Vou fazer uma observação Izzy. Sobre os re gistros bibliográficos a respeito do termo CRIADO-MUDO. Existe uma vasta lista de palavras, fatos históricos que jamais foram documentadas em nossos livros aqui no brasil. É fácil de compreender visto que de forma massiva, os autores são brancos e não entram no contexto social da população preta. Dizer que algo não existe apenas por não constar em um livro é um pouco complicado. A cultura dos indígenas pode ser um exemplo do tão pouco de acervos históricos descritivos temos do povo nativo desse país. Logo esses fatos e histórias munca existiram?
Seguindo essa lógica, eu posso inventar literalmente qualquer coisa e quando alguém apontar que não existe registro algum daquele fato, eu digo então que faz parte de um conhecimento perdido que só eu tive acesso. De onde a ETNA tirou essa definição então, se foi completamente perdida do registro histórico...? ALGUMA fonte ela deveria conseguir citar, não? Não dá pra argumentar sobre a suposta origem do termo, e em seguida meter essa. É *completamente* ilógico. Não há motivo pra acreditar em algo que está sendo alegado sem provas (isso pra não entrar no mérito de quão ilógica seria a prática). Não existe NENHUM registro, nem mesmo oral, passado entre os próprios escravos, dessa prática. Nenhum antropólogo, nenhum descendente de escravos, nenhum historiador, nenhum envolvido na prática, nenhum livro de história, nenhuma entrevista, nenhum artigo de jornal da época, nenhuma pintura ilustrando a prática, nenhum manifesto de algum abolicionista, simplesmente NÃO EXISTE registro histórico algum disso. Ninguém, antes de 2019, *jamais* escreveu sobre isso. Depois de 2019 é que subitamente descobrimos isso, e a ÚNICA fonte citada é um anúncio publicitário de uma marca de móveis que também não cita nenhuma fonte pra alegação da suposta prática. Tu não acha isso legitimamente estranho?! A parada era ao mesmo tempo tão difundida e conhecida que se tornou um termo de uso geral de todo mundo, e ao mesmo tempo, não há qualquer registro da prática...? Essa história surgiu literalmente do nada, sem fonte, sem corroboração, e vindo não de um acadêmico do assunto, mas de uma... marca de móveis. Foi inventado, mano! É realmente tão difícil aceitar isso? Em nenhum momento da história existiu um negro com a língua cortada efetuando essa função descrita pela ETNA. Você tá só insistindo na narrativa de gente que literalmente inventa história porque se amarra em policiar a linguagem alheia. > Existe uma vasta lista de palavras, fatos históricos que jamais foram documentadas em nossos livros aqui no brasil. Em primeiro lugar, livros não são o único registro de uma prática histórica, então o enunciado já tá meio falho. Em segundo: as palavras foram compiladas mas ao mesmo tempo não existe *nenhum registro do seu uso*!? Então como nós as conhecemos então...? Me dá um exemplo aí de algum desses supostos termos que eu *APOSTO* contigo que com um google rápido eu encontro referência histórica/biobliográfica *contemporânea* ao seu uso. Quer apostar quanto?
Poisé@@nadotas7494 O que é mais provável: Que a prática descrita pela ETNA era TÃO obscura, tão secreta, que em 200 e tantos anos não há NENHUMA referência da prática em nenhuma fonte bibliográfica. Escapou de ser citada em entrevista com escravos, ou com seus descendentes, nunca foi citada em nenhum livro, nunca foi respaldada por nenhum antropólogo, nunca mencionada por nenhum museu, nunca existiu uma pintura mostrando essa prática, nunca saiu uma nota num jornal, nunca foi mencionado na literatura pró-escravidão, tampouco da abolicionista, nunca apareceu em absolutamente lugar algum em toda a história brasileira até ser finalmente explicada por uma... marca de móveis que não citou absolutamente nada sobre como descobriu essa origem secreta do termo do nada em 2019. E que apesar de ser uma prática aparentemente ignorado por todo o registro histórico, era também *tão* amplamente conhecido e difundido que o termo entrou no vernáculo popular da língua portuguesa. OU os caras simplesmente inventaram isso?
Esse pessoal que consegue problematizar termos como "Caixa preta" e "buraco negro" não merecem um pingo de atenção. Pelo amor de Deus, olha o nível de esquizofrenia que esse povo estão entrando.
A estratégia dos críticos a esses termos é fazer as pessoas não falarem sobre as queimadas na Amazônia, que cresceram exponencialmente, e da privatização de presídios, que vai encarcerar cada vez mais pessoas pretas e pardas através de acordos com empresários e juízes para girar o capital com trabalho escravo. To nem aí se os termos "buraco negro" e "caixa preta" são ruins, quero saber dos dados materiais.
Isso só mostra a ignorância da Marina Silva, a caixa preta é algo bom, ela salva vidas. É através dela que se descobrem as causas de um acidente e milhares de vidas são salvas. Dizer que caixa preta é um termo pejorativo por conta das circunstancias de um acidente é a mesma coisa que dizer que uma ferramenta usada em uma autópsia é algo ruim.
Legal sua opinião sobre esse termo problematizado, mas e sobre as queimadas na Amazônia? Você não vai falar nada? A estratégia da grande mídia é esconder o que realmente importa da sociedade, que é a destruição massiva do meio ambiente no Brasil, as vezes negligenciada até pelo governo Lula, apesar de eles terem reduzido em 22% o desmatamento. Vamos cobrar o que importa e parar de reclamar de lacração na internet, pois o Brasil tem pautas sérias para tratar.
Eu fico com vergonha mesmo de termos dados que apontam um aumento considerável nas queimadas na floresta amazônica, e o que chama atenção da grande mídia burguesa e de alguns influenciadores é o termo que a ministra problematiza.
Você segue um pessoal de esquerda que prega temas ruins? Você pode ter ideias boas mas o pessoal que você segue não cumpre uma coisa que beneficie a população. Olha aí o tipo de gente que você segue.
A atenção era pra tirar o "genocida", agora não importa mais e a amazônia pode queimar a vontade assim como o SUS pode continuar uma porcaria a vontade pq agora não é mais genocídio @@itsuchi-kuntewori5713
Meu caro, esse tipo de idi0tice é típica desse povo de esquerda. Vivem tentando “problematizar” para fingir que estão defendendo as ditas “minorias”. Otário é quem cai nessa conversinha e ainda tenta passar pano para isso.
Isso de ficar se incomodando com palavras é tão americanizado. Sinceramente, temos problemas maiores para nos preocupar do que chamar a caixa preta de caixa preta, e chamar as pessoas de elx
Foi isso o que pensei, os movimentos identitários trouxeram um monte de problemáticas que não existia antes no Brasil, tudo importado da cultura americana (que nada tem a ver com a nossa realidade). Sabe o que vai acontecer? As pessoas vão acabar enchendo o saco de todas essas imposições e vai virar tudo meme. 😂
A história do criado mudo vem do inglês britânico "dumbwaiter", que era um móvel inventado na Inglaterra usado para colocar os materiais para o chá por exemplo, o nome vem de um trocadilho porque o móvel " era como um garçom ou criado" mas que não falava, isso eu aprendi a muitos anos nas minhas aulas na faculdade de arquitetura, bem antes dessa campanha de marketing mentirosa.
É, eu também prefiro esse lado mais crítico dele e não o lado "politicamente correto", de pôr panos quentes em questões que na verdade merecem dedo na ferida.
Tenho para mim que a expressão "abrir a caixa preta" seja algo positivo, pois tem o sentido de trazer à tona os fatos. Porém deve parecer mesmo um termo pejorativo para os corruptos, pois eles desejam esconder os fatos. Não me surpreenderia saber que ela falou isso para criar uma cortina de fumaça, pois eu não esqueci da amazônia pegando fogo.
" Caixa preta" " caixa preta n pode pq é um termo racista" " tabom, caixa laranja" " Tbm é ofensivo as pessoas laranjas" " tabom vou chamar de caixa de Pandora" Esse diálogo parece até q veio daquele especial lançado recentemente pelo South Park kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu vendo o vídeo com volume baixo, não tinha ouvido direito oq ela falou... daí vi seu comentário e tive q voltar o vídeo com volume alto pq tava achando q era piada sua mas não 🥲 era verdade, kkkkkkkk socorro!!
Perfeito Izzy. Este tipo de imbecilidade só cria antipatia pelas causas legítimas. Por conta destes histéricos eu tenho criado antipatia por tais causas, e obviamente as causas REAIS contra racismo, homofoba, etc eu simpatizo, mas só aparecem essas tosquices e imbecis defendendo absurdos "pela causa". Abraço!
A Marina Silva, assim como a Anielle Franco, tem que parar de aprender ativismo social negro, com jovens e adolescentes de UA-cam. Quer aprender o que é racismo de verdade? 1) Vá pegar um trem/metrô, no horário de pico. 2) Recorde de seu tempo de trabalho como doméstica. 3) Veja a polícia trabalhando em comunidades pobres, etc.
4) vá em um restaurante de luxo e constraste os clientes e os funcionários. Especialmente no Nordeste. Foi isso que me radicalizou uns anos atrás. Impossível não notar que isso é uma herança da sociedade escravocrata. ISSO é uma questão mais séria e relevante do que se ofender com o termo “caixa preta”.
Sim. Fico até meio que decepcionado com as coisas que o Izzy prefere tratar aqui no canal dele, sendo que o Brasil tem problemas reais para serem divulgados, e ele usa a visibilidade do canal dele para reclamar de termos da militância. Alguém precisa dar essa dica para ele, porque o Brasil não é o Canadá.
Olha estão exagerando msm. No meu condomínio resolvi criar um grupo pra jogar futebol society. Porém tinha duas regras ter mais de 45 anos e saber jogar bem. Foi então q começou a aparacer um cara na faixa de 50 anos e eu não o conhecia. Na terceira semana reparei q ele tinha bom domínio, bom passe e ótima noção de jogo só q não estava no grupo do futebol. Acabou o jogo e foi quando perguntei: hey vc qual seu nome? Vc mora aqui no condomínio? Pensando em adicioná-lo ao grupo, só q nessa de pega colete, cumprimenta um cumprimenta outro não falei o motivo da minha pergunta. Na próxima semana meu amigo falou q ele sentiu discriminação. E comentou: pq aquele cara veio me fazer aquelas perguntas? Ele acha q preto não pode morar nesse condomínio? Pqp velho existe racismo, sim.... Mas nem tudo é racismo. Eu estava simpático com o cara e queria adicioná-lo ao grupo do futebol e não discrimina-lo...... Sem mais palavras aff
@@scluciano Caso ele apareça jogar vou ficar na minha. Espero q não tenha nenhum problema maior por isso. Quando vc passa por isso sem ter pensado em racismo. Não ajuda msm
@@ederneves7406 As vezes esse cara pode ter sofrido racismo de alguém e ficou traumatizado, mas o mais comum é que ele cresceu num meio de militantes e foi condicionado a pensar que tudo é racismo. Eu conheço várias pessoas assim, pessoas que não frequentam determinados ambientes porque acham que as pessoas que estão lá são racistas apenas por serem brancas.
Exatamente por termos problemas maiores que devemos cobra-los, ao invés de ficar reclamando de termos da militância. O Izzy perdeu a oportunidade de fazer um vídeo sobre as queimadas na floresta amazônica, que cresceram bastante nos últimos meses.
Sou negra retinta ou seja marrom, e sempre me nomeei como negra, não gosto do termo preta, mas é a opção que aparece qdo se vai preencher sua cor em qlq formulário da vida rs só que a militância negra decidiu fazer do negro não um indivíduo, mas sim um grupo composto por pardos e pretos. É por isso q hj em dia pessoas como Bela Gil, Preta Gil e Camila Pitanga se consideram negras, mas na realidadd são pardas ou mestiças. Muitos falam erroneamente q pardo é papel, que pardo não existe, mas a propria militância fala q pardo e preto formam o grupo negro, dizendo que negros no Brasil são maioria, mas a realidade é que quem é maioria são os pardos.
Ja acho errado se chamar de preto uma vez que a cor da nossa pele é marrom/marrom escuro, os povos de pele marrom eram chamados de preto de forma pejorativa.
Pardo é jogado pra lá e pra cá de acordo com o objetivo. Quando falam que X pardos estão presos, esses pardos de repente viram negros. Quando falam que Y pardos se formam todos os anos na faculdade, eles magicamente viram brancos. Sempre pra corroborar a narrativa que se quer emplacar.
essa do criado mudo eu já tinha ouvido falar no ambito escolar e/ou acadêmico - bem antes de 2019 -, mas sempre soou como lenda urbana, não lembro de ter visto referências mais formais sobre a origem do termo. Izzy, a sua certeza que essa "lenda" só existe dps da marca ter feito aquela campanha, pode se dever ao fato de vc ter morado fora mto tempo.
@@donafaby2079eu sou preto e não senti nenhum tom de racismo quanto ao uso de Caixa Preta, pq não faz sentido… não se se coloque à frente de uma luta que você não pertence. O assunto é sério , e não essa besteira da Marina Silva… ok?
Caralho bixo, eu sempre critico o Izzy quando eu acho que devo criticar, mas gosto de aplaudir tbm Maturidade pra criticar o próprio lado é algo que definitivamente o brasil precisa Izzy, quer ser meu amigo aqui em Fortaleza? kkkkk
Isso parece falta de ter com o que se preocupar. O Brasil deve ser um país tão bom de se viver onde um grave problema a ser debatido é decidir se buraco negro ou caixa preta são termos pejorativos. Ou mesmo se devemos falar todo, tadas todos, todus, todis etc. Como se temas como corrupção, falta de educação, insegurança, saneamento básico, saúde, emprego, esportes, moradia, laser etc não fossem tão importantes. País fraco cheio de mitos, ideologias e gente que não pensa por si, mas que replica devaneios de cabeças alheias. É isso o que somos atualmente. Lamentável.
Falar uma burrice dessa só faz desserviço a própria luta tão importante que é a contra o racismo. Dá combustível a todos que já não são empáticos à causa.
Espantalho? Isso é a realidade. A esquerda é isso aí. Até parece que ela está combatendo o racismo real que existe desde sempre dentro das emissoras de futebol e novelas, pagas e abertas, por exemplo, onde a grande maioria dos apresentadores, comentaristas, repórteres, jornalistas são brancos privilegiados. @@maraiakereibr3059
Na moral, isso é meio ridículo. Caixa preta é o registro do avião. Não é uma coisa ruim. É o nome do objeto. E isso é uma expressão que envolve o objeto. Essa pauta de querer mudar quase todas as palavras e expressões da língua que têm qualquer associação com as palavras preto ou negro é de uma improdutividade gigantesca. Não é como se o cara estivesse fazendo troça de pessoas pretas ou banalizando a escravidão, como aqueles malucos que fazem "experiências turísticas" de casa grande. Caixa preta, buraco negro, peste negra não são termos racistas. Em nenhum momento esses termos tangenciam pessoas pretas. Tem muita coisa no universo que é preta que não é pessoa. Esse tipo de abordagem que a Marina usou nesse momento é inclusive um desfavor para a causa, pois a reduz a picuinhas insignificantes e ajuda a ocultar ainda mais o caráter de classe do racismo.
Concordo totalmente com você, mas, infelizmente, acho que a gente observar o óbvio não faz diferença. Estou convencido de pessoas que pensam - ou melhor, "pensam" - assim como a Marina não querem ver a realidade. Já ouviu aquele ditado que diz que é impossível vencer um debate contra um idiota? É isso.
Boas ideias nas mãos de pessoas má intencionadas acabam deturpadas, exageradas e por fim destruindo o propósito. Mas tudo bem porque o benefício pessoal em uma situação extremamente especifica foi alcançado. Esse é o resultado do extremismo, seja político, religioso ou de qualquer origem.
Esses dias um colega de trabalho preto foi repreendido por outro colega nosso, que é branco, por ter feito a seguinte piada "Vou ficar no cantinho escuro que ninguém irá me notar na sala", seguido de uma risada. (O contexto era uma reunião de rotina que ele não queria participar naquele dia). Outra vez foi chamado de palmiteiro por só namorar mulheres brancas. Ele disse que essa pressão sobre como ele tem que agir, o que falar e sua escolhas afetivas tem uma certa cobrança. Tem uma galera que realmente está preocupada com a questão do racismo estrutural, mas outras estão somente para fazer um barulho que afasta. É complicado.
Há um vídeo de Seu Jorge no Roda Viva (TV Cultura) em que se pergunta a ele (empurrando contra a parede mesmo, de modo incisivo) por que ele só se relaciona com brancas. É nítido o desconforto dele perante a pressão. Achei agressivo, invasivo e de mau gosto policiar a vida privada de um cidadão, seja celebridade ou não. Estão indo longe de mais com a "militância do bem".
@@stela_solar Mas o Agnaldo Timóteo fazia era criticar negros que só "andam com brancas debaixo do braço" e não uma simples pergunta. Mas como ele era negro, então ta legitimado, certo?
@@advogadododiabo4002 Ninguém está legitimado a se meter na esfera íntima e escolhas de uma pessoa adulta e independente. Se quiserem estudar o fenômeno (de negros preferirem brancas e morenas, se for o caso), que se estude, mas hostilizar alguém que faz essa escolha é no mínimo antiético e invasivo. Outra coisa, se a mulher branca fica com um negro, indiano ou oriental é porque ela também se atraiu por ele, ninguém é forçado, afinal a diferença é a cor e algumas características físicas, já que somos todos humanos. O mundo só melhorará quando a gente deixar de delimitar uns aos outros por cores, raças, sexo, origem, classe social etc. e vivermos a igualdade perante a lei, mas com respeito às preferências de cada um. 😉
Meu amigo Izzy, faça como eu: facepalm e toca a vida. As militâncias tanto de esquerda, qto de direita tão um pé no saco a muito tempo. Toca a tua, respeite as pessoas e peça desculpas de vez em quando conforme for necessário ☺️!
No caso de caixa-preta, a expressão se refere ao dispositivo que registra dados de uma viagem de avião.. Ela é chamada assim porque os dispositivos originais eram pretos - hoje são laranja, para facilitar sua identificação após um acidente.
"A escolha da terminologia caixa-preta para denominar o equipamento remonta ao ano de 1939, quando um engenheiro de aviação chamado François Hussenot desenvolveu um meio de capturar a história de uma aeronave numa caixa de filme fotográfico."
sobre ong significa q é uma organização nao feita pelo governo mas pode sim ser apoiada por um exemplo aanvisa/anatel etc... e uma organização de regulaçao do governo ong são filantropicas que podem ou nao ser auxiliada pelo governo
Cara, o mundo tá ficando muito chato.... não pode isso,, não pode aquilo. Eu entendo que tem coisas que realmente o mundo precisa estar atento e, rever algumas coisas, mas tem coisas básicas como esse exemplo do vídeo, já está muito extremo. Mas enfim, vamos seguindo assim e vem meteoro!
Nenhuma palavra é racista, palavras são apenas palavras, independente do contexto que foram criadas oq importa é oq elas significam hoje, então não faz sentido deixar de usar só porq alguns acreditam que é ofensivo. E a palavra preto também remete a cor, mas as pessoas pretas acham que toda vez que é citado o nome negro ou preto é referente a eles, mas não, tipo caixa-preta n tem nada haver com a pessoa preta e sim com a cor preta.
Vergonha, é o que sinto...quando alguém mete um policiamento de palavras sem nenhum critério, só pq falou "preto" (em qq contexto)...é racista...gente...vergonha que dá
Em informática temos os termos "black list" e "white list" para descrever listas de bloqueio ou listas de liberação de acessos e recursos. Estes termos podem e estão sendo modificados para "allow list" e "Block list", e eu concordo plenamente com essa mudança, pois realmente os sentidos de black e white são desnecessários. Mas querer associar e mudar os termos "caixa preta" e "buraco negro", não concordo, porque realmente os termos tem indícios diferentes. Mesmo a caixa preta do avião sendo laranja, para chamar atenção e ser facilmente encontrada em casos de desastre, no dia a dia e na infraestrutura do avião, a caixa preta, que é laranja, não está lá visível para todos. De certa forma ela está oculta.
Acho que a caixa preta tem esse nome não pela cor externa dela e sim pq ela é totalmente fechada e só pode ser aberta em caso de um acidente e logicamente dentro dela é tudo preto pela ausência de luz 😁
O lance da caixa preta sao faz sentido algum. Mas gostaria de pontuar esse último que citou: "esclarecer"... Esse eu acho que, sim, pode ser problemático, pois existe interpretação TAMBÉM de esclarecer se referir ao conceito de algo que nao é claro, tenha um problema ou algum mistério envolvido, logo, não é confiável. Acho que isso se aproxima um pouco, a meu ver, com o uso de left e Right, onde quem é canhoto não é o padrão, logo o destro é o "certo". Canhoto também tem, por algum motivo aqui no Brasil, o uso como "sinistro". Nao é comum, mas existe esse termo pra quem nao é destro.
Em inglês, existem vários móveis do sec XIX chamados de dumb waiters, silente waiters, silente servant. Era simplesmente um aparador para deixar comida para os nobres porque os criados tinham hora pra se recolher. O único caso de gente de língua cortada era um escravo (branco) da imperatriz Elizabeth da Russia que era mudo e ficava numa sala atras da cama da imperatriz sempre acordado (problema neurológico) para defender a mulher no caso de um avanço indesejado de algum amante.
Sempre é uma história mirabolante, e que não faz sentido, e sem nenhum registro histórico. Literalmente inventam uma etimologia e saem policiando os outros. Tosco.
Izzy, você sempre teve essa oratória invejável? queria muito ter essa dicção kkkkk, e olha que sou advogado. Se não é de sempre, como fez para melhorar?
A dicção do Izzy é boa, mas eu acho que ele peca quando tenta mascarar muito o sotaque original (que é naturalmente bonito se bem falado) e acaba fechando palavras que na pronúncia correta (ortoépia) são obrigatoriamente abertas. Não foi essa, mas vai um exemplo: paraléla virou paralêla na hipercorreção que ele fez. 😉
@@Imensuravel3000 Não ironicamente, isso ajuda demais à treinar a dicção. Quando você define um padrão de oratória para um vídeo e se põe a repetir várias vezes os trechos que você erra, você está ao mesmo tempo treinando sua dicção e fixando melhores hábitos de fala na sua caixola. Não é raro muitos produtores de conteúdo comentarem que eram basicamente outras pessoas no início de carreira quando se trata do bom falar.
Esse tipo de idiotice assim como banalizar o termo buraco negro só enfraquece o movimento antirracismo, isso tira o foco do problema, e pra quem tá de fora da causa tende a passar a ver lutas raciais como “mimimi” ou “frescura”, e sabemos que é algo sério e importante, mas que tipo pauta séria consegue se sustentar com esse tipo de asneira?
Pra quem nao quer simplesmente causar usando militância, falar negro ou preto tanto faz, Izzy. Geralmente eu costumo pensar "negro" como povo, seja pretos retintos ou pretos de tom menos escuro. E penso o "preto" como identificação individual. Entao eu geralmente me refiro a pessoas como pretas e o movimento, militância e o povo como negro. Mas tanto faz.
Vou fazer uma observação Izzy. Sobre os re gistros bibliográficos a respeito do termo CRIADO-MUDO. Existe uma vasta lista de palavras, fatos históricos que jamais foram documentadas em nossos livros aqui no brasil. É fácil de compreender visto que de forma massiva, os autores são brancos e não entram no contexto social da população preta. Dizer que algo não existe apenas por não constar em um livro é um pouco complicado. A cultura dos indígenas pode ser um exemplo do tão pouco de acervos históricos descritivos temos do povo nativo desse país. Logo esses fatos e histórias munca existiram?
Seguindo essa lógica, eu posso inventar literalmente qualquer coisa e quando alguém apontar que não existe registro algum daquele fato, eu digo então que faz parte de um conhecimento perdido que só eu tive acesso. De onde a ETNA tirou essa definição então, se foi completamente perdida do registro histórico...? ALGUMA fonte ela deveria conseguir citar, não?
Não dá pra argumentar sobre a suposta origem do termo, e em seguida meter essa. É *completamente* ilógico. Não há motivo pra acreditar em algo que está sendo alegado sem provas (isso pra não entrar no mérito de quão ilógica seria a prática).
Não existe NENHUM registro, nem mesmo oral, passado entre os próprios escravos, dessa prática. Nenhum antropólogo, nenhum descendente de escravos, nenhum historiador, nenhum envolvido na prática, nenhum livro de história, nenhuma entrevista, nenhum artigo de jornal da época, nenhuma pintura ilustrando a prática, nenhum manifesto de algum abolicionista, simplesmente NÃO EXISTE registro histórico algum disso.
Ninguém, antes de 2019, *jamais* escreveu sobre isso. Depois de 2019 é que subitamente descobrimos isso, e a ÚNICA fonte citada é um anúncio publicitário de uma marca de móveis que também não cita nenhuma fonte pra alegação da suposta prática.
Tu não acha isso legitimamente estranho?!
A parada era ao mesmo tempo tão difundida e conhecida que se tornou um termo de uso geral de todo mundo, e ao mesmo tempo, não há qualquer registro da prática...?
Essa história surgiu literalmente do nada, sem fonte, sem corroboração, e vindo não de um acadêmico do assunto, mas de uma... marca de móveis.
Foi inventado, mano! É realmente tão difícil aceitar isso? Em nenhum momento da história existiu um negro com a língua cortada efetuando essa função descrita pela ETNA. Você tá só insistindo na narrativa de gente que literalmente inventa história porque se amarra em policiar a linguagem alheia.
> Existe uma vasta lista de palavras, fatos históricos que jamais foram documentadas em nossos livros aqui no brasil.
Em primeiro lugar, livros não são o único registro de uma prática histórica, então o enunciado já tá meio falho.
Em segundo: as palavras foram compiladas mas ao mesmo tempo não existe *nenhum registro do seu uso*!? Então como nós as conhecemos então...?
Me dá um exemplo aí de algum desses supostos termos que eu *APOSTO* contigo que com um google rápido eu encontro referência histórica/biobliográfica *contemporânea* ao seu uso.
Quer apostar quanto?
Navalha de occam?
Poisé@@nadotas7494
O que é mais provável:
Que a prática descrita pela ETNA era TÃO obscura, tão secreta, que em 200 e tantos anos não há NENHUMA referência da prática em nenhuma fonte bibliográfica. Escapou de ser citada em entrevista com escravos, ou com seus descendentes, nunca foi citada em nenhum livro, nunca foi respaldada por nenhum antropólogo, nunca mencionada por nenhum museu, nunca existiu uma pintura mostrando essa prática, nunca saiu uma nota num jornal, nunca foi mencionado na literatura pró-escravidão, tampouco da abolicionista, nunca apareceu em absolutamente lugar algum em toda a história brasileira até ser finalmente explicada por uma... marca de móveis que não citou absolutamente nada sobre como descobriu essa origem secreta do termo do nada em 2019.
E que apesar de ser uma prática aparentemente ignorado por todo o registro histórico, era também *tão* amplamente conhecido e difundido que o termo entrou no vernáculo popular da língua portuguesa.
OU
os caras simplesmente inventaram isso?
Tu foi desonesto rapaz, foi moído pelo Izzy aqui. Só aceita e tenta melhorar pra próxima, dica de amigo mesmo.
Valeu, coleguinha. Essa é a mesma linha argumentativa que tenta validar pseudociências. Excelente para fazer as pessoas de otárias.
Esse pessoal que consegue problematizar termos como "Caixa preta" e "buraco negro" não merecem um pingo de atenção. Pelo amor de Deus, olha o nível de esquizofrenia que esse povo estão entrando.
E a maioria dos outros termos
Pelo amor de Deus olha o nível da direita
A estratégia dos críticos a esses termos é fazer as pessoas não falarem sobre as queimadas na Amazônia, que cresceram exponencialmente, e da privatização de presídios, que vai encarcerar cada vez mais pessoas pretas e pardas através de acordos com empresários e juízes para girar o capital com trabalho escravo.
To nem aí se os termos "buraco negro" e "caixa preta" são ruins, quero saber dos dados materiais.
@@kennavilanova5491ele não tá errado não, não precisa ficar acusando lado não.
@@NooseReed É coisa de direita sim!
"caixa preta" é ofensivo com pessoas prestas, e "trem de pouso" é ofensivo com nós mineiros!
Isso só mostra a ignorância da Marina Silva, a caixa preta é algo bom, ela salva vidas. É através dela que se descobrem as causas de um acidente e milhares de vidas são salvas. Dizer que caixa preta é um termo pejorativo por conta das circunstancias de um acidente é a mesma coisa que dizer que uma ferramenta usada em uma autópsia é algo ruim.
SIIIM! Exatamente isso!
O avião cai, sobra a caixa preta com todas as informações do vôo, e a marina entende isso como uma forma pejorativa kkkkkk aiai…
Aí se tu fosse ignorante como a Ministra
Existe uma gravação da Marina Silva também utilizando o termo "Caixa Preta" em outra entrevista. O policiamento dela foi apenas para lacrar.
Legal sua opinião sobre esse termo problematizado, mas e sobre as queimadas na Amazônia?
Você não vai falar nada?
A estratégia da grande mídia é esconder o que realmente importa da sociedade, que é a destruição massiva do meio ambiente no Brasil, as vezes negligenciada até pelo governo Lula, apesar de eles terem reduzido em 22% o desmatamento.
Vamos cobrar o que importa e parar de reclamar de lacração na internet, pois o Brasil tem pautas sérias para tratar.
Esse tipo de discussão que faz a esquerda parecer piada. Até eu que sou de esquerda sinto vergonha alheia disso
O pior de tudo é que a direita é uma piada também...
Mas o pior de tudo é saber que são assim porque o povo brasileiro somos uns palhaços
Eu fico com vergonha mesmo de termos dados que apontam um aumento considerável nas queimadas na floresta amazônica, e o que chama atenção da grande mídia burguesa e de alguns influenciadores é o termo que a ministra problematiza.
Você segue um pessoal de esquerda que prega temas ruins?
Você pode ter ideias boas mas o pessoal que você segue não cumpre uma coisa que beneficie a população.
Olha aí o tipo de gente que você segue.
A atenção era pra tirar o "genocida", agora não importa mais e a amazônia pode queimar a vontade assim como o SUS pode continuar uma porcaria a vontade pq agora não é mais genocídio @@itsuchi-kuntewori5713
Meu caro, esse tipo de idi0tice é típica desse povo de esquerda. Vivem tentando “problematizar” para fingir que estão defendendo as ditas “minorias”. Otário é quem cai nessa conversinha e ainda tenta passar pano para isso.
Isso de ficar se incomodando com palavras é tão americanizado. Sinceramente, temos problemas maiores para nos preocupar do que chamar a caixa preta de caixa preta, e chamar as pessoas de elx
isso é sua opinião
@@JoãoCarlosPeixoto420 que representa 80% dos brasileiros, só gente do twitter que se importa com isso
Foi isso o que pensei, os movimentos identitários trouxeram um monte de problemáticas que não existia antes no Brasil, tudo importado da cultura americana (que nada tem a ver com a nossa realidade). Sabe o que vai acontecer? As pessoas vão acabar enchendo o saco de todas essas imposições e vai virar tudo meme. 😂
brazil é uma piada a sindrome de vira latas é gritante q importam tanto os movimentos woke como os anti-woke
Concordo com opinião do Rorther
Almoçar assistindo o Leão Lobo da internet, trazendo as fofocas bem mastigadas. Obrigado, Fácil Nobre.
Imagina conversar com ele.
Só procurando o pobre na Net
A história do criado mudo vem do inglês britânico "dumbwaiter", que era um móvel inventado na Inglaterra usado para colocar os materiais para o chá por exemplo, o nome vem de um trocadilho porque o móvel " era como um garçom ou criado" mas que não falava, isso eu aprendi a muitos anos nas minhas aulas na faculdade de arquitetura, bem antes dessa campanha de marketing mentirosa.
Izzy voltando a fazer vídeos bons, excelente
É, eu também prefiro esse lado mais crítico dele e não o lado "politicamente correto", de pôr panos quentes em questões que na verdade merecem dedo na ferida.
O Izzy não passa frio mesmo, mais uma vez coberto de razão.
Deixa ele voltar pra Calgary, mesmo com toda a razão ele passa frio lá...
Marina Silva surtou nessa aí. Igual outro dia quando a Anielle Franco reclamou do "Buraco Negro" 🤷🏽♂🤷🏽♂
Isso tudo é para fazer você esquecer das verdadeiras pautas brasileiras, por exemplo, queimadas na Amazônia.
Tenho para mim que a expressão "abrir a caixa preta" seja algo positivo, pois tem o sentido de trazer à tona os fatos. Porém deve parecer mesmo um termo pejorativo para os corruptos, pois eles desejam esconder os fatos. Não me surpreenderia saber que ela falou isso para criar uma cortina de fumaça, pois eu não esqueci da amazônia pegando fogo.
Estou feliz de ver como cada vez mais o Izzy está alerta e atento às desgracas que a patrulha faz
Muitos esquerdistas odeiam estas coisas. Muitos.
" Caixa preta"
" caixa preta n pode pq é um termo racista"
" tabom, caixa laranja"
" Tbm é ofensivo as pessoas laranjas"
" tabom vou chamar de caixa de Pandora"
Esse diálogo parece até q veio daquele especial lançado recentemente pelo South Park kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu vendo o vídeo com volume baixo, não tinha ouvido direito oq ela falou... daí vi seu comentário e tive q voltar o vídeo com volume alto pq tava achando q era piada sua mas não 🥲 era verdade, kkkkkkkk socorro!!
Já já vem um historiador dizer: "Chamar de caixa de Pandora é ofensivo a ela, que foi injustamente tachada de má pelos historiadores." Kkkkk
@@stela_solar Sem contar a misoginia , imputando a desgraça do mundo a uma mulher!! kkkk
Caixa de pandora , pandora espalhou os males no mundo. Pandora era mulher, esse termo é maxxxxxxisssssssssssta.
Enquanto vocês discutem essas futilidades, a Amazônia pega fogo e condena o futuro da humanidade.
Parabéns por cair na narrativa da grande mídia.
Izzy! Seu canal tá bem legal hein! Acho que vc acerta bem nos comentários, muito coerente! Torço pra que vc cresça muito aqui no UA-cam
Perfeito Izzy. Este tipo de imbecilidade só cria antipatia pelas causas legítimas. Por conta destes histéricos eu tenho criado antipatia por tais causas, e obviamente as causas REAIS contra racismo, homofoba, etc eu simpatizo, mas só aparecem essas tosquices e imbecis defendendo absurdos "pela causa". Abraço!
A iideia é mesmo deslegitimar
Comentário perfeito!!!
Idem, ninguém aguenta mais e só está arregimentando antipatia pela causa.
Sim, Izzy, estou adorando os vídeos diarios! Continue, por favor!
Tinta preta de impressora é mais barata !!! Vamos lutar para aumentar o preço pois isso desvaloriza nos negros !!
kkkkk
Pois é, é como vi num comentário: "Só falta alguém vir dizer que o correto é caixa afrodescendente." Já está virando piada.
A Marina Silva, assim como a Anielle Franco, tem que parar de aprender ativismo social negro, com jovens e adolescentes de UA-cam.
Quer aprender o que é racismo de verdade?
1) Vá pegar um trem/metrô, no horário de pico.
2) Recorde de seu tempo de trabalho como doméstica.
3) Veja a polícia trabalhando em comunidades pobres, etc.
Parece que a luta contra o racismo abandonou a abordagem material e se resume agora a... fiscalizar linguagem
@@maraiakereibr3059
Pois é!
4) vá em um restaurante de luxo e constraste os clientes e os funcionários. Especialmente no Nordeste.
Foi isso que me radicalizou uns anos atrás. Impossível não notar que isso é uma herança da sociedade escravocrata.
ISSO é uma questão mais séria e relevante do que se ofender com o termo “caixa preta”.
@@izzynobre
Bem lembrado, Izzy! 👏🏿👏🏿👏🏿
é por esse tipo de discussão fútil que lutas importantes estão desmoralizadas
Sim. Fico até meio que decepcionado com as coisas que o Izzy prefere tratar aqui no canal dele, sendo que o Brasil tem problemas reais para serem divulgados, e ele usa a visibilidade do canal dele para reclamar de termos da militância.
Alguém precisa dar essa dica para ele, porque o Brasil não é o Canadá.
"Caixa preta é um termo ofensivo agora é caixa de Pandora!"
Pessoas chamadas de Pandora: 😠😠😠
kkkkkkkkkkkkkk pqp que tempos são esses meu irmão,vão si fud#$%
Teus vídeo são muito bons mano!!!
"O que não fazemos pelo voto"
Jeimi Lênister
Caixa preta é o oposto de algo ruim, é a melhor ferramenta de descobrir erros e problemas para evitar que outros acidentes se repitam!
A pauta racista deixou de ser algo objetivo e passou em parte a ser interpretativo. A pessoa interpreta o que quer e se isso é racismo
A pessoa inter o que, amigo?????
@@comoequeeminhacocada HAHAHAHAHAHAHHAAHAH
Td dia surge um novo termo " problemático"
Tentei escrever algum comentário útil, mas o Izzy abordou tão bem o tema que nem preciso complementar.
Toma meu like
Olha estão exagerando msm.
No meu condomínio resolvi criar um grupo pra jogar futebol society.
Porém tinha duas regras ter mais de 45 anos e saber jogar bem.
Foi então q começou a aparacer um cara na faixa de 50 anos e eu não o conhecia. Na terceira semana reparei q ele tinha bom domínio, bom passe e ótima noção de jogo só q não estava no grupo do futebol.
Acabou o jogo e foi quando perguntei: hey vc qual seu nome? Vc mora aqui no condomínio?
Pensando em adicioná-lo ao grupo, só q nessa de pega colete, cumprimenta um cumprimenta outro não falei o motivo da minha pergunta. Na próxima semana meu amigo falou q ele sentiu discriminação. E comentou: pq aquele cara veio me fazer aquelas perguntas? Ele acha q preto não pode morar nesse condomínio?
Pqp velho existe racismo, sim.... Mas nem tudo é racismo. Eu estava simpático com o cara e queria adicioná-lo ao grupo do futebol e não discrimina-lo...... Sem mais palavras aff
Simplesmente se afasta desse cara, esse ta morto por dentro.
@@scluciano Caso ele apareça jogar vou ficar na minha. Espero q não tenha nenhum problema maior por isso.
Quando vc passa por isso sem ter pensado em racismo. Não ajuda msm
@@ederneves7406 As vezes esse cara pode ter sofrido racismo de alguém e ficou traumatizado, mas o mais comum é que ele cresceu num meio de militantes e foi condicionado a pensar que tudo é racismo. Eu conheço várias pessoas assim, pessoas que não frequentam determinados ambientes porque acham que as pessoas que estão lá são racistas apenas por serem brancas.
Caixa preta claramente se refere a aviação, o pessoal é bem histéricas.
Possuo uma dúvida, está merda é realmente preta? Ah ouvi pessoas falando q não é preta
E é amarela , na vdd
Realmente foi mt escroto ela cortar ele pra corrigir...patético.Temos problemas tão maiores
Exatamente por termos problemas maiores que devemos cobra-los, ao invés de ficar reclamando de termos da militância.
O Izzy perdeu a oportunidade de fazer um vídeo sobre as queimadas na floresta amazônica, que cresceram bastante nos últimos meses.
Sou negra retinta ou seja marrom, e sempre me nomeei como negra, não gosto do termo preta, mas é a opção que aparece qdo se vai preencher sua cor em qlq formulário da vida rs só que a militância negra decidiu fazer do negro não um indivíduo, mas sim um grupo composto por pardos e pretos. É por isso q hj em dia pessoas como Bela Gil, Preta Gil e Camila Pitanga se consideram negras, mas na realidadd são pardas ou mestiças. Muitos falam erroneamente q pardo é papel, que pardo não existe, mas a propria militância fala q pardo e preto formam o grupo negro, dizendo que negros no Brasil são maioria, mas a realidade é que quem é maioria são os pardos.
Não querendo te rebater mas, tem uma turma dessas no outro extremo que fica literalmente medindo a cor dos outros!
Ja acho errado se chamar de preto uma vez que a cor da nossa pele é marrom/marrom escuro, os povos de pele marrom eram chamados de preto de forma pejorativa.
Pardo é jogado pra lá e pra cá de acordo com o objetivo.
Quando falam que X pardos estão presos, esses pardos de repente viram negros. Quando falam que Y pardos se formam todos os anos na faculdade, eles magicamente viram brancos.
Sempre pra corroborar a narrativa que se quer emplacar.
@@antoniofernandesmarchetti1097 mas existe tonalidade de negro e de pardo. Pra pessoa ser negra ela tem q ser marrom e não amarelada.
Uma coisa que eu não entendo, se é mestiço, pai negro e mãe branca, porque ele entra na definição de negro se ele é 50% de cada?
A Marina Silva veio com essa ideia de meia tigela feita nas cochas
Agora o correto é Buraco e caixa afrodescendente
😂😂😂
Etimologia free style.
essa do criado mudo eu já tinha ouvido falar no ambito escolar e/ou acadêmico - bem antes de 2019 -, mas sempre soou como lenda urbana, não lembro de ter visto referências mais formais sobre a origem do termo. Izzy, a sua certeza que essa "lenda" só existe dps da marca ter feito aquela campanha, pode se dever ao fato de vc ter morado fora mto tempo.
Só não é chamado de fake news porque por algum motivo místico não existe fake news de esquerda.
Cara não sei pq mas vendo o Izzy com o boné de lado me fez lembrar do Menino Maluquinho
Muito bom o vídeo, PARABÉNS
É um absurdo deixar essa mulher na política. Ela n tem a mínima noção.
Democracia irmão...
voce que tem, gutogibsongitar...
@@donafaby2079 claro q sim kkkk
@@Jorge__Braga sdds Osho
@@donafaby2079eu sou preto e não senti nenhum tom de racismo quanto ao uso de Caixa Preta, pq não faz sentido… não se se coloque à frente de uma luta que você não pertence. O assunto é sério , e não essa besteira da Marina Silva… ok?
Caralho bixo, eu sempre critico o Izzy quando eu acho que devo criticar, mas gosto de aplaudir tbm
Maturidade pra criticar o próprio lado é algo que definitivamente o brasil precisa
Izzy, quer ser meu amigo aqui em Fortaleza? kkkkk
Vou comentar nesse video, mas a edição dos vídeos estão muito boas.
Valeu cara!
Denegrir é outro desses termos que foi tirado completamente de contexto.
Completamente. Denegrir vem do latim “denigrare”, que precede o período escravocrata.
@@olavocarvalho4356 Eu sei, por isso o meu comentário.
Isso parece falta de ter com o que se preocupar. O Brasil deve ser um país tão bom de se viver onde um grave problema a ser debatido é decidir se buraco negro ou caixa preta são termos pejorativos. Ou mesmo se devemos falar todo, tadas todos, todus, todis etc. Como se temas como corrupção, falta de educação, insegurança, saneamento básico, saúde, emprego, esportes, moradia, laser etc não fossem tão importantes. País fraco cheio de mitos, ideologias e gente que não pensa por si, mas que replica devaneios de cabeças alheias. É isso o que somos atualmente. Lamentável.
Izzy como sempre coberto de razão.
Falar uma burrice dessa só faz desserviço a própria luta tão importante que é a contra o racismo. Dá combustível a todos que já não são empáticos à causa.
Exato. É o espantalho perfeito para quem é racista convicto
Espantalho? Isso é a realidade. A esquerda é isso aí. Até parece que ela está combatendo o racismo real que existe desde sempre dentro das emissoras de futebol e novelas, pagas e abertas, por exemplo, onde a grande maioria dos apresentadores, comentaristas, repórteres, jornalistas são brancos privilegiados. @@maraiakereibr3059
Kd os vídeos de EDC, Izzy? Adoro eles!!
Quem inventa essas coisas, também entende que não faz sentido, mas fica calado pra não dar o braço a torcer. Fato.
Na moral, isso é meio ridículo. Caixa preta é o registro do avião. Não é uma coisa ruim. É o nome do objeto. E isso é uma expressão que envolve o objeto. Essa pauta de querer mudar quase todas as palavras e expressões da língua que têm qualquer associação com as palavras preto ou negro é de uma improdutividade gigantesca. Não é como se o cara estivesse fazendo troça de pessoas pretas ou banalizando a escravidão, como aqueles malucos que fazem "experiências turísticas" de casa grande. Caixa preta, buraco negro, peste negra não são termos racistas. Em nenhum momento esses termos tangenciam pessoas pretas. Tem muita coisa no universo que é preta que não é pessoa.
Esse tipo de abordagem que a Marina usou nesse momento é inclusive um desfavor para a causa, pois a reduz a picuinhas insignificantes e ajuda a ocultar ainda mais o caráter de classe do racismo.
Concordo totalmente com você, mas, infelizmente, acho que a gente observar o óbvio não faz diferença. Estou convencido de pessoas que pensam - ou melhor, "pensam" - assim como a Marina não querem ver a realidade. Já ouviu aquele ditado que diz que é impossível vencer um debate contra um idiota? É isso.
Boas ideias nas mãos de pessoas má intencionadas acabam deturpadas, exageradas e por fim destruindo o propósito. Mas tudo bem porque o benefício pessoal em uma situação extremamente especifica foi alcançado.
Esse é o resultado do extremismo, seja político, religioso ou de qualquer origem.
E esse bone do sergio malandro aí pro lado?
Esses dias um colega de trabalho preto foi repreendido por outro colega nosso, que é branco, por ter feito a seguinte piada "Vou ficar no cantinho escuro que ninguém irá me notar na sala", seguido de uma risada. (O contexto era uma reunião de rotina que ele não queria participar naquele dia). Outra vez foi chamado de palmiteiro por só namorar mulheres brancas. Ele disse que essa pressão sobre como ele tem que agir, o que falar e sua escolhas afetivas tem uma certa cobrança. Tem uma galera que realmente está preocupada com a questão do racismo estrutural, mas outras estão somente para fazer um barulho que afasta. É complicado.
Se você é negro, tem que pensar negro, andar negro, falar negro. Você é proibido de agir diferente do que os "bons samaritanos" dizem para você agir.
@@C.H_LIma Se for assim, vira um robô a serviço da militância radicalizada.
Há um vídeo de Seu Jorge no Roda Viva (TV Cultura) em que se pergunta a ele (empurrando contra a parede mesmo, de modo incisivo) por que ele só se relaciona com brancas. É nítido o desconforto dele perante a pressão. Achei agressivo, invasivo e de mau gosto policiar a vida privada de um cidadão, seja celebridade ou não. Estão indo longe de mais com a "militância do bem".
@@stela_solar Mas o Agnaldo Timóteo fazia era criticar negros que só "andam com brancas debaixo do braço" e não uma simples pergunta. Mas como ele era negro, então ta legitimado, certo?
@@advogadododiabo4002 Ninguém está legitimado a se meter na esfera íntima e escolhas de uma pessoa adulta e independente. Se quiserem estudar o fenômeno (de negros preferirem brancas e morenas, se for o caso), que se estude, mas hostilizar alguém que faz essa escolha é no mínimo antiético e invasivo. Outra coisa, se a mulher branca fica com um negro, indiano ou oriental é porque ela também se atraiu por ele, ninguém é forçado, afinal a diferença é a cor e algumas características físicas, já que somos todos humanos. O mundo só melhorará quando a gente deixar de delimitar uns aos outros por cores, raças, sexo, origem, classe social etc. e vivermos a igualdade perante a lei, mas com respeito às preferências de cada um. 😉
Tá foda.. pessoal dá umas viajadas intankaveis
Olha, é para rir muito isso namoral, lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk inacreditável po
Meu amigo Izzy, faça como eu: facepalm e toca a vida. As militâncias tanto de esquerda, qto de direita tão um pé no saco a muito tempo. Toca a tua, respeite as pessoas e peça desculpas de vez em quando conforme for necessário ☺️!
Queria ser criativa como esse povo
Abri o video, ja pensei "po vc vai nessa mesmo, Izzy?". Mas 'Leao Lobo da Net' neh ahhahahaha
Meu cartucho de 64 preto, é uma existência pejorativa para pessoas de cor como eu?
Devo me desfazer do cartucho?
Impressionante, a que ponto chegamos 😂
Daniel fazendo participação especial nos 45 do segundo tempo. Kkkkkk
Hahaha Tamos aqui
No caso de caixa-preta, a expressão se refere ao dispositivo que registra dados de uma viagem de avião.. Ela é chamada assim porque os dispositivos originais eram pretos - hoje são laranja, para facilitar sua identificação após um acidente.
Meu amigo Marina é um absurdo
"A escolha da terminologia caixa-preta para denominar o equipamento remonta ao ano de 1939, quando um engenheiro de aviação chamado François Hussenot desenvolveu um meio de capturar a história de uma aeronave numa caixa de filme fotográfico."
sobre ong
significa q é uma organização nao feita pelo governo mas pode sim ser apoiada por um
exemplo aanvisa/anatel etc... e uma organização de regulaçao do governo
ong são filantropicas que podem ou nao ser auxiliada pelo governo
Cara, o mundo tá ficando muito chato.... não pode isso,, não pode aquilo. Eu entendo que tem coisas que realmente o mundo precisa estar atento e, rever algumas coisas, mas tem coisas básicas como esse exemplo do vídeo, já está muito extremo. Mas enfim, vamos seguindo assim e vem meteoro!
Manda essa mulher lavar uma louça!
Pronto... agora sim temos um motivo real para ela brigar
Izzy nobre sendo sensato em 2023. É realmente o fim do mundo.
“Pode bater na mesa!?”
Tem que bater na mesa!!!!
O que seria do Leão Lobo da Internet sem uma batida de mesa!???
A negatividade quanto à palavra vem da propria marina. Ora, o assunto era um, ela ouviu o "preta" e ja pensou: "estão falando de coisa ruim?"
Quando rla falou que nao pode falar de laranja pois tem pessoas que sao laranja kkkkkkparece um roteiro de esquete de humor kkkkkkk
vc disse venvanse na manteiga??
Nenhuma palavra é racista, palavras são apenas palavras, independente do contexto que foram criadas oq importa é oq elas significam hoje, então não faz sentido deixar de usar só porq alguns acreditam que é ofensivo. E a palavra preto também remete a cor, mas as pessoas pretas acham que toda vez que é citado o nome negro ou preto é referente a eles, mas não, tipo caixa-preta n tem nada haver com a pessoa preta e sim com a cor preta.
Vergonha, é o que sinto...quando alguém mete um policiamento de palavras sem nenhum critério, só pq falou "preto" (em qq contexto)...é racista...gente...vergonha que dá
😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅😂😅 Dá zero pra ela prof. Kkkkkkkkkkk
Tá na hora da Marina pegar leve com o tacacá. Ja tá afetando muito o cérebro dela. 😂
Obs: Comentário de uma acreana pra outra tá! 😉👍
Em informática temos os termos "black list" e "white list" para descrever listas de bloqueio ou listas de liberação de acessos e recursos. Estes termos podem e estão sendo modificados para "allow list" e "Block list", e eu concordo plenamente com essa mudança, pois realmente os sentidos de black e white são desnecessários. Mas querer associar e mudar os termos "caixa preta" e "buraco negro", não concordo, porque realmente os termos tem indícios diferentes. Mesmo a caixa preta do avião sendo laranja, para chamar atenção e ser facilmente encontrada em casos de desastre, no dia a dia e na infraestrutura do avião, a caixa preta, que é laranja, não está lá visível para todos. De certa forma ela está oculta.
Ai sim, o termo BLACK determina um contexto negativo. Nesse caso eu não me oporia a adaptar a linguagem.
Acho que a caixa preta tem esse nome não pela cor externa dela e sim pq ela é totalmente fechada e só pode ser aberta em caso de um acidente e logicamente dentro dela é tudo preto pela ausência de luz 😁
Não use NEGATIVO, o certo agora é ANTIPOSITIVO 😅@@izzynobre
@@izzynobre Exatamente. E por isso mesmo eu também não me oponho à substituição por "allow" e "Deny" ou "block"
O pessoal basicamente pega algo que tem preto ou negro na palavra e diz que é racismo.
Esses lacradores são extremamente chatinhos. Tem que ter estômago para aturar essa turma do “todes”
Eu lembro que com uns 5 anos eu falei pra minha tia: mas isso não faz sentido, o escravo não dormia? Ela chegou e mudou de assunto
Mudar os nomes das cores agora 😂 faça-me o favor
O lance da caixa preta sao faz sentido algum. Mas gostaria de pontuar esse último que citou: "esclarecer"... Esse eu acho que, sim, pode ser problemático, pois existe interpretação TAMBÉM de esclarecer se referir ao conceito de algo que nao é claro, tenha um problema ou algum mistério envolvido, logo, não é confiável.
Acho que isso se aproxima um pouco, a meu ver, com o uso de left e Right, onde quem é canhoto não é o padrão, logo o destro é o "certo".
Canhoto também tem, por algum motivo aqui no Brasil, o uso como "sinistro". Nao é comum, mas existe esse termo pra quem nao é destro.
Em inglês, existem vários móveis do sec XIX chamados de dumb waiters, silente waiters, silente servant. Era simplesmente um aparador para deixar comida para os nobres porque os criados tinham hora pra se recolher. O único caso de gente de língua cortada era um escravo (branco) da imperatriz Elizabeth da Russia que era mudo e ficava numa sala atras da cama da imperatriz sempre acordado (problema neurológico) para defender a mulher no caso de um avanço indesejado de algum amante.
Até o "feito nas coxas" criaram um narrativa errada
Sempre é uma história mirabolante, e que não faz sentido, e sem nenhum registro histórico. Literalmente inventam uma etimologia e saem policiando os outros. Tosco.
Porra, perder tempo discutindo estas bobeiras. Izzy, vc sempre com bom senso. Valeu
Esclarecer vem de "trazer as claras" (então é igual a trazer a luz para podermos enxergar melhor.
Não tem nada a ver com "tornar branco".
Me lembro da cantora Alcione, a marrom, no programa Faustão dizendo:
"Preta é aquela bolsa. Eu sou negra."
Fora das discussões desse vídeo,
Que bela camiseta de "Magic"
Provavelmente meus pais não queimariam ela como aconteceu com algumas de minhas cartas 😢
Meu Deus, esses identitários vão acabar com a esquerda.
Escutei o mesmo de uma esquerdista ontem. 😱
@@stela_solar Eu sou de esquerda e não suporto essa gente que quer policiar todo mundo.
Ela só vai conseguir aumentar o racismo fazendo isso.
Exato, numa hora ou noutra as pessoas vão ficar de saco cheio desse policiamento linguístico sem fundamento (só é racismo na cabeça de militante).
Porra,o jeito é rir dessa senhora KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu literalmente perdi as contas de quantas vezes o Izzy disse literalmente no video
O certo é "caixa afrodescendente" 🧐☝️
E o cartão Black?
Izzy, você sempre teve essa oratória invejável? queria muito ter essa dicção kkkkk, e olha que sou advogado. Se não é de sempre, como fez para melhorar?
Ele corta bastante e faz vídeo desde o início do UA-cam kkkk
A dicção do Izzy é boa, mas eu acho que ele peca quando tenta mascarar muito o sotaque original (que é naturalmente bonito se bem falado) e acaba fechando palavras que na pronúncia correta (ortoépia) são obrigatoriamente abertas. Não foi essa, mas vai um exemplo: paraléla virou paralêla na hipercorreção que ele fez. 😉
@@Imensuravel3000 Não ironicamente, isso ajuda demais à treinar a dicção. Quando você define um padrão de oratória para um vídeo e se põe a repetir várias vezes os trechos que você erra, você está ao mesmo tempo treinando sua dicção e fixando melhores hábitos de fala na sua caixola. Não é raro muitos produtores de conteúdo comentarem que eram basicamente outras pessoas no início de carreira quando se trata do bom falar.
@@multi_leoeu falei “paralêla”? Acho que não ein. Sempre digo “paraléla”
@@donafaby2079 Ah, como o bom brasileiro diz: "Vá cagar!" O cara pede um conselho de boas e tu vem azedar o pé do frango?
Pessoa da astronomia está todo fufu, buraco negro, matéria escura, corpo negro...
Esse tipo de idiotice assim como banalizar o termo buraco negro só enfraquece o movimento antirracismo, isso tira o foco do problema, e pra quem tá de fora da causa tende a passar a ver lutas raciais como “mimimi” ou “frescura”, e sabemos que é algo sério e importante, mas que tipo pauta séria consegue se sustentar com esse tipo de asneira?
Eu acho que também está um caos, porque muitas vezes se usa uma palavra e eles falam que é preconceito. Tipo os doces negrinho e branquinho.
Pra quem nao quer simplesmente causar usando militância, falar negro ou preto tanto faz, Izzy.
Geralmente eu costumo pensar "negro" como povo, seja pretos retintos ou pretos de tom menos escuro. E penso o "preto" como identificação individual.
Entao eu geralmente me refiro a pessoas como pretas e o movimento, militância e o povo como negro.
Mas tanto faz.
"Nós negros são somos só cor" "coisa ruim não pode ser associado a preto". Kkkkkkk contradição dos infernos
Vídeo todo dia, sou a favor