Somos 4 irmãos mas ja decidimos minha irmã que mora com minha mãe a casa é dela é uma questão de agir com o certo ela que não tem casa e vive com minha mãe já vamos fazer o documento pra ela .
Eu entendi assim o pai pode doar até cinquenta por cento no caso na partilha dos bens terá que mensionar o preço do q foi doado,se for mais do q a parte q lhe pertence, terá q dividir com os outros irmãos,se for menos receberá um pouco mais.Dê um link quem entendeu assim
o problema e o Estado que se mete em tudo... certas famílias ja decidem o que fazer, ai vem ha lei e cria problemas as vezes absurdas. mais da metade da população so tem 1 imóvel, entao os pais "praticamente" precisam da permissão dos filhos.
Os seu irmãos não são urubus, eles têm direito, se vc cuidou do seus pais, parabéns não fez mais que sua obrigação, os outros que não cuidaram, pagaram o seu preço.
Perfeito, quem batalha p construir seu patrimônio tem direito de fazer o que bem entender , doa p quem quizer, independente se filhos ingratos goste ou não. A maioria dos filhos que se julgam ter direitos a herança passam a vida toda ignorando os pais.
Olá Maria. A lei determina que os pais podem doar para quem eles quiserem 50% do seu patrimônio, desde que preservados os outros 50% para os herdeiros necessários. Cada situação merece análise para não ser cometida injustiça.
@@SEUDIREITOonline ola Dr passei aqi a procura d duvidas. Construi com meu DINHEIRO nos fundos d minha AGUA LUZ TDO SEPARADO NO MEU NOME mae q permitiu. cuido dela com 81 anos e 2 irmaos esquizos. Deus me livre..ela nos dexar. E meus 7 outros irmaos..qerer vender..EU PERCO MINHA CASINHA?POR FAVOR M RESPONDI OBRIGADA
@@DulcyCleaner Quando sua mãe falecer o bem será dividido igualmente entre todos os herdeiros. Contudo, você poderá cobrar indenização dos valores gastos com sua construção.Enquanto sua mãe está viva, ela poderá desmembrar o terreno e doar a você a parte da sua construção.
Pretendo doar usufruto e deixar um seguro de vida para os três , assim poderão pagar alguma dívida, custearem a cremação e dividirem o restante em partes iguais.
Me deu uma saudade imensa da época da Faculdade de Direito concluído em 1991. Diploma na parede nenhum anel no dedo. Coisas da vida. A distinta causídica me traz essas lembranças de matérias que nunca coloquei em prática.
Meu pai quando adoeceu, antes de morrer vendeu tudo para cuidar da doença, mas pegou uma casa deu para meu irmão mais velho, outra casa para um irmão mais novo, para nos outros, não deu bem nenhum, estamos todos bem, não fez falta. Porém ninguém esqueceu essa divisão kk eramos todos crianças. MINHA MÃE CONTA QUE É PELO FATO QUE ELE VIVIA COM ELA EM UNIÃO ESTAVEL A 15 ANOS, QUE FEZ ISSO PARA TERMOS CASA PARA MORAR JA QUE A EX ESPOSA PODERIA RECLAMAR A CASA POIS ERAM SEPARADOS SEM DIVORCIAR..SOMOS GRATOS PELO MENOS CONTINUAMOS NA CASA ATÉ A MAIOR IDADE . DEPOIS FICOU PARA MEU IRMÃO.
Exatamente essa pergunta eu iria fazer doutora. Tenho mais três irmão. Comigo são 4. E meu pai quer deixar pra mim a casa. Sou filha única do segundo casamento dele com minha mãe q já é falecida. A resposta da senhora me deixou bem aliviada.
Palestras esclarecedoras. Sem linguajar empolado para demonstrar um conhecimento que não tem . Sou advogado , suas palestras me ajudam esclarecer temas que não domino.
Perdoe minha ignorância juridica!! Mas a pergunta foi à casa somente como bem, e pelo que entendi sobre a pergunta foi referente a um imóvel a ser doado de acendente prara descendente!! Nese caso de um imóvel como bem unico de herança Não pode ser feito para um só descendente, ja que tem outros com os mesmos direitos!! Ah so uma observação 50% desse imóvel sim pode ser feito sim mas 100% dele não!! Rodrigo Marques de Assis!! Belo Horizonte!!
Preciso atualizar um pouco na área de família e sucessões, mas creio que fique assim, a seguir. Na pratica no caso em tela sendo a casa o único bem, entendo que na pratica nem mesmo os 50% será deste filho, pois caso morresse o pai sem a doação, seria 100% / 4 = 25% pra cada filho, em se fazendo a doação em vida, quando do falecimento do pai tem-se que trazer a colação da doação como adiantamento da legitima, ou seja, ficará configura que os 25% ele já herdou em vida, restando os outros 25% que foram doados em vida + os 50% ainda restantes, sendo então 75% / 4 = 18,75 %, portanto este filho ficaria com total de 43,75% do total, me corrija por gentileza se eu estiver errado neste caso Doutora, estou aqui dizendo no caso de só ter este único bem (uma casa).
Gostaria de mais esclarecimentos também,tendi em vista que recebi em vida de meu pai 50% da parte legítima do meu pai,"25%" restante de 25% dele e os 50% da minha mãe, único imóvel,a escritura "doação"fala que não irá à colação! O inventário está quase no final
Seu canal é ótimo. Vai prosperar muito. Além disso existe o fator mais importante que é estar esclarecendo as pessoas e lhes fazendo um grande bem. Parabéns
Meu irmão era casado e com comunhão de bens, separou no litigioso e vendeu a casa e foi feita a divisão certa para abus . Ele tinha uma oficina mecânica e uma pequena loja de peças. Neste imóvel a ex mulher tem 50% . Ele não conseguiu vender no valor que ambos queria. Isso foi passando o tempo. Aí ele vendeu o imóvel para o Ex Sogro em janeiro deste ano, só não tinha entregado os documentos, pois este só seria após o pagamento. No dia 20 fevereiro meu irmão FOI assassinado na oficina e loja de peças, onde ele morava e estava trabalhando, o executor foi preso, o motivo que o assassino deu nós provamos que é mentira. Meu irmão tem uma filha com a ex mulher. E nós que tivemos que arcar com o funeral etc. No dia seguinte ao enterro a ex mulher foi tomar posse de tudo que é direito dela e da filha deles. Meu irmão tinha um seguro de vida ao qual a filha é beneficiada. O assassinato dele é muito estranho o assassino foi lá unicamente para executar meu irmão foram disparos NA cabeça. E a pressa da ex mulher dele e o irmão dela em entra no imóvel,o irmão dela arrombou a parte da casa onde ele morava e minha irmã cuidava da casa dele, das roupas dele e tem vídeos da ex mulher dele xingando todas as irmãs dele e ofendendo a nossa mãe. Minha mãe só pediu as roupas dele, mas a ex mulher falou muitas coisas que foram gravadas tanto áudio como vídeo ( orientação da P M que foi chamada). E a solução do assassinato NADA o Delegado não fez nada e já deu o caso por encerrado. Os bens dele são da ex mulher e da filha. Mas se nós irmãos não providenciamos ele não teria um enterro de um pequeno empresário. E não consigo entender como uma mulher e sua família não tem interesse em saber (qual o motivo que do assassinato do Pai da filha dela , da Neta deles ). Isso está me incomodando, mas contra um advogado particular para cobrar o serviço do delegado e auxiliar a promotoria. E aí me deparei com o assassassino tem um advogado particular para defender ele no caso do assassinato e não nos outros processos que ele tem. Boa noite
Sou Carminha. Divinopolis, minas Gerais. Somos 13 irmãos. Minha mãe já faleceu à 6 anos. Mas até hj meu pai ,nem minha mãe fizeram o inventário. Mas o folgado do meu segundo irmão mais velho,tinha casado e construiu uma casa na metade do lote do meu pai.Tem 400 metros quadrados. A frente tem uma outra casa que tb é do meu pai. Mas minha irmã com filhos vai morar nela.Este irmão manso,já tem outra casa ,em outro bairro que ele mora. Mas para não perder esta cara que ele construiu no lote do meu pai,qdo era casado, aí meu pai ficou com dó dele,e deixou ele construir.Fiquei sabendo que este irmão manso,para não perder essa casa,que ele construiu no lote do meu pai,requereu Usucampião.Escondido,sem comunicar nada com a família. Fiquei sabendo de terceiros. Que direitos este irmão manso tem?
Olá. Se foi emprestado por seu pai, seu irmão não conseguirá a titularidade através e usucapião. Cabe aos demais herdeiros contestarem a ação e reivindicarem seus direitos.
Não gostei do herdeiro indicado pelos pais ter direito a apenas 50% do valor… O que fica bem claro é que de qualquer maneira o proprietário do imóvel tem que partilhar com os outros mesmo que ele não queira
@Isis, tenho uma dúvida relacionada a doação vs transferência de patrimônio entre cônjuges de residências fiscais diferentes. Um não residente fiscal e que recebe seu salário no exterior, depois transfere para sua conta corrente no Brasil. Se na sequência transferir esse dinheiro para a conta da esposa residente no Brasil para que ela possa usufruir, investir e construir patrimônio conjunto do casal, deve: a)considerar como doação; ou b) considerar como um rendimento de qualquer natureza dela ou c) rendimento isento/não tributável? No primeiro caso, seria sem imposto de renda nem itcmd (doação feita por não residente / ausência de lei complementar). Já no segundo, teria tributação de 15%, no meu entendimento. Qual ou quais entendimentos são possíveis para um casal em comunhão parcial de bens?
Boa noite minha irmã cuida do meu pai ela pode ficar na casa mas ela tem casa própria e eu não tenho ela pode querer continuar lá dentro qual é a situação Obrigada boa noite a senhora explica muito bem mesmo viu todas as questões tá de parabéns
Olá. Pelo que compreendi de sua pergunta, sua irmã é curadora de seu pai. Se assim for, ela pode morar na mesma casa que seu pai ou continuar na casa dela exercendo a curatela.
Dra. Isis! Obrigada por compartilhar conhecimento! Dra, primeiramente, a senhora é excelente profissional! Dito isto, peço sua orientação. Veja isso, um (de 6) filho ajudou os pais a construir uma casa pra moradia deles e da família. Passados longos anos, falece o genitor. A mãe sempre prometeu recompensa-lo e sua vontade, aceita por ele, é de 50%,ou seja, sua parte como meeira já reserva para ele, como forma de pgto. Outros 5 irmãos são cientes e concordes com esse%. Há outros 2bens. Pergunto: ela pode doar 50% dessa casa, com anuência de tds? Risco de anulação? Pois, neste caso, nunca haverá igualdade de valores entre eles, não afastaria a antecipação de herança, correto? Deu pra me compreender? Entendo que caberia apenas itcmd pela doação? Enfim, o filho ficaria com 50% + 1/6 da herança da parte do pai. E o restante dos bens divisão normal dos bens e direitos que num futuro qd da passagem da mãe. Qual melhor saída para pagar pela benfeitoria/construção? Prestes a ter problemas. A intenção eh afastar adiantamento de herança e pagar pela ajuda que ele deu qd construiam.
Dra 3 irmaos meus moram no imovel deixado pelo pai ...antes do meu pai morrer eles me jogaram na paastei pedi esmola vivi de favor em caasa de estranhos ...pense como foi ruim nao morri porque deus cuidou de mim.
Bom dia! Meu pai é Herdeiro único de um terreno, somos em 5 e ele quer doar partes desse terreno para 4 de nós. Já que sempre acordamos que o outro imovel será da que outra irmã não quer o terreno. Ele pode nós doar partes desse terreno o desmembrado entre 4 filhos? Nossa mãe como esposa tem que aparecer na doação? O outro imovel podemos todos assinar para ser doado a uma única filha?
Boa noite Doutora, primeiramente meus parabéns por esse trabalho muito exclarecedor para nós. Gostaria de um conselho. Meu marido teve duas famílias simultaneamente, nos separamos e dez anos depois ele faleceu em 2015. Nessa união ele adquiriu imóveis. A outra mulher abriu inventario e omitiu o sítio, se dizendo dona. Esse sítio fica dentro de uma fazenda, ou seja, não tem nome de rua. Já procurei em todos os cartórios possiveis e nada!!!! Tenho fotos antigas onde sempre ia com filhos e marido. Hoje a outra mulher coloca fotos atuais se dizendo dona da propriedade. Minha pergunta é: Posso abrir um processo judicial para que ela apresente documentação desse sítio comprovando o que diz? Posso contestar se provar a confirmação dos fatos, sendo que o falecido não poderia fazer isso sem anuência dos filhos?? Ele não foi casado no civil com nenhuma de nós duas. Abri união estável pós morte. Obrigada!!!!
Olá. Para a tomada de decisão terá que aguardar a decisão do juiz quanto ao reconhecimento de união estável, que legitimará sua condição de companheira.
Boa noite doutora, parabéns pelo seu trabalho..gostaria que pudesse me ajudar com uma dúvida. Meu sogro faleceu em 1999, deixou uma casa e um sítio. A casa compramos as partes dos irmãos e ficamos com ela. O sítio meu esposo comprou da minha sogra. Só que ele pôs a compra no nome de um amigo dele, agora vai fazer requerer o bem, passando diretamente para nossas 2 filhas de maior idade. Isso é direito? Visto que somos casados em comunhão parcial de bens.
Olá, estou gostando muito das suas orientações! Pois estou passando maus bocados com minha família por conta de herança!! Vc poderia esclarecer alguns pontos para mim?!! Desde já lhe agradeço e Deus te abençoe 😘
Gostei ,muito legal ,essa orientação Dr . Nesse vídeo ,esse rapaz faz perguntas ,os meus irmão pode tirar da casa ,mesmo eles não fez a doação com vida ? Não entendi a resposta , Dr.
É muito bom seus esclarecimentos, gostaria de saber se em caso de demora de um inventário por conta dos herdeiros não quererem fazer negociação de coisas banais, coisas que devem ser negociadas e eles não vão adiante como devemos proceder.?
Olá Ana. Solução existe. O juiz a pedido do advogado, deve pedir que o bem vá a leilão ou seja suprido o consentimento pelo juiz daquele que não concorda.
Meu pai doou metade do terreno pra minha avó (mãe dele) meu pai não responde por si é alcoólatra ah 40 anos e agora perdeu a visão . Minha avó faleceu! O que posso fazer pra ajudar meu Pai... Tem como recuperar essa metade do terreno dele?????????? Obrigada doutora
Ola Doutora, por gentileza me esclareça a seguinte questão, meu Pai deseja doar um bem imóvel pra mim e minha irma. todavia somos filhos do 1º casamento dele minha mãe já faleceu. Esse bem corresponde a 50% outros 50% ele colocou no nome do filho com a atual esposa. minha pergunta é? Ela a atual esposa precisa concordar. desde já agradeço á atenção. Mesquita Betim MG.
Tenho 2 filhos herdeiros. Posso, em testamento, deixar toda os meus bens (móveis e imoveis) para somente um deles ? Em minha vontade, quero que somente um deles seja o meu único herdeiro. Parabéns por seus esclarecimentos. Deus a abençoe.
Olá. Como disse no vídeo, somente se seu outro filho consentir expressamente. Caso contrário, poderá doar 50% do que lhe pertence e ele será beneficiado com 75% da herança.
Obrigada pela explicação Doutora. Por favor poderia esclarecer uma dúvida: Meu irmão recebeu uma casa como doação do meu pai (em vida), na época todos nós filhos assinamos, pois meu pai disse que estaria antecipando herança, pois meu irmão ia ser casar. Meu pai faleceu ano passado, 2023, a na juntada de bens, esse imóvel não foi incluido nos bens do espólio. Agora depois de meses, uma irmã averiguou e percebeu que o valor do imóvel doado é de valor bem acima dos 50% do total do espólio (parte do meu pai dividido entre 4 filhos), e ela sozinha oediu Colação desse imóvel. Na Escritura lavrada em 2005 esta como Doação e antecipação de herança, porém meu irmão alega que comprou a casa antes da Escritura e apresentou um Instrumento Particular de Compromisso de Permuta de 2002, com recibos de 2002 a 2004, em parcelas escritas de próprio punho, assinados pelo meu pai, e em papel timbrado da empresa do meu pai (que não tem nada a ver com negócios particulares), no valor total de apenas 5% do valor do imóvel na época. Nesse caso, qual documento tem valor jurídico por favor? Minha irmã esta certa em pedir a colação desse imóvel? Agradeço antecipadamente a atenção.
Gente se você tiver dois filhos e eles não tiveram demorar deixe para eles mesmo que ele seja mal criado bote documento no nome do outro mas se eles tiverem condição financeira venda tudo e vai achar lá kkk
Olá Dra, bom dia! Tudo bem com a senhora? ❤ Gostaria que a senhora respondesse essa pergunta! Eu tenho um filho pequeno com meu marido, e ele tem outros filhos do primeiro casamento, e ele já colocou um imóvel no nome do filho mais velho, e agora colocou uma casa no nome do meu filho. Ele fez uma doação!!! A senhora pode me dizer se no futuro eu corro risco de perde a casa de algum desses outros filho quererem tomar??? Eu tenho o papel com a assinatura o pai do meu filho🙏🏾 desde já te agradeço
A questão é que independente de um ter mais ou menos. ..essa situacao de doacao prejudica os outros filhis. Outro caso é a preferência de um filho em detrimento dos outros...prejudicando ainda mais quem nunca teve nada... acho isso uma mega injustiça pq o que ocorre é que quem fica lá junto dos pais muitas vezes nunca trabalhou para conquistar seu espaço e resolve fazer a divisão de forma a tirar dos irmãos os bens....transfere os bens dessa forma. A meu ver a justiça deveria sim rever essas questões.
EU TAMBÉM NÃO ACHO JUSTO O CARA FICA MAMANDO NA CASA DOS PAIS A VIDA INTEIRA DECLARADAMENTE O PREFERIDINHO, NUNCA TEVE A RESPONSABILIDADE DE PAGAR ÁGUA, LUZ, ALUGUEL OU PRESTAÇÃO DA CASA PRÓPRIA E AINDA RECEBER MAIS QUE OS OUTROS NA PARTILHA DE BENS!
Acho que a forma justa é ninguém herdar nada, tem muitos filhos com oportunidades iguais os outros que não querem nada da vida, apenas receber anos de trabalho dos velhos, e ainda outros que na velhice abandonam os pais achando que a obrigação é de apenas um cuidar, mais querem receber de forma igual sem nada fazer pelos pais.
Meus irmãos são filhos de minha mãe e meu pai que e o construtor da casa(sozinho) faleceu e moro na parte de baixo do sobrado....eles têm direito à essa minha parte????caso minha mãe faleça
GRATO DRA. FELIZ 2021 IMPORTANTE DICA AGORA VOU ME VACIAR CONTRA O VIRUS E CONTRA ESSA PESSOA SUAS DICAS SERVEM TAMBEM COMO UMA VACINA PARA NOS PREVENIR DOS MALFEITORES OBRIGADO POR SUA COMPETENCIA VOU TE MANDAR MAIS COISAS PARA OUTRAS PESSOAS TAMBEM SE CUIDAREM QUE PARENTE TAMBEM FERRA A GENTE.
Enquanto a gente e viva podemos vender o que temos e não dar satisfação pra filhos já que eles não ajudaram a construir nada e viajar aproveitar a vida essa e uma pergunta que muitos casais querem saber filhos hoje em dia são mto malcriados deixar herança pra brigarem e melhor vender tudo e gastar obrigada
Dr boa noite eu e meu irmão de criação cuidamos de meu pai que é viuvo idoso e cadeirante tudo e feito por nos meu irmão de sangue foi doado quando bebe para outra familia más tem o sobrenome do meu pai meu pai morre de vontade de ver os netos que sao bebes meu irmão nem. Vai e nem levou para meu pai ver é possivel ele ser excluido da partilha se imovel. Lembrando que comofilha legitima faço questão que irmão de criação tenha direito e pelas atirudes do legitimo pra mim nem queria que rivesse qual seria a conclusão certa dessa partilha da para ser excluido fala que onde moramos o bairroe de pobre
Estou vivendo esse dilema minha mae manisfestou o desejo de doar em vida sua casa para mim visto que minha unica irma ja havia construído a dela no terreno doado por minha mae e eu nao tenho casa porem minha irma nao assinou a doação .. nao aceitou . Eu tambem nao assinei o documento do terreno onde ela construiu a casa . Agora minha mae faleceu e os dois terrenos onde as casa forma constuidas ainda estao no nome de minha mae. Nao sei como vao ficar isso visto que minha mae nunca fez documento da casa porque segurou a palavra que a casa era pra passar pro meu nome que embaraço.
Terão que inventariar os bens para a devid partilha. Certamente durante o processo você e sua irmã poderão chegar a um acordo sobre o destino dos imóveis.
Se concordaram ou não com a venda, devem procurar um advogado para instruí-los como proceder. Ou seja, analisar o caso para saberem como questionar a venda ou assinarem consentindo.
Somos 4 irmãos mas ja decidimos minha irmã que mora com minha mãe a casa é dela é uma questão de agir com o certo ela que não tem casa e vive com minha mãe já vamos fazer o documento pra ela .
Vcs sim são unidos ,e tem consideração...continuem assim,
É triste ver irmão brigando por causa de herança dos pais 😔😔
Que Deus abençoem muito! Ele não deixará faltar nada para vocês!❤
Sim, irmãos sérios é assim que mostram que são dignos
Eu entendi assim o pai pode doar até cinquenta por cento no caso na partilha dos bens terá que mensionar o preço do q foi doado,se for mais do q a parte q lhe pertence, terá q dividir com os outros irmãos,se for menos receberá um pouco mais.Dê um link quem entendeu assim
O problema de muitas famílias é não deixar tudo resolvido antes da morte. Morre e a família fica desunida brigando por dinheiro 😢😢😢
acham que nunca
irão morrer
o problema e o Estado que se mete em tudo...
certas famílias ja decidem o que fazer, ai vem ha lei e cria problemas as vezes absurdas.
mais da metade da população so tem 1 imóvel, entao os pais "praticamente" precisam da permissão dos filhos.
E a maioria do problemas são os q não cuidam de seus idosos e depois vem os urubus só querendo dinheiro
Os seu irmãos não são urubus, eles têm direito, se vc cuidou do seus pais, parabéns não fez mais que sua obrigação, os outros que não cuidaram, pagaram o seu preço.
é por isso q a lei existe, tem sempre alguém querendo tirar ventagens
Perfeito, quem batalha p construir seu patrimônio tem direito de fazer o que bem entender , doa p quem quizer, independente se filhos ingratos goste ou não. A maioria dos filhos que se julgam ter direitos a herança passam a vida toda ignorando os pais.
Olá Maria. A lei determina que os pais podem doar para quem eles quiserem 50% do seu patrimônio, desde que preservados os outros 50% para os herdeiros necessários. Cada situação merece análise para não ser cometida injustiça.
@@SEUDIREITOonline ola Dr passei aqi a procura d duvidas.
Construi com meu DINHEIRO nos fundos d minha AGUA LUZ TDO SEPARADO NO MEU NOME mae q permitiu.
cuido dela com 81 anos e 2 irmaos esquizos.
Deus me livre..ela nos dexar.
E meus 7 outros irmaos..qerer vender..EU PERCO MINHA CASINHA?POR FAVOR M RESPONDI
OBRIGADA
@@DulcyCleaner Quando sua mãe falecer o bem será dividido igualmente entre todos os herdeiros. Contudo, você poderá cobrar indenização dos valores gastos com sua construção.Enquanto sua mãe está viva, ela poderá desmembrar o terreno e doar a você a parte da sua construção.
@@SEUDIREITOonline entendi..obrigada
Vc está errada: se existe apenas uma casa terá q ser dividida entre todos os irmãos! Todos os irmãos são herdeiros legítimos!
VOU CORRER ATRÁS DOS MEUS DIREITOS...DEUS É JUSTO...DEIXOU A JUSTIÇA AQUI NA TERRA...
Pretendo doar usufruto e deixar um seguro de vida para os três , assim poderão pagar alguma dívida, custearem a cremação e dividirem o restante em partes iguais.
Além de linda, explana com uma linguagem acessível e didática.
Minha nossa as coisas mais interessantes do direito civil a dra. exclarece. Excelente.
ÓTIMO SEUS COMENTÁRIOS!ÉS UMA MULHER SUPER ESPECIAL!PARABÉNS,SUCESSO!
Gostei dessa informação e isso mesmo o pai tem o direito a tudo pois foi ele quem batalhou pra ter
Me deu uma saudade imensa da época da Faculdade de Direito concluído em 1991. Diploma na parede nenhum anel no dedo. Coisas da vida. A distinta causídica me traz essas lembranças de matérias que nunca coloquei em prática.
Ainda dá tempo! Vai em frente
Boa tarde tenho uma dúvida minha avó tinha uma casa e segundo informações não comprovada ela dou para minha prima. Isso pode
@@janesfribeiro6906a idade chega senhora
Meu pai quando adoeceu, antes de morrer vendeu tudo para cuidar da doença, mas pegou uma casa deu para meu irmão mais velho, outra casa para um irmão mais novo, para nos outros, não deu bem nenhum, estamos todos bem, não fez falta. Porém ninguém esqueceu essa divisão kk eramos todos crianças. MINHA MÃE CONTA QUE É PELO FATO QUE ELE VIVIA COM ELA EM UNIÃO ESTAVEL A 15 ANOS, QUE FEZ ISSO PARA TERMOS CASA PARA MORAR JA QUE A EX ESPOSA PODERIA RECLAMAR A CASA POIS ERAM SEPARADOS SEM DIVORCIAR..SOMOS GRATOS PELO MENOS CONTINUAMOS NA CASA ATÉ A MAIOR IDADE . DEPOIS FICOU PARA MEU IRMÃO.
Preciso mostrar esse vídeo ao meu amado paizinho de 80 anos de idade
Mei pai doou pra meu irmão que meu irmão construiu a casa.
Todos assinamos noras e filhos tbm..
Eu acho justo. E quando e o filho que mais ajuda e cuida dos pais...tá certíssimo
O que a nora tem a ver com isso
ADVOGADA NOTA 10, ORIENTAÇÕES MARAVILHOSAS.
Parabéns pelos seus vídeos, vou te acompanhar a partir de hoje
Achei muito boa essa explicação. Pois pretendo doar a casa que moro a minha filha❤
Obrigado. Parabéns pela elucidação.
Boa noite a TODOS.
A Doutora como SEMPRE muito didática nas explicações.
Fantástica !!! 👏👏👏🤩🤩🤩
Exatamente essa pergunta eu iria fazer doutora.
Tenho mais três irmão.
Comigo são 4.
E meu pai quer deixar pra mim a casa.
Sou filha única do segundo casamento dele com minha mãe q já é falecida.
A resposta da senhora me deixou bem aliviada.
Ele só pode deixar em testamento 50% do patrimônio pra você.
Muito inteligente e bonita também
FOI MUITO BOA ESSA AULA, POIS ME ENCAIXO NELA!!! OBRIGADO
Voce é muito culta, Doutora!!!
Amo seus videos!!!Parabens!!!
Palestras esclarecedoras. Sem linguajar empolado para demonstrar um conhecimento que não tem . Sou advogado , suas palestras me ajudam esclarecer temas que não domino.
Ajudou muito, bela advogada. Sanou muitas dúvidas que eu tinha. Muito grata.
Parabéns Doutora... Explicação simples e fácil
Muito importante o esclarecimento doutora
Você explica muito bem
Excelente Linda professora, muito obrigado por compartilhar
Dra. Estudo direito. Será que a Dra pode. dizer os artigos. Porque não me convenci disto.
Perdoe minha ignorância juridica!!
Mas a pergunta foi à casa somente como bem, e pelo que entendi sobre a pergunta foi referente a um imóvel a ser doado de acendente prara descendente!! Nese caso de um imóvel como bem unico de herança
Não pode ser feito para um só descendente, ja que tem outros com os mesmos direitos!! Ah so uma observação 50% desse imóvel sim pode ser feito sim mas 100% dele não!! Rodrigo Marques de Assis!!
Belo Horizonte!!
Preciso atualizar um pouco na área de família e sucessões, mas creio que fique assim, a seguir. Na pratica no caso em tela sendo a casa o único bem, entendo que na pratica nem mesmo os 50% será deste filho, pois caso morresse o pai sem a doação, seria 100% / 4 = 25% pra cada filho, em se fazendo a doação em vida, quando do falecimento do pai tem-se que trazer a colação da doação como adiantamento da legitima, ou seja, ficará configura que os 25% ele já herdou em vida, restando os outros 25% que foram doados em vida + os 50% ainda restantes, sendo então 75% / 4 = 18,75 %, portanto este filho ficaria com total de 43,75% do total, me corrija por gentileza se eu estiver errado neste caso Doutora, estou aqui dizendo no caso de só ter este único bem (uma casa).
Gostaria de mais esclarecimentos também,tendi em vista que recebi em vida de meu pai 50% da parte legítima do meu pai,"25%" restante de 25% dele e os 50% da minha mãe, único imóvel,a escritura "doação"fala que não irá à colação!
O inventário está quase no final
Seu canal é ótimo. Vai prosperar muito. Além disso existe o fator mais importante que é estar esclarecendo as pessoas e lhes fazendo um grande bem. Parabéns
Excelente explicação.
Muito boa informação. Obrigado
Boa tarde! Muitíssimo obrigado, excelentes informações. Parabéns!!! Costa
Excelente informação, pensava que o pai não poderia doar um bem a um filho sem a anuência dos outros. Parabéns!
Bem dito mas tem que ter outros 50% para dividir não é.
ÓTIMO.
Se tiver um imóvel só não pode...
Na cabeça sua resposta.
Parabéns
Excelente todas as explicações .Muito interessante. Gostei muito .
Eu gostei dessa indicação é ó que eu estou vivendo
Meu irmão era casado e com comunhão de bens, separou no litigioso e vendeu a casa e foi feita a divisão certa para abus . Ele tinha uma oficina mecânica e uma pequena loja de peças. Neste imóvel a ex mulher tem 50% . Ele não conseguiu vender no valor que ambos queria. Isso foi passando o tempo. Aí ele vendeu o imóvel para o Ex Sogro em janeiro deste ano, só não tinha entregado os documentos, pois este só seria após o pagamento. No dia 20 fevereiro meu irmão FOI assassinado na oficina e loja de peças, onde ele morava e estava trabalhando, o executor foi preso, o motivo que o assassino deu nós provamos que é mentira.
Meu irmão tem uma filha com a ex mulher. E nós que tivemos que arcar com o funeral etc.
No dia seguinte ao enterro a ex mulher foi tomar posse de tudo que é direito dela e da filha deles. Meu irmão tinha um seguro de vida ao qual a filha é beneficiada.
O assassinato dele é muito estranho o assassino foi lá unicamente para executar meu irmão foram disparos NA cabeça.
E a pressa da ex mulher dele e o irmão dela em entra no imóvel,o irmão dela arrombou a parte da casa onde ele morava e minha irmã cuidava da casa dele, das roupas dele e tem vídeos da ex mulher dele xingando todas as irmãs dele e ofendendo a nossa mãe.
Minha mãe só pediu as roupas dele, mas a ex mulher falou muitas coisas que foram gravadas tanto áudio como vídeo ( orientação da P M que foi chamada). E a solução do assassinato NADA o Delegado não fez nada e já deu o caso por encerrado. Os bens dele são da ex mulher e da filha. Mas se nós irmãos não providenciamos ele não teria um enterro de um pequeno empresário.
E não consigo entender como uma mulher e sua família não tem interesse em saber (qual o motivo que do assassinato do Pai da filha dela , da Neta deles ). Isso está me incomodando, mas contra um advogado particular para cobrar o serviço do delegado e auxiliar a promotoria. E aí me deparei com o assassassino tem um advogado particular para defender ele no caso do assassinato e não nos outros processos que ele tem.
Boa noite
Mandaram matar seu irmao 😢😢
Gratidão Deus te abençoe sempre
Gostaria de saber se existe um modelo de Declaração de Vontade pata partilha de bens imóveis, de pais para filhos
Obrigado Doutora pela suas informações
Era o que eu tava precisando saber 🙏🙏🙏
Muito boa explicação,me ajudou muito.Deus Abençoe vc e a todos os seguidores.
É bom saber disso doutora 😊😊😊👍👍👍
Obrigada pelo vídeo, foi muito esclarecedor. Parabéns!
Sou Carminha. Divinopolis, minas Gerais. Somos 13 irmãos. Minha mãe já faleceu à 6 anos. Mas até hj meu pai ,nem minha mãe fizeram o inventário. Mas o folgado do meu segundo irmão mais velho,tinha casado e construiu uma casa na metade do lote do meu pai.Tem 400 metros quadrados. A frente tem uma outra casa que tb é do meu pai. Mas minha irmã com filhos vai morar nela.Este irmão manso,já tem outra casa ,em outro bairro que ele mora. Mas para não perder esta cara que ele construiu no lote do meu pai,qdo era casado, aí meu pai ficou com dó dele,e deixou ele construir.Fiquei sabendo que este irmão manso,para não perder essa casa,que ele construiu no lote do meu pai,requereu Usucampião.Escondido,sem comunicar nada com a família. Fiquei sabendo de terceiros. Que direitos este irmão manso tem?
Olá. Se foi emprestado por seu pai, seu irmão não conseguirá a titularidade através e usucapião. Cabe aos demais herdeiros contestarem a ação e reivindicarem seus direitos.
Excelente esclarecimento, prezada causídica.
Top explicação.
Não gostei do herdeiro indicado pelos pais ter direito a apenas 50% do valor… O que fica bem claro é que de qualquer maneira o proprietário do imóvel tem que partilhar com os outros mesmo que ele não queira
Gostei muito , não sabia disso com clareza .
Um vídeo esclarecedor.
E sempre muito bom saber sobre estes assuntos grata
Excelente
Tenho aprendido muito com seus vídeos doutora, muito obrigada por dividir seu conhecimento nessa área! Sucesso sempre!!!
Amo seus vídeos Doutora, 👏👏👏👍
Boa tarde doutora obrigado ABRAÇOS
@Isis, tenho uma dúvida relacionada a doação vs transferência de patrimônio entre cônjuges de residências fiscais diferentes.
Um não residente fiscal e que recebe seu salário no exterior, depois transfere para sua conta corrente no Brasil. Se na sequência transferir esse dinheiro para a conta da esposa residente no Brasil para que ela possa usufruir, investir e construir patrimônio conjunto do casal, deve: a)considerar como doação; ou b) considerar como um rendimento de qualquer natureza dela ou c) rendimento isento/não tributável?
No primeiro caso, seria sem imposto de renda nem itcmd (doação feita por não residente / ausência de lei complementar). Já no segundo, teria tributação de 15%, no meu entendimento.
Qual ou quais entendimentos são possíveis para um casal em comunhão parcial de bens?
Olá. O caso deve ser analisado com cautela.
Muito esclarecedor.
Obrigada.
Boa noite minha irmã cuida do meu pai ela pode ficar na casa mas ela tem casa própria e eu não tenho ela pode querer continuar lá dentro qual é a situação Obrigada boa noite a senhora explica muito bem mesmo viu todas as questões tá de parabéns
Olá. Pelo que compreendi de sua pergunta, sua irmã é curadora de seu pai. Se assim for, ela pode morar na mesma casa que seu pai ou continuar na casa dela exercendo a curatela.
Muito boa postagem , simples , concisa e direta .
Obrigado Doutora!
Maravilhosa professora, era tudo o que eu precisava saber.
Amei
Show... parabéns
Obrigada pelo vídeo.
AGRADEÇO IMENSAMENTE DRA.ISIS .VIDA LONGA E PRÓSPERA .
Esse canal é tudo de bom . Parabéns doutora!
Dra.boa noite . Qual seu email?
Dra. Isis! Obrigada por compartilhar conhecimento!
Dra, primeiramente, a senhora é excelente profissional!
Dito isto, peço sua orientação.
Veja isso, um (de 6) filho ajudou os pais a construir uma casa pra moradia deles e da família. Passados longos anos, falece o genitor. A mãe sempre prometeu recompensa-lo e sua vontade, aceita por ele, é de 50%,ou seja, sua parte como meeira já reserva para ele, como forma de pgto. Outros 5 irmãos são cientes e concordes com esse%. Há outros 2bens. Pergunto: ela pode doar 50% dessa casa, com anuência de tds? Risco de anulação? Pois, neste caso, nunca haverá igualdade de valores entre eles, não afastaria a antecipação de herança, correto? Deu pra me compreender? Entendo que caberia apenas itcmd pela doação? Enfim, o filho ficaria com 50% + 1/6 da herança da parte do pai. E o restante dos bens divisão normal dos bens e direitos que num futuro qd da passagem da mãe. Qual melhor saída para pagar pela benfeitoria/construção? Prestes a ter problemas. A intenção eh afastar adiantamento de herança e pagar pela ajuda que ele deu qd construiam.
Vídeo muito esclarecedor.
Parabéns Doutora!
Dra 3 irmaos meus moram no imovel deixado pelo pai ...antes do meu pai morrer eles me jogaram na paastei pedi esmola vivi de favor em caasa de estranhos ...pense como foi ruim nao morri porque deus cuidou de mim.
Bastante esclarecedor
Muito bom!
Bom dia! Meu pai é Herdeiro único de um terreno, somos em 5 e ele quer doar partes desse terreno para 4 de nós.
Já que sempre acordamos que o outro imovel será da que outra irmã não quer o terreno.
Ele pode nós doar partes desse terreno o desmembrado entre 4 filhos?
Nossa mãe como esposa tem que aparecer na doação?
O outro imovel podemos todos assinar para ser doado a uma única filha?
Boa noite Doutora, primeiramente meus parabéns por esse trabalho muito exclarecedor para nós. Gostaria de um conselho. Meu marido teve duas famílias simultaneamente, nos separamos e dez anos depois ele faleceu em 2015. Nessa união ele adquiriu imóveis. A outra mulher abriu inventario e omitiu o sítio, se dizendo dona. Esse sítio fica dentro de uma fazenda, ou seja, não tem nome de rua. Já procurei em todos os cartórios possiveis e nada!!!! Tenho fotos antigas onde sempre ia com filhos e marido. Hoje a outra mulher coloca fotos atuais se dizendo dona da propriedade. Minha pergunta é: Posso abrir um processo judicial para que ela apresente documentação desse sítio comprovando o que diz? Posso contestar se provar a confirmação dos fatos, sendo que o falecido não poderia fazer isso sem anuência dos filhos??
Ele não foi casado no civil com nenhuma de nós duas. Abri união estável pós morte. Obrigada!!!!
Olá. Para a tomada de decisão terá que aguardar a decisão do juiz quanto ao reconhecimento de união estável, que legitimará sua condição de companheira.
Boa noite doutora, parabéns pelo seu trabalho..gostaria que pudesse me ajudar com uma dúvida. Meu sogro faleceu em 1999, deixou uma casa e um sítio. A casa compramos as partes dos irmãos e ficamos com ela. O sítio meu esposo comprou da minha sogra. Só que ele pôs a compra no nome de um amigo dele, agora vai fazer requerer o bem, passando diretamente para nossas 2 filhas de maior idade. Isso é direito? Visto que somos casados em comunhão parcial de bens.
Ótima explicaçã.obrigada doutora 🙏
Olá, estou gostando muito das suas orientações!
Pois estou passando maus bocados com minha família por conta de herança!!
Vc poderia esclarecer alguns pontos para mim?!!
Desde já lhe agradeço e Deus te abençoe 😘
Olá. Envie sua pergunta para o e-mail: isis.souzaaraujoadv@gmail.com
Gostei ,muito legal ,essa orientação Dr . Nesse vídeo ,esse rapaz faz perguntas ,os meus irmão pode tirar da casa ,mesmo eles não fez a doação com vida ? Não entendi a resposta , Dr.
Dr explique o que acontece quando um herdeiro toma todas as posses da mae, havendo mais herdeiros após o falecimento pode ser dividido igualmente?
Excelentes clarificacoes, sucintas e explicativas.
É muito bom seus esclarecimentos, gostaria de saber se em caso de demora de um inventário por conta dos herdeiros não quererem fazer negociação de coisas banais, coisas que devem ser negociadas e eles não vão adiante como devemos proceder.?
Olá Ana. Solução existe. O juiz a pedido do advogado, deve pedir que o bem vá a leilão ou seja suprido o consentimento pelo juiz daquele que não concorda.
Meu pai doou metade do terreno pra minha avó (mãe dele) meu pai não responde por si é alcoólatra ah 40 anos e agora perdeu a visão . Minha avó faleceu! O que posso fazer pra ajudar meu Pai... Tem como recuperar essa metade do terreno dele?????????? Obrigada doutora
Show é isso aí Ísis, beijos e sucesso
Ola Doutora, por gentileza me esclareça a seguinte questão, meu Pai deseja doar um bem imóvel pra mim e minha irma. todavia somos filhos do 1º casamento dele minha mãe já faleceu. Esse bem corresponde a 50% outros 50% ele colocou no nome do filho com a atual esposa. minha pergunta é? Ela a atual esposa precisa concordar. desde já agradeço á atenção. Mesquita Betim MG.
Não sabia dessa lei 👍👍
Tirou minha dúvida doamos uma casa pra minha filha menor hj ela está com 15 anos , já fizemos escritura direto no nome dela.
Tenho 2 filhos herdeiros.
Posso, em testamento, deixar toda os meus bens (móveis e imoveis) para somente um deles ?
Em minha vontade, quero que somente um deles seja o meu único herdeiro. Parabéns por seus esclarecimentos. Deus a abençoe.
Olá. Como disse no vídeo, somente se seu outro filho consentir expressamente. Caso contrário, poderá doar 50% do que lhe pertence e ele será beneficiado com 75% da herança.
Acho errado isto, se ele quer doar tudo pra um... Acho que pode doar tudo sim, sem problemas
A melhor explicação parabéns
DRA OBRIGADA POR NOS AJUDA
Obrigada pela explicação Doutora.
Por favor poderia esclarecer uma dúvida: Meu irmão recebeu uma casa como doação do meu pai (em vida), na época todos nós filhos assinamos, pois meu pai disse que estaria antecipando herança, pois meu irmão ia ser casar.
Meu pai faleceu ano passado, 2023, a na juntada de bens, esse imóvel não foi incluido nos bens do espólio. Agora depois de meses, uma irmã averiguou e percebeu que o valor do imóvel doado é de valor bem acima dos 50% do total do espólio (parte do meu pai dividido entre 4 filhos), e ela sozinha oediu Colação desse imóvel.
Na Escritura lavrada em 2005 esta como Doação e antecipação de herança, porém meu irmão alega que comprou a casa antes da Escritura e apresentou um Instrumento Particular de Compromisso de Permuta de 2002, com recibos de 2002 a 2004, em parcelas escritas de próprio punho, assinados pelo meu pai, e em papel timbrado da empresa do meu pai (que não tem nada a ver com negócios particulares), no valor total de apenas 5% do valor do imóvel na época. Nesse caso, qual documento tem valor jurídico por favor? Minha irmã esta certa em pedir a colação desse imóvel?
Agradeço antecipadamente a atenção.
Deverá ser pedida a colação do bem. Se foi realizada venda e não doação, todos os irmãos deveriam ter assinado concordando com a venda .
Gente se você tiver dois filhos e eles não tiveram demorar deixe para eles mesmo que ele seja mal criado bote documento no nome do outro mas se eles tiverem condição financeira venda tudo e vai achar lá kkk
Olá Dra, bom dia! Tudo bem com a senhora? ❤
Gostaria que a senhora respondesse essa pergunta!
Eu tenho um filho pequeno com meu marido, e ele tem outros filhos do primeiro casamento, e ele já colocou um imóvel no nome do filho mais velho, e agora colocou uma casa no nome do meu filho. Ele fez uma doação!!! A senhora pode me dizer se no futuro eu corro risco de perde a casa de algum desses outros filho quererem tomar??? Eu tenho o papel com a assinatura o pai do meu filho🙏🏾 desde já te agradeço
A questão é que independente de um ter mais ou menos. ..essa situacao de doacao prejudica os outros filhis. Outro caso é a preferência de um filho em detrimento dos outros...prejudicando ainda mais quem nunca teve nada... acho isso uma mega injustiça pq o que ocorre é que quem fica lá junto dos pais muitas vezes nunca trabalhou para conquistar seu espaço e resolve fazer a divisão de forma a tirar dos irmãos os bens....transfere os bens dessa forma. A meu ver a justiça deveria sim rever essas questões.
EU TAMBÉM NÃO ACHO JUSTO O CARA FICA MAMANDO NA CASA DOS PAIS A VIDA INTEIRA DECLARADAMENTE O PREFERIDINHO, NUNCA TEVE A RESPONSABILIDADE DE PAGAR ÁGUA, LUZ, ALUGUEL OU PRESTAÇÃO DA CASA PRÓPRIA E AINDA RECEBER MAIS QUE OS OUTROS NA PARTILHA DE BENS!
Acho que a forma justa é ninguém herdar nada, tem muitos filhos com oportunidades iguais os outros que não querem nada da vida, apenas receber anos de trabalho dos velhos, e ainda outros que na velhice abandonam os pais achando que a obrigação é de apenas um cuidar, mais querem receber de forma igual sem nada fazer pelos pais.
Meus irmãos são filhos de minha mãe e meu pai que e o construtor da casa(sozinho) faleceu e moro na parte de baixo do sobrado....eles têm direito à essa minha parte????caso minha mãe faleça
Gratidão, Deus te abençoe
Muito bem explicado, obrigado Dr.a.
Obrigada Dr.💓
Gostei muito da sua explicação me ajudou muito dra,obrigada
GRATO DRA. FELIZ 2021 IMPORTANTE DICA AGORA VOU ME VACIAR CONTRA O VIRUS E CONTRA ESSA PESSOA SUAS DICAS SERVEM TAMBEM COMO UMA VACINA PARA NOS PREVENIR DOS MALFEITORES OBRIGADO POR SUA COMPETENCIA VOU TE MANDAR MAIS COISAS PARA OUTRAS PESSOAS TAMBEM SE CUIDAREM QUE PARENTE TAMBEM FERRA A GENTE.
Ninguém tem direito só Devemos cuidar de algo bom que eles deixaram sem discordia
Enquanto a gente e viva podemos vender o que temos e não dar satisfação pra filhos já que eles não ajudaram a construir nada e viajar aproveitar a vida essa e uma pergunta que muitos casais querem saber filhos hoje em dia são mto malcriados deixar herança pra brigarem e melhor vender tudo e gastar obrigada
Olá Wanda. Enquanto o dono ou dona do patrimônio estiver vivo(a), não há que se falar de herança. Este é o tema do vídeo do dia 03 de maio de 2019.
Pode vender sim a qualquer momento que desejar! Não há impecilho algum quanto a isso, porém vai ser uma decisão guiada por sua consciência e coração!
Ganância.
O pai pode tomar de volta uma casa q ele doou legalmente?
Dr boa noite eu e meu irmão de criação cuidamos de meu pai que é viuvo idoso e cadeirante tudo e feito por nos meu irmão de sangue foi doado quando bebe para outra familia más tem o sobrenome do meu pai meu pai morre de vontade de ver os netos que sao bebes meu irmão nem. Vai e nem levou para meu pai ver é possivel ele ser excluido da partilha se imovel. Lembrando que comofilha legitima faço questão que irmão de criação tenha direito e pelas atirudes do legitimo pra mim nem queria que rivesse qual seria a conclusão certa dessa partilha da para ser excluido fala que onde moramos o bairroe de pobre
Estou vivendo esse dilema minha mae manisfestou o desejo de doar em vida sua casa para mim visto que minha unica irma ja havia construído a dela no terreno doado por minha mae e eu nao tenho casa porem minha irma nao assinou a doação .. nao aceitou . Eu tambem nao assinei o documento do terreno onde ela construiu a casa . Agora minha mae faleceu e os dois terrenos onde as casa forma constuidas ainda estao no nome de minha mae. Nao sei como vao ficar isso visto que minha mae nunca fez documento da casa porque segurou a palavra que a casa era pra passar pro meu nome que embaraço.
Terão que inventariar os bens para a devid partilha. Certamente durante o processo você e sua irmã poderão chegar a um acordo sobre o destino dos imóveis.
E quando o filho compra um terreno do pai os outros filhos (que não estão presentes) deve ir em um cartório da sua cidade ou procurar um advogado?
Se concordaram ou não com a venda, devem procurar um advogado para instruí-los como proceder. Ou seja, analisar o caso para saberem como questionar a venda ou assinarem consentindo.