Lucas, relaxa com os muleques aqui respondendo teu comentário. Eu acho é graça de ser chamado de qualquer apelidinho. Mostra logo o nível mental de quem fala. O vídeo foi realmente importante e com uma mensagem para estudarmos nem nossas mentes. Abraço!
@@danielsv5510 o instinto de incel, mgtow e afins na Internet de xingar ou rotular qualquer homem que concorda com feminista me chama a atenção Representa só um microcosmo do que acontece todo dia e é interessante de ver como experimento social É um paralelo internetesco (normalmente anônimo) do que acontece no mundo real e em setores das redes...
@@jackmisto132 gado são vocês que não prestaram atenção no vídeo e fica aí olhando para os comentários e pensando que os caras só falam isso por ela ser uma mulher.
O "mas nem todo homem" foi substituído agora pelo "e quando é a mulher que faz?" Tipo quando se comenta sobre racismo estrutural e a pessoa branka diz: "e os negros que são racistas? Eu já fui chamado(a) de palmito e branko(a) azedo(a)." Tipo, ao invés de escutar e aprender, tentam deslegitimar um fenômeno que é estrutural a partir de uma experiência isolada. Outro exemplo: comenta-se que um cara abusou de uma mulher e o alecrim vem e diz que uma mulher uma vez passou a mão na bund@ dele. E ele conta isso rindo.
Se eu falasse que toda mulher é uma vadia interesseira Vc concordaria comigo ? Óbvio que não vc imediatamente iria responder : "Ah mas nem toda mulher é assim " Vc estaria sendo hipócrita
Se um homem passar a mão na bunda de uma mulher sem consentimento é assédio Se uma mulher passar a mão na bunda de um homem sem consentimento também será assédio, até porque a vara que bate em Chico bate em Francisco
preconceito, discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria. "programa de combate ao r." 2. POR ANALOGIA atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas. "r. xenófobo"
Você disse tudo e toda essa ignorância e doutrinação social vem dos males do conservadorismo que emburrece e educa essas pessoas a agirem desta forma primitiva, por isso a importancia de combatermos esse mal chamado conservadorismo
Obrigado Sabrina. Eu também já falei isso "nem todo homem..." e agora percebi que estava dando mais prioridade em me defender do que com o machismo sofrido pela mulher. A gente vai se desconstruindo. Obrigado.
@@mathbittencourt2330 Gado é quem não tem capacidade crítica, aprende o senso comum e sai reproduzindo sem questionar e sem aprender. Vai lá continuar ruminando e mugindo na página dos UA-camrs que te pastoreiam já que não está disposto a aprender.
Sempre falo "Nem todo homem", porquê de fato não é TODO homem. E enquanto a me defender, é claro que eu me preocuparei mais em me defender do que me importar com o que mulheres sofrem.
Somos efeito do nosso inconsciente. Portanto, eu não acredito em homem desconstruído. Pra mim a desconstrução vai ser eterna. Eu mesmo, apesar de todas minhas leituras, tenho pensamentos machistas as vezes, ou até mesmo descaso (quando você disse que os homens pulavam seus vídeos sobre feminismo, eu me identifiquei, porque já fiz isso). O importante é sempre escutarmos como você bem falou, refletirmos e nos sensibilizarmos pra sermos pessoas melhores. Seu conteúdo é incrível, virei fã.
@@lfzadra Não tem sentido a associação do movimento feminista com o nazismo. Enquanto um prega a equidade dos gêneros na sociedade o outro segue uma ideologia fascista de exterminação de povos que consideram inferiores, ou seja, possui caráter eugênico. Mulheres por muito tempo eram subjugadas no século passado e foi o movimento feminista que possibilitou que elas pudessem se emancipar na sociedade. Isso não é nazismo, é busca por justiça.
@@paulobecker1 Feminismo não prega equidade de género. Explique como um movimento que tem "fêmea" no radical, que pretende decidir como as relações de gênero devem ser e afirma que homem não pode opinar no processo a não ser como participante de segunda classe pode pregar igualdade, equidade ou qualquer outra forma de relação justa entre os sexos.
@@lfzadra a questão do "fêmea" no radical tem relação com quem sofre a opressão direta do patriarcado. Quando você estuda a história do movimento percebe que seu nome se dá por conta da diferença gritante que existia/existe entre os direitos pra os gêneros binários, sendo o homem o gozador de privilégios e a mulher a negada de seus direitos básicos, então daí as mulheres tomaram partida pra conseguirem lutar para que os privilégios sejam exterminados e cada vez mais exista uma sociedade com equidade de gênero e menos opressão patriarcal
@@paulobecker1 feminazi é um termo de deboche pelo fato das feministas atualmente parecerem fascistas ditando regra pra todo mundo e quereno mais cota e intercessão do estado nas causas muitas vezes malucas delas. O negócio n é a definição de feminista, pq na definição tudo é bonitinho mas na prática é outros 500, aparentemente ce já teve o cérebro lavado pelas feminazis mas abre o olho companheiro, isso tudo é política, jogam a culpa numa classe (os homens cis-heteros bracos) de toda a desgraça no mundo pra poder fazer burocracias e regras inuteis de comportamento cujo objectivo primordial é sempre levar ao poder uma outra classe ou partido. Negam a ciência igual muito nazista eugênico e problematizam tudo igual muito neo-nazi falando de conspiração do governo. Assim como os nazistas tiveram na época do Hitler eles tem muito apoio dos "intelectuais" de plantão. Obviamente os nazistas foram muito piores pq né eles chegaram ao poder e mataram um tanto de gente, mas as estratégias são sempre as mesmas.
Esse vídeo foi um dos responsável pelo término de meu antigo relacionamento. A situação já estava horrível, o cara era um machista em potencial e não reconhecia de forma alguma. Recomendei este vídeo e o cara ficou todo raivoso kkkkk discutimos feio e terminamos. Só tenho uma coisa a dizer: obrigada Sabrina!
Eu sei que o assunto é sério, mas achei o vídeo bem divertido, ri em algumas partes (nas partes da voz grossa e na parte sobre a etimologia da palavra 'homicídio'). Não pude deixar de pensar na música "Geração Coca-Cola" na parte da socialização. No mais, gostaria de agradecer pelo vídeo. São coisas que eu precisava ouvir.
É exatamente o mesmo caso de quando a gente aponta uma fala racista que alguém solta sem querer (de maneira inconsciente mesmo). "Aain mas nem todo branco é racista!" A primeira reação da pessoa é sempre a defensiva. Nunca é uma reação de escuta, de aprendizado, é sempre uma reação de justificativa sobre como ela não é racista, "tenho amigos, meu pai é negro!".
É exatamente sobre isso. É difícil manter comunicação com alguém que insiste em ficar na ofensiva só pra afirmar a própria narrativa. Chega a ser tóxico
O bom é que os puxões de orelha fazem evoluir. Eu mesma, já chamei outras mulheres de "vagabundas", enquanto os caras que traíram saíram de boas vendo as duas minas se estapeando por ele. Nunca mais fiz isso. Lição aprendida :)
Perdi completamente a noção de tempo assistindo e "recebendo os puxões de orelha" nesse vídeo, aprendi bastante coisa, uma delas é questionar o inquestionável, é bastante provável que possa aparecer comentários ruins, mas fazer o que, nem assistindo esse vídeo o cara vestiu a carapuça.
@@lucasfreitas1521 Os homens falam todo dia que todas as mulheres são más,são aproveitadores,são corrompidoras e etc. Mas quando nós falamos. "Cara você tá sendo muito chato." Ele já vem logo tentar argumentar achando estar certo. Mesmo que ele tenha claramante falado algo completamente sexista.
Obrigado pelo vídeo Sabrina, vou passar a escutar mais na presença de mulheres, e falar mais na presença dos meus amigos quando me relatarem atitudes machistas com o habitual orgulho. Parabéns pela sua luta, adoro seu canal, você é inspiradora!
@@brenoasgomes Oq adianta um documentário q era pra ser sofre o silêncio dos homens e fala das mulheres? Acorda esse e um documentário com viés ideológico feminista vale nem apena assistir
primeiro queria agradecer por esse vídeo, foi esclarecedor demais! É interessante parar p analisar a atitude de vários homens, até a minha mesmo, e perceber que o suposto "apoio à causa" se trata muito mais de vaidade e menos de ouvir o oprimido e reconhecer os próprios privilégios. É um soco na cara, realmente, mas é uma pancada que serve p acordar p realidade
Olá, Sabrina!!!! Só hoje eu acabei correndo aqui no seu canal, apesar de que eu já sou seguidor, para assistir especificamente este vídeo, justamente porque me deparei com severas críticas a este vídeo rodando por aí na internet.... Então vamos lá: em primeiro lugar, quero parabenizá-la mais uma vez; eu sempre aprendo bastante com seus vídeos; sempre tem um toque interessante... >>> (vou deixar claro que o administrador desta página e também administrador do Blog Show de Gostosas é Homem, Masculino, Heterossexual, óbvio, está claro pelo tipo de conteúdo da minha página, né) > Mas eu deixo uma pergunta: Você não acha também que a maioria das mulheres é Machista???? Você não acha que a maioria das Mulheres também quer impor regras sobre as outras Mulheres seguindo os padrões da sociedade patriarcal????? Fica aí o debate.
@@cleberbarreto7997 se achar me avisa, também gostaria de saber sobre esse tema tão desconhecido, inclusive é a primeira vez que ouço falar. boa sorte nas pesquisas.
Que engraçado, quando mulheres defendem seus familiares mulheres é bonito. Mas quando são homens é pq o cara é egoísta? O pior de tudo isso é gente como vc que fica dando gasolina pra esse movimento taleban.
@@blackmen1983 GADO detected. Use 1 minuto do seu tempo online e descubra o que mulheres normais falam desse tipo de feminismo extremista. E se quiser respeito delas aprenda a virar homem.
Sempre pensei isso. Sempre que dizia para minhas amigas que todas as mulheres eram interesseiras, elas sempre me digam: nem todas, há não generalize... Mas com seu comentário, pude constar esse fato.
@@yasminrosanunes2860, muitos não entenderam. Mas pelo visto você também não. O fato de alguns homens falarem que mulheres são interesseiras, por exemplo, não impede que eles tenham escutado ou até mudado suas ações. O fato das mulheres serem interesseiras também favorece o patriarcado machista. E aí? Eu topo acabar com o patriarcado machista, e você?
Enquanto existir feminismo, leis misandrecas , falsas acusaçoes prefiro seguir meu caminho mantendo distancia e vivendo em paz , pois eu desisti mesmo de entender o comportamento das mulheres ! Voces mulheres venceram com o feminismo de voces , se virem sozinhas !
Estou no mesmo barco, não tento mais ajudar e nem entender. Graças a Deus minha mãe me ajudou a sobreviver, porque de resto fudeu com a minha vida. Alguém quer ouvir minha historia?! Não, porque como todos os homens eu sou um machista, tenho que abaixar minha cabeça enquanto uma mulher aponta o dedo na minha cara e me acusa de um monte de coisas porque eu nasci com uma rola entre as pernas.
O feminismo oportunista disse para lacrar que o GOLPE contra a Dilma seria um GOLPE MACHISTA E MISÓGINO'. A serviço do capital, diminuiu o problema e desmobilizou a classe trabalhadora que não foi para rua defender o país e a democracia contra um GOLPE DE ESTADO... O feminismo é inimigo do Brasil !!!
coragem hein, eu q sou homem nao perco meu tempo falando de feminismo pra outros homens pq sei q eles nem vao dar ouvidos, melhor msm eh falar pras mulheres q vivem o machismo na pele
Manda mesmo Carol. Rodrigo, vc não entendeu nada, não é pra falar de feminismo, deixa isso pras mulheres discutirem e fale sobre MACHISMO com seus amigos urgentemente.
alguns homem tentam não ser machistas, lutam para q as mulheres tenha direitos iguais. mesmo assim algumas vezes fazemos ou falamos algo machista. eu me envergonho quando falo ou faço algo machista, infelizmente.
"Enquanto os olho estiverem fechados em pensamentos e atitudes ultrapassados, engessados no tempo, haverá preconceito" nem todo homem é machista, mas todo homem se beneficia do machismo mesmo que indiretamente, e nunca saberá o que é ser oprimido, o mínimo que se pode fazer é respeitar o outro e suas lutas.
No outras mamas podcast elas falam muito desse livro. Li a versão gringa e gostaria imensamente que todas as veganas tivessem conhecimento do seu conteúdo. Sugiro o podcast que elas fizeram com a Sandra Guimarães
Percebi isso tbm, por vezes tentei pegar o celular e mudar o foco da atenção. Consegui ver o vídeo inteiro mesmo incomodado, a Sabrina expõe os argumentos de forma clara e critica, e isso faz a total diferença. A Sabrina é uma Deusa!
20:08 Por muito tempo fiquei triste com essa frase "todo homem...", pois, por falta de mais conhecimento me sentia excluído e afastado. Mas digo, muito obrigado pelo ensinamento!
Vendo as brigas da Sabrina no twitter comecei a ficar irritado por ver ela respondendo sempre a mesma coisa e os homens não conseguindo entender. O machismo faz parte da nossa sociedade, principalmente entre os homens, eu mesmo sendo uma pessoa que se considera "progressista" me pego sendo machista algumas vezes e como a Sabrina disse, tenho que olhar constantemente no espelho e tentar tirar isso de mim, e é difícil. Parabéns Sabrina, o vídeo muito bom!
Cada vídeo é uma aula. Eu já falei muita merda ,ja reproduzi falas que não tenho nenhum orgulho. A educação que a gente recebe em casa é muito ruim . Cansei de ouvir da minha mãe diser que homem pode isso e mulher , não . Eu aprendo todos os dias ouvindo as mulheres. Sensacional a sua fala, obrigado.
Eu diria inclusive que nem toda mulher, mas muita mulher é machista também. O mundo ser machista pressupõe machismo em todos. O ciclo é mais complexo quando valores machistas são reforçados e encorajados por muitas mulheres. Cada homem machista é resultado da falha da sociedade em educar uma pessoa. Da tia que pergunta das namoradinhas, do tio que elogia mulher passando na rua. De todos.
Uma análise estrutural conjugada com a clareza de "generalidades não é sobre individuos"... mais didático nem desenhando! Obrigado por compartilhar esse conhecimento com a gente
Olá, Sabrina!!!! Só hoje eu acabei correndo aqui no seu canal, apesar de que eu já sou seguidor, para assistir especificamente este vídeo, justamente porque me deparei com severas críticas a este vídeo rodando por aí na internet.... Então vamos lá: em primeiro lugar, quero parabenizá-la mais uma vez; eu sempre aprendo bastante com seus vídeos; sempre tem um toque interessante... >>> (vou deixar claro que o administrador desta página e também administrador do Blog Show de Gostosas é Homem, Masculino, Heterossexual, óbvio, está claro pelo tipo de conteúdo da minha página, né) > Mas eu deixo uma pergunta: Você não acha também que a maioria das mulheres é Machista???? Você não acha que a maioria das Mulheres também quer impor regras sobre as outras Mulheres seguindo os padrões da sociedade patriarcal????? Fica aí o debate.
.... Só hoje eu acabei correndo aqui no seu canal, apesar de que eu já sou seguidor, para assistir especificamente este vídeo, justamente porque me deparei com severas críticas a este vídeo rodando por aí na internet.... Então vamos lá: em primeiro lugar, quero parabenizá-la mais uma vez; eu sempre aprendo bastante com seus vídeos; sempre tem um toque interessante... >>> (vou deixar claro que o administrador desta página e também administrador do Blog Show de Gostosas é Homem, Masculino, Heterossexual, óbvio, está claro pelo tipo de conteúdo da minha página, né) > Mas eu deixo uma pergunta: Você não acha também que a maioria das mulheres é Machista???? Você não acha que a maioria das Mulheres também quer impor regras sobre as outras Mulheres seguindo os padrões da sociedade patriarcal????? Fica aí o debate.....
.... Só hoje eu acabei correndo aqui no seu canal, apesar de que eu já sou seguidor, para assistir especificamente este vídeo, justamente porque me deparei com severas críticas a este vídeo rodando por aí na internet.... Então vamos lá: em primeiro lugar, quero parabenizá-la mais uma vez; eu sempre aprendo bastante com seus vídeos; sempre tem um toque interessante... >>> (vou deixar claro que o administrador desta página e também administrador do Blog Show de Gostosas é Homem, Masculino, Heterossexual, óbvio, está claro pelo tipo de conteúdo da minha página, né) > Mas eu deixo uma pergunta: Você não acha também que a maioria das mulheres é Machista???? Você não acha que a maioria das Mulheres também quer impor regras sobre as outras Mulheres seguindo os padrões da sociedade patriarcal????? Fica aí o debate.....
@@show1de1gostosas Para sua última pergunta, Paulo Freire lhe dá a resposta: com frequencia o oprimido hospeda o opressor em si. Mesmo reconhecendo-se oprimido, assume a atitude fatalista de aceitação de "sua sina". Às vezes se desvaloriza, justificando a "natural superioridade" do opressor; outras vezes, inseguro, trm medo da liberdade que não ousa assumir, aumentando assim a irresistível atração pelo opressor. Ou, ainda, aspira a ocupar uma posição entre "superiores", renegando suas raizes e tornando-se também um opressor.
@@eduardosadallabucci3495 Sim! Concordo contigo! Hoje eu assisti o vídeo novamente, e acabei vendo que a Sabrina também responde minha pergunta (não exatamente citando Paulo Freire) na parte onde ela afirma que as mulheres reproduzem o machismo da sociedade onde estão inseridas, mesmo não sendo elas a conseguirem algum benefício direto do machismo praticado por elas... É um belíssimo vídeo!
Acabei de sofrer o machismo atrás de uma comentário, e esse vídeo me deu um alivio em saber que tem homens e mulheres que sabem que é uma realidade e não uma invenção da mulher para ter privilégios, (achismo que chega a ser piada).
@Diferente ɐʌıʇɔǝdsɹǝd olha lá o machão. Tua perspectiva não tem nada de diferente. Muda seu nick para perspectiva padronizada , tem mais a ver contigo. Rsrsrs machão
@99878711 99 RS blz sabichão, acho que VC leu algo que eu não escrevi no meu comentário, só zuei o diferente perspectiva que tava fazendo um comentário senso comum. Falou machão!!! Testosterona na veia rarsrs
Oi, Sabrina. Muito obrigado pelo vídeo. Descubro que há muito o que mudar quando me sinto incomodado. Talvez de forma parecida como vc relatou o q sente sobre os relatos de negras e negros em relação ao racismo q sofrem. Sempre falo que o processo de desconstrução é infinito. É uma luta diária. E assim sigo. Obrigado mais uma vez.
Enquanto assistia esse vídeo, veio à lembrança o filme "Roma", que trata exatamente da normalização do patriarcado. Obrigado por essa aula, vou levar muitas reflexões!
Baaah, baita filme! E o exército de caras jovens (previamente doutrinados), me lembrou muito a situação do Brasil e de boa parte do planeta, lobotomizada pela extrema direita nazi fascista. Esse filme é um soco no estômago, tão real e atual que chega a assustar!
Uma coisa q me intriga muito é o estupro como arma de humilhação do outro e dominação. Basta um país entrar em guerra civil, por exemplo, já aparece notícias sobre estupro. No período da escravidão os senhores estuprando as mulheres escravizadas e até mesmo outros homens. É uma coisa que eu não consigo compreender
Cara, não é bem isso não. Já fui o tipo de cara "full esquerda", pró-feminismo etc. Só que tem muito desse discurso que ignora os fatos biológicos. Homem e mulher são criaturas diferentes. Qualquer tentativa de colocar ambos como 100% iguais é ignorância e, na minha opinião, fanatismo. Procurem a palestra do Steven Pinker sobre "Sex differences".
Obrigada por esse vídeo Sabrina! Ele me ajudou a embasar nos debates (ou quase guerras) que acontecem quando conto uma situação de opressão e recebo a resposta "nem todo homem..." O conteúdo do seu canal é incrível!
O que eu posso dizer, Sabrina, é que eu tenho buscado aprender sobre machismo e feminismo, e isso me fez buscar melhorar muita coisa. Não vou mentir que é fácil, mas acho que tem valido a pena. P. S: obrigado por fazer parte desse processo! Abraços :)
@@limarodrigo1 obrigado. A minha lista de leituras deste ano já está imensa e ainda tenho de estudar pra concurso, mas Simone provavelmente valerá a pena!
Qualquer um que se proponha a ouvir abrindo mão do "mas" abriu mão de pensar. Ser crítico é o extremo oposto de aceitar bovinamente o que uma autoridade ou líder diz.
@@BakaaGoGo Lá vem os ancaps ou fachos com foto de anime que acha que todo homem só apoia mulher por conta de sexo, já que na cabeça deles tudo gira em torno disso
Eu tive uma experiência irritante, mas que serviu para identificar exatamente isso, sobre como homens se incomodam com uma mera defesa que é feita a favor de mulheres. Eu sou engenheiro de segurança e higienista ocupacional. Em um debate em rede social iniciado por outra pessoa, este propôs que pessoas apresentassem razões para a mulher aposentar mais cedo. Entrei no debate, e poderia ter citado diversas razões que eu entendo como muito válidas para o menor tempo da mulher. Mas, para dar uma contribuição de outras razões a partir da minha experiência profissional. Existem diversos agentes ambientais nocivos que são mais perigosos para mulheres. Substâncias teratogênicas, temperaturas anormais, ruído de alta intensidade com risco para grávidas, a má ergonomia dos ambientes de trabalho... E os agentes nocivos para mulheres praticamente não é citada na legislação trabalhista de segurança e saúde no trabalho. No máximo a CLT traz limite de 20/25 kg para carregamento manual de cargas, enquanto a mesma CLT estabelece 60kg para homem, sendo que isto nem é vantagem, pois ambos os "limites" são inadequados, elevados demais considerando ergonomia como vista no resto do mundo. Assim, eu apenas sugeri que isso poderia ser mais um motivo para reduzir tempo de trabalho das mulheres. 2 "perfis" masculinos se sentiram contrariados, e ainda sem o menor conhecimento em segurança do trabalho, começaram a me atacar com informações falsas e distorções do entendimento de estatísticas de acidentes. Fui acusado até de propor isso porque eu deveria ser pai de filhas e tava só interessado em proteger mais direitos para elas.
@@arthurtrindade1919, claro. Um exemplo é o ruído. Explicando de forma simplificada, a ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists) recomenda que em situações de ruído intenso, deve ser feita medição de ruído com microfone na altura do ventre de mulheres, com um limite específico que, se a medição der mais alto que esse limite, o ruído pode provocar perda auditiva no bebê em formação. Outro exemplo, existem substâncias químicas que podem provocar alterações a nivel DNA em uma mulher, provocando prejuízos futuros para sua saúde ou até mesmo provocar que filhos seus, sequer gerados ainda, venham a sofrer com alguma deficiência na sua formação.
Direitos de igualdade está nos direitos humanos. Desde 1988 existe uma lei que proíbe diferenças salariais por cor, gênero, etc. Então talvez o maior problema seja de fiscalização e informação para as pessoas irem atrás de seus direitos.
É preciso um disclaimer antes do textão (infelizmente, dado os tempos): sou homi e hetil, quiralidade cis-monocovalente, classe média-desalentado. E apesar de vc ter martelado muito isso: eu já estive "do lado de lá", com grande potencial para ter sido um "incel", hoje nem sei mais onde estou, mas como diria Papai Davi "[estou] levando a vida, Zé". Muito das coisas que você diz, de fato, batem com a realidade. Já tive de encaminhar mulheres à Delegacia de Mulheres de minha cidade (inclusive ir pessoalmente prestar queixas em nome de uma). Convivi com pessoas (diaristas, zeladoras, colegas de trabalho, etc) que sofreram o pão que o diabo amassou pelos seus cônjuges ou mesmo filhos. A lista é enorme de casos, e no centro estão pessoas - eles e, mais agudamente, elas - que tiveram uma trajetória sofrida e (em boa parte, e com o perdão do "determinismo") "previsível", dadas o rol de possibilidades que já se anunciam na "loteria do nascimento" e na "situação de latitude/longitude" da criação. O que tens a dizer é algo de fundamental importância para um país como o nosso, onde os casos cotidianos de abuso e de diminuição (sistemática) da pessoa são fartos (além das alarmantes estatísticas de mortes - não nos esqueçamos das tragédias recentes, que joga luz nos "chans", como o dogolachan, e da cultura incel e tantos outros movimentos "manistas" - e a forma como homens violentamente abatem aquelas que um dia juraram amar), de maneira que não é incomum para a maioria das pessoas ser expostas a alguém nessa situação no dia a dia. Dito isto, é preciso, exatamente pela gravidade do tema, a crítica à forma do vídeo (quase tão importante quanto o conteúdo, como qualquer bom comunicador há de atestar): Inicialmente, gostaria de citar Roberto Sapolsky: o ser humano é um animal confuso, em todas as métricas [, condenado a uma zona cinza], age como uma espécie de cooperação e também como uma de torneio, capaz de dizimar aos milhares e de se matar para salvar outros tantos. A citação vem a tona pela máxima dele: cuidado quando for fazer julgamentos sobre comportamentos, especialmente se é algo que a sociedade julgar como sério. O humor em um vídeo sobre conceitos poder ser uma poderosa ferramenta didática. A condescendência (no tom e nos gestos), por outro lado, pode afastar o (potencial) ouvinte. E dado que você é uma pessoa muito estudiosa e desenvolta (adoro seu trabalho no youtube, btw, estou aguardando seu livro), seria melhor se o papo ocorresse "horizontalmente", uma vez que, tal qual você fala, não é produtivo um homem vir (de cima para baixo) querer explicar coisas ou justificar-se para uma mulher, em específico; o oposto também não parece ser tão eficaz. Digo isto por dois motivos: (1) A falta de escuta qualificada pode estar também muito ligada ao tipo de educação/socialização - pobre, deficitária no contraditório, incapaz de dar ferramentas as pessoas desenvolverem uma economia emocional firme e capacidade cognitiva de procurarem os "caminhos das pedras" por conta própria - isso vale para famílias, comunidades e sistemas institucionais, incapazes de entregar sequer o "feijão com arroz" em muitos casos. Há o componente machista, certamente, mas quem sabe não seja mais o "tempero" que os nutrientes em si. O que é preocupante quando olhamos países de primeiro mundo, que são modelos (como os países nórdicos), no quesito "desconstrução", e que agora veem surgir movimentos de extrema-direita que tem visões bem conservadoras quanto ao papel da mulher e que um dado fenótipo (como ter algo diferente entre as legs) é um sinal de superioridade. Ou seja, mesmo com o reforço institucional, há uma parte da sociedade - minoritária, sim, mas capaz de muito estrago - que não é engajada diretamente. Fazer com que uma pessoa saia de sua bolha (como você coloca que é possível), dentro de seu limiar de empatia e de cognição, passa por uma ligação entre interlocutor e ouvinte, necessariamente tem de haver empatia ou medo. Difícil imaginar alguém mudar de ideia ou de hábito porque um sicrano away me disse umas verdades "na cara" e tá falado, ponto. Os (possíveis) relatos (indicado nas mudanças de vozes) que vc utiliza não me soam como algo vindo de uma situação de maior precariedade, onde ocorrem a maior parte da opressão e da violência no Brasil real, mas de uma mulher de classe média/alta que teve uma educação e provavelmente uma situação de vida bem mais privilegiada, que não terá grandes problemas de toxicomania direta ou indireta, não terá 3+ filhos (alguns indesejados) e não trabalhará em expedientes diversos e mal remunerados, enquanto apanha de um companheiro/familiar abusivo - digo isso, pq parece que eu voltei à universidade: estou a receber tratamento animoso de uma mulher sobre uma possível violência que estou a perpetrar contra ela, que pela lógica escorregadia há de levar a uma tragédia, e não posso sequer saber como proceder com ela, pois não há um canal de comunicação "direta". Não estou falando de você, dos exemplos apenas. Por favor, não leve para o pessoal. Algo que aprendi na vida: o que vc disser mais valerá para a interação contigo que como um "coringa" para todas as situações do dia a dia. Ninguém pode falar, como vc bem pontuou, pela maioria (ou por sua "classe") nos detalhes, na miudeza. Os pontos gerais, sim. Posso estar a fazer um espantalho ou um apelo à estatística, não sei. Mas, o pensamento em classe pouco ajuda neste caso. Poucas são as situações do cotidiano que eu consiga pensar que ser da "casta" masculina me ajuda ou a tantos outros. (2) questão de práxis, se for uma questão de postura. Teria sido mais interessante ver você fazendo a condução de um processo desse. Uma maiêutica mesmo. Ir às ruas ou em eventos pré-agendados msm e conversando com estranhos e tentando pôr em prática uma "desconstrução" dessas. Sem se valer do "efeito halo", dada a notoriedade que vc acumulou na net/academia. Ouvindo o contraditório real, em toda sua complexidade. Afinal, há desde o homi escolarizado e "desconstruídos", que escuta pianinho, até o homi casca grossa, que faz vê mulher como ração de dog. Há, tb, aqueles que não conseguem ou não tiveram oportunidades reais de ter conversas francas com mulheres no dia a dia, sem o ato do cortejo. Só um papo adulto. Eis o mote que faz proliferar manistas e incels. Tive a sorte de poder ter tido essas conversas na vida, mas vieram muito tarde, só depois dos meus 25... Me pergunto se outros homis tb não passam por isso. Especialmente dada nossa falta de abertura emocional entre os brodis. Para referência nesse approach, um exemplo que agora é "ouro" para mim é do canal da trans Counterpoint (vídeo sobre Incels, Macho Alfa e tals). Anyway, quem chegou até aqui, dê um tapinhas nas costas pq tem tanto tempo livre quanto eu, vão estudar para concurso ou contar pombos na rua que é mais negócio.
É igual ao grupo musical de clarinetistas que eu vi a apresentação. Quando perguntado por que eles se chamavam "Sujeito a Guincho" eles explicaram que "guincho" é como eles chamam a nota errada e, como qualquer clarinetista estavam sujeitos a tocar a nota errada...
O que falta no mundo: consciência de classe e entender a diferença, nas discussões, entre indivíduos e grupos sociais (não escutaria mais "nem todo homem é machista", "nem todo branco é racista", "nem todo hétero/cis é homofóbico/Transfobico" etc etc etc)
Só gratidão a oferecer à este vídeo. Sim, reflexões foram feitas (algumas já "estacionadas" a um bom tempo), e posteriormente atitudes serão tomadas corrobando-se à elas. Grato pelo vídeo, parabéns pelo canal.
muito bem explicadinho. eu vi hj cerca de uns 20 video desse canal e sabe uma coisa que eu percebi? esse é o video com o maior número de dislikes. POR QUE SERÁ????? afffffffff
P. S: eu já havia comentado no canal de uma outra moça, hoje, sobre algo parecido. É muito comum mulheres interpretarem músicas em que o eu lírico é um homem, principalmente numa situação romântica com uma mulher. Mas é muito difícil um homem fazer o contrário. Um dos poucos exemplos que conheço é Chico Buarque. O outro é André Matos, em Wuthering Heights. Não vou mentir; não sei se teria essa coragem. Mas bem que seria interessante! Qual sua opinião sobre isso, Sabrina? Abraços ;)
Baita observação. Interpretar uma música com eu lírico mulher não te faz menos homem, assim como o contrário não faz a mulher menos mulher. Um exemplo que acho massa de artista homem interpretando canção com eu lírico mulher é Zé Ramalho interpretando Chão de Giz da Elba Ramalho.
Que este comentário fique aqui como uma homenagem a este grande cantor... E sua coragem de interpretar essa música nos anos 90. "Come Home! I'm so cold"...
Eu entendo essa postura defensiva de alguns homens de se declararem a excessão a regra, pq ter a própria imagem associada a comportamentos degradantes como o machismo afeta de certa maneira a dignidade e honra daquele indivíduo. Como vivemos em uma sociedade onde à uma cultura muito forte relacionada a liberdade de expressão e a imagem, esses homens se sentem na necessidade de defenderem a si mesmos e de falarem mesmo q isso seja completamente irrelevante pra narrativa ou contexto envolvido. Assim como muitas opiniões são irrelevantes para todo um cenário, quando vc não tem alcance/influência. Mas as pessoas sentem essa necessidade de discutir e de expressar seus valores e ideias, oq veio de certa forma da grande facilidade em fazer isso hj em dia. E aí q entra oq vc disse em 1:20, quando nós homens devemos perceber q o importante é enxergar aquele caso, ou comentário e não imaginar um reflexo daquilo em nós mesmos. Pq nem todo homem é machista kkk mas mais importante doq perceber q não é machista é reconhecer também q nem todos são como vc. O machismo é real.
Esse vídeo é apenas NECESSÁRIO! obrigada Sabrina, por comunicar de forma tão clara exatamente o que eu sinto quando escuto um "nem todo homem". Ranço eterno e rolling eyes me fazem broxar com o homem em questão, pq esse ai não se questiona nenhum pouco (a confiança do homem sis branco é algo incrível) do quão machista é quando faz esse tipo de comentário, Suas frases são arrebatadoras, já copiei umas aqui pra largar na mesa do bar hahhaha, vc é foda! beijos
6:07 Não se beneficiam? E aquelas que usam seu capital erótico para fazer mobilidade social: usar do seu poder de escolha sexual para arrumar parceiros ricos.
Homens, quando lutas contra uma maioria sempre gerará dor para si, acostumado ao privilégio, mas a vossa dor nunca, jamais, será igual, ou minimamente próxima, à dor das oprimidas. Então, amigão, não tens lugar de fala e terás que lutar pelo que é certo. Porque precisamos contrabalançar as desigualdades a fim de chegarmos à igualdade !!! Simples assim !!!
- Ela está certa sobre a questão de que a melhor reação seria me solidariezar. É o que faço com amigas quando passam por esse tipo de coisa e me contam. - O fato dessa frase, "nem todo homem", já conter aversão ao comportamento babaca já mostra que a afirmação lacradora de "a carapuça serviu" está errada. E ela nem ocorreria se não fosse feita a generalização. - Esse tipo de generalização tem efeito de socialização entre garotas, elas passam a assumir isso como verdade de fato e mesmo os caras que não forem babacas com elas serão atingidos pelos efeitos colaterais, o que vai ser danoso para as próprias garotas. É algo análogo ao chavão "todo político é corrupto", que só serve para que as pessoas deixem de identificar os políticos que não são corruptos e, por isso, acabem votando nos corruptos. - Ela ignora completamente o efeito real desse tipo de afirmação em muitos homens. Nenhum cara machista raiz vai ficar menos machista ouvindo isso, pelo contrário, vai pegar raiva e votar em bolsonaros. Então, em vez de só exigir ser ouvida, ela devia ouvir o que os homens aliados tem a dizer também: esse tipo de fala tem efeito contrário ao desejado. Enfim, esse é o ponto central de eu me opor a esse tipo de generalização, elas mais atrapalham que ajudam. Se a reação dos caras que discordam do que o babaca fez é essa, imagina a dos que são os babacas...
Didático o seu vídeo e você mergulha no assunto sem medo. Parabéns! Muitas vezes acho que algumas pessoas ficam conversando com suas bolhas onde determinados conceitos já foram entendidos e afastam determinadas pessoas do dialogo (Inclusive grupos que se favoreceriam com um discurso de emancipação como esse.). O seu projeto de educar de maneira digital outras pessoas é muito bom pq posso mandar para meu pai que apenas tem o Ensino médio com a certeza que ele irá entender sua fala.
Discordo da sua afirmação em 9:31, de que homens não praticam violência contra outros homens. Homens são 90% das vitimas homicídios e também 90% dos assassinos de outros homens. Ser homem, como categoria favorecida, não tem feito diferença. Entre todos os crimes, os homens são os maiores agentes e vitimas. Até estupro, que é um crime considerado que afeta apenas mulheres, já foi verificado que não é bem assim. Nos EUA ocorrem mais estupros dentro de prisões do que fora delas, na maioria estupro de homens com relação a outros. Em geral, ser homem não me coloca em menor risco, pelo contrário.
Mas essas mortes não tem como causa o gênero. "Matei você porque você é homem", não é isso. São outras as causas. Mulher morre simplesmente por ser mulher. Por isso feminicídio.
Nunca é fácil ouvir o que faz questionar a si mesmo. Temos muito o que aprender ainda com o feminismo. Precisamos ouvir mais do que ter a necessidade falar daquilo que não é de fato nosso. Aceitar com resiliência e ajudar na luta! Muito bom esse vídeo.
Não sei porque isso é tão difícil, sabe, existem coisas que são universais para todos os gêneros, tipo o pensamento socrático. É como se nós (não importando o gênero) fôssemos inconvincentemente coagidos a nos sentirmos especiais, diferentes, A EXCEÇÃO. Aí quando alguém diz "só sei que nada sei" passa a ser verdadeiramente A EXCEÇÃO. Por que simplesmente não podemos assumir conscientemente que somos um livro em branco, ou livros velhos que já tiveram páginas inteiras apagadas e ainda da para ver a sombra dos antigos textos? Será que sempre foi assim?
Eu vim exatamente pelo motivo de tantas singularidades e proucurar respostas de como ser homen, hoje eu tenho 23 anos tenho uma esposa e uma filha de 2 anos, e depois de ver alguns videos na internet sobre machismo e feminismo caí em um paradigma que ate ontem nao tinha, sera que estou sendo homen o suficiente ou sera que nao me encaixo nos quesitos masculinos nescessarios??. Ate pouco tempo achava que evoluir para dar comforto a minha familia seria o certo, sera que isso e mesmo o que tenho que fazer??
Muito bom vídeo! Essa repetição de padrões é quase inevitável, e mesmo nos vigiando acontece... temos que nos policiar o tempo todo e, no mínimo, minimizar isso na próxima geração
muuuuuuito obrigada de vdd. tô tão emocionada q JURO q quero chorar. acabei de conhecer o canal e viciei. vc acabou de me dar uma LUZ GIGANTE. eu sou feminista mas ainda sem mt propriedade sobre o assunto e quero aprender sempre mais. ficava chateada com alguns aspectos agressivos q acabavam dando bala perdida em homens q eu sei q estão querendo se descontruir. ex: um amgO meu estava em uma conversa sobre feminismo e quis mencionar a mãe q pra ele era uma heroína e acabou sendo atacado pois: ele é homem e não pode falar sobre. Acho q temos sim q reclamar e ser agressivas mas me incomodava com a bala perdida q acabava por afastar algumas pessoas (homens E mulheres) do movimento. Mas agora vejo q estava FOCANDO no ponto errado. A QUESTÃO É MT MAIS Q ISSO. Ainda espero de vdd q as pessoas q querem entender o movimento n desistam pelas balas perdidas. mas mt feliz com o vídeo.
A militância feminista precisa rever a postura quando ao lugar de fala. Todo movimento que não abre espaço para o contraditório, para o debate, fere os princípios mais básicos da democracia e não pode ser levado a sério, pois se trata de imposição ideológica. A militância feminista não quer debater, educar e propor reflexão e quando o faz age de modo desonesto distorcendo estatísticas para transformar exceções em regra como se fosse algo cultural atribuído ao patriarcado machista. Já virou clichê. A militância vem atuando de modo a vencer no grito, de calar quem se opõe alegando lugar de fala, partindo para ataques ad hominem, acusando machismo, fascismo, etc. Isso é um erro crasso que só aumenta segregação e polarização. Na prática só trabalha contra as mulheres.
*Concordo com tudo! Há pessoas que gostam de receber louvores pelo fato de: “eu ‘não’ sou machista; eu ‘não’ agrido (fisicamente ou psicologicamente, ou ambos) o(a) minha(meu) parceiro(a); ‘não’ sou homofóbico, racista”, dentre outros... isto é a tua obrigação como ser humano; aquilo tudo é MÍNIMO.*
Se em mim doeu ler isso, imagino pra vocês... peço sinceras desculpas por esses imbecís que não fazem ideia do mal que fazem com esse comportamento... é phoda como homens ficam putos porque não querem perder suas piadinhas mas não entendem que do outro lado há mulheres sofrendo, morrendo diariamente aos montes para que ele mantenha esse discurso pobre é injusto.
@@perimarmoura beleza :) gostei do comentário. A minha sugestão pros homens que realmente não fazem esse tipo de coisa é sempre lembrar o amiguinho escroto quando ele estiver sendo escroto. :)
Sabrina, foi sensacional, a sua palestra sobre Ecocídio no IESA/UFG (e com direito à selfie :D)! Sobre o assunto do vídeo, sempre achei algo completamente improdutivo, me achar a exceção à parte, dessa cultura machista ainda enraizada na nossa sociedade. E acho que esse discurso de "nem todo homem...", no fundo, demonstra um apelo à mais atenção ou algo a mais do que somente atenção de determinada mulher. Hoje eu sou pró-feminista com orgulho, por entender bem mais à fundo a causa, ainda mais com a possibilidade que o UA-cam dá de assistir tanta gente explicando sobre feminismo. E diferente dos homens que criaram confusão contigo no Twitter, é pela importância das pautas feministas, além de uma criação dada pelos meus pais, colaborando pra que eu aprendesse o respeito pleno e cordialidade à todas as mulheres, assim como no meu meio cristão, já que há a figura de Jesus como o maior exemplo (acredito eu) de um homem que sabe valorizar a vida feminina, que eu acredito ter me descolado desses paradigmas da nossa cultura machista, embora tenha muito a aprender com vcs mesmas, assim como aprendi, pra me afirmar como pró-feminista. A minha solidariedade a todas! ✊
Bem legal o vídeo! Vim aqui por uma indicação do canal Peixe Babel. Agora, senti falta de uma coisa. Entre os segundos 12:26 aos 12:56 senti que ficou tudo muito no subjetivo. Entendo que seria bem interessante ter exemplos aqui (o que seria o "ISSO" na frase "não fazerem isso"??). Ilustraria melhor essas ações e não deixaria a gente aqui do outro lado, imaginando que situações são essas. ;) Dá margem pra muita falha de interpretação sem qualquer exemplo. No mais, parabéns pelo vídeo! =)
Nem sempre é fácil ouvir, mas deve ser ainda mais difícil tentar falar e não ser ouvida. Obrigado pelo vídeo. Muito bom, muito informativo.
Mangina, gado, gado d+
Gado d+
Lucas, relaxa com os muleques aqui respondendo teu comentário. Eu acho é graça de ser chamado de qualquer apelidinho. Mostra logo o nível mental de quem fala.
O vídeo foi realmente importante e com uma mensagem para estudarmos nem nossas mentes. Abraço!
@@danielsv5510 o instinto de incel, mgtow e afins na Internet de xingar ou rotular qualquer homem que concorda com feminista me chama a atenção
Representa só um microcosmo do que acontece todo dia e é interessante de ver como experimento social
É um paralelo internetesco (normalmente anônimo) do que acontece no mundo real e em setores das redes...
@@jackmisto132 gado são vocês que não prestaram atenção no vídeo e fica aí olhando para os comentários e pensando que os caras só falam isso por ela ser uma mulher.
Gente... um dia eu vou ser objetiva e certeira desse jeito. Seu trabalho é maravilhoso!
Vim mais rápido que homem escrevendo "nem todo homem".
Nem todo homem
É tu foi mais rápida
MKKKKKK
Hahaahha boa
@@arthurtrindade1919 perdeu pq escreveu "MAIS" antes.
hahahahah
O "mas nem todo homem" foi substituído agora pelo "e quando é a mulher que faz?"
Tipo quando se comenta sobre racismo estrutural e a pessoa branka diz: "e os negros que são racistas? Eu já fui chamado(a) de palmito e branko(a) azedo(a)."
Tipo, ao invés de escutar e aprender, tentam deslegitimar um fenômeno que é estrutural a partir de uma experiência isolada. Outro exemplo: comenta-se que um cara abusou de uma mulher e o alecrim vem e diz que uma mulher uma vez passou a mão na bund@ dele. E ele conta isso rindo.
Se eu falasse que toda mulher é uma vadia interesseira Vc concordaria comigo ? Óbvio que não vc imediatamente iria responder :
"Ah mas nem toda mulher é assim "
Vc estaria sendo hipócrita
Se um homem passar a mão na bunda de uma mulher sem consentimento é assédio
Se uma mulher passar a mão na bunda de um homem sem consentimento também será assédio, até porque a vara que bate em Chico bate em Francisco
preconceito, discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria.
"programa de combate ao r."
2.
POR ANALOGIA
atitude de hostilidade em relação a determinada categoria de pessoas.
"r. xenófobo"
Não li nada falando exclusivamente de negros
Você disse tudo e toda essa ignorância e doutrinação social vem dos males do conservadorismo que emburrece e educa essas pessoas a agirem desta forma primitiva, por isso a importancia de combatermos esse mal chamado conservadorismo
Acompanhei essa discussão no twitter, mas não comentei pq fiquei confuso...
Olha pra vc ver! Que tapa na minha cara esse vídeo!
Obrigado Sabrina. Eu também já falei isso "nem todo homem..." e agora percebi que estava dando mais prioridade em me defender do que com o machismo sofrido pela mulher. A gente vai se desconstruindo. Obrigado.
Leão metam0rfico muito legal a sua postura!
Gado d+++
@@mathbittencourt2330 Gado é quem não tem capacidade crítica, aprende o senso comum e sai reproduzindo sem questionar e sem aprender. Vai lá continuar ruminando e mugindo na página dos UA-camrs que te pastoreiam já que não está disposto a aprender.
Sempre falo "Nem todo homem", porquê de fato não é TODO homem. E enquanto a me defender, é claro que eu me preocuparei mais em me defender do que me importar com o que mulheres sofrem.
Kkkkkkkk " se descontruindo"
Achei um filhote de gato na rua, levei pra casa e coloquei o nome de Práxis em sua homenagem.
Mano!!! Que lindaaa você! =3
Putz, e agora? Vai dar brócolis pra ele comer?
é verdade, eu era o gato
@@lucaspaulo523 wtf pq essa história séria falsa? É MT difícil adotar um gato? Forçou em.
@@madokamagicadosmorroteanpo4220 Não disse que era falsa. Só duvidei um pouco. Virou crime?
Até porque, não oprimir não é mérito, é o mínimo de dignidade da natureza humana. Gratidão Sabrina 🙏
Somos efeito do nosso inconsciente. Portanto, eu não acredito em homem desconstruído. Pra mim a desconstrução vai ser eterna. Eu mesmo, apesar de todas minhas leituras, tenho pensamentos machistas as vezes, ou até mesmo descaso (quando você disse que os homens pulavam seus vídeos sobre feminismo, eu me identifiquei, porque já fiz isso). O importante é sempre escutarmos como você bem falou, refletirmos e nos sensibilizarmos pra sermos pessoas melhores. Seu conteúdo é incrível, virei fã.
Vc foi ensinado que tudo que pensa é machismo. Não confunda ter sofrido lavagem cerebral feminazi com sexismo.
@@lfzadra Não tem sentido a associação do movimento feminista com o nazismo. Enquanto um prega a equidade dos gêneros na sociedade o outro segue uma ideologia fascista de exterminação de povos que consideram inferiores, ou seja, possui caráter eugênico. Mulheres por muito tempo eram subjugadas no século passado e foi o movimento feminista que possibilitou que elas pudessem se emancipar na sociedade. Isso não é nazismo, é busca por justiça.
@@paulobecker1 Feminismo não prega equidade de género. Explique como um movimento que tem "fêmea" no radical, que pretende decidir como as relações de gênero devem ser e afirma que homem não pode opinar no processo a não ser como participante de segunda classe pode pregar igualdade, equidade ou qualquer outra forma de relação justa entre os sexos.
@@lfzadra a questão do "fêmea" no radical tem relação com quem sofre a opressão direta do patriarcado. Quando você estuda a história do movimento percebe que seu nome se dá por conta da diferença gritante que existia/existe entre os direitos pra os gêneros binários, sendo o homem o gozador de privilégios e a mulher a negada de seus direitos básicos, então daí as mulheres tomaram partida pra conseguirem lutar para que os privilégios sejam exterminados e cada vez mais exista uma sociedade com equidade de gênero e menos opressão patriarcal
@@paulobecker1 feminazi é um termo de deboche pelo fato das feministas atualmente parecerem fascistas ditando regra pra todo mundo e quereno mais cota e intercessão do estado nas causas muitas vezes malucas delas. O negócio n é a definição de feminista, pq na definição tudo é bonitinho mas na prática é outros 500, aparentemente ce já teve o cérebro lavado pelas feminazis mas abre o olho companheiro, isso tudo é política, jogam a culpa numa classe (os homens cis-heteros bracos) de toda a desgraça no mundo pra poder fazer burocracias e regras inuteis de comportamento cujo objectivo primordial é sempre levar ao poder uma outra classe ou partido. Negam a ciência igual muito nazista eugênico e problematizam tudo igual muito neo-nazi falando de conspiração do governo. Assim como os nazistas tiveram na época do Hitler eles tem muito apoio dos "intelectuais" de plantão. Obviamente os nazistas foram muito piores pq né eles chegaram ao poder e mataram um tanto de gente, mas as estratégias são sempre as mesmas.
Obrigada, Sabrina, mais uma vez! Eu me enrolo toda vez que tendo explicar isso pra alguém. Agora, com a tua didática, ficou bem mais fácil :)
Devo dizer que acho muito bacana quando o Tese Onze usa de humor pra explicar algo, a parte 8:41 eu tava rindo muito.
Esse vídeo foi um dos responsável pelo término de meu antigo relacionamento. A situação já estava horrível, o cara era um machista em potencial e não reconhecia de forma alguma. Recomendei este vídeo e o cara ficou todo raivoso kkkkk discutimos feio e terminamos. Só tenho uma coisa a dizer: obrigada Sabrina!
Que bom que vc se livrou dessa amg
Meu Deus do céu. Que desgraça é o feminismo.
ele que deve ter agradecido aos céus kk
@@JJ-ru2qy Inclusive o caso do DJ Ivis e Pamella Holanda, me faz pensar isso
@@henrygalletti2091 Se livrar de relacionamentos ruins é bom né?
TODO HOMEM DEVERIA VER ESSE VÍDEO! Levei anos pra entender coisas que aqui estão explicadas muuuuito didaticamente.
Mas nem todo homem faz isso. Não pera.
Machismo não existe. Veja o documentário the red pill. Tem legenda em português.
mas nem todo homem kkkkk
Mas fácil do q qrer ser defender com palavras é não fazendo o que a denúncia anuncia
E ainda conversar com seus brothers
Jogar confetes p q?
Bem isso! Anos de despertar de consciência em alguns minutos.
ai ó, se eu tivesse visto esse vídeo antes, iria poupar o mundo de umas loucuras que já devo ter dito por ai.
Mas toda feminista caga na rua
Desculpe, eu não alimento Baits nem Bots.
@@lucassoares5556 é isso ai cara, vc é um robô do "coiso" hehe sua opiniã aqui não hehe
@@nightmare8602 Não estou pedindo por favor 😂 , heróis da esquerda onde estão ??
@@lucassoares5556 vai cavando um buraco no chão, quando sentir cheiro de enxofre você estará perto!
Eu sei que o assunto é sério, mas achei o vídeo bem divertido, ri em algumas partes (nas partes da voz grossa e na parte sobre a etimologia da palavra 'homicídio').
Não pude deixar de pensar na música "Geração Coca-Cola" na parte da socialização.
No mais, gostaria de agradecer pelo vídeo. São coisas que eu precisava ouvir.
É exatamente o mesmo caso de quando a gente aponta uma fala racista que alguém solta sem querer (de maneira inconsciente mesmo).
"Aain mas nem todo branco é racista!"
A primeira reação da pessoa é sempre a defensiva. Nunca é uma reação de escuta, de aprendizado, é sempre uma reação de justificativa sobre como ela não é racista, "tenho amigos, meu pai é negro!".
"tenho até amigo negros", essa é clássica
mas isso não é óbvio? a partir do momento que alguém te chama de ladrão (por exemplo) vc vai escutar o discursinho vitimista do acusador ou vai negar?
@@Marvini_07 E quando você é realmente o ladrão?
Você vai se arrepender como uma pessoa honesta e justa,ou vai negar e dar uma desculpa?
@@lexkimthompson3677 se arrepender é a resposta que todo mundo daria, kaksksj
É exatamente sobre isso. É difícil manter comunicação com alguém que insiste em ficar na ofensiva só pra afirmar a própria narrativa. Chega a ser tóxico
nossa, que legal, esse vídeo me fez pensar em situações que nem imaginava. Fiquei agora me sentindo com cara de taxo por situações do passado, rs.
O bom é que os puxões de orelha fazem evoluir. Eu mesma, já chamei outras mulheres de "vagabundas", enquanto os caras que traíram saíram de boas vendo as duas minas se estapeando por ele. Nunca mais fiz isso. Lição aprendida :)
Reconhecer o erro e tentar melhorar é o primeiro grande passo
Perdi completamente a noção de tempo assistindo e "recebendo os puxões de orelha" nesse vídeo, aprendi bastante coisa, uma delas é questionar o inquestionável, é bastante provável que possa aparecer comentários ruins, mas fazer o que, nem assistindo esse vídeo o cara vestiu a carapuça.
@@maximuscruis743 verdade a pessoa pode falar "todo homem é estuprador " mas tá de boa né
@@lucasfreitas1521 Os homens falam todo dia que todas as mulheres são más,são aproveitadores,são corrompidoras e etc.
Mas quando nós falamos.
"Cara você tá sendo muito chato."
Ele já vem logo tentar argumentar achando estar certo.
Mesmo que ele tenha claramante falado algo completamente sexista.
Obrigado pelo vídeo Sabrina, vou passar a escutar mais na presença de mulheres, e falar mais na presença dos meus amigos quando me relatarem atitudes machistas com o habitual orgulho. Parabéns pela sua luta, adoro seu canal, você é inspiradora!
"The Mask you live in" - Documentário do Netflix fala disso na sociedade americana... É uma difícil desconstrução diária....
indico um recentemente criado e de graça aqui no youtube: o silêncio dos homens.
@@brenoasgomes The Mask you live in tem aqui tb
Documentário "The RedPill" esse sim monstra as adversidades masculinas 👌
@@brenoasgomes Oq adianta um documentário q era pra ser sofre o silêncio dos homens e fala das mulheres? Acorda esse e um documentário com viés ideológico feminista vale nem apena assistir
@@apenasummgtow5 Q?
primeiro queria agradecer por esse vídeo, foi esclarecedor demais! É interessante parar p analisar a atitude de vários homens, até a minha mesmo, e perceber que o suposto "apoio à causa" se trata muito mais de vaidade e menos de ouvir o oprimido e reconhecer os próprios privilégios. É um soco na cara, realmente, mas é uma pancada que serve p acordar p realidade
corta o pinto...
Tragam um troféu pra essa guria, queria aproveitar tbm e recomendar um documentário: "a mascara que você vive" que fala mt sobre masculinidade tóxica
Olá, Sabrina!!!! Só hoje eu acabei correndo aqui no seu canal, apesar de que eu já sou seguidor, para assistir especificamente este vídeo, justamente porque me deparei com severas críticas a este vídeo rodando por aí na internet.... Então vamos lá: em primeiro lugar, quero parabenizá-la mais uma vez; eu sempre aprendo bastante com seus vídeos; sempre tem um toque interessante... >>> (vou deixar claro que o administrador desta página e também administrador do Blog Show de Gostosas é Homem, Masculino, Heterossexual, óbvio, está claro pelo tipo de conteúdo da minha página, né) > Mas eu deixo uma pergunta: Você não acha também que a maioria das mulheres é Machista???? Você não acha que a maioria das Mulheres também quer impor regras sobre as outras Mulheres seguindo os padrões da sociedade patriarcal????? Fica aí o debate.
melhor doc que já vi no quesito ''efeito colateral do machismo''
@@laurengee6989 muito bom né, a gente precisa entender que o machismo também é super nocivo p nós homens, por isso tem que acabar!!!!
E a feminilidade tóxica onde encontro o documentário?
@@cleberbarreto7997 se achar me avisa, também gostaria de saber sobre esse tema tão desconhecido, inclusive é a primeira vez que ouço falar. boa sorte nas pesquisas.
pior argumento pra mim é o "perae, eu tenho prima, irmã, mãe"
eu..eu..eu
Que engraçado, quando mulheres defendem seus familiares mulheres é bonito. Mas quando são homens é pq o cara é egoísta? O pior de tudo isso é gente como vc que fica dando gasolina pra esse movimento taleban.
@@mauriciomp571 ainda bem , nasce menos bostas como você
Mangina, gado, gado d+
@@mauriciomp571 INCEL detected.
@@blackmen1983 GADO detected. Use 1 minuto do seu tempo online e descubra o que mulheres normais falam desse tipo de feminismo extremista. E se quiser respeito delas aprenda a virar homem.
o clássico: a exceção confirma a regra
justamente por ser exceção
Sempre pensei isso. Sempre que dizia para minhas amigas que todas as mulheres eram interesseiras, elas sempre me digam: nem todas, há não generalize... Mas com seu comentário, pude constar esse fato.
Todas mulheres são devassas, mas há exceções.
Todas as mulheres são interesseiras, mas há exceções.
Todas as mulheres são chatas, mas há exceções.
Boys assistam o vídeo de novo, pelo amor de Deus, não entenderam nada hein
@@yasminrosanunes2860 MGTOW CRESCE
@@yasminrosanunes2860, muitos não entenderam. Mas pelo visto você também não. O fato de alguns homens falarem que mulheres são interesseiras, por exemplo, não impede que eles tenham escutado ou até mudado suas ações. O fato das mulheres serem interesseiras também favorece o patriarcado machista. E aí? Eu topo acabar com o patriarcado machista, e você?
Enquanto existir feminismo, leis misandrecas , falsas acusaçoes prefiro seguir meu caminho mantendo distancia e vivendo em paz , pois eu desisti mesmo de entender o comportamento das mulheres ! Voces mulheres venceram com o feminismo de voces , se virem sozinhas !
Estou no mesmo barco, não tento mais ajudar e nem entender. Graças a Deus minha mãe me ajudou a sobreviver, porque de resto fudeu com a minha vida. Alguém quer ouvir minha historia?! Não, porque como todos os homens eu sou um machista, tenho que abaixar minha cabeça enquanto uma mulher aponta o dedo na minha cara e me acusa de um monte de coisas porque eu nasci com uma rola entre as pernas.
quando alguém, maravilhosa, verbaliza aquilo que você não consegue externalizar...obrigada!
Mulher: a
Homens: "NEM TODO HOMEM"
Muitooooo tava conversando com um cara na internet q só sabia dizer q as mulheres generalizavam tudo. Bloqueei!
@@luizaferreira6631 Nossa serio ?? O q você fez quando dilma robou o país ??
O feminismo oportunista disse para lacrar que o GOLPE contra a Dilma seria um GOLPE MACHISTA E MISÓGINO'. A serviço do capital, diminuiu o problema e desmobilizou a classe trabalhadora que não foi para rua defender o país e a democracia contra um GOLPE DE ESTADO... O feminismo é inimigo do Brasil !!!
Mandando esse vídeo para 99% dos homens que eu conheço
coragem hein, eu q sou homem nao perco meu tempo falando de feminismo pra outros homens pq sei q eles nem vao dar ouvidos, melhor msm eh falar pras mulheres q vivem o machismo na pele
Manda mesmo Carol. Rodrigo, vc não entendeu nada, não é pra falar de feminismo, deixa isso pras mulheres discutirem e fale sobre MACHISMO com seus amigos urgentemente.
e o 1%??
caraljo que medo
@@ghooler2638 É vagabundo
alguns homem tentam não ser machistas, lutam para q as mulheres tenha direitos iguais. mesmo assim algumas vezes fazemos ou falamos algo machista. eu me envergonho quando falo ou faço algo machista, infelizmente.
Sou homem e te entendo. Acabamos meio que indiretamente cometendo esses atos, porém alguma iniciativas podem ajudar :)
Importante é estar em descontração todos os dias.
"Enquanto os olho estiverem fechados em pensamentos e atitudes ultrapassados, engessados no tempo, haverá preconceito" nem todo homem é machista, mas todo homem se beneficia do machismo mesmo que indiretamente, e nunca saberá o que é ser oprimido, o mínimo que se pode fazer é respeitar o outro e suas lutas.
Sabrina, pf, faz um vídeo sobre A Política Sexual da Carne - Carol J. Adams.
Ótima sugestão, tem meu apoio.
Up
❤️❤️
No outras mamas podcast elas falam muito desse livro. Li a versão gringa e gostaria imensamente que todas as veganas tivessem conhecimento do seu conteúdo. Sugiro o podcast que elas fizeram com a Sandra Guimarães
Excelente vídeo. Sinceramente, houve pontos em que me senti incomodado. E isso é massa!!!
Percebi isso tbm, por vezes tentei pegar o celular e mudar o foco da atenção. Consegui ver o vídeo inteiro mesmo incomodado, a Sabrina expõe os argumentos de forma clara e critica, e isso faz a total diferença. A Sabrina é uma Deusa!
Se sentir "totalmente desconstruido" sobre qualquer coisa, já é um sinal que ainda falta muito...
20:08
Por muito tempo fiquei triste com essa frase "todo homem...", pois, por falta de mais conhecimento me sentia excluído e afastado. Mas digo, muito obrigado pelo ensinamento!
Lavagem cerebral concluída com sucesso.
@@guto2755 tá bom incel mgtow ancap evoluído Thomas Shelby redpill alfa
Para de chorar nos comentários
@@lucasfaria8542 porra cara se te chamam de machista na sua cara oq vc faz vc está sendo manipulado
Vendo as brigas da Sabrina no twitter comecei a ficar irritado por ver ela respondendo sempre a mesma coisa e os homens não conseguindo entender. O machismo faz parte da nossa sociedade, principalmente entre os homens, eu mesmo sendo uma pessoa que se considera "progressista" me pego sendo machista algumas vezes e como a Sabrina disse, tenho que olhar constantemente no espelho e tentar tirar isso de mim, e é difícil. Parabéns Sabrina, o vídeo muito bom!
Você fala o que eu queria falar pros homens que eu convivo mas nunca consigo pq sempre tão me dizendo que nem todo homem, obrigada
Vendo como a sociedade genocentrica atua prefiro seguir meu caminho cuidando de minha vida investindo em mim mesmo pois esta perdida!
Melhor escolha que fiz na minha vida e me distanciando e nao validando mulher , vivo em paz de espirito , trabalhando e investindo em mim mesmo !!!!
Cada vídeo é uma aula. Eu já falei muita merda ,ja reproduzi falas que não tenho nenhum orgulho. A educação que a gente recebe em casa é muito ruim . Cansei de ouvir da minha mãe diser que homem pode isso e mulher , não . Eu aprendo todos os dias ouvindo as mulheres. Sensacional a sua fala, obrigado.
Eu diria inclusive que nem toda mulher, mas muita mulher é machista também. O mundo ser machista pressupõe machismo em todos. O ciclo é mais complexo quando valores machistas são reforçados e encorajados por muitas mulheres. Cada homem machista é resultado da falha da sociedade em educar uma pessoa. Da tia que pergunta das namoradinhas, do tio que elogia mulher passando na rua. De todos.
Uma análise estrutural conjugada com a clareza de "generalidades não é sobre individuos"... mais didático nem desenhando! Obrigado por compartilhar esse conhecimento com a gente
Olá, Sabrina!!!! Só hoje eu acabei correndo aqui no seu canal, apesar de que eu já sou seguidor, para assistir especificamente este vídeo, justamente porque me deparei com severas críticas a este vídeo rodando por aí na internet.... Então vamos lá: em primeiro lugar, quero parabenizá-la mais uma vez; eu sempre aprendo bastante com seus vídeos; sempre tem um toque interessante... >>> (vou deixar claro que o administrador desta página e também administrador do Blog Show de Gostosas é Homem, Masculino, Heterossexual, óbvio, está claro pelo tipo de conteúdo da minha página, né) > Mas eu deixo uma pergunta: Você não acha também que a maioria das mulheres é Machista???? Você não acha que a maioria das Mulheres também quer impor regras sobre as outras Mulheres seguindo os padrões da sociedade patriarcal????? Fica aí o debate.
.... Só hoje eu acabei correndo aqui no seu canal, apesar de que eu já sou seguidor, para assistir especificamente este vídeo, justamente porque me deparei com severas críticas a este vídeo rodando por aí na internet.... Então vamos lá: em primeiro lugar, quero parabenizá-la mais uma vez; eu sempre aprendo bastante com seus vídeos; sempre tem um toque interessante... >>> (vou deixar claro que o administrador desta página e também administrador do Blog Show de Gostosas é Homem, Masculino, Heterossexual, óbvio, está claro pelo tipo de conteúdo da minha página, né) > Mas eu deixo uma pergunta: Você não acha também que a maioria das mulheres é Machista???? Você não acha que a maioria das Mulheres também quer impor regras sobre as outras Mulheres seguindo os padrões da sociedade patriarcal????? Fica aí o debate.....
.... Só hoje eu acabei correndo aqui no seu canal, apesar de que eu já sou seguidor, para assistir especificamente este vídeo, justamente porque me deparei com severas críticas a este vídeo rodando por aí na internet.... Então vamos lá: em primeiro lugar, quero parabenizá-la mais uma vez; eu sempre aprendo bastante com seus vídeos; sempre tem um toque interessante... >>> (vou deixar claro que o administrador desta página e também administrador do Blog Show de Gostosas é Homem, Masculino, Heterossexual, óbvio, está claro pelo tipo de conteúdo da minha página, né) > Mas eu deixo uma pergunta: Você não acha também que a maioria das mulheres é Machista???? Você não acha que a maioria das Mulheres também quer impor regras sobre as outras Mulheres seguindo os padrões da sociedade patriarcal????? Fica aí o debate.....
@@show1de1gostosas Para sua última pergunta, Paulo Freire lhe dá a resposta: com frequencia o oprimido hospeda o opressor em si. Mesmo reconhecendo-se oprimido, assume a atitude fatalista de aceitação de "sua sina". Às vezes se desvaloriza, justificando a "natural superioridade" do opressor; outras vezes, inseguro, trm medo da liberdade que não ousa assumir, aumentando assim a irresistível atração pelo opressor. Ou, ainda, aspira a ocupar uma posição entre "superiores", renegando suas raizes e tornando-se também um opressor.
@@eduardosadallabucci3495 Sim! Concordo contigo! Hoje eu assisti o vídeo novamente, e acabei vendo que a Sabrina também responde minha pergunta (não exatamente citando Paulo Freire) na parte onde ela afirma que as mulheres reproduzem o machismo da sociedade onde estão inseridas, mesmo não sendo elas a conseguirem algum benefício direto do machismo praticado por elas... É um belíssimo vídeo!
Homem se vc não oprime, não faz mais que sua obrigação.
Dani B e mulher q oprime falando q todo eh machista, não eh nada mais que ao contrário do machismo
Cala boca fêmea!
@@omundocorleone e tao cega que não consegue ser isso,as mulheres estão sendo representadas por esse tipo? kkkkkkkkkkkkkkkk piada
@@aster4778 kkkkkkkkkk
Obrigação sim !!! Machos! !
Acabei de sofrer o machismo atrás de uma comentário, e esse vídeo me deu um alivio em saber que tem homens e mulheres que sabem que é uma realidade e não uma invenção da mulher para ter privilégios, (achismo que chega a ser piada).
Sabrina, muito obrigado! Esse vídeo me ajudará muito a desconstruir o machismo, que ainda existe mim!
Mariquinha
@Diferente ɐʌıʇɔǝdsɹǝd olha lá o machão. Tua perspectiva não tem nada de diferente. Muda seu nick para perspectiva padronizada , tem mais a ver contigo. Rsrsrs machão
uai vira femia entao
@99878711 99 RS blz sabichão, acho que VC leu algo que eu não escrevi no meu comentário, só zuei o diferente perspectiva que tava fazendo um comentário senso comum. Falou machão!!! Testosterona na veia rarsrs
99878711 99, vai reclamar do cara e se exalta no mesmo nível. A coerência tá forte.
Oi, Sabrina. Muito obrigado pelo vídeo. Descubro que há muito o que mudar quando me sinto incomodado. Talvez de forma parecida como vc relatou o q sente sobre os relatos de negras e negros em relação ao racismo q sofrem. Sempre falo que o processo de desconstrução é infinito. É uma luta diária. E assim sigo.
Obrigado mais uma vez.
Enquanto assistia esse vídeo, veio à lembrança o filme "Roma", que trata exatamente da normalização do patriarcado. Obrigado por essa aula, vou levar muitas reflexões!
Baaah, baita filme! E o exército de caras jovens (previamente doutrinados), me lembrou muito a situação do Brasil e de boa parte do planeta, lobotomizada pela extrema direita nazi fascista. Esse filme é um soco no estômago, tão real e atual que chega a assustar!
Uma coisa q me intriga muito é o estupro como arma de humilhação do outro e dominação.
Basta um país entrar em guerra civil, por exemplo, já aparece notícias sobre estupro.
No período da escravidão os senhores estuprando as mulheres escravizadas e até mesmo outros homens.
É uma coisa que eu não consigo compreender
Concordo com você, não estou nem perto de chegar lá, mas vou continuar tentando! Obrigado pela aula!
Fez o L né kkkkkkk
Nem todo homem tá disposto a entender...
Cara, não é bem isso não. Já fui o tipo de cara "full esquerda", pró-feminismo etc. Só que tem muito desse discurso que ignora os fatos biológicos. Homem e mulher são criaturas diferentes. Qualquer tentativa de colocar ambos como 100% iguais é ignorância e, na minha opinião, fanatismo. Procurem a palestra do Steven Pinker sobre "Sex differences".
@@joaop.1238 finalmente um comentário coerente
@@joaop.1238 Realmente são diferentes, as mulheres são melhores que os homens na maioria das coisas.
@@alvandoac WOW!
@JuliaTube As mulheres tem mais privilégios
Tomei muita porrada nas redes por defender este canal, mas não me arrependo. É muito bom !
Mais gostoso ainda é a sensação de ver as pessoas choramingando por que não tem argumentos contra você...elas simplesmente desistem e se rebaixam.
Muito obrigado Sabrina. Não sabe o quanto ajudou. Obrigado
Obrigada por esse vídeo Sabrina! Ele me ajudou a embasar nos debates (ou quase guerras) que acontecem quando conto uma situação de opressão e recebo a resposta "nem todo homem..."
O conteúdo do seu canal é incrível!
O que eu posso dizer, Sabrina, é que eu tenho buscado aprender sobre machismo e feminismo, e isso me fez buscar melhorar muita coisa. Não vou mentir que é fácil, mas acho que tem valido a pena. P. S: obrigado por fazer parte desse processo! Abraços :)
leia simone de beauviour, vai te ajudar a entender mais ainda
@@limarodrigo1 obrigado. A minha lista de leituras deste ano já está imensa e ainda tenho de estudar pra concurso, mas Simone provavelmente valerá a pena!
@@limarodrigo1 Libertador para a mulher e para o homem.
*Nós homens devemos escutar.*
*Não tem "MAS"*
@@victorbormann4096 nossa que engraçado você, hahahahah
Com certeza não tem mas, mas tem mais. Escutar mais, refletir mais, nos desconstruirmos mais.
Mas,
Finalmente alguém que sabe usar o ,mas tô cansado de ver gente escrevendo "sem mais" (apesar de que tbm não tá errado)
Qualquer um que se proponha a ouvir abrindo mão do "mas" abriu mão de pensar. Ser crítico é o extremo oposto de aceitar bovinamente o que uma autoridade ou líder diz.
19:52 EXATAMENTE o que eu sinto! Muito e muito real! Pena que só da pra curtir esse vídeo uma vez.
Didático, esclarecedor e necessário! Vamos escutar e aprender.
ala KKKKKKK
Aprender oq ? Vc é tão feio q parece o Shrek.
@@Leo-ji5vw incel falando mal de Shrek? Essa é nova
@@BakaaGoGo Lá vem os ancaps ou fachos com foto de anime que acha que todo homem só apoia mulher por conta de sexo, já que na cabeça deles tudo gira em torno disso
Esquerdo macho
Excelente o vídeo. Um dos melhores que já assisti sobre o processo de socialização e a presença em nós da normalização. Parabéns
Eu tive uma experiência irritante, mas que serviu para identificar exatamente isso, sobre como homens se incomodam com uma mera defesa que é feita a favor de mulheres.
Eu sou engenheiro de segurança e higienista ocupacional. Em um debate em rede social iniciado por outra pessoa, este propôs que pessoas apresentassem razões para a mulher aposentar mais cedo. Entrei no debate, e poderia ter citado diversas razões que eu entendo como muito válidas para o menor tempo da mulher. Mas, para dar uma contribuição de outras razões a partir da minha experiência profissional.
Existem diversos agentes ambientais nocivos que são mais perigosos para mulheres. Substâncias teratogênicas, temperaturas anormais, ruído de alta intensidade com risco para grávidas, a má ergonomia dos ambientes de trabalho... E os agentes nocivos para mulheres praticamente não é citada na legislação trabalhista de segurança e saúde no trabalho. No máximo a CLT traz limite de 20/25 kg para carregamento manual de cargas, enquanto a mesma CLT estabelece 60kg para homem, sendo que isto nem é vantagem, pois ambos os "limites" são inadequados, elevados demais considerando ergonomia como vista no resto do mundo.
Assim, eu apenas sugeri que isso poderia ser mais um motivo para reduzir tempo de trabalho das mulheres. 2 "perfis" masculinos se sentiram contrariados, e ainda sem o menor conhecimento em segurança do trabalho, começaram a me atacar com informações falsas e distorções do entendimento de estatísticas de acidentes. Fui acusado até de propor isso porque eu deveria ser pai de filhas e tava só interessado em proteger mais direitos para elas.
Na cabeça deles, homem só fica do lado das mulheres nas pautas se tiver interesse próprio ne..
@@arthurtrindade1919, claro. Um exemplo é o ruído. Explicando de forma simplificada, a ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists) recomenda que em situações de ruído intenso, deve ser feita medição de ruído com microfone na altura do ventre de mulheres, com um limite específico que, se a medição der mais alto que esse limite, o ruído pode provocar perda auditiva no bebê em formação. Outro exemplo, existem substâncias químicas que podem provocar alterações a nivel DNA em uma mulher, provocando prejuízos futuros para sua saúde ou até mesmo provocar que filhos seus, sequer gerados ainda, venham a sofrer com alguma deficiência na sua formação.
Direitos de igualdade está nos direitos humanos. Desde 1988 existe uma lei que proíbe diferenças salariais por cor, gênero, etc. Então talvez o maior problema seja de fiscalização e informação para as pessoas irem atrás de seus direitos.
É preciso um disclaimer antes do textão (infelizmente, dado os tempos): sou homi e hetil, quiralidade cis-monocovalente, classe média-desalentado. E apesar de vc ter martelado muito isso: eu já estive "do lado de lá", com grande potencial para ter sido um "incel", hoje nem sei mais onde estou, mas como diria Papai Davi "[estou] levando a vida, Zé". Muito das coisas que você diz, de fato, batem com a realidade. Já tive de encaminhar mulheres à Delegacia de Mulheres de minha cidade (inclusive ir pessoalmente prestar queixas em nome de uma). Convivi com pessoas (diaristas, zeladoras, colegas de trabalho, etc) que sofreram o pão que o diabo amassou pelos seus cônjuges ou mesmo filhos. A lista é enorme de casos, e no centro estão pessoas - eles e, mais agudamente, elas - que tiveram uma trajetória sofrida e (em boa parte, e com o perdão do "determinismo") "previsível", dadas o rol de possibilidades que já se anunciam na "loteria do nascimento" e na "situação de latitude/longitude" da criação. O que tens a dizer é algo de fundamental importância para um país como o nosso, onde os casos cotidianos de abuso e de diminuição (sistemática) da pessoa são fartos (além das alarmantes estatísticas de mortes - não nos esqueçamos das tragédias recentes, que joga luz nos "chans", como o dogolachan, e da cultura incel e tantos outros movimentos "manistas" - e a forma como homens violentamente abatem aquelas que um dia juraram amar), de maneira que não é incomum para a maioria das pessoas ser expostas a alguém nessa situação no dia a dia. Dito isto, é preciso, exatamente pela gravidade do tema, a crítica à forma do vídeo (quase tão importante quanto o conteúdo, como qualquer bom comunicador há de atestar):
Inicialmente, gostaria de citar Roberto Sapolsky: o ser humano é um animal confuso, em todas as métricas [, condenado a uma zona cinza], age como uma espécie de cooperação e também como uma de torneio, capaz de dizimar aos milhares e de se matar para salvar outros tantos. A citação vem a tona pela máxima dele: cuidado quando for fazer julgamentos sobre comportamentos, especialmente se é algo que a sociedade julgar como sério.
O humor em um vídeo sobre conceitos poder ser uma poderosa ferramenta didática. A condescendência (no tom e nos gestos), por outro lado, pode afastar o (potencial) ouvinte. E dado que você é uma pessoa muito estudiosa e desenvolta (adoro seu trabalho no youtube, btw, estou aguardando seu livro), seria melhor se o papo ocorresse "horizontalmente", uma vez que, tal qual você fala, não é produtivo um homem vir (de cima para baixo) querer explicar coisas ou justificar-se para uma mulher, em específico; o oposto também não parece ser tão eficaz. Digo isto por dois motivos: (1) A falta de escuta qualificada pode estar também muito ligada ao tipo de educação/socialização - pobre, deficitária no contraditório, incapaz de dar ferramentas as pessoas desenvolverem uma economia emocional firme e capacidade cognitiva de procurarem os "caminhos das pedras" por conta própria - isso vale para famílias, comunidades e sistemas institucionais, incapazes de entregar sequer o "feijão com arroz" em muitos casos. Há o componente machista, certamente, mas quem sabe não seja mais o "tempero" que os nutrientes em si. O que é preocupante quando olhamos países de primeiro mundo, que são modelos (como os países nórdicos), no quesito "desconstrução", e que agora veem surgir movimentos de extrema-direita que tem visões bem conservadoras quanto ao papel da mulher e que um dado fenótipo (como ter algo diferente entre as legs) é um sinal de superioridade. Ou seja, mesmo com o reforço institucional, há uma parte da sociedade - minoritária, sim, mas capaz de muito estrago - que não é engajada diretamente. Fazer com que uma pessoa saia de sua bolha (como você coloca que é possível), dentro de seu limiar de empatia e de cognição, passa por uma ligação entre interlocutor e ouvinte, necessariamente tem de haver empatia ou medo. Difícil imaginar alguém mudar de ideia ou de hábito porque um sicrano away me disse umas verdades "na cara" e tá falado, ponto. Os (possíveis) relatos (indicado nas mudanças de vozes) que vc utiliza não me soam como algo vindo de uma situação de maior precariedade, onde ocorrem a maior parte da opressão e da violência no Brasil real, mas de uma mulher de classe média/alta que teve uma educação e provavelmente uma situação de vida bem mais privilegiada, que não terá grandes problemas de toxicomania direta ou indireta, não terá 3+ filhos (alguns indesejados) e não trabalhará em expedientes diversos e mal remunerados, enquanto apanha de um companheiro/familiar abusivo - digo isso, pq parece que eu voltei à universidade: estou a receber tratamento animoso de uma mulher sobre uma possível violência que estou a perpetrar contra ela, que pela lógica escorregadia há de levar a uma tragédia, e não posso sequer saber como proceder com ela, pois não há um canal de comunicação "direta". Não estou falando de você, dos exemplos apenas. Por favor, não leve para o pessoal. Algo que aprendi na vida: o que vc disser mais valerá para a interação contigo que como um "coringa" para todas as situações do dia a dia. Ninguém pode falar, como vc bem pontuou, pela maioria (ou por sua "classe") nos detalhes, na miudeza. Os pontos gerais, sim. Posso estar a fazer um espantalho ou um apelo à estatística, não sei. Mas, o pensamento em classe pouco ajuda neste caso. Poucas são as situações do cotidiano que eu consiga pensar que ser da "casta" masculina me ajuda ou a tantos outros. (2) questão de práxis, se for uma questão de postura. Teria sido mais interessante ver você fazendo a condução de um processo desse. Uma maiêutica mesmo. Ir às ruas ou em eventos pré-agendados msm e conversando com estranhos e tentando pôr em prática uma "desconstrução" dessas. Sem se valer do "efeito halo", dada a notoriedade que vc acumulou na net/academia. Ouvindo o contraditório real, em toda sua complexidade. Afinal, há desde o homi escolarizado e "desconstruídos", que escuta pianinho, até o homi casca grossa, que faz vê mulher como ração de dog. Há, tb, aqueles que não conseguem ou não tiveram oportunidades reais de ter conversas francas com mulheres no dia a dia, sem o ato do cortejo. Só um papo adulto. Eis o mote que faz proliferar manistas e incels. Tive a sorte de poder ter tido essas conversas na vida, mas vieram muito tarde, só depois dos meus 25... Me pergunto se outros homis tb não passam por isso. Especialmente dada nossa falta de abertura emocional entre os brodis. Para referência nesse approach, um exemplo que agora é "ouro" para mim é do canal da trans Counterpoint (vídeo sobre Incels, Macho Alfa e tals). Anyway, quem chegou até aqui, dê um tapinhas nas costas pq tem tanto tempo livre quanto eu, vão estudar para concurso ou contar pombos na rua que é mais negócio.
É igual ao grupo musical de clarinetistas que eu vi a apresentação. Quando perguntado por que eles se chamavam "Sujeito a Guincho" eles explicaram que "guincho" é como eles chamam a nota errada e, como qualquer clarinetista estavam sujeitos a tocar a nota errada...
Melhor canal do UA-cam atualmente... parabéns!
alex B conhece tempero drag?
Que vídeo maravilhoso! Obrigada, TeseOnze, mandando quase numa lista de transmissão pros homens que convivem comigo.
A única coisa a dizer é: muito obrigado pelo vídeo! Refletirei sobre e convirei outros amigos homens e mulheres para fazerem o mesmo.
O que falta no mundo: consciência de classe e entender a diferença, nas discussões, entre indivíduos e grupos sociais (não escutaria mais "nem todo homem é machista", "nem todo branco é racista", "nem todo hétero/cis é homofóbico/Transfobico" etc etc etc)
Esse vídeo me fez lembrar muito o vídeo de "Esquerdo Macho" da Jout Jout kkkkkkk. Mais simples de entender impossível, obrigado Sabrina ❤❤❤
As pessoas deveriam parar de tentar impor a todo custo a sua opinião as outras, e simplesmente expor de uma maneira como ela mesma pensa para a outra.
Só gratidão a oferecer à este vídeo. Sim, reflexões foram feitas (algumas já "estacionadas" a um bom tempo), e posteriormente atitudes serão tomadas corrobando-se à elas. Grato pelo vídeo, parabéns pelo canal.
muito bem explicadinho. eu vi hj cerca de uns 20 video desse canal e sabe uma coisa que eu percebi? esse é o video com o maior número de dislikes. POR QUE SERÁ????? afffffffff
POR QUE O MGTOW ESTÁ CRESCENDO
P. S: eu já havia comentado no canal de uma outra moça, hoje, sobre algo parecido. É muito comum mulheres interpretarem músicas em que o eu lírico é um homem, principalmente numa situação romântica com uma mulher. Mas é muito difícil um homem fazer o contrário. Um dos poucos exemplos que conheço é Chico Buarque. O outro é André Matos, em Wuthering Heights. Não vou mentir; não sei se teria essa coragem. Mas bem que seria interessante! Qual sua opinião sobre isso, Sabrina? Abraços ;)
Verdade! Nunca pensei nisso.
Baita observação. Interpretar uma música com eu lírico mulher não te faz menos homem, assim como o contrário não faz a mulher menos mulher. Um exemplo que acho massa de artista homem interpretando canção com eu lírico mulher é Zé Ramalho interpretando Chão de Giz da Elba Ramalho.
@@raysaspaniolObrigado!
Que este comentário fique aqui como uma homenagem a este grande cantor... E sua coragem de interpretar essa música nos anos 90. "Come Home! I'm so cold"...
Eu entendo essa postura defensiva de alguns homens de se declararem a excessão a regra, pq ter a própria imagem associada a comportamentos degradantes como o machismo afeta de certa maneira a dignidade e honra daquele indivíduo. Como vivemos em uma sociedade onde à uma cultura muito forte relacionada a liberdade de expressão e a imagem, esses homens se sentem na necessidade de defenderem a si mesmos e de falarem mesmo q isso seja completamente irrelevante pra narrativa ou contexto envolvido. Assim como muitas opiniões são irrelevantes para todo um cenário, quando vc não tem alcance/influência. Mas as pessoas sentem essa necessidade de discutir e de expressar seus valores e ideias, oq veio de certa forma da grande facilidade em fazer isso hj em dia. E aí q entra oq vc disse em 1:20, quando nós homens devemos perceber q o importante é enxergar aquele caso, ou comentário e não imaginar um reflexo daquilo em nós mesmos. Pq nem todo homem é machista kkk mas mais importante doq perceber q não é machista é reconhecer também q nem todos são como vc. O machismo é real.
Ainda vendo o vídeo kk só queria me expressar também kkk mesmo q seja irrelevante
Vou utilizar esse vídeo em aula. Muito obrigado.
Obrigado Louie Ponto por me apresentar esse canal maravilhoso.
Esse vídeo é apenas NECESSÁRIO! obrigada Sabrina, por comunicar de forma tão clara exatamente o que eu sinto quando escuto um "nem todo homem". Ranço eterno e rolling eyes me fazem broxar com o homem em questão, pq esse ai não se questiona nenhum pouco (a confiança do homem sis branco é algo incrível) do quão machista é quando faz esse tipo de comentário, Suas frases são arrebatadoras, já copiei umas aqui pra largar na mesa do bar hahhaha, vc é foda! beijos
eu sou macho com orgulho, o que Deus faz ninguém muda de fato
6:07 Não se beneficiam? E aquelas que usam seu capital erótico para fazer mobilidade social: usar do seu poder de escolha sexual para arrumar parceiros ricos.
Hoje em dia eu falo de feminismo, sou chamada de louca, fui ameaçada de ser internada por um assediador...
Indicação - Documentário Silêncio dos Homens
Obrigada pela indicação
Sensacional este documentário!!!
Indicação documentário The Red Pill
@@jonatajanssen4671 Esse por sinal é ótimo para responder este vídeo
@@jonatajanssen4671 esse é top !
Mas nem todo homem fala que nem todo homem...
Homens, quando lutas contra uma maioria sempre gerará dor para si, acostumado ao privilégio, mas a vossa dor nunca, jamais, será igual, ou minimamente próxima, à dor das oprimidas. Então, amigão, não tens lugar de fala e terás que lutar pelo que é certo. Porque precisamos contrabalançar as desigualdades a fim de chegarmos à igualdade !!!
Simples assim !!!
Vc deveria ser comediante
@@lucasfreitas1521 vai lá gadão beija o pé delas , pra elas lhe chamar de macho escroto
Sim, NEM TODO HOMEM.
É isso que todos precisamos repetir para as pessoas ignorantes que generalizam
Caramba, o problema é mais complexo do imaginei, mas é como o velho ditado que diz: vivendo e aprendendo... Obrigado hoje me tornei menos doutrinado.
- Ela está certa sobre a questão de que a melhor reação seria me solidariezar. É o que faço com amigas quando passam por esse tipo de coisa e me contam.
- O fato dessa frase, "nem todo homem", já conter aversão ao comportamento babaca já mostra que a afirmação lacradora de "a carapuça serviu" está errada. E ela nem ocorreria se não fosse feita a generalização.
- Esse tipo de generalização tem efeito de socialização entre garotas, elas passam a assumir isso como verdade de fato e mesmo os caras que não forem babacas com elas serão atingidos pelos efeitos colaterais, o que vai ser danoso para as próprias garotas. É algo análogo ao chavão "todo político é corrupto", que só serve para que as pessoas deixem de identificar os políticos que não são corruptos e, por isso, acabem votando nos corruptos.
- Ela ignora completamente o efeito real desse tipo de afirmação em muitos homens. Nenhum cara machista raiz vai ficar menos machista ouvindo isso, pelo contrário, vai pegar raiva e votar em bolsonaros. Então, em vez de só exigir ser ouvida, ela devia ouvir o que os homens aliados tem a dizer também: esse tipo de fala tem efeito contrário ao desejado.
Enfim, esse é o ponto central de eu me opor a esse tipo de generalização, elas mais atrapalham que ajudam. Se a reação dos caras que discordam do que o babaca fez é essa, imagina a dos que são os babacas...
O homem não pode falar de feminismo mas a mulher pode falar de machismo.
Que virou isso 🤦🏻♂️
Se fizeram donas da verdade.
Senhor de engenho não pode falar de abolição mas o escravo pode falar de escravidão.
Que virou isso
Sociedade brasileira virou várzea total praticamente
Muito mimimi, vitimismo, hipócrisia etc essa é a verdade
Muito esclarecedor. Obrigado, Sabrina.
Didático o seu vídeo e você mergulha no assunto sem medo. Parabéns!
Muitas vezes acho que algumas pessoas ficam conversando com suas bolhas onde determinados conceitos já foram entendidos e afastam determinadas pessoas do dialogo (Inclusive grupos que se favoreceriam com um discurso de emancipação como esse.).
O seu projeto de educar de maneira digital outras pessoas é muito bom pq posso mandar para meu pai que apenas tem o Ensino médio com a certeza que ele irá entender sua fala.
Ahh fico feliz demais de ler isso!
Ela citou muito diretamente para o público homem, mas a quantia de mulher que precisa disso...
Discordo da sua afirmação em 9:31, de que homens não praticam violência contra outros homens. Homens são 90% das vitimas homicídios e também 90% dos assassinos de outros homens. Ser homem, como categoria favorecida, não tem feito diferença. Entre todos os crimes, os homens são os maiores agentes e vitimas. Até estupro, que é um crime considerado que afeta apenas mulheres, já foi verificado que não é bem assim. Nos EUA ocorrem mais estupros dentro de prisões do que fora delas, na maioria estupro de homens com relação a outros. Em geral, ser homem não me coloca em menor risco, pelo contrário.
Com isso eu concordo também.
Isso é verdade, e bem óbvio. Só é olhar as estatísticas.
Discurso bonito e delicado como dessa moça, não engana quem realmente entende !
Mas essas mortes não tem como causa o gênero. "Matei você porque você é homem", não é isso. São outras as causas. Mulher morre simplesmente por ser mulher. Por isso feminicídio.
Acho impossivel homens não serem machistas. As mulheres também são, porque elas como mães, transmitem o machismo ao filhos.
"Nem" significa uma probabilidade, "todo" significa uma afirmação generalizada.
Dizer que TODOS SÃO é diferente de dizer A MAIORIA.
Exatamente! Minha mãe é um exemplo disso. E minha irmã mais velha foi um pouco influenciada tbm.
Um tal de Paulo Ghiraldeli precisa ver esse vídeo.
Up
Manda para ele nem precisa avisar
Ele morre de dor de cotovelo da Sabrina. Coitado...
Queria entender a treta hahaha
Todos nós precisamos!
Eu clicando pra fechar o vídeo "E NÃO VAI EMBORA NÃO" KKKKKKKKKKKKKKKK
Comentando pelo engajamento e já passando adiante. Muito bom teu vídeo como sempre! E parabéns pela paciência e pela didática ❤️
Aaaa esse vídeo ❤
Obrigada!
"É com Práxis que a gente muda as coisas..."
Nunca é fácil ouvir o que faz questionar a si mesmo. Temos muito o que aprender ainda com o feminismo. Precisamos ouvir mais do que ter a necessidade falar daquilo que não é de fato nosso. Aceitar com resiliência e ajudar na luta! Muito bom esse vídeo.
Não sei porque isso é tão difícil, sabe, existem coisas que são universais para todos os gêneros, tipo o pensamento socrático. É como se nós (não importando o gênero) fôssemos inconvincentemente coagidos a nos sentirmos especiais, diferentes, A EXCEÇÃO. Aí quando alguém diz "só sei que nada sei" passa a ser verdadeiramente A EXCEÇÃO. Por que simplesmente não podemos assumir conscientemente que somos um livro em branco, ou livros velhos que já tiveram páginas inteiras apagadas e ainda da para ver a sombra dos antigos textos? Será que sempre foi assim?
Hablou💅🏾👏👏
Esquerdo macho kkkkkk
Eu vim exatamente pelo motivo de tantas singularidades e proucurar respostas de como ser homen, hoje eu tenho 23 anos tenho uma esposa e uma filha de 2 anos, e depois de ver alguns videos na internet sobre machismo e feminismo caí em um paradigma que ate ontem nao tinha, sera que estou sendo homen o suficiente ou sera que nao me encaixo nos quesitos masculinos nescessarios??. Ate pouco tempo achava que evoluir para dar comforto a minha familia seria o certo, sera que isso e mesmo o que tenho que fazer??
Muito bom vídeo! Essa repetição de padrões é quase inevitável, e mesmo nos vigiando acontece... temos que nos policiar o tempo todo e, no mínimo, minimizar isso na próxima geração
muuuuuuito obrigada de vdd. tô tão emocionada q JURO q quero chorar. acabei de conhecer o canal e viciei. vc acabou de me dar uma LUZ GIGANTE. eu sou feminista mas ainda sem mt propriedade sobre o assunto e quero aprender sempre mais. ficava chateada com alguns aspectos agressivos q acabavam dando bala perdida em homens q eu sei q estão querendo se descontruir. ex: um amgO meu estava em uma conversa sobre feminismo e quis mencionar a mãe q pra ele era uma heroína e acabou sendo atacado pois: ele é homem e não pode falar sobre. Acho q temos sim q reclamar e ser agressivas mas me incomodava com a bala perdida q acabava por afastar algumas pessoas (homens E mulheres) do movimento. Mas agora vejo q estava FOCANDO no ponto errado. A QUESTÃO É MT MAIS Q ISSO. Ainda espero de vdd q as pessoas q querem entender o movimento n desistam pelas balas perdidas. mas mt feliz com o vídeo.
A militância feminista precisa rever a postura quando ao lugar de fala. Todo movimento que não abre espaço para o contraditório, para o debate, fere os princípios mais básicos da democracia e não pode ser levado a sério, pois se trata de imposição ideológica. A militância feminista não quer debater, educar e propor reflexão e quando o faz age de modo desonesto distorcendo estatísticas para transformar exceções em regra como se fosse algo cultural atribuído ao patriarcado machista. Já virou clichê. A militância vem atuando de modo a vencer no grito, de calar quem se opõe alegando lugar de fala, partindo para ataques ad hominem, acusando machismo, fascismo, etc. Isso é um erro crasso que só aumenta segregação e polarização. Na prática só trabalha contra as mulheres.
Hahahaha "A carapuça" coube direitinho... Triste; porém exato!
*Concordo com tudo! Há pessoas que gostam de receber louvores pelo fato de: “eu ‘não’ sou machista; eu ‘não’ agrido (fisicamente ou psicologicamente, ou ambos) o(a) minha(meu) parceiro(a); ‘não’ sou homofóbico, racista”, dentre outros... isto é a tua obrigação como ser humano; aquilo tudo é MÍNIMO.*
@@soldadoanonimo9519, bem... em qual parte do meu texto, disse que TODO HOMEM é machista e afim? Porque sei que não são todos(es).
@@soldadoanonimo9519, já, contudo fizera umas pesquisas públicas no UA-cam ou no Google e notei que generalizar não é correto.
"desculpa por ter nascido homem" aff
Não fala isso temos que lutar pelo nossos direitos como mulher estão olhe para o céu e agradeça pois nascemos para fazer a diferença no mundo😊☺☺☺
Se em mim doeu ler isso, imagino pra vocês... peço sinceras desculpas por esses imbecís que não fazem ideia do mal que fazem com esse comportamento... é phoda como homens ficam putos porque não querem perder suas piadinhas mas não entendem que do outro lado há mulheres sofrendo, morrendo diariamente aos montes para que ele mantenha esse discurso pobre é injusto.
@@xakalakakddjdkdkkdd3048 É ironia
@@xakalakakddjdkdkkdd3048 ah ,então homem não faz diferença né.
@@perimarmoura beleza :) gostei do comentário. A minha sugestão pros homens que realmente não fazem esse tipo de coisa é sempre lembrar o amiguinho escroto quando ele estiver sendo escroto. :)
Sabrina, foi sensacional, a sua palestra sobre Ecocídio no IESA/UFG (e com direito à selfie :D)!
Sobre o assunto do vídeo, sempre achei algo completamente improdutivo, me achar a exceção à parte, dessa cultura machista ainda enraizada na nossa sociedade. E acho que esse discurso de "nem todo homem...", no fundo, demonstra um apelo à mais atenção ou algo a mais do que somente atenção de determinada mulher. Hoje eu sou pró-feminista com orgulho, por entender bem mais à fundo a causa, ainda mais com a possibilidade que o UA-cam dá de assistir tanta gente explicando sobre feminismo. E diferente dos homens que criaram confusão contigo no Twitter, é pela importância das pautas feministas, além de uma criação dada pelos meus pais, colaborando pra que eu aprendesse o respeito pleno e cordialidade à todas as mulheres, assim como no meu meio cristão, já que há a figura de Jesus como o maior exemplo (acredito eu) de um homem que sabe valorizar a vida feminina, que eu acredito ter me descolado desses paradigmas da nossa cultura machista, embora tenha muito a aprender com vcs mesmas, assim como aprendi, pra me afirmar como pró-feminista. A minha solidariedade a todas! ✊
Eu vi você falando desse vídeo no UNB talk, super necessário!
Bem legal o vídeo! Vim aqui por uma indicação do canal Peixe Babel. Agora, senti falta de uma coisa. Entre os segundos 12:26 aos 12:56 senti que ficou tudo muito no subjetivo. Entendo que seria bem interessante ter exemplos aqui (o que seria o "ISSO" na frase "não fazerem isso"??). Ilustraria melhor essas ações e não deixaria a gente aqui do outro lado, imaginando que situações são essas. ;) Dá margem pra muita falha de interpretação sem qualquer exemplo. No mais, parabéns pelo vídeo! =)