Pobre que vota na direita | Ponto de Partida

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лип 2024
  • Não era assim. Mas o que as pesquisas de São Paulo dizem, as americanas também, as eleições na França e Reino Unido confirmam é muito simples: o quadro mudou. Agora, os eleitores mais ricos votam na esquerda e, os mais pobres, na direita. Por quê?
    Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul: www.canalmeio.com.br/2024/06/...
    Compre o curso sobre liberalismo com desconto:
    bit.ly/4bwqQrP
    _
    PONTO DE PARTIDA
    Segunda, quarta e sexta, aqui no UA-cam.
    / meioemvideo
    _
    MEIO
    O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no UA-cam do Meio. Inscreva-se!
    🏆 PROMOÇÃO R$120 PRORROGADA ATÉ 10/07: nomeio.com.br/yb_120
    🗞️ Acesse o site do Meio: nomeio.com.br/yb_site
    ✅ Assine o Meio Gratuito: nomeio.com.br/yb_meiogratis
    🧑‍🎓 Conheça os Cursos do Meio: nomeio.com.br/yb_cursosmeio
    Ponto de Partida também em podcast: open.spotify.com/show/1y8ySa4...
    #voto | #direita | #pobre | #CanalMeio

КОМЕНТАРІ • 806

  • @maurinhosouza5276
    @maurinhosouza5276 19 днів тому +224

    Caro Pedro, como morador da periferia da grande sp posso te falar com propriedade o que a esquerda esta errando em seu discurso. Primeiro, tem que condenar a criminalidade de forma contundente, o pobre é assaltado e agredido com muita frequencia, e não suporta quem sugere que todo bandido não teve opções, principalmente os viciados. Segundo, o movimento sindical tem que recuperar a confiança que tinha nos anos 80, hoje a imensa maioria dos trabalhadores não vê vantagem alguma em ser sindicalizado. Terceiro, evangelicos devem sem tratados como grupos hetereogeneos, não sào todos iguais. As igrejas evangelicas chegam onde nenhuma outra instituição chega, nos lugares mais carentes e distantes de tudo tem uma casinha que virou templo, e muitas vezes são a única opção de convivencia social barata e sadia em um bairro decadente. Tratar o evangelico como um "ingênuo que faz o que o pastor safado manda" é um erro imenso.

    • @alaideemidio2314
      @alaideemidio2314 19 днів тому +12

      Prefeito não comanda a PM.
      Com a PM de Tarciso a criminalidade aumentou.
      Qual a lógica então?

    • @juliagatto195
      @juliagatto195 19 днів тому +13

      @@alaideemidio2314 O estado de São Paulo fechou o ano de 2023 com a menor taxa de homicídios dolosos em 23 anos. Foram 5,7 casos para cada 100 mil habitantes. Esta foi a primeira vez desde 2001, início da série histórica, que o índice ficou abaixo de 6. Em 2022 foram 2.909 registros, ante 2.606 em 2023, uma queda de 10,4%

    • @pedroledoux9779
      @pedroledoux9779 19 днів тому

      Perfeito comentário. Na França há aumento da insegurança e a esquerda mais radical defende ideias como esvaziar as prisões, desarmar a polícia e abrir as fronteiras pra deixar tudo entrar. Isso traz em parte o voto de pobre na direita

    • @pedroledoux9779
      @pedroledoux9779 19 днів тому +11

      ​@@juliagatto195cara SP tem média de homicídios abaixo da média nacional por razões controversas.
      Em SP a coisa foi promovida de tal forma que o PCC tem monopólio, todas quebradas são PCC e com isso não há guerra de facção que nem o RJ. Por isso que o índice de homicídios é baixo.

    • @edfsica1
      @edfsica1 18 днів тому +12

      @@maurinhosouza5276 desde quando a esquerda disse que todo bandido não teve opções? Com certeza a maioria não teve, mas concordo com o Alexandre Saraiva , que diz que a esquerda deve fazer uma auto crítica sobre essa pauta, mas, definitivamente, não é por isso que pobre vota na direita

  • @flaviohenrique2265
    @flaviohenrique2265 19 днів тому +60

    A esquerda vem perdendo suas bases faz muito tempo. Trabalho há 15 no Ministério Publico na área de patrimônio público. Atendo servidores públicos com reclamações que são meramente administrativas, não necessitando da intervenção do MP. Quando eu aconselho a pedir ajuda ao sindicato, 99% são unânimes em afirmar. O sindicato não representa a gente. Só serve pra descontar o dinheiro da gente e quando procuramos não temos apoio. As SABs são outro exemplo. Viraram puxadinhos de partidos para a gestação de vereadores alinhados ao cacique local. Some-se a isso que as pessoas estão saturadas e chateadas com as políticas públicas da esquerda, que por muitas vezes, não chegam ao dia a dia. Um exemplo claro é a questão da segurança pública. Tabu para a esquerda!

    • @lionbraz
      @lionbraz 19 днів тому +3

      o que são SABs?

    • @ayoncruz
      @ayoncruz 19 днів тому +15

      Saúde tbm, o SUS é incrível, mas faz anos que seus problemas só empilham e a população já até satiriza. Além de que não se vê uma preocupação da esquerda com saneamento básico que é um dos maiores problemas no Brasil desde sempre. A educação também não fica atrás, governos de esquerda dão uma atenção desproporcional ao ensino superior pois da mais voto, deixando o ensino fundamental sucateado. Nossa pedagogia endeusa um modelo de educação que efetivamente não é bom e isso resulta no que vemos hoje, crianças saindo do fundamental sem saber ler/escrever ou fazer contas básicas. Temos um QI médio abaixo de 90, algumas pesquisas apontam 83 oque beira déficit mental.
      Muito disso se deve a aversão da esquerda à privatização, que ao meu ver, é exagerada e com pouco fundamento.
      Sindicalismo e burocratização nem se fala, é algo maçante, junto com a alta carga tributária, o povo não consegue nem entender oque todas aquelas siglas são, só que tudo aquilo tá tirando dinheiro deles.

    • @philipepompeu
      @philipepompeu 19 днів тому +9

      Sindicatos viraram uma piada, a maioria das pessoas que eu conheço não vê benefício nenhum em ser sindicalizado e ainda vê com maus olhos esse vínculo partidário com partidos de esquerda

    • @corigor
      @corigor 14 днів тому

      MP não serve pra nada, um gasto de dinheiro público.

    • @niltonalvesarlindoarlindo1428
      @niltonalvesarlindoarlindo1428 10 днів тому +1

      Eu fui trabalhador de chão de fábrica,por mais de trinta anos, metalúrgico sempre peguei o imposto sindical, votei no PT sempre, hoje sou aposentado me sinto abodonado pelas políticas do PT, meu benefício previdenciário só diminui, com essa política de valorização do salário mínimo,com aumento real , nada contra só que o meu benefício só recebe a correção pela inflação,da um tempo vou estar maís velho ganhando só o mínimo, lamentável.

  • @user-cp9sn2kx6c
    @user-cp9sn2kx6c 20 днів тому +94

    Não é à toa que existe a expressão pejorativa "esquerda caviar"

    • @andrephi10s
      @andrephi10s 20 днів тому +10

      @@user-cp9sn2kx6c expressão inventada por Rodrigo cocô instantâneo. Grande referência hein

    • @pedroledoux9779
      @pedroledoux9779 20 днів тому

      Na revolução russa e cubana intelectuais e artistas fizeram o papel de idiotas úteis.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 20 днів тому +9

      @@andrephi10s nao foi inventada por ele nao.

    • @ManginaldoJunior
      @ManginaldoJunior 19 днів тому +14

      @@andrephi10s Tá se doendo porque? Não dá pra esconder que papai Lulis repete a mesma verborreia em prol de pobre e de fato favorece banqueiro/empresário

    • @jonathasx
      @jonathasx 19 днів тому

      a esquerda foi domesticada. isso que os liberais chamam de centro-esquerda ou esquerda progressista não representa a esquerda na raiz do termo

  • @Putukusi
    @Putukusi 19 днів тому +126

    Fazer sarcasmo com "pobre de direita" já revela uma atitude completamente elitista... é um desprezo repaginado.

    • @balbinaabgbal4379
      @balbinaabgbal4379 19 днів тому +15

      Não, amigo, é apenas olhar para a realidade. O que você chama de desprezo, os que entendem um pouco sobre a direita no Brasil, chamam de desconhecimento completo da realidade.

    • @palemobe
      @palemobe 19 днів тому +11

      Infelizmente não é.
      Tem várias pesquisas mostrando que, não só no Brasil, quem tem um pouco de direitos ampliados e consegue melhorar um bocadinho de vida por políticas entendidas como de esquerda ou implementadas por governos de esquerda acaba mudando para a direita na tentativa de conservar esse novo status e impedir que outras pessoas cheguem lá também. E chama tudo o que não traz mais ganhos só para si e os grupos que representa omo identitarista pra dar aquele temperinho de "bobagem de esquerdista".

    • @Putukusi
      @Putukusi 19 днів тому +11

      @@balbinaabgbal4379 não estou dizendo que estão certos em ser de direita. Mas quem usa esse discurso o faz de forma arrogante e ressentida, implicitamente querendo dizer que são incultos ignorantes que não sabem o que é melhor para eles. Mas será que essa avaliação é totalmente correta?

    • @Putukusi
      @Putukusi 19 днів тому +15

      @@palemobe se você quer convencer um "pobre de direita" a não ser de direita, um bom começo é parar de usar essa expressão e ter mais empatia. Certo ou errado, há um motivo para esse fenômeno que, como você notou, é mundial, estar acontecendo e entender o porquê ao invés de se encastelar numa pretensa superioridade moral e intelectual como boa parte da esquerda tem feito.

    • @renanbecker29
      @renanbecker29 19 днів тому

      ​@@palemobekkkkkkkkkk que loucura kkkkk isso deve ser você , pq a maioria que melhora de renda só pensa em viver melhor, só um esquerdista pensa em manter os outros na pobreza kkkkkk

  • @robertoharfushmidlej193
    @robertoharfushmidlej193 18 днів тому +20

    Aqui em Salvador temos um exemplo que reforça que pobre vota, sim, em direita, quando lhes interessa: ACM Neto e Bruno Reis, ambos prefeitos pelo União Brasil, foram muito bem votados na periferia da cidade, enquanto na área nobre eles foram, na média, menos votados que o PT. A explicação, para mim, é que, ainda que sejam de direita, esses prefeitos atenderam à demanda da periferia, ao contrário do que se esperava. É a prova - mais uma vez - de que o pobre, em eleição municipal, pouco se importa com questões ideológicas. Está preocupado mesmo com questões práticas: se o lixo é recolhido, como tá o saneamento, iluminação, transporte...

    • @luciahelena232504
      @luciahelena232504 14 днів тому +1

      @@robertoharfushmidlej193 E desde quando a direita se preocupa com estas questões? Aí ai

    • @robertoharfushmidlej193
      @robertoharfushmidlej193 14 днів тому

      @@luciahelena232504 não sei. Mas fato é que a área mais pobre de Salvador votou na direita. E, se votou, é porque deve ter feito algo por lá. Burras, essas pessoas não devem ser. Ao contrário, são mais inteligentes que aqueles que enxergam a política de maneira maniqueísta.

    • @heitoroliveira5166
      @heitoroliveira5166 13 днів тому +2

      @@luciahelena232504 Lucia Você é de Salvador? Por que eu sou e eu vi a visível diferença que teve na cidade em termos de infraestrutura de quando ACM Neto foi eleito pra atualmente. E eu sou de esquerda, não votei nele nem no Bruno, mas não sou hipócrita. Meu bairro foi todo reasfaltado, eu estava na faculdade de jornalismo durante os mandatos dele e fui em vários bairros que tiveram melhorias, Upas reformadas ou construídas, melhoras em escolas municipais, toda a revitalização da orla da Barra, que beneficiou o turismo e até mesmo a diversificação de circuitos de carnaval, a expansão das festas, criando novos períodos de alta turística, entendendo que Salvador é uma cidade de alto potencial turístico. O governo dele ta longe, muito longe da perfeição. Demais. Eu tenho várias críticas. Mas não é produtivo fingir que ele só fez coisa errada ou ruim por que é de direita. Não é assim que a gente vai avançar no debate ou atingir o consenso. E pelo menos ele é de Direita, não da Extrema-Direita. E precisamos ter uma direita democrática e saudável nesse país, se não até mesmo políticas de centro serão consideradas de extrema esquerda por deslocamento de percepção. Aliás, é bom que se diga, a Polícia Militar é de responsabilidade do Estado, então o problema da segurança pública, do policiamento, das investigações e etc em SSA é talvez mais de responsabilidade do governador, Rui Costa, que do Neto. Rui Costa, aliás, que fechou o Odorico Tavares, uma das melhores escolas estaduais de SSA, que tinha vários alunos aprovados na Federal e permitia que jovens da prerifería tivessem acesso aos espaços culturais do centro, e que hoje apodrece sem destino. Não virou obra pública, privada, especulação imobiliária, só uma ruina. Não é sobre a patacoada de que a esquerda precisa fazer mea-culpa. Não precisa, mas precisa voltar a se reconectar com a periferia e com os pobres e, mais importante, falar a língua deles e não apelar pro academicismo que muitas vezes acomete a esquerda. Enquanto isso não mudar, a direita vai continuar vencendo. E isso nem é o pior cenário. O pior cenário é a EXTREMA-direita vencer. E se a gente não mudar, isso vai acontecer.

    • @emersongabriel4920
      @emersongabriel4920 13 днів тому

      @@luciahelena232504 Nem direita e nem esquerda se preocupam. Ambos querem os votos, só isso. O povo pobre não quer saber de briga ideológica.

  • @MaGioZal
    @MaGioZal 20 днів тому +29

    A gente pode dizer o que for, mas pautas identitárias e de sustentabilidade não batem forte em quem é pobre/empreendedor (e sim, hoje em dia principalmente há empreendedor na pobreza também).
    Quem está nessa não quer saber tanto se o ônibus que vai levá-lo do Grajaú por Santo Amaro para o trabalho no Itaim-Bibi é propelido a diesel, biodiesel ou eletricidade: ele só quer um transporte menos lotado e que demore menos tempo no trajeto.
    Tampouco ele está interessado em questões de identidade etno-racial, mesmo porque dentro da própria família dele há parentes de diferentes cores que seriam classificados de forma diferente - apesar dos pesares, nunca houve Leis Jim Crow por aqui.
    Muitas vezes a identidade é mais moldada pelo bairro onde de mora, time que torce ou pela religião que segue do que por qualquer outra coisa.
    Quanto a identidades sexuais, muitas vezes os brancos educados de classe média pra cima levam o lance com maior gravidade do que o não-heterossexual não-branco da periferia, que independente de suas preferências também vai ter que pegar o mesmo ônibus lotado na Av. Santo Amaro para chegar ao trabalho…
    (outra coisa a se lembrar: nos EUA, diferentemente do Brasil, leis anti-homossexuais existiram em certos estados até o ano de 2003)

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 19 днів тому

      @@MaGioZal alienação que chama

    • @gessegoncalves6493
      @gessegoncalves6493 18 днів тому +3

      Corretissimo

    • @iri_antonio
      @iri_antonio 18 днів тому +7

      Justamente esse é o ponto. A esquerda vem ultimamente se preocupando em "ganhar" discussões "intelectuais" esquecendo que a maioria não tem tempo pensar em muitos destes temas. A maioria é pragmática com as questões que afetam o seu cotidiano.

    • @lambyzomem
      @lambyzomem 18 днів тому +6

      "e sim, hoje em dia principalmente há empreendedor na pobreza também" essa parte é genial!
      A esquerda tem que parar de ver o micro e o pequeno empresário como inimigo, mas sim como trabalhadores que estão ao lado dos seus funcionários.
      Uma mudança de discurso nesse sentido iria quebrar muita resistência que parte da população tem com a ideologia.

    • @morganaartoriel7392
      @morganaartoriel7392 18 днів тому +3

      @@iri_antonio De fato. Mas depois morrem ou perdem tudo na enchente porque não defenderam a árvore que foi cortada na sua rua. Entendo o pragmatismo mas não tenho "pena". E só ajudo quem cuida do seu meio.

  • @fernandoalves2348
    @fernandoalves2348 13 днів тому +5

    Se o Fernando Taxadd comentar esse vídeo, falará, TAXAto já.

    • @jucilviamadeira7811
      @jucilviamadeira7811 2 дні тому

      Quanta ignorância Haddad taxou os ricos e o podre que reclama 😅😅

  • @sergioaraujo2162
    @sergioaraujo2162 19 днів тому +10

    Pedro Dória, sua análise tocou pouco em duas variáveis muito importantes para compreender este movimento à direita: as religiões neopetencostais e as mídias sociais que suplantaram os meios tradicionais de comunicação e informação. E ambas estão na base da força da direita em todo o mundo democrático ocidental.

    • @ruicezar6189
      @ruicezar6189 18 днів тому

      As midias digitais realmente desmontam as narrativas da esquerda. O castelo de cartas está caindo no mundo todo. A força do povão é a união por um ideal em que acreditam. Pode doer, vão ter que lutar mas é muita gente que percebeu a marmota do estado grande e controlador.
      Muita gente pro estado conseguir ganhar essa batalha, vão destruir muitos no caminho, mas a guerra esta perdida.

    • @is2211
      @is2211 18 днів тому +1

      E o Brasil por acaso é um país democrático?? Lugar onde quem não vota sofre sansões e, ainda por cima, é proibido fazer recontagem de votos.
      Não, meu caro. O Brasil está fora.

  • @joaodecarvalho7012
    @joaodecarvalho7012 20 днів тому +71

    Há algo semelhante ocorrendo na indústria de entretenimento, especialmente na Disney. A nova série de Star Wars é muito ruim, e é pura propaganda identitária. Os fãs a odiaram, e a série não consegue nem estar nos top 10 de streaming. E o que a Disney fez? Culpou os fãs pelo fracasso e os chamou de tóxicos. No Rotten Tomatoes, enquanto a audiência avaliou a série em 14%, os críticos a avaliaram em mais de 80%. Em outros sites ocorreu o mesmo, e as avaliações dos críticos se tornaram irrelevantes para o público. Os votos da audiência no IMDb refletem de forma muito mais acurada a qualidade das produções.

    • @RodrigoAmaralHoje
      @RodrigoAmaralHoje 20 днів тому +15

      Em breve isso tende a mudar, nem a Disney é a imune continuar perdendo dinheiro por tanto tempo.

    • @joaodecarvalho7012
      @joaodecarvalho7012 20 днів тому +10

      @@RodrigoAmaralHoje Estou me divertindo com esse show. Estou gostando de ver Kathleen Kennedy produzir fracasso após fracasso e insistindo na mesma direção. Estou gostando de ver os críticos da mídia corporativa elogiarem o show e fazerem papel de bobos. Estou gostando de ver a Disney entrar em colapso e os acionistas perderem dinheiro. Ouvi dizer que a nova trilogia da Rey pode ser cancelada. Eu espero que não. Uma diretora de documentários sobre a opressão das mulheres do Paquistão dirigindo uma trilogia de Star Wars. A escolha perfeita!
      É tudo tão patético que vai entrar para a história.

    • @diegojatoba5293
      @diegojatoba5293 20 днів тому +5

      É a segunda série mais vista do Disney plus. Se tem uma coisa que a série mostra é que nem o voto público tem tanta relevância e o quão contaminado estão as preferências populares

    • @RodrigoAmaralHoje
      @RodrigoAmaralHoje 20 днів тому

      @@joaodecarvalho7012 Em algum grau uma ideologia tem similaridades a uma doença psíquica contagiosa e coletiva, que em graus mais avançados corrompe as convicções, as perspectivas e mesmo a alma

    • @joaodecarvalho7012
      @joaodecarvalho7012 20 днів тому +3

      @@diegojatoba5293 Como eu disse, na Variety eles mostram os top 10 streaming shows, e The Acolyte não está entre eles. Além do que, não é difícil estar entre os top da Disney, já que praticamente todas as suas produções tem sido um fracasso. Nenhuma produção da Disney está entre os top 10, e lá nem consideram House of the Dragon, pois é considerado cabo.

  • @PR.13
    @PR.13 19 днів тому +7

    Análise bem interessante. Eu já havia percebido isso na comunidade em que eu moro, mas ainda não sabia que era uma tendência mundial. Há algum tempo que a ideia de que estamos muito próximos de um ponto de cisão não me sai da minha cabeça. Eu acredito que no futuro esse momento em que nós estamos vivendo será conhecido como um período de ruptura, de transição para um novo momento da história. (Só para deixar claro, eu não estou falando de nada místico aqui. Estou falando de período histórico mesmo. E é claro que essa é só a minha análise, baseada nas lentes que me permitem enxergar o mundo, não é uma previsão.)

  • @fmpinto
    @fmpinto 20 днів тому +44

    Eu sou funcionário público e convivo bastante com gente de esquerda, e eles têm realmente esses vícios de não verem as próprias falhas, brigar com a imprensa, se sentirem iluminados e menosprezarem todo mundo que não percebe o quão virtuosos eles são, especialmente os "pobres de direita". Perderam o contato com o povo mais simples e não parecem ter interesse em resgatá-lo.

    • @cabralinvest
      @cabralinvest 20 днів тому +12

      Gostaria de dizer que você está errado, mas infelizmente você está certo.

    • @fmpinto
      @fmpinto 20 днів тому +5

      @@cabralinvest é uma pena, né? Porque hoje é a esquerda o adulto na sala (a direita quase toda regrediu para a quinta série). Só que o adulto também tá fazendo birra.

    • @andrephi10s
      @andrephi10s 20 днів тому +5

      Pobre quer esperança e é impossível competir nessa área com a desgraça do cristianismo.

    • @ferreira01ify
      @ferreira01ify 20 днів тому +5

      Ser servidor público e apoiar a direita é o equivalente a apoiar quem deixar-lhe-á desempregado, chefe.
      Entendamos:
      Direita= aniquilação da máquina pública.
      Ocorre que, no nosso "lindo" Brasil, isso significa sobrar mais dinheiro para a nossa "ilustre" política fazer o que bem entender, sem nenhum compromisso com o setor público.
      Repito.
      Refiro-me ao Brasil.

    • @marcelo_penha
      @marcelo_penha 20 днів тому +6

      @@ferreira01ify Esta sua visão demonstra exatamente o motivo do descolamento da visão da esquerda com a realidade.

  • @luisfernandor.pdealmeida1229
    @luisfernandor.pdealmeida1229 7 днів тому +2

    Quantos pobres querem viver na Venezuela/Cuba/Nicarágua/Coréia do Norte? Quantos pobres arriscam a própria vida atravessando ilegalmente aos Estados Unidos? Essas perguntas respondem o motivo dos pobres serem de direita, além do que, o discurso da guerra de classes já está muito ultrapassado.

  • @ForsakenRecs
    @ForsakenRecs 20 днів тому +8

    Pelo visto nao existe mais direia. É esquerda, centro e extrema-direita.

    • @CarlosEduardo-zv2xs
      @CarlosEduardo-zv2xs 20 днів тому +1

      Acho que é mais ou menos por aí.

    • @wmcunha
      @wmcunha 19 днів тому +2

      Ué, o Pedro citou a direita do Reino Unido (conservadores) e da França (partido do Macron, de centro-direita) no video. No Brasil a direita foi praticamente extinta e hoje tem tanta relevância quanto a extrema-esquerda, ou seja, nenhuma.

    • @wmcunha
      @wmcunha 19 днів тому

      Na Alemanha tem a CDU/CSU (centro direita), com cerca de 25% das cadeiras do parlamento Alemão e quase 30% das cadeiras alemãs no parlamento Europeu.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 19 днів тому

      @@wmcunha voce acha que tentar mudar a lingua é moderado? Ou a ideia de que genênero é fluido? Acha moderado?

    • @wmcunha
      @wmcunha 18 днів тому +1

      @@MillorsGhost a lingua é viva! Ela vive em constante mudança! Sei que existem mais do que apenas homem e mulher heterossexuais, mas não sou especialista no assunto (pra falar a verdade nem me interessa ou diz respeito). Mas o que isto tem a ver com extremismo político-ideológico?

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli 20 днів тому +7

    Boa Reflexão !!!

  • @Salvadordefrancesco
    @Salvadordefrancesco 15 днів тому +2

    Uma das melhores analises que escutei nos últimos anos ..............................Fez um golaço !!!!!!!

  • @rahanlion9123
    @rahanlion9123 19 днів тому +4

    Creio que hoje dia não seja um questão nem de Direita e esquerda é sim uma questão de Estado inchado parasitando o povo VS menos Estado, se a direita ou alguem tem a proposta de diminuir o Estado e nesse que o povo ta votando pois o pobre não tem carguinho e nem licitação mas o maior imposto do mundo chega todo mês trazendo m vida miséravel sustentando o Luxo de políticos, o pobre vez as contas e viu que é mais vantagem votar na Direita.

  • @thbastos1
    @thbastos1 20 днів тому +4

    Pedro, entendo suas colocações, mas me parece que na sua análise vc desconsidera ou minimiza o papel das igrejas evangélicas neopentecostais e do "identitarismo red pill" nesse crescimento da direita e especialmente da extrema-direita entre pessoas pobres e homens (boa parte deles também pobres).

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 20 днів тому +1

      Isso a gente deixa a Mariliz explicar, ela tem conhecimento de causa em radicalizar homens.

    • @felipedilho
      @felipedilho 19 днів тому

      @@MillorsGhost kkkkkkk, não como ela gostaria que eles se radicalizassem, muito pelo contrário.

  • @dinartenetopereirajunior2762
    @dinartenetopereirajunior2762 16 днів тому +9

    Sinal que tem pobre inteligente

  • @vialakka
    @vialakka 20 днів тому +5

    E como foi na votação para presidente no Brasil? Creio q as pessoas mais pobres vitaram no Lula.
    Boa analise Pedro

    • @Rafaella7344
      @Rafaella7344 18 днів тому +1

      😂😂 Minha conta Graças a Deus e está recheada através de muito trabalho duro em duas empresas minhas, te garanto Votei no Lula e ele foi eleito pq eh a a melhor opção para o País. Bolsonaro na cadeia# 🎉🎉🎉

    • @lambyzomem
      @lambyzomem 18 днів тому +1

      @@Rafaella7344 É pequena empresária?

    • @helenavicentini8383
      @helenavicentini8383 11 днів тому

      @@Rafaella7344, os burros votaram no Lula.

  • @corigor
    @corigor 14 днів тому +2

    Sim. Pobre tem que votar na extrema esquerda, voto útil e cativo ad eternum 😂😂😂

  • @brunoalmeida8999
    @brunoalmeida8999 13 днів тому +1

    Eu me considero de esquerda, porque achobque a mão invisível do mercado cria efeitos colaterais como desigualdade social que gera violência. Então eu sou a favor do Estado de bem estar social para se ter uma sociedade mais cidadã e pacífica.

  • @guijmv
    @guijmv 20 днів тому +3

    Pedro você assiste The Boys? Seria legal ver uma análise política com a cultura pop, o que a série está fazendo é um resumo de tudo que você vem dizendo, então vou usar da série pra responder esse vídeo. Existe uma razão por muitos assistem aos mesmos episódios e gostarem do Homelander e do que ele representa. Nessa temporada as coisas estão mais claras e os direitistas se deram conta que a piada era com eles, então estão rejeitando a série só agora. A direita sabe que os pobres sempre vão estar a espera de um salvador que vai resolver as coisas, o que a esquerda PRECISA aprender a dizer é que ELES, isto é, a força dos trabalhadores é que podem salva-los, basta a organização, e é por isso que a direita trabalha pela desordem.

  • @_olavodecarvalho
    @_olavodecarvalho 20 днів тому +26

    É impressão minha ou a esquerda brasileira de forma mais abrangente é reacionária às mudanças do nosso tempo?

    • @MARCOSRIGON2010
      @MARCOSRIGON2010 20 днів тому +4

      Pois é, seria um conservadorismo de esquerda? Kkkk

    • @cabralinvest
      @cabralinvest 20 днів тому +7

      Sim, eles não entendem que o que era considerado moderno há 40 anos atrás não é mais moderno hoje. E que hoje eles são os reacionários.

    • @andrephi10s
      @andrephi10s 20 днів тому

      @@_olavodecarvalho não, vc q é burro

    • @martaritamacedo
      @martaritamacedo 20 днів тому +7

      E você não acha que a extrema-direita (aqui no Brasil abraçada pela direita) não seria reacionária a medida que também resiste, e muito, as mudanças do nosso tempo quando apela para valores religiosos e a Bíblia como um livro de leis? Por exemplo, recentemente quiseram mudar a lei do aborto legal, sendo que a esquerda nem estava lutando, como deveria pela sua pauta, para que o aborto fosse descriminado. Não faz muito tempo, produtores do Rio Grande do Sul mantiveram trabalhadores em condições análogas a escravidão, mas o discurso dos empregadores foi de desprezo em relação a situação degradante dos contratados, dado a necessidade da produção. A proposito: quais as mudanças do nosso tempo que realmente são boas para a maioria das pessoas e quais são apenas boas para poucos? No ano passado o Fórum Econômico Mundial apontou em seu relatório que está aumentando a desigualdade no mundo. Veja bem: no mundo, não só no Brasil! Esta desigualdade está fazendo com que a riqueza tenha ficado, cada vez mais, em poucas mãos. Isso quer dizer que as mudanças do nosso tempo, se não fizermos nada para colocá-las nos trilhos em favor da maioria, nos tornará cada vez mais estressados e pobres.

    • @_olavodecarvalho
      @_olavodecarvalho 19 днів тому +4

      @@martaritamacedo quando você começa já contrapondo com os problemas “do lado de lá” o que me remete é a pensamento do tipo: os problemas do lado de la são maiores que os problemas do lado de cá então vamos primeiro combatê-los e depois discutimos os nossos problemas. Dado isso, vamos lá:
      A extrema direita aqui no Brasil e no mundo instrumentaliza a bíblia em um projeto de poder pautado na teologia do domínio e, portanto, para alem do reacionarismo. A igreja católica vinha (ou vem) numa toada bastante progressista na contramão dos evangélicos neopentecostais, por exemplo. Portanto não acredito que o problema está na Bíblia.
      Quanto ao trabalho análogo à escravidão no sul do país é um bom exemplo de como a tecnologia e as 3 revoluções industriais anteriores à atual diminuiu a exploração deshumana do trabalhador e casos como esse são cada vez mais raros.

  • @projetocantaviolao3008
    @projetocantaviolao3008 7 днів тому

    Ótimas reflexões! 👏

  • @LuizaJardimAQ
    @LuizaJardimAQ 15 днів тому +2

    O pior é pobre que vota no pt né

  • @osquisitos
    @osquisitos 13 днів тому

    Pedro, parabéns pelo trabalho. Informando e opinando com seriedade

  • @thiagodcm23
    @thiagodcm23 19 днів тому +5

    O identiarismo é o grande culpado pelo avanço da extrema direita.

  • @samuelflor4095
    @samuelflor4095 11 днів тому +1

    (⁠?⁠・⁠・⁠)⁠σ Acho que a questão a ser discutida não é a ideologia do eleitor, mas a representatividade do sistema eleitoral. ¯⁠\⁠_⁠(⁠ツ⁠)⁠_⁠/⁠¯

  • @AndreFerreira-ek3tq
    @AndreFerreira-ek3tq 19 днів тому +6

    Perceberam que para o "liberal" do Meio não existe o INDIVÍDUO e sim o "mais escolarizado", o "menos escolarizado" , o " rico" o " pobre" etc..As "CLASSES" assim como pensava o Marx.

    • @ruicezar6189
      @ruicezar6189 18 днів тому +1

      Pensamento ridículo de tão ultrapassado. Estão presos no inicio do sec. XX.

    • @youfabio
      @youfabio 18 днів тому +1

      na proxima ele cita nome por nome num vídeo de 124548465412 horas. Nunca ouviu falar em estatística?

    • @AndreFerreira-ek3tq
      @AndreFerreira-ek3tq 18 днів тому +1

      @@youfabio Adoro estatísticas sobretudo pelo seu caráter individualista e aleatório. Onde os "escolarizados" ou não, os "ricos" ou não, "mulheres", " negros ", os " isso" ou " aquilo" estão contados aí um a um e só mencionados como cidadãos pesquisados?

    • @MrScarz8
      @MrScarz8 16 днів тому

      Vc não faz politica pensando em indivíduo gênio 🙄.
      Vc pensa em grupos e procura convencer os grupos maiores e mais relevantes pro seu lado. Qualquer político de direita também vê o eleitorado em classes, é assim que se traçam estratégias de campanha.

    • @AndreFerreira-ek3tq
      @AndreFerreira-ek3tq 16 днів тому

      @@MrScarz8 Outro gênio..Política de classe faz parte do liberalismo de classe( que o Marx se sentia a vontade em criticar) percebe o fator comum.."CLASSE". O Marxismo vai além nesse ponto. Para os marxistas mulheres são uma classe, etnias são classes, escolaridades são classes etc..Já a escola austríaca de economia e posteriormente a de Chicago nos diz que classe é uma ficção..O que existe são os indivíduos. O teórico de classe tenta imaginar o que a " classe pensa". Mas classe pensa? Quem pensam são os indivíduos. Você parece ser um marxista ou um liberal "classico". Não é possível que um "teórico de classe" saiba o que eu quero ou vou fazer. Essa política nunca vai me atingir.

  • @jstelma3
    @jstelma3 20 днів тому +1

    Valeu!

  • @danieldesigneroito
    @danieldesigneroito 19 днів тому +2

    Eu sou de esquerda, muitas vezes discordo das suas ideias, mas essa critica a esquerda identitarista, que n fala mais com o pobre e reclama da plicia militar, sem se aproximar do policial que tb é um trabalhador, reclama dos evangélicos, sendo que boa parte dos evangélicos são de periferia, pior, fica chamando a galera de pobre de direita e n fala com eles pq diz “não discuto com quem é de direita” é o que tem feito a esquerda tomar surra atrás de surra. Concordo com essa crítica e acho ela mais do que necessária nos tempos atuais.

  • @augustosagrado2646
    @augustosagrado2646 20 днів тому +4

    o ponto do conceito usado é que os dois lados, esquerda e direita são dentro de uma de um meio de produção, ou seja, como lidar com o estado capitalista, por isso através das crises do capital a tendência e a base operaria buscar uma alternativa radical, que devido as contradições e contexto se tem como saída a extrema direita. Ou os comunista se organizam e disputam a hegemonia da população ou ela se agarra a qualquer "saída", mesmo que seja contraditório.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 20 днів тому +2

      hahahahahah comunismo, estamos mesmo cogitando isso em 2024?

    • @philipepompeu
      @philipepompeu 19 днів тому

      Comunismo já ficou no século passado, União Soviética já caiu, a China se rendeu ao capitalismo e as ditaduras comunistas que restam, com exceção da China, são piadas

    • @augustosagrado2646
      @augustosagrado2646 19 днів тому

      @@MillorsGhost não sei se é burrice ou limitação cognitiva, mas apesar de eu ser comunista, eu n falei nada de defender comunismo, apenas citei como se da a disputa policita e econômica desde o sec passado. Vc pode e deve discorrer sobre, mas negar é uma escolha contraproducente, mas que fique a seu critério.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 19 днів тому

      @@augustosagrado2646 "Ou os comunista se organizam e disputam a hegemonia da população", entendi, voce quer que os comunistas disputem a hegemonia mas nao pra defender comunismo! Faz um sentidão do caralho viu?

  • @AugustoReis1910
    @AugustoReis1910 19 днів тому

    Bom vídeo, Pedrão.

  • @josemariasallessalles5209
    @josemariasallessalles5209 20 днів тому +2

    Boa Noite Pedro Dória.

  • @joaomonteiro9963
    @joaomonteiro9963 7 днів тому

    digo, assistindo.

  • @leonardofeteira1065
    @leonardofeteira1065 14 днів тому

    Eleitores com alto grau de escolaridade votando no Boulos? Onde isso? 😂😂😂😂😂😂😂😂

  • @brittorayzza7718
    @brittorayzza7718 7 днів тому

    Eu sou católica e não voto em direita nem morta, só porque sou religiosa não significa que seja doida.

  • @infmaster2011
    @infmaster2011 19 днів тому +3

    A minha opinião, quem tem mais escolaridade, uma cultura mais esclarescida, não cai nesse papinho desse pessoal da direita, e digo os mais a extrema, usam a religião, o medo e soluções faceis e rasas, aqui na Europa, todos acham que o problema de tudo é dos imigrantes..

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 19 днів тому

      hahahaha as pessoas nao tem mais vergonha de dar tapinhas nas próprias costas, meu deus! Obrigado pelo comentário, ó ESCLARECIDÃO!

    • @frazyfrog
      @frazyfrog 15 днів тому

      ​@@MillorsGhost e você não teceu esse comentário pra se sentir superior também ? tem algo a acrescentar ? hahaha

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 15 днів тому

      @@frazyfrog de minha parte nao acho que posicionamento político evidencia "esclarecimento".

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 15 днів тому

      @@frazyfrog exemplo: nao sei se voce sabe mas um dos maiores filósofos do século passado era nazista.

    • @frazyfrog
      @frazyfrog 15 днів тому

      @@MillorsGhost quem ?

  • @fraciscomiguel6989
    @fraciscomiguel6989 20 днів тому +2

    Só quando tivermos mais pluralidade de idéias na política , teremos condição de fazer uma escolha descente. Essa de ou esquerda ou direita , ou nós ou eles não é escolha. É revezamento.

  • @rogerionascimento5580
    @rogerionascimento5580 19 днів тому +7

    Quanta lucidez! Obrigado por essa explicação tão precisa.

  • @scavalcanti
    @scavalcanti 19 днів тому

    Muito boa análise

  • @omersonico
    @omersonico 17 днів тому +2

    O problema está com o Povo, ele não entende a Democracia!

  • @isidrolopes6683
    @isidrolopes6683 19 днів тому

    Excelente vídeo

  • @nilsoncesar79
    @nilsoncesar79 20 днів тому +2

    Pedro, gostei muito de sua análise, porém fico refletindo o porque desta tendência, que era também observável no Brasil até o início dos anos 2000, não ser mais. Desde a ascensão social e educacional das classes C, D e E, e do fortalecimento de um movimento protofascista no Brasil, a tendência se inverteu. Seria devido a baixíssima qualidade do ensino superior na maioria das faculdades privadas, que compõem a fatia majoritária da educação superior no país, e do crescimento do movimento neopentecostal no Brasil? Ou eu estou sendo preconceituoso? Talvez seria interessante estratificar melhor esta camada da população a fim de compreender melhor. O que acha?

    • @kakesss9126
      @kakesss9126 20 днів тому +2

      Acredito que tem a ver com a segurança pública, isso fortaleceu muito as polícias. Que ao meu ver é o pilar do fascismo.
      O tanto de capitão, coronel, tenente e delegado foram eleitos com esse discurso de bandido bom é bandido morto.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 20 днів тому +4

      @@kakesss9126 entre o "bandido bom bandido morto" e "vitima da sociedade", é meio obvio o que a populaçao vai optar.

    • @kakesss9126
      @kakesss9126 19 днів тому

      @@MillorsGhost sim, mas o criminoso donos das lojas Americanas um bilionário que mora na Suiça vai ser preso? A resposta é não.
      Na cadeia só tem pobre coitado.
      É isso que a esquerda tenta explicar

    • @1gorSouz4
      @1gorSouz4 19 днів тому

      @@MillorsGhost Quem mais fala em "vítima da sociedade" são os reacionários, eu não vejo ninguém de esquerda dizendo isso.

    • @1gorSouz4
      @1gorSouz4 19 днів тому

      Acho que além dos fatos que vocês mencionaram aqui, outra coisa a se levar em conta é o crescimento de uma ideologia neoliberal no Brasil, e quem defende muito essa ideologia é a direita. O neoliberalismo tende a ser vantajo$o pra quem é rico, então eu creio que isso seja um fator importante para o apoio (à direita) de pessoas mais instruídas e mais ricas.

  • @guilhermevazcelest9038
    @guilhermevazcelest9038 16 днів тому

    A política está sendo vista por um prisma mais moralista e realista, comunismo está ligado a um imaginário além de utópico no ponto de vista da realidade, ele faz muito mais sentido para artistas que tem uma vida longe do dia a dia das pessoas comuns .

  • @cesariooliveira182
    @cesariooliveira182 18 днів тому +1

    Temos No Brasil a Faculdade FCE, A FCE Tem Curso de Comunicação Extensão Marketing Social e Comportamento do Consumidor ( Online ) - Com Direito Ao Certificado da Faculdade FCE ( Reconhecido Pelo Mec No Brasil ), Dentro da Lei de Imprensa no Brasil, A Lei do Jornalista No Brasil / Pela Democraca e Liberdade de Imprensa e de Expressão No Brasil.

  • @juliocmbaia
    @juliocmbaia 20 днів тому +2

    Pedro Dória e sua cruzada contra o identitarismo da esquerda.
    Ao mesmo tempo defende os valores dos evangélicos. Agora defende o o homem pobre reacionário.
    Você já falou várias vezes que não é a economia que vai conquistar esse eleitorado. Então qual a política que o Lula precisa fazer para conquistar esse público? Quais são especificamente os valores desse eleitorado que o Lula não está agradando? Eu gostaria que você desse um exemplo concreto de política pública que a extrema direita promete que agrada e atrai esse eleitorado.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 20 днів тому

      1- nao roubar
      2- manter a economia estável
      3- demitir os racialistas Silvio Almeida e Anielle Franco, extinguir seus ministérios e secretarias
      4- calar a boca da Janja
      5- aprovar imposto sobre grandes fortunas
      6- coibir o uso do termo "fascista" em toda sua administraçao
      7- coibir o patológico antiamericanismo que cheira a naftalina
      8- dar uma banana pro chavismo
      9- usar termos bem mais duros ao se referir a criminosos
      10- transporte publico de qualidade
      Nao necessariamente em ordem de importancia.

    • @felipedilho
      @felipedilho 19 днів тому

      Eu não me recordo dele dizendo que não é a economia que possa trazer esse eleitorado, muito pelo contrário tendo em vista seus primeiros dois mandatos. A questão é que ele não vai conseguir fazer a economia melhorar a esse ponto, não com as medidas que está tomando. Você quer saber o que conquistaria esse eleitorado? Resultados! Que tal começar pela segurança pública que piorou consideravelmente desde que ele tomou posse? Ou melhorar o desempenho da educação pública assolada pela política de aprovação automática do então ministro da educação Fernando Haddad? Ou então parar de fazer o Brasil se alinhar com ditaduras sanguinárias de esquerda por aí e de ficar querendo se meter nas guerras que tem acontecido sem nenhuma propriedade para o faze-lo? Isso já seria um bom começo. É claro que ele sempre poderia também assumir os seus crimes e se colocar de volta para dentro da cadeia que é de onde ele não deveria ter saído tão cedo.

  • @HeriveltoPereiraDuarte
    @HeriveltoPereiraDuarte 20 днів тому +7

    Isso é uma aula!

    • @gessegoncalves6493
      @gessegoncalves6493 18 днів тому

      Sim o cara fala um monte de asneira de uma forma tal que os desavisados pensam que é algo inteligente

  • @joao.gomesjr
    @joao.gomesjr 20 днів тому +3

    Por esse raciocínio tosco a direita e extrema direita deveria ter ganho todas essas eleições. E porque no Brasil segundo a Quaest até 2 salários mínimos Lula tem 69% de aprovação? Sua leitura é rasa, feita como sempre para passar paninho na direita 😊

    • @magnaaraujo6098
      @magnaaraujo6098 19 днів тому

      Não. Você como a maioria só pensa no cargo executivo principal ( presidente) pense no legislativo, foi eleito os piores e extremistas bolsonaristas, provavelmente vão se eleger os piores extremistas como prefeito e vereador

    • @RodrigoC-on3gv
      @RodrigoC-on3gv 17 днів тому +1

      Isso é muito relativo, onde eu moro, num bairro da zona sul do Rio que é o bairro com segundo metro quadrado mais caro do Brasil, atrás somente do bairro vizinho, quando William Bonner anunciou o resultado da eleição presidencial de 2022, tivemos uma comemoração generalizada, parecia que o brasil tinha vencido a copa do mundo, os bares chiques ficaram lotados, abertos até de madrugada, a maioria não estava comemorando exatamente a vitória de Lula, mas sim o alívio pela derrota do Bolsonaro (meu caso). Por outro lado, a região da Barra da Tijuca, na zona oeste, que também tem gente de alto poder aquisitivo, é forte apoiadora de Bolsonaro, inclusive é o bairro onde fica a residência principal da família Bolsonaro. Uma característica importante que devemos destacar da Barra é que ali é onde costumam morar famílias de origem humilde que conseguiram subir na vida e enriqueceram, famílias que muitos chamam de “emergentes”. Muitos ali ganharam dinheiro devido ao trabalho honesto e muitos trabalhando na criminalidade (não que isso não existe na Zona sul, óbvio que existe)

  • @user-lo4zw7gs4o
    @user-lo4zw7gs4o 4 дні тому

    pobre quer conforto e luxo quem quer ter consciência social e classe média alta

  • @kaleucaminha
    @kaleucaminha 20 днів тому +6

    Cara. Obrigado pelo meio existir. Meu cerebro e meu coracao estao fritando com a complexidade do voto dessa turma na extrema direita. Tem me enteistecido e assustado muito.

    • @umanynna
      @umanynna 16 днів тому +2

      Se assustamos um sojado, é sinal para não desistirmos 😅

  • @talesroblox321
    @talesroblox321 14 днів тому

    Putz...muito boa crítica

  • @saimonsilva9449
    @saimonsilva9449 19 днів тому +1

    VC NAO E ANALISTA VC E TORCEDOR POLITICO

  • @psiutube
    @psiutube 16 днів тому

    O cara compara esquerda e direita no exterior com a brasileira e ainda quer chegar a alguma conclusão..

  • @manosatacado306
    @manosatacado306 13 днів тому

  • @josalbasantos5890
    @josalbasantos5890 20 днів тому +1

    A esquerda não é uma coisa só. Conheço gente de esquerda que fala de identitarismo o mesmo que vc, que não é de esquerda. Mas uma coisa vcs têm em comum, em geral, são homens, brancos, boa formação etc. Se vcs estivessem no meio da floresta, vendo seus filhos entupidos do mercúrio do garimpo, como os indígenas, ou tivessem que ensinar seus filhos a não correr nem usar guarda chuva, como as mães pretas, acho que não diriam o que dizem

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 20 днів тому

      Que figura proeminente de esquerda critica o identitarismo? Só conseguiria citar o Antonio Risério , que foi prontamente perseguido , boicotado e O PEDRO DÓRIA SE RECUSOU A COMENTAR. Pq? Pq morre de medo de identitários, assim como toda a esquerda: se nao apoiam ativamente, morrem de medo de criticar.

  • @SchattenloserMann
    @SchattenloserMann 9 днів тому

    Faça um vídeo sobre ricos que votam na esquerda. Conheço vários...

  • @lucianolucas3800
    @lucianolucas3800 11 днів тому

    E está.

  • @ericacavour5801
    @ericacavour5801 20 днів тому +24

    Se você acha que educação custa caro, experimente ignorância

    • @gessegoncalves6493
      @gessegoncalves6493 18 днів тому

      HOje em dia o jovem entra normal em uma faculdade federal e sai de la com trocentos piercigs, com cabelo azul e falando um monte de asneira , educação não se consegue apenas estudando,hoje em dia , qualquer um pode aprender sobre qualquer coisa, basta querer
      Esquerda nao passa de uma grupo de ricos elitistas que querem viver as custas do trabalho do pobre se financiando através impostos , enquanto o pobre quer apenas pagar menos impostos e tirar o estado dos ombros.
      O cara do vídeo fala muito bem, mas como todo esquerdista tenta passar uma falsa imagem

  • @luizamacielboaventura1657
    @luizamacielboaventura1657 19 днів тому

    Presenteeee🙋🏻‍♀️

  • @davidjr0990
    @davidjr0990 19 днів тому +1

    O Ciro propôs deixar o identitárismo de lado para unir o povo. A esquerda chamou ele de Bolsonarista. Será que o Lula ganha mais uma em 2026?

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 19 днів тому

      Lulismo é seita, só vai acabar quando o Mito se for pro alem.

  • @franciscovieiradebem2700
    @franciscovieiradebem2700 20 днів тому +4

    Na direita estão os partidos dos ricos, na esquerda estão os partidos que os ricos fizeram para os pobres

    • @magnaaraujo6098
      @magnaaraujo6098 19 днів тому +1

      Faz sentindo. Eu acho que o extremismo de direita e de esquerda causa ódio e desequilíbrio. Melhor não votar em extremistas

  • @rvsoehsten
    @rvsoehsten 20 днів тому

    Interessante!

  • @alanfelix7930
    @alanfelix7930 17 днів тому +8

    Quem é pobre e vota na direita, são pessoas que trabalham e tem o sonho de empreender, quem tem mais escolaridade.

    • @luciahelena232504
      @luciahelena232504 14 днів тому +1

      @@alanfelix7930 Não meu amigo. São pessoas que viveram sobre égide do colonialismo em seus ancestrais e agora vivem na égide do neocolonialismo das organizações empresariais gigantes. Leia o Roberto da Mata. O artigo: "Você Sabe Com Quem Está Falando?" Vais entender.

    • @alanfelix7930
      @alanfelix7930 14 днів тому

      @@luciahelena232504 Eu já li, mas continua continua sendo refutado pelo Mises. Economia planificada só dá certo em contos de fadas, o livre mercado resolve tudo.

    • @francisconunes2646
      @francisconunes2646 12 днів тому +1

      ​@@luciahelena232504 Nada haver minha senhora, triste como algumas pessoas tem tanta certeza sobre determinados grupos, dos quais não fazem parte e não entendem as características.

  • @paulonm2097
    @paulonm2097 19 днів тому +19

    Ser pobre de direita é errado para alguns, mas rico/classe média alta de esquerda, não tem problema....dois pesos e duas medidas.

    • @MA77FR
      @MA77FR 18 днів тому

      Mas na sua própria frase tem o porquê... O rico de esquerda/direita já encontrou a teta pra mamar deitado entende? Aí ele vai pro lado que da mais retorno pra ele. o pobre de direita/conservador é semelhante o escravo que aplaude o chicote. As elites não querem dividir o osso, por isso são conservadores. Só ver os gráficos de divisão de renda. Imensa maioria no Brasil é pobre fudido. Como pode mais de 40% se dizer conservador e/ou de direita e apoiar o capitalismo selvagem?

    • @t5tenisonsantana
      @t5tenisonsantana 18 днів тому +4

      Rico é uma coisa, classe média alta é outra. Separados por bilhões. O classe média alta tá mais perto do pobre do que do rico.

    • @sollua3539
      @sollua3539 18 днів тому

      Ser pobre ou rico não é o problema,o problema é ter politico de estimação,se matar por eles,brigar por eles,idolatrar eles,para que?????? Todos farinha do mesmo saco,e o povo abaixando a cabeça

    • @paulonm2097
      @paulonm2097 18 днів тому +5

      @@t5tenisonsantana e onde eu falei que são a mesma coisa? O fato é que essa lógica só se aplica ao pobre, que parece só ter direito de pensar se for como a esquerda brasileira determina. E rico, fora dos extremos, é um conceito subjetivo, já que não se determina quem é rico por ter x milhões ou bilhões de patrimônio. O que você falou não tem base teórica alguma. Aliás, o Lula e boa parte do PT seriam classe média alta então? É cada uma....

    • @rogerio4039
      @rogerio4039 17 днів тому +2

      Acontece que até a classe média alta está sofrendo com as políticas econômicas de direita "pró-mercado" que só beneficiam os suuper-ricos. Quem ganha 10 mil por mês já tem dificuldade de pagar plano de saúde (principalmente se for idoso) e, mesmo conseguindo pagar, sofre com um atendimento precário não muito melhor que o SUS. Com essa renda também não dá para pagar um bom apartamento (hoje tem micro apartamentos de 20m2 por 400 mil) nem escola particular boa para os filhos. Viagem também está cada vez mais difícil. E a segurança pública, que a direita considera seu "ponto forte", só piora com a forma que a direita conduz essa questão, apenas com repressão, sem aprimoramento da investigação e do sistema judiciário.
      Ou seja, até os que se acham ricos estão com dificuldade de garantir os bens mais básicos - saúde, educação, moradia, lazer e segurança - por causa do avanço da direita, e não estão se dando conta disso. Continuam votando nos seus algozes e colocam a culpa na esquerda.

  • @pedroquadros7448
    @pedroquadros7448 20 днів тому +3

    Olá, o Pedro acaba por referir uma das chaves desse aparente paradoxo, pelo menos na Europa - Os funcionários públicos votam à esquerda, os empresários e empreendedores à direita.
    Na Europa, em geral, para funções de qualificações médias que exijam ensino superior (educação, saúde, justiça), o Estado emprega mais gente e paga melhor do que o setor privado. Daí as estatísticas sugerirem que quanto maior a formação académica, maiores os rendimentos, e maior a tendência para a esquerda.
    No entanto, nos níveis de qualificação superiores, medidos pela capacidade de criação e produção de riqueza (tecnologia, banca, advocacia, saúde, gestão, empreendorismo) , os salários do setor privado ultrapassam os do Estado. E aqui a tendência mais forte é para o voto no centro-direita.
    Dou como exemplo Paris, em traços gerais : na zona oeste, mais rica, venceu o Ensemble (centrista); na zona leste, mais pobre, a LFI (esquerda radical). O primeiro com um discurso liberal, reformista - ver a preocupação com a sustentabilidade da segurança social (com a idade mínima de pensão a passar para os 64 anos). O segundo, com um discurso identitário (cedências ao militantismo islâmico) e populista, ao prometer pensões a partir dos 60 anos, por ex.
    Quanto às pessoas de esquerda mais educadas, com maiores rendimentos, e que exigem mais impostos - o que vejo é que o que propõem são mais impostos sobre aqueles que julgam que ganham mais do que eles. A sinalização de virtude tem limites.

  • @bsdrago
    @bsdrago 16 днів тому

    Gostaria de um video sobre "identitarismo". noa tenho certeza se sei ou consigo identificar esse tema no discurso politico atual, seja direita ou esquerda.

  • @fgrillom
    @fgrillom 15 днів тому

    Concordo plenamente com essa nova realidade. Contudo, eu continuo sem entender esse comportamento das camadas mais pobres. É absolutamente visível que a direita governa, cria leis, tomam decisões judiciais totalmente contra a esses mesmos pobres. Além de elevar os privilégios aos ricos. Diante disso, só posso entender que uma coisa não mudou ao longo dos séculos: a incrível alienação das castas mais pobres...

  • @bigodefuba
    @bigodefuba 13 днів тому

    Os EUA é um caso a parte no ocidente, basicamente não existe esquerda lá, apenas dois partidos de direita, um mais liberal nos costumes e na economia, o outro só liberal na economia.

  • @aroldorodrigues3107
    @aroldorodrigues3107 20 днів тому +7

    Muito interessante sua análise Pedro. Fui capaz de me enxergar perfeitamente no grupo da esquerda desenhado por vc. E concordo com a análise feita.
    A meu ver, uma solução honesta passa por uma aproximação da esquerda intelectual alienada com o povo, num movimento que é educativo para ambos, para o povo, na medida que o ajuda a compreender a complexidade dos problemas a serem enfrentados, e para a esquerda intelectual, que em contato com o povo, retomaria o contato com a realidade, superando a própria alienação. A questão é que isso é um trabalho de longo prazo e, mais ainda, exige da esquerda intelectual, que saia de sua zona de conforto. A crítica se aplica a mim, e espero vir a fazer parte dessa mudança.

    • @felipedilho
      @felipedilho 19 днів тому +4

      Que tal além de se envaidecer pela sua suposta "intelectualidade", você não aproveita e desce do pedestal em que você se colocou, e passa a ter uma perspectiva crítica com relação ao que viria a ser uma "intelectualidade alienada", isto é, faz sentido chamar isso de intelectual em primeiro lugar? Não é o mesmo que ponderar sobre um triângulo que não tenha três lados? Ou um líquido que não seja molhado? As vezes as pessoas acham que estão numa torre de marfim, quando na verdade estão no limbo da inteligência.

    • @PoiseBrasil
      @PoiseBrasil 18 днів тому

      @@felipedilhokkkkkk Pensei o mesmo. Vamos ver se o nosso amigo intelectual consegue mudar o mundo kkkkkk

    • @aroldorodrigues3107
      @aroldorodrigues3107 18 днів тому +1

      Olá @@felipedilho, queria fazer um esclarecimento sobre o uso da palavra alienado, feita em meu comentário. Não o fiz em um sentido pejorativo, como muitas vezes vemos esse termo sendo utilizado nesse ciclo de ódio que não para de ser alimentado. Usei o termo alienado, no sentido de estar alheio. Sou professor da universidade e me considero mais alinhado com as ideias de esquerda. Mas acho que ainda existe uma parcela da esquerda que está distante, desconectada, dos movimentos populares, do contato com o povo e com suas dificuldades. São pessoas bem intencionadas, que defendem ideias que poderiam trazer mudanças em favor das classes populares. Mas existem aprendizados que só se tem convivendo com o povo, sentindo de perto suas dores e angústias. Muitas vezes, nos perdemos em discussões teóricas que, não encontram eco com a realidade, pois estamos afastados do convívio com quem está sofrendo com as relações de opressão, com o oprimido. Quando usei o termo esquerda intelectual em meu comentário, quis me referir aquelas pessoas que se identificam com a esquerda e têm acesso a um certo grau de instrução, o que não quer dizer que sejam melhores ou mais inteligentes do que aqueles que não tiveram essa mesma oportunidade.
      Eu ainda me considero alienado. Sinto que preciso, em meu trabalho, desenvolver e me envolver mais em projetos que beneficiem as classes populares e me aproximem da convivência com o povo.
      Se você já faz isso, eu te parabenizo, preciso chegar onde você já está.
      Obrigado por seu comentário, pois me deu a oportunidade de esclarecer melhor meu ponto de vista.

    • @aroldorodrigues3107
      @aroldorodrigues3107 18 днів тому +2

      Olá, @@PoiseBrasil , procurei esclarecer melhor o que quis dizer em meu comentário na resposta dada ao colega Felipe. Se falho em meu raciocínio, sigo aberto ao diálogo. Quem sabe não podemos mesmo juntos mudar o mundo pra melhor, mesmo que não estejamos aqui para ver a mudança.
      Abraço.

    • @PoiseBrasil
      @PoiseBrasil 18 днів тому

      @@aroldorodrigues3107 estou trabalhando vejo depois

  • @hugojoewilson
    @hugojoewilson 19 днів тому +1

    Resumindo... quanto menor o nível de estudo, mais conservador.

    • @clauskitzberger4200
      @clauskitzberger4200 19 днів тому

      Cada região tem sua particularidade, mas conservador nos costumes e liberal na economia é uma pauta dos ricos.

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 19 днів тому +2

      O seu nivel de estudo é tao elevado que voce tem a coragem de mandar uma regrinha boba como essa.

    • @henriqueramos5217
      @henriqueramos5217 14 днів тому

      Kkkkk pega o mais inteligente político da esquerda e coloca com os grandes intelectuais de direita. Em todos debates a esquerda toma uma surra. A esquerda é hipocrita e controversa

  • @roseliferes412
    @roseliferes412 19 днів тому

    Vamos de Boulos!

  • @andrevillela4431
    @andrevillela4431 14 днів тому

    fico mais intrigado em como um playboy como o pedro doria continua tendo emprego só pq nasceu de papai rico

  • @hugo-garcia
    @hugo-garcia 20 днів тому +3

    Só faltou falar que a causa disso tudo foi a austeridade fiscal que vc defende e os cortes de verbais sociais e investimentos que foram feitas mundo afora pra atingir a austeridade

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 19 днів тому

      O lance é gastar pra cacete?

  • @user-lg5qi6sv4k
    @user-lg5qi6sv4k 18 днів тому

    Pablo vai fazer história

  • @ricardozolingerzanin-qs7fw
    @ricardozolingerzanin-qs7fw 19 днів тому

    Tá vendo como pobreza é um problema, Pedro?

  • @Andre80922
    @Andre80922 19 днів тому

    1. A esquerda pode estar meio deslocada (como sempre), mas quem derreteu de verdade foi a direita, engolida pela extrema direita.
    2. Não é porque a pessoa é pobre que ela não pode ser escrota e preferir defender uma ideologia que até prejudica ela, mas prejudica muito mais as minorias que ela odeia.

  • @d.h.negreiros4675
    @d.h.negreiros4675 20 днів тому

    Apenas mais outra constatacao sobre as mudancas drasticas pelo qual o mundo passou e, vem passado nos ultimos anos. A sociedade (em todas as esferas) precisa urgentemente se adaptar o quanto antes a essas novas dinamicas, a fim de evitar a catastrofe social, economica, politica, ambiental, etc.

  • @carlosx3po
    @carlosx3po 12 днів тому

    Eu voto na esquerda, por entender que nossa burguesia não se preocupa com o crescimento do país, da indústria, das pessoas, porquanto não arrisca seu capital em produzir, apenas aplica em papéis e com mais vigor usar o Estado, comprar estatais e vender serviços ao Estado. Imagino que as pessoas com alguma formação, tendem a ter mais senso crítico, percebem que elite financeira só quer cirandar, leram um pouco de história, lógica, filosofia, enfim percebem o quanto não há espaço para todos se darem bem, um futuro melhor para os outros, pode ser melhor para mim também. O ser humano conseguiu chegar aqui, ajudando-se mutuamente para sofrer menos e viver mais. Pessoas sem leitura tendem a fazer interpretação mais rasa da realidade, sem falar na manipulação dos líderes religiosos, que são mais é capitalistas.

  • @saladamista8226
    @saladamista8226 16 днів тому

    O povo comum é pragmático. Quem gosta de pensar em ideologia é intelectual. Eu mesmo não acho mais preciso as definições de esquerda e direita. É muito simplista e reducionista.

  • @henriquevitti9487
    @henriquevitti9487 19 днів тому

    A maioria dos pobres são de direita, acham Deus, família e importantes e o pouco que tem foram frutos do trabalho deles. Ao contrário da maioria dos jornalistas psdbistas, que se acham mais intelectuais pq tem um diploma.

  • @gerusacarvalho9415
    @gerusacarvalho9415 18 днів тому

    O Pedro coloca na conta da própria esquerda a falta de interesse da população pobre . Mas não aprofunda a reflexão do peso que mídias como o UA-cam têm nesse avanço da extrema direita. Pior é que ele nem lê os comentários aqui… parece falar para um espelho… cansativo

  • @abnerdepaula
    @abnerdepaula 19 днів тому

    Democratas não são esquerda, né...

  • @EstanciaWB
    @EstanciaWB 20 днів тому +1

    E no Brasil? Quem votou em Lula e quem votou no Bolsonaro??

    • @organismovivo5683
      @organismovivo5683 20 днів тому +1

      No Lula votou os filhos dos empresários que acham o pai muito violento e insensível com os seus funcionários, mas não abrem mão da herança do papai... Na direita votou o pobre que acorda cada vez mais cedo e toma um ônibus cada vez mais lotado mesmo após 20 anos de partido dos "trabalhadores" no poder e ainda tem medo de perder seu celular comprado em 10x pelos tomadores de cervejinha haha

    • @RodrigoC-on3gv
      @RodrigoC-on3gv 17 днів тому

      Acho que depende muito, onde eu moro, num bairro da zona sul do Rio que é o bairro com segundo metro quadrado mais caro do Brasil, atrás somente do bairro vizinho, quando William Bonner anunciou o resultado da eleição presidencial de 2022, tivemos uma comemoração generalizada, parecia que o brasil tinha vencido a copa do mundo, os bares chiques ficaram lotados, abertos até de madrugada, a maioria não estava comemorando exatamente a vitória de Lula, mas sim o alívio pela derrota do Bolsonaro (meu caso). Por outro lado, a região da Barra da Tijuca, na zona oeste, que também tem gente de alto poder aquisitivo, é forte apoiadora de Bolsonaro, inclusive é o bairro onde fica a residência principal da família Bolsonaro. Uma característica importante que devemos destacar da Barra é que ali é onde costumam morar famílias de origem humilde que conseguiram subir na vida e enriqueceram, famílias que muitos chamam de “emergentes”. Muitos ali ganharam dinheiro devido ao trabalho honesto e muitos trabalhando na criminalidade (não que isso não existe na Zona sul, óbvio que existe)

  • @fabioolegario-zc3wz
    @fabioolegario-zc3wz 19 днів тому

    # Ciro senador por São Paulo pra derrotar Eduardo Bolsonaro

  • @evertonalves6193
    @evertonalves6193 19 днів тому

    E o número de muito rico e bem menor seja no Brasil ou EUA , a vitória do partido dos escolarização deveria ser fraca. E dos pobres o partido devia ser arrasador, mas não e quase sempre equilibrado.

  • @leonunes25
    @leonunes25 5 днів тому

    😂😂😂 se desligando da vida religiosa? Sugiro veementemente ir a um culto da Lagoinha... aí vc me fala se brasileiro tá se descolando de religião. É justamente o contrário... religião, especialmente a fundamentalista, com tds os problemas que tem, oferece uma ancora pra lidar com o mundo pós moderno. Brasileiro não tá se afastando da religião, tá se fundamentalizando ou talibazilando se preferir.

  • @mariamoraes3227
    @mariamoraes3227 15 днів тому

    ❤❤❤

  • @DrJade
    @DrJade 19 днів тому

    Ótimo vídeo. Acho também que a população mais pobre tende a ser mais conservadora, embora no Brasil os conservadores vão do mais pobre ao mais rico. O PT em no inicia era esse tipo de partido, sindicalista puro, mas o quanto de fato as mudanças econômicas influenciam hoje a opinião de geral? Não sou da área de economia mas os índices nessa parte parece estar indo até bem e não é por isso que o atual governo é popular como foi no passado né.

  • @arantoun
    @arantoun 20 днів тому +4

    Eu não entendi esse Ponto de Partida. Hoje saiu uma pesquisa Quaest e olha lá o Lula crescendo com os mais pobres, e aí?

    • @kakesss9126
      @kakesss9126 20 днів тому

      O lula representa a velha esquerda sindicalista.
      Diferente dessa nova esquerda acadêmica identitária de classe média esse tipo de esquerda tende a perder nas eleições e povo sempre vota na direita.
      Lula é diferente

    • @magnaaraujo6098
      @magnaaraujo6098 19 днів тому +3

      Esquece o Lula e pensa nos prefeitos, vereadores o no congresso nacional, o PT não tem a maior bancada de deputados, e Boulos pode perder para Marçal em SP. É uma pena Tabata perder para dois extremista em SP

    • @HeitorS.-dh2wl
      @HeitorS.-dh2wl 19 днів тому

      Isso td que ele disse é só Paulistagem, no Brasil de verdade Pobre vota na Esquerda, só ver um mapa eleitoral no Nordeste, Norte e até no Centro-Oeste. Os municípios mais pobres sempre votam na esquerda em peso mais pobres sempre votam na esquerda em peso,

    • @MrScarz8
      @MrScarz8 16 днів тому +1

      O Lula é um só, a esquerda é outra coisa. Lula pode até falar com os mais pobres, mas e o resto da esquerda?? Nessa eleição que vamos saber.

  • @lambyzomem
    @lambyzomem 19 днів тому +2

    Isso que as pessoas não entendem. Hoje quem mais representa e gera identificação com as classes baixa e média é a direita (majoritariamente conservadores), enquanto as esquerdas "caíram no gosto" das elites e do establish.

    • @lambyzomem
      @lambyzomem 19 днів тому +1

      E antes que venham falar de falta consciência de classe e blábláblá, pesquisem sobre a Escola de Frankfurt, ali verão que a esquerda QUIS se afastar do povo para beneficiar intelectuais, artistas, ricos filantropos e etc.

  • @RafaelVieira-lo4vi
    @RafaelVieira-lo4vi 19 днів тому

    O canal Filosofia Vermelha fez 2 videos excelentes destrinchando o porque existem pobres de direita e a existência dessa suposta " esquerda caviar" e o porque nao sao equivalentes...está extremamente didático...

    • @MillorsGhost
      @MillorsGhost 19 днів тому +2

      "Está extremamente doutrinário"

  • @elianeassis7645
    @elianeassis7645 14 днів тому

    Aqui mo Brasil quem vota ma direita sao os mais ricos!

  • @Nathanwaw-bk7sr
    @Nathanwaw-bk7sr 20 днів тому +45

    Tabata estar atrás desses é tão desanimador. O povo merece sofrer mesmo.

    • @marcusfreitas4123
      @marcusfreitas4123 20 днів тому

      A estratégia de boulos é tira a tabata e o PT continuar líder da oposição

    • @jonas72023
      @jonas72023 20 днів тому +1

      Concordo.

    • @marlonleite9791
      @marlonleite9791 20 днів тому +2

      O PT também. Não esqueça que Arthur Lira foi eleito e reeleito presidente da Câmara com apoio dos petistas e dos bolsonaristas. #PrefiroCiro 🇧🇷

    • @wribeiro21
      @wribeiro21 19 днів тому

      @@marlonleite9791 Eu voto no Ciro desde 2002. Mas vc, e o Ciro, não está levando e consideração que o congresso é hostil e corrupto. E que se muitas das ideias dele seria obviamente barrado no legislativo!

    • @DouglasSantoss13
      @DouglasSantoss13 19 днів тому +5

      Tabata é um lobo em pele de cordeiro, nas pautas pelo trabalhador na câmara sempre votou contra a gente e ainda não assinou apoio contra a escala 6x1, se faz de boazinha mas a gente sabe o tipo...

  • @dcsp8i
    @dcsp8i 19 днів тому

    E o rico de esquerda? Tudo bem? 😂

  • @vinnioliveira5636
    @vinnioliveira5636 19 днів тому

    Bloco de extrema esquerda tu esqueceu de falar...
    A Esquerda é radical, mas a direita é extrema... Que piada!

  • @lucianapapaphilippakistort6912
    @lucianapapaphilippakistort6912 15 днів тому

    Mas nas pesquisas para presidência, esta tendência se inverte um pouco, não? Ao menos, na última quest

  • @Matheus-hb1eg
    @Matheus-hb1eg 20 днів тому +18

    E no Brasil? Onde quem tinha mais renda e níveis de escolaridade mais altos votou em peso no Bolsonaro (direita) e quem tinha renda e níveis de escolaridade menores votou em Lula (esquerda)?

    • @Fowlsk
      @Fowlsk 20 днів тому +3

      Falou tudo. 24 anos de esquerda da nisso.

    • @bobblopes1
      @bobblopes1 20 днів тому +17

      Resposta até simples, políticas sociais. Pelo menos o Lula investiu pesado em projetos de inclusão social, o que deu frutos. Sim, tinha um quê eleitoreiro e, sim, muito se perdeu com a Dilma dois em diante. Mas deu frutos.
      O sucesso do bolsonoro veio muito do ressentimento da Classe média (que por vezes ficou excluída desses benesses, e que pensa que é rica)

    • @alexandre1perez
      @alexandre1perez 20 днів тому +11

      Se você estiver analisando as eleições de 2022, você tá retumbantemente errado.
      Bolsonaro e Lula tiveram apenas 2 milhões de votos de diferença.
      Literalmente todos os grupos sociais racharam meio a meio.
      Agora se você estiver falando sobre a eleição de 2018, corretíssimo.

    • @miguelangelo2914
      @miguelangelo2914 20 днів тому +1

      Nessa eleição e para o cargo de presidente, sim, é possível uma afirmação nesse sentido. Contudo, para os cargos legislativos, como se refere o vídeo, não se pode dizer o mesmo, o que mantém o alerta atual.

    • @kakesss9126
      @kakesss9126 20 днів тому

      O lula remete a velha esquerda, sindicalista.
      Não essa esquerda classe média acadêmica e identitária

  • @Guadagnini100
    @Guadagnini100 20 днів тому +29

    Não tem nada mais preconceituoso do que a expressão "pobre de direita".

    • @chpsilva
      @chpsilva 20 днів тому +5

      Revela uma preocupante ignorância, e uma profunda doutrinação pela cartilha do petismo.

    • @supertides
      @supertides 20 днів тому

      Eu diria realista...o pobre tem que saber que a direita, só quer o voto e a mão de obra barata dele e nada mais.

    • @joaoandrade74
      @joaoandrade74 20 днів тому +7

      "se 'o rico' for de direita, é malevolência, se 'o pobre' for, é ignorância"
      imagina o nível de arrogância intelectual pra encarar todo mundo que discorda como mau ou burro
      depois uma pessoa dessa fica surpresa quando o grupinho dela perde voto.

    • @tiagomoraes1747
      @tiagomoraes1747 20 днів тому

      Pobre de direita é a definição daqueles que votam contra os próprios direitos. Pessoas que não tem consciência de classe mas que por algum motivo votam em opressores. Passamos por escravidão, República velha, estado novo e regime militar. Mas sempre tem um dos nossos que fazem questão de manter o status quo dos outros.

    • @perenidadedasmudancas2160
      @perenidadedasmudancas2160 20 днів тому +3

      Não há nada mais CONTRADITÓRIO do que "pobre de direita". Todos os ganhos trabalhistas foram frutos da luta da esquerda, ganhos esses que favorecem aos pobres, que impedem de serem MAIS EXPLORADOS pelos patrões. Aí, no final, vão votar na direita, nos partidos apoiados pelos patrões que os exploram. SINTO MUITO, MAS ISSO NÃO É COERENTE.

  • @rodrigolimas5917
    @rodrigolimas5917 19 днів тому

    Nos comentários fica fácil compreender o vídeo e o porque essa esquerda tem perdido, vamos lá, Felipe Neto defendendo a taxação das plataformas: gente não vai taxar as pessoas é as empresas, Realidade: O menino, o pessoal que gosta de Gamer e comprava uma placa de PC no Aliexpress por 480,00 reais, passou a pagar 960 reais o preço é o mesmo 480,00 mas a baixo está os impostos incluidos na hora da compra... ele ganha o menino 1415,00 de salário mínimo o que essa esquerda fez ? Tirou-lhe o poder de compra e em sua memória está qeu durante o Governo Bolsonaro, mesmo o Guedes querendo taxar, ele, o Bolsonaro não permitiu pois viu que seria um tiro no pé... ai vem a esquerda e diz é para defender a industria nacional, mas, tu vai comprar a Marca Nacional está escrito: Fabricado na China, sim, meus amigos é o mesmo produto que compramos de marca chinesa só que com a marca brasileira... e é por isso que estão e vão perder cada vez mais.