Diogo na netflix há um documentário que se chama explicando a mente, nele a campeã mundial em memorização revela que se utiliza dessa mesma técnica. Ótimas dicas, Prof.!!
Muito bom! Relato pessoal: eu assisti a esse vídeo pela primeira vez faz uns 2 meses. Hoje ele apareceu nos meus recomendados e eu fui assistir de novo sem nem lembrar mais o conteúdo. Quando percebi qual vídeo era, tentei lembrar as palavras antes do professor falar novamente. Lembrei 4/6 (ficaram faltando "câmera" e "tapete") e a história maluca da caneta com o porco e o sofá ainda estava bem vívida na memória.
O jeito mais eficaz que eu descobri para memorizar conteúdos é repetir, repetir, repetir. Passo o assunto para um caderno de decoreba e leio todos os dias.
@@paulogirao2888, o problema do Anki é que ele é muito eficaz para informações curtas, mas nem sempre o que eu preciso decorar pode ser sintetizado em apenas uma palavra ou frase.
Estava segurando uma XÍCARA de café e tentando tirar um selfie com a CÂMERA do meu celular quando tropecei no TAPETE e derramei todo o meu café hahah que tal Professor Você é nota 10, muito obrigada pelas dicas
Essa técnica é muito poderosa. Se utilizar com um lugar conhecido vira um palácio da memória, que é uma técnica utilizada por campeões de memória. O problema é que essas técnicas tem um esforço maior do que parece e gasta tempo. Não sei se o custo benefício compensa. A propósito, eu memorizei o art 5 da CF com palácio mental e nunca mais esqueci. Mas o custo benefício é alto.
Verdade, é por isso que nunca tentei usar os palácios de memória pra valer. Acho que só vale a pena pra listas ou coisas que não entram na sua cabeça de jeito nenhum. Aí entra outra questão, pelo menos pra mim: como visualizar aqueles conceitos mais abstratos? Esses caras que ensinam essas técnicas só dão exemplos de listas de compra e outras coisas mais concretas, nunca vejo ensinando como memorizar coisas abstratas.
Por isso vídeo aula, às vezes, é tão fascinante, porque o professor, durante a aula, traz uma história ou algo do tipo, no pdf tbm há isso, mas na letra da lei n, rsrs
Isso me lembrou de uma frase atribuída a Einstein : “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. “Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica”.
e quem só pensa em bunda e peito e mulheres, tem como associar isso ao estudo para concurso, nao sei se seria muita emoção para lembrar do conteúdo estudad.
Eu tenho uma memória ótima para lembrar de coisas, fatos e situações do passado que muitas pessoas não lembram e se surpreendem com a minha memória. Sinto que esse é o caminho para eu associar aos conteúdos de estudo a longo prazo. Minha memória aqui nos arredores surpreendem as pessoas pq lembro de coisas de quando era criança que nem quem foi criança junto comigo lembra. Enfim, dica valiosa...
Caracaaaa fez muito sentido....depois da história lembrei com facilidade das 3 palavras do primeiro grupo e do segundo apertei o cérebro...rsss...e só saiu tapete e xicara...nem passou câmera...muito legal !!! Gratidão pela técnica SUPER PROFESSOR QUE BRILHAAAA 🌟🌟🌟🌟🌟
Memorização: Emoção:envolvimento emocional momentos que marca a vida Associação pegar uma informação antiga e juntar com uma nova! Esforço tentar e tentar revisar e foco.
Maravilha Prof. Diogo, me ajudará bastante, especialmente porque minha memóroa é péssima. Obrigada! Nunca mais esquecerei a primeira sequuência, rsrsrs.
Prof. O Sr e muito safo. Tô começando do zero meus estudos. E vou seguir o Sr apartir de hj..Pq já vi vários canais a Que no UA-cam. E só o Sr passa a vdd sobre o mundo dos concursos..novamente parabéns. TMJ
Ao inicio do vídeo estava com uma pergunta pronta para o experimentar. Ao decorrer do mesmo você respondeu minha pergunta, com outra pergunta, que posso usar para criar associações e emoções ao ler livros instrutivos. - Com o quê consigo associar o paragrafo que acabei de ler? - Esse paragrafo evoca alguma emoção? Realmente reconheço que ficar fazendo resumos da bastante resultado, mas é bem mais demorado. E Confesso que a informação que vc trouxe é muito tentadora. Acredito que agora é de minha parte exercitar. Obrigado!
Excelente professor, obrigada! O problema é que às vezes me falta criatividade pra colocar a teoria em uma história. Principalmente na hora de decorar leis 🙄
Boa Mestre Diogo, eu faço associação por música, pois tinha extrema dificuldade com RLM tautologia e contradição, mas lembrei de uma música (da sua época ou não,)"Let´s All Chant ♪TAUTOLOGIA É O OU QUE NEGA O OU É SEMPRE VERDADEIRO, NÃO HÁ DECEPÇÃO ♫♫ք♪CONTRADIÇÃO é E QUE NEGA E EQUIVALE A DECEPÇÃO PQ FALSO ESTARÁ ♫♫ é tiro e queda, coloco música em tudo, faço adaptações, sinceramente fica meio escroto, mas funciona pra mim...tenho outras pérola mentais, hits da aprovação, um dia chegarei no seu nível jovem, Deus o abençoe sempre...seu conhecimento faz muita diferença à quem está nessa "vida bandida" de concurso...inté
Olá Diogo, gostaria que você falasse de como estudar a lei seca para concursos, aquelas questões que cobram apenas a literalidade da lei, visto que são inúmeros artigos para decorar. Existem vários vídeos sobre isso por aí, mas tenho que dizer, confio muito mais nas informações que você obtém e nos passa. É isso, grande abraço e obrigado por tudo, você nos ajuda demais.
Muito bom pra desenvolver a criatividade, aliás. Mas eu gosto de criar situações mais simples, e claro que por ser mais simples, acho que o sucesso de retenção seja menor que criar um grande contexto cheio de sinestesia, então isso eu deixo restrito à importância daquele conteúdo: assuntos mais importantes merece mais detalhes de sensações que outro. Nesse teste o primeiro grupo só imaginei a frase: A caneta porcô no sofá. E pra me assegurar de memorizar eu gosto de criar alguns testes, exemplo: Caneta (6 letras), porco (5 letras) e Sofá (4 letras). Então mesmo q eu n lembre exatamente da frase dps de um tempo, eu posso lembrar de outro fato que correlacione novamente a relação entre elas, nesse caso a ordem descrecente do número de letras. Ou posso lembrar tbm que as frases estão em uma ordem crescente alfabética: C < P < S. Gente, é só uma dica para quem quiser desenvolver praticidade na forma de memorizar algumas coisas mais rápido. Exemplo, número de telefone, algum e-mail, que são coisas que vc nn precisa reter a tão longo prazo.. vai sempre da importância do conteúdo. Se é algo para uma prova, eu acho muito bom que vcs adicionem o máximo de sensações possíveis. Fica a minha dica p vcs ;d
Eu assimilo muito conteúdo "assim",no meu caso com os concursos principalmente onde tem história/geografia/literatura eu brinco com os nomes e oq ocorreu no período Ex:tome de Souza="tome-sou eu q começo tudo" ja vou lembrar do nome se cair questão querendo saber o tal e oq ocorreu no período dele
Boa, professor! Gostei bastante das informações e da sua didática. Fiz uma associação mnemônica emocional pra lembrar de vir aqui no canal e ver os vídeos novos. Mas pra garantir, também me inscrevi no canal, meu amigo, rsrs. Sucesso e grande abraço!
Professor Diogo eu uso para decorar aquela parte das atribuições de Direitos em conjunto da União + Estado Mnemônico = PE (PERFUME) + FUT (FUTEBOL) = Direitos Penitenciário, Econômico + Financeiro, Urbanístico e Tributário. Achei melhor essa associação!!!
Nossa, o vídeo é tão bom que não começou com aquela frase desanimadora: "estou aqui pra te ajudar a sair dessa vida badida, que é estudar pra concurso". Amo seus vídeos, mas acho péssimo ter que ouvir toda vez isso... Não sei se foi intencional, mas eu adorei não ter que ouvi-la novamente.
Memorizei o segundo grupo imaginando eu usando uma xícara enorme como câmera pra tirar fotos do meu tapete. E o primeiro grupo espetando o porco com uma caneta de aço e transformando ele num sofá. Inclusive já criei uma pequena história para memorizar os 12 direitos sociais, na sequência.
Essa metodologia é ótima, eu costumo transformá-las em musiquinhas bizarras que levam até palavrões. Qualquer dia vou gravar para mais tarde ficar rindo dessas “loucuras”.
Professor, faz um exemplo prático com assuntos de concurso. Por exemplo, como eu poderia usar essa técnica pra memorizar o conceito de governança? Quem ensina essas técnicas só dá exemplos tipo listas de compra e outras coisas do dia a dia, acho que por isso muita gente acaba esquecendo e nem usa.
É desafiador conseguir fazer isso em alguns assuntos. Eu consigo fazer associações em Direito, pq eles se cruzam muito. Então geralmente um princípio de Direito Administrativo eu tento ver se ele não vai contra nenhum princípio de Constitucional. Ja Direito Eleitoral eu tenho dificuldade. O meu maior problema, na verdade, é que se eu permito esses raciocínios se prolongarem muito eu faço 6 páginas por hora. Se eu simplesmente devoro o assunto, consigo fazer 11 ou 12. Então acredito que se aplique melhor a quem ja terminou de ver o assunto e ta revisando.
Lembrei dos dois grupos. Tenho essa mania de fazer associações, mas não tão rica de detalhes. Sou bastante automática em fazer memória fotográfica, mas para textos não é muito eficiente.
Muito legal esse vídeo, mas eu lembrei das palavras do segundo grupo também. Por outro lado tenho certeza que se eu tivesse lido eu provavelmente não lembraria... alguma explicação pra isso? Já vi você dizer em outro video que lendo a gente grava mais, mas comigo é o contrário, eu gravo melhor o que eu escuto.... inclusive fiz um teste uma vez em que sao mostradas diversas imagens e de pois você tem que lembrar e outro que voce escuta uma sequencia de palavras e tem que lembrar, e eu fui bem melhor no segundo.
Bom dia! Cara,poderia fazer um video explicando ou só responder esse comentário explicando como funcionam as carreiras de analista,auditor etc? Sei que a maioria só precisa de nivel superior em qualquer área,mas quem não tem noção de nada,o que ocorre? Existe algum treinamento,alguma preparação antes de assumir o cargo? Ou durante...obrigado!
Antes de ele começar a contar a história eu imaginei um porco sentado no sofá fazendo anotações tomando café na xícara com uma câmera ao lado dele e no chão um tapete
Me lembro da minha época de infância,meu time é Flamengo, e qd eu queria memorizar números eu fazia pela numeração dos jogadores... 1 diego alves , 2 rafinha, 9 gabigol 6 fluis 7 eribeiro e por vai ( atualizando pros dias de hj )
Professor, já ouvi falar sobre essas técnicas diversas vezes, mas nunca consegui aplicar, pois elas só consideram objetos concretos e fáceis de visualizar. Não consigo transpor isso para conceitos abstratos e complexos, sem falar naqueles conceitos que são muito similares à primeira vista e cujas definições usam termos sinônimos. Outra coisa, o tempo gasto com esse esforço mental não é maior do que fazer resumos?
Das técnicas passadas, eu só não uso a da emoção, pois acho que não dá certo pra mim. Se eu preciso memorizar as Leis A, B e C, eu só preciso memorizar as leis A, B e C. Agora, se eu usar a técnica da emoção, vou precisar memorizar as Leis A, B e C + as estórias, sem contar o tempo e energia que gastei para construir tais estórias e o risco de chegar na hora da prova e misturar as estórias.
Fiquei imaginando eu enfiando uma caneta no reto do porco e ele bolado pulando de um lado pro outro no sofá enquanto eu olhava pro lado tirando uma foto de uma xícara que caiu no tapete novinho, é meio bizarro mas ajuda a lembrar bem
Professor, muito boa sua explicação. Não irei esquecer das palavras desse primeiro grupo. Kkkk Muito bom. Por favor, me diz uma coisa, e com relação as matérias? Como posso absorver o conteúdo estudado? Estou encontrando uma certa dificuldade nisso. Sempre fui um aluno mediano, esforçado, mas, mediano. Ensino médio fraco, na faculdade só queria passar na matéria. Trabalhei desde os 14 anos para me sustentar. Hoje, aos 35 anos, é a primeira vez que me encontro fora do mercado de trabalho. Sempre tive um desejo de ser PC, PF e PRF. Creio que a oportunidade, será agora. Tenho estudado 3h líquidas e no dia seguinte já não sei o que "estudei". Isso me revolta. Por favor, alguma recomendação para eu que eu venha desenvolver legal nos estudos para concurso? Desde já agradeço e se puder me ajudar nessa questão, irei ficar muito grato. Obrigado.
Eu só uso a associação, esforço e mnemônicos (às vezes). A técnica da emoção acho furada (com todo o respeito), pois todos os exemplos trazidos são bem fora da realidade para concursos e parece que dão mais trabalho e tomam mais o tempo do que fazer quadros esquematizados no papel.
Mas essa técnica ajuda vc a lembra de uma sequência de palavras, e um concurso várias matérias, vários assuntos e diversos temas como poderia aplicar essa técnica.
Há um pequeno problema na teoria: direito se utiliza na maioria das vezes de substantivos abstratos. Aí fica complicado. Como fazer pra memorizar as competências legislativas da União?
De início eu associei a uma imagem "o porco segurando uma caneta e rabiscando muito o sofá", daí surgiu uma dúvida: uma associação curta compromete a eficácia do método?
Tirei do ar. Vídeos daquele jeito "machucam" o algoritmo do meu canal. Poucas visualizações. O UA-cam vai entender q não estou sabendo conversar com meu público. Devo criar um segundo canal só com coisas mais específicas de concurso.
Antes do professor falar da associação imaginei um porco sentado num sofá fumando uma caneta como se fosse um cigarro. Na segunda pensei apenas num tapete com uma xícara e uma câmera em cima.
Eu imaginei um porco (humanoide) sentado no sofá, segurando uma caneta, com uma xícara de chá no "braço" do sofá. Há um tapete nesse cômodo, com uma câmera monitorando essa sala.
Eu fiz uma sequência num curso em 2002. Era meu tio gordo fugindo de um Nokia tijolão gigante no meio da praia de Copacabana. A cena é tão bizarra que está armazenada até hoje na minha cabeça. Tudo isso para lembrar de : tio, celular e praia. Se fosse apenas uma coisa simples como: meu tio gordo com a barriga de fora, atendendo o celular e deitado numa esteira em Copacabana, eu não lembraria até 2020.
Diogo na netflix há um documentário que se chama explicando a mente, nele a campeã mundial em memorização revela que se utiliza dessa mesma técnica. Ótimas dicas, Prof.!!
Só lembrei desse documentário quando eu assisti também
É bom esse documentário?
Sim, vdd!
Nunca mais esqueço a primeira sequência. Kkkkk
Kkkkk
Muito bom o video! Só acho um pouco demorado aplicar esta técnica aos estudos para concursos!
Foi impossível não lembrar da música da caneta azul.
kkkk
@Rogelin Costa
Tmb nunca mais vou esquecer, pois lembrar do meme causou em mim uma forte emoção... De raiva! ✒🎵🎤 😀
Muito bom!
Relato pessoal: eu assisti a esse vídeo pela primeira vez faz uns 2 meses. Hoje ele apareceu nos meus recomendados e eu fui assistir de novo sem nem lembrar mais o conteúdo. Quando percebi qual vídeo era, tentei lembrar as palavras antes do professor falar novamente. Lembrei 4/6 (ficaram faltando "câmera" e "tapete") e a história maluca da caneta com o porco e o sofá ainda estava bem vívida na memória.
Imaginei essas paradas e parecia que eu tava sob efeito de drogas pesadas 😂😂😂
Muito foda a metodologia das seis palavras!! Valeu, Prof!
Você por aqui goudionnnn
goudionnnnn
Fique exatamente assim kkkkkkkkk
@@ermesonsousa8612 kkkkkkk
O jeito mais eficaz que eu descobri para memorizar conteúdos é repetir, repetir, repetir. Passo o assunto para um caderno de decoreba e leio todos os dias.
Experimente transformar essas informações em flashcards e tentar adivinhar as respostas antes de ler 👍🏻
se você não quiser ter um monte de papéis, use o app Anki.
@@paulogirao2888, o problema do Anki é que ele é muito eficaz para informações curtas, mas nem sempre o que eu preciso decorar pode ser sintetizado em apenas uma palavra ou frase.
É por isso que eu uso o combo: Evernote+Anki
Todas de forma gratuita.
Não é a forma mais eficiente, mas funciona, se você tiver muito tempo para se dedicar à repetição. Mapas mentais e flashcards são mais eficientes.
Estava segurando uma XÍCARA de café e tentando tirar um selfie com a CÂMERA do meu celular quando tropecei no TAPETE e derramei todo o meu café hahah que tal Professor
Você é nota 10, muito obrigada pelas dicas
Essa técnica é muito poderosa. Se utilizar com um lugar conhecido vira um palácio da memória, que é uma técnica utilizada por campeões de memória. O problema é que essas técnicas tem um esforço maior do que parece e gasta tempo. Não sei se o custo benefício compensa. A propósito, eu memorizei o art 5 da CF com palácio mental e nunca mais esqueci. Mas o custo benefício é alto.
Verdade, é por isso que nunca tentei usar os palácios de memória pra valer. Acho que só vale a pena pra listas ou coisas que não entram na sua cabeça de jeito nenhum.
Aí entra outra questão, pelo menos pra mim: como visualizar aqueles conceitos mais abstratos? Esses caras que ensinam essas técnicas só dão exemplos de listas de compra e outras coisas mais concretas, nunca vejo ensinando como memorizar coisas abstratas.
Por isso vídeo aula, às vezes, é tão fascinante, porque o professor, durante a aula, traz uma história ou algo do tipo, no pdf tbm há isso, mas na letra da lei n, rsrs
Isso me lembrou de uma frase atribuída a Einstein : “A imaginação é mais importante que o conhecimento”. “Eu acredito na intuição e na inspiração. A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando à luz à evolução. Ela é, rigorosamente falando, um fator real na pesquisa científica”.
Sem dizer que a imaginação é a base do aprendizado. Não vejo construção do conhecimento sem a imaginação. ..
e quem só pensa em bunda e peito e mulheres, tem como associar isso ao estudo para concurso, nao sei se seria muita emoção para lembrar do conteúdo estudad.
Eu tenho uma memória ótima para lembrar de coisas, fatos e situações do passado que muitas pessoas não lembram e se surpreendem com a minha memória. Sinto que esse é o caminho para eu associar aos conteúdos de estudo a longo prazo. Minha memória aqui nos arredores surpreendem as pessoas pq lembro de coisas de quando era criança que nem quem foi criança junto comigo lembra. Enfim, dica valiosa...
Lembrei das 2 sequências de palavras, mas foi bem mais fácil de lembrar da primeira sequência.
“Chaves de memória” proposto por José Silva no método dele criado há décadas(Método Silva de Controle Mental). Inclusive, recomendo.
Para lembrar o segundo grupo me imaginei numa mesa tomando café com uma câmera ao lado...A mesa sobre um belo tapete...
Dica maravilhosa
Caracaaaa fez muito sentido....depois da história lembrei com facilidade das 3 palavras do primeiro grupo e do segundo apertei o cérebro...rsss...e só saiu tapete e xicara...nem passou câmera...muito legal !!! Gratidão pela técnica SUPER PROFESSOR QUE BRILHAAAA 🌟🌟🌟🌟🌟
Kkk
Memorização:
Emoção:envolvimento emocional momentos que marca a vida
Associação pegar uma informação antiga e juntar com uma nova!
Esforço tentar e tentar revisar e foco.
O seu vídeo lembra o vídeo de memorização do Renato Alves, o recordista em memorização. Curto demais seus vídeos, prof!!
É vdd, o esforço mental ajuda muito a memorizar. Repetição tb é fundamental.
Maravilha Prof. Diogo, me ajudará bastante, especialmente porque minha memóroa é péssima. Obrigada! Nunca mais esquecerei a primeira sequuência, rsrsrs.
Prof. O Sr e muito safo. Tô começando do zero meus estudos. E vou seguir o Sr apartir de hj..Pq já vi vários canais a Que no UA-cam. E só o Sr passa a vdd sobre o mundo dos concursos..novamente parabéns. TMJ
Excelente! Obrigada pelas dicas.
Ao inicio do vídeo estava com uma pergunta pronta para o experimentar. Ao decorrer do mesmo você respondeu minha pergunta, com outra pergunta, que posso usar para criar associações e emoções ao ler livros instrutivos.
- Com o quê consigo associar o paragrafo que acabei de ler?
- Esse paragrafo evoca alguma emoção?
Realmente reconheço que ficar fazendo resumos da bastante resultado, mas é bem mais demorado. E Confesso que a informação que vc trouxe é muito tentadora. Acredito que agora é de minha parte exercitar. Obrigado!
Excelente professor, obrigada! O problema é que às vezes me falta criatividade pra colocar a teoria em uma história. Principalmente na hora de decorar leis 🙄
Tem seus limites sim.
Ótimo vídeo. Admiro muito seu trabalho e gosto bastante de assistir seus vídeos. Te desejo muito sucesso.
O famoso ''Palácio da memória''.
Boa.
Isso
Lembrei dos dois grupos. Mas ainda tenho dificuldade no decorrer dos estudos. Tentarei com essas dicas
Boa!
Esse bilete é verdadeiro. Rsrs
Realmente lembrei na ordem do primeiro e apenas uma palavra do segundo😁
Amei, estou no início dessa jornada de estudo para concurso. Me ajudou muito, já estou praticando. ❤️
Diogão fazendo essas associações com os olhos bem abertos parece um louco estudante insano. Gostei.
Pois eh, meus olhos dão um ar de drama à situação
Boa Mestre Diogo, eu faço associação por música, pois tinha extrema dificuldade com RLM tautologia e contradição, mas lembrei de uma música (da sua época ou não,)"Let´s All Chant
♪TAUTOLOGIA É O OU QUE NEGA O OU É SEMPRE VERDADEIRO,
NÃO HÁ DECEPÇÃO
♫♫ք♪CONTRADIÇÃO é E QUE NEGA E EQUIVALE A DECEPÇÃO PQ FALSO ESTARÁ
♫♫
é tiro e queda, coloco música em tudo, faço adaptações, sinceramente fica meio escroto, mas funciona pra mim...tenho outras pérola mentais, hits da aprovação, um dia chegarei no seu nível jovem, Deus o abençoe sempre...seu conhecimento faz muita diferença à quem está nessa "vida bandida" de concurso...inté
Excelente vídeo! Obrigada por nos ajudar nessa jornada rumo a realização do nosso sonho! Vc é exemplo de foco e determinação!
DICAS: MNEMÔNICOS, ASSOCIAÇÃO E EMOÇÃO. GCM CAMPO GRANDE MÊS QUE VEM VALEU MISTER.
Olá Diogo, gostaria que você falasse de como estudar a lei seca para concursos, aquelas questões que cobram apenas a literalidade da lei, visto que são inúmeros artigos para decorar. Existem vários vídeos sobre isso por aí, mas tenho que dizer, confio muito mais nas informações que você obtém e nos passa. É isso, grande abraço e obrigado por tudo, você nos ajuda demais.
Muito bom pra desenvolver a criatividade, aliás. Mas eu gosto de criar situações mais simples, e claro que por ser mais simples, acho que o sucesso de retenção seja menor que criar um grande contexto cheio de sinestesia, então isso eu deixo restrito à importância daquele conteúdo: assuntos mais importantes merece mais detalhes de sensações que outro. Nesse teste o primeiro grupo só imaginei a frase: A caneta porcô no sofá. E pra me assegurar de memorizar eu gosto de criar alguns testes, exemplo: Caneta (6 letras), porco (5 letras) e Sofá (4 letras). Então mesmo q eu n lembre exatamente da frase dps de um tempo, eu posso lembrar de outro fato que correlacione novamente a relação entre elas, nesse caso a ordem descrecente do número de letras. Ou posso lembrar tbm que as frases estão em uma ordem crescente alfabética: C < P < S.
Gente, é só uma dica para quem quiser desenvolver praticidade na forma de memorizar algumas coisas mais rápido. Exemplo, número de telefone, algum e-mail, que são coisas que vc nn precisa reter a tão longo prazo.. vai sempre da importância do conteúdo. Se é algo para uma prova, eu acho muito bom que vcs adicionem o máximo de sensações possíveis.
Fica a minha dica p vcs ;d
Meu Jesus amado......muita criatividade
Eu assimilo muito conteúdo "assim",no meu caso com os concursos principalmente onde tem história/geografia/literatura eu brinco com os nomes e oq ocorreu no período
Ex:tome de Souza="tome-sou eu q começo tudo" ja vou lembrar do nome se cair questão querendo saber o tal e oq ocorreu no período dele
Boa, professor! Gostei bastante das informações e da sua didática. Fiz uma associação mnemônica emocional pra lembrar de vir aqui no canal e ver os vídeos novos. Mas pra garantir, também me inscrevi no canal, meu amigo, rsrs. Sucesso e grande abraço!
Kkkk boa!
Lembro da primeira sequência e da segunda nem sei do que se tratavam kkk que legal esse experimento professor!
Professor Diogo eu uso para decorar aquela parte das atribuições de Direitos em conjunto da União + Estado Mnemônico = PE (PERFUME) + FUT (FUTEBOL) = Direitos Penitenciário, Econômico + Financeiro, Urbanístico e Tributário. Achei melhor essa associação!!!
Nossa, o vídeo é tão bom que não começou com aquela frase desanimadora: "estou aqui pra te ajudar a sair dessa vida badida, que é estudar pra concurso". Amo seus vídeos, mas acho péssimo ter que ouvir toda vez isso... Não sei se foi intencional, mas eu adorei não ter que ouvi-la novamente.
Muito interessante esta técnica de memorização.
Diogo, como sempre magnífico. Obrigada por toda essa ajuda gratuita que você nos dá
Vídeo top! Não lembrei do tapete de jeito nenhum... Mas caneta-porco-sofá jamais esquecerei rsrs
Rsrs
Era so imaginar cafe derramado no tapete com a camera filmando rs
Ganhou um inscrito! Show hein! P A R A B É N S pela aula! Muito boa! Abs e um final de ano repleto e abençoado!
Obrigada prof!! Já fazia associações ms agora vou treinar mais!!
O melhor vídeo de como memorizar e ainda com exemplos fáceis e praticos. Obrigado pela ensinamento.
Isso sim é um ensinamento poderoso.
Muito bom senti que você estava falando comigo. Obrigado
Memorizei o segundo grupo imaginando eu usando uma xícara enorme como câmera pra tirar fotos do meu tapete. E o primeiro grupo espetando o porco com uma caneta de aço e transformando ele num sofá. Inclusive já criei uma pequena história para memorizar os 12 direitos sociais, na sequência.
Por essas dicas sei que estou no caminho certo. Vlw prof.
Gosto de fazer associações através de questões, quanto mais questões respondo mais consigo contextualizar o tema e entender.
Muito obrigado por compartilhar conosco essa técnica de memorização.
Essa metodologia é ótima, eu costumo transformá-las em musiquinhas bizarras que levam até palavrões. Qualquer dia vou gravar para mais tarde ficar rindo dessas “loucuras”.
kkkk
Velocidade final= velocidade inicial +2×aceleração× Variação de espaço
V=V0+2a./\ S
Como lembrar
Vovô e vovó mais duas amigas num triângulo sexual 😂😂
lsc 0002 rachei de rir aqui kkkkkk, muito boa! 👏🏽👏🏽👏🏽
Professor, faz um exemplo prático com assuntos de concurso. Por exemplo, como eu poderia usar essa técnica pra memorizar o conceito de governança? Quem ensina essas técnicas só dá exemplos tipo listas de compra e outras coisas do dia a dia, acho que por isso muita gente acaba esquecendo e nem usa.
Excelente vídeo professor , assim como os outros !
Obrigado!
Ótimas dicas, professor. Agradeço por compartilhar conosco.
Te acho o máximo, obrigada por toda bondade!
Vlwww d+
Salvou minha vida
Maravilhoso este video. Obrigada professor Diogo.
Obrigado pela aula! 🙌🏼
Eu que agradeço
Já imaginei o Gaguinho do Pernalonga no meu sofá escrevendo. Preciso parar com as drogas.😂
Tbm pensei nisso. Mas dificil mesmo é fazer essa associação toda com a teoria do crime
Palácio da memória
É desafiador conseguir fazer isso em alguns assuntos. Eu consigo fazer associações em Direito, pq eles se cruzam muito. Então geralmente um princípio de Direito Administrativo eu tento ver se ele não vai contra nenhum princípio de Constitucional. Ja Direito Eleitoral eu tenho dificuldade.
O meu maior problema, na verdade, é que se eu permito esses raciocínios se prolongarem muito eu faço 6 páginas por hora. Se eu simplesmente devoro o assunto, consigo fazer 11 ou 12. Então acredito que se aplique melhor a quem ja terminou de ver o assunto e ta revisando.
Com certeza
Pode fazer uma historinha como por exemplo: o porco derrubou a caneta no sofá, também funciona
quando percebi os 3 últimos foram deixados de lado na história ja imaginei q eles seriam cobrados, ai forcei a mente a memoriza-los
Lembrei dos dois grupos. Tenho essa mania de fazer associações, mas não tão rica de detalhes. Sou bastante automática em fazer memória fotográfica, mas para textos não é muito eficiente.
Muito legal esse vídeo, mas eu lembrei das palavras do segundo grupo também. Por outro lado tenho certeza que se eu tivesse lido eu provavelmente não lembraria... alguma explicação pra isso? Já vi você dizer em outro video que lendo a gente grava mais, mas comigo é o contrário, eu gravo melhor o que eu escuto.... inclusive fiz um teste uma vez em que sao mostradas diversas imagens e de pois você tem que lembrar e outro que voce escuta uma sequencia de palavras e tem que lembrar, e eu fui bem melhor no segundo.
Excelente dicas!!!
Bom dia! Cara,poderia fazer um video explicando ou só responder esse comentário explicando como funcionam as carreiras de analista,auditor etc? Sei que a maioria só precisa de nivel superior em qualquer área,mas quem não tem noção de nada,o que ocorre? Existe algum treinamento,alguma preparação antes de assumir o cargo? Ou durante...obrigado!
Ajudou bastante!
💪🏻💪🏻
Antes de ele começar a contar a história eu imaginei um porco sentado no sofá fazendo anotações tomando café na xícara com uma câmera ao lado dele e no chão um tapete
Pode até ser trabalhoso, mas vale a pena pra caralho!
Kkk
A impressão que temos é essa mesmo, mas depois de um tempo fica automático. Quando ele falou, eu já fiz uma história na minha cabeça na hora.
@@victor_grilo Sim.. o negócio é começar.
Me lembro da minha época de infância,meu time é Flamengo, e qd eu queria memorizar números eu fazia pela numeração dos jogadores... 1 diego alves , 2 rafinha, 9 gabigol 6 fluis 7 eribeiro e por vai ( atualizando pros dias de hj )
Maravilha!😊👏👍
Massa!!!
Certa vez eu fiz uma história com os modelos de carros novos e antigos, fabricados ou não.
Professor, já ouvi falar sobre essas técnicas diversas vezes, mas nunca consegui aplicar, pois elas só consideram objetos concretos e fáceis de visualizar. Não consigo transpor isso para conceitos abstratos e complexos, sem falar naqueles conceitos que são muito similares à primeira vista e cujas definições usam termos sinônimos.
Outra coisa, o tempo gasto com esse esforço mental não é maior do que fazer resumos?
Das técnicas passadas, eu só não uso a da emoção, pois acho que não dá certo pra mim. Se eu preciso memorizar as Leis A, B e C, eu só preciso memorizar as leis A, B e C. Agora, se eu usar a técnica da emoção, vou precisar memorizar as Leis A, B e C + as estórias, sem contar o tempo e energia que gastei para construir tais estórias e o risco de chegar na hora da prova e misturar as estórias.
Muito massa! 👏👏👏
Fiquei imaginando eu enfiando uma caneta no reto do porco e ele bolado pulando de um lado pro outro no sofá enquanto eu olhava pro lado tirando uma foto de uma xícara que caiu no tapete novinho, é meio bizarro mas ajuda a lembrar bem
Arrazoooooooouu!!!!!😍
Professor, muito boa sua explicação. Não irei esquecer das palavras desse primeiro grupo. Kkkk Muito bom. Por favor, me diz uma coisa, e com relação as matérias? Como posso absorver o conteúdo estudado? Estou encontrando uma certa dificuldade nisso. Sempre fui um aluno mediano, esforçado, mas, mediano. Ensino médio fraco, na faculdade só queria passar na matéria. Trabalhei desde os 14 anos para me sustentar. Hoje, aos 35 anos, é a primeira vez que me encontro fora do mercado de trabalho. Sempre tive um desejo de ser PC, PF e PRF. Creio que a oportunidade, será agora. Tenho estudado 3h líquidas e no dia seguinte já não sei o que "estudei". Isso me revolta. Por favor, alguma recomendação para eu que eu venha desenvolver legal nos estudos para concurso? Desde já agradeço e se puder me ajudar nessa questão, irei ficar muito grato. Obrigado.
Aquele like antes de tudo.
Criatividade + Active Recall=Sucesso
Boa
Eu só uso a associação, esforço e mnemônicos (às vezes). A técnica da emoção acho furada (com todo o respeito), pois todos os exemplos trazidos são bem fora da realidade para concursos e parece que dão mais trabalho e tomam mais o tempo do que fazer quadros esquematizados no papel.
Mas essa técnica ajuda vc a lembra de uma sequência de palavras, e um concurso várias matérias, vários assuntos e diversos temas como poderia aplicar essa técnica.
Maravilhoso
Vc é FENOMENAL!! Obrigada. @diogomoreira tenho perfil cinestésico, esse vídeo ajuda muito, vc teria mais alguma dica?
Há um pequeno problema na teoria: direito se utiliza na maioria das vezes de substantivos abstratos. Aí fica complicado.
Como fazer pra memorizar as competências legislativas da União?
De início eu associei a uma imagem "o porco segurando uma caneta e rabiscando muito o sofá", daí surgiu uma dúvida: uma associação curta compromete a eficácia do método?
Eu decorei assim: 1º grupo CPS (CPF) e o 2º grupo XCP (EXP - Fazendo alterações no E)
Não dá pra confiar que no longo prazo essas associações vão está fáceis de recuperar. Nosso cérebro é muito visual...
@@victor_grilo pra isso existe a revisão. Não adianta criar mnemônico se não revisar de vez em quando.
Professor top
Muito bom
Tem como usar essa técnica para vestibulares? Em biológicas e humanas, por exemplo
Tentei fazer o exercício pra segunda sequência de palavras. O resultado foi uma xícara turista tirando fotos em um tapete voador. Doidera
Kkk
Primeiro a comentar, já profetizando: Próximo concurso uma vaga é minha. Serei AFRF.
Que é AFRF? Algo lgd a assistente da receita F?
@@jean5992 A mesma profissão do Diego, AFRF é Auditor Fiscal da Receita Federal.
@@jean5992 auditor fiscal da receita federal
Viajei longe kkk é sono! Valeeu
Que viagem kkkkkkkkkkk
Muito bom!👏🏼
Me lembrou as técnicas do Harry Lorayne
Ótimo vídeo!
Mas aproveito para indagar: cadê o vídeo sobre o TCE que havia sido postado?
Tirei do ar. Vídeos daquele jeito "machucam" o algoritmo do meu canal. Poucas visualizações. O UA-cam vai entender q não estou sabendo conversar com meu público.
Devo criar um segundo canal só com coisas mais específicas de concurso.
Mas o vidro ainda tá disponível naquele mesmo link. Mandei por email pra quem se inscreveu na minha newsletter no meu site.
Opa já tô inscrita! Verei minha caixa de emails então! Obrigada por responder! Sucesso pro canal pq o conteúdo é bom, com ou sem algoritmo a favor!
Antes do professor falar da associação imaginei um porco sentado num sofá fumando uma caneta como se fosse um cigarro. Na segunda pensei apenas num tapete com uma xícara e uma câmera em cima.
Eu imaginei um porco (humanoide) sentado no sofá, segurando uma caneta, com uma xícara de chá no "braço" do sofá. Há um tapete nesse cômodo, com uma câmera monitorando essa sala.
Eu fiz uma sequência num curso em 2002. Era meu tio gordo fugindo de um Nokia tijolão gigante no meio da praia de Copacabana. A cena é tão bizarra que está armazenada até hoje na minha cabeça. Tudo isso para lembrar de : tio, celular e praia. Se fosse apenas uma coisa simples como: meu tio gordo com a barriga de fora, atendendo o celular e deitado numa esteira em Copacabana, eu não lembraria até 2020.
Uma vez comi um bolo em São Tomé das Letras e isso aí realmente aconteceu