Eu sou uma das "sortudas" que sofre com a neuralgia pós herpética. Demorei a ser diagnosticada porque não tive as feridas na pele... sentia dor perto da barriga e fui em vários médicos de diferentes especialidades, fiz ultrason, tomografia, raio-x e NINGUÉM SOUBE DIAGNOSTICAR... passei quase um ano nesse vai e vem, passando inclusive pela fase que toda mulher que sente dor passa: Vc está exagerando... não está ansiosa?? Fiz minhas próprias pesquisas de acordo com os sintomas que sentia (dor em faixa, localizada em apenas um lado, na região do nervo intercostal) e fui em um médico que além de ser capacitado para o diagnóstico, acreditou em mim. No próprio consultório já foi possível ver que perdi a sensibilidade quente/frio na área. Faz pelo menos 2 anos que trato a dor (oq já se caracteriza como dor crônica)... tem dias que estou melhor, tem dias que ainda sinto dor. Não é incapacitante, mas preferia ter sido corretamente diagnosticada e tratada com 15 dias de remédio... Esse vídeo é muito importante pq qdo pesquisei sobre oq sentia, eu não achei conteúdos relevantes além do mais básico sobre o tema. Obrigada por compartilharem conhecimento. Vacinem as criança e as pessoas mais velhas para que não corram o risco de passar por isso também.
Minha mãe foi diagnosticada e tratada a tempo e as feridas responderam bem ao tratamento, mas mesmo assim não escapou da neuralgia pós-herpética. Foi tratada com Gabapentina por um tempo, mas começou a apresentar muitos efeitos adversos e teve que descontinuar o tratamento. Hoje ela tem crises de dor numa das pernas (a doença se manifestou na região lombar) que são piores que as sequelas de uma prótese de quadril que ela colocou na mesma época. Ela diz que se pudesse escolher não ter um dos dois problemas escolheria a Herspes Zóster. Vendo o que ela sofre já estou me programando para, assim que fizer 50 anos, tomar a vacina, que é cara, mas vale a pena.
Não é qualquer lugar que acha, mas a terapia de fotobiomodulação (costuma ser chamado de laserterapia) é muito boa pra neuralgia pós herpética. Demora, mas resolve e não dá efeitos colaterais como as medicações pra dor.
Vovó fez a mesma coisa com a gente, na década de 90. Assim todas as crianças da casa pegaram juntas. Kkk primos q pegam catapora juntos permanecem unidos kkkk
Ha uns 15 anos atras, na epoca pouco se falava de Herpes Zoster, uma prima minha, na epoca adolescente teve a HZ. A Dermatologista que ela foi buscar ajuda mandou ela ir numa benzedeira!! É muito bom ver que hoje em dia fala-se mais sobre a doença!
Foi exatamente o que aconteceu comigo: minha sobrinha foi "colocada" pra me contaminar com Catapora. Resultado: ela teve meia dúzia de bolinhas e eu fiquei parecendo um monstro e quase morri 😅
Estavamos na praia, minha mãe percebeu q minha irmã estava toda pintadinha e ficou ali protegendo pra não chegar perto de ninguém, nem de mim. Um dia "kd a praguinha" uma família (fomos de excursão) pegou a menina e levou pra junto de umas outras 10 pra poder passar pra todas e 'proteger'. Sobreviver aos anos 80 e 90 é um grande achievement
Fiz parte desse grupo em que os pais juntavam as crianças pra pegar catapora logo 🤡 Lembro que as outras crianças vizinhas com quem brincava pegaram catapora na mesma época. A cada criança que pegava, os adultos ficavam aliviados 😅. Sentia um clima de complô entre os adultos para que todas as crianças se contaminassem e de ouvir muitas vezes “quanto mais cedo pegar, melhor”. Demos sorte de nenhuma ter desenvolvido formas graves da doença.
@@spurningar3225 Nossa, sinto muito por você! No meu irmão também se manifestou nos olhos, ele disse que rapidamente uma fenda ficava maior. Ele teve que tratar urgente.
Ela não falou, então não sei se é verdade. Eu tive depois de muito estresse durante a pandemia em um dilúvio em minha cidade. Não consegui dormir a noite toda, no outro dia apareceu a dor de cabeça e as lesões (feridas). Então procure ficar calma e sem estresse (caso isso diminua seu sistema imune).
Tenho pavor de ter. Tive catapora já adulta, que evoluiu para varicela hemorrágica e quase morri. Minha mãe, uma pessoa super forte, que nunca vi chorar na vida, chorou igual criança quando teve herpes zoster.
Meus pais tiveram herpes zoster. Nunca vi meu pai reclamar de nada na vida. Somente da dor da herpes zoster. Eu tive catapora. Tomei a 1a dose da vacina contra herpes zoster. Aguardando a segunda. Meu marido também na mesma situação, mas não teve cataloga!!!. Meu filho não teve cataloga nem tomou a vacina... nasceu em 1999... bora ir atrás da vacina pra cataloga pra ele...O herpes simples na boca tenho desde sempre . Qdo tive dengue ganhei herpes genital de brinde. 😢
Eu tive o herpes zoster com 37 anos, bem no rosto. Notei que tinha algo errado bem no primeiro dia e já fui na médica. Houve um erro de diagnóstico inicial, mas como piorou, no terceiro dia eu voltei na clínica, Tomei o remédio desde o terceiro dia. Como foi no rosto (nervo ótico) me considero muito sortudo, não tive nenhuma complicação graças a Deus.
Mesma coisa comigo, com 38 anos, na primeira vez que fui no médico (3 no total) o médico disse que era conjuntivite e me passou colírio com antibiótico 😢
Eu tive com 17 anos, lado direito do rosto. Chegou ao ponto de eu não conseguir abrir o olho. Começou com uma lesão bem no meio do rosto, na testa bem pertinho do couro cabeludo, doía muito os choques, e fui no médico. Felizmente ele detectou de cara e passou um remédio, tomei por 2 dias mas a piora foi enorme (quando meu olho ficou totalmente obstruído pelas lesões), e então tive que ser internado - por 1 semana. Graças a Deus tomando a medicação na veia, nos primeiros dias os sintomas começaram a melhorar.
Eu tive aos 12. Alem disso a primeira médica ainda quis insinuar para o meu pai que eu tinha vida sexual ativa e estava com AIDS. Na melhor hipótese com câncer. A segunda medica falou que stress, fisico ou emocional poderia ocasionar. Hoje mais velha acho que era pq estava no final das ferias, e eu teria wue voltar para escola, um ambiente tóxico no qual eu sofria bullying.
Eu tive aos 12, e apesar de conviver com as dores da artrite reumatoide hoje, jamais vou esquecer das dores terríveis que senti com o Herpes Zoster, dá agonia só de lembrar!
Compartilhei esse vídeo com uma amiga e eis o feedback dela sobre: Esse foi o único vídeo que eu achei sobre o assunto, o mais explicativo possível, o melhor de todos, essa mulher é incrível
Li uma matéria, há muitos anos, que o vírus da herpes poderia estar ligado ao desenvolvimento do Alzheimer e que, em alguns casos, o tratamento utilizado para herpes estava ajudando a retardar o avanço da doença. Saberiam dizer se existem mais estudos a respeito? Ps.: Conheci o canal de vocês através do Pirula, que fez um vídeo comentando o fato absurdo da sua condenação por desmentir fatos a respeito do tratamento da diabetes com vermífugos. Gostei muito do seu conteúdo e torço pelo crescimento do canal na plataforma.
Eu tive aos 29a, em 2021. O dermato do plano diagnosticou como dermatite, mandou passar corticoide. Resultado, piorou bastante. Fui em uma UPA, o médico com 1min de consulta percebeu que era herpes zoster. Obs.: eu fui uma dessas crianças que peguei catapora do irmão pq minha mãe achou q seria melhor tratar os dois de uma só vez.
@@AdrianaMartins-c2w os médicos incapacitados, você quis dizer. Há muitos médicos excelentes profissionais, mas tem uns que mancham a profissão como o dermatologista do comentário principal
A primeira consulta, hoje em dia, é praticamente perdida. O paciente sai com uma batelada de exames a serem realizados. Na segunda consulta, se Deus ajudar kkk, após um tempo longo fazendo exames, talvez o paciente seja diagnosticado. Você deve ser médico e respeito o seu comentário. Provavelmente deve ser um bom médico, o que eu acho excelente, de verdade. Mas a maioria esmagadora não sabe dar um diagnóstico simples. E a minha percepção é de alguém que já se consultou com "medalhões" da área... tanto faz, mesma coisa no final. E só para completar, meu pai faleceu de infarto, dentro de casa, quando eu tinha 22 anos. Antes foi à uma clínica particular e, sabe o que fizeram? Deram um calmante, disseram que era ansiedade, e liberaram pra voltar a casa. Poderia falar de uns trinta casos aqui, mas vou poupar meu tempo.
Tenho 65 anos e não sei se tive catapora na infância. O que fazer? Tem exame de sangue pra confirmar? Devo tomar a vacina de catapora antes da de Herpes Zoster? Ótima abordagem do tema neste vídeo. Obrigado.
@@sinestroapenasDra, por favor, eu li que herpes genital NÃO é herpes zoster, e a vacina não é indicada. É correto? Há exame para identificar catapora ou herpes no sangue?
Tive catapora quando era bem pequena, e foi bem sofrido com muitas feridas no corpo todo. Uma das minhas memórias da época é uma bacia de água roxa (permanganato de potássio) e eu mergulhada dentro. Ou eu chorando, e minha mãe segurando as minhas mãos pra eu não me coçar... não ficaram cicatrizes só pelo esforço dela mesmo. Estou fazendo 45 anos esse semana, e já vou adicionar no calendário a vacina pra daqui 5 anos não esquecer. Obrigada meninas pelo serviço maravilhoso que vocês prestam!
Olá, Laura! Minhas irmãs mais novas (gêmeas) sofrem com doença de crhon. Uma delas teve herpes zoster e a médica delas (é a mesma médica que trata as 2) disse que era por causa do crhon, já que é uma doença autoimune. Então eu já tinha ouvido falar de parte do que vc disse nesse vídeo, mas não sabia que era tão grave. A gente não tem essa dimensão da catapora. Sempre pensei que fosse inofensiva em crianças e perigosa em adultos, pois é o que a gente cresce ouvindo. Obrigada por mais essa informação. Como sempre, acabando com a nossa infância... 😅 Bjs científicos! ❤⚗️
Ainda bem que já tinha tido catapora e tomei a vacina da herpes Zóster, porque eu não tinha essa informação que era melhor tomar primeira a de catapora e depois essa. Continuem com o excelente trabalho, meninas
Eu tive catapora quando criança e no ano de 2020 eu tive Herpes zoster,, em meio pandemia, a médica me disse que posso ter novamente. Pior dor que já senti na vida, não quero ter novamente, porque é muito muito dolorido e desconfortável, pedia a Deus para ter misericórdia para tirar aquilo de mim, pois chorava muito de dor... É uma pena que a vacina seja muito cara.
Meu irmão e meu sobrinho pelo lado da minha irmã tiveram catapora recentemente, mas não evoluíram e tudo se resolveu rapidamente sem Herpes ou qualquer outro problema. Grande vídeo dito pela Laura, mas que tem colaboração de todos. beijos meninas
Tive herpes zoster este ano. Parabéns pelo conteúdo! Muito feliz e mais esperançoso no mundo onde pessoas como vocês promovem conteúdos científicos e sérios com irreverência e criatividade! CARAIO, OLHA O SANSÃO! Se estiver ali há muitos vídeos nunca tinha reparado!
Fiquei tão impressionada com os relatos de dor em caso da Herpes Zóster, que corri atrás da vacina, tenho Diabetes tipo I, e o sistema imunológico tende a ser um pouco mais frágil.
@@lucimaramelo4530 Um ambiente de alto índice glicêmico favorece a proliferação de bactérias e fungos, eles se beneficiam mais. O nosso sistema imune não é tão comprometido assim ao combate de vírus. (O que pode influenciar mais são as comorbidades associadas)
Bastante sofrível. Foi uma das piores dores que senti na vida e mesmo depois do final do tratamento com Aciclovir, ficou uma dor chata por meses, principalmente no frio.
Tive catapora no início da vida adulta (19/20) e acabei passando pra minha irmã. Poucos anos depois minha avó (+70) teve herpes zoster. As lesões dela ficaram enormes e a dor era intensa demais. Ela fez um tratamento bem longo pra dor por quase 2 anos, mas ficou curada.
Fiz uma cirurgia ano passado aos 32 anos de idade, e logo em seguida comecei a ter coceira no olho. Meu olho foi ficando vermelho, depois apareceu uma manchinha um pouco pra cima, e um certo incômodo na região. Marquei uma consulta online e o médico me indicou um colírio, dizendo que era pra passar os sintomas em poucos dias. Passado o tempo, os sintomas não só continuaram, como cheguei num ponto em que eu não conseguia dormir de tanta dor, comecei a sentir pontadas no olho. Levantei no meio da noite e resolvi ir no pronto-socorro, e o médico que me atendeu me receitou um colírio com antibiótico, dizendo que deveria ser alguma infecção que peguei. Passei mais 3 dias, e já estava dando o tempo que ele disse que levava pra eu notar alguma diferença, mas a situação só piorava. Para minha sorte, estava numa consulta com um ginecologista um dia, para ver outro assunto, e ele perguntou o que eu tinha no olho. Naquele dia eu já estava há uns 10 dias com os sintomas. Quando descrevi pra ele, ele disse que provavelmente era Herpes Zoster, me passou um contato de uma infectologista, e falou pra eu marcar uma consulta o mais rápido possível. Tive uma baita sorte, só depois de ter a doença que eu descobri que havia risco de perda da visão, perda parcial do movimento do rosto, e que muita gente ficava com sequelas, como dor neuropática. Gastei uma fortuna na farmácia na época, mais de mil reais, mas comprei os melhores remédios recomendados e usei tudo certinho. Foram 6 meses de tratamento, pois passados os sintomas iniciais passei mais um bom tempo tomando remédio pra dor neuropática por garantia. Meu olho curou e não tenho dor nenhuma hoje. A cirurgia que eu tinha feito não teve nada a ver com o olho, mas acredito que foi o que reduziu minha imunidade e permitiu que o vírus "acordasse".
Bom dia, Dra. Laura... Antes de mais nada sou um fã incondicional de vocês, amo tudo que vocês fazem e só tenho a agradecer por tantos esclarecimentos e desmistificações, que vocês nos proporcionam. Isso é apenas um pequeno relato da minha parte, dado ao assunto em questão. Tenho um caso extraordinário de catapora para contar. Como toda criança da década de 70 tive catapora, e todas as outras doenças comuns da época, mesmo recebendo todas as vacinas, porém a catapora foi diferenciada. Tive na infância os "2 tipos" grossa e fina, como diziam na época, e tive novamente com 23 anos de uma forma muito grave. Grave ao ponto de ter feridas no céu da boca, couro cabeludo e genitália, foi um inferno. E sim, devidamente diagnosticado e tratado por médicos especialistas, que na época disseram que eu seria um futuro verbete num livro de medicina pela improvável condição que eu apresentava. Desde então, me mantenho extremamente vigilante as crianças com indícios de catapora, pois temo passar por todo o suplício novamente. E agora, vendo esse video e entendendo o que é o Herpes Zoster, tenho muito medo desse inferno na minha velhice (Tenho 51 anos).. só o tempo dirá... Um grande Bjo no coração de vocês, e um cheiro na Lhama da Ana!!! 😉😘
Atualmente tenho ouvido falar bastante sobre Herpes Zoster. Agora informação nós temos, basta agora tomar as providências para ter uma boa saúde. Obrigada Beijos.
Esse vídeo caiu do céu na minha vida! Há meses vinha procurando informação confiável sobre tomar ou não vacina contra varicela, já que não estou na faixa etária de risco, e agora tenho certeza que devo tomar! Obrigada pelo conteúdo sempre seguro, objetivo e maravilhoso!
Tive Zoster a uns 14 anos atrás. só quem teve sabe a dor que é... e a dor durou mais de ano! Até hoje sinto dor, se ficar muito nervosa ou ansiosa, ela volta. É ligada à imunidade, portanto, se cuidem!
Meu avô com 80+ teve o aparecimento da herpes zoster após tratamento da quimioterapia para leucemia 🥺 foi e é horrível, ele ainda faz tratamento para a leucemia e frequentemente a herpes volta e o sofrimento dele é terrível
Tô apaixonada pelo canal ❤ Obrigada demais pelo conteúdo de qualidade e gratuito 🫶🏼 Que ele, ao contrario da Herpes, se dissemine, e ajude a nos tirar desse buraco negacionista que a gente se encontra!
Tenho 53 anos e tive Herpes Zoster e que dor horrorosa! Eu nunca tinha ouvido falar da doença. Estava viajando e foi um terror até descobrir o que era! Vou tomar a vacina pq Deus me livre passar por aquela dor novamente.
Tive catapora quando criança e herpes zóster fazem três semanas. Uma dor, ardência e coceira desgraçadas. Atribuo isso ao fato de eu trabalhar em creche e devo ter tido contato com alguma criança infectada. Antes disso, cerca de uma semana, tive sinusite.
Tive duas vezes herpes zoster. A primeira foi relativamente tranquila. Até as marcas sumiram com o tempo, mas a segunda vez foi devastadora. Senti dor por mais de um mês e como doeu! Não tinha posição pra dormir. Só de falar nisso me dá arrepios. Que ideia infeliz essa das mães de que se devia pegar catapora quando criança. Fui uma dessa crianças. Não desejo pra ninguém a dor que se sente.
Muito legal o canal de vocês. Virei seguidor. Achei ótimo conhecer sobre HZ. Não conhecia vocês antes de todo esse imbróglio judicial... Tenho certeza que esse episódio, apesar de toda preocupação e desgaste, vai trazer muito apoio e benefícios pro canal. Vocês são demais. Sigam fortes
Como sempre. Informações de ponta 😊😊😊😊😊. Discernimento e coerência. Parabéns, dras Ana Bonassa e Laura Marise. 😊😊😊😊😊. 🐈🐈🐈🧠🧠🧠🧠💪💪💪😍😍👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵👽👽👽. Informações importantes, pelo menos, pra mim, hehehe hehehe 😁😁, que sou novinho ( 73 ) hehehe hehehe 😁😁🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵.😅😅😅😅
Eu adoro canal a forma com explicam assuntos complexos utilizando linguagem simples assim alcançado diversos públicos sou professor utilizou seus vídeos nas aulas
ALERTA DE TEXTÃO Primeiramente, parabéns por essa maravilha de vídeo tão esclarecedor sobre esse assunto. Convivo com essa miserável herpes há muito tempo e a forma menos agressiva (herpes labial) costuma me dar crises algumas vezes por ano. É uma herança genética que ganhei (Valeu, mãe). Como tenho IgA baixo (comprovado em inúmeros exames de sangue, acredito que esse pode ser um dos motivos para eu ter essas crises sempre que passo por algum momento 'diferente' (estresse, emocional, ansiedade, etc.). Pois bem... sou professor universitário e tento uma leve divulgação científica com ações de extensão. Tornei-me um praticante de calistenia há três anos e a dedicação é tamanha que nunca tive tanto orgulho de meu corpo quanto agora com mais de 40 anos de idade. Por sugestão de um profissional de educação física, comecei a tomar creatina em maio de 2023 e, segundo ele, eu teria os benefícios desse suplemento (físico, cognitivo, etc.), dado meu desenvolvimento no momento. Praticamente um mês após iniciar a ingestão diária de 3-5g de creatina, eis que a herpes labial começou a surgir de uma forma que eu nunca antes tinha visto. Era uma em cima da hora. Uma crise nem tinha saído e outra já se iniciava. Conversando com minha esposa (farmacêutica) sobre minhas mudanças de hábito no último mês, verificamos que só havia o início da ingestão de creatina. Parei imediatamente o consumo e as crises caíram rapidamente até sumirem por um tempo. Nunca mais tomei creatina e não recomendo pra quem tem propensão a desenvolver herpes. O mesmo caso aconteceu com um cara que treinava comigo e com meu irmão. Após o início do consumo de creatina, a herpes labial resolveu aparecer. Verifiquei que há pouco estudo sobre a influência da arginina (aminoácido essencial da creatina) no desenvolvimento de herpes. Alguns estudos (muitos antigos) até sugerem que seria inibidor, mas esse papel cabe mais pra lisina. Como é bom ser casado com alguém que entende do assunto e ajuda nessas horas. Na mesma época que tomava creatina, uma crise de herpes zoster apareceu em minhas costas. Que coisa mais horrível. Coçava muito e parou um músculo distendido. Acho até que foi leve, considerando o que foi apresentado no vídeo. Recentemente voltei a ter crises de herpes labial e um exame de sangue indicou baixa nível de vitamina D. Comecei a suplementação em agosto e não tive mais tive crises até então. Enfim, fica aqui meu (breve) relato de convívio com a herpes e sucesso no canal. Sei bem como é sofrer com baboseiras científicas por aí.
Eu tive catapora na infância e mais de 50 anos depois tive zóster na face. Dei a sorte de ter um diagnóstico rápido e uma evolução sem dor, e como sequela, uma cicatriz mínima. Entretanto, meu filho de 8 anos que já estava vacinado, desenvolveu uma varicela leve. Agora, quase um ano depois, vou tomar as duas doses específicas para zóster e torcer pelo melhor. Beijos e obrigado!
@@bgondara dor segue o trajeto do nervo afetado, então é sim possível “caminhar” pra bunda e perna 😅 (meu caso) nas lesões eu sentia queimar como queima quando cai óleo quente
@@deniselopes4394 eu não tive nenhuma dor nas lesões (perebas Hahaha), mas a dor veio depois, e em outro lugar. Mas a dor é como a dor que dá na lombar, por exemplo. Não aguento mais :(
Tive aos 39 anos. Doeu muito. Foi uma região minúscula e eu senti muita dor, sem contar que até hoje não sinto a área afetada. Mas convivo com herpes simples há anos, e eu tenho em vários locais: boca inteira, garganta, gengiva, nariz, olho….. não vivo sem aciclovir.
Tbm utilizo o Aciclovir, mas a melhor proteção é manter o sistema imunológico forte. Comer frutas, praticar exercícios físicos (sem exagero), não exagerar em certos alimentos...
Minha tia deu essa herpes zóster, a dela foi feio, sentiu muita dor e queimação, ela deu na área do pescoço, cabeça e rosto, ela não aguentava nem mexer o pescoço direito, deu tipo um torcicolo. E eu nem sabia dessa herpes, fui pesquisar e agora apareceu esse video mega esclarecedor❤
Eu tive um derrame pleural há uns meses e um dos sintomas de que eu estava mal foi o surgimento de herpes no meu lábio. Fiquei internado por 5 dias e fiquei mais uns dias tratando. Agora, me surgiu herpes de novo. Fui ao médico e descobri outro derrame pleural. Eu não tenho nem 30 anos, sou muito azarado
@@opinioescontraditorias o pior é que não. Minha esperança é que nessa segunda vez eu descubra. Mas eu sei que não é tuberculose pq já vi o resultado dos exames. Vou ao médico nesta quinta para tentar chegar a um diagnóstico
Eu tive derrame pleural e descobri um síndrome nefrotica logo após, isso no período da covid ,faço tratamento até hoje com nefrologista .Só uma dica talvez tenha relação com o rins.
Nao tive catapora na infancia. Um dia fui ao supermercado e dei de cara com um garoto com catapora. Prendi a respiração e saí fugindo do garoto para não me contaminar, pois, tinha uma filha de 8 meses em casa. Resultado: dias depois do ocorrido, surgiram bolhas dentro do nariz e do ouvido, próximo aos olhos e alguns no corpo todo. Infelizmente, minha filha pegou catapora e teve poucas bolhas e eu fiquei bem "bolhada"😁
acabei de fazer 50 anos e como não tive catapora na infância, na semana passada, fui correndo pra tomar a primeira dose da vacina da catapora, e eu achava que essa vacina, evitaria desenvolver a herpes zoster no futuro, mas pelas suas explicações, não vai evitar. 😢
Vídeo de utilidade pública!!!! Em março deste ano, meu bebê recém-nascido, internado na UTI neonatal foi exposto ao vírus, junto com os demais bebês porque uma colaboradora estava doente e não sabia. Achou que fosse alguma alergia ou picada de inseto pois as lesões estavam no início. 8 Bebês com dias de vida tiveram que receber um soro por isso (não lembro o nome correto).
Eu tive quando era criança fui a única sortudo aqui de casa e meu pai teve a zoster aos 88 anos e ele passou dois anos com dor nas costas depois melhorou...minha mãe sempre disse que catapora não mata então não é grave, só que não rsrs. Obrigada pelas informações! ❤❤❤
Importantíssimo esse vídeo! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho de divulgação... Contudo, a vacinação já pode ser aplicada aos maiores de 18 anos! Justamente porque a sociedade está exposta a fatores que diminuem a imunidade (como stress, poluição etc.). Até pelos comentários dá pra perceber que muitos adultos tiveram zoster, o que antes era exceção, hoje se tornou comum.
Eu tive faz um ano no olho e desceu para o rosto , doía o ouvido e até os seios, fui na clínica de vacinas e disseram que eu não podia vacinar pois ela ainda estaca ativa, essa herpes zoster deixa sequelas e algumas pessoas ficam com neuropatia que é meu caso, tem que cuidar da imunidade pois a minha foi logo depois da covid .
Nossa vários conhecidos meus estão com esse quadro, e agora você solta o vídeo! Que coincidência! Ou será que tem algo esquisito rolando? Sequelas de COVID na imunidade? Muita gente relatando o mesmo.
Uma perguntinha, tive catapora com 3 meses de vida, e posteriormente tive herpes zoster com 12 anos, minha imunidade abaixou muito e tive alguns quadros psicológicos. Hoje tenho 20 anos, caso tomasse a vacina da Herpes ajudaria em alguma coisa?
Meu... Que engraçado, há umas 2 semanas estou com herpes zoster, peguei depois logo que tive um quadro de COVID + Pneumonia, já terminou o meu tratamento e estou no período da secagem das feridas estou com dores até agora, teve umas noite que não consegui dormir por conta da dor
Eu tive Zosters no ano passado, sem ter outra doença ou quadro parecido. Estou longe da idade de risco. Acreditam que foi devido stress. Dúvida: devo tomar a vacina para evitar reincidência? Tenho amigos médicos e farmacêuticos que divergem nesse assunto, uma vez que já tive a doença.
Eu tive duas vezes com intervalo de uns 5 anos entre os episódios então creio que não adquirimos imunidade. O vírus fica latente no organismo, enfim. Eu ainda não tomei a vacina, mas pretendo tomar.
eu tive tbm, com uns 36 anos, devido a stress da banca do mestrado! sorte q consegui identificar rápido e foi um quadro leve. Minha mãe havia tido a zoster uns 2 anos antes con uns 56 anos, acredito q devido a stress tbm. após um tempo ela teve perda auditiva parcial, teve perda de visão, teve q operar catarata c menos de 60 anos.... tomem a vacina, se cuidem!!! tanto a minha qndo a dela foi nas costas
Foi o meu caso. Não tive catapora, mas minhas irmãs tiveram quando eram jovens. Faz uns 25 anos que tive Herps Zoster no rosto, lado direito. É uma terrível dor como se tivesse se queimado. No primeiro dia já marquei a consulta com a dermatologista que só tinha vaga no dia seguinte. A noite minha família dormindo e eu chorando de dor. Fui para o banheiro chorar e levei minha Bíblia. Ao abrir foi na passagem que Jesus Cristo disse a Paulo: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza ". Agora chorava de alegria, porque a Graça de Deus estava na minha vida, Aleluia! Foi como uma anestesia. No dia seguinte a médica disse que era Herps Zoster . Quando entrei na sala ela disse: Que cobrerão! Me deu atestado, passou apenas analgésico e orientou para não coçar. Fiquei no meu quarto isolada, comia em material descartável. Passei quase um ano sentindo de leve incômodo. Não nasceram mais espinhas. Agradeci a Deus pela recuperação. Um farmacêutico tinha dito que eu poderia ficar louca. Comecei a chorar, mas, Repreendi na mesma hora e pedi misericórdia ao Senhor.
Amo muito o conteúdo de vocês!!! Minha tia é do tipo que acredita em qualquer coisa que vê na Internet e agora está falando que não podemos tomar banho ou chá quente antes de dormir que faz mal! O que diz a ciência sobre isso?
Fui uma sortuda que teve hz antes dos 30 anos e nossa, a dor é horrível. Na época, o Dermato explicou certinho sobre ser o vírus da catapora incubado e me prescreveu um tratamento.
Obrigada por ser esse canal de transmissão de informações essenciais sobre saúde meninas!!! ❤🎉 Dúvida: por que algumas pessoas costumam ter herpes somente na boca ou no genital? A vacina da herpes zoster protege também contra essas formas?
Tive catapora lá por volta de 8 anos e na época da Pandemia por causa do estresse e baixa imunidade e tudo mais tive Herpes Zoster nas costas ,lembro que o sintomas foram : coceira e dor e depois evolui para falta de ar achei na época que era minha asma atacada ai mostrando pra farmacêutica onde trabalho ela já falou Herpes Zoster . Agora sempre quando baixa minha imunidade ela já volta.
Meninas, seria muito legal se vocês fizessem um vídeo sobre Artrite Reumatoide e a Artrite Juvenil. Sou paciente com ARJ e já li muitos artigos e matérias sobre a doença e existem várias complicações que vão além de dores no corpo para pacientes que não fazem tratamento que a maioria das pessoas não sabem 😊🙃
Falou tudooo! Perfeito! Tirou muitas dúvidas que eu tinha. Conheço algumas pessoas novas tendo crise de Zoster antes dos 40 anos. Imagino que a Covid mexeu com a imunidade de muitos. Obrigada pelo conteúdo esclarecedor. E bora se vacinar.
Eu sou uma das "sortudas" que sofre com a neuralgia pós herpética. Demorei a ser diagnosticada porque não tive as feridas na pele... sentia dor perto da barriga e fui em vários médicos de diferentes especialidades, fiz ultrason, tomografia, raio-x e NINGUÉM SOUBE DIAGNOSTICAR... passei quase um ano nesse vai e vem, passando inclusive pela fase que toda mulher que sente dor passa: Vc está exagerando... não está ansiosa??
Fiz minhas próprias pesquisas de acordo com os sintomas que sentia (dor em faixa, localizada em apenas um lado, na região do nervo intercostal) e fui em um médico que além de ser capacitado para o diagnóstico, acreditou em mim. No próprio consultório já foi possível ver que perdi a sensibilidade quente/frio na área.
Faz pelo menos 2 anos que trato a dor (oq já se caracteriza como dor crônica)... tem dias que estou melhor, tem dias que ainda sinto dor. Não é incapacitante, mas preferia ter sido corretamente diagnosticada e tratada com 15 dias de remédio...
Esse vídeo é muito importante pq qdo pesquisei sobre oq sentia, eu não achei conteúdos relevantes além do mais básico sobre o tema. Obrigada por compartilharem conhecimento.
Vacinem as criança e as pessoas mais velhas para que não corram o risco de passar por isso também.
Minha mãe foi diagnosticada e tratada a tempo e as feridas responderam bem ao tratamento, mas mesmo assim não escapou da neuralgia pós-herpética. Foi tratada com Gabapentina por um tempo, mas começou a apresentar muitos efeitos adversos e teve que descontinuar o tratamento. Hoje ela tem crises de dor numa das pernas (a doença se manifestou na região lombar) que são piores que as sequelas de uma prótese de quadril que ela colocou na mesma época. Ela diz que se pudesse escolher não ter um dos dois problemas escolheria a Herspes Zóster. Vendo o que ela sofre já estou me programando para, assim que fizer 50 anos, tomar a vacina, que é cara, mas vale a pena.
Está fazendo o tratamento para dor como???
a vacina da zoster minha tomou foi carissima e 4 anos depois teve e foi jurado pra gente que não pegava quem vacinava
@@eneasalvesnogueira opióides
Não é qualquer lugar que acha, mas a terapia de fotobiomodulação (costuma ser chamado de laserterapia) é muito boa pra neuralgia pós herpética. Demora, mas resolve e não dá efeitos colaterais como as medicações pra dor.
Quando meus primos tiveram catapora minha vó mandou eu brincar com eles pra eu pegar 🤡
Vovó fez a mesma coisa com a gente, na década de 90. Assim todas as crianças da casa pegaram juntas. Kkk primos q pegam catapora juntos permanecem unidos kkkk
Minha família sempre fazia isso 🤡🤡🤡
Na minha família aconteceu, e agora eu me pergunto se foi intencional.
Kkkk era assim mesmo
Isso tem um nome polêmico...
Ha uns 15 anos atras, na epoca pouco se falava de Herpes Zoster, uma prima minha, na epoca adolescente teve a HZ. A Dermatologista que ela foi buscar ajuda mandou ela ir numa benzedeira!!
É muito bom ver que hoje em dia fala-se mais sobre a doença!
Meu filho teve catapora .
Empolou o corpo todo dele.
Deu até na garganta.
Ele chorava na conseguia se alimentar
@@maria-fiaeu tive velha! Fiquei assim! Minha mãe mandou eu mastigar e engolir alho e na época eu fiz, e por algum motivo senti melhora 😅
e como ela descobriu que era herpes zosper ?
Se eu soubesse disso teria dado alho pra ele.
Mais tem lógica nisso .
Porque o alho é um poderoso anti-inflamatório
Pois eu sempre tratei com benzedeira e sempre deu certo... @@maria-fia
Foi exatamente o que aconteceu comigo: minha sobrinha foi "colocada" pra me contaminar com Catapora. Resultado: ela teve meia dúzia de bolinhas e eu fiquei parecendo um monstro e quase morri 😅
Ri com respeito 😂
Estavamos na praia, minha mãe percebeu q minha irmã estava toda pintadinha e ficou ali protegendo pra não chegar perto de ninguém, nem de mim. Um dia "kd a praguinha" uma família (fomos de excursão) pegou a menina e levou pra junto de umas outras 10 pra poder passar pra todas e 'proteger'.
Sobreviver aos anos 80 e 90 é um grande achievement
Fiz parte desse grupo em que os pais juntavam as crianças pra pegar catapora logo 🤡 Lembro que as outras crianças vizinhas com quem brincava pegaram catapora na mesma época. A cada criança que pegava, os adultos ficavam aliviados 😅. Sentia um clima de complô entre os adultos para que todas as crianças se contaminassem e de ouvir muitas vezes “quanto mais cedo pegar, melhor”. Demos sorte de nenhuma ter desenvolvido formas graves da doença.
Hehe, foi a mesma coisa comigo. E hj sou cego de um olho por causa dela
@@spurningar3225 Nossa, sinto muito por você! No meu irmão também se manifestou nos olhos, ele disse que rapidamente uma fenda ficava maior. Ele teve que tratar urgente.
Quanta ignorância por as crianças em contato com o vírus 😱
Não sabia disso tudo😱que vírus horrível 😔😭
E eu feliz que peguei catapora na infância... já fiquei quase depressiva com essas informações.
😅😅😅😅😅 também!!!!
Pensei o mesmo! 😅
Ela não falou, então não sei se é verdade. Eu tive depois de muito estresse durante a pandemia em um dilúvio em minha cidade. Não consegui dormir a noite toda, no outro dia apareceu a dor de cabeça e as lesões (feridas). Então procure ficar calma e sem estresse (caso isso diminua seu sistema imune).
Laura respondeu: Estresse extremo pode, sim, provocar a herpes zoster, então fica calma, kkkk.
@@carlosteixeira9106 exatamente, vem da baixa imunidade. Eu tive na pandemia
Tenho pavor de ter. Tive catapora já adulta, que evoluiu para varicela hemorrágica e quase morri. Minha mãe, uma pessoa super forte, que nunca vi chorar na vida, chorou igual criança quando teve herpes zoster.
Tive aos 14 anos, lembro que doía Mara um CARALHO mesmo.
estranho
tive catapora na infância e foi super de boa não senti nada além do incômodo de ficar com corpo cheio de perebinhas
Busque a vacina, a dor é ruim.Sem falar na dor de cabeça
@@FabioerreJotanormalmente é branda, mas se não tratado ou a pessoa tem outras complicações ela pode evoluir para a versão mortal
Meus pais tiveram herpes zoster. Nunca vi meu pai reclamar de nada na vida. Somente da dor da herpes zoster. Eu tive catapora. Tomei a 1a dose da vacina contra herpes zoster. Aguardando a segunda. Meu marido também na mesma situação, mas não teve cataloga!!!. Meu filho não teve cataloga nem tomou a vacina... nasceu em 1999... bora ir atrás da vacina pra cataloga pra ele...O herpes simples na boca tenho desde sempre . Qdo tive dengue ganhei herpes genital de brinde. 😢
Eu tive o herpes zoster com 37 anos, bem no rosto. Notei que tinha algo errado bem no primeiro dia e já fui na médica. Houve um erro de diagnóstico inicial, mas como piorou, no terceiro dia eu voltei na clínica, Tomei o remédio desde o terceiro dia. Como foi no rosto (nervo ótico) me considero muito sortudo, não tive nenhuma complicação graças a Deus.
Aconteceu o mesmo comigo aos 29 anos, atingiu o olho esquerdo, mas fui medicada no primeiro dia e melhorei rápido e sem complicações.
Mesma coisa comigo, com 38 anos, na primeira vez que fui no médico (3 no total) o médico disse que era conjuntivite e me passou colírio com antibiótico 😢
Eu tive com 17 anos, lado direito do rosto. Chegou ao ponto de eu não conseguir abrir o olho. Começou com uma lesão bem no meio do rosto, na testa bem pertinho do couro cabeludo, doía muito os choques, e fui no médico. Felizmente ele detectou de cara e passou um remédio, tomei por 2 dias mas a piora foi enorme (quando meu olho ficou totalmente obstruído pelas lesões), e então tive que ser internado - por 1 semana. Graças a Deus tomando a medicação na veia, nos primeiros dias os sintomas começaram a melhorar.
Eu tive com 34 anos na barriga, uma área pequena, mas foi um terror. Reflexo do stress pós pandemia 😢
Misericórdia a dor já é horrível e com tanta conceguencia
Tive Herpes Zoster com 13 anos. Nenhum médico soube explicar como ou o motivo, mas foi uma das piores dores da minha vida.
Eu tive com 12 anos. Muita dor, era difícil levantar da cama e caminhar até o banheiro.
Eu tive aos 35. Tinha sensação de que queimava de dentro pra fora. Muita dor.
Eu tive aos 12. Alem disso a primeira médica ainda quis insinuar para o meu pai que eu tinha vida sexual ativa e estava com AIDS. Na melhor hipótese com câncer.
A segunda medica falou que stress, fisico ou emocional poderia ocasionar.
Hoje mais velha acho que era pq estava no final das ferias, e eu teria wue voltar para escola, um ambiente tóxico no qual eu sofria bullying.
Eu tive aos 12, e apesar de conviver com as dores da artrite reumatoide hoje, jamais vou esquecer das dores terríveis que senti com o Herpes Zoster, dá agonia só de lembrar!
Tbm tive com 13 anos, misericórdia, eu não dormia.
Compartilhei esse vídeo com uma amiga e eis o feedback dela sobre:
Esse foi o único vídeo que eu achei sobre o assunto, o mais explicativo possível, o melhor de todos, essa mulher é incrível
O Drauzio tem um muito bom também.
A Laura fica tão linda com batom escuro ❤
Li uma matéria, há muitos anos, que o vírus da herpes poderia estar ligado ao desenvolvimento do Alzheimer e que, em alguns casos, o tratamento utilizado para herpes estava ajudando a retardar o avanço da doença. Saberiam dizer se existem mais estudos a respeito?
Ps.: Conheci o canal de vocês através do Pirula, que fez um vídeo comentando o fato absurdo da sua condenação por desmentir fatos a respeito do tratamento da diabetes com vermífugos.
Gostei muito do seu conteúdo e torço pelo crescimento do canal na plataforma.
Gratidão imensa pela informações.
Eu tive aos 29a, em 2021. O dermato do plano diagnosticou como dermatite, mandou passar corticoide. Resultado, piorou bastante. Fui em uma UPA, o médico com 1min de consulta percebeu que era herpes zoster.
Obs.: eu fui uma dessas crianças que peguei catapora do irmão pq minha mãe achou q seria melhor tratar os dois de uma só vez.
Os médicos atualmente não sabem diagnosticar, essa é a verdade.
@@AdrianaMartins-c2w os médicos incapacitados, você quis dizer. Há muitos médicos excelentes profissionais, mas tem uns que mancham a profissão como o dermatologista do comentário principal
A primeira consulta, hoje em dia, é praticamente perdida. O paciente sai com uma batelada de exames a serem realizados. Na segunda consulta, se Deus ajudar kkk, após um tempo longo fazendo exames, talvez o paciente seja diagnosticado. Você deve ser médico e respeito o seu comentário. Provavelmente deve ser um bom médico, o que eu acho excelente, de verdade. Mas a maioria esmagadora não sabe dar um diagnóstico simples. E a minha percepção é de alguém que já se consultou com "medalhões" da área... tanto faz, mesma coisa no final. E só para completar, meu pai faleceu de infarto, dentro de casa, quando eu tinha 22 anos. Antes foi à uma clínica particular e, sabe o que fizeram? Deram um calmante, disseram que era ansiedade, e liberaram pra voltar a casa. Poderia falar de uns trinta casos aqui, mas vou poupar meu tempo.
caramba tu falando staphylococcus e streptococcus é surreal, Doutora com Doutorado é outro nível msm, amazing
Meu doutorado é em bacteriologia 😂
@@nuncavi1cientista aaaaaa Sz maravilhosaa
Elas são tão DEEMMAAIS ner
Tenho 65 anos e não sei se tive catapora na infância. O que fazer? Tem exame de sangue pra confirmar? Devo tomar a vacina de catapora antes da de Herpes Zoster? Ótima abordagem do tema neste vídeo. Obrigado.
@@sinestroapenasDra, por favor, eu li que herpes genital NÃO é herpes zoster, e a vacina não é indicada. É correto? Há exame para identificar catapora ou herpes no sangue?
Tive catapora quando era bem pequena, e foi bem sofrido com muitas feridas no corpo todo. Uma das minhas memórias da época é uma bacia de água roxa (permanganato de potássio) e eu mergulhada dentro. Ou eu chorando, e minha mãe segurando as minhas mãos pra eu não me coçar... não ficaram cicatrizes só pelo esforço dela mesmo. Estou fazendo 45 anos esse semana, e já vou adicionar no calendário a vacina pra daqui 5 anos não esquecer. Obrigada meninas pelo serviço maravilhoso que vocês prestam!
Tive catapora na infância, compartilho a mesma memória da bacia de água roxa (a cor era mais um vinho/marsala).
Olá, Laura! Minhas irmãs mais novas (gêmeas) sofrem com doença de crhon. Uma delas teve herpes zoster e a médica delas (é a mesma médica que trata as 2) disse que era por causa do crhon, já que é uma doença autoimune. Então eu já tinha ouvido falar de parte do que vc disse nesse vídeo, mas não sabia que era tão grave. A gente não tem essa dimensão da catapora. Sempre pensei que fosse inofensiva em crianças e perigosa em adultos, pois é o que a gente cresce ouvindo. Obrigada por mais essa informação. Como sempre, acabando com a nossa infância... 😅 Bjs científicos! ❤⚗️
Mais um medo desbloqueado. Já mandei pra minha família. Parabéns pelo trabalho de vocês, como sempre, de uma qualidade sem igual! ❤
Ainda bem que já tinha tido catapora e tomei a vacina da herpes Zóster, porque eu não tinha essa informação que era melhor tomar primeira a de catapora e depois essa. Continuem com o excelente trabalho, meninas
Eu tive catapora quando criança e no ano de 2020 eu tive Herpes zoster,, em meio pandemia, a médica me disse que posso ter novamente. Pior dor que já senti na vida, não quero ter novamente, porque é muito muito dolorido e desconfortável, pedia a Deus para ter misericórdia para tirar aquilo de mim, pois chorava muito de dor...
É uma pena que a vacina seja muito cara.
É cara, mas tem laboratórios que parcelam aqui em Brasília, paguei parcelado em 12 parcelas...
Isso, @lorenanunes9361, é cara mais vc pode parcelar. O Vaccin, em SP, parecela em 10x no cartão. Vale a pena.
@@stellamonte qual foi a reação da vacina?
Mesmo sendo cara, TB eh direcionada para pessoas com mais de 50 anos então nem pagando conseguimos a vacina 😢.
@@yasmindemeirabreda1454 Não mesmo, temos que esperar chegar nos 50 anos ainda kkkkkkkk e torcer para não ter de novo🤣
O timing, eu estou me recuperando dessa doença pela primeira vez na vida e vcs lançam esse vídeo.
Meu irmão e meu sobrinho pelo lado da minha irmã tiveram catapora recentemente, mas não evoluíram e tudo se resolveu rapidamente sem Herpes ou qualquer outro problema. Grande vídeo dito pela Laura, mas que tem colaboração de todos. beijos meninas
Tive herpes zoster este ano. Parabéns pelo conteúdo! Muito feliz e mais esperançoso no mundo onde pessoas como vocês promovem conteúdos científicos e sérios com irreverência e criatividade! CARAIO, OLHA O SANSÃO! Se estiver ali há muitos vídeos nunca tinha reparado!
Fiquei tão impressionada com os relatos de dor em caso da Herpes Zóster, que corri atrás da vacina, tenho Diabetes tipo I, e o sistema imunológico tende a ser um pouco mais frágil.
Geralmente a diabetes debilita o sistema imune para resistência fúngica e bacteriana. Com vírus é um pouco diferente.
@@icarosilva6125 sim. Assim como no COVID cuja comorbidade fragiliza o sistema imunológico. O raciocínio é o mesmo, não?
@@lucimaramelo4530 Um ambiente de alto índice glicêmico favorece a proliferação de bactérias e fungos, eles se beneficiam mais. O nosso sistema imune não é tão comprometido assim ao combate de vírus. (O que pode influenciar mais são as comorbidades associadas)
Fez bem, é uma dor indescritível.
Obrigado pelo vídeo, tive herpes zoster na infância e isso afetou muito a minha autoestima é sempre bom ter mais informação à respeito dela
Bastante sofrível. Foi uma das piores dores que senti na vida e mesmo depois do final do tratamento com Aciclovir, ficou uma dor chata por meses, principalmente no frio.
Sofrido.
Sofrível significa pouco eficaz, pouco eficiente...
De desempenho fraco...
Sofrível.
Tive catapora no início da vida adulta (19/20) e acabei passando pra minha irmã.
Poucos anos depois minha avó (+70) teve herpes zoster. As lesões dela ficaram enormes e a dor era intensa demais.
Ela fez um tratamento bem longo pra dor por quase 2 anos, mas ficou curada.
Fiz uma cirurgia ano passado aos 32 anos de idade, e logo em seguida comecei a ter coceira no olho. Meu olho foi ficando vermelho, depois apareceu uma manchinha um pouco pra cima, e um certo incômodo na região. Marquei uma consulta online e o médico me indicou um colírio, dizendo que era pra passar os sintomas em poucos dias. Passado o tempo, os sintomas não só continuaram, como cheguei num ponto em que eu não conseguia dormir de tanta dor, comecei a sentir pontadas no olho. Levantei no meio da noite e resolvi ir no pronto-socorro, e o médico que me atendeu me receitou um colírio com antibiótico, dizendo que deveria ser alguma infecção que peguei. Passei mais 3 dias, e já estava dando o tempo que ele disse que levava pra eu notar alguma diferença, mas a situação só piorava. Para minha sorte, estava numa consulta com um ginecologista um dia, para ver outro assunto, e ele perguntou o que eu tinha no olho. Naquele dia eu já estava há uns 10 dias com os sintomas. Quando descrevi pra ele, ele disse que provavelmente era Herpes Zoster, me passou um contato de uma infectologista, e falou pra eu marcar uma consulta o mais rápido possível. Tive uma baita sorte, só depois de ter a doença que eu descobri que havia risco de perda da visão, perda parcial do movimento do rosto, e que muita gente ficava com sequelas, como dor neuropática. Gastei uma fortuna na farmácia na época, mais de mil reais, mas comprei os melhores remédios recomendados e usei tudo certinho. Foram 6 meses de tratamento, pois passados os sintomas iniciais passei mais um bom tempo tomando remédio pra dor neuropática por garantia. Meu olho curou e não tenho dor nenhuma hoje. A cirurgia que eu tinha feito não teve nada a ver com o olho, mas acredito que foi o que reduziu minha imunidade e permitiu que o vírus "acordasse".
Bom dia, Dra. Laura...
Antes de mais nada sou um fã incondicional de vocês, amo tudo que vocês fazem e só tenho a agradecer por tantos esclarecimentos e desmistificações, que vocês nos proporcionam.
Isso é apenas um pequeno relato da minha parte, dado ao assunto em questão.
Tenho um caso extraordinário de catapora para contar.
Como toda criança da década de 70 tive catapora, e todas as outras doenças comuns da época, mesmo recebendo todas as vacinas, porém a catapora foi diferenciada. Tive na infância os "2 tipos" grossa e fina, como diziam na época, e tive novamente com 23 anos de uma forma muito grave. Grave ao ponto de ter feridas no céu da boca, couro cabeludo e genitália, foi um inferno. E sim, devidamente diagnosticado e tratado por médicos especialistas, que na época disseram que eu seria um futuro verbete num livro de medicina pela improvável condição que eu apresentava.
Desde então, me mantenho extremamente vigilante as crianças com indícios de catapora, pois temo passar por todo o suplício novamente.
E agora, vendo esse video e entendendo o que é o Herpes Zoster, tenho muito medo desse inferno na minha velhice (Tenho 51 anos).. só o tempo dirá...
Um grande Bjo no coração de vocês, e um cheiro na Lhama da Ana!!! 😉😘
Atualmente tenho ouvido falar bastante sobre Herpes Zoster. Agora informação nós temos, basta agora tomar as providências para ter uma boa saúde. Obrigada Beijos.
EU NÃO CONHEÇO ESSA MOÇA MAS QUERO PARABENIZA-LA POIS ELA EXPLICOU COM MUITA PERFEIÇÃO
Super importante este vídeo e o alerta!!! Adorei a explicação completa... 😊
Esse vídeo caiu do céu na minha vida! Há meses vinha procurando informação confiável sobre tomar ou não vacina contra varicela, já que não estou na faixa etária de risco, e agora tenho certeza que devo tomar! Obrigada pelo conteúdo sempre seguro, objetivo e maravilhoso!
Tive Zoster a uns 14 anos atrás. só quem teve sabe a dor que é... e a dor durou mais de ano! Até hoje sinto dor, se ficar muito nervosa ou ansiosa, ela volta. É ligada à imunidade, portanto, se cuidem!
Sim, mesmo quando as bolhas secam e parece que tá tudo bem a dor persiste por um bom tempo depois, é horrível.
Nossa o NV1C é o melhor canal da internet
Meu avô com 80+ teve o aparecimento da herpes zoster após tratamento da quimioterapia para leucemia 🥺 foi e é horrível, ele ainda faz tratamento para a leucemia e frequentemente a herpes volta e o sofrimento dele é terrível
Tô apaixonada pelo canal ❤ Obrigada demais pelo conteúdo de qualidade e gratuito 🫶🏼
Que ele, ao contrario da Herpes, se dissemine, e ajude a nos tirar desse buraco negacionista que a gente se encontra!
Tenho 53 anos e tive Herpes Zoster e que dor horrorosa! Eu nunca tinha ouvido falar da doença. Estava viajando e foi um terror até descobrir o que era! Vou tomar a vacina pq Deus me livre passar por aquela dor novamente.
Tive catapora quando criança e herpes zóster fazem três semanas. Uma dor, ardência e coceira desgraçadas. Atribuo isso ao fato de eu trabalhar em creche e devo ter tido contato com alguma criança infectada. Antes disso, cerca de uma semana, tive sinusite.
Tive duas vezes herpes zoster. A primeira foi relativamente tranquila. Até as marcas sumiram com o tempo, mas a segunda vez foi devastadora. Senti dor por mais de um mês e como doeu! Não tinha posição pra dormir. Só de falar nisso me dá arrepios. Que ideia infeliz essa das mães de que se devia pegar catapora quando criança. Fui uma dessa crianças. Não desejo pra ninguém a dor que se sente.
Obaa, mais um vídeo para eu compartilhar nas minhas aulas de virologia!
'Minha mãe teve catapora quando estava gravida de mim. Quando adulto tive herpes na costas, próximo as costelas.
Muito legal o canal de vocês. Virei seguidor. Achei ótimo conhecer sobre HZ.
Não conhecia vocês antes de todo esse imbróglio judicial... Tenho certeza que esse episódio, apesar de toda preocupação e desgaste, vai trazer muito apoio e benefícios pro canal.
Vocês são demais.
Sigam fortes
Estou tentando me curar de uma infecção de herpes zoster agora 😢 Bem difícil, dói bastante 😢
O meu foi na cabeça . Quase enlouqueci
Se puder, vá ao médico e pergunte sobre tomar pregabalina para não ter dor neurológica depois da herpes!
Quanto tempo vc está com herpes zóster porque eu estou já faz dois meses e uma dor horrível
Linda, adorei o conteúdo! Informações esclarece! Tenho mais de 60 anos! Vou agendar minha vacina! Adoro você ❤
Como sempre. Informações de ponta 😊😊😊😊😊. Discernimento e coerência. Parabéns, dras Ana Bonassa e Laura Marise. 😊😊😊😊😊. 🐈🐈🐈🧠🧠🧠🧠💪💪💪😍😍👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵👽👽👽. Informações importantes, pelo menos, pra mim, hehehe hehehe 😁😁, que sou novinho ( 73 ) hehehe hehehe 😁😁🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🇯🇵.😅😅😅😅
Vocês fizeram esse video na hora certa! Eu tenho Herpes Zoster e todos os anos eu tenho que repetir pra família que é sequela da catapora.
Eu adoro canal a forma com explicam assuntos complexos utilizando linguagem simples assim alcançado diversos públicos sou professor utilizou seus vídeos nas aulas
ALERTA DE TEXTÃO
Primeiramente, parabéns por essa maravilha de vídeo tão esclarecedor sobre esse assunto. Convivo com essa miserável herpes há muito tempo e a forma menos agressiva (herpes labial) costuma me dar crises algumas vezes por ano. É uma herança genética que ganhei (Valeu, mãe). Como tenho IgA baixo (comprovado em inúmeros exames de sangue, acredito que esse pode ser um dos motivos para eu ter essas crises sempre que passo por algum momento 'diferente' (estresse, emocional, ansiedade, etc.). Pois bem... sou professor universitário e tento uma leve divulgação científica com ações de extensão. Tornei-me um praticante de calistenia há três anos e a dedicação é tamanha que nunca tive tanto orgulho de meu corpo quanto agora com mais de 40 anos de idade. Por sugestão de um profissional de educação física, comecei a tomar creatina em maio de 2023 e, segundo ele, eu teria os benefícios desse suplemento (físico, cognitivo, etc.), dado meu desenvolvimento no momento. Praticamente um mês após iniciar a ingestão diária de 3-5g de creatina, eis que a herpes labial começou a surgir de uma forma que eu nunca antes tinha visto. Era uma em cima da hora. Uma crise nem tinha saído e outra já se iniciava. Conversando com minha esposa (farmacêutica) sobre minhas mudanças de hábito no último mês, verificamos que só havia o início da ingestão de creatina. Parei imediatamente o consumo e as crises caíram rapidamente até sumirem por um tempo. Nunca mais tomei creatina e não recomendo pra quem tem propensão a desenvolver herpes. O mesmo caso aconteceu com um cara que treinava comigo e com meu irmão. Após o início do consumo de creatina, a herpes labial resolveu aparecer. Verifiquei que há pouco estudo sobre a influência da arginina (aminoácido essencial da creatina) no desenvolvimento de herpes. Alguns estudos (muitos antigos) até sugerem que seria inibidor, mas esse papel cabe mais pra lisina. Como é bom ser casado com alguém que entende do assunto e ajuda nessas horas. Na mesma época que tomava creatina, uma crise de herpes zoster apareceu em minhas costas. Que coisa mais horrível. Coçava muito e parou um músculo distendido. Acho até que foi leve, considerando o que foi apresentado no vídeo. Recentemente voltei a ter crises de herpes labial e um exame de sangue indicou baixa nível de vitamina D. Comecei a suplementação em agosto e não tive mais tive crises até então. Enfim, fica aqui meu (breve) relato de convívio com a herpes e sucesso no canal. Sei bem como é sofrer com baboseiras científicas por aí.
Se falou de cobreiro terá que falar de espinhela caída também e da benzição recomendada para o tratamento
Hahahahahahahahaha
Eu tive catapora na infância e mais de 50 anos depois tive zóster na face.
Dei a sorte de ter um diagnóstico rápido e uma evolução sem dor, e como sequela, uma cicatriz mínima.
Entretanto, meu filho de 8 anos que já estava vacinado, desenvolveu uma varicela leve.
Agora, quase um ano depois, vou tomar as duas doses específicas para zóster e torcer pelo melhor.
Beijos e obrigado!
Estou sofrendo a terrível neurite pós-herpética nesse exato momento em função desse vírus maldito.
Poxa 🥲
Poxa! Deve ser muito terrível, eu tive várias vezes mas a dor não persistia mais que 3 ou 4 dias
A sua dor é localizada onde foram as feridas? Porque eu tive HZ esse ano e eu tô com uma dor que começou a se estender pra baixo, pra bun3da haha!
@@bgondara dor segue o trajeto do nervo afetado, então é sim possível “caminhar” pra bunda e perna 😅 (meu caso) nas lesões eu sentia queimar como queima quando cai óleo quente
@@deniselopes4394 eu não tive nenhuma dor nas lesões (perebas Hahaha), mas a dor veio depois, e em outro lugar. Mas a dor é como a dor que dá na lombar, por exemplo. Não aguento mais :(
Que canal maravilhoso! A cada vídeo que assisto fico mais encantada. 👏👏👏
Fico feliz em saber
Cada dia mais difícil de sobreviver
Toma vacina, bem!
Eu tive herpes zoster, entre as costas e a barriga, aos 17 anos. Os médicos ficaram assustados (e me assustaram também) pq eu era saudável e jovem.
Tive aos 39 anos. Doeu muito. Foi uma região minúscula e eu senti muita dor, sem contar que até hoje não sinto a área afetada. Mas convivo com herpes simples há anos, e eu tenho em vários locais: boca inteira, garganta, gengiva, nariz, olho….. não vivo sem aciclovir.
Tbm utilizo o Aciclovir, mas a melhor proteção é manter o sistema imunológico forte. Comer frutas, praticar exercícios físicos (sem exagero), não exagerar em certos alimentos...
@@RafaelLima_2712 pra mim tá mais ligado ao estresse. Infelizmente, as vezes não é possível controlar.
Minha tia deu essa herpes zóster, a dela foi feio, sentiu muita dor e queimação, ela deu na área do pescoço, cabeça e rosto, ela não aguentava nem mexer o pescoço direito, deu tipo um torcicolo. E eu nem sabia dessa herpes, fui pesquisar e agora apareceu esse video mega esclarecedor❤
Sou a sortuda que teve esse treco aos 36 anos. Dor horrível e foi na perna
Eu era mais feliz antes de ver esse vídeo, mas obrigada pelas infos mesmo assim.
Eu tive um derrame pleural há uns meses e um dos sintomas de que eu estava mal foi o surgimento de herpes no meu lábio. Fiquei internado por 5 dias e fiquei mais uns dias tratando. Agora, me surgiu herpes de novo. Fui ao médico e descobri outro derrame pleural. Eu não tenho nem 30 anos, sou muito azarado
Caraca! Você descobriu o quê causou o derrame?
@@opinioescontraditorias o pior é que não. Minha esperança é que nessa segunda vez eu descubra. Mas eu sei que não é tuberculose pq já vi o resultado dos exames. Vou ao médico nesta quinta para tentar chegar a um diagnóstico
Eu tive derrame pleural e descobri um síndrome nefrotica logo após, isso no período da covid ,faço tratamento até hoje com nefrologista .Só uma dica talvez tenha relação com o rins.
Obrigada, meninas! ❤
Nao tive catapora na infancia. Um dia fui ao supermercado e dei de cara com um garoto com catapora. Prendi a respiração e saí fugindo do garoto para não me contaminar, pois, tinha uma filha de 8 meses em casa. Resultado: dias depois do ocorrido, surgiram bolhas dentro do nariz e do ouvido, próximo aos olhos e alguns no corpo todo. Infelizmente, minha filha pegou catapora e teve poucas bolhas e eu fiquei bem "bolhada"😁
Eu peguei catapora aos 21 e Zoster aos 44. Em ambos os casos foi bem leve. Tive sorte pelo jeito.
acabei de fazer 50 anos e como não tive catapora na infância, na semana passada, fui correndo pra tomar a primeira dose da vacina da catapora, e eu achava que essa vacina, evitaria desenvolver a herpes zoster no futuro, mas pelas suas explicações, não vai evitar. 😢
Eu entendi que vai te proteger sim.
Vídeo de utilidade pública!!!!
Em março deste ano, meu bebê recém-nascido, internado na UTI neonatal foi exposto ao vírus, junto com os demais bebês porque uma colaboradora estava doente e não sabia. Achou que fosse alguma alergia ou picada de inseto pois as lesões estavam no início. 8 Bebês com dias de vida tiveram que receber um soro por isso (não lembro o nome correto).
Minha vó teve a herpes-zoster oftálmico há poucos meses. Que doença horrível!
Laura, que batom maravilhoso! ❤ Me fala onde compro um?
A criança dos anos 90 teve catapora... caxumba e socorro Deus!!
Nas décadas anteriores também era assim. Abraços até o próximo vídeo do canal.
Gratidão!! Excelente vídeo. Suas explicações são valiosíssimas.
Um amigo meu teve a oftalmológica, ele perdeu quase 100% da visão e o olho sempre inflama de tempos em tempos
Eu tive quando era criança fui a única sortudo aqui de casa e meu pai teve a zoster aos 88 anos e ele passou dois anos com dor nas costas depois melhorou...minha mãe sempre disse que catapora não mata então não é grave, só que não rsrs. Obrigada pelas informações! ❤❤❤
Eu tive herpes zoster após meu parto, nossa como dói muito .
Nossa, eu também! Uns dias depois. As minhas foram na cintura
Importantíssimo esse vídeo! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho de divulgação... Contudo, a vacinação já pode ser aplicada aos maiores de 18 anos! Justamente porque a sociedade está exposta a fatores que diminuem a imunidade (como stress, poluição etc.). Até pelos comentários dá pra perceber que muitos adultos tiveram zoster, o que antes era exceção, hoje se tornou comum.
Já peguei a requisição da médica e vou me vacinar essa semana.
Melhor coisa, estou com a tal da Ramsey Hunt faz mais de dois meses e vai longe até a vertigem que estou sentindo passar.
Nunca tive catapora ,quando criança tive rubéola, digamos que coça muito. O vídeo de hoje está de parabéns.
Posso me vacinar contra a Herpes Zóster, se já tive a doença?
Pode, eu tive a uns 6 meses atrás já me curei e já tomei a vacina
Moço você pagou mais ou menos quanto na vacina? @@eduardoraffanti3829
Eu tive faz um ano no olho e desceu para o rosto , doía o ouvido e até os seios, fui na clínica de vacinas e disseram que eu não podia vacinar pois ela ainda estaca ativa, essa herpes zoster deixa sequelas e algumas pessoas ficam com neuropatia que é meu caso, tem que cuidar da imunidade pois a minha foi logo depois da covid .
DEVE! aguarde 6 meses depois da última infecção e tome a shingrix.
Nossa vários conhecidos meus estão com esse quadro, e agora você solta o vídeo! Que coincidência! Ou será que tem algo esquisito rolando? Sequelas de COVID na imunidade? Muita gente relatando o mesmo.
Uma perguntinha, tive catapora com 3 meses de vida, e posteriormente tive herpes zoster com 12 anos, minha imunidade abaixou muito e tive alguns quadros psicológicos. Hoje tenho 20 anos, caso tomasse a vacina da Herpes ajudaria em alguma coisa?
Num foi só vc que ficou aterrorizada não, Dra Laura!!😵💫🫨🫨🫨😳😳😳
Meu... Que engraçado, há umas 2 semanas estou com herpes zoster, peguei depois logo que tive um quadro de COVID + Pneumonia, já terminou o meu tratamento e estou no período da secagem das feridas estou com dores até agora, teve umas noite que não consegui dormir por conta da dor
"Esse roteiro me traumatizou de muitas formas". Medo desbloqueado com sucesso.
Eu tive Zosters no ano passado, sem ter outra doença ou quadro parecido. Estou longe da idade de risco. Acreditam que foi devido stress.
Dúvida: devo tomar a vacina para evitar reincidência?
Tenho amigos médicos e farmacêuticos que divergem nesse assunto, uma vez que já tive a doença.
Eu tive duas vezes com intervalo de uns 5 anos entre os episódios então creio que não adquirimos imunidade. O vírus fica latente no organismo, enfim. Eu ainda não tomei a vacina, mas pretendo tomar.
eu tive tbm, com uns 36 anos, devido a stress da banca do mestrado! sorte q consegui identificar rápido e foi um quadro leve. Minha mãe havia tido a zoster uns 2 anos antes con uns 56 anos, acredito q devido a stress tbm. após um tempo ela teve perda auditiva parcial, teve perda de visão, teve q operar catarata c menos de 60 anos.... tomem a vacina, se cuidem!!! tanto a minha qndo a dela foi nas costas
Foi o meu caso. Não tive catapora, mas minhas irmãs tiveram quando eram jovens. Faz uns 25 anos que tive Herps Zoster no rosto, lado direito. É uma terrível dor como se tivesse se queimado. No primeiro dia já marquei a consulta com a dermatologista que só tinha vaga no dia seguinte. A noite minha família dormindo e eu chorando de dor. Fui para o banheiro chorar e levei minha Bíblia. Ao abrir foi na passagem que Jesus Cristo disse a Paulo: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza ". Agora chorava de alegria, porque a Graça de Deus estava na minha vida, Aleluia! Foi como uma anestesia. No dia seguinte a médica disse que era Herps Zoster . Quando entrei na sala ela disse: Que cobrerão! Me deu atestado, passou apenas analgésico e orientou para não coçar. Fiquei no meu quarto isolada, comia em material descartável.
Passei quase um ano sentindo de leve incômodo. Não nasceram mais espinhas.
Agradeci a Deus pela recuperação. Um farmacêutico tinha dito que eu poderia ficar louca. Comecei a chorar, mas, Repreendi na mesma hora e pedi misericórdia ao Senhor.
Tive mês passado, com 26 anos... o que me assustou foi o preço do valaciclovir
Preço da vacina, a Shangrix: de 1400,00 a 1800,00 (as 2 doses). Vale cada centavo :)
Tive ano passado. Também fiquei assustada com o preço.
Excelente explicação 👏🏻
Ah Herpes Zoster, aquela sequência de filme ruim que ninguém pediu pra existir.
Amo muito o conteúdo de vocês!!! Minha tia é do tipo que acredita em qualquer coisa que vê na Internet e agora está falando que não podemos tomar banho ou chá quente antes de dormir que faz mal! O que diz a ciência sobre isso?
Tem algum teste par saber se a pessoa já teve catapora, sarampo?
Tenho a mesma dúvida, estava procurando um comentário assim. 😉
Exame de sangue pra ver se tem os anticorpos 🙂
Tem sorologia para ambas, porém sarampo, pela sua idade, vc já está imunizada.
Caramba, que vídeo maravilhoso. Obrigado pelas informações!
Achei que era brincadeira de séries do EUA essas "festas da catapora"
Lembro de, na minha infância, as mães de crianças infectadas oferecerem a casa pra crianças não infectadas ainda.
Fui uma sortuda que teve hz antes dos 30 anos e nossa, a dor é horrível. Na época, o Dermato explicou certinho sobre ser o vírus da catapora incubado e me prescreveu um tratamento.
Obrigada por ser esse canal de transmissão de informações essenciais sobre saúde meninas!!! ❤🎉 Dúvida: por que algumas pessoas costumam ter herpes somente na boca ou no genital? A vacina da herpes zoster protege também contra essas formas?
São vírus diferentes, a herpes da boca e das genitais se chama herpes Simplex e não tem nada a ver com catapora.
Mais uma vez salvando vidas!
Tive catapora lá por volta de 8 anos e na época da Pandemia por causa do estresse e baixa imunidade e tudo mais tive Herpes Zoster nas costas ,lembro que o sintomas foram : coceira e dor e depois evolui para falta de ar achei na época que era minha asma atacada ai mostrando pra farmacêutica onde trabalho ela já falou Herpes Zoster . Agora sempre quando baixa minha imunidade ela já volta.
Que vídeo massa! Obrigada, membros e Laura! 🎉❤
Laura, obrigado pela excelente exposição e explicação. Eu não sei se eu tive catapora. Como fazer? Tem teste? Obrigado, abraço!
exame de sangue, pesquisando pelos anticorpos de catapora 🙂
@@MarceloVivanBorro valeu Marcelo, obrigado!
Meninas, seria muito legal se vocês fizessem um vídeo sobre Artrite Reumatoide e a Artrite Juvenil. Sou paciente com ARJ e já li muitos artigos e matérias sobre a doença e existem várias complicações que vão além de dores no corpo para pacientes que não fazem tratamento que a maioria das pessoas não sabem 😊🙃
Eu amo ser uma inscrita nesse canal
Eu escutando a Laura descrevendo os sintomas e as complicações e ficando aterrorizada, vamo se vacinar povo!
Ótimo esse canal!
Falou tudooo! Perfeito! Tirou muitas dúvidas que eu tinha. Conheço algumas pessoas novas tendo crise de Zoster antes dos 40 anos. Imagino que a Covid mexeu com a imunidade de muitos. Obrigada pelo conteúdo esclarecedor. E bora se vacinar.