Madeira vs Captador (SAGA FINAL)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 вер 2024
  • Madeira vs Captador
    O último vídeo de nossa série de vídeos a respeito de Madeira e Captador (veja os outros vídeos nesse canal).
    Veja aqui nossos captadores:
    www.captadores.com.br
    Conhece madeiras?
    Faça o nosso teste:
    • Teste: Madeira vs Capt...
    Nossas playlists:
    / ericomalagoli

КОМЕНТАРІ • 210

  • @ConstrutorMusical
    @ConstrutorMusical 6 років тому +4

    muito bom... sinceramente eu achava que não daria diferença, mas ouvi uma diferença sim... muito bom!

  • @alanpmusic8525
    @alanpmusic8525 4 роки тому +5

    Pessoal.. tenho 30 anos de música e desde que comecei a tocar já desmontava e montava guitarras dai veio a paixão por luthiaria. Dai veio a curiosidade sobre madeiras. Fiz vários experimentos com corpos e braços. Resultado: o corpo de guitarra que tem q ser madeira tal e tal é tudo mimimi a madeira tem que estar bem seca só isso, pois o timbre não muda quase nada eu diria que corpo sólido guitarra influencia no máximo 7% no timbre eu digo no máximo. Agora o braço esse sim tem papel importante no timbre. Minha última experiência foi: tinha 5 corpos de stratocaster, Marupa e cedro tagima. Alder da squier. Pinus com 5 emendas feito por mim e o último de compensado naval da peavey e somente um braço pra todos eles ai fiz gravações no pro tools, toquei ao vivo e não senti diferença. A diferença está na pegada de cada um. Ou seja: ambos apresentam conforto e comodidades melhores ai vc pensa que aquele que é mais cômodo tem som melhor.. mais não é somente o psicólogo trabalhando. O de compensado por ser mais leve deu uma sensação de agudo a mais mas conferindo no pro tools a mesma coisa

  • @rogeriolima340
    @rogeriolima340 6 років тому +64

    Eu só acho q se a que o Erico Malagoli tinha que se juntar com Marcio Benedetti e fazer guitarras marca Malagoli e competir com as q tão no mercado. Comprar uma Tagima e botar Malagoli seria melhor comprar Malagoli já com Captador Malagoli !!

    • @edsonrocha11
      @edsonrocha11 5 років тому +2

      Minha t 635 2003 veio com malagoli de fabrica, pelo que pesquisei.

    • @DanielBesteti
      @DanielBesteti 4 роки тому +3

      Umas guitarra top também é a carrozza, maioria vem com malagoli show de bola.

    •  4 роки тому

      Marcio Benedetti, grande luthier! Cuida dos meus instrumentos desde sempre.

    •  4 роки тому +1

      @@edsonrocha11 em 2003 ainda era TG-635, e usavam captadores e ferragens WSC, coreanos. Que eu saiba, os captadores "Seizi Tagima" que eram montados pela Malagoli, utilizados na T-735 entre 2005 e 2006. Já em 2007, vieram os "Tagima Pickups", montados pela Cabrera.

    • @joaolouvemjunior291
      @joaolouvemjunior291 4 роки тому +2

      Show, eu gostei da idéia. Guitarra Malagoli com preço honesto seria muito bem vinda no mercado. Os músicos brasileiros merecem esta opção. Deus te abençoe.

  • @almaduke9260
    @almaduke9260 3 роки тому

    Obrigado, esse ensaio que fizeram me tirou um peso das costas, parar de ficar me preocupando com timbre de madeira.

  • @leonardocosta8277
    @leonardocosta8277 6 років тому +9

    Todo projeto tem uma lógica, o que eu percebi foi que a mesma música foi tocada de forma diferente, sendo executado normal em uma e lento na outra isso sem contar com a folga do braço.
    O captador de guitarra não capta a fonte sonora advinda da madeira ou por ela refletido, ele capta variações no campo eletromagnético gerado (a grosso modo) e produz tensões elétricas que são amplificadas por um amplificador e estes por sua vez excitam os falantes, que por sua vez movimentam o ar que geram a massa sonora que sensibiliza nossos ouvidos (e o dos vizinhos tb). Para violões, aí sim, a história é outra, porque o som percorre cavidades e reflete na madeira alterando as características tonais.
    Construções diferentes. Você deve considerar:
    Comprimento da escala, Captadores (single x Humbucker), forma da ponte, altura da ponte, inclinação, tarraxas, curvatura da escala, trastes, potenciômetros, capacitores, fiação, aterramento, tipo de corda usado, fixação do braço (colado ou aparafusado), ajuste do capotraste, regulagem de oitava na ponte. fixação da ponte, posições dos captadores etc...
    Para vocês terem uma ideia, um simples capacitor no controle de tonalidade, já muda muito o som de uma guitarra. Como comparar duas coisas diferentes e querer o mesmo resultado.
    Comparar três stratocasters da fender (ou qualquer outra) não irá lhe dar respostas idênticas. Até porque a fender já mudou dezenas de vezes a orientação (posição dos ímas) de seus captadores.
    Os grandes fabricantes não produzem guitarras de MDF, porque o material é reciclado e não poderiam cobrar o mesmo preço de um material virgem. Tradição, acabamento, durabilidade, resistência a variações de temperatura, rigidez, beleza, facilidade de construção, resistência a umidade, etc.... É por isso que se usa madeiras de qualidade.
    Uma guitarra de MDF terá vida curta perto das outras de mogno. Principalmente se eu for morar em um lugar úmido. Ela provavelmente vai ficar uma merda, pois a fixação do braço no MDF vai arregaçar o furo do parafuso até ficar impossível de se tocar. Sem contar os parafusos de fixação da placa, jack, molas, etc.... Com o tempo o MDF vai se esfarelar, è por isso que uma boa guitarra usa boas madeiras e são mais caras.
    ACHO QUE ISSO ESCLARECE ESTA GRANDE DUVIDA
    OBRIGADO

  • @luguscas
    @luguscas 7 років тому +18

    Só acho que se não fizerem mais testes desses seria uma boa sortear essas guitarras ;) haha

  • @MatheusHenrique-cq6zk
    @MatheusHenrique-cq6zk 6 років тому +9

    Influencia no timbre sim, mas muito mais os captadores.

  • @marcosmeireles6858
    @marcosmeireles6858 6 років тому +1

    Vcs poderia o seguinte teste: Usar uma mesma guitarra e fazer o teste com capitadores diferentes. Assim acabaria esse misticismo insuportável dos músicos. Quer brilho? Escolha um capitador que tenha brilho. Quer um som aveludado? Escolha um capitador com essas características... Parabéns, Malagoli TV.. excelente vídeo.

  • @TonyRodrigues27
    @TonyRodrigues27 6 років тому +1

    A sinceridade do Érico é de dar gosto mano, parabéns!

  • @DiMorellato
    @DiMorellato 7 років тому +6

    Hoje estive no shopping e testei duas Fender Telecaster: uma MIM e a outra USA standard.
    Toquei na USA primeiro e depois na MIM, ambas ligadas naquele pequeno amp Yamaha THR10. Ambas com caps Fender standard instalados.
    Diferença sonora: o cap da ponte da USA tinha uns agudos melhor pronunciados. SÓ.
    Real diferença: o braço. O da USA pareceu infinitamente mais confortável.
    E querem saber? Já toquei em tele melhor, por um terço do preço (4mil a MIM e 8mil a USA), como a do meu amigo, montada por um luthier, mas com corpo e braço comprados no mercado livre e um set malagoli vintage.
    Parabéns pelo vídeo!

    • @anarchypower4012
      @anarchypower4012 6 років тому

      as MIM sempre foram bem próximas as USA. e Fender é Fender ... seja mex .. usa ou japonesa. Não tem como comparar com uma squier bullet. Na hora de ligar em um amp top voce vai ver qual vai sor melhor. em amp mediano todas soam iguais.

  • @MarcelodeItapecerica
    @MarcelodeItapecerica 3 роки тому

    O vídeo de vocês é muito bom. Vocês se esforçaram muito pra fazer um teste preciso.

  • @hillersantos6512
    @hillersantos6512 5 років тому +11

    Na moral, a maioria dos "guitarristas" que ficam com esse mimimi, na hora de tocar não sai nada e se prendem a esse tipo de assunto pra parecer que entendem de guitarra e compensar seu rudimentarismo como músico!!

  • @bergmatos6621
    @bergmatos6621 7 років тому

    Parabens cara , muito tempo com esta duvida e agora pude ter uma visao mais ampla do assunto.

  • @rodrigoCastrolima
    @rodrigoCastrolima 7 років тому

    show de bola essa serie!!!

  • @vladimirvm
    @vladimirvm Рік тому

    Muito bom..! Isso fica claro quando vc compara uma strato com uma guitarra acústica. Usando as mesmas peças a diferença será notória, isso tira qualquer dúvida...

  • @oiluminador
    @oiluminador 4 роки тому

    Obrigado pelos testes. Tem ajudado bastante

  • @desiderioale
    @desiderioale 7 років тому +1

    Ótimo vídeo! Adorei o acabamento dos 2 corpos. Cada vez mais aprecio as guitarras "cruas", sem pintura!!

  • @kalilrockb
    @kalilrockb 6 років тому

    A conclusão ao final do vídeo foi perfeita! Parabéns!!!

  • @fabioevaristofranca1436
    @fabioevaristofranca1436 7 років тому

    Ótimo vídeo!!!!!!!.....Puxa esclarecedor amigo!!!....

  • @fcardoso12
    @fcardoso12 7 років тому +2

    Jequitibá, quero uma guita dessas, da hora!!!!!

  • @trex260
    @trex260 7 років тому

    Excelente!!! Muito obrigado pelo vídeo...imagino o trabalho que tiveram para elaborar esse e os outros vídeos. Parabéns!!

  • @stivymalty_
    @stivymalty_ 5 років тому +1

    Para mim, ouvindo no fone de qualidade, a diferença é muito clara. Ja fiz muitos testes e madeira de baixa qualidade pode acabar com o timbre do instrumento, por mais que seja possível tentar compensar com os demais elementos. Se mesmo num teste com corpos de alta qualidade ha uma diferença clara, imaginem comparar o famoso basswood com um swamp ash ou um Alder bem produzido. Proponho esse tipo de comparação.
    Minha experiência mostra que por melhores que sejam os captadores e circuitos, eles não salvam o timbre de um instrumento mal construído ou com madeiras ruins. É fato.
    De todo modo, excelente teste! Os seus caps são sensacionais!
    Abs, e muito sucesso.

  • @leandromachado3175
    @leandromachado3175 6 років тому

    gostei bastante do timbre da jequitiba um som mais cheio muito bonito a outra achei bm mais estridente minha opinião e claro vlw pelo teste de vcs

  • @diversifying
    @diversifying 7 років тому +2

    valew pela explicação , esclareceu algumas dúvidas, minha opinião é, muito mais influencia de timbles encontramos entre amps e pedais ou pedaleiras , matérial do corpo e braço é o de menos. abç

  • @JulioCesar-gm1rp
    @JulioCesar-gm1rp 2 роки тому +1

    Car seus conteúdos são muito bons. Essas coisas ajudam muito a gente na hora de decidir quL captador comprar estou avaliando pegar o Custom 89 ou o Phantom pra uma Epiphone LP-10. Gosto de um som encorpado, mas definido ao mesmo tempo, com realce nos médios graves.

  • @ugogemesio22
    @ugogemesio22 4 роки тому +1

    que vídeo lindo. de fato a madeira influencia no timbre

  • @mcfalcaojazzbass489
    @mcfalcaojazzbass489 4 роки тому

    legal em...por favor façam um desse mas falando das madeiras e caps para baixos jazz bass passivos...

  • @BoccaneraLuthier
    @BoccaneraLuthier 5 років тому +1

    Cara, gostei muito do vídeo, havia estudado um pouco a respeito do assunto e o conceito que mais me convenceu foi o que diz que as diferenças de timbres estão bem mais associada a direção do corte da madeira do que o tipo. A direção dos veios radial e tangencial são bastante impactantes nessas mudanças de timbres. Vc pode testar usando a mesma madeira com cortes em sentidos diferentes. Vai ter alteração. Isso acontece por ter diferença de flexibilidade nos diferentes sentidos de veios da madeira. No sentido radial a madeira fica menos flexível e mais estável, vibrando mais rápido e com movimentos menores, em sintonia com as ondas mais agudas que são menores e mais rápidas. Já no sentido tangencial a madeira fica mais flexível, vibrando em sintonia com as ondas mais graves que são maiores e mais lentas. O tipo da madeira não importa tanto. Lembrando que os captadores eletromagnéticos não captam os sons das madeiras e sim os das cordas que são de aço. Então o que o capitador consegue interpretar de diferente são as diferenças de vibrações em sua plataforma de vibração que é o corpo e o braço da guitarra e não as características do tipo da madeira. Lógico que a altura dos captadores e regulagem influenciam um pouco tbm. Essa regra não vale quando usamos o piezo.

  • @EddieMetal68
    @EddieMetal68 4 роки тому +6

    A madeira influi sim no timbre, assim como a construção do instrumento, a posição dos captadores em relação à ponte e entre si. Enfim, tudo influi no timbre, mas nada indica que as madeiras importadas sejam melhores dos que as nacionais.
    As Gibson usavam mogno e jacarandá brasileiro até pouco tempo, depois mudaram de madeira por causa do preço!
    A Fender sempre usou as madeiras mais acessíveis e fáceis de trabalhar encontradas nos USA, menos as escalas de rosewood (jacarandá brasileiro), por sua aparência. Até guitarra de madeira de demolição de barracões a Fender já produziu, acho que era pinho...

  • @darlanbatista3374
    @darlanbatista3374 7 років тому

    demais essa experiencia de vcs, me ajudou bastante a entender melhor meu intrumento, e mostrou algo que eu ja imaginava, ja fiz alguns testes aqui com algumas guitarras, e a diferença na madeira so aparece mais evidente quando a madeira de uma é muito distinta da outra.. eu nao sei quais sao as caracteristicas dessas madeiras que vcs usaram nesse, mas poderiam fazer uma experiencia assim mostrando a diferença entre um corpo da gringa ash, alder, e uma nacional. enfim valeu !!!

  • @Matheuszalenski
    @Matheuszalenski 6 років тому

    A diferença existe e está aí pra quem quiser ouvir.
    A de Tauari tem um timbre mais magro, agudo e estralado.
    A de Jequitibá tem um timbre mais encorpado, mais grave, quente.
    Na minha opinião existe bastante diferença

  • @aspadeto
    @aspadeto 2 роки тому +1

    Ah mas os jacks são difernete! kakakaka, brincadeira. Muito bacana o trabalho de vocês.

  • @dhalsinhc
    @dhalsinhc 7 років тому

    Uma coisa qu eme deixou em duvida foi com relação a stratocaster, ao desmontar uma percebi que a vibração das cordas quase nao tem contato com a madeira. ja que os captadores estão fixados no escudo e a unica parte que não é de metal no caminho da vibração são os parafusos de fixação das molas do tremolo. Sinceramente, achar que isso influencia muita coisa realmente é viajar na maionese.

  • @brunoavila5891
    @brunoavila5891 7 років тому +1

    Ótimo vídeo. Já vi telecaster em Basswood com captadores malagoli soando como guitarra gringa, não é exagero. A parte elétrica influência muito, essa guitarras chinesa vem com a elétrica fudida, a primeira coisa a se fazer é trocar os captadores e toda parte elétrica e vc vai ter um bom instrumento. Mas sempre tem que analisar o maid importante em um instrumento: que é se ele afina bem...

  • @armff4817
    @armff4817 7 років тому +1

    Parabens pelo video e emprenho mestre!

  • @aristidessandri1834
    @aristidessandri1834 7 років тому

    seria interessante usar madeira mais comuns como cedro rosa, marupa, mogno , e fazer o teste em studio com mic , assim fica mais evidentes as caracteristicas

  •  5 років тому

    Achei diferença no som sim, a primeira tem um som mais gostoso. Porém só notamos isso pq temos a outra como referência, o que não aconteceria em uma música por exemplo. Tenho uma SG Dolphin de 2000 e bolinha, na época coloquei o HH777 nela e o som ficou animal, nem parece ser essa guitarra baratinha. Atualmente ainda tenho ela, porém deixo guardada, só toco na minha Jackson PS4.

  • @heliogutierrezbenevento7642
    @heliogutierrezbenevento7642 6 років тому

    GRANDES DIFERENÇAS SONORAS SE DÃO EM INSTRUMENTOS ACÚSTICOS, COMO VIOLÕES CLÁSSICOS OU GUITARRAS SEMI ACÚSTICAS, ETC... EM QUE SE FAZ NECESSÁRIO O USO DE MADEIRAS NOBRES E ENVELHECIDAS PELO TEMPO. TUDO ISSO É MUITO BOM, MAS NO FINAL DAS CONTAS A MAIOR PARTE DO SOM ESTA NAS MÃOS DO MÚSICO EXPERIENTE QUE JÁ DESENVOLVEU UMA LINGUAGEM E UM GRANDE TALENTO MUSICAL!

  • @Lucaseavida
    @Lucaseavida 7 років тому +23

    Cara, o vídeo tá muito bom!!! A diferença pra mim não é nada sutil, é gritante!!! De Ash pra mogno tem muita diferença, mas claro, tudo isso é realçado por bons captadores, elétrica e etc!!! Eu ainda continuo amando Alder, mogno e Maple, Ash, e odiando Cedro, Basswood e outras coisas que vemos por aí!!! Mas isso é gosto pessoal!!! EVH, Satriani, Vai e outros Karas tiram um som indescritivelmente muito bom de Basswood por exemplo!!! Parabéns pelo vídeo Erico!!!!

    • @TheJaoz3
      @TheJaoz3 7 років тому +3

      se EVH pegasse até uma guitarra de plástico ele tiraria um sonzão kkkkkk

    • @dantredogborsa7048
      @dantredogborsa7048 7 років тому +10

      O seu caso é o mesmo de muitos: fator PSICOLÓGICO.
      Você se sugestiona e se deixa sugestionar por idéias e colocações sobre madeira e acaba modulando a sua percepção de forma que se alinhe a essas sugestões. O marketing e a propaganda se dedicam muito a isso e fazem muito experimentos em laboratório testando isso. Nós da psicologia estudamos muito disso também.
      A diferenças não é gritante, e lá no fundo você sabe disso... Mas como agora você vai justificar aquele dinheirão que você pagou a mais por aquela madeira "muito melhor" que basswood?
      Se liberte, amigo.

    • @anarchypower4012
      @anarchypower4012 6 років тому

      Se madeira fosse tudo igual... o luthier não teria que estuda o tipo de corte que tem que ser feito na madeira, nem tipos de sonoridade de cada madeira, processo de secagem e etc. se uma tagima memphis ficasse igual a uma fender custom shop ou uma custom shop de luthier , ninguem iria querer gastar mais de 1.000 em uma guitarra

    • @anarchypower4012
      @anarchypower4012 6 років тому

      Na hora de ligar em um amp top voce vai ver qual vai sor melhor. em amp mediano todas soam iguais. Ligue uma guitarra top em um equipamento que acompanhe sua qualidade as guitarras de basswood e mdf nem chegarão perto. e

    • @carlayo2224
      @carlayo2224 6 років тому

      ua-cam.com/video/7Oo2H-W7d6A/v-deo.html

  • @murilogarcia3213
    @murilogarcia3213 6 років тому

    Pessoal que coisa de doido, eu achava que a madeira não tinha tanta diferença mas no vídeo foi absurda. A segunda guitarra tem um um som com muito mais agudos e médios e muito mais brilho.

  • @misaelima_
    @misaelima_ 7 років тому +27

    Vocês disseram TUDO, muitos guitarrista de hoje estão com uma frescura de corpo de guitarra, na hora de tocar mesmo e ter pegada vem nada ..

    • @carlayo2224
      @carlayo2224 6 років тому

      ua-cam.com/video/7Oo2H-W7d6A/v-deo.html

  • @geilsonperescorreagperes9179
    @geilsonperescorreagperes9179 4 роки тому

    Eu amei o som do Jequitibá. Já dou a dica, põe os capitadores da Malagoli e usa o drive do Makkina ODB da Samtone. Vai focar top.

  • @bigtubelarry
    @bigtubelarry 7 років тому +1

    Estes testes são muito bons e parabéns Érico, teus captadores matam a pau, e além disto estás sempre disposto a esclarecer dúvidas, tenho 7 guitarras guitarras, com captadores Malagoli, Dimarzio, Gibson, Seymour Duncan e Sergio Rosar. E posso tranquilamente comparar os brasileiros com os estrangeiros e dizer que não existem diferenças de nível, são todos excelentes, não precisamos investir em captadores estrangeiros e os Malagoli são disparado o melhor custo benefício.
    Porém gostaria de dizer que estes testes, do jeito que foram mostrados, não serviram para avaliar as madeiras, não teve pegada, distorções e versatilidade de músicas e técnicas para uma análise mais apurada, foi muito simplório. A excelência do instrumento vem do conjunto todo, boa captação, boa parte elétrica, boas tarraxas, boa ponte e boas madeiras também.

  • @losingtime7497
    @losingtime7497 6 років тому

    Perfeito , aguardava esse vídeo a anos

  • @cesardwf
    @cesardwf 7 років тому

    adorei tirou minhas duvidas

  • @cristaoempreendedor8518
    @cristaoempreendedor8518 2 роки тому +1

    Eu notei uma diferença considerável, pra mim a madeira é muito importante

  • @thinkguitarr
    @thinkguitarr 7 років тому +14

    Primeiramente parabéns pela iniciativa! Eu acredito sim que a madeira afeta de maneira direta no timbre, e que os captadores conseguem mudar essas características. Más ainda assim eu prefiro um projeto que enalteça as características sonoras da madeira. O que não significa que seja o melhor caminho, apenas minha preferencia.
    Em relação às duvidas, teria algum email para trocar uma ideia com o Marcio? Estou com algumas duvidas justamente nessa questão de Madeira + captação = timbre final.
    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa e por toda a mão de obra que vocês tiveram ao longo dessa saga heheh

    • @MarcioSalomao
      @MarcioSalomao 7 років тому +1

      Opa! Você pode me achar aqui: facebook.com/marciosalomao.sp

  • @edersonferreira4080
    @edersonferreira4080 4 роки тому

    Muito b. Poderiam fazer um quadro só com isso.

  • @silviocezar1578
    @silviocezar1578 7 років тому

    muito bom o vídeo Erico boa informação

  • @FelipeSantos1000
    @FelipeSantos1000 5 років тому +14

    O tauari é claramente mais agudo que o jequitibá, que é o esperado.
    Em uma strato, com singles, isso ficaria ainda mais óbvio.

  • @sidneidossantos923
    @sidneidossantos923 5 років тому

    Entendo a guitarra como uma equação, cada parte é uma variável com diferentes valores.Tudo influencia ,a começar pela qualidade do encordoamento, que deveria ser sempre mencionado,só por uma questão de objetividade . Abraços a todos !

  • @mundodaanateixeirateixeira4019
    @mundodaanateixeirateixeira4019 5 років тому

    Melhores madeiras Brasileiras
    melhores captadores malagoli sem. duvidas

  • @marcoscosta6289
    @marcoscosta6289 6 років тому

    Na minha opinião essa diferença poderia ser observada mesma se os 2 corpos fossem construídos com a mesma madeira. Então, para mim a mudança no som se dá pela diferença, às vezes, de milímetros na construção do instrumento.

  • @orlandoneto6324
    @orlandoneto6324 6 років тому +11

    Na minha guitarra eu tenho captadores Malagoli, Ponte Floyd Rose (a original), uma boa fiação e potenciômetros Gibson.
    FODA-SE A MADEIRA! Minha guitarra tem o corpo em Basswood e o braço em Maple, msm assim tem um som top, gostaria muito de ter um corpo em mogno, mas... Bom do msm jeito.

    • @TheRafael123456
      @TheRafael123456 3 роки тому

      se você comprar um corpo de uma madeira boa de luthier, de acordo com seu braço, agora que vc já tem todo o hardware, vai sair relativamente em conta

  • @SLTTVBR
    @SLTTVBR 2 роки тому

    Comentário adicional. Voltei no tempo agora com este Duovox aí... Meu Deus... Como fazíamos aparelhos tão bons nesta época... O que foi que aconteceu???... Culpa do Mao Tsé-Tung será?....

  • @jonathansc100
    @jonathansc100 6 років тому

    Sinceramente a diferença é nítida, só não vê quem não quer! Concordo que captadores compensa e ajuda muito ... Mas por outro lado gosto é gosto já vi muita gente vendendo Fender e comprando Tagima com bons captadores vai do gosto e grana de cada um

  • @nilsonsantos5167
    @nilsonsantos5167 3 роки тому

    Não sou guitarrista mas baixista. para o meu ouvido o tauari é mais agudo do que o jequitibá que é uma pouco mais grave. Por ser baixista tenho seis baixos e noto essas diferenças de timbres por serem todos de madeira diferentes. As madeiras brasileiras são os melhores timbres.

  • @SaabGomes
    @SaabGomes 7 років тому +8

    A diferença de frequencia médias e gritante entre uma e outra...

    • @albertosandro8025
      @albertosandro8025 3 роки тому

      Tbm percebi da muita diferença a jequitibá da muito mais corpo no som

  • @eletricalh4202
    @eletricalh4202 7 років тому +1

    parabéns pelo vídeo!

  • @ivanpieri
    @ivanpieri 4 роки тому

    Não tem como esse teste ser preciso, a elétrica do instrumento influência demais no timbre, mesmo sendo a mesma elétrica os pots vão dar diferença na tolerância e isso vai mudar o timbre. Capacitor é outra coisa que influência demais no timbre, essa preocupação com a madeira é uma lenda que enfiaram na cabeça das pessoas sendo que a elétrica influência muito mais no timbre.

  • @psalves9262
    @psalves9262 5 років тому

    A idéia que Paulo Victor falou seria show....guitarras Malagoli..queria uma! Seria top de mais..

  • @MrThecordeiro
    @MrThecordeiro 7 років тому

    Bom o teste!
    As frequências dos harmônicos vão mudar com a mudança da massa e da rigidez dos componentes (hardware+madeiras).
    frequência = constante*raiz(rigidez/massa).

  • @wandersonademirpereiradeje4417
    @wandersonademirpereiradeje4417 7 років тому

    Em minha umilde opinião vcs deveriam usar analizadores de espectro. Uma analise mais profunda mostrará que depende muito mais dos caps doque das madeiras umas vez que são caps magnéticos e a madeira não tem propriedades magneticas. O que pode influenciar de maneira muito subjetiva é a densidade da madeira, e não a madeira em si, não porque o som passa por ela mas porque quanto mais densa menos a madeira vibra gerando interferencias nas cordas.

  • @gabrielmonteirocunha6811
    @gabrielmonteirocunha6811 4 роки тому +3

    Diferença grande.Coloquem os fones de ouvido pra ver.Como eu esperava e sou marceneiro,o jequitiba por ser mais duro é mais grave.

  • @josegeraldo3847
    @josegeraldo3847 2 роки тому

    Influência sim tudo influência no timbre de uma guitarra blz muito bom

  • @heraldopaarmann
    @heraldopaarmann 7 років тому +12

    Enfim, já conversamos sobre este tema várias vezes e o resultado final é apesar da sutil diferença que as madeiras incidem no timbre o fator X sempre será o set de captadores. Fechou a tampa!!!

  • @niltonsuassuna7480
    @niltonsuassuna7480 7 років тому +1

    Diferença gritante! Muito bom o vídeo e excelentes os captadores

    • @carlayo2224
      @carlayo2224 6 років тому

      ua-cam.com/video/7Oo2H-W7d6A/v-deo.html

  • @edsonmotta500
    @edsonmotta500 4 роки тому

    O Jequitibá tem o som mais encorpado. Nesse caso né.É muito complicado.

  • @AndreSilva-vj9hz
    @AndreSilva-vj9hz 7 років тому +3

    Pra mim a diferença foi bem pequena, a de Jequitibá parece ser um pouco mais grave, mas eu penso que essa coisa de madeira não é algo tão sério e sim os caps, e óbvio tbm a construção do instrumento

  • @wendelloliveira894
    @wendelloliveira894 7 років тому +2

    Concordo, que a porcentagem maior na influência de timbre está no set de captadores pontes e braços em uma comparação entre duas guitarras do mesmo modelo. agora claro que há uma boa diferença de timbres entre um modelo de guitarra les Paul e uma strato com a mesma configuração de captadores apenas suposição.
    É minha opinião claro, eu percebo isso, agora cada um tem sua forma de ouvir e compreender as coisas.
    Quero também deixar aqui meus parabéns a toda Equipe Malagoli, vocês produzem ótimos captadores.

    • @carlayo2224
      @carlayo2224 6 років тому

      ua-cam.com/video/7Oo2H-W7d6A/v-deo.html

  • @luthiermello
    @luthiermello 7 років тому

    Lógico né meu querido a madeira do corpo ainda influencia muito

  • @dogramone8155
    @dogramone8155 7 років тому

    Acho que deveriam fazer outro comparativo com guitarras com corpos de madeirite.

  • @jonasdeoliveira965
    @jonasdeoliveira965 6 років тому

    Fera porfavor Qual função dos quatros fios do captador duplo porque alguma so tem dois ? O quanto os capacitores influencia o som e qual deles são os melhores pra mas captação e distorção ? Qual ė a funçao de um Jack esterio ?

  • @laerteandrade5166
    @laerteandrade5166 7 років тому

    achei a diferença muito sutil. mas ainda falta um teste, pois pelas minhas experiências o som está no braço, o corpo influencia pouco. Faça uns testes com braços diferentes, ai sim saberemos se a madeira influencia de verdade.

  • @OfcinaTop
    @OfcinaTop 7 років тому

    Cara me dá uma dica ai, Qual modelo de Malagoli eu devo colocar em minha guitarra Tagima T735 Brasileira antiga para ter um som bem estalado e quais os potenciômetros ou elétrica devo usar

  • @CeSaRiOs110
    @CeSaRiOs110 5 років тому

    A intenção foi boa , mas pecaram não ajustando ponte, ação das cordas e altura dos captadores, pois são fatores que influenciam o timbre final. Para mim teve sim diferença perserpitivel. Então ainda ficaram dúvidas.

  • @CardanGuitar
    @CardanGuitar 3 роки тому

    Cara, o problema é passar por essa pedalheira antes. Perde as nuances todas. Tem que plugar direto no ampli.

  • @SLTTVBR
    @SLTTVBR 2 роки тому

    Olá.. Posso fazer uma rampa, cobrindo totalmente os dois captadores de um baixo Music Man, com uma folha finíssima de madeira, resistente, sem comprometer o campo magnético e a sensibilidade da captação? Obrigado.

  • @giovannirodrigues5640
    @giovannirodrigues5640 5 років тому +2

    teve diferença sim,
    mas se eles girassem o knob de grave do ampli 1 centimetro a mais na guitarra mais clara, ia ficar igual a outra.
    pra mim não compensa pagar absurdo a mais por conta de madeira.
    um exemplo : joe satriani usa basswood (madeira barata) e quero ver quem fala mal do timbre dele. kk

  • @augusto2anjos
    @augusto2anjos 6 років тому

    Não sei se é impressão minha, mas essa madeira mais escura deu uma riqueza de timbres maior, som mais gordo. Gostei mais do timbre dela.

  • @samuelsam1511
    @samuelsam1511 6 років тому

    Parabéns

  • @WaltonV
    @WaltonV 7 років тому +1

    Aqui no Brasil há muitas guitarras de madeira brasileira de fábrica? E no caso de luthieria, custaria quanto, por exemplo, uma Telecaster (com madeira brasileira)?

  • @danielsantana5126
    @danielsantana5126 4 роки тому

    De tanto assisti esse tipo de vídeo eu cheguei a seguinte conclusão:
    Madeira importa sim, porém por vários outros fatores além do timbre.

  • @marciolpcustom5787
    @marciolpcustom5787 7 років тому

    Até que ponto a ponte tune o matic das les poul influenciam no som e timbre da guitarra?

  • @RONALDOSILVA-mz3gi
    @RONALDOSILVA-mz3gi 5 років тому

    Boa tarde. Porque vocês não ligaram direto no Amp? Pedaleira modifica muito o som .

  • @cle22ify
    @cle22ify 7 років тому

    Alguém sabe de algum video que fale sobre esses acabamentos com óleos e ceras?

  • @widercoene7817
    @widercoene7817 6 років тому

    Muda a marrom tem um som mais fechado e branca mais brilhante com a com sons semelhante

  • @KduBorges1
    @KduBorges1 7 років тому

    Usando corpos diferentes e com braços distintos feitos com a mesma madeira, com as mesmas cordas, evita de ter de desmontar nem compromete a regulagem, já que esta plataforma de substituição elétrica toda por trás ficou excelente, dai pode usar o paquímetro pra verificar o posicionamento dos captadores eu acredito que pode ser mais criterioso seu teste que, por mim esta demonstrando a seriedade da empresa, parabéns boto fé, na pratica a maioria das guitarras da galera s ação chinesas de basswood, a boa utilização dos captadores podem mandar no resultado final, falou tudo o Marcos, a parte elétrica e fundamental.

  • @eduardosimoes6
    @eduardosimoes6 4 роки тому

    Agora dá a entender que, o canal, por ser fabricante de captadores, tenta minimizar a importância da madeira... “muda o timbre”
    Claro que não né?!
    Óbvio que entre um basswood e um Alder vai ter muita diferença de qualidade para construção de uma stratocaster... Frequências, sustain, volume...
    Além de “somente” o TIMBRE!!!

    • @MalagoliTV
      @MalagoliTV  4 роки тому

      Não sei aonde vc viu “apenas o timbre”, o fato é q a diferença, quando há, é pequena, a ponto de vc conseguir com mudança dos caps ou até de pots.

  • @marcosbaracca3001
    @marcosbaracca3001 7 років тому

    Antes de mais nada parabéns pela demonstração, apenas não entendi qual ampli foi usado, e se as guitarras foram plugadas direto ou passaram por uma pedaleira digital, de qualquer forma, não achei a diferença de timbre nada sutil, o jequitibá é mais abafado, até agora foi a experiencia mais coerente e fundamentada que já assisti, deixando de lado o comentário do Henrico "As madeiras nacionais são mais sensíveis que as usadas nos instrumentos americanos" , creio que a demonstração fala por si própria e mostra que é importante considerarmos a madeira utilizada nos instrumentos sim , ao contrário das conclusões do Henrico, captador é importante, mas sua interação com o conjunto corpo / braço, é mais ainda, o que é sutil para um leigo faz uma grande diferença para os ouvidos de um músico.

    • @dantredogborsa7048
      @dantredogborsa7048 7 років тому +2

      Lembre-se que as duas madeiras testadas são MUITO DIFERENTES, e se fôssemos nos basear pelo que de praxe se fala de madeiras tão distintas, o distância sonora deveria ter sido grande. Muitos músicos - com ouvidos muito bem treinados e com fones profissionais na cabeça - constataram ao assistir o vídeo que a diferença não foi muito grande, especialmente considerando duas madeiras tão diferentes.
      Desencana, cara...

  • @ErnestoVJr-he4bq
    @ErnestoVJr-he4bq 6 років тому

    Jequitibá é bem pouco mais suavemente grave.

  • @carloshenrique-co2kn
    @carloshenrique-co2kn 5 років тому

    malagoli o melhor capitador na minha opniao

  • @kamenguitars383
    @kamenguitars383 6 років тому

    a guitarra de jequitibá rosa ficou com um timbre mais aveludado com mais sustein e mais resposta no grave. No meu ponto de vista, a madeira afetou diretamente no timbre

  • @profmau3885
    @profmau3885 6 років тому

    óleo de que? parabéns pelo vídeo

  • @ugogemesio22
    @ugogemesio22 4 роки тому

    jequitibá s2

  • @Thiagojedi3488
    @Thiagojedi3488 4 роки тому

    Boa noite!
    Eu tenho uma Squier Mustang Bullet e mandei trocar o humbucker da ponte original por um Seymour Duncan JB SH4 que ganhei, mas esperava um som mais bonito no clean e gordo nas distorções.
    Ambos os potenciômetros originais são de 250k.
    Vc sabe o que poderia estar acontecendo? Muito obrigado!

  • @vitorterres
    @vitorterres 5 років тому

    Quem fabricou esse corpo em jequitibá?

  • @natanaelps5135
    @natanaelps5135 7 років тому

    Seria interessante fazer a comparação com captadores singles!

    • @natanaelps5135
      @natanaelps5135 7 років тому

      Posso estar errado mas será que os caps singles não deixariam mais evidente a diferença entre as madeiras, pq sei que o intuito e mostrar a diferença entre as madeiras e não dos caps.

  • @Hardshadow
    @Hardshadow 7 років тому +1

    Eu sou surdo... porque tem diferença..... TEM DIFERENÇA! Mas não achei tanto assim... Me corrijam se eu estiver errado Tauari é um pouco mais agudo o timbre e jequitibá um timbre mais encorpado?

    • @Hardshadow
      @Hardshadow 7 років тому

      Eu vi o vídeo e não achei tudo isso... Acho que os vãos influenciam muito mais do que a madeira.

  • @neicarlosnei9767
    @neicarlosnei9767 5 років тому

    Essa Madeira imbúia é muito linda !!! Vcs indicaria violões construídos com essa Madeira?! Vlw