Sensacional, em nenhuma escola se aprende isso com tanta clareza, Somente aqui sem enrolação e ainda de graça. O mínimo é compartilhar, se inscrever e da LIKE. Parabéns.
Meu jovem que matéria excelente, muito boa mesmo, explicação bem lúcida e calma de um processo pouco conhecido até mesmo pelo pessoal da área elétrica. Meus parabéns!
Mestre, aula sensacional! As imagens trazidas aumentam sobremaneira a didática. Por exemplo, não tinha ciência da dimensão da praça de eletrodos. Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento em alto nível!
Sensacional... Incrível. Geralmente nesse setor de estudo, quanto mais estuda, mas chata e difícil fica de continuar. Já neste canal, quanto mais assiste mais vontade dar de ficar e aprender. Sensação que cada minuto que se perde deste canal é um ano na instituição de ensino. Parabéns novamente, professor.
Conteúdo top!!! Aula magistral, contextualização e edição excepcional, aprendendo muito, nunca tinha visto tanta informação técnica relevante desta maneira, de uma forma didática, simples, rápida e objetiva. Parabéns canal Elétrica sem Limites!!!
Já tinha visto esse assunto nas aulas de automação, mas sua foi muito mais esclarecedora, muito obrigado por esclarecer esse assunto, parabéns pelo canal.
Muito bom o vídeo! Conheci os sistemas HVDC +/-600kV de Itaipu e o UHVDC+/-800kV de Belo Monte! Espetaculares! Em 2019 estive na SE Terminal Rio, em Paracambi/RJ, que ainda estava em construção. Esta SE recebe o bipolo +/-800kVcc de Belo Monte (PA) e converte para 500kVca, interligando ao sistema elétrico da região sudeste. Neste sistema, mesmo sendo de menores perdas que na transmissão em CA, os números são impressionantes. Na LT de -/+800kV do Pará ao RJ, que transmite 4.000MW e tem aproximadamente 2600km, com corrente de aprox. 2600A (6 cabos por pólo) as perdas em plena carga chegam a 170MW só nos cabos!!! A queda de tensão na LT nos pólos positivo e negativo chegam a aprox 69kV!!! Se tiver que operar no modo MRT (Monopolar com retorno pela terra) com 2600A, a perda em cada eletrodo de terra (um eletrodo no Pará, próximo da SE Xingu e o outro eletrodo em MG, a aprox 170km da SE Paracambi) são de aprox 2,2MW com queda de tensão aproximada de 950V!!! (Em cada eletrodo, que tem 900 metros de diâmetro e aprox. 0,3 ohms). O HVDC de Itaipu começou a operar em 1984, um marco na engenharia brasileira! Porém, fiquei surpreso dias atrás em saber que em 1965 já existia um sistema HVDC de +/-250kV na Nova Zelândia, inclusive com um trecho de cabos submarinos. Como não existia os tiristores na época, o sistema operava com válvulas retificadores de arco de mercúrio!!! Era a transmissão da energia gerada na Usina Hidrelétrica Benmore, do sul ao norte do país. Uma pena eu não ter conseguido muitas informações e vídeo a respeito deste sistema da Nova Zelândia... ua-cam.com/video/PswKzoWP2t0/v-deo.html www.engineeringnz.org/programmes/heritage/heritage-records/hvdc-link-benmore-haywards-electricity-cab/ www.engineeringnz.org/documents/1213/Williams_Davey__Gibson_Submarine_Power-cable__NZ_Engineering_Vol._214_April_1966.pdf ua-cam.com/video/a9zdz780l-U/v-deo.html
Like garantido! Fico até com ciúmes de compartilhar esse conteúdo tão valioso para com meus colegas de profissão e parceiros de trabalho! Vou guardar todo esse conhecimento só para mim! Valeu Mestre! Obrigado por dividir com nós todo esse seu saber!
MUUUITO INTERESSANTE !!! EXCELENTE !!! Eu sabia da interligação de Itaipú por causa do Paraguai (50Hz), mas não conhecia as outras interligações com usinas do norte e as marítimas da Europa. Achei muuuuito grandes as perdas nas estações inversoras e retificadoras. Chegam mesmo a 50% ? Concordo que em tensões extremamente elevadas "o mundo é outro"... Nos inversores residenciais e industriais, a eficiência fica na faixa dos 90%. Mas proporcionalmente são MINÚSCULOS perto dos inversores das subestações. Por este motivo achei estranho os 50%. Mas de qualquer forma, no final das contas, vale a pena para longas distâncias !!! Muuuito bom, de novo. Parabéns pelo vídeo !
Olá Claudiohase, esses 50 % não são perdas, mas absorção de potência reativa ( potência que não realiza trabalho útil). A solução é a instalação de bancos de capacitores no lado C.A. das subestações HVDC. Solução simples que é mundialmente adotada. Abração!
@@eletrica-sem-limites O pessoal usa motor síncrono de 250Kva. Acho que uns 4 deles. O controle eletrônico desses motores faz eles consumirem os reativos. Mas o reativo vem dos filtros de saída dos tiristores. Esses sistemas são bastante eficientes. Mais eficiente que se fosse no sistema tradicional e ainda tem algumas vantagens de controle de potência.
Mais um vídeo de excelente qualidade visual e de conteúdo. Acabei ficando viciado nesse canal. Num próximo sobre esse tema, poderia comentar sobre as correntes contínuas que circulam no secundário dos trafos durante a retificação. Forte abraço!
Valeu Enio, fico feliz em conseguir passar o conteúdo com clareza . Estou preparando um vídeo para detalhar as estações de conversão, e vou mostrar as correntes no secundário do trafo HVDC ⚡👍
Parabéns pelo vídeo e pela pesquisa muito didático. A uns anos em uma visita técnica a Itaipu tivemos a oportunidade de conhecer a estação conversora como trabalhei na WEG conhecia as pontes semi controladas e tive informações bem interessantes. O estação conversora de Itaipu usa quase que exclusivamente a energia vinda do lado paraguaio que é em 50Hz com isso resolveu os 2 problemas da conversão e perdas na transmissão. As linhas de transmissão CC de Itaipu para São Paulo são duplicadas com torres separadas a certa distância para que no caso de uma queda de torre possa utilizar um polo com retorno pelo terra até a reparação.
Muito bom o video professor. Gostaria de solicitar um video sobre chaves seccionadoras, seus diferentes tipos construtivos (abertura vertical, central, pantográfica) e finalidades. Acho que seria muito enriquecedor!
Conteúdo sensacional! Ótima forma de abordar o tema, de forma clara, objetiva e contendo o essencial, com exemplos de utilização e aplicação. Parabéns! Ganhou um inscrito.
Estimado Profesor de Ingeniería Eléctrica. Nos has compartido un gran tema, así como una Magistral Cátedra. Gracias. Saludos cordiales, de tu seguidor en UA-cam, Ing. Isaías Cecilio Ventura Nava. Ciudad y Puerto de Veracruz, Estado de Veracruz. Golfo de México. ,MÉXICO.
Olá, meu amigo Isaías Cecílio, sou muito grato por esse reconhecimento. Saiba que faço tudo com muita dedicação e coração. E ainda aprendo dobrado 😸 Fica na paz e um grande abraço ⚡
Muito bom, mestre! Quanta informação de qualidade, transmitida em um unico vídeo! Deixo uma sugestão de aula sobre o sistema unifilar com retorno a terra, muito usado na distribuição de energia elétrica em areas rurais.
Meu amigo, o q é q foi isso?? Simplesmente uma tremenda aula. Top demais Fiquei impressionado pela explicação final sobre os eletrodos de terra. Incrível como pode ter o retorno de tão elevada corrente CC pela terra a longa distância.
E teremos um novo HVDC (que está em fase de projeto), escoando toda a geração eólica e fotovoltaica da região Nordeste para a região Sudeste. O Nordeste desponta como o grande exportador de energia elétrica renovável do Brasil. Abração!
Olá. Não sou de comentar vídeos, mas esse é o segundo do canal a que assisti e fiquei impressionado!! Parabéns Professor, sua didática e apresentação são EXTRAORDINÁRIAS! 👏👏👏...Excelente e útil o conteúdo do canal, merece muito mais inscritos e visualizações.
Muito obrigado pela oportunidade de aprender com seus vídeos. Nikola Tesla. Energia, vibração e frequência. Obs: Até hoje me impressiona a bobina Bifilar de Nikola Tesla. 😳 🙏🏼🇧🇷🌱👍
Excelente vídeo! Trabalhei na empresa responsável pelo projeto dos eletrodos do HVDC de Xingu, realizando as simulações e os estudos. Foi uma experiência e tanto. Abraço.
@@eletrica-sem-limites sem dúvidas foi mesmo! Aprendi muito com o eng. Paulo Edmundo (Paiol Engenharia), que projeto o eletrodo, grande autoridade no assunto.
Excelente vídeo, brilhante explicação! Muito informativo, obrigado! Sempre tive curiosidade sob a corrente contínua utilizada na linha de transmissão Xingu-Estreito
Valeu Osvaldo. Vou aprofundar nas estações conversores. Outra coisa, HVCA são linhas de transmissão em corrente alternada, e temos vários vídeos na Playlist Linhas de transmissão. Abração! ua-cam.com/play/PLPZbZj6r50EY-i8tEvb5AWryyxMuuvldy.html
Conteúdo bem explicativo. O Nicolas Tesla e o Edison tiveram várias brigas em relação ao sistema AC/DC, e olha que o Tesla foi funcionário do Edison. O Tesla foi um gênio.
OLá amigo! Vídeo sensacional. Isto explica o porque o Paraguai pode usar energia de Itaipu a 50 Hz e o Brasil a 60 Hz. Gera a 50 Hz, transmite Paraguai normal e no Brasil temos retificador, transmissão DC e depois inversor a 60Hz. Vi também que as
É ia perguntar sobre a tensao de passo neste sistema, muito legal, os cuidados e projeto. Primeira pessoa que vejo comentar explicar este sistema. E a parte de comando dos tiristores, a parte com tensao mais baixa, a parte eletrônica vc irá comentar. Poderia falar sobre o isolamento ao trabalhar com esta HV, amperagem nem se fala!!! Impressionado com serteza.
Olá Joel, cada parte do HVDC pode ser um vídeo à parte: retificador, inversor, linha de transmissão, aterramento, segurança, operação. O assunto é muito vasto, mas já tô preparando um vídeo mais detalhado sobre as estações conversoras. Abração! Sugestões: ua-cam.com/video/hcLATHW2YGc/v-deo.html ua-cam.com/video/l_AgzAv8yA8/v-deo.html
Depois de ver esse ver esse vídeo.. Notei as 2.linhas de HVDC do Madeira que passam aqui pelo MT.. Vi as duas paralelas próximo a Vila Bela da Santíssima Trindade... em Pontes e Lacerda elas se separam e uma delas passa próximo de Cuiabá...
@@eletrica-sem-limites Professor, seus vídeos eu sempre compartilho aqui nos grupos de energia solar. Sus vídeos estão na medida certa do que o povo pode assimilar sem ter um conhecimento profundo. É Show de bola.
Isso nem me impressionou. O que mais me impressionou foram os tiristores refrigerados com água do Rio.😅. São mais de 3 mil SCR de 3 mil amperes por 3 mil volts, ligados em série e em paralelo. Eu estudei montar uma mini estação conversora em monofásico com os SCR de pequena potência, claro para demostrar como que transformam lá a corrente continua em alternada. Faltam os SCR. Algo em torno de uns 500W só para demostrar mesmo. Os reativos que ele fala que o inversor gera, é devido ao indutor de alisamento lá da saída dos SCR que filtra a corrente de chaveamento. O pessoal usa dois motores síncrono de 250Kva para consumir essas reativos. Daí fica tudo numa boa.
Muito legal, esses seus vídeos explicam muito bem, sabia da existência das linhas HVDC, mas não de todos esses detalhes, imagino que as estações retificadoras se utilizam de válvulas retificadoras de vapor de mercúrio, e que as estações conversoras se utilizam das chamadas "pilhas de tiristores", abração!!!
Não se usa mais essas válvulas de arco de mercúrio desde os anos de 1990. Até já estão aposentando tiristores. Já existem modernos transistores IGBts que operam em 5Kv por 5KA
@@alberteluciana25 realmente os IGBTs estão chegando com tudo na eletrônica de potência, os tiristores tem a desvantagem da dificuldade para desligá-los, isso além dos disparos acidentais por picos de tensão, abração!!!
Valeu Amurildin 👍 Olha, não usei livros, mas PDFs principalmente da Siemens. Procura no Google: PDF HVDC SIEMENS. Os melhores conteúdos estão em inglês. Abração!
Muito obrigado pela excelente aula e só gostaria de uma perguntinha por gentileza: aquele sistema que vai de Itaipu até São Paulo, em São Paulo seria Furnas ou não tem nada a ver?🙏🏼
Olá Fernando, deve ser uma PCH - Pequena Central Hidrelétrica. Abração! Sugestões: ua-cam.com/video/ugky0tnx_BA/v-deo.html ua-cam.com/video/7P6_rA7o1Qk/v-deo.html
Caso a distribuição da rede electrica fosse toda em DC, o custo do HVDC não reduzia substancialmente? É que nas nossas casas, as ferramentas/utensílios que fazem uso do AC são os motores e talvez alguns redutores de corrente como os transformadores para carregar o telemóvel.
Muito #Show este Sistema em *_HVDC_* , Estou curioso para ver uma Estação conversora de DC pa AC , me parece que pelos lados de Ibiuna SP temos uma estação conversora , tu poderia fazer alguns videos mostrando estas estações conversora de DC para AC !
Sensacional, em nenhuma escola se aprende isso com tanta clareza, Somente aqui sem enrolação e ainda de graça. O mínimo é compartilhar, se inscrever e da LIKE. Parabéns.
Valeu Robson. Muito grato . Abração!
Já sabia dessas linhas HVDC aqui no Brasil, mas não imaginava que a praça de eletrodos era tão grande. Excelente vídeo.
Foi rápido hein. Abração!
@@eletrica-sem-limites Tem canal que, quando recebemos a notificação, corremos para assistir rsrs
Excelente!
Muito bom seus conteúdos, parabéns e continue compartilhando seu conhecimento conosco !!!!
Linda ❤
Valeu Erica, abração ⚡👍
Sobre as estações conversoras:
ua-cam.com/video/QevzVYPFnps/v-deo.html
Meu jovem que matéria excelente, muito boa mesmo, explicação bem lúcida e calma de um processo pouco conhecido até mesmo pelo pessoal da área elétrica. Meus parabéns!
Valeu Ademir, abração 👍⚡
Que aula, professor! Só tenho a agradecer. Muito didático e objetivo. Tenho aprendido muito com suas aulas.
Valeu, Jerzrell, aproveite o canal 👍
Mestre, aula sensacional!
As imagens trazidas aumentam sobremaneira a didática. Por exemplo, não tinha ciência da dimensão da praça de eletrodos.
Muito obrigado por compartilhar esse conhecimento em alto nível!
Valeu Max, fico feliz que tenhas gostado. Aproveite o canal ⚡Forte abraço 👍
Sensacional... Incrível. Geralmente nesse setor de estudo, quanto mais estuda, mas chata e difícil fica de continuar. Já neste canal, quanto mais assiste mais vontade dar de ficar e aprender. Sensação que cada minuto que se perde deste canal é um ano na instituição de ensino. Parabéns novamente, professor.
Valeu Sebastião, fico muito satisfeito que o objetivo do canal está sendo atingido. Forte abraço 👍⚡
Compartilho dessa percepção.
A cada vídeo um novo aprendizado. Este canal é simplesmente sensacional! 😃😃😃😃
Valeu a empolgação Cristiano. Abração!
Sugestões:
ua-cam.com/video/d7AlpEGlzR0/v-deo.html
ua-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/v-deo.html
Conteúdo top!!! Aula magistral, contextualização e edição excepcional, aprendendo muito, nunca tinha visto tanta informação técnica relevante desta maneira, de uma forma didática, simples, rápida e objetiva. Parabéns canal Elétrica sem Limites!!!
Valeu Rodrigo, e vamos aprendendo juntos.abracão!
Excelente explicação. Muito melhor do que muitos anos em escola técnica.
Obrigado pelo elogio. Abração!
Com certeza!!!
Já tinha visto esse assunto nas aulas de automação, mas sua foi muito mais esclarecedora, muito obrigado por esclarecer esse assunto, parabéns pelo canal.
Valeu Joabes. Abração 👍⚡
Explicacao de primeira linha, merece todo reconhecimento pela grandeza do autor desse video! 👏👏👏👏👏🙏🙌🙏
Valeu, Romilson. Aproveite o canal. Abração ⚡
Professor, boa noite !!que tem aula com senhor aprende com facilidade parabéns
Muito bom o vídeo!
Conheci os sistemas HVDC +/-600kV de Itaipu e o UHVDC+/-800kV de Belo Monte! Espetaculares!
Em 2019 estive na SE Terminal Rio, em Paracambi/RJ, que ainda estava em construção. Esta SE recebe o bipolo +/-800kVcc de Belo Monte (PA) e converte para 500kVca, interligando ao sistema elétrico da região sudeste.
Neste sistema, mesmo sendo de menores perdas que na transmissão em CA, os números são impressionantes.
Na LT de -/+800kV do Pará ao RJ, que transmite 4.000MW e tem aproximadamente 2600km, com corrente de aprox. 2600A (6 cabos por pólo) as perdas em plena carga chegam a 170MW só nos cabos!!! A queda de tensão na LT nos pólos positivo e negativo chegam a aprox 69kV!!!
Se tiver que operar no modo MRT (Monopolar com retorno pela terra) com 2600A, a perda em cada eletrodo de terra (um eletrodo no Pará, próximo da SE Xingu e o outro eletrodo em MG, a aprox 170km da SE Paracambi) são de aprox 2,2MW com queda de tensão aproximada de 950V!!! (Em cada eletrodo, que tem 900 metros de diâmetro e aprox. 0,3 ohms).
O HVDC de Itaipu começou a operar em 1984, um marco na engenharia brasileira!
Porém, fiquei surpreso dias atrás em saber que em 1965 já existia um sistema HVDC de +/-250kV na Nova Zelândia, inclusive com um trecho de cabos submarinos. Como não existia os tiristores na época, o sistema operava com válvulas retificadores de arco de mercúrio!!!
Era a transmissão da energia gerada na Usina Hidrelétrica Benmore, do sul ao norte do país.
Uma pena eu não ter conseguido muitas informações e vídeo a respeito deste sistema da Nova Zelândia...
ua-cam.com/video/PswKzoWP2t0/v-deo.html
www.engineeringnz.org/programmes/heritage/heritage-records/hvdc-link-benmore-haywards-electricity-cab/
www.engineeringnz.org/documents/1213/Williams_Davey__Gibson_Submarine_Power-cable__NZ_Engineering_Vol._214_April_1966.pdf
ua-cam.com/video/a9zdz780l-U/v-deo.html
Aí você deu aula Daniel, muito bom. Abração!
Sugestões:
ua-cam.com/video/d7AlpEGlzR0/v-deo.html
ua-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/v-deo.html
Top Daniel! Parabéns pela contribuição!
Like garantido! Fico até com ciúmes de compartilhar esse conteúdo tão valioso para com meus colegas de profissão e parceiros de trabalho! Vou guardar todo esse conhecimento só para mim! Valeu Mestre! Obrigado por dividir com nós todo esse seu saber!
Valeu, Carlos. Conhecimento vale ouro. Abração
Sugestão:
ua-cam.com/video/cqXlLr_It2k/v-deo.html
MUUUITO INTERESSANTE !!! EXCELENTE !!! Eu sabia da interligação de Itaipú por causa do Paraguai (50Hz), mas não conhecia as outras interligações com usinas do norte e as marítimas da Europa.
Achei muuuuito grandes as perdas nas estações inversoras e retificadoras. Chegam mesmo a 50% ? Concordo que em tensões extremamente elevadas "o mundo é outro"... Nos inversores residenciais e industriais, a eficiência fica na faixa dos 90%. Mas proporcionalmente são MINÚSCULOS perto dos inversores das subestações. Por este motivo achei estranho os 50%.
Mas de qualquer forma, no final das contas, vale a pena para longas distâncias !!!
Muuuito bom, de novo. Parabéns pelo vídeo !
Olá Claudiohase, esses 50 % não são perdas, mas absorção de potência reativa ( potência que não realiza trabalho útil). A solução é a instalação de bancos de capacitores no lado C.A. das subestações HVDC. Solução simples que é mundialmente adotada. Abração!
@@eletrica-sem-limites O pessoal usa motor síncrono de 250Kva. Acho que uns 4 deles. O controle eletrônico desses motores faz eles consumirem os reativos.
Mas o reativo vem dos filtros de saída dos tiristores.
Esses sistemas são bastante eficientes. Mais eficiente que se fosse no sistema tradicional e ainda tem algumas vantagens de controle de potência.
Conheço a substasao 500 kv/AC/ 600kv/CC jirau/S Antônio em P Velho RO x Araraquara SP, Obrigado pela aula!!!
Valeu Jorge, aproveite o canal. Abracão 👍⚡
Mais um vídeo de excelente qualidade visual e de conteúdo. Acabei ficando viciado nesse canal. Num próximo sobre esse tema, poderia comentar sobre as correntes contínuas que circulam no secundário dos trafos durante a retificação. Forte abraço!
Valeu Enio, fico feliz em conseguir passar o conteúdo com clareza . Estou preparando um vídeo para detalhar as estações de conversão, e vou mostrar as correntes no secundário do trafo HVDC ⚡👍
Uau! Informações que poucos tem. Sensacional! Muito obrigado!
Valeu Pedro, aproveite o canal 👍
Tenho acompanhado seus vídeos, estou aprendendo e aproveitando muito, muito obrigado, sua aulas são ótimas. Abraço!!
Aproveite o canal, Ricardo. Abração!
Parabéns pelo vídeo e pela pesquisa muito didático.
A uns anos em uma visita técnica a Itaipu tivemos a oportunidade de conhecer a estação conversora como trabalhei na WEG conhecia as pontes semi controladas e tive informações bem interessantes.
O estação conversora de Itaipu usa quase que exclusivamente a energia vinda do lado paraguaio que é em 50Hz com isso resolveu os 2 problemas da conversão e perdas na transmissão. As linhas de transmissão CC de Itaipu para São Paulo são duplicadas com torres separadas a certa distância para que no caso de uma queda de torre possa utilizar um polo com retorno pelo terra até a reparação.
Valeu André, aí você deu aula. Abração!
Muito bom o video professor.
Gostaria de solicitar um video sobre chaves seccionadoras, seus diferentes tipos construtivos (abertura vertical, central, pantográfica) e finalidades. Acho que seria muito enriquecedor!
Boa ideia. Vou ficar no radar. Abração!
Conteúdo sensacional! Ótima forma de abordar o tema, de forma clara, objetiva e contendo o essencial, com exemplos de utilização e aplicação. Parabéns! Ganhou um inscrito.
Estimado Profesor de Ingeniería Eléctrica. Nos has compartido un gran tema, así como una Magistral Cátedra. Gracias. Saludos cordiales, de tu seguidor en UA-cam, Ing. Isaías Cecilio Ventura Nava. Ciudad y Puerto de Veracruz, Estado de Veracruz. Golfo de México. ,MÉXICO.
Olá, meu amigo Isaías Cecílio, sou muito grato por esse reconhecimento. Saiba que faço tudo com muita dedicação e coração. E ainda aprendo dobrado 😸 Fica na paz e um grande abraço ⚡
Sensacional!!! Perfeita explicação! Parabéns!!!👏👏👏
Adoro a explicação dele, ótima didática.
Muito bom, mestre!
Quanta informação de qualidade, transmitida em um unico vídeo!
Deixo uma sugestão de aula sobre o sistema unifilar com retorno a terra, muito usado na distribuição de energia elétrica em areas rurais.
Valeu a dica, está no radar esse sistema MRT. Abração ⚡👍
Meu amigo, o q é q foi isso?? Simplesmente uma tremenda aula. Top demais
Fiquei impressionado pela explicação final sobre os eletrodos de terra. Incrível como pode ter o retorno de tão elevada corrente CC pela terra a longa distância.
Isso mesmo, Mateus. O eletrodo de terra é realmente impressionante. Abração 👍⚡
Que aula sensacional, nuca imaginei ser possível transmissão em corrente contínua em alta potência!
E teremos um novo HVDC (que está em fase de projeto), escoando toda a geração eólica e fotovoltaica da região Nordeste para a região Sudeste. O Nordeste desponta como o grande exportador de energia elétrica renovável do Brasil. Abração!
Riquíssimo esse conteúdo, não vi isso nem na universidade. Parabéns professor 👏👏
Sensacional seu conteúdo! Muito bom isso existir aqui no youtube. Parabéns e continue assim!
Mais uma aula que me esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre esse assunto. Bela aula!
Que ótimo!
Parabéns pelo canal. Um vídeo melhor que o outro, só conteúdo top.
Valeu, Paulo. Aproveite o canal 👍
Olá. Não sou de comentar vídeos, mas esse é o segundo do canal a que assisti e fiquei impressionado!! Parabéns Professor, sua didática e apresentação são EXTRAORDINÁRIAS! 👏👏👏...Excelente e útil o conteúdo do canal, merece muito mais inscritos e visualizações.
Valeu, meu amigo. Seja bem vindo e aproveite o canal 👍
Muito obrigado pela oportunidade de aprender com seus vídeos.
Nikola Tesla. Energia, vibração e frequência.
Obs: Até hoje me impressiona a bobina Bifilar de Nikola Tesla. 😳
🙏🏼🇧🇷🌱👍
Eu que agradeço, aproveite o canal. Abração!
Minha cabeca explodiu aqui, show de bola!!!
Valeu 👍
Excelente vídeo! Trabalhei na empresa responsável pelo projeto dos eletrodos do HVDC de Xingu, realizando as simulações e os estudos. Foi uma experiência e tanto. Abraço.
Que legal William, deve ter sido desafiador. É o ápice dos sistemas de aterramento. Grande experiência. Abração!
@@eletrica-sem-limites sem dúvidas foi mesmo! Aprendi muito com o eng. Paulo Edmundo (Paiol Engenharia), que projeto o eletrodo, grande autoridade no assunto.
Excelente vídeo, brilhante explicação! Muito informativo, obrigado! Sempre tive curiosidade sob a corrente contínua utilizada na linha de transmissão Xingu-Estreito
Valeu Gabriel 👍
Aula sensacional, por favor faça um aprofundamento desta matéria. Depois faça sobre HVAC
Valeu Osvaldo. Vou aprofundar nas estações conversores. Outra coisa, HVCA são linhas de transmissão em corrente alternada, e temos vários vídeos na Playlist Linhas de transmissão. Abração!
ua-cam.com/play/PLPZbZj6r50EY-i8tEvb5AWryyxMuuvldy.html
@@eletrica-sem-limites gratidão
Parabéns por esta aula magnifica. É muito bom a gente ampliar os conhecimentos, ainda mais com uma didática fabulosa.
Obrigado. Aproveite o canal 👍
Conteúdo bem explicativo. O Nicolas Tesla e o Edison tiveram várias brigas em relação ao sistema AC/DC, e olha que o Tesla foi funcionário do Edison. O Tesla foi um gênio.
Valeu Levi 👍
Linguagem simples e didática! Parabéns pelo vídeo... Ficou Show!
Valeu Leonardo ⚡👍
Belíssima apresentação mestre. Trabalhei nesse bipolo do Rio Xingú na manutenção do eletrodo de terra e na linha de transmissão nos Bipolo.
Que legal Samuel, é uma satisfação. Forte abraço!
Sugestões:
ua-cam.com/video/hcLATHW2YGc/v-deo.html
ua-cam.com/video/l_AgzAv8yA8/v-deo.html
Aula fantástica!
Parabéns! Excelente conteúdo!
Muito obrigado, aproveite o canal 😃
Único canal no UA-cam com tanto experiência
Abençoa, Senhor 🙌
Que matéria bonita mestre e bem ilutrada e bem passada para aqueles que não conhece, vou ver esta aula muitas vezes, muito obrigado mestre.
Valeu José, abração 👍⚡
Estou sempre por aqui, canal TOP.
Valeu Edilson 👍
Excelente vídeo. Foi o melhor que encontrei sobre o assunto.
Valeu, Jônatas 😁👍
Excelente aula, professor.
Olá essa introdução foi uma aula maravilhosa!!!! E muito bem explicado !!!obrigado!!!
Valeu Onofre ⚡👍
Obrigado. Aula extremamente esclarecedora, melhor que na facu. Vlw.
Quem me dera 😃. Valeu Alessandro. Abração!
Sem palavras! Simplesmente demais!
Valeu, Fernando. Aproveite o canal 👍
Excelente aula, parabéns.
Tirando a parte de falar "voltagem", ótimo vídeo.
De vez em quando sai um "voltagem" 😁 Abração ⚡
Excelente artigo.muito didático
Parabéns
Obrigado, Ramon. Abraço!
OLá amigo! Vídeo sensacional. Isto explica o porque o Paraguai pode usar energia de Itaipu a 50 Hz e o Brasil a 60 Hz. Gera a 50 Hz, transmite Paraguai normal e no Brasil temos retificador, transmissão DC e depois inversor a 60Hz. Vi também que as
Boa observação. Abração ⚡
É ia perguntar sobre a tensao de passo neste sistema, muito legal, os cuidados e projeto.
Primeira pessoa que vejo comentar explicar este sistema.
E a parte de comando dos tiristores, a parte com tensao mais baixa, a parte eletrônica vc irá comentar.
Poderia falar sobre o isolamento ao trabalhar com esta HV, amperagem nem se fala!!!
Impressionado com serteza.
Olá Joel, cada parte do HVDC pode ser um vídeo à parte: retificador, inversor, linha de transmissão, aterramento, segurança, operação. O assunto é muito vasto, mas já tô preparando um vídeo mais detalhado sobre as estações conversoras. Abração!
Sugestões:
ua-cam.com/video/hcLATHW2YGc/v-deo.html
ua-cam.com/video/l_AgzAv8yA8/v-deo.html
Corrente continua é mais complexa. Que aula interessante! 👍🏻
Verdade, principalmente por causa dos conversores. Abração!
Parabéns pelo vídeo e qualidade do conteúdo
Valeu Ederson 👍
Sugestão;
ua-cam.com/video/vKRio3onL2Y/v-deo.html
ua-cam.com/video/QqX8X1qb9ZU/v-deo.html
@@eletrica-sem-limites valeu amigão... coloquei na lista pra assistir mais tarde, abraço
Gostei muito,show parabens e obrigado pela aula.
Valeu Jorge, abração!
Vídeo espetacular!! Parabéns!!
Valeu Léo 👍
Video excelente! Muito obrigado pela dica meu amigo!!
Que bom que gostou. Abração ⚡
Top demais!
Canal excelente.
Muito obrigado ⚡👍
Excelente abordagem, parabéns 🤝🏻⚡
Obrigado Eliomar, abração ⚡👍
Sobre as estações conversoras:
ua-cam.com/video/QevzVYPFnps/v-deo.html
Depois de ver esse ver esse vídeo..
Notei as 2.linhas de HVDC do Madeira que passam aqui pelo MT..
Vi as duas paralelas próximo a Vila Bela da Santíssima Trindade... em Pontes e Lacerda elas se separam e uma delas passa próximo de Cuiabá...
Bom saber 👍
Muito bom, faça um vídeo sobre eletrônica de potência na geração de energia Eólica e Solar, por favor!!!!
Perfeito Edson ⚡👍
faz um video mais técnico sobre a eletrônica de potência, professor. Forte abraço
Aqui mostra como funciona:
ua-cam.com/video/CHSn3tW2rEg/v-deo.html
Tem esse aqui: ua-cam.com/video/QevzVYPFnps/v-deo.html
@@eletrica-sem-limites Professor, seus vídeos eu sempre compartilho aqui nos grupos de energia solar. Sus vídeos estão na medida certa do que o povo pode assimilar sem ter um conhecimento profundo. É Show de bola.
Excelente aula!! Parabéns!!
Valeu Bruno 👍
Fiquei surpreso com essa praça de eletrodos, nunca imaginei q fosse algo tao grande.
Isso nem me impressionou. O que mais me impressionou foram os tiristores refrigerados com água do Rio.😅. São mais de 3 mil SCR de 3 mil amperes por 3 mil volts, ligados em série e em paralelo.
Eu estudei montar uma mini estação conversora em monofásico com os SCR de pequena potência, claro para demostrar como que transformam lá a corrente continua em alternada. Faltam os SCR. Algo em torno de uns 500W só para demostrar mesmo.
Os reativos que ele fala que o inversor gera, é devido ao indutor de alisamento lá da saída dos SCR que filtra a corrente de chaveamento. O pessoal usa dois motores síncrono de 250Kva para consumir essas reativos. Daí fica tudo numa boa.
Valeu Albert, você deu aula. Abração ⚡👍
Muito legal, esses seus vídeos explicam muito bem, sabia da existência das linhas HVDC, mas não de todos esses detalhes, imagino que as estações retificadoras se utilizam de válvulas retificadoras de vapor de mercúrio, e que as estações conversoras se utilizam das chamadas "pilhas de tiristores", abração!!!
Não se usa mais essas válvulas de arco de mercúrio desde os anos de 1990.
Até já estão aposentando tiristores. Já existem modernos transistores IGBts que operam em 5Kv por 5KA
@@alberteluciana25 realmente os IGBTs estão chegando com tudo na eletrônica de potência, os tiristores tem a desvantagem da dificuldade para desligá-los, isso além dos disparos acidentais por picos de tensão, abração!!!
Um vídeo mostrando o sistema lá: ua-cam.com/video/PswKzoWP2t0/v-deo.html&t
@@alberteluciana25 valeu, obrigado...
Valeu Luiz, segue o vídeo sobre as conversoras: ua-cam.com/video/QevzVYPFnps/v-deo.html
parabéns ótima explicação !!!!
Obrigado 😃
Fantástica explicação.
Valeu, Hellen. Abração ⚡
É um grande mestre!!!
Quem me dera 😁 Fico feliz que tenhas gostado do vídeo. Abração ⚡
Top demais essa aula
Valeu, Bruno. Abração ⚡
caramba
muuuuiito bom !!!
muito bem esclarecido.
obrigado
Disponha 👍
Excelente aula
👍⚡ Valeu, Francisco.
Excelente explicação!!!
Valeu Álvaro. Abração 👍⚡
Fiquei assustado com esse consumo de ativa só para suprir os reativos dos semicondutores, é um desafio o HVDC. Parabéns professor pela didática.
É um consumo absurdo de potência reativa 👍 Abração ⚡
Show de aula professor!
Valeu Edson. Abração! 👍⚡
Excelente as explicações
Valeu Alexandre, tem outro vídeo focando só nas conversoras. Abração!
Grande Engenheiro 👋👋👋
Muito bom ,parabéns
Valeu 👍
Excelente! aula professor
Valeu Lucas 👍
Joinha com louvor.
Valeu, Thiago 👍
Eu não conhecia esse assunto. Fiquei sabendo agora
Uma boa surpresa ⚡👍
Sugestões:
ua-cam.com/video/ugky0tnx_BA/v-deo.html
ua-cam.com/video/7P6_rA7o1Qk/v-deo.html
Brilhante professor, poderia partilhar a bibliografia?
Valeu Amurildin 👍 Olha, não usei livros, mas PDFs principalmente da Siemens. Procura no Google: PDF HVDC SIEMENS. Os melhores conteúdos estão em inglês. Abração!
Parabéns.
Muito obrigado pela excelente aula e só gostaria de uma perguntinha por gentileza:
aquele sistema que vai de Itaipu até São Paulo, em São Paulo seria Furnas ou não tem nada a ver?🙏🏼
Faz um vídeo sobre o efeito Skin e efeito Ferranti
Já existem esses vídeos no canal. Aproveite. Abração ⚡
ua-cam.com/video/a80OxqCa-x0/v-deo.htmlsi=3vLipoG6SnX1_FEg
ua-cam.com/video/UfeqWdukOO0/v-deo.htmlsi=FN-HFBW8B3xwn2ok
Aqui em Cascavel descobri que tem usina hidráulica no rio melissa, por outro lado o rio é muito pequeno.
Olá Fernando, deve ser uma PCH - Pequena Central Hidrelétrica. Abração!
Sugestões:
ua-cam.com/video/ugky0tnx_BA/v-deo.html
ua-cam.com/video/7P6_rA7o1Qk/v-deo.html
Caso a distribuição da rede electrica fosse toda em DC, o custo do HVDC não reduzia substancialmente?
É que nas nossas casas, as ferramentas/utensílios que fazem uso do AC são os motores e talvez alguns redutores de corrente como os transformadores para carregar o telemóvel.
Sensacional.
Que bom que gostou 👍
PROFESSOR, que video aula excelente, show de bola, adoro eletricidade, sou engenheiro eletrico,
Valeu Paulo, aproveite o canal 👍
Muito bom!
⚡👍
Fala sobre o oscilopertubógrafo
Vou colocar no radar. Abração!
A ELETRÔNICA DE POTÊNCIA AJUDO MUITO VIU . PROFESSOR FACA UM GRUPO NO WATTS APP PRA TROCARMOS EXPERIÊNCIA E IDEIAS OBRIGADO
👀
Muito #Show este Sistema em *_HVDC_* , Estou curioso para ver uma Estação conversora de DC pa AC , me parece que pelos lados de Ibiuna SP temos uma estação conversora , tu poderia fazer alguns videos mostrando estas estações conversora de DC para AC !
Valeu a sugestão ⚡
@@eletrica-sem-limites O nome desta Estação Por lá é "Furnas Ibiuna SP" ! Abs
Top demais esse tema
Valeu Thiago 👍
Sobre as estações conversoras:
ua-cam.com/video/QevzVYPFnps/v-deo.html
Excelente! Muito obrigado!
Valeu Marco, abração 👍
Muito bom