Sou um colega do Setor Elétrico, descobri esse canal recentemente e estou impressionado com a qualidade e didática dos vídeos! Admiro quem se preocupa em transmitir conhecimento de uma forma amigável. Excelente trabalho! Tenho aprendido muito com seus vídeos. Esse da Inércia achei espetacular! Abs!!
Caríssimo, apesar de ter ministrado aulas de projeto de turbinas hidráulicas para turmas de eng. mecânica, sua visão do lado elétrico me esclareceu detalhes "do outro lado" da turbina ! Parabéns pela sua didática.
Descobri esse canal por acaso. Sou engenheira eletricista e trabalhei por 20 anos no planejamento de uma distribuidora de energia elétrica. Excelente explicação!
Seja bem vinda, Layse. É uma satisfação tê-la no canal. Minha experiência é com transmissão e geração na rede básica, pelo ONS. Abração ⚡ Sugestão: ua-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/v-deo.html
É impressionante a didática. A forma simples, porém requintada de conhecimento que nos faz grudar e assistir aos vídeos sem ver o tempo passar! Muito obrigado pela sua disponibilidade em compartilhar seu conhecimento.
Sou formado em Eng. Elétrica e conheci o canal há poucos dias, e estou maravilhado com a quantidade de conteúdos e facilidade com que assuntos complexos são ensinados. Espero que esse canal perdure por muito tempo e que consigamos aprender sempre.
Interessante. Penso que em grupos de geradores menores acionados por motores estacionários, além da inércia do rotor do gerador e eventualmente da própria volante do motor, existe o governador mecânico ou eletrônico, que regula a quantidade de combustível de acordo com a rpm do virabrequim com o objetivo de estabilizar ao máximo as variações de velocidade de rotação do grupo para não impactar em demasia a frequência da corrente elétrica gerada. Excelente conteúdo!
Muito bom o assunto! Vai ser o assunto do meu tcc! Obrigado professor ! Não me canso de falar que é o melhor canal de engenharia elétrica/ eletrotécnica!!!
Interessante, não sabia que o movimento inercial do rotor tinha tanta importância no fator estabilidade em frequência, me fez lembrar das aulas de física na faculdade... Abração!!!
Boa noite Mestre! Mais um excelente conteúdo. Se possível, poderia fazer um vídeo sobre componentes simétricas e calculo de curto-circuito em SEP? Não achei muitos vídeos interessantes sobre esse assunto
Essa semana comentando em aula com o professor sobre a qualidade de energia que temos hoje... Com a entrada da eletrônica de potência melhorou de uma parte e piorou de outra, a qualidade... Esse recurso de inércia sinterizada vai resolver uma parte e causar piora da qualidade com harmônicos no sistema e perturbações... O famoso cobertor curto. Antigamente nosso sistema era puramente ou perto disso resistivo, pouco reativo, lâmpada incandescente, fontes lineares, pouca indústria, etc... Mas pra isso que nós engenheiros se formamos ne 😂 resolver os próprios pepinos.
Mais um excelente aula professor, como reage a inércia de um gerador quando a uma perda de carga ou um aumento de carga. Na verdade seria interessante um vídeo sobre como os geradores "pegam cargar" após sincronizar no Sistema, como é o fenômeno físico elétrico.
Bom dia. Quanto as fontes renováveis, o ideal não seria colocar bancos de baterias tipo aquelas da Tesla (Megapack) juntos as subestações do empreendimento, para garantir a inercia nos momentos de queda repentina de geração? Apesar de ser leigo, eu falo isso por que eu tenho um sistema solar off grid e quem garante a "inercia" do meu sistema são as baterias. às vezes quando passa uma nuvem carregada a geração chega a cair 90% e não teria como manter minhas cargas domesticas ligadas se não fossem as baterias.
Essas baterias ainda são economicamente inviáveis, e eu não conheço a resposta da eletroquímica da bateria diante de oscilações transitórias. Abração ⚡
Sou o inventor que descobriu o sistema vácuo gravitacional, capaz de gerar eletricidade " ciclo da água" a quantidade de água gue é gravitada ao mesmo tempo é sulgada pelo método vácuo, retornando ao recipiente de partida! Titulei de : unidade vácuo gravidade. Não tenho formação acadêmica em eletricidade, preciso de ajuda ou parceria para conseguir o diâmetro do rotor e a inércia equivalente. Hidrelétrica compacta portátil, fácil de instalação.
Como sempre, conteúdo muito bom! PARABÉNS pelo ótimo trabalho, professor. Porém, com todo o respeito, faço uma pequena observação: em 10:33, o primeiro gráfico mostrado (no canto superior esquerdo) da resposta à variação de frequência ñ parece ser o de uma resposta super amortecida, mas sim o de uma resposta criticamente amortecida.
Valeu Cláudio, de fato as respostas super amortecida e criticamente amortecida são parecidas. Eu achei a resposta do gráfico super amortecida, pois o sinal estabiliza rapidamente, quase sem oscilações. Abração ⚡
Não sei os dados do gerador mencionado para ilustração, mas um gerador da usina de Itaipu possui diâmetro 13 m e pesa 1700 toneladas. É muita inércia 😁Abração ⚡
Existe a inercia sintética ou ainda é algo teorico? Colocar os conversores de potência da eolica, solar e etc pra emular uma inercia [edit: vi agora que falou disso no video]. Ouvi falar disso quando visitei o predio da ONS el recife. Outra dúvida, aquelas baterias que a tesla instala, faz o mesmo papel da inercia de um gerador sincrono? Na imagem do superamortecido tem esse overshoot? Quando for falar da inercia sintética pode trazer informação de outros paises? Porque o brasil é rico em hidráulica, como é essa quedtao da estabilidade da Alemanha por exemplo, que parece ter muito solar e eolica? Porque eu acredito que o brasil deva ter uma inércia relativa a carga, maior que muitos países que estão avancados em eolica e solar.
Nem todos aerogeradores se conectam por inversores, alguns se conectam diretamente pelo estator do gerador e o inversor exita o rotor do gerador, no final temos a inércia
Prof., salvo engano, os parques eólicos possuem modelos diferentes de aerogeradores. Alguns com inércia sintética, outros não. Em cada subsistema regional do SIN quais as potências eólicas instalada X reservas de potência eólica para inércia sintética? A inércia sintética total disponível em cada subsistema está em bons níveis? Ou a isolação dos subsistemas deixaria alguma região com maior risco de instabilidade e consequente apagão?
Olá Haldir, a inércia sintética está estabelecida nos Procedimentos de Rede do ONS, e as usinas de geração eólica e fotovoltaica devem atender aos critérios e condições ali estabelecidas. E de fato, existem modelos diferentes de aerogeradores. Abração ⚡
Mesmo com essa inércia sintética, a grande entrada de geradores solar e eólico, prejudica a inércia do sistema elétrico como um todo? Digo, pensando em uma maior participação dessa geração distribuída, o sistema será obrigado no futuro a entrar com mais hidroelétrica ou térmica para garantir a inércia mínima? Obrigado.
Também podemos inserir inércia através de compensadores síncronos. Tudo isso é novo, e todas essas questões estão sendo estudadas e analisadas para a segurança do SIN. Abração ⚡
Essa aula matou uma dúvida que eu não entendia, o que leva o sistema a se estabilizar. A inércia, pelo que entendi, quando perdida, incorre no desligamento de um sistema, e se causar impacto significativo, afundando a frequência abaixo do permitido no sistema, pode causar um efeito cascata seguido de um blackout. Ou entendi de forma equivocada?
Uma fonte de energia muito boa e estável também é a termossolar, que pode ser combinada com motores Stirling, grandes bancos de baterias e volantes de inércia girando por volta de 8 mil RPM. Fotovoltaica é uma porcaria. O Brasil tem muita capacidade de geração termossolar. Temos que montar um monte de fábricas e grupos de pesquisa e desenvolvimento/aperfeiçoamento desta tecnologia, que é muito barata e eficiente.
Estranhou-me o fato dos geradores de energia através de inversores, não contribuírem com a inércia. É muito fácil alterar-se os parâmetros de tempo de resposta, já que a comutação pode ocorrer até em microsegundos, e a frequência é gerada por síntese direta, não dependendo de um elemento mecânico para isso. Acredito esse ser apenas um ponto tecnológico momentâneo e não conceitual.
Olá, José, não pode haver inércia sem massa girante e sem sincronização com o sistema Interligado, pois a conexão com inversores é assíncrona. Mas a evolução (atual) é a inércia sintética, onde um sistema de controle monitora a frequência e responde, reduzindo ou elevando a geração da eólica ou fotovoltaica. Agora temos uma resposta para regulação da frequência da mesma forma a que o gerador síncrono. Abração ⚡
Sou um colega do Setor Elétrico, descobri esse canal recentemente e estou impressionado com a qualidade e didática dos vídeos! Admiro quem se preocupa em transmitir conhecimento de uma forma amigável. Excelente trabalho! Tenho aprendido muito com seus vídeos. Esse da Inércia achei espetacular! Abs!!
Valeu, Luiz. Fico feliz em contribuir com conhecimento em Sistemas de Potência. Aproveite o canal. Abração ⚡
Concordo!!!!
Parabéns!
Caríssimo, apesar de ter ministrado aulas de projeto de turbinas hidráulicas para turmas de eng. mecânica, sua visão do lado elétrico me esclareceu detalhes "do outro lado" da turbina ! Parabéns pela sua didática.
Valeu, Cláudio. A engenharia mecânica é um outro universo interessante, pena que eu conheço muito pouco. Forte abraço meu amigo!
Hj já compartilhei esse canal com um amigo operador de uma SE 230kv. Não existe outro canal de elétrica com tamanha capacidade didática.
Valeu a força, Welber. Fico muito feliz em compartilhar sobre sistemas de potência. Abração ⚡
Ansioso pelo vídeo sobre a inércia sintética. Parabéns e obrigado pela qualidade dos vídeos e das informações.
Valeu, Daniel. Depois farei o vídeo da inércia sintética, mas vou ter que estudar bastante 😁 É muita eletrônica e sistemas de controle. Abração ⚡
Conteúdo muito preciso. Interessantíssimo.
Muito obrigado! Seus vídeos estão fazendo um grande diferencial no UA-cam Brasil.
Valeu, Pedro ⚡👍
Descobri esse canal por acaso. Sou engenheira eletricista e trabalhei por 20 anos no planejamento de uma distribuidora de energia elétrica. Excelente explicação!
Seja bem vinda, Layse. É uma satisfação tê-la no canal. Minha experiência é com transmissão e geração na rede básica, pelo ONS. Abração ⚡
Sugestão:
ua-cam.com/video/QRLMlhZ9T9Q/v-deo.html
É impressionante a didática. A forma simples, porém requintada de conhecimento que nos faz grudar e assistir aos vídeos sem ver o tempo passar! Muito obrigado pela sua disponibilidade em compartilhar seu conhecimento.
Valeu, Bruno. Aproveite o canal, que tem muita coisa relevante, e eu fico feliz em compartilhar. Abração ⚡
Sou formado em Eng. Elétrica e conheci o canal há poucos dias, e estou maravilhado com a quantidade de conteúdos e facilidade com que assuntos complexos são ensinados. Espero que esse canal perdure por muito tempo e que consigamos aprender sempre.
Valeu, Cledson, é uma satisfação e fico feliz que tenhas gostado. A ideia é compartilhar conhecimento. Aproveite o canal, abração ⚡
Show! A cada gota de conhecimento, um rio de curiosidade e dúvidas se forma! Obrigado, professor!
É assim mesmo, quanto mais aprendemos, mais percebemos que sabemos pouco 😃
Conteudo monstruoso de bom 👏 to abismado. Tenho muito o que aprender. Mas obrigado por compartilhar o conhecimento
Excelente aula professor, não perco um vídeo! Se possível faz um vídeo sob o funcionamento da excitatriz dos geradores
Valeu Gabriel, sobre a excitatriz, é muita eletrônica de potência e retificadores 😁
No aguardo para o video da Inércia Sintética. Muito bom os seus videos, abraço!
Em breve, está no radar 👍
Parabéns, professor! Excelente aula e didática! Que Deus continue a abençoar! Gratidão por compartilhar conhecimento.
@@walquiriasilva9380 Valeu, Walquíria. Aproveite o canal. Abração ⚡
Como sempre muito top suas aulas. Parabens
Valeu, Wando. Abração ⚡
Muito bom! Acabei de me inscrever. Vocês ensinam os conceitos mecânicos e elétricos de modo simples e objetivo.
Valeu, Hedder. Seja bem vindo. Aproveite o canal 👍
Muito bom! Elétrica sem Limites!
Obrigado por compartilhar conhecimento.
Sempre com informações única e bem explicada. Obrigado!
Parabéns professor! Muito boa aula.
Interessante. Penso que em grupos de geradores menores acionados por motores estacionários, além da inércia do rotor do gerador e eventualmente da própria volante do motor, existe o governador mecânico ou eletrônico, que regula a quantidade de combustível de acordo com a rpm do virabrequim com o objetivo de estabilizar ao máximo as variações de velocidade de rotação do grupo para não impactar em demasia a frequência da corrente elétrica gerada. Excelente conteúdo!
Aí você deu aula 👍
Grato, @@eletrica-sem-limites!
Sempre aprendendo com seus videos de qualidade em todos sentidos, continue assim 🫂✊🏾.
Valeu, Venceslau 👍
Muito bom, professor!
Uma excelente abordagem sobre o tema e me trouxe muita clareza sobre o relatório do ONS referente à última falha do SIN.
Boa observação 👍 Abração ⚡
Muito bom o assunto! Vai ser o assunto do meu tcc! Obrigado professor ! Não me canso de falar que é o melhor canal de engenharia elétrica/ eletrotécnica!!!
Sucesso no TCC, Josuel. Obrigado pela força. Abração ⚡
Simplesmente sensacional.
Um monstro da didática
Eita 😁 valeu o entusiasmo, Júlio 👍
Aula excelente! Explicou o assunto com didática e clareza 👍
Essa é a ideua. Abração 😁
Obrigado aí mestre por compartilhar informações de tamanha relevância.
Valeu, Remo 👍
Parabéns, professor!! Fico impressionado com tamanha qualidade e informações dos seus vídeos!! Eu assisto os seus vídeos até almoçando kkkkkk 👏👏👏👏👏
Virou ELETRIFLIX 😁 Valeu Lucas, fico feliz, aproveite o canal. Abração ⚡
Excelente! Ótimo material. Parabéns!
Obrigado 😃
É conhecimento demais! Admiro e vou aprendendo a cada video! Só gratidão mestre!!
Valeu, Adilson, vamos aprendendo juntos 👍
Que didática, muito bom mesmo!!!
Valeu, Nailton. Aproveite o canal 👍
Excelente palestra, parabéns.!
Valeu 👍
"Top demais esta explicação. A correção da frequência é feita através da energia cinética, regulação primária e regulação secundária."
Aí você deu aula. Abração!
Mais uma aula top!
Valeu, Rodrigo 👍
Interessante, não sabia que o movimento inercial do rotor tinha tanta importância no fator estabilidade em frequência, me fez lembrar das aulas de física na faculdade...
Abração!!!
Valeu, Luiz. Relembrar é viver. Abração ⚡
Muito bom o seu canal
Valeu, Márcio. Aproveite o canal. Abração ⚡
Sabe muito, parabéns
Abençoa, Senhor 🙌
muito top!!! já esperando o próximo sobre inércia sintética
Valeu, Cleber 👍
Boa noite Mestre! Mais um excelente conteúdo. Se possível, poderia fazer um vídeo sobre componentes simétricas e calculo de curto-circuito em SEP? Não achei muitos vídeos interessantes sobre esse assunto
Valeu a sugestão. No canal há um vídeo sobre componentes simétricas, uma introdução. Abração ⚡
Permita-me sugerir os livros do professor Geraldo Kindermann, da UFSC.
Googlando é possível encontrar todos eles.
Essa semana comentando em aula com o professor sobre a qualidade de energia que temos hoje... Com a entrada da eletrônica de potência melhorou de uma parte e piorou de outra, a qualidade... Esse recurso de inércia sinterizada vai resolver uma parte e causar piora da qualidade com harmônicos no sistema e perturbações... O famoso cobertor curto. Antigamente nosso sistema era puramente ou perto disso resistivo, pouco reativo, lâmpada incandescente, fontes lineares, pouca indústria, etc... Mas pra isso que nós engenheiros se formamos ne 😂 resolver os próprios pepinos.
Isso mesmo Rafael, sempre temos novos desafios. Abração ⚡
Obrigado pelo vídeo.
Disponha!
Vídeo aula #top parabéns faz um video sobre as principais causas de apagão de energia elétrica
Esse vídeo já está pronto 😃
@@eletrica-sem-limites quando vai ser colocado no UA-cam ou já tem esse vídeo no seu canal
Brinca cum homi... é fera!! 👏👏👏👏
Eita 😁
@@eletrica-sem-limites 👏
fala sobre a curva de capabilidade, excelente aula
Farei em breve. Abração ⚡
Professor, porque que os geradores nas hidrelétricas são sempre montadas na vertical?
Mais um excelente aula professor, como reage a inércia de um gerador quando a uma perda de carga ou um aumento de carga. Na verdade seria interessante um vídeo sobre como os geradores "pegam cargar" após sincronizar no Sistema, como é o fenômeno físico elétrico.
Valeu a dica. Esse "pegar carga" é o puro aumento do ângulo de carga, em breve farei um vídeo. Abração👍
Espetacular!
Valeu, Santos ⚡
Tem que tirar o chapéu
Valeu, Levi 👍
Excelente didática. O senhor tem curso específico sobre esse assunto?
Bom dia. Quanto as fontes renováveis, o ideal não seria colocar bancos de baterias tipo aquelas da Tesla (Megapack) juntos as subestações do empreendimento, para garantir a inercia nos momentos de queda repentina de geração? Apesar de ser leigo, eu falo isso por que eu tenho um sistema solar off grid e quem garante a "inercia" do meu sistema são as baterias. às vezes quando passa uma nuvem carregada a geração chega a cair 90% e não teria como manter minhas cargas domesticas ligadas se não fossem as baterias.
Essas baterias ainda são economicamente inviáveis, e eu não conheço a resposta da eletroquímica da bateria diante de oscilações transitórias. Abração ⚡
Sou o inventor que descobriu o sistema vácuo gravitacional, capaz de gerar eletricidade " ciclo da água" a quantidade de água gue é gravitada ao mesmo tempo é sulgada pelo método vácuo, retornando ao recipiente de partida! Titulei de : unidade vácuo gravidade. Não tenho formação acadêmica em eletricidade, preciso de ajuda ou parceria para conseguir o diâmetro do rotor e a inércia equivalente. Hidrelétrica compacta portátil, fácil de instalação.
Olá, Edinaldo. Eu não entendi como esse sistema gera energia elétrica. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limitesProvavelmente ele não conhece a lei da conservação da energia
Como sempre, conteúdo muito bom!
PARABÉNS pelo ótimo trabalho, professor. Porém, com todo o respeito, faço uma pequena observação: em 10:33, o primeiro gráfico mostrado (no canto superior esquerdo) da resposta à variação de frequência ñ parece ser o de uma resposta super amortecida, mas sim o de uma resposta criticamente amortecida.
Valeu Cláudio, de fato as respostas super amortecida e criticamente amortecida são parecidas. Eu achei a resposta do gráfico super amortecida, pois o sinal estabiliza rapidamente, quase sem oscilações. Abração ⚡
Boa noite mestre,so por curiosidade..qual o diâmetro e peso deste gerador mencionado em amarelo por favor.
E meus parabens pela bela explicação.
Não sei os dados do gerador mencionado para ilustração, mas um gerador da usina de Itaipu possui diâmetro 13 m e pesa 1700 toneladas. É muita inércia 😁Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites bom dia e obrigado pelo feedback mestre.
Existe a inercia sintética ou ainda é algo teorico? Colocar os conversores de potência da eolica, solar e etc pra emular uma inercia [edit: vi agora que falou disso no video]. Ouvi falar disso quando visitei o predio da ONS el recife. Outra dúvida, aquelas baterias que a tesla instala, faz o mesmo papel da inercia de um gerador sincrono? Na imagem do superamortecido tem esse overshoot? Quando for falar da inercia sintética pode trazer informação de outros paises? Porque o brasil é rico em hidráulica, como é essa quedtao da estabilidade da Alemanha por exemplo, que parece ter muito solar e eolica? Porque eu acredito que o brasil deva ter uma inércia relativa a carga, maior que muitos países que estão avancados em eolica e solar.
Olá, Salatiel, a inércia sintética é real e é aplicada no Brasil e no mundo. Abração ⚡
Nem todos aerogeradores se conectam por inversores, alguns se conectam diretamente pelo estator do gerador e o inversor exita o rotor do gerador, no final temos a inércia
É verdade. Mas a maioria se conecta através de inversores, conexão assíncrona, principalmente as grandes usinas eólicas da Rede Básica. Abração ⚡
Prof., salvo engano, os parques eólicos possuem modelos diferentes de aerogeradores. Alguns com inércia sintética, outros não.
Em cada subsistema regional do SIN quais as potências eólicas instalada X reservas de potência eólica para inércia sintética? A inércia sintética total disponível em cada subsistema está em bons níveis? Ou a isolação dos subsistemas deixaria alguma região com maior risco de instabilidade e consequente apagão?
Olá Haldir, a inércia sintética está estabelecida nos Procedimentos de Rede do ONS, e as usinas de geração eólica e fotovoltaica devem atender aos critérios e condições ali estabelecidas.
E de fato, existem modelos diferentes de aerogeradores. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites
Encontrei aqui:
ONS PR Sub-módulos 2.10 | 3.6 | 18.2
Obrigado pela pronta resposta.
@@HaldirLeao Muito bom ⚡👍
Mesmo com essa inércia sintética, a grande entrada de geradores solar e eólico, prejudica a inércia do sistema elétrico como um todo? Digo, pensando em uma maior participação dessa geração distribuída, o sistema será obrigado no futuro a entrar com mais hidroelétrica ou térmica para garantir a inércia mínima? Obrigado.
Também podemos inserir inércia através de compensadores síncronos. Tudo isso é novo, e todas essas questões estão sendo estudadas e analisadas para a segurança do SIN. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites Muito interessante, obrigado.
Olá boa noite
Para os iniciantes da engenharia
Precisamos ter o conhecimento básico das leis da física
Isso é verdade 👍⚡
Essa aula matou uma dúvida que eu não entendia, o que leva o sistema a se estabilizar. A inércia, pelo que entendi, quando perdida, incorre no desligamento de um sistema, e se causar impacto significativo, afundando a frequência abaixo do permitido no sistema, pode causar um efeito cascata seguido de um blackout. Ou entendi de forma equivocada?
Se o sistema não tiver inércia suficiente, uma perturbação pode provocar um blecaute mesmo 👍
Os Aerogeradores WEG e Assíncrono ou Síncrono?
Existem poucos aerogeradores síncronos, mas não sei dizer especificamente sobre os da WEG. Abração ⚡
Uma fonte de energia muito boa e estável também é a termossolar, que pode ser combinada com motores Stirling, grandes bancos de baterias e volantes de inércia girando por volta de 8 mil RPM. Fotovoltaica é uma porcaria. O Brasil tem muita capacidade de geração termossolar. Temos que montar um monte de fábricas e grupos de pesquisa e desenvolvimento/aperfeiçoamento desta tecnologia, que é muito barata e eficiente.
Valeu o comentário, abração 👍
Estranhou-me o fato dos geradores de energia através de inversores, não contribuírem com a inércia.
É muito fácil alterar-se os parâmetros de tempo de resposta, já que a comutação pode ocorrer até em microsegundos, e a frequência é gerada por síntese direta, não dependendo de um elemento mecânico para isso. Acredito esse ser apenas um ponto tecnológico momentâneo e não conceitual.
Olá, José, não pode haver inércia sem massa girante e sem sincronização com o sistema Interligado, pois a conexão com inversores é assíncrona. Mas a evolução (atual) é a inércia sintética, onde um sistema de controle monitora a frequência e responde, reduzindo ou elevando a geração da eólica ou fotovoltaica. Agora temos uma resposta para regulação da frequência da mesma forma a que o gerador síncrono. Abração ⚡