Meu notebook da thinkpad não entra no conceito da obsolescência. Na verdade easa marca atende bem quem precisa de coisas robustas e duráveis Tem muita coisa q quebra atoa atoa por mal uso tbm, as pessoas não lêem o manual ou o manual é um imcompleto. As baterias por exemplo, elas não viciam ou desgastam rapido atoa é muitas vezes culpa do usuario ou fo manual que não tem bons modos de uso dela para usar de maneira que dure mais tempo
@@zaptc2 quem disse que comunistas sabem ler? Eles compram um smartphone de última geração, se dúvida é até importado, e eles querem que esse mesmo smartphone dure uns 20 anos.
e isso é relativamente recente. É só observar que há uns vinte anos havia mais reparos de televisores, video games, som, eletrônicos em geral. Hoje mesmo quando se faz o reparo (raro) ele não é feito pra durar. A regra é que o custo de troca de um componente seja maior para o consumidor que o custo de um novo
@@rodrigodias1462 Na verdade é que ás peças são caras. E também porquê ás peças antigas já nem são mais produzidas e nem vale á pena, pois vai quebrar de novo.
"Ah mas pra que consertar, compra outro. Deixa de ser MUQUIRANA". Essa também é uma frase "campeã de compras" (e de vendas). Muquirana pra mim é quem não consegue sair 2 cm do raio do próprio umbigo!
E o resultado disso a gente pôde observar aqui no Brasil né, uma classe média nova, vinda dos governos do PT, com o aumento do poder de compra, mas completamente alienada e sem consciência de classe. Quantos desses hoje batem no peito pra defender Bolsonaro né. Educação e consciência de classe devem ser a base de qualquer sociedade.
Ai Sabrina, estou passando por um processo longo e duro (no qual muitas vezes falho) de desconstrução das minhas percepções do mundo. Seus vídeos me ajudam MUITO a enxergar tudo de uma forma diferente e de sintetizar minhas conclusões, e criar um plano de ação para mim mesmo. Obrigado por me manter informado e sempre caminhando para frente - por mais que seja com passinhos de formiga!
@@valmirximenes4281 Kakakaka....ainda bem que não podem mais queimar mulheres, ou partir a ferro e fogo limpar o mundo dos hereges. O Catolicismo civilizou os bárbaros, o Protestantismo escravizou.
desconstrução= falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos
Em que mundo você vive? Os pobres nunca tiveram tanto acesso à produtos tecnológicos como tem hoje. A maioria das coisas que os pobres realmente NÃO têm acesso são as coisas ditas "gratuitas" como saúde, educação e saneamento. Irônico, não?
Eu vi uma entrevista do Hari que ele deixa bem claro: nossos "líderes" não sabem como usar a tecnologia que criamos, não aproveitam o potencial da inteligência artificial. Ou seja, a gente tem uma tecnologia feita pra destruição mesmo.
@@V_83737 mas te pergunto: ter acesso à produtos tecnológicos é o mesmo que ter acesso à tecnologia? Me parece que o assunto é muito mais profundo e sutil.
tem um filme ótimo mais antigo que wall-e com ideias próximas... Idiocracy, presidente Camacho me lembra muito o que passou pelos EUA no último mandato e o atual daqui também!
Estou lendo "más allá del desarrollo" e esse vídeo bateu super com o que estou lendo ali. Essa noção produtivista, extrativista e desenvolvimentista está tão naturalizada que nem os cientistas conseguem ver além delas. Eu pesquiso na área de Biotecnologia e Biodiversidade, mas vejo que as "boas intenções" em busca de inovação são inteiramente permeadas por essas noções e assim, sem agir na raiz do problema, a comunidade científica das ciências naturais não vai conseguir encontrar soluções tecnológicas pra tirar a gente do buraco.
Tô feliz com meu xiaomi que nunca trava e é super eficiente. Custou a bagatela de 200 reais. Detalhe: rodo Amazon, Globoplay e HBO Go tudo nele, nada trava.
Um exemplo sobre esse tema foi o lançamento do Windows 11 que impossibilitou várias máquinas de se atualizarem para esse novo sistema para forçar que os usuário comprem novas máquinas. Eu estava lendo que o Google lançou um sistema o Chrome Os Flex, justamente para ser instalado em máquinas mais antigas, outra possibilidade seria usar algum sistema baseado em Linux também. Tem muita máquina antiga que ainda dá para usar....
@Tudo Num Só Canal sendo assim tu é um relaxado, não consegue cuidar das suas coisas e compra coisas de qualidade duvidosa. eu tive poucos fones na minha vida, um do meu celular que comprei 6 anos atrás que durou quase 2 anos, outro que comprei que era bem paraguai, mas mesmo assim durou quase 1 ano, e outro que veio com meu xiaomi, que durou também quase 2 anos, hoje não tenho fone por que dei para meus filhos que estragam todos os fones, todo mês quase estragam um fone, sendo que comigo dura no mínimo um ano, tenho um carregador da marca xiaomi a mais de 3 anos, junto com o cabo original, tenho os 2 e uso até hoje, se eu deixar minha filha usar o carregador com o cabo por 1 mês que seja, o cabo ja era.
eu me orgulhava desde meu primeiro emprego de passar os 12 meses juntando dinheiro p trocar de celular todo ano, numa busca insaciavel dessa "felicidade" momentanea do unboxing e eu jurava que era o diferentão... quando na verdade era o pior de todos nao posso mudar meu passado mas agradeço a oportunidade de aprender com a sabrina no presente para fazer algo certo dessa vida
Queria que tivéssemos tempo para dizer: "Dia chegará que TODAS as legislações considerarão o ciclo completo de vida de qualquer bem de consumo." Deverá ser considerado crime ambiental, mas só se tivermos esse tempo.
Tipico choramingo de burgues que tem medo de perder privilegio. Vá para luta cara, vamos produzir nosso próprio produto. Vamos nos libertar dessa dependência que nos escraviza.
@@tarcardoso blz vai la e planta sua comida produz sua energia ou fassa o seu poço, construa seu carro, seu sapato, roupa, casa etc... viu que n da pra fazer isso.
@@canalhonsv4801 Não é eu seu jumento, é a sociedade. O povo brasileiro é escravo do Dollar pois não pode produzir Dollar. Entendeu agora ou quer que desenhe?
Eu reparava os meus próprios celulares até dois anos atrás, até me deparar uma vez com um celular da minha esposa que não consegui abrir pra trocar o display e descobri pesquisando na Internet que ele era todo fechado com cola e precisava de equipamentos especiais pra abrir, hoje praticamente todos já são assim. Até mesmo eletrodomesticos tem sido construídos pra serem difíceis de reparar hoje em dia.
Aos poucos vou compreendendo tudo. Seu livro tem ajudado bastante. Ainda não sei falar tão bem sobre o assunto, mas já entendi que o ecossocialismo é um caminho. Tento trazer mais pessoas pra seu canal! Obrigada pelo conteúdo de qualidade sempre!
Gastei 3 mil num PC e ele não estava com a mesma performance poucos meses depois. É sistemático mesmo, programado dessa forma para que os próximos lançamentos de placas de vídeo ou processadores, por exemplo, pareçam TÃO melhores do que a geração passada.
Entendo a frustação, mas independente do valor tem que se atendar as peças, as vezes certas combinações de hardware não funcionam tão bem para o que se deseja... Não sei qual é o seu conhecimento quanto a isso, talvez pode ser um problema na escolha do equipamento/peças. Acho importante entender o que é algo programado para dar problema e o que é uma má escolha de peças ou até mesmo mau uso... E sobre os processadores eles não são ''tão melhores'' a gente tem uma falsa percepção disso, para a grande maioria dos usuários não é necessário um PC com peças mais recentes. As maiores inovações de hardware nos últimos anos tem se concentrado para uso profissional e científica e não casual. As vezes somos convencidos pela propagando que aquilo é algo que é importante pra agt mas nao é, eu mesmo sou um estudante de tecnologia e nunca tive um PC de primeira linha e sempre atendeu as minhas necessidades para estudos, testes e jogos. Em resumo tem que ver se isso ai não é má escolha ou problema nas peças. Abraços ♥
@@susanasabino Oi Susana, td bem? Então, essa questão de clock do processador é complicada pq existe um limite térmico e energético pra isso, podendo no caso mais leve prejudicar o desempenho e no pior caso perder a propria peça. Eles limitam o clock por isso. Essas peças aquecem numa quantidade tão alta que os profissionais que destravam esse limite para testar o máximo que a peça aguenta usa nitrogênio liquido para resfriar o componente. As vezes não é nem maldade, sabe? É o limite do próprio componente e temos que atentar a isso pra n confundir má fé com os limites mesmo. Abraços ♥
@@VSZ-zd0 Agr q tô vendo essa msg. Agradeço o input, mas não é problema de compatibilidade de peças não. Sou entusiasta de hardware desde o windows 95 e sei das armadilhas das propagandas. No caso das novas placas de vídeo 30XX, são realmente um grande salto em comparação com a geração passada, sim. E no que tange a suprir necessidade de jogos, depende do q estamos falando. Se cê só joga CS:GO, Fortnite, FF, LoL, essas porcarias mais genéricas, qualquer torradeira vai rodar. Mas se cê tá tentando jogar coisa de verdade igual Baldur's Gate 3, Shadow of the Tomb Raider, Cyberupunk 2077, etc, cê precisa sim de uma máquina mais robusta. Isso é especialmente verdadeiro se cê tá tentando atingir 120 FPS @1440p (do contrário pra que comprar um monitor de 120hz?). Abraços
A própria lógica modular também tem essa lógica de descarte, só q num lado diferente: nos PCs tem toda hora uma nova placa de vídeo ao ponto da nvidia já ter lançado duas linhas de placas no mesmo ano. Além disso o soquete dos processadores e outras peças não são muitas vezes compatíveis com versões anteriores (por decisão coorporativa) e vc tem que comprar uma nova placa mãe.
mas o soquete tem que mudar mesmo, como voce acha que uma processador que pede mais energia e tem que ter mais linhas de comunicao, imagina se a gente ficasse preso no 775,e as memórias ram ? imagina usar ddr2, a 600hrz, sendo que hoje em dias as ddr4 vao a 4000hrz
Pesquisa sobre a lei do vício oculto está no CDC. Já ganhei nos pequenas causas um processo contra Motorola devido a drenagem na bateria, mesmo estando fora do prazo de garantia!
@@FernandaSoares520 E pq vc comprou 3x????????? É isso que dá estímulo para eles serem bostas. Marca boa: LG Marca instável: Samsung Marca horrível: ASUS. Segundo minha experiência, é isso.
Carregador de celular. Garantia das lojas sempre de 3 meses e sempre achei incrível como tive vários q quebravam exatamente 3 meses e meio depois da compra...
Quando eu vi o vídeo da mimimidias eu pensei, espero que chegue na Sabrina, e chegou 🙏. Eu nunca vou me confirmar com a absolencia programada. É muito absurdo .
@@V_83737 sim elas querem coisa boa so que barata e a unica coisa que faz isso é o capitalismo, se quer um cell bom compra um bom mas n compra por que é caro e prefere oque dura menos mas e mais barato.
coincidentemente eu escrevi recentemente um texto argumentativo pra uma das minhas disciplinas na faculdade sobre a obsolescência programada. Nosso texto base era uma reportagem da BBC alemã sobre Agbogbloshie, em Gana, maior lixão de eletrônicos do mundo. É de cortar o coração e perder a fé na humanidade
Minha prima Raphaela indicou o canal e estou muito grata porque venho aprendendo cada vez mais. Parabéns pelo trabalho, a toda equipe por trás desse canal que faz com que recebemos esse tipo de conteúdo.
legal né, enquanto isso nos EUA você compra um novo porque compensa mais comprar um novo devido ao ''excesso de capitalismo'' já que a população tem condições para tal ao contrário de regimes comunistas por aí
Esquerda q trata questões ambientais como "frescura" é a brasileira mesmo, na Europa TODA a esquerda, o centro e até a centro-direita em grande parte tem preocupações ambientais sim
Nem toda a esquerda brasileira não se preocupa com as pautas ambientais, porém não pôde parar de desenvolver o país por causa do meio-ambiente. O desenvolvimento econômico e social do país devem andar lado a lado com o meio-ambiente, a UE está cheia de hipócritas, cobram de países como o Brasil um "desenvolvimento sustentável" porém não cobram de países como China, EUA dentre diversos outros países poluentes, se queremos um mundo sustentável isso deve começar com à ajuda de todos países e não apenas de uma parcela.
@@rodiceiarodrigues1147 acho q é aquela brisa de nunca se esquecer quem o brasil é na fila do pao, o quintal do capitalismo, celeiro talvez como diriam alguns
@@yankokassinof6710 concordo plenamente! Aqui é o quintalzinho do e.u.a com interesse na água doce e petróleo. Além de transformar a Amazônia e pantanal para virar pasto de gado...
Ótimo vídeo!!! É impressionante como poucas pessoas sabem a respeito da obsolescência programada. O livro é a série de vídeos a História das Coisas fala bem a respeito disso, mas propõe soluções pela metade. É preciso mudar o sistema
Eu tenho um monitor de 22 polegadas (eu acho). Ele é lindo mas está com 2 listras verticais pelo meio da tela e 1 no canto. É um problema comum em monitores. Fui na assistência e teria que trocar a tela, ou seja, praticamente comprar outro. Na época eu paguei barato mas hj não tenho como comprar outro. Resultado: Tenho que lidar com o problema pq não posso comprar outro e não consigo me desfazer por algo tão pequeno mas sem solução. É mt frustrante... o tempo todo tendo que gastar dinheiro que não tem.
Comigo aconteceu algo que me deixou extremamente assustado. Meu celular atual ganhei na semana anterior ao Natal de 2019. Exatamente na mesma semana de 2020, ele travou de uma maneira absurda que eu não conseguia nem reiniciar ele. Com muito custo consegui abrir e desligar tirando a bateria e voltou ao normal, mas a pontualidade com que ele deu esse defeito me impressionou muito
Eu adorava desmontar computador, celular, e essas novas versões têm me frustrado bastante, pois sempre tento consertar a trocar. Mas tem ficado impossível! Meu notebook vai fazer 8 anos e infelizmente o processador deste modelo já era soldado à placa mãe. É revoltante!
É incrível como esse livro tem muita síntese sobre diversos conceitos marxistas. Eu terminei o meu recentemente e já quero reler hahahaha vou sair distribuindo para os amigos
Sabrina, na parte em que fala a respeito de diminuição do desempenho de software dos iPhones, poderia ter falado do desgaste da bateria em que apenas trocando a peça, o aparelho é literalmente um novo.
Sabrina eu faço o que posso pelo meio ambiente: só compro roupas em brechó, se a roupa estraga procuro consertar até chinelo que tem uma certa obsolecencia programada à moda dos chinelos (as rosquinhas caem coisa que não acontecia ha 35 anos atrás que a gente usava chinelo até a sola ficar bem desgastada mesmo), procuro falar pras pessoas não maltratarem os catadores de garrafa pet e papelão, procuro fazer compostagem e tem ainda varias coisas que eu faço mas vocês têm toda razão do mundo quando falam que fazer tudo isso sozinha não adianta quase nada então queria saber se existem lugares onde as pessoas se reúnem e trocam experiências, dúvidas, dificuldades, soluções, etc. Que é aquilo que vocês disseram que o coletivo, que as rodas de conversa, etc.
Estou também reduzindo meu consumo com besteiras de supermercados... não uso mais amaciante. Limpo tudo com misturas de bicarbonato de sódio, vinagre e álcool. Tem receitas maravilhosas na internet pra fazer sabão líquido e desinfetante. Realmente as roupas nos anos 70, 80 eram muito melhores... tenho peças de minha mãe e avó e continuam lindas. Nos brechós acha muita roupa de qualidade sim . E quando praticamos o minimalismo nossa situação financeira melhora muito ... nem me estresso mais ... estou fazendo meu jardim ... é libertador não entrar nessa paranoia de " consumismo " isso adoece ... Passei anos e anos atolada em dívidas...
Na fabrica textil onde eu trabalhava, chegou um palet com uma monte de tag de produto sustentável pra colocar nas peças, mas nunca mudou nada na produção, na verdade a tercerização chegou e os custos são empurrados cada vez mais pra base da cadeia de produção. Muita força pra todos vcs!
Meu notebook já tem 8 anos e meu celular 3 anos, ambos funcionam e atendem minhas necessidades, mas frequentemente escuto que devo trocar pq já estão "velhos".. a lógica do consumismo msm sem necessidade
Que baita aula de geopolítica! Milton Santos manda beijos! Material para as minhas aulas de geografia nos 8º anos, com certeza. Muito obrigada. Mil parabéns ao quadrado.
Muito legal o vídeo, professora! É maluco como tem não só a pressão tecnológica e de propaganda, mas também, esses tempos, de pessoas próximas a mim. No meu caso pessoas que eu não esperava ("esclarecidas no assunto") vieram falando "hora de trocar de celular, né?", mesmo com o bichinho funcionando super bem. Só porque por fora ele parecia meio surradinho (e olha que a tela tava inteira!)...
comentei sobre o tema essa semana com a minha mãe. Ela concordou com o argumento, mas concluiu que a culpa é do Diabo dominando a Terra. Aí a conversa morreu :/
já notaram que alguns produtos, dão problema exatamente 1 dia depois que vence a garantia. aconteceu com o meu primo. deu 1 dia depois da garantia, e o celular desliga sozinho
Sabrina, aproveitando a oportunidade, gostaria que me respondesse uma pergunta: já que carros elétricos não irão resolver a questão dos problemas ambientais, qual seria a solução mais vigente, em termos automobilísticos, numa perspectiva ecossocialista?
Ela falou! Pautar direito a cidade, transporte público, bicicleta, reduzir deslocamento das pessoas. A solução passa por Reduzir os carros particulares e incentivar os transportes de massas. Vê novamente a partir de 3:10 😉
Pautar direito à cidade e redução de deslocamento é imprescindível, véi. É uma questão de democracia e cidadania pra além de uma concepção burguesa de cidadania. As cidades capitalistas centralizam espaços que deveriam ser públicos e consequentemente reduzem o acesso a esses espaços. Aí a passagem aumenta, mais exclusão. Aí o prefeito é um higienista, ainda mais exclusão... é foda.
Oi, Sabrina, tudo bem? Então eu queria sugerir que você fizesse um vídeo exclusivamente sobre como o mercado financeira ajuda a precarizar a vida do trabalhador. Ou se você puder por uma referência sobre mercado financeiro e commoditização. Só uma sugestão ❤️😘
Vendo esse vídeo fico muito feliz que realmente o futuro esta nas mãos de alguns jovens que nasceram para serem pensadores contestadores e ativistas nas causas mundiais parabéns.
Uma coisa que sempre lembro em debates assim: quando eu era criança, lembro de ir em lojas de sapateiros para consertar calçados que arrebentavam, furavam etc. Hoje, quando ando pela cidade, vejo que muitas lojas de sapateiros foram substituídas por lojas de calçados novos. Sapateiro virou uma profissão praticamente extinta....
Sobre trânsito... enquanto a grande maioria das populações urbanas viverem longe dos locais onde trabalham e estudam, vai ter trânsito e não existe transporte público q dê conta. Tem q investir no transporte público sim mas sem criar bairros autossustentáveis, comerciais, com escolas, hospitais e possibilidade de emprego na maioria das áreas, e dar incentivos fiscais para os q contratarem gente do bairro ou pelo menos da região. Mas se desenvolver bairros de classe média distantes não é tão fácil, bairros pobres e favelas então... o sistema não quer
@@gessodecora9472 o problema não é comprar, no comunismo as pessoas vão continuar comprando! O problema é a obsolescência programada que só existe para que mais gente compre e mais lixo seja jogado fora sem um descarte adequado.
@@gessodecora9472 Vc respondeu aí meu comentário através de um produto do capitalismo que vc comprou. A solução não é parar de comprar se vc precisa. O smartphone com que estou escrevendo agora já tem 4 anos de uso. A questão é realizar um consumo consciente
@@gessodecora9472 a questão não é consumir, é consumir e produzir de forma consciente, mas isso não existe no capitalismo. Precisamos lidar com tudo isso antes de acabarmos com o planeta. 🙃
Nem vi o vídeo ainda, mas já vou dizendo que no dia que usarem as ferramentas de pesquisa operacional/inteligência artificial para maximizar a durabilidade e a capacidade de se reciclar os materiais dos produtos ao invés de otimizar lucro e obsolescência programada, a gente já vai dar um passo enorme para não colapsar o planeta. Amo esse tópico e desde já agradeço pelo vídeo, de verdade mesmo
Tema importantíssimo, vou ter de vir aqui agradecer todo vídeo pra variar, vejo poucos falando sobre a Obsolescência programada 💚✊🏽🌎🌍🌏 Eco-socialismo vencerá!
A pessoa fica linda ate de cabelo laranja meu dels.!! Explica Sabrina rsrs, maravilhosa. Concordo muito, e a obsolescência percebida tbm é um enorme problema e mais uma ponta desse novelo de lixo.
4 роки тому+1
A obsolescência programada realmente existe, mas eu sou técnico em informática e sou obrigado a concordar com ela, é insustentável dar suporte a tecnologias de 10 anos atrás, segurança contra roubos e virus, peças de reposição é tudo inviável quando os equipamentos vão se tornando mais antigos.
@@OArquiteto1 eu penso que nossa melhor chance era através da pandemia mostrar mais claramente os problemas fundamentais do sistema. Mas parece que falhamos coletivamente no quesito empatia, imagina no fazer revolução
@@OArquiteto1 acho que a questão é mais profunda do que acreditar em neoliberalismo, temos que separar quem sabe o que é com quem não sabe o que é Como sabemos, a realidade e a interpretação dominante dela formam o jeito que as pessoas pensam, logo, a coisa mais comum é um pobre de direita, um preto racista, uma mulher machista etc. Nada mais comum então que pessoas apoiando um sistema que não as beneficia, por alienação, claro, e por uma falsa ideia de ascensão. Por isso acho que o problema não tá em quem realmente estudou um pouco e acha que tá tudo bem e sim na maioria da população que não tem a mínima ideia do que seja, está apoiando seu próprio sofrimento e não tem praticamente ninguém está fazendo algo pra reverter isso, colocando eles pro nosso lado
@@OArquiteto1 Eu não tô conseguindo mais imaginar um mundo com os humanos modernos + o socialismo... O socialismo é plenamente possível, nós é que somos umas merdas existenciais, corrompidas... talvez os índios.
Grande verdade. Vou pegar um exemplo: ache em casa um ventilador, produzido a partir de 2000, com mais de 5 anos em uso, quase impossível. La em casa tem um, todo de metal, que já veio de outra geração e tem uns 40 anos de idade, e funciona até hoje.
E o modelo chinês, Sabrina? Entendo que eles ainda são majoritariamente produtivistas, mas há perspectiva de que se tornem ecossocialistas? Eles parecem ter uma visão de longo prazo bem mais sustentável que o império estadunidense (digo isso baseado na própria história recente de desenvolvimento chinês que ouço do Elias Jabbour, Paulo Gala e o próprio Jones e o Humberto).
O exemplo da obsolescência no ciclo produtivo também existe no setor de geração de energia. Atualmente já é um problema a destinação de pás de turbinas eólicas e, em breve, será a reciclagem de painéis solares. O Green walsh também está presente nestas empresas. O consumo consciente também deverá abordar fortemente o conceito de eficiência energética (para além da rotulagem Procel).
Ain que vídeo maravilhoso, amo o tema, inclusive tem um documentário "Obsolescência Programada - The Light Bulb Conspiracy" (inclusive no youtube) que explica vários processos da formação de verdadeiras quadrilhas nas empresas para diminuírem a vida útil de seus produtos, recomendo.
Parabéns pelo esclarecimento muito interessante o conteúdo do vídeo. Essa reflexão nos leva a pensar o quanto de poluição, desastres ambientais e crimes ambientais tem por trás de um "rostinho" bilionário.
Sabrina concordo com a questão das baterias. Mas componentes de notebooks "soldados", imagino q vc se refere ao novo M1. A arquitetura ARM provê maior desempenho e consome menos recursos, há mto tempo utilizado em sistemas embarcados. Sobre os 5seg q falou sobre software livre, achei q generalizou mto p Linux. Acho que este tema merece mais atenção. Parabéns por mais um vídeo. Estou à disposição p trocar ideia sobre computação e software livre.
É urgentemente a transformação ecossocialista do mundo! Obrigado, professora!!! 🐜💚🌍
Não é não.
Meu notebook da thinkpad não entra no conceito da obsolescência. Na verdade easa marca atende bem quem precisa de coisas robustas e duráveis
Tem muita coisa q quebra atoa atoa por mal uso tbm, as pessoas não lêem o manual ou o manual é um imcompleto. As baterias por exemplo, elas não viciam ou desgastam rapido atoa é muitas vezes culpa do usuario ou fo manual que não tem bons modos de uso dela para usar de maneira que dure mais tempo
@@zaptc2 quem disse que comunistas sabem ler?
Eles compram um smartphone de última geração, se dúvida é até importado, e eles querem que esse mesmo smartphone dure uns 20 anos.
@@zaptc2
9:48 Acho que você falou foi uma asneira, hein.
@@JoaoPedro-tm9gt Belo argumento, hein. Deplorável demais 😂
gente do céu, esse vídeo me lembrou muito uma frase que já escutei incontáveis vezes: "vai compensar mais comprar um novo que consertar esse"
e isso é relativamente recente. É só observar que há uns vinte anos havia mais reparos de televisores, video games, som, eletrônicos em geral. Hoje mesmo quando se faz o reparo (raro) ele não é feito pra durar. A regra é que o custo de troca de um componente seja maior para o consumidor que o custo de um novo
@@rodrigodias1462
Na verdade é que ás peças são caras.
E também porquê ás peças antigas já nem são mais produzidas e nem vale á pena, pois vai quebrar de novo.
@Tails 13 sim tails é essa a nossa critica contra as empresas e o capitalismo
"Ah mas pra que consertar, compra outro. Deixa de ser MUQUIRANA". Essa também é uma frase "campeã de compras" (e de vendas). Muquirana pra mim é quem não consegue sair 2 cm do raio do próprio umbigo!
@@vitornr muito bem. Exceto geladeira
Uma das críticas do Mujica à esquerda latina-americana é justamente ter criado consumidores e não cidadãos.
Koroi
E o resultado disso a gente pôde observar aqui no Brasil né, uma classe média nova, vinda dos governos do PT, com o aumento do poder de compra, mas completamente alienada e sem consciência de classe. Quantos desses hoje batem no peito pra defender Bolsonaro né.
Educação e consciência de classe devem ser a base de qualquer sociedade.
Exatamente
Enquanto prevalecer a mentalidade individualista típica do capitalismo os problemas só tendem a se agravar.
Ailton Krenak fala um pouco disso em Ideias para Adiar o Fim do Mundo
Ai Sabrina, estou passando por um processo longo e duro (no qual muitas vezes falho) de desconstrução das minhas percepções do mundo. Seus vídeos me ajudam MUITO a enxergar tudo de uma forma diferente e de sintetizar minhas conclusões, e criar um plano de ação para mim mesmo. Obrigado por me manter informado e sempre caminhando para frente - por mais que seja com passinhos de formiga!
Você tá é tomando uma bela lavagem cerebral.
@@valmirximenes4281 vai lá, faça sua "argumentação" inovadora sobre como comunismo é ruim e n funciona q todo comunista já ouviu 7587 vezes
@@MrBerrator ele n tem argumento pra fazer, é sempre no maximo um esperneio kkkk
@@valmirximenes4281 Kakakaka....ainda bem que não podem mais queimar mulheres, ou partir a ferro e fogo limpar o mundo dos hereges. O Catolicismo civilizou os bárbaros, o Protestantismo escravizou.
desconstrução= falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos falar mal de brancos, falar mal de brancos~falar mal de capitalismo, falar mal de brancos
do que adianta tanta inovação se nem todas as pessoas têm acesso? do que adianta a inovação se as coisas são tão frágeis, feitas pra quebrarem?
Em que mundo você vive? Os pobres nunca tiveram tanto acesso à produtos tecnológicos como tem hoje.
A maioria das coisas que os pobres realmente NÃO têm acesso são as coisas ditas "gratuitas" como saúde, educação e saneamento. Irônico, não?
Eu vi uma entrevista do Hari que ele deixa bem claro: nossos "líderes" não sabem como usar a tecnologia que criamos, não aproveitam o potencial da inteligência artificial. Ou seja, a gente tem uma tecnologia feita pra destruição mesmo.
@@V_83737 mas te pergunto: ter acesso à produtos tecnológicos é o mesmo que ter acesso à tecnologia? Me parece que o assunto é muito mais profundo e sutil.
O que não é feito para quebrar?
Esse é o objetivo da coisa, forçar o sentimento de pobreza para fazer a pessoa trabalhar mais ainda. Essa é a "riqueza das nações" e Smitch.
Só fico imaginando o mundo parecido com o do wall-e, montanhas d lixo. E da animação Robôs sobre as peças q vão ficando obsoletas d modo programado
tem um filme ótimo mais antigo que wall-e com ideias próximas... Idiocracy, presidente Camacho me lembra muito o que passou pelos EUA no último mandato e o atual daqui também!
@@xotroxa2718 Idiocracy é quase uma profecia sobre o presente e futuro do Bananil.
Estou lendo "más allá del desarrollo" e esse vídeo bateu super com o que estou lendo ali. Essa noção produtivista, extrativista e desenvolvimentista está tão naturalizada que nem os cientistas conseguem ver além delas. Eu pesquiso na área de Biotecnologia e Biodiversidade, mas vejo que as "boas intenções" em busca de inovação são inteiramente permeadas por essas noções e assim, sem agir na raiz do problema, a comunidade científica das ciências naturais não vai conseguir encontrar soluções tecnológicas pra tirar a gente do buraco.
E depois a gente é obrigado a ouvir que não cuida direito das coisas 🤦🏾♀️. Como sempre, a culpa está no indivíduo, e não no sistema, né?!
@ShelbyGT500 A sociedade do espetáculo, Guy Debord - obra livre
@Guilherme pzzzz hahahaha!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu fico de cara quando me mandam trocar um aparelho que faz tudo que eu preciso só porque tá "ultrapassado".
Eu não troco. Uso até o talo!
Meu último durou 5 kkkkk, esse aqui já tem 3 de fábrica mas 2 na minha mão, já que não apresenta travamentos e tá bem atualizado,acho que dura +3 anoz
Alguém me indica uma marca de celular e modelo que vocês tenham conhecimento que dura uns 3 anos, por favor?
Tô precisando mesmo!
Eu uso um celular que é de 2012 e está ótimo tem tudo que eu preciso.
Tô feliz com meu xiaomi que nunca trava e é super eficiente. Custou a bagatela de 200 reais. Detalhe: rodo Amazon, Globoplay e HBO Go tudo nele, nada trava.
@Tese Onze Sabrina Fernandes você é muito necessária para nós progressistas, Estamos com você!
Vim correndo! Adorei o conteúdo e a cor do seu cabelo está linda!
Um exemplo sobre esse tema foi o lançamento do Windows 11 que impossibilitou várias máquinas de se atualizarem para esse novo sistema para forçar que os usuário comprem novas máquinas. Eu estava lendo que o Google lançou um sistema o Chrome Os Flex, justamente para ser instalado em máquinas mais antigas, outra possibilidade seria usar algum sistema baseado em Linux também.
Tem muita máquina antiga que ainda dá para usar....
Só de fone de ouvido e ventilador já perdi " milhares " .
@Tudo Num Só Canal sendo assim tu é um relaxado, não consegue cuidar das suas coisas e compra coisas de qualidade duvidosa.
eu tive poucos fones na minha vida, um do meu celular que comprei 6 anos atrás que durou quase 2 anos, outro que comprei que era bem paraguai, mas mesmo assim durou quase 1 ano, e outro que veio com meu xiaomi, que durou também quase 2 anos, hoje não tenho fone por que dei para meus filhos que estragam todos os fones, todo mês quase estragam um fone, sendo que comigo dura no mínimo um ano, tenho um carregador da marca xiaomi a mais de 3 anos, junto com o cabo original, tenho os 2 e uso até hoje, se eu deixar minha filha usar o carregador com o cabo por 1 mês que seja, o cabo ja era.
Nossa Simm. Ventilador não dura mais um ano, da até raiva, as vezes um tombo de leve ele já quebra
fone não dura e é muito caro, por isso parei de usar no celular, tenho que só funciona de um lado no computador, mas que serve demaaais
eu me orgulhava desde meu primeiro emprego de passar os 12 meses juntando dinheiro p trocar de celular todo ano, numa busca insaciavel dessa "felicidade" momentanea do unboxing
e eu jurava que era o diferentão... quando na verdade era o pior de todos
nao posso mudar meu passado mas agradeço a oportunidade de aprender com a sabrina no presente para fazer algo certo dessa vida
Queria que tivéssemos tempo para dizer: "Dia chegará que TODAS as legislações considerarão o ciclo completo de vida de qualquer bem de consumo."
Deverá ser considerado crime ambiental, mas só se tivermos esse tempo.
Tipico choramingo de burgues que tem medo de perder privilegio. Vá para luta cara, vamos produzir nosso próprio produto. Vamos nos libertar dessa dependência que nos escraviza.
@@tarcardoso blz vai la e planta sua comida produz sua energia ou fassa o seu poço, construa seu carro, seu sapato, roupa, casa etc... viu que n da pra fazer isso.
@@canalhonsv4801 Não é eu seu jumento, é a sociedade. O povo brasileiro é escravo do Dollar pois não pode produzir Dollar. Entendeu agora ou quer que desenhe?
Eu reparava os meus próprios celulares até dois anos atrás, até me deparar uma vez com um celular da minha esposa que não consegui abrir pra trocar o display e descobri pesquisando na Internet que ele era todo fechado com cola e precisava de equipamentos especiais pra abrir, hoje praticamente todos já são assim.
Até mesmo eletrodomesticos tem sido construídos pra serem difíceis de reparar hoje em dia.
Esse vídeo tinha que ser passado e repassado pra todo mundo em tv aberta e principalmente nas escolas para a conscientização dessa nova geração.
Como fazer isso. Como formar e conscientizar pessoas?
Por (mais) lavagem cerebral nas escolas já!
Aos poucos vou compreendendo tudo. Seu livro tem ajudado bastante. Ainda não sei falar tão bem sobre o assunto, mas já entendi que o ecossocialismo é um caminho. Tento trazer mais pessoas pra seu canal! Obrigada pelo conteúdo de qualidade sempre!
Quinta: o melhor dia da semana! 💚Tem Rita e Sabrina! Que combo, que potência, que eloquência 😍
Perfeito. O tema pauta e se entrelaça com tudo o mais. E que título perfeito!
Gastei 3 mil num PC e ele não estava com a mesma performance poucos meses depois. É sistemático mesmo, programado dessa forma para que os próximos lançamentos de placas de vídeo ou processadores, por exemplo, pareçam TÃO melhores do que a geração passada.
Entendo a frustação, mas independente do valor tem que se atendar as peças, as vezes certas combinações de hardware não funcionam tão bem para o que se deseja... Não sei qual é o seu conhecimento quanto a isso, talvez pode ser um problema na escolha do equipamento/peças. Acho importante entender o que é algo programado para dar problema e o que é uma má escolha de peças ou até mesmo mau uso... E sobre os processadores eles não são ''tão melhores'' a gente tem uma falsa percepção disso, para a grande maioria dos usuários não é necessário um PC com peças mais recentes. As maiores inovações de hardware nos últimos anos tem se concentrado para uso profissional e científica e não casual. As vezes somos convencidos pela propagando que aquilo é algo que é importante pra agt mas nao é, eu mesmo sou um estudante de tecnologia e nunca tive um PC de primeira linha e sempre atendeu as minhas necessidades para estudos, testes e jogos. Em resumo tem que ver se isso ai não é má escolha ou problema nas peças. Abraços ♥
@@susanasabino Oi Susana, td bem? Então, essa questão de clock do processador é complicada pq existe um limite térmico e energético pra isso, podendo no caso mais leve prejudicar o desempenho e no pior caso perder a propria peça. Eles limitam o clock por isso. Essas peças aquecem numa quantidade tão alta que os profissionais que destravam esse limite para testar o máximo que a peça aguenta usa nitrogênio liquido para resfriar o componente. As vezes não é nem maldade, sabe? É o limite do próprio componente e temos que atentar a isso pra n confundir má fé com os limites mesmo. Abraços ♥
Aí é porque você é burro, é outro detalhe
@@VSZ-zd0 Agr q tô vendo essa msg. Agradeço o input, mas não é problema de compatibilidade de peças não. Sou entusiasta de hardware desde o windows 95 e sei das armadilhas das propagandas. No caso das novas placas de vídeo 30XX, são realmente um grande salto em comparação com a geração passada, sim. E no que tange a suprir necessidade de jogos, depende do q estamos falando. Se cê só joga CS:GO, Fortnite, FF, LoL, essas porcarias mais genéricas, qualquer torradeira vai rodar. Mas se cê tá tentando jogar coisa de verdade igual Baldur's Gate 3, Shadow of the Tomb Raider, Cyberupunk 2077, etc, cê precisa sim de uma máquina mais robusta. Isso é especialmente verdadeiro se cê tá tentando atingir 120 FPS @1440p (do contrário pra que comprar um monitor de 120hz?). Abraços
Mas é claro que o PC fica lento com o passar do tempo, junta sujeira dentro, as vezes é até o que você baixa no computador.
A própria lógica modular também tem essa lógica de descarte, só q num lado diferente: nos PCs tem toda hora uma nova placa de vídeo ao ponto da nvidia já ter lançado duas linhas de placas no mesmo ano. Além disso o soquete dos processadores e outras peças não são muitas vezes compatíveis com versões anteriores (por decisão coorporativa) e vc tem que comprar uma nova placa mãe.
comprar de uma empresa que nao faz isso, vc em o poder de decidir oque vc compra.
mas o soquete tem que mudar mesmo, como voce acha que uma processador que pede mais energia e tem que ter mais linhas de comunicao, imagina se a gente ficasse preso no 775,e as memórias ram ? imagina usar ddr2, a 600hrz, sendo que hoje em dias as ddr4 vao a 4000hrz
Celular!!! Não aguento mais trocar 😭😭 "do nada" fica lento e a bateria não segura mais nenhuma carga
Pesquisa sobre a lei do vício oculto está no CDC. Já ganhei nos pequenas causas um processo contra Motorola devido a drenagem na bateria, mesmo estando fora do prazo de garantia!
@@ldleandro10 olhaaa!! Não sabia e nunca tinha ouvido falar! Obrigada!!
@@ldleandro10 já tive uns 3 Motorolas em menos de 2 anos. Eles davam defeito demais!!!!
@@FernandaSoares520 E pq vc comprou 3x????????? É isso que dá estímulo para eles serem bostas.
Marca boa: LG
Marca instável: Samsung
Marca horrível: ASUS.
Segundo minha experiência, é isso.
@@andersonmedina7681 eu não comprei 3x. Eu levei na assistência. Só troquei uma vez
Carregador de celular. Garantia das lojas sempre de 3 meses e sempre achei incrível como tive vários q quebravam exatamente 3 meses e meio depois da compra...
Quando eu vi o vídeo da mimimidias eu pensei, espero que chegue na Sabrina, e chegou 🙏.
Eu nunca vou me confirmar com a absolencia programada. É muito absurdo .
@@V_83737 sim elas querem coisa boa so que barata e a unica coisa que faz isso é o capitalismo, se quer um cell bom compra um bom mas n compra por que é caro e prefere oque dura menos mas e mais barato.
coincidentemente eu escrevi recentemente um texto argumentativo pra uma das minhas disciplinas na faculdade sobre a obsolescência programada. Nosso texto base era uma reportagem da BBC alemã sobre Agbogbloshie, em Gana, maior lixão de eletrônicos do mundo. É de cortar o coração e perder a fé na humanidade
Amo quando tem vídeo no canal que contribui para o meu conhecimento acadêmico(ou seja, que é da minha área) também!💕
Minha prima Raphaela indicou o canal e estou muito grata porque venho aprendendo cada vez mais. Parabéns pelo trabalho, a toda equipe por trás desse canal que faz com que recebemos esse tipo de conteúdo.
Eu conhecia já sobre isso, foi bom ver vc falando sobre
(Obs.: Que cabelo lindoo)
Que interesante essa reflexão sobre as baterias soldadas pra não poder trocar, nunca tinha pensado nisso
Fui consertar nosso microondas há uns anos (quando eu ainda usava ele... rs) e paguei o preço de um novo.
Eu tive um micro-ondas que durou 20 anos!!!!
Sério! E vários outros eletrodomésticos que eram assim. Agora não duram nem um ano.
O microondas é basicamente 3 peças, se elas estiverem danificadas ficam caras mesmo!
legal né, enquanto isso nos EUA você compra um novo porque compensa mais comprar um novo devido ao ''excesso de capitalismo'' já que a população tem condições para tal ao contrário de regimes comunistas por aí
@@carlbergelcias os melhores mecânicos do mundo são cubanos, por que será né?
@@leandrovieira392?? KKKKKKKKKKKKKKKK são rlx
Não conheço muito sobre o ecossocialismo e seu canal está me ajudando muito a conhecer . Ótimo vídeo como sempre.
Esquerda q trata questões ambientais como "frescura" é a brasileira mesmo, na Europa TODA a esquerda, o centro e até a centro-direita em grande parte tem preocupações ambientais sim
Nem toda a esquerda brasileira não se preocupa com as pautas ambientais, porém não pôde parar de desenvolver o país por causa do meio-ambiente. O desenvolvimento econômico e social do país devem andar lado a lado com o meio-ambiente, a UE está cheia de hipócritas, cobram de países como o Brasil um "desenvolvimento sustentável" porém não cobram de países como China, EUA dentre diversos outros países poluentes, se queremos um mundo sustentável isso deve começar com à ajuda de todos países e não apenas de uma parcela.
Preocupações ambientais com o ambiente deles, né? Os outros que se explodam.
@@rodiceiarodrigues1147 acho q é aquela brisa de nunca se esquecer quem o brasil é na fila do pao, o quintal do capitalismo, celeiro talvez como diriam alguns
@@yankokassinof6710 concordo plenamente! Aqui é o quintalzinho do e.u.a com interesse na água doce e petróleo. Além de transformar a Amazônia e pantanal para virar pasto de gado...
@@fds6363 A UE cobra de quem ela consegue cobrar kkkkkkk questão é q hoje existe técnologias q permitem um desenvolvimento mais sustentável
Ótimo vídeo!!! É impressionante como poucas pessoas sabem a respeito da obsolescência programada. O livro é a série de vídeos a História das Coisas fala bem a respeito disso, mas propõe soluções pela metade. É preciso mudar o sistema
Comentei com um amigo hoje sobre esse tema. Ótimo vídeo, parabéns.
Mais um excelente vídeo! somos gratos por partilhar partilhar conhecimento.
Obrigado!
Eu tenho um monitor de 22 polegadas (eu acho). Ele é lindo mas está com 2 listras verticais pelo meio da tela e 1 no canto. É um problema comum em monitores. Fui na assistência e teria que trocar a tela, ou seja, praticamente comprar outro. Na época eu paguei barato mas hj não tenho como comprar outro. Resultado: Tenho que lidar com o problema pq não posso comprar outro e não consigo me desfazer por algo tão pequeno mas sem solução. É mt frustrante... o tempo todo tendo que gastar dinheiro que não tem.
Comigo aconteceu algo que me deixou extremamente assustado. Meu celular atual ganhei na semana anterior ao Natal de 2019. Exatamente na mesma semana de 2020, ele travou de uma maneira absurda que eu não conseguia nem reiniciar ele. Com muito custo consegui abrir e desligar tirando a bateria e voltou ao normal, mas a pontualidade com que ele deu esse defeito me impressionou muito
Sabrina sempre adentrando nossas mentes e implantando esse ecossocialismo!!!
EU AMOOOO
Eu adorava desmontar computador, celular, e essas novas versões têm me frustrado bastante, pois sempre tento consertar a trocar. Mas tem ficado impossível! Meu notebook vai fazer 8 anos e infelizmente o processador deste modelo já era soldado à placa mãe. É revoltante!
O Se Quiser Mudar o Mundo explica isso bem também, leiam
É incrível como esse livro tem muita síntese sobre diversos conceitos marxistas. Eu terminei o meu recentemente e já quero reler hahahaha vou sair distribuindo para os amigos
@@joaninha.mp3 faço minhas as suas palavras hahaha
+1
@@joaninha.mp3 Eu já to quase no finalzinho, rsrs
Escaneia, faz um audiobook, resenha, explique oque entendeu de tudo q vc leu q é bom pra todos
Sabrina, na parte em que fala a respeito de diminuição do desempenho de software dos iPhones, poderia ter falado do desgaste da bateria em que apenas trocando a peça, o aparelho é literalmente um novo.
Sabrina eu faço o que posso pelo meio ambiente: só compro roupas em brechó, se a roupa estraga procuro consertar até chinelo que tem uma certa obsolecencia programada à moda dos chinelos (as rosquinhas caem coisa que não acontecia ha 35 anos atrás que a gente usava chinelo até a sola ficar bem desgastada mesmo), procuro falar pras pessoas não maltratarem os catadores de garrafa pet e papelão, procuro fazer compostagem e tem ainda varias coisas que eu faço mas vocês têm toda razão do mundo quando falam que fazer tudo isso sozinha não adianta quase nada então queria saber se existem lugares onde as pessoas se reúnem e trocam experiências, dúvidas, dificuldades, soluções, etc. Que é aquilo que vocês disseram que o coletivo, que as rodas de conversa, etc.
Estou também reduzindo meu consumo com besteiras de supermercados... não uso mais amaciante. Limpo tudo com misturas de bicarbonato de sódio, vinagre e álcool. Tem receitas maravilhosas na internet pra fazer sabão líquido e desinfetante.
Realmente as roupas nos anos 70, 80 eram muito melhores... tenho peças de minha mãe e avó e continuam lindas. Nos brechós acha muita roupa de qualidade sim . E quando praticamos o minimalismo nossa situação financeira melhora muito ... nem me estresso mais ... estou fazendo meu jardim ... é libertador não entrar nessa paranoia de " consumismo " isso adoece ... Passei anos e anos atolada em dívidas...
Na fabrica textil onde eu trabalhava, chegou um palet com uma monte de tag de produto sustentável pra colocar nas peças, mas nunca mudou nada na produção, na verdade a tercerização chegou e os custos são empurrados cada vez mais pra base da cadeia de produção.
Muita força pra todos vcs!
Meu notebook já tem 8 anos e meu celular 3 anos, ambos funcionam e atendem minhas necessidades, mas frequentemente escuto que devo trocar pq já estão "velhos".. a lógica do consumismo msm sem necessidade
Que baita aula de geopolítica! Milton Santos manda beijos! Material para as minhas aulas de geografia nos 8º anos, com certeza. Muito obrigada. Mil parabéns ao quadrado.
O q aconteceu pro celular começar a dar defeito? A marca ofereceu uma atualização...
O legal do seu canal é que você fala sobre políticas, não apenas de política de uma maneira tão leve que as pessoas conseguem entender. Parabéns
Nossa, você é uma das melhores comunicadoras atuantes no Brasil hoje. Parabéns e obrigado! Inclusive, o cabelo está um desbunde
tô amando maratonar seus vídeos e aprender cada vez mais ✨ &seu cabelo tá lindo demais
Ano passado tive que descartar a minha geladeira Cônsul de apenas 6 anos após várias tentativas de reparo. Sensação horrível, fora o custo!!
Muito legal o vídeo, professora! É maluco como tem não só a pressão tecnológica e de propaganda, mas também, esses tempos, de pessoas próximas a mim. No meu caso pessoas que eu não esperava ("esclarecidas no assunto") vieram falando "hora de trocar de celular, né?", mesmo com o bichinho funcionando super bem. Só porque por fora ele parecia meio surradinho (e olha que a tela tava inteira!)...
Extremamente contemplado com a fala, "não existe capitalismo sustentável".
existe sim, capitalismo sabe usar os recursos escassos da melhor forma.
@@canalhonsv4801 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adorando suas explicações. Abraço
Só mostrou que seu curso sobre Ecossocialismo é mais que necessário e urgente! Obrigada pelo vídeo :)
Também acho Luciana, cadê?
Vou buscar entender agora o produtivismo. Obrigado Sabrina!
comentei sobre o tema essa semana com a minha mãe. Ela concordou com o argumento, mas concluiu que a culpa é do Diabo dominando a Terra. Aí a conversa morreu :/
Kkkkkkk
desculpa, mas eu ri kkkkkkk
Bota ela para assistir todos os vídeos kkkkkk
Tá bom. Ela poderia ter dito que essa ideia que era do diabo.
Sim, os diabo dos burgueses safados
já notaram que alguns produtos, dão problema exatamente 1 dia depois que vence a garantia.
aconteceu com o meu primo. deu 1 dia depois da garantia, e o celular desliga sozinho
Perfeito como sempre!!!
Tema superimportante, Sabrina. Obrigada!!
Sabrina, aproveitando a oportunidade, gostaria que me respondesse uma pergunta: já que carros elétricos não irão resolver a questão dos problemas ambientais, qual seria a solução mais vigente, em termos automobilísticos, numa perspectiva ecossocialista?
Ela falou! Pautar direito a cidade, transporte público, bicicleta, reduzir deslocamento das pessoas. A solução passa por Reduzir os carros particulares e incentivar os transportes de massas. Vê novamente a partir de 3:10 😉
Pautar direito à cidade e redução de deslocamento é imprescindível, véi. É uma questão de democracia e cidadania pra além de uma concepção burguesa de cidadania. As cidades capitalistas centralizam espaços que deveriam ser públicos e consequentemente reduzem o acesso a esses espaços. Aí a passagem aumenta, mais exclusão. Aí o prefeito é um higienista, ainda mais exclusão... é foda.
Obrigado s2
Muito obrigada , Sabrina. Muito bom o seu trabalho.
Oi, Sabrina, tudo bem?
Então eu queria sugerir que você fizesse um vídeo exclusivamente sobre como o mercado financeira ajuda a precarizar a vida do trabalhador. Ou se você puder por uma referência sobre mercado financeiro e commoditização. Só uma sugestão ❤️😘
Meus parabéns à você Sabina tese 11, por esse tema urgente e necessarío.
Seu trabalho é incrível, Sabrina ❤
Vendo esse vídeo fico muito feliz que realmente o futuro esta nas mãos de alguns jovens que nasceram para serem pensadores contestadores e ativistas nas causas mundiais parabéns.
Acho que uma coisa assustadora de lembrar é que a primeira lâmpada do mundo ainda está acesa...
@@JoseSilva-tg3om kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Socialista são na maiorias das vezes assim mano
A forma didática como você passa as coisas é sempre tão SENSACIONAL!
Aliás eu amo essa cor de cabelo BEU TEUS
Uma coisa que sempre lembro em debates assim: quando eu era criança, lembro de ir em lojas de sapateiros para consertar calçados que arrebentavam, furavam etc. Hoje, quando ando pela cidade, vejo que muitas lojas de sapateiros foram substituídas por lojas de calçados novos. Sapateiro virou uma profissão praticamente extinta....
5 anos??? Eu sou muito cuidadosa, mas nunca tive um celular que durasse td isso
Se vc lembra do aparelho de áudio Aiwa ... da bicicleta Monareta... vc sabe que eles não quebravam e por isso saíram de linha.
Vale é o maior exemplo de greenwashing na cara dura.
Sobre trânsito... enquanto a grande maioria das populações urbanas viverem longe dos locais onde trabalham e estudam, vai ter trânsito e não existe transporte público q dê conta. Tem q investir no transporte público sim mas sem criar bairros autossustentáveis, comerciais, com escolas, hospitais e possibilidade de emprego na maioria das áreas, e dar incentivos fiscais para os q contratarem gente do bairro ou pelo menos da região. Mas se desenvolver bairros de classe média distantes não é tão fácil, bairros pobres e favelas então... o sistema não quer
Eu já tive de trocar TV com menos de 5 anos de uso. Smartphone, 1 ano de uso e já vai ficando insuportável de lento. Capetalismo é um inferno mesmo!
Quando você compra algum produto você alimenta o capitalismo, para de comprar e o sistema vai morrer de fome
@@gessodecora9472 1 pessoa comprando menos e o sistema morre? duvideodó
@@gessodecora9472 o problema não é comprar, no comunismo as pessoas vão continuar comprando! O problema é a obsolescência programada que só existe para que mais gente compre e mais lixo seja jogado fora sem um descarte adequado.
@@gessodecora9472 Vc respondeu aí meu comentário através de um produto do capitalismo que vc comprou. A solução não é parar de comprar se vc precisa. O smartphone com que estou escrevendo agora já tem 4 anos de uso. A questão é realizar um consumo consciente
@@gessodecora9472 a questão não é consumir, é consumir e produzir de forma consciente, mas isso não existe no capitalismo. Precisamos lidar com tudo isso antes de acabarmos com o planeta. 🙃
Conhecendo o canal por esse vídeo e já amei a abordagem e os pontos que você levantou desse assunto tão importante! Ganhou mais uma inscrita
Existe um documentário ótimo sobre isso: A História Secreta da Obsolescência Programada.
@@4ljn3 Toda vez que eu preciso comprar uma lâmpada eu lembro que existe uma nos EUA acesa desde o século19.
Tem um documentário muito bom sobre esse tema, A história da obsolescência programada
Eu odeio que o youtube não me notifica mesmo com o sininho ativo. Ainda bem que eu sigo a sabrina no instagram.
Nem vi o vídeo ainda, mas já vou dizendo que no dia que usarem as ferramentas de pesquisa operacional/inteligência artificial para maximizar a durabilidade e a capacidade de se reciclar os materiais dos produtos ao invés de otimizar lucro e obsolescência programada, a gente já vai dar um passo enorme para não colapsar o planeta. Amo esse tópico e desde já agradeço pelo vídeo, de verdade mesmo
Sabrina como sempre necessária, essa dinâmica entre consumo, produção e capitalismo é algo urgente de ser discutido!
Tema importantíssimo, vou ter de vir aqui agradecer todo vídeo pra variar, vejo poucos falando sobre a Obsolescência programada 💚✊🏽🌎🌍🌏 Eco-socialismo vencerá!
A pessoa fica linda ate de cabelo laranja meu dels.!! Explica Sabrina rsrs, maravilhosa. Concordo muito, e a obsolescência percebida tbm é um enorme problema e mais uma ponta desse novelo de lixo.
A obsolescência programada realmente existe, mas eu sou técnico em informática e sou obrigado a concordar com ela, é insustentável dar suporte a tecnologias de 10 anos atrás, segurança contra roubos e virus, peças de reposição é tudo inviável quando os equipamentos vão se tornando mais antigos.
Ou a gente acaba com o capitalismo ou o capitalismo acaba com o planeta!
Excelente vídeo, Sabrina. Teu cabelo tá lindo!
@@OArquiteto1 eu penso que nossa melhor chance era através da pandemia mostrar mais claramente os problemas fundamentais do sistema. Mas parece que falhamos coletivamente no quesito empatia, imagina no fazer revolução
Eu acho que o rolê é mais o planeta acabar com a gente, enquanto espécie mesmo.
(o seu cabelo tá realmente belíssimo, Sabrina)
@@escaladeaqui É o mais provável mesmo... Infelizmente.
Mas é que eu ainda tô tentando ter um tico de esperança kkkkk
@@OArquiteto1 acho que a questão é mais profunda do que acreditar em neoliberalismo, temos que separar quem sabe o que é com quem não sabe o que é
Como sabemos, a realidade e a interpretação dominante dela formam o jeito que as pessoas pensam, logo, a coisa mais comum é um pobre de direita, um preto racista, uma mulher machista etc. Nada mais comum então que pessoas apoiando um sistema que não as beneficia, por alienação, claro, e por uma falsa ideia de ascensão. Por isso acho que o problema não tá em quem realmente estudou um pouco e acha que tá tudo bem e sim na maioria da população que não tem a mínima ideia do que seja, está apoiando seu próprio sofrimento e não tem praticamente ninguém está fazendo algo pra reverter isso, colocando eles pro nosso lado
@@OArquiteto1 Eu não tô conseguindo mais imaginar um mundo com os humanos modernos + o socialismo... O socialismo é plenamente possível, nós é que somos umas merdas existenciais, corrompidas... talvez os índios.
Grande verdade. Vou pegar um exemplo: ache em casa um ventilador, produzido a partir de 2000, com mais de 5 anos em uso, quase impossível. La em casa tem um, todo de metal, que já veio de outra geração e tem uns 40 anos de idade, e funciona até hoje.
E o modelo chinês, Sabrina? Entendo que eles ainda são majoritariamente produtivistas, mas há perspectiva de que se tornem ecossocialistas? Eles parecem ter uma visão de longo prazo bem mais sustentável que o império estadunidense (digo isso baseado na própria história recente de desenvolvimento chinês que ouço do Elias Jabbour, Paulo Gala e o próprio Jones e o Humberto).
Queria saber mais informações sobre isso também.
Sabrina é um suspiro nesse mundo.
ps. estou amando seu livro.
O canal filosofia vermelha tratou de minimalismo e consumismo no vídeo de hoje. Um complementando o outro
O exemplo da obsolescência no ciclo produtivo também existe no setor de geração de energia. Atualmente já é um problema a destinação de pás de turbinas eólicas e, em breve, será a reciclagem de painéis solares. O Green walsh também está presente nestas empresas. O consumo consciente também deverá abordar fortemente o conceito de eficiência energética (para além da rotulagem Procel).
Comentando pra engajar.
Idem
Ain que vídeo maravilhoso, amo o tema, inclusive tem um documentário "Obsolescência Programada - The Light Bulb Conspiracy" (inclusive no youtube) que explica vários processos da formação de verdadeiras quadrilhas nas empresas para diminuírem a vida útil de seus produtos, recomendo.
Engajamentoo
Parabéns pelo esclarecimento muito interessante o conteúdo do vídeo. Essa reflexão nos leva a pensar o quanto de poluição, desastres ambientais e crimes ambientais tem por trás de um "rostinho" bilionário.
"Alguém acha que o feudalismo é um sistema muito atual" infelizmente tem quem ache kk
(Ancaps)
Nossa eu percebi isdo também dos ancaps...rsss
Não sabia, que autoridade da literatura ancap disse isso?
Sabrina concordo com a questão das baterias. Mas componentes de notebooks "soldados", imagino q vc se refere ao novo M1. A arquitetura ARM provê maior desempenho e consome menos recursos, há mto tempo utilizado em sistemas embarcados. Sobre os 5seg q falou sobre software livre, achei q generalizou mto p Linux. Acho que este tema merece mais atenção. Parabéns por mais um vídeo. Estou à disposição p trocar ideia sobre computação e software livre.
Twitter Premium me trouxe a um vídeo da mulher do Paramore destilando verdades cruas sobre o capitalismo. É pra isso que pago a mensalidade!
Vc é uma das minhas principais referências pra preparar minhas aulas, princesa. Obrigada por ser essa mulher incrível ❤️
Sabrina: a
Eu: puts, perfeita!
Ótimo video, fica a reflexão!!!
Eu sempre pensei que soldar a bateria também estava ligado a resistência a água, mas é um saco mesmo.