Primeiro: coisa mais linda que já vi no UA-cam você ter feito um vídeo de auto critica sobre um comentário em um vídeo de um ano atrás. Parabéns pela disponibilidade. Segundo: a conclusão final de que pretencioso é um filme ambicioso que eu não gosto é absolutamente exatamente perfeitamente o que eu sinto mas nunca tinha parado para refletir sobre. Adorei.
O MAX SE ALTO CORRIGIR ATRAVES DE UMA REFLEXÃO EM ALGO QUE ELE DISSE A 1 ANO ATRAS, só demonstra como ele esta se tornando um critico cada vez melhor,Parabens!
Admitir humildemente quando se está errado é um sinal de superioridade. Poucos possuem essa capacidade. E olha que ele não estava "errado"; ele só fez um comentário que ele considerou vago, e isso o incomodou.
E olha q foi numa coisa pequena, foi só uma resposta de um video de perguntas e respostas. Vemos varios youtubers q fazem um video inteiro sobre um assunto, ele bosteja no video inteiro, varias pessoas respondem e ele n volta atrás. Parabéns para ele pela humildade
Que vídeo necessário, Max! :) Nenhuma palavra sozinha basta pra definir a experiência de um filme, muito menos "pretensioso". É claro que existem filmes (séries, quadros, pessoas.. haha) "pretensiosos", mas é uma crítica que necessita elaboração, como qualquer outra!
"Mãe!", para mim, é uma obra prima... Um novo jeito de contar uma história já conhecida.. Até hoje ele reverbera na minha mente.. Estou cansada de sequências e reboots.. Gosto muito de obras originais ou novas perspectivas sobre histórias já conhecidas.. É necessário dar uma chance.
Quando alguém qualifica um filme como 'pretensioso' é quase automático eu qualificar esse alguém como 'burro'. A pessoa que se vê como "dotada da sabedoria" provavelmente não entendeu o filme, e não aceita isso. É puro julgamento sem sustância. E acho que o vídeo deixou isso bem claro, parabéns!
Sua análise de filme pretensioso foi perfeita e eu lembro de um filme que foi considerado Pretensioso na época e foi bem criticado mesmo antes da sua estreia e esse filme foi o Titanic. Eu falo que o filme foi considerado pretensioso, por que o diretor falou que seria um filme incrível, mas com a demora excessiva e o alto custo muitos acharam que seria um grande fiasco. Lembro que o filme demorou muito para ser produzido, estava custado milhões de dólares e já tinha sido anunciado que teria mais de 3 horas de duração e muitos críticos já consideraram o filme pretensioso mesmo antes do lançamento, mas quando finalmente ele estreou o sucesso foi imediato.
Parabéns Max. Conseguiu criar um vídeo que discute um dos maiores jargões da crítica cinematográfica por causa de um simples comentário. Isso só mostra a atenção que você dá aos inscritos e o que eles dizem.
Esse vídeo é extremamente necessário. Chamar uma obra de pretensiosa é realmente uma muleta muito comum por quem se presta a analisar cinema. No caso específico de mãe, eu vi muita gente que foi ao cinema e pegou as referências do diretor, gostou do filme, mas depois de um tempo, quando a mensagem do filme se tornou mais clara para os que não entenderam de primeira, passaram a chamar o filme de pretensioso, como se isso criasse uma barreira intelectual que os separasse dos que não conseguiram entender o filme enquanto assistia.
Arthur Doumit É claro. Depende muito da execução. Por exemplo, se eu pedir para você financiar um filme... que... Trata das relações humanas, com vários personagens, com histórias diferentes e que no final há uma chuva de sapos. Você pode achar uma ideia muito pretensiosa e não acreditar que possa sair um bom filme. A não ser que eu seja Paul Thomas Anderson.
Max, constantemente vejo comentários a respeito de furos no roteiro, mas na maioria das vezes a pessoa não argumenta, apenas diz que o filme tem muitos furos.
Acho que superestimado já é menos subjetivo e impreciso. É possível identificar de forma objetiva e precisa o que se diz de um filme, e então analisar se o que é dito corresponde à realidade. Se o que é dito não está lá, ele é superestimado. Se, por exemplo, ele faz muito sucesso por ter uma excelente fotografia ou uma trama inovadora, e sua fotografia é medíocre ou a trama é lugar-comum, naturalmente o filme é superestimado. Os critérios são objetivos, ao contrário de dizer que o filme é "pretensioso", situação em que presumimos qual era a pretensão do diretor e o avaliamos sob a perspectiva subjetiva do que achamos que teria sido seu objetivo.
Superestimado é simples, é como você ouvir todo mundo dizendo que o filme X é muito bom, maravilhoso, revolucionário e qnd vc assiste sente que é um filme ok. Sinto mto isso com alguns filmes do Tarantino e do Scorsese, por exemplo.
Eu tenho uma visão que é a seguinte. Tudo o que eu tento entender, eu me baseio na etimologia da palavra, e o que eu entendi indo atrás da etimologia do tema discutido é que, pretensioso é tudo aquilo que tem pretensão. Pretensão é a disposição de se entregar algo, logo, todo filme que se dispõe a entregar o que quer que seja, é um filme pretensioso. Acho que a questão aqui, que torna o adjetivo "pretensioso" algo pejorativo, é a que envolve filmes que quiseram entregar algo, mas falharam em sua proposta, por isso, o termo pretensioso se tornou pejorativo nesse caso, uma vez que o filme teve a pretensão de entregar algo, seja uma discussão, seja uma reflexão, seja simplesmente cenas de ação de encherem os olhos, seja uma boa comédia, etc, e o que o filme conseguiu foi o resultado oposto, uma comédia sem graça, um drama que não emociona, uma ficção científica sem base, uma discussão rasa, dentre outras coisas
6 років тому+18
Samuka Guitar Aí é que está. Como dito no vídeo, a palavra "pretensioso" aplicado a filmes é muito vaga, pois faz um juízo de valor que não se tem como atestar precisamente. Afinal, o filme é um produto e uma peça de arte feita para ser vista e interpretada por muitas pessoas, com noções e espectativas muito variadas. Então, no fim, o que pretensioso acaba significando é que aquele é um filme ambicioso do qual aquela pessoa, com noções e espectativas particulares, não gostou. E um filme que para você possa parecer pretensioso, para mim pode ter servido perfeitamente ao seu propósito. Abraço!
Na parte do "não gostou", eu diria que isso não é critério. Como eu disse, pretensioso é uma palavra com um significado objetivo, enquanto que gosto é subjetivo. Nada me impede de gostar de algo ruim, mas pra definir algo como bom ou ruim é preciso seguir critérios objetivos, e é por isso que o critério que eu uso aqui é: o filme cumpre com o que promete? Se o filme fizer isso, então não tem como chamar ele de pretensioso. Donnie Darko por exemplo, foi o filme mais complexo que eu assisti até hoje, e no início eu não entendi sequer qual era a proposta do filme, mas analisando a fundo, eu percebi que o filme era sobre viagem no tempo, por mais que esse tema não fosse abordado uma única vez no filme. O fato de eu não ter entendido ele faz dele um filme pretensioso? De maneira alguma. Ele se propôs a entregar um enredo complexo, e fez isso de forma magistral. Eu posso odiar filmes assim, mas isso não é argumento pra chamar o filme de pretensioso. Gosto é subjetivo, e nunca pode ser usado como critério pra se analisar absolutamente nada, muito menos pra chamar algo de pretensioso. Pra chamar algo de pretensioso, é preciso seguir critérios objetivos, que vão além do "eu não gosto"
É aí que entra a parte que ele fala no vídeo que existem várias formas do filme entregar sua proposta, tanto pelos trailer, comentários, marketing em geral, como pela própria narrativa, a trilha sonora, os enquadramentos, o próprio desenrolar do enredo, etc. Todo filme entrega sua proposta no próprio material, o marketing é apenas um extra que vai entregar a proposta de mão beijada, mas mesmo sem ele, dá pra saber do que o filme trata só de assistir. A questão é, muitas das vezes, o filme te prepara pra algo e no final, ele não cumpre com a expectativa que ele mesmo criou, seja através de anti clímax, seja pq o filme foi estruturado de forma grandiosa e entregou algo raso, ou como eu disse nos exemplos acima, uma comédia sem graça, um drama que não emociona, uma ficção científica sem base, dentre diversas outras formas que o filme tem pra fracassar naquilo que ele se propõe a entregar. Perceba que em momento algum a questão aqui envolveu gosto, mas coisas mais palpáveis, afinal, uma crítica deve ser universal, algo que funcione pra todos, ou pelo menos, pra maioria
Um exemplo, quando o filme é de comédia, e isso faz parte do próprio gênero do filme, o que você espera? Eu acredito que, se o foco do filme é ser uma comédia, tudo no filme vai contribuir pra que a obra seja engraçada. Obviamente, senso de humor é subjetivo, porém, existem elementos universais que tornam uma comédia eficiente, do contrário, seria impossível fazer um filme desse gênero, já que não dá pra saber como é o senso de humor do público. Agora, se o filme é uma comédia, e a crítica no geral não vê graça na forma como as piadas se desenrolam, seja por causa do timing, seja por causa dos personagens, da interpretação, ou até mesmo da própria piada, então esse filme fracassou. Vai ter um ou outro que gostou das piadas, afinal, gosto não se discute, mas nesse caso, o que manda é a maioria, e os critérios são estipulados com base no que funciona com a maioria. Exemplo, o Jar Jar Binks. Ele se propôs a ser um mascote carismático, e acabou sendo o personagem mais odiado de toda a série de Star Wars. Tem um vídeo no canal que fala dele, veja lá, vai ser interessante pra você entender o porque ele fracassou
Sou novo aqui, comecei a acompanhar por recomendação de um amigo, o primeiro vídeo que vi foi sobre interpretação que damos a um filme, desde então estou vendo o máximo de vídeos que posso desse canal, muito bom para quem e fã da sétima arte, amo cinema e espero ter a oportunidade de trabalhar neste campo de alguma maneira, adorei o canal, bastante completo.
Que vídeo interessante, Max! Eu odeio quando dizem isso sobre algum filme, música, clipe, qualquer coisa relacionada a arte, como se só esse adjetivo fosse o suficiente. Sempre lanço a pergunta em seguida "pretensioso por quê?" e percebo que a pessoa que usou o termo geralmente fica nervosa e tenta explicar o significado dele, em vez de explicar o que a faz pensar isso sobre aquilo que analisou.
o engraçado é que eu nunca pensei em pretencioso como algo ruim, pra mim ser pretencioso sempre foi arriscar, querer ser mais e/ou diferente dos demais. Via essa palavra não como uma ofensa e sim como um adjetivo neutro
Sobre: 2001 - Uma odisséia no espaço. Vou citar o que Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke disseram. " Se você entendeu de primeira, é sinal de que falhamos " " Só um Cinéfilo entende outro " " Cinéfilos pensam igual " Valeu Pessoas. 😉
Esse é SEM DÚVIDA o vídeo mais humilde, honesto e inteligente sobre autocrítica que eu já vi nessa plataforma. Sempre que vi alguém se desculpando por alguma merda que fez, ou tentando de desculpar, ou a pessoa dava uma resposta merreca sem nunca nem mencionar a merda que fez uma só vez no vídeo, ou pedindo desculpas de uma forma muito falsa e até mesmo ensaiada. Dificilmente eu vi alguém admitir que errou, que se expressou mal, que falou uma coisa ruim, que ofendeu alguém, e pedir desculpas com sinceridade. É claro que o caso do Max não foi tão extremo quanto o que temos visto recentemente. Mas é um ótimo exemplo de alguém que deixou o orgulho de lado, entendeu onde pisou na bola e procurou saber como resolver. É por isso que esse é um dos meus canais favoritos hoje em dia.
Sua atitude em realizar esse vídeo é muito bacana! Apresentar uma reflexão sobre uma fala sua de um ano atrás, demonstra que vem se aprimorando. Não é qualquer crítico que tem essa transparência e compromisso.
Sobre Donnie Darko. Eu acho que um filme deve ter dentro de si todos os elementos necessários para sua compreensão(mesmo que de forma extremamente metafórica e subjetiva como 2001). O problema é que todo mundo que se propõe a explicar Donnie Darko sempre cita passagens do livro que não são sequer mostradas no filme. Eu gostaria de saber sua opinião sobre isso, você acha que é certo um diretor fazer um filme que só pode ser entendido com material de apoio?
Max, gostei muito da sua atitude em refletir sobre algo que você mesmo comentou, e nessa reflexão acabou encontrando a origem em uma palavra, "pretensioso", que da maneira como você colocou muito bem nesse vídeo, acaba ficando vago, pois cada um atribui o sentido que entende. Isso serve de alerta, pelo menos para mim, a partir de agora, para tomar cuidado ao comentar alguma obra - ou ouvir/ler alguém comentando a obra de outrem - classificando-a como "pretensiosa". São as dificuldades comuns de uma língua como a nossa, ao nos depararmos com palavras assim. Valeu pelo alerta, Max! (Particularmente, considero um filme pretensioso se ele for do tipo "parece que é isso, mas é aquilo", ou seja, tem-se um hype grande até por ser de determinado diretor, e ao assisti-lo, vejo que foi fraco no roteiro, nos enquadramentos, no desenvolvimento dos personagens etc.
Birdman é simplesmente genial, cheio de metalinguagem, profundidade dos personagens, além de ser dinâmico e não atropelativo, cada personagem tem seu momento de brilhar, e cada linha do roteiro não está lá atoa
Consideração muito assertiva a respeito do uso desse termo em comentários sobre cinema, literatura e etc. Outro termo q é bastante usado também, e q se tornou senso comum é dizer q determinada obra é "esquecível, ninguém vai lembrar daqui um ano".
Você faz um belo serviço pra comunidade cinéfila do UA-cam, Max. Seu canal traz uma visão que falta a muitos UA-camrs de cinema do país. E a descontrução dessa palavra que é usada a exaustão por muitos deles é uma das provas do seu diferencial. Continue com o bom trabalho!
Eu acho q a relação do diretor com o filme tem forte influência sobre como as pessoas percebem a "pretensão" do filme. Dunkirk é um ótimo exemplo disso, vi muitas pessoas criticando o filme antes do seu lançamento motivados pelo fato de que era um filme do Nolan e mesmo com seu defeitos o filme é muito bom, o q lhe rendeu uma indicação de melhor filme e diretor, além dos prêmios técnicos que o longa ganhou.
Nunca tinha pensado nisso, Max. Muito obrigada por esse vídeo... escolha de palavras sempre é algo delicado, em qualquer situação de comunicação. Sempre é bom sermos honestos com nós mesmos pra tentar nos comunicar melhor com os outros. Muito interessante o vídeo, adorei!
Mais uma aula em forma de vídeo! Aproveitando o sucesso estrondoso de A Quiet Place(Um Lugar Silencioso), seria inteligente um vídeo-ensaio analisando como o filme utiliza de forma tão interessante e impactante o silêncio para criar tensão e horror.
Arthur Doumit tem um vídeo no canal que o Max fala sobre Babadook, que aborda a criação de tensão e terror sem usar jump scares... Caso vc não tenha visto. Mas é claro que outro vídeo, agora sobre A Quiet Place seria ótimo ;)
Caro Max, agora você se superou e o seu canal conseguiu atingir um novo patamar. Continue fazendo vídeos nesse formato. Poucos aqui no YT conseguem esse feito. Parabéns!
acho muito massa que todo filme que tu mostra o trecho corresponde ao q tu ta dizendo, por exemplo da pra entender que Neon Demon foi um filme que te instigou mas tu não gostou
Max , parabéns demais por este vídeo ! Vejo neste vídeo interação com as pessoas que te acompanham nas redes sociais , reflexão do seu papel de crítico , crescimento no desenvolvimento deste papel e exposição clara de de tudo o que mencionei (num vídeo poucos minutos) . Parabéns mesmo ! Creio que foi um dos melhores vídeos que assisti no EntrePlanos. E quanto ao tema , você me fez pensar a respeito no twitter quando lançou a pergunta e agora ao assistir ao vídeo.
Por sinal, enfatizar aqui nos comentários que tão chato quanto a pessoa pedante que se acha o máximo porque "só" ela foi capaz de compreender o filme Mãe, é a pessoa pedante que se acha superior por achar o filme uma merda. Os dois a 80 km/h, quem mais enche o saco?
Uma rara e admirável postura. Recebeu um questionamento crítico, incorporou de modo amistoso, racional e produtivo para, depois, fazer uma autocrítica. Isso deveria ser uma regra entre as interações estabelecidas na internet e na vida. O obscurantismo presente faz com que uma demonstração simples de racionalidade nos impressione. Parabéns pela postura!
Luis França Gastaram o termo! Perfeita a sua análise. Eu acabo concordando com o Max, tem q expor os pontos que te fazem pensar se o filme é ou não "pretencioso".
Para saberem o que é um filme pretensioso, assistam Righteous Kill. É a perfeita aula sobre o termo. O plot twist no final chega dar vergonha alheia...
Caraca, genial esse vídeo, Max! Como você constrói toda a linha narrativa das suas ideias, e como você aponta para voce mesmo, e se autocorrige! Meus parabéns, hoje em dia é muito difícil ver esse tipo de argumentação e autocrítica!
Olá! Pretensioso é achar que pq não entendeu algo existe uma culpa e esta culpa é de quem produziu e não de quem a recebeu. Gerações que querem produtos e não obras, que separam arte de entretenimento (sendo que há um amálgama entre), de pessoas que querem tudo explicado ("Filme Explicado", "Final Explicado", "Série Explicada" etc.) falando que não tem tempo, mas o que sobra é preguiça de ir além, de pesquisar, de tentar entender. Expectativa é questão subjetiva, particular e não tem nada haver com o cineasta e o filme, e sim com quem espera algo por si só.
Esse vídeo ficou tão bom, que se torna o tipo de vídeo que vc necessita ver mais vezes para absorver todo o conteúdo e, principalmente, a reflexão que foi feita sobre o assunto. Pqp, esse vídeo ficou foda.
Acho que um filme pode ser realmente pretensioso, porém sempre achei que, em geral, as pessoas se sentem ofendidas com essa pretensão e nunca entendi o porquê. Sempre me soou como um tipo de policiamento querer dizer que tipo de filme um(a) diretor(a) pode/deve ou não fazer. Super concordo que tem algo de pretensioso/egocêntrico em se ofender com um filme pretensioso. Ninguém precisa gostar, mas se ofender....
Fala Max. Thumb up to you! Grande exemplo de como transformar uma auto-critica em aula de cinema + linguística. Este seu vídeo não será rotulado de pretensioso porque realmente entrega mais do que promete! OBS: já assisti mais de 20 dos vídeos deste canal. Gosto muito, mesmo sendo às vezes excessivamente didático (explica 3x, usando diferentes palavras, algo q entendi de primeira)
Ótimo vídeo, Max. Eu me incomodo quando alguém fala que um filme que eu gostei seria pretensioso. E até acho que essa pessoa é que está sendo pretensiosa demais porque talvez, ela não tivesse entendido o filme do modo como eu entendi. Ou pelo menos, não causou nela a mesma sensação que causou em mim. Eu acho ok você não gostar de um filme já que ele não te tocou de alguma forma. Mas desmerecer o filme só por causa disso é que eu acho pretensioso. Donnie Darko, por exemplo. Acho que tá tudo bem dizer que não gostou do filme porque não entendeu, ou porque achou que não faz sentido. Mas, simplesmente jogar adjetivos tipo "é pretensioso" e "é ruim", para mim parece muita pretensão de quem afirma porque fica parecendo que é ela quem sabe o que faz um filme ser bom pra qualquer um. Quando você falou de Birdman no outro vídeo eu pensei logo: "pô, mas porque você acha pretensioso?". Realmente é o tipo de afirmação que não convence. Eu não acho que Birdman seja um filme grandioso, mas eu gostei dele. Por isso que fiquei pensando "porque eu gostei e ele não?". Mas quando a pessoa deixa isso mais detalhado eu entendo e posso até concordar. Interestrelar é um bom exemplo. Eu gosto desse filme, mas quando falam que ele não é tão bom porque tem muitas partes expositivas, eu só posso concordar porque eu também vejo esse problema no filme. Enfim, criações artísticas é questão de gosto. Não vai ser todo mundo que vai gostar do que você gosta. Mas quando a pessoa explica com clareza porque não gosta, isso talvez até ilumine a cabeça de quem gosta, em algum ponto que ela não observou bem antes por ser fã demais.
6 років тому+12
Sensacional, Entre Planos! De fato, acho que usamos essa palavra de forma meio irresponsável não é mesmo? Admito que já a usei na vida pra tentar soar cool e inteligente, ou simplesmente acabar com uma discussão que já não tinha mais fim rs. Porém, pensando melhor sobre o seu vídeo, excelente tema aliás, eu chego à conclusão que um filme pretensioso é algo que tenta ser mais do que ele é, e um exemplo é o "Lady Bird" que diz ser profundo, mas eu o achei batido. Fofo? Sim. Mas nada de espetacular. Achei seus exemplos muito bons e foi um vídeo que me fez parar pra pensar. De pretensiosos vocês não tem nada. Nota 10!
Eu me sentia uma anta quando eu ia nas críticas de filmes e batia de frente com essa frase "filme pretensioso" e daí eu ficava pensando comigo: o que significa isso? Quando eu vi o título desse vídeo vim correndo ver. kkkk Só que há uma coisa aqui: quem disse que Lady Bird é pretensioso? Digo, nas suas palavras, por que ele é dito ser profundo? Alguém falou para você ou filme lhe dá a entender isso? Eu assisti a esse filme, mas achei bem "real", tipo, nada do que a gente não veja por ai no dia a dia, mas não vi elementos que me levem a pensar que o filme pretenda ser profundo... gostaria que vc me explicasse isso, se foi uma opinião alheia que te falou que o filme era profundo e você notou que nada a ver, ou se o filme possui elementos que nos levam a perceber isso.
Aliás, vejo o valor que há na sua decisão de criar, generosamente compartilhar sua criação, e não parar por nada - por mais que tanta gente reclame da crise e do youtube. É importante mostrar o valor e a importância da arte (ou pelo menos tentar).
Prometheus e Mother foram vítimas do marketing errado e vítimas de sites que os destruíram propositalmente. Mas eu particularmente, gostei muito dos dois e não acho pretensiosos.
Erica Bernardo, as pessoas se decepcionaram com Prometheus porque esperavam um novo Alien, mas é um filme incrível, assim, como Mãe! que foi o melhor filme que vi em 2017.
Eu adorei prometheus, primeiro porque não esperei nada do filme, apesar de alguns erros no roteiro. Segundo, porque é do Ridley Scott. Até os filmes ruins do Scott são bons kkkkkkkkk
O marketing de Mãe! foi equivocado. Semanas antes do lançamento, lançaram um cartaz com referências a Bebê de Rosemary. Consequentemente, todos pensaram que seria um filme de terror e até pelo trailer mesmo. Não, não é um filme de terror, até porque o sensacional Aronofsky não recorre a esse tema. Ele é pessimista mas não faz terror. Seus filmes falam sobre o vazio, sobre a maldade, religião, paranóias.
@Erica Bernardo talvez isso explique o porquê de Aranofsky tentar explicar o filme várias e várias vezes. Ele parece ter percebido que muita gente não iria entendê-lo.
Mano, que canal bom. Conheci a pouco tempo, e me inscrevi logo que assisti ao primeiro vídeo. Gosto de cinema pra caramba, e esse vídeo pensando sobre a utilização do termo "pretensioso" foi muito bacana, tanto que me levou a tecer um primeiro comentário. Curti, estarei sempre aqui.
A veneração feita a Interestellar não está no roteiro, ou em quão profundo é o filme (ele nem se quer é isso), mas sim no fato de que os amantes da astronomia e da física se apaixanaram pela história do filme e não pelo modo que ela foi contada. Creio que é por isso que dizem que os cinéfilos são pessoas insuportáveis.
O filme é pretensioso quando o cineasta emprega apenas o seu próprio interesse intelectual e não a acessibilidade do público. Quem diabos sugeriu essa maldita ideia? Ninguém aprendeu nada do Oscar Wilde? Ou mesmo do próprio Newton? Ideais e ideias NASCEM da abstração. Se você não tem capacidade de entender o que um autor lhe proveu e isso pode ser entendido através da análise da obra por um técnico, é o PÚBLICO quem é burro, não o autor que é pretensioso. Pretensioso... pretensão é achar que o púbico agora tem que mandar no nível de excelência do que o autor produz. Isso sim é pretensão. É por causa desse tipo de gente que arte comercial nasceu. Que ódio primordial, cara. Puta que me pariu.
Um exemplo de filme "pretensioso" : The Room, do Tommy Wiseau. O ator que fez tudo no filme ( ator, roteirista, produtor, diretor), pensou que era uma obra-prima mas mesmo assim continuou o projeto achando que ganharia em Cannes.
Cara, você é muito bom, esse ano ainda serei seu apoiador! sou muito curioso para saber como faz para se organizar para produzir um material tão bom, informativo e sensível.
Pretensioso: quem usa pretensioso eh pretensioso... Gente, como pode falar que Mãe! E Interestelar são pretensiosos mano? Eh muita pretensão da parte de vcs. Melhor falar que não gostou ou não entendeu e pronto
Acho engraçado o fato do pessoal aqui no Brasil falar que Interstellar "entregou tudo de bandeja" faz parecer que somos um país cuja a população em sua maioria é da classe cientifica.O pior é que se você pedir detalhes do porque o filme entregou tudo de "bandeja" essas mesmas pessoas não tem a minima base cientifica para explicar.A verdade é que depois da turma do Omelete ter começado a criticar o filme, muitos foram no embalo e se tornou o que é hoje em dia aqui no Brasil: criticas baseadas em opiniões de terceiros no qual nem as próprias pessoas que as fazem conseguem sustentar.Enfim, otimo video.Esse canal é maravilhoso.Só vitória na tua vida.
Justamente, pegam palavras chaves, jargões, maneirismos e replicam, sem muitas vezes nem entender o conteúdo. Eu evito muito isso, tento ser o mais consonante possível com o que eu sei....
Eu não gosto desse filme, mas fiquei sem entender quando disseram que esse filme entrega tudo de bandeja. Tem uns diálogos expositivos, mas nada que estrague o filme como um todo. Pra mim, o maior problema desse filme é a mania de grandeza. Algumas decisões poderiam ter sido mais simples, mas o filme queria grandiosidade a todo custo que esqueceu dos pequenos detalhes. Mandar pessoas pro espaço sem ter certeza de que eles teriam sucesso... E nem ficou claro que eles haviam tentado de tudo na Terra.
Com certeza pretensioso é um termo vago, porque é um termo que precisa de complemento. Um filme pode ser pretensioso e conseguir a profundidade pretendida. Ou não. Ser pretensioso é pretender, e essa atitude pode ter ou não sucesso.
Pra mim um filme pretensioso (ambicioso que falhou) se dá muito pela falha de narrativa do filme. Um filme deve fazer com que você entre nele, quando um filme tenta ser ambicioso, diferente, e ao mesmo tempo não funcionar narrativamente, pra mim isso é ser pretensioso. Em outras palavras, é quando a forma experimental do filme te distrai mais do que te faz imersar no filme. Um exemplo de ambição que eu acho que funcionou perfeitamente foi o filme Memento(amnésia), que é contado de trás pra frente mas prende o expectador maravilhosamente. Um filme ambicioso pra mim abusa na linguagem cinematográfica e no roteiro ao mesmo tempo, se o roteiro se mostrar fraco ou a linguagem visual for fraca e óbvia, pra mim essa tentativa de ser grande e falhar é ser pretensioso. Pode ser até fora do cinema como vejo em vídeos emocionais, muitos começam o vídeo já com uma música emocional de fundo e é justamente isso que me faz não ficar imerso no vídeo, no momento que a música toca, é óbvio a trilha gritando "se sinta triste", eles podiam deixar a trilha de forma gradual e menos perceptível e óbvia.
EU TO NO CHÃO! Ontem mesmo assisti ao filme sueco The Square (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro do ano passado) e me deparei com algumas críticas acusando o filme de ser pretensioso. E, assim como vc, tbm cheguei à conclusão q era um filme no mínimo ambicioso em vários aspectos, mas q seria bem controverso justamente por ser "diferentão". Tbm concordo q nem sempre entendo alguns filmes por completo, mas geralmente essas produções são tão interessantes q instigam o espectador a refletir sobre o q acabou de assistir. E, na real, esse é o verdadeiro papel do cinema. Parabéns pelo conteúdo super original e de qualidade. Sou um grande fã do canal ❤️.
Acho q usando Interestelar de ex. (eu até gosto do filme) e me baseando no o google diz: "que ou aquele que pretende ser mais do que é na realidade; presumido, vaidoso". Pretensioso como Interestelar é um filme q cria um contexto bem complexo ou grandioso, q instiga o intelecto, mas q no final traz soluções broxantes, mensagem óbvia ou em desacordo com tudo q o filme apresenta (Interestelar se encaixa aqui), ou falha em ser grandioso quando os personagens não são cativantes, e a própria história é mal construída. Posso ter falado besteira, não é a primeira vez e nem será a última.
Uma solução broxante?!!!!Me diga amigo, como se resolve um paradoxo?É incrivel que todas as criticas ao Interstellar partem dessa mesma premiisa que tu usou.E é mais incrivel ainda que se vocês entendessem um pouco sobre paradoxo isso não aconteceria.O bom do Interstellar é isso: o filme tentou usar ciência de verdade num filme, eles não recorreram a tolices do genero Sci-fi, sendo assim, depois de ter entendido o problema do paradoxo a forma de resolve-lo seria o caminho mais simples.Pois é assim que se resolve.Falar que os personagens não são carismaticos parece até brincadeira.Cooper e Murphy são personagens incriveis.E novamente eu me pergunto: Por que no Brasil existe tanta aversão a Interstellar?Nos USA as pessoas fazem memes usando as frases do filme, cientistas endeusam o filme e fazem videos explicando as teorias usadas no filme.Dai aqui no Brasil: Filme sem-graça e mal construido.HAHAHAHAHAHAHAHAHA é rir pra não chorar.
Falando sobre interestelar eu acho grandioso cinematograficamente, as imagens, planos, o buraco negro, o rasante sobre o planeta de gelo (que foi filmado com um caça). Agora o que mais me incomodou no filme foi a falsa complexidade, pegando alguns conceitos de física e uns delírios e elucubrações matemáticas de uns POUCOS físicos e misturando tudo de uma forma ridícula (coletar dados quânticos dentro de um buraco negro pra resolver a gravidade) é uma piada, fala isso pra qualquer ser humano que entende de reatividade geral e um pouquinho de mecânica quântica que ele vai rir, não faz sentido nenhum. E pra piorar eles usaram o fato de terem consultoria de um Físico famoso, hoje um Nobel, pra validar o caráter científico do filme, sendo que o cara não ajudou a escrever o roteiro, ele calculou o efeito de lente gravitacional que um buraco negro causaria pra fazer um modelo computacional e consiguir reproduzir como enxergariamos um buraco negro, e isso ficou magnífico.
@@gabriel90999 Se resolve um paradoxo temporal da maneira que foi resolvido no filme: Você garante que tudo o que o levou até determinado lugar aconteça novamente.Você mencionou o fato de coletar dados dentro do buraco negro para resolver a gravidade é ridiculo.Você sabe com exatidão o que se passa dentro de um buraco negro?Se não, como pode fazer tal afirmação?Quem perito em mecânica quântica pode afirmar que algo é piada?Nem se sabe como as coisas funcionam direito na questão quantica e nem por isso desdenhamos da mesma.Na ultima palestra que fui no Instituto de Fisica sobre Quântica o professor mesmo disse que nemse dá para fazer previsões do que se passa dentro de um buraco negro.De onde você está tirando sua base para suas alegações?De onde você está tirando confiança para descartar coisas sobre algo que você nem ao menos tem certeza do contrario?Coisas desconhecidas devem ser deixadas em abertos, a partir do momento em que você bate o martelo e diz que algo não é assim mas não tem outra explicação isso ai ja vira pseudo-ciência ja que tu não tem nada que sustente teu argumento.Soluções sem sentido no filme?Concordo, as soluções cientificas de verdade devem estar em "2001- uma odisséia no espaço" né?
@@geovannewashingtonashwood Eu estava escrevendo uma resposta gigante comentando ponto a ponto, mas eu cliquei em Ler Mais no meu comentário anterior e o comentário inteiro sumiu, aí deu preguiça de reescrever tudo, então foi tentar resumir ao máximo, se quiser que eu fale mais de algum pouco só comentar. Vou começar admitindo uma falha, eu não assisti 2001 ainda. E vou aproveitar e já vou deixar claro que tudo que eu vou falar esta de acordo com a teoria da relatividade geral de einstein, primeiro porque é o mais aceito entre os cientistas e no próprio filme tem suas equações escritas num quadro negro, logo os personagens usaram elas e concordam comigo nisso. E mais uma coisa essas coisas só me incomodaram porque o filme quer ter a cara de cientifico, por exemplo a velocidade de dobra em Star Treck não me incomoda. 1- paradoxo por principio é algo que partindo de um conjunto de regras contradiz essas regras, se parar de contradizer deixa de ser um paradoxo. Um exemplo de um caso onde aparentemente há um paradoxo, mas na verdade não existe é o paradoxo dos Gêmeos, vale uma pesquisada, 2- "Você garante que tudo o que o levou até determinado lugar aconteça novamente" Do jeito que acontece no filme viola o principio da causalidade onde a causa sempre tem que acontecer antes da consequência. O pai consegue chegar ao ponto de conseguir conversar com a filha através da estante, porque ele conversou com a filha através da estante. (Sem contar que viajem no tempo pro passado não são possíveis segundo a relatividade geral) 3-"coletar dados quânticos dentro de um buraco negro pra resolver a gravidade", Eu falei que a construção da frase é ridícula, resolver a gravidade não faz sentido e dados quânticos é tão vago quanto falar que precisam de dados cinemáticos pra alguma coisa. Uma frase tão ruim quanto "coletar dados ondulatórios dentro de um buraco para resolver o empuxo" se você sabe o que é mecânica ondulatória (propagação de ondas, difração, ressonância ...) e sabe o que é empuxo (força característica dos fluidos) você sabe quão sem sentido é essa frase, o buraco negro aqui não faz nenhuma diferença, e sim ninguém sabe o que tem dentro do buraco negro. existe até uma discussão se faz sentido em falar de dentro de buraco negro, mas a gente sabe o que acontece envolta dele e é impossível chegar perto sem morrer [procure por espaguetificação] e a dilatação temporal seria tão grande que pra quem está fora quem está "caindo" está aparentemente parado. 4-"Nem se sabe como as coisas funcionam direito na questão quântica" Cara a mecânica quântica é a parte da Física mais exitosa que a gente conhece, tem as melhores previsões e o maior índice de acerto, obviamente ela não explica tudo, como nada estudado, descoberto ou inventado até hoje, portanto sim se sabe muito bem como as coisas funcionam na mecânica quântica. 5- A partir daí você me acusou de não saber e nem ter respaldo no que eu estou falando, de estar acreditando em pseudociência, de não estar aberto a hipóteses e coisas afins. Pra começar eu não queria usar do apelo a autoridade, porque acho que seria suficiente ficarmos nos argumentos, mas como você me cobra isso e até fez uso desse artificio quando citou o professor de física eu estou a vontade pra usar também, eu sou Bacharel em Física e estou no ultimo semestre do meu mestrado acadêmico em astrofísica onde eu estudo estrelas de nêutrons e para tal estudei muito relatividade geral e mecânica quântica, portanto a base e a confiança para minha argumentação está espalhada nos meus 6 anos dentro de uma Universidade Federal estudando física. 6- Sobre não aceitar hipóteses eu em momento nenhum disse isso, porém devemos encará-las como elas são, hipóteses, ou seja uma ideia sem respaldo cientifico, mas que merece ser estudada para quem sabe no futuro ter o respaldo cientifico necessário. Alçar uma hipótese na categoria de informação cientifica sem estudos e respaldo acadêmico que é de fato pseudociência. 7- E pra terminar eu nunca falei que a solução é sem sentido, pra mim a premissa, a motivação, o argumento que são sem sentido, como eu disse precisar de dados quânticos pra resolver a gravidade é sem sentido o que vem depois por implicação não pode recuperar o sentido. Eu tentei ser o mais claro que deu sem escrever uma infinidade de coisas e mesmo assim ficou maior do que eu queria.
Não tenho problema com a palavra "pretensioso", nem acho que seja um insulto. Há filmes que realmente são pretensiosos em suas mensagens (principalmente quando tentam uma pegada mais filosófica e hermética), mas que estão a altura de sua ambição - quer o "grande público" compreenda ou não. O que me incomoda é a palavra "superestimado", pois ela parece trazer em si a ideia de que todas as outras opiniões estão erradas e só a minha aproximou-se da "verdadeira estima" que o filme merece. Essa palavra, sim, denota arrogância de quem escreve ou fala.
Mas filme superestimado não é as vezes nem relacionado ao filme, masmao marketing emmcima dele. Algudm se lembra ainda de La La land? foi mais marketing que filme.
Não sei se concordo... a ideia do marketing é uma, mas a estima do público e da crítica é outra coisa. Um se trata do pré-lançamento do filme, o outro já diz respeito à forma como ele foi acolhido pelos espectadores. Quando se usa "superestimado" você fala que o filme recebeu um tratamento melhor do que deveria. A questão é: quem disse que seu padrão é o único válido, enquanto a maioria teria se "equivocado" em gostar demais de um filme?
@@viniciusf.7688 Mas será que quando alguém faz a crítica de uma obra já não fica implícito a ideia de que aquilo é um artigo de opinião, ainda que seja de um crítico que saiba do que está falando? Porque sinceramente eu não me levo muito por isso, eu respeito o fato do cara ter estudado a sétima arte - e o que faz parte dela -, que ele tenha assistido centenas de filmes, e ele pode ter mais competência do que eu em alguns assuntos, porém o gosto pessoal independe disso. Há críticos que discordam entre si, então acaba muitas vezes não sendo tão preto no branco quanto podemos pensar que seja.
Mãe não é pretensioso pra mim, foi um filme simplesmente autoral, expressivo e que funcionou pra mim, sendo inovador, fresco e diferente no ano lançado.
O que que o filme tem de inovador? Todos os outros adjetivos eu concordo, adorei o filme, mas foi pretencioso porquÊ o diretor achou que iria inovar, mas não conseguiu.
Eu me senti assim ao ver filmes iranianos. Acho que "Através das Oliveiras" foi o 2° que eu vi, para nunca mais. O filme era aclamado pela crítica e parecia ir do nada para lugar nenhum. Seinfeld é uma comédia declaradamente sobre o nada, por exemplo, mas me fazia rir de dar gargalhada. Abbas Kiarostami não fazia comédia. Mas até hoje eu recordo com carinho alguns filmes como "Caráter" ou "Pelle, o Conquistador". Tão surpreendentes, tão acachapantes, tão humanos e até hoje me fazendo pensar ou me emocionar só em recordá-los. E não tinham pretensão. Fantástico vídeo! Parabéns!
Quando comento um trabalho, evito usar a palavra "pretencioso", por ela já ser jargão de membro do clubinho de críticos, por ela ser subjetiva e não dar informações diretas sobre os "problemas" em discussão, e por ela quase sempre ser o ego do espectador, latejando de raiva, frustração ou o que quer que ela correlacione... Mas existem filmes que eu considero pretenciosos, e em meu quesito particular, são os que pegam um ou mais de um tema grande, que rende discussões há anos; décadas; séculos ou até milênios: como o sentido da vida... deus... moral... religião... livre arbítrio... e dão uma resposta definitiva, una, verdadeira... rejeitam que são apenas mais uma opinião. Em seus 90, 120 ou 180 minutos de duração, encerram um debate que não cobre todos os argumentos possíveis, ou parte de premisas duvidosas; questionáveis. Quase tal qual o método ciêntifico, verifico as bases; as fontes, e se são duvidosas para manter o proposito da obra, ele provavelmente é pretencioso, ainda que eu não use a palavra tão levianamente.
Pode dar um exemplo? Lendo seu comentário pensei em filmes de "ficção científica" que usam a palavra "ficção" como desculpa pra pseudo ciência e desinformação. (cof lucy cof)
@@igorclaudino891 Mas filmes podem se propor a falarem do que quiser, vai do seu gosto. Eu mesmo odeio filmes de herói. DC e Marvel que se matam de falar por ai, nem sei qual herói pertence a qual universo. Sei que existe homem-aranha, hulk, capitão américa, mas é isso, acho um porre, nem perco meu tempo.
Birdman é o único dessa lista que defendo por paixão, porque senti isso na execução de Inãrritu. Sei que em termos ele repetiu um discurso já visto sobre mudanças em Hollywood como Crepúsculo dos Deuses já havia feito, ou O Jogador, mas é mais do que isso uma carta de amor ao ator, o profissional engolido pela máquina. Maravilhoso! Adorei o vídeo Max.
Todos os filmes são pretensiosos, pois os produtores e diretores querem fazer algo impressionantes e grandiosos, ninguém quer fazer um filme que não atraia o publico e critica . Se eu fosse um cineasta, gostaria de fazer um filmes que ganhasse todos os prêmios, Oscar, Palma de Ouro, Urso de Ouro... todos os prêmios, por isso eu acredito que todos os filmes são pretensiosos, pois tem a pretensão de ser a maior obra do cinema já realizada .
Ótimo vídeo! Eu sempre entendi a denominação "pretensioso" para um filme (ou qualquer obra de arte, na verdade), quase da mesma forma como você descreveu na segunda definição: uma obra que se propõe a tratar de temas complexos e delicados de forma eloquente, mas que aborda-os de forma simplória e/ou mal articulada.
Eu gosto de Birdman, mas realmente nunca parei pra pensar no que significa "filme pretensioso" mas e ai, rola uma critica menos pretensiosa a birdman? Kkkkkk
Birdman costuma ser um dos melhores filmes da década, no final o autor do vídeo meio que admite que o filme não é pretensioso, e sim o diretor(eu acho) em declarações públicas.
Sempre pensei um filme pretensioso a partir do legado dele, então o fator tempo é importante para mim. Alguns filmes se propõe em algum momento serem atemporais ou uma referência para a história, mas falham a longo prazo. Pensar sobre isso me fez lembrar de filmes despretensiosos que sim fizeram história.
O problema, eu acho, é saber se o filme realmente tinha a pretensão de ser atemporal. No final corre o risco de a gente perceber a ambição que o filme tem e, por não ter gostado dele, presumir que ele quis ser tudo aquilo (atemporal, referência histórica, marco, etc.).
Leandro Rosa Normalmente (acredito eu) são filmes que querem ter linguagem própria e um argumento holístico (querendo explicar pro expectador como a vida é), sendo que sempre há um risco disso ir pro brejo. Ai chega Me Chame Pelo Seu Nome, que é um filme de amor de verão bem feito, que so se propõe a falar de paixão e do tempo, e consegue ter uma grande aceitação e ficar hype. Às vezes, a pessoa se preocupa mais em ser lembrada (e o ego influencia nisso) do que fazer um filme sobrio e simples, mas bem feito. um bom produto artístico não consegue viver sob o ego do artista, pq ego cega muito. Causa ansiedade.
Justamente. Diria que até ele anteriormente, nesse vídeo que ele diz que o filme é pretensioso, o fora. Porque pelo que é possível entender, ele usou um termo sem conhecer seu significado. Veja o quanto ele precisou pesquisar e perguntar para outrem antes de fazer um vídeo resposta para sanar a dúvida do que significa ser um filme pretensioso, pois nem mesmo ele sabia. Ora, se não conhece o termo e o que ele significa no seu cerne, por que usá-lo? Na verdade por vezes, e por experiência na língua materna, e que pode ser o caso do autor do vídeo, é possível intuirmos o significado de uma palavra, mas talvez não consigamos traduzir em outras palavras explicativas... E confesso que muitas vezes terminava de assistir a um filme e ia correndo ver a crítica de outras pessoas para ver o que elas pensavam, e eu sempre topei com essa curta frase "filme pretensioso", coisa que nunca entendi, o que foi justamente que me fez correr até este vídeo para tirar essa dúvida hehehe.
Você criou neste vídeo um dos melhores conteúdos que já vi no UA-cam, pelo fato de ter partido de uma autocrítica e terminado com um crescimento da sua própria perspectiva sobre o assunto. Parabéns e obrigado!
Eu acho engraçado as pessoas falando que “Mãe” é um filme pra gente inteligente que usa metáforas complicadas, só que não o filme não faz questão de esconder muita coisa da analogia de que ele usa, o povo quer parecer inteligente a qualquer custo
Concordo que o filme não procura esconder as analogias. Mas também é preciso lembrar que tem uma galera que não tem familiaridade com histórias bíblicas e que simplesmente não pegaram as analogias por terem um repertório cultural diferente. Pra quem não faz ideia de quem são os personagens clássicos do antigo testamento, Mãe sem dúvidas se mostra como um filme mais difícil de decifrar e de metáforas mais complicadas.
EntrePlanos Entendo perfeitamente, oque me incomoda é a necessidade de ser superior e o mesmo aconteceu com Rick and Morty, pessoas indo em fóruns dizer que quem não entendeu é um completo idiota ou comentando que esse tipo de conteúdo é pra gente com um QI elevado.
Esse é o caso de "o filme é bom, o fan club que estraga". As pessoas têm que começar a julgar a obra por ela mesmo, não por quem gosta ou pelos comentários do artista.
Primeiro: coisa mais linda que já vi no UA-cam você ter feito um vídeo de auto critica sobre um comentário em um vídeo de um ano atrás. Parabéns pela disponibilidade.
Segundo: a conclusão final de que pretencioso é um filme ambicioso que eu não gosto é absolutamente exatamente perfeitamente o que eu sinto mas nunca tinha parado para refletir sobre. Adorei.
Um ícone falando do outro
um ícone falando do outro
Seus roteiros são maravilhosos ♥
Né??? Não sei o que é mais maravilhoso se os roteiros ou esse cabelo fantástico dele kkkkk (zoando, é que acho lindo)
Loleray Fox por aqui. Linda!
lore cinéfila desde sempre
O MAX SE ALTO CORRIGIR ATRAVES DE UMA REFLEXÃO EM ALGO QUE ELE DISSE A 1 ANO ATRAS, só demonstra como ele esta se tornando um critico cada vez melhor,Parabens!
Admitir humildemente quando se está errado é um sinal de superioridade. Poucos possuem essa capacidade. E olha que ele não estava "errado"; ele só fez um comentário que ele considerou vago, e isso o incomodou.
E olha q foi numa coisa pequena, foi só uma resposta de um video de perguntas e respostas.
Vemos varios youtubers q fazem um video inteiro sobre um assunto, ele bosteja no video inteiro, varias pessoas respondem e ele n volta atrás.
Parabéns para ele pela humildade
Ou paranóico
Achei muito respeitoso da parte do Max em relação ao trabalho dele fazer essa autocrítica, realmente um ato de humildade e honestidade
*"Mãe!"* foi um dos melhores e mais marcantes filmes que já vi na Vida! Sério!
Prometheus e não cumphrius
marcos tsuna foi o que veio na minha cabeça tbm qnd falou dele
TUDUM TSHH
Eu não queria ter lido isso... kkkkkkkk
Merda, postaram na minha frente T.T
Desde de 2012 que ouço essa piada, e ainda caio nela.
Que vídeo necessário, Max! :)
Nenhuma palavra sozinha basta pra definir a experiência de um filme, muito menos "pretensioso". É claro que existem filmes (séries, quadros, pessoas.. haha) "pretensiosos", mas é uma crítica que necessita elaboração, como qualquer outra!
"Mãe!", para mim, é uma obra prima...
Um novo jeito de contar uma história já conhecida..
Até hoje ele reverbera na minha mente..
Estou cansada de sequências e reboots..
Gosto muito de obras originais ou novas perspectivas sobre histórias já conhecidas..
É necessário dar uma chance.
Quando alguém qualifica um filme como 'pretensioso' é quase automático eu qualificar esse alguém como 'burro'. A pessoa que se vê como "dotada da sabedoria" provavelmente não entendeu o filme, e não aceita isso. É puro julgamento sem sustância. E acho que o vídeo deixou isso bem claro, parabéns!
Sua análise de filme pretensioso foi perfeita e eu lembro de um filme que foi considerado Pretensioso na época e foi bem criticado mesmo antes da sua estreia e esse filme foi o Titanic. Eu falo que o filme foi considerado pretensioso, por que o diretor falou que seria um filme incrível, mas com a demora excessiva e o alto custo muitos acharam que seria um grande fiasco. Lembro que o filme demorou muito para ser produzido, estava custado milhões de dólares e já tinha sido anunciado que teria mais de 3 horas de duração e muitos críticos já consideraram o filme pretensioso mesmo antes do lançamento, mas quando finalmente ele estreou o sucesso foi imediato.
Parabéns Max. Conseguiu criar um vídeo que discute um dos maiores jargões da crítica cinematográfica por causa de um simples comentário. Isso só mostra a atenção que você dá aos inscritos e o que eles dizem.
Esse vídeo é extremamente necessário. Chamar uma obra de pretensiosa é realmente uma muleta muito comum por quem se presta a analisar cinema. No caso específico de mãe, eu vi muita gente que foi ao cinema e pegou as referências do diretor, gostou do filme, mas depois de um tempo, quando a mensagem do filme se tornou mais clara para os que não entenderam de primeira, passaram a chamar o filme de pretensioso, como se isso criasse uma barreira intelectual que os separasse dos que não conseguiram entender o filme enquanto assistia.
O pior é que quase sempre um filme pretensioso é uma boa ideia mal executada.
Ideia ambiciosa. Porque há varios filmes com ideias boas ou premissas boas mas que são mal executados sem serem pretensiosos.
Arthur Doumit É claro. Depende muito da execução. Por exemplo, se eu pedir para você financiar um filme... que... Trata das relações humanas, com vários personagens, com histórias diferentes e que no final há uma chuva de sapos. Você pode achar uma ideia muito pretensiosa e não acreditar que possa sair um bom filme. A não ser que eu seja Paul Thomas Anderson.
@@valmondiasferreira8961 Ou que eu seja o batman.
Ou uma ideia ruim com verniz de ideia boa.
Infelizmente há tantos filmes com premissas interessantes mais muito mal executadas...
ISSO DEVERIA SER CRIME
Max, constantemente vejo comentários a respeito de furos no roteiro, mas na maioria das vezes a pessoa não argumenta, apenas diz que o filme tem muitos furos.
Ótima reflexão! Um outro termo que é muito utilizado sem qualquer argumentação é o tal do "superestimado"
Acho que superestimado já é menos subjetivo e impreciso.
É possível identificar de forma objetiva e precisa o que se diz de um filme, e então analisar se o que é dito corresponde à realidade. Se o que é dito não está lá, ele é superestimado. Se, por exemplo, ele faz muito sucesso por ter uma excelente fotografia ou uma trama inovadora, e sua fotografia é medíocre ou a trama é lugar-comum, naturalmente o filme é superestimado. Os critérios são objetivos, ao contrário de dizer que o filme é "pretensioso", situação em que presumimos qual era a pretensão do diretor e o avaliamos sob a perspectiva subjetiva do que achamos que teria sido seu objetivo.
Superestimado é simples, é como você ouvir todo mundo dizendo que o filme X é muito bom, maravilhoso, revolucionário e qnd vc assiste sente que é um filme ok. Sinto mto isso com alguns filmes do Tarantino e do Scorsese, por exemplo.
Eu tenho uma visão que é a seguinte. Tudo o que eu tento entender, eu me baseio na etimologia da palavra, e o que eu entendi indo atrás da etimologia do tema discutido é que, pretensioso é tudo aquilo que tem pretensão. Pretensão é a disposição de se entregar algo, logo, todo filme que se dispõe a entregar o que quer que seja, é um filme pretensioso. Acho que a questão aqui, que torna o adjetivo "pretensioso" algo pejorativo, é a que envolve filmes que quiseram entregar algo, mas falharam em sua proposta, por isso, o termo pretensioso se tornou pejorativo nesse caso, uma vez que o filme teve a pretensão de entregar algo, seja uma discussão, seja uma reflexão, seja simplesmente cenas de ação de encherem os olhos, seja uma boa comédia, etc, e o que o filme conseguiu foi o resultado oposto, uma comédia sem graça, um drama que não emociona, uma ficção científica sem base, uma discussão rasa, dentre outras coisas
Samuka Guitar
Aí é que está. Como dito no vídeo, a palavra "pretensioso" aplicado a filmes é muito vaga, pois faz um juízo de valor que não se tem como atestar precisamente. Afinal, o filme é um produto e uma peça de arte feita para ser vista e interpretada por muitas pessoas, com noções e espectativas muito variadas. Então, no fim, o que pretensioso acaba significando é que aquele é um filme ambicioso do qual aquela pessoa, com noções e espectativas particulares, não gostou. E um filme que para você possa parecer pretensioso, para mim pode ter servido perfeitamente ao seu propósito.
Abraço!
Na parte do "não gostou", eu diria que isso não é critério. Como eu disse, pretensioso é uma palavra com um significado objetivo, enquanto que gosto é subjetivo. Nada me impede de gostar de algo ruim, mas pra definir algo como bom ou ruim é preciso seguir critérios objetivos, e é por isso que o critério que eu uso aqui é: o filme cumpre com o que promete? Se o filme fizer isso, então não tem como chamar ele de pretensioso. Donnie Darko por exemplo, foi o filme mais complexo que eu assisti até hoje, e no início eu não entendi sequer qual era a proposta do filme, mas analisando a fundo, eu percebi que o filme era sobre viagem no tempo, por mais que esse tema não fosse abordado uma única vez no filme. O fato de eu não ter entendido ele faz dele um filme pretensioso? De maneira alguma. Ele se propôs a entregar um enredo complexo, e fez isso de forma magistral. Eu posso odiar filmes assim, mas isso não é argumento pra chamar o filme de pretensioso. Gosto é subjetivo, e nunca pode ser usado como critério pra se analisar absolutamente nada, muito menos pra chamar algo de pretensioso. Pra chamar algo de pretensioso, é preciso seguir critérios objetivos, que vão além do "eu não gosto"
mas como vc vai saber exatamente o quê o filme se propôs a entregar?
É aí que entra a parte que ele fala no vídeo que existem várias formas do filme entregar sua proposta, tanto pelos trailer, comentários, marketing em geral, como pela própria narrativa, a trilha sonora, os enquadramentos, o próprio desenrolar do enredo, etc. Todo filme entrega sua proposta no próprio material, o marketing é apenas um extra que vai entregar a proposta de mão beijada, mas mesmo sem ele, dá pra saber do que o filme trata só de assistir. A questão é, muitas das vezes, o filme te prepara pra algo e no final, ele não cumpre com a expectativa que ele mesmo criou, seja através de anti clímax, seja pq o filme foi estruturado de forma grandiosa e entregou algo raso, ou como eu disse nos exemplos acima, uma comédia sem graça, um drama que não emociona, uma ficção científica sem base, dentre diversas outras formas que o filme tem pra fracassar naquilo que ele se propõe a entregar. Perceba que em momento algum a questão aqui envolveu gosto, mas coisas mais palpáveis, afinal, uma crítica deve ser universal, algo que funcione pra todos, ou pelo menos, pra maioria
Um exemplo, quando o filme é de comédia, e isso faz parte do próprio gênero do filme, o que você espera? Eu acredito que, se o foco do filme é ser uma comédia, tudo no filme vai contribuir pra que a obra seja engraçada. Obviamente, senso de humor é subjetivo, porém, existem elementos universais que tornam uma comédia eficiente, do contrário, seria impossível fazer um filme desse gênero, já que não dá pra saber como é o senso de humor do público. Agora, se o filme é uma comédia, e a crítica no geral não vê graça na forma como as piadas se desenrolam, seja por causa do timing, seja por causa dos personagens, da interpretação, ou até mesmo da própria piada, então esse filme fracassou. Vai ter um ou outro que gostou das piadas, afinal, gosto não se discute, mas nesse caso, o que manda é a maioria, e os critérios são estipulados com base no que funciona com a maioria. Exemplo, o Jar Jar Binks. Ele se propôs a ser um mascote carismático, e acabou sendo o personagem mais odiado de toda a série de Star Wars. Tem um vídeo no canal que fala dele, veja lá, vai ser interessante pra você entender o porque ele fracassou
Sou novo aqui, comecei a acompanhar por recomendação de um amigo, o primeiro vídeo que vi foi sobre interpretação que damos a um filme, desde então estou vendo o máximo de vídeos que posso desse canal, muito bom para quem e fã da sétima arte, amo cinema e espero ter a oportunidade de trabalhar neste campo de alguma maneira, adorei o canal, bastante completo.
Que vídeo interessante, Max! Eu odeio quando dizem isso sobre algum filme, música, clipe, qualquer coisa relacionada a arte, como se só esse adjetivo fosse o suficiente. Sempre lanço a pergunta em seguida "pretensioso por quê?" e percebo que a pessoa que usou o termo geralmente fica nervosa e tenta explicar o significado dele, em vez de explicar o que a faz pensar isso sobre aquilo que analisou.
o engraçado é que eu nunca pensei em pretencioso como algo ruim, pra mim ser pretencioso sempre foi arriscar, querer ser mais e/ou diferente dos demais. Via essa palavra não como uma ofensa e sim como um adjetivo neutro
Meus parabéns meu amigo!! É MUITO raro alguém que percebe que errou nos seus julgamentos. Você com esse vídeo ganhou ai da mais minha admiração.
Sobre: 2001 - Uma odisséia no espaço.
Vou citar o que Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke disseram. " Se você entendeu de primeira, é sinal de que falhamos "
" Só um Cinéfilo entende outro "
" Cinéfilos pensam igual "
Valeu Pessoas. 😉
Esse é SEM DÚVIDA o vídeo mais humilde, honesto e inteligente sobre autocrítica que eu já vi nessa plataforma. Sempre que vi alguém se desculpando por alguma merda que fez, ou tentando de desculpar, ou a pessoa dava uma resposta merreca sem nunca nem mencionar a merda que fez uma só vez no vídeo, ou pedindo desculpas de uma forma muito falsa e até mesmo ensaiada. Dificilmente eu vi alguém admitir que errou, que se expressou mal, que falou uma coisa ruim, que ofendeu alguém, e pedir desculpas com sinceridade.
É claro que o caso do Max não foi tão extremo quanto o que temos visto recentemente. Mas é um ótimo exemplo de alguém que deixou o orgulho de lado, entendeu onde pisou na bola e procurou saber como resolver. É por isso que esse é um dos meus canais favoritos hoje em dia.
Cada vídeo é uma aula. Valeu Max
Sua atitude em realizar esse vídeo é muito bacana! Apresentar uma reflexão sobre uma fala sua de um ano atrás, demonstra que vem se aprimorando. Não é qualquer crítico que tem essa transparência e compromisso.
Sobre Donnie Darko. Eu acho que um filme deve ter dentro de si todos os elementos necessários para sua compreensão(mesmo que de forma extremamente metafórica e subjetiva como 2001). O problema é que todo mundo que se propõe a explicar Donnie Darko sempre cita passagens do livro que não são sequer mostradas no filme. Eu gostaria de saber sua opinião sobre isso, você acha que é certo um diretor fazer um filme que só pode ser entendido com material de apoio?
Quem somos nos pra ditar regras esteticas sobre uma obra? Isto acabou desde inicio do seculo XX.
Max, gostei muito da sua atitude em refletir sobre algo que você mesmo comentou, e nessa reflexão acabou encontrando a origem em uma palavra, "pretensioso", que da maneira como você colocou muito bem nesse vídeo, acaba ficando vago, pois cada um atribui o sentido que entende. Isso serve de alerta, pelo menos para mim, a partir de agora, para tomar cuidado ao comentar alguma obra - ou ouvir/ler alguém comentando a obra de outrem - classificando-a como "pretensiosa". São as dificuldades comuns de uma língua como a nossa, ao nos depararmos com palavras assim. Valeu pelo alerta, Max!
(Particularmente, considero um filme pretensioso se ele for do tipo "parece que é isso, mas é aquilo", ou seja, tem-se um hype grande até por ser de determinado diretor, e ao assisti-lo, vejo que foi fraco no roteiro, nos enquadramentos, no desenvolvimento dos personagens etc.
Birdman é simplesmente genial, cheio de metalinguagem, profundidade dos personagens, além de ser dinâmico e não atropelativo, cada personagem tem seu momento de brilhar, e cada linha do roteiro não está lá atoa
É incrível saber que existem que ensinam de verdade no youtube. Ensinam enquanto entretém!
Entre planos é audacioso enquanto cheio de conteúdo!
Consideração muito assertiva a respeito do uso desse termo em comentários sobre cinema, literatura e etc. Outro termo q é bastante usado também, e q se tornou senso comum é dizer q determinada obra é "esquecível, ninguém vai lembrar daqui um ano".
Você faz um belo serviço pra comunidade cinéfila do UA-cam, Max. Seu canal traz uma visão que falta a muitos UA-camrs de cinema do país. E a descontrução dessa palavra que é usada a exaustão por muitos deles é uma das provas do seu diferencial. Continue com o bom trabalho!
Eu acho q a relação do diretor com o filme tem forte influência sobre como as pessoas percebem a "pretensão" do filme. Dunkirk é um ótimo exemplo disso, vi muitas pessoas criticando o filme antes do seu lançamento motivados pelo fato de que era um filme do Nolan e mesmo com seu defeitos o filme é muito bom, o q lhe rendeu uma indicação de melhor filme e diretor, além dos prêmios técnicos que o longa ganhou.
Nunca tinha pensado nisso, Max. Muito obrigada por esse vídeo... escolha de palavras sempre é algo delicado, em qualquer situação de comunicação. Sempre é bom sermos honestos com nós mesmos pra tentar nos comunicar melhor com os outros. Muito interessante o vídeo, adorei!
Mais uma aula em forma de vídeo! Aproveitando o sucesso estrondoso de A Quiet Place(Um Lugar Silencioso), seria inteligente um vídeo-ensaio analisando como o filme utiliza de forma tão interessante e impactante o silêncio para criar tensão e horror.
Arthur Doumit tem um vídeo no canal que o Max fala sobre Babadook, que aborda a criação de tensão e terror sem usar jump scares... Caso vc não tenha visto.
Mas é claro que outro vídeo, agora sobre A Quiet Place seria ótimo ;)
Arthur Doumit HUSH é um exemplo disso, filme muito bom!
Caro Max, agora você se superou e o seu canal conseguiu atingir um novo patamar. Continue fazendo vídeos nesse formato. Poucos aqui no YT conseguem esse feito. Parabéns!
acho muito massa que todo filme que tu mostra o trecho corresponde ao q tu ta dizendo, por exemplo da pra entender que Neon Demon foi um filme que te instigou mas tu não gostou
Como eu AMO esse canal
Seria pretensioso chamar um filme de "pretensioso" sem uma argumentação que embase o adjetivo? Me parece que sim.
Bela análise! Obrigado!
Max , parabéns demais por este vídeo ! Vejo neste vídeo interação com as pessoas que te acompanham nas redes sociais , reflexão do seu papel de crítico , crescimento no desenvolvimento deste papel e exposição clara de de tudo o que mencionei (num vídeo poucos minutos) . Parabéns mesmo ! Creio que foi um dos melhores vídeos que assisti no EntrePlanos. E quanto ao tema , você me fez pensar a respeito no twitter quando lançou a pergunta e agora ao assistir ao vídeo.
Por mim, Aronofsky deveria ter feito como David Lynch, que nunca explicou "Cidade dos Sonhos".
esse vídeo me ensinou que pessoas não sabem o que significa pretensioso. Aí fica difícil conversar sobre quais filmes são pretensiosos.
9:39 Poxa, Réquiem por um sonho não é pretensioso n kkkkkk
Excelente explanação Marx Valarezo. O seu trabalho está cada vez melhor!
Por sinal, enfatizar aqui nos comentários que tão chato quanto a pessoa pedante que se acha o máximo porque "só" ela foi capaz de compreender o filme Mãe, é a pessoa pedante que se acha superior por achar o filme uma merda. Os dois a 80 km/h, quem mais enche o saco?
Como é bom ler ou ouvir uma argumentação bem estruturada! Inscrito!
Uma coisa é certa, esse canal não é nada pretensioso. Entrega o que promete.
Uma rara e admirável postura. Recebeu um questionamento crítico, incorporou de modo amistoso, racional e produtivo para, depois, fazer uma autocrítica. Isso deveria ser uma regra entre as interações estabelecidas na internet e na vida. O obscurantismo presente faz com que uma demonstração simples de racionalidade nos impressione. Parabéns pela postura!
Hoje em dia a palavra "PRETENCIOSO" foi vulgarizada e acabou perdendo o impacto pelos críticos
Luis França Gastaram o termo! Perfeita a sua análise. Eu acabo concordando com o Max, tem q expor os pontos que te fazem pensar se o filme é ou não "pretencioso".
Esse vídeo dá uma verdadeira aula de reflexão e humildade. Paciência e atenção em primeiro lugar antes de criticarmos algo.
Para saberem o que é um filme pretensioso, assistam Righteous Kill. É a perfeita aula sobre o termo.
O plot twist no final chega dar vergonha alheia...
Caraca, genial esse vídeo, Max! Como você constrói toda a linha narrativa das suas ideias, e como você aponta para voce mesmo, e se autocorrige! Meus parabéns, hoje em dia é muito difícil ver esse tipo de argumentação e autocrítica!
Olá! Pretensioso é achar que pq não entendeu algo existe uma culpa e esta culpa é de quem produziu e não de quem a recebeu. Gerações que querem produtos e não obras, que separam arte de entretenimento (sendo que há um amálgama entre), de pessoas que querem tudo explicado ("Filme Explicado", "Final Explicado", "Série Explicada" etc.) falando que não tem tempo, mas o que sobra é preguiça de ir além, de pesquisar, de tentar entender. Expectativa é questão subjetiva, particular e não tem nada haver com o cineasta e o filme, e sim com quem espera algo por si só.
Esse vídeo ficou tão bom, que se torna o tipo de vídeo que vc necessita ver mais vezes para absorver todo o conteúdo e, principalmente, a reflexão que foi feita sobre o assunto. Pqp, esse vídeo ficou foda.
Acho que um filme pode ser realmente pretensioso, porém sempre achei que, em geral, as pessoas se sentem ofendidas com essa pretensão e nunca entendi o porquê. Sempre me soou como um tipo de policiamento querer dizer que tipo de filme um(a) diretor(a) pode/deve ou não fazer. Super concordo que tem algo de pretensioso/egocêntrico em se ofender com um filme pretensioso. Ninguém precisa gostar, mas se ofender....
Fala Max. Thumb up to you! Grande exemplo de como transformar uma auto-critica em aula de cinema + linguística. Este seu vídeo não será rotulado de pretensioso porque realmente entrega mais do que promete! OBS: já assisti mais de 20 dos vídeos deste canal. Gosto muito, mesmo sendo às vezes excessivamente didático (explica 3x, usando diferentes palavras, algo q entendi de primeira)
Essa discussão pode ser estendida a outras artes e mídias: séries, livros, música...
Ótimo vídeo, Max. Eu me incomodo quando alguém fala que um filme que eu gostei seria pretensioso. E até acho que essa pessoa é que está sendo pretensiosa demais porque talvez, ela não tivesse entendido o filme do modo como eu entendi. Ou pelo menos, não causou nela a mesma sensação que causou em mim. Eu acho ok você não gostar de um filme já que ele não te tocou de alguma forma. Mas desmerecer o filme só por causa disso é que eu acho pretensioso. Donnie Darko, por exemplo. Acho que tá tudo bem dizer que não gostou do filme porque não entendeu, ou porque achou que não faz sentido. Mas, simplesmente jogar adjetivos tipo "é pretensioso" e "é ruim", para mim parece muita pretensão de quem afirma porque fica parecendo que é ela quem sabe o que faz um filme ser bom pra qualquer um.
Quando você falou de Birdman no outro vídeo eu pensei logo: "pô, mas porque você acha pretensioso?". Realmente é o tipo de afirmação que não convence. Eu não acho que Birdman seja um filme grandioso, mas eu gostei dele. Por isso que fiquei pensando "porque eu gostei e ele não?". Mas quando a pessoa deixa isso mais detalhado eu entendo e posso até concordar. Interestrelar é um bom exemplo. Eu gosto desse filme, mas quando falam que ele não é tão bom porque tem muitas partes expositivas, eu só posso concordar porque eu também vejo esse problema no filme.
Enfim, criações artísticas é questão de gosto. Não vai ser todo mundo que vai gostar do que você gosta. Mas quando a pessoa explica com clareza porque não gosta, isso talvez até ilumine a cabeça de quem gosta, em algum ponto que ela não observou bem antes por ser fã demais.
Sensacional, Entre Planos! De fato, acho que usamos essa palavra de forma meio irresponsável não é mesmo? Admito que já a usei na vida pra tentar soar cool e inteligente, ou simplesmente acabar com uma discussão que já não tinha mais fim rs. Porém, pensando melhor sobre o seu vídeo, excelente tema aliás, eu chego à conclusão que um filme pretensioso é algo que tenta ser mais do que ele é, e um exemplo é o "Lady Bird" que diz ser profundo, mas eu o achei batido. Fofo? Sim. Mas nada de espetacular. Achei seus exemplos muito bons e foi um vídeo que me fez parar pra pensar. De pretensiosos vocês não tem nada. Nota 10!
Ao Pé Da Lente você por aqui? Amo seu canal 😍😍😍😍😍
Games das antigas opa! Muitíssimo obrigada 🙏🏻 Feliz que goste! Eu acompanho o Entre Planos faz um tempinho já. Gosto muito da linha de trabalho deles
Eu me sentia uma anta quando eu ia nas críticas de filmes e batia de frente com essa frase "filme pretensioso" e daí eu ficava pensando comigo: o que significa isso? Quando eu vi o título desse vídeo vim correndo ver. kkkk
Só que há uma coisa aqui: quem disse que Lady Bird é pretensioso? Digo, nas suas palavras, por que ele é dito ser profundo? Alguém falou para você ou filme lhe dá a entender isso? Eu assisti a esse filme, mas achei bem "real", tipo, nada do que a gente não veja por ai no dia a dia, mas não vi elementos que me levem a pensar que o filme pretenda ser profundo... gostaria que vc me explicasse isso, se foi uma opinião alheia que te falou que o filme era profundo e você notou que nada a ver, ou se o filme possui elementos que nos levam a perceber isso.
Aliás, vejo o valor que há na sua decisão de criar, generosamente compartilhar sua criação, e não parar por nada - por mais que tanta gente reclame da crise e do youtube. É importante mostrar o valor e a importância da arte (ou pelo menos tentar).
Prometheus e Mother foram vítimas do marketing errado e vítimas de sites que os destruíram propositalmente. Mas eu particularmente, gostei muito dos dois e não acho pretensiosos.
Erica Bernardo, as pessoas se decepcionaram com Prometheus porque esperavam um novo Alien, mas é um filme incrível, assim, como Mãe! que foi o melhor filme que vi em 2017.
Eu adorei prometheus, primeiro porque não esperei nada do filme, apesar de alguns erros no roteiro. Segundo, porque é do Ridley Scott. Até os filmes ruins do Scott são bons kkkkkkkkk
O marketing de Mãe! foi equivocado. Semanas antes do lançamento, lançaram um cartaz com referências a Bebê de Rosemary. Consequentemente, todos pensaram que seria um filme de terror e até pelo trailer mesmo. Não, não é um filme de terror, até porque o sensacional Aronofsky não recorre a esse tema. Ele é pessimista mas não faz terror. Seus filmes falam sobre o vazio, sobre a maldade, religião, paranóias.
@Erica Bernardo talvez isso explique o porquê de Aranofsky tentar explicar o filme várias e várias vezes. Ele parece ter percebido que muita gente não iria entendê-lo.
e pq as pessoas são burras
Mano, que canal bom. Conheci a pouco tempo, e me inscrevi logo que assisti ao primeiro vídeo. Gosto de cinema pra caramba, e esse vídeo pensando sobre a utilização do termo "pretensioso" foi muito bacana, tanto que me levou a tecer um primeiro comentário. Curti, estarei sempre aqui.
A veneração feita a Interestellar não está no roteiro, ou em quão profundo é o filme (ele nem se quer é isso), mas sim no fato de que os amantes da astronomia e da física se apaixanaram pela história do filme e não pelo modo que ela foi contada.
Creio que é por isso que dizem que os cinéfilos são pessoas insuportáveis.
Ainda assim achamos chato!
E os fãs do Nolan são mais insuportáveis
@@reidasplataformas9397 Bom, por que alguém ensinaria física a um babuíno? Tenha um bom dia.
@@MrGX200 Interstelar é mais um filme que as pessoas fingem gostar pra bancar de inteligentes.
Chatinho como todos do pseudo-intelectual Nolan.
E críticos que desdenham do filme pior ainda.
Muito legal você ter aceitado tão bem uma crítica e até feito um vídeo refletindo sobre!
O filme é pretensioso quando o cineasta emprega apenas o seu próprio interesse intelectual e não a acessibilidade do público. Quem diabos sugeriu essa maldita ideia? Ninguém aprendeu nada do Oscar Wilde? Ou mesmo do próprio Newton? Ideais e ideias NASCEM da abstração. Se você não tem capacidade de entender o que um autor lhe proveu e isso pode ser entendido através da análise da obra por um técnico, é o PÚBLICO quem é burro, não o autor que é pretensioso. Pretensioso... pretensão é achar que o púbico agora tem que mandar no nível de excelência do que o autor produz. Isso sim é pretensão. É por causa desse tipo de gente que arte comercial nasceu. Que ódio primordial, cara. Puta que me pariu.
Adorei a reflexão. Esse é o segundo video que vejo do canal e adorei. Vou ver mais. Parabéns.
Um exemplo de filme "pretensioso" : The Room, do Tommy Wiseau. O ator que fez tudo no filme ( ator, roteirista, produtor, diretor), pensou que era uma obra-prima mas mesmo assim continuou o projeto achando que ganharia em Cannes.
Mas virou um clássico da comédia involuntária.
Cara, você é muito bom, esse ano ainda serei seu apoiador!
sou muito curioso para saber como faz para se organizar para produzir um material tão bom, informativo e sensível.
Pretensioso: quem usa pretensioso eh pretensioso... Gente, como pode falar que Mãe! E Interestelar são pretensiosos mano? Eh muita pretensão da parte de vcs. Melhor falar que não gostou ou não entendeu e pronto
Parabéns pelo vídeo! O texto estava ótimo, a maneira que você desenvolveu as idéias, ficou muito inteligente e de fácil compreensão.
Cinderela baiana é um filme pretensioso, por pretender transformar Carla Perez em atriz.
Putz, baita vídeo ensaio. Estou impressionado com a qualidade da discussão!
Acho engraçado o fato do pessoal aqui no Brasil falar que Interstellar "entregou tudo de bandeja" faz parecer que somos um país cuja a população em sua maioria é da classe cientifica.O pior é que se você pedir detalhes do porque o filme entregou tudo de "bandeja" essas mesmas pessoas não tem a minima base cientifica para explicar.A verdade é que depois da turma do Omelete ter começado a criticar o filme, muitos foram no embalo e se tornou o que é hoje em dia aqui no Brasil: criticas baseadas em opiniões de terceiros no qual nem as próprias pessoas que as fazem conseguem sustentar.Enfim, otimo video.Esse canal é maravilhoso.Só vitória na tua vida.
Justamente, pegam palavras chaves, jargões, maneirismos e replicam, sem muitas vezes nem entender o conteúdo. Eu evito muito isso, tento ser o mais consonante possível com o que eu sei....
Eu não gosto desse filme, mas fiquei sem entender quando disseram que esse filme entrega tudo de bandeja. Tem uns diálogos expositivos, mas nada que estrague o filme como um todo. Pra mim, o maior problema desse filme é a mania de grandeza. Algumas decisões poderiam ter sido mais simples, mas o filme queria grandiosidade a todo custo que esqueceu dos pequenos detalhes. Mandar pessoas pro espaço sem ter certeza de que eles teriam sucesso... E nem ficou claro que eles haviam tentado de tudo na Terra.
Vou usar esse vídeo em futuras aulas sobre metodologia científica sobre categorização. Um belo exemplo sobre as dificuldades atinentes ao tema.
Com certeza pretensioso é um termo vago, porque é um termo que precisa de complemento. Um filme pode ser pretensioso e conseguir a profundidade pretendida. Ou não. Ser pretensioso é pretender, e essa atitude pode ter ou não sucesso.
Parabéns pelo video! Assunto muito pertinente, esbarro nisso aí regularmente discutindo com amigos.
Pra mim um filme pretensioso (ambicioso que falhou) se dá muito pela falha de narrativa do filme. Um filme deve fazer com que você entre nele, quando um filme tenta ser ambicioso, diferente, e ao mesmo tempo não funcionar narrativamente, pra mim isso é ser pretensioso. Em outras palavras, é quando a forma experimental do filme te distrai mais do que te faz imersar no filme. Um exemplo de ambição que eu acho que funcionou perfeitamente foi o filme Memento(amnésia), que é contado de trás pra frente mas prende o expectador maravilhosamente. Um filme ambicioso pra mim abusa na linguagem cinematográfica e no roteiro ao mesmo tempo, se o roteiro se mostrar fraco ou a linguagem visual for fraca e óbvia, pra mim essa tentativa de ser grande e falhar é ser pretensioso. Pode ser até fora do cinema como vejo em vídeos emocionais, muitos começam o vídeo já com uma música emocional de fundo e é justamente isso que me faz não ficar imerso no vídeo, no momento que a música toca, é óbvio a trilha gritando "se sinta triste", eles podiam deixar a trilha de forma gradual e menos perceptível e óbvia.
EU TO NO CHÃO! Ontem mesmo assisti ao filme sueco The Square (indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro do ano passado) e me deparei com algumas críticas acusando o filme de ser pretensioso. E, assim como vc, tbm cheguei à conclusão q era um filme no mínimo ambicioso em vários aspectos, mas q seria bem controverso justamente por ser "diferentão". Tbm concordo q nem sempre entendo alguns filmes por completo, mas geralmente essas produções são tão interessantes q instigam o espectador a refletir sobre o q acabou de assistir. E, na real, esse é o verdadeiro papel do cinema.
Parabéns pelo conteúdo super original e de qualidade. Sou um grande fã do canal ❤️.
Então tendo em vista tudo isso, podemos dizer que você foi pretensioso no adjetivo.
Verdade, daria pra dizer que sim hahaha
Cara, eu achei esse vídeo um exemplo de humildade e uma bela aula sobre análise de filmes. Parabéns.
Acho q usando Interestelar de ex. (eu até gosto do filme) e me baseando no o google diz: "que ou aquele que pretende ser mais do que é na realidade; presumido, vaidoso". Pretensioso como Interestelar é um filme q cria um contexto bem complexo ou grandioso, q instiga o intelecto, mas q no final traz soluções broxantes, mensagem óbvia ou em desacordo com tudo q o filme apresenta (Interestelar se encaixa aqui), ou falha em ser grandioso quando os personagens não são cativantes, e a própria história é mal construída. Posso ter falado besteira, não é a primeira vez e nem será a última.
Uma solução broxante?!!!!Me diga amigo, como se resolve um paradoxo?É incrivel que todas as criticas ao Interstellar partem dessa mesma premiisa que tu usou.E é mais incrivel ainda que se vocês entendessem um pouco sobre paradoxo isso não aconteceria.O bom do Interstellar é isso: o filme tentou usar ciência de verdade num filme, eles não recorreram a tolices do genero Sci-fi, sendo assim, depois de ter entendido o problema do paradoxo a forma de resolve-lo seria o caminho mais simples.Pois é assim que se resolve.Falar que os personagens não são carismaticos parece até brincadeira.Cooper e Murphy são personagens incriveis.E novamente eu me pergunto: Por que no Brasil existe tanta aversão a Interstellar?Nos USA as pessoas fazem memes usando as frases do filme, cientistas endeusam o filme e fazem videos explicando as teorias usadas no filme.Dai aqui no Brasil: Filme sem-graça e mal construido.HAHAHAHAHAHAHAHAHA é rir pra não chorar.
Falando sobre interestelar eu acho grandioso cinematograficamente, as imagens, planos, o buraco negro, o rasante sobre o planeta de gelo (que foi filmado com um caça). Agora o que mais me incomodou no filme foi a falsa complexidade, pegando alguns conceitos de física e uns delírios e elucubrações matemáticas de uns POUCOS físicos e misturando tudo de uma forma ridícula (coletar dados quânticos dentro de um buraco negro pra resolver a gravidade) é uma piada, fala isso pra qualquer ser humano que entende de reatividade geral e um pouquinho de mecânica quântica que ele vai rir, não faz sentido nenhum.
E pra piorar eles usaram o fato de terem consultoria de um Físico famoso, hoje um Nobel, pra validar o caráter científico do filme, sendo que o cara não ajudou a escrever o roteiro, ele calculou o efeito de lente gravitacional que um buraco negro causaria pra fazer um modelo computacional e consiguir reproduzir como enxergariamos um buraco negro, e isso ficou magnífico.
@@geovannewashingtonashwood , por definição paradoxo não tem solução, não é possível solucionar um paradoxo.
@@gabriel90999 Se resolve um paradoxo temporal da maneira que foi resolvido no filme: Você garante que tudo o que o levou até determinado lugar aconteça novamente.Você mencionou o fato de coletar dados dentro do buraco negro para resolver a gravidade é ridiculo.Você sabe com exatidão o que se passa dentro de um buraco negro?Se não, como pode fazer tal afirmação?Quem perito em mecânica quântica pode afirmar que algo é piada?Nem se sabe como as coisas funcionam direito na questão quantica e nem por isso desdenhamos da mesma.Na ultima palestra que fui no Instituto de Fisica sobre Quântica o professor mesmo disse que nemse dá para fazer previsões do que se passa dentro de um buraco negro.De onde você está tirando sua base para suas alegações?De onde você está tirando confiança para descartar coisas sobre algo que você nem ao menos tem certeza do contrario?Coisas desconhecidas devem ser deixadas em abertos, a partir do momento em que você bate o martelo e diz que algo não é assim mas não tem outra explicação isso ai ja vira pseudo-ciência ja que tu não tem nada que sustente teu argumento.Soluções sem sentido no filme?Concordo, as soluções cientificas de verdade devem estar em "2001- uma odisséia no espaço" né?
@@geovannewashingtonashwood Eu estava escrevendo uma resposta gigante comentando ponto a ponto, mas eu cliquei em Ler Mais no meu comentário anterior e o comentário inteiro sumiu, aí deu preguiça de reescrever tudo, então foi tentar resumir ao máximo, se quiser que eu fale mais de algum pouco só comentar.
Vou começar admitindo uma falha, eu não assisti 2001 ainda. E vou aproveitar e já vou deixar claro que tudo que eu vou falar esta de acordo com a teoria da relatividade geral de einstein, primeiro porque é o mais aceito entre os cientistas e no próprio filme tem suas equações escritas num quadro negro, logo os personagens usaram elas e concordam comigo nisso. E mais uma coisa essas coisas só me incomodaram porque o filme quer ter a cara de cientifico, por exemplo a velocidade de dobra em Star Treck não me incomoda.
1- paradoxo por principio é algo que partindo de um conjunto de regras contradiz essas regras, se parar de contradizer deixa de ser um paradoxo. Um exemplo de um caso onde aparentemente há um paradoxo, mas na verdade não existe é o paradoxo dos Gêmeos, vale uma pesquisada,
2- "Você garante que tudo o que o levou até determinado lugar aconteça novamente" Do jeito que acontece no filme viola o principio da causalidade onde a causa sempre tem que acontecer antes da consequência. O pai consegue chegar ao ponto de conseguir conversar com a filha através da estante, porque ele conversou com a filha através da estante. (Sem contar que viajem no tempo pro passado não são possíveis segundo a relatividade geral)
3-"coletar dados quânticos dentro de um buraco negro pra resolver a gravidade", Eu falei que a construção da frase é ridícula, resolver a gravidade não faz sentido e dados quânticos é tão vago quanto falar que precisam de dados cinemáticos pra alguma coisa. Uma frase tão ruim quanto "coletar dados ondulatórios dentro de um buraco para resolver o empuxo" se você sabe o que é mecânica ondulatória (propagação de ondas, difração, ressonância ...) e sabe o que é empuxo (força característica dos fluidos) você sabe quão sem sentido é essa frase, o buraco negro aqui não faz nenhuma diferença, e sim ninguém sabe o que tem dentro do buraco negro. existe até uma discussão se faz sentido em falar de dentro de buraco negro, mas a gente sabe o que acontece envolta dele e é impossível chegar perto sem morrer [procure por espaguetificação] e a dilatação temporal seria tão grande que pra quem está fora quem está "caindo" está aparentemente parado.
4-"Nem se sabe como as coisas funcionam direito na questão quântica" Cara a mecânica quântica é a parte da Física mais exitosa que a gente conhece, tem as melhores previsões e o maior índice de acerto, obviamente ela não explica tudo, como nada estudado, descoberto ou inventado até hoje, portanto sim se sabe muito bem como as coisas funcionam na mecânica quântica.
5- A partir daí você me acusou de não saber e nem ter respaldo no que eu estou falando, de estar acreditando em pseudociência, de não estar aberto a hipóteses e coisas afins. Pra começar eu não queria usar do apelo a autoridade, porque acho que seria suficiente ficarmos nos argumentos, mas como você me cobra isso e até fez uso desse artificio quando citou o professor de física eu estou a vontade pra usar também, eu sou Bacharel em Física e estou no ultimo semestre do meu mestrado acadêmico em astrofísica onde eu estudo estrelas de nêutrons e para tal estudei muito relatividade geral e mecânica quântica, portanto a base e a confiança para minha argumentação está espalhada nos meus 6 anos dentro de uma Universidade Federal estudando física.
6- Sobre não aceitar hipóteses eu em momento nenhum disse isso, porém devemos encará-las como elas são, hipóteses, ou seja uma ideia sem respaldo cientifico, mas que merece ser estudada para quem sabe no futuro ter o respaldo cientifico necessário. Alçar uma hipótese na categoria de informação cientifica sem estudos e respaldo acadêmico que é de fato pseudociência.
7- E pra terminar eu nunca falei que a solução é sem sentido, pra mim a premissa, a motivação, o argumento que são sem sentido, como eu disse precisar de dados quânticos pra resolver a gravidade é sem sentido o que vem depois por implicação não pode recuperar o sentido.
Eu tentei ser o mais claro que deu sem escrever uma infinidade de coisas e mesmo assim ficou maior do que eu queria.
Max, seu raciocínio lógico é exemplar! Parabéns pela análise completa e complexa (mas que foi simplificada pela lógica empregada). Abs
Não tenho problema com a palavra "pretensioso", nem acho que seja um insulto. Há filmes que realmente são pretensiosos em suas mensagens (principalmente quando tentam uma pegada mais filosófica e hermética), mas que estão a altura de sua ambição - quer o "grande público" compreenda ou não. O que me incomoda é a palavra "superestimado", pois ela parece trazer em si a ideia de que todas as outras opiniões estão erradas e só a minha aproximou-se da "verdadeira estima" que o filme merece. Essa palavra, sim, denota arrogância de quem escreve ou fala.
Vinicius F. Boa!
Mas, parece q a ideia de ser superestimado também se liga com o marketing na divulgação (fazendo um paralelo com o que o Max disse no video).
Mas filme superestimado não é as vezes nem relacionado ao filme, masmao marketing emmcima dele. Algudm se lembra ainda de La La land? foi mais marketing que filme.
Não sei se concordo... a ideia do marketing é uma, mas a estima do público e da crítica é outra coisa. Um se trata do pré-lançamento do filme, o outro já diz respeito à forma como ele foi acolhido pelos espectadores. Quando se usa "superestimado" você fala que o filme recebeu um tratamento melhor do que deveria. A questão é: quem disse que seu padrão é o único válido, enquanto a maioria teria se "equivocado" em gostar demais de um filme?
@@viniciusf.7688 Mas será que quando alguém faz a crítica de uma obra já não fica implícito a ideia de que aquilo é um artigo de opinião, ainda que seja de um crítico que saiba do que está falando? Porque sinceramente eu não me levo muito por isso, eu respeito o fato do cara ter estudado a sétima arte - e o que faz parte dela -, que ele tenha assistido centenas de filmes, e ele pode ter mais competência do que eu em alguns assuntos, porém o gosto pessoal independe disso. Há críticos que discordam entre si, então acaba muitas vezes não sendo tão preto no branco quanto podemos pensar que seja.
Max, apoio, recomendo e divulgo seu canal com gosto! Parabéns e obrigada!
Mãe não é pretensioso pra mim, foi um filme simplesmente autoral, expressivo e que funcionou pra mim, sendo inovador, fresco e diferente no ano lançado.
davd marqs concordo
Mãe é foda
lindíssimo, falou tudo.
O que que o filme tem de inovador? Todos os outros adjetivos eu concordo, adorei o filme, mas foi pretencioso porquÊ o diretor achou que iria inovar, mas não conseguiu.
davd marqs
Excelente uso da semiótica, coisa rara nesta safra!
Eu me senti assim ao ver filmes iranianos. Acho que "Através das Oliveiras" foi o 2° que eu vi, para nunca mais. O filme era aclamado pela crítica e parecia ir do nada para lugar nenhum. Seinfeld é uma comédia declaradamente sobre o nada, por exemplo, mas me fazia rir de dar gargalhada. Abbas Kiarostami não fazia comédia. Mas até hoje eu recordo com carinho alguns filmes como "Caráter" ou "Pelle, o Conquistador". Tão surpreendentes, tão acachapantes, tão humanos e até hoje me fazendo pensar ou me emocionar só em recordá-los. E não tinham pretensão. Fantástico vídeo! Parabéns!
Quando comento um trabalho, evito usar a palavra "pretencioso", por ela já ser jargão de membro do clubinho de críticos, por ela ser subjetiva e não dar informações diretas sobre os "problemas" em discussão, e por ela quase sempre ser o ego do espectador, latejando de raiva, frustração ou o que quer que ela correlacione... Mas existem filmes que eu considero pretenciosos, e em meu quesito particular, são os que pegam um ou mais de um tema grande, que rende discussões há anos; décadas; séculos ou até milênios: como o sentido da vida... deus... moral... religião... livre arbítrio... e dão uma resposta definitiva, una, verdadeira... rejeitam que são apenas mais uma opinião. Em seus 90, 120 ou 180 minutos de duração, encerram um debate que não cobre todos os argumentos possíveis, ou parte de premisas duvidosas; questionáveis. Quase tal qual o método ciêntifico, verifico as bases; as fontes, e se são duvidosas para manter o proposito da obra, ele provavelmente é pretencioso, ainda que eu não use a palavra tão levianamente.
Pode dar um exemplo?
Lendo seu comentário pensei em filmes de "ficção científica" que usam a palavra "ficção" como desculpa pra pseudo ciência e desinformação. (cof lucy cof)
@@igorclaudino891 Mas filmes podem se propor a falarem do que quiser, vai do seu gosto. Eu mesmo odeio filmes de herói. DC e Marvel que se matam de falar por ai, nem sei qual herói pertence a qual universo. Sei que existe homem-aranha, hulk, capitão américa, mas é isso, acho um porre, nem perco meu tempo.
Mas um filme pode se propor a falar de algo filosófico, expressar a ideia do seu autor sem necessariamente dizer que é a verdade universal.
Birdman é o único dessa lista que defendo por paixão, porque senti isso na execução de Inãrritu. Sei que em termos ele repetiu um discurso já visto sobre mudanças em Hollywood como Crepúsculo dos Deuses já havia feito, ou O Jogador, mas é mais do que isso uma carta de amor ao ator, o profissional engolido pela máquina. Maravilhoso! Adorei o vídeo Max.
Me lembrei dos filmes do Nolan
Bem lembrado. Esse senhor anda devendo desde inception ou para alguns o grande truque e o cavaleiro das trevas.
Que coisa bacana heim!! Q bom que existam jovens fazendo vídeos q vão além do senso comum. Adoráveis análises. Estou inscrito!!
Todos os filmes são pretensiosos, pois os produtores e diretores querem fazer algo impressionantes e grandiosos, ninguém quer fazer um filme que não atraia o publico e critica .
Se eu fosse um cineasta, gostaria de fazer um filmes que ganhasse todos os prêmios, Oscar, Palma de Ouro, Urso de Ouro... todos os prêmios, por isso eu acredito que todos os filmes são pretensiosos, pois tem a pretensão de ser a maior obra do cinema já realizada .
The room é um deles kkkkkk
Ótimo vídeo! Eu sempre entendi a denominação "pretensioso" para um filme (ou qualquer obra de arte, na verdade), quase da mesma forma como você descreveu na segunda definição: uma obra que se propõe a tratar de temas complexos e delicados de forma eloquente, mas que aborda-os de forma simplória e/ou mal articulada.
Eu gosto de Birdman, mas realmente nunca parei pra pensar no que significa "filme pretensioso" mas e ai, rola uma critica menos pretensiosa a birdman? Kkkkkk
G Duke Ele tem uma boa técnica de filmagem. Mas eu acho o roteiro meio +/-
Eu acho um dos melhores filmes que ja assisti.
G Duke 👏👏👏
Birdman costuma ser um dos melhores filmes da década, no final o autor do vídeo meio que admite que o filme não é pretensioso, e sim o diretor(eu acho) em declarações públicas.
pretenSioso
Max, sempre fui sua fã, mas depois desse video me tornei uma super fã. Parabéns!
Falando em argumento, e o argumento do "La la Land não é tudo isso" e logo depois mudou de assunto sem falar o pq o filme não é tudo isso...
O famigerado diferentão.
Mais realmente La La Land é um musical bonito e legal, porém a aclamação foi exagerada.
O filme não é tudo isso
La la land não é tudo isso!
La la land não passa de um bom musical. Apenas isso
Caramba, esse canal é muito bom. Parabéns pelo trabalho, Max! Sucesso!
Sempre pensei um filme pretensioso a partir do legado dele, então o fator tempo é importante para mim. Alguns filmes se propõe em algum momento serem atemporais ou uma referência para a história, mas falham a longo prazo. Pensar sobre isso me fez lembrar de filmes despretensiosos que sim fizeram história.
Gururaj Singh bem falado e essa lista é gigantesca e cheia de filmes excelente
O problema, eu acho, é saber se o filme realmente tinha a pretensão de ser atemporal. No final corre o risco de a gente perceber a ambição que o filme tem e, por não ter gostado dele, presumir que ele quis ser tudo aquilo (atemporal, referência histórica, marco, etc.).
Leandro Rosa Normalmente (acredito eu) são filmes que querem ter linguagem própria e um argumento holístico (querendo explicar pro expectador como a vida é), sendo que sempre há um risco disso ir pro brejo.
Ai chega Me Chame Pelo Seu Nome, que é um filme de amor de verão bem feito, que so se propõe a falar de paixão e do tempo, e consegue ter uma grande aceitação e ficar hype. Às vezes, a pessoa se preocupa mais em ser lembrada (e o ego influencia nisso) do que fazer um filme sobrio e simples, mas bem feito. um bom produto artístico não consegue viver sob o ego do artista, pq ego cega muito. Causa ansiedade.
Tô vendo todos os vídeos do canal e já amando MUITO!
Acho que vc pretendeu desconstruir um pensamento pretensioso em voga, e obteve êxito nesta pretensiosa empreitada.
Justamente. Diria que até ele anteriormente, nesse vídeo que ele diz que o filme é pretensioso, o fora. Porque pelo que é possível entender, ele usou um termo sem conhecer seu significado. Veja o quanto ele precisou pesquisar e perguntar para outrem antes de fazer um vídeo resposta para sanar a dúvida do que significa ser um filme pretensioso, pois nem mesmo ele sabia. Ora, se não conhece o termo e o que ele significa no seu cerne, por que usá-lo?
Na verdade por vezes, e por experiência na língua materna, e que pode ser o caso do autor do vídeo, é possível intuirmos o significado de uma palavra, mas talvez não consigamos traduzir em outras palavras explicativas...
E confesso que muitas vezes terminava de assistir a um filme e ia correndo ver a crítica de outras pessoas para ver o que elas pensavam, e eu sempre topei com essa curta frase "filme pretensioso", coisa que nunca entendi, o que foi justamente que me fez correr até este vídeo para tirar essa dúvida hehehe.
Você criou neste vídeo um dos melhores conteúdos que já vi no UA-cam, pelo fato de ter partido de uma autocrítica e terminado com um crescimento da sua própria perspectiva sobre o assunto. Parabéns e obrigado!
Não acho que Mãe tentou enganar quem assistiu, dá pra saber claramente o que acontece, não tentou esconder nada ele é o que é
Muito bom esse vídeo Max. Uma análise, ou autoanálise, muito contundente e pretensiosa.
Eu acho engraçado as pessoas falando que “Mãe” é um filme pra gente inteligente que usa metáforas complicadas, só que não o filme não faz questão de esconder muita coisa da analogia de que ele usa, o povo quer parecer inteligente a qualquer custo
Concordo que o filme não procura esconder as analogias. Mas também é preciso lembrar que tem uma galera que não tem familiaridade com histórias bíblicas e que simplesmente não pegaram as analogias por terem um repertório cultural diferente. Pra quem não faz ideia de quem são os personagens clássicos do antigo testamento, Mãe sem dúvidas se mostra como um filme mais difícil de decifrar e de metáforas mais complicadas.
EntrePlanos Entendo perfeitamente, oque me incomoda é a necessidade de ser superior e o mesmo aconteceu com Rick and Morty, pessoas indo em fóruns dizer que quem não entendeu é um completo idiota ou comentando que esse tipo de conteúdo é pra gente com um QI elevado.
Ah sim, entendi. É, gente que fica posando de superior é sempre um saco, especialmente com obras de arte.
Neste caso o público é q foi pretensioso.
Esse é o caso de "o filme é bom, o fan club que estraga". As pessoas têm que começar a julgar a obra por ela mesmo, não por quem gosta ou pelos comentários do artista.
Muito bom o vídeo, é lindo ver alguém voltando atrás em algo que disse, principalmente na Internet