É vendo os vídeos do professor que me pergunto a razão da grande maioria instituições de ensino não ensinam assim. Estudei por tanto tempo e tudo que vi foi boa parte dos professores dificultarem a aplicação de conteúdo deixando o aluno se virar. Resultado? Recorrendo aos vídeos aqui do canal se aprende em minutos o que não consegue em meses na faculdade. Simples assim. Só agradecer ao professor por este serviço a sociedade.
Acredito que esse caso seja a dificuldade do primeiro contato ou o segundo, feito em escola de ensino médio, etc. Acho que você conseguiu entender onde eu quero chegar, mas quando a gente aprende rever a matéria se torna mais fácil pois já compreendemos o assunto. Mas existem sim professores que complicam bastante algumas matérias que são simples, vai da didática de cada um. Mas parabéns por estar aprendendo mais e mais!
Alguns usam palavras rebuscadas que não são usadas no dia a dia. Pex: cosseno dum ângulo é o lado adjacente pela hipotenusa. Adjacente é o lado vizinho. 2. Segmento de reta é um 'pedaço' da reta. Posso ser deselegante, mas não esqueço! kkkk
Vários anos estudando Engenharia Elétrica, assistindo vários canais e professores diferentes. Descobri o canal Elétrica sem Limites a poucas semanas, e estou viciado, assisto todos os dias. Assisti um vídeo sobre o efeito skin que é simplesmente fantástico, o professor traz assuntos que são pouco tratados no UA-cam. Muito obrigado Professor!
Digo o mesmo, acabei de finalizar a graduação em Eng. elétrica, e meu arrependimento foi não ter achado o canal do professor antes. Excelente didática dando uma base teórica fundamental, além dos diversos exercícios exemplos resolvidos passo a passo. Parabéns professor pelo ótimo trabalho e por proporcionar tamanho conhecimento de maneira gratuita
Que excelente aula!!! Parabéns, os conceitos são explicados de forma clara e objetiva!! Chega ser lúdico a forma de conhecimento transmitido, muito obrigado! 👏👏👏👏👏
Até hoje ninguém conseguiu me explicar um assunto tão técnico e de suma importância de uma forma simples e objetiva. Sou eletrotécnico e no meu TCC fiz uma apresentação voltado a eficiência energética, simulando em bancada a correção do fator de potência pra econômia de energia elétrica nas indústrias. Se eu tivesse encontrado esse vídeo a 2 anos atrás ia agregar mais valor ao meu trabalho. Deus abençoe grandemente o senhor por compartilhar esses conhecimentos conosco e muito obrigado!
Eu trabalhei em um Laboratorio de Som, aqui em São Paulo, A Alamo, que no seu cabine de entrada de energia havia transformadores para filtrar e eliminar Harmonicos da rede de alimentação, exclusiva para os equipamentos de som. Muito interessante.
So ahora me caiu a ficha sobre um comportamento de um certo equipamento que mesmo a tensão e corrente estando dentro do planejado, ocorre o sobre aquecimento em pontos de contato como contatores. Valeu professor
Excelente trabalho.ficou ótimo!Seria bom fazer depois um vídeo sobre as consequências e danos causados nas instalações,pois a engenharia fala sobre harmônicos nas instalações mas não vemos no dia dia sendo feito correções nesse sentido. A não ser que isso só sw torna importante na indústria ou nas grandes instalações . obrigado
É isso mesmo, normalmente essa distorção harmônica é comum em grandes indústrias e em subestações do sistema de potência, quando há conversores CC-CA ou CA-CC. Mas já vi casos em.consultorio médico e hospitais, onde equipamentos como o Ultrassom, não estavam funcionando por conta de harmônicos provocados pelos retificadores de lâmpadas led do ambiente. Abração!
@@eletrica-sem-limitesprofessor, nesse caso dos harmônicos no ultrassom, você acha que poderia haver também algum tipo de interferência até sem fio? Colegas já compartilharam um caso que o USG tava fora da tomada, mas mesmo assim, em uma sala de exames específica, quando ascendia a luz, ele ficava cheio de ruído na imagem. 🤔
Que video excelente. Parabens pela criação do video, isso me ajudou muito com certeza. Uma boa didática, excelente material explicativo e ainda mais, tudo de graça. Parabéns de novo. Estou escrito no seu canal.
Realmente um conteudo de primeira, parabens pelo canal ,acredito que vai ajudar muito gente a ver e entender como os harmonicos influencia nas instalacoes eletrica , muto diferenciado esse conteudo ,parabens novamente
Excelente aula, mestre! É bom saber que há regulamentação para definir os limites de distorção harmonica. A eletrônica, e com ela os retificadores e "fatiadores de corrente" responsaveis por tanta distorção na rede, invadiram a luminotécnica, eletrotermia, controle de movimento, entre outros. Há uma promessa da volta das lâmpadas incandescentes, porém com altíssimo rendimento, as quais desbancariam o reinado dos LEDs e resgatariam a característica de carga puramente resitiva, tão benéfica para a rede. Por outro lado, há uma forte especulação de que a rede de distribuição eletrica, em função da "eletronização" de todos os setores de consumo, haverá um crescimento progressivo na distribuição de energia elétrica em corrente continua.
poderia abordar a diferenca, para os equipamentos das instalações, entre distorcoes de tensao e de corrente.. qual a mais prejudicial e porque e como combater distorções de corrente ....??? q canal legal e pratico esse... muito obrigado mesmo
Muita informação importante, aprendizado continuo. Não imagino a quantidade de cálculos para determinar os filtros passivos quando exigidos. Parabéns pelo seu trabalho e didática.
Pior que até em estudo de instrumentos de corda se estuda harmônicos. Tipo, é incrível como tem essa semelhança (até pq a corda vibra em um sinal senoidal), ai tem a frequência fundamental da nota e os harmônicos. Quando tu toca uma corda solta tem a fundamental, quando tu só encosta de leve na corda na casa 12 (metade da corda) tem o primeiro harmônico, nessa a corda vai vibrar em duas partes distintas, sendo que vai ser um som com o dobro da frequência fundamental da corda solta. Ai tem o 2° harmônico que tu faz a mesma coisa que fez na casa 12 mas agora na casa 7, nessa a corda vibra em 3 partes diferentes, nessa o som vai ser ainda mais agudo que o som do primeiro harmônico. Em cima da casa 5 tem o 3° harmônico, corda vibra em 4 partes e o som vai ser mais agudo que o som do 2° harmônico. (Tem harmônicos por toda a corda, mas esses saem mais facilmente) Pq em teoria quando tu toca uma corda bem no meio e a corda vibra em senóide perfeita não tem harmônicos, mas como tu não toca no meio da corda, a corda bate na escala do instrumento, os toques na corda não são regulares, ou seja, a corda não vibra em senóide perfeita e nessa todos os harmônicos da corda saem juntos com a frequência fundamental da nota e nessa tem o som da nota que a gente ouve saindo do instrumento, tanto que tipo assim em contrabaixo de 5 cordas tem amplificador que não consegue reproduzir a fundamental da corda SI por ser mt baixa frequência, ai nessa se ouve só o "acorde" de todos os harmônicos, nessa o cérebro cria uma fundamental na nossa cabeça e a gente pensa que ta ouvindo a fundamental com os harmônicos. Quem descobriu isso foi o grande mestre Pitágoras! Inclusive quando tu põe um pedal de distorção (Overdrive, Distorcion e Fuzz) o som muda por causa que a frequência fundamental atinge o ponto de saturação e os harmônicos de deslocam pra frente mudando o formato da senóide. Num Overdrive é formada uma onda senoidal com o "topo amassado". Num distorcion é dormada uma onda quadrada. Num Fuzz é formada uma onda Dente de Serra.
Curtindo muito seus vídeos, recentemente virei operador mantenedor e eles estão me ajudando bastante, como sugestão gostaria de um vídeo sobre SVC (Compensador estático), um equipamento que atualmente esta sendo muito utilizado em subestações.
Excelente vídeo didático, meus parabéns. Gostaria de fazer um comentário complementar. No caso dos filtros passivos há que se tomar cuidado com a frequência da sintonia, por exemplo, não se deve sintonizar um filtro passivo para a terceira ordem em 180Hz, pois isso causaria a ressonância com o conteúdo harmônico existente e, como sabemos a impedância numa ressonância é praticamente zero, o que causaria um curto- circuito limitado apenas pela capacidade do barramento e, ao contrário do que se possa pensar, um disjuntor não conseguiria limitar o curto por causa de um outro fenômeno, a sobretensão causada pela passagem da corrente de curto pela baixa impedância do circuito LC. Mesmo sendo uma impedância pequena, teríamos como resultado uma tensão correspondente do produto da impedância pela corrente de curto, que seria suficiente para abrir arco entre as conexões do disjuntor.
ERRATA: Quero pedir desculpas pelos comentários equivocados da minha descrição anterior. Os critérios descritos na ocasião, são referentes a projeto e dimensionamento de reatores de dessintonia utilizados para proteção de bancos de capacitores para correção de fator de potência, isto é, não devemos estabelecer a sintonia em nenhuma ordem harmônica, pois neste caso estaremos sujeitos às condições que descrevi anteriormente. No caso de filtros passivos DEVEMOS sintonizar o circuito LC exatamente na frequência (ordem harmônica) que desejamos eliminar do circuito, mas devemos executar o cálculo correto de potência para esse filtro, pois ele será praticamente um curti- circuito e, se o filtro não possuir capacidade suficiente, será destruído e poderá causar incêndio. Além do cálculo correto da potência e margem de tolerância, devemos ter em mente que as instalações são passíveis de expansão (instalação de novas cargas) o que pode fazer com que venhamos a ultrapassar a capacidade do filtro. Mais uma vez desculpe-me, professor e leitores, pelo equívoco cometido. Abraços.
É triste Emanuel, mas é pura verdade, meus professores falavam que eram nosso concorrente e por isso ensinavam de qualquer jeito. Obrigado Professor por tantas aulas belíssimas.
Professor, um amigo engenheiro que trabalha com energia solar, me falou que às vezes ao inserir em uma rede um sistema de energia solar, ocorre um aumento da tensão da rede. Exemplo: uma rede de 220V em alguns casos pode chegar até 300V. A pergunta é: será esse aumento de tensão consequências de harmônicos? Abraço, sou fã do seu trabalho!
@@eletrica-sem-limites Essa aula do professor me fez entender um parte da bobina Bifilar de Nikola Tesla. Também; ladrão de Joule, gerador Bedini e o Newman motor. Muito obrigado 👍🇧🇷🙏🏼
Mais uma aula fenomenal, com didática que facilita muito o aprendizado. Apenas uma questão não dá para concordar neste contexto... FALTANDO LINKS E COMENTÁRIOS! Vamos colaborar pessoal 👍 obrigado professor 🙏
Òtimo conteudo. Sugiro abordar o tema de cálculo de capacidade de corrente em condutores em paralelo no mesmo polo. Já observei em certos casos 3 ou mais cabos em paralelo por fase na saída de trafos e interligados juntos ao mesmo barramento na carga. Certa vez li um artigo do professor Ademaro Cotrim que citava sobre o tema mas ele deixaria para uma abordagem futura a qual nunca encontrei. Questionei alguns "experts" que se limitaram a dizer que ,pasmem , "é só somar individualmente a capacidade de cada cabo" ou " se trata de um calculo muito complexo ,outra hora te explico ".....tó esperando até hoje. Grato.
Valeu amigo, na prática temos que encontrar o raio do condutor equivalente, fazer a modelagem da linha de transmissão e obter a corrente elétrica que irá circular suprindo a carga. Considerando os condutores iguais, a corrente irá se dividir nos "n" condutores da fase. Abração 👍 Sugestão: ua-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/v-deo.html ua-cam.com/video/NGS1qTAemVI/v-deo.html
Olha que legal, eu sou do mundinho do áudio, aos 14:28 é justamente o que acontece quando ligamos , alto falantes fora de fase( polaridade invertida) ,pode ser apenas um dos auto falantes de um sistema, ocorre o cancelamento das frequências mais baixas, ou seja , o grave some, ficam praticamente só médios e agudos.
Excelente aula professor!!! tenho o valor do THD da corrente e a tensão, visualizei as harmônicas presentes na rede, como escolher o tipo de filtro e como calcular quais componentes e valores deste filtro???? OBRIGADO!!!!!!!
Olá, Rafael, o cálculo é realizado levando em conta diversos parâmetros, inclusive a necessidade de correção de fator de potência. Veja esse link revistapotencia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/E-book-Filtro-de-Harmonicas-2a-ed..pdf Abração ⚡
antes tinha visto alguma documentação que para transformadores industriais, compensava colocar condensadores (e possivelmente outros componentes) para baixar o consumo electrico. Agora percebo melhor a razão, tem a ver com a redução dos harmónicos. Agora a minha questão, é possível usar os parasitas para armazenar e voltar a colocar na rede e assim evitar desperdício?
Sabia da relação do Fator de Potência sofrer interferência da distorção harmônica, mas não na forma equacionada. Na faculdade não vimos os dois fatores juntos. A alta distorção harmônica, na época era vista como uma situação anômala e não como uma situação permanente, na qual teríamos de conviver.
Valeu Júlio, mas não há a menor condição disso acontecer, pois seria humanamente impossível atender tantas demandas, por mais boa vontade que eu tenha. Abração!
Com o domínio das fontes chaveadas nos produtos de consumo (carregadores, lâmpasdas LED, dimmers para chuveiros e praticamente todos os eletrônicos atuais), harmônicos serão o maior desafio para a geração e distribuição de energia.
Boa tarde!!! Se puder tirar uma dúvida ficarei muito agradecido, qual fenômeno da rede eletrica( que vem das redes de distribuição) que podemos perceber? Por exemplo aqui no meu bairro a uma certa falta de energia, que quando falta há um silêncio absoluto que é possível ouvir os pássaros, porem quando é restabelecido é possível "ouvir " o que é essa minha dúvida, vem do campo magnético gerado pela tensão elétrica passando pelo fios ou dos transformadores?
Olá Gustavo, existem diversos ruídos no sistema elétrico, como por exemplo: - Efeito corona nos condutores elétricos (como um "xiado") - Vibração do núcleo do transformador (como um "zumbido"). E quando falta a energia elétrica, reina o silêncio. Abração! Sugestão sobre ruído: ua-cam.com/video/LIplAB4Ty0g/v-deo.html ua-cam.com/video/DNh9qUF5-pM/v-deo.html
Valeu Manuel, olha, os harmônicos são gerados pela deformação da senóide. Qualquer ocorrência ou aplicação que deforme a senoide, gera harmônicos. É resultado da transformada de Fourier. Abração!
Há décadas eu procurava um material tão bom quanto esse e há tempos tenho uma dúvida. Vou colocar aqui e se alguém souber, agradeço se responderem. No passado, antes da "epidemia" de cargas não lineares, o dimensionamento de uma instalação de BT era simples: bastava seguir a NBR-5410. Com o surgimento dos harmônicos graças desde nossos carregadores de celular até ar condicionados com inversores, o projetista já não tem mais controle das cargas da instalação, e a verdade só aparecerá com a obra pronta, com as cargas ligadas e com o analisar de rede pendurado. Pergunta: como o projetista insere em seus cálculos a variável relacionada às harmônicas sem precisar superestimar seus cálculos e encarecer a instalação? Grato
Olá Flávio, o filtro pode ser comprado ou projetado de acordo com a ordem do harmônico. Vou fazer um vídeo explicando como se projeta o filtro com capacitor, resistor e indutor. Abração ⚡
Boa noite meu caro amigo. Me esclareça 3 duvidas se possível. Tenho Um alicate amperímetro true rms. ESSE TRUE RMS é valido só para a parte de medição de tensão ou tambem para corrente? Se é que existe diferença na medição de corrente comparado a um alicate amperímetro que nao é true rms? E a outra dúvida é a seguinte. O que acontece num banco de capacitores caso eu adicione mais capacitores que o necessário pra que o fator de potência fique acima de 0.92?
Olá Wesley, normalmente a medição é para tensão e corrente RMS TRUE, para ter a certeza, veja o manual de seu alicate amperímetro. Em relação aos bancos de capacitores, se eles estiverem em excesso, o fator de potência pode ficar acima de 0,92 (o que não tem problema) e até capacitivo (e a depender deste excesso capacitivo, poderá haver problemas de sobretensão). Abração ⚡👍
Bom dia! Os seu vídeos são voltados para Engenharia ou área técnica? Estou finalizando o curso de Engenharia e gostaria de sanar essa dúvida no intuito de saber se vou precisar me esforçar um pouco mais em relação aos cálculos matemáticos
Seja bem vindo. Nesse canal existem vídeos voltados para Engenheiros Elétricos, Técnicos em Eletrotécnica, Eletricistas e amantes da Eletricidade. A matemática não será um problema. Abração 😃
Tem como eu utilizar vários conversores rebaixadores de tensão buck DC com chaveando superior a 180KHz atuando com amplificadores operacionais no lugar dos trimpots mais auxílio de uma ponte H e um trafo para compensar os harmônicos de um gerador?
@@eletrica-sem-limites De qualquer maneira muito obrigado pela sua atenção e continue com seu ótimo trabalho! Eu gostaria de possuir um filtro para desemporcalhar a porcaria da rede aqui na minha casa e colocar no gerador também.
É vendo os vídeos do professor que me pergunto a razão da grande maioria instituições de ensino não ensinam assim. Estudei por tanto tempo e tudo que vi foi boa parte dos professores dificultarem a aplicação de conteúdo deixando o aluno se virar. Resultado? Recorrendo aos vídeos aqui do canal se aprende em minutos o que não consegue em meses na faculdade. Simples assim. Só agradecer ao professor por este serviço a sociedade.
Acredito que esse caso seja a dificuldade do primeiro contato ou o segundo, feito em escola de ensino médio, etc. Acho que você conseguiu entender onde eu quero chegar, mas quando a gente aprende rever a matéria se torna mais fácil pois já compreendemos o assunto. Mas existem sim professores que complicam bastante algumas matérias que são simples, vai da didática de cada um. Mas parabéns por estar aprendendo mais e mais!
Valeu Emanuel, é uma satisfação compartilhar. Eu aprendo de novo. Aproveite o canal. Abração 👍⚡
Impressionante, o vídeo é muito bom por causa da pessoa que sabe ensinar.
Isso é verdade!!!
Parabéns, professor!!! 👏👏👏👏👏
Alguns usam palavras rebuscadas que não são usadas no dia a dia. Pex: cosseno dum ângulo é o lado adjacente pela hipotenusa. Adjacente é o lado vizinho. 2. Segmento de reta é um 'pedaço' da reta. Posso ser deselegante, mas não esqueço! kkkk
Vários anos estudando Engenharia Elétrica, assistindo vários canais e professores diferentes. Descobri o canal Elétrica sem Limites a poucas semanas, e estou viciado, assisto todos os dias. Assisti um vídeo sobre o efeito skin que é simplesmente fantástico, o professor traz assuntos que são pouco tratados no UA-cam. Muito obrigado Professor!
Valeu Rodrigo. Fico feliz em ajudar e compartilhar conhecimento com os nobres colegas. Valeu a força. Um abração e aproveite o canal 👍⚡
Digo o mesmo, acabei de finalizar a graduação em Eng. elétrica, e meu arrependimento foi não ter achado o canal do professor antes. Excelente didática dando uma base teórica fundamental, além dos diversos exercícios exemplos resolvidos passo a passo. Parabéns professor pelo ótimo trabalho e por proporcionar tamanho conhecimento de maneira gratuita
Este canal é a "net flix" da engenharia elétrica 😂😂😂😂 . Só tenho a agradecer pelo conteúdo enriquecedor !!
Valeu, Josuel. Aproveite o canal ⚡👍
Bem isso rsrs
Que excelente aula!!! Parabéns, os conceitos são explicados de forma clara e objetiva!! Chega ser lúdico a forma de conhecimento transmitido, muito obrigado! 👏👏👏👏👏
Parabéns pela apresentação. Trabalho a decadas com proteção, estudos e suas explicações foram muito boas.
Esse é o melhor canal de média e alta tensão
Primeira aula que encontro completa sobre esse assunto. Parabéns pela aula!
Valeu, Thiago. Abração ⚡
Grande Mestre.
Quem sabe, não gagueja.
Obrigado por compartilhar!
Gostei dessa, valeu Remo 👍 Abração!
Muito bom gostei professor uma explicação de mestre muito bom
Até hoje ninguém conseguiu me explicar um assunto tão técnico e de suma importância de uma forma simples e objetiva. Sou eletrotécnico e no meu TCC fiz uma apresentação voltado a eficiência energética, simulando em bancada a correção do fator de potência pra econômia de energia elétrica nas indústrias. Se eu tivesse encontrado esse vídeo a 2 anos atrás ia agregar mais valor ao meu trabalho. Deus abençoe grandemente o senhor por compartilhar esses conhecimentos conosco e muito obrigado!
Eu trabalhei em um Laboratorio de Som, aqui em São Paulo, A Alamo, que no seu cabine de entrada de energia havia transformadores para filtrar e eliminar Harmonicos da rede de alimentação, exclusiva para os equipamentos de som. Muito interessante.
E esses harmônicos com certeza prejudicariam a qualidade sonora. Abração!
So ahora me caiu a ficha sobre um comportamento de um certo equipamento que mesmo a tensão e corrente estando dentro do planejado, ocorre o sobre aquecimento em pontos de contato como contatores.
Valeu professor
Não sei pq esse canal num tem pelo menos 1M de inscritos! Parabéns professor pelo material e didática!
Muito bom e didático! Meu tcc foi sobre harmônicos gerados por hvdc no SIN analisando as campanhas de qualidade de energia elétrica.
Bom dia professor vc sabe das coisas,tantas informações que deixa de queixo caído pra quem gosta do assunto,vejo sempre que posso.
Valeu, João. Fico feliz em ajudar. Aproveite o canal. Abração ⚡
Excelente trabalho.ficou ótimo!Seria bom fazer depois um vídeo sobre as consequências e danos causados nas instalações,pois a engenharia fala sobre harmônicos nas instalações mas não vemos no dia dia sendo feito correções nesse sentido. A não ser que isso só sw torna importante na indústria ou nas grandes instalações . obrigado
É isso mesmo, normalmente essa distorção harmônica é comum em grandes indústrias e em subestações do sistema de potência, quando há conversores CC-CA ou CA-CC. Mas já vi casos em.consultorio médico e hospitais, onde equipamentos como o Ultrassom, não estavam funcionando por conta de harmônicos provocados pelos retificadores de lâmpadas led do ambiente. Abração!
@@eletrica-sem-limitesprofessor, nesse caso dos harmônicos no ultrassom, você acha que poderia haver também algum tipo de interferência até sem fio? Colegas já compartilharam um caso que o USG tava fora da tomada, mas mesmo assim, em uma sala de exames específica, quando ascendia a luz, ele ficava cheio de ruído na imagem. 🤔
Excelente aula! Muito obrigado!
Valeu, Fred ⚡👍
Sou fã desse canal. Parabéns por transmitir de forma simples e didática assuntos muito importantes. Parabéns
Valeu, Pedro. Aproveite o canal 👍
Que video excelente. Parabens pela criação do video, isso me ajudou muito com certeza. Uma boa didática, excelente material explicativo e ainda mais, tudo de graça. Parabéns de novo. Estou escrito no seu canal.
Valeu Ronald e Josiane, é uma satisfação. Aproveitem o canal, abração ⚡
Realmente um conteudo de primeira, parabens pelo canal ,acredito que vai ajudar muito gente a ver e entender como os harmonicos influencia nas instalacoes eletrica , muto diferenciado esse conteudo ,parabens novamente
Valeu, Deivid. Aproveite o canal. Abração ⚡
Excelente conteúdo.
Valeu Tiago. Abração ⚡👍
Excelente aula, mestre!
É bom saber que há regulamentação para definir os limites de distorção harmonica.
A eletrônica, e com ela os retificadores e "fatiadores de corrente" responsaveis por tanta distorção na rede, invadiram a luminotécnica, eletrotermia, controle de movimento, entre outros.
Há uma promessa da volta das lâmpadas incandescentes, porém com altíssimo rendimento, as quais desbancariam o reinado dos LEDs e resgatariam a característica de carga puramente resitiva, tão benéfica para a rede.
Por outro lado, há uma forte especulação de que a rede de distribuição eletrica, em função da "eletronização" de todos os setores de consumo, haverá um crescimento progressivo na distribuição de energia elétrica em corrente continua.
Aí você deu aula ⚡👍
poderia abordar a diferenca, para os equipamentos das instalações, entre distorcoes de tensao e de corrente.. qual a mais prejudicial e porque e como combater distorções de corrente ....??? q canal legal e pratico esse... muito obrigado mesmo
Mestre. Obrigado pela instrução, simples e direto.
Para mim e um intensivo de escola técnica. Obrigado.
Valeu André, aproveite o canal 👍
Thanks!
Valeu Alexandre, você é o maior investidor do canal. Obrigado pelos "VALEU DEMAIS". Bons estudos!
Parabéns pela aula.
Muita informação importante, aprendizado continuo. Não imagino a quantidade de cálculos para determinar os filtros passivos quando exigidos. Parabéns pelo seu trabalho e didática.
Valeu Lívio, não são muitos cálculos, mas em momento oportuno eu os trarei em algum vídeo. Abração!
Que aula ...Já vi muitos sobre harmônicos mas essa aula foi diferenciada ,parabéns professor ,trouxe um baita conteúdo ,e ricos em detalhes .
Que bom que gostou. Aproveite o canal. Abração ⚡
Muito obrigado pela oportunidade de aprender com seus vídeos.
Conteúdo especial e muito precioso. Muito obrigado.
Eu que agradeço. Abração ⚡
Fator de potência, 3D! Muito Obrigado, mestre!
Excelente conteúdo. Parabéns Professor!!!!
Exelente aula professor, antes de iniciar o video ja dei o like e vou compartilhar essa joia rara, parabens.
Valeu pela empolgação, Aldemir. Abração ⚡
excelente aula.muito mesmo.
Conteúdo muito bom. Parabéns!!!
Valeu, Jardenes, Forte abraço ⚡👍
Material muito bom para quem trabalha com no-breaks e pequenos geradores que possuem distorções harmônicas muito altas.
Perfeito, José.
Sugestão:
ua-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/v-deo.html
ua-cam.com/video/ugky0tnx_BA/v-deo.html
Pior que até em estudo de instrumentos de corda se estuda harmônicos.
Tipo, é incrível como tem essa semelhança (até pq a corda vibra em um sinal senoidal), ai tem a frequência fundamental da nota e os harmônicos.
Quando tu toca uma corda solta tem a fundamental, quando tu só encosta de leve na corda na casa 12 (metade da corda) tem o primeiro harmônico, nessa a corda vai vibrar em duas partes distintas, sendo que vai ser um som com o dobro da frequência fundamental da corda solta.
Ai tem o 2° harmônico que tu faz a mesma coisa que fez na casa 12 mas agora na casa 7, nessa a corda vibra em 3 partes diferentes, nessa o som vai ser ainda mais agudo que o som do primeiro harmônico.
Em cima da casa 5 tem o 3° harmônico, corda vibra em 4 partes e o som vai ser mais agudo que o som do 2° harmônico.
(Tem harmônicos por toda a corda, mas esses saem mais facilmente)
Pq em teoria quando tu toca uma corda bem no meio e a corda vibra em senóide perfeita não tem harmônicos, mas como tu não toca no meio da corda, a corda bate na escala do instrumento, os toques na corda não são regulares, ou seja, a corda não vibra em senóide perfeita e nessa todos os harmônicos da corda saem juntos com a frequência fundamental da nota e nessa tem o som da nota que a gente ouve saindo do instrumento, tanto que tipo assim em contrabaixo de 5 cordas tem amplificador que não consegue reproduzir a fundamental da corda SI por ser mt baixa frequência, ai nessa se ouve só o "acorde" de todos os harmônicos, nessa o cérebro cria uma fundamental na nossa cabeça e a gente pensa que ta ouvindo a fundamental com os harmônicos.
Quem descobriu isso foi o grande mestre Pitágoras!
Inclusive quando tu põe um pedal de distorção (Overdrive, Distorcion e Fuzz) o som muda por causa que a frequência fundamental atinge o ponto de saturação e os harmônicos de deslocam pra frente mudando o formato da senóide.
Num Overdrive é formada uma onda senoidal com o "topo amassado".
Num distorcion é dormada uma onda quadrada.
Num Fuzz é formada uma onda Dente de Serra.
Isso é verdade, tem acordes dissonantes e tudo ⚡😁
Curtindo muito seus vídeos, recentemente virei operador mantenedor e eles estão me ajudando bastante, como sugestão gostaria de um vídeo sobre SVC (Compensador estático), um equipamento que atualmente esta sendo muito utilizado em subestações.
Vou fazer um vídeo para semana que vem 😄
Que aula fantastica e de simples entendimento !
Missão cumprida 😁
Que conteúdo incrível! Feliz por ter encontrado esse canal.
Aproveite o canal 👍
ótima aula professor parabéns
Valeu 👍
Fantástica aula!
Valeu 👍
Excelente vídeo didático, meus parabéns.
Gostaria de fazer um comentário complementar.
No caso dos filtros passivos há que se tomar cuidado com a frequência da sintonia, por exemplo, não se deve sintonizar um filtro passivo para a terceira ordem em 180Hz, pois isso causaria a ressonância com o conteúdo harmônico existente e, como sabemos a impedância numa ressonância é praticamente zero, o que causaria um curto- circuito limitado apenas pela capacidade do barramento e, ao contrário do que se possa pensar, um disjuntor não conseguiria limitar o curto por causa de um outro fenômeno, a sobretensão causada pela passagem da corrente de curto pela baixa impedância do circuito LC. Mesmo sendo uma impedância pequena, teríamos como resultado uma tensão correspondente do produto da impedância pela corrente de curto, que seria suficiente para abrir arco entre as conexões do disjuntor.
Perfeito Eduardo, você deu aula 👍 Abração!
ERRATA: Quero pedir desculpas pelos comentários equivocados da minha descrição anterior. Os critérios descritos na ocasião, são referentes a projeto e dimensionamento de reatores de dessintonia utilizados para proteção de bancos de capacitores para correção de fator de potência, isto é, não devemos estabelecer a sintonia em nenhuma ordem harmônica, pois neste caso estaremos sujeitos às condições que descrevi anteriormente.
No caso de filtros passivos DEVEMOS sintonizar o circuito LC exatamente na frequência (ordem harmônica) que desejamos eliminar do circuito, mas devemos executar o cálculo correto de potência para esse filtro, pois ele será praticamente um curti- circuito e, se o filtro não possuir capacidade suficiente, será destruído e poderá causar incêndio.
Além do cálculo correto da potência e margem de tolerância, devemos ter em mente que as instalações são passíveis de expansão (instalação de novas cargas) o que pode fazer com que venhamos a ultrapassar a capacidade do filtro.
Mais uma vez desculpe-me, professor e leitores, pelo equívoco cometido.
Abraços.
É triste Emanuel, mas é pura verdade, meus professores falavam que eram nosso concorrente e por isso ensinavam de qualquer jeito. Obrigado Professor por tantas aulas belíssimas.
Abração Edwilson, aproveite o canal 👍⚡
IMPRESSIONANTE O SEU CONHECIMENTO.
Muito obrigado pela aula!!!
Valeu Bruno 👍
Ótima aula.... Agradeço a a bondade di Professor em compartilhar seus conhecimentos !!!!
Valeu mesmo, e fico muito satisfeito em compartilhar 😸
Gosto da sua aula
Valeu Tiago 👍
Encontrei OURO nesse canal. Estou maravilhado 🤩
Professor, um amigo engenheiro que trabalha com energia solar, me falou que às vezes ao inserir em uma rede um sistema de energia solar, ocorre um aumento da tensão da rede. Exemplo: uma rede de 220V em alguns casos pode chegar até 300V. A pergunta é: será esse aumento de tensão consequências de harmônicos? Abraço, sou fã do seu trabalho!
Muito bom, excelente explicação
Espero ter ajudado!
Parabéns professor muito bom
Valeu, Maria. Aproveite o canal. Abração ⚡
muito bom, continue assim, agora podemos aprender bastante
Valeu, Nicolas 👍⚡
👍🇧🇷🌱🙏🏼
Muito obrigado pela oportunidade de aprender com seus vídeos.
Valeu, Rodolfo. Aproveite o canal 👍
@@eletrica-sem-limites Essa aula do professor me fez entender um parte da bobina Bifilar de Nikola Tesla. Também; ladrão de Joule, gerador Bedini e o Newman motor.
Muito obrigado 👍🇧🇷🙏🏼
Vídeo top! Fantástico! Aulas totalmente diferenciadas neste canal.
Valeu Rodrigo ⚡👍
Mais uma aula fenomenal, com didática que facilita muito o aprendizado. Apenas uma questão não dá para concordar neste contexto... FALTANDO LINKS E COMENTÁRIOS! Vamos colaborar pessoal 👍 obrigado professor 🙏
Valeu Gercino, abração👍⚡
Excelente!!! Muito esclarecedor!!
Valeu João ⚡👍
Excelente aula meu amigo! Muito interessante, espero que você continue nessa pegada e se aprofunde mais ainda nesse assunto que é tão pouco conhecido.
Valeu Daniel, vamos aprofundar sim. Abração 👍
Eu pergunto quanto vale uma nobreza da engenharia como uma aula dessa !!....muito obg professor!! .. aula fantástica.
Òtimo conteudo.
Sugiro abordar o tema de cálculo de capacidade de corrente em condutores em paralelo no mesmo polo.
Já observei em certos casos 3 ou mais cabos em paralelo por fase na saída de trafos e interligados
juntos ao mesmo barramento na carga.
Certa vez li um artigo do professor Ademaro Cotrim que citava sobre o tema mas ele deixaria para uma abordagem futura a qual nunca encontrei.
Questionei alguns "experts" que se limitaram a dizer que ,pasmem , "é só somar individualmente a capacidade de cada cabo" ou " se trata de um calculo muito complexo ,outra hora te explico ".....tó esperando até hoje.
Grato.
Valeu amigo, na prática temos que encontrar o raio do condutor equivalente, fazer a modelagem da linha de transmissão e obter a corrente elétrica que irá circular suprindo a carga. Considerando os condutores iguais, a corrente irá se dividir nos "n" condutores da fase. Abração 👍
Sugestão:
ua-cam.com/video/Bp2UPc8C9d4/v-deo.html
ua-cam.com/video/NGS1qTAemVI/v-deo.html
Que aula excepcional parabéns ótimo conteúdo!!
Valeu Patty, abração!
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Pode fazer um vídeo sobre o desligamento e religamento monopolar dos disjuntores da rede básica?
Sugestão anotada!
Top, parabéns professor
Valeu Edinaldo 👍⚡
Sensacional,👏👏👏
Valeu, Marcelo 👍
Vídeo incrível, vai me ajudar demais no meu tcc!
Valeu, Arthur. Sucesso no TCC 👍
Que excelência. muito obrigado ❤
Excelente professor
Valeu, Wilson. Abraço 👍
Excelente explicação
Valeu, Ramon ⚡
Muito bem explicado!
Aula top
Olha que legal, eu sou do mundinho do áudio, aos 14:28 é justamente o que acontece quando ligamos , alto falantes fora de fase( polaridade invertida) ,pode ser apenas um dos auto falantes de um sistema, ocorre o cancelamento das frequências mais baixas, ou seja , o grave some, ficam praticamente só médios e agudos.
Valeu Flávio. Você deu aula!
Excelente aula professor!!! tenho o valor do THD da corrente e a tensão, visualizei as harmônicas presentes na rede, como escolher o tipo de filtro e como calcular quais componentes e valores deste filtro???? OBRIGADO!!!!!!!
Olá, Rafael, o cálculo é realizado levando em conta diversos parâmetros, inclusive a necessidade de correção de fator de potência.
Veja esse link
revistapotencia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/E-book-Filtro-de-Harmonicas-2a-ed..pdf
Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites muito obrigado!
@@eletrica-sem-limites Obrigado!!!!!!!
Muito interessante 👏🏾👏🏾👏🏾
Aula monstro! ❤
Valeu amigo 👍 Abração!
bom trabalho professor... onde eu trabalho tem esse filtro de trafos de defasagem 30º
antes tinha visto alguma documentação que para transformadores industriais, compensava colocar condensadores (e possivelmente outros componentes) para baixar o consumo electrico. Agora percebo melhor a razão, tem a ver com a redução dos harmónicos.
Agora a minha questão, é possível usar os parasitas para armazenar e voltar a colocar na rede e assim evitar desperdício?
Muito bom mesmo!
Que bom que gostou 👍
Boa tarde. Obrigado pelo ensinamento, muito bom. Gostaria de saber como fazer um filtro 3ra harmônico passivo MONOFASICO.
Fala sobre os Oscilopertubógrafo.
Vou colocar na fila, valeu a dica 👍
Professor top!!
Obrigado Breno. E inscritos que instigam o professor 😁⚡
Simplesmente TOP!
Valeu!
Sabia da relação do Fator de Potência sofrer interferência da distorção harmônica, mas não na forma equacionada. Na faculdade não vimos os dois fatores juntos. A alta distorção harmônica, na época era vista como uma situação anômala e não como uma situação permanente, na qual teríamos de conviver.
Olá José, existem situações de distorções harmônicas temporárias e outras permanentes (como em HVDCs, geração eólica e solar). Abração!
O canal do senhor foi um achado no youtube 😂
Professor faça um grupo no ZAP para mais questões e dúvidas obrigado e parabéns pelo excelente conteúdo 😊
Valeu Júlio, mas não há a menor condição disso acontecer, pois seria humanamente impossível atender tantas demandas, por mais boa vontade que eu tenha. Abração!
que isso em, que aula, professor vc tem alguma dica de material para referencia no assunto?
Valeu amigo 👍
Professor. Suas aulas sao shows. Onde se consegue os filtros ?
Com o domínio das fontes chaveadas nos produtos de consumo (carregadores, lâmpasdas LED, dimmers para chuveiros e praticamente todos os eletrônicos atuais), harmônicos serão o maior desafio para a geração e distribuição de energia.
De fato, é um grande desafio para a manutenção da qualidade da energia elétrica. Abração!
Ótima aula.
Você tem ou indica algum material/livro para estudo de harmônicos e aplicações de filtros?
Olá Ferrari, agora no momento não me recordo, mas vou procurar. Abração ⚡
Tremenda aula
Valeu, Thiago, abração 👍
Rapaz será que algum dia chego neste nível
Com certeza Wando, e ainda ultrapassa. Acredite e se esforce. Abração!
top demais
Mais uma pérola!!! 10!!!
Valeu meu nobre ⚡👍
Boa tarde!!! Se puder tirar uma dúvida ficarei muito agradecido, qual fenômeno da rede eletrica( que vem das redes de distribuição) que podemos perceber? Por exemplo aqui no meu bairro a uma certa falta de energia, que quando falta há um silêncio absoluto que é possível ouvir os pássaros, porem quando é restabelecido é possível "ouvir " o que é essa minha dúvida, vem do campo magnético gerado pela tensão elétrica passando pelo fios ou dos transformadores?
Olá Gustavo, existem diversos ruídos no sistema elétrico, como por exemplo:
- Efeito corona nos condutores elétricos (como um "xiado")
- Vibração do núcleo do transformador (como um "zumbido").
E quando falta a energia elétrica, reina o silêncio. Abração!
Sugestão sobre ruído:
ua-cam.com/video/LIplAB4Ty0g/v-deo.html
ua-cam.com/video/DNh9qUF5-pM/v-deo.html
@@eletrica-sem-limites obg pela pronta resposta, irei assistir outros vídeos, melhor canal sobre elétrica do Brasil 👍🏽.
Isso é maneiro hein!!!
Muito maneiro 😸
Acho que faltou só explicar como os harmônicos se formam. Só pra fechar. Mas o like foi garantido com prazer.
Também tenho essa dúvida!
Valeu Manuel, olha, os harmônicos são gerados pela deformação da senóide. Qualquer ocorrência ou aplicação que deforme a senoide, gera harmônicos. É resultado da transformada de Fourier. Abração!
@@eletrica-sem-limites, então quer dizer se eu ligo uma furadeira, um motor, ele gerar uma senoide deformada que vai pra rede elétrica
Há décadas eu procurava um material tão bom quanto esse e há tempos tenho uma dúvida. Vou colocar aqui e se alguém souber, agradeço se responderem. No passado, antes da "epidemia" de cargas não lineares, o dimensionamento de uma instalação de BT era simples: bastava seguir a NBR-5410. Com o surgimento dos harmônicos graças desde nossos carregadores de celular até ar condicionados com inversores, o projetista já não tem mais controle das cargas da instalação, e a verdade só aparecerá com a obra pronta, com as cargas ligadas e com o analisar de rede pendurado. Pergunta: como o projetista insere em seus cálculos a variável relacionada às harmônicas sem precisar superestimar seus cálculos e encarecer a instalação? Grato
Ola acho que ele respodeu no minuto 15:54 do video
muito bom
Valeu Aggeu, abração! 👍⚡
No caso compra , instala o filtro anti harmonico de acordo com a ordem e a distorção ?
Olá Flávio, o filtro pode ser comprado ou projetado de acordo com a ordem do harmônico. Vou fazer um vídeo explicando como se projeta o filtro com capacitor, resistor e indutor. Abração ⚡
@@eletrica-sem-limites
Obrigado chefe
Boa noite meu caro amigo. Me esclareça 3 duvidas se possível.
Tenho Um alicate amperímetro true rms. ESSE TRUE RMS é valido só para a parte de medição de tensão ou tambem para corrente? Se é que existe diferença na medição de corrente comparado a um alicate amperímetro que nao é true rms?
E a outra dúvida é a seguinte. O que acontece num banco de capacitores caso eu adicione mais capacitores que o necessário pra que o fator de potência fique acima de 0.92?
Olá Wesley, normalmente a medição é para tensão e corrente RMS TRUE, para ter a certeza, veja o manual de seu alicate amperímetro.
Em relação aos bancos de capacitores, se eles estiverem em excesso, o fator de potência pode ficar acima de 0,92 (o que não tem problema) e até capacitivo (e a depender deste excesso capacitivo, poderá haver problemas de sobretensão). Abração ⚡👍
Bom dia! Os seu vídeos são voltados para Engenharia ou área técnica? Estou finalizando o curso de Engenharia e gostaria de sanar essa dúvida no intuito de saber se vou precisar me esforçar um pouco mais em relação aos cálculos matemáticos
Seja bem vindo. Nesse canal existem vídeos voltados para Engenheiros Elétricos, Técnicos em Eletrotécnica, Eletricistas e amantes da Eletricidade. A matemática não será um problema. Abração 😃
Tem como eu utilizar vários conversores rebaixadores de tensão buck DC com chaveando superior a 180KHz atuando com amplificadores operacionais no lugar dos trimpots mais auxílio de uma ponte H e um trafo para compensar os harmônicos de um gerador?
Não faço a mínima ideia 😁
@@eletrica-sem-limites De qualquer maneira muito obrigado pela sua atenção e continue com seu ótimo trabalho! Eu gostaria de possuir um filtro para desemporcalhar a porcaria da rede aqui na minha casa e colocar no gerador também.