta de competência dos professores que não aplicam metodologia de acordo com a necessidade de aprendizagem dos alunos, eu mesma enfrentei problemas com professores que escreviam op assunto na lousa e quando eu não entendia e perguntava ao professor, eles respondiam evasivamente, ao invés de fazer o passo a passo para explicar... com isso eu ficava no vácuo. Nesse caso não era minha culpa, mas dessa metodologia aplicada. Com sua idade, me parece ser uma garota muito inteligente e tem facilidade de se expressar, isto é, sabe se comunicar melhor do que muita gente grande.
Eu sempre tive dificuldade em matemática, mas me dava muito bem em humanas. Fiz faculdade, hoje tenho 35 anos, mas até o momento sinto extrema vergonha quando não consigo calcular o troco, levo muito tempo, e contas simples, sempre faço mentalmente nos dedos, até que consigo, mas demoro muito, não sei o que pode ser.
Eu sofro com isso com 38 anos nao sei fazer troco tenho problemas com números isso me acompanha desde criança ... tenho desfite atenção nao hiperativo e dislexia
Eu tenho 32 anos e não sei tbm meu mano. Eu sempre participo do provão do enceeja pra tentar eliminar a matemática. Só falta ela pra eu pegar o Diploma Escolar, mas a matemática não deixa... eu tento estudo mas não entra em minha mente. Sofro muito com isso.
Lançarei ainda nesse mês de novembro/2018 um livro sobre esse assunto. Tenho falado de discalculia em minhas palestras e percebo que há um desconhecimento muito grande sobre um transtorno tão sério.
Fora.que falam só em.criança eu tenho td isso tenho 52 anos e.descobri a pouco tempo só eu sei como foi criar estratégias para viver nesta realidade previsível que te e notas resultados
Fui procurar alguma notícia e fiquei sabendo que já faz quase um ano que ele faleceu, que tristeza, eu não sabia disso😢 sempre tão bem humorado e inteligente, doando seu tempo para ensinar as pessoas. Que Deus o tenha e que a família seja consolada.
ola! eu sou o ally e tenho 16 anos com pré-certeza sobre a minha discalculia!! desde muito pequeno, eu sempre tive uma ENORME dificuldade em me achar e principalmente me desenvolver em assuntos matematicos, eu estou presente no video e neste comentario pois eu queria entender melhor se isso é trauma, ou realmente um problema psicologico. na escola sempre foi uma enorme tortura pra mim conseguir aprender, eu me lembro que algumas vezes, os professores me faziam ir no meio da sala de aula e fazer contas no quadro, porem eu nunca sabia como fazer, ate hoje eu so sei conta de mais e menos. - eu me recordo de que eu chorava MUITO pois eu sempre me senti burro e incapaz de aprender alguma coisa em questao a matematica, quando tentavam me ensinar, (principalmente uma parente minha) as pessoas facilmente perdiam a paciência. eu me recordo, que a parente que tentava me ajudar em questoes matematicas gritava e as vezes ate batia em mim por eu errar e nunca conseguir entender uma conta basica, me lembro dela gritando comigo coisas do tipo "TAL NUMERO, SATANAS" eu lembro que ela se irritava e me xingava de todos os nomes possiveis, me chamava de "satanas", "demonio", "peste", "estupido",, entre outros as vezes ela me batia tanto que eu ficava vermelho. eu ja tentei explicar pra ela sobre eu querer ir a um neurologista e estudar mais sobre isso, porem ela disse "discalculia? isso é invençao da internet, voce esta dizendo isso pra justificar sua preguiça" - ate hoje eu nao sei lidar com dinheiro, nao sei ler relogio de ponteiro e nao sei identificar quilometros, altura e coisas semelhantes, essas dificuldades sao presentes na minha vida praticamente desde quando nasci. - eu espero que pelo menos aos meus 18, eu possa conseguir um diagnostico ou verificar se isso nao passa de um trauma. muito obrigado a quem leu
Eu tenho muita dificuldade em tudo que envolve matemática...pra fazer subtração tenho que contar nos dedos ou fazer risquinhos na folha pra poder contar e subtrair depois, sendo que eu estou no 7 ano. Eu não entendo nada sobre tabuada, não entendo fração, não entendo a porcentagem, não entendo NADA e mesmo que tentem me explicar eu não consigo entender, e além disso toda vez que penso sobre estudar matemática fico ansiosa e estressada. Me sinto uma idiota por não entender o que parece tão fácil pros meus colegas de sala :(
3 роки тому+4
e eu que terminei o 3º ano, to em epoca de vestibular e to assim também, n sei fazer nada, sempre tirei notas baixas em matemática, pra contar so se for no dedo ou riscando na folha tbm, contas complexas acabam comigo, nunca entendo um cálculo
Eu tenho muita dificuldade em matematica. Fazer uma soma de cabeça ou subtração, não consigo sem contar nos dedos. Me dá um branco na hora, me sinto burra.
Eu tenho que ficar fazendo risquinhos como se estivesse no pré sendo que estou no ensino médio, me sinto muito mal com isso ainda mais quando os outros tiram sarro de mim, até a professora já pegou no meu pé por ficar perdendo tempo fazendo riscos durante a prova. Isso não me ajuda tanto pois mesmo com os riscos perco a conta quando os numeros são muito grandes e tenho que começar de novo, o que me dá várias notas baixas. Te entendo, mas tô tentando achar um jeito de melhorar.
Eu passei toda a minha vida fazendo risquinhos, perdia muito tempo assim. Ainda preciso de usar os dedos as vezes, mas já consegui melhorar bastante de como eu pensava.
Bom dia Descobri por acaso este site Sou professora primária Me desativaram porque tive problema de saúde Não consegui reintegração na justiça, mas tenho prazer em adquirir conhecimento. Sou de Catalão Goiás Brasil. Sou concursada e nomeada do Estado de Goiás. Obrigada
Isto é tudo muito informativo para mim, que sou mãe de um Autista leve com disgrafia e discalculia..mas como faço esta informação chegar ao professor? Bom até consigo passar este video, mas nada me garante que ele vá ver e ainda depois aplicar! Porque uma das minhas grandes lutas com a escola é a consciencialização dos professores para este tipo de criança, porque cada caso é um caso e o que funciona com o meu filho não funciona com outro e isto dá muito trabalho aos professores terem que se adaptar e estudar...
Eu estou muito feliz,pois passei a vida toda achando que eu era burra por não aprender a matemática,física e Química chorava na sala por não aprender tentar tentar e tentar e não conseguir,acho até minha professora na época não sabia o que era discalculia eu ate esses tempos não fazia ideia do que era ,agora vou no neurologista ver melhor o que é isso.. obs tenho 32 anos...
3 роки тому+1
eu tbm, ja chorei tanto por n saber coisas consideradas simples, tenho 18 anos e estou em epoca de vestibulares, n sei como vou conseguir passar em algo sem saber nada de matemática...
@ se te anima, eu acertei somente 14 questões de matemática no Enem (fiz umas 10 usando frações, regra de três e raciocínio lógico e o resto chutei) e agora vou começar economia kkkk em cursos de humanas, minha nota é melhor ainda. Tô te dizendo isso pq duvidei demais q eu conseguiria por sempre ter sido péssimo em matemática.
Sou de Campinas/SP, sou farmacêutica aposentada e dou aulas de reforço escolar. Tenho um aluno de 7 anos que tem dificuldade em aprender números. Relata que os números são confusos e confunde 5 com 15, por exemplo.
Só estou vendo isso agora em 2017, bom me chamo Karina sou Recepcionista e gostaria muito de fazer uma faculdade de Logística pois não faço porque sei que não irei passar nas provas tenho todos os sintomas de uma pessoa Dislexia e com Discalculia ainda não fiz o Diagnostico por falta de tempo por conta do trabalho mais tive muitos Problemas na escola quando era criança aprendi a ler com 10 anos mais ou menos não consigo interpretar um texto e troco P com B o tempo todo não consigo fazer uma conta, é uma verdadeira tristeza mais assim que tiver um tempo vou a atras de um neuro para obter o meu diagnostico.
Ola Dr ! Boa tarde. Sou estudante de pedagogia e estou começando a preparar meu TCC e como tema escolhi Discalculia. Meu pedido seria no sentido, se possível for, do senhor me enviar material para que eu pudesse ler e agregar ao meu Trabalho de Conclusão de Curso. Contribuição neste sentido é sempre bem vinda, ainda mais quando se trata da divulgação desta dificuldade que causa tanto transtorno as crianças e que muitas vezes leva a mesma ao desinteresse pela escola. Ou seja, tornar conhecido este tema. Fico no aguardo de uma resposta. Parabéns pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos.
Tenho 17 anos e até hoje não sei ver hora em relógio de ponteiro, não consigo entender quando alguém fala que são dez para as cinco, não sei fazer contas de divisão e multiplicação, não tenho noção de norte, sul, leste e oeste, não tenho noção de quilômetros, de metros, não tenho noção de dinheiro e muito menos de tempo. Chego atrasado em absolutamente todos os meus compromissos, acho que em 5 minutos eu consigo fazer mais coisas do que realmente é possível. Tenho dificuldade em toda e qualquer matéria que envolva números, contas e datas, não consigo associar o mês com o número, tipo, setembro mês 9 e nem a data de nascimento com a idade que a pessoa vai ter. Não consigo acompanhar a minha turma e isso é frustrante!
@@gyakushulivi3893 Eu tenho TDAH, Autismo nível 1, Transtorno Explosivo Intermitente e Discalculia. Realmente é frustrante, mas eu estou tentando me acostumar a pensar que eu não faço por mal e que é uma dificuldade minha, é meu jeitinho de ser diferente e está tudo certo.
@@gyakushulivi3893 Tenta sim que a sua vida vai ficar muito melhor, lembre-se que nós não temos controle disso. Nós somos neurodivergentes e não temos que ter um funcionamento como o dos neurotípicos!
Tenho 14 anos estou no 8° ano ,sofro por não conseguir resolver os problemas de matemática ,me esforço tanto e quando não entendo no caso (toda vez ) até choro por isso ,quero fazer faculdade de medicina e sinto que se não conseguir aprender matemática não vou conseguir realizar esse sonho de ser médica nunca !
Olá, creio que vc vai ser uma excelente médica. Tem alguns vídeos yotube médicos tinham dificuldades na escola por exemplo Dr Augusto Cury e Thomas Edison. Sabe todos nós somos capazes de aprender isso me fascina as vezes de formas diferente, rsr recentemente com 38 anos aprendi a multiplicar na mente sem utilizar mãos minha filha (13 anos) me mostrou um método uma forma que entendi. Espero que minhas palavras possa ter ajudado de alguma forma.. Gratidão
Fiz tratamento com a psicopedagoga e ela disse que eu era quase uma deficiente mental para minha irmã, mas nunca diagnósticou isso, tenho certeza que é discauculia hoje em dia, para matemática só me deu uma apostila de terceira série, preciso olhar pra isso, sempre me senti uma retardada mental, mas era só a descauculia dificuldade de transformar número em espaço e tempo.
Manuela Laborda sabemos bem o sofrimento , culpa , vergonha e tantos outros sofrimentos q tiravam nosso sono neh amiga... Ja é hora d abandonarmos esta cruz pesada e pregnada mente/espirito do nosso ser ...precisamos nos unir em oraçoes, preces e nossos melhores penssamentos p focarmos na mensagem d perdao e d conforto nas bem aventuranças /|\
Agora que estou descobrindo essa condição também. Embora sempre tenha me destacado nas exatas eu não consigo guardar já sequência de números como datas por exemplo
Tenho 37 anos,nunca aprendi matemática na escola tinha bastante dificuldade,sempre me esquivo dessa matéria,agora percebo no meu filho as mesmas dificuldades,pode ser discalculia? Ele tem dificuldade em cálculos básicos,tá no 4°ano mas não conseguiu ainda aprender os conceitos básicos da matemática.
Sou adulto e tenho transtorno de déficit de atenção e hiperatividade do tipo impulsivo e tenho discalculia tbm!fiz e faço tratamento para o tdah mas a discalculia nao teve jeito!tive que abandonar meu curso de técnico de enfermagem por nao conseguir passar nas provas de cálculo de administração de medicamentos!muito sinistro isso e frustrante de mais!
Sou professora e vejo que não temos preparo algum em relação as deficiências por lei deveria ser os capacitores de ajudar os alunos com tais deficiências ,mas infelizmente ainda vemos uma barreira muito grande de inclusão .Pois está no papel mas como processo, isso não funciona .Temos 40 aulos e muita vez mais os deficiêntes de todas as categorias ....E a estes somos limitados pelo número de alunos e principalmente por não entender do assunto .No meu ver deveria ter nas escolas um profissional que nos dirigíamos ao processo e as atividades a ser aplicada . Infelizmente mera utopia.
Sou da lapa pr tenho 36 anos desde que nasci e entrei para de aprendizado na matéria de matemática tinha muito ansiedade e vergonha de pedir ajuda às professores na 1 série repetir muito 3ano passei por 15 professores cada dia uma professora diferente daí não tinha como aprender cada professor ensinando de maneira diferente so piorou
OI DESCOBRIR PELA PSICOPEDAGOGA DA ESCOLA DA MINHA FILHA DE 12 ANOS ESTA CURSANDO O 6 ANO. DIAGNOSTICOU DISCALCULIA NESTA SEMANA, FIQUEI ARRASADA PQ ONDE MORAMOS É UM INTERIOR E NEM IMAGINAVA SOBRE ESTE ASSUNTO. COMO TERMINEI UMA FACULDADE AGORA EM LETRAS PORTUGUÊS. O QUE DEVO FAZER?
BOA TARDE. ME CHAMO GRACA SOU DE FECIFE /PE QUERO PEDAGOGA MUSICISTA.. QUERO PARABENIZA PELAS AULAS MINISTRADAS... TODOS OS CONTEUDOS SAO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ABS
Tenho discalculia e só fui diagnosticada aos 36 anos de idade. Até então eu achava que era louca ou burra. Nunca tive problemas com as humanas por isso me tornei professora de língua estrangeira e trabalho com alunos com extrema dificuldade em aprendizado ou dislexos. Sempre os aconselho a procurar um especialista. Muito obrigada pelo vídeo.
Eu também , trabalho em uma escola bilíngue sou TDH e descalculia. Minha noção espacial é zero.
@@alfasugs176 vc tem descauculia e conseguiu um bom emprego ? Eu já chorei horrores por medo do meu futuro meus irmãos são muito inteligentes em matemática já eu não não sei passa troco se eu estou contando o dinheiro eu vou até um certo ponto e empaco não consigo contar de cabeça vou até um pequeno momento e empaco quando vou tentar caucula de cabeça os números somem do nada vouto a pensar nos números e some horrível já me senti um lixo por ser diferente das outras pessoas como vc fez pra arrumar um bom emprego 😔
@@lolkids3261 Já chorei muito, mas a fé em Deus tem me ajudado. Procure também por florais de bach..
@@alfasugs176 por favor que tipo mais específico de floral ?
@@jhullyf4926 No meu caso , uso vervain+ clemats + agrimony+ chesnut bud+ crab apple. Mando manipular as essências ..
Tenho 31 anos nunca aprendi a contar dinheiro e na época da escola matemática era meu pavor minhas dificuldades são horrosas
ei tbm sou igual, quando a professora dizia q ia passar problemas matemáticos pra resolver, eu já começava a chorar de desespero
Eu também ! Tenho eu achava que era a única
@@emiliatavares1175 eu tbm achava q so tinha esse problema, e muito ruim quando eu saía com namorada pra comprar alguma coisa era complicado
Eu fico com medo de ser julgada !
Se no mercado algué me pedir para ajudar ela a ler os números eu suo frio !
Tbm, isso é constrangedor, ruim de mais.
Meu filho tem 9 anos , está na terceira série, desde o inicio da vida escolar apresentava dificuldade com matemática, mas agora se agravou muito, ele estuda em um ótimo colégio particular e por orientação da coordenação estou levando ele em uma psicopedagoga, ela levantou a hipótese de discalculia, mas ainda está fazendo testes para confirmar, ele é super esperto e inteligente, mas devido a essa dificuldade está desenvolvendo uma grande ansiedade, fica muito chateado e envergonhado de não conseguir acompanhar e isso vem atrapalhando nas outras matérias também, gostei muito do vídeo, estou estudando sobre o assunto para poder ajudá-lo se realmente for esse o diagnóstico.
Faça o tratamento necessário, mas ele consegue, vc como mãe faça ele acreditar nele mesmo! Ele pode o que ele quiser, não importa as dificuldades ele pode chegar lá, sempre com seu apoio. Se precisar tem que contar nos dedos sim.
26 anos Eu estou vencendo, sou formada fazendo pós.
Boa noite, como está o seu filho atualmente? Espero que ele tenha superado isso e esteja bem
Obrigada pelas explicações. Estou morando um ano e meio em Portugal e minha filha foi diagnosticada com discalculia (que até então nunca ouvi falar) e meu filho de 14 anos com autismo "leve"...foram duas bombas ao mesmo tempo pois sempre percebi dificuldades neles e nunca consegui um olhar mais sensível no Brasil como aqui em Portugal e agora acompanho e aprendo muito com seus vídeos, através da psicopedagoga que os acompanha e me indicou até seus livros.
acabei de saber sobre a discalculia, vou fazer exames pra ver se tenho, pois tenho quase certeza, minha vida toda eu sofri com matematica, na escola é um horror, o quanto já chorei, me achei burra, sou boa em todas as matérias menos mat, fisica e quimica (q envolvem matemática), tenho dificuldade p fazer contas das complexas ate as mais simples de adição, contar troco é um terror pra mim, sobre pressão n consigo so bem devagar, saber que n to sozinha e que tem pessoas q me entendem é um alivio
Oiii, vc conseguiu fazer o exame? Já tem um diagnóstico? Compartilha aqui por favor...
Vc não está sozinha . Super entendo isso .
Eu também, sou muito lento e não consigo fazer cálculos mentais, é muito difícil pra mim, só consigo com papel e caneta e olhe lá
Eu também me Sentia sozinha até pesquisa aqui,Eu já deveria ser uma grande profissional em alguma coisa,mas desde a 5° série comecei a não entender maís matemática,daí então hj aos 38 anos parei os estudos na 8°serie sou ótima em todas as outras coisas,e horrível perder boas oportunidades por causa disso,deixa de evoluir na vida,com muita ousadia consegui trabalhar em operação de caixa,até que troco com muita dificuldade consegui entender com a juda da tecnologia
Estou começando a ter dúvidas se tenho algum distúrbio de aprendizagem. Tenho 20 anos mas me recordo bem sobre a minha infância e as experiências com números. Aos 8 anos não entendia como funcionava o relógio, não sabia reconhecer as horas. Até os 11 não sabia contar dinheiro. Fiz aulas de reforço na escola mas mesmo assim as operações não faziam sentido pra mim. Até hoje, quando leio algum enunciado de matemática, não consigo fazer a ligação entre o raciocínio matemática e a operação que deve ser feita.
Eu também sou assim
Simm . Exato na h do exercício eu n entendo absolutamente nada que ele que , se quer que eu multiplique faça isso ou aquilo . É horrivell
Começa em 6:00
Valeuuuu 💕💕
Obrigaaadaaa
Muito obrigada
Esclarecedor... Muito bom!
Como que é rara? Eu vejo tanta gente nos comentários falando q acham q tem e com sintomas mt parecidos. Talvez pela impopularidade do distúrbio, n pode ser q muitas pessoas tenham e n sabem?
Professora de educação infantil. Barretos SP. Aproveitando todo conhecimento disponibilizado. Obrigada
Boa noite, sou do Rio de Janeiro assistente social fiz meu TCC sobre deficit de aprendizagem e tenho que agradecer a voces, me ajudaram muito e agora escolhi continuar nessa área educação, vou começar minha pós em psicopedagogia clinica e Institucional, ja estou fazendo trabalho voluntário com crianças, obrigada
Boa tarde!!!
Eu me chamo Rosineide, estou aqui para aprender um pouco sobre a discalculia pois hoje eu tenho um trabalho para apresentar na sala de aula, espero que eu possa absorver o melhor possível
Exclente conteúdo explicado com muita clareza e didática, parabéns
Oi sou Kerzia de Búzios , gostei muito da Live , muito interessante
GRATIDÃO DR CLAY E LU BRITOS
😍😍👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns!
Tenho 17 anos, desde muito nova eu sempre tive muita dificuldade com números, até hoje eu não consigo entender as horas em um relógio de ponteiro; eu chego a confundir datas, não consigo compreender sinais e tenho dificuldade até em contas de soma, só consigo fazer quando conto nos dedos, e mesmo assim eu me perco e preciso fazer tudo de novo. Já tive várias aulas de reforço e até repeti o 1° ano do ensino médio por notas muito baixas em física e matemática. Os meus pais sempre notaram essa minha dificuldade e eles até falam sobre isso sempre que eu mudo de escola; eu sempre me achei muito burra e lerda por não conseguir, já tentaram me explicar e até hoje eu tenho muita dificuldade, isso me deixa ansiosa e eu já perdi a conta de quantas vezes eu chorei tentando fazer algum cálculo. Até hoje eu tenho muita dificuldade com tabuada e eu realmente não sei mais o que fazer, parece que nada me ajuda. Como pode ser feito o diagnóstico?
Procure um neuropsicopedagogo, ele vai conseguir te ajudar a entender a causa.
Boa noite.
Psicopedagoga -Olinda- PE
Vc tem dificuldade em contar dinheiro??
Tenho o mesmo problema
Me identifiquei muito com seu relato. Até chorei aqui kkk, tô MT triste
sou de Passo Fundo RS- sou psicopedagoga e arteterapeuta adorei o vídeo. parabéns
Assistindo essa aula hoje e sentindo pela sua partida Dr. Clay.
Parece que perdi alguém da minha familia, o senhor vai fazer MUITA falta.
Aprendi e ainda aprendo muito com seus videos.
OBRIGADA POR TUDO.
Sou professora e estou começando uma sala de recurso .....Sou de Campos dos Goytacazes.. Muito showww estou aprendendo muito.
Conceito muito bem explicados. Obrigada
Estou ligada aqui na live
Assistindo e aprendendo pela primeira vez sobre o assunto. Sou aluna de Pedagogia, pela Cruzeiro do Sul Virtual em 2023
Muito bom! Tenho compartilhado e apreendendo cada live . grata pela ajuda. sou Viviane Teodoro prof especializada em educação especial,
sala de recursos e atendo diversas especificidades.
Tenho 19 anos , nem mesmo consegui completar o ensino médio , sempre tive muita , mais muita dificuldade de aprendizagem com a matemática , sofro com isso até hoje
Amiga sei como é mas não nunca é tarde
Tenho 26 anos
Tenho TDAH
Discauculia
Trastorno de personalidade boderline
E consegui terminar a faculdade hj tô fazendo a minha pós, você consegue acredite em vc minha amiga
Tô na mesma, tenho tanta vontade de voltar a estudar, mas quando lembro das coisas vem o desânimo
@@tatianagv8133 qual faculdade vc fez ?
Você não é burra, você é inteligente, é só uma fase na vida, com o tempo as dificuldades somem, então enfrente as dificuldades da vida, deus está do seu lado, então não desista.
ÓTIMA APRESENTAÇÃO, ESTOU APRENDENDO MUITO... MINHA FILHA TEM O DIAGNÓSTICO DE TDAH, DISLEXIA E DISCALCULIA. TEM SIDO MUITO IMPORTANTE PARA MIM E PRINCIPALMENTE PARA FILHA GIOVANNA.
Obrigada por compartilhar conhecimentos. Ótima sua live
Boa tarde! Tudo bem com vocês?
Tivemos o diagnóstico de nossa filha de 14 anos, com discalculia, Toc e ansiedade.
Vou acompanhar vocês e queremos saber mais sobre o assunto.
Paula e Jeferson de São Paulo/Capital.
Muito bom o conteúdo! Além de vcs serem muito simpáticos😊
Maravilhosaaaa Live
Amei !!!
Sou psicóloga clínica e colaboradora em instituto para Autistas. 👏
Sou de Curitiba, estudante . Tenho 74 anos e estou cursando Língua Portuguesa e Literatura.Um grande abraço , a vcs.
Conheci o canal há pouco tempo. Estou amando as aulas!! Obrigada!!
Eu tenho 22 anos e não entendo nada de matemática, me esforço pra caramba! leio todo tipo de livro, mas matemática nunca entendi
Também
Me lembro que fui a última da minha turma a aprender a fazer o meu nome no papel quando criança, não conseguia gravar um número de telefone inteiro, esse foi traumático, me senti péssima tadinha, durante muito tempo eu não copiava as matérias em cada um caderno específico de cada matéria, mas sim em um só, pq eu não conseguia na minha cabeça separar matéria de caderno com vários cadernos isso na terceira série eu acho já era grandinha. Meus pais devem ter visto que fiz errado mas não tinha reparado a gravidade não sei.
Boa noite Dr. Clay! Gostaria que pudesse falar sobre a Acalculia. Obrigada
Me chamo Maria Eduarda(15 anos) e tenho muita dificuldade com cálculos desde pequena e sempre tentei aprender os cálculos , mas, quando olho eu não sei o que acontece comigo. Sinto como se os números não tivessem sentidos para mim e sinto muitas dores de cabeça só olhar os cálculos e na escola e nunca tirei uma nota boa em matemática e falam que eu sou preguiçosa mas eu tento estudar os conteúdos e não entendo absolutamente nada.
Ps: na família e na escola eu sou chamada de burra e idiota por não conseguir aprender e minha professora fez uma pergunta de multiplicação e não consegui responder de maneira automática e fui chamada de burra por contar nos dedos.
Edit: o pior de ser chamada de burra na escola é ser chamada de burra pela própria mãe. 💔
Compartilha esse vídeo com sua MÃE e sua PROFESSORA..
Isso é capacitismo.
É realmente horrível, te desejo sorte. Mostra vídeos para a sua mãe, não é porque ela é sua mãe que pode te desrespeitar.
Oi querida, fique tranquila, é normal nessa idade ter dificuldade em matemática, principalmente com pessoas têm mais habilidades na área de humanas. Quanto as pessoas que te chamam de burra, ´obvio que essas mesmas podem ser chamadas de burras pelo fato de não conhecerem a discalculia, mas é claro que não vamos dizer isso a elas. A discalculia é um transtorno de aprendizagem, mas isso não significa que você nunca vá entender e conseguir aplicar os conceitos matemáticos. Existe também a insegurança para se expressar na matemática por falta de competência dos professores que não aplicam metodologia de acordo com a necessidade de aprendizagem dos alunos, eu mesma enfrentei problemas com professores que escreviam op assunto na lousa e quando eu não entendia e perguntava ao professor, eles respondiam evasivamente, ao invés de fazer o passo a passo para explicar... com isso eu ficava no vácuo. Nesse caso não era minha culpa, mas dessa metodologia aplicada. Com sua idade, me parece ser uma garota muito inteligente e tem facilidade de se expressar, isto é, sabe se comunicar melhor do que muita gente grande.
Atualmente fui diagnosticada com TDAH junto com DISLEXIA e DISCALCULIA. E agora vou ter ajuda da minha psicóloga para melhorar isso. 🥺🫰🏼
Eu sempre tive dificuldade em matemática, mas me dava muito bem em humanas. Fiz faculdade, hoje tenho 35 anos, mas até o momento sinto extrema vergonha quando não consigo calcular o troco, levo muito tempo, e contas simples, sempre faço mentalmente nos dedos, até que consigo, mas demoro muito, não sei o que pode ser.
Eu sofro com isso com 38 anos nao sei fazer troco tenho problemas com números isso me acompanha desde criança ... tenho desfite atenção nao hiperativo e dislexia
Amigo não estamos sozinhos
TDAH
Descauculia
Transtorno de personalidade boderline
Acho que são só esses.
Tenho 26 anos não sei fazer troco tb
Eu tenho 32 anos e não sei tbm meu mano. Eu sempre participo do provão do enceeja pra tentar eliminar a matemática. Só falta ela pra eu pegar o Diploma Escolar, mas a matemática não deixa... eu tento estudo mas não entra em minha mente. Sofro muito com isso.
Eu também 😢já perdi muitas oportunidades de emprego e assim melhora de vida.😢
Assistindo hoje❤
Eu Abraão faço pra fazer esse tratamento da discalculia
Amando a aula Cristiane Colombo PR
Bom dia professor muito bom este vídeos
Fala sobre o Mutismo seletivo.
Lançarei ainda nesse mês de novembro/2018 um livro sobre esse assunto. Tenho falado de discalculia em minhas palestras e percebo que há um desconhecimento muito grande sobre um transtorno tão sério.
Oiii, poderia falar o nome do seu livro?
Fora.que falam só em.criança eu tenho td isso tenho 52 anos e.descobri a pouco tempo só eu sei como foi criar estratégias para viver nesta realidade previsível que te e notas resultados
Eu vendo live dele depois da morte. Ele deixou um grande legado.😢👏👏👏
De quem você tá falando?
Fui procurar alguma notícia e fiquei sabendo que já faz quase um ano que ele faleceu, que tristeza, eu não sabia disso😢 sempre tão bem humorado e inteligente, doando seu tempo para ensinar as pessoas. Que Deus o tenha e que a família seja consolada.
ola! eu sou o ally e tenho 16 anos com pré-certeza sobre a minha discalculia!!
desde muito pequeno, eu sempre tive uma ENORME dificuldade em me achar e principalmente me desenvolver em assuntos matematicos, eu estou presente no video e neste comentario pois eu queria entender melhor se isso é trauma, ou realmente um problema psicologico. na escola sempre foi uma enorme tortura pra mim conseguir aprender, eu me lembro que algumas vezes, os professores me faziam ir no meio da sala de aula e fazer contas no quadro, porem eu nunca sabia como fazer, ate hoje eu so sei conta de mais e menos.
- eu me recordo de que eu chorava MUITO pois eu sempre me senti burro e incapaz de aprender alguma coisa em questao a matematica, quando tentavam me ensinar, (principalmente uma parente minha) as pessoas facilmente perdiam a paciência.
eu me recordo, que a parente que tentava me ajudar em questoes matematicas gritava e as vezes ate batia em mim por eu errar e nunca conseguir entender uma conta basica, me lembro dela gritando comigo coisas do tipo "TAL NUMERO, SATANAS" eu lembro que ela se irritava e me xingava de todos os nomes possiveis, me chamava de "satanas", "demonio", "peste", "estupido",, entre outros as vezes ela me batia tanto que eu ficava vermelho.
eu ja tentei explicar pra ela sobre eu querer ir a um neurologista e estudar mais sobre isso, porem ela disse "discalculia? isso é invençao da internet, voce esta dizendo isso pra justificar sua preguiça"
- ate hoje eu nao sei lidar com dinheiro, nao sei ler relogio de ponteiro e nao sei identificar quilometros, altura e coisas semelhantes, essas dificuldades sao presentes na minha vida praticamente desde quando nasci.
- eu espero que pelo menos aos meus 18, eu possa conseguir um diagnostico ou verificar se isso nao passa de um trauma. muito obrigado a quem leu
obrigada meu nome é Eliene de São Paulo capital ajudou muito no meu projeto de interveção no curso de pedagogia
Eu tenho muita dificuldade em tudo que envolve matemática...pra fazer subtração tenho que contar nos dedos ou fazer risquinhos na folha pra poder contar e subtrair depois, sendo que eu estou no 7 ano. Eu não entendo nada sobre tabuada, não entendo fração, não entendo a porcentagem, não entendo NADA e mesmo que tentem me explicar eu não consigo entender, e além disso toda vez que penso sobre estudar matemática fico ansiosa e estressada. Me sinto uma idiota por não entender o que parece tão fácil pros meus colegas de sala :(
e eu que terminei o 3º ano, to em epoca de vestibular e to assim também, n sei fazer nada, sempre tirei notas baixas em matemática, pra contar so se for no dedo ou riscando na folha tbm, contas complexas acabam comigo, nunca entendo um cálculo
Estou na mesma, sempre penso em matemática me da um desgosto pro nao saber absolutamente nada e nao consigo aprender de forma nenhuma!!!!
tô na msm a
Gostei
Boa tarde,fala as características tbm da discalculia
Eu tenho muita dificuldade em matematica. Fazer uma soma de cabeça ou subtração, não consigo sem contar nos dedos. Me dá um branco na hora, me sinto burra.
Eu tenho que ficar fazendo risquinhos como se estivesse no pré sendo que estou no ensino médio, me sinto muito mal com isso ainda mais quando os outros tiram sarro de mim, até a professora já pegou no meu pé por ficar perdendo tempo fazendo riscos durante a prova. Isso não me ajuda tanto pois mesmo com os riscos perco a conta quando os numeros são muito grandes e tenho que começar de novo, o que me dá várias notas baixas.
Te entendo, mas tô tentando achar um jeito de melhorar.
Eu passei toda a minha vida fazendo risquinhos, perdia muito tempo assim. Ainda preciso de usar os dedos as vezes, mas já consegui melhorar bastante de como eu pensava.
Eu tbm, só de pensar em fazer conta da vontade de chorar
Também me sinto assim
😥
Extremamente didático e esclarecedor, muito bom!
Bom dia
Descobri por acaso este site
Sou professora primária
Me desativaram porque tive problema de saúde
Não consegui reintegração na justiça, mas tenho prazer em adquirir conhecimento.
Sou de Catalão Goiás
Brasil.
Sou concursada e nomeada do Estado de Goiás.
Obrigada
Parabéns! Muito bom!
Isto é tudo muito informativo para mim, que sou mãe de um Autista leve com disgrafia e discalculia..mas como faço esta informação chegar ao professor? Bom até consigo passar este video, mas nada me garante que ele vá ver e ainda depois aplicar! Porque uma das minhas grandes lutas com a escola é a consciencialização dos professores para este tipo de criança, porque cada caso é um caso e o que funciona com o meu filho não funciona com outro e isto dá muito trabalho aos professores terem que se adaptar e estudar...
Eu estou muito feliz,pois passei a vida toda achando que eu era burra por não aprender a matemática,física e Química chorava na sala por não aprender tentar tentar e tentar e não conseguir,acho até minha professora na época não sabia o que era discalculia eu ate esses tempos não fazia ideia do que era ,agora vou no neurologista ver melhor o que é isso.. obs tenho 32 anos...
eu tbm, ja chorei tanto por n saber coisas consideradas simples, tenho 18 anos e estou em epoca de vestibulares, n sei como vou conseguir passar em algo sem saber nada de matemática...
@ se te anima, eu acertei somente 14 questões de matemática no Enem (fiz umas 10 usando frações, regra de três e raciocínio lógico e o resto chutei) e agora vou começar economia kkkk em cursos de humanas, minha nota é melhor ainda. Tô te dizendo isso pq duvidei demais q eu conseguiria por sempre ter sido péssimo em matemática.
@@fallenangel9937 uau!
Sou de Campinas/SP, sou farmacêutica aposentada e dou aulas de reforço escolar. Tenho um aluno de 7 anos que tem dificuldade em aprender números.
Relata que os números são confusos e confunde 5 com 15, por exemplo.
Só estou vendo isso agora em 2017, bom me chamo Karina sou Recepcionista e gostaria muito de fazer uma faculdade de Logística pois não faço porque sei que não irei passar nas provas tenho todos os sintomas de uma pessoa Dislexia e com Discalculia ainda não fiz o Diagnostico por falta de tempo por conta do trabalho mais tive muitos Problemas na escola quando era criança aprendi a ler com 10 anos mais ou menos não consigo interpretar um texto e troco P com B o tempo todo não consigo fazer uma conta, é uma verdadeira tristeza mais assim que tiver um tempo vou a atras de um neuro para obter o meu diagnostico.
Vem pro Rio de Janeiro o Sr me ajudaria bastante - a Neurosaber tem filial no RJ???
Vem me socorrerrrr!!!!
Ola Dr ! Boa tarde. Sou estudante de pedagogia e estou começando a preparar meu TCC e como tema escolhi Discalculia. Meu pedido seria no sentido, se possível for, do senhor me enviar material para que eu pudesse ler e agregar ao meu Trabalho de Conclusão de Curso. Contribuição neste sentido é sempre bem vinda, ainda mais quando se trata da divulgação desta dificuldade que causa tanto transtorno as crianças e que muitas vezes leva a mesma ao desinteresse pela escola. Ou seja, tornar conhecido este tema. Fico no aguardo de uma resposta. Parabéns pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos.
Eu sou Mariane tenho 45 anos sou de Piraquara região metropolitana de Curitiba estou cursando técnico de enfermagem.
BOA TARDE.
ME CHAMO GRACA SOU DE FECIFE /PE
QUERO PARABENIZA PELAS AULAS MINISTRADAS... TODOS OS CONTEUDOS SAO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTP
Tenho 17 anos e até hoje não sei ver hora em relógio de ponteiro, não consigo entender quando alguém fala que são dez para as cinco, não sei fazer contas de divisão e multiplicação, não tenho noção de norte, sul, leste e oeste, não tenho noção de quilômetros, de metros, não tenho noção de dinheiro e muito menos de tempo. Chego atrasado em absolutamente todos os meus compromissos, acho que em 5 minutos eu consigo fazer mais coisas do que realmente é possível. Tenho dificuldade em toda e qualquer matéria que envolva números, contas e datas, não consigo associar o mês com o número, tipo, setembro mês 9 e nem a data de nascimento com a idade que a pessoa vai ter. Não consigo acompanhar a minha turma e isso é frustrante!
Tenho 14 passo pela mesma coisa, eu também tenho síndrome de Asperger e misofonia. É muito decepcionante.
@@gyakushulivi3893 Eu tenho TDAH, Autismo nível 1, Transtorno Explosivo Intermitente e Discalculia. Realmente é frustrante, mas eu estou tentando me acostumar a pensar que eu não faço por mal e que é uma dificuldade minha, é meu jeitinho de ser diferente e está tudo certo.
@@cupssss vou tentar pensar o mesmo.
@@gyakushulivi3893 Tenta sim que a sua vida vai ficar muito melhor, lembre-se que nós não temos controle disso. Nós somos neurodivergentes e não temos que ter um funcionamento como o dos neurotípicos!
Muito bom vídeo, Dr Clay!
Queria saber qual profissional que faz o diagnóstico de discalculia?
Eu Rosineide sou de Craíbas Alagoas
Sou de ALENQUER no Pará tenho um filho autista um abraço dr
Bom dia1 eu sempre tive problemas com matemática , eu ainda tenho MG Santa Rita de Jacutinga
Tenho 14 anos estou no 8° ano ,sofro por não conseguir resolver os problemas de matemática ,me esforço tanto e quando não entendo no caso (toda vez ) até choro por isso ,quero fazer faculdade de medicina e sinto que se não conseguir aprender matemática não vou conseguir realizar esse sonho de ser médica nunca !
Olá, creio que vc vai ser uma excelente médica. Tem alguns vídeos yotube médicos tinham dificuldades na escola por exemplo Dr Augusto Cury e Thomas Edison. Sabe todos nós somos capazes de aprender isso me fascina as vezes de formas diferente, rsr recentemente com 38 anos aprendi a multiplicar na mente sem utilizar mãos minha filha (13 anos) me mostrou um método uma forma que entendi. Espero que minhas palavras possa ter ajudado de alguma forma.. Gratidão
Fiz tratamento com a psicopedagoga e ela disse que eu era quase uma deficiente mental para minha irmã, mas nunca diagnósticou isso, tenho certeza que é discauculia hoje em dia,
para matemática só me deu uma apostila de terceira série, preciso olhar pra isso, sempre me senti uma retardada mental, mas era só a descauculia dificuldade de transformar número em espaço e tempo.
Muito bom!
So descobri que tenho descaculia agora com 42 anos. Sofri a minha vida toda... E só agora estou buscando saber o que há comigo.
Manuela Laborda sabemos bem o sofrimento , culpa , vergonha e tantos outros sofrimentos q tiravam nosso sono neh amiga... Ja é hora d abandonarmos esta cruz pesada e pregnada mente/espirito do nosso ser
...precisamos nos unir em oraçoes, preces e nossos melhores penssamentos p focarmos na mensagem d perdao e d conforto nas bem aventuranças
/|\
Agora que estou descobrindo essa condição também. Embora sempre tenha me destacado nas exatas eu não consigo guardar já sequência de números como datas por exemplo
Tenho 37 anos,nunca aprendi matemática na escola tinha bastante dificuldade,sempre me esquivo dessa matéria,agora percebo no meu filho as mesmas dificuldades,pode ser discalculia? Ele tem dificuldade em cálculos básicos,tá no 4°ano mas não conseguiu ainda aprender os conceitos básicos da matemática.
Por favor, qual outro contato de site? excelente explanação
Descanse em Paz Dr Clay 😢
Sou de Mato grosso
Sou adulto e tenho transtorno de déficit de atenção e hiperatividade do tipo impulsivo e tenho discalculia tbm!fiz e faço tratamento para o tdah mas a discalculia nao teve jeito!tive que abandonar meu curso de técnico de enfermagem por nao conseguir passar nas provas de cálculo de administração de medicamentos!muito sinistro isso e frustrante de mais!
O vídeo começa em 06:00
Eu não consigo fazer conta na cabeça ,só nos dedos🥺
Olá sou de Porto Velho
tenho experiência em vendas
muito prazer doutor
Tenho discalculia desde pequena ...agora meu filho também tem.
favor fale de acalculia!
💙💙💙
Maria das Graças são Caetano de odivelas Pará
Boa noite
Muito bom estou Adorando manda um alô pra mim
estou fazendo graduaçao em pscopedagogia, estou com muita dificuldade.
Qual exame pode ser feito para ter uma conclusão da discalculia?
Processamento Auditivo?
bom dia!!! zildete de Rosario maranhao
Sou professora e vejo que não temos preparo algum em relação as deficiências por lei deveria ser os capacitores de ajudar os alunos com tais deficiências ,mas infelizmente ainda vemos uma barreira muito grande de inclusão .Pois está no papel mas como processo, isso não funciona .Temos 40 aulos e muita vez mais os deficiêntes de todas as categorias ....E a estes somos limitados pelo número de alunos e principalmente por não entender do assunto .No meu ver deveria ter nas escolas um profissional que nos dirigíamos ao processo e as atividades a ser aplicada . Infelizmente mera utopia.
Lília de Ubá MG
Professora de séries inicias.minha cidade Querência Mato grosso.
Sou de Manaus e estudo Psicologia, estou aqui procurando conhecimento para apresentar um trabalho
Sou da lapa pr tenho 36 anos desde que nasci e entrei para de aprendizado na matéria de matemática tinha muito ansiedade e vergonha de pedir ajuda às professores na 1 série repetir muito 3ano passei por 15 professores cada dia uma professora diferente daí não tinha como aprender cada professor ensinando de maneira diferente so piorou
Boa noite !Verenice Pires Novaes
E no adulto como tratar? Afeta o cotidiano
OI DESCOBRIR PELA PSICOPEDAGOGA DA ESCOLA DA MINHA FILHA DE 12 ANOS ESTA CURSANDO O 6 ANO. DIAGNOSTICOU DISCALCULIA NESTA SEMANA, FIQUEI ARRASADA PQ ONDE MORAMOS É UM INTERIOR E NEM IMAGINAVA SOBRE ESTE ASSUNTO. COMO TERMINEI UMA FACULDADE AGORA EM LETRAS PORTUGUÊS. O QUE DEVO FAZER?
Alessandra Vieira -Afogados da Ingazeira-PE
BOA TARDE.
ME CHAMO GRACA SOU DE FECIFE /PE
QUERO PEDAGOGA MUSICISTA.. QUERO PARABENIZA PELAS AULAS MINISTRADAS... TODOS OS CONTEUDOS SAO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ABS