É muito mais caro ao país produzir doque importar. Esquece filho, Brasil é um país que não se coloca em Guerras por poder político como EUA da vida. "Somos melhor politizados", no entanto, nos excluímos desta competição. Quero dizer que isso não é vantajoso nem a longo prazo nem a curto prazo ao país. Entenda uma coisa apenas. O Brasil é um exímio país em sua defensiva e, nos estruturamos geopolíticamente, bélicamente, nacionalmente, etc. para isso. Mas nunca seremos um agressor.
Desde a 2 GM eles deram sua prova de qualidade e valor. Se a FAB tivesse participado das escoltas dos B17 rumo a Alemanha imagino as histórias de vitórias aéreas q teríamos! Fora o aprendizado que seria repassado às gerações futuras de pilotos da FAB.
Motivo do Gripen ganhar é claro, são os misseis. O meteor e o israelense pyton hoje são os misseis mais mortais da face da terra, a velocidade superior permite disparar de muito longe e com a aviônica moderna é disparar e esquivar pois com quase certeza esse míssil vai acertar, pois o inimigo tem uma janela muito curta para detectar o lançamento e tentar evadir.
O f35-b que possui a aterrisagem na vertical, não consegue ficar a mais de mack 1,2 por muito tempo. E os EUA possivelmente vai ficar bastante tempo sem resolver esse problema
Isso eh um fato que eh confundido, não eh apenas a versão B, a versão A e versão C também. Por que o problema está na cobertura RAM que o caça recebe, acima de mach 1.2 a fricção e o calor degradam a cobertura. Sobre a versão B que possui o STOVL, seu problema era na verdade a manobrabilidade, devido a estrutura ser totalmente diferente pra abrir espaço para o turbofan do VTOL, ele não resistia cargas G elevadas por muitos períodos de tempo... dizem ter resolvido essa questão. Mas o problema com a cobertura segue. Seria muito caro desenvolver outro material tão complexo como coberturas RAM do zero novamente, então a Lockheed fez melhorias no que ja tinha e ainda recomenda que o caça não supere mach 1.2 por mais de 1 minuto e meio para evitar a degradação prematura da cobertura.
Acho que vc deveria tirar os aviões radares e deixar só os radares dos caças, eles podem estar influenciando muito no resultado na batalha de longa distancia, assim fica mais complicado pra saber qual radar e rcs de cada caça é melhor que o outro
O F35 é um caça excelente. Porém, é um projeto que ainda está com enormes dificuldades em sanar seus problemas. Deixando por inúmeras vezes sua frota toda no chão. E de formas gerais, o F39 Gripen é superior ao F35. O F35 tem várias limitações no seus uso, o que não possibilita seu pleno uso. Eu particularmente, optaria por ter o Gripen no lugar do F35.
@@TheUSBall A versão menos complicada, e mais capaz em termos gerais é a versão “A” da força aérea. As outras duas tem suas particularidades, por serem da Marinha e do fuzileiros navais. Era pra ser um excelente projeto. Entretanto, para atender todos os ramos das forças armadas Americana. Ele se tornou um ornitorrinco. Não é pato, não lontra, não é ave.
@@brunod2bsolutions f 35 e muito superior ao gripe. F 35 caça da 5 geração com tecnologia maiô coisa que gripe não tem além se anti rada e ter maior mobilidade e saber fazer coisas da sua fusão. F 35 tem maiô tecnologia (^^)
@@jandersonsilva7383 Caro amigo, o Gripen ele tem uma das melhores switch’s de fusão de dados dentre todos os caças. A sua tela WAD compila todos os dados de todos os sensores, sendo eles ativos e passivos, demonstrando ao piloto de forma fácil e intuitiva. Reforçando, não sou fã boy do Gripen. Entretanto, tem-se que reconhecer que o avião e estupendo.! Ele em suas funções críticas separados da sua função lógica. O que é uma super vantagem. Uma vez que sua integração de armamentos e novos equipamentos se muito, mas, muita mais rápido que qualquer avisos da atualidade. Incluindo todos os 5G. Uma caça 5G não é invisível aos radares, ele apenas tem um RCS menor. O que pode retardar sua detecção por radares. Mas, pode ser identificado por sensores passivos, como o IRST. E caso o caça esteja acompanhando por uma aeronave radar, poderá denunciar a posição do 5G a outras aeronaves, em seus lançamentos de mísseis BVR. A guerra centrada em rede, pode minimizar certas vantagens dos caças 5G.
4:20 O ataque em contexto CAS/A2G já era feito com F-16 em muito mais surtidas empregando JDAM tendo um CEP melhor que o A-10 no Iraque e Afeganistão (em essência, há uma superestimação do A-10 nesse tipo de missão). Um Gripen não será M2.0 com armamento externo pelo impacto da resistência do ar. 6:35 O F-35 tem 10 RWR na suíte GE, o Gripen E tem 5 RWR.
Brasil não comprou TODA a transferencia de tecnologia do Gripen, pq mais de 70% do Gripen não é sueco! A SAAB é como uma EMBRAER, ela projeta e monta seu avião com componentes estrangeiros. e o Preço do Gripen foi de exatos 150milhões de dólares, um absurdo. o contrato subiu de 4,5 bi para 5,4bilhões com a adesão do WAD da Eeroeletrônica (o WAD mais caro uma vez já construído na história mundial).
A grande questão é o radar do f35 que é mais avançado. E tem uma furtilidade que dá uma grande vantagem. O que reduz a detecção pelo gripen de 30 a 50 km de acordo com um comandante especialista da força aérea grega.
Ai que mora o problema, se esse numero é real a vantagem do f 35 morre, pq se vc tiver aviões radares voando um pouco mais atras dos caças ele tem poder suficiente pra tornar o f35 visível para os misseis dos gripen muito antes do f35 ter a vantagem de disparar primeiro. No meu ver o Furtivo foi concebido para proteção de radares e artilharia terrestre, não funciona bem para combate aéreo. Furtividade foi uma grande arma no inicio do século, mas os radares digitais estão tão avançados que eles conseguem filtrar toda a sujeira.
O F-35 é mais rápido, melhor manobrável, tem empuxo vetorado, dispõe de um arsenal superior (muito pela forças as quais serve)... Não sei porque tentam forçar que o Gripen é um caça espetacular. Ele é o que tem que ser para a geração a que pertence.
@@ericklima9253 Irmão, desculpa mas acho que você está um pouco equivocado. Dizer que é um caça mais avançado tecnologicamente eu entenderia, mas Mais Rápido, Mais Manobrável e com Armamento Superior... Você errou nos 4 quesitos. O Gripen é mais rápido tanto em velocidade máxima com pós combustão, quanto sem. Possui uma aceleração maior por ter uma maior relação Peso/Potência. Também possui armamentos superiores, o próprio Míssil Meteor está sendo incorporado ainda ao F-35 pela Otan, visto que seu armamento padrão com o AIM-120 é inferior. No quesito manobrabilidade também errou feio, o Gripen hoje é considerado o caça mais manobrável do mundo, mesmo não possuindo empuxo vetorado. Isso se deve ao uso das Canards e do seu desenho de asa com instablidade negativa. O Gripen foi concebido inicialmente para Superioridade Aérea para bater de frente com os caças Russos que até então eram tido como os mais manobráveis do mundo. E com sua suite de equipamentos, foi implementado a capacidade multifunção. Já o F-35 foi concebido para ser um caça multifunção e que fosse uma plataforma que pudesse atender a diversos setores das forças armadas americanas, abrindo mão de muitos dos pontos de superioridade para incorporar um design furtivo e melhores capacidades de ataque. Visto que os principais requisitos eram da Marinha dos USA e dos Fusileiros navais, principalmente porque os USA já possuem um caça de Superioridade de 5 Geração, o F-22.
No mano à mano, ou melhor, dogfight, a Gripen leva vantagem sobre o Lightning. O problema é que o caça furtivo não foi feito pra idso e nem prara atuar sozinho. Enquanto o pássaro sueco decola, todas as informações de radares e satélites já estarão no sistema da água americana. Este pode então disparar um míssil de longo alcance do seu porão de armas ao mesmo tempo que pode fazer o mesmo de um drone voando na mesma região ou até disparar uma bateria SAM como o Patriot. Isso mostra que o Brasil teria muito o que investir para aumentar as capacidades do Gripen, mas a cultura vem antes com deus 10 bi. O funk como expressão cultural vai salvar o país.😅
o pessoal confunde muito a capacidade tecnica do profissional que pilota com a tecnologia da aeronave... o F35 é muito melhor mas é preciso enaltecer o trabalhado dos nossos pilotos da FAB que em muitos exercicios simulado tem tido bastante exito
@@tiagoalkadev esse barato de falar que nossos pilotos sao os picas seria nescessario estar numa guerra de verdade e todos sabem que nossa ffaa é uma farsa nao servem nem pra prender traficantes na amazonia .ja os americanos tem uma forca ativa e guerreira na pratica .coitado do brasil se uma nacao com algum poder belico queira entrar em nosso pais ai meu irmao seria nos por nos mesmos se depender do general frajola estamos fudidos.
Resumindo Brasil fez uma excelente aquisição!!!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Já é um baita poder de persuasão… Não adianta tern carro importado se não tem peças e nem mecânicos para mexer…. Aliás sem transferência de tecnologia que é oque o americanos fazem vc não pode nem mexer…… Com a transferência de tecnologia podemos evoluir o F39
O Brasil tem que fzr igual a Coreia do Sul, faz uma cópia do F-22 com o mesmo motor do Gripen. A Coreia do Sul fez o KF-21 Boramae com o mesmo motor GE F-414G do nosso Gripen E, só que o caça deles é bimotor. O único "problema" do KF-21 é que ele não tem os slots internos para colocarem os mísseis, aí é uma coisa que podemos colocar no nosso projeto. Para vcs terem uma ideia, o KF-21 Boramae tem empuxo máximo estimado de 196 kn de empuxo com pós-combustão, tendo o dobro do poder do Gripen e consequentemente o dobro de custo de hora vôo (cerca de U$ 9.000 à U$ 14.000)
@@julio94157 Sim, mas e daí?? Adquirimos os Gripen com transferência de tecnologia só pq é legal falar que tem a tecnologia do caça?? Eu sei que custa muito dinheiro, mas ñ tem oq fzr, ou gasta e tem o melhor caça da América Latina ou não gasta e fica no mesmo patamar dos demais países com um território e um poder aquisitivo muito menor. Os sul-coreanos e os turcos já fizeram a escolha deles.
E a tecnologia Stealth dos caças? O Brasil sabe como funciona? Eu concordo que o Brasil, através da Embraer, deveria desenvolver em parceria com a Aeronáutica, um caça próprio, pras particularidades brasileiras. A gente tem muito pouco caça pra um país do tamanho do nosso. Era pra ter de 100 a 200 4++ já operacionais, e um total de 1k de caças pra patrulha.
Tu fala como se fosse fácil construir um caça, não q eu duvide da capacidade da Embraer, mas construir um caça é complicado dms. Todas essas empresas tipo saab e lockheed já fazem caças desde a segunda guerra e já tem uma base da parada, fora q duvido q a população brasileira iria ficar contente com gente morrendo e fome e escolas sem merendas pra chegar em um momento e o governo dar uns 100,200 milhões pra construir aviões q a maioria nem vai ver e nem sabe a utilidade.
O Brasil fez a compra certa. A longo prazo o custo benefício do Gripen sairia melhor. O F35 tem muitos problemas e o custo de manutenção é absurdo. Eu soube que está faltando motores inclusive.
eu vi o F35 voar 2x, uma em 2019 e outra agora em 2023, eu notei um progresso imenso na manobrabilidade, em 2019 ele dava uma puxada e perdia toda a velocidade, agora ele consegue fazer uma curva mais sustentada, mas ainda sim parece uma jaca com asas manobrando hahaha, o gripen por ser menor, mais leve, consegue curvar muito melhor, faz uma correcao ai, o AIM120A que tinha uma NSZ de 20km, o da versao D foi melhorada e estimam em 40km, mas o meteor ainda supera isso, estima-se em 60km
Isso é algo que o pessoal não entende. Qualquer plataforma hoje que possua um radar de longo alcance para fornecer a informação ao Míssil, torna-se extremamente letal. Até nossos F-5EM se fossem adaptados para lançar o Meteor utilizando os dados recebidos por outros Gripens ou mesmo pelo E-99, seriam extremamente letais
Na engenharia, não existe milagres. A tecnologia Stealfht, exige um sacrifício por parte da aerodinâmica, para diminuir o RCS, ela precisa de ângulos que podem gerar mais arrasto, sendo assim mesmo tendo um motor com mais empuxo, essa diferença será anulada. Acredito que as tecnologias do F-39 que aposta EW, para se sobressair, terá melhores condições de se manter competitivo na guerra moderna a médio e longo prazo, sem se esquecer que o sthealth, ainda pode ser anulado por tecnologias de localização passiva como IR, sensores de detecção de anomalias eletromagnéticas e acústicas.
@@italodaniel3527 Bom dia, um caça é uma venda na sua maioria de governo a governo. São questões políticas e estratégicas que são levadas em consideração, em detrimento a preço e questões técnicas. O governo americano usa FMS, como forma de comercializar produtos de defesa, ao mesmo tempo que controla a tecnologia e o uso por terceiros. A Suécia, é um país pequeno, com orçamento limitado, mas, soube no decorrer das últimas décadas, estrair o melhor do seu potencial, ex: Produtos como Gripen, Carl Gustav, Radares AESA, Blindados como CV-90, entre outros... Porém não consegue exercer influência política para competir no campo político. Porém no campo técnico, possui Know-how e expertise para igualar as maiores indústria de defesa do mundo. Não questiono o caça F-35, mas é fato de que a tecnologia Stealfht na arena ar-ar ainda não enfrentou desafios que possam dizer que ela é o supra sumo o game change nas batalhas.
O F-22 e F-35 no campo WVR/BFM batem constantemente em um amplo envelope de performance caças “Legacy” na USAF e aliados. Exercícios que simulam cenários de alta intensidade, como a “Red Flag” e “Northern Edge” demonstram a capacidade multiplicadora de forças da furtividade seja no RCS, comando e controle, alerta antecipado e etc. O F-35 não se resume ao menor RCS, ele possui 10 RWR na suíte “Barracuda”, possui o segundo radar AESA com maior número de módulos T/R (o APG-81 tem cerca de 1.600, o APG-77 do F-22 tem 2.000), características LPI do radar (existe um cuidado na questão de detecção, potência, precisão de feixe no campo EM para que não sejam repetitivos além do “ruído” natural do radar e demais meios, isso sem mencionar as medidas no campo IR). Como histórico de relevância do “Stealth”, na tempestade do deserto, vemos pacotes menores de F-117 substituírem grande formações de aeronaves de 4ª geração em áreas muito bem defendidas com meios antiaéreos, como após a operação “Package Q Strike”. O Gripen E/F faz o “feijão com arroz” para a FAB e a BID, com o diferencial sendo a integração do Meteor que graças ao “ramjet”, proporciona uma NEZ maior, e a implementação de GaN na suíte de autoproteção/casulos ofensivos, o que deixa a FAB em uma boa posição nesse campo em termos de capacidades gerais globais, mas a 5ª geração é uma categoria diferente.
@@Skyraider356F Obrigado pelo esclarecimento, fico feliz e ler um comentário com tamanha qualidade de tados. Porém, até os dias atuais como você mesmo apontou, caças de 5 geração, no campo ar/ar nunca passaram por testes reais de alta intensidade. Existe estudos e desenvolvimento de sistemas mistos, capazes em tese, contrapor o Stealfht; Ex: Um sistema de identificação integrado com tecnologia de detecção de anomalias eletromagnéticas, acústicas, IR e de múltiplas frequências de radar, boa parte dessa tecnologia é passiva e cobrindo um perímetro de digamos 200 Km. Será que tudo isso, alimentando caças de 4G, com dados via data-link bi direcional. Deixaria um pacote de F-35, sem sua principal, porém entendi não única, mas, mais importsnte feature anulada, fazendo lutar de igual para igual?
eu vi sukhois 33 eu 'acho' não dá para saber quem é quem na família dos sukhois, pra mim é tudo igual mas eu vi o Gripen obviamente,o f-35,o f-18, a-10 e o a-4 skyhawk ou do jetinho brasileiro a-f1 skyhawk
Eu compraria o Gripen para o meu país. No caso, eu teria na minha frota o F15 para superioridade aérea , F22 para ataques aéreos, no caso, ar solo,e o Gripen, para interceptação a érea.
Vale ressaltar sobre o preço inferior do Lightning II, é insustentável, por que não se trata de um fato econômico e sim político. Veja, a Lockheed recebe imensos subsídios do governo americano, isso inclui exclusão de impostos, investimentos bilionários e cheques aqui e acolá. Dessa forma a Lockheed consegue vender o Lightning II a preços muito a baixo do que seriam economicamente lucrativos se não tivesses essa grana do tio Sam. O que o governo americano ganha com isso? Controle! Basicamente usando o F-35 como arma política, todo o contrato de produção, manutenção, peças sobressalentes envolve o controle total do governo americano, deixando os clientes dependentes do papai Sam, e obviamente os obrigando a seguir a agenda política norte americana. O Gripen da SAAB, ao menos é oferecido com transferência de tecnologia.
O F-35 é bem supervalorizado. Custou mais de um trilhão até entrar em operação e os custos não param de subir. Muitos problemas e falhas críticas, principalmente na versão B(VTOL). Os países aliados dos E.U.A. foram praticamente coagidos a comprá-lo. Aí fica difícil comparar em termos de venda.
Mn tenho um pedido pra vc, vc poderia jogar na minha conta do BF4 pra conseguir só 1 insígnia de caça pq eu só preciso de mais uma pra desbloquear um objeto de lá o V.A.N.T.C
Mais barato e melhor, mas não é furtivo 😊 e o motor mais potente do F35 não diz nada, ele não pode passar de Mack 1 por mais de alguns segundos que a fuselagem solta😂
Kkkkkkkkkkk larga de ser b4rro cara, grippen nunca é nem será melhor que um f35 kkkkkkkkkkkkkk , quando o grippen se der conta da presença deles já vai estar no chão, mísseis melhores, radares melhores. Só vou te lembrar que em um combate real osl grippen nem saberia da presença do f35 coitado
O F35 daria meia volta ao visualizar um Gripen de longe, pois se o f35 errando tiro daria sua localização, no combate aproximado o Gripen é muito melhor.
Esse simulador esta estranho demais. Canais sérios de analise calcularam que o Gripen detectaria o F-35 apenas as 25 km de distancia , enquanto seu simulador os misseis foram lançados a 70 km. O alcance do AIM 120 C-8 é 160 km, mas disparou a 70 km de distancia. Ou seja, alguns fatores não devem estar sendo levados em consideração
O F-35 está ruim mesmo. Mas em relação ao míssil, ele até pode ter todo esse alcance, mas se disparar dessa distância, contra um alvo ágil igual o Gripen, ele certamente vai perder muita energia tornando muito fácil a defesa do Gripen.
@@Infante760 poderia simular contra o F22. Em um combate real simulado pelos EUA entre 15 F-15 contra 1 F-22 o resultado foram os 15 F-15 abatidos facilmente sem problema para o F-22
pra galera que não manja, o f35 luta uma briga que o gripen nem foi convidado... pra vcs terem noção ele é tão lento assim, nem chegando a velocidade supersônica em combate pois isso esquenta a fuselagem da aeronave oque torna ela mais visível nos radares, a tecnologia de furtividade do f35 é a melhor que temos sem nem discussão, a ponto de que nenhum outro avião de caça se compare, mesmo os mais avançados projetos da china e russia não conseguem chegar perto do resultado, o gripen nem joga esse jogo, não da nem pra comparar, o gripen foi projetado pra interceptação e apoio ao solo, a moda antiga juntando com a tecnologia atual, já o f35 aposta tudo que ele consegue entrar no quintal do visinho matar o cachorro dele e sair de fininho sem ngm ver, são coisas diferentes, 5 gripens não tem chance contra um f35 pq o f35 nem seria visto pelos gripen, porém oque o gripen faz o f35 tbm não faz... por isso não da pra comparar, nunca ira acontecer essa briga.
A galera fala que o gripen ganharia em um dogfight oq eu concordo mas n faz sentido o f35 entrar em uma dogfight sendo q ele poderia evitar o combate mandando um missel antes msm do gripen conseguir detectar a presença do f35 com seus radares.
Lembrando que o Gripen é compatível com todo o armamento americano. Basta atualização de software. Diferente do F-35 que só aceita armamento americano.
O preço do F-35 é subsidiado. Mas o custo hora/vôo é quase o triplo, a disponibilidade é menor que a do Gripen e o custo de manutenção do F-35 é uma fábula!
Os pilotos brasileiros sao excelentes por que nao possui muitos cacas avancados, por causa disso o treinamento é superior a de outros exercitos, como o frances e foi provado em uma simulação
Caso não goste do vídeo tem um monte de simulação de gringos que mostraram que o Gripen é superior ao f-35 em dogfight, caso você seja um negacionista tudo bem
Gripen e o Typhoon é como se fosse 2 Snipers. Um Sniper com uma Barrett, e outro com uma AWM. Só depende de qual Sniper vai ser melhor, por quê ambos tem armas quase iguais.
pq só no brasil o pessoal fala tão bem do f39? já vi vídeo de todos os cantos do globo e a superioridade do f35 é surreal, a ponto de nenhuma outra aeronave atual se comparar, o caça mais avançado da china ou russia parecem brinquedo de criança, já vi russos e chineses falando o mesmo... a vantagem do gripen é só o preço que não sei quanto foi pago por unidade, porém preço de produção fica em torno de 30 a 40 milhões de dólares pra versão mais atual talvez uns 60, já o o f35 mais de 100m, porém já vi militares falando que melhor um f35 que 5 rafale, que já é superior ao gripen... então o gripen não tem minima chance, mas isso não quer dizer que o gripen é ruim... pro brasil na minha opinião foi sim a melhor escolha, melhor que o f35 no caso pelo preço de vôo... o brasil não tem orçamento pra voar algo melhor, então o gripen é oque mais entrega pelo valor.
E o que muda se o f35 nunca foi sequer ofertado pro Brasil? Se fosse interesse dos EUA vender f35 na América latina seria pra Colômbia ou pro Chile, jamais pro Brasil.
O F35 não venceria certamente o F39. Porque o F39 tem o melhor é mais modernos sistema de mascaramento do seu RCS através de recursos eletrônicos. Na verdade, o F39 na vida real seria um grande problema para o F35. Não sou fã boy do f39. Porém, na sua versão E & F tem-se um excelente instrumento de guerra, por um valor baixo. E com seu valor de hora/voo bem baixo. Como já dito, eu optaria em ter 120 gripens no lugar de 100 F35.
Você está completamente errado, a aviônica do F-35 é literalmente a mais avançada do mundo. O Gripen possui uma tecnologia PRÓXIMA ao Rafale francês e o Eurofighter pan-europeu, este último que é o caça de 4ª geração mais furtivo devido seus sistemas eletrônicos. Sendo sincero, em qual planeta você vive em pensar que um caça sueco seria mais avançado que as maiores potências militares do Ocidente? E sabe o mais interessante? O Reino Unido opera o Eurofighter Typhoon há anos e saiu a notícia no ano passado de que os britânicos estão levando 5 fucking anos para treinar um único piloto do F-35 de tão complexo e avançado que esse caça é. Nem preciso dizer que o F-35 já deu uma surra nos combates simulados com os caças da OTAN que já participou.
@@arthurvbs6411 Gostaria que me aponta-se aonde eu disse que o Gripen tem superioridade total sobre o F35..? Como uma pessoa inteligente que parece ser, irá entender que estou dizendo que para um caça 4++ o Gripen se faz suficiente e em muitas situações demonstra ser superior. Acho que não está familiarizado com o mundo do lobby empresarial, onde os EUA usam toda a sua força para impor muitas vezes a compra de seus produtos a outras nações. Em relação a vc duvidar da capacidade da indústria sueca de defesa. Vc está sendo ingênuo e este desinformado. O F35 está com inúmeras restrições de uso, inclusive tem alguns pacotes de voos que ele não pode fazer. Sim, é uma máquina formidável, se entregasse o que prometeu entregar. O que, de fato não está ocorrendo. Super estimar o F35 é um erro. E, subestimar o F39E um erro maior ainda.
@@brunod2bsolutions “O F-35 CERTAMENTE não venceria o F-39” Você literalmente afirmou que o F-39 seria SUPERIOR no combate e sua JUSTIFICATIVA foi dizer que o F-39 tem O MELHOR E MAIS MODERNO sistemas aviônicos. Saiba assumir as bobagens que diz. Lobby industrial com o F-35? Hahaha você sabe que o F-35 sequer é oferecido a qualquer um? TODOS os países quando veem o desempenho DELE detonando contra todos os mais modernos caças de 4ª++ simplesmente enxergam o óbvio, além do que o valor do F-35 já está extremamente mais baixo, o custo da operação que é alto, mas para países ricos, os quais são oferecidos, não é nenhum problema. Isso aconteceu com Israel, quando viu o F-35 humilhar seus F-16 modernizados, a Austrália com os seus F/A18 e F-16, o Reino Unido com o Typhoon etc. A esmagadora maior parte de todos os problemas apresentados são na versão de pouso e decolagem vertical para porta-aviões, devido sua engenharia completamente diferente. Fora isso ele continua imbatível nos céus, tendo humilhado o F-16 Viper, F-15 Eagle e outros, todos utilizando AWACS mais avançados dos EUA. Tendo inclusive nos últimos exercícios RedFlag participado com o F-22.
@@arthurvbs6411 Caro fã boy do f35, no que se refere a sistema de mascaramento eletrônico. Sim, o F39 Gripen E tem o mais moderno sistema do mundo. Não sou eu quem está falando, são vários especialista que disseram isso. Muito fácil encontrar aqui mesmo na plataforma vario vídeos falando sobre isso. Sim, o lobby Americano é gigantesco em cima de seus equipamentos militares. Não é porque o equipamento é Américo que seja o melhor do mundo. Inclusive, o melhor míssil BVR é Europeu. Está falando em Israel, eles não usam versões nem B e nem C do F35. E toda sua frota está neste momento no chão. E a Americana também. O caça, apresenta problemas de projeto. Que não permite ele nem sequer voar em certas altitudes. É o programa mais caro e mais cheio de problemas da História. Sim, certamente com suas tecnologias inovadoras, fazem aparece problemas. É uma caça bom.? É excelente! Entretanto, eu continuo afirmando que em vários quesitos o f39 se mostra superior. E caso não reconheça isso, não não é um entusiasta militar. É apenas uma fã juvenil de uma máquina e sua propaganda. O impossibilita uma discursão sadia, para agregar e aprender mais sobre a aérea militar e seus afins.
Analisando Brasil, melhor ter 4 Gripen do que 1 F35, nos coloca em superioridade numérica na América Latina e permite, custo operacional dos 4 ainda serão menos da metade do F35
Se o f35 perder para gripen de que adianta ser um caça de 5 geração o importante de tudo aí para o Brasil foi a tecnologia que o acompanhou eu prefiro gripen
Cara tu falou muita besteira, quanto maior procura maior o preço, o que tu quis dizer foi sobre a lei da oferta e procura quando tem muito produto no mercado o preço cai, mas isso se aplica a bens não duráveis alimentos por ex. Não cabe nrsse exemplo, fica claro que tu é fã do F-35 😂😂😂😂 ele é sim bem mais caro tanto na aquisição como no custo de manutenção, atualmente tem tido muito problemas de manutenção é uma enirme fila de espera por reparos, esses que são feitos apenas pela empresa responsável o que os deixa quase que inoperantes em alguns casos, F-35 se demostra cada vez mais um caça problemático é caro, é pra tua tristeza o gripen venceu na simulação mostrando a realidade 😂😂😂
Esse estilo de vídeo também é legal, porem eu estou sentindo falta das simulações nação X nação
O importante é o Brasil adquirir os cálculos e transferência de tecnologia para futuramente produzir seu caça de 6th geração
e amigo essa hr ja chegou
@@GODINESZ DEUS seja louvado!
@@4David97 Sim! 🙌
É muito mais caro ao país produzir doque importar. Esquece filho, Brasil é um país que não se coloca em Guerras por poder político como EUA da vida. "Somos melhor politizados", no entanto, nos excluímos desta competição. Quero dizer que isso não é vantajoso nem a longo prazo nem a curto prazo ao país. Entenda uma coisa apenas. O Brasil é um exímio país em sua defensiva e, nos estruturamos geopolíticamente, bélicamente, nacionalmente, etc. para isso. Mas nunca seremos um agressor.
@@EduardoHenrique-n8n👏 Deu aula !
''Não e o avião é sim o piloto''😎 os pilotos BR são bons
São sim, eles voam pouquíssimo por ter recurso limitado, enquanro piloto americano todo santo dia treina atira, lança missel faz tudo.
Desde a 2 GM eles deram sua prova de qualidade e valor. Se a FAB tivesse participado das escoltas dos B17 rumo a Alemanha imagino as histórias de vitórias aéreas q teríamos! Fora o aprendizado que seria repassado às gerações futuras de pilotos da FAB.
@@lipoproteinadescafeinada verdade
@@lipoproteinadescafeinada cara, infelizmente temos que assumir que a USAF está muito a frente da FAB.
Motivo do Gripen ganhar é claro, são os misseis.
O meteor e o israelense pyton hoje são os misseis mais mortais da face da terra, a velocidade superior permite disparar de muito longe e com a aviônica moderna é disparar e esquivar pois com quase certeza esse míssil vai acertar, pois o inimigo tem uma janela muito curta para detectar o lançamento e tentar evadir.
O f35-b que possui a aterrisagem na vertical, não consegue ficar a mais de mack 1,2 por muito tempo. E os EUA possivelmente vai ficar bastante tempo sem resolver esse problema
Isso eh um fato que eh confundido, não eh apenas a versão B, a versão A e versão C também. Por que o problema está na cobertura RAM que o caça recebe, acima de mach 1.2 a fricção e o calor degradam a cobertura. Sobre a versão B que possui o STOVL, seu problema era na verdade a manobrabilidade, devido a estrutura ser totalmente diferente pra abrir espaço para o turbofan do VTOL, ele não resistia cargas G elevadas por muitos períodos de tempo... dizem ter resolvido essa questão.
Mas o problema com a cobertura segue. Seria muito caro desenvolver outro material tão complexo como coberturas RAM do zero novamente, então a Lockheed fez melhorias no que ja tinha e ainda recomenda que o caça não supere mach 1.2 por mais de 1 minuto e meio para evitar a degradação prematura da cobertura.
Excelente aquisição do gov brasileiro o Gripen. Boa relação custoxbenefício
Acho que vc deveria tirar os aviões radares e deixar só os radares dos caças, eles podem estar influenciando muito no resultado na batalha de longa distancia, assim fica mais complicado pra saber qual radar e rcs de cada caça é melhor que o outro
Mas em um cenario real AWACS estarão sempre presentes, então essa eh na verdade uma simulação mais realista.
@@GabrielVitor-kq6uj sim, estão sempre presentes, mas lembre-se que esses aviões quando detectados são alvos prioritarios.
O F35 é um caça excelente. Porém, é um projeto que ainda está com enormes dificuldades em sanar seus problemas. Deixando por inúmeras vezes sua frota toda no chão. E de formas gerais, o F39 Gripen é superior ao F35. O F35 tem várias limitações no seus uso, o que não possibilita seu pleno uso. Eu particularmente, optaria por ter o Gripen no lugar do F35.
Concordo, não sei se isso se aplica a todos os F-35 (A, B, C), mas vi que ele não pode passar dos mil km por hora por mais de 1min...
@@TheUSBall A versão menos complicada, e mais capaz em termos gerais é a versão “A” da força aérea. As outras duas tem suas particularidades, por serem da Marinha e do fuzileiros navais. Era pra ser um excelente projeto. Entretanto, para atender todos os ramos das forças armadas Americana. Ele se tornou um ornitorrinco. Não é pato, não lontra, não é ave.
@@brunod2bsolutions f 35 e muito superior ao gripe. F 35 caça da 5 geração com tecnologia maiô coisa que gripe não tem além se anti rada e ter maior mobilidade e saber fazer coisas da sua fusão. F 35 tem maiô tecnologia (^^)
@@jandersonsilva7383 Caro amigo, o Gripen ele tem uma das melhores switch’s de fusão de dados dentre todos os caças. A sua tela WAD compila todos os dados de todos os sensores, sendo eles ativos e passivos, demonstrando ao piloto de forma fácil e intuitiva. Reforçando, não sou fã boy do Gripen. Entretanto, tem-se que reconhecer que o avião e estupendo.! Ele em suas funções críticas separados da sua função lógica. O que é uma super vantagem. Uma vez que sua integração de armamentos e novos equipamentos se muito, mas, muita mais rápido que qualquer avisos da atualidade. Incluindo todos os 5G. Uma caça 5G não é invisível aos radares, ele apenas tem um RCS menor. O que pode retardar sua detecção por radares. Mas, pode ser identificado por sensores passivos, como o IRST. E caso o caça esteja acompanhando por uma aeronave radar, poderá denunciar a posição do 5G a outras aeronaves, em seus lançamentos de mísseis BVR. A guerra centrada em rede, pode minimizar certas vantagens dos caças 5G.
@@jandersonsilva7383Falou abobrinha, aprende escrever e depois vai estudar mais.
4:20 O ataque em contexto CAS/A2G já era feito com F-16 em muito mais surtidas empregando JDAM tendo um CEP melhor que o A-10 no Iraque e Afeganistão (em essência, há uma superestimação do A-10 nesse tipo de missão).
Um Gripen não será M2.0 com armamento externo pelo impacto da resistência do ar.
6:35 O F-35 tem 10 RWR na suíte GE, o Gripen E tem 5 RWR.
Brasil não comprou TODA a transferencia de tecnologia do Gripen, pq mais de 70% do Gripen não é sueco! A SAAB é como uma EMBRAER, ela projeta e monta seu avião com componentes estrangeiros. e o Preço do Gripen foi de exatos 150milhões de dólares, um absurdo. o contrato subiu de 4,5 bi para 5,4bilhões com a adesão do WAD da Eeroeletrônica (o WAD mais caro uma vez já construído na história mundial).
como sempre muita corrupção no brasil
A grande questão é o radar do f35 que é mais avançado. E tem uma furtilidade que dá uma grande vantagem. O que reduz a detecção pelo gripen de 30 a 50 km de acordo com um comandante especialista da força aérea grega.
Ai que mora o problema, se esse numero é real a vantagem do f 35 morre, pq se vc tiver aviões radares voando um pouco mais atras dos caças ele tem poder suficiente pra tornar o f35 visível para os misseis dos gripen muito antes do f35 ter a vantagem de disparar primeiro. No meu ver o Furtivo foi concebido para proteção de radares e artilharia terrestre, não funciona bem para combate aéreo. Furtividade foi uma grande arma no inicio do século, mas os radares digitais estão tão avançados que eles conseguem filtrar toda a sujeira.
O F-35 é mais rápido, melhor manobrável, tem empuxo vetorado, dispõe de um arsenal superior (muito pela forças as quais serve)... Não sei porque tentam forçar que o Gripen é um caça espetacular. Ele é o que tem que ser para a geração a que pertence.
@@ericklima9253 Irmão, desculpa mas acho que você está um pouco equivocado. Dizer que é um caça mais avançado tecnologicamente eu entenderia, mas Mais Rápido, Mais Manobrável e com Armamento Superior... Você errou nos 4 quesitos. O Gripen é mais rápido tanto em velocidade máxima com pós combustão, quanto sem. Possui uma aceleração maior por ter uma maior relação Peso/Potência. Também possui armamentos superiores, o próprio Míssil Meteor está sendo incorporado ainda ao F-35 pela Otan, visto que seu armamento padrão com o AIM-120 é inferior. No quesito manobrabilidade também errou feio, o Gripen hoje é considerado o caça mais manobrável do mundo, mesmo não possuindo empuxo vetorado. Isso se deve ao uso das Canards e do seu desenho de asa com instablidade negativa. O Gripen foi concebido inicialmente para Superioridade Aérea para bater de frente com os caças Russos que até então eram tido como os mais manobráveis do mundo. E com sua suite de equipamentos, foi implementado a capacidade multifunção. Já o F-35 foi concebido para ser um caça multifunção e que fosse uma plataforma que pudesse atender a diversos setores das forças armadas americanas, abrindo mão de muitos dos pontos de superioridade para incorporar um design furtivo e melhores capacidades de ataque. Visto que os principais requisitos eram da Marinha dos USA e dos Fusileiros navais, principalmente porque os USA já possuem um caça de Superioridade de 5 Geração, o F-22.
Mas aqui no brasil o gripen vai usar o radar das torres que estao em todo o nosso territorio podendo detectar o F35 muito mais rapido
@@flyinginbrazilO Su57 dá um coro no Gripen
No mano à mano, ou melhor, dogfight, a Gripen leva vantagem sobre o Lightning. O problema é que o caça furtivo não foi feito pra idso e nem prara atuar sozinho. Enquanto o pássaro sueco decola, todas as informações de radares e satélites já estarão no sistema da água americana. Este pode então disparar um míssil de longo alcance do seu porão de armas ao mesmo tempo que pode fazer o mesmo de um drone voando na mesma região ou até disparar uma bateria SAM como o Patriot. Isso mostra que o Brasil teria muito o que investir para aumentar as capacidades do Gripen, mas a cultura vem antes com deus 10 bi. O funk como expressão cultural vai salvar o país.😅
Infelizmente o gripen seria desteuido antes de ver o F35
gripen não ia sentir nem o cheiro do f-35 KKKKKKK
o pessoal confunde muito a capacidade tecnica do profissional que pilota com a tecnologia da aeronave... o F35 é muito melhor mas é preciso enaltecer o trabalhado dos nossos pilotos da FAB que em muitos exercicios simulado tem tido bastante exito
Da um teco teco pra um piloto brasileiro e vê se e ele faz milagre sem a matrria prima competitiva.
@@odairmorales7781 aí e foda kkkkk
@@tiagoalkadev esse barato de falar que nossos pilotos sao os picas seria nescessario estar numa guerra de verdade e todos sabem que nossa ffaa é uma farsa nao servem nem pra prender traficantes na amazonia .ja os americanos tem uma forca ativa e guerreira na pratica .coitado do brasil se uma nacao com algum poder belico queira entrar em nosso pais ai meu irmao seria nos por nos mesmos se depender do general frajola estamos fudidos.
Vc não é a mulher Hulk, mas é incrível!!!! É a mulher maravilha brasileira, MARAVILHOSA!!! só podia!!!!
Parabéns pelo belo trabalho!
🥰😘❤️😉👍🏆🏅🇧🇷💚💛
Que porra de comentário é esse? Kkkkkkkk
@@skywarp2180ent kkkkkkkkk
Resumindo Brasil fez uma excelente aquisição!!!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Já é um baita poder de persuasão…
Não adianta tern carro importado se não tem peças e nem mecânicos para mexer…. Aliás sem transferência de tecnologia que é oque o americanos fazem vc não pode nem mexer……
Com a transferência de tecnologia podemos evoluir o F39
Na Cruzex 2024 o F-15 americano não deu nem para o cheiro o F-39 Gripen detonou o s dois caças americanos
Pra enfrentar o Gripen em dogfight, existe apenas o F-22 como absoluto, f-16 e o Su-35.
O Brasil tem que fzr igual a Coreia do Sul, faz uma cópia do F-22 com o mesmo motor do Gripen. A Coreia do Sul fez o KF-21 Boramae com o mesmo motor GE F-414G do nosso Gripen E, só que o caça deles é bimotor. O único "problema" do KF-21 é que ele não tem os slots internos para colocarem os mísseis, aí é uma coisa que podemos colocar no nosso projeto. Para vcs terem uma ideia, o KF-21 Boramae tem empuxo máximo estimado de 196 kn de empuxo com pós-combustão, tendo o dobro do poder do Gripen e consequentemente o dobro de custo de hora vôo (cerca de U$ 9.000 à U$ 14.000)
O programa do Boromae custou quase 2 vezes o valor da compra do Gripen, só para desenvolver.
@@julio94157 Sim, mas e daí?? Adquirimos os Gripen com transferência de tecnologia só pq é legal falar que tem a tecnologia do caça?? Eu sei que custa muito dinheiro, mas ñ tem oq fzr, ou gasta e tem o melhor caça da América Latina ou não gasta e fica no mesmo patamar dos demais países com um território e um poder aquisitivo muito menor. Os sul-coreanos e os turcos já fizeram a escolha deles.
E a tecnologia Stealth dos caças? O Brasil sabe como funciona?
Eu concordo que o Brasil, através da Embraer, deveria desenvolver em parceria com a Aeronáutica, um caça próprio, pras particularidades brasileiras. A gente tem muito pouco caça pra um país do tamanho do nosso. Era pra ter de 100 a 200 4++ já operacionais, e um total de 1k de caças pra patrulha.
Tu fala como se fosse fácil construir um caça, não q eu duvide da capacidade da Embraer, mas construir um caça é complicado dms. Todas essas empresas tipo saab e lockheed já fazem caças desde a segunda guerra e já tem uma base da parada, fora q duvido q a população brasileira iria ficar contente com gente morrendo e fome e escolas sem merendas pra chegar em um momento e o governo dar uns 100,200 milhões pra construir aviões q a maioria nem vai ver e nem sabe a utilidade.
@@fabriciooliveira6886 releia meu comentário....
O Brasil fez a compra certa. A longo prazo o custo benefício do Gripen sairia melhor.
O F35 tem muitos problemas e o custo de manutenção é absurdo. Eu soube que está faltando motores inclusive.
Com custo caro e com bug vende arrodo e o gripe ja vendeu quanto ?? 😂😂😂😂😂😂
Parabéns pelo trabalho
eu vi o F35 voar 2x, uma em 2019 e outra agora em 2023, eu notei um progresso imenso na manobrabilidade, em 2019 ele dava uma puxada e perdia toda a velocidade, agora ele consegue fazer uma curva mais sustentada, mas ainda sim parece uma jaca com asas manobrando hahaha, o gripen por ser menor, mais leve, consegue curvar muito melhor, faz uma correcao ai, o AIM120A que tinha uma NSZ de 20km, o da versao D foi melhorada e estimam em 40km, mas o meteor ainda supera isso, estima-se em 60km
O cara mal sabe andar de bicicleta e já faz análise da evolução de manobrabilidade 😂
@@kennyesa ainda bem que andar de bicicleta e fazer analise de evolução de manobrabilidade são coisas totalmente diferentes né kkkkkkk
Piloto do Mig cabeceou a pista ao ejetar kkkkkkkkk!
Achei que só eu tinha reparado nisso kkkkk se não morreu com o impacto do míssil morreu na queda kkkkk
Os pilotos do Gripen ejetando foi mó sac4nagem kkk
Nunca encontrei uma onça, mas vejo beija-flor todos os dias rsrsrs
A palavra mais engraçada e enormemente comica aqui é"simulação" 😂😂😂😂😂
Ótimas informacões.
quais as config de video do dcs? ta bonitão
Ficção pura. Este teu simulador é um sonho impossível.
o simulador é dos EUA
12:25 totalmente errado.
Existem varias variáveis que podem dar vitória para ambos os lados.
Coloca misseis fora do compartimento de carga do F-35A, ele nem é stelf mesmo nesse jogo.
O Gripen com Meteor provavelmente é pareo para qualquer aeronave excluindo O F22.
Isso é algo que o pessoal não entende. Qualquer plataforma hoje que possua um radar de longo alcance para fornecer a informação ao Míssil, torna-se extremamente letal. Até nossos F-5EM se fossem adaptados para lançar o Meteor utilizando os dados recebidos por outros Gripens ou mesmo pelo E-99, seriam extremamente letais
Pareo pro Su-57?
@@Lenardo4386gfdshgbsdhjn sim
@@flyinginbrazil Su-57 só perde pro F22 amigo kkkkkk
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 F35 perdendo para Gripen só sendo brasileiro para fazer piada com tecnologia militar de ponta. Gripen 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
o simulador é dos EUA
Na engenharia, não existe milagres. A tecnologia Stealfht, exige um sacrifício por parte da aerodinâmica, para diminuir o RCS, ela precisa de ângulos que podem gerar mais arrasto, sendo assim mesmo tendo um motor com mais empuxo, essa diferença será anulada. Acredito que as tecnologias do F-39 que aposta EW, para se sobressair, terá melhores condições de se manter competitivo na guerra moderna a médio e longo prazo, sem se esquecer que o sthealth, ainda pode ser anulado por tecnologias de localização passiva como IR, sensores de detecção de anomalias eletromagnéticas e acústicas.
E msm nao vende%😂😂😂
@@italodaniel3527 Bom dia, um caça é uma venda na sua maioria de governo a governo. São questões políticas e estratégicas que são levadas em consideração, em detrimento a preço e questões técnicas. O governo americano usa FMS, como forma de comercializar produtos de defesa, ao mesmo tempo que controla a tecnologia e o uso por terceiros. A Suécia, é um país pequeno, com orçamento limitado, mas, soube no decorrer das últimas décadas, estrair o melhor do seu potencial, ex: Produtos como Gripen, Carl Gustav, Radares AESA, Blindados como CV-90, entre outros... Porém não consegue exercer influência política para competir no campo político. Porém no campo técnico, possui Know-how e expertise para igualar as maiores indústria de defesa do mundo. Não questiono o caça F-35, mas é fato de que a tecnologia Stealfht na arena ar-ar ainda não enfrentou desafios que possam dizer que ela é o supra sumo o game change nas batalhas.
O F-22 e F-35 no campo WVR/BFM batem constantemente em um amplo envelope de performance caças “Legacy” na USAF e aliados.
Exercícios que simulam cenários de alta intensidade, como a “Red Flag” e “Northern Edge” demonstram a capacidade multiplicadora de forças da furtividade seja no RCS, comando e controle, alerta antecipado e etc. O F-35 não se resume ao menor RCS, ele possui 10 RWR na suíte “Barracuda”, possui o segundo radar AESA com maior número de módulos T/R (o APG-81 tem cerca de 1.600, o APG-77 do F-22 tem 2.000), características LPI do radar (existe um cuidado na questão de detecção, potência, precisão de feixe no campo EM para que não sejam repetitivos além do “ruído” natural do radar e demais meios, isso sem mencionar as medidas no campo IR). Como histórico de relevância do “Stealth”, na tempestade do deserto, vemos pacotes menores de F-117 substituírem grande formações de aeronaves de 4ª geração em áreas muito bem defendidas com meios antiaéreos, como após a operação “Package Q Strike”.
O Gripen E/F faz o “feijão com arroz” para a FAB e a BID, com o diferencial sendo a integração do Meteor que graças ao “ramjet”, proporciona uma NEZ maior, e a implementação de GaN na suíte de autoproteção/casulos ofensivos, o que deixa a FAB em uma boa posição nesse campo em termos de capacidades gerais globais, mas a 5ª geração é uma categoria diferente.
@@Skyraider356F Obrigado pelo esclarecimento, fico feliz e ler um comentário com tamanha qualidade de tados. Porém, até os dias atuais como você mesmo apontou, caças de 5 geração, no campo ar/ar nunca passaram por testes reais de alta intensidade. Existe estudos e desenvolvimento de sistemas mistos, capazes em tese, contrapor o Stealfht; Ex: Um sistema de identificação integrado com tecnologia de detecção de anomalias eletromagnéticas, acústicas, IR e de múltiplas frequências de radar, boa parte dessa tecnologia é passiva e cobrindo um perímetro de digamos 200 Km. Será que tudo isso, alimentando caças de 4G, com dados via data-link bi direcional. Deixaria um pacote de F-35, sem sua principal, porém entendi não única, mas, mais importsnte feature anulada, fazendo lutar de igual para igual?
*Tutorial de como vencer um F-35*
Acelere até ele desistir
Acelerar até o f35 derreter a pintura kkk
@@ryanzin9890 kkkkkk bem isso
@@ryanzin9890 exatamente, TÚ TÁ AQUI MEU NOBRE
eu vi sukhois 33 eu 'acho' não dá para saber quem é quem na família dos sukhois, pra mim é tudo igual mas eu vi o Gripen obviamente,o f-35,o f-18, a-10 e o a-4 skyhawk ou do jetinho brasileiro a-f1 skyhawk
faz um video com o amx a1
Eu compraria o Gripen para o meu país. No caso, eu teria na minha frota o F15 para superioridade aérea , F22 para ataques aéreos, no caso, ar solo,e o Gripen, para interceptação a érea.
O F-22 é exclusivo dos EUA
F22 faz a interdição aérea, ataques aéreos e interceptação, o F15 o Gripen também, e o F22 quase não faz ataque ao solo, essa não é a função dele.
Só se tu roubar esse F22 aí kkkkkkkkk
@@julio94157 mas pra mim seria, é meu ponto de vista
@@altacyrjunior8910 jura, se não tivesse me avisado eu juro que não saberia.
A-4 Skyhawk , sukhoí su-30 , Jas-39 , a-10 , Fa-18 , F-35 , e tem o hércules
quase heheh
Faz um F 22 raptor vs F 35
Vale ressaltar sobre o preço inferior do Lightning II, é insustentável, por que não se trata de um fato econômico e sim político.
Veja, a Lockheed recebe imensos subsídios do governo americano, isso inclui exclusão de impostos, investimentos bilionários e cheques aqui e acolá. Dessa forma a Lockheed consegue vender o Lightning II a preços muito a baixo do que seriam economicamente lucrativos se não tivesses essa grana do tio Sam. O que o governo americano ganha com isso? Controle! Basicamente usando o F-35 como arma política, todo o contrato de produção, manutenção, peças sobressalentes envolve o controle total do governo americano, deixando os clientes dependentes do papai Sam, e obviamente os obrigando a seguir a agenda política norte americana.
O Gripen da SAAB, ao menos é oferecido com transferência de tecnologia.
bem observado como sempre
@@Infante760 kkkkk sou chato neh? kkkkkkk
beija flor aparece na minha casa todo dia kkkkkkkkk 8:21
Boa tarde. Infante 760.Belmonte-BA.
f/a18 superhornet a-10 thunderblot a-4 skyhawk jas-39 gripen e f-35 lighting 2
O F-35 é bem supervalorizado. Custou mais de um trilhão até entrar em operação e os custos não param de subir. Muitos problemas e falhas críticas, principalmente na versão B(VTOL). Os países aliados dos E.U.A. foram praticamente coagidos a comprá-lo. Aí fica difícil comparar em termos de venda.
Faz um video do super tucano vs Air Tractor versão armada
O AIM120D tem alcance de ate 260km. O jogo ainda utiliza o AIM120C que é muito inferior.
Mn tenho um pedido pra vc, vc poderia jogar na minha conta do BF4 pra conseguir só 1 insígnia de caça pq eu só preciso de mais uma pra desbloquear um objeto de lá o V.A.N.T.C
Mais barato e melhor, mas não é furtivo 😊 e o motor mais potente do F35 não diz nada, ele não pode passar de Mack 1 por mais de alguns segundos que a fuselagem solta😂
Kkkkkkkkkkk larga de ser b4rro cara, grippen nunca é nem será melhor que um f35 kkkkkkkkkkkkkk , quando o grippen se der conta da presença deles já vai estar no chão, mísseis melhores, radares melhores. Só vou te lembrar que em um combate real osl grippen nem saberia da presença do f35 coitado
O melhor avião de caça para países que não estão em guerra e o melhor caça de países envolvidos em conflitos reais.
Vai maninho, eu acho que na questão de teto de serviço o gripen vai mais alto... Ou estou enganado?
A única conclusão dessa simulação é que o F-35 e o Grippen estão modelados errados para que o Grippen tenha tanta vantagem.
prove
Ele falou no final do vídeo pra desconsiderar essa simulação, pois o f35 ganharia
O F35 daria meia volta ao visualizar um Gripen de longe, pois se o f35 errando tiro daria sua localização, no combate aproximado o Gripen é muito melhor.
O Caça indiano Tejas é menor que o Gripen. E também entra na categoria 4++
Caramba gasolina ta cara até para os pilotos do gripen aí eim. Ta difícil.
faz o f-22 vs avioes da segunda guerra mundial
Gripe 39
F35
Sócoi su30 , 35 e 57
A29
S10
Euro faiter
Mirage 2000
Mig 28 e 29
F5 , F14 , 15 , 16 e 18
No vidio no começo tinha um A-4 C130 ercules F18
não entendi, já fiz dois comentários elogiando o canal e eles simplesmente somem...
Obrigado amigo. O UA-cam anda complicado.
O a10 já pode ser substituto pelo super tucano
! no escape zone - NEZ” do meteor é 60 km ou 32 milhas náuticas, vc falou 30
O radar do Gripen tem maior amplitude. O radar do F-35 tem maior alcance. Mas o conjunto de guerra eletrônica de ambas aeronaves são equivalentes.
Depende da missão e do piloto principalmente!
Prefiro o f39 gripen não importa se o inimigo tem mais tecnologia não é o caça eo piloto
Pro Brasil o gripen foi perfeito.
Tem que colocar a quantidade de Gripens referente ao $$$$ do F35.. faz isso p nóis ver!
4:37 O A10 não é um avião com canhão, é um canhão com asas kkk
Esse simulador esta estranho demais. Canais sérios de analise calcularam que o Gripen detectaria o F-35 apenas as 25 km de distancia , enquanto seu simulador os misseis foram lançados a 70 km. O alcance do AIM 120 C-8 é 160 km, mas disparou a 70 km de distancia. Ou seja, alguns fatores não devem estar sendo levados em consideração
O F-35 está ruim mesmo. Mas em relação ao míssil, ele até pode ter todo esse alcance, mas se disparar dessa distância, contra um alvo ágil igual o Gripen, ele certamente vai perder muita energia tornando muito fácil a defesa do Gripen.
@@Infante760 poderia simular contra o F22. Em um combate real simulado pelos EUA entre 15 F-15 contra 1 F-22 o resultado foram os 15 F-15 abatidos facilmente sem problema para o F-22
pra galera que não manja, o f35 luta uma briga que o gripen nem foi convidado... pra vcs terem noção ele é tão lento assim, nem chegando a velocidade supersônica em combate pois isso esquenta a fuselagem da aeronave oque torna ela mais visível nos radares, a tecnologia de furtividade do f35 é a melhor que temos sem nem discussão, a ponto de que nenhum outro avião de caça se compare, mesmo os mais avançados projetos da china e russia não conseguem chegar perto do resultado, o gripen nem joga esse jogo, não da nem pra comparar, o gripen foi projetado pra interceptação e apoio ao solo, a moda antiga juntando com a tecnologia atual, já o f35 aposta tudo que ele consegue entrar no quintal do visinho matar o cachorro dele e sair de fininho sem ngm ver, são coisas diferentes, 5 gripens não tem chance contra um f35 pq o f35 nem seria visto pelos gripen, porém oque o gripen faz o f35 tbm não faz... por isso não da pra comparar, nunca ira acontecer essa briga.
A galera fala que o gripen ganharia em um dogfight oq eu concordo mas n faz sentido o f35 entrar em uma dogfight sendo q ele poderia evitar o combate mandando um missel antes msm do gripen conseguir detectar a presença do f35 com seus radares.
O Brasil deve desenvolver uma tecnologia para mais combustível no griprn
É mais facil encontrar o brijs-flor do que a onça.
Lembrando que o Gripen é compatível com todo o armamento americano. Basta atualização de software. Diferente do F-35 que só aceita armamento americano.
O preço do F-35 é subsidiado. Mas o custo hora/vôo é quase o triplo, a disponibilidade é menor que a do Gripen e o custo de manutenção do F-35 é uma fábula!
Que bonitinho AEW pros F35 e nada pros Gripen...
O f35 é melhor, mas as técnicas do piloto faz toda diferença
Devido transferência de tecnologia o BRASIL poderá tirar melhor proveito quem sabe caça de 6 geração.
Os pilotos brasileiros sao excelentes por que nao possui muitos cacas avancados, por causa disso o treinamento é superior a de outros exercitos, como o frances e foi provado em uma simulação
Sonhar não custa nada, gostaria que nossos fossem superiores, talvez numa outra dimensão 😂
Caso não goste do vídeo tem um monte de simulação de gringos que mostraram que o Gripen é superior ao f-35 em dogfight, caso você seja um negacionista tudo bem
Primeiro a ver o vídeo
O beija- flor é mais facil de ver.
O brasil tem aproximadamente 715 aeronaves (incluindo o super tucano)
Ja os Eua tem aproximadamente 1300 aeronaves
Da pra ver uma grande diferença
EUA tem mais de 13000 kkkkkk😢
Se até para o Typhoon o gripe perdeu, aliás num deu nem pro xero, quem diria para o F-35
Mas o do jogo não é o Gripen E/F, é o Gripen C
@@martinlockheed3005mesmo na vida real slsksks
@@jandersonsilva7383 Ganha n man, Gripen tem um RCS menor do que o do Typhoon, e uma assinatura IR menor também.
@@jandersonsilva7383 Eu jogo DCS e já abati F-16 Block 50 ACE com o SU-25T
Gripen e o Typhoon é como se fosse 2 Snipers. Um Sniper com uma Barrett, e outro com uma AWM. Só depende de qual Sniper vai ser melhor, por quê ambos tem armas quase iguais.
É tipo comparar um Camaro com um Bugatti 🤷🏻♂️
pq só no brasil o pessoal fala tão bem do f39? já vi vídeo de todos os cantos do globo e a superioridade do f35 é surreal, a ponto de nenhuma outra aeronave atual se comparar, o caça mais avançado da china ou russia parecem brinquedo de criança, já vi russos e chineses falando o mesmo... a vantagem do gripen é só o preço que não sei quanto foi pago por unidade, porém preço de produção fica em torno de 30 a 40 milhões de dólares pra versão mais atual talvez uns 60, já o o f35 mais de 100m, porém já vi militares falando que melhor um f35 que 5 rafale, que já é superior ao gripen... então o gripen não tem minima chance, mas isso não quer dizer que o gripen é ruim... pro brasil na minha opinião foi sim a melhor escolha, melhor que o f35 no caso pelo preço de vôo... o brasil não tem orçamento pra voar algo melhor, então o gripen é oque mais entrega pelo valor.
11:35 já viu quanto custa operar im f-39 em comparação a um F-35? Kkkkkkk
E o que muda se o f35 nunca foi sequer ofertado pro Brasil? Se fosse interesse dos EUA vender f35 na América latina seria pra Colômbia ou pro Chile, jamais pro Brasil.
@@luizneto1888 nem seria interessantes ao Brasil ter eles.
No vídeo é um antigo Gripe C !
Então ele deveria colocar na descrição do vídeo!
O combate é só algo a mais amigo, mas as informações são do Gripen E.
@@Infante760 A capacidade situacional do novo aviônico, ajuda muito no ambiente de combate
eh ao contrario, se tem muita oferta e pouca dmanda o preco cai, se tem muita demanda e pouca oferta o preco aumenta.
F39 su 34 su 25 p51 super tucano mirage 2000 j15 j20 j15 turboleve Valentina f5 mig 29 mig 21 f18 f15 f14 f16 meteor mig 31 e etc
Não devemos subestimar o Gripen.
A4 sky howk,F 18,A10,gripe e ,f35.
Eu compraria o gripe e , porque é mais rápido e mais barato.
F35 caro pra caramba em comparação com f22 raptor e o f22 é foda em comparação
Kkk, que barretada!
O F35 não venceria certamente o F39. Porque o F39 tem o melhor é mais modernos sistema de mascaramento do seu RCS através de recursos eletrônicos. Na verdade, o F39 na vida real seria um grande problema para o F35. Não sou fã boy do f39. Porém, na sua versão E & F tem-se um excelente instrumento de guerra, por um valor baixo. E com seu valor de hora/voo bem baixo. Como já dito, eu optaria em ter 120 gripens no lugar de 100 F35.
Gora os problemas que o F-35 já apresentou.
Você está completamente errado, a aviônica do F-35 é literalmente a mais avançada do mundo. O Gripen possui uma tecnologia PRÓXIMA ao Rafale francês e o Eurofighter pan-europeu, este último que é o caça de 4ª geração mais furtivo devido seus sistemas eletrônicos.
Sendo sincero, em qual planeta você vive em pensar que um caça sueco seria mais avançado que as maiores potências militares do Ocidente? E sabe o mais interessante? O Reino Unido opera o Eurofighter Typhoon há anos e saiu a notícia no ano passado de que os britânicos estão levando 5 fucking anos para treinar um único piloto do F-35 de tão complexo e avançado que esse caça é. Nem preciso dizer que o F-35 já deu uma surra nos combates simulados com os caças da OTAN que já participou.
@@arthurvbs6411 Gostaria que me aponta-se aonde eu disse que o Gripen tem superioridade total sobre o F35..? Como uma pessoa inteligente que parece ser, irá entender que estou dizendo que para um caça 4++ o Gripen se faz suficiente e em muitas situações demonstra ser superior. Acho que não está familiarizado com o mundo do lobby empresarial, onde os EUA usam toda a sua força para impor muitas vezes a compra de seus produtos a outras nações. Em relação a vc duvidar da capacidade da indústria sueca de defesa. Vc está sendo ingênuo e este desinformado. O F35 está com inúmeras restrições de uso, inclusive tem alguns pacotes de voos que ele não pode fazer. Sim, é uma máquina formidável, se entregasse o que prometeu entregar. O que, de fato não está ocorrendo. Super estimar o F35 é um erro. E, subestimar o F39E um erro maior ainda.
@@brunod2bsolutions “O F-35 CERTAMENTE não venceria o F-39”
Você literalmente afirmou que o F-39 seria SUPERIOR no combate e sua JUSTIFICATIVA foi dizer que o F-39 tem O MELHOR E MAIS MODERNO sistemas aviônicos. Saiba assumir as bobagens que diz.
Lobby industrial com o F-35? Hahaha você sabe que o F-35 sequer é oferecido a qualquer um? TODOS os países quando veem o desempenho DELE detonando contra todos os mais modernos caças de 4ª++ simplesmente enxergam o óbvio, além do que o valor do F-35 já está extremamente mais baixo, o custo da operação que é alto, mas para países ricos, os quais são oferecidos, não é nenhum problema. Isso aconteceu com Israel, quando viu o F-35 humilhar seus F-16 modernizados, a Austrália com os seus F/A18 e F-16, o Reino Unido com o Typhoon etc.
A esmagadora maior parte de todos os problemas apresentados são na versão de pouso e decolagem vertical para porta-aviões, devido sua engenharia completamente diferente. Fora isso ele continua imbatível nos céus, tendo humilhado o F-16 Viper, F-15 Eagle e outros, todos utilizando AWACS mais avançados dos EUA. Tendo inclusive nos últimos exercícios RedFlag participado com o F-22.
@@arthurvbs6411 Caro fã boy do f35, no que se refere a sistema de mascaramento eletrônico. Sim, o F39 Gripen E tem o mais moderno sistema do mundo. Não sou eu quem está falando, são vários especialista que disseram isso. Muito fácil encontrar aqui mesmo na plataforma vario vídeos falando sobre isso. Sim, o lobby Americano é gigantesco em cima de seus equipamentos militares. Não é porque o equipamento é Américo que seja o melhor do mundo. Inclusive, o melhor míssil BVR é Europeu. Está falando em Israel, eles não usam versões nem B e nem C do F35. E toda sua frota está neste momento no chão. E a Americana também. O caça, apresenta problemas de projeto. Que não permite ele nem sequer voar em certas altitudes. É o programa mais caro e mais cheio de problemas da História. Sim, certamente com suas tecnologias inovadoras, fazem aparece problemas. É uma caça bom.? É excelente! Entretanto, eu continuo afirmando que em vários quesitos o f39 se mostra superior. E caso não reconheça isso, não não é um entusiasta militar. É apenas uma fã juvenil de uma máquina e sua propaganda. O impossibilita uma discursão sadia, para agregar e aprender mais sobre a aérea militar e seus afins.
Faltou um tanque externo aí kkkkkkkkk
Analisando Brasil, melhor ter 4 Gripen do que 1 F35, nos coloca em superioridade numérica na América Latina e permite, custo operacional dos 4 ainda serão menos da metade do F35
Nunca sequer ofereceram o f35 pro Brasil e nunca vão oferecer. Ou seja, essa nunca foi ou será uma opção para o Brasil.
Se o f35 perder para gripen de que adianta ser um caça de 5 geração o importante de tudo aí para o Brasil foi a tecnologia que o acompanhou eu prefiro gripen
Quase mato o piloto
Esse painel é do Gripen C e não do Gripen E
mas os valores do início do vídeo são do Gripen E.
Eu compraria o f 35 com sertesa
Cara tu falou muita besteira, quanto maior procura maior o preço, o que tu quis dizer foi sobre a lei da oferta e procura quando tem muito produto no mercado o preço cai, mas isso se aplica a bens não duráveis alimentos por ex. Não cabe nrsse exemplo, fica claro que tu é fã do F-35 😂😂😂😂 ele é sim bem mais caro tanto na aquisição como no custo de manutenção, atualmente tem tido muito problemas de manutenção é uma enirme fila de espera por reparos, esses que são feitos apenas pela empresa responsável o que os deixa quase que inoperantes em alguns casos, F-35 se demostra cada vez mais um caça problemático é caro, é pra tua tristeza o gripen venceu na simulação mostrando a realidade 😂😂😂
O Tejas da Índia é menor que o Gripen