A estupidez do ANTI-INTELECTUALISMO na direita e na esquerda

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 486

  • @Felipe_Ribeir0
    @Felipe_Ribeir0 Рік тому +464

    Vc quer apanhar da esquerda ou da direita, faça a sua escolha.
    Linck: Sim

    • @CortesDaSarjeta
      @CortesDaSarjeta  Рік тому +360

      hahahhaa
      bem, se eu quisesse afago, ia em puteiro, e não em rede social

    • @oavatar7342
      @oavatar7342 Рік тому +27

      ​@@CortesDaSarjetaIsso sim que é resposta. 😂😂😂😂

    • @danielsantanna4842
      @danielsantanna4842 Рік тому +9

      Kkkkkkkkkkk melhor diálogo do dia

    • @roquemaciel
      @roquemaciel Рік тому +7

      Exemplo pra apresentar em aula de logica de como funciona uma disjuncao inclusiva - qnd o conectivo "ou" forma um enunciado verdadeiro conectando dois termos cujo valor de verdade eh "verdadeiro"! Maravilhoso!

    • @mateuswerneck207
      @mateuswerneck207 Рік тому

      que frase boa kkkkkkk

  • @AjayBr12
    @AjayBr12 Рік тому +448

    O maior choque de realidade que tive, foi quando entrei na universidade. Eu me achava inteligente, era um dos que só tirava notas altas na escola, em todas a matérias. Passei e quebrei minha cara. Era inacreditável as coisas que meus colegas já sabiam. E hj mesmo, já com doutorado, na aula de alemão, me surpreendi novamente ao descobrir alguns tipos de cursos oferecidos pra criança que existem em São Paulo. E o choque de realidade vem com tudo, além do entendimento da minha ignorância sobre o mundo vem a conclusão do quão pobre eu fui/sou.

    • @TTKMASTER
      @TTKMASTER Рік тому +38

      Sendo PE vivendo lá até os 22 e depois 9 anos vivendo em SP posso dizer que as escolas fundamentais e médias em PE públicas são MUITO melhores.
      Porém faculdades e universidades em SP são MUITO melhores do que em PE.
      Percebi isso ao trabalhar 2 anos em uma escola particular em bairro nobre e estudar em universidade pública em bairro nobre também, no geral o pessoal de SP termina a escola sem saber diversos assuntos básicos, é muito triste ver isso.
      Já em PE é muito comum ver crianças e adolescentes sabendo assuntos que vão além da matéria oferecida na escola ou faculdade/universidade.

    • @lejandaoreserva
      @lejandaoreserva Рік тому +2

      😊

    • @ehjonhanssonzapata7069
      @ehjonhanssonzapata7069 Рік тому +3

      Eu entendo isso ..passei por isso

    • @PatriotaVingador
      @PatriotaVingador Рік тому +16

      Eu sempre fui inteligente na escola, nao era o mais inteligente da turma, quando cheguei na faculdade fazer engenharia de produção eu vi que era mt difícil as cadeiras iniciais, achei difícil e me adaptei
      Me formei sem reprovar em nenhuma cadeira, só fui pra final em 3 cadeiras, mas passei em tudo
      De 170 no primeiro período para 6 no último, com apenas 3 se formando

    • @nunkatsu
      @nunkatsu Рік тому +12

      Eu era o aluno mais inteligente da escola na matéria de história, quando entrei na faculdade de história reprovei em 2 matérias logo no primeiro semestre, se na escola eu me sentia especial na faculdade eu era só mais um

  • @commiefruits
    @commiefruits Рік тому +106

    Já tive essa discussão na faculdade de psicologia, a ideia de lugar de fala é problemática e a galera só vai entender quando se voltar contra eles.

    • @annaandrade149
      @annaandrade149 Рік тому +7

      Não é a ideia que é problemática. Só foi um conceito distorcido pela internet. Se tiver oportunidade lê o livro Lugar de Fala, é bem curtinho

    • @Zerradable
      @Zerradable Рік тому +1

      @@annaandrade149 Na verdade a noção de "uma ideia ser problemática" é uma ideia problemática.

    • @annaandrade149
      @annaandrade149 Рік тому +1

      @@Zerradable hã?

    • @Zerradable
      @Zerradable 11 місяців тому

      @gaiusgaius10 E quem define o limite que define essas coisas? Abutres lunáticos que aproveitam-se da desgraça alheia para exercerem o seu flagrante autoritarismo? Cuidado para não tornar-se megalomaníaco.

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 Рік тому +391

    Anti-intelectualismo é uma praga de fato. Crítica à universidade é necessária, mas NÃO MENOSPREZANDO O CONHECIMENTO.

    • @Kuronecro
      @Kuronecro Рік тому +5

      você por aqui, sempre te vejo no chanel do galãs ...^^
      enthinking...

    • @sommelierdeconteudo
      @sommelierdeconteudo Рік тому +14

      ah, não é nada comparado com pseudociências tipo psicanálise que banalizam qualquer tipo de inteligência.

    • @metalicbeast9659
      @metalicbeast9659 Рік тому +11

      Acho que o negocio é tipo o "viva sus", não é porque o negocio tem problemas que a gente deva menos prezar

    • @MasterBait.
      @MasterBait. Рік тому +2

      @@sommelierdeconteudo rapaz... leia

    • @werewolfx51
      @werewolfx51 Рік тому +4

      Minha crítica a universidade, é o modo engessado de certos cursos ao invés de te dar os recursos pra seguir teu rumo e ser criativo, ele montam teu caminho para um único rumo e para todos, todos saem com o pensamento igual já vi muita gente recém saído de faculdade com pensamento engessado e quebrando a cara no eclético mercado de trabalho.

  • @joserobertobarbosa3589
    @joserobertobarbosa3589 Рік тому +277

    Quando o conceito de "Lugar de fala" se popularizou no Brasil, ele foi distorcido. As pessoas costumam achar que quer dizer que só quem pertence ao grupo discutido possuí legitimidade para falar dele. Na verdade " Lugar de fala", tem a ver com levar em conta a partir de onde se está falando. Quer dizer, levar em conta quem e a partir de que contexto a pessoa está falando. Tipo: se, por exemplo, o assunto for feminismo, se eu for falar, deve se levar em conta que eu sou um homem negro periférico, etc.... Ou seja, eu falo a partir de uma perspectiva.

    • @tigrecativante
      @tigrecativante Рік тому +60

      OBRIGADO FINALMENTE ENTENDI ESSA COISA DE LUGAR DE FALA, QUE BOM PORRRAAAA

    • @CortesDaSarjeta
      @CortesDaSarjeta  Рік тому +140

      sim, e quanto a isso, como sempre disse, não há qualquer discordância. A questão é o uso equivocado disso nas redes sociais.

    • @victorcosta4663
      @victorcosta4663 Рік тому +37

      ​​@@CortesDaSarjetaa 4 anos, no meu terceiro ano do ensino médio, eu estava numa discussão com amigos(ambos os sexos) pois queria entender o q era lugar de fala já q n sabia nd sobre e tals, lembro q uma professora de filosofia cortou totalmente o meu questionamento, q sim estava equivocado, mas ela cortou o questionamento para jogar um "para de falar e vai estudar isso" literalmente desconsiderando qualquer forma de aprendizado q estava surgindo no grupo de amigos, isso me marcou muito na época, e hoje mesmo, estudante de licenciatura em física, percebo o esse momento foi um gosto amargo na boca q meu fez só parar de me importar com qualquer pauta q envolvesse lugar de fala

    • @emilianocsg1
      @emilianocsg1 Рік тому +19

      Tem gente faz na inocência, que vai na onda e tem gente que se aproveitou da introdução dessa teoria nas redes pra distorcer o significado e se tornar uma voz sem concorrência inclusive colocando que o outro que é da mesma minoria não é legítimo o bastante para falar.

    • @fagnerius
      @fagnerius Рік тому +8

      ​@@CortesDaSarjetanão só nas redes. Tem toda um produção acadêmica endossando essa visão distorcida.

  • @scottagamer
    @scottagamer Рік тому +62

    A coisa mais triste da minha vida foi ser chamado de doido por cursar física por um bando de idiotas. O conhecimento ofende os ignorantes no Brasil.

    • @oceanb0rn05
      @oceanb0rn05 Рік тому +10

      Pessoal tem um preconceito com física q eu até hj não entendo. Como se a pessoa não fosse passar dificuldade em outras faculdades...
      Vc fala pra pessoa q quer cursar direito, medicina, engenharia, algo da área de humanas, etc. e ninguém diz nada.
      Vc diz pra pessoa q quer cursar física e ou vc vira um doido ou um Deus.

    • @Grissha
      @Grissha 6 місяців тому +4

      @@oceanb0rn05Deve ser porque física não é vista como um "curso que dá dinheiro", as pessoas devem pensar: "se é de exatas, por que não faz logo engenharia?". Também acho que, no mais das vezes, é o tipo de crítica que vem de gente que não tem a menor noção de como é realmente o mercado em cada área e julga pelo status social do curso.

    • @R0MUl0
      @R0MUl0 4 місяці тому +1

      ​@@Grissha Eu não chamaria de doido, mas espero que estejam encontrando um futuro... Sou da área de desenvolvimento de software. Uns 30% dos currículos que recebo para vagas que abrimos em TI, são pessoas com formação em física tentando migrar. É triste, mas é muita coisa se juntando contra a educação no Brasil, especialmente a básica... Não sei se a próxima geração não vai acabar herdando um país totalmente em ruínas.

  • @mahrianajuana
    @mahrianajuana Рік тому +29

    Concordo realmente. Comprei essa ideia por anos. Mas sempre gostei de estudar. Aos 28 entrei pras Ciências Sociais. Isso contribuiu pra salvar minha vida. Mudei minha vida financeiramente? Não. Mas encontrei significado pra vida e venci a depressão!

    • @KrSaPoww
      @KrSaPoww Рік тому +5

      Já eu me afundei na minha desde que entrei na Universidade

  • @renanbruno4965
    @renanbruno4965 Рік тому +216

    Só Marx sabe quantas discussões e raivas passei no período de universidade por criticar essa postura hegemônica da esquerda, herdada pela esquerda norte-americana, de superestimar esses conceitos de 'lugar de fala', 'protagonismo' e 'apropriação cultural', que em síntese é o mesmo de combater sintomas ao invés da causa da opressão. Obrigado pela "validação" Linck, fico até mais leve. Parabéns pelo trabalho.

    • @JusticarAMS13
      @JusticarAMS13 Рік тому

      Esse papo de "lugar de fala" e identitarismo só serviu para fazer a esquerda luta contra a esquerda que não é do mesmo "lugar de fala" e a extrema direita se unindo no ódio 😡😡😡😡😡😡😡

    • @Lu.20
      @Lu.20 Рік тому +1

      Exatamente..

    • @Lu.20
      @Lu.20 Рік тому +2

      Cara conheci o canal do Linck a pouco tempo, vi que ele sempre comenta sobre política, ele se auto-intitula social-democrata? Sei que ele é de esquerda, já fez algumas críticas ao liberalismo e marxismo, queria entender melhor o posicionamento dele

    • @edalmirneto4246
      @edalmirneto4246 Рік тому +8

      Na real a esquerda americana é a senhorita Morelo, aquela professora do todo mundo odeia o Chris saca? Ama esteriótipos e nada faz para de fato melhorar a situação ou mesmo fica querendo ser oposição eterna mas sem nada de concreto a fazer.

    • @TheBlink182ify
      @TheBlink182ify 10 місяців тому +3

      "esquerda norte-americana" MEU AMIGO TU DISSE TUDO, o pessoal acha q eu tenho problema com a China e suas politicas (e eu n sou comunista), eu tenho zero problemas de como é feita...agr esquerda americana q impregnou-se no Brasil, pqp, é insano

  • @calielalvesdossantos4388
    @calielalvesdossantos4388 Рік тому +30

    Linck, acompanho muito seu canal. Não sei se você vai ler, mas voi deixar meu depoimento aqui. Sou graduado em História pela Uneb, sou escritor independente também. Entrei como cotista. Vim de uma familia muito pobre do interior da Bahia, e tudo que conquistei em minha vida, mesmo sendo pouco, foi graças aos estudos. Isso sem contas as experiências enriquecedoras e as pessoas que conheci nesse processo. É triste ver tanto desrespeito aos professores, sou um deles, e esse desprezo generalizado a educação e a universidade pública. Precidamos insistir na valorização tanto de un quanto de outro.

  • @alexandreoliveira2783
    @alexandreoliveira2783 Рік тому +88

    Eu nunca vou esquecer da minha graduação, onde ima professora, doutora e mulher, estava falando sobre uma pesquisa de um cara que falava como homens podiam participar e falar sobre feminismo, e um estudante de sexto período abriu a boca e falou "ahhh mas eh um homem falando sobre como homens podem intervir no feminismo". Fiquei puto, a professora quase riu na cara dele, mas se segurou. Gente, tudo bem, não acredito em argumento de autoridade e tal, mas tenhamos bom senso né?

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah Рік тому +25

      Pq "feminismo" = menstruação, parto, amamentação... e nada disso é assunto de homem kkkkkkkkk 🤣😂😅, só pode.
      Brincadeiras a parte, isso mostra como a pauta "feminismo" é desconhecida pela sociedade.

    • @gabrielaluno7248
      @gabrielaluno7248 Рік тому +12

      Literalmente ele disse no vídeo que brancos podem ajudar na causa contra o racismo então o mesmo vale pra homens no feminismo

    • @bexigah
      @bexigah Рік тому +10

      @@Alehzinhah Não é desconhecida, é rejeitada. O feminismo é progressista por definição, e a ideia de independência é mais cara a alguns grupos de mulheres que o "empoderamento" - e seu ensejo coletivista.

    • @vivianmello1278
      @vivianmello1278 Рік тому +19

      Complementando os outros comentários, esse argumento de lugar de fala também serve pra isentar o homem de ter qualquer responsabilidade ou poder de mudança sobre o preconceito, sobre o machismo.
      Ele apenas é vilanizado e não tem qualquer capacidade de se redimir. Quase como uma continuação do ciclo do machismo, onde você apenas fala dos problemas e não deixa quem é ativamente causador do problema refletir, mudar e ser parte da solução.
      Quase uma "weaponização" da falta de lugar de fala.

    • @bexigah
      @bexigah Рік тому +3

      @@vivianmello1278 Espiral Do Silêncio.

  • @raphaelzakhm7310
    @raphaelzakhm7310 Рік тому +174

    Estamos presenciando o arco de queda do Alexandre Linck. Qualquer dia desses ele vira o coringa por causa da esquerda twitteira hahahahaha

    • @JoJoQueer
      @JoJoQueer Рік тому +9

      Eu já virei

    • @MatthewsN.R
      @MatthewsN.R Рік тому +21

      Linck liga sua palestra Full putasso🤬 e Thais com cara de sono 😴

    • @alexandreoliveira2783
      @alexandreoliveira2783 Рік тому +6

      Nascimento de um vilão hahahahaha

    • @CortesDaSarjeta
      @CortesDaSarjeta  Рік тому +128

      ih rapaz, a coisa é assim comigo há duas décadas. Sempre fui esse chato na universidade. A diferença é q vcs agora tão descobrindo isso no youtube.

    • @roquemaciel
      @roquemaciel Рік тому +18

      @@CortesDaSarjeta e tu expunha esse lado la? corajoso! eu ficava quieto na minha como auto defesa e mesmo assim ja era alvo

  • @Lume_yogi
    @Lume_yogi Рік тому +140

    A Lilia Schwarcz é um bom exemplo de pensadora branca com um trabalho ótimo e que foi cancelada por não ter "lugar de fala" (o conceito distorcido, claro) por ter feito uma crítica à Beyoncé

    • @jagle6085
      @jagle6085 Рік тому +1

      Como foi essa história? Pode contar mais?

    • @leonardopaivapinho6514
      @leonardopaivapinho6514 Рік тому +1

      😂😂Esse povo das federais apoiaram a agenda woke e agora vai reclamar.😂😂. Reclama não!!!
      Aceita que esse pepino foi a "elite" do conhecimento intelectual brasileiro endossou, agora senta e relaxa😂😂
      Olavinho deve tá rindo muito no caixão ⚰️ 😂😂

    • @Lume_yogi
      @Lume_yogi Рік тому +75

      @@jagle6085 A Lilia é antropóloga e historiadora, professora da USP e Princeton e tem uma looonga trajetória em estudos antirracistas. Infelizmente antigamente não havia muitas pessoas pretas na universidade e ela foi importante, uma voz antirracista na academia.
      Mas ela também atua como crítica em jornais como a Folha, e acho que foi a Folha que incomendou um texto de última hora pra ela sobre o álbum visual da Beyoncé "Black is King". A Schwarcz escreveu uma crítica com bastante elogio ao álbum, mas tinha algumas críticas, principalmente o título "Filme da Beyoncé erra ao glamourizar negritude com estampa de oncinha".
      A mulher foi MASSACRADA na internet. Um monte de gente com um discurso de "o que essa branca acha que sabe sobre o movimento negro?" kkkk tipo... ela estuda e tá nessa luta há décadas... A cantora Iza comentou coisas como "Eu preciso entender que privilégio é esse que te faz pensar que você tem alguma autoridade para ensinar uma mulher negra como ela deve falar ou não sobre seu povo." Ou seja, essa ideia de que ela não pode tecer opinião sobre algo se ela não for identificada como pertencente a algo. (Embora Beyoncé também não seja Africana, ela tem uma visão americanizada da África, não é a toa que o álbum se baseia em uma releitura de Rei Leão, ou seja, Hamlet do Shakespeare, e isso faz a Beyoncé cair em certos estereótipos sim. Inclusive são coisas assim que a Lilia criticou.)
      Mas enfim, Beyoncé é uma espécie de deusa pra uma parte da militância negra que ignora fatos como a marca de roupas da Beyoncé que empodera mulheres negra estava usando trabalho escravo de mulheres no Sri Lanka.
      A Lilia falou uma ou outra bobagem no artigo de opinião dela mesmo, o afrofuturismo era um movimento despontando há pouco e ela não entendia muito sobre esse tema. Só que aí foi onde sempre: ao invés das pessoas debaterem possíveis erros na crítica dela, foram deslegitimar a pessoa por ser branca e ignoraram a trajetória gigante que ela tem no tema e todas as suas contribuições.

    • @gustavodal
      @gustavodal Рік тому +1

      ​@@jagle6085acho que ele está falando de um tempo, onde Beyoncé se declaro feminista, outras também criticaram como Bell hooks.

    • @igortavares3954
      @igortavares3954 Рік тому +13

      Lembro de ter acompanhado na época parte dessa polêmica envolvendo a Lilia Schwarcz. A crítica dela ia muito em direção ao olhar ocidentalizado q se tem sobre os povos africanos, coisa q ainda é muito comum nas produções midiáticas americanas (vide pantera negra). Mas pude entender melhor esse fenômeno quando li Ngozie Adichie, ela consegue pontuar muito bem esse choque cultural e como uma infinidade de questões singulares são deixadas de lado caso a gnt direcione nosso olhar sob um signo único de negritude

  • @Yuri-ib2vl
    @Yuri-ib2vl Рік тому +9

    O sindicato dos professores do DF - SINPRO é contra o aumento da gratificação para quem tem mestrado e doutorado além de 5% da gratificação da pós.
    Resultado: tudo que é mestre e doutor já entra na carreira querendo sair, porque as demais carreiras tem boas gratificações.
    A educação do DF paga 5% para a pós, 10% para mestrado e 15% para doutorado. As demais carreiras pagam até 25% para pós, 35% para mestrado e 40% para doutorado.
    Como a quantidade de professores com pós é absurdamente alta, devido a umas pós bem picaretas que tem aqui no df, os professores com mestrado e doutorado não tiveram aumento nas gratificações, pois o sindicato não quis negociar.
    Qual foi a alegação do Sinpro para tal decisão?
    Não queremos criar castas na nossa carreira.

  • @victorrodrigues55555
    @victorrodrigues55555 Рік тому +11

    Não é todo rico que é super escolarizado. Porém , a diferença principal entre eles e nós nesse caso é que eles tem o dinheiro para isso se quiserem se dedicar e nós não. Nós muitas vezes precisamos escolher se vamos trabalhar ou estudar. Quanto mais baixa a classe social, menor a escolaridade média.

  • @PirataDani
    @PirataDani Рік тому +5

    Lugar de fala por si só é absurdamente mal interpretado pelos ativistas da internet, quando a própria criadora do termo já falava que não era sobre "autoridade de fala" mas sobre como compreender de onde vem a pessoa que comenta tal assunto, independente de ele ter vivência ou não no assunto. Lugar de fala NÃO É SOBRE AUTORIDADE NO ASSUNTO! Mas quando falava isso nos grupos de esquerda a 6 anos atrás, era rechaçada e atacada. O identitarismo mais separou do que uniu, infelizmente. Saí de muitos grupos por conta desse comportamento e encontrei menos disso na nova esquerda radical, mas de uns meses para cá noto que esse ativismo twitteiro e irracional está migrando também para ela, tornando tudo novamente complicado.

  • @alnd26
    @alnd26 Рік тому +37

    Não tem como não amar a versão Besta Enjaulada com Ódio™ do Linck, metralhando verdades nas nossas caras

  • @luisemior6525
    @luisemior6525 Рік тому +18

    Experiência pessoal NÃO dá autoridade de fato.

    • @Eng_Simoes
      @Eng_Simoes Рік тому

      O que dá autoridade de fato?

    • @mayconlcruz
      @mayconlcruz Рік тому +3

      @@Eng_Simoes Se você quer a resposta um tanto resumida, posso dizer que "autoridade" como valor só é eficaz quando você tem acesso a anos de ensino para se ter bagagem teórica, anos de convivência pra se ter a bagagem prática, mas principalmente, exercer um exercício constante de pluralismo para faze estes dois elementos se conversarem entre si e criar ainda mais conhecimento e sabedoria.
      E pra uma pessoa ser plural, existem vários requisitos, mas o primeiro deles é dar um chega pra lá no seu ego, este quem é o primeiro à comprar maniqueísmos ideológicos.

    • @Eng_Simoes
      @Eng_Simoes Рік тому

      @@mayconlcruz muito complicado.

  • @luis04689
    @luis04689 Рік тому +12

    Linck, eu entendo o que você está dizendo. Eu também já pensei que a solução fosse virar professor na universidade para fazer as coisas mudarem. Mas, honestamente, agora percebo que essa ideia é ilusória.
    Na sua maioria, as universidades possuem métodos próprios de perpetuação das próprias castas deixando cada vez mais distantes da realidade. Ficam obcecadas com a quantidade de artigos no currículo Lattes para conseguir mais dinheiro, deixando de lado o que realmente importa.
    Vejo que é necessário aprender e entender os métodos acadêmicos para que as pessoas excluídas que pegam esse conhecimento, o apliquem em suas próprias comunidades fazendo a diferença de verdade. Isso é o que realmente importa e funciona.

  • @guh9393
    @guh9393 Рік тому +14

    A faculdade mudou minha visão de mundo. Fiz uma faculdade minicipal de administração na minha cidade e, ainda novo, sair da bolha do meu bairro e ter contato com gente mais velha, mais rica ou não, pequeno empresário ou quem alçava um cargo melhor na empresa, enfim, abriu minha cabeça demais e acho que TODOS deveriam ter a mesma experiência. Mesmo hoje que curso uma segunda faculdade EAD em letras vejo o como nos acomodamos e o quanto o conhecimento nos movimenta e nos faz pensar.

  • @bbruunnooo1
    @bbruunnooo1 8 місяців тому +2

    É como se a ignorância estivesse vencendo... Sabias palavras! 👏🏼👏🏼👏🏼

  • @gudih
    @gudih Рік тому +13

    Sobre lugar de fala, via sempre como um modo de incluir, mas após entrar em certos debates percebo que só usam para excluir. Adorei demais o video

  • @alexandreoliveira8677
    @alexandreoliveira8677 Рік тому +33

    O que eu acredito, na minha visão, sem estudo nenhum é que passamos por um encastelamento da academia e agora estamos em um isolamento do academicismo, como se por ele ter estado encastelado, agora ele é inútil.

    • @raphaelzakhm7310
      @raphaelzakhm7310 Рік тому +19

      É um bom insight na real. O correto seria as duas coisas convergirem (o estudo teórico junto com a real experiência e AÇÃO no mundo) mas está cada vez mais difícil

    • @user-sl6gn1ss8p
      @user-sl6gn1ss8p Рік тому +3

      sim, total. Hoje em dia as universidades tão passando por um processo - tardio - de valorização da extensão, por força de lei (vinda de planos nacionais da educação ainda durante governo da Dilma). A extensão, na visão mais ampla, trás a ideia de um contato forte e de mão dupla entre a universidade e a comunidade externa. Agora é obrigado, por lei, que 10% da carga horária dos cursos de graduação seja dedicado à extensão, nas públicas e nas privadas.
      O foda é que, se por um lado tem uma parcela considerável de gente dentro da universidade que bota fé e entende a importância, por outro tem uma maioria que não vai reclamar, mas também não vai se mexer pra fazer sua parte, e daí fica aberta uma tendência pra só fazer o mais simples possível pra "cumprir tabela".

    • @Zerradable
      @Zerradable Рік тому

      @@user-sl6gn1ss8p O sistema de ensino superior no Brasil é o maior esquema de pirâmide que esse país tem, e, ao que tudo indica, os governos dos próximos 20+ anos possuem todo incentivo do mundo para expandirem isso.

  • @jonathapret
    @jonathapret 9 місяців тому +9

    Como professor da educação básica, tive a alma lavada com esse vídeo.

  • @SkarletValentine
    @SkarletValentine Рік тому +7

    Eu me impressiono como vc consegue falar o obvio e ainda sim ser genial. Infelizmente hoje em dia caiu na graça do pessoal achar que faculdade tras nada de bom, e isso é mt triste, pois o jovem de 17 anos que houve isso prefere ganhar dinheiro imediato com entrega de ifood e com uber do que tentar começar a estudar e ter uma carreira. É um mito que custa caro e esta nos custando gênios em uma geração perdida.

  • @JoaoPauloEleinad-rt7ni
    @JoaoPauloEleinad-rt7ni Рік тому +21

    Só existe uma coisa para mudar esse país a educação, um investimento pesado na educação 👏👏👏👏👏👏

    • @IvanRicardoLopes
      @IvanRicardoLopes Рік тому +7

      Nao adianta, quase toda a verba eh desviada, se desvia ate merenda dos alunos imagina o resto.

    • @JoaoPauloEleinad-rt7ni
      @JoaoPauloEleinad-rt7ni Рік тому +2

      @@IvanRicardoLopes é vc tem razão primeiro precisamos reformar as leis roubou da união deve ser crime hediondo e tomar tudo como disse o bananinha

    • @viniciussouza4599
      @viniciussouza4599 Рік тому +5

      @@IvanRicardoLopes na verdade quase toda a verba vai pros bancos atraves de pagamentos da divida publica

    • @Zerradable
      @Zerradable Рік тому +1

      @@viniciussouza4599 Isso, banqueiros estão ficando riquíssimos acumulando reais sob um governo negacionista fiscalmente.

  • @kaiofury
    @kaiofury Рік тому +10

    Certos grupinhos não gostam das verdades e principalmente fatos.

  • @joaopedro-zx5rh
    @joaopedro-zx5rh Рік тому +9

    Novamente, discordo de umas coisas, porém é inegável que a visão desse canal é a mais saudável possível paga a esquerda como um todo

  • @bexigah
    @bexigah Рік тому +8

    Argumento da Autoridade é basicamente o pilar que sustenta o progressismo pós-moderno.

  •  Рік тому +8

    Por isso a galerinha verificadinha bonitinha vive batendo em você, entendi.

  • @joaocompass
    @joaocompass Рік тому +18

    O homem é coerente para caralho, não tem jeito.

  • @liorocha950
    @liorocha950 Рік тому +2

    Estou compartilhando o máximo possível. Não sou professor, mas estou há 5 anos como alunos em strict sensu, entre mestrado e doutorado. Tanto com pessoas supostamente de esquerda quanto com pessoas de direita, é uma constante eu ter que lembrar que pesquisei o que falo, não tirei da brisa.

  • @VitsDoxes
    @VitsDoxes Рік тому +182

    Botou o dedo na ferida, faz de novo?

    • @brake6754
      @brake6754 Рік тому

      Eita como tem tesão ele

    • @metalicbeast9659
      @metalicbeast9659 Рік тому +10

      Existe coisa melhor doq ver professor puto mandando a real na tua cara?

    • @junior091083
      @junior091083 Рік тому

      Anti Paulo Guedes?

  • @antie5459
    @antie5459 Рік тому +7

    Só fatos duros, alguns de nós na esquerda estamos repetindo isso a exaustão, mas não temos voz. Parabéns pela coragem.

  • @nickfilmaker
    @nickfilmaker 5 місяців тому

    Alias, é muito bacana como a distorção do conceito de local da fala impede qualquer diálogo, ja que se baseia em restringir quem pode se manifestar sobre os temas. Assusta imaginar que que frutos posaam nascer disso.

  • @umi2751
    @umi2751 Рік тому +19

    Nossa, me cansei de ver gente sem conhecimento de causa nenhum recebendo holofote enquanto pessoas que, sim, pertenciam às minorias e tinham domínio de fato sobre certos temas não recebiam um décimo da atenção por simplesmente não er uma presença forte na internet ou não serem narcisistas que elevam tudo o que fazem. Aí surgem figuras como aquela Joana Darc que tem uma boa capacidade de inventar lorota e do nada se tornam ícones.

    • @ruicarodi8844
      @ruicarodi8844 Рік тому +2

      A quem se interessar por essa história da "doutora" Joana Darc procurem A CIENTISTA DE TAUBATÉ QUE GERAL ACREDITOU.

  • @user-sl6gn1ss8p
    @user-sl6gn1ss8p Рік тому +3

    poisé, o foda é que tem sim elitismo e academicismo que tem que ser criticado mesmo, principalmente nos escalões mais de cima das universidades, e tem sim vários sentidos nos quais o conhecimento formal é supervalorizado enquanto o "informal" e o popular são menosprezados, mas isso não e nem deve de jeito nenhum ser uma crítica cega ao conhecimento formal em si ou um cheque em branco pra outros conhecimentos.
    Parece um pouco que metade do problema é a tendência do debate de internet ir virando uma caricatura de si mesmo. Tendo dito isso, conheço muito militante e espaço que, apesar de fazer críticas, valoriza muito o conhecimento formal e o acesso a ele, então acho que talvez o problema talvez esteja mais no pessoal menos engajado "na vida real".
    O que né, não diminui o problema no sentido de contribuir pra um discurso público facílimo de cooptar, como a ideia da chapa Michele e Damares (que, inclusive, me lembrou da Emma Goldman : p)

  • @ceuvermelho1
    @ceuvermelho1 Рік тому +23

    Anti-intelectualismo é olavismo cultural. E ressentimento puro.

  • @regilanioalves8796
    @regilanioalves8796 Рік тому +3

    Lugar de fala, identitarismo, apropriação cultural etc são termos e posturas que quebram o principal, que escondem a causa da expropriação do povo.

  • @PomadaxP
    @PomadaxP Рік тому +2

    você é um deus. Argumentação perfeita.
    Tem um monte de lacrador na twitch ai vagabundo pixando muro achando que a experiência pessoal é tudo.

  • @gust.ssousa
    @gust.ssousa 5 місяців тому +3

    O Link é mais marxista que muito marxista por aí KKKKKKK

  • @zehvelino6015
    @zehvelino6015 Рік тому +3

    ideólogo burguês conhece mais teoria revolucionária que muito comunista.

  • @rafael_l0321
    @rafael_l0321 Рік тому +12

    Falou bem. Burro tem tanto de um lado quanto do outro. O papo tem que ser qualificado para poder avançar

  • @MatheusCosta-to3eo
    @MatheusCosta-to3eo Рік тому +3

    Esse anti-intelectualismo é altamente danoso em um país como o nosso, em que ter livro já foi proibido, chamar de "filósofo" pode ser xingamento e universitário é chamado de maconheiro que propaga "ideologia de gênero".
    Certíssimo em criticar esse anti-intelectualismo. Tem gente que acha que criticar intelectual é super revolucionário, e esquece que boa parte dos revolucionários foi intelectual.

  • @oscerick
    @oscerick Рік тому +17

    O problema é que a noção de lugar de fala é usada de modo errado. No verdade a ideia é que toda fala parte de um lugar e isso deve ser sempre levado em conta.

    • @bebesengraados
      @bebesengraados Рік тому +5

      As pessoas já atropelam as definições, elas já concluem q se o lugar de fala importa, o único lugar de fala importante é aquele q está diretamente ligado ao assunto

    • @Eng_Simoes
      @Eng_Simoes Рік тому

      O problema não é usar errado não. Não deve ser levado em conta de onde parte para nenhum fim. O mérito do que se diz independe de quem diz.

    • @oscerick
      @oscerick Рік тому +4

      @@Eng_Simoes conceito de lugar de fala não tem a ver com mérito e nem com vivência. Tem a ver com levar em conta quem está falando, que lugar que essa pessoa ocupa nas relações de poder e que poderes a perpassam, a influenciam, a coagem. Tem a ver com considerar de onde a fala está sendo emitida. Se um doutor fala sobre sua especialidade essa fala parte de um lugar a ser considerado. Se uma pessoa tem vivência em algo devemos considerar essa fala, mas de uma forma diferente, pois sei que ela parte de um outro lugar. Conceito de lugar de fala é isso: levar em conta o lugar de onde se fala. Lugar de fala tem mais a ver com como considerar algo, como escutar, que propriamente com mérito ou "poder falar".

    • @Eng_Simoes
      @Eng_Simoes Рік тому

      @@oscerick uma vez mais, e aqui a culpa é minha por pressupor domínio da língua portuguesa: o mérito é da fala, não de quem fala. Considerar o mérito de um conteúdo é o mesmo que considerar a veracidade, ou aplicabilidade, deste conteúdo. "O juiz irá considerar o mérito da petição ", irá considerar se a petição é válida ou não.

  • @robfbms
    @robfbms Рік тому +1

    Uma questão que acaba trazendo à tona o debate sobre lugar de fala é quando pessoas não autistas tentam ensinar a outras pessoas não autistas ou mesmo aos próprios autistas não a importância do anticapacitismo e de ajudar os autistas a viver bem e a lutar contra o capacitismo, mas sim o que e como é ser autista. Quase sempre que um não autista fala sobre autismo, é de uma maneira patologizante (ou seja, falando do TEA como se fosse uma doença ou algo tão prejudicial quanto mesmo quando não o chama explicitamente de doença) e/ou que subestima as nossas dificuldades de sermos autistas num mundo feito pra neurotípicos e nossas reais capacidades e potenciais.
    São pessoas que, como costumamos dizer, acham que sabem tudo sobre o autismo mesmo quando na verdade só conseguem falar dele de maneira limitada, mesmo quando têm, por exemplo, pós-graduação em TEA em uni pública, por não estarem na pele de um autista.
    Mas eu sei que isso não quer dizer que todo autista é especialista em autismo e que só autistas e seus familiares não autistas são autorizados a defender a causa autista. É preciso urgentemente que as universidades se tornem lugares inclusivos, combatam o capacitismo estrutural dentro delas e incluam no currículo dos cursos de humanas e de biológicas as várias formas de se ver o autismo (modelos médico*, social e outros) pra ajudar autistas a se tornarem realmente especialistas na sua condição tanto no âmbito neurocientífico quanto no sociológico. Até pra que os estudantes não autistas adquiram condições reais de falar de autismo sem incorrer em capacitismo e subestimar nossas capacidades (sobretudo a de falarmos por nós mesmos) e dificuldades.
    *O modelo médico precisa ser ensinado não pros estudantes se formarem achando que autismo é patologia e tem que ser "remediado" ou "controlado" como se fosse uma depressão ou transtorno bipolar, mas sim pra nos permitir conhecer os problemas e limitações desse modo de se ver e abordar a nossa neurodivergência.

    • @Eng_Simoes
      @Eng_Simoes Рік тому +2

      Sou pai de autista, e você está errado. A maioria dos autistas é não-verbal, uma parcela grande é incapaz de uma vida autônoma nos seus aspectos mais básicos como alimentação e higiene pessoal. Estes é que devem ser priorizados, por serem mais vulneráveis. Devem sim receber apoio terapêutico e são elegíveis a benefício. Sua hipótese de que esta condição não é patológica desautoriza todas as conquistas obtidas a muito custo. Além disso, esse tópico não tem absolutamente nada a ver com o conteúdo do vídeo.

    • @Odeiofazeruser
      @Odeiofazeruser 6 місяців тому

      Você critica um viés patologizante porque é nível 1, ponto. Seu discurso não é aplicável para quem não consegue fazer atividades básicas diárias sem suporte. Autismo não é um “jeitinho diferente” de ser, é um transtorno.

    • @robfbms
      @robfbms 6 місяців тому +1

      @@Odeiofazeruser1. Em quais circunstâncias é correto (e ético) falar do autismo como se fosse uma doença e algo a ser combatido?
      2. Por que não é aplicável pros níveis 2 e 3 de suporte?
      3. Em qual trecho do meu comentário eu me referi ao autismo como um simples "jeito de ser"?

  • @fabianabarbosa6736
    @fabianabarbosa6736 Рік тому +3

    Que corte BOM!!!!!!
    Não consegui ver a live (ainda), mas me deixa preocupada como isso tem crescido demais entre os progressistas... Me assusta demais como o "anti-elitismo" e o "local de fala" está arrastando muito progressista para a vala...

  • @gatacinza110
    @gatacinza110 Рік тому +7

    Sou de esquerda e concordo com você o estudo e muito importante

  • @alexandremoura34
    @alexandremoura34 Рік тому +4

    Por favor, Linck, não adote essa retórica olavista, esse modo de falar raivoso de Nando Moura e companhia, cuspindo insultos e palavrões. Eu sei que pode trazer engajamento, mas já tem gente demais fazendo isso. Chega a ser cansativo.

    • @raphaelzakhm7310
      @raphaelzakhm7310 Рік тому +6

      Espero que o Linck leia seu comentário e siga o conselho. Caso contrário, ele vai se tornar tudo aquilo que ele gosta de criticar na internet (frase clichê mas verdadeira). Quando rolou aquele lance com o Álvaro (de comparar ele a um neon@zi) foi compreensível a reação de raiva dele, mas torço para que ele não caia nesse padrão. A internet já tem muito influencer tóxico já.

    • @alexandremoura34
      @alexandremoura34 Рік тому +1

      @@raphaelzakhm7310 Sim. Como ele mesmo falou: a raiva na internet traz engajamento, mas a que preço?

  • @tiagosilva8371
    @tiagosilva8371 Рік тому +21

    A educação sozinha não é revolucionária. Sem educação, entretanto, não há revolução.

  • @julienesantos8430
    @julienesantos8430 Рік тому +3

    Eu fico revoltada justamente toda vez que escuto que pobre no Brasil não quer saber de estudar ou compreender os problemas do Brasil e sim samba, pagode e futebol sem levar em consideração a estrutura econômica, social, educacional, histórica e até mesmo de saúde do povo pobre no Brasil. Como um povo que não tem acesso a educação vai ter senso crítico? É um absurdo! Ouvi essas merdas um absurdo!

  • @StarFleet_1701
    @StarFleet_1701 Місяць тому

    A transformação de uma faculdade é pessoal e singular. Educação de boa qualidade, seja o que for que queira entender por isso, não vai alterar a sociedade do jeito que ela é hoje. Vc pode ascender um pouco socialmente (e olhe lá), mas vai ficar nisto. Tem que ser debatido o que pode ser feito para alterar a realidade de todos.

  • @scottagamer
    @scottagamer Рік тому +4

    "A tua arrogância faz parecer que sua estupidez é tão relevante quando o meu saber." Isaac Asimov.

    • @Eng_Simoes
      @Eng_Simoes Рік тому

      Não é bem assim a citação mas blz

    • @scottagamer
      @scottagamer Рік тому

      @@Eng_Simoes Só por que não usei exatamente as mesmas palavras não significa que distorci a ideia.

  • @FredericoKrepe
    @FredericoKrepe Рік тому +7

    Sou da área de humanas e digo com tranquilidade: o negacionismo começou na esquerda ou nos ditos progressistas.
    No mais, excelente comentário!

  • @KrSaPoww
    @KrSaPoww Рік тому +4

    eu não tive uma relação saudável com a universidade. Passei os piores dos meus anos de vida lá e não me sinto particularmente mais capaz do que quando eu entrei, mto pelo contrário, sinto que eu era melhor antes. Mas sempre que comento com amigos tento não deixar minha amargura afetar a visão deles sobre a universidade. É mto importante abraçarmos os estudos

  • @Felipe.Mendes21
    @Felipe.Mendes21 15 днів тому +2

    Infelizmente, "virar um Sílvio Almeida" envelheceu mal p krl 🥲

  • @geofreydearaujo3231
    @geofreydearaujo3231 Рік тому +3

    Eu não acho que somente universidade seja o caminho. Eu acho que "fazer o E.T. Bilu" pode valer tanto quanto uma faculdade. A faculdade no caso é um grande facilitador pra adquirir essa bagagem necessária pra reflexão mas nem de longe é o único meio.
    Edit: não acho que "lugar de fala" seja um argumento válido pra nenhuma discussão sem o devido embasamento/conhecimento de fato.
    Edit 2: já estive na faculdade. É bom pacas. Não pude terminar meu curso (enters the bozo 2018) e imigrei. Vale a pena passar pela faculdade, mas não é situação imperativa pra saber o mínimo.

  • @ThiagoFerraz-fl1bt
    @ThiagoFerraz-fl1bt 18 днів тому +2

    3:58 Kkkkkkkkkkkkkkk hoje em dia isso é mto engraçado

  • @andrepessoa608
    @andrepessoa608 Рік тому +3

    Oh vontade de dar um abraço em vocês! Tenho conversado muito sobre isso. Esse papo de lugar de fala, como é usado, está atrofiando o debate. Jones Manoel, há um tempo, fez um vídeo massa sobre esse tema. Abraços!

  • @leonardo-rafael
    @leonardo-rafael Рік тому

    cara parabéns concordo 100% com vc. impressionante como n vejo ninguem falando sobre isso. Vc deixou evidente algo q eu ja vinha percebendo

  •  Рік тому +5

    Cara, as veses falta um pouco pro pessoal do nosso campo um conceito que deveria ser o basico "Quando a corrente a arrebenta, sempre arrebenta no lado mais fraco".
    O pessoal esquece que se uma ferramenta ideológica, uma ferramenta de disseminação de ideias, já nas nasce coopitada pelo lado de lá, te garanto que será coopitada eventualmente.

  • @Aridativo1
    @Aridativo1 7 днів тому +1

    "virando um Silvio Almeida" essa frase envelheceu como leite, tá foda, a realidade é implacável...

  • @jussarasilva3917
    @jussarasilva3917 Рік тому +19

    Sou prova do que o Linck disse sobre a importância da educação. Inclusive sobre o lugar de fala, pq ver pessoas acadêmicas falando de desigualdade social e estudando é importante, mas mais ainda é levar quem vivencia isso pra academia, e dar oportunidade pra gente é o que verdadeiramente importa! Valorizo todos os professores que tenho na minha graduação e entendo que se não fosse toda a qualificação e trabalho de todas essas pessoas, eu seria extremamente ignorante e perdida.
    Não é etilismo, é entender que é necessário mesmo (sou aluna da federal de São Paulo, e as experiências que tive fazendo projetos sociais, estudos, iniciação científica foi F0D4!!! e tenho muita gratidão e orgulho por ter crescido como pessoa nesses últimos 5 anos!)

  • @lilghost5197
    @lilghost5197 Рік тому +14

    Sou de "Direita" e respeito muito o link,muito coerente,não tem rabo preso com ninguém...

    • @JoJoQueer
      @JoJoQueer Рік тому +7

      Estude sobre anarquia, vai que vc se interessa, (e sim, to falando da anarquia de vdd, que é um tipo de socialismo, não o "anarco"capitalismo)

  • @hermitao9889
    @hermitao9889 Рік тому

    Eu concordo parcialmente com você link, realmente o anti-intelectualismo é nocivo sim para os trabalhadores e jovens periféricos em geral.... Mas não sejamos hipócritas o ensino superior formal, as universidades tanto federais quanto particulares, qualquer faculdade que preza pela excelência é um lugar que não é feito para pobres, a cobrança as listas de exercícios tudo dentro da faculdade tem um nível de dificuldade e cobrança que um trabalhador que acordou as 5 da manhã, trabalhou até às 18, 6 dias por semana pra ter o que comer, e ainda foi cursar mais 4 horas no noturno não "DEVERIA" Ser capaz de lidar.
    Sendo muito franco, a maneira que o ensino superior funciona foi projetada pra forçar o pobre à desistência ou a colar e fazer tudo no automático, e aí no final quem aprende de verdade ? os jovens burgueses tem apê, alimentação, carro, contas pagas, e ainda ganham mesada dos pais pra ficar apenas estudando na faculdade, também não sou hipócrita, já frequentei a faculdade e já pesquisei sei que ser um ESTUDIOSO é literalmente um TRABALHO, pesquisador é um trabalhador...
    Fora que depois de formados os burgueses vão ser presidentes, gestores, diretores, engenheiros e etc nas empresas de seus familiares e círculos Sociais, pra onde vai o formado pobre com as empresas fazendo lock-out, concorrendo com quem tem conexões internas com as empresas e etc ? O pobre vai abrir sua empresa ? Com que dinheiro já que ficou estudando por dez anos gastando suas finanças?...........?
    Sobra a academia né XD?
    Agora você entende a perspectiva de um estudante pobre e negro, mesmo depois de formado as coisas ainda vão ser difíceis cara, é por isso que grande parte da juventude periférica não tem saco pra trilhar esse caminho dos cacos de vidro, vai preferir um curso técnico e abrir uma pequena empresa sem ficar penando e perdendo saúde mental sem tem um puto no bolso.....
    O problema do anti-intelectualismo está dentro da faculdade, na estrutura, no projeto pedagógico, na proporção de burguês pra pobre lá dentro em como as aulas são dadas, nas listas exaustivas de exercícios e mais importante de tudo em como nada disso é citado ou questionado lá dentro, o jovem pobre não aguentar toda essa merda é um sintoma e não a causa do problema....

  • @TheDoomBlueShell
    @TheDoomBlueShell Рік тому +15

    Acho que outro problema que ajuda e muito o anti-intelectualismo para ambos os lados é que por décadas as pessoas zombam e chamam de idiotas pessoas que vão fazer faculdades "inúteis", a quantidade de "piada" quando a pessoa fala que quer fazer filosofia é absurda e isso vai pros dois lados.
    E também somos preguiçosos queremos respostas simples para assuntos complexos, muitos golpistas e coachs financeiros usam e abusam dessa nossa preguiça, teorizo que é por esse motivo que muita gente anda caindo e voltando a cair nos mesmos tipos de golpe, pois elas nem procuram entender quais são os avisos e o que foi o golpe em primeiro lugar.

  • @annaandrade149
    @annaandrade149 Рік тому +1

    Leiam o livro Lugar de Fala, pelo amor de deus. É tão curtinho. Chega de ficar usando o conceito a torto e a direito sem nem saber o bagulho

  • @DivinaScarpim
    @DivinaScarpim 4 місяці тому +3

    Concordo plenamente!

  • @nicholasbraunrodrigues9590
    @nicholasbraunrodrigues9590 Рік тому +29

    Uma crítica (não um ataque): você parte da premissa que esse movimento antiintelectual deriva da supervalorização das experiências pessoais e do lugar de fala. E no final você se utiliza da sua experiência pessoal como professor. Todas as críticas antiintelectuais que já vi não são baseadas no lugar de fala, mas sim do distanciamento do pensamento e do debate dos acadêmicos de esquerda com a realidade dos trabalhadores, com as necessidades matérias da classe trabalhadora. Esse lado desse tal de “movimento antiintelectual” acabou passando desapercebido na sua fala.

    • @raphaelzakhm7310
      @raphaelzakhm7310 Рік тому +19

      Concordo tanto com o Linck quanto com você. Isso que você falou dos pesquisadores muitas vezes viverem em torres de marfim e idealizarem a vida dos pobres é um problema muito real. Entretanto, concordo com o Linck de que o foco seria trazer esse pessoal pra dentro da universidade, e não achar que só a experiência bruta conta. Viver de anedota não faz boa ciência.

    • @JoJoQueer
      @JoJoQueer Рік тому +3

      Ksksksksks eu tbm achei meio irônico ele falar do lugar pessoal dele enquanto professor, mas concordo total com a crítica dele.
      A questão não é que a experiência pessoal deve ser excluída, e sim que o povo tenha mais como foco a educação e passar isso aos outros

    • @guigosouza5343
      @guigosouza5343 Рік тому +6

      Vc tirou as palavras da minha boca.
      Uma coisa que eu percebi é que o Linck tem uma visão deturpada sobre lugar de fala. Nós minorias (digo "nós" pq sou gay) temos menos voz do que as maiorias, já perdi as contas de quantas vezes critiquei a atitude homofóbica de algum hétero e não fui ouvido mas o hétero foi. Fui taxado de vítimista, lacrador, mimizento e cancelador e o hétero saiu como a vítima. Temos menos voz e por isso o lugar de fala existe como uma forma de tentar equalizar essa desigualdade, só que o Linck não percebe isso.

    • @RicardoTorres-lg3wt
      @RicardoTorres-lg3wt Рік тому +12

      E o ponto do linck nao é q a experiencia pessoal é inutil, é q ela deveria convergir com a academia e nao se valer apenas sozinha como argumento

    • @raphaelzakhm7310
      @raphaelzakhm7310 Рік тому +2

      @@guigosouza5343 sim, verdade. Não sou LGBT mas afirmo isso pelo que já passei com amigos; esse lance de que quando alguém é minoria e fala é vitimismo e que quando alguém de fora do grupo fala dá um "viés de verdade", como se fosse um filtro mais imparcial (efeito Eduardo Moreira, sei lá). Entretanto, serei honesto também que já testemunhei muito esse lance que o Linck comenta do lugar de fala ser usado como um "cala boca" em discussões sérias, ou da identidade servir como argumentação (tanto para bem quanto para o mal). Acho que o mundo é complexo o suficiente pra gente entender que tá difícil e tem muito caminho ainda até amadurecer essa discussão.

  • @acacio_phd
    @acacio_phd Рік тому +1

    Estou adorando esses cortes e a sua nova versão

  • @kauankmk3844
    @kauankmk3844 Рік тому +1

    A crítica a academia é necessária, e QM tá lá dentro crítica mais que tudo, mas quando vejo esses caras, ainda mais da esquerda e da esquerda radical, descambando pra uma postura anti acadêmica me dá até desgosto

  • @wmarx
    @wmarx Рік тому +3

    Estou na corrida pra entregar um texto aqui e não vou poder me estender. Mas, como vejo que estamos no mesmo campo ideológico, lidamos com os trecos da cultura e da comunicação e temos vivência em sala de aula pública e particular (universidade e técnico de teatro), assino embaixo dos teus argumentos e do emputecimento. Obrigado!

  • @alyssonribeiropaiva381
    @alyssonribeiropaiva381 Рік тому +3

    Tem um termo que li há algum tempo: orgulho do ignorante. A pessoa às vezes não teve oportunidades de seguir com a educação superior e para não se sentir inferior por qualquer motivo vem com a história de "escola da vida". A única coisa que consigo concordar nessa seara é que quem trabalha e estuda realmente não tem vida pra poder participar dessa "escola"

  • @luisotaviosouto5948
    @luisotaviosouto5948 Рік тому +1

    Linckão da massa, gostaria muito de ver o Jones comentando esse corte seu, pq o Jones tem um vídeo falando EXATAMENTE a mesma coisa que vc, só que com outras palavras, outras referências.

  • @jhonyoliveira249
    @jhonyoliveira249 Рік тому +1

    Já li o título sorrindo

  • @guilhermeduque2735
    @guilhermeduque2735 Рік тому +1

    Você está certo. Por mais desagradável que seja de ouvir.

  • @木漏れ日レナータ
    @木漏れ日レナータ Рік тому

    Mano, obrigada!
    Vc ta coberto de razão.
    Esse papo já tem contaminado muito gente, inclusive uma galera mais velha.
    Eu faço recepção num templo budista e um senhorzinho negro quando soube que eu tava fazendo mestrado na usp começou a falar que na usp só tinha gente rica e etc... bixo, eu passei na graduação inteira recebendo bolsa pub e agora no mestrado ainda dependo de bolsa também. Então tipo, ele desqualificou uma galeeeeeera da periferia, uma galera negra e tal que estão fazendo suas graduações e pós aqui. Eu expliquei que é mais na med que isso acontece e que a usp parece que atingiu 50% do corpo discente advinda do ensino público. Não digo que tá bom, bom mesmo é o fim do vestibular, mas enfim... e tem uma outra galera mesmo bolsonarista que passa o dia inteiro falando merda de política no facebook, em grupo de whatsapp e telegram enquanto os professores nas escolas e a gente que ta fazendo pesquisa (e que tem colocado o Brasil em outro patamar científico do ponto de vista internacional) somos obrigados a ouvir que o Brasil é país de terceiro mundo que nao tem nada e que é ruim em tudo.

  • @CP200S
    @CP200S 9 місяців тому +1

    Universidade pública no Brasil é tudo de bom!

  • @ravibohmanntridapalli7236
    @ravibohmanntridapalli7236 Рік тому +1

    Sei lá mano, acho que viajou nesse, não sei de qual esquerda você está falando no vídeo, mas pelo menos no campo marxista, vejo que o grande problema é com academicistas, ou seja, com aqueles que fazem do trabalho teórico, o único relevante pra adquirir autoridade, ignorando o trabalho prático e objetivo que é tão importante quanto, a crítica nunca foi sobre intelectualidade, que inclusive é bem fomentada entre os militantes

  • @fe0emmm
    @fe0emmm Рік тому

    Esse vídeo se completa perfeitamente com o vídeo da @RitaVonHunty de ontem sobre comunicação da direita

  • @Gohandeterno
    @Gohandeterno 7 місяців тому +1

    Eu com mentalidade de direita, mas mesmo assim eu reconheço o ponto do Sarjeta.

  • @ateismohumanista6374
    @ateismohumanista6374 Рік тому +5

    Este termo "lugar de fala" foi deteriorado em todos os sentidos.

  • @nerdateoria7712
    @nerdateoria7712 Рік тому +5

    Calvo na sarjeta, será esse o nome do canal depois que os dois lados pegar o Linck numa esquina?
    Não sei, mas esse é o melhor canal de HQ...

    • @MatthewsN.R
      @MatthewsN.R Рік тому +1

      Até matarem algum parente dele e ele virar o batcalvo

  • @irancabral5450
    @irancabral5450 Рік тому +1

    Por isso eu gosto do Saviani de colocar que à classe trabalhadora todo o conhecimento acumulado pela humanidade. Cada vez mais eu tenho ranço da esquerda pós-moderna, ela tem uma visão tão "emancipatória" que pulveriza os indivíduos e até a ponto de demolir as lutas sociais que diz defender. Por isso me volto ao pensamento crítico contra esse moralismo de twitter. Pior é quando eles vêm com a pataquada de achar que a universidade é "elitizada", quando a sociedade capitalista fabrica esse fosso de desigualdade, esvaziando o conceito de elite. Por isso gosto cada vez mais do marxismo e do pensamento crítico Latinoamericano, capazes efetivamente de transformar a sociedade.

  • @williancoradini9236
    @williancoradini9236 Рік тому +2

    O Almeida é tão identitário quanto os nichos identitários, ele transparece neoliberalismo. Ele é a representação da classe média neoliberal. Acho que ele não representa os negros.

  • @inggkant1889
    @inggkant1889 Рік тому +4

    Pena que não vai chegar em quem precisa chegar, igual o vídeo do JBL do Nando Moura

  • @descongestionante_nasal
    @descongestionante_nasal Рік тому +3

    pô cara, concordo demais! é um lance que eu treto há anos que esse lance do lugar de fala na prática tá muito distorcido e que abre brecha para dar muita merda no futuro. infelizmente maior parte dos meus amigos de esquerda não entendem isso e sinceramente, não tenho mais energias para debater com eles e explicar o pq lugar de fala como tá sendo feito dá ruim :((

  • @XDdrox
    @XDdrox Рік тому +2

    Eu não te conheço, seu vídeo apareceu, e ter visto isso me deu uma esperança.
    Eu estou bem desanimado com o anti intelectualismo que vejo por ai e essa noção deturpada de realidade onde um curso de 6 meses via youtube tem o mesmo impacto que uma universidade que ultimamente eu nem perco meu tempo tentando conversar com esse pessoal. Se a pessoa é assim eu não quero nem perto do meu grupo de amizades, mesmo sabendo que isso só me fecha mais ainda em uma bolha

  • @MarcuuuuusANG
    @MarcuuuuusANG 4 місяці тому +1

    Esse video é extremamente necessário!🙌

  • @Corvotab
    @Corvotab Рік тому +9

    Adoro o Alexandre pq ele começa falando algo e aí vai puxando coisa e problematica e se emputrcendo e ficando agressivo mas dialético. Puta merda eu queria ter, e se possível, SER um professor igual ele

  • @guilhermesimoesramos4216
    @guilhermesimoesramos4216 Рік тому +3

    É por causa destas falas que escola é uma perda de tempo quê eu já fiquei num baita medo de que meu sonho (ser jornalista trabalhar na globo) não se realiza pensei "será que importa se eu for bom na escola mas não na vida " ou "o quê eu irei fazer depois que terminar a escola "e outra você até poder aprender sozinho mas não é a mes ma coisa que um bom professor que você preste atenção.

  • @danilobcns
    @danilobcns Рік тому +46

    O melhor foi o riso cortado depois do "sou marxista leninista"

  • @Fredog-qo1vj
    @Fredog-qo1vj Рік тому +2

    Linck, os brasileiros tem ódio ao conhecimento, isso é algo notado desde o Brasil Colônia. O movimento anti-intelectualista não é uma surpresa

  • @horizontedemarte7349
    @horizontedemarte7349 11 місяців тому +2

    Adorei o Rage no final do vídeo 9:18,
    Obrigado pela palestra Professor

  • @tulioadorno8674
    @tulioadorno8674 8 місяців тому

    Eu tenho dois sobrinhos, 10 e 8 anos, que estudam na melhor escola da minha cidade com contato direto a língua inglesa (não só o verbo to be kkkk) e fico imaginando as crianças de mesma idade que sequer sabem escrever português. Lá na frente vai existir um abismo na concorrência de uma vaga com boa remuneração...

  • @JulioBigN
    @JulioBigN 9 місяців тому

    O conceito de local e fala é um conceito interessante e pertinente, mas que foi deturpado após ser mimetizado nas redes sociais, justamente após se popularizar entre pessoas que não possuíam bagagem teórica para interpretá-lo de forma sóbria e nesse ambiente virtual que costuma ser um catalizador dos afetos, impulsos e Irrazoabilidade.
    O que o local de fala/vivência diz originalmente é que todos (TODOS) possuímos viéses na nossa visão de mundo moldados pelas nossas experiências pessoais e SUBJETIVAS , sejam positivos ou negativos. Assim como o playboy branquelo pode ter um viés alienante de problemas sociais como o racismo, um negro pobre da periferia pode ter um viés impulsivo que tambem pode deixar uma camada de irrazoabilidade em qualquer opinião que ele possa ter a respeito. O que nós podemos fazer frente a esses viéses é dar o nosso melhor em buscar, em paralelo, uma interpretação objetiva, isto é, focada no objeto, que não se contenta em se alienar no sujeito.
    Mas é claro que nas redes sociais o que impera é o oposto. E o local de fala virou um vicio retórico alienado e alienante. A galera militante que adere a esse tipo de conceito reproduz o qe eu chamo de EUZISMO cultural. Se alienam de livre e espontânea vontade de tudo que não é espelho.

  • @rbg178
    @rbg178 Рік тому +1

    Linck hegeliano não é real e não pode te machucar....
    Linck hegeliano:

  • @jj-nu2ke
    @jj-nu2ke Рік тому +1

    Linck destravou o instinto superior nesse vídeo. (╯°□°)╯︵ ┻━┻

  • @vozesdaminhamente
    @vozesdaminhamente Рік тому +2

    O desespero de quem sabe que a direita vai vir com muita força e com a força de minorias nas próximas eleições.

  • @ahnegao6009
    @ahnegao6009 6 днів тому +1

    Anti intelectualismo é ruim mas tb não dá p/ invalidar a experiência do figurativo menino preto pobre de periferia, pq ele não pode saber mas conhece o sentimento enquanto o dotô branco sabe mas não sente na pele. Adoro o link mas do jeito que ele fala parece sim elitista por desconsiderar essas experiências de vida e coloca-las num patamar inferior ao academicismo. Ambos o dotô e o menino tem seu lugar de fala e ambos são importantes p/ a discussão do tema.

  • @juanliste9237
    @juanliste9237 9 місяців тому

    Linck a respeito do lugar de fala, eu como professor e palestrante sofro isso o tempo todo. Coloquei no FB um "pensamento" a respeito do aborto recebi mensagens mais malucas possíveis de gente que nem esperava.