Sabrina, poderia indicar vídeos seus e de canais amigos que tratam diretamente sobre os porquês devemos partir direto para o comunismo sem passar pelo socialismo, ou isso não é o que literalmente acredita?
Obvio que o Brasil é grande consumidor de agrotóxico, é praticamente o celeiro do mundo. Tem que comparar o uso de agrotóxico por hectare produzido e não em número absoluto.
Waldeci Junior É exatamente por isso que esses ricos da direita demonizam tanto esse assunto, e pintam o Manifesto como um livro genocida. Querem a gente ignorante só consumindo veneno. Qualquer trabalhador que lesse ele concordaria com Marx.
Legal, sem agrotóxico a produtividade cai. Com a produtividade menor, há menos produto de consumo final. Com menor quantidade destes produtos consumíveis, o preço sobe. Com o preço mais alto, os pobres comem menos, quando comem.
Pô, Sabrina, obrigado por esses vídeos. Sou aluno de escola pública, 17 aninhos e um marxistazinho em formação e você não faz ideia do quão eles me ajudam em redação. Digo isso pois os vídeos (principalmente eles) de assuntos socioambientais, além de terem me apresentado ao ecossocialismo, tem me ajudado como estudo, pesquisa e a melhor fundamentar minha argumentação com sua didática clara. Aproveitando, você teria alguma dica de livros para indicar que contribuíssem nesse sentido? Já li o Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento do Florestan Fernandes, indicado aqui no canal por você, e usei o conceito dele de capitalismo dependente em redação (tirei 920!!). Mas além desse e do que entendo de teoria marxista, não conheço materiais de análise sociológica mais próximos da minha realidade e de utilidade mais concreta pra redação. Nem sei se lerá, mas de qualquer maneira brigadoooo!
Que lindo isso, Edu! Olha, recomendo ler Direitos Sociais: afinal, do que se trata? em especial o capítulo Pobreza e cidadania da Vera Telles, e um artigo muito bom que meu tutor indicou em Introdução à Sociologia esse ano chamado Como trabalhar raça em sociologia do Antonio Guimarães. :)
Edu Lima Aproveitando que vc já leu Florestan Fernandes, recomendar ler os autores e fundadores da TMD "Teoria Marxista da Dependência" principalmente Ruy Mauro Marine, Vânia Bambirra, Theotônio dos Santos e o mexicano Jaime Osorio, este último aliás ainda vivo. O IELA Instituto de estudos Latino Americanos da UFSC publica as obras desses autores. Parabéns pelo empenho.
Edu Lima Aproveitando que vc já leu Florestan Fernandes, recomendo ler os autores e fundadores da TMD "Teoria Marxista da Dependência" principalmente Ruy Mauro Marine, Vânia Bambirra, Theotônio dos Santos e o mexicano Jaime Osorio, este último aliás ainda vivo. O IELA Instituto de estudos Latino Americanos da UFSC publica as obras desses autores. Parabéns pelo empenho.
Edu, recomendo a trilogia de documentários q tem aqui no UA-cam chamada Zeitgeist! O primeiro é o Movie, depois o Addendum e o Forward! São fantásticos e esclarecem mta coisa sobre capitalismo! Boa sorte e continue fazendo a diferença!
A sensação que tenho é que as pessoas não têm noção da complexidade que o mundo é hoje. Seria muito bom ver sugestões possíveis ao invés de ideais lindos na teoria. Ninguém critica o movimento de alimentos orgânicos que vieram para os supermercados pelo triplo de preço e que mediante ampliação da produção (não vejo nenhum produtor de orgânicos oferecendo alimentos grátis) precisa recorrer a agrotóxicos pra sustentar a produção mas continuam cobrando caro por ser “orgânico”.
Perfeito! Sabrina, como podemos fazer mais para estimular a agricultura urbana e familiar? Tenho uma start up neste segmento lutando pra levar o projeto adiante. Em paralelo, como podemos militar na área?
A maior culpa do desperdício e excesso de agrotóxicos é do consumidor final! Ja trabalhei em fazenda organica Muitoooooo desperdício de alimentos bons por cauda de uma machinha as pessoas descartam, ja trabalhei em fazenda convencional , quando chega na gôndola metade é descartado por mini manchas e mini furinhos OBRIGANDO o produtor a usar ainda mais agrotóxicos pra poder produzir um alimento que agrade ao olhos dos consumidores,, antes de reclamar de" veneno" faça vc sua parte , não desperdice escolha a maça batida , a batata com furinho e ai sim vc tem direito de julgar o uso de "veneno" Aqui na minha casa pegamos restos de frutas e verduras pra criação dos porquinhos galinhas ... E a maior parte vem produtos em excelente estado, ai nós consumimos
Olá, conheci seu canal faz pouco tempo, mas muito interessante sua forma de trabalhar conceito com aplicação. Não sei como está seu entendimento agora, depois de mais de um ano deste vídeo, mas farei algumas colocações: Penso que a agricultura e os agrotóxicos e o agronegócio são conexões de um sistema bem complexo (de complexidade), por isso, estar totalmente contra os agrotóxicos é complicado. Realmente, muitos agrotóxicos (e insumos) geram grande impacto, seja diretamente na pessoa quanto nos sistemas ambientais. Mas as moléculas novas são realmente menos problemáticas à saúde e ao ambiente. A agricultura naturalmente gera um desequilíbrio em relação ao sistema natural, pois é imposto uma condição de geração de excedente para os humanos. Cria-se um dreno "ambiental" que se polariza com a urbanidade (centro de consumo). Assim é natural injetar uma energia externa para compensar tal desequilíbrio. O grande problema está no alinhamento capitalismo e agricultura, tornando o agro um subcentro de seus objetivos. Daí se alinha a concentração agroindustrial, normalmente associados a grandes conglomerados monopolistas, concentração de poder, e assim caindo na desigualdade. Penso é necessário alguns agrotóxicos mesmo em um sistema político voltado para o bem-estar humano. Note que mesmo os orgânicos usam produtos de forma tecnicamente similares aos agrotóxicos sintéticos. Dá para alimentar todos com orgânicos? Dá... Mas teríamos que mudar nossa visão da função do planeta em nossas vidas: comer menos carne (sei que já faz isso), pois aumenta a eficiência da cadeia de produção (e reduz a pegada ambiental), reduzir o consumismo, pensar quanto ao desperdício, etc., isso numa escala global. A concentração de terras existe por que o capitalismo é o sistema hegemônico (simplificação, automação, mecanização, eficiência, caminho para lucro). Então o que vem primeira, combater o capitalismo ou o latifúndio? É bem possível que os serviços ecossistêmicos gerariam um resultado econômico muito maior do que converter em área agrícola, mas ninguém pensa em pagar pelo ar que respira, a água na torneira (disponibilidade e qualidade), o conforto ambiental (ondas de calor e frio, baixa umidade do ar, etc.) ou mesmo notar se o valor do seguro está aumentando (enchentes, vendavais, mesmo o estresse do calor na hora de dormir aumentando acidentes)
Hoje, os resíduos de agrotóxicos nos alimentos dificilmente causariam problemas de saúde, mesmo a longo prazo. As novas moléculas apresentam uma taxa de degradação, reduzindo seus níveis nos alimentos com o tempo. O problema está na aplicação, por ser concentrada na área. Problema para os aplicadores e seu entorno (solo, agua, biodiversidade e pessoas). Mas o uso de melhores moléculas ajuda. Problema está no monopólio das tecnologias mais modernas
Compreendo o seu posicionamento quanto ao uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras e quanto à utilização de sementes transgênicas. Queria eu que todos tivessem acesso a produtos orgânicos, isentos de qualquer tipo de toxina industrializada e/ou de modificações genéticas. Todavia, vale ressaltar que se houvesse a possibilidade de não se utilizar estes produtos, que não são baratos, pode ter certeza que os produtores não utilizariam, já que eles não ganham nada envenenando a população, o lucro vem da venda da produção. A questão quanto à quantidade de agrotóxicos utilizados no Brasil se deve à nossa localização com clima Tropical, o qual propicia uma variedade imensa de pragas, o que não ocorre na Europa ou no Canadá, por exemplo. Então não podemos crucificar os produtores por utilizarem agrotóxicos. Podemos criticá-los por concentrarem a maior parte da posse de terras, pela violência rural em diversas localidades, sobretudo Norte e Nordeste. O produtor não ganha nada fazendo a semente virar transgênica e não prover resistência contra pragas, para depois ele ser obrigado a gastar mais dinheiro com insumos argrícolas. Simplesmente foge da lógica capitalista. No mais concordo com tudo o que falou.
Brasil tem uma mobilidade social agricola muito grande. Os baroes do café faliram nos anos 30, os baroes do cacau sumiram. Enquanto isso os imigrantes japoneses e italianos que vieram colher café em sao paulo viraram grandes produtores de etanol, cana, hortaliças. A fronteira agricola do centro oeste foi aberta por pequenos produtores que vieram do sul. Em suma, a maior parte dos grandes produtores de hoje é constituída por migrantes e pequenos produtores do passado.
Ótimo vídeo, Sabrina. Adoraria ver um vídeo seu sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Hospitalares. É um assunto extremamente negligenciado hoje em dia, com impacto a saúde pública e ambiental.
Ótimo conteúdo 100% lacração, como que vc come, até a sua roupa que e feita de algodão que tem defensivos agrícolas, não tem como produzir sem agro defensivos.
@@israelmartins3503 se doeu? que bom, mas o azar é seu. não sabe o que consumo, nem onde é produzido o que faço uso. tem uma coisa chamada terra, e uma coisa chamada agricultor. papo sério demais pra gente tapada, que demonstra não saber o que é espinafre quando tenta dar uma opinião (sim, opinião mesmo) sobre o tema que trata de espinafre. para evitar futuros constrangimentos, sugiro que pesquise mais. também sugiro que escolha melhor seus "alvos" para debater. e parabéns, deslacrou 100%, mas foi a você mesmo.
@@luisfernandocorrea8497 primeiramente, produção sem agrotóxicos e impossível eu foi produtor rurar a 2 anos atrás, segundamente oque me dói e ver uma pessoa como essa aí do vídeo falando tanta asneira, eu sei como e produzido o alimento, produção sem defensivos e impossível porque as plantas nessesitam disso para produzir mais em menor espaço para diminuir o desmatamento, e um hectare de soja filtra 15 toneladas de CO2 por ano, e um hectare de mata nativa filtra 12 toneladas de CO2 por ano, e um hectare de milho filtra quase 30 toneladas de CO2 por ano. Outra coisa muito boa para assistir antes de criticar o agricultor e a série aqui do UA-cam do canal Camila teles ela traz informações do agro que mudar sua forma de pensar, nome da série e o outro lado do agro onde fala que os agricultores são obrigados a terem uma quantidade exata de mata nativa em sua propriedade
@@israelmartins3503 não cheguei a ler todas as linhas que você escreveu. desisti na primeira. frequento um assentamento que produz diversidades naturais sem uma gota de agrotóxicos. mas você deve ser um super especialista no assunto. vou me retirar do debate, já que você é um divindade no conhecimento do assunto. grato. se engane e seja feliz. adeus.
@@luisfernandocorrea8497 existe sim sítios que não produzem com defensivos agrícolas mais e em pequena escala assim as "doenças" não de espalham mais eu estava me referindo a grande fazendas
@@TheRhavs e a sua roupa? Ela e feita de algodão né não tem outro meio de comprar alimentos pois o com "agrotóxicos" e o mais barato, e oque alastra o meio ambu e as indústrias e automóveis, e os esgotos de cidades
@@israelmartins3503 uma coisa não anula a outra, ela come mas tem que ter noção da quantidade de veneno que tem na comida oxi, não pode mais reclamar? E outra, grande parte da minha comida vem de agricultura familiar, não do agronegócio
Eu fiquei com uma dúvida, se é a agricultura familiar que abasteve majoritariamente nossas mesas, então não seriam eles quem deveriam parar de usar agrotóxico?
Oi Sabrina! Gosto muito dos seus vídeos, e sempre os assisto com meu namorado, para discutirmos depois, pois gosto de uma visão crítica, e não somente aceitar o que alguém fala. Geralmente concordo com o que você fala, mas nesse vídeo eu fiquei confusa com algumas coisas. Sobre transgênicos, teve um trecho que você falou que uma justificativa ao uso é que deveria ser mais resistentes às pragas e mais suscetíveis aos herbicidas, mas que teve um surto de lagartas e por isso justificaram a liberação de um pesticida perigoso. E em outro texto, falou que o transgênicos não são seguros (9:50). Concordo com a parte sobre os pesticidas: poluem, nos intoxicam. Mas sobre os transgênicos, na faculdade (curso bioquímica), discutimos muito sobre os transgênicos. Pelo o que eu estudei, eles realmente foram criados para serem mais resistentes à pragas, e mais suscetíveis à pesticidas "seguros" (não quero entrar na parte da segurança deles, realmente, tem muita coisa tensa). Mas organismos vivos vivem em mutação, e sempre surgem resistências, o que explicaria esse caso do surto de lagartas, por exemplo. Do mesmo modo que vemos surgir resistência à antibióticos por parte das bactérias. Não vejo como isso invalidaria o uso de transgênicos. Desde o início da agricultura, o humano seleciona e interfere na genética dos alimentos, e o que comemos hoje em dia é muito diferente do que existia antes da intervenção humana. Não consigo entender como uma interferência genética que não crie toxinas e não prejudique o valor nutricional de um alimento possa ser algo ruim. Queria muito uma discussão mais aprofundada sobre isso. Obrigada, e parabéns!!
Vendo o vídeo em 2021 e olha quem é o nosso Presidente da Câmara atualmente... Ele mesmo: Arthur Lira (PP-AL) um dos deputados da bancada ruralista citado como investigado por crimes.
Se não fosse nós do Agro vocês não iria jantar tudo que tá no alimentos e Agro vocês quer que para de produzir vocês ficar sem comer respeita o Agro. agro matar fome
somente um ano de paralisação do agronegócio ja seria mais do que o suficiente para essas pessoas morder a língua sobre o que falam sobre o agronegócio.
Eu genuinamente quero saber mais. Acredito que a opinião dessa moça aí está muito enviesada. Bater na indústria do agro é fácil. Me parece que ela está defendendo ambientalistas e suas teses. Gostaria de saber se existem fontes técnicas, com amparo científico, para que possamos saber mais. Caso alguém saiba e puder colocar aí!
Momento oportuno, bom vídeo. A força da bancada ruralista no congresso é grande, assim como outros setores reacionários,. Estão presentes com bastante força nesse congresso e continuarão após as eleições, por isso precisam ser denunciados e combatidos incessantemente.
Alguém pode me responder uma pergunta? Qual a classe social que comanda as políticas agrícolas no Brasil?
6 років тому+47
Odeio esse papinho de "ain, mas tem gente passando fome no mundo" pra justificar merda de ruralista. Porque desde criança minha mãe me ensinou que as pessoas não passam fome por falta de comida, e sim porque não têm dinheiro pra comprar comida.
Bah, da vontade de chorar vendo a Sabrina falar sobre o uso de agrotóxicos durante o governo Temer. A gente não imaginava o quanto ainda ia piorar. E rápido! Lamentável.
Lembrando que a sementinha foi plantada nas capitanias hereditárias onde ESTADOS inteiros iam para as mãos de um só dono que, obviamente, fazia o que queria com quem tivesse dentro dela, inicialmente dizimando populações indígenas inteiras como se tivesse matando pragas.
O agro é top sim porque se não existisse o agro o Brasil passaria fome e outra os agricultores não são assasinos desmatadores e é necessário o uso de agrotóxicos para combater as pragas e doenças
Eu como aluno de agronomia e técnico de agropecuária, uma coisa é pesquisar sobre o assunto na internet e outras plataformas e outra ir lá ver como se faz, aiai esses piá.
Adorei o vídeo, descobrir esse canal foi mt massa! Só tem uma coisa que não entendo: se a maior parte do que consumimos vem da agricultura familiar, como os agrotóxicos do agronegócio nos alcançam?
Se tu come carne e/ou alguns produtos industrializados específicos tem uma grande chance destes conterem (ou terem se alimentado no caso da carne) soja/milho transgênicos, de monocultura e com muito agrotóxico. Além do fato de ter agrotóxico até na roupa que vestimos :)
Fico pensando comigo aqui: será que esses pessoal aí,comem o que eles envenenam? Ou vão procurar alguma forma mais saudável e não valoriza isso pro povão?
A maior culpa do desperdício e excesso de agrotóxicos é do consumidor final! Ja trabalhei em fazenda organica Muitoooooo desperdício de alimentos bons por cauda de uma machinha as pessoas descartam, ja trabalhei em fazenda convencional , quando chega na gôndola metade é descartado por mini manchas e mini furinhos OBRIGANDO o produtor a usar ainda mais agrotóxicos pra poder produzir um alimento que agrade ao olhos dos consumidores,, antes de reclamar de" veneno" faça vc sua parte , não desperdice escolha a maça batida , a batata com furinho e ai sim vc tem direito de julgar o uso de "veneno" Aqui na minha casa pegamos restos de frutas e verduras pra criação dos porquinhos galinhas ... E a maior parte vem produtos em excelente estado, ai nós consumimos E sabe moça eu plantava minha comida separado sim, pq eu não ligava de a batata ter furinhos . assim comia algo mais limpo mas pra vender é super desvalorizado
Olá Sabrina, gosto muito do conteúdo e da forma de abordagem do seu canal. Obrigada pelo conteúdo! Gostaria de saber se há algum podcast que você recomenda...
A maior culpa do desperdício e excesso de agrotóxicos é do consumidor final! Ja trabalhei em fazenda organica Muitoooooo desperdício de alimentos bons por cauda de uma machinha as pessoas descartam, ja trabalhei em fazenda convencional , quando chega na gôndola metade é descartado por mini manchas e mini furinhos OBRIGANDO o produtor a usar ainda mais agrotóxicos pra poder produzir um alimento que agrade ao olhos dos consumidores,, antes de reclamar de" veneno" faça vc sua parte , não desperdice escolha a maça batida , a batata com furinho e ai sim vc tem direito de julgar o uso de "veneno" Aqui na minha casa pegamos restos de frutas e verduras pra criação dos porquinhos galinhas ... E a maior parte vem produtos em excelente estado, ai nós consumimos
Sabrina, que vídeo maravilhoso! Você sempre com conhecimentos extremamente pertinentes para nos apresentar. Eu adoraria que, para complementar, você fizesse um vídeo explicando as alternativas aos agrotóxicos e transgênicos que você citou, realmente não sabia que já foram pensadas formas de produzir alimentos para toda população de forma orgânica e saudável. Muito obrigada por seu ótimo trabalho! Admiro-te muito!
Congelam-se os "gastos" com saúde; Os incentivos ao uso de venenos avançam ainda mais; inicia-se obstáculos na produção/comercialização de orgânicos; Autoriza-se planos de saúde o repasse de até 40% dos custos com atendimento. Ótimo cenário para o empreendedorismo😈👿😈👿
Pois esses produtos como a maioria dos produtos utilizados na agricultura.é baseado no Dólar.e tbm pela tecnologia empregas nesses produtos. Que vem em evolução Buscando sempre causar menos impacto no ambiente.
Bom Dia, Sabrina! Gosto de ver suas publicações e sua visão acerca da realidade. Parabéns pelo trabalho! Mas vamos a questão: Se a agricultura familiar é que majoritariamente alimenta o brasileiro e o agronegócio comercial está voltado para o mercado externo, influenciando o PIB, então, a meu juízo, teremos um problema muito sério com a nossa balança comercial, já que estamos permitindo mais agrotóxicos nos alimentos e os países estão cada vez mais restritivos quanto ao uso destes em seu território. Como exportar mais veneno se o mundo não quer mais veneno? Obrigado pela sua atenção!
O veneno na soja e no milho vai primeiro pra alimentar animais de corte. Mas eles fazem umas coisas malucas também. No congresso de agroecologia do ano passado contaram que no caso de tomates, na Europa eles colocam os tomates brasileiro (são mais baratos) e aí misturam com tomates de lá pra na hora do molho de tomate ficar pronto, a quantidade proporcional de agrotóxico diminuir e o produto final ser aprovado. Mas também não são todos os países barrando agrotóxicos. Isso é mais União Europeia. Do top 5 importadores do nosso agronegócio, tem Alemanha e Países Baixos, mas também China, EUA, e Rússia (e a China importa mais que todos os 4 juntos).
Agricultura família não tem mais capacidade de sustentar o pais, muita gente e produz pouco. A agricultura famíliar não é mais a mesma coisa que 50 anos atrás. (VINDO QUE ALGUÉM QUE VIVE DA AGRICULTURA) 👍👍👍
Orgânicos em grande escala a nível de Brasil todo nos tempos de hj é 1°impossível 2°inviável 3° todos passariam fome Ja trabalhei com orgânicos. E com convencional . e tendo experiência na área e Conhecendo a população . as pessoas amam e imploram por comer muito veneno!!! Isso é fato ! Coitados dos agricultores
É incrível como samos enganados e aos poucos tiram nossa qualidade de vida com tanta agressividade a vida na terra, este é um tema super importante que diz respeito a todos os seres viventes. SOCORRO estamos em Extinção!
Olá, Sabrina. Dentre o viés de esquerda e direita, vc costuma ler livros de direita também? Se sim, poderia indicar alguns para entendimento. Ah, e uma dica seria fazer resenha de livros de esquerda refutando e comparando com os de direita. Beijos.
Oi Thaynara, falei disso no episódio 13. Eu tenho formação em economia, então tive que ler todos os liberais a fundo, por exemplo. Recomendo muito ler o livro do Merquior que indico lá ;)
Oi , Sabrina né ?. É triste pra gente que é da agricultura ter que ver videos esse tipo, o problema não é comentar e dar a opinião, mas antes disso é preciso que procure informações antes de saírem julgando e massacrando o agro. Primeiramente que não é agrotóxico, o nome técnico e correto é defensivo agrícola, vocês gostam de comparar o uso do Brasil com a Europa, mas já parou pra pensar que o clima da Europa é totalmente diferente do nosso ? Que aqui por ser clima tropical existem mais tipos de pragas e doenças? . Vocês Saem opinando sobre coisas que não sabem , isso que é o problema, vocês dizem que os produtos que compram no supermercado ou feira vão matar vocês envenenado, você esquecem que existem no Brasil vários programas de Boas Práticas Agrícolas onde universidades renomadas fazem pesquisas antes de lançar um defensivo ( agrotóxico) e que existe a DL 50 (dose letal mediana) onde é feitos cálculos e pesquisas sobre a quantidade que deve ser recomendada na aplicação onde não deixa resíduos. Do jeito que vocês falam, parece que aquela pessoa que vai dormir as 8 da noite e acorda as 4 da manha com sorriso no rosto, seja chuva ou sol, quer matar vocês envenenados, não e assim que funciona as coisas. Outra coisa que falam é que vocês no comem soja e milho, mas lembrem-se que quando o pais esta em crise é a soja e o milho que segura as pontas. Quando Atores e atrizes que vivem num mundo de ilusões opinam também sobre esse assunto mas não tem conhecimento nenhum. Eu não acho justo vocês tratarem a agricultura dessa maneira, como se fossemos vilões onde na verdade carregamos o país nas costas. Qualquer duvida entre em contato que seja um prazer esclarecer possíveis dúvidas .
Nossa, cara. Ainda bem que pelo menos uma pessoa lúcida do mundo real comentou aqui pra ver se esses seres do mundo fantástico de Bob usam o cérebro pra correlacionar teoria com realidade. Sao quase 200 milhões de brasileiros, e como vai ter produção de alimentos pra tanta gente sem o uso dos defensores agrícolas? A pessoa que vai na corda da Sabrina, nunca plantou nem mesmo um pezinho de tomate que seja. Senão não falaria tanta bobagem fazendo parecer que agro é coisa de capitalista escroto, etc.,
Wagner Freitas Apoio o capitalismo (de livre mercado) e sou contra o socialismo pois já é um FATO que ele não funciona na prática, mesmo sendo lindo na teoria. Agora dizer que precisamos de agrotóxico, sinceramente, não entra na minha cabeça não. Logo essas pessoas estarão na fila do SUS por consumir esses venenos. Uma vez ou outra pode até não fazer mal, mas quem consome frutas e verduras (como morango, maçã e pepino, por exemplo) todos os dias, com certeza vem a ter problemas de saúde no futuro.
@@pedroemanuel6293 mas essa é a grande questão. Por causa do aumento da população mundial, as produções de alimento tiveram que crescer bastante. Acontece que assim como quase todo organismo, os vegetais são cheios de predadores, doenças etc., por essa razão, caso vc decida ter uma área, ainda que pequena, vc terá que lidar com insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), do contrário dificilmente vc terá uma plantação que dê pra alimentar a sua família e ainda vender na feira todas as semanas.
Eu nasci em Goiás, lá nos tínhamos o hábito de plantar. Mas usávamos constantemente a bombinha de veneno pra borrifar nas plantações. Agora moro em Manaus, e vejo p mesmo sendo praticado no município de Rio Preto da Eva, presidente Figueiredo, Manacapuru. E tem centenas que vão à feira comprar os "orgânicos" de lá jurando que são livres de agrotóxico. Não caiam nessa falácia de que orgânico não possuem agrotóxicos. Esse povo vende caro, produtos com venenos até piores do que os usados na agroindústria. Exatamente porque não sofrem tanta fiscalização. É como aquele ditado "cozinha de restaurante, quem conhece não come de lá"
Sem falar que esses agrotoxicos sao tambem a causa de que muitos (MUITISSIMOS!!!) Animaizinhos que estou percebendo que estao desaparecendo de forma alarmante animaizinhos esses que conviviam conosco aos milhares atualmente sao rarissimos. Nao vou citar pois sao dezenas de especies que eram de nosso convivio e isso é muito preocupante.
A maior culpa do desperdício e excesso de agrotóxicos é do consumidor final! Ja trabalhei em fazenda organica Muitoooooo desperdício de alimentos bons por cauda de uma machinha as pessoas descartam, ja trabalhei em fazenda convencional , quando chega na gôndola metade é descartado por mini manchas e mini furinhos OBRIGANDO o produtor a usar ainda mais agrotóxicos pra poder produzir um alimento que agrade ao olhos dos consumidores,, antes de reclamar de" veneno" faça vc sua parte , não desperdice escolha a maça batida , a batata com furinho e ai sim vc tem direito de julgar o uso de "veneno" Aqui na minha casa pegamos restos de frutas e verduras pra criação dos porquinhos galinhas ... E a maior parte vem produtos em excelente estado, ai nós consumimos
Sabrina, mais uma vez um hino (da Internacional) de vídeo! Obrigada mesmo pelo Competente trabalho de formação política. Ainda bem que você fez esse canal! Boa semana camarada.
Apoia-se: apoia.se/teseonze
____
Ajude a legendar e/ou traduzir esse vídeo: ua-cam.com/users/timedtext_cs_panel?tab=2&c=UC0fGGprihDIlQ3ykWvcb9hg
____
Créditos:
Música de fundo (Jason Shaw) e da vinheta (Alexander) www.orangefreesounds.com
___
Referências e indicações:
agriculturaconsciente.com.br/estudo-inedito-avalia-concentracao-de-terras-no-brasil/
g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/prg-pede-condenacao-de-alberto-fraga-por-participacao-em-esquema-de-propina-no-df.ghtml
deolhonosruralistas.com.br/2018/06/13/dos-173-deputados-federais-que-respondem-por-crimes-43-sao-ruralistas/
www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia-Politica/Concentracao-de-terra-na-mao-de-poucos-custa-caro-ao-Brasil/7/9946
www.dw.com/pt-br/queda-de-vendas-no-brasil-frustra-projeções-da-bayer/a-39488409
www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1679709-supremo-abre-acao-penal-contra-deputado-alberto-fraga.shtml
www.oxfam.org.br/sites/default/files/arquivos/relatorio-terrenos_desigualdade-brasil.pdf
oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/brasil-lidera-ranking-de-ativistas-ambientais-assassinados-aponta-relatorio-21587031
vimeo.com/127559134
www.dw.com/pt-br/queda-de-vendas-no-brasil-frustra-projeções-da-bayer/a-39488409
www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=B5C4DB586DF7D1791F26000792CDF4E5.proposicoesWebExterno1?codteor=1437916&filename=Tramitacao-PL+4576/2016
justificando.cartacapital.com.br/2018/07/04/camara-aprova-pl-da-restricao-de-organicos/
www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/07/fusao-de-bayer-e-monsanto-criara-empresa-com-receita-anual-de-r-15-bi-no-brasil.shtml
thegreenestpost.com/anvisa-libera-o-uso-de-agrotoxico-que-pode-causar-danos-graves-ao-sistema-nervoso/
thegreenestpost.com/arroz-feijao-banana-mais-de-50-dos-exemplares-desses-alimentos-estao-contaminados-por-agrotoxicos/
www.politicos.org.br/luiz-hiloshi-nishimori#
www1.folha.uol.com.br/opiniao/2018/07/luiz-nishimori-a-salvacao-da-lavoura.shtml?loggedpaywall
reporterbrasil.org.br/2017/11/agrotoxicos-alimentos-brasil-estudo/
www.terra.com.br/noticias/brasil/na-contramao-de-europa-e-eua-brasil-caminha-para-liberar-mais-agrotoxicos,f1d67268667203238d154fedfb6d3ea9rdcoh5t3.html
www1.folha.uol.com.br/colunas/claudiacollucci/2018/06/30-dos-agrotoxicos-liberados-no-brasil-foram-banidos-da-europa.shtml?loggedpaywall#_=_
www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf
www.politize.com.br/brasil-campeao-mundial-em-consumo-de-agrotoxicos/
justificando.cartacapital.com.br/2018/07/03/o-custo-humano-dos-agrotoxicos/
Sabrina, poderia indicar vídeos seus e de canais amigos que tratam diretamente sobre os porquês devemos partir direto para o comunismo sem passar pelo socialismo, ou isso não é o que literalmente acredita?
Se o homem do campo não planta .... O povo da cidade não janta !!!!
Latifundiário =/= de homem do campo. Maior parte da comida na mesa dos brasileiros vem da agricultura familiar e não de latifúndios.
Lililigma agricultura familiar é agro.
@@hernanegilsilva3455 Agro sustentável, soja transgênica não é Agro, é destruição de terra
@@vinnylt1468 VERDADE! Destroi a terra! Acho plantam na cabeça!
@@hernanegilsilva3455 ta sabendo legal mesmo, explicado porque perdemos 80% de vegetação nativa do cerrado nos últimos 50 anos, por gente assim
Obvio que o Brasil é grande consumidor de agrotóxico, é praticamente o celeiro do mundo. Tem que comparar o uso de agrotóxico por hectare produzido e não em número absoluto.
Vdd.
Ignorância e informação tendenciosa, coisa de comunista
Compreender a luta de classes é a condição básica para entender qualquer aspecto do Brasil. Parabéns por encampar essa luta!
Waldeci Junior É exatamente por isso que esses ricos da direita demonizam tanto esse assunto, e pintam o Manifesto como um livro genocida. Querem a gente ignorante só consumindo veneno. Qualquer trabalhador que lesse ele concordaria com Marx.
@@jonassouza3020 e vcs da cidade come vcs não para de come e ainda vem fala do agro seu
To maratonando seus videos! Muito obrigada por esse trabalho incrível que vc faz por aqui.
Legal, sem agrotóxico a produtividade cai. Com a produtividade menor, há menos produto de consumo final. Com menor quantidade destes produtos consumíveis, o preço sobe. Com o preço mais alto, os pobres comem menos, quando comem.
Pô, Sabrina, obrigado por esses vídeos. Sou aluno de escola pública, 17 aninhos e um marxistazinho em formação e você não faz ideia do quão eles me ajudam em redação.
Digo isso pois os vídeos (principalmente eles) de assuntos socioambientais, além de terem me apresentado ao ecossocialismo, tem me ajudado como estudo, pesquisa e a melhor fundamentar minha argumentação com sua didática clara.
Aproveitando, você teria alguma dica de livros para indicar que contribuíssem nesse sentido? Já li o Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento do Florestan Fernandes, indicado aqui no canal por você, e usei o conceito dele de capitalismo dependente em redação (tirei 920!!). Mas além desse e do que entendo de teoria marxista, não conheço materiais de análise sociológica mais próximos da minha realidade e de utilidade mais concreta pra redação.
Nem sei se lerá, mas de qualquer maneira brigadoooo!
Que lindo isso, Edu!
Olha, recomendo ler Direitos Sociais: afinal, do que se trata? em especial o capítulo Pobreza e cidadania da Vera Telles, e um artigo muito bom que meu tutor indicou em Introdução à Sociologia esse ano chamado Como trabalhar raça em sociologia do Antonio Guimarães.
:)
Brigadooo!!
Edu Lima Aproveitando que vc já leu Florestan Fernandes, recomendar ler os autores e fundadores da TMD "Teoria Marxista da Dependência" principalmente Ruy Mauro Marine, Vânia Bambirra, Theotônio dos Santos e o mexicano Jaime Osorio, este último aliás ainda vivo. O IELA Instituto de estudos Latino Americanos da UFSC publica as obras desses autores.
Parabéns pelo empenho.
Edu Lima Aproveitando que vc já leu Florestan Fernandes, recomendo ler os autores e fundadores da TMD "Teoria Marxista da Dependência" principalmente Ruy Mauro Marine, Vânia Bambirra, Theotônio dos Santos e o mexicano Jaime Osorio, este último aliás ainda vivo. O IELA Instituto de estudos Latino Americanos da UFSC publica as obras desses autores.
Parabéns pelo empenho.
Edu, recomendo a trilogia de documentários q tem aqui no UA-cam chamada Zeitgeist! O primeiro é o Movie, depois o Addendum e o Forward! São fantásticos e esclarecem mta coisa sobre capitalismo! Boa sorte e continue fazendo a diferença!
O comércio dos fertilizantes é muito lucrativos. Rola trilhões 💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰
A sensação que tenho é que as pessoas não têm noção da complexidade que o mundo é hoje. Seria muito bom ver sugestões possíveis ao invés de ideais lindos na teoria. Ninguém critica o movimento de alimentos orgânicos que vieram para os supermercados pelo triplo de preço e que mediante ampliação da produção (não vejo nenhum produtor de orgânicos oferecendo alimentos grátis) precisa recorrer a agrotóxicos pra sustentar a produção mas continuam cobrando caro por ser “orgânico”.
Sabrina amo o seu canal! Já fiz um trabalho no meu curso sobre agrotóxicos, agricultura familiar, posta esse video no Facebook para divulgar melhor
Que bom ter encontrado seu canal! Obrigada
importantíssimo esse vídeo
Parei quando a doutora afirmou que a agricultura familiar é quem coloca majoritariamente comida na mesa do brasileiro. Dá não...
mas é
Perfeito! Sabrina, como podemos fazer mais para estimular a agricultura urbana e familiar? Tenho uma start up neste segmento lutando pra levar o projeto adiante. Em paralelo, como podemos militar na área?
Excelente e esclarecedor como sempre. E vamos nos informar pessoal. Feliz 2022 !!!
Amo seus vídeos Sabrina, conheci vc há pouco tempo mas já apaixonei nos seus vídeos e na forma que você explica, simples e direta. Parabéns💕
Só aceito críticas sobre o agro de quem já pelo menos já foi lá em algum campo e acompanhou, fora disso não aceito. 🙂👍🏻
ngm quer a tua permissão pra criticar algo meu filho se liga
Os cara acha q os agricultores usam agrotóxicos pq querer, se eles quiserem um produto orgânico q comprem uma enxada e venham aqui
@@louisk165 ja foi em uma fazenda?
@@louisk165 nem sabe o que fala
A maior culpa do desperdício e excesso de agrotóxicos é do consumidor final!
Ja trabalhei em fazenda organica
Muitoooooo desperdício de alimentos bons por cauda de uma machinha as pessoas descartam, ja trabalhei em fazenda convencional
, quando chega na gôndola metade é descartado por mini manchas e mini furinhos OBRIGANDO o produtor a usar ainda mais agrotóxicos pra poder produzir um alimento que agrade ao olhos dos consumidores,, antes de reclamar de" veneno" faça vc sua parte , não desperdice escolha a maça batida , a batata com furinho e ai sim vc tem direito de julgar o uso de "veneno"
Aqui na minha casa pegamos restos de frutas e verduras pra criação dos porquinhos galinhas ... E a maior parte vem produtos em excelente estado, ai nós consumimos
Sua didática é maravilhosa! Demonstra profundidade em um assunto complexo e ao mesmo tempo explica de uma forma simplificada
Sabrina, dá para falar sobre ração para animais, inclusive para os domésticos? Obrigada 💞
Olá, conheci seu canal faz pouco tempo, mas muito interessante sua forma de trabalhar conceito com aplicação.
Não sei como está seu entendimento agora, depois de mais de um ano deste vídeo, mas farei algumas colocações:
Penso que a agricultura e os agrotóxicos e o agronegócio são conexões de um sistema bem complexo (de complexidade), por isso, estar totalmente contra os agrotóxicos é complicado. Realmente, muitos agrotóxicos (e insumos) geram grande impacto, seja diretamente na pessoa quanto nos sistemas ambientais. Mas as moléculas novas são realmente menos problemáticas à saúde e ao ambiente. A agricultura naturalmente gera um desequilíbrio em relação ao sistema natural, pois é imposto uma condição de geração de excedente para os humanos. Cria-se um dreno "ambiental" que se polariza com a urbanidade (centro de consumo). Assim é natural injetar uma energia externa para compensar tal desequilíbrio.
O grande problema está no alinhamento capitalismo e agricultura, tornando o agro um subcentro de seus objetivos. Daí se alinha a concentração agroindustrial, normalmente associados a grandes conglomerados monopolistas, concentração de poder, e assim caindo na desigualdade.
Penso é necessário alguns agrotóxicos mesmo em um sistema político voltado para o bem-estar humano. Note que mesmo os orgânicos usam produtos de forma tecnicamente similares aos agrotóxicos sintéticos.
Dá para alimentar todos com orgânicos? Dá... Mas teríamos que mudar nossa visão da função do planeta em nossas vidas: comer menos carne (sei que já faz isso), pois aumenta a eficiência da cadeia de produção (e reduz a pegada ambiental), reduzir o consumismo, pensar quanto ao desperdício, etc., isso numa escala global.
A concentração de terras existe por que o capitalismo é o sistema hegemônico (simplificação, automação, mecanização, eficiência, caminho para lucro). Então o que vem primeira, combater o capitalismo ou o latifúndio?
É bem possível que os serviços ecossistêmicos gerariam um resultado econômico muito maior do que converter em área agrícola, mas ninguém pensa em pagar pelo ar que respira, a água na torneira (disponibilidade e qualidade), o conforto ambiental (ondas de calor e frio, baixa umidade do ar, etc.) ou mesmo notar se o valor do seguro está aumentando (enchentes, vendavais, mesmo o estresse do calor na hora de dormir aumentando acidentes)
Hoje, os resíduos de agrotóxicos nos alimentos dificilmente causariam problemas de saúde, mesmo a longo prazo. As novas moléculas apresentam uma taxa de degradação, reduzindo seus níveis nos alimentos com o tempo.
O problema está na aplicação, por ser concentrada na área. Problema para os aplicadores e seu entorno (solo, agua, biodiversidade e pessoas). Mas o uso de melhores moléculas ajuda.
Problema está no monopólio das tecnologias mais modernas
Compreendo o seu posicionamento quanto ao uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras e quanto à utilização de sementes transgênicas. Queria eu que todos tivessem acesso a produtos orgânicos, isentos de qualquer tipo de toxina industrializada e/ou de modificações genéticas. Todavia, vale ressaltar que se houvesse a possibilidade de não se utilizar estes produtos, que não são baratos, pode ter certeza que os produtores não utilizariam, já que eles não ganham nada envenenando a população, o lucro vem da venda da produção. A questão quanto à quantidade de agrotóxicos utilizados no Brasil se deve à nossa localização com clima Tropical, o qual propicia uma variedade imensa de pragas, o que não ocorre na Europa ou no Canadá, por exemplo. Então não podemos crucificar os produtores por utilizarem agrotóxicos. Podemos criticá-los por concentrarem a maior parte da posse de terras, pela violência rural em diversas localidades, sobretudo Norte e Nordeste. O produtor não ganha nada fazendo a semente virar transgênica e não prover resistência contra pragas, para depois ele ser obrigado a gastar mais dinheiro com insumos argrícolas. Simplesmente foge da lógica capitalista. No mais concordo com tudo o que falou.
No caso do produtor comum sim, agora de uma empresa que vai lucrar com o adoecimento da população vendendo remédios, aí faz muito sentido.
Brasil tem uma mobilidade social agricola muito grande. Os baroes do café faliram nos anos 30, os baroes do cacau sumiram. Enquanto isso os imigrantes japoneses e italianos que vieram colher café em sao paulo viraram grandes produtores de etanol, cana, hortaliças.
A fronteira agricola do centro oeste foi aberta por pequenos produtores que vieram do sul. Em suma, a maior parte dos grandes produtores de hoje é constituída por migrantes e pequenos produtores do passado.
Só use o alface hidroponico ou alimentos da agricultura familiar..
Ótimo vídeo, Sabrina. Adoraria ver um vídeo seu sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Hospitalares. É um assunto extremamente negligenciado hoje em dia, com impacto a saúde pública e ambiental.
ótimo conteúdo. e parabéns pela coragem em citar os nomes daqueles que devem prestar altas contas a todos nós.
Ótimo conteúdo 100% lacração, como que vc come, até a sua roupa que e feita de algodão que tem defensivos agrícolas, não tem como produzir sem agro defensivos.
@@israelmartins3503 se doeu? que bom, mas o azar é seu. não sabe o que consumo, nem onde é produzido o que faço uso. tem uma coisa chamada terra, e uma coisa chamada agricultor. papo sério demais pra gente tapada, que demonstra não saber o que é espinafre quando tenta dar uma opinião (sim, opinião mesmo) sobre o tema que trata de espinafre. para evitar futuros constrangimentos, sugiro que pesquise mais. também sugiro que escolha melhor seus "alvos" para debater. e parabéns, deslacrou 100%, mas foi a você mesmo.
@@luisfernandocorrea8497 primeiramente, produção sem agrotóxicos e impossível eu foi produtor rurar a 2 anos atrás, segundamente oque me dói e ver uma pessoa como essa aí do vídeo falando tanta asneira, eu sei como e produzido o alimento, produção sem defensivos e impossível porque as plantas nessesitam disso para produzir mais em menor espaço para diminuir o desmatamento, e um hectare de soja filtra 15 toneladas de CO2 por ano, e um hectare de mata nativa filtra 12 toneladas de CO2 por ano, e um hectare de milho filtra quase 30 toneladas de CO2 por ano. Outra coisa muito boa para assistir antes de criticar o agricultor e a série aqui do UA-cam do canal Camila teles ela traz informações do agro que mudar sua forma de pensar, nome da série e o outro lado do agro onde fala que os agricultores são obrigados a terem uma quantidade exata de mata nativa em sua propriedade
@@israelmartins3503 não cheguei a ler todas as linhas que você escreveu. desisti na primeira. frequento um assentamento que produz diversidades naturais sem uma gota de agrotóxicos. mas você deve ser um super especialista no assunto. vou me retirar do debate, já que você é um divindade no conhecimento do assunto. grato. se engane e seja feliz. adeus.
@@luisfernandocorrea8497 existe sim sítios que não produzem com defensivos agrícolas mais e em pequena escala assim as "doenças" não de espalham mais eu estava me referindo a grande fazendas
Uma porta é mais inteligente.
Vdd kkk
Acabei de assistir The True Cost, tem agrotóxico na roupa, na água na comida, a situação do meio ambiente está muito alarmante.
E né fia pare de reclamar por e o agro que faz vc comer
@@israelmartins3503 uma coisa não anula a outra
@@TheRhavs e a sua roupa? Ela e feita de algodão né não tem outro meio de comprar alimentos pois o com "agrotóxicos" e o mais barato, e oque alastra o meio ambu e as indústrias e automóveis, e os esgotos de cidades
Ninguém usa defensivos agrícolas por que é legal. São um dos maiores custos da produção. Se fosse possível produzir sem, claro que seria feito.
@@israelmartins3503 uma coisa não anula a outra, ela come mas tem que ter noção da quantidade de veneno que tem na comida oxi, não pode mais reclamar? E outra, grande parte da minha comida vem de agricultura familiar, não do agronegócio
Obrigado pelas informações Sabrina ❤
Eu fiquei com uma dúvida, se é a agricultura familiar que abasteve majoritariamente nossas mesas, então não seriam eles quem deveriam parar de usar agrotóxico?
Oi Sabrina! Gosto muito dos seus vídeos, e sempre os assisto com meu namorado, para discutirmos depois, pois gosto de uma visão crítica, e não somente aceitar o que alguém fala. Geralmente concordo com o que você fala, mas nesse vídeo eu fiquei confusa com algumas coisas.
Sobre transgênicos, teve um trecho que você falou que uma justificativa ao uso é que deveria ser mais resistentes às pragas e mais suscetíveis aos herbicidas, mas que teve um surto de lagartas e por isso justificaram a liberação de um pesticida perigoso. E em outro texto, falou que o transgênicos não são seguros (9:50).
Concordo com a parte sobre os pesticidas: poluem, nos intoxicam. Mas sobre os transgênicos, na faculdade (curso bioquímica), discutimos muito sobre os transgênicos. Pelo o que eu estudei, eles realmente foram criados para serem mais resistentes à pragas, e mais suscetíveis à pesticidas "seguros" (não quero entrar na parte da segurança deles, realmente, tem muita coisa tensa). Mas organismos vivos vivem em mutação, e sempre surgem resistências, o que explicaria esse caso do surto de lagartas, por exemplo. Do mesmo modo que vemos surgir resistência à antibióticos por parte das bactérias. Não vejo como isso invalidaria o uso de transgênicos. Desde o início da agricultura, o humano seleciona e interfere na genética dos alimentos, e o que comemos hoje em dia é muito diferente do que existia antes da intervenção humana. Não consigo entender como uma interferência genética que não crie toxinas e não prejudique o valor nutricional de um alimento possa ser algo ruim.
Queria muito uma discussão mais aprofundada sobre isso.
Obrigada, e parabéns!!
Vendo o vídeo em 2021 e olha quem é o nosso Presidente da Câmara atualmente... Ele mesmo: Arthur Lira (PP-AL) um dos deputados da bancada ruralista citado como investigado por crimes.
Muito bom a denúncia a respeito dos agrotóxicos em nossos alimentos.
Se não fosse nós do Agro vocês não iria jantar tudo que tá no alimentos e Agro vocês quer que para de produzir vocês ficar sem comer respeita o Agro. agro matar fome
somente um ano de paralisação do agronegócio ja seria mais do que o suficiente para essas pessoas morder a língua sobre o que falam sobre o agronegócio.
Sou técnico em agropecuária e queria saber com todo respeito se vc tem alguma formação na área do agro? ( agronegócio, agrônomia ou agropecuária )
Essa ai é uma tapada que nunca deve ter pisado um pé no campo pra conhecer a realidade...
@@lucassampaio9833 você que não entende a realidade da indústria.
Eles nunca respondem essas perguntas, não são muito bons em debater
Eu genuinamente quero saber mais. Acredito que a opinião dessa moça aí está muito enviesada. Bater na indústria do agro é fácil. Me parece que ela está defendendo ambientalistas e suas teses. Gostaria de saber se existem fontes técnicas, com amparo científico, para que possamos saber mais. Caso alguém saiba e puder colocar aí!
Registrar uma nova molécula no mercado demanda anos de pesquisa, e o Brasil é um dos únicos países que libera os herbicidas por cultura.
Parabéns Sabrina! sua contribuição faz a diferença na luta!
O oportunismo no Brasil corre solto e com o aval das instituições "democráticas".😤
Mto bons seus videos. Parabéns 😊
Lavar o alimento não tira o veneno. Ciclo biológico. Todo produto consumido chega na sua mesa
.
Momento oportuno, bom vídeo. A força da bancada ruralista no congresso é grande, assim como outros setores reacionários,. Estão presentes com bastante força nesse congresso e continuarão após as eleições, por isso precisam ser denunciados e combatidos incessantemente.
Eu vou utilizar esse seu vídeo junto com o do Pirulla e outros para os meus alunos do Médio discutirem em fóruns de Moodle...
Remédio não, drogas veneno
Alguém pode me responder uma pergunta?
Qual a classe social que comanda as políticas agrícolas no Brasil?
Odeio esse papinho de "ain, mas tem gente passando fome no mundo" pra justificar merda de ruralista. Porque desde criança minha mãe me ensinou que as pessoas não passam fome por falta de comida, e sim porque não têm dinheiro pra comprar comida.
Vc é aqueles que acham que o leite vem da caixinha.
Mano quem produz oque vc come?
@@louisk165 Tá sabendo legal...
A solução pra fome e simples acabar com o estado e deixar o livre mercado agir
Esse vídeo é necessário e urgente até hoje. Obriagado Sabrina. 💜
Bah, da vontade de chorar vendo a Sabrina falar sobre o uso de agrotóxicos durante o governo Temer. A gente não imaginava o quanto ainda ia piorar. E rápido! Lamentável.
Lembrando que a sementinha foi plantada nas capitanias hereditárias onde ESTADOS inteiros iam para as mãos de um só dono que, obviamente, fazia o que queria com quem tivesse dentro dela, inicialmente dizimando populações indígenas inteiras como se tivesse matando pragas.
que vídeo perfeito
Boa abordagem... parabéns
O agro é top sim porque se não existisse o agro o Brasil passaria fome e outra os agricultores não são assasinos desmatadores e é necessário o uso de agrotóxicos para combater as pragas e doenças
Eu como aluno de agronomia e técnico de agropecuária, uma coisa é pesquisar sobre o assunto na internet e outras plataformas e outra ir lá ver como se faz, aiai esses piá.
Agro é fogo!!!
Boa tarde, perplexa com toda essa informação dada por você escolheram a bancada do boi, Parabéns viu
Durante o mestrado visitei uma grande empresa goiana que planta somente cana de açúcar e seringueiras. O tour foi assustador em vários aspectos.
Seu canal é incrível!
Adorei o vídeo, descobrir esse canal foi mt massa! Só tem uma coisa que não entendo: se a maior parte do que consumimos vem da agricultura familiar, como os agrotóxicos do agronegócio nos alcançam?
Se tu come carne e/ou alguns produtos industrializados específicos tem uma grande chance destes conterem (ou terem se alimentado no caso da carne) soja/milho transgênicos, de monocultura e com muito agrotóxico. Além do fato de ter agrotóxico até na roupa que vestimos :)
obrigada pelo vídeo esclarecedor e pela indicação do livro.
Conhecendo agora teu canal e já estou apaixonada, xará! 👏💙
Sabrina, vídeo maravilhoso e importante. Infelizmente, a coisa só piorou de 2018 pra cá, :(
vc é incrível
Até que fim escutei a verdade!!!
Boa noite, Princesa Genia Politica!!! Ama seu canal!
Excelente
Fico pensando comigo aqui: será que esses pessoal aí,comem o que eles envenenam?
Ou vão procurar alguma forma mais saudável e não valoriza isso pro povão?
A maior culpa do desperdício e excesso de agrotóxicos é do consumidor final!
Ja trabalhei em fazenda organica
Muitoooooo desperdício de alimentos bons por cauda de uma machinha as pessoas descartam, ja trabalhei em fazenda convencional
, quando chega na gôndola metade é descartado por mini manchas e mini furinhos OBRIGANDO o produtor a usar ainda mais agrotóxicos pra poder produzir um alimento que agrade ao olhos dos consumidores,, antes de reclamar de" veneno" faça vc sua parte , não desperdice escolha a maça batida , a batata com furinho e ai sim vc tem direito de julgar o uso de "veneno"
Aqui na minha casa pegamos restos de frutas e verduras pra criação dos porquinhos galinhas ... E a maior parte vem produtos em excelente estado, ai nós consumimos
E sabe moça eu plantava minha comida separado sim, pq eu não ligava de a batata ter furinhos . assim comia algo mais limpo mas pra vender é super desvalorizado
Olá Sabrina, gosto muito do conteúdo e da forma de abordagem do seu canal. Obrigada pelo conteúdo! Gostaria de saber se há algum podcast que você recomenda...
É complicado...
muito obrigado por mais um vídeo tão rico!
A agricultura familiar também faz parte do agro.
Se o caipira nao planta, a cidade não janta
É mesmo
Gata e muito inteligente você nos ensinar muito
A maior culpa do desperdício e excesso de agrotóxicos é do consumidor final!
Ja trabalhei em fazenda organica
Muitoooooo desperdício de alimentos bons por cauda de uma machinha as pessoas descartam, ja trabalhei em fazenda convencional
, quando chega na gôndola metade é descartado por mini manchas e mini furinhos OBRIGANDO o produtor a usar ainda mais agrotóxicos pra poder produzir um alimento que agrade ao olhos dos consumidores,, antes de reclamar de" veneno" faça vc sua parte , não desperdice escolha a maça batida , a batata com furinho e ai sim vc tem direito de julgar o uso de "veneno"
Aqui na minha casa pegamos restos de frutas e verduras pra criação dos porquinhos galinhas ... E a maior parte vem produtos em excelente estado, ai nós consumimos
Sabrina, que vídeo maravilhoso! Você sempre com conhecimentos extremamente pertinentes para nos apresentar. Eu adoraria que, para complementar, você fizesse um vídeo explicando as alternativas aos agrotóxicos e transgênicos que você citou, realmente não sabia que já foram pensadas formas de produzir alimentos para toda população de forma orgânica e saudável. Muito obrigada por seu ótimo trabalho! Admiro-te muito!
Congelam-se os "gastos" com saúde; Os incentivos ao uso de venenos avançam ainda mais; inicia-se obstáculos na produção/comercialização de orgânicos; Autoriza-se planos de saúde o repasse de até 40% dos custos com atendimento.
Ótimo cenário para o empreendedorismo😈👿😈👿
Queria saber sua opinião sobre o Enem( exame Nacional do ensino médio) é seus dados.... posicionamento. Obrigado.
Alguém sabe me dizer pq é usado agrotóxicos tão caros, até mesmo por pessoas que tem pouca condição ? É atoa ?
Controle de mato, lagarta,percevejo e não tem veneno barato se paga sem qualidade não tem efeito
Pois esses produtos como a maioria dos produtos utilizados na agricultura.é baseado no Dólar.e tbm pela tecnologia empregas nesses produtos. Que vem em evolução Buscando sempre causar menos impacto no ambiente.
Bom Dia, Sabrina!
Gosto de ver suas publicações e sua visão acerca da realidade. Parabéns pelo trabalho!
Mas vamos a questão:
Se a agricultura familiar é que majoritariamente alimenta o brasileiro e o agronegócio comercial está voltado para o mercado externo, influenciando o PIB, então, a meu juízo, teremos um problema muito sério com a nossa balança comercial, já que estamos permitindo mais agrotóxicos nos alimentos e os países estão cada vez mais restritivos quanto ao uso destes em seu território. Como exportar mais veneno se o mundo não quer mais veneno?
Obrigado pela sua atenção!
O veneno na soja e no milho vai primeiro pra alimentar animais de corte. Mas eles fazem umas coisas malucas também. No congresso de agroecologia do ano passado contaram que no caso de tomates, na Europa eles colocam os tomates brasileiro (são mais baratos) e aí misturam com tomates de lá pra na hora do molho de tomate ficar pronto, a quantidade proporcional de agrotóxico diminuir e o produto final ser aprovado.
Mas também não são todos os países barrando agrotóxicos. Isso é mais União Europeia. Do top 5 importadores do nosso agronegócio, tem Alemanha e Países Baixos, mas também China, EUA, e Rússia (e a China importa mais que todos os 4 juntos).
Muito difícil achar uma bobagem colossal num espaço de tempo tão curto
Agricultura família não tem mais capacidade de sustentar o pais, muita gente e produz pouco. A agricultura famíliar não é mais a mesma coisa que 50 anos atrás. (VINDO QUE ALGUÉM QUE VIVE DA AGRICULTURA) 👍👍👍
Excelente, camarada!!!! Muito obg!!!
Então o alimento que chega em nossa mesa deve estar cheio de insetos e bigatos pra gente comer também kk
É, não é fácil cuidar de uma roça, gastar muito dinheiro. Pra pessoas fazer essas coisas 🤦🏻♂️
otimo video !
Parabéns pelo canal!!! videos sempre muito esclarecedores.
Orgânicos em grande escala a nível de Brasil todo nos tempos de hj é 1°impossível 2°inviável 3° todos passariam fome
Ja trabalhei com orgânicos. E com convencional
. e tendo experiência na área e
Conhecendo a população . as pessoas amam e imploram por comer muito veneno!!! Isso é fato ! Coitados dos agricultores
É incrível como samos enganados e aos poucos tiram nossa qualidade de vida com tanta agressividade a vida na terra, este é um tema super importante que diz respeito a todos os seres viventes. SOCORRO estamos em Extinção!
Não assisti o vídeo! Mas digo: candidate-se, depois de eleita, mude alguma coisa…
Olá, Sabrina. Dentre o viés de esquerda e direita, vc costuma ler livros de direita também? Se sim, poderia indicar alguns para entendimento. Ah, e uma dica seria fazer resenha de livros de esquerda refutando e comparando com os de direita. Beijos.
Oi Thaynara, falei disso no episódio 13. Eu tenho formação em economia, então tive que ler todos os liberais a fundo, por exemplo. Recomendo muito ler o livro do Merquior que indico lá ;)
Obrigada por ser tudo de bom junto! ✊💚
Oi , Sabrina né ?. É triste pra gente que é da agricultura ter que ver videos esse tipo, o problema não é comentar e dar a opinião, mas antes disso é preciso que procure informações antes de saírem julgando e massacrando o agro.
Primeiramente que não é agrotóxico, o nome técnico e correto é defensivo agrícola, vocês gostam de comparar o uso do Brasil com a Europa, mas já parou pra pensar que o clima da Europa é totalmente diferente do nosso ? Que aqui por ser clima tropical existem mais tipos de pragas e doenças? . Vocês Saem opinando sobre coisas que não sabem , isso que é o problema, vocês dizem que os produtos que compram no supermercado ou feira vão matar vocês envenenado, você esquecem que existem no Brasil vários programas de Boas Práticas Agrícolas onde universidades renomadas fazem pesquisas antes de lançar um defensivo ( agrotóxico) e que existe a DL 50 (dose letal mediana) onde é feitos cálculos e pesquisas sobre a quantidade que deve ser recomendada na aplicação onde não deixa resíduos. Do jeito que vocês falam, parece que aquela pessoa que vai dormir as 8 da noite e acorda as 4 da manha com sorriso no rosto, seja chuva ou sol, quer matar vocês envenenados, não e assim que funciona as coisas. Outra coisa que falam é que vocês no comem soja e milho, mas lembrem-se que quando o pais esta em crise é a soja e o milho que segura as pontas. Quando Atores e atrizes que vivem num mundo de ilusões opinam também sobre esse assunto mas não tem conhecimento nenhum. Eu não acho justo vocês tratarem a agricultura dessa maneira, como se fossemos vilões onde na verdade carregamos o país nas costas. Qualquer duvida entre em contato que seja um prazer esclarecer possíveis dúvidas .
Nossa, cara. Ainda bem que pelo menos uma pessoa lúcida do mundo real comentou aqui pra ver se esses seres do mundo fantástico de Bob usam o cérebro pra correlacionar teoria com realidade. Sao quase 200 milhões de brasileiros, e como vai ter produção de alimentos pra tanta gente sem o uso dos defensores agrícolas? A pessoa que vai na corda da Sabrina, nunca plantou nem mesmo um pezinho de tomate que seja. Senão não falaria tanta bobagem fazendo parecer que agro é coisa de capitalista escroto, etc.,
Wagner Freitas
Apoio o capitalismo (de livre mercado) e sou contra o socialismo pois já é um FATO que ele não funciona na prática, mesmo sendo lindo na teoria. Agora dizer que precisamos de agrotóxico, sinceramente, não entra na minha cabeça não. Logo essas pessoas estarão na fila do SUS por consumir esses venenos. Uma vez ou outra pode até não fazer mal, mas quem consome frutas e verduras (como morango, maçã e pepino, por exemplo) todos os dias, com certeza vem a ter problemas de saúde no futuro.
@@pedroemanuel6293 mas essa é a grande questão. Por causa do aumento da população mundial, as produções de alimento tiveram que crescer bastante. Acontece que assim como quase todo organismo, os vegetais são cheios de predadores, doenças etc., por essa razão, caso vc decida ter uma área, ainda que pequena, vc terá que lidar com insetos (inseticidas), fungos (fungicidas), bactérias (bactericidas), do contrário dificilmente vc terá uma plantação que dê pra alimentar a sua família e ainda vender na feira todas as semanas.
Eu nasci em Goiás, lá nos tínhamos o hábito de plantar. Mas usávamos constantemente a bombinha de veneno pra borrifar nas plantações. Agora moro em Manaus, e vejo p mesmo sendo praticado no município de Rio Preto da Eva, presidente Figueiredo, Manacapuru. E tem centenas que vão à feira comprar os "orgânicos" de lá jurando que são livres de agrotóxico.
Não caiam nessa falácia de que orgânico não possuem agrotóxicos. Esse povo vende caro, produtos com venenos até piores do que os usados na agroindústria. Exatamente porque não sofrem tanta fiscalização.
É como aquele ditado "cozinha de restaurante, quem conhece não come de lá"
Sem química nos alimentos vc pagaria 50, 60 reais em um tomate.
Sem falar que esses agrotoxicos sao tambem a causa de que muitos (MUITISSIMOS!!!) Animaizinhos que estou percebendo que estao desaparecendo de forma alarmante animaizinhos esses que conviviam conosco aos milhares atualmente sao rarissimos. Nao vou citar pois sao dezenas de especies que eram de nosso convivio e isso é muito preocupante.
Excelente!👏🏾👏🏾
Obrigada!!
Você é muito inteligente e didática!!!!
O palntil do campo deve abandonar agrotóxico para presevar a natureza e a vida em geral.
A maior culpa do desperdício e excesso de agrotóxicos é do consumidor final!
Ja trabalhei em fazenda organica
Muitoooooo desperdício de alimentos bons por cauda de uma machinha as pessoas descartam, ja trabalhei em fazenda convencional
, quando chega na gôndola metade é descartado por mini manchas e mini furinhos OBRIGANDO o produtor a usar ainda mais agrotóxicos pra poder produzir um alimento que agrade ao olhos dos consumidores,, antes de reclamar de" veneno" faça vc sua parte , não desperdice escolha a maça batida , a batata com furinho e ai sim vc tem direito de julgar o uso de "veneno"
Aqui na minha casa pegamos restos de frutas e verduras pra criação dos porquinhos galinhas ... E a maior parte vem produtos em excelente estado, ai nós consumimos
Nós dias de hj é impossível e inviável essa sua ideia de acabar com agrotóxico
Séria perfeito
Más hj em dia impossível
Como o agro não é aliado do capital produtivo? Se ele é que impede o câmbio de ir de 4 pra 12?
Ótimo vídeo! Só perdeu para o silêncio👏🏼👏🏼
Se nos agricultores não planta vc não come
Já tinha uma noção da descabida ideia do "AGRO É POP" mas com suas indicações de leitura 📚 vai me agregar conhecimento e indagação.
Pode fazer um vídeo sobre transgênicos? Sempre achei que eles seriam a solução aos agrotóxicos, mas parece que não
Nossa que cometários lixos, acha que está moça nunca teve contato com o Agro de verdade, na verdade não fez uma pesquisas real.
Sabrina, mais uma vez um hino (da Internacional) de vídeo! Obrigada mesmo pelo Competente trabalho de formação política. Ainda bem que você fez esse canal! Boa semana camarada.