A HISTÓRIA DE "LOIVO" O PATA DURA DO ATAQUE DO GRÊMIO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024
  • A HISTÓRIA DE "LOIVO" O PATA DURA DO ATAQUE DO GRÊMIO
    O descendente de alemães Loivo Ivan Johann, nasceu na cidade de Brochier, no Rio Grande do Sul, em 24 de janeiro de 1945.
    Ainda menino, Loivo levantava de madrugada para ajudar o pai no pequeno armazém. Cuidava das galinhas e apanhava os ovos para mandar aos mercados de Porto Alegre.
    Dividindo o tempo entre o trabalho e os estudos, Loivo começou no futebol como meio-campista no futebol amador da cidade de Brochier.
    O rapaz não era muito habilidoso com a bola nos pés, o que justifica o apelido de “pata-dura” colocado pelo pai. Incansável, Loivo gostava mesmo era de correr livre pelo gramado.
    Em 1963 foi encaminhado ao juvenil do Floriano (atual Esporte Clube Novo Hamburgo). Deslocado para a ponta esquerda, Loivo foi aproveitado no time principal em 1965.
    Mas foi em 1967 que seu futebol despertou o interesse do Sport Club Internacional. Com uma reunião marcada em Porto Alegre, Loivo cansou de esperar o representante do Internacional e voltou para Novo Hamburgo.
    Coincidentemente, no mesmo dia, o dirigente gremista Rudy Armim Petry estava hospedado em um hotel de Novo Hamburgo.
    Ao saber que Loivo era pretendido pelo Internacional, o técnico Carlos Froner solicitou total empenho na tentativa de levar o jovem talento para o Olímpico.
    Rudy Armim Petry atendeu ao pedido de Froner e esticou sua permanência na cidade. Com tudo acertado, Loivo firmou compromisso com o tricolor gaúcho.
    Decisivo, o ponteiro-esquerdo vestiu a camisa tricolor, entre 1967 e 1975, marcando o gol da vitória em várias das partidas que disputou. Vindo do Floriano, de Novo Hamburgo, ele esteve presente nas conquistas do Hexa e do Heptacampeonato Gaúcho, bem como da Copa Rio da Prata, da Taça Petrobrás, do Troféu Domingos Garcia Filho e da Copa Internacional de Porto Alegre, além das Taças do Atlântico e da Cidade de Salvador, nas quais foi responsável pelo gol do título.
    Os primeiros tempos no Grêmio não foram fáceis. Na campanha do título gaúcho de 1968 e na conquista da Copa Rio De La Plata, Loivo continuava em sua luta por um lugar no time.
    Pouco utilizado nas temporadas de 1968 e 1969, o ponteiro esquerdo ganhou novas esperanças com o retorno de Carlos Froner. Na disputa da Taça de Prata de 1970, Loivo realizou boas apresentações.
    Adaptado ao clube e aos companheiros, o futebol de Loivo cresceu bastante ao receber novas responsabilidades táticas.
    Assim como nos áureos tempos de Brochier, Loivo corria bastante para ajudar na marcação. Mesmo com a saída de Froner e a chegada de Otto Glória, sua liberdade não foi tolhida.
    A boa fase durou até 1972, quando o técnico Daltro Menezes resolveu fixar Loivo em sua posição original. Foi o suficiente para seu futebol cair de produção.
    Estava mais do que claro. Loivo não conseguia jogar guardando posição. Era galopando pelo centro ou pelas beiradas que seu futebol rendia. Outra característica marcante eram os chutes de longa distância, sempre carregados de muito veneno.
    Conhecido também como “Coração de Leão”, Loivo jogou pelo Grêmio em um período difícil, quando o Internacional dominou o cenário regional e conquistou dois títulos brasileiros em seguida.
    Loivo permaneceu no Grêmio até o findar da temporada de 1975. Depois passou pelo Internacional de Lajes e Atlético de Carazinho.
    Em 1977, Loivo retornou para Novo Hamburgo, onde encerrou sua carreira no ano seguinte. Está na Calçada da Fama do grêmio e para sempre na história do clube.
    Loivo Ivan Johann, o Loivo Coração de Leão, foi dono de uma fábrica de calçados na cidade de Igrejinha e hoje é empresário do ramo de distribuição de alimentos, muito bem sucedido, na cidade de Novo Hamburgo.
    FONTE:
    TARDES DE PACAEMBU

КОМЕНТАРІ • 18

  • @penafortefilho
    @penafortefilho Місяць тому +2

    Loivo é outra bela lembrança trazida pelo canal. Grato!

  • @RicardoDariva-qb9ce
    @RicardoDariva-qb9ce Місяць тому +3

    Faz do Helio pires que jogou no santos de Pelé tambem!

  • @anibalgomesfilho2173
    @anibalgomesfilho2173 Місяць тому +1

    Loivo não tinha habilidades, mas compensava com raça, dedicação, aplicação e amor a camisa

  • @jairoluizfontourabotelho3919
    @jairoluizfontourabotelho3919 Місяць тому +2

    Loivo foi um grande, jogador. Tinha muita força e tomou o lugar de Wolmir massaroca, tinha um chute poderoso muito vibrei com seus gols.

  • @antoniomarcosdosreis735
    @antoniomarcosdosreis735 Місяць тому +1

    Sou colorado, quando garoto, no final dos anos 60/início dos anos 70, acompanhava futebol juntamente com os amigos... lembro-me dos jogadores da dupla Gre-Nal, de muitos de clubes do interior como Gaúcho de Passo Fundo, SER Caxias, Internacional de Santa Maria... bons tempos em que se podia discutir futebol com os amigos, rivalidade era sinônimo de diversão... atualmente, não dá para discutir futebol nem com quem torce para o mesmo time, tamanho o fanatismo doentio... Mas o vídeo é sobre Loivo... lembro-me bem dele, chutava muito forte, fez um gol "lá do meio da rua" no Flamengo RJ, em pleno Maracanã... e assisti a um jogo, em 1977, EC Novo Hamburgo x SC Internacional, no saudoso Estádio Santa Rosa, em Novo Hamburgo...

  • @paulosergiomachadoleal281
    @paulosergiomachadoleal281 Місяць тому +5

    O Loivo era um jogador mediano, mas vestia a camisa e tinha muita garra. Um jogo inesquecível para mim foi Grêmio x Flamengo no Rio de Janeiro. O Grêmio ganhou de virada, sendo que o segundo gol foi de falta, feito pelo Loivo. A partir desse dia ele se tornou o cobrador de faltas oficial do time, também passou a ser chamado de "Coração de Leão" pelo narrador Milton Jung.

  • @wagnerpereirarocha8851
    @wagnerpereirarocha8851 Місяць тому +1

    PARABÉNS PELO VÍDEO. Poderia informar o nome da banda que toca a trilha do canal?

  • @alancardecmachado7908
    @alancardecmachado7908 Місяць тому +6

    Queremos assistir a história do Goleiro Remi. Diplomado no Grémio e seu Mestres: Corbo, Manga, Cejas, Leão e Ivo.

  • @joaodelairdesouza6886
    @joaodelairdesouza6886 Місяць тому +1

    Não vi jogar ,mais fazia gols, seria útil hoje.

  • @brunorocha5023
    @brunorocha5023 Місяць тому +3

    Ótimo vídeo

  • @ronaldomartins35
    @ronaldomartins35 Місяць тому +5

    Fala do Vitor Hugo dó Grêmio meia

  • @gilmarweber7755
    @gilmarweber7755 Місяць тому +1

    loivo Machado de encantado rs

  • @yanmartins30
    @yanmartins30 Місяць тому +3

    Fala do rodrigo mendes e do lucas ex atlético paraense.

  • @eloi5322
    @eloi5322 Місяць тому +2

    Loivo jogou no meu Inter de lages 1976

  • @ruibizarrosilveira-te9mj
    @ruibizarrosilveira-te9mj Місяць тому +1

    Rui bizarro Silveira
    ​​VC QUE E GREMISTA NAO VA MAIS AO ESTADIO E NAO PAGUE MAIS AS MENSALIDADE DESTE TIMINHO ARCAICO, VAMOS FAZER AFUNDAR ATE SAIR RENATO E DIREÇAO

    • @antoniomarcosdosreis735
      @antoniomarcosdosreis735 Місяць тому

      O mesmo vale para os sócios e torcida do Internacional... não paguem mensalidades, não paguem ingressos... Diretoria incompetente, Magrão corrupto, só contratam pernas de pau mercenários, a peso de ouro!

    • @jairoluizfontourabotelho3919
      @jairoluizfontourabotelho3919 Місяць тому

      @@ruibizarrosilveira-te9mj cousa de morango, gremista apoia até o fim