Orgulho e felicidade imensas em ter sido instrutor dessa maravilhosa aeronave!!!! O inesquecível AT-26 Xavante!! Fica aqui também registrada, minha extrema admiração pelo nosso herói, Ozires Silva!! Precisamos, urgentemente, de mais brasileiros patriotas, como ele!!
O papel do gestor fica evidente nesta grande atuação de Ozires Silva, fazendo o melhor e tendo a visão futurista. Também devemos lembrar do ministro que acreditou em todo o projeto e julgou ser o melhor para a FAB, Embraer e pela pesquisa e desenvolvimento para crescimento da nação e investiu forte em tecnologia. Parabéns pois o único interesse que norteou foi o bem para o Brasil.
Espetacular. Ozires Silva é um gênio patriota que tem que ser inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. Obrigado senhor Ozires Silva!!!!! Parabéns ao canal e avante.
Sou natural de Coroados no interior de São Paulo nascido aqui tem um tenente coronel Hugo Carrilho slavez lembro na minha infância dos rasantes do xavante o som das velhos motores Viper barulhento só que significativo você já escutava e dizia xavante e saia correndo pra ver na minha pequena cidade que nada acontece e me marcou muito para amar aviação
Lucchesi, parabéns. Você é muito bom. Este vídeo é uma aula de história da nossa aviação; eloquente e didático, foi prazeroso e gratificante assisti-lo. Muitíssimo obrigado. Por favor continue nos proporcionando esses maravilhosos vídeos. Você já entrou para a história da mídia brasileira.
O Ozíres Silva foi o mais bem sucedido na indústria aeronáutica brasileira até hoje. Mas entre o Santos Dumont e ele, teve um cara de Pelotas também, mecânico que construiu biplanos, que entre os anos 30 e 40 queria a licença de uma fábrica de aviões civis e militares. Esqueci o nome dele, nem lembro agora se era engenheiro aeronáutico formado. Durante a II Guerra até estudaram a proposta da fábrica, mas na época o governo não se interessou porque os projetos dos aviões eram simples, e logo com o fim da II Guerra havia uma grande oferta de aviões dos EUA. Mais tarde o Vargas, responsável pela negativa, acabou se arrependendo, porque a FAB nos anos 50 era muito próxima dos ianques ! Os argentinos naquele momento foram mais espertos. Contrataram um monte de engenheiros aeronáuticos do Eixo recém corridos da Europa , os argentinos se aproveitaram que os engenheiros estavam enfurecidos tanto com os ianques quanto com os soviéticos, entre estes engenheiros estavam os irmãos Horten, o Kurt Tank e o Cesare Palavicino !
@@armandosabre4111 Creio que esteja referindo-se a Antonio Guedes Muniz, de Alagoas. 27 unidades do Muniz M-7 foram produzidas (26 exemplares e 1 protótipo, e onze utilizadas pela Escola de Aviação Militar) pela Companhia Nacional de Navegação Aérea (CNNA). De fato os argentinos trouxeram bastante engenheiros aeronáuticos do eixo experientes (houveram certas tentativas de venderem/participarem de projetos aqui, como o projeto do helicóptero "BF-1 beija-flor", ideia de Henrich Focke, mas sem sucesso), entretanto mesmo com uma quantidade considerável de projetos na mesa/papel, além de outros que obtiveram e passaram em testes, problemas econômicos, orçamentários e técnicos causaram que esses projetos autóctones fossem substituídos por aeronaves/plataformas estrangeiras, como o Pulqui II (que até experimentou uma curta vida operacional) sendo substituído pelo F-86 Sabre.
@@lucasfeliphe7028 Então foram dois projetistas brasileiros de aviões que tentaram pôr fábricas próprias, porque este que citei era gaúcho, e era dono de um hangar em Pelotas ! Mas obrigado pelo informe, vou pesquisar pelo trabalho do alagoano Muniz.
Obrigado pelo elogio, Anl Technologies, muito obrigado mesmo. E posso ser "abusado" e te pedir um favor? Divulgue o nosso Canal, chame os teus amigos a se inscreverem. Queremos crescer e melhorar cada vez mais, e precisamos desse apoio! Abraço forte, Claudio Lucchesi & Kowalsky.
Maravilha de vídeo. Que história. Todo brasileiro deveria conhecer esse início da Embraer gloriosa do Séc XXI e como a FAB foi e continua sendo um forte elo de nossa indústria aeronáutica.
Uma grande história que infelizmente vai se perder na internet. Isso prova que com competência e coragem, que o Ozires tinha de sobra, a indústria brasileira vai longe!
Ótimos seus videos, prato cheio para quem gosta de aviação ! Em 1978 fiquei um mês em Natal, a trabalho, num hotel em Eduardo Gomes,(atual Parnamirim) ao lado da base aérea de Natal. Os Xavantes subiam e desciam o dia todo (era treinamento de pilotos de paises da América do Sul), barulho infernal mas gostoso de ouvir..
Que matéria fantástica ..., parabéns...., é impressionante observar como uma pessoa tão inteligente como o Comandante Ozires Silva foi extremamente importante para o desenvolvimento da aviação no Brasil . Ele foi a própria Gênese desse processo.
Obrigado! E acho que você vai gostar muito do vídeo de hoje! Aguarde, às 18h00, o último Documento Revista Asas de 2023! Forte abraço e Boas Festas! Claudio Lucchesi
Parabéns Fato é que sem a capacidade de pessoas dotados de espírito empreendedor , a Embraer não teria acontecido . Foi o caso da Gurgel , indústria nacional de veículos , no entanto .., essa colapsou .
Meu " velho", fez o voo mais alto com o Xavante( Não sei se foi registrado). Descreveu que já conseguia ver levemente a curvatura da terra. o canopi congelou e não podia mexer na manete , para não apagar o motor. Foi em cima de São Paulo ou Natal. Tinha 22 ou 23 anos de idade, na época.
Sou d Natal q era o lar desses aviões. Cresci vendo eles voando, vi rebocando alvo pra treino d tiro e ainda vi uma exibição onde foram colcados alvos no mar numa distância segura e eles fizeram treinamento d tiro e as pessoas puderam acompanhar. Fora os portões abertos q a base aérea fazia, com a exibição da esquadrilha da fumaça. E tb eu veraneava numa praia q era bem prox a uma área militar d treino d tiro então passavam muitos xavantes e tucanos. Inclusive teve um caso recente onde um militar q não era piloto e estava apenas acompanhando o voo ejetou-se d um tucano nessa mesma praia q é prox a área d treinamento. Hoje so resta a saudade do barulhão do motor.
Agora com a aquisição de tecnologia do Gripen, quem sabe a embraer desenvolva um caça leve de treinamento e combate totalmente brasileiro (menos o motor por enquanto)! E futuramente um caça de 5 geração!
Se o Xavante trouxe desenvolvimento para a industria nacional...imagine se no lugar dos Mirages nos início dos anos 70 tivesse vindo o Viggen com a parceria da Suécia. Hoje o Brasil estaria melhor na indústria aeroespacial
Muito obrigado, EE.UU.Z18! E aproveito (se não se incomodar) para te pedir para nos ajudar a divulgar o Canal e ganhar inscritos - isso é muito importante para mantermos a produção, crescermos e melhor ainda mais! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
Muito obrigado, Joel! Vou compartilhar a sua mensagem com toda a equipe aqui! E aproveito (se não se incomodar) para te pedir para nos ajudar a divulgar o Canal e ganhar inscritos - isso é muito importante para mantermos a produção, crescermos e melhor ainda mais! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
CARACA MANO QUE LINDÃO PENA QUE ESSES PROJETOS DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS NÃO AVANÇARAM EXISTEM PROJETOS INTERESSANTÍSSIMOS AO LONGO DE TODOS TEMPO NAS TRÊS FORÇAS UMA PENA SENÃO ESTARÍAMOS EM OUTRO PATAMAR NA QUESTÃO BÉLICA EM NOSSO PAÍS😢😢😢😢
Fantástica essa história. E só você Cláudio para contar desse jeito. Agora, toda vez que você aparece num vídeo aqui no canal com essa maquete do Bandeirante aí na sua bancada eu fico aqui babando nela. Tem uma dica onde posso comprar uma igual?
Amigos, Sandro e Ivan! Desculpa estragar a expectativa. Essa maquete foi presenteada para algumas pessoas na festa de 40 anos da Embraer - e fui um dos sortudos que ganhou. Que eu saiba, ela não existe à venda. Realmente, é muito linda. Tenho um carinho especial por ela. Abraços! Claudio Lucchesi.
Oi, Ivan! Olha, numa viagem que fiz à Rússia, numa loja de modelismo, fiquei pasmo ao encontrar diversos kits da Embraer feitos por empresas russas e do Leste! A PAS-Models tem do EMB-120 Brasilia, a Amodel tem mais de um do EMB-121 Xingu; e tem também de outros fabricantes como Welsh Models e RVHP (família 145). Muito interessante! Abraços, Claudio Lucchesi.
Vídeo sensacional. Tive oportunidade de trabalhar no Esquadrão de Manutenção da Base Aérea de Fortaleza entre 94 e 98 e lá acompanhei essas máquinas maravilhosas e barulhentas. Eu ouvi uma vez que havia um Coronel Aviador que queria passar voando por dentro do hangar de manutenção com um xavante mas foi convencido que não seria muito saudável...hahahaha. Acredito que vale a pena você pesquisar sobre esse episódio da história do 1º/4º GAV, que ficou sediado em Fortaleza por muitas décadas. Parabéns pela excelente história, uma pena que só posso dar um like...hahahaha
Oi, Neilson! Tudo bem? Olha, você só pode dar UM like, mas pode chamar os amigos, colegas fabianos, grupos - para curtirem e se inscrevem no Canal! Assim você nos ajuda MUITO a continuar contando histórias como essa! Abraços, Claudio Lucchesi
Morei em Fortaleza quase minha vida toda. Lembro dessa época só xavante. Pacau. As apresentações dos xavantes eram maravilhosas. Lembro de quando eles decolavam com aquela bandeira pra fazer treinamento de tiro. Época boa
Tenho ouvido suas histórias a algumas semanas quando descobri seu trabalho. A história do Bandeirante foi muito boa, mas esta, do Xavante, está soberba. Muito bem concatenada e editada. Meus parabéns pelo conteúdo e pela superação.
Muito obrigado, Nathan! E posso te pedir um favor (se não se incomodar)!? Nos ajude a divulgar o Canal e ganhar inscritos - isso é muito importante para mantermos a produção, crescermos e melhor ainda mais! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
Cláudio Lucheesi em várias partes do vídeo aparece o AT-26 Xavante FAB 4514? Ele foi um dos últimos operacionais na FAB e, atualmente, encontra-se montado num galpão da Universidade de Taubaté (Unitau), em Taubaté, SP.
Oi, Vandeir! Que legal saber disso! Voamos com o 4514 durante uma reportagem da ASAS sobre o IPEV, daí essas diversas fotos dele! Abraços! Claudio Lucchesi
Este jato é um dos mais elegantes da Guerra Fria. Será uma pena quando eu tiver que derrubá-lo no War Thunder, mas espero vê-lo em breve por lá ! Me causa estranheza que estes tanques nas extremidades das asas já não sejam mais considerados na indústria aeronáutica ! Sem piada, meu respeito a quem o pilotou !
Muito bom Dia! Eu sou oficial reformado da FAB, trabalhei por 47 anos quase que ininterruptos e tenho pelo coronel Osíris Silva um respeito muito grande por tudo que ele fez pela aviação brasileira. Eu tenho em mente que no dia 7 de Setembro de 1968 ou 69, um AT26 fez um voo rasante sobre a avenida Presidente Vargas, RJ. eu estava lá, mas não lembro em que ano foi este fato, você teria como confirmar esta data? Antecipadamente agradeço. Forte abraço!
Muito bom o vídeo. Meu " velho", recém formado pelo T-37, tirou um Xavante 0 Km Em São José dos Campos em 1973 ou 1974. Não lembro ao certo. Temos algumas fotos do recebimento dos Xavantes 0Km no esquadrão.
Oi, Wesley! Essa estampa é uma das que a HANGAR 33 disponibiliza para ser personalizada. Veja com eles na loja online: www.hangar33.com.br/ Abraço forte! Claudio Lucchesi
Prezado Lucchesi, o video está muito bom, muito preciso e detalhado, várias facetas dessa história que estou ouvindo pela primeira vez. Parabéns pelo video e pelo canal! Abraço! David Branco
Muito obrigado, Paulo! E posso te pedir um favor (se não se incomodar)!? Nos ajude a divulgar o Canal e ganhar inscritos - isso é muito importante para mantermos a produção, crescermos e melhor ainda mais! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
2,5 bilhões de reais e troco de pinga no orçamento brasileiro...poderíamos ter mais coisas para se orgulhar se os recursos fossem destinados como nesse tempo.
Fala, por favor... explica pra mim, pelo amor de Deus, como o P-51 Mustang, um avião a pistão da Segunda Guerra, pode ser mais rápido até que os turboélices modernos como os Super Tucanos? Como? Fala do motor Merlin também...
Como assim, amigo... Os motores da II Guerra eram de alto desempenho, podendo chegar até 700 km/h no fim da guerra. Um A-29 NÃO PRECISA desse nível de velocidade, não entra em combate aéreo corpo a corpo, não foi feito para isso. Então não se fabricam mais motores daquele tipo, com capacidade de atingir altas velocidades. Mesmo assim, o A-29 é muito veloz. Ele vai bem além dos 500 km/h...
Osires Silva é um monstro sagrado da história brasileira, um legítimo vulto no panteão da república.
Que história! Protagonizada por pessoas que desejavam o melhor para seu país! Inimaginável nos dias atuais..!
Orgulho e felicidade imensas em ter sido instrutor dessa maravilhosa aeronave!!!! O inesquecível AT-26 Xavante!! Fica aqui também registrada, minha extrema admiração pelo nosso herói, Ozires Silva!! Precisamos, urgentemente, de mais brasileiros patriotas, como ele!!
Nós que agradecemos! Pelo seu trabalho e dedicação ao Brasil!
Muito legal ter você aqui no Canal, Luiz Augusto!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
O papel do gestor fica evidente nesta grande atuação de Ozires Silva, fazendo o melhor e tendo a visão futurista. Também devemos lembrar do ministro que acreditou em todo o projeto e julgou ser o melhor para a FAB, Embraer e pela pesquisa e desenvolvimento para crescimento da nação e investiu forte em tecnologia. Parabéns pois o único interesse que norteou foi o bem para o Brasil.
Oziris. .... foi mágica a participação dele.
Ozires Silva! Dois aviões “ao preço” de um
Otimo video meus parabéns
Excelente vídeo. Saudações
Que maravilha,
Ozires Gênio.
a gente tinha que fazer uma versao moderna dele
Já vi muitos vídeos e suas histórias nesse canal essa é a melhor..
Ozires Silva; um gênio da aviação Merece uma estátua em todas as cidades do Brasil
muito bom! obrigado pela ótima história ...
Indústria Nacional, Orgulho de Ser Brasileiro
Espetacular. Ozires Silva é um gênio patriota que tem que ser inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. Obrigado senhor Ozires Silva!!!!! Parabéns ao canal e avante.
Legal
Sou natural de Coroados no interior de São Paulo nascido aqui tem um tenente coronel Hugo Carrilho slavez lembro na minha infância dos rasantes do xavante o som das velhos motores Viper barulhento só que significativo você já escutava e dizia xavante e saia correndo pra ver na minha pequena cidade que nada acontece e me marcou muito para amar aviação
@@deniseduardobatistadesouza4475 Slavez foi piloto aqui em Santa Maria! Imagino os rasantes, nessa época a coisa era muito diferente! Show!!
Lucchesi, parabéns. Você é muito bom. Este vídeo é uma aula de história da nossa aviação; eloquente e didático, foi prazeroso e gratificante assisti-lo. Muitíssimo obrigado. Por favor continue nos proporcionando esses maravilhosos vídeos. Você já entrou para a história da mídia brasileira.
Poxa, Frederico, muito obrigado por suas palavras!
Eu que lhe agradeço de estar aqui conosco!
Abraço fraternal, Claudio Lucchesi
Se puder fale do irmão do Xavante que combateu nas Malvinas Argentinas.
Parabéns pela excelente matéria!
Oi, @diegosmaier
Que legal essa sua mensagem! Obrigado pelo elogio.
Esse feedback é muito importante pra nós!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Grande Ozires Silva. Sem ele não teríamos a Embraer!!
linda esta historia da aviação brasileira..............pioneirismo
Muito legal, Lucchesi. Parabéns por resgatar essa história. Abs
Excelente vídeo, parabéns!
Obrigado pelo elogio, José Antônio! Fique sempre à vontade aqui no Canal! Abraço forte. Claudio Lucchesi
dado o papel importante de Ozires Silva na nossa industria aeronáutica, podemos chama-lo de nosso PADRINHO da aviação
Verdade
O Ozíres Silva foi o mais bem sucedido na indústria aeronáutica brasileira até hoje. Mas entre o Santos Dumont e ele, teve um cara de Pelotas também, mecânico que construiu biplanos, que entre os anos 30 e 40 queria a licença de uma fábrica de aviões civis e militares. Esqueci o nome dele, nem lembro agora se era engenheiro aeronáutico formado. Durante a II Guerra até estudaram a proposta da fábrica, mas na época o governo não se interessou porque os projetos dos aviões eram simples, e logo com o fim da II Guerra havia uma grande oferta de aviões dos EUA. Mais tarde o Vargas, responsável pela negativa, acabou se arrependendo, porque a FAB nos anos 50 era muito próxima dos ianques ! Os argentinos naquele momento foram mais espertos. Contrataram um monte de engenheiros aeronáuticos do Eixo recém corridos da Europa , os argentinos se aproveitaram que os engenheiros estavam enfurecidos tanto com os ianques quanto com os soviéticos, entre estes engenheiros estavam os irmãos Horten, o Kurt Tank e o Cesare Palavicino !
@@armandosabre4111 Creio que esteja referindo-se a Antonio Guedes Muniz, de Alagoas. 27 unidades do Muniz M-7 foram produzidas (26 exemplares e 1 protótipo, e onze utilizadas pela Escola de Aviação Militar) pela Companhia Nacional de Navegação Aérea (CNNA).
De fato os argentinos trouxeram bastante engenheiros aeronáuticos do eixo experientes (houveram certas tentativas de venderem/participarem de projetos aqui, como o projeto do helicóptero "BF-1 beija-flor", ideia de Henrich Focke, mas sem sucesso), entretanto mesmo com uma quantidade considerável de projetos na mesa/papel, além de outros que obtiveram e passaram em testes, problemas econômicos, orçamentários e técnicos causaram que esses projetos autóctones fossem substituídos por aeronaves/plataformas estrangeiras, como o Pulqui II (que até experimentou uma curta vida operacional) sendo substituído pelo F-86 Sabre.
@@lucasfeliphe7028 Então foram dois projetistas brasileiros de aviões que tentaram pôr fábricas próprias, porque este que citei era gaúcho, e era dono de um hangar em Pelotas ! Mas obrigado pelo informe, vou pesquisar pelo trabalho do alagoano Muniz.
Parabéns pelo vídeo!
Excelente programa informativo. Muito bem elaborado. Parabéns
Revendo essa história maravilhosa!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💯💯💯💯👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇮🇹🇮🇹🇮🇹🇮🇹
Oi, @pedrocastilhos2341
Que legal essa sua mensagem! Obrigado pelo elogio!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
Cara, o nível do seu canal é muito alto. Parabéns. Inscrito, compartilhando, curtindo e recomendando
Obrigado pelo elogio, Anl Technologies, muito obrigado mesmo. E posso ser "abusado" e te pedir um favor? Divulgue o nosso Canal, chame os teus amigos a se inscreverem. Queremos crescer e melhorar cada vez mais, e precisamos desse apoio! Abraço forte, Claudio Lucchesi & Kowalsky.
Maravilha de vídeo.
Que história.
Todo brasileiro deveria conhecer esse início da Embraer gloriosa do Séc XXI e como a FAB foi e continua sendo um forte elo de nossa indústria aeronáutica.
Belíssima aeronave
SC Jaraguá do Sul - 👏🏼👏🏼👏🏼..🤜🏼R•ASAS🤛🏼
Uma grande história que infelizmente vai se perder na internet. Isso prova que com competência e coragem, que o Ozires tinha de sobra, a indústria brasileira vai longe!
Fantástica história! Parabéns
Este sim "Xavante" merece
Cara, a genialidade desses caras que contruíram tudo isso é uma coisa que chega ao inacreditável! Legendas da Força Aérea!
Ótimos seus videos, prato cheio para quem gosta de aviação ! Em 1978 fiquei um mês em Natal, a trabalho, num hotel em Eduardo Gomes,(atual Parnamirim) ao lado da base aérea de Natal. Os Xavantes subiam e desciam o dia todo (era treinamento de pilotos de paises da América do Sul), barulho infernal mas gostoso de ouvir..
Já vi ele de perto decolar na pampulha. Lindo avião!!
Que matéria fantástica ..., parabéns...., é impressionante observar como uma pessoa tão inteligente como o Comandante Ozires Silva foi extremamente importante para o desenvolvimento da aviação no Brasil . Ele foi a própria Gênese desse processo.
Obrigado! E acho que você vai gostar muito do vídeo de hoje!
Aguarde, às 18h00, o último Documento Revista Asas de 2023!
Forte abraço e Boas Festas! Claudio Lucchesi
Parabéns
Fato é que sem a capacidade de pessoas dotados de espírito empreendedor , a Embraer não teria acontecido .
Foi o caso da Gurgel , indústria nacional de veículos , no entanto .., essa colapsou .
Precisamos de mais Ozires.
Cláudio, nesse "FX ZERO" o Saab Draken era disparado a melhor opção.
Meu " velho", fez o voo mais alto com o Xavante( Não sei se foi registrado). Descreveu que já conseguia ver levemente a curvatura da terra. o canopi congelou e não podia mexer na manete , para não apagar o motor. Foi em cima de São Paulo ou Natal. Tinha 22 ou 23 anos de idade, na época.
Sou d Natal q era o lar desses aviões. Cresci vendo eles voando, vi rebocando
alvo pra treino d tiro e ainda vi uma exibição onde foram colcados alvos no mar numa distância segura e eles fizeram treinamento d tiro e as pessoas puderam acompanhar. Fora os portões abertos q a base aérea fazia, com a exibição da esquadrilha da fumaça. E tb eu veraneava numa praia q era bem prox a uma área militar d treino d tiro então passavam muitos xavantes e tucanos. Inclusive teve um caso recente onde um militar q não era piloto e estava apenas acompanhando o voo ejetou-se d um tucano nessa mesma praia q é prox a área d treinamento. Hoje so resta a saudade do barulhão do motor.
Você viu muita coisa legal, Kélber! Sinta-se em casa aqui com a gente. Um forte abraço! Claudio Lucchesi
Agora com a aquisição de tecnologia do Gripen, quem sabe a embraer desenvolva um caça leve de treinamento e combate totalmente brasileiro (menos o motor por enquanto)! E futuramente um caça de 5 geração!
Mais OZIRIS,POR FAVOR....
Sempre achei lindo esse jato..
Ótimo vídeo, aprendi muitos detalhes que não sabia.
Sensacional! Obrigado por sempre nos ajudar a conhecer melhor a história.
Grande visão do Ozires
Somos dois a “babar” pela maquete do Bandeirante. 🤣 Especialmente pq nós Plastimodelistas somos meio órfãos de modelos de aeronaves da Embraer.
Show, excelente vídeo.
Parabéns amigo seu canal sobre aviação é muito bom.
Já comprei a Asas deste mês.
Se o Xavante trouxe desenvolvimento para a industria nacional...imagine se no lugar dos Mirages nos início dos anos 70 tivesse vindo o Viggen com a parceria da Suécia.
Hoje o Brasil estaria melhor na indústria aeroespacial
Um dia desses falei com um dos primeiros instrutores do xavante. Ele aprendeu a pilotar quase na "marra" e depois ensinar
Excelente informação.
Bom dia. Bom seria um excelente caça de geração 4 ++ ou de 5a geração chamado XAVANTE 2
Excelente vídeo!
Muito obrigado, EE.UU.Z18!
E aproveito (se não se incomodar) para te pedir para nos ajudar a divulgar o Canal e ganhar inscritos - isso é muito importante para mantermos a produção, crescermos e melhor ainda mais! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
Cara, teu programa é muito bom ! 👍👍
Parabéns excelente canal xom conteudo apurado!
Muito obrigado, Joel! Vou compartilhar a sua mensagem com toda a equipe aqui! E aproveito (se não se incomodar) para te pedir para nos ajudar a divulgar o Canal e ganhar inscritos - isso é muito importante para mantermos a produção, crescermos e melhor ainda mais! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
Tem uma unidade em exposição numa das praças em Maringá Pr onde eu moro. Unidade q foi doado pela força aérea brasileira.
CARACA MANO QUE LINDÃO PENA QUE ESSES PROJETOS DAS NOSSAS FORÇAS ARMADAS NÃO AVANÇARAM EXISTEM PROJETOS INTERESSANTÍSSIMOS AO LONGO DE TODOS TEMPO NAS TRÊS FORÇAS UMA PENA SENÃO ESTARÍAMOS EM OUTRO PATAMAR NA QUESTÃO BÉLICA EM NOSSO PAÍS😢😢😢😢
Ótimo roteiro
Que bom que gostou. Abraços! Claudio Lucchesi
Excelente vídeo. Obrigado por compartilhar essa fantástica história
A Embraer se confunde com Ozires Silva.
Muito bom
VC É HUM EXPERT NO ASSUNTO SOB OS AVIÕES LEONARDO M326
Oi
@obdiasdeoliveirajunior
Muito obrigado pelo elogio e por sua mensagem!
Forte abraço! Claudio Lucchesi
...Parabéns!!! video sensacional e esclarecedor. Um abraço.
Muito bom esse canal!! 👏👏👏👏👏👏👏
Fantástica essa história. E só você Cláudio para contar desse jeito. Agora, toda vez que você aparece num vídeo aqui no canal com essa maquete do Bandeirante aí na sua bancada eu fico aqui babando nela. Tem uma dica onde posso comprar uma igual?
Somos dois a “babar” pela maquete do Bandeirante. 🤣 Especialmente pq nós Plastimodelistas somos meio órfãos de modelos de aeronaves da Embraer.
Amigos, Sandro e Ivan! Desculpa estragar a expectativa. Essa maquete foi presenteada para algumas pessoas na festa de 40 anos da Embraer - e fui um dos sortudos que ganhou. Que eu saiba, ela não existe à venda. Realmente, é muito linda. Tenho um carinho especial por ela. Abraços! Claudio Lucchesi.
Oi, Ivan! Olha, numa viagem que fiz à Rússia, numa loja de modelismo, fiquei pasmo ao encontrar diversos kits da Embraer feitos por empresas russas e do Leste! A PAS-Models tem do EMB-120 Brasilia, a Amodel tem mais de um do EMB-121 Xingu; e tem também de outros fabricantes como Welsh Models e RVHP (família 145). Muito interessante! Abraços, Claudio Lucchesi.
Vídeo sensacional. Tive oportunidade de trabalhar no Esquadrão de Manutenção da Base Aérea de Fortaleza entre 94 e 98 e lá acompanhei essas máquinas maravilhosas e barulhentas. Eu ouvi uma vez que havia um Coronel Aviador que queria passar voando por dentro do hangar de manutenção com um xavante mas foi convencido que não seria muito saudável...hahahaha. Acredito que vale a pena você pesquisar sobre esse episódio da história do 1º/4º GAV, que ficou sediado em Fortaleza por muitas décadas. Parabéns pela excelente história, uma pena que só posso dar um like...hahahaha
Oi, Neilson! Tudo bem? Olha, você só pode dar UM like, mas pode chamar os amigos, colegas fabianos, grupos - para curtirem e se inscrevem no Canal! Assim você nos ajuda MUITO a continuar contando histórias como essa! Abraços, Claudio Lucchesi
Morei em Fortaleza quase minha vida toda. Lembro dessa época só xavante. Pacau. As apresentações dos xavantes eram maravilhosas. Lembro de quando eles decolavam com aquela bandeira pra fazer treinamento de tiro. Época boa
Tenho ouvido suas histórias a algumas semanas quando descobri seu trabalho. A história do Bandeirante foi muito boa, mas esta, do Xavante, está soberba. Muito bem concatenada e editada. Meus parabéns pelo conteúdo e pela superação.
Vídeo simplesmente sensacional. Amo as revistas de vocês, aprendi muita, mas muita coisa lendo elas. Meus parabéns pelo fantástico vídeo!
Muito obrigado, Nathan!
E posso te pedir um favor (se não se incomodar)!?
Nos ajude a divulgar o Canal e ganhar inscritos - isso é muito importante para mantermos a produção, crescermos e melhor ainda mais! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
SENSACIONAL o vídeo!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Meu modo de pensar que eles sempre criaram sanções , não e de hoje(sempre olharam pra America do sul como Colonias).
Muita gente vai reclamar, mas... Os EUA são o mais próximo que temos de uma nação inimiga...
Sensacional a matéria
Meu pai provavelmente é um dos militares que mais trabalhou com essa aeronave.
CB Lopes do 2°/5° Joker. E depois 3S Lopes no 1/4° Pacau.
Cláudio Lucheesi em várias partes do vídeo aparece o AT-26 Xavante FAB 4514? Ele foi um dos últimos operacionais na FAB e, atualmente, encontra-se montado num galpão da Universidade de Taubaté (Unitau), em Taubaté, SP.
Oi, Vandeir! Que legal saber disso! Voamos com o 4514 durante uma reportagem da ASAS sobre o IPEV, daí essas diversas fotos dele! Abraços! Claudio Lucchesi
Este jato é um dos mais elegantes da Guerra Fria. Será uma pena quando eu tiver que derrubá-lo no War Thunder, mas espero vê-lo em breve por lá ! Me causa estranheza que estes tanques nas extremidades das asas já não sejam mais considerados na indústria aeronáutica ! Sem piada, meu respeito a quem o pilotou !
Os tanques atrapalham.
@@PauloPereira-jj4jv Acredito que tenha a ver com a natureza de missão. Nem sempre se prefere trocar maior alcance por ganho aerodinâmico !
Lindo avião. To doido pra montar o meu Impala na 1/72.
Heróis da Pátria!
Muito bom Dia! Eu sou oficial reformado da FAB, trabalhei por 47 anos quase que ininterruptos e tenho pelo coronel Osíris Silva um respeito muito grande por tudo que ele fez pela aviação brasileira.
Eu tenho em mente que no dia 7 de Setembro de 1968 ou 69, um AT26 fez um voo rasante sobre a avenida Presidente Vargas, RJ. eu estava lá, mas não lembro em que ano foi este fato, você teria como confirmar esta data? Antecipadamente agradeço. Forte abraço!
Oi, José Adalberto! Vou ver o que consigo sobre esse evento! Daí, te informo! Um grande abraço! Claudio Lucchesi
Grato pelo atenção! Estou QAP.
Muito bom o vídeo. Meu " velho", recém formado pelo T-37, tirou um Xavante 0 Km Em São José dos Campos em 1973 ou 1974. Não lembro ao certo. Temos algumas fotos do recebimento dos Xavantes 0Km no esquadrão.
Daniel, que legal essa história do seu pai! Conte mais aqui pra gente!!! Um grande abraço! Claudio Lucchesi
Onde acho essa camisa?
Oi, Wesley! Essa estampa é uma das que a HANGAR 33 disponibiliza para ser personalizada. Veja com eles na loja online: www.hangar33.com.br/
Abraço forte! Claudio Lucchesi
Prezado Lucchesi, o video está muito bom, muito preciso e detalhado, várias facetas dessa história que estou ouvindo pela primeira vez. Parabéns pelo video e pelo canal! Abraço!
David Branco
Ô, David Branco - com essa mensagem, ganhei o dia! Muitíssimo obrigado por suas palavras! Um grande abraço, Claudio Lucchesi.
Excelente vídeo! Parabéns!
Podia fazer um vídeo sobre os ekranoplanos russos?
Oi, Heliandro! Obrigado! E boa sugestão - aliás, excelente. Abraços! Claudio Lucchesi
Gostaria de saber se o cassa xavante poderia ser guardado para uma precisão de urgência?
Oi, Robinson! Até poderia, mas essa não é a prática na FAB. Abraço. Claudio Lucchesi
Boa tarde, Cláudio Lucchesi; como faço para adquirir livros de crônicas de Saburo Sakae e crônicas da batalha de Stalingrado?
+1inscrito
Muito obrigado, Paulo!
E posso te pedir um favor (se não se incomodar)!?
Nos ajude a divulgar o Canal e ganhar inscritos - isso é muito importante para mantermos a produção, crescermos e melhor ainda mais! Um grande abraço, Claudio Lucchesi
2,5 bilhões de reais e troco de pinga no orçamento brasileiro...poderíamos ter mais coisas para se orgulhar se os recursos fossem destinados como nesse tempo.
Xavante , teco teco a jato
Fala, por favor... explica pra mim, pelo amor de Deus, como o P-51 Mustang, um avião a pistão da Segunda Guerra, pode ser mais rápido até que os turboélices modernos como os Super Tucanos? Como?
Fala do motor Merlin também...
Como assim, amigo...
Os motores da II Guerra eram de alto desempenho, podendo chegar até 700 km/h no fim da guerra.
Um A-29 NÃO PRECISA desse nível de velocidade, não entra em combate aéreo corpo a corpo, não foi feito para isso.
Então não se fabricam mais motores daquele tipo, com capacidade de atingir altas velocidades.
Mesmo assim, o A-29 é muito veloz. Ele vai bem além dos 500 km/h...
Engenharia reversa 50 anos em 5 crime e uma turbina só O CÉUS Ó VIDA NAO VAI DAR CERTO NAO TEM COMO DAR CERTO HIENA HARDY