Rock Grande do Sul 30 anos
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- O documentário "Rock Grande do Sul 30 Anos", conta em 35min um dos capítulos mais importantes do que hoje conhecemos como Rock Gaúcho. A épica trajetória que começa em setembro de 1985 com um show no Gigantinho, reunindo pela primeira vez somente bandas locais e um público de mais de 10 mil pessoas, culmina com a escolha de cinco bandas para participar de uma coletânea que colocou as bandas no mercado nacional. Pela primeira vez em um LP chegavam TNT, Garotos da Rua, Engenheiros do Hawaii, Os Replicantes e DeFalla na coletânea lançada pela RCA Victor chamada Rock Grande do Sul.
O documentário foi uma produção conjunta entre ZH, Atlântida FM e TVCOM, tendo na equipe os jornalistas Alexandre Lucchese, Fabrício Almeida, Lúcio Brancato e Porã Bernardes.
Ficha Técnica:
Argumento de Porã Bernardes.
Roteiro e Direção de Fabrício Almeida e Lúcio Brancato.
Fotografia e montagem de Fabrício Almeida.
Produção, Pesquisa e Reportagem de Alexandre Lucchese, Fabrício Almeida, Lúcio Brancato e Porã Bernardes.
Nasci e fui adolescente numa pequena cidade do interior de SP chamada Palmital. Devido a um problema de saúde ia para São Paulo/Capital de 3 em 3 meses, oportunidade em que comprava discos que dificilmente chegariam na minha terra. Rock Grande do Sul foi um desses discos, apresentei aos amigos, tínhamos uma banda e passamos a tocar Replicantes e Engenheiros e multiplicamos a cultura rock gaucha, nos identificávamos, também estávamos longe demais das capitais . Me sinto parte dessa história.
Que bacana Pedro. Mais uma bonita historia.
Legal cara. Tua história me fez perceber que esse disco levou o Rock gaúcho por querências além da nossa pampa.
Um documentário destes deveria passar na TV em Domingo a tarde, para todos verem.
Bah, essa imagem do Charles Master com o Flavio Basso indo pro ensaio é muito rara, os caras eram adolescentes ainda. Muito show
Documentário maravilhoso ! O começo de carreira do Júpiter Maçã uma peça rara
Morava no interior da Bahia nessa época e essa coletânea fez parte da trilha sonora. Bons tempos!
Eu era locutor-operador da Tribuna FM, Cachoeiro de Itapemirim-ES. E tocávamos muito este LP, com destaque imediato para o(s) Engenheiros. E deu no que deu!
Dale saudações de um cachoeirense que morou no RS, apaixonadíssimo pelo rock grande do sul
Bom Fim não é apenas um bairro de Porto Alegre, é o berço do Rock Gaucho.
Muita saudade desse tempo. Queria ter o poder de voltar só uns minutinhos para aquela época. Grandes bandas, cresci ouvindo e são meus ídolos até hoje.
Muito massa esse documentário sobre o Rock Gaúcho. O sul continua sendo um berço poderoso de bandas boas. Muita banda foda. Tanto no Rock quanto no Metal ao exemplo de Krisiun. O Rock do Sul é Grande e é foda!!!
❤que tempo bom só quem viveu sabe
Cara.....assando uma carne e tomando um caipa ....vendo isso ...não deu outra...chorei...nasci no ano errado !!
Documentário sensacional! Que saudade...1985
Grande Miranda, que Deus o tenha.
Que coisa incrível foi presenciar todo esse movimento acontecendo em Porto Alegre!
Moro no bom fim, as vezes caminhando por estas ruas fico pensando , cara estas ruas e o meu bairro está repleto de histórias ele é a história, do rock gaúcho.
"MERCADÃO ATÉ BOM FIM"
eu e minha ex, Júpiter Maçã
SIM PQP
Isso merece um filme,esses caras revolucionaram na época,mereciam mais reconhecimento,feliz por ter vivido um pouco desses momentos,gremio niteroi
Eu fui nos dois rock unificado pois eu era atleta do infantil do inter e por tanto tinha carteira de jogador de futebol da base...na época,foi fantastico minha docê adolecencia.abç!entretanto sou grêmio.
Parabéns ao excente documentãrio. Sou dessa época. Meu primeiro LP foi do Taranatiriça e Os Eles. Ainda tenho os compactos zerados dos Replicantes, banda de banda
Reinaldo Barriga produziu boa parte dessas bandas.
Parabéns ao rock gaúcho.
Pena o Rio Grande do Sul estar passando por essa tragédia climática.
Que ótimo ver isto. Nesta semana tb vi o Filme de um BoM FIM. Acompanhei tudo isso, esse furacão de música, o cinema que começou a partir do Bristol, meu querido amigo Nico Nicolaiewsky, o Nei Lisboa (não exatamente rockeiros).....tudo, tanto...40 anos de OCIDENTE....demais da conta!!!!! Axés do Goiás!!!!!
Lembro-me bem, qdo, em 1985, um colega de ETFPEL me emprestou este vinil.
Quem ensinou todos esses a tocar foi o Flávio Basso.
Parabéns a Humberto gessinger que conseguiu manter engenheiros do havai até 2008 pois muitas destas banda foram esquecidas no final anos 90
Eu fiz parte deste movimento...vi e ouvi tudo , ao vivo !
Que Belo documentário!!! Voltei no tempo!!! Assisti de perto a todas essas bandas, inclusive ia nos ensaios da banda TNT, na Vasco da Gama! Que tempo bommmm! Rock unificado também assisti, e comprei o LP !
A gente só existe por causa desses caras. Obrigado por tudo que vcs construíram, por todos altos e baixos da música produzida no Rio Grande do Sul. Dale!
Sempre que vejo um documentário dobre o rock gaucho me vem a lembraça de uma cantora que perdi de ter acompanhado sua breve tragetória, Lori Finochiaro.
As bandas que considero
Astaroth
Acusticos & Valvulados
Cachorro grande
Cascavelletes
DeFalla (inicio)
Fernando Noronha
Frank Solari
Garotos da Rua
Henrique Wilasco
Lori F
Off the Wall
Robert Powel
Rosa Tatuada
Solon Fishbone
Sastras
TNT
Taranatiriça
Tequila Baby
Valhala
o que me lembrei agora.
Graças a Deus, vivi tudo isso! Muitos shows! Que saudade! Acho que nunca mais existirá um movimento assim!
Eu tenho esse vinil
E tenho vinil das bandas
Olha eu que vivi plenamente a década de 80 só tenho uma coisa a dizer a estes gigantes do rock nacional . MUITO OBRIGADO!!!
Que tri o chiado do vinil no final, que saudades do velho vinil
Muito Obrigado à todas as pessoas que fazem e disponibilizam esse tipo de conteúdo. Nós, fãs de Rock, agradecemos! 🌹🌹
Maravilhoso. Pena que Porto Alegre meio que faleceu depois do início dos anos 2000. Um monte de cagadas administrativas, pessoal migrou pra São Paulo. Triste.
Muito provinciano o pensamento, bairrista ducaralhu.
@@MichaelRamone360 tu é um lixo
💪🤘👍😎 Rock Unificado. Eu estava lá! Tenho até hoje o programa deste show!!!
Muito bacana. Uma época romântica em que as pessoas acreditavam que podiam ser qualquer coisa... e foram!
Emerson Gimenes o início do mestre!
antes desse lp mencionado, teve o LP rock garagem de 1984, pelo menos estava no encarte do cd. deve estar no youtube ainda, muito bom por sinal.
Como eu queria ter vivido isso 😢
Isso ai. vamo compartilhar. O "Rock gaúcho" é eterno.......
Sensacional!!! Voltei no tempo. Que saudades dessa época!!!
As bandas Gaúchas eram fodas, o Nenhum de Nós podia não se misturar , mais naquela época nos 2 primeiros discos tinham participações da galera do Defalla , Os Replicantes eles estavam atentos também, mais dizer que só os Engenheiros do Hawaii foram os únicos pode até ser em partes, porém todas as outras bandas marcaram com sua identidade sonora e única. Ouçam os registros e debut do Defalla , TNT , Os Replicantes , Os Cascavelletes , Garotos da Rua .... Naquela época eles alcançaram onde podiam via Rádios , Tvs , Trilha sonora em Novelas, Shows em eventos grandes Hollywood Rock , eram top's na extinta Rádio Maldita,então pra quem não viveu aquela época dizer hoje algumas coisas que não fazem sentido , procure uma máquina do tempo . Alguns podem até viver preso àquela época como o Edu K ,mais o cara tá vivo e vivendo de boa, porque ele já fez a parte dele.
Coisa boa esse documentário
Esta foi minha adolescência. Agradeço a todas as bandas que fizeram parte destes melhores momentos principalmente as que tocarão no show da chegado do enduro no Iguatemi Porto Alegre show inesquecível onde surgiu a palavra Crua na primeira vez aqui no Sul Tramandaí malvina...
Parabéns pelo
documentário u.a obra prima ❤❤
Eu era adolescente nessa época, e tive a oportunidade de assistir ao show de todas essas bandas. Nessa época o RS tinha de fato uma cena Rock!
Provaram, que tinham rock na veia e colocaram o RS no circuito nacional! muito bom, exelente!
Interessante esse tipo de registro, pois evidencia pessoas, como Claudinho Pereira, q eu não sabia da importância "fundamental" nessa "história" do Rock "gaúcho"!!
Só música ótima, muito bom relembrar quando música era o bom e velho rock!!!
Muito bom, todo mundo compartilhar e divulgar
eu fiz parte desta reevolução ! uhuuuu
Que historia massa, que história linda. Se hoje tento se musico, produtor ou profissional da musica esta historia com certeza me influenciou.
caras!! pena eu ter 1 aninho na época!! esse pessoal todo é foda! . tomara que se repita um movimento desses, tá mais q na hora!
Na minha opinião é praticamente impossível acontecer outro movimento desses....e olha que teu comentário foi há 6 anos.
Eu acho uma injustiça a radio Ipanema não ter sido lembrada, pois nada disso teria acontecido se ela não existisse. Mau agradecidos!
Não notei, mas acredito q talvez tenha sido uma falha.. não vejo como uma "injustiça"!!
Perfeito! 👏
verdade
O foco é os 30 anos do disco e não quem colaborou ou não para o rock gaúcho. A Ipanema sem dúvidas é muito responsável pela execução desse povo todo e de outros na rádio, quebrou barreiras e enfrentou tudo e todos para rodar os artistas na rádio. Mas, creio que não entraria neste vídeo.
Pois é!! A questão é que a produção foi feita pela Rádio Atlântida
Cara,muito tomei uns tragos vendo shows de rock no marinha no Zequinha rock grande do sul
Valeu. Amigos bira Gelson. Muito trago vendo esses shows
Muito legal isso tudo! Devia ter muitos documentários desses! Guardar essas histórias!
Bahh muito bom, animal mesmo, e muita gratidão a essas pessoas, articuladores, bandas e artistas, eu como pessoa, ouvinte, fã, músico, compositor e cantor fico muito feliz e emocionado vendo esse documentário, muito obrigado aos idealizadores, responsáveis e participantes dessa produção, gratidão! 😉 ✌ ✌ ✌ ✌ ✌ ✌
tenho esse disco até hoje
Passou pela minha mão, e me roubaram... que ódio !
@@armandosabre4111 aqui em porto alegre tu ainda acha para vender 20 ou 30 reais tu compra um bem cuidado
Ótimo documentário, ainda corro atrás desse vinil.
eu sei onde tem ,tu mora aonde ?
Mercado livre tem
Eu tenho a fita k7....
eu tenho CD
mas não vendo, não dou, nem empresto
:)
Para a posteridade. Belíssimo trabalho!
Não citar a Ipanema Fm no mínimo é uma leviandade.
O lp Rock Garagem sim foi pioneiro...e lançado um ano antes
Eu curti tudo isso e foi muitíssimo boooom.
Que baita documentário,,,que nostalgia.
Nossa que demais ,outro sonho seria assistir nessa qualidade de imagem o show do parque marinha do Brasil , lendario .
MUITO BOOOOOOM.... ROCK GRANDE DO SUL PRA SEMPREE
Eu tenho esse vinil
Tenho esse System 300 Philips que aparece no final : baita aparelho.
Delícia de documentário. Importante registro histórico. Parabéns.
Emocionante
Parabéns gurizada excelente trabalho!
Melhor álbum possível
parabéns, baita documentário
Fui no rock unificado, tinha 13 anos, dormi duas vezes na arquibancada perdi algumas bandas, lembro que tinha uma banda, gurizada bem adolescente , se não me engano se chamava curto circuito
Muito bom, Obrigado por postar...
Tempo bom demais 🙏
Garotos da rua ...foi a que melhor representou o rock com espirito de rock com qualidade musicais ,, e talves a mais experiente das bandas ...... pois os integrantes ja vinham dos anos 70 ....
Baita Disco!
Fantástico, a verdadeira história do rock gaúcho, estamos precisando de mais Rock gaúcho
MARAVILHOSO!!. Minha história, minha VIDA!!. 🏙🏭🏝🌅🌇
Uma reliquia
Uma geração ÚNICA!
Muito bom!👏🏼👏🏽
Meu deus...onde estão Ricardo Barão (RIP), Astaroth, Carlinhos Hartlieb....
e agora não sei quem volta primeiro para lançar um cd de inéditas, engenheiros ou tnt
Muito legal!
Doc muito massa!!!
sensacional
Documentário perfeito. Parabéns para todos os idealizadores.
muito bom! eu tinha esse vinil!!!
O Astaroth gravou um único disco “ na luz da conquista “ em 87(rock brigade ou woodstock?) cantado em português mas o Brasil infelizmente não dá suporte a esse tipo de som (…)
Bah, muito legal, viver isso deve ter sido demais...
Barriga foda demais!"
muito bem feito, produzido e pesquisado! obrigado!
muito bom!
Muito bom!!
Bravo!
Falar de Rock gaúcho sem entrevista o wander wildner ,parece que falta alguma coisa, sem falar que um dos poucos que continua firme e forte na estrada! !
Ele participou do disco? Se participou e não foi ouvido, é realmente uma pena, pois o doc é pra comemorar o referido LP.
Nino Bellieny sim. Ele era dos Replicantes. Quem falou em nome dos Replicantes foi o Gerbase.
E hoje? Em 2020....Como fica?
Awesome! Thanks for posting though
Acredito que os jovens e os adultos de hoje ainda precisam de vocês, pra consertar e defender a cidadela...