Pessoal, a minha sincera opinião: nao sou de "choramingar", simplesmente sou justa! Quantas pessoas abdicaram de seu tempo para estudar, sei que conhecimento jamais será perdido, mas vamos ser justos, um concurso nivel médio, com uma quantidade absurda de questões em exatas , sendo obvio que não fara parte da rotina dos escreventes, outra coisa , textos longos e questões cinco em uma como foram as de penal. Isso , pra mim, é injusto porque não temos 5 horas pra 100 questões, mas sim, 100 e lá vai! Ninguém está fazendo curso ou abdicando de lazer , familia e outros, para se deparar com um absurdo de uma prova nivel médio à altura de uma prova de magistratura, sejamos mais justos com aqueles que colocam toda a sua esperança em um cargo público! Gente, a prova deve ser feita para testar o nivel de conhecimenro dos participantes e não para tentar reprova-los ao máximo. São vidas e esperanças, não estou nem falando de pessoas que prestaram por prestar, mas sim, daquelas que estudaram pra lá de anos e que saberiam aplicar tranquilamente no seu dia a dia, pois acredito que os escreventes analisam sim os processos , mas não são advogados para resolver casos , nem peritos de cálculo e, muito menos, técnicos em TI. Muitos conseguiriam desempenhar a função com excelência com tudo que estudou, só falta que seja elaborada uma prova que realmente leve isso em consideração!
Perfeito. Compartilho do mesmo pensamento. Conhecimento jamais será perdido, PORÉM (aqui minha opinião) NÃO ERA O MOMENTO DE MUDAREM O NÍVEL/PERFIL DA PROVA. Não tem cabimento numa REAPLICAÇÃO passarem a enfiar 5 historinhas num único enunciado e 3 delas em cada alternativa. Tampouco triplicar o número de questões “trabalhosas” que antes apareciam pingadas em cada área do Direito, por exemplo. NÃO FOI JUSTO submeter os demais (50 mil candidatos) que não foram prejudicados pelo erro de um fiscal (1 sala) à reaplicação de uma prova MUITO mais complexa. Se a vontade da VUNESP é subir o nível, que o fizessem na normalidade. E não como consequência de uma anulação
Todo mundo fez a mesma prova que voce, se fosse muito menos dificil, como as provas de 2017, seria mais facil pra todo mundo. O que importa é estar na frente dos outros, e não acertar 95 questões. Voce pode acertar 70 e ir trabalhar lá. Aproveita que é dificil essa aqui e vai fazer prova que paga o dobro. Estuda pra proxima e fica em primeiro. Nao adianta chorar, o que adianta é o famoso brio
Aqui, ninguém está chorando, mas sim, compartilhando sentimentos , portanto, é algo pessoal , se é choro para alguns , para outros é saber expor o que não considera justo, então, vamos respeitar a opinião de cada um!
A prova de Escrevente do TJSP se tornou completamente inviável para se estudar TANTO em prol de ganhar 7 mil de salário. Tem feito mais sentido estudar para Tribunais Federais, os quais têm feito provas muito mais coerentes e justas, além de terem quase o dobro de salário. Reflexão para os colegas de estrada.
Boa análise, mas precisa ser feita comparação de forma ampla - quantos chamam num TRE, TRF e TRT - e quantos chamam por ano em TJ? tudo precisa ser analisado -
Tu fala como se 7 mil fosse nada...olha a realidade brasileira, cara...rs. Nenhum federal chama o que o TJ SP chama. É o melhor concurso pro cara tomar impulso e aí sim mirar em um de 15k. A menos que tenha pai e mãe que banque os estudos e tenha disciplina, lógico. Esse papo de menosprezar concursos geralmente vem de quem nunca passou em nenhum. Desculpa aí. Galera já quer começar com salário de magistrado, por isso vivem frustrados, ansiosos e sem saber onde mirar primeiro. Fica a dica aí, colega de estrada.
Pior que eu fui até bem em direito. Tô orgulhosa, mesmo tendo errado algumas. Os professores da Neaf são bons mesmo. Mas eu tenho dificuldade com exatas, se eles deixam muito difícil, eu não consigo responder, principalmente porque eu faço no final da prova, fico com pressa por conta do tempo. E na minha opinião, não faz sentido fazerem provas de matemática e raciocínio lógico tão difíceis, sendo que você não vai usar isso no trabalho.
Torço p/ que a/o fiscal que fez a cag*d* que resultou na anulação tenha um pingo de noção do prejuízo irreversível que causou na vida de milhares de pessoas. Que tenha refletido, ainda que minimamente, e que continue a pensar nesse absurdo. Meses (até mais) de estudo, abdicações (família, lazer, saúde física…), investimento em materiais/viagem/hospedagem, pressão psicológica e etc. p/ tirar um peso gigantesco das costas após sair da sala no dia 08/set. Essa “leveza” de quem saiu confiante, no entanto, durou apenas 2 dias. E mesmo assim, guerreiros, fomos pra essa reaplicação com um único objetivo: MANTER OU SUBIR a nota. Não existia outra possibilidade. Eu, pelo menos, pensei: “a banca parece estar numa fase de transição, com mais questões-problema, então deve manter o nível”. Coitada de mim. Achei extremamente mais difícil. Óbvio, havia questões simples/objetivas. Mas, de resto, principalmente no bloco de Direito, é como se tivessem pegado questões trabalhosas, que antes apareciam 1 ou 2 por matéria, e subissem p/ 80% em cada área nesse bloco. O mesmo valeu p/ matemática. Pra piorar, fui conferir a NC do interior e na cidade ao lado de onde moro eu teria ficado em 5º/6° lugar. Mas cometi a infelicidade de tentar p/ Capital. Enfim…. Desejo força p/ todos que lutaram até aqui. E que possam descansar uns dias, porque esse baque não foi leve não.
Pelo que tá todo mundo falando da dificuldade suprema, acho que 61 pontos ainda fica entre os top 10. Só não fica no top 10 se algum advogado formado resolveu fazer a prova da OAB que a Vunesp aplicou
Na unip onde eu fiz a prova tinha gente conversando no andar de baixo, uma mulher que conversou a prova toda! Não sei quem era essa infeliz mas me atrapalhou dms. Infelizmente fui bem na prova que foi anulada e nessa fui mto mal nem acreditei na nota. Tô decepcionado e com raiva desse examinador de direito penal, oq essa pessoa tem na cabeça?? Cobrar doutrina numa prova de nível médio, eu fiz questões de nível superior que não tinha nada disso era só a letra da lei!
N aminha sala foi uma palhaçada, a Vunesp ta deixando a desejar. Uma das fiscais simplesmente sentou e dormiu sentada por meia hora, a outra quando perguntei que horas era, ela disse que não podia falar, como assim? o que tinha demais em falar a hora?
Em relação a horas, smp vi fiscais falando que não pode falar o horário, tem que se guiar pelas marcações que fazem a cada meia hora mesmo. Acho que deveria ter relógio nas salas, não atrapalha em nada.
@@WagnerFreitas92 na minha sala o horario era marcado a cada 1h... o que torna dificil administrar p tempo. e com certeza teve em um que passou alem de 1h. Deveriam deixar um relogio de parede peloi menos, mas não vejo sentido em proibir todos os tipos de relogios
RECURSO - QUESTÃO 21 21) Apenas erro material no gabarito, alternativa correta: “assumir humildemente sua inépcia nas redes sociais.” Inépcia: Falta de aptidão. Ausência de capacidade (Dicionário Michaelis). Ele assumiu humildemente (“poderia me ajudar”) sua inépcia quando demonstrou falta de aptidão ("a tuitar um tik tok no face-X"). NÃO pode ser: “desincompatibilizar-se com as redes sociais.”, pois DESINcompatibilizar-se, traz que ele era ANTES incompatível, quando na verdade ele era apenas INEPTO (desprovido de aptidão). Se fosse apenas COMPATIBILIZAR-SE estaria correta. Desincompatibilizar: Deixar a incompatibilidade; reconciliar(-se) (Dicionário Michaelis). Incompatível: que não pode coexistir, estar em harmonia com outra coisa, com algo ou alguém; INCOMBINÁVEL; INCONCILIÁVEL.
@@TamirisSilva-j1z olha, eu acho que não cabe recurso não… ele não assumiu a inépcia dele! se ele tivesse assumido a inépcia, ele não teria falado os nomes das redes sociais para fingir que tinha conhecimento delas, teria apenas pedido ajuda, sem querer “se achar o sabichão” rsrs
RECURSO - QUESTÃO 21 21) Apenas erro material no gabarito, alternativa correta: “assumir humildemente sua inépcia nas redes sociais.” Inépcia: Falta de aptidão. Ausência de capacidade (Dicionário Michaelis). Ele assumiu humildemente (“poderia me ajudar”) sua inépcia quando demonstrou falta de aptidão ("a tuitar um tik tok no face-X"). NÃO pode ser: “desincompatibilizar-se com as redes sociais.”, pois DESINcompatibilizar-se, traz que ele era ANTES incompatível, quando na verdade ele era apenas INEPTO (desprovido de aptidão). Se fosse apenas COMPATIBILIZAR-SE estaria correta. Desincompatibilizar: Deixar a incompatibilidade; reconciliar(-se) (Dicionário Michaelis). Incompatível: que não pode coexistir, estar em harmonia com outra coisa, com algo ou alguém; INCOMBINÁVEL; INCONCILIÁVEL.
Ótima análise, obrigado! Só uma pergunta fora do tópico: Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Você poderia explicar como movê-los para Binance?
Depende: o concurso público serve para preencher as vagas. Se o total de vagas for preenchido e as pessoas conseguirem nota mínima para preencher o Cadastro de Reserva, então o concurso cumpriu o seu papel. Do contrário é plausível a reclamação, mesmo que não dê em nada
De acordo com a live do Ivan, teve um comentário que o escrevente fez dizendo que a prova foi exigida neste nível a pedido do próprio TJ, motivo é que teriam muitos aprovados deixando a desejar no exercício do cargo. Então se tivesse uma forma de reclamar sobre o nível, eu reclamaria sim, além do mais, temos o direto de pedir explicações sobre assuntos que nos digam respeito!
@@foxyflavour17 vc não acha que é perda de tempo estudar pra uma prova de nível médio e chegar na hora aparecer questão nível procurador? A prova não precisa ser fácil mas no mínimo justa. E se eles fazem isso é pq justamente ngm se manifesta a respeito.
Professo ótima live , mas como eu faço para saber a versão da minha prova que só estou com gabarito ? Não deixaram levar o caderno da prova, somente o gabarito. Fazia tempo que não fazia prova da Vunesp estou perdido. obrigado
Pessoal, a minha sincera opinião: nao sou de "choramingar", simplesmente sou justa! Quantas pessoas abdicaram de seu tempo para estudar, sei que conhecimento jamais será perdido, mas vamos ser justos, um concurso nivel médio, com uma quantidade absurda de questões em exatas , sendo obvio que não fara parte da rotina dos escreventes, outra coisa , textos longos e questões cinco em uma como foram as de penal. Isso , pra mim, é injusto porque não temos 5 horas pra 100 questões, mas sim, 100 e lá vai! Ninguém está fazendo curso ou abdicando de lazer , familia e outros, para se deparar com um absurdo de uma prova nivel médio à altura de uma prova de magistratura, sejamos mais justos com aqueles que colocam toda a sua esperança em um cargo público! Gente, a prova deve ser feita para testar o nivel de conhecimenro dos participantes e não para tentar reprova-los ao máximo. São vidas e esperanças, não estou nem falando de pessoas que prestaram por prestar, mas sim, daquelas que estudaram pra lá de anos e que saberiam aplicar tranquilamente no seu dia a dia, pois acredito que os escreventes analisam sim os processos , mas não são advogados para resolver casos , nem peritos de cálculo e, muito menos, técnicos em TI. Muitos conseguiriam desempenhar a função com excelência com tudo que estudou, só falta que seja elaborada uma prova que realmente leve isso em consideração!
Perfeito seu comentário. Resumiu exatamente o que a gente pensa.
Perfeito. Compartilho do mesmo pensamento.
Conhecimento jamais será perdido,
PORÉM (aqui minha opinião) NÃO ERA O MOMENTO DE MUDAREM O NÍVEL/PERFIL DA PROVA.
Não tem cabimento numa REAPLICAÇÃO passarem a enfiar 5 historinhas num único enunciado e 3 delas em cada alternativa. Tampouco triplicar o número de questões “trabalhosas” que antes apareciam pingadas em cada área do Direito, por exemplo.
NÃO FOI JUSTO submeter os demais (50 mil candidatos) que não foram prejudicados pelo erro de um fiscal (1 sala) à reaplicação de uma prova MUITO mais complexa.
Se a vontade da VUNESP é subir o nível, que o fizessem na normalidade. E não como consequência de uma anulação
Todo mundo fez a mesma prova que voce, se fosse muito menos dificil, como as provas de 2017, seria mais facil pra todo mundo. O que importa é estar na frente dos outros, e não acertar 95 questões. Voce pode acertar 70 e ir trabalhar lá. Aproveita que é dificil essa aqui e vai fazer prova que paga o dobro. Estuda pra proxima e fica em primeiro. Nao adianta chorar, o que adianta é o famoso brio
Aqui, ninguém está chorando, mas sim, compartilhando sentimentos , portanto, é algo pessoal , se é choro para alguns , para outros é saber expor o que não considera justo, então, vamos respeitar a opinião de cada um!
A prova de Escrevente do TJSP se tornou completamente inviável para se estudar TANTO em prol de ganhar 7 mil de salário. Tem feito mais sentido estudar para Tribunais Federais, os quais têm feito provas muito mais coerentes e justas, além de terem quase o dobro de salário. Reflexão para os colegas de estrada.
Pensei a mesma coisa.
Boa análise, mas precisa ser feita comparação de forma ampla - quantos chamam num TRE, TRF e TRT - e quantos chamam por ano em TJ? tudo precisa ser analisado -
Tu fala como se 7 mil fosse nada...olha a realidade brasileira, cara...rs. Nenhum federal chama o que o TJ SP chama. É o melhor concurso pro cara tomar impulso e aí sim mirar em um de 15k. A menos que tenha pai e mãe que banque os estudos e tenha disciplina, lógico. Esse papo de menosprezar concursos geralmente vem de quem nunca passou em nenhum. Desculpa aí. Galera já quer começar com salário de magistrado, por isso vivem frustrados, ansiosos e sem saber onde mirar primeiro. Fica a dica aí, colega de estrada.
@@meirelles88 Falou tudo.
Deixa de ser chorão.
Vunesp vingativa, ficou nervosinha de ter que reaplicar a prova e desceu o casco! Gente cadê o Prof. Douglas? mudou de escola?
estudei mais, entendi mais coisas sobre direito e afins e consegui ir PIOR do que na primeira vez, o jeito que a vuvu humilha é diferente '-'
Pior que eu fui até bem em direito. Tô orgulhosa, mesmo tendo errado algumas. Os professores da Neaf são bons mesmo.
Mas eu tenho dificuldade com exatas, se eles deixam muito difícil, eu não consigo responder, principalmente porque eu faço no final da prova, fico com pressa por conta do tempo. E na minha opinião, não faz sentido fazerem provas de matemática e raciocínio lógico tão difíceis, sendo que você não vai usar isso no trabalho.
Poderiam substituir tudo por direito kkkkk
Muito obrigada, Professor Alê!
Quando sai a correção do NEAF?
Top o conteúdo de vocês. Aquela questão de desincompatibilizar foi tensa msm
Torço p/ que a/o fiscal que fez a cag*d* que resultou na anulação tenha um pingo de noção do prejuízo irreversível que causou na vida de milhares de pessoas. Que tenha refletido, ainda que minimamente, e que continue a pensar nesse absurdo.
Meses (até mais) de estudo, abdicações (família, lazer, saúde física…), investimento em materiais/viagem/hospedagem, pressão psicológica e etc. p/ tirar um peso gigantesco das costas após sair da sala no dia 08/set.
Essa “leveza” de quem saiu confiante, no entanto, durou apenas 2 dias. E mesmo assim, guerreiros, fomos pra essa reaplicação com um único objetivo: MANTER OU SUBIR a nota. Não existia outra possibilidade.
Eu, pelo menos, pensei: “a banca parece estar numa fase de transição, com mais questões-problema, então deve manter o nível”.
Coitada de mim. Achei extremamente mais difícil. Óbvio, havia questões simples/objetivas. Mas, de resto, principalmente no bloco de Direito, é como se tivessem pegado questões trabalhosas, que antes apareciam 1 ou 2 por matéria, e subissem p/ 80% em cada área nesse bloco. O mesmo valeu p/ matemática.
Pra piorar, fui conferir a NC do interior e na cidade ao lado de onde moro eu teria ficado em 5º/6° lugar. Mas cometi a infelicidade de tentar p/ Capital.
Enfim…. Desejo força p/ todos que lutaram até aqui. E que possam descansar uns dias, porque esse baque não foi leve não.
Vou fazer esse novo curso do neaf. Foco Total em escrevente!
Cada dia mais fofinho 😊
Fofinho é meu Olho Esquerdo cabeludo.
"Alegações finais".. Vela de 7 dias! Nunca mais esqueço, Ale! 😅😅😅
Professor, sabe estimar mais ou menos quantas provas serão anuladas? Pois achei as provas da reaplicação muito difíceis. :((
Na prova anulada eu fiz 70 na ampla concorrência, nessa reaplicação eu fiz 61.
Pelo que tá todo mundo falando da dificuldade suprema, acho que 61 pontos ainda fica entre os top 10. Só não fica no top 10 se algum advogado formado resolveu fazer a prova da OAB que a Vunesp aplicou
Na unip onde eu fiz a prova tinha gente conversando no andar de baixo, uma mulher que conversou a prova toda! Não sei quem era essa infeliz mas me atrapalhou dms. Infelizmente fui bem na prova que foi anulada e nessa fui mto mal nem acreditei na nota. Tô decepcionado e com raiva desse examinador de direito penal, oq essa pessoa tem na cabeça?? Cobrar doutrina numa prova de nível médio, eu fiz questões de nível superior que não tinha nada disso era só a letra da lei!
Professor , por favor faz curso de manutenção de Oficial de Justiça.
Fez curso de testes? faça dia D
@@alessandroferraz9432 ok , professor! Obrigada!
Já é a segunda vez que a vunesp cobra o significado da palavra obsoleto
N aminha sala foi uma palhaçada, a Vunesp ta deixando a desejar. Uma das fiscais simplesmente sentou e dormiu sentada por meia hora, a outra quando perguntei que horas era, ela disse que não podia falar, como assim? o que tinha demais em falar a hora?
Em relação a horas, smp vi fiscais falando que não pode falar o horário, tem que se guiar pelas marcações que fazem a cada meia hora mesmo. Acho que deveria ter relógio nas salas, não atrapalha em nada.
@@WagnerFreitas92 na minha sala o horario era marcado a cada 1h... o que torna dificil administrar p tempo. e com certeza teve em um que passou alem de 1h. Deveriam deixar um relogio de parede peloi menos, mas não vejo sentido em proibir todos os tipos de relogios
@@rosanacts sim, fora que a gente fica com mente cansada pra se basear pelas marcações de tempo pra saber o horário.
professor, cadê o vídeo de correção da prova + anulações? 👀👀👀
RECURSO - QUESTÃO 21
21) Apenas erro material no gabarito, alternativa correta: “assumir humildemente sua inépcia nas redes sociais.”
Inépcia: Falta de aptidão. Ausência de capacidade (Dicionário Michaelis).
Ele assumiu humildemente (“poderia me ajudar”) sua inépcia quando demonstrou falta de aptidão ("a tuitar um tik tok no face-X").
NÃO pode ser: “desincompatibilizar-se com as redes sociais.”, pois DESINcompatibilizar-se, traz que ele era ANTES incompatível, quando na verdade ele era apenas INEPTO (desprovido de aptidão). Se fosse apenas COMPATIBILIZAR-SE estaria correta.
Desincompatibilizar: Deixar a incompatibilidade; reconciliar(-se) (Dicionário Michaelis).
Incompatível: que não pode coexistir, estar em harmonia com outra coisa, com algo ou alguém; INCOMBINÁVEL; INCONCILIÁVEL.
@@TamirisSilva-j1z olha, eu acho que não cabe recurso não… ele não assumiu a inépcia dele! se ele tivesse assumido a inépcia, ele não teria falado os nomes das redes sociais para fingir que tinha conhecimento delas, teria apenas pedido ajuda, sem querer “se achar o sabichão” rsrs
RECURSO - QUESTÃO 21
21) Apenas erro material no gabarito, alternativa correta: “assumir humildemente sua inépcia nas redes sociais.”
Inépcia: Falta de aptidão. Ausência de capacidade (Dicionário Michaelis).
Ele assumiu humildemente (“poderia me ajudar”) sua inépcia quando demonstrou falta de aptidão ("a tuitar um tik tok no face-X").
NÃO pode ser: “desincompatibilizar-se com as redes sociais.”, pois DESINcompatibilizar-se, traz que ele era ANTES incompatível, quando na verdade ele era apenas INEPTO (desprovido de aptidão). Se fosse apenas COMPATIBILIZAR-SE estaria correta.
Desincompatibilizar: Deixar a incompatibilidade; reconciliar(-se) (Dicionário Michaelis).
Incompatível: que não pode coexistir, estar em harmonia com outra coisa, com algo ou alguém; INCOMBINÁVEL; INCONCILIÁVEL.
Como que faz pra mandar o recurso?
Ótima análise, obrigado! Só uma pergunta fora do tópico: Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Você poderia explicar como movê-los para Binance?
Começa em 11:02
É possível fazer uma reclamação formal na vunesp sobre o nível da prova?
😅😅😅
Depende: o concurso público serve para preencher as vagas. Se o total de vagas for preenchido e as pessoas conseguirem nota mínima para preencher o Cadastro de Reserva, então o concurso cumpriu o seu papel. Do contrário é plausível a reclamação, mesmo que não dê em nada
De acordo com a live do Ivan, teve um comentário que o escrevente fez dizendo que a prova foi exigida neste nível a pedido do próprio TJ, motivo é que teriam muitos aprovados deixando a desejar no exercício do cargo. Então se tivesse uma forma de reclamar sobre o nível, eu reclamaria sim, além do mais, temos o direto de pedir explicações sobre assuntos que nos digam respeito!
ao invés de perder tempo com isso, melhor gastar estudando
@@foxyflavour17 vc não acha que é perda de tempo estudar pra uma prova de nível médio e chegar na hora aparecer questão nível procurador? A prova não precisa ser fácil mas no mínimo justa. E se eles fazem isso é pq justamente ngm se manifesta a respeito.
Professo ótima live , mas como eu faço para saber a versão da minha prova que só estou com gabarito ? Não deixaram levar o caderno da prova, somente o gabarito. Fazia tempo que não fazia prova da Vunesp estou perdido. obrigado
Na página do candidato no site da VUNESP vc pode ver seu caderno de prova. Aí vai ter um código que indica o tipo de prova
O gabarito já foi liberado está junto com o caderno de provas
O gabarito da sua prova está na sua área do candidato
Área do candidato tem
O q acontece que nao consigo fazer inscrição para adquirir cursos no Neaf, estou tentando desde agosto 😢
11 3129 4356 fale aqui
Medo do ano que vem...como será a prova do ABC?
A única coisa que me preocupa é a quantidade de vagas kkkk espero que tenha boas opções de raj com bastantes vagas
@@TatiMCF 2025 a luta será grande e novos concursos chegarão