As duas pessoas que mais admiro no ramo dos idiomas! Falam com propriedade, conhecimento de causa e, principalmente, ESTUDO. Obrigada por nos proporcionarem essa conversa tão rica. Foi um prazer escutar vocês!!!
Sou professora de Língua Portuguesa e não estimulo uso de pronome neutro em minhas aulas. Até volto ao Latim para explicar o porquê da ilógica dessas formas. O que percebo é que há muita gente que não sabe interpretar texto, não sabe elaborar uma redação coesa e coerente, construir uma linha de raciocínio, fora os horrores ortográficos, mas sabe militar pelo todes, amigues, lerenjes e benenes. Não tenho partido, esquerda ou direita, entretanto acho um absurdo esse negócio de linguagem neutra. Variação linguística existe, preconceito linguístico existe também, mas "bem-vindes" está a serviço de uma ideologia. Aí os adeptos "tascam" o tal neutro na sociolinguística para tentarem fazer parecer ser plausível o que não é.
Amei assistir a este podcast. Amo as duas!!! Por favor, FAÇAM a parte 2 e falem um pouco do sotaque do nordeste, de Pernambuco, especificamente. Bjs!!!
A Carol é a pessoa mais maravilhosa dessa internet. Eu cansei de influenciadores, cansei mesmo. Mas a Carol é a pessoa que vale a pena seguir. Não tenho adjetivos positivos para exemplificar essa pessoa. Parabéns Carol, você de fato é uma professora... Parabéns!
Como eu amei essa parceria! Vocês são duas professoras que eu acompanho e admiro faz tempo, foi muito legal ver vocês discutindo assuntos importantes de forma tão leve. 🫶
Que legal! Já notava que pouco valorizamos nossa língua, mas tive a grata experiência de conhecer um colega libanês que muito se interessava pela língua portuguesa. Ele valorizava nossa língua bem mais do que a grande maioria das pessoas que conheço.
Tópico de discussão muito relevante e interessante! Carolina Jesper é irrepreensível! Sugestão: vocês deveriam convidar uma fono para explicar sobre os tipos de vozes, volumes delas e a importância de se ter uma voz limpa e clara.
Pelo amor de Deus façam parte dois! ( E uma ideia é falar sobre regionalismos tipo gíria mesmo, tipo guai peca de nós gaúchos, o mano de São Paulo, o visse e o oxe dos nordestinos, o véi e pegar o beco dos brasilienses, etc)
Gostosura de papo! Vocês prezam a linguagem culta e não menosprezam a linguagem popular. Isso traz liberdade de expressão! Mesma coisa senti quando li um livro muito libertário também, que adorei: Latim em pó, de Caetano Galindo. Depois desse livro nunca mais tentei falar certo, hahaha!
“Todos” engloba todo mundo. Ponto final. Se formos mudar a língua cada vez que alguém discorda ou não se sente englobado teremos um novo idioma a cada dia.
Amei esse podcast aliás minha mãe é nordestina e fala “REZISTRO” rsrsrsrs gostei da explicação para os pronomes neutros, os vícios de linguagem que todos cometemos mas não admitimos, amei parabéns!❤
Eu sigo a Carol, adoro seu conteúdo e noto em sua fala sobre problemas com interpretação o que muitos professores de português se focam como se fosse o maior problema. Eu sou professora (não de português) e a falta do ensino da gramática faz muita falta, sei que muitos professores são contra, mas o ÚNICO método gramática contextualizada falhou.
Que conversa gostosa, passaria mais umas horas curtindo essa prosa. Muito sucesso nesse novo projeto Carina, o episódio anterior também foi bom demais!! Sobre o pedido de desculpa do Neymar, a impressão que tive é que foi montado por uma pessoa (ou equipe) que conhece ele, e tomaram um super cuidado de não comprometê-lo caso ele pise na bola de novo, ele não prometeu nada, não é mesmo? Talvez nem ele mesmo percebeu que o pedido de desculpas que ele postou não mostrava arrependimento e compromisso em fazer o certo, ele só aprovou porque estava bonito, e boa parte dos seguidores dele também admiriram a beleza desse pedido de desculpas. A equipe dele mandou super bem.
Mudar a língua com o objetivo de haver respeito à todos os gêneros, que hoje é um conceito difuso, é desconhecer a língua. Deveriam gastar essa energia para educar a população para compreenderem conceitos como respeito à diversidade humana... Pronomes não resolverão nada! Educação do povo sim!
educar sobre a questão de respeito às diversidades e género tmb é um pequeno avanço do ser humano quanto indivíduo que compõe uma sociedade pra um caminho melhor :/
Muito gente que reclama de pronome neutro nem se importa em falar a língua portuguesa da forma correta! É só uma birra política e preconceito com identidade sexual!
@@wagnerjunior6524ué mas ninguém fala o idioma da maneira correta e tu não ta reclamando com os demais, "empurrar goela abaixo" nem deveria existir ja que tratar alguém pela maneira mais educada não vai fazer cair a língua de ninguem, você chamam todo mundo por apelido e só falta ficar aleijado da boca pra tratar alguém por como se sentem melhor, evolua primata
Vc pode entender outro exemplo disso. Se a língua oficial, linguagem padrão já é bastante difícil de se conseguir,isso em pessoa sem dislexia,imagine ainda sobre linguagens exóticas e desnecessárias
Que conversa gostosa! Simply loving it. I haven't finished it yet, mas já estou amando tudo isso. A pontuação é a intonação da leitura... Eita, que riqueza isso!
Lá no começo, nos primeiros vídeos da Carina aqui no UA-cam ela era a cara da Wanessa Camargo, agora ela está mais parecida com a a Patricia Abravanel.
O que a Carol problematiza em 6:20, na verdade, é a falta do ensino de gramática, há uma galera da academia que abomina a gramática e depois vai reclamar dos estudantes de Letras que não sabem gramática.
Língua portuguesa já conta com linguagem neutra por exemplo a palavra criança se refere à todas as crianças, dizer boa tarde a todos e todas ainda é aceitável do ponto de vista do idioma, fora isso é exagero.
The problem with neutral language is more or less the fact that Portuguese doesn't quite allow it. It’s a language that "uses gender words" every 5 words. But I do support it for it isn't a thing that HAS to be grammatically correct, but rather its purpose is to make a certain group of people feel better about themselves. In English, it's easier for the only gender words are he or she and their variations, and they has been used to refer to a single person longer than you is singular. But the fact that i'm trans probably influences my thoughts on the subject a lot lol.
Em primeiro lugar, o texto está muito bem escrito, independente de qualquer coisa. Me surpreende muito o autor ter todo este conhecimento da Língua Portuguesa. Isso não é para qualquer um, especialmente no meio futebolístico.... Segundo, a leitura é uma ferramenta para se compreender um texto. Portanto interpretação de texto é FUNDAMENTAL. Não tem desculpas, ou você entende oque está lendo, ou não há leitura. Vide o grande número de analfabetos funcionais que existem por aí. Hoje em dia, a vida é corrida e blablabla... não interessa, leia menos, mas tenha as informações corretas, lendo corretamente. Se existem pessoas que precisam de atenção extra, na realidade o problema dessas pessoas passam para um outro campo: o psicológico, va fazer análise. Realmente, tolerância ZERO!
Muito bom esse EP , sempre fui corrigida por falar Nois, me policio demais com isso pq é ruim ser corrigido toda hora , e até hj eu pensava que era errado tbm dizer Nois , no whatsapp ainda escrevo com z as vezes 🤦🏼♀️😅
Tenho uma amiga professora de matemática, que teve uma secretária que dizia que a irmã Era histérica. Ela perguntou por que? E ela respondeu que a irmã não podia ter filhos. Aí entendeu que era estéril.
Gente, às vezes leio um texto mais de uma vez pra conseguir captar o sentido geral, a mensagem principal. Isso só aconteceu depois que tive COVID. Sério, pessoal. Mas, pode ser muita informação acumulada.
Nossa língua é perfeita, mudar pra mim séria uma besteira, precisamos que essa geração estude mais, aprenda mais, duas mulheres com mi-mi-mi, é o fim da picada, como diria minha avó, quem não trabalha só pensa "Merda".
Totalmente desnecessária essa onda "todes". E não é uma questão de preconceito, mas sim, de lógica. Quem não sabe a própria definição do gênero que é, que vá procurar um psiquiatra, procure se encontrar, e não ficar complicando ainda mais a nossa língua.
Acredito que eles querem algo que englobe a todos, aprendessem a se comunicar em língua de sinais, lá você escolhe se quer colocar o gênero, é inclusivo, útil e silencioso 😅
@@kesianascimentolopezrodrig1616uma mulher falando sobre "silêncio" quando vocês foram e ainda são silenciadas. Tantas coisas que não existiam para vocês. As mulheres lutaram pelo seu direito de existir, então não tente fazer o mesmo com outras pessoas.
nunca vi ngm querendo impor isso na língua portuguesa como regra, do jeito que muita gente histericamente grita aos quatros ventos, mas sim dar visibilidade e incentivar o uso no vocabulário das pessoas para que se tenha essa consciência de que há pessoas por aí que usam os pronomes neutros (que devem ser respeitados) e de que maneira se usa. somente. mas parece que tudo oq se é discutido acerca de gênero hj serve como fomento pra paranóia de gente que acha que lgbt tá preocupado em "transformar" crianças em "bixas" e digo mais! vc diz que nao é questão de preconceito mas logo depois manda quem nao sabe qual gênero se identifica procurar um psiquiatra, como se questão de identidade social fosse um transtorno ou doença 💀 sorte sua que vc nasceu "normal" e nao deseja todo dia preferir morrer do que ter que viver num mundo onde vc nao sabe se vai conseguir ser feliz sendo quem realmente é
Sou professor de português e inglês, e tenho ojeriza pela tal linguagem neutra. Acho que isso está mais para uma propaganda de esquerda do que uma tentativa de incluir pessoas; Se quisessem mesmo incluir pessoas, pediram atenção e expansão da causa autista, cega ou surda na língua.
Você nunca estudou, se tivesse estudado tinha discernimento sobre o assunto, você parece uma inteligência artificial programada para falar coisas repetidas que nem vem de você
Linguagem neutra isso ainda é assunto? Penso que já todos entenderam que a língua não tem preconceito quem tem preconceito são as pessoas e acrescentar um gênero à força não altera o que as pessoas sentem somente a educação e sensibilização pode mudar as mentalidades. No Inglês tudo é neutro, no alemão e várias outras línguas existe o neutro e não consta que nesses Países todos não exista preconceito.
@@mkcorrea "amplamente aceito socialmente". Mas se você se enxerga como homem, o pronome continuará sendo o mesmo para você. Por que as pessoas se incomodam com as outras pessoas? É tão bom ver alguém feliz, realizado. A vida muda, as necessidades mudam... e repito, ninguém quer mudar a sua vida, nossa!
As duas pessoas que mais admiro no ramo dos idiomas! Falam com propriedade, conhecimento de causa e, principalmente, ESTUDO. Obrigada por nos proporcionarem essa conversa tão rica. Foi um prazer escutar vocês!!!
Adorei! Parabéns Carina pela bela ideia de fazer essa live maravilhosa de duas pessoas super conhecedoras do assunto.
Sou professora de Língua Portuguesa e não estimulo uso de pronome neutro em minhas aulas. Até volto ao Latim para explicar o porquê da ilógica dessas formas. O que percebo é que há muita gente que não sabe interpretar texto, não sabe elaborar uma redação coesa e coerente, construir uma linha de raciocínio, fora os horrores ortográficos, mas sabe militar pelo todes, amigues, lerenjes e benenes. Não tenho partido, esquerda ou direita, entretanto acho um absurdo esse negócio de linguagem neutra.
Variação linguística existe, preconceito linguístico existe também, mas "bem-vindes" está a serviço de uma ideologia. Aí os adeptos "tascam" o tal neutro na sociolinguística para tentarem fazer parecer ser plausível o que não é.
é isso concordo com vc 👏🏼
Exatamente
Amei assistir a este podcast. Amo as duas!!!
Por favor, FAÇAM a parte 2 e falem um pouco do sotaque do nordeste, de Pernambuco, especificamente. Bjs!!!
Papo muito bom & o posicionamento sensato da professora Carolina é fundamental.. Concordo contigo, Carina, que poderia escutá-la por horas.. 💚
A Carol é a pessoa mais maravilhosa dessa internet. Eu cansei de influenciadores, cansei mesmo. Mas a Carol é a pessoa que vale a pena seguir. Não tenho adjetivos positivos para exemplificar essa pessoa. Parabéns Carol, você de fato é uma professora... Parabéns!
Amei o vídeo. Aprendi muito! A entrevistada é EXCEPCIONAL!
Olá, Carolina! Parabéns pelo seu português de fácil compreensão.
Adoraria um podcast sobre regionalismos, é um dos meus assuntos favoritos na linguística ❤
Que papo sensacional! Também achei que a entrevista poderia ter tido umas 5 horas de duração... Vai ter que ter Parte 2, sim! 😎
Amei ❤ trás mais esse assunto, reaprender o português ajuda muito na hora de aprender inglês tbm!
Como eu amei essa parceria! Vocês são duas professoras que eu acompanho e admiro faz tempo, foi muito legal ver vocês discutindo assuntos importantes de forma tão leve. 🫶
Excelente! Duas professoras inspiradoras e admiráveis.
Adorei a conversa! Muito esclarecedora!❤
Conteúdo riquíssimo. Duas pessoas que são grandes influentes na área da educação. Parabéns pelo trabalho de ambas!
Que legal! Já notava que pouco valorizamos nossa língua, mas tive a grata experiência de conhecer um colega libanês que muito se interessava pela língua portuguesa. Ele valorizava nossa língua bem mais do que a grande maioria das pessoas que conheço.
Carina, se puder, por favor convida alguém da linguística forense. Tenho grande interesse por essa área.
Que legal esse podcast!!!! Ameiii!
Ai que conversa gostosa de ouvir!!! Parabéns, meninas!!!!
Tópico de discussão muito relevante e interessante! Carolina Jesper é irrepreensível! Sugestão: vocês deveriam convidar uma fono para explicar sobre os tipos de vozes, volumes delas e a importância de se ter uma voz limpa e clara.
Amei!!! Esse é o tipo de bate papo que vale a pena parar para ouvir 👏
Muito bom material pra fazer revisão de linguística. Parabens!
Ameii esse conteúdo!! adorei conhecer a Carolina, aprendi muitooo e já estou seguindo ela no instagram :D
Muito boa essa entrevista / conversa!
Que podcast perfeito! Parabéns, meninas! ❣️
I am really enjoying these podcasts, teacher Carina!
Pelo amor de Deus façam parte dois! ( E uma ideia é falar sobre regionalismos tipo gíria mesmo, tipo guai peca de nós gaúchos, o mano de São Paulo, o visse e o oxe dos nordestinos, o véi e pegar o beco dos brasilienses, etc)
Gostosura de papo! Vocês prezam a linguagem culta e não menosprezam a linguagem popular. Isso traz liberdade de expressão! Mesma coisa senti quando li um livro muito libertário também, que adorei: Latim em pó, de Caetano Galindo. Depois desse livro nunca mais tentei falar certo, hahaha!
Adorei ouvi-las.... Amo a língua portuguesa e a língua inglesa.
Carina, faça a parte 2 desse vídeo... Por favor.
"Sotaque neutro" - Só reconheço o sotaque do outro porque tenho um próprio e diferente. Aquela máxima.
Faz a parte 2. 😊
“Todos” engloba todo mundo. Ponto final. Se formos mudar a língua cada vez que alguém discorda ou não se sente englobado teremos um novo idioma a cada dia.
Minha dose semanal de aprendizado e felicidade!!!!!
Carina sempre trazendo assuntos importantes e ao mesmo tempo leve. Oarabéns pelo conteudo sempre
I am mineira, too! Have a good one!
Parte 2... SIM!
Excelentes discussões.
Obrigado pelo espaço para essa discussão.
Assuntos polêmicos só se apaziguam civilizadamente, com muita discussão civilizada, não é?
😉🖖
Bom dia, professora Carina Fragoso. Feliz Páscoa.
Comentando em prol do algoritmo. Isso pode ser considerada uma "nova forma" de linguagem! Amo esse canal! ❤ (Por favor, não julguem meu português!) 😁
Vou julgar sim, está perfeito.
Adorei o episódio e o tempo passou voando aqui!!
Mais uma entrevista maravilhosa, interessante e inteligente. Parabéns.
Tão bonito ver nossa língua bem empregada!!
Não sabia que precisava dessa dupla, até ver ela kkkk
Amei esse podcast aliás minha mãe é nordestina e fala “REZISTRO” rsrsrsrs gostei da explicação para os pronomes neutros, os vícios de linguagem que todos cometemos mas não admitimos, amei parabéns!❤
Eu sigo a Carol, adoro seu conteúdo e noto em sua fala sobre problemas com interpretação o que muitos professores de português se focam como se fosse o maior problema. Eu sou professora (não de português) e a falta do ensino da gramática faz muita falta, sei que muitos professores são contra, mas o ÚNICO método gramática contextualizada falhou.
*_Eu coloco pontuação nas conversas do whats._*
Que conversa gostosa, passaria mais umas horas curtindo essa prosa.
Muito sucesso nesse novo projeto Carina, o episódio anterior também foi bom demais!!
Sobre o pedido de desculpa do Neymar, a impressão que tive é que foi montado por uma pessoa (ou equipe) que conhece ele, e tomaram um super cuidado de não comprometê-lo caso ele pise na bola de novo, ele não prometeu nada, não é mesmo? Talvez nem ele mesmo percebeu que o pedido de desculpas que ele postou não mostrava arrependimento e compromisso em fazer o certo, ele só aprovou porque estava bonito, e boa parte dos seguidores dele também admiriram a beleza desse pedido de desculpas.
A equipe dele mandou super bem.
acho que no caso da wanessa foi exatamente isso. Cedeu a pressão do público que nem deu tempo pra ela digerir oq estava acontecendo.
gente, "resistro" eu já ouvi muitoooo!!!! 😂😂😂😂
Um podcast que dá gosto em ver.
Nossa! Sou igual à Carol. Apesar de não ser uma pessoa ruim com a língua portuguesa, eu esqueço o D dessas palavras.
Mudar a língua com o objetivo de haver respeito à todos os gêneros, que hoje é um conceito difuso, é desconhecer a língua.
Deveriam gastar essa energia para educar a população para compreenderem conceitos como respeito à diversidade humana...
Pronomes não resolverão nada!
Educação do povo sim!
educar sobre a questão de respeito às diversidades e género tmb é um pequeno avanço do ser humano quanto indivíduo que compõe uma sociedade pra um caminho melhor :/
Muito gente que reclama de pronome neutro nem se importa em falar a língua portuguesa da forma correta! É só uma birra política e preconceito com identidade sexual!
Exatamente isso.
Vcs tentam empurrar a linguagem neutra de vcs goela abaixo dos outros e não querem que ninguém reclame???
Faltou pontuação...
@@wagnerjunior6524ué mas ninguém fala o idioma da maneira correta e tu não ta reclamando com os demais, "empurrar goela abaixo" nem deveria existir ja que tratar alguém pela maneira mais educada não vai fazer cair a língua de ninguem, você chamam todo mundo por apelido e só falta ficar aleijado da boca pra tratar alguém por como se sentem melhor, evolua primata
Vc pode entender outro exemplo disso. Se a língua oficial, linguagem padrão já é bastante difícil de se conseguir,isso em pessoa sem dislexia,imagine ainda sobre linguagens exóticas e desnecessárias
Que conversa gostosa! Simply loving it. I haven't finished it yet, mas já estou amando tudo isso. A pontuação é a intonação da leitura... Eita, que riqueza isso!
Eu tenho mania de colocar exclamação em tudo!!!!!!! Creio que seja errado, mas é que às vezes preciso demonstrar empolgação. 😊
Como mineiro, eu diria que o sotaque da Carol é paulista, principalmente por causa do r vibrante. Em BH, o nosso r é glotidal
Thanks Teacher
Vivendo e Aprendendo.
Gostando dessa conversa.
Atualizando pelo momento do vídeo.
Não gosto da língua neutra.
Amei!
Lá no começo, nos primeiros vídeos da Carina aqui no UA-cam ela era a cara da Wanessa Camargo, agora ela está mais parecida com a a Patricia Abravanel.
Good evening, aluno aqui👏👏👏
The best podcast in the wolrd.
O que a Carol problematiza em 6:20, na verdade, é a falta do ensino de gramática, há uma galera da academia que abomina a gramática e depois vai reclamar dos estudantes de Letras que não sabem gramática.
Respeitar o outro nao significa mudar a língua portuguesa, tem que mudar o comportamento
Gente, que conteúdo riquíssimo. A maioria dos erros comentados eu cometo. Hahaha
Língua portuguesa já conta com linguagem neutra por exemplo a palavra criança se refere à todas as crianças, dizer boa tarde a todos e todas ainda é aceitável do ponto de vista do idioma, fora isso é exagero.
Não vejo nada aceitável, apenas uma boçalidade sem precedentes
Tema maravilhoso deste podcast
The problem with neutral language is more or less the fact that Portuguese doesn't quite allow it. It’s a language that "uses gender words" every 5 words. But I do support it for it isn't a thing that HAS to be grammatically correct, but rather its purpose is to make a certain group of people feel better about themselves. In English, it's easier for the only gender words are he or she and their variations, and they has been used to refer to a single person longer than you is singular. But the fact that i'm trans probably influences my thoughts on the subject a lot lol.
Em primeiro lugar, o texto está muito bem escrito, independente de qualquer coisa. Me surpreende muito o autor ter todo este conhecimento da Língua Portuguesa. Isso não é para qualquer um, especialmente no meio futebolístico....
Segundo, a leitura é uma ferramenta para se compreender um texto. Portanto interpretação de texto é FUNDAMENTAL. Não tem desculpas, ou você entende oque está lendo, ou não há leitura. Vide o grande número de analfabetos funcionais que existem por aí. Hoje em dia, a vida é corrida e blablabla... não interessa, leia menos, mas tenha as informações corretas, lendo corretamente. Se existem pessoas que precisam de atenção extra, na realidade o problema dessas pessoas passam para um outro campo: o psicológico, va fazer análise. Realmente, tolerância ZERO!
Muito bom esse EP , sempre fui corrigida por falar Nois, me policio demais com isso pq é ruim ser corrigido toda hora , e até hj eu pensava que era errado tbm dizer Nois , no whatsapp ainda escrevo com z as vezes 🤦🏼♀️😅
Eu também sempre achei errado.
E continuo achando 😅😅😅
Mas não corrijo ninguém, pois não acho legal fazer isso.
como são divas, feat mais esperado
Falar "problema" é um problema pra muita gente.
Tenho uma amiga professora de matemática, que teve uma secretária que dizia que a irmã Era histérica. Ela perguntou por que? E ela respondeu que a irmã não podia ter filhos. Aí entendeu que era estéril.
Concordo com a Karina, falar trusse é pesado😢 Ainda mais sendo professora
Gente, às vezes leio um texto mais de uma vez pra conseguir captar o sentido geral, a mensagem principal. Isso só aconteceu depois que tive COVID. Sério, pessoal. Mas, pode ser muita informação acumulada.
We love Vitor Linguística.
0 tolerância com linguagem neutra
Eu julgo mesmo!! Kkk Falar Iogurte errado é foda 😂😂
Língua portuguesa está falindo... DESCULPAS📚☕️
Baseado em que você afirma isso
Nas vozes da cabeça dele @@kracatoa948
Já faliu
@@cassiorubin besteira.
Tá sendo infantil
Estrangeirismo explícito e subliminar 🤔
Nossa língua é perfeita, mudar pra mim séria uma besteira, precisamos que essa geração estude mais, aprenda mais, duas mulheres com mi-mi-mi, é o fim da picada, como diria minha avó, quem não trabalha só pensa "Merda".
Uma boa convidada já que tá nesse negócio de língua, leitura e interpretação talvez seja a ler antes de morrer
Se puder, analise essa frase: "Vivo arranhado, mas, não largo a minha gata". Fiquei com pena do rapaz, rsrs.
Conheço uma pessoa que falava, e às vezes ainda fala, asterístico.
Carina,entrevista a Cíntua chagas
Se quiser usar use, só não me encha o saco pra mudar minha fala só pra você se sentir melhor
Totalmente desnecessária essa onda "todes". E não é uma questão de preconceito, mas sim, de lógica. Quem não sabe a própria definição do gênero que é, que vá procurar um psiquiatra, procure se encontrar, e não ficar complicando ainda mais a nossa língua.
Exatamente 👏👏👏👏👏
Acredito que eles querem algo que englobe a todos, aprendessem a se comunicar em língua de sinais, lá você escolhe se quer colocar o gênero, é inclusivo, útil e silencioso 😅
@@kesianascimentolopezrodrig1616uma mulher falando sobre "silêncio" quando vocês foram e ainda são silenciadas. Tantas coisas que não existiam para vocês. As mulheres lutaram pelo seu direito de existir, então não tente fazer o mesmo com outras pessoas.
nunca vi ngm querendo impor isso na língua portuguesa como regra, do jeito que muita gente histericamente grita aos quatros ventos, mas sim dar visibilidade e incentivar o uso no vocabulário das pessoas para que se tenha essa consciência de que há pessoas por aí que usam os pronomes neutros (que devem ser respeitados) e de que maneira se usa. somente. mas parece que tudo oq se é discutido acerca de gênero hj serve como fomento pra paranóia de gente que acha que lgbt tá preocupado em "transformar" crianças em "bixas"
e digo mais! vc diz que nao é questão de preconceito mas logo depois manda quem nao sabe qual gênero se identifica procurar um psiquiatra, como se questão de identidade social fosse um transtorno ou doença 💀
sorte sua que vc nasceu "normal" e nao deseja todo dia preferir morrer do que ter que viver num mundo onde vc nao sabe se vai conseguir ser feliz sendo quem realmente é
Acho que não custa nada respeitar, sabe. Se a pessoa pede pronome neutro, não custa nada atender
O certo é Todes.
Quem discordar é Faciste.
😅
Acho até engraçado quando uma pessoa vem sem lógica nenhuma, e comenta isso sem nexo nenhum.
Sou professor de português e inglês, e tenho ojeriza pela tal linguagem neutra. Acho que isso está mais para uma propaganda de esquerda do que uma tentativa de incluir pessoas; Se quisessem mesmo incluir pessoas, pediram atenção e expansão da causa autista, cega ou surda na língua.
Espero que a onda "
Woke" ,acabe para sempre,levando todas essas baboseiras junto.
Você nunca estudou, se tivesse estudado tinha discernimento sobre o assunto, você parece uma inteligência artificial programada para falar coisas repetidas que nem vem de você
Eu não julgo ninguém pelo falar, acho isso bobagem, mas já julguei. Pô, o cara falava "largato"!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Largato não dá, né?
Eu gosto bastante do PeL
Nem sabia dessa treta. Kkkkk
Linguagem neutra isso ainda é assunto? Penso que já todos entenderam que a língua não tem preconceito quem tem preconceito são as pessoas e acrescentar um gênero à força não altera o que as pessoas sentem somente a educação e sensibilização pode mudar as mentalidades. No Inglês tudo é neutro, no alemão e várias outras línguas existe o neutro e não consta que nesses Países todos não exista preconceito.
" A mulher q sonhei ao meu lado" ....e as outras atrás,como.steps,as amantes
❤️❤️❤️❤️❤️
Volta com ela depois!
O mundo está perdido......todes não existe
A palavra "você" também não existia, sabia? A língua é viva e ela se adequa de acordo com as nossas necessidades.
"Você" existia como de "vossa mercê", tratamento de uso comum e amplamente aceito socialmente.
@@mkcorrea "amplamente aceito socialmente". Mas se você se enxerga como homem, o pronome continuará sendo o mesmo para você. Por que as pessoas se incomodam com as outras pessoas? É tão bom ver alguém feliz, realizado. A vida muda, as necessidades mudam... e repito, ninguém quer mudar a sua vida, nossa!
Cabecario ao invés de cabeçalho.