Deviam ser duas linhas electrificadas com ligação directa de Lisboa a Coimbra. Em Leiria, deveriam ter duas ou mais linhas em um ramal para fazer chegar o comboio a uma estação dentro da cidade próximo do estádio de futebol. Isto é importante porque Leiria é provavelmente a cidade mais importante da linha e quem mora em Leiria não se lembra que existem comboios, ter uma estação dentro da cidade mudaria isso. Em Coimbra a CP anda há anos a tentar acabar com a estação dentro da cidade com todas as desculpas e mais algumas para isso, mas é bastante óbvio que aquela estação a apenas 2 km da linha do Norte faz toda a diferença a nível de atratividade da utilização por parte das pessoas, as pessoas sabem que conseguem ficar literalmente dentro da cidade. Em Leiria seria a mesma coisa, cerca de 2,7 km poderiam de facto mudar a importância da Linha do Oeste. Quem manda nestas coisas claramente não utiliza a infraestrutura do ponto de vista do cliente comum, mas apenas do ponto de vista economicista, como é que pudemos obter o máximo de lucro com o mínimo de investimento/ gasto. Tenho a certeza que no dia que acabarem com a estação de Coimbra cidade o movimento de pessoas vai diminuir consideravelmente com o tempo, porque as pessoas vão deixar de ver o comboio como algo prático e "ali", da mesma forma que as pessoas em Leiria não vêm o comboio como algo prático e "ali" à mão de semear para utilizarem a qualquer momento de forma confortável. Sim, claro que a Linha do Oeste não sobreviverá só com Leiria, mas certamente subiria a sua importância a um ponto de deixar de ser tão fácil de ignorá-la.
Existe um lobby muito forte ligado aos transportes rodoviarios e petrolio, que faze de tudo (ate subornar politicos) para nao desenvolver o transporte ferroviario como deveria ser, esta pressao existe em todo mundo so alguns paises conseguem com muito esforco concretizar uma lojistica ferroviaria de primeiro mundo.
Deviam ser duas linhas electrificadas com ligação directa de Lisboa a Coimbra.
Em Leiria, deveriam ter duas ou mais linhas em um ramal para fazer chegar o comboio a uma estação dentro da cidade próximo do estádio de futebol.
Isto é importante porque Leiria é provavelmente a cidade mais importante da linha e quem mora em Leiria não se lembra que existem comboios, ter uma estação dentro da cidade mudaria isso.
Em Coimbra a CP anda há anos a tentar acabar com a estação dentro da cidade com todas as desculpas e mais algumas para isso, mas é bastante óbvio que aquela estação a apenas 2 km da linha do Norte faz toda a diferença a nível de atratividade da utilização por parte das pessoas, as pessoas sabem que conseguem ficar literalmente dentro da cidade. Em Leiria seria a mesma coisa, cerca de 2,7 km poderiam de facto mudar a importância da Linha do Oeste.
Quem manda nestas coisas claramente não utiliza a infraestrutura do ponto de vista do cliente comum, mas apenas do ponto de vista economicista, como é que pudemos obter o máximo de lucro com o mínimo de investimento/ gasto. Tenho a certeza que no dia que acabarem com a estação de Coimbra cidade o movimento de pessoas vai diminuir consideravelmente com o tempo, porque as pessoas vão deixar de ver o comboio como algo prático e "ali", da mesma forma que as pessoas em Leiria não vêm o comboio como algo prático e "ali" à mão de semear para utilizarem a qualquer momento de forma confortável.
Sim, claro que a Linha do Oeste não sobreviverá só com Leiria, mas certamente subiria a sua importância a um ponto de deixar de ser tão fácil de ignorá-la.
Faltam poucos meses para reabrir a renovada Linha do Oeste.... a ver vamos...
Espere sentado. Se a linha da Beira Alta continua a ser uma obra de Santa Engrácia, a do Oeste não será melhor.
Só para 2026 é que vai estar pronta até Caldas.
@@fernandosousa4626
Só ... 😥
E Leiria ?...
2:04 eu sendo entusiasta da frota da linha de sintra, adorei ver uma com o design original! Saudades de vê-las assim 😢
Os interiores das UQE muito bem conseguidos, porque contrastavam com o esquema exterior e eram coerentes com a imagem da CP.
@hffps Pois. Tenho pena que se tenham livrado desse esquema
A Linha do Oeste, é a linha onde os Horários mais foram alterados ao longo do tempo e onde isso deu os resultados menos satisfatórios.
Este video já passou num outro canal do you tube
Existe um lobby muito forte ligado aos transportes rodoviarios e petrolio, que faze de tudo (ate subornar politicos) para nao desenvolver o transporte ferroviario como deveria ser, esta pressao existe em todo mundo so alguns paises conseguem com muito esforco concretizar uma lojistica ferroviaria de primeiro mundo.