Comecei discordando de todas as tuas opiniões. Mudei, o coxtexto político mudou e hoje concordo com muitas das tuas opiniões. Independentemente disso, sempre admirei teu preparo, profissionalismo e coerência.
Xingar algo genérico a uma estratégia de quem só quer falar mal sobre quem pensa diferente. Não gosta do Brasil Paralelo, OK! Mas diga exatamente o quê discorda para que possa haver um DIÁLOGO em vez de mera briga.
@@herculesmatheusderwisz7486 Esquerdista, irmão... o Meio é liberal progressista. Esquerda quer é acabar com a propriedade privada dos meios de produção.
Brasil paralelo é muito melhor, pois tem identidade convencida. O Meio, apesar do nome, é esquerdista. Problema em ser de esquerda, nenhum. O problema é se dizer uma coisa é praticar outra.
Concordo total com o que Pedro falou sobre São Paulo! Só acrescento que uma boa opção seria a Tabata, mas pelas pesquisas vamos perder essa chance! Uma pena!
@@Ana-dw3uq Concordo que ele é arrogante, mas com razão. Ele tem cacife pra isso. Não há nada mais triste que ignorante arrogante, que é o que anda na moda ultimamente.
Esse é um dos poucos canais que fala mais de ideias, da maneira mais honesta possível, do que de pessoas. Aí fica essa tara de saber em quem ele vota e reduzir as ideias dele a isso.
Eu adoro o meio! Sou extremamente apaixonada por esse canal e adoro a visão do Pedro e seus parceiros. Sou assinante do meio com orgulho. Aprendo demais com esse canal.
Brasil Pararelo é um delírio. Me incomodam os anúncios que recebo sobre aquele canal. A iniciativa do Meio é relevante e é daqueles exemplos que me enchem de esperança. Vamos debater.
Pedro, Sobre as pesquisas: Hj elas são importantes por conta disso que vc falou... para nós não jogarmos nosso voto no lixo. Pq do jeito q é a eleição no primeiro turno se vc n votou nos candidatos que vão pro segundo turno, teu voto n valeu quase nada, apenas valeu para contat nos votos válidos.
não necessariamente ... se todos os votos de quem votou "errado" somasse ao que está vencendo e este fosse do mesmo espectro ideologico , e mesmo assim não fosse suficiente pra encerrar a eleição no primeiro turno , sua analise se mostra errada , e o pior , há um efeito muito danoso , as pessoas não teriam votado em quem elas acreditavam , causando uma diminuição drastica dos numeros/resultados daqueles candidatos , impedindo a aquela pessoa de tentar eleiçao numa proxima vez (por não ter uma margem descente , para o partido , que provavelmente deixaria de apoiar o seu nome perante outro da chapa numa proxima eleição). Agora no segundo turno , que é O PRA VALER , ai tu faz o que acha que tem que fazer ... mas ter uma analise raza como essa , só remove os nomes bons e diferentes , mantendo tudo num ciclo de status quo perpetuo
Obrigado por pegar minha provocação Pedro. Sou assinante do meio e sempre mando seus vídeos pra quem converso sobre política e digo q vc é o melhor analista político do Brasil. Queria mto saber sua opinião sobre os candidatos, por isso a provocação. Não ficou claro em relação a Tabata, vc disse q não votaria nela, fiquei pensando em quem vc votaria dentre as opções. Acho q vc prefere a Tabata mas devido a chance do Nunes não ir ao segundo turno, votaria nele num voto útil, pode ser isso, e acho q faria sentido. Sou de BH e vou votar no Gabriel, meu único receio é o temperamento dele, meio belicoso e intransigente demais, pra um cargo executivo tenho minhas preocupações. Vc q é amigo dele, fala pra ele andar com um Rivotril sublingual no bolso caso seja eleito. Mas vale um voto de confiança, o menino é bom, gosto das ideias dele. Grande abraço!
Essa parte do vídeo ficou meio confusa mesmo. Acho até que foi o áudio. Eu também entendi ele dizendo que não votaRIA na Tabata, mas creio que ele quis dizer que não votaRÁ nela, já que é um eleitor carioca. E sobre BH, acho que teremos surpresa hein? Não voto aí, mas moro na RMBH, em Pedro Leopoldo, e estou acompanhando as coisas daí. Estou achando que dará um 2º turno Engler x Fuad. Prevejo uma desidratada do Tramonte.
Tabata é a melhor opção e boulos a segunda porém temos q entender que votando nela estamos dividindo os votos progressistas. Boulos está na frente, bem a frente, mais de 10 pontos, e a disputa está tecnicamente empatada na margem de erro entre Nunes boulos e Marçal, se os votos se dividem na área progressista no primeiro turno, QUEM vai pro segundo? Esse é o ponto! Meu voto em outro cenário com certeza seria na tabata no primeiro turno porém infelizmente sabemos q ela não tem essa força política pra superar NESSA ELEICAO o Nunes e o Marçal em primeiro turno.
@@daniela.s5781As pessoas que votam na Tabata não estão interessadas em votar no Boulos. Se quisessem, votariam no antiético defensor de rachadinha do Boulos, não na Tabata. Se teu candidato não tem votos suficientes para se garantir, o problema é dele; não cabe ao eleitor ter dó do endinheirado candidato.
@@henriqueleijoto9285 O fato é que, caso Tábata possa, milagrosamente, acumular votos suficientes para passar de turno, ela venceria ou perderia honradamente com muitos votos a depender de o eleitor dela parar de militar e arriscar uma disputa sem esquerda, entre Bolsonaro e Marçal. Caso contrário (a derrota dela era inevitável e independe da campanha do voto útil em Boulos), os militantes dela estão, efetivamente, tentanto impedir de a esquerda chegar ao 2º turno, o que implicaria o cancelamento eterno de Tábata pela esquerda, bem pior que passar vergonha com poucos votos.
@@daniela.s5781 Vamos lá, se a Tabata for pra segundo turno, quem votaria nela? Depende de quem for com ela (o Nunes ou o Marçal, o Boulos dificilmente pois ele precisaria de parte dos votos dela). Se for o Marçal, todos que não são o Marçal e metade do Nunes pelo menos votariam nela! Se for o Nunes, todos os outros votariam nela, menos os do Marçal/Novo que votariam no Nunes, o que daria 45% contra ela, teria mais chances! Será que o Boulos levaria mais votos que ela no segundo turno?
Eu preferiria o Boulos e o Nunes é ver o que dá. Mas, estavam cantando as glórias do Tarcísio, pois supostamente ele seria responsável pela vitória do Nunes e talvez se consolidaria como líder da direita, mas agora esse perspectiva está ameaçada.
Uma coisa de que o Meio não fala (acho) é dos sistemas alternativos de votação, como o de lista ordenada de preferência (ranked choice inglês), que combina as virtudes do voto estratégico e do voto "sincero" e ainda tende a reduzir a polarização e apontar como vencedores os candidatos consensuais. Já passou da hora de fazermos isso no Brasil, mas acredito que esse tipo de reforma fere os interesses dos maiores partidos, que em geral tiram vantagem da polarização afetiva.
Em SP vai ser igual a última eleição para presidente. Vai ganhar aquele que tem menor rejeição. Na minha cidade eu vou votar no candidato da UP, só pra dar uma moral, ele tem menos de 1%, mas é o único candidato de esquerda. Um fato interessante que eu notei é que exceto o candidato da UP, todos os outros estão omitindo as siglas dos seus partidos das publicidades. Os próprios candidatos tem consciência de que as siglas estão queimadas. 😅
A maioria dos historiadores de esquerda são negacioneostas da própria história. Algums negam is crimes de Stalin que forma divulgados pela própria URSS. Negam o Genocídio cambojano do Kmer vermelha. A ideologia cega algumas pessoas.
Eu também tenho receio de que as pesquisas alterem o resultado da eleição, concentrando os votos em 2 candidatos em boa parte das vezes. Mas mais do que proibir ou limitar as pesquisas de intenção de voto, eu acho que seria mais interessante mudar o sistema de votação em si. Por exemplo, permitir que as pessoas votem em mais de um candidato, em ordem de preferência (sistema chamado de 'ranked choice'). Dizem que esse sistema aumenta a representatividade do voto...
Muitas pesquisas têm a intenção de moldar o votos. Nessa eleição, algumas davam candidatos de esquerda e PT na frente em muitas capitais. Na maioria, muitos esquerdista e petistas ficará para trás. Muitas pesquisas são enviesadas.
Me parece que o "Olavo de Carvalho" estava reclamando do apoio à prática do voto útil, seja ele qual for, e não especificamente do pedido de voto em Boulos
Pedro, vc não acredita que as pesquisas, que podem estar erradas (dado a diferença entre quaest e atlas), não acaba fazendo mal à democracia pensada? A pesquisa, através do voto util, acaba fomentando a polarização que estamos vendo nas últimas eleições.
se entregar ao voto util , só em casos muito extremos ... pois ... se todos os votos de quem votou "errado" (VOTO NÃO UTIL), somasse ao que está vencendo (se TORNASSEM VOTOS UTEIS) e este fosse do mesmo espectro ideologico , e mesmo assim não fosse suficiente pra encerrar a eleição no primeiro turno , sua analise se mostra errada (pois a polarização continuará no segundo turno da mesma forma) , e o pior , há um efeito muito danoso , as pessoas não teriam votado em quem elas acreditavam , causando uma diminuição drastica dos numeros/resultados daqueles candidatos , impedindo aquela pessoa de tentar eleiçao numa proxima vez (por não ter uma margem descente , para o partido , que provavelmente deixaria de apoiar o seu nome perante outro da chapa numa proxima eleição). Agora no segundo turno , que é O PRA VALER , ai tu faz o que acha que tem que fazer ... mesmo as pesquisas tendo erros , removê-las só tira informação das pessoas que estão tomando decisão ... e mesmo as pessoas tendo todas as informações , muitos ainda tomam decisões erradas ou sem sentido .. vou dar um exemplo ... a Tabata é uma boa candidata de esquerda ... mas quem votar nela esta tirando voto do BOULOS .. e pra quem votar no MARÇAL , segundo as pesquisas , se o NUNES não vai pra frente , BOULOS PODE VIR A SER O NOVO PREFEITO ... mesmo assim pessoas preferem acreditar que os dois dados que mandei acima são mentira e vão de TABATA e DE MARÇAL ... o que PODE no 1° tirar o BOULOS da disputa , e no segundo torná-lo prefeito , o publico que entender isso de esquerda evitaria a TABATA (mesmo na minha opinião ela sendo melhor para a esquerda) , e o publico de direita evitaria o MARÇAL , pois antes um centro esquerda no poder (Nunes) que um extremista de esquerda (BOULOS) ... Mas como pessoal de direita é mais conspiracionista e não acredita em pesquisa , bem provavel que possa dar Marçal e Boulos no segundo turno , e ai a professia auto realizavel esta em passos de se concretizar .... Não se trata de polarizar , mas sim ajudar na melhor decisão E LEMBRE , sempre haverá polarização existindo segundo turno
Pedro, não é uma questão de qual instituto está modelando a demografia corretamente ou não. Qauest e Atlas, por exemplo, utilizam praticamente o mesmo ajuste estatístico demográfico para suas pesquisas. É uma questão metodológica mesmo. A Atlas, ao recrutar seus respondentes por meio de anúncios em plataformas online está muito sujeita a um viés de seleção maior, porque de forma geral, eleitores mais engajados politicamente vão responder suas pesquisas, o que de certa forma é reduzido numa abordagem presencial por meio de um entrevistador como a Quaest e Datafolha fazem. E esse tipo de viés é muito díficil de ser corrigiro por ajustes estatísticos meramente demográficos.
Hoje não votamos mais para eleger alguém que gostaríamos que nos representasse, mas, única e tão somente, votamos contra alguém que acreditamos que não seja tão desastroso.
não necessariamente ... se todos os votos de quem votou "errado" somasse ao que está vencendo e este fosse do mesmo espectro ideologico , e mesmo assim não fosse suficiente pra encerrar a eleição no primeiro turno , sua analise se mostra errada , e o pior , há um efeito muito danoso , as pessoas não teriam votado em quem elas acreditavam , causando uma diminuição drastica dos numeros/resultados daqueles candidatos , impedindo a aquela pessoa de tentar eleiçao numa proxima vez (por não ter uma margem descente , para o partido , que provavelmente deixaria de apoiar o seu nome perante outro da chapa numa proxima eleição). Agora no segundo turno , que é O PRA VALER , ai tu faz o que acha que tem que fazer ... mas ter uma analise raza como essa , só remove os nomes bons e diferentes , mantendo tudo num ciclo de status quo perpetuo
Aqui no Ceará tá o mesmo cenário. Perigas dois de direta disputarem no segundo turno. O pessoal aqui tá meio cansado do PT. Há anos estão no poder aqui. O candidato petista vem está correndo atrás. O prefeito atual do PDT acho que será dos poucos que não será reeleito. Devo votar do PT mesmo mas prefiro o PDT com o Ciro Infelizmente o prefeito esse prefeito fui muito fraco, nenhum avanço.
Progressistas e reacionários no fundo tem uma forma de pensar curiosamente um tanto similar. O reacionário é um revolucionário do passado, enquanto o progressista é um revolucionário do futuro.
Muito simples. Se Nunes vai para o segundo turno, se ele ganha do Boulos e perde para a Tabata.... então tem que jogar a Tabata no 2o turno. Ou querem ver Nunes, ou Marçal, na PMSP?
No Rio, votarei no Cyro Garcia, do PSTU, so pra nao anular ou votar em branco...Respeito o voto e por aqueles que lutaram por esse direito ....Psol é uma decepção e mais uma vez....a esquerda não volta pra base.... Em sampa, seria Tabata
Se as pesquisas de referência dão resultados muito diferentes nao sao confiáveis e podem deturpar o voto do eleitor. Então em primeiro turno devem ser proibida 30 dias antes do pleito.
99% dos recifenses falam equivocadamente “”em Recife”. Acidente geográfico se fala NO, como NO Rio de Janeiro. Meu pai, que foi jornalista por 40 anos, aprendeu nos manuais de redação, que hoje parecem esquecidos, pelo menos o Pedro acertou.
A proclamação da nossa república foi sim um golpe, e a brasil parelo relata muito bem no seu documentário Brasil a última cruzada, e esse fato e sim escondido nas escolas e não me foi passado da maneira como ocorreu, esse seria um bom tema para o meio fazer um documentário lra tentar rebater igual eles fizeram
Pedro, me desculpe. Já vi muita gente declarar voto no candidato A porque acredita que ele vai ganhar e o declarante tem "medo de perder o voto", seja lá o que isso signifique. Assim como já vi gente falar que não vai votar em B porque ele supostamente não tem chances. Então é muito difícil acreditar em qualquer argumento no sentido de que as pesquisas não influenciam. Eu, particularmente, não consigo ver nada de positivo nas pesquisas, assim como não consigo ver nada de negativo se elas deixarem de existir.
O problema mesmo são as pessoas que veem a eleição como um jogo em que elas tem que estar no time que ganha. Pra mim, o nosso voto é a nossa opinião que não precisa ser igual a da maioria.
mesmo as pesquisas tendo erros , removê-las só tira informação das pessoas que estão tomando decisão ... e mesmo as pessoas tendo todas as informações , muitos ainda tomam decisões erradas ou sem sentido .. vou dar um exemplo ... a Tabata é uma boa candidata de esquerda ... mas quem votar nela esta tirando voto do BOULOS .. e pra quem votar no MARÇAL , segundo as pesquisas , se o NUNES não vai pra frente , BOULOS PODE VIR A SER O NOVO PREFEITO ... mesmo assim pessoas preferem acreditar que os dois dados que mandei acima são mentira e vão de TABATA e DE MARÇAL ... o que PODE no 1° tirar o BOULOS da disputa , e no segundo torná-lo prefeito , o publico que entender isso de esquerda evitaria a TABATA (mesmo na minha opinião ela sendo melhor para a esquerda) , e o publico de direita evitaria o MARÇAL , pois antes um centro esquerda no poder (Nunes) que um extremista de esquerda (BOULOS) ... Mas como pessoal de direita é mais conspiracionista e não acredita em pesquisa , bem provavel que possa dar Marçal e Boulos no segundo turno , e ai a professia auto realizavel esta em passos de se concretizar .... Não se trata da pesquisa fazer mal , ou não conseguir ver nada de negativo se elas deixarem de existir ... sem elas muitos votariam na tabata e xau boulos dos segundo turno , ou muitos votariam Marçal e xau Nunes do segundo turno ... isso influencia positivamente , mas o grupo que fizer a melhor leitura dos dados , tem maior chance de levar a vitoria
Se eu fosse chutar, diria que Pedro é Dudu, Tarcísio PSOL... Rodrigo Amorim direita demais, Marcelo Queiroz 🤔 humm, Ramagem, poste de Bolsonaro, Pedro não nutre muita,simpatia por Bolsonaro, então entre Queiroz e Dudu...Não vou nem falar de PSTU e PCO, UP...
Concordo plenamente com a ortodoxia do método científico, o difícil para mim é aceitar que para a economia a heterodoxia é tão aceito nas nossas universidades, e até na imprensa. Agora sei também que no mercado o tempo inverte este pensamento, mas lembre a construção de pensamento passa pela universidade e pela imprensa. ( Existe um estudo sobre isso, a tristeza do economista).
Será que Marçal não é mesmo a melhor opção? As pessoas precisam ser responsabilizadas pelo seu voto. A minha revolta é que eu pagaria por essa escolha também.
Que bom que estou de Tabata desde o inicio. Bem, não posso votar mesmo rs. Mas foi o voto útil que derrubou a Marina Silva que chegou a 20%, mas venceu a Dilma doida. Sim, foi o voto útil que acabou com o Brasil, e posteriormente trouxe o monstro do bozo. Agora, nessa eleição, a Tabata é a única que vence de todos no segundo turno, então vamos ter que ir de Tabata do mesmo jeito 😊
Sobre "Voto Puro" e "Voto Corrompido": O "Dilema do Prisioneiro" (Teoria dos Jogos) já nos mostra, matematicamente, há quase um século, que o Pedro tem razão: Os melhores resultados são atingidos quando levamos em consideração não apenas nossos próprios interesses primários, mas também todo o contexto no qual estão inseridos - Interesses os quais podem, e DEVEM (Afinal estamos falando da REALIDADE EXISTENTE - Independente de nós; Saibamos dela ou não) ser flexibilizados pelas circunstâncias. É como ter Câncer e não querer saber, para levar a vida "com naturalidade" - "Naturalidade" que, no contexto do Câncer, REAL, pode, GENUINAMENTE, NÃO ser aquela que MELHOR ATENDE AOS NOSSOS INTERESSES, mesmo sendo a que levaríamos em OUTRAS CIRCUNSTÂNCIAS).
Pedro, precisamos levar uma coisa em consideração: a esquerda não percebe a Tábata como progressista, e ela não faz nada pra isso. O Boulos é um excelente candidato, espero que ganhe.
Pesquisa de segundo turno antes do primeiro turno não quer dizer nada. Ou vocês realmente acreditam que alguém além do Lula (Ciro, Simone) teria força pra encarar o Bolsonaro no segundo turno de 2022?
Mas é claro que teria força. Teria até mais força do que o Lula. Bolsonaro era muito rejeitado naquela altura e, como no segundo turno SÃO SÓ DOIS CANDIDATOS (parece que é preciso evidenciar isso), muita gente preferiria votar em outro. Mas, foi o Lula pro segundo turno, que por também ser muito rejeitado, quase entregou a eleição pro Bolsonaro de novo. No segundo turno, a rejeição é um dado importante na definição da eleição.
@@edgarestevam fato ... inclusive há boatos de que o proprio Bolsonaro sabia disso , por isso foi costurado um acordão pra soltar o Lula e ele poder concorrer , pois com o Lula ele ainda teria uma chance (e foi apertado mesmo no final das contas), mas acabou perdendo de qualquer jeito dhasudhasudhasudh
Concordo que a BP é bem fantasios, mas não faz sentido atribuir desigualdade social a escravidão apenas, até pq já se passaram varias gerações e existem outras etinias que tambem tem pobres. Essa hipotese cai por terra se vc simplismente verificar que existe sesigualdade social na Europa, japão, etc....
Acho que o meio deveria convidar o Paulo Cruz e o João Caetano Leite para umas conversas com o meio. Um não tem nada a ver com o outro, a não ser serem meio.
Olha, acho o lance das pesquisas de BH têm a ver com uma grande indecisão e de não ter nenhum candidato mto forte... as pesquisas tão pegando essa indecisão aqui... mas eu to curioso pra entender o q de diferença no modelo das pesquisas q tá causando essa discrepância
Cara, o PT precisava fazer isso.O PT é super criticado por ceder chapa pra outros partidos do mesmo espectro político.O Boulos goste ou não, é o candidato de esquerda mais popular.
Vou lhe explicar porque o liberal está sempre no espectro político da direita. É porque o capitalismo tem coisas boas (aumento de produção, inovação, etc) e coisas ruins (monopólios, concentração de renda e etc) e o neoliberalismo ignora a existência dessas coisas ruins. E quando chega as eleições e o liberal tem que escolher entre um candidato neoliberal e um candidato social democrata, ele sempre escolhe o neoliberal. Por isso que não prática quem se diz liberal, não importa se progressista ou social, sempre estará a direita.
Mas vamos lá, se não tiver o voto útil e as pessoas que querem votar na Tábata não mudam, pode ir o Nunes e Marçal, e depois no segundo turno o pessoal do Boulos, do Datena e dela vão votar no Nunes (contra Marçal) e ele ganha de lavada. Se o voto útil do pessoal da Tabata for votar no Boulos, ele vai pro segundo turno e muito possivelmente vai perder pra quem for com ele! Ou seja o voto não útil é melhor! Pra mim continua sendo importante votar no melhor no primeiro turno e no menos pior no segundo turno! Votar no segundo pior pra evitar o pior não faz sentido se o segundo turno é pra isso! Se as pessoas votarem em quem querem (mesmo sem chance) a lógica é que terão chances de fazer o voto estratégico no segundo turno! O problema maior é muitos acharem que devem votar em quem está ganhando (não vai ter prêmio e o voto é secreto)! Não faz sentido nenhum!
Ué, no seu argumento, os eleitores da tabata votariam no Nunes no segundo mas não em Boulos? Mas isto contraria as pesquisas mostram que o eleitor da Tabata, do Datena votariam em Boulos no segundo turno (se fosse Boulos x Marçal). E também, parte dos eleitores do Nunes (os que não são bolsonaristas) votariam contra o Marçal..Além disto, a rejeição ao Marçal é superior a 50%. Então, Boulos x Marçal no segundo turno: boa chance de vencer Boulos.
A manipulação do processo eleitoral é um privilégio que a extrema direita reclama só para si, e, por isso, entendem que até manifestação de voto em outro espectro fere a democracia - em relação ao 1o .comentário .
Impressionante como o Meio consegue voltar à sensatez com os comentários do Pedro. Os demais comentaristas (exceto a Cora Rónai...) são tão parciais e limitados em suas análises que a gente chega a pensar que está assitindo ao UOL e não ao Meio...
Concordo 110%. Os outros são todos militantes descarnados nem disfarça. A menos ruim é a Mariliz. Christian chega a ser patético, um cara com tanto conhecimento ter um posicionamento tão merda. Flávia Tavares, a outra Bruna, meu Deus, parece UOL
Eu te consideraria como posicionado entre centro e centro-direita. Apesar de ser progressista, a meu ver (posso estar errado) você prioriza mais a eficiência do que a igualdade. Vejo tu criticar demais a falta de liberdade econômica do Brasil e quase nunca a má distribuição de renda. Basicamente, quer que o Brasil vire uma Noruega excluindo altos salários e altos impostos de lá.
Quem o Pedro prefere? Na eleição de SP? Vocês estão de brincadeira..Me ajuda aí, me ajuda (como diz o corrupto moral aquele da cadeirada que tem dois filhos fora do casamento). Vocês sabem quem o Peter prefere.
@@edfsica1 não é falsa equivalencia ... os 3 são uma merda fedida , a questão é que pra você talvez um deles seja mais cheirosinho , mas pra mim e pro parceiro acima não ... eu mesmo vou ter que escolher o que acho menos fedorento , e é isso ai , não se trata de desonestidade intelectual nem ignorancia ... ignorancia é acharmos que sabemos de tudo e ficarmos fechados a outras informações , essa é a principal face da ignorancia
Também me considero um liberal progressista e social-democrata (filosoficamente, com paixões iluministas) e acredito que vale a pena votar no 50 para salvar a cidade de São Paulo do extremismo do 28, acho que o 50 tem mais força com o 28 no segundo turno. Assim como, na minha opinião, valeu a pena votar no 13 para enterrar o obscurantismo do 22.
Comecei discordando de todas as tuas opiniões. Mudei, o coxtexto político mudou e hoje concordo com muitas das tuas opiniões. Independentemente disso, sempre admirei teu preparo, profissionalismo e coerência.
Gostei do jeito sutil que ele fala que o "Brasil Paralelo" é uma merda feita para ludibriar pessoas
Como diz o mestre Eduardo Bueno, o Brasil Paralelo é o Brasil para lerdos.😂😂😂
Um gentleman
Ludibriar é afirmar que há consensos em historiografia.
Também acho que o Brasil Paralelo uma merda que saiu da cabeça de pessoas muito mal intencionadas.
Xingar algo genérico a uma estratégia de quem só quer falar mal sobre quem pensa diferente. Não gosta do Brasil Paralelo, OK! Mas diga exatamente o quê discorda para que possa haver um DIÁLOGO em vez de mera briga.
Esse do "eu assinaria o meio, mas já assino brasil paralelo' doeu até em mim...
rssss
Brasil paralelo deixa o meio no chinelo. O Brasil paralelo tem identidade definida. O meio, apesar do nome, é esquerdista.
@@herculesmatheusderwisz7486 Esquerdista, irmão... o Meio é liberal progressista. Esquerda quer é acabar com a propriedade privada dos meios de produção.
Doeu no pedro a comparação do Meio com Brasil Paralelo. Realmente, isso foi crueldade
Brasil paralelo é muito melhor, pois tem identidade convencida. O Meio, apesar do nome, é esquerdista. Problema em ser de esquerda, nenhum. O problema é se dizer uma coisa é praticar outra.
Concordo total com o que Pedro falou sobre São Paulo! Só acrescento que uma boa opção seria a Tabata, mas pelas pesquisas vamos perder essa chance! Uma pena!
Eu e minha namorada morremos de vontade de tomar um Chopp com o Pedro. Cara centrado, do bem, sabido e humilde. Se um dia estiver em BH é só chamar.
Humilde ????? Serio ??!!! O cara e super arrogante, se acha a ultima bolacha do pacote.
@@Ana-dw3uq Concordo que ele é arrogante, mas com razão. Ele tem cacife pra isso. Não há nada mais triste que ignorante arrogante, que é o que anda na moda ultimamente.
Que parte da frase do Pedro "eu moro e voto no Rio" vocês não entenderam?
Esse é um dos poucos canais que fala mais de ideias, da maneira mais honesta possível, do que de pessoas. Aí fica essa tara de saber em quem ele vota e reduzir as ideias dele a isso.
Infelizmente, nas relações humanas, ideias são via de regra ofuscadas - Para não dizer OPACADAS - pelo: "COMIGO OU CONTRA MIM?".
Lástima.
Excelente observação.
Eu adoro o meio! Sou extremamente apaixonada por esse canal e adoro a visão do Pedro e seus parceiros.
Sou assinante do meio com orgulho. Aprendo demais com esse canal.
Brasil Pararelo é um delírio. Me incomodam os anúncios que recebo sobre aquele canal. A iniciativa do Meio é relevante e é daqueles exemplos que me enchem de esperança. Vamos debater.
Adorei a ideia do streaming!! Bora ver videos de história. Sucesso!!!!
Muito legal (também) esse visual do Pedro com camiseta branca e barba toda certinha.
Até domingo, na apuração!
Essa análise sobre o papel das pesquisas eleitorais foi uma das mais interessantes que já ouvi. Obrigado por isso, Pedro.
Amo Cristian o cara mais sensato desse canal
Pedro,
Sobre as pesquisas: Hj elas são importantes por conta disso que vc falou... para nós não jogarmos nosso voto no lixo. Pq do jeito q é a eleição no primeiro turno se vc n votou nos candidatos que vão pro segundo turno, teu voto n valeu quase nada, apenas valeu para contat nos votos válidos.
não necessariamente ... se todos os votos de quem votou "errado" somasse ao que está vencendo e este fosse do mesmo espectro ideologico , e mesmo assim não fosse suficiente pra encerrar a eleição no primeiro turno , sua analise se mostra errada , e o pior , há um efeito muito danoso , as pessoas não teriam votado em quem elas acreditavam , causando uma diminuição drastica dos numeros/resultados daqueles candidatos , impedindo a aquela pessoa de tentar eleiçao numa proxima vez (por não ter uma margem descente , para o partido , que provavelmente deixaria de apoiar o seu nome perante outro da chapa numa proxima eleição).
Agora no segundo turno , que é O PRA VALER , ai tu faz o que acha que tem que fazer ... mas ter uma analise raza como essa , só remove os nomes bons e diferentes , mantendo tudo num ciclo de status quo perpetuo
Uma decisão difícil...
Conheço bem essa conversinha
Polarização de extremos, blá, blá blá
Quem não te conhece que te compre!!!
Feliz por existir o Meio❤
Eu amo um canal ❤
Obrigado por pegar minha provocação Pedro. Sou assinante do meio e sempre mando seus vídeos pra quem converso sobre política e digo q vc é o melhor analista político do Brasil. Queria mto saber sua opinião sobre os candidatos, por isso a provocação. Não ficou claro em relação a Tabata, vc disse q não votaria nela, fiquei pensando em quem vc votaria dentre as opções. Acho q vc prefere a Tabata mas devido a chance do Nunes não ir ao segundo turno, votaria nele num voto útil, pode ser isso, e acho q faria sentido. Sou de BH e vou votar no Gabriel, meu único receio é o temperamento dele, meio belicoso e intransigente demais, pra um cargo executivo tenho minhas preocupações. Vc q é amigo dele, fala pra ele andar com um Rivotril sublingual no bolso caso seja eleito. Mas vale um voto de confiança, o menino é bom, gosto das ideias dele. Grande abraço!
Essa parte do vídeo ficou meio confusa mesmo. Acho até que foi o áudio. Eu também entendi ele dizendo que não votaRIA na Tabata, mas creio que ele quis dizer que não votaRÁ nela, já que é um eleitor carioca. E sobre BH, acho que teremos surpresa hein? Não voto aí, mas moro na RMBH, em Pedro Leopoldo, e estou acompanhando as coisas daí. Estou achando que dará um 2º turno Engler x Fuad. Prevejo uma desidratada do Tramonte.
Obrigada, Pedro Dória!
Eu aqui em São Paulo, votando daqui a pouco... Risos!
Se ele falar dirá a Tabata.
Tabata é a melhor opção e boulos a segunda porém temos q entender que votando nela estamos dividindo os votos progressistas. Boulos está na frente, bem a frente, mais de 10 pontos, e a disputa está tecnicamente empatada na margem de erro entre Nunes boulos e Marçal, se os votos se dividem na área progressista no primeiro turno, QUEM vai pro segundo? Esse é o ponto! Meu voto em outro cenário com certeza seria na tabata no primeiro turno porém infelizmente sabemos q ela não tem essa força política pra superar NESSA ELEICAO o Nunes e o Marçal em primeiro turno.
@@daniela.s5781As pessoas que votam na Tabata não estão interessadas em votar no Boulos. Se quisessem, votariam no antiético defensor de rachadinha do Boulos, não na Tabata.
Se teu candidato não tem votos suficientes para se garantir, o problema é dele; não cabe ao eleitor ter dó do endinheirado candidato.
@@daniela.s5781o legal é concentrar os votos no Boulos, não é mesmo? Seu comentário é um cuspe na cara da Tábata.
@@henriqueleijoto9285 O fato é que, caso Tábata possa, milagrosamente, acumular votos suficientes para passar de turno, ela venceria ou perderia honradamente com muitos votos a depender de o eleitor dela parar de militar e arriscar uma disputa sem esquerda, entre Bolsonaro e Marçal. Caso contrário (a derrota dela era inevitável e independe da campanha do voto útil em Boulos), os militantes dela estão, efetivamente, tentanto impedir de a esquerda chegar ao 2º turno, o que implicaria o cancelamento eterno de Tábata pela esquerda, bem pior que passar vergonha com poucos votos.
@@daniela.s5781 Vamos lá, se a Tabata for pra segundo turno, quem votaria nela? Depende de quem for com ela (o Nunes ou o Marçal, o Boulos dificilmente pois ele precisaria de parte dos votos dela). Se for o Marçal, todos que não são o Marçal e metade do Nunes pelo menos votariam nela! Se for o Nunes, todos os outros votariam nela, menos os do Marçal/Novo que votariam no Nunes, o que daria 45% contra ela, teria mais chances! Será que o Boulos levaria mais votos que ela no segundo turno?
Quem assina Brasil Paralelo...pode cancelar a assinatura do Meio... pois é o avesso do avesso...
O termo correto é "no Recife" mesmo Pedro. Muito bom ver a minha cidade ser tratada da forma correta. A maioria, inclusive nativos, erram.
Eu preferiria o Boulos e o Nunes é ver o que dá. Mas, estavam cantando as glórias do Tarcísio, pois supostamente ele seria responsável pela vitória do Nunes e talvez se consolidaria como líder da direita, mas agora esse perspectiva está ameaçada.
Uma coisa de que o Meio não fala (acho) é dos sistemas alternativos de votação, como o de lista ordenada de preferência (ranked choice inglês), que combina as virtudes do voto estratégico e do voto "sincero" e ainda tende a reduzir a polarização e apontar como vencedores os candidatos consensuais. Já passou da hora de fazermos isso no Brasil, mas acredito que esse tipo de reforma fere os interesses dos maiores partidos, que em geral tiram vantagem da polarização afetiva.
“As vezes até tem elogio”. Kkkk sempre assim.
Estava em cima do muro se iria assinar ou não o meio premium. agora que apareci, certeza que vou assinar!!!!
Em SP vai ser igual a última eleição para presidente. Vai ganhar aquele que tem menor rejeição. Na minha cidade eu vou votar no candidato da UP, só pra dar uma moral, ele tem menos de 1%, mas é o único candidato de esquerda. Um fato interessante que eu notei é que exceto o candidato da UP, todos os outros estão omitindo as siglas dos seus partidos das publicidades. Os próprios candidatos tem consciência de que as siglas estão queimadas. 😅
Bem observado.
O candidato da UP não omite por ser irrelevante, não tendo a menor chance de vitória. Muitos candidatos de esquerda ainda escondem o vermelho.
Suas análises são muito boas. E Sou um historiador de esquerda.
E acha que História é ciencia? Aí complica.
A maioria dos historiadores de esquerda são negacioneostas da própria história. Algums negam is crimes de Stalin que forma divulgados pela própria URSS. Negam o Genocídio cambojano do Kmer vermelha. A ideologia cega algumas pessoas.
Começou na mesma energia do craque Daniel do Falha de Cobertura hahaha
Eu também tenho receio de que as pesquisas alterem o resultado da eleição, concentrando os votos em 2 candidatos em boa parte das vezes. Mas mais do que proibir ou limitar as pesquisas de intenção de voto, eu acho que seria mais interessante mudar o sistema de votação em si. Por exemplo, permitir que as pessoas votem em mais de um candidato, em ordem de preferência (sistema chamado de 'ranked choice'). Dizem que esse sistema aumenta a representatividade do voto...
Muitas pesquisas têm a intenção de moldar o votos. Nessa eleição, algumas davam candidatos de esquerda e PT na frente em muitas capitais. Na maioria, muitos esquerdista e petistas ficará para trás. Muitas pesquisas são enviesadas.
Me parece que o "Olavo de Carvalho" estava reclamando do apoio à prática do voto útil, seja ele qual for, e não especificamente do pedido de voto em Boulos
Pedro, vc não acredita que as pesquisas, que podem estar erradas (dado a diferença entre quaest e atlas), não acaba fazendo mal à democracia pensada? A pesquisa, através do voto util, acaba fomentando a polarização que estamos vendo nas últimas eleições.
se entregar ao voto util , só em casos muito extremos ...
pois ... se todos os votos de quem votou "errado" (VOTO NÃO UTIL), somasse ao que está vencendo (se TORNASSEM VOTOS UTEIS) e este fosse do mesmo espectro ideologico , e mesmo assim não fosse suficiente pra encerrar a eleição no primeiro turno , sua analise se mostra errada (pois a polarização continuará no segundo turno da mesma forma) , e o pior , há um efeito muito danoso , as pessoas não teriam votado em quem elas acreditavam , causando uma diminuição drastica dos numeros/resultados daqueles candidatos , impedindo aquela pessoa de tentar eleiçao numa proxima vez (por não ter uma margem descente , para o partido , que provavelmente deixaria de apoiar o seu nome perante outro da chapa numa proxima eleição).
Agora no segundo turno , que é O PRA VALER , ai tu faz o que acha que tem que fazer ... mesmo as pesquisas tendo erros , removê-las só tira informação das pessoas que estão tomando decisão ... e mesmo as pessoas tendo todas as informações , muitos ainda tomam decisões erradas ou sem sentido .. vou dar um exemplo ... a Tabata é uma boa candidata de esquerda ... mas quem votar nela esta tirando voto do BOULOS .. e pra quem votar no MARÇAL , segundo as pesquisas , se o NUNES não vai pra frente , BOULOS PODE VIR A SER O NOVO PREFEITO ... mesmo assim pessoas preferem acreditar que os dois dados que mandei acima são mentira e vão de TABATA e DE MARÇAL ... o que PODE no 1° tirar o BOULOS da disputa , e no segundo torná-lo prefeito , o publico que entender isso de esquerda evitaria a TABATA (mesmo na minha opinião ela sendo melhor para a esquerda) , e o publico de direita evitaria o MARÇAL , pois antes um centro esquerda no poder (Nunes) que um extremista de esquerda (BOULOS) ... Mas como pessoal de direita é mais conspiracionista e não acredita em pesquisa , bem provavel que possa dar Marçal e Boulos no segundo turno , e ai a professia auto realizavel esta em passos de se concretizar ....
Não se trata de polarizar , mas sim ajudar na melhor decisão
E LEMBRE , sempre haverá polarização existindo segundo turno
Pedro, aguardo com entusiasmo o link do streaming do Meio.
Eu já recebi pesquisa da Atlas a respeito das eleições em BH, mas eu moro no Norte de Minas.
Eu estou com Boulos. Tem boas propostas e teria um bom relacionamento com o presidente da República.
O Nunes é fraco e por isso está passando sufoco, calhou dele assumir a prefeitura no lugar do Bruno Covas, só por isso se tornou prefeito.
Não tanko que alguém assinaria o MEIO mas JÁ ASSINA brasil paralelo. Kkkkkk como pode???
Pedro, não é uma questão de qual instituto está modelando a demografia corretamente ou não. Qauest e Atlas, por exemplo, utilizam praticamente o mesmo ajuste estatístico demográfico para suas pesquisas. É uma questão metodológica mesmo. A Atlas, ao recrutar seus respondentes por meio de anúncios em plataformas online está muito sujeita a um viés de seleção maior, porque de forma geral, eleitores mais engajados politicamente vão responder suas pesquisas, o que de certa forma é reduzido numa abordagem presencial por meio de um entrevistador como a Quaest e Datafolha fazem. E esse tipo de viés é muito díficil de ser corrigiro por ajustes estatísticos meramente demográficos.
Hoje não votamos mais para eleger alguém que gostaríamos que nos representasse, mas, única e tão somente, votamos contra alguém que acreditamos que não seja tão desastroso.
não necessariamente ... se todos os votos de quem votou "errado" somasse ao que está vencendo e este fosse do mesmo espectro ideologico , e mesmo assim não fosse suficiente pra encerrar a eleição no primeiro turno , sua analise se mostra errada , e o pior , há um efeito muito danoso , as pessoas não teriam votado em quem elas acreditavam , causando uma diminuição drastica dos numeros/resultados daqueles candidatos , impedindo a aquela pessoa de tentar eleiçao numa proxima vez (por não ter uma margem descente , para o partido , que provavelmente deixaria de apoiar o seu nome perante outro da chapa numa proxima eleição).
Agora no segundo turno , que é O PRA VALER , ai tu faz o que acha que tem que fazer ... mas ter uma analise raza como essa , só remove os nomes bons e diferentes , mantendo tudo num ciclo de status quo perpetuo
É engraçado, é você quem determina o momento em que alguém se transforma. É um deus!!
Esse cara, fã do Brasil Paralelo, é mais um iludido com essa turma, que conta a "verdadeira história".
Boulos é o mais competente
Aqui no Ceará tá o mesmo cenário. Perigas dois de direta disputarem no segundo turno. O pessoal aqui tá meio cansado do PT. Há anos estão no poder aqui.
O candidato petista vem está correndo atrás. O prefeito atual do PDT acho que será dos poucos que não será reeleito. Devo votar do PT mesmo mas prefiro o PDT com o Ciro Infelizmente o prefeito esse prefeito fui muito fraco, nenhum avanço.
Melhor o retrocesso? Avançar pode ser pra pior!
@@AntonioAlvesVieiraFilho Você acha melhor seguir com o Sarto? Não entendi.
Progressistas e reacionários no fundo tem uma forma de pensar curiosamente um tanto similar. O reacionário é um revolucionário do passado, enquanto o progressista é um revolucionário do futuro.
Muito simples. Se Nunes vai para o segundo turno, se ele ganha do Boulos e perde para a Tabata.... então tem que jogar a Tabata no 2o turno. Ou querem ver Nunes, ou Marçal, na PMSP?
No Rio, votarei no Cyro Garcia, do PSTU, so pra nao anular ou votar em branco...Respeito o voto e por aqueles que lutaram por esse direito ....Psol é uma decepção e mais uma vez....a esquerda não volta pra base....
Em sampa, seria Tabata
Se as pesquisas de referência dão resultados muito diferentes nao sao confiáveis e podem deturpar o voto do eleitor. Então em primeiro turno devem ser proibida 30 dias antes do pleito.
Pedro está gato nesse vídeo! ❤
99% dos recifenses falam equivocadamente “”em Recife”. Acidente geográfico se fala NO, como NO Rio de Janeiro. Meu pai, que foi jornalista por 40 anos, aprendeu nos manuais de redação, que hoje parecem esquecidos, pelo menos o Pedro acertou.
Uai, se 99% da população fala de um jeito, esse é o certo!
Voto útil é a nossa realidade!! Não dá pra fantasiar!!
A proclamação da nossa república foi sim um golpe, e a brasil parelo relata muito bem no seu documentário Brasil a última cruzada, e esse fato e sim escondido nas escolas e não me foi passado da maneira como ocorreu, esse seria um bom tema para o meio fazer um documentário lra tentar rebater igual eles fizeram
Esses dias ouvi na academia de uma pseeia de direita: "Nunca pensei que um dia ia votar num Campos"
Eu voto com consciência razão e embasamento Sou Boullos !!!
Pedro, me desculpe. Já vi muita gente declarar voto no candidato A porque acredita que ele vai ganhar e o declarante tem "medo de perder o voto", seja lá o que isso signifique. Assim como já vi gente falar que não vai votar em B porque ele supostamente não tem chances. Então é muito difícil acreditar em qualquer argumento no sentido de que as pesquisas não influenciam. Eu, particularmente, não consigo ver nada de positivo nas pesquisas, assim como não consigo ver nada de negativo se elas deixarem de existir.
O problema mesmo são as pessoas que veem a eleição como um jogo em que elas tem que estar no time que ganha. Pra mim, o nosso voto é a nossa opinião que não precisa ser igual a da maioria.
mesmo as pesquisas tendo erros , removê-las só tira informação das pessoas que estão tomando decisão ... e mesmo as pessoas tendo todas as informações , muitos ainda tomam decisões erradas ou sem sentido .. vou dar um exemplo ... a Tabata é uma boa candidata de esquerda ... mas quem votar nela esta tirando voto do BOULOS .. e pra quem votar no MARÇAL , segundo as pesquisas , se o NUNES não vai pra frente , BOULOS PODE VIR A SER O NOVO PREFEITO ... mesmo assim pessoas preferem acreditar que os dois dados que mandei acima são mentira e vão de TABATA e DE MARÇAL ... o que PODE no 1° tirar o BOULOS da disputa , e no segundo torná-lo prefeito , o publico que entender isso de esquerda evitaria a TABATA (mesmo na minha opinião ela sendo melhor para a esquerda) , e o publico de direita evitaria o MARÇAL , pois antes um centro esquerda no poder (Nunes) que um extremista de esquerda (BOULOS) ... Mas como pessoal de direita é mais conspiracionista e não acredita em pesquisa , bem provavel que possa dar Marçal e Boulos no segundo turno , e ai a professia auto realizavel esta em passos de se concretizar ....
Não se trata da pesquisa fazer mal , ou não conseguir ver nada de negativo se elas deixarem de existir ... sem elas muitos votariam na tabata e xau boulos dos segundo turno , ou muitos votariam Marçal e xau Nunes do segundo turno ... isso influencia positivamente , mas o grupo que fizer a melhor leitura dos dados , tem maior chance de levar a vitoria
Se eu fosse chutar, diria que Pedro é Dudu, Tarcísio PSOL... Rodrigo Amorim direita demais, Marcelo Queiroz 🤔 humm, Ramagem, poste de Bolsonaro, Pedro não nutre muita,simpatia por Bolsonaro, então entre Queiroz e Dudu...Não vou nem falar de PSTU e PCO, UP...
Concordo plenamente com a ortodoxia do método científico, o difícil para mim é aceitar que para a economia a heterodoxia é tão aceito nas nossas universidades, e até na imprensa. Agora sei também que no mercado o tempo inverte este pensamento, mas lembre a construção de pensamento passa pela universidade e pela imprensa. ( Existe um estudo sobre isso, a tristeza do economista).
História nao é ciência. Pedro viajou completamente.
Eu nem imagino, Tabato.
Será que Marçal não é mesmo a melhor opção? As pessoas precisam ser responsabilizadas pelo seu voto. A minha revolta é que eu pagaria por essa escolha também.
Que bom que estou de Tabata desde o inicio. Bem, não posso votar mesmo rs. Mas foi o voto útil que derrubou a Marina Silva que chegou a 20%, mas venceu a Dilma doida. Sim, foi o voto útil que acabou com o Brasil, e posteriormente trouxe o monstro do bozo. Agora, nessa eleição, a Tabata é a única que vence de todos no segundo turno, então vamos ter que ir de Tabata do mesmo jeito 😊
Sobre "Voto Puro" e "Voto Corrompido": O "Dilema do Prisioneiro" (Teoria dos Jogos) já nos mostra, matematicamente, há quase um século, que o Pedro tem razão: Os melhores resultados são atingidos quando levamos em consideração não apenas nossos próprios interesses primários, mas também todo o contexto no qual estão inseridos - Interesses os quais podem, e DEVEM (Afinal estamos falando da REALIDADE EXISTENTE - Independente de nós; Saibamos dela ou não) ser flexibilizados pelas circunstâncias.
É como ter Câncer e não querer saber, para levar a vida "com naturalidade" - "Naturalidade" que, no contexto do Câncer, REAL, pode, GENUINAMENTE, NÃO ser aquela que MELHOR ATENDE AOS NOSSOS INTERESSES, mesmo sendo a que levaríamos em OUTRAS CIRCUNSTÂNCIAS).
...Se bem que Câncer, hoje, não mata mais ninguém. É que eu estava pensando em um, cada vez mais raro, TERMINAL...
Pedro, sou assinante há um tempinho e gostaria do convite pro streaming
Pedro, precisamos levar uma coisa em consideração: a esquerda não percebe a Tábata como progressista, e ela não faz nada pra isso.
O Boulos é um excelente candidato, espero que ganhe.
Entrei no clima de eleição e estou com medo :(
Pedro Pesquisa é um dado de um momento X, um momento que evolui, qui progride, nao se pode confiar em pesquisas
Pesquisa de segundo turno antes do primeiro turno não quer dizer nada. Ou vocês realmente acreditam que alguém além do Lula (Ciro, Simone) teria força pra encarar o Bolsonaro no segundo turno de 2022?
Qualquer coisa ganharia do bozo. Até o tiririca ganharia 😂 Se bobear foi por ter sido com o Lula que ficou apertado.
Mas é claro que teria força. Teria até mais força do que o Lula. Bolsonaro era muito rejeitado naquela altura e, como no segundo turno SÃO SÓ DOIS CANDIDATOS (parece que é preciso evidenciar isso), muita gente preferiria votar em outro. Mas, foi o Lula pro segundo turno, que por também ser muito rejeitado, quase entregou a eleição pro Bolsonaro de novo. No segundo turno, a rejeição é um dado importante na definição da eleição.
@@edgarestevam fato ... inclusive há boatos de que o proprio Bolsonaro sabia disso , por isso foi costurado um acordão pra soltar o Lula e ele poder concorrer , pois com o Lula ele ainda teria uma chance (e foi apertado mesmo no final das contas), mas acabou perdendo de qualquer jeito dhasudhasudhasudh
Concordo que a BP é bem fantasios, mas não faz sentido atribuir desigualdade social a escravidão apenas, até pq já se passaram varias gerações e existem outras etinias que tambem tem pobres. Essa hipotese cai por terra se vc simplismente verificar que existe sesigualdade social na Europa, japão, etc....
Acho que o meio deveria convidar o Paulo Cruz e o João Caetano Leite para umas conversas com o meio. Um não tem nada a ver com o outro, a não ser serem meio.
Brasil Paralelo é obra de ficção
Olha, acho o lance das pesquisas de BH têm a ver com uma grande indecisão e de não ter nenhum candidato mto forte... as pesquisas tão pegando essa indecisão aqui... mas eu to curioso pra entender o q de diferença no modelo das pesquisas q tá causando essa discrepância
Cara, o PT precisava fazer isso.O PT é super criticado por ceder chapa pra outros partidos do mesmo espectro político.O Boulos goste ou não, é o candidato de esquerda mais popular.
Nem preciso dar play para saber: Tabata Amaral... Esses direitistas liberalóides são muito previsíveis.
Porque vc acha q Boulos não seria uma boa opção progressista? Ao menos no congresso não há nenhuma bancada mais progressista que a do PSOL
progressistas ainda acreditam na iniciativa privada ... psol não ...
Só elogios para vice, meu conentarista político preferido.
Sempre lúcido, Pedro. Mandou bem.
Voto Boulos 50. Voto Marina Bragante 18000. SP capital. Vamo q vamo! 🎉🎉
Vou lhe explicar porque o liberal está sempre no espectro político da direita.
É porque o capitalismo tem coisas boas (aumento de produção, inovação, etc) e coisas ruins (monopólios, concentração de renda e etc) e o neoliberalismo ignora a existência dessas coisas ruins. E quando chega as eleições e o liberal tem que escolher entre um candidato neoliberal e um candidato social democrata, ele sempre escolhe o neoliberal.
Por isso que não prática quem se diz liberal, não importa se progressista ou social, sempre estará a direita.
Que discurso é este em relação ao voto útil. Este tipo de voto desqualifica as convicções do eleitor e o transforma em rebanho de um grupo.
Qual o número do canal?
1/2 🤣🤣🤣🤣
@@Wendel110392 😂
@@Wendel110392 Ou seja, .50.
@@MariluZica-s2u Pro Pedro ir no boulos, só se for por voto útil pra não ter Marçal no segundo turno.
@@Wendel110392 1/2 = 50 %.
Não sei quem Pedro prefere, mas o meu voto será Boulos 50.
Mas vamos lá, se não tiver o voto útil e as pessoas que querem votar na Tábata não mudam, pode ir o Nunes e Marçal, e depois no segundo turno o pessoal do Boulos, do Datena e dela vão votar no Nunes (contra Marçal) e ele ganha de lavada. Se o voto útil do pessoal da Tabata for votar no Boulos, ele vai pro segundo turno e muito possivelmente vai perder pra quem for com ele! Ou seja o voto não útil é melhor! Pra mim continua sendo importante votar no melhor no primeiro turno e no menos pior no segundo turno! Votar no segundo pior pra evitar o pior não faz sentido se o segundo turno é pra isso! Se as pessoas votarem em quem querem (mesmo sem chance) a lógica é que terão chances de fazer o voto estratégico no segundo turno! O problema maior é muitos acharem que devem votar em quem está ganhando (não vai ter prêmio e o voto é secreto)! Não faz sentido nenhum!
Ué, no seu argumento, os eleitores da tabata votariam no Nunes no segundo mas não em Boulos? Mas isto contraria as pesquisas mostram que o eleitor da Tabata, do Datena votariam em Boulos no segundo turno (se fosse Boulos x Marçal). E também, parte dos eleitores do Nunes (os que não são bolsonaristas) votariam contra o Marçal..Além disto, a rejeição ao Marçal é superior a 50%. Então, Boulos x Marçal no segundo turno: boa chance de vencer Boulos.
Você perdeu a chance de nomear o Stream Service de você de Brasil Perpendicular
Otimo
A manipulação do processo eleitoral é um privilégio que a extrema direita reclama só para si, e, por isso, entendem que até manifestação de voto em outro espectro fere a democracia - em relação ao 1o .comentário .
Eu não voto na batata 🥔 Amaral
Impressionante como o Meio consegue voltar à sensatez com os comentários do Pedro. Os demais comentaristas (exceto a Cora Rónai...) são tão parciais e limitados em suas análises que a gente chega a pensar que está assitindo ao UOL e não ao Meio...
Concordo 110%. Os outros são todos militantes descarnados nem disfarça. A menos ruim é a Mariliz. Christian chega a ser patético, um cara com tanto conhecimento ter um posicionamento tão merda. Flávia Tavares, a outra Bruna, meu Deus, parece UOL
Eu só assisto o do Pedro, pois os outros são como você falou.
Boulos é a favor da rachadinha
num voto útil entre engler e tramontes, você considera que vale o voto útil no tramontes por parte de progressistas?
Eu te consideraria como posicionado entre centro e centro-direita. Apesar de ser progressista, a meu ver (posso estar errado) você prioriza mais a eficiência do que a igualdade.
Vejo tu criticar demais a falta de liberdade econômica do Brasil e quase nunca a má distribuição de renda. Basicamente, quer que o Brasil vire uma Noruega excluindo altos salários e altos impostos de lá.
Quem o Pedro prefere? Na eleição de SP? Vocês estão de brincadeira..Me ajuda aí, me ajuda (como diz o corrupto moral aquele da cadeirada que tem dois filhos fora do casamento). Vocês sabem quem o Peter prefere.
Existem muito moderados de esquerda.
Só nao se sabe onde se escondem.
O Cara acha que os documentários do Brasil paralelo são bons? 😅😅😅😅Peças de ficção. Mas cada um com seu viés.
Olha, acho que ganhando Bolos, Nunes ou Marçal, sairemos todos perdendo.
Eu não me oponho a ganhar Bolos não, principalmente de chocolate 🎂 😋
Falsa equivalência é ignorância ou desonestidade intelectual... Ou os dois
@@edfsica1 não é falsa equivalencia ... os 3 são uma merda fedida , a questão é que pra você talvez um deles seja mais cheirosinho , mas pra mim e pro parceiro acima não ... eu mesmo vou ter que escolher o que acho menos fedorento , e é isso ai , não se trata de desonestidade intelectual nem ignorancia ... ignorancia é acharmos que sabemos de tudo e ficarmos fechados a outras informações , essa é a principal face da ignorancia
Tabata 4️⃣ 0️⃣
Prefiro boulos
Também me considero um liberal progressista e social-democrata (filosoficamente, com paixões iluministas) e acredito que vale a pena votar no 50 para salvar a cidade de São Paulo do extremismo do 28, acho que o 50 tem mais força com o 28 no segundo turno. Assim como, na minha opinião, valeu a pena votar no 13 para enterrar o obscurantismo do 22.
Será? Com tamanha rejeição que tem e campanha difamatória? O certo seria escolher quem tem menos rejeição que é a Tabata!
Pedro Doria o liberal preferido de Lenin e Trotski
Essa sempre me arranca um sorriso. Nem que seja metafórico.
Quem?
Voto útil contra a Direita seria na Tabata porque ela teria chance de ganhar no segundo turno. Já o Boulos ...acho difícil ganhar.