“O GENERAL OLHOU PARA A MINHA PERNA, AINDA SANGRANDO, E DISSE: ‘QUE SERVIÇO PORCO’“, LEMBRA LADISLAU

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 бер 2024
  • “A minha perna estava sangrando, com um buraco imenso. É que eles colocavam algodão molhado em volta do fio elétrico para não deixar marca. Mas, quando você passa horas nesse choque em cima dos tecidos, os tecidos se deterioram. O general olhou para a minha perna e ficou indignado: ‘Que serviço porco’. Esse é o general, essa é a ‘alta cultura’”.
    Quem faz o relato é o economista Ladislau Dowbor. Era 1970 e ele iria embarcar para a Argélia. Era um dos 40 presos políticos que estavam sendo trocados no sequestro do embaixador alemão. O general fazia a inspeção antes do embarque.
    O estado físico de Ladislau (e de outros presos) era deplorável em razão da tortura continuada e virou notícia quando eles chegaram a Argel. “O tipo de dor que se causa de onde você põe os fios elétricos é uma coisa pavorosa”, diz.
    Aos 83 anos, o hoje professor da PUC-SP fala ao TUTAMÉIA sobre a sua trajetória, a luta armada, a sua labuta para “encontrar saídas da barbárie”.
    “A gente fala em golpe, e em ditadura. Eu tendo a tomar um recuo pensando: o que a gente faz como seres humanos? Essa busca para sair da barbárie. A gente sabe os caminhos: é essencialmente pela justiça social, tem que assegurar o básico para todo mundo e temos o suficiente no mundo”, afirma.
    Dirigente da Vanguarda Popular Revolucionária, com Carlos Lamarca, Ladislau relembra o sequestro do cônsul japonês em São Paulo, o exílio e os seus trabalhos antes e depois do golpe de 1964.
    “O passado não passa. Para mim, sem nenhuma glorificação política, não ter baixado a cabeça, não ter aceitado os massacres, as humilhações, de eu continuar a briga... Você não apaga o sofrimento, mas dá sentido a ele. Esse testemunho é meu e de mais de 15 mil pessoas que foram presas e massacradas no Brasil naquela época. Batalhar por um país mais junto é bom senso, dignidade humana”, afirma.
    Nesta entrevista, gravada em 15 de fevereiro de 2024, Ladislau lembra o contato que teve com militares, quando foi se alistar no Recife. Na época, nos movimentos de cultura popular.
    “Conheci Ariano Suassuna. Ajudei a montar, no Teatro Santa Isabel, a primeira apresentação do Auto da Compadecida. Conheci Gilberto Freire, Celso Furtado; acompanhei as reuniões dele na Sudene. Conheci o Paulo Freire e acompanhei as primeiras aulas de alfabetização no município do Cabo, com a filha dele, a Madalena”, rememora.
    Pois foi quando se apresentou no quartel, em setembro de 1963, que viu um oficial, que sabia de sua participação nos movimentos sociais, dizer para o militar que o alistava:
    “Vamos pegar esses filhos da puta!”
    Sobre esse pequeno episódio Ladislau avalia:
    “A tensão já se sentia. Tinha Paulo Freire, Miguel Arraes, ligas camponesas. Em setembro de 63, o processo estava caminhando”.
    Vindo de São Paulo, Ladislau tinha chegado a Pernambuco por causa do convite do pai, que trabalhava como engenheiro na Açonorte.
    “Foi um processo que pesou muito para mim. Desembarcando no Recife, vendo aquela desigualdade tremenda, a riqueza arrogante do pessoal de cima e a miséria em todo o Recife. Isso me chocou profundamente.
    Meu pai me convidou para jantar uma lagosta. Entrando no restaurante, à noite, estava uma criança passando fome na porta. Sabe aquele caleidoscópio que você vira assim e todas as pedrinhas mudam? Eu vou jantar uma lagosta e tem uma criança passando fome? Isso não tem justificativa que exista. Isso que me orientou para a economia”.
    No exílio na Argélia, Ladislau entrou em contato com as dezenas de movimentos de libertação que floresciam pelo mundo naqueles anos 1970.
    “Conheci o MPLA, Amílcar Cabral. O Congresso Nacional Africano me chamou para ver se a gente conseguia libertar o Mandela de Robben Island, tipo assessoria técnica. Porque a gente tinha conseguido liberar muitas pessoas no Brasil”.
    “Naquela época, havia ditaduras praticamente em toda a América Latina. Instaladas pelos norte-americanos essencialmente. Tinha as tragédias da Ásia, a China começando a se levantar, tinha as tragédias em todo o Oriente Médio, que continuam”.
    No dia do golpe militar de 1964, Ladislau estava na beira do Mar Morto, “meio que escondido no que hoje é Israel”.
    Ele conta:
    “Eu estava apaixonado pela Paulinha [Pauline Reichstul, que foi assassinada pela ditadura em 1973]. Ela era judia, e eu não era judeu. Os pais dela, quando descobriram, colocaram ela em um avião e a despacharam para Israel. Eu sou teimoso; juntei dinheiro. Fui encontrar a Paulinha na beira do Mar Vermelho. Ficamos um ano escondidos lá. No rádio, a gente ouviu a notícia do golpe. O massacre de camponeses, de pessoas simples não se registrava. Era a barbárie. Nossa situação era de impotência. “
    O depoimento integra uma série de entrevistas com o mote “O que eu vi no dia do golpe”.
    Inscreva-se no TUTAMÉIA TV e visite o site TUTAMÉIA, tutameia.jor.br.
    Acesse este link para entrar no grupo AMIG@S DO TUTAMÉIA:
    chat.whatsapp.com/Dn10GmZP6fV...

КОМЕНТАРІ • 203

  • @sylviaperez9467
    @sylviaperez9467 2 місяці тому +57

    Leonor e Rodolfo, vocês são muito gentís, amorosos.... que entrevista memorável!!! ❤
    O Professor Ladislau tem uma força interior alegre e humanista que o capacitou a enfrentar as lutas pela Vida , por um Brasil melhor e admitir " O passado não passa ".
    Saúde e Vida em paz caro Professor ❤

  • @helenaweissweiss9850
    @helenaweissweiss9850 2 місяці тому +41

    Excelente fala! Por demais amorosa!!
    Grande trabalho Tutameia....

  • @olenkabarreira3847
    @olenkabarreira3847 2 місяці тому +68

    Que lindo! Sr Ladislau um homem de Coração Puro. Feito pelo amor, e Humanismo profundo.
    Maravilhoso!!!

  • @maiteazevedo5917
    @maiteazevedo5917 2 місяці тому +25

    Ai gente do céu! Como são enormes as pessoas humanas de verdade, que passaram pelo que passaram e continuam na luta. Lembro da nossa Presidente Dilma. Muito bom! Obrigada Tutaméia!

  • @mariaalice-od7tu
    @mariaalice-od7tu 2 місяці тому +32

    Parabéns! bela entrevista ao Professor Dawbor!

  • @elianefigueiredo9641
    @elianefigueiredo9641 2 місяці тому +40

    A realidade é maior que a ficção. Não sabia que o professor Dowbor tinha tido uma vida tão rica de experiências. Obrigada a ele pelo que fez, e, também, pelo que continua fazendo pelo Brasil.
    Obrigada a vocês por nos trazerem essas histórias que não podem ser esquecidas, e devem ser comemoradas.

  • @mariliacapelo6012
    @mariliacapelo6012 2 місяці тому +31

    Já admirava, profundamente, o Professor Ladislau...mas, depois dessa entrevista, pude conhecer, melhor, o ser humano incrível, excepcional que ele é! E ainda há quem peça a volta desse período de trevas...meu Deus, o que explica isso?!? Só ignorância desses fatos?!

    • @robertoschmidlin7318
      @robertoschmidlin7318 2 місяці тому

      Não. Perversidade pura. São gente infrahumana, que não tem qualquer sentimento de solidariedade humana, qq. empatia.

  • @lenisearneiroteixeira5679
    @lenisearneiroteixeira5679 2 місяці тому +41

    Ver um homem desse falando de paixão, cuidado faz a gente ainda acreditar na humanidade ❤

  • @designaovivo
    @designaovivo 2 місяці тому +37

    Sou muito fã dele. Agradeço muito

  • @rogeriogomez
    @rogeriogomez 2 місяці тому +28

    Que depoimento chocante e fantástico ao mesmo tempo do Professor Ladislau. Estou passado. Não conhecia esta vivência dele. Parabéns Tutameia.👏👏

  • @SuperMarivero
    @SuperMarivero 2 місяці тому +17

    Grande Ladislau... se todos os economistas fossem iguais a vc!

  • @mariaalice-od7tu
    @mariaalice-od7tu 2 місяці тому +56

    A série de entrevistas é essencial para conhecer e não esquecer a verdadeira história do BRASIL PARABÉNS AOS JORNALISTAS.!!!!!

  • @clicianoliveira2821
    @clicianoliveira2821 2 місяці тому +24

    A frase da entrevista `O passado não passa´. Professor tem a minha profunda admiração.

  • @mariacristinademedeiros930
    @mariacristinademedeiros930 2 місяці тому +14

    Bela entrevista! Prof Ladislau é uma pessoa incrível! Que cultura, que cabeça, quanto conhecimento e humanidade!

  • @JHCASSELLI
    @JHCASSELLI 2 місяці тому +24

    O professor Ladislau precisa escrever, ou deixar filmado, um grande depoimento onde possa falar sem interrupções do entrevistador. É fundamental! Uma vida riquíssima, experiências, sabedoria, vivências e fundamentalmente, com muito sentimento e emoção. As futuras gerações merecem essa herança Professor Ladislau!! O senhor, Professor, é pessoa rara, é da mesma cepa de pessoas como Pepe Mujica, em que a altivez da simplicidade e do sentimento de solidariedade humana se unem à riqueza da experiência e do conhecimento.

  • @coyotezinho
    @coyotezinho 2 місяці тому +30

    Emocionante. Que depoimento sincero, rico, significante. Sem mais.

  • @aluisioalves3186
    @aluisioalves3186 2 місяці тому +36

    Sempre bom ouvir o Prof. Ladislau

  • @ritaborges1718
    @ritaborges1718 2 місяці тому +16

    Dowbor é um Ser tão maravilhoso que poderia conservar-se eternamente entre nós.
    Obrigada, Tutaméia! 🙏🏼

  • @carlosvicente4146
    @carlosvicente4146 2 місяці тому +12

    Que histórias incríveis e, muitas vezes, terríveis, viveu este homem altivo do alto de seus 82 anos! Quanto saber e estudos voltados para o bem coletivo. Intelectual que uniu amor individual com amor por um Brasil mais justo. Confesso q me senti pequenininho diante da vida intensa e atribulada do professor. Entrevista absolutamente emocionante e que merece ser mostrada nas escolas públicas de ensino médio. Aliás, como todas estas sobre os 60 anos da ditadura.

  • @osorionascimentoneto4234
    @osorionascimentoneto4234 2 місяці тому +11

    Muito tocante! Sempre admirei o economista, mas não sabia do passado revolucionário desse grande homem. Um abraço ao professor Ladislau.

  • @maurachi
    @maurachi Місяць тому +9

    Admiro fortemente o Prof Ladislau, tenho aprendido muito com suas aulas de economia. A partir dessa entrevista, o admiro ainda mais. Sofro com seus sofrimentos, aprendo com sua humanidade, sua lucidez, sua coragem. O valor dessa entrevista é incomensurável!

  • @carlosotavio9678
    @carlosotavio9678 2 місяці тому +12

    Ver o testemunho de L. Dawbor faz a gente sentir orgulho de pertencer a raça humana.

  • @telmaanitapiacentini9613
    @telmaanitapiacentini9613 2 місяці тому +16

    Que beleza de entrevista! O mundo agradece tanta grandeza de humanidade❤

  • @rosivaniavicentin9948
    @rosivaniavicentin9948 2 місяці тому +10

    Admiro muito o Prof Ladislau. Um abraço ❤

  • @PauloCiranda
    @PauloCiranda 2 місяці тому +9

    Excelente professor Ladislau, que riqueza de vida! Parabéns! ❤❤❤❤

  • @josedavidurbaezbrito498
    @josedavidurbaezbrito498 2 місяці тому +20

    Comovente e inspirador essa conversa com o Dawor.

  • @algenyrsantos965
    @algenyrsantos965 2 місяці тому +16

    Meu pai trabalhou em uma loja onde o proprietário vendeu uma das suas lojas de decoração, em plena rua Barata Ribeiro,em Copacabana,para "pagar"a libertação de um sobrinho ,preso pelo DOPS

  • @vitorlima1092
    @vitorlima1092 2 місяці тому +11

    Temos aqui um belíssimo registro histórico! Agradeço ao Rodolfo, Eleonora e Ladislau.

  • @luizleonardo9477
    @luizleonardo9477 2 місяці тому +15

    O entrevistado é um humanista.

  • @luishenriquedasilva1660
    @luishenriquedasilva1660 2 місяці тому +13

    Parabéns a todos em especial ao professor Dowbor.

  • @angelaspesialiaroeira1730
    @angelaspesialiaroeira1730 2 місяці тому +9

    Simplesmente sensacional, parabéns tutameia

  • @mariaercarneiro
    @mariaercarneiro 2 місяці тому +23

    Lindo depoimento!

  • @brasiliamarques6832
    @brasiliamarques6832 2 місяці тому +10

    Que figura fantástica, esse Ladislau Dawbor!

  • @olenkabarreira3847
    @olenkabarreira3847 2 місяці тому +23

    "O PASSADO NÃO PASSA" BELA FALA!

  • @planetaazul-meunomeegaia8833
    @planetaazul-meunomeegaia8833 2 місяці тому +24

    Perdi ao vivo, mas ja estou assistindo agora

  • @silvioeugenionunesgouveia7539
    @silvioeugenionunesgouveia7539 2 місяці тому +9

    Espetacular a entrevista de um Protagonista muito discreto!

  • @bernalum
    @bernalum 2 місяці тому +7

    Professor LADISLAU é polonês. A pronúncia é DOBVÓR ... Ele é simplesmente DEMAIS !!!!!!

  • @dani7alvesdl
    @dani7alvesdl 2 місяці тому +10

    Eu fico sem palavras um verdadeiro herói do Brasil e do nosso mundo histórias muito dramáticas muita coragem muita luz pro nosso futuro

  • @nelyvaranda1838
    @nelyvaranda1838 2 місяці тому +6

    Ladislau é maravilhoso. Parabéns ao grupo por convidá-lo

  • @soniamariagoi4595
    @soniamariagoi4595 Місяць тому +6

    Quanto de Cultura em Ladislau.Parabéns ao programa.

  • @rosanagarcia5662
    @rosanagarcia5662 2 місяці тому +7

    Esta série precisa continuar, unir nossos mosaicos, construir nossa história e identidade. Eu tinha somente 6 anos, gauchinha morando em Fortaleza, vivenciando com prismas infantis, os vendedores/pescadores de lagostas, as festas estilo caribenhos escolares, um processo migratório no seio dos brotos de Paulo Freire. Com as entrevistas vou me reescrevendo, obrigada Ladislau ! A página Wikipédia em português deve ser melhorada !

  • @Luciache
    @Luciache Місяць тому +5

    Adoro seu Ladislau! Que orgulho esse descendente de polonês ser um grande brasileiro e de uma sensibilidade ímpar. Abração nele!

  • @SandraRodrigues-tc1jq
    @SandraRodrigues-tc1jq 2 місяці тому +11

    Um testemunho assustador contado. Excelente trabalho Tutameia .

  • @luizleonardo9477
    @luizleonardo9477 2 місяці тому +7

    Admiro esse homem de graça.

  • @rbenatti
    @rbenatti 2 місяці тому +72

    Que ser Humano da maior qualidade!! Estou com um nó na garganta, foi um soco no estômago o testemunho desse Homem. Como pode alguém defender esse golpe, a imbecilidade dessa direita estúpida. Que honra ter passado essa hora com uma história fantástica.

    • @sulianrodrigues4731
      @sulianrodrigues4731 Місяць тому +6

      Que senhor extraordinário! Como aprendi com ele neste momento. Depoimento fantástico e emocionante. Como que ainda há pessoas que defendem ditadura. Um soco no estômago de todos nós.

    • @jeanetemarzola5271
      @jeanetemarzola5271 Місяць тому +7

      Que ser humano magnífico,com idéias claras,com empatia pelo outro.Humanidade na encruzilhada com bárbarie,sempre.

    • @jorgemoreira7482
      @jorgemoreira7482 Місяць тому +2

      Só se conhece o homem quando se dá poder a ele

  • @mazzateo3846
    @mazzateo3846 Місяць тому +8

    Sem Anistia!! Punição severa aos Golpistas Selvagens.

  • @marisaandreatawhitaker8730
    @marisaandreatawhitaker8730 2 місяці тому +7

    Que entrevista maravilhosa! Professor Ladislau que experiência fascinante. Que ser humano generoso.

  • @kristoff_silva
    @kristoff_silva 2 місяці тому +9

    É isso quw precisamos mostrar pros parentes, pros jovens, pra tanta gente quw ignora os fatos

  • @user-vo1qx6bu3j
    @user-vo1qx6bu3j 2 місяці тому +8

    Obrigado,pela informação e formação

  • @solomonjalowyj5288
    @solomonjalowyj5288 2 місяці тому +8

    Bravo. Молодец!

  • @israelmoreira1992
    @israelmoreira1992 2 місяці тому +7

    É emocionante o q Sr Ladislau está relatando,

  • @hpfguerino
    @hpfguerino Місяць тому +4

    Ladislau, a sua escolha, como a de muitos outros, não é apenas intelectualidade, ideologia. É a escolha moral de uma alma caridosa

  • @izabelamaral9653
    @izabelamaral9653 2 місяці тому +4

    Boa tarde!
    Nunca foram punidos!

  • @luizleonardo9477
    @luizleonardo9477 2 місяці тому +5

    Ladislau um humanista humano.

  • @tomgrando
    @tomgrando Місяць тому +3

    Obrigado por tanta sabedoria democratizada!

  • @augustofeitoza5790
    @augustofeitoza5790 Місяць тому +1

    Eis aí um verdadeiro herói, um verdadeiro brasileiro, mesmo tendo nascido na Polônia. É de exemplos de homens como esse que o Brasil e o mundo precisam. Um homem digno, honrado, indignado com a miséria de outro ser humano e corajoso o suficiente para encarar a morte e a violência do opressor e que lutou e ainda luta para mudar essa terrível realidade e impedir que esse mal se repita em nosso país.

  • @celsodelneri3504
    @celsodelneri3504 2 місяці тому +11

    impressionante!!!

  • @raquelmjuliao
    @raquelmjuliao 2 місяці тому +4

    que homem maravilhoso! Obrigada Tiatameia!

  • @linelobo5524
    @linelobo5524 2 місяці тому +4

    Incrível ouvir o professor! Obrigada por essa oportunidade de ouvi-lo.

  • @ir.lauralopes4180
    @ir.lauralopes4180 2 місяці тому +6

    Amo esse professor, muito humano.

  • @colluco1986
    @colluco1986 2 місяці тому +2

    Que pessoa gigante que é o Ladislau: não só é um homem de uma cultura e erudição da mais alta conta, mas principalmente é alguém com um coração imenso e com um senso de justiça e ética excepcional. Que testemunho duro e emocionante!

  • @ricardoernestorose5593
    @ricardoernestorose5593 2 місяці тому +6

    Esta série entrará para a história!

  • @andrebrum2009
    @andrebrum2009 2 місяці тому +4

    Grande Prof. Ladislau Dowbor.

  • @luizalbertosalomao9552
    @luizalbertosalomao9552 2 місяці тому +5

    Que entrevista extraordinária! A biografia do Professor Dowbor é de uma riqueza impressionante.

  • @srgioluz1
    @srgioluz1 Місяць тому +1

    Professor Ladislau Dowbor.... Tutaméia... que encontro lindo, profundo, inteligente e sublime! Obrigado Tutaméia e PROFESSOR LADISLAU!

  • @ceciliafreitas265
    @ceciliafreitas265 Місяць тому +1

    "Vc não apaga o sofrimento, mas dá sentido a ele!" Que profundo e belo! Gratidão, Professor!

  • @vanessawaltrick9474
    @vanessawaltrick9474 2 місяці тому +6

    Que depoimento emocionante. Muito corajoso

  • @elianayongmedeiros2064
    @elianayongmedeiros2064 2 місяці тому +3

    Essa pessoa Ladislaw, tem minha admiração, sua simplicidade é fascinante, estimulante. Obrigada por essa oportunidade.

  • @Bolchevix
    @Bolchevix 2 місяці тому +3

    Parabéns pela entrevista, sou grande admirador do prof. Dowbor.

  • @VanderleiPequeno13
    @VanderleiPequeno13 2 місяці тому +5

    Emocionante. Um Herói.

  • @mariamartaviannademoraes6519
    @mariamartaviannademoraes6519 2 місяці тому +5

    Muito emocionante o relato do Ladislau

  • @silviasaguiar9585
    @silviasaguiar9585 2 місяці тому +6

    Admiro muito o prof Dawbor...entrevista emocionante ❤

  • @geraldovillar3900
    @geraldovillar3900 2 місяці тому +6

    Vale um livro de memórias!

  • @irmaelzarodrigues6480
    @irmaelzarodrigues6480 Місяць тому +2

    Que exemplo de pessoa . Ser humano... humano de verdade. Parabéns. Muita emoção 😢

  • @TeomaoamoR
    @TeomaoamoR 2 місяці тому +3

    Que testemunho forte e de uma ternura divina!!!
    Emocionante!!!

  • @CarlosSeabra-BR
    @CarlosSeabra-BR Місяць тому +1

    É sempre um prazer ouvir a forma de falar das coisas, com clareza pedagógica, do Ladislau Dowbor!

  • @diogoboccardi3218
    @diogoboccardi3218 2 місяці тому +5

    Maravilhoso relato! Muito obrigado por isso

  • @user-ch1gg6zs6e
    @user-ch1gg6zs6e 2 місяці тому +6

    Depoimento absolutamente impressionante! Salve Tuts!

  • @ClauVenturi
    @ClauVenturi 2 місяці тому +7

    Incrível entrevista.

  • @porto_madge
    @porto_madge 2 місяці тому +3

    Excelente entrevista. Muito obrigada pela oportunidade. Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa da série sobre o golpe de 1964.

  • @fatimaoliver6058
    @fatimaoliver6058 Місяць тому +4

    Professor Dowbor que ser humano que exemplo que vida que pulsa

  • @ItamaragibaRodrigues
    @ItamaragibaRodrigues 2 місяці тому +7

    Uma das melhores da série

  • @luizfernandomelo6811
    @luizfernandomelo6811 2 місяці тому +3

    Ladislau sempre muito bom.

  • @isajinkings
    @isajinkings 2 місяці тому +6

    A gente fica muito triste! 🥲

  • @kaellysaraiva3390
    @kaellysaraiva3390 2 місяці тому +2

    Que ser humano de imensa riqueza cultural! Obrigada a vocês pela oportunidade de ver uma entrevista como essa

  • @telmaanitapiacentini9613
    @telmaanitapiacentini9613 2 місяці тому +7

    Beleza de entrevista❤

  • @josedias4236
    @josedias4236 Місяць тому +1

    Que história intetessante, rica e esclarecedora desse senhor. Parabéns ao canal.👏👏👏

  • @linelobo5524
    @linelobo5524 2 місяці тому +3

    Foi maravilhoso!!

  • @soniabenevides5019
    @soniabenevides5019 2 місяці тому +7

    🎉❤

  • @marialuciaalvesferreira4460
    @marialuciaalvesferreira4460 Місяць тому +2

    Muito emocionante o depoimento do Ladislau.

  • @pjpmancini
    @pjpmancini Місяць тому

    Estou chorando. Já era profundo admirador do professor Ladislau. Nai conhecia bem sua partipação na resistência a ditadura l. Nossa dívida com esses e essas brasileiras é impagável. Um grande e fraterno abraço

  • @vicentejouclas2518
    @vicentejouclas2518 2 місяці тому +4

    O assunto pode não ser o de hoje mas investimento na Amazônia só se for cerca! Se dependesse dos bípedes humanóides ela nem existiria💚

  • @zenondas
    @zenondas 2 місяці тому +3

    Obrigado por nos contar sua história tão sofrida Stanislau! Q Lula a escute da próxima vez antes de arregar NOVAMENTE pros milicos! (mas ele não o fará, infelizmente...)

  • @ir.lauralopes4180
    @ir.lauralopes4180 2 місяці тому +6

    Que história linda!

  • @paulafnog
    @paulafnog Місяць тому +1

    Parabéns Tutameia!! Vcs são ótimos!

  • @paulafnog
    @paulafnog Місяць тому

    Que maravilha de entrevista! Ladislau Dowbor é um SER HUMANO no nível máximo da categoria!

  • @annamotta9636
    @annamotta9636 Місяць тому +1

    Parabéns, muita saúde,paz e realizações

  • @sylvia1192
    @sylvia1192 2 місяці тому +6

    Impressionante❤

  • @Rodrigo-yc7rh
    @Rodrigo-yc7rh Місяць тому +4

    Caramba! Eu admiro o professor Dowbor pelos livros. Não conhecia essa história de vida dele. 😯

  • @fedorentogugel6036
    @fedorentogugel6036 Місяць тому +1

    Eu ja tinha extrema consideração e respeito pelo professor Ladislau. Agora então extrapolou..