"A incompletude está dada - então você vai ter que lidar com ela e entender o que você vai conseguir fazer com essa incompletude, o que você consegue experimentar com ela" -- que maravilhoso isso! Me lembrei do livro "Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano", do Christian Dunker (já peguei pra reler). Muito obrigada por esse vídeo, pelos vídeos todos! Muito obrigada pela generosidade em compartilhar suas reflexões!
Eu acompanho o canal a um tempo, e é impressionante como tenho aprendido por aqui. Esse sem dúvida é meu canal favorito do UA-cam, tem me ajudado bastante em várias questões que encontro na minha tentativa de elaboração e construção em amplos sentidos. Abraços!
Depois de te ouvir, cheguei à conclusão seguinte: o que ME FALTA é NÃO ME SENTIR MAIS CULPADA POR ME SENTIR FELIZ SOZINHA!!!! Caramba! Chega, ne? O " é impossível ser feliz sozinho" me persegue, quetendo acabar com minha satisfação em estar bem mesmo que só. E vem ( vinha) a questão: tem algo de errado comigo por me sentir feliz sozinha...SÓ QUE NAAAAAO, se assim fosse teria algo errado com as pessoas que são infelizes com alguem e também não é por aí. E o que vc colocou , de forma simples e objetiva e clara está correto: somos Indivíduos , INdividuais com ou sem alguém! Agora vou lá... continuar a ser feliz sozinha...e sem culpa!😀
Acho que a conscientização de que essa falta não será suprida por alguma coisa ou pessoa é muito importante para que vivamos melhor aqui. Conosco e com os nossos relacionamentos, independente de ser amoroso ou não.
A questão não é estar junto para ser feliz e nem estar sozinho para ser feliz a questão é: Em todas as hipóteses postas como lidar da melhor maneira com a incompletude. A incompletude é inerente ao ser humano do posto de vista mítico? (Grécia/índia-região do mito?) mas e para outras mitologias, será não haver outros mitos que nos faça refletir sobre a incompletude não como origem mas como parte ou resultado de outro trauma?
Ai Manu, eu fiquei confusa com tantas explicações filosóficas, hahahaha Acho que o meu cérebro leigo não conseguiu acompanhar seu raciocínio. Porém, eu acho que a amiga que escreveu pra vc está certíssima em querer viver essa fase da vida dela sozinha. Cara, eu admiro muito essas mulheres que não têm medo de estar sozinhas por um período de tempo, ou escolhem ficar sozinhas pra sempre. Sei lá, sabe, a amiga já teve a experiência de estar casada, já viveu o lado bom e ruim de estar com alguém, divorciou, e agora está descobrindo um mundo de possibilidades em estar só e está gostando disso...eu acho o máximo! Pra mim felicidade é a gente estar bem em qualquer situação: sozinha com a nossa própria companhia ou com alguém. E ir ao cinema sozinha, viajar, morar sozinha é uma opção dela, se amanhã ou depois vc encontrar alguém legal, com quem vale a pena tentar um novo relacionamento, blz, senão, seja feliz estando só. Ninguém nunca fica só, a gente têm amigos, colegas de trabalho, vizinhos, pessoas que vc pode conhecer em uma viagem, Deus...eu sei, que para a nossa família, é estranho aceitar que queremos estar só, que queremos apenas ficar com nós mesmas, e cuidarmos de nós, mas devemos compreender a preocupação deles e agradecer, pq eles são da geração que acha que a pessoa que está sozinha, é triste, depressiva, infeliz...e se for mulher então, como a amiga, a sociedade acha que precisamos de um homem pra cuidar da gente e pra nós fazer feliz. Claro que não! Nós é que cuidamos dos homem e em troca alguns nos dão um pouquinho de carinho. Enfim, amiga, vá em frente, seja feliz, curta a sua independência, trabalhe, viaje, estude, faça tudo que vc tem vontade e nunca aceite que ninguém te diga o que é felicidade, a felicidade é individual, cada um é feliz a sua maneira. Seja feliz com vc mesma, se ame, se cuide e mostre para o mundo que uma mulher ESCOLHE estar sozinha e não precisa de ninguém para nós fazer feliz. Bjão amiga, Deus te abençoe. Manda pra ela esse comentário Manu, por gentileza. Obrigada. 😘
É isso. Acho que é muito bom estar junto quando essa possível necessidade do estar junto não pauta a relação. O outro deixa de ser o objeto do nosso desejo e passa a ser um par, um igual, um parceiro de vida, alguém que admiramos e que nos proporciona trocas e aprendizagem. Neste momentos, não exigimos nada do outro. Porque sabemos que o outro é o outro. Diminuem as expectativas e compreendemos que o outro, assim como nós, tem seus limites, suas preferencias, suas próprias vontades e que tudo isso não está necessariamente relacionado a mim. Eu deixo de me colocar no centro da relação. Não ha centro. Ha duas pessoas caminhando lado a lado. E este não é um discurso utópico ou de "pessoas evoluídas", como às vezes vc coloca com certo deboche. É um discurso possível. No meu caso, relatarei algo muito pessoal, foi um aprendizado que tive me relacionando com um asperger. Às vezes me sentia desenvolvendo, eu também, um certo "autismo" derivado dessa convivência. Mas hoje percebo com muita clareza as falhas e loucuras nesses relacionamentos-padrão.... Estar com um asperger me ensinou a perceber o meu espaço e a respeitar o espaço do outro e perceber, principalmente, que o outro não depende de mim e que posso, eu também não depender do outro.
Que bacana esse comentário. Co terapeuta ocupacional, fico imaginando a pessoa autista em uma relação e a outra pessoa na relação como uma pessoa autista.. obrigada por compartilhar
Nossa é verdade hoje também faço coisas sozinha e muitos pergunta se fiu com alguém e quando digo que não eles duvidam,pra mim é está estrutura criada pela sociedade e quando resolvemos quebrar estes paradigmas somos ainda taxadas. Não vou desistir e abraços Manu vc é excelente bravo.
Uau! Que vídeo perfeito. Obrigada Manu. Obrigada por trazer tanto conteúdo de maneira leve. "A felicidade não vem do encontro" . Na verdade a felicidade é algo tão abstrato, que já nem sei mais o que realmente é. "Há algo que falta, há algo que falta...." Essa sua frase resume tudo.
Brilhante reflexão...! Dentro de nós... Só cabe nós mesmos... E o mais maravilhoso é que o que habita em nós podemos compartilhar com o próximo... Não somos uma ilha... Somos extensões uns dos outros em maior ou menor grau...!
Essa cobrança da sociedade de achar que só estamos felizes se estivermos com alguém tem relação com tudo isso, Manu que voce disse. Mas tb fico pensando que o Brasil por ser um país muito religioso cobra isso implicitamente. Valores religiosos influenciam demais a sociedade a achar que o casamento é sagrado, por exemplo. E junto a isso uma idéia preconceituosa contra a mulher, pois pode observar...quando a mulher está sozinha é tipo: "coitada, nao casou! Tão sozinha...". Já quando o homem está sozinho é: "aquele lá sabe curtir a vida, quis liberdade! Não é bobo não, etc." Esses discursos são complicados. Onde ouvimos que a mulher precisa do homem e tem que casar pra ser completa? EM discursos religiosos, muitas vezes. Então, a complexidade da falta, a questão do romantismo que voce traz faz muito sentido sim dentro dessa complexidade do nosso funcionamento interno que demanda, inclusive, muita análise para dar conta desta tamanha complexidade. MAaasss, não podemos desconsiderar o nivel externo, macro que vem de muitas, mas MUITAS instituições religiosas que exprimem e expressam valores que ficam colados e grudados a nivél mais de influenciar os valores de uma sociedade em geral do que a nível individual do sujeito, eu diria... porque mesmo quem nao tem religiao e nao teve influências religiosas arca com isso tudo quando vem alguem de fora e comenta, cobra, aponta, julga, etc. A grande questão é que não se tolera o diverso, o complexo, o espiral. Se pautam em uma linearidade de modo de viver única e padronizada que exclui escolhas e liberdades de simplesmente ser quem quisermos ser: sozinhas ou acompanhadas. E é aí que entra uma questão muito importante: Você segue seu próprio desejo ou você o pauta naquilo que a sociedade lhe cobra? (ser ou não ser mãe, casar ou não casar, etc, etc etc. ) Pq se você seguir o desejo do outro/da sociedade isso trará sofrimento tb, ou até mesmo a eterna falta que gerará a busca de um desejo próprio sem mesmo saber que o tem já que tanto o oprimem.
Excelente comentário. Talvez o problema seja justamente distinguir o que é desejo genuíno do desejo imposto. Somos tão influenciados pelo meio, mesmo sem perceber, que aí fica difícil diferenciar. Desejo porque fui incentivada a desejar ou desejo realmente?
Tenho 18 anos e nunca namorei ou mantive relações longas e me sinto bem estando solteira e não consigo imaginar um cenário em que eu não esteja. Mas na quarentena comecei a ter um pensamento recorrente e estranho que me incomoda de certa forma. Tipo a maior parte das pessoas que lidam bem com a solidão e solteirice já tiveram algum ou muitos relacionamentos antes, por isso sabem que estão “melhores” sozinhas, já eu nunca tive nada então não sei se estou melhor assim(acho que estou). Sei lákkkkkk às vezes sinto vontade de começar um relacionamento só pra passar pelas experiências comuns(brigas, drs, ciúmes e todo o resto), terminar e seguir convicta de que estou melhor sozinha
Bem depois que vi frases sobre você não precisa de ninguém pra ser feliz. Minha mente mudou de uma maneira estranhamente boa! lido melhor que antes sobre relacionamento amoroso e entendi o quanto é bom sentir sem querer depender de alguém como se o sentido da minha vida fosse ter alguém.
Caramba, que confuso! rsrsr. Acho que vou esfregar esse vídeo na cara da minha psicóloga. Estamos discutindo a respeito disso há algum tempo. Digo que sou feliz e satisfeito com a solidão e ela não aceita. rsrsrsr. Apesar disso gosto dela, acho que justamente por causa dessas discussões.
@@marianadecesaro7896 mas essa visão do manu é uma visão da psicanálise. Eu percebi bastante diferença quando eu deixei de fazer terapia e comecei a fazer analise, talvez seja legal você tentar fazer analise.
Muda de abordagem. A minha sempre diz que ao identificar o que realmente quero serei capaz de escolher se quero ou não um relacionamento. É possível ser feliz sozinho, mas em algum momento não querer estar e se abrir para uma relação.
Adorei! Acho que tambem seria legal pensarmos em uma boa resposta pra pessoa que fez a pergunta dar aos amigos e familiares. A longo prazo essa cobrança das pessoas de ter q arrumar um parceiro pode fazer mal psicologicamente, acho. Responder de modo sagaz, bem humorado e seguro pode melhorar a situaçao, faze-la se sentir melhor e com q o outros ao menos diminuam a cobrança. Tipo - "E os namorados?" - ela: "Não preciso de um namorado para ser feliz, já estou apaixonada pela vida!". ou algo assim, talvez mais sagaz que isso. :D
Oi Manu, bom dia . Bem bacana começar a pensar em desconstruir essa felicidade acompanhada. Estive casada anos, vivi um luto de separação e até me pego nesse erro recorrente de ser feliz no segundo casamento porque é um segundo casamento. Estou me realinhando com gostos saudáveis para ter idéias diferentes de felicidade. Grande abraço
Concordo quando vc diz que a incompletude existe. Só que a sociedade cobra, que você esteja casada, e se casada, por que ainda não teve filhos. Parece que isso é uma obrigação. Bom domingo pra vocês!
Essa obrigação dessa tal sociedade maldita que nem sabemos que são...quem é a sociedade? Do que gostam ou não? Por que nos ditam coisas? Cadê nome, endereços, idade, dessa tal sociedade sabe?! Essa cobrança de um negócio que não se vê e nem se conhece, sociedade, leva muitos ao suicídio e a se sentir infeliz sozinho. Sinto isso. Odeio isso, de mais profundo do meu ser, eu odeio essa sociedade e quero dar um soco bem grande na cara dela.
Hahahaha eu ri no final de nervoso. Demais demais demais!!!! Baita aula!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🙏🏼 um dia fala da interpretação de freud para a mulher. Sempre fico pensando que o complexo de Édipo é tão falado, mas e a mulher? Ela também é amamentada, em fusão com a mãe (nesse caso ainda tem fusão, ainda que se dissipando, não é mesmo? Rsrsrs), e no entanto ela, quando tem a referência masculina, se encanta pelo pai, e tenta “conquista-lo” de alguma maneira. Enfim. Obrigada por me lembrar que há um vazio e que esse vazio/desejo é o nosso motor de viver. Linda essa perspectiva, melancólica e linda.
esse texto é mto interessante. ironicamente, quem me mostrou ele foi um homem em quem projetei meu antigo desejo de ter alguém e qdo percebi que ele não estava tão interessado em mim qto eu por ele, fiquei magoada e cortei laços. mas não antes de escrever um texto sobre isso, inspirado em "o banquete". triste...
E verdade...eu concordo...e abraço..👏👏👏a opinião dela.se não sou feliz.com quem.amo..prefiro..ser feliz .. sozinha..e não empresto.meu.corpo.a . ninguém 🤚👏 não aceito deita pensando em Eduardo..me. recuso..a essa função.. prefiro guarda meu corpo... cheguei a idade..de parar.se não e ele não e ninguém pensei muito ..a cheguei essa conclusão por isso me converti..👏👏💓🙌🖐️🙏
"os fenômenos de falta não têm nada a ver com o desejo. Todo mundo até agora, de Platão a Lacan, , todos dizem: ah, o desejo é muito complicado... trata-se de um problema de falta e de satisfação, entendem... Pois então, de Platão a Lacan nos encontramos na igreja" Gilles Deleuze.
Se a pessoa estiver bem com ela mesma vai viver de boa sozinha. A vida inteira eu fui mais solitária e tem gente que estranha é diz "noussaaa como ela fica sozinhaaaa" Hummm😂😂 sempre fiz muita coisa sozinha e fui tão feliz Atualmente casada mas continuo com meus hábitos kkkkkk Tem gente que não vai nem a padaria sozinho Ceusssss
Me pergunto se as pessoas tem filhos para suprir esse vazio também, claro que isso não pode ser generalizado, mas nos dias atuais por que um filho ? gostaria de opiniões... sem discussão pelo amor.
Olá Manu, adorei o vídeo. Estudei kabbalah por um tempo e existe a busca pela alma gêmea. A kabbalah acredita que antes da explosão do Big Bang éramos uma única alma e ela se dividiu nesta dimensão, feminino e masculino, ou como Adão e Eva.
Estar num relacionamento pra mim é muito cansativo quando sou eu que tenho que dar toda hora atenção e ela ora reage com um tom raso ora nem reage. Já me decidi e preciso estar feliz comigo mesmo, já tentei a fazer feliz várias vezes e nada tem adiantado. Preciso mesmo é me conhecer melhor para depois talvez entrar nesse fogo cruzado que é o relacionamento. Cansei. Fds. ( a foto de perfil é antiga pois tenho preguiça de trocar 😅)
Manu, eu fiquei pensando muito na frase "a felicidade só é verdadeira quando compartilhada". Sei que o vídeo foi sobre a relação a dois, mas falando em solidão não pude deixar de pensar nas relações em geral. O que você acha dessa frase, e como vc acha que ela se relaciona com essa ideia que vc expôs no vídeo?
Ao meu ver ele ateve-se mais ao relacionamento par, e nesse aspecto concordo plenamente com o vídeo. Quanto as demais relações estou de acordo com a frase. Eu, por exemplo, prefiro morar sozinha, ir a cinema, viajar e sair sozinha, mas compartilhar tudo com amigos. Ter amigos é fundamental. Amigos é a família q escolhemos. Sozinha, mas não em solidão.
Eu me sinto feliz sozinho, n gosto que me limitem ou quando querem me impor algo!Faço sexo normal com outra pessoa mas sem querer namorar ou a pessoa ficar na minha casa,quando percebo que a pessoa quer dar outro passo eu simplesmente digo não e eles n entendem!
Primeiro: se desenvolva intelectualmente e financeiramente. Você nunca dependerá de ninguém e será livre! Não corra os riscos de um relacionamento moderno!
TER FILHOS É A REGRA !!! DIVIDIR A VIDA COM ALGUÉM É A REGRA !!! ACREDITAR EM DEUS É A REGRA !!! MAS VOCÊ PODE SER FELIZ NA EXCEÇÃO SE ASSIM O QUISER !!! MAS AS PESSOAS TEM DIFICULDADE DE ENTENDER E ACEITAR A EXCEÇÃO
Eu queria encontrar um alguém alguém que me tire dessa solidão mais achar a minha alma gêmea é uma missão difícil por isso estou agora disposta a aprender a ser feliz sozinha
Não. Tudo é relativo nesta vida. Há prazer em dominar ou em ser dominado, em abusar ou ser abusado amar ou ser amado, viver sozinho ou acompanhado. Somos por fim um conjunto de experiências e histórias que multiplicados por nosso momento atual resultados em uma felicidade ou tristeza momentânea. Uma rica e bela vida feita simplesmente de momentos.
Penso que a pergunta da moça a ele pode ter uma relação com o medo da solidão na atualidade, que se acentuou e assusta, dificultando o sujeito a se haver com a falta estruturante, uma vez que a falta transformada em vazio de sentido, tem sido tratada pelo ciência, pela tecnologia, enfim, pelo capitalismo, como algo que se pode resolver com objetos e serviços. Desta forma a alteridade tem desaparecido, no próprio apagamento do sujeito. Ou seja, se eu não consigo ficar só e bem, eu só vejo objetos e não vejo bem o outro sujeito com as faltas dele e quero obter dele um tipo de encontro como se ele fosse um dos objetos que se adequa às minhas medidas, às medidas de minhas faltas. Então, se eu me vejo bem com minhas faltas, sem desloca-las para qualquer objeto, mas como desejos que posso batalhar por eles, o estar só ou estar acompanhado fica fora de ser algo desesperado.
Se a moça morasse em São Paulo, nem mandaria essa pergunta. Em sampa todo mundo faz as coisas sozinho, super normal. Exemplo: nas festas de amigos de escola, todo mundo larga filhos e cachorros com os cônjuges e vai sozinhos. E os divorciados, solteiros, casados, dá na mesma, pois todo mundo faz tudo sem par mesmo. Até em festas nas quais vão os cônjuges, durante a festa todo mundo se separa e nem vê onde tá os maridos, então, isso que ela falou não existe numa cidade grande
Essa coisa de ser feliz sozinho é uma falácia. sim, sou uma pessoa que gosto mais de ficar no meu canto, mas é impossível viver 365 dias sem se interagir. fazer sempre um programa sozinho ou uma viagem é um saco. Creio que as pessoas que preferem estar sozinhas são preguiçosas.
"É melhor ficar sozinho do que com pessoas que te fazem se sentir solitário"... Guardo isso pra vida
Nossa adorei a frase
Sim
As vezes, pelo fato de a pessoa estar lá, temos a falsa sensação que estamos com alguém. Exatamente assim que eu me sinto
👋👋👋👋👋👋@@valeriaoliveiramachado766
"Somos seres desejantes, destinados a incompletude e isso é oq nos faz caminhar." - Lacan
"A incompletude está dada - então você vai ter que lidar com ela e entender o que você vai conseguir fazer com essa incompletude, o que você consegue experimentar com ela" -- que maravilhoso isso! Me lembrei do livro "Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano", do Christian Dunker (já peguei pra reler). Muito obrigada por esse vídeo, pelos vídeos todos! Muito obrigada pela generosidade em compartilhar suas reflexões!
Margarida Mussa Tavares gosto muito dele também
Margarida Mussa Tavares total!!!! 🙌🏼 genial este rapaz.
Você é muito inteligente cara! Você já pensou em dar aula? Você precisa dar aula, você é muito bom!
Eu acompanho o canal a um tempo, e é impressionante como tenho aprendido por aqui. Esse sem dúvida é meu canal favorito do UA-cam, tem me ajudado bastante em várias questões que encontro na minha tentativa de elaboração e construção em amplos sentidos.
Abraços!
Muito bom!!
Em resumo: a felicidade não vem do encontro com o outro, mas sim do encontro com nós mesmos.
Depois de te ouvir, cheguei à conclusão seguinte: o que ME FALTA é NÃO ME SENTIR MAIS CULPADA POR ME SENTIR FELIZ SOZINHA!!!! Caramba! Chega, ne? O " é impossível ser feliz sozinho" me persegue, quetendo acabar com minha satisfação em estar bem mesmo que só. E vem ( vinha) a questão: tem algo de errado comigo por me sentir feliz sozinha...SÓ QUE NAAAAAO, se assim fosse teria algo errado com as pessoas que são infelizes com alguem e também não é por aí. E o que vc colocou , de forma simples e objetiva e clara está correto: somos Indivíduos , INdividuais com ou sem alguém! Agora vou lá... continuar a ser feliz sozinha...e sem culpa!😀
Muito bom o comentário
Não busque as coisas fora de você. Olhe para dentro de você. Tudo está dentro de você. Excelente vídeo gratidão
Acho que a conscientização de que essa falta não será suprida por alguma coisa ou pessoa é muito importante para que vivamos melhor aqui. Conosco e com os nossos relacionamentos, independente de ser amoroso ou não.
Adorei o vídeo, acompanhada ou sozinha teremos momentos de prazer e completude ou incompletude... Agradeço de coração pelo vídeo! 🥰🙏🏽
Esse vídeo foi pra mim. Sou uma alma solteira e bem resolvida. Abraços, Manu.
A questão não é estar junto para ser feliz e nem estar sozinho para ser feliz a questão é: Em todas as hipóteses postas como lidar da melhor maneira com a incompletude.
A incompletude é inerente ao ser humano do posto de vista mítico? (Grécia/índia-região do mito?) mas e para outras mitologias, será não haver outros mitos que nos faça refletir sobre a incompletude não como origem mas como parte ou resultado de outro trauma?
Muito bom!!!!! Quanto mais cedo se puder entender de que a procura no outro é uma falácia, menos decepções teremos ao longo da vida...
Ai Manu, eu fiquei confusa com tantas explicações filosóficas, hahahaha Acho que o meu cérebro leigo não conseguiu acompanhar seu raciocínio. Porém, eu acho que a amiga que escreveu pra vc está certíssima em querer viver essa fase da vida dela sozinha. Cara, eu admiro muito essas mulheres que não têm medo de estar sozinhas por um período de tempo, ou escolhem ficar sozinhas pra sempre. Sei lá, sabe, a amiga já teve a experiência de estar casada, já viveu o lado bom e ruim de estar com alguém, divorciou, e agora está descobrindo um mundo de possibilidades em estar só e está gostando disso...eu acho o máximo! Pra mim felicidade é a gente estar bem em qualquer situação: sozinha com a nossa própria companhia ou com alguém. E ir ao cinema sozinha, viajar, morar sozinha é uma opção dela, se amanhã ou depois vc encontrar alguém legal, com quem vale a pena tentar um novo relacionamento, blz, senão, seja feliz estando só. Ninguém nunca fica só, a gente têm amigos, colegas de trabalho, vizinhos, pessoas que vc pode conhecer em uma viagem, Deus...eu sei, que para a nossa família, é estranho aceitar que queremos estar só, que queremos apenas ficar com nós mesmas, e cuidarmos de nós, mas devemos compreender a preocupação deles e agradecer, pq eles são da geração que acha que a pessoa que está sozinha, é triste, depressiva, infeliz...e se for mulher então, como a amiga, a sociedade acha que precisamos de um homem pra cuidar da gente e pra nós fazer feliz. Claro que não! Nós é que cuidamos dos homem e em troca alguns nos dão um pouquinho de carinho. Enfim, amiga, vá em frente, seja feliz, curta a sua independência, trabalhe, viaje, estude, faça tudo que vc tem vontade e nunca aceite que ninguém te diga o que é felicidade, a felicidade é individual, cada um é feliz a sua maneira. Seja feliz com vc mesma, se ame, se cuide e mostre para o mundo que uma mulher ESCOLHE estar sozinha e não precisa de ninguém para nós fazer feliz. Bjão amiga, Deus te abençoe. Manda pra ela esse comentário Manu, por gentileza. Obrigada. 😘
É isso. Acho que é muito bom estar junto quando essa possível necessidade do estar junto não pauta a relação. O outro deixa de ser o objeto do nosso desejo e passa a ser um par, um igual, um parceiro de vida, alguém que admiramos e que nos proporciona trocas e aprendizagem. Neste momentos, não exigimos nada do outro. Porque sabemos que o outro é o outro. Diminuem as expectativas e compreendemos que o outro, assim como nós, tem seus limites, suas preferencias, suas próprias vontades e que tudo isso não está necessariamente relacionado a mim. Eu deixo de me colocar no centro da relação. Não ha centro. Ha duas pessoas caminhando lado a lado. E este não é um discurso utópico ou de "pessoas evoluídas", como às vezes vc coloca com certo deboche. É um discurso possível. No meu caso, relatarei algo muito pessoal, foi um aprendizado que tive me relacionando com um asperger. Às vezes me sentia desenvolvendo, eu também, um certo "autismo" derivado dessa convivência. Mas hoje percebo com muita clareza as falhas e loucuras nesses relacionamentos-padrão.... Estar com um asperger me ensinou a perceber o meu espaço e a respeitar o espaço do outro e perceber, principalmente, que o outro não depende de mim e que posso, eu também não depender do outro.
Que bacana esse comentário. Co terapeuta ocupacional, fico imaginando a pessoa autista em uma relação e a outra pessoa na relação como uma pessoa autista.. obrigada por compartilhar
Nossa é verdade hoje também faço coisas sozinha e muitos pergunta se fiu com alguém e quando digo que não eles duvidam,pra mim é está estrutura criada pela sociedade e quando resolvemos quebrar estes paradigmas somos ainda taxadas.
Não vou desistir e abraços Manu vc é excelente bravo.
Uau! Que vídeo perfeito. Obrigada Manu. Obrigada por trazer tanto conteúdo de maneira leve. "A felicidade não vem do encontro" .
Na verdade a felicidade é algo tão abstrato, que já nem sei mais o que realmente é. "Há algo que falta, há algo que falta...." Essa sua frase resume tudo.
Ter descoberto esse canal foi uma das melhores coisas desse ano!
Brilhante reflexão...! Dentro de nós... Só cabe nós mesmos... E o mais maravilhoso é que o que habita em nós podemos compartilhar com o próximo... Não somos uma ilha... Somos extensões uns dos outros em maior ou menor grau...!
Essa cobrança da sociedade de achar que só estamos felizes se estivermos com alguém tem relação com tudo isso, Manu que voce disse. Mas tb fico pensando que o Brasil por ser um país muito religioso cobra isso implicitamente. Valores religiosos influenciam demais a sociedade a achar que o casamento é sagrado, por exemplo. E junto a isso uma idéia preconceituosa contra a mulher, pois pode observar...quando a mulher está sozinha é tipo: "coitada, nao casou! Tão sozinha...". Já quando o homem está sozinho é: "aquele lá sabe curtir a vida, quis liberdade! Não é bobo não, etc." Esses discursos são complicados. Onde ouvimos que a mulher precisa do homem e tem que casar pra ser completa? EM discursos religiosos, muitas vezes. Então, a complexidade da falta, a questão do romantismo que voce traz faz muito sentido sim dentro dessa complexidade do nosso funcionamento interno que demanda, inclusive, muita análise para dar conta desta tamanha complexidade. MAaasss, não podemos desconsiderar o nivel externo, macro que vem de muitas, mas MUITAS instituições religiosas que exprimem e expressam valores que ficam colados e grudados a nivél mais de influenciar os valores de uma sociedade em geral do que a nível individual do sujeito, eu diria... porque mesmo quem nao tem religiao e nao teve influências religiosas arca com isso tudo quando vem alguem de fora e comenta, cobra, aponta, julga, etc. A grande questão é que não se tolera o diverso, o complexo, o espiral. Se pautam em uma linearidade de modo de viver única e padronizada que exclui escolhas e liberdades de simplesmente ser quem quisermos ser: sozinhas ou acompanhadas. E é aí que entra uma questão muito importante: Você segue seu próprio desejo ou você o pauta naquilo que a sociedade lhe cobra? (ser ou não ser mãe, casar ou não casar, etc, etc etc. ) Pq se você seguir o desejo do outro/da sociedade isso trará sofrimento tb, ou até mesmo a eterna falta que gerará a busca de um desejo próprio sem mesmo saber que o tem já que tanto o oprimem.
Concordo com vc .👏👏👏👏👏👏👏👏👏comentario maravilhoso.
@@tataoliveira1221 🌹😘
Perfeito seu comentário! Temos que aprender a diferenciar o quê é desejo genuíno nosso ou meramente uma expectativa da sociedade/ família
Excelente comentário. Talvez o problema seja justamente distinguir o que é desejo genuíno do desejo imposto. Somos tão influenciados pelo meio, mesmo sem perceber, que aí fica difícil diferenciar. Desejo porque fui incentivada a desejar ou desejo realmente?
Vídeos top! Parabéns 👏🏻👏🏻
Tenho 18 anos e nunca namorei ou mantive relações longas e me sinto bem estando solteira e não consigo imaginar um cenário em que eu não esteja. Mas na quarentena comecei a ter um pensamento recorrente e estranho que me incomoda de certa forma. Tipo a maior parte das pessoas que lidam bem com a solidão e solteirice já tiveram algum ou muitos relacionamentos antes, por isso sabem que estão “melhores” sozinhas, já eu nunca tive nada então não sei se estou melhor assim(acho que estou). Sei lákkkkkk às vezes sinto vontade de começar um relacionamento só pra passar pelas experiências comuns(brigas, drs, ciúmes e todo o resto), terminar e seguir convicta de que estou melhor sozinha
Tenta ficar só o máximo de tempo que puder.Hj tá complicado um relacionamento saudável,as pessoas estão muito promiscuas.
Eu tô com 22 e tô na msm situação kkk ainda com a pandemia nem sei o que fazer
Bem depois que vi frases sobre você não precisa de ninguém pra ser feliz. Minha mente mudou de uma maneira estranhamente boa! lido melhor que antes sobre relacionamento amoroso e entendi o quanto é bom sentir sem querer depender de alguém como se o sentido da minha vida fosse ter alguém.
Caramba, que confuso! rsrsr. Acho que vou esfregar esse vídeo na cara da minha psicóloga. Estamos discutindo a respeito disso há algum tempo. Digo que sou feliz e satisfeito com a solidão e ela não aceita. rsrsrsr. Apesar disso gosto dela, acho que justamente por causa dessas discussões.
@@marianadecesaro7896 mas essa visão do manu é uma visão da psicanálise.
Eu percebi bastante diferença quando eu deixei de fazer terapia e comecei a fazer analise, talvez seja legal você tentar fazer analise.
Muda de abordagem. A minha sempre diz que ao identificar o que realmente quero serei capaz de escolher se quero ou não um relacionamento. É possível ser feliz sozinho, mas em algum momento não querer estar e se abrir para uma relação.
Te entendo!!!
gente, ele é maravilhoso ✨
Adorei! Acho que tambem seria legal pensarmos em uma boa resposta pra pessoa que fez a pergunta dar aos amigos e familiares. A longo prazo essa cobrança das pessoas de ter q arrumar um parceiro pode fazer mal psicologicamente, acho. Responder de modo sagaz, bem humorado e seguro pode melhorar a situaçao, faze-la se sentir melhor e com q o outros ao menos diminuam a cobrança. Tipo - "E os namorados?" - ela: "Não preciso de um namorado para ser feliz, já estou apaixonada pela vida!". ou algo assim, talvez mais sagaz que isso. :D
Oi Manu, bom dia . Bem bacana começar a pensar em desconstruir essa felicidade acompanhada. Estive casada anos, vivi um luto de separação e até me pego nesse erro recorrente de ser feliz no segundo casamento porque é um segundo casamento. Estou me realinhando com gostos saudáveis para ter idéias diferentes de felicidade. Grande abraço
Concordo quando vc diz que a incompletude existe. Só que a sociedade cobra, que você esteja casada, e se casada,
por que ainda não teve filhos. Parece que isso é uma obrigação. Bom domingo pra vocês!
Essa obrigação dessa tal sociedade maldita que nem sabemos que são...quem é a sociedade? Do que gostam ou não? Por que nos ditam coisas? Cadê nome, endereços, idade, dessa tal sociedade sabe?! Essa cobrança de um negócio que não se vê e nem se conhece, sociedade, leva muitos ao suicídio e a se sentir infeliz sozinho. Sinto isso. Odeio isso, de mais profundo do meu ser, eu odeio essa sociedade e quero dar um soco bem grande na cara dela.
Hahahaha eu ri no final de nervoso. Demais demais demais!!!! Baita aula!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🙏🏼 um dia fala da interpretação de freud para a mulher. Sempre fico pensando que o complexo de Édipo é tão falado, mas e a mulher? Ela também é amamentada, em fusão com a mãe (nesse caso ainda tem fusão, ainda que se dissipando, não é mesmo? Rsrsrs), e no entanto ela, quando tem a referência masculina, se encanta pelo pai, e tenta “conquista-lo” de alguma maneira. Enfim. Obrigada por me lembrar que há um vazio e que esse vazio/desejo é o nosso motor de viver. Linda essa perspectiva, melancólica e linda.
é o complexo de Electra .
Ana Furtado ;) quero muito saber.
Gente bom dia, eu descobri há poucos dias esse canal e me apaixonei pelo canal, maravilhoso! Como pode eu não ter conhecido antes!?
Estou totalmente apaixonada por esse canal... mas queria saber mais do Manu, tipo: formação, etc!
esse texto é mto interessante. ironicamente, quem me mostrou ele foi um homem em quem projetei meu antigo desejo de ter alguém e qdo percebi que ele não estava tão interessado em mim qto eu por ele, fiquei magoada e cortei laços. mas não antes de escrever um texto sobre isso, inspirado em "o banquete". triste...
é tão bom quando alguém fala tudo o que sempre pensamos.
E verdade...eu concordo...e abraço..👏👏👏a opinião dela.se não sou feliz.com quem.amo..prefiro..ser feliz .. sozinha..e não empresto.meu.corpo.a . ninguém 🤚👏 não aceito deita pensando em Eduardo..me. recuso..a essa função.. prefiro guarda meu corpo... cheguei a idade..de parar.se não e ele não e ninguém pensei muito ..a cheguei essa conclusão por isso me converti..👏👏💓🙌🖐️🙏
Que foda..Amei esse video.Obrigada querido🙌🙏🌻
Melhor só do que mal acompanhado, ninguém precisa de ninguém para ser feliz, chega ser tóxico o elemento pedir esmolas por atenção para a outra pessoa
Concordo
ÔÔÔ menino sabido. 😃
Vídeo MARAVILHOSO! Mto obrigada. Virei fã do canal.👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻📖📖📖
Manu, o mito do Banquete é profundamente romântico: idealismo
Povo se mete na vida dos outros.
Cada um viver do jeito q quer.
Agora tem q ter alguem pra mostrar as pessoas q não ta sozinho.
Desde o primeiro vídeo que vi a um mês não passo um dia sem assistir ❤
. maravilhosa a pergunta
eu estou amando este canal! obrigada pelos videos maravilhosos. Essas reflexões nos enriquecem tanto :)
Nesse negócio do Freud! 😂🥰 Você é bom demais cara!
Perfeito.......Explicação fabulosa. Parabéns !!!!!!!
A falta que a falta faz...
Isso que pensei.
joutjout né amor...
Excelente, vou ouvir mais vezes
Você é um show garoto!!
"os fenômenos de falta não têm nada a ver com o desejo. Todo mundo até agora, de Platão a Lacan, , todos dizem: ah, o desejo é muito complicado... trata-se de um problema de falta e de satisfação, entendem... Pois então, de Platão a Lacan nos encontramos na igreja" Gilles Deleuze.
Ninguém precisa de ninguém pra ser FELIZ gente isso é fato e verdade 😎!!!
Se a pessoa estiver bem com ela mesma vai viver de boa sozinha. A vida inteira eu fui mais solitária e tem gente que estranha é diz "noussaaa como ela fica sozinhaaaa"
Hummm😂😂 sempre fiz muita coisa sozinha e fui tão feliz
Atualmente casada mas continuo com meus hábitos kkkkkk
Tem gente que não vai nem a padaria sozinho
Ceusssss
Perfeito!
Gratidão imensa Manu,sempre me ajuda a elaborar melhor meus processos,você é luz ❤👏🏻❤👊🏻❤
Uma versão pop de Karnal , Prof. Clóvis e Cortella !
Amandoooooo...
Amandooooooo...
Esse vídeo mudou minha vida! Obrigada
Me pergunto se as pessoas tem filhos para suprir esse vazio também, claro que isso não pode ser generalizado, mas nos dias atuais por que um filho ? gostaria de opiniões... sem discussão pelo amor.
Amo vocês mesmo sozinho fisicamente energeticamente furacão ela está aí linda e divinaaa amo os dois grandes aprendizados
Quando assisto aos seus vídeos, fico imaginando uma mesa com vinho e queijos e massas e horas te ouvindo ao som de Nora Jones!
Olá Manu, adorei o vídeo. Estudei kabbalah por um tempo e existe a busca pela alma gêmea. A kabbalah acredita que antes da explosão do Big Bang éramos uma única alma e ela se dividiu nesta dimensão, feminino e masculino, ou como Adão e Eva.
pois é...
Estar num relacionamento pra mim é muito cansativo quando sou eu que tenho que dar toda hora atenção e ela ora reage com um tom raso ora nem reage. Já me decidi e preciso estar feliz comigo mesmo, já tentei a fazer feliz várias vezes e nada tem adiantado. Preciso mesmo é me conhecer melhor para depois talvez entrar nesse fogo cruzado que é o relacionamento. Cansei. Fds. ( a foto de perfil é antiga pois tenho preguiça de trocar 😅)
Obrigada pelos videos! São demais! 💜
Solitude!!
Manu, eu fiquei pensando muito na frase "a felicidade só é verdadeira quando compartilhada". Sei que o vídeo foi sobre a relação a dois, mas falando em solidão não pude deixar de pensar nas relações em geral. O que você acha dessa frase, e como vc acha que ela se relaciona com essa ideia que vc expôs no vídeo?
Ao meu ver ele ateve-se mais ao relacionamento par, e nesse aspecto concordo plenamente com o vídeo. Quanto as demais relações estou de acordo com a frase. Eu, por exemplo, prefiro morar sozinha, ir a cinema, viajar e sair sozinha, mas compartilhar tudo com amigos. Ter amigos é fundamental. Amigos é a família q escolhemos. Sozinha, mas não em solidão.
Eu me sinto feliz sozinho, n gosto que me limitem ou quando querem me impor algo!Faço sexo normal com outra pessoa mas sem querer namorar ou a pessoa ficar na minha casa,quando percebo que a pessoa quer dar outro passo eu simplesmente digo não e eles n entendem!
Admiracao infinita
Eu acho q vc é genial!
Você é foda demais. Eu vejo seus videos sem parar. ♡
Maratonando.
Primeiro: se desenvolva intelectualmente e financeiramente. Você nunca dependerá de ninguém e será livre! Não corra os riscos de um relacionamento moderno!
Que vídeo maravilhoso.
Bom dia queridos, to com essa conta nova aqui e já me inscrevi 😙
Maratonando
Que complexo.... Queria ouvir mais sobre o vazio
Obrigado pelo vídeo
TER FILHOS É A REGRA !!! DIVIDIR A VIDA COM ALGUÉM É A REGRA !!! ACREDITAR EM DEUS É A REGRA !!! MAS VOCÊ PODE SER FELIZ NA EXCEÇÃO SE ASSIM O QUISER !!! MAS AS PESSOAS TEM DIFICULDADE DE ENTENDER E ACEITAR A EXCEÇÃO
Show!
Eu queria encontrar um alguém alguém que me tire dessa solidão mais achar a minha alma gêmea é uma missão difícil por isso estou agora disposta a aprender a ser feliz sozinha
Uma pergunta, todo relacionamento de dependência é ruim?
Não. Tudo é relativo nesta vida. Há prazer em dominar ou em ser dominado, em abusar ou ser abusado amar ou ser amado, viver sozinho ou acompanhado. Somos por fim um conjunto de experiências e histórias que multiplicados por nosso momento atual resultados em uma felicidade ou tristeza momentânea. Uma rica e bela vida feita simplesmente de momentos.
Penso que a pergunta da moça a ele pode ter uma relação com o medo da solidão na atualidade, que se acentuou e assusta, dificultando o sujeito a se haver com a falta estruturante, uma vez que a falta transformada em vazio de sentido, tem sido tratada pelo ciência, pela tecnologia, enfim, pelo capitalismo, como algo que se pode resolver com objetos e serviços. Desta forma a alteridade tem desaparecido, no próprio apagamento do sujeito. Ou seja, se eu não consigo ficar só e bem, eu só vejo objetos e não vejo bem o outro sujeito com as faltas dele e quero obter dele um tipo de encontro como se ele fosse um dos objetos que se adequa às minhas medidas, às medidas de minhas faltas. Então, se eu me vejo bem com minhas faltas, sem desloca-las para qualquer objeto, mas como desejos que posso batalhar por eles, o estar só ou estar acompanhado fica fora de ser algo desesperado.
Bom dia.
Eita Emanuel...
E os apegos de Bowlby nessa historia?
adorei esse video!!
Esse vazio infinito só pode ser preenchido por Deus.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Seria a síndrome do ninho vazio que nos faz crescer cercados da necessidade de permanecer ao lado de alguém que nos "traga" felicidade???
Então não tem solução ... sempre vai faltar né?
Isso é como um passe para a liberdade... de não querer nada para completar.. que demais!
🙏
Vc e Lindo!
Me diz o que você precisa para ser feliz ?
Não sei se a questão é essa ideia da falta ...
não entendi...
Grata
Eu sou assexual e arromântica me sinto muito feliz sozinha
Ae haku foi uma pena sua morte sou assexual e arromantico também e eu odeio a pressão da sóciedade de achar alguém quando o seu maior amor e vc
Como migtaw que sou amo viver solteiro no rio de janeiro 😂😂😂
Se não precisa de ninguém, porque ele é casado?? 😂
Não casou pq precisa,mas por querer
@@mariaoliviapinheiro2975 Realmente! E o que mais tem é casado infeliz.
Amo ser sozinha, mas ninguém entende.
Rapaizzzz eu sou muito burro nao entendi nada ..... kkkkk
Esse pessoal de hoje só falam besteira
Como tá aquela tua doida...? Diga feministo?
Se a moça morasse em São Paulo, nem mandaria essa pergunta. Em sampa todo mundo faz as coisas sozinho, super normal. Exemplo: nas festas de amigos de escola, todo mundo larga filhos e cachorros com os cônjuges e vai sozinhos. E os divorciados, solteiros, casados, dá na mesma, pois todo mundo faz tudo sem par mesmo.
Até em festas nas quais vão os cônjuges, durante a festa todo mundo se separa e nem vê onde tá os maridos, então, isso que ela falou não existe numa cidade grande
Essa coisa de ser feliz sozinho é uma falácia. sim, sou uma pessoa que gosto mais de ficar no meu canto, mas é impossível viver 365 dias sem se interagir. fazer sempre um programa sozinho ou uma viagem é um saco. Creio que as pessoas que preferem estar sozinhas são preguiçosas.
Mas aí vc tá falando de solitária (cela), e não de solitário. Sem exageros, a questão é só essa 13:40