Espaço do Pensamento Contra o Aborto

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 січ 2018
  • Palestra de lançamento do livro "Contra o Aborto" (editora Record), do escritor e professor de filosofia Francisco Razzo, em Barretos - SP

КОМЕНТАРІ • 52

  • @estevaonury1767
    @estevaonury1767 6 років тому +9

    Parabéns Razzo!!! Muito bom.

  • @brunoteixeira1203
    @brunoteixeira1203 5 років тому +9

    MARAVILHOSO

  • @eltonblox
    @eltonblox 3 роки тому +3

    Toda a natureza luta pela vida..O medo é uma característica diante da morte ou algo relacionado..Mesmo sem consciência,o bebê,suas entranhas escolhem viver semprs

  • @adianolopes620
    @adianolopes620 5 років тому +7

    Francisco Razzo é um verdadeiro intelectual.

  • @mariahaparecidadossantos4474
    @mariahaparecidadossantos4474 2 роки тому +2

    Parabéns Francisco Razzo. Devemos ter um olhar para o Nascituro. O prática do aborto para mim é antes de tudo uma questão moral. Sou absolutamente contra o aborto!

  • @thaliadasmerces4126
    @thaliadasmerces4126 Рік тому +1

    Queria q ele fosse meu professor

  • @janesilva1363
    @janesilva1363 2 роки тому

    👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @pannneto2366
    @pannneto2366 2 роки тому

    Éramos niilistas mas tínhamos esperanças.....rsrsrsr

  • @rosynascimento1121
    @rosynascimento1121 3 роки тому

    Obrigado por não julgar.

  • @janesilva1363
    @janesilva1363 2 роки тому

    Tempos sombrios?! Favorável ao aborto 😔😓Deus eh mais!!

  • @nicholasmendes2032
    @nicholasmendes2032 3 роки тому +1

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PQP!

  • @igordeoliveirabiazotto9561
    @igordeoliveirabiazotto9561 4 роки тому

    Essa é uma discussão que nunca chegaremos ao comum acordo entre partes. Hora concordo com a legalização hora não . Hoje em dia , não concordo.
    Acredito que por não se tratar de uma ciência exata - entendendo, que em ambos os pontos de vista , pode-se haver dados científicos, para comprovação/sustentação de uma tese - portanto, se trata de senso de moralidade, e moralidade é um conceito completamente complexo, difícil de entender, além de ser subjetivo. Variando sempre , a história de uma comunidade específica , questões religiosas , culturais e políticas.
    O comportamento humano não é uma ciência exata , mas , não é por isso que devemos manter um senso de neutralidade em todos os assuntos. O que é sempre importante, é saber ouvir os dois lados , e saber que como disse o Francisco , se trata de uma questão relativa.
    Procure ouvir opiniões como a deste homem . Tanto do lado dele , como do oposto. É isso que falta no Brasil. Debate de ideias e não de narrativas.

  • @karollribeiro9783
    @karollribeiro9783 5 років тому +11

    A filosofia diz que o que nos torna humanos é o fato de raciocinar, o fato de pensarmos. Isso é o que nos torna diferentes dos outros animais. E um embrião ou feto não é um bebê. Porque não tem quase nada formado, um embrião só passa a ser feto nos seus 3 meses e depois que vira um bebê pra depois virar uma criança. E a etapa de embrião ou feto ainda é muito cedo, não é um ser humano, não tem capacidades racionais. São só um conjunto de células humanas em formação.
    "Ah, mas tem vida."
    Sim como os animais, insetos, bactérias, plantas, etc.
    Não tem um ser humano que nunca tenha acabado com uma vida. Você certamente tirou uma flor de uma plantação, você já matou uma barata, formiga, aranha, cobra... E por aí vai. Isso o torna um assassino? Ou uma pessoa ruim?
    "Nossa que absurdo, nos comparando com animais e plantas"
    Ah, claro, não podemos porque certamente somos o topo da cadeia alimentar, somos aqueles que tem direito de tirar uma vida de um boi ou vaca para nos alimentarmos, somos aqueles que usam animais como meio de transporte e tá tudo "bem".
    Vida é algo relativo, damos mais importância a alguns seres do que outros. Mas tem religiões (ou é uma só), que acha que toda vida tem sua importância. E tem outras que acham que a vida começa no nascimento.
    Se você acha que a vida começa na junção de óvulo e espermatozoide, tudo bem, mas não diga que aquilo é um bebê ou criança e que a pessoa que escolhe interromper é uma assassina.
    "Mas um indefeso tem direito a vida, tem direito a nascer."
    Ninguém pediu pra nascer, NINGUÉM escolhe isso!
    Eu, na minha opinião acho muito mais digno uma pessoa interromper uma gravidez porque não tem condições de criar o filho do que por no mundo pra sofrer.
    "Mas existem orfanatos"
    Primeiro que a mãe vai ter que lidar com a gravidez durante 9 meses, e isso exige gastos, exames, suplementos, alimentação e depois essa mulher vai ter que parar de trabalhar para não correr o risco de perder o bebê por fazer esforços. E não é toda família que apoia, não é todo pai que fica presente. Uma pessoa pobre e sem ajuda não tem condições de bancar tudo.
    Segundo que orfanatos não é igual chiquititas, não é aquela maravilha toda. E muitos bebês chegam nos seus primeiros meses, se tornam crianças, adolescentes e ainda continuam sem um lar. Se perguntando porque ela foi desprezada pela mãe e porque não foi adotada.
    Terceiro que o sistema de adoção é muito burocratico, não é só chegar lá e escolher uma criança e levar pra casa. Isso leva tempo, tem pessoas que tá esperando a meses, ou até mais de um ano.
    Bom, eu poderia dar mil motivos pra ser a favor da legalização do aborto. Mas falar demais pra quem não escuta opiniões contrarias é perda de tempo.
    E lembrando que quem apoia a legalização do aborto não o torna a favor do aborto. Ele apoia o direito de escolha da mulher. Do direito de fazer isso com segurança.

    • @jenniferloyola5077
      @jenniferloyola5077 3 роки тому

      Acho de devemos respeitar mais os animais que exploramos na indústria alimentícia, da moda, do entretenimento, etc. E acho que devemos falar sobre o feto, com certeza, mas não acho que o aborto seja assassinato. Algumas culturas o aborto é feito tomando ervas, de uma forma super natural e sem essa demonização. Se nós mulheres que sofremos tendo a maternidade imposta, que vamos passar por esse processo no nosso corpo, e tem os casos de estupro e de risco à vida da mulher, então devemos sim ter o direito de decidir. Isso é se preocupar com o feto também, abortos clandestinos trazem mais danos ao feto, pois não garante a segurança de que isso será feito no tempo certo. Sobre o feto, na verdade ninguém dá atenção mesmo, porque se é pró-vida de feto, porque negar o aborto seguro para mulheres nascidas, impedindo mortes em decorrência do aborto mal feito?

    • @lucascavalcante7853
      @lucascavalcante7853 3 роки тому +4

      Então, seguindo seu raciocínio, podemos matar uma pessoa em coma ou um doente mental?

    • @jenniferloyola5077
      @jenniferloyola5077 3 роки тому

      @@lucascavalcante7853 é bem desonesto comparar uma pessoa já nascida, que tem toda uma história com um feto em formação que nem o sistema nervoso tem. Não que o feto não deva ser considerado, mas sua comparação não é justa. A discussão sobre o aborto não é "Se" vai acontecer, mas "Como". Por que é mais conveniente não falar de forma honesta sobre isso e continuar condenando à morte mulheres em situação vulnerável?

    • @lucascavalcante7853
      @lucascavalcante7853 3 роки тому +1

      Jennifer Loyola quando vc faz comparações de vidas, infelizmente não consigo mais discutir. Me perdoe ! Não há Oq se relativizar sobre a vida. A diferença nossa para um feto é o TEMPO e a NUTRIÇÃO.
      Sabe, não q vc tenha feito isso, mas esses dias mesmo deu em Td quanto é manchete: NASA ENCONTRA POSSÍVEL MICROORGANISMO QUE PODE PROVAR VIDA EM VÊNUS. A ciência vibrando em microorganismo, pq a partir daí declararão vida. Mas, na terra, relativizam o feto em nome da ciência, questionando se realmente é vida Oq tem dentro da barriga da mulher. Enfim

    • @jenniferloyola5077
      @jenniferloyola5077 3 роки тому +1

      @@lucascavalcante7853 Agora você chutou longe. Microorganismos existem até aqui no nosso planeta. Microorganismos não significa vida inteligente. Não estou dizendo que aborto é legal, eu gostaria que ninguém precisasse passar por isso. Só que enquanto for criminalizado, vai continuar existindo na clandestinidade, você não se importa com os fetos que teriam tido a oportunidade de nascer se a mulher tivesse tido acolhimento psicológico? E das mulheres que morrem em decorrência do aborto? Não estou dizendo que o feto não tem valor, só que proibir e tratar mulheres pobres como assassinas não é ético e não resolve o problema. Como resolver? Vc sabia que centenas de crianças abortam no Brasil em decorrência de estupro? Não seria melhor a gente parar de ir na frente de hospital chamar criança de assassina quando ela tiver que fazer o aborto, e cobrar mais dos homens a não estuprarem? Qual seu papel nisso? Já repreendeu um amigo no ato do assédio? Eu nunca vi um homem repreender, e já passei por inúmeros.

  • @johnvercosa7373
    @johnvercosa7373 6 років тому +3

    Manda as mulheres prevenir ou para de abrir as pernas!!!!!!!!!!!

    • @Gustavo-yt5nf
      @Gustavo-yt5nf 2 роки тому +2

      Kkkkkkk tu é um coitado msm

    • @janainacoutinho332
      @janainacoutinho332 2 роки тому

      @@Gustavo-yt5nf ele tá certo. Se previne, não faz sexo, ou se torna estéril. Sou a favor de que o SUS permita q a pessoa faça precedimentos como ligação, por exemplo, pq aí pronto, não tem perigo oxe! Agr o problema é q querem é matar vidas e prontos. É isso.

    • @Mr.Cruzado
      @Mr.Cruzado Рік тому

      ​@@Gustavo-yt5nfNão é não, coitado e trouxa é você! Qual a causa final do SEXO? prazer? Kkkkkkkkkkk é o bebezinho, não? Transar gera o quê? Bebê ou prazer como causa final?
      Vai estudar.

  • @valteraugusto6617
    @valteraugusto6617 3 роки тому

    Vc chama isso de pensamento??Rsrsrsrsrsrsrsrs....
    E mais:Rsrsrsrsrsrsrs...