Muito obrigado grande mestre, por seus ensinamentos. É por isso que tanto as professoras da UFBA colocam seus vídeos como material de apoio e embasamento.👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Puxa vida, realmente o melhor lugar pra estudar música de graça na internet! Muito obrigado por esse trabalho. Mudou minha vida musical. \o/ Excelente material e muito conteúdo! Estou terminando a aba solfejos, em breve vou para Harmonia. Obrigado Carlos Veiga.
Suas aulas são incríveis, eu estudei na Escola Villa-Lobos e infelizmente nao pude terminar na época. Obrigada por esclarecer minhas dúvidas. Parabéns pelo seu trabalho. Obrigada
Competente Mestre, respeitosas saudações Creio ser ainda o anseio de uma grande parcela dos pesquisadores dessa bela Arte, encontrar uma melhor definição do Ritmo Protético ou Anacrúsico, nas Fórmulas de Compassos Ternária e Quaternária. Será acertado considerar que em qualquer Compasso incompleto, a Composição iniciando na parte forte ou fraca do tempo ( não havendo o aparecimento da pausa, serve para aclarar o entendimento sob Ritmo Protético ou Anacúsico?
Prezado Carlos Veiga, acho que faltou uma informação. Se o compasso for completo, inicial por pausa mas o rítmo começar na parte forte do segundo tempo, o rítmo é anacrúsico e não acéfalo,
Sim, na verdade algumas vezes isso é ignorado. Apenas chamei a atenção para o caso de aparecer isso em uma prova ou qualquer coisa parecida. Valeu Abração Carlinhos
Olá Carlos parabéns pelo ótimo trabalho,me tira uma dúvida se eu tenho uma partitura que começa na metade do compasso?ou no segundo tempo do compasso.ex. 4/4.
Carlos, gostei muito do seu vídeo sobre RITMOS INICIAIS. Mas tenho uma dúvida sobre o ritmo ACÉFALO. Quando é que posso dizer se uma música inicia com o ritmo acéfalo? Posso identificar esse ritmo através da formula de compasso ou através da frase musical? Você pode me ajudar sobre isso?
olá amigo gostei dos seus vídeos de aula. surgiu a seguinte dúvida no compasso acéfalo supondo que a primeira nota viria depois da metade do compasso nesse caso como se chamaria esse compasso:
Oi, Carlos primeiro parabéns pelo ótimo trabalho, me tira uma duvida como seria a contagem em um trecho que é 4/4, se inicia com "Anacruse" ( Colcheia e Seminima) elá pelo 5º compasso (Minima) acompanhada com o "Ritornello"?
carlos5veiga Poderia fazer um video sobre o que são erros de métrica e quais são os problemas que podemos encontrar? é que eu tenho um exame e vou ter de saber isso, vou aqui deixar o exercício semelhante ao que lá sai: fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/s480x480/10384226_1507549539534037_7459262892641493437_n.jpg?oh=087c05a4e299eafffec010c643a1bda7&oe=54FB5401&__gda__=1430464452_32803764ede39342940053e7e4acdf7f
Vasckin Então... Achei a questão difícil de interpretar. Acho que poderia ser melhor formulada. O que vou sugerir agora é o que identifiquei como problemas. Vou fazer um vídeo e te passar mas também responder aqui. No 1, após solfejar a melodia, percebi que os apoios estão fora de lugar e para resolver basta colocar as duas notas iniciais (semicolcheias) como anacruse. Lembre de deixar o último compasso faltando o tempo de colcheia. No 2, após solfejar a melodia (que é bem conhecida), vi que não deveria estar escrita em ternário, mas sim, em binário. Isso foi o que pude perceber. Vou fazer o vídeo e coloco mais tarde.
Caro Carlos fiquei com umas dúvidas... O acéfalo possui mais da metade e tenho que colocar as pausas mas se eu não colocar ele passa a ser anacruse?? No compasso que o senhor usou pro anacruse se colocar uma pausa de meio tempo antes da colcheia ele passa a ser acéfalo ??
Maximiliano Bogado O acéfalo não tem o tempo forte e começa antes do meio do compasso. A anacruse vai do meio até o final. Acéfalo escreve pausas e anacruse não!!
+Tutoriais em Música entao em um compasso 4-4 iniciado com duas colcheias sendo a primeira ,pausa; sera anacrusi igual por estar na metade final do 4 tempo?
Na minha visão musical discordo da explicação do vídeo referente a anacruse e acéfalo. vou deixar a diferença aqui no Comentário e aguardo opiniões a respeito. a acentuação métrica NA DIVISÃO compasso binário é 1F 2f 1F 2f . compasso ternário 1F 2f 3f 1F 2f 3f 1F 2f 3f e compasso quaternário 1F 2f 3MF 4f 1F 2f 3MF 4f Porém NA SUBDIVISÃO o compasso binário fica F f F f ( 1e 2e )o ternário fica F f F f F f ( 1e 2e 3e) o quaternário fica F f F f F f F f( 1e 2e 3e 4e). Agora com base na acentuação métrica conseguimos analisar o ritmo inicial. Ritmo Anacrúsico é quando NA DIVISÃO inicia em tempo fraco. e : Ritmo Acéfalo é quando NA SUBDIVISÃO inicia em tempo fraco NOTA : ANACRÚSICO : inicia no tempo fraco ( em uma divisão simples) ACÉFALO: inicia com pausa ou quando não tem a parte forte do tempo ( em uma SUBDIVISÃO) é aonde ocorre a pausa subentendida.
Janaina santos Olá músicos do Brasil. Segundo Bohumil Med, o maior teórico do Brasil, a diferença dos ritmos acéfalos e anacrúsicos é a seguinte: Acéfalo, inicia por um contratempo, não tem a parte forte, a cabeça do tempo. Abrange mais dá metade de um compasso binário ou quaternário e mais de dois terços de um ternário. Anacrúsico, inicia em tempo fraco. Não abrange mais da metade de compasso binário ou quaternário ou mais de dois terços de um ternário. Com a excessão de compasso completo iniciado com pausa, mas com o som começando na parte forte do segundo tempo.
Sinceramente, não consegui compreender o seu questionamento em face da explicação do professor Carlos. E eu gostaria de entender porque questionar (quando o único intuito é expandir ideias e entendimentos) é muito saudável e produtivo. Forte abraço a todos!
Muito obrigado grande mestre, por seus ensinamentos. É por isso que tanto as professoras da UFBA colocam seus vídeos como material de apoio e embasamento.👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Melhorou mil vezes a minha vida!!!
Ok!! só passei para deixar um abraço estou acompanhando as aulas
e já melhorou muito munha leitura e o meu solfejo
Valeu Carlos Veiga
Aula extraordinária!
Ajudou muito, parabéns!
Amei muito bem explicado .
Carlinhooos valeu mais uma vezzz, nao para nao to sempre te acompanhando Deus te abençoe cada vez mais
Meu caro, vc está me ajudando muito. Vou passar no vestibular e te falo. Tudo de bom!
Nossa aprendi mesmo Deus abençoe
mui chique carlinhos veiga VOCÊ É MUI CHIK explicação nota mil.
Sem sombra de Duvida MELHOR PROFESSOR.
SOU hiper mega ultra Fã desse Cara SENSASIONAL
Carlos Veiga Filho
Que dom pra explicar!! Demais
Carlão! Adorei a explicação, vou fazer uma prova e estava em dúvida. Me auxiliou muito nos estudos, obrigado!
Maravilha! Adorei!
Professor ñ mim canso de agradecer a Deus, e ao senhor ,por essa canal abençoando, forte abraço. 🤗🤗🤗
Parabéns, você foi o único que explicou corretamente os rítmos acéfalo e anacrúsico de forma correta
Gratidão, nossa me ajudou muito. Quando eu tiver dinheiro vou doar dinheiro no seu site 🤗
Excelente explicação, muito obrigada!
Muito obrigado. Pode me ajudar a divulgar o canal? Valeu.
@@CarlosVeigaFilho com certeza👏🏼👏🏼👏🏼
Puxa vida, realmente o melhor lugar pra estudar música de graça na internet! Muito obrigado por esse trabalho. Mudou minha vida musical. \o/
Excelente material e muito conteúdo! Estou terminando a aba solfejos, em breve vou para Harmonia.
Obrigado Carlos Veiga.
Nossa melhor explicação que já assisti parabéns
Boa, quero acompanhar esse estudo.
Aula sensacional
Show
MUITO BOA A EXPLICAÇÃO. PARABENS
Exelente explicacao. Parabens
Muito obrigado Deus abençoe por seus videos
Muito obrigado pelas aulas. Muito boas. Parabéns pelo trabalho.
Gratidão
gostei da dica
Obrigada Carlos!!!
gostei muito dessa video aula me ensinou bastante!gostaria de mais aulas nesse nivel!
Suas aulas são incríveis, eu estudei na Escola Villa-Lobos e infelizmente nao pude terminar na época. Obrigada por esclarecer minhas dúvidas. Parabéns pelo seu trabalho. Obrigada
Obrigadíssimo.
Abração
irmão já assisti o teu Vidio três vezes
gostei muito do esclarecimento
eu tinha ainda muita dúvida sobre anacrusico, tetico e acéfalo
Tenta outros videos tambem!!
Somando informações vai facilitar!!
Valeu
Muitíssimo obrigado, que Deus te abençoe! Já me inscrevi no seu canal!
Obrigadíssimo. Se puder, me ajuda a divulgar o canal.
Muito bom cara Deus abençoe
Material de excelente qualidade sendo oferecido por você.. Parabéns mesmo!!!
muito fácil de entender
muito bom !Deus abencoe🙌
Obgdo Professor. Muinto bom explicação.
obrigado muito , me ajudou na facu obrigado !!
muito bom... fácil de entender....
Valeu Carlinhos, sanou minhas dúvidas.
valeu....Agora entendi anacruse!
parabens tirou minhas duvidas valeu
Muito bom ,parabéns pelo canal, tem me ajudado muito.
Oi, Jéssica!!!
No blog você tem tudo organizado!!
Fica mais fácil de seguir!!!
Tem mais coisa!!
Abração
Carlinhos
Deus continue te abençouando estou acompanhando todos os tutoriais e tenho gostado de todos e tenho uma pergunta : contra tempo e o mesmo que açefalo?
VALEU AJUDOU MUITO
MUITO ÓTIMO.
Maravilha, Joana,!!
Vamos em frente!!
Valeu
Carlinhos
Valeu, Patricia, obrigadíssimo.
Abração
Carlinhos
Bom dia, Professor, paz seja contigo. Extraordinária iniciativa à sua, parabéns! Deus te recompense por nos beneficiar com os seus dons.
muito bom ,obrigado
Ótimo! Gratidão!
Valeu!!
Carlinhos
Olhe o professor aí de novo, gente! Muito bom esse assunto! Vou pensar e estudar sobre ele, rsrsrs.Valeu professor por mais esta vídeo-aula!
Maravilha
Muito bom me ajudou muito mesmo!!!!!
Muito boa explicação!
Boa explicação
Obrigadíssimo
pow cara eu gostei de mais, muito obrigado mesmo viu .......
Muito bom como sempre!
Muito obrigado pelas lições,não tem mais tutoriais depois do 56? Não encontro no you tube.Abraço.Algarve.Portugal
Obrigadíssimo!!
Abração
Carlinhos
Valeu!!
Tem aí no blog.
Por lá é mais fácil encontrar a aula específica!!!
Abração
Valeu
muito bom cara gostaria de obter suas aulas de contra tempo
Competente Mestre, respeitosas saudações
Creio ser ainda o anseio de uma grande parcela dos pesquisadores dessa bela Arte, encontrar uma melhor definição do Ritmo Protético ou Anacrúsico, nas Fórmulas de Compassos Ternária e Quaternária. Será acertado considerar que em qualquer Compasso incompleto, a Composição iniciando na parte forte ou fraca do tempo ( não havendo o aparecimento da pausa, serve para aclarar o entendimento sob Ritmo Protético ou Anacúsico?
Prezado Carlos Veiga, acho que faltou uma informação. Se o compasso for completo, inicial por pausa mas o rítmo começar na parte forte do segundo tempo, o rítmo é anacrúsico e não acéfalo,
Bacana, vamos em frente!!
Abração
Carlinhos
Boa!
Valeu!!!
Abração
Sim, na verdade algumas vezes isso é ignorado.
Apenas chamei a atenção para o caso de aparecer isso em uma prova ou qualquer coisa parecida.
Valeu
Abração
Carlinhos
Excelente aula.uma dúvida no compasso4/4 a música saindo no final do terceiro tempo uma colcheia .oq seria
Anacruse
@@CarlosVeigaFilho então c tiver uma pausa antes sempre será anacruse mesmo c fosse n final d quarto tempo?
Na segunda metade do compasso, anacruse.
@@CarlosVeigaFilho obrigado prof.estou aprendo com suas aula.
Oi, Antonio, fica mais fácil seguir acompanhando o blog. Lá tem a arrumação!!
Abração
parabéns Carlinho muito boa sua explicação, e quando o compasso for 3/4 ,2/4 ou composto ?
+Cleber Ribeiro
Mesma ideia!! Mesma logica!!
Cleber Ribeiro
É o primeiro movimento da Primavera, das quatro estações de Vivaldi.
Abração
Carlinhos
Obrigadíssimo, Pessoas!!
Vamos em frente!!
Abração
Olá Carlos parabéns pelo ótimo trabalho,me tira uma dúvida se eu tenho uma partitura que começa na metade do compasso?ou no segundo tempo do compasso.ex. 4/4.
Metade do compasso, considera anacruse.
Segundo tempo de um 4/4, considera acéfalo.
Não necessariamente!!! vou fazer um tutorial para explicar melhor isso!!!
Abração
Carlos, gostei muito do seu vídeo sobre RITMOS INICIAIS.
Mas tenho uma dúvida sobre o ritmo ACÉFALO.
Quando é que posso dizer se uma música inicia com o ritmo acéfalo?
Posso identificar esse ritmo através da formula de compasso ou através da frase musical?
Você pode me ajudar sobre isso?
+Robson Ferreira
O acefalo pode acontecer em qualquer compasso. Desde que a frase nao pegue a cabeça do compasso.
Vc tem indicação de musicas só binarias, só ternarais e só quaternarias?
&
Meu querido!!!! OQ EU POSSO FAZER PRA LHE AGRADECER POR ESSE VIDEO AULA?
Beatriz Limongi Compartilhe e dé bastante like
olá amigo gostei dos seus vídeos de aula. surgiu a seguinte dúvida no compasso acéfalo supondo que a primeira nota viria depois da metade do compasso nesse caso como se chamaria esse compasso:
Anacrustico
😊👏👏
Dizer que acéfalo começa com pausa é uma boa definição? Serve também para pausa de 1 tempo?
Irmão, uma duvida , qual a Fonte utilizada para o esclarecimento do compasso anacruse? ñ seria acéfalo?
Bohumil Med
Jogue duro!!!!
Em compassos com numerador impar, tipo 3, 5, etc. Onde é a metade? Ou qual é a nova sub-regra usada?
Na metade também. Imagine um 5/4. A metade são duas semínimas e uma colcheia.
Também tem metade. Tudo igual.
Ok. Beleza. Obrigado. Então não tem relação necessária com tempo forte(downbeat) nem com contratempo. É só pela matemática mesmo.
xutamm Isso
Oi, Carlos primeiro parabéns pelo ótimo trabalho, me tira uma duvida como seria a contagem em um trecho que é 4/4, se inicia com "Anacruse" ( Colcheia e Seminima) elá pelo 5º compasso (Minima) acompanhada com o "Ritornello"?
No quinto compasso você usa casa 1 e no sexto casa 2
Segue normal!!
Olá Carlinhos percebes de sintaxe músical?
Diga!!
carlos5veiga Poderia fazer um video sobre o que são erros de métrica e quais são os problemas que podemos encontrar? é que eu tenho um exame e vou ter de saber isso, vou aqui deixar o exercício semelhante ao que lá sai:
fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/s480x480/10384226_1507549539534037_7459262892641493437_n.jpg?oh=087c05a4e299eafffec010c643a1bda7&oe=54FB5401&__gda__=1430464452_32803764ede39342940053e7e4acdf7f
Vasckin Então...
Achei a questão difícil de interpretar. Acho que poderia ser melhor formulada. O que vou sugerir agora é o que identifiquei como problemas. Vou fazer um vídeo e te passar mas também responder aqui.
No 1, após solfejar a melodia, percebi que os apoios estão fora de lugar e para resolver basta colocar as duas notas iniciais (semicolcheias) como anacruse. Lembre de deixar o último compasso faltando o tempo de colcheia.
No 2, após solfejar a melodia (que é bem conhecida), vi que não deveria estar escrita em ternário, mas sim, em binário.
Isso foi o que pude perceber.
Vou fazer o vídeo e coloco mais tarde.
ua-cam.com/video/kpEBPyuV5k4/v-deo.html
ua-cam.com/video/JUDhm3R3E4U/v-deo.html
show
fiquei na duvida! não seria um contratempo, o acéfalo? em outras video aulad vi que isso é chamado de contratempo!
+Adriano Vasconcelos
Da uma pesquisada!!
Tem videos meus mais antigos sobre isso.
Amigo, como ficaria, nos compassos compostos?
jeferson silva
mesma ideia!!!
Metade do compasso ou depois, anacruse. Metade do compasso ou antes, acéfalo!!
Ah entendi.. Anacruse pode ter no refrão também? Ou é só no início?
Pode sim.
@@CarlosVeigaFilho Ah sim.. Obrigada
Caro Carlos fiquei com umas dúvidas...
O acéfalo possui mais da metade e tenho que colocar as pausas mas se eu não colocar ele passa a ser anacruse??
No compasso que o senhor usou pro anacruse se colocar uma pausa de meio tempo antes da colcheia ele passa a ser acéfalo ??
Maximiliano Bogado
O acéfalo não tem o tempo forte e começa antes do meio do compasso.
A anacruse vai do meio até o final.
Acéfalo escreve pausas e anacruse não!!
+Tutoriais em Música entao em um compasso 4-4 iniciado com duas colcheias sendo a primeira ,pausa; sera anacrusi igual por estar na metade final do 4 tempo?
Só não esquecendo que tem anacruse integrante e o anacruse acessorio,
não e necessariamente completar o primeiro compasso com o ultimo compasso
então essa musica dela é acefalo ? www.musicnotes.com/sheetmusic/mtd.asp?ppn=MN0054559 o acorde bate depois ela entra
Pela partitura que apareceu é uma anacruse. Ela começa no final do compasso.
@@CarlosVeigaFilho então ae é um arranjo de um cara mas na música bate o acorde depois ela entra
"Não tem pra onde correr" kkkkk
Na minha visão musical discordo da explicação do vídeo referente a anacruse e acéfalo. vou deixar a diferença aqui no Comentário e aguardo opiniões a respeito. a acentuação métrica NA DIVISÃO compasso binário é 1F 2f 1F 2f . compasso ternário 1F 2f 3f 1F 2f 3f 1F 2f 3f e compasso quaternário 1F 2f 3MF 4f 1F 2f 3MF 4f Porém NA SUBDIVISÃO o compasso binário fica F f F f ( 1e 2e )o ternário fica F f F f F f ( 1e 2e 3e) o quaternário fica F f F f F f F f( 1e 2e 3e 4e). Agora com base na acentuação métrica conseguimos analisar o ritmo inicial. Ritmo Anacrúsico é quando NA DIVISÃO inicia em tempo fraco. e : Ritmo Acéfalo é quando NA SUBDIVISÃO inicia em tempo fraco NOTA : ANACRÚSICO : inicia no tempo fraco ( em uma divisão simples) ACÉFALO: inicia com pausa ou quando não tem a parte forte do tempo ( em uma SUBDIVISÃO) é aonde ocorre a pausa subentendida.
Janaina santos
Janaina santos Olá músicos do Brasil. Segundo Bohumil Med, o maior teórico do Brasil, a diferença dos ritmos acéfalos e anacrúsicos é a seguinte: Acéfalo, inicia por um contratempo, não tem a parte forte, a cabeça do tempo. Abrange mais dá metade de um compasso binário ou quaternário e mais de dois terços de um ternário.
Anacrúsico, inicia em tempo fraco. Não abrange mais da metade de compasso binário ou quaternário ou mais de dois terços de um ternário. Com a excessão de compasso completo iniciado com pausa, mas com o som começando na parte forte do
segundo tempo.
Sinceramente, não consegui compreender o seu questionamento em face da explicação do professor Carlos. E eu gostaria de entender porque questionar (quando o único intuito é expandir ideias e entendimentos) é muito saudável e produtivo.
Forte abraço a todos!
.
simples ..acéfalo quando inicia com contra tempo.. ou seja .pausa
:)