COMO FUNCIONA O CONTROLE PID em Controladores de Temperatura
Вставка
- Опубліковано 27 лис 2024
- O controle PID é um dos mais precisos e seguros para controlar temperatura na indústria. Através da resolução de um complexo cálculo, o controlador de temperatura é capaz de ajustar automaticamente suas saídas para proporcionar o melhor ajuste à temperatura desejada.
• Quer saber mais como funciona cada um dos controles de um PID?
Assista ao vídeo e saiba mais.
• Quer comprar um controlador de temperatura com condições especiais?
Veja no nosso site: www.rhmateriai...
• Conheça o PROGRAMA DE PARCERIA da RH Materiais Elétricos e tenha acesso a cupons de desconto e muitas outras vantagens: conteudo.rhmat...
Melhor aula que já vi sobre pid, obrigado e parabéns.
Obrigado Bruno! Se tiver alguma dúvida, dica ou sugestão, deixa aqui nos comentários! Abraço
Parabéns pela expliação.
Estou tentando ajustar o PID de uma estufa sem circulação forçada que trabalha à 40 °C (normalmente) e a temperatura está chegando à 51 °C e não consegue abaixar mais. Já utilizei o recurso Auto Tune, mas não resolveu. Vou mexer manualmente no PID para ver se melhora a reposta do controle. Sou Técnico em Eletrônica na UNIFAL-MG, e possuo graduação e mestrado em Físico.
Mais uma vez, parabéns pela explicação. Um forte abraço.
Olá Maurício, tudo bem?
Ficamos muito felizes com seu comentário. Obrigada por nos acompanhar!
Grande abraço
Este conteúdo está sensacional, o melhor que achei e resolveu demais meu problema em um transportador portuário. Parabéns e obrigado.
Olá Maycon, tudo bem?
Ficamos muito felizes com seu comentário e por nosso conteúdo ter lhe ajudado. Esse é o nosso maior objetivo. Se ainda não é inscrito no canal, se inscreva para ficar por dentro das novidades.
Grande abraço!
Melhor vídeo que encontrei sobre o assunto. Ótima didática!
Olá Paulo! Tudo bem com você? Muito obrigado pelo seu comentário, com toda certeza isso nos ajuda. Sempre que quiser conversar conosco estamos à disposição. Forte abraço!
Não consegui entender ele está falando muito na linguagem técnica, não tá explicando de forma transparente. Vou dar deslaike
Parabéns pela aula!!! Ja existe vídeo prático?
Olá Carlos, tudo bem? Ainda não fizemos um vídeo prático deste método, mas em breve traremos novidades ao canal e com certeza faremos mais exercícios práticos!
Parabéns pelo vídeo.
Poderia explicar na pratica sobre relé de segurança?
Olá Leandro, pode conferir sobre relé de segurança nesse vídeo do nosso canal: ua-cam.com/video/6lvuCSaXVao/v-deo.html
Boa noite professor parabéns pelo vídeo.
Posso utilizar esse tipo de controlador PID com saída para controlar direto uma resistência de 5.O00 watts preciso de que componente para entender a variação da saída PWM e
entregar a carga
Excelente aula , parabéns
Muito obrigado, Antonio! Que bom que gostou!! Forte abraço!
Exceleeeeeeeeete!!!!!!!
Excelente conteúdo amigo!
Obrigado! Qualquer dúvida ou sugestão de conteúdo, envie pra gente que vamos tentar atender!
Muito bom
Boa noite, parabéns pelo aula!
Uma duvida, esta variável manipulada seria o que?
Obrigado Fabricio! A variável manipulada é a variável em que o equipamento atua para fazer o controle da carga. De modo mais prático podemos dizer que é como o equipamento controla a saída que aciona a carga. Por exemplo, em um controle PID o equipamento vai utilizar a saída em controle PWM e vai manipular a variável de saída de 0 a 100% de modo a controlar a carga e obter a temperatura desejada. Espero ter ajudado, precisando é só responder aqui. Abraço!
Boa noite. Poderia fazer um video explicativo na prática, modificando os valores de PID ate atingir um valor ideal de processo com por exemplo em uma resistencia de aquecimento.
Sugestão anotada! Muito obrigado por acompanhar nosso conteúdo!
Boa tarde irmão quando puder faz um vídeo das instalações físicas de controle e do alarme por favor do controlador de temperatura
Boa tarde Robson! Obrigado pela sugestão, em breve faremos um vídeo com este assunto. Se inscreva aqui no canal para acompanhar os próximos vídeos.
Forte abraço!
Sensacional
Obrigado Herick! Qualquer sugestão de conteúdo, dúvida ou necessidade, ficamos à disposição!
Boa noite professor vc da curso de controladores de temperatura?
Olá Robson, tudo bem? Atualmente não damos cursos, mas nossa equipe técnica dá todo suporte necessário para os clientes do nosso site.
Para conferir os controladores com que trabalhamos, deixo abaixo o link direcionado.
www.rhmateriaiseletricos.com.br/produtos?q=controlador+temperatura
Forte abraço!
Massa demais!!!!!
Valeu Lucas, qualquer dúvida a gente fica à disposição!
Olá, parabéns pelo vídeo. Tenho apenas uma dúvida. Quando altero os parâmetros no controlador novus 1030, sendo eles PB, IR e DT, estes parâmetros representam graus, porcentagem do setpoint ou oque?
Olá Andrei! Tudo bem? Desculpe a demora na resposta, vamos lá! O parâmetros de PB, IR e DT são componentes da equação matemática que gera o sinal de controle do equipamento, a variável manipulada. Eu comento sobre essas componentes da equação no minuta 2:30, sendo eles KP, KI e KD respectivamente. Espero que tenha ajudado. Forte abraço!!
Gostaria de saber a configuração do controlador de temperatura da coel pois comprei um pra minha prenssa e o técnico que não soube configurar k48e coel ?
Olá, tudo bem? Infelizmente não trabalhamos com esta marca de controladores, temos apenas produtos Novus ou Autonics. Porém no suporte da empresa você deve conseguir alguém capacitado à lhe ajudar da melhor maneira possível!
Eu tenho um controlador de temperatura para controlar um forno de resistências elétricas. O meu controlador faz rampas e patamares, entretanto, eu preciso ter uma confiança grande na taxa de aquecimento, preciso que ela seja bem precisa para a que eu setei. Nesse caso é melhor usar o PID ou ON/Off? No caso do on/off, o meu controlador tem duas opções, simétrico e assimétrico, qual é a diferença?
Eu estava usando o controle on/off assimétrico, e estava funcionando bem, ele passava um pouco da temperatura alvo, mas isso não é um problema para mim. Mas agora, eu preciso fazer uma reação química dentro do forno, onde eu tenho liberação de calor dentro do forno, e o meu controlador passou a não obedecer mais a taxa de aquecimento que eu setei, ele está aquecendo muito mais rápido que deveria por conta do calor da reação gerado. Se eu usar o controle PID ele vai controlar melhor? No caso ele vai medir a temperatura interna pra saber o quando ele potência ele tem que mandar para as resistências para manter na taxa setada?
Olá Larissa! Tudo bem? Seu caso é muito específico e bem interessante. Para que o controle PID funcionar de forma adequada é necessário informarmos ao controlador as constantes P, I e D. Isso pode ser feita de forma manual através de cálculos matemáticos ou utilizando uma função automática em que o controlador aquece o sistema de acordo com o setpoint desejado e, a partir da temperatura que ele medir, ele mesmo entende o comportamento do sistema e passa a controlar com base no sistema com que ele interagiu. É importante entendemos isso porque acredito que o aumento da temperatura gerado pela energia dissipada na reação química deve ser, acredito eu, proporcional à quantidade de material que está reagindo e também pode mudar de acordo com os reagentes que está utilizando. Isso quer dizer que talvez seja necessário usar a função automática do PID com uma reação “teste” e a partir desse momento ele pode ter um resultado melhor. É muito importante entender que o controlador atua nas resistências e lê um sinal que está sendo influenciado tanto por elas quanto pelo aquecimento da reação. Uma vez que o aquecimento da reação possa apresentar um comportamento diferente em cada reação será muito difícil do controlador apresentar um comportamento perfeito.
O que quero dizer é que sempre haverá alguma variação em torno da temperatura desejada, principalmente se o controlador interromper o aquecimento e o ambiente controlado continuar a aquecer devido a reação. Acredito que o controle PID apresentará um resultado infinitamente melhor do que o ON/OFF, mas tudo depende da sua expectativa quanto a precisão do sistema. Fique a vontade para mandar mais mensagens sobre esse caso. Um fator importante também é verificar se a parte elétrica do seu forno permite um controle PID, talvez seja necessário trocar algum componente para ter um controle melhor.
Ola professor .bom dia .mais qual seria as porporçao de uma medida e outra a nivel numero?
Olá, Pedro! Tudo bem? Não sei se entendi bem sua pergunta. Pode explicar melhor?
Like + inscrição.
Por favor, estou fazendo meu TG sobre Controle PID num forno de panificação, preciso de explicação como vou fazer essa implementação no forno?
Olá, Camila! Tudo bem? Os controladores que possuem controle PID integrado possuem uma função para que seja implementado o controle no processo. Essa função é conhecida como "Auto tune" ou "auto tunning". Quando acionamos a função o controlador fará a temperatura ir até o setpoint e buscará a estabilização da temperatura. Durante esse processo o controlador vai entender as características do processo e calculará o parâmetros do PID a partir desses dados. Resumindo nós podemos dizer que o controlador faz tudo sozinho. Não sei se era bem isso que precisava, qualquer coisa é só perguntar. Abraço!
Poderia fazer um vídeo com aplicação do método de tentativa e erro, pois no dia a dia frente ao processo, não é sempre que dá tempo de ficar calculando os valores de PID.
Olá Daniel, tudo bem?
Vamos colocar seu vídeo na lista de sugestões para novos conteúdos. Se você ainda não é inscrito no nosso canal, se inscreve para ficar sabendo quando novos vídeo surgirem.
Grande abraço!
Tenho 3 resistências em uma máquina e preciso que as 3 estejam na mesma temperatura duas estão ok, mais uma está dando trabalho o PID está 80, 50, 5.0, para chegar mais próximo do ser pronto, diminuo o proporcional?
Olá, tudo bem? Poderia explicar um pouco mais o problema? As 3 resistências são ligadas a um mesmo controlador, ou são controladores diferentes? O problema apresentado nesta resistência é de não chegar a temperatura ideal, é passar da temperatura, ou dificuldade em estabilizar? São diversas variáveis que podem estar causando essa dificuldade no processo, então com mais alguns dados conseguimos ter uma ideia melhor para lhe auxiliar!
Muito boa a explicação,show.
Obrigado Italo! Se tiver alguma sugestão de conteúdo pra gente, deixa aqui nos comentários! :D
Só faltou citar os sistemas com Auto Tuning e como ele ajuda.
Realmente! É um assunto muito relevante e que acabou não sendo abordado neste vídeo. Em breve faremos novos conteúdos e com certeza iremos trazer sobre o auto tuning também!
Boa tarde , Mestre , a Banda Proporcional , seria isso então , um exemplo a temperatura set point esta programada para 100 graus , ao energizar o aparelho , o mesmo já atingindo os 90 graus o controlador de temperatura desliga as resistências de aquecimento , ao chegar aos 100 graus , a temperatura ultrapassa ainda os 100 graus , chegando ate 110 graus , neste caso o controlador permanece desligado , ao chegar aos 100 graus que seria set point , o controlador fica ligando e desligando ate atingir ciclo , ate que o controlador consiga ficar dentro da faixa de temperatura de 100 graus ,,,,!!!! A Histerese eu entendi somente a Banda Proporcional que ainda estou com dificuldades , por isso prefiro que o Sr tire a minha duvida que o Sr explica bem melhor !!!!!!!
Olá Sérgio, tudo bem? A banda proporcional funciona somente no controle PID, buscando sempre aquecer o sistema quando a temperatura está abaixo do setpoint, ou parando o aquecimento para o sistema resfriar quando a temperatura ultrapassa o setpoint.
Já a histerese é a temperatura que definimos no controle On/Off e que o processo pode chegar sem ter problemas. Exemplo: definimos o setpoint do processo em 100ºC e nossa histerese está configurada para 5ºC acima ou abaixo dos 100ºC (no caso 95ºC e 105ºC). Assim, nosso processo começa a aquecer e se mantém aquecendo até atingir 105ºC (valor de histerese acima do setpoint), nesse momento o aquecedor desliga e a temperatura começa a baixar. Ao chegar nos 95ºC o controlador é acionado de novo, de forma a ligar o aquecedor para fazer a temperatura subir novamente. E isso se repete, com a histerese sendo esse "erro" que você permite ao controlador, já que em sistemas de aquecimento On/Off é recomendado manter um tempo entre cada acionamento e desligamento para evitar problemas.
muito bom, parabéns pela aula!
Muito obrigado! Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, manda aqui nos comentários que vamos tentar ajudar!
Eu tenho um sistema de controle de temperatura, preciso atingir 180°, porém quero controlar em quanto tempo eu chegarei nessa temperatura...me parece que o meu pid está configurado na máxima potência, isso sobrecarrega minhas resistências, como faço para reduzir esse minha potencia no aquecimento?
Boa tarde Vinícius! tudo bem?
O controle PID padrão normalmente tenta assumir o valor de setpoint o mais rápido possível. Caso queira que o tempo de subida da temperatura seja controlado o ideal é utilizar um controlador que possua uma programação normalmente conhecida de rampa e patamar. Nessa programação tu coloca que queres subir a temperatura de 0 a 180°C e que esse processo deve levar 20 minutos, por exemplo. O modelo abaixo permite esse tipo de parametrização e acredito que te atenderia.
www.rhmateriaiseletricos.com.br/controlador-de-temperatura-n480d-rp-usb-220v
Espero ter ajudado, abraço!
Excelente aula. 👏👏👏
Obrigado Carlos! Se houver alguma dúvida ou assunto que queira saber mais, pode comentar aqui ou enviar através do nosso site, que vamos adorar te ajudar! Abraço.
Tenho dúvidas sobre os valores de PID que devo ajustar. Exemplo: Tenho no controlador uma proporcional ajustável de 0 a 500, Integral de 0 a 99.99 e Derivada de 0 a 300,0. Tem algum vídeo que fala sobre isso?
Olá Maikio, tudo bem? Em geral os controladores possuem uma função de Auto Tune, onde eles fazem os ajustes das funções automaticamente. Após isso, você pode fazer um ajuste fino utilizando as variáveis. Caso queira fazer tudo manualmente, é um pouco mais complicado. Porém a Novus disponibilizou um artigo que explica melhor como essa função é feita. Você pode acessar ele nesse link: www.novus.com.br/downloads/Arquivos/artigopidbasico.pdf
Qualquer dúvida, sinta-se a vontade para nos chamar!
RH Materiais elétricos Muito obrigado. Vou ler essa artigo.
Estou tendo dificuldade para ligar o sensor de temperatura no controlar West, no comando, tem algum vídeo explicando? É para acionar uma resistência de até 250graus por ai
@@CanaltechWelton Tudo bem Elton? Trabalhamos com controladores Novus, Tholz e Autonics, então não vamos ter um vídeo mostrando a forma correta de ligar o sensor nos controladores West.
Você já verificou manual do produto? Geralmente lá se acha as informações necessárias.
Professor me ajuda!
Claro Marcelo! Qual sua dúvida?
Muito bom...👍👍👍👍
Muito obrigado! Se tiver alguma dúvida ou sugestão de conteúdo, manda aqui nos comentários que vamos tentar ajudar!
Boa noite ,Mestre , estou com dificuldades em entender , os parâmetros de set point e outros !!
Olá Sérgio, tudo bem? Você pode conferir este outro vídeo do nosso canal, ele fala sobre parâmetros e explica um pouco sobre cada um deles.
ua-cam.com/video/c26kiO4pLcQ/v-deo.html
Qualquer dúvida que você tiver, pode entrar em contato com a gente!
Boa noite, preciso de ajuda para meu Trabalho de Graduação, como simular um controlador PID num forno elétrico de panificação?
esse controle é usado no equilíbrio de robôs. Tenho que aprender
Ele é muito usado em vários setores da indústria, muito importante conhecer ele e como utilizar!
explicacao muito boa, mas teria ficado melhor ainda com mais analogia. ;)
Obrigado pela dica, Andre! Se tiver alguma sugestão de conteúdo ou sobre a forma que apresentamos, comenta aqui que buscamos sempre melhorar e ajudar o público cada vez mais! :D
audio baixo de mais
Obrigado pela opinião, vamos observar nos próximos. Abraço!
Som muito ruim
Olá Alysson! Vamos melhorar a qualidade dos áudios nos próximos vídeos. Obrigado pelo feedback. Se não é inscrito no nosso canal, se inscreve aí para acompanhar os próximos vídeos
Grande abraço!