Obrigada por suas contribuições, seus vídeos são excelentes. Sou graduada em biologia e agora estou cursando letras na UFRN, já ouvi falar sobre esse gene sim. O FOXP2 está ligado à fala e à linguagem, pois, quando o gene sofre uma mutação, essas capacidades são afetadas. O estudo indica que pequenas mudanças na proteína do gene podem levar a um efeito cascata que potencialmente influencia o desenvolvimento da fala humana. Outros animais embora o DNA sejam parecidos jamais irá desenvolver essa capacidade, pois a exemplo chimpanzés que tem o DNA muito semelhante ao nosso, porém não dispõem de dois aminoácidos específicos que são encontrados na variante humana.
Agradecido pelo prestígio e pelo comentário, Narriman... Ótimo você ter explicado, especialmente por ser bióloga e ter autoridade para falar sobre isso, mais que eu, que não sou da área... agradeço mesmo pela gentileza de esclarecer mais a respeito do FOXP2... bons estudos!!!!
Que descoberta encontrar seus vídeos, professor! Amo suas explicações, sou aluna da pós graduação em Linguística da UNEMAT. Sua metodologia de ensino é excelente, parabéns!
Que bom saber, Jaqueline... fico grato e feliz por poder colaborar com os estudos de pessoas interessadas pelas temáticas abordadas no canal... agradeço em particular seu comentário e seu prestígio... por favor, divulgue o canal para aqueles que você julgar que possam se interessar pelo canal! Bons estudos...
Professor eu amo as aula do senhor. Através de suas aulas aqui meu desempenho é mil vezes melhor. A forma na qual consigo desenvolver meu raciocínio!! Parabéns ❤ vc explicar muito bem. Eu sou estudante do curso de Letras- Português e Espanhol do IFCE Campos Crato-CE/ cariri❤️.
Excepcional o video, Chomsky é sensacional! O gene FoxP2 é responsável também pela aprendizagem de dialetos em aves que produzem dialetos diferentes em diferentes populações de mesma espécie. E a forma com que essas aves aprendem é semelhante a forma com que o ser humano aprende a linguagem de sua população: As aves quando filhotes ouvem um membro adulto cantando, elas memorizam esse som e passam a tentar reproduzi-lo, inicialmente emitindo sons aberrantes, sem padrão aparente, e gradativamente passam a emitir sons cada vez mais parecidos com o do adulto até alcançar esse modelo (e, detalhe, ela terá mais motivação a ouvir e prestar atenção ao canto dos adultos se elas verem o adulto performar o canto. Experimentos mostraram que sob a presença dos adultos, os filhotes tendem a prestar mais atenção e gravar melhor o som deles do que quando expostos ao som desses adultos reproduzidos em gravadores, sem a presença do adulto performando). Algumas aves contam com o reforço dos pais reproduzindo o som a partir do momento que os filhotes tentando reproduzir o modelo erram. Muitas dessas espécies aprendem não só um dialeto, mas vários, e esses dialetos servem para comunicar aos demais o grau de familiaridade que cada um tem do outro. E muitos sons dessas aves possuem características bases da linguagem humana, como junção de notas formando algo similar a silabas distintas, que juntas formam algo similar a frases, que juntas, formal algo similar a sentenças, onde a ordem de cada um desses elementos pode alterar de um canto pra outro. E todo esse processo de aprendizagem tem a influência desse gene FoxP2, e também do FoxP1, que se situa no centro de controle do aprendizado do canto, que é um complexo de rede neurais situado no cérebro humano e também dessas aves. Porém, esse processo de produzir dialetos e de aprender vendo os adultos emitindo o som, e dos pais reforçando o aprendizado do filhote, emitindo som sempre que ouve o filhote errando ao tentar reproduzir, é visto em saguis também, mas não sei se neles há a presença do gene FoxP1 e FoxP2 Mais uma vez, obrigado pelo vídeo!
Aaah, só para esclarecer uma coisa, embora há muitas semelhanças entre os dialetos das aves e a estrutura linguistica de muitas linguagens humanas (e da linguagem em geral), essas aves não produzem linguagem, a unica espécie que produz linguagem é mesmo a espécie humana.
Estou adorando as aulas professor, embora não seja minha área de atuação, sou formado em Biologia e em computação. Eu atualmente estou lendo um livro chamado, o instinto da linguagem do Steven Pinker e estou gostando muito, ele que me acendeu a curiosidade sobre a linguagem, se você já leu queria saber se acha um bom livro e também queria perguntar se aquela hipótese da relatividade linguística é realmente verdade, pois ele questiona muito ela, abraços.
Agradecido pelo comentário e pelo prestígio... eu não tenho uma opinião formada sobre essa teoria porque meu foco de pesquisa não diz respeito a ela, mesmo assim, sou mais adepto da hipótese fraca da teoria segundo a qual a língua influencia o pensamento, mas não o determina completamente... e você, o que acha? ... o livro de Pinker é muito bom sim... creio que você aprenderá muito com ele... bons estudos!
Essa capacacidade de aprender não apenas outra língua acredito que tem haver com a substância chamada Mielina que é um ipo de gordura que serv como isolante do Axonio. Ela se distribui de forma desigual no cerebro, mas é pra que os impulsos eletricos sejam mais precisos para chegar ao mesmo tempo no neuronio pq assim tem melhor coordenação entre movimento e pensamento. E isso permite que ocorram ais sinapses promovendo facilidade de prendizagem.
Muito bom, Silvio. Estudar linguística é demaisss e seus vídeos estão me ajudando nos estudos de Teorias de aquisição de segunda língua na UNILA... ¡Gracias! 💜
Oi, Luana... que bom saber que os vídeos estão ajudando... este é o objetivo mesmo do canal... agradeço o prestígio e o comentário... por favor, convide seus colegas a conhecerem o canal... bons estudos!!!!
Sou estudante do curso de Letras da UFRGS, cursando primeiro semestre. Seus vídeos estão ajudando muito eu e meu grupo fazermos um trabalho de linguística. Obrigada!
Oi, Roberta... pois é... seguem os estudos sobre este gene... assista ao vídeo que deixei na descriçao para mais informaçoes a respeito... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... por favor, compartilhe o vídeo, curta e se inscreva no canal!!! bons estudos...
estou na graduação e a professora ainda não comentou sobre esse FOX P2. Mas é muito bom saber sobre, irei fazer mais pesquisas. Obrigada pela aula, amei e me ajudou bastante. ❤️
Que bom que o vídeo foi útil para seus estudos, Ana Victoria... Eu deixe na descrição do vídeo um link para um vídeo sobre isso... se puder, assista... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... bons estudos!!!
Oi, Sara... tenho um roteiro a seguir e neste momento estou falando sobre Fonética... infelizmente não poderei te ajudar especificamente.. de todo modo, agradeço o prestígio e o comentário... sucessos no seu concurso!!!
Boa sugestão, Edineia... vou pensar a respeito... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... por favor, lembre-se de se inscrever no canal e curtir o vídeo... bons estudos!!!!
Que bom saber, Larissa... por favor, divulgue o canal para quem você achar que possa se beneficiar dele... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!!
@@gracysobral9047 agradecido mais uma vez... é bom saber que o método é adequado ao seu estilo de aprendizagem... como o nome do canal é Linguística Descomplicada, tenho me esforçado para tornar o assunto simples sem ser simplista... agradeço seu Feedback... bons estudos!
Que bom que você gostou, Jaynne... por favor, divulgue o canal junto àqueles que você acredita que também gostarão do conteúdo que ele traz... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!
Olá Sílvio. Recém te encontrei aqui e gostei muito do video, claro, objetivo. Olha só em.meus estudos encontrei Chomsky.Li um material dele e fiquei com dúvidas OK, temos uma disposição genética, concordo, mas, o desenvolvimento da linguagem se dará através da relação com o outro como falam Piaget e Vigotsky, por exemplo? Ou a teoria gerativa quer dizer que independente de relações? Aguardo teu retorno. Obrigada pela atenção. Abraço, Márcia
Oi, Marcia... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... fico feliz por saber que o canal e o vídeo puderam ser úteis para seu estudo... Chomsky fez uso da psicologia, tanto do ponto de vista de Piaget, quanto do ponto de vista de Vygotsky... assim sendo, por mais que tenhamos predisposição inata para a linguagem, sem o amadurecimento biopsicológico e sem a interação social, nada ocorrerá... se puder, assista ao vídeo cujo link segue na sequência, bem como aos demais aos quais faço referência... eles poderão te ajudar a ter mais clareza sobre o assunto... se puder, divulgue o canal para aqueles que você acha que poderão se interessar pelo canal... bons estudos!!!! ua-cam.com/video/9o5M7tLriVo/v-deo.html
@@shivonda como certeza divulgarei. Já encontrei outros vídeos teus e estou assistindo, porém vi que tem uma sequência. Podes me dizer como encontro a sequencia. Agora vou assistir este que tu sugeriu. Obrigada por tua atenção e pronta resposta. Parabéns pelo projeto. Sou Pedagoga e a linguística sempre me deixa tensa kkkk. Agora acho que vou compreender melhor. 😍. Mais uma vez, obrigada. Abraço
@@marciahelenadutraschmidt5151 mais uma vez agradeço o prestígio... acesse a página inicial e clique em vídeos (ua-cam.com/users/shivondavideos), role a página e irá para o início... bons estudos!!!
Oi, Bruno... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... no meu entendimento, o estruturalismo, de Saussure, se aproxima muito da fenomenologia, porque explica os fenômenos da linguagem a partir do objeto de estudo da ciência: a língua... tenho vídeos aqui no canal sobre isso... dê uma olhada se for de seu interesse e diga o que acha depois, por favor... bons estudos!!!
@@shivonda Bom dia, Professor. Agradeço a prontidão na resposta, de fato, estou um pouco temeroso sobre uma coerência metodo/epistemológica entre a teoria da linguagem e os instrumentos que gostaria de me valer para pesquisar sobre a aquisição de L1 de pessoas com surdez congênita (de família ouvinte). O estudo é um desdobramento do mestrado em Educação, busco identificar elementos comuns entre estudantes surdos (de escolas de perspectiva inclusiva), que possam ter comprometido o aprendizado de LP.
Ler é interpretar o mundo, nunca aprendi a ler com esse olhar, aprendi a ler quando criança, minha mãe era analfabeta, quando eu aprendi a ler, lia as cartas que chegavam de parentes pra ela, e também escrevia pra eles, até hoje tenho dificuldade de entender as "entrelinhas" de um texto, as vezes, preciso ver alguma resenha, caso tenha, pra entender, sou analfabeta funcional?, lia por obrigação não por prazer, "prazer da leitura",
Acredito que você não seja analfabeta funcional, Leda... precisa investir no aumento do seu letramento... quanto mais conviver com a linguagem, através especialmente de textos escritos em língua padrão, mais letramento terá, e isso fará com que você fique cada vez mais íntima com a leitura e a escrita... agradecido pelo seu comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!
Uma pessoa falante que teve aquisição da linguística, porém não sabe ler em escrever,, porém não aprendeu ler nem escrever, aquisição independe de ler ou escrever.
Exato, Leda... aquisição da linguagem é natural na espécie humana... ler e escrever sao capacidades aprendidas, não adquiridas... tem um vídeo em que falo sobre a diferença entre aprender e adquirir... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... bons estudos!!!
Professor, estou estudando linguista: linguagem e cognição., teve um estudo do infinito( AR verbos terminados,) como o falante fala: padrão, não padrão, e agramatical, falar, fala, farla, independentemente do grau de estudo (r) não é pronunciado. Pode comentar ?
Oi, Leda... agradecido pelo seu comentário e pelo seu prestígio... peço desculpas mas não entendi sua pergunta... se puder ser mais clara para que eu veja se consigo comentar, agradeço... bons estudos!!!!
@@shivonda professor as pessoas independrnte de graus de escolaridade, não utilizam o verbo no infinitivo, quando falam. ex. Vou cantar pra você, diz : vou cantá pra você
@@ledasantos2342 agora eu entendi... agradecido por ter esclarecido a questão para que eu pudesse responder... o que ocorre é que a fala é diferente da escrita... são dois sistemas diferentes, os quais utilizam diferentes sistemas para sua concretização... o apagamento do 'r' final na fala indica uma manifestação característica da fala brasileira, mas não implica em erro... as palavras oxítonas com terminação em 'r' passam por esse fenômeno característico fala... na escrita é diferente... a escrita é intolerante, a fala é tolerante... espero ter conseguido esclarecer sua questão... bons estudos!!!!
Estruturalismo e Gerativismo não são teorias complementares, em vez de antagônicas? Talvez eu não esteja enxergando os aspectos que se anulem entre elas.
De início, agradeço a pergunta e o prestígio... não são complementares, mas também no vejo como antagônicas... não creio que Chomsky quis questionar as questões trazidas por Saussure, inclusive ele, Chomsky, começa sua vida como linguista estudando estruturalismo com Zellig Harris... o que acontece é que Chomsky tem um posicionamento diferente dos estruturalistas, especialmente Leonard Bloomfield, acerca do processo de aquisição de linguagem... a partir disso, ele começa sua própria teoria... já Bakhtin é antagônico a Saussure... em Marxismo e Filosofia da Linguagem, ele questiona em vários momentos muitas das colocações do estruturalismo, apresentando um ponto de vista totalmente contrário...
Oi, Carlos, agradeço o comentário e o prestígio... sim, defendo... a Psicolinguística afirma isso mediante resultado de estudos científicos! bons estudos...
Então, a menina selvagem Genie perdeu a janela temporal para a aquisição da línguagem, correto? Ela aprendeu algumas frases em inglês, todavia não se tem mais notícias de grandes evoluções, né? E a pessoa que adquiriu sua língua materna, mesmo aprendendo outro idioma após passado o período crítico da aquisição da linguagem não adquire, mas sim, aprende outra língua, correto? A aquisição é somente da língua de origem independente de qual for, correto?
Obrigada por suas contribuições, seus vídeos são excelentes. Sou graduada em biologia e agora estou cursando letras na UFRN, já ouvi falar sobre esse gene sim. O FOXP2 está ligado à fala e à linguagem, pois, quando o gene sofre uma mutação, essas capacidades são afetadas. O estudo indica que pequenas mudanças na proteína do gene podem levar a um efeito cascata que potencialmente influencia o desenvolvimento da fala humana. Outros animais embora o DNA sejam parecidos jamais irá desenvolver essa capacidade, pois a exemplo chimpanzés que tem o DNA muito semelhante ao nosso, porém não dispõem de dois aminoácidos específicos que são encontrados na variante humana.
Agradecido pelo prestígio e pelo comentário, Narriman... Ótimo você ter explicado, especialmente por ser bióloga e ter autoridade para falar sobre isso, mais que eu, que não sou da área... agradeço mesmo pela gentileza de esclarecer mais a respeito do FOXP2... bons estudos!!!!
Que aula incrível!! Falando diretamente da USP BAURU. Parabéns, professor! 👏🏾
Que bom que gostou... fico muito grato e feliz com seu prestígio e comentário... bons estudos!
Sua aula foi incrível!!!! Parabéns 🎉🎉❤
Agradeço, Ivy... e também
pelo prestígio... bons estudos!
Que descoberta encontrar seus vídeos, professor! Amo suas explicações, sou aluna da pós graduação em Linguística da UNEMAT. Sua metodologia de ensino é excelente, parabéns!
Que bom saber, Jaqueline... fico grato e feliz por poder colaborar com os estudos de pessoas interessadas pelas temáticas abordadas no canal... agradeço em particular seu comentário e seu prestígio... por favor, divulgue o canal para aqueles que você julgar que possam se interessar pelo canal! Bons estudos...
Concordo plenamente!!!❤
Pp
P
pp
Excelente, professor! Está me ajudando bastante a preencher algumas lacunas na área de linguística.
Que bom saber, Pedro... agradeço o comentário e o prestígio... bons estudos!
Professor eu amo as aula do senhor. Através de suas aulas aqui meu desempenho é mil vezes melhor. A forma na qual consigo desenvolver meu raciocínio!! Parabéns ❤ vc explicar muito bem. Eu sou estudante do curso de Letras- Português e Espanhol do IFCE Campos Crato-CE/ cariri❤️.
Que bom que você gostou. Jaqueline... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... aproveite o canal... bons estudos!!!
Aula muito boa! Professor de fala suave e explicação super acessível!
Obrigado Professor
Eu quem agradeço o prestígio e o comentário. Bons estudos!
Que incrível essa aula que apesar de bem curta vc ainda traz curiosidade e se apoia em artigos científicos. AMEI DEMAIS.
Que bom que você gostou, Susana... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... aproveite o canal... bons estudos!!!
Não se sinta solitário Professor! Seus vídeos são maravilhosos. todo dia assisto. obrigado por compartilhar seus saberes conosco. Forte a braço.
Muito agradecido pelo afeto, Grazielle, pelo prestígio e pelo comentário... aproveite o canal... bons estudos!!!
Obrigada Professor, tava quase enlouquecendo pensando na prova que vem por aí e sua playlist me salvou!!!
Ótimo saber, Ana Cláudia... agradecido pelo feedback... bons estudos!!!
Excepcional o video, Chomsky é sensacional!
O gene FoxP2 é responsável também pela aprendizagem de dialetos em aves que produzem dialetos diferentes em diferentes populações de mesma espécie.
E a forma com que essas aves aprendem é semelhante a forma com que o ser humano aprende a linguagem de sua população: As aves quando filhotes ouvem um membro adulto cantando, elas memorizam esse som e passam a tentar reproduzi-lo, inicialmente emitindo sons aberrantes, sem padrão aparente, e gradativamente passam a emitir sons cada vez mais parecidos com o do adulto até alcançar esse modelo (e, detalhe, ela terá mais motivação a ouvir e prestar atenção ao canto dos adultos se elas verem o adulto performar o canto. Experimentos mostraram que sob a presença dos adultos, os filhotes tendem a prestar mais atenção e gravar melhor o som deles do que quando expostos ao som desses adultos reproduzidos em gravadores, sem a presença do adulto performando).
Algumas aves contam com o reforço dos pais reproduzindo o som a partir do momento que os filhotes tentando reproduzir o modelo erram.
Muitas dessas espécies aprendem não só um dialeto, mas vários, e esses dialetos servem para comunicar aos demais o grau de familiaridade que cada um tem do outro. E muitos sons dessas aves possuem características bases da linguagem humana, como junção de notas formando algo similar a silabas distintas, que juntas formam algo similar a frases, que juntas, formal algo similar a sentenças, onde a ordem de cada um desses elementos pode alterar de um canto pra outro.
E todo esse processo de aprendizagem tem a influência desse gene FoxP2, e também do FoxP1, que se situa no centro de controle do aprendizado do canto, que é um complexo de rede neurais situado no cérebro humano e também dessas aves.
Porém, esse processo de produzir dialetos e de aprender vendo os adultos emitindo o som, e dos pais reforçando o aprendizado do filhote, emitindo som sempre que ouve o filhote errando ao tentar reproduzir, é visto em saguis também, mas não sei se neles há a presença do gene FoxP1 e FoxP2
Mais uma vez, obrigado pelo vídeo!
Aaah, só para esclarecer uma coisa, embora há muitas semelhanças entre os dialetos das aves e a estrutura linguistica de muitas linguagens humanas (e da linguagem em geral), essas aves não produzem linguagem, a unica espécie que produz linguagem é mesmo a espécie humana.
Puxa, pensei que tinha deixado aqui o comentário com as referências, mais tarde reposto as referências (para não acharem que estou ficando maluco rs)
Aula maravilhosa ❤🎉
Que bom que gostou... agradeço o prestígio e o comentário... bons estudos!
Estou adorando as aulas professor, embora não seja minha área de atuação, sou formado em Biologia e em computação. Eu atualmente estou lendo um livro chamado, o instinto da linguagem do Steven Pinker e estou gostando muito, ele que me acendeu a curiosidade sobre a linguagem, se você já leu queria saber se acha um bom livro e também queria perguntar se aquela hipótese da relatividade linguística é realmente verdade, pois ele questiona muito ela, abraços.
Agradecido pelo comentário e pelo prestígio... eu não tenho uma opinião formada sobre essa teoria porque meu foco de pesquisa não diz respeito a ela, mesmo assim, sou mais adepto da hipótese fraca da teoria segundo a qual a língua influencia o pensamento, mas não o determina completamente... e você, o que acha? ... o livro de Pinker é muito bom sim... creio que você aprenderá muito com ele... bons estudos!
Essa capacacidade de aprender não apenas outra língua acredito que tem haver com a substância chamada Mielina que é um ipo de gordura que serv como isolante do Axonio. Ela se distribui de forma desigual no cerebro, mas é pra que os impulsos eletricos sejam mais precisos para chegar ao mesmo tempo no neuronio pq assim tem melhor coordenação entre movimento e pensamento. E isso permite que ocorram ais sinapses promovendo facilidade de prendizagem.
Que excelente exposição!!
Que bom que você gostou, Adrielly... agradeço o prestígio e o comentário... aproveite o canal... bons estudos!!!
Muito bom, Silvio. Estudar linguística é demaisss e seus vídeos estão me ajudando nos estudos de Teorias de aquisição de segunda língua na UNILA... ¡Gracias! 💜
Oi, Luana... que bom saber que os vídeos estão ajudando... este é o objetivo mesmo do canal... agradeço o prestígio e o comentário... por favor, convide seus colegas a conhecerem o canal... bons estudos!!!!
Excellent! Estou agora entendendo melhor sobre Chomsky. P mim é um ponto de partida para novos estudos. obrigado
Que bom saber que você gostou. Rodrigo... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... aproveite o canal... bons estudos!!!!
Que aula maravilhosa! Obrigada, professor!!
Que bom saber que você gostou, Kamila... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... bons estudos!!!!
Sou estudante do curso de Letras da UFRGS, cursando primeiro semestre. Seus vídeos estão ajudando muito eu e meu grupo fazermos um trabalho de linguística. Obrigada!
Que bom saber, Erika... fico grato e feliz por poder colaborar... agradeço o prestígio e o comentário... bons estudos!!!!
Muito obrigado, professor! Por mais professores assim iguais a você.
Quem agradece sou eu, pelo comentário e pelo prestígio... aproveite o canal... bons estudos!!!
Não sabia desse gene!
Oi, Roberta... pois é... seguem os estudos sobre este gene... assista ao vídeo que deixei na descriçao para mais informaçoes a respeito... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... por favor, compartilhe o vídeo, curta e se inscreva no canal!!! bons estudos...
estou na graduação e a professora ainda não comentou sobre esse FOX P2. Mas é muito bom saber sobre, irei fazer mais pesquisas. Obrigada pela aula, amei e me ajudou bastante. ❤️
Que bom que o vídeo foi útil para seus estudos, Ana Victoria... Eu deixe na descrição do vídeo um link para um vídeo sobre isso... se puder, assista... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... bons estudos!!!
Fala mais sobre as teorias de aquisição de linguagem oral e escrita! É tópico do meu edital!
Oi, Sara... tenho um roteiro a seguir e neste momento estou falando sobre Fonética... infelizmente não poderei te ajudar especificamente.. de todo modo, agradeço o prestígio e o comentário... sucessos no seu concurso!!!
Grato pelas aulas professor, abordagens muito boas, de modos que eu sentia falta aqui no youtube.
Fico feliz por saber que te agradou, Jonathas... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!!
Muito obrigado pelas aulas professor!
Quem agradece sou eu, Mrcs Vncs, pelo prestigio e pelo comentário... bons estudos!!!!
Faz lives professor. Muito bom seus vídeos!
Boa sugestão, Edineia... vou pensar a respeito... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... por favor, lembre-se de se inscrever no canal e curtir o vídeo... bons estudos!!!!
Olá professor, gostei muito de sua explicação. Parabéns pela abordagem bem esclarecedora.
Que bom saber, Larissa... por favor, divulgue o canal para quem você achar que possa se beneficiar dele... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!!
Muito obrigada pela aula maravilhosa, professor!
Eu quem agradeço o prestígio e o comentário, Lorena... por favor, divulgue o canal... bons estudos!!!
Amo suas aulas Professor ❤️❤️
Que bom, Gracy... fico grato e feliz por saber... e também agradecido pelo comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!
@@shivonda Ahh! Assistindo suas aulas nesse exato momento ❤️❤️
Você tem um dom de facilitar e tornar o assunto mais fácil... Já virei fã 🤭🤭
@@gracysobral9047 agradecido mais uma vez... é bom saber que o método é adequado ao seu estilo de aprendizagem... como o nome do canal é Linguística Descomplicada, tenho me esforçado para tornar o assunto simples sem ser simplista... agradeço seu Feedback... bons estudos!
Adoro seus videos
Que bom saber, Juliana... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!!
Aula perfeita! 👏
Que bom que você gostou, Jaynne... por favor, divulgue o canal junto àqueles que você acredita que também gostarão do conteúdo que ele traz... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!
Já li sobre o FOXP2, porém as pesquisas ainda são muito incipientes.
:D
Olá Sílvio. Recém te encontrei aqui e gostei muito do video, claro, objetivo. Olha só em.meus estudos encontrei Chomsky.Li um material dele e fiquei com dúvidas
OK, temos uma disposição genética, concordo, mas, o desenvolvimento da linguagem se dará através da relação com o outro como falam Piaget e Vigotsky, por exemplo?
Ou a teoria gerativa quer dizer que independente de relações?
Aguardo teu retorno.
Obrigada pela atenção.
Abraço,
Márcia
Oi, Marcia... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... fico feliz por saber que o canal e o vídeo puderam ser úteis para seu estudo... Chomsky fez uso da psicologia, tanto do ponto de vista de Piaget, quanto do ponto de vista de Vygotsky... assim sendo, por mais que tenhamos predisposição inata para a linguagem, sem o amadurecimento biopsicológico e sem a interação social, nada ocorrerá... se puder, assista ao vídeo cujo link segue na sequência, bem como aos demais aos quais faço referência... eles poderão te ajudar a ter mais clareza sobre o assunto... se puder, divulgue o canal para aqueles que você acha que poderão se interessar pelo canal... bons estudos!!!! ua-cam.com/video/9o5M7tLriVo/v-deo.html
@@shivonda como certeza divulgarei. Já encontrei outros vídeos teus e estou assistindo, porém vi que tem uma sequência.
Podes me dizer como encontro a sequencia. Agora vou assistir este que tu sugeriu.
Obrigada por tua atenção e pronta resposta. Parabéns pelo projeto. Sou Pedagoga e a linguística sempre me deixa tensa kkkk. Agora acho que vou compreender melhor. 😍.
Mais uma vez, obrigada.
Abraço
@@marciahelenadutraschmidt5151 mais uma vez agradeço o prestígio... acesse a página inicial e clique em vídeos (ua-cam.com/users/shivondavideos), role a página e irá para o início... bons estudos!!!
@@shivonda 🙏😍❤ já encontrei. Obrigada!
@@marciahelenadutraschmidt5151 ao seu dispor!
Professor há alguma teoria linguística que se aproxima do método fenomenológico ?
Oi, Bruno... agradecido pelo comentário e pelo prestígio... no meu entendimento, o estruturalismo, de Saussure, se aproxima muito da fenomenologia, porque explica os fenômenos da linguagem a partir do objeto de estudo da ciência: a língua... tenho vídeos aqui no canal sobre isso... dê uma olhada se for de seu interesse e diga o que acha depois, por favor... bons estudos!!!
@@shivonda Bom dia, Professor. Agradeço a prontidão na resposta, de fato, estou um pouco temeroso sobre uma coerência metodo/epistemológica entre a teoria da linguagem e os instrumentos que gostaria de me valer para pesquisar sobre a aquisição de L1 de pessoas com surdez congênita (de família ouvinte). O estudo é um desdobramento do mestrado em Educação, busco identificar elementos comuns entre estudantes surdos (de escolas de perspectiva inclusiva), que possam ter comprometido o aprendizado de LP.
@@brunoregelopes9592 desejo sucessos em seu estudo, que deve ser bem interessante!!!
Ler é interpretar o mundo, nunca aprendi a ler com esse olhar, aprendi a ler quando criança, minha mãe era analfabeta, quando eu aprendi a ler, lia as cartas que chegavam de parentes pra ela, e também escrevia pra eles, até hoje tenho dificuldade de entender as "entrelinhas" de um texto, as vezes, preciso ver alguma resenha, caso tenha, pra entender, sou analfabeta funcional?, lia por obrigação não por prazer, "prazer da leitura",
Acredito que você não seja analfabeta funcional, Leda... precisa investir no aumento do seu letramento... quanto mais conviver com a linguagem, através especialmente de textos escritos em língua padrão, mais letramento terá, e isso fará com que você fique cada vez mais íntima com a leitura e a escrita... agradecido pelo seu comentário e pelo prestígio... bons estudos!!!
Uma pessoa falante que teve aquisição da linguística, porém não sabe ler em escrever,, porém não aprendeu ler nem escrever, aquisição independe de ler ou escrever.
Exato, Leda... aquisição da linguagem é natural na espécie humana... ler e escrever sao capacidades aprendidas, não adquiridas... tem um vídeo em que falo sobre a diferença entre aprender e adquirir... agradecido pelo prestígio e pelo comentário... bons estudos!!!
Professor, estou estudando linguista: linguagem e cognição., teve um estudo do infinito( AR verbos terminados,) como o falante fala: padrão, não padrão, e agramatical, falar, fala, farla, independentemente do grau de estudo (r) não é pronunciado. Pode comentar ?
Oi, Leda... agradecido pelo seu comentário e pelo seu prestígio... peço desculpas mas não entendi sua pergunta... se puder ser mais clara para que eu veja se consigo comentar, agradeço... bons estudos!!!!
@@shivonda professor as pessoas independrnte de graus de escolaridade, não utilizam o verbo no infinitivo, quando falam. ex. Vou cantar pra você, diz : vou cantá pra você
@@ledasantos2342 agora eu entendi... agradecido por ter esclarecido a questão para que eu pudesse responder... o que ocorre é que a fala é diferente da escrita... são dois sistemas diferentes, os quais utilizam diferentes sistemas para sua concretização... o apagamento do 'r' final na fala indica uma manifestação característica da fala brasileira, mas não implica em erro... as palavras oxítonas com terminação em 'r' passam por esse fenômeno característico fala... na escrita é diferente... a escrita é intolerante, a fala é tolerante... espero ter conseguido esclarecer sua questão... bons estudos!!!!
@@shivonda obrigada!
@@shivonda obrigada
Estruturalismo e Gerativismo não são teorias complementares, em vez de antagônicas? Talvez eu não esteja enxergando os aspectos que se anulem entre elas.
De início, agradeço a pergunta e o prestígio... não são complementares, mas também no vejo como antagônicas... não creio que Chomsky quis questionar as questões trazidas por Saussure, inclusive ele, Chomsky, começa sua vida como linguista estudando estruturalismo com Zellig Harris... o que acontece é que Chomsky tem um posicionamento diferente dos estruturalistas, especialmente Leonard Bloomfield, acerca do processo de aquisição de linguagem... a partir disso, ele começa sua própria teoria... já Bakhtin é antagônico a Saussure... em Marxismo e Filosofia da Linguagem, ele questiona em vários momentos muitas das colocações do estruturalismo, apresentando um ponto de vista totalmente contrário...
Muito bom o canal e a explicação. Morreu o canal?
Que bom que gostou, Thiago... morreu não, está apenas em estado de latência...kkk... grato pelo prestígio e pelo comentário... bons estudos!
obrigado, continue. Estava fazendo uma prova e parei pra assistir essa aula. Tive até mais interesse em aprender o assunto@@shivonda
agradecido pelo incentivo, @@thiagosilvadesouza6834
O senhor é defensor do período crítico da línguagem? O senhor crê que existe uma janela temporal para a aquisição da línguagem?
Oi, Carlos, agradeço o comentário e o prestígio... sim, defendo... a Psicolinguística afirma isso mediante resultado de estudos científicos! bons estudos...
Então, a menina selvagem Genie perdeu a janela temporal para a aquisição da línguagem, correto? Ela aprendeu algumas frases em inglês, todavia não se tem mais notícias de grandes evoluções, né? E a pessoa que adquiriu sua língua materna, mesmo aprendendo outro idioma após passado o período crítico da aquisição da linguagem não adquire, mas sim, aprende outra língua, correto? A aquisição é somente da língua de origem independente de qual for, correto?
@@carlosguedes6391 isso mesmo, Carlos... raciocínio correto! bons estudos, rapaz...
Professor, com a epigenética essa dicotomia ultrapassada de inato e aprendido deve desaparecer 😉
Interessante!!! agradeço por compartilhar conosco seu conhecimento... e também agradeço pelo prestígio e pelo comentário... bons estudos!