COMO TER MAIS AMOR PRÓPRIO?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 жов 2024
  • Sobre o amor próprio e a minha opinião a respeito de abordagens terapêuticas.
    Para me mandar perguntas:
    / emanuelaragaoreal

КОМЕНТАРІ • 64

  • @martacapistrano1760
    @martacapistrano1760 4 роки тому +63

    Estamos num momento bem complicado onde dizemos às pessoas que não se sentem amadas que se amem, às pessoas que não se sentem prósperas que mudem suas crenças em relação ao dinheiro (valorizando-o ainda mais), e às pessoas frustradas com a vida que se responsabilizem por si e encontrem um jeito de funcionar sem encher o saco do próximo com seu sofrimento. Parece antiga, incômoda e nefasta a ideia de que a vida é dificil por si mesma, já que se tivermos saúde e sorte ainda assim ficaremos velhos, perderemos nossos afetos ao longo do caminho para a morte e para outras mazelas, que encontrar a justa medida entre o dar e receber amor, carinho, energia, libido é difícil. Quanto mais fácil fingimos ser alcançar essa felicidade e paz interior mais fácil fica vender tratamentos e ilusões de cura instantânea. Vende-se a ideia de que ter autonomia é natural, simples, fácil colocando a pessoa cada vez mais dependente de um mestre, de um terapeuta, de um messias que te joga na cara a sua fragilidade inaceitável.

  • @francejovi4004
    @francejovi4004 4 роки тому +33

    Oi Manu,
    Há dois meses recebi o diagnóstico de depressão e fiz tudo que me mandaram fazer. comprei remédios e comecei as consultas com a psicóloga. Na primeira sessão já pensei em desistir, mas continuei e foram aproximadamente 5 encontros. Não achei que me ajudou em nada, talvez pelo breve tempo de tratamento, talvez pela abordagem profissional que recebi. Bom, em geral sinto um enorme cansaço com esse processo de externalização das minhas questões, em um consultório, para uma pessoa estranha (ainda que com formação acadêmica para essa finalidade).
    Pela minha experiência ou falta de sorte nesse sentido, analistas/psicológos/terapeutas (não sei a diferença, desculpe) em algum momento vão querer nos padronizar pelas suas próprias óticas. E isso, além de gerar um certo constrangimento, acaba nos distanciando do processo.
    Hoje considero que a autoescrita e iniciativas autônomas próprias geram frutos mais doces e contínuos do que o tratamento padrão para o qual somos direcionados pelo psiquiatra.
    O canal está cada vez melhor e tem sido de uma ajuda IMENSA! OBRIGADA!

  • @hannahjook
    @hannahjook 4 роки тому +49

    Eu acho q o terapeuta pode pontuar. Ou seja, não dizer oq vc tem q fazer, mas pontuar na sua fala oq vc está expressando e fazer vc refletir sobre isso. Por isso q terapia é um processo, é assim que, pelo menos comigo, funciona. Eu falo alguma coisa, minha terapeuta "pinça" aquilo e ressalta e me faz refletir sobre. E a terapia não acaba ali, vai comigo e eu fico refletindo sobre aquilo e em outra sessão eu posso voltar e elaborar melhor aquilo e daí a gente conversa, debate, ela pode mostrar algumas coisas e eu posso concordar ou não e me colocar. E assim vai, ou seja, é um processo interminável pq sempre vai surgir alguma coisa q pode ou não já ter aparecido. Por isso, q pra mim é fortalecedora e aí eu desenvolvo o "amor próprio", não no sentido banal que estamos dando, como se fosse fácil ou de um dia pro outro. Como todo "amor" esse também é construído.

    • @daliamelo1
      @daliamelo1 4 роки тому +2

      Hanna, é isso mesmo! você falou tudo o que eu pensei vendo o vídeo. Pontuar e seguir trabalhando, sessão a sessão. Amor próprio não se consegue de uma hora pra outra. Tenho 43 anos e por esse tempo todo fui ensinada e me ensinei a só criticar-me no espelho. Para desconstruir isso é um passo por vez. Gosto muito da Terapia Cognitivo Comportamental para esta finalidade, mas isso é uma coisa minha, cada um trabalha com o que mais lhe agrada.

  • @hitchcoca
    @hitchcoca 3 роки тому +3

    Tô com um problema muito grande. Comecei 2018 a ter quadros de estresse que me causaram alopessia. Não entendendo bem fui na dermatologista tratar, sem efeito. Esse estresse virou uma depressão, meu relacionamento que em 2018 tinha 3 anos, seguiu por mais 3 anos péssimos, até que ela resolveu partir. Há um ano faço terapia e me medico à uns 4 meses. Comecei a segunda e nova medicação semana passada após ter uma crise de ansiedade! O médico que me atendeu foi muito atencioso e me esclareceu vários sintomas q eu tinha e não havia percebido. O estresse, depressão e ansiedade podem ser causas um do outro, podem não haver uma ordem, mas costumam andar juntos em casos mais graves. É o que eu tenho. E durante a crise, meu abrigo foi justamente quem não me quer mais. Ela e sua mãe que me deram o apoio e atenção. Eu voltei no dia seguinte, pedi pra dormir lá, no dia seguinte de novo, e de novo mais um dia. Tinha muito medo de sentir aquela angústia gigantesca que me tirou a voz, mas não posso me apoiar ali. Infelizmente não posso! Por isso é tão difícil o conselho de "se amar mais". Não é simples, não é rápido, não é nada fácil. Quando projetei tudo que sou e preciso na outro pessoa, perdi totalmente meu rumo. Ontem na terapia foi assim, vários reforços de que preciso ser forte e seguir adiante, deprimido e abandonado, é extremamente complicado dar um passo sequer. Tenho tido muita ansiedade pq quero muito ficar bem e logo! Não entender o tempo de todo esse processo é horrível. Eu queria muito só dormir e acordar curado, sem enfrentar essa fase toda horrível. Mas não é assim que funciona né? E tb não é só com "força de vontade" que se resolve, né? Sentir demais é difícil.

  • @alexiabeatriz9240
    @alexiabeatriz9240 4 роки тому +36

    Como psicoterapeuta eu digo: fuja dessa terapeuta. Em UMA sessão te diz que vc PRECISA de algo? A não, tá tudo errado nisso. Concordo com tudo que Manu falou, parece até que fez 5 anos de psicologia hahaha

  • @oswaldo_sandi
    @oswaldo_sandi 4 роки тому +44

    Nossa, isso sempre acontece comigo em terapia. Esse conselho: "olha, você precisa desenvolver mais autoestima/amor próprio". Me sinto péssimo, pq parece que todo mundo conhece esse caminho e pra mim não acontece. Grande abraço, adorando o canal de vocês!

    • @carinev9293
      @carinev9293 4 роки тому

      me sinto exatamente assim. Aliás, estava pensando agora a pouco o quanto me frustra não "descobrir" esse "caminho"

    • @felipec1636
      @felipec1636 3 роки тому +1

      Vc não está sozinho

  • @doutamgl
    @doutamgl 4 роки тому +18

    MARAVILHOSO! Exatamente a irritação que eu sinto. Acho esse tipo de "conselho" tão pobre.... igual dar um tapinha nas costas e falar o óbvio. Meu Deus... o óbvio a gente já sabe.... e?? que mais? como faz isso? aliás... quais as formas alternativas? Aí fica todo mundo com aquele sorriso amarelo do... "aí é c vc". Ah bom.... valeu hein? kkkkkkkk

  • @barbaraliana2200
    @barbaraliana2200 4 роки тому +5

    Uma das coisas que eu percebi em mim, e que talvez possa ser um caminho para a construção do amor próprio. Parece óbvio, ou pode parecer sem pé e sem cabeça, mas imagino que muita gente faz isso e nem percebe. Eu me privo de muitas necessidades fisiológicas, principalmente comer e beber água quando estou fora de casa. Eu ignorei muito os sentimentos derivados dessas faltas. Eu já passei por tantas privações que eu tornei isso normal, mesmo quando eu não preciso mais passar, eu passo porque estou "acostumada". Eu parei para perceber como eu me sinto, e o sentimento é de desamparo. Talvez o início desse caminho seja cuidar do corpo físico, parece óbvio, mas creio que muita gente está se esquecendo disso que nem eu. A mente e o corpo faz parte de um todo, não é separado.

    • @carlaalcantara8152
      @carlaalcantara8152 4 роки тому +1

      Eu aqui 🙋

    • @zalegria9190
      @zalegria9190 2 роки тому +1

      obrigada pelo comentário, pra mim fez total sentido pois parece que só comecei a me amar quando comecei a amar meu corpo (como organismo que me mantém viva mesmo) como experiência física na terra

    • @barbaraliana2200
      @barbaraliana2200 2 роки тому

      @@zalegria9190 que bom, fico feliz

  • @mmmrios
    @mmmrios 4 роки тому +12

    Amei a perspectiva e era justamente a minha crítica às terapeutas que me atenderam (não era Psicanálise, mas o ponto é exatamente o mesmo: apresentei uma demanda minha com a qual ela tinha dificuldade em lidar e terminou que me enviaram para uma emergência psiquiátrica, tamanha foi a tensão criada ao longo de meses de sessão em que ela, tentando se esquivar da questão, insistiu em me recomendar medicação psiquiátrica através de profissionais em quem ela confia). Os remédios quase me enlouqueceram, mas a maconha me salvou. Hoje estou bem, praticando Yoga e meditação, mudei minha alimentação para uma que me faz muito melhor; voltei a trabalhar e tenho produzido muito melhor do que antes: faço pães e doces artesanais e agora vou retornando à minha área de atuação, que é Comunicação. Agora o que falta mesmo é vencer o preconceito, talvez a parte mais cagada. Abraço e gratidão pelo compartilhamento de tanta coisa boa aqui com a gente.

  • @taniaferraz2997
    @taniaferraz2997 4 роки тому +19

    Eu vejo amor próprio como auto aceitação, e isso é processo, não vem da noite pro dia, eu mesmo estou nesse processo há anos.....

    • @thipower
      @thipower 3 роки тому +2

      Espero que dê tudo certo para você

  • @nayanafonseca8686
    @nayanafonseca8686 4 роки тому +14

    Então o meu problema com a terapia foi mais ou menos assim, me incomoda muito quando eu coloco alguma questão e a resposta do terapeuta vem com uma afirmação... Exemplo: Falo que estou passando por uma dificuldade em estudar algo e o terapeuta fala que isso é porque eu queria estar estudando para outra coisa. Ao invés dessa afirmação, eu gostaria de ser perguntada se eu gostaria de estar indo para outro caminho, se eu gostava mais de estudar outra coisa do que uma afirmação que eu quase sempre tenho que falar "Bom não é bem assim, eu estou estudando isso por um motivo tal, o outro caminho que você está propondo também tem seus problemas para mim"... Não sei se consegui explicar, pra mim a pessoa afirmar o que eu devo fazer ou o motivo de certa atitude é muito ruim, me faz pensar sim, mas por perguntas é sempre um jeito melhor do que por afirmações que muitas vezes não ajudam e não abrem caminhos para entender o meu funcionamento e os processos que me cercam.

  • @lubiaflor
    @lubiaflor 4 роки тому +2

    Eu concordo com a sua visão sobre a terapia e os terapeutas. Mas acho legal destrinchar algo sobre o tão falado amor próprio. Acho que o primeiro passo para amar alguém ou a si mesmo é “conhecendo” e a terapia nesse processo é fundamental, a gente nem se conhece, como vai se amar? sabemos que esse processo é pra vida, e se junto à ele conseguir entrar a auto-aceitação e principalmente o auto-acolhimento, acho que podemos chamar isso de amor próprio. Só assim parece possível tomar outros rumos. Acho que primeira coisa que deve ser entendida é que a culpa não é do indivíduo por não se amar, existe uma sociedade inteira embaçando nossa visão de nós mesmos. Ta tudo bem não se amar, é o normal, o “padrão”, mas caso vc queira tentar, talvez seja preciso pensar sobre si mesmo, olhar pra vc, fazer análise, aprender a suportar sua própria companhia, se levar pra passear, e perceber quando estiver sendo cruel com você mesmo...entre mil outras coisas. É um processo interminável..

  • @mariliasaldanha3667
    @mariliasaldanha3667 4 роки тому +9

    Amor próprio, há que desdobrar e muito esta palavra. Onde identificamos atos de amor por nós mesmas> como> em que medida> quando> Na qualidade de psicoterapeuta entendo que há que cuidar para não colocar no colo das pessoas que buscam terapia toda a responsabilidade dos seus problemas. Temos uma sociedade problemática, machista, racista, classista, gordo, homo-lesbo-bi-trans-fóbica para lidar tb. Não podemos individualizar excessivamente as questões trazidas. As psicoterapias precisam se revisitar!!!

  • @patriciacastro8367
    @patriciacastro8367 4 роки тому +18

    Eu sou uma dessas pessoas que ouve que preciso aumentar meu amor próprio e minha autoestima. A primeira coisa que fiz quando voltei da sessão foi buscar no Google "como aumentar a autoestima". A minha queixa a psicóloga é que eu disse ser muito lógica e tinha dificuldade com subjetividade. A resposta foi "você vai ter que sentir".
    Foi frustrante e me fez cair de cabeça em outros formatos holísticos de "quânticos" e outras coisas que foram um pico de felicidade em 3 meses que foram seguidos de um salto na depressão.
    Encontrar um psicólogo/psiquiatra que te escute e tenha paciência para terapia está quase tão difícil quanto um relacionamento, na minha opinião.

    • @barbaraliana2200
      @barbaraliana2200 4 роки тому +1

      Tem um podcast que eu escuto que me fez entender que tem várias áreas do conhecimento em que os profissionais não se atualizam ou adotam igrejinhas, um deles é na psicologia. Por causa disso eu tive que pensar duas vezes antes de me enfiar numa terapeuta. Eu tbm percebi essa coisa de evitar respostas e resoluções rápidas. Eu sempre escutei "fulano de tal sofreu isso e o psicólogo não resolveu", aí eu penso, querem que um psicólogo resolva de uma vez algo que foi construído a vida toda? Como se fosse só apertar um parafuso solto. Eu estou comentando aqui, porque você mesma percebeu na sua experiência todas essas questões. E realmente não é fácil encontrar pessoas que possam te ajudar sem colocarem as próprias questões no meio desse processo.

    • @joyzzsr
      @joyzzsr 4 роки тому

      @@barbaraliana2200 qual o nome do podcast?

    • @barbaraliana2200
      @barbaraliana2200 4 роки тому +2

      @@joyzzsr Naruhodo, tem um episódio falando se psicanálise é científico (ou ciência não lembro). Aí ele aponta que se os psicanalistas ficarem presos só em coisa do passado academicamente, e não se atualizarem com o que vêm-se descobrindo sobre a mente humana, para virar astrologia é daqui para ali. A astrologia foi uma "ciência" da idade média, aí um próprio astrólogo descobriu que já na rolava mais isso e foi o primeiro astrônomo. Essa da igrejinha é ao longo dos episódios que o locutor vai soltando, mas dá para ver algo mais unido nesse episódio, o locutor é PhD em Psicologia, pesquisador e formado em estatística.

  • @sunesan1
    @sunesan1 4 роки тому +7

    Sou super apaixonada por terapias holísticas (qualquer uma que não é praticada por psicóloga devidamente registrado no CRP)! As terapias holísticas me ajudam/ajudaram muito, por exe, fiz thetaheling, acupuntura, biomagnetismo. Mas nenhuma dessas substituem a terapia tradicional com o psicólogo

  • @ErickTrindade100
    @ErickTrindade100 4 роки тому +3

    Acho que a maioria das pessoas quando se perguntam se tem amor próprio falam “sim, eu tenho, eu me amo”, mas na verdade não conhecem o esse tipo de amor. Eu recentemente me atentei a isso e venho trabalhando nessa questão e até pude perceber quais ações de amigos, namorado, familiares me levam a baixa autoestima ou dependência emocional. Estava fazendo análise, terapia em relação a esses sentimentos, mas nunca tive uma resposta clara, mas após praticar sozinho a autoanálise, pude identificar e começar a trabalhar nesses problemas e tem sido muito produtivo. Adoro, amo o canal de vcs!!!

  • @marcellaloyola9618
    @marcellaloyola9618 4 роки тому +8

    o irônico é que vim ver o vídeo na intenção de aprender como ter mais amor próprio! ahsuahsuahsu

  • @alessandraamaral3213
    @alessandraamaral3213 4 роки тому +7

    Faço terapia algum tempo, e na minha opinião é um processo de "ouvinte" eu comecei me perceber quando prestei atenção naquilo que eu estava dizendo. Passei a entender qual se o meu papel e aquilo que era papel do outro. Minha terapeuta me faz pensar sobre a minha fala... e a cada troca que tenho com ela é infinitamente enriquecedor. minha terapeuta é muito foda no melhor sentindo da palavra.

    • @alinemeloaline
      @alinemeloaline 3 роки тому

      @Alessandra Amaral, vc poderia me passar o contato dela?

  • @betaniamontilha4300
    @betaniamontilha4300 4 роки тому +8

    Meu terapeuta fez esse processo de uma maneira muito delicada e sutil, até que eu conseguisse chegar - após muitas sessões - a conclusão de que tudo que eu estava relatando eram efeitos de uma falta enorme de amor. Amor por mim, conseguir receber amor e por aí vai. Concordo com você, Manu, acho que o psicanalista deve juntar os pontinhos e talvez esclarecer, propor uma direção para o paciente, mas tudo com a liberdade de que talvez não seja bem assim. E não impor a visão dele.
    Ótimo vídeo :))

  • @robsonlima6195
    @robsonlima6195 4 роки тому +5

    Para mim, o problemático é saber a linha que separa o amor próprio do puro egoísmo ou autocentramento. A amor próprio perpassa, no meu entender, pela vontade de viver, essa força cega que rege toda existência viva! A vida quer viver e continuar sempre viva. Neste intento sófrego, às vezes, uma pessoa, canalizando erroneamente esta vontade de viver, acaba gerando sofrimento para si mesma e para os outros. Segundo o filósofo Schopenhauer, "A Vontade de Vida crava continuamente os dentes em si própria, roubando de si mesma suas forças. Este ímpeto é cego e não reconhece a si mesmo por trás das diversas máscaras que usa. Por isso trata a si mesma de maneira rude, violenta. As forças físicas são a manifestação da Vontade no reino inorgânico. O “querer viver” é a manifestação desta mesma força no reino orgânico". Um trabalho terapeutico seria, então, aquele que nos permitisse vislumbrar (ou tomar consciência da nossa vontade de viver cravando os dentes em nossa própria carne..!) a forma como esta vontade se manifesta em nós e como ela está guiando nossas ações para o lado positivo ou negativo, gerando mais ou menos felicidade e sofrimento. Já o egoísmo seria a cegueira total de que "Não adianta fugir nem mentir
    pra si mesmo agora há tanta vida lá fora aqui dentro sempre como uma onda no mar"...

    • @lilsbezerra
      @lilsbezerra 4 роки тому

      Oi Robson! Enfrento a mesma dificuldade em minha vida de saber discernir os limites entre amor próprio e egoísmo. Acho muito difícil mesmo. Acho que nessa busca há muitos viéses que a gente não percebe (ainda). E aqui a terapia fez muita diferença pra mim. Tenho conseguido perceber que minha busca de amor próprio envolve, por exemplo, superar minha baixa autoestima, uma ilusão de que o mundo está contra mim, de que não há lugar pra mim entre as pessoas e etc. A partir daí criei um mundo próprio cercado de defesas que chamei de auto-respeito. Mas, isso nada mais é do que uma máscara. Meu egoísmo está, por exemplo, em querer que seja tudo do meu jeito, em colocar o meu desejo antes do respeito à existência do outro. Acho então então que ir percebendo as entrelinhas vai nos aproximando do centro da questão central. (E as entrelinhas podem ter suas entrelinhas...). Acho que lidar com esse dilema é trabalho pra vida inteira. Porque a gente tá sempre aprendendo mais sobre quem somos, como funcionamos. E nesse percurso, encontramos algumas respostas e surgem novas dúvidas :). Bem, estamos juntos nessa busca. Abraço

  • @anadeniseana6575
    @anadeniseana6575 4 роки тому +2

    Manu, fico grata por descortinar um produto falacioso que ronda o mundo do auto- conhecimento e da terapia. Toda semana procuro me comunicar de forma mais saudável com a comida , meu sobrepeso está aniquilando minha paz... O pior sei o que preciso fazer, já mergulhei em milhares de terapias pra dialogar com isso e até hj estou no mesmo lugar de luta. Receitas de vida são balelas. Vc trás essa consciência. Grata mesmo!

  • @ezequielsouza2705
    @ezequielsouza2705 4 роки тому +4

    Manu, assistindo seu canal, minha forma de pensar está mudando. Muito obrigado. Obrigado e obrigado.

  • @juliarena6349
    @juliarena6349 4 роки тому +4

    Excelente video Manu! Concordo totalemente com você em relação à postura do terapeuta em uma analise. Nao acho nenhum pouco frutifero na analise ditar caminhos.. e ao meu ver, em contexto de terapia, geralmente a pessoa chega até voce em um estado de muita vulnerabilidade, e ter alguem ali dizendo o que é e o que nao é, o que vc precisa e o que voce nao precisa pode ser bem abusivo. Aliás, esse tipo de coisa ja encontramos sempre pelo mundo e teoricamente a analise deveria ser um lugar bem diferente disso. Enfim, você poderia dizer mais sobre isso: relaçoes abusivas, onde somos tolhidos de fazer o nosso proprio caminho...
    Um abraço!!

  • @marciapinto3462
    @marciapinto3462 4 роки тому +6

    Me parece que valorizamos mais as coisas e as pessoas quando as perdemos. Depois de passar por algumas perdas e transformações, algo dentro de mim acendeu, mas eu não consigo colocar em palavras. É um sentimento 💬

  • @bernardogriz
    @bernardogriz 4 роки тому +5

    Maravilhoso me atentar a isso, Manu. Obrigado. Sou o amigo "psicólogo" de alguns amigos, eles gostam de conversar comigo, sempre indiquei o caminha que acreditava certo mais do que deveria. Agora vejo a questão de outra perspectiva. Vai servir para que pense em novos caminhos, quando me deparar com minhas próprias questões, também quando for tentar ajudar algum amigo.

  • @Vanessa-nu5om
    @Vanessa-nu5om 3 роки тому

    Passei por 4 psicólogas da terapia cognitiva comportamental todas me ensinaram muitas coisas , mas sempre começava e depois parava , por que achava que aquele ciclo tinha se encerrado. E minha atual psicóloga é da linha psicanalista e estamos a 6 meses juntas com uma sessão por semana , acredito que a linha trabalhada faça sentido pra mim e tenho evoluído continuamente e estou passando por um processo de luto que sem dúvida sem a terapia teria surtado , sou grata pela vida dela por estar comigo em um momento tão delicado , não é só a questão de pagar a consulta mas o cuidado e a preocupação em outros momentos e não só ali durante a consulta.

  • @beatrizfuccio
    @beatrizfuccio 2 роки тому

    que incrível Manu!!! Esse vídeo foi muito útil pra mim. Gratidão a quem comentou, foi realmente uma pergunta muito boa. Abraço

  • @beatrizfuccio
    @beatrizfuccio 2 роки тому

    procuro há mais de um ano com o seu canal, além do meu aprofundamento na psicanálise, o que muitos procuram: o autoconhecimento. É muito raro hoje em dia um terapeuta bom (analistas conheço vários), justamente por este fato do julgar. É muito frustante para nós enquanto pacientes recebermos sutis julgamentos em um ambiente que tá lá justamente pra tirar deste local no mundo

  • @alexmateus5439
    @alexmateus5439 4 роки тому +3

    Esse lance de amor próprio é muito complexo para mim. Sou autodestrutivo na décima potência.
    Sempre alguns amigos me dizem que preciso me olhar com mais brandura e demorar um olhar manso em mim.

  • @zakarewicz
    @zakarewicz 2 роки тому

    Primeira vez q vejo alguém falando assim. Pra mim parecia tao obvio q nao adiantava fazer dieta porqur essa nao era a questão mas ninguém entendia. Chega me senti em paz!

  • @tammyferreira4240
    @tammyferreira4240 3 роки тому

    Esse canal tem sido libertador

  • @emurieladarochadourado6218
    @emurieladarochadourado6218 4 роки тому

    Estou nesse processo de entender o que seria o exercício real e prático de amor-próprio. É um conceito vago pra mim, vou ouvindo e filtrando, de várias fontes e vou dizer um pouco da minha impressão : dizer "não" de forma ética nos relacionamentos; se priorizar em pequenas e grandes circunstâncias, respeitando sua integridade; fazer algo por você mesmo que faria pelo outro mas queria era estar recebendo; as vezes é tão pequeno que passa desapercebido.

  • @fernandareginadacunha7464
    @fernandareginadacunha7464 2 роки тому

    Sensatez. Obrigada por isso!

  • @piggycrawlingtrapfootarmyred
    @piggycrawlingtrapfootarmyred 4 роки тому +1

    Em si toda terapia ajuda quem precisa.,de forma universal,vc que tem de buscar em dentro de vc o que falta e o terapeuta vai pontuar suas questões emocionais e como deve lidar com ela,todos falam pra buscar amor próprio é algo infinito que confunde na maioria das vezes,de verdade desorienta nossa mente.

  • @marijacques_art
    @marijacques_art 4 роки тому +3

    Escuto isso demais.... Por me preocupar muito com as pessoas e me envolver tentar acolher e ajudar... Amor próprio realmente virou um bordão.. E tenho certeza que me amo... Talvez tenho esse cuidado com outro pq gostaria que fizesse comigo... Mas definitivamente não faço para receber em troca... Meu bem estar por ajudar em acolher pode ser meu tal amor próprio.... Se voce se toca.. Se admira escova dentes toma banho, come bebe água e vive a viva com leveza tem amor próprio.... Acho que rola uma confusão entre indivualismo e amor próprio... Só acho.... Bjs

  • @eduardolazzarini8034
    @eduardolazzarini8034 4 роки тому

    Sensacional sua interpretação sobre a visão do Freud...ótimo trabalho!

  • @KarolayneUrizzi
    @KarolayneUrizzi 4 роки тому +2

    teus vídeos sempre vem em boa hora

  • @WilsonTeixeiraOficial
    @WilsonTeixeiraOficial 3 роки тому

    Perfeita colocação, Manu. Abraço

  • @esquizoegirl
    @esquizoegirl 4 роки тому +2

    eu queria que você fosse meu psicanalista

  • @raquelencanta
    @raquelencanta 4 роки тому +3

    Minha terapeuta fala de como ela superou tal situação na vida dela, e fala que eu não sou como ela por isso não superei ainda a tal situação e que é pra eu encontrar estratégias pra lidar da minha forma como ela encontrou as dela, mas eu saio de lá da mesma forma sem saber oque fazer, e ainda me sinto culpada pq ela conseguir superar a situação e eu não sei como fazer isso

  • @leticiatavares7424
    @leticiatavares7424 3 роки тому

    obrigada manu !

  • @natalie_pcardoso
    @natalie_pcardoso 4 роки тому +4

    Manu, como escolher qual tipo de "terapia" é uma coisa muito complexa, eu tenho depressão, tratei um tempo e parei (me dei alta) aí agora uma pessoa me trouxe pra minha realidade cagada e vou voltar a tratar (aliás estou indo ao psiquiatra agora). Eu sei q preciso muito de terapia/análise (não sei ao certo) mas eu entendo agora q "sozinha" não dou conta. Obrigada pelo canal! Abç

    • @flaviavvs
      @flaviavvs 4 роки тому

      Eu estou fazendo terapia EMDR. Trata traumas, ansiedade, quadros depressivos. Mas a terapia reichiana eu acho sensacional também, tem um trabalho corporal junto, se o paciente permite. vai removendo o encouraçamento que se criou há muitos anos, junto com a verbalização. Depois dá uma esquisada no Google sobre essas terapias e veja o que acha.
      Boa sorte e melhoras!

  • @isabelesilvajacob72
    @isabelesilvajacob72 4 роки тому

    Que vídeo esclarecedor! Muito obrigada, Manu!

  • @gedasilva
    @gedasilva 4 роки тому +4

    Emanuel, você acredita que existe um ponto de virada pra cura?! Ou sempre sera gradual?
    .
    Tenho uma amiga(psicóloga, de abordagem humanista, mais existencialista.... ) Muito próxima e q conhece muitos dos meus sofrimentos, me ajuda muito, e dentro do limite m orienta muito.... Nas nossas conversas ela chegamos a conclusão qbsou muito boa em identificar meus dilemas e meus sintomas, diante disso consigo criar muitos bloqueios consciencientes e inconscientes.... Será q consigo m curar partindo de onde estou? Sei lá.....

  • @LeoEDutra
    @LeoEDutra 4 роки тому +1

    A expressão amor próprio virou uma febre né.
    Está palavra está tão desgastada quanto tóxico, autoestima, Chernobyl ( expressão da moda usada também para designar pessoa tóxica) etc.
    Palavras quando repetidas demais, sem a devida reflexão, se desgastam. Perdem o poder, transformador, que possuem.

  • @pedrofernandes2402
    @pedrofernandes2402 3 роки тому

    Fazer terapia com o Manu deve ser muuuuito bom, nu

  • @liliamfrazao4333
    @liliamfrazao4333 2 роки тому

    🥰

  • @fernandolima4438
    @fernandolima4438 4 роки тому

    Nossa DD310... tá acabando.... que triste kkk

  • @sapinhaaaaaa
    @sapinhaaaaaa 4 роки тому

    Te escrevi no Instagram por mensagem direta!

  • @doutamgl
    @doutamgl 4 роки тому +4

    MARAVILHOSO! Exatamente a irritação que eu sinto. Acho esse tipo de "conselho" tão pobre.... igual dar um tapinha nas costas e falar o óbvio. Meu Deus... o óbvio a gente já sabe.... e?? que mais? como faz isso? aliás... quais as formas alternativas? Aí fica todo mundo com aquele sorriso amarelo do... "aí é c vc". Ah bom.... valeu hein? kkkkkkkk