Quanto mais aprendo sobre a cultura de outros povos, mais valorizo a cultura brasileira. A despeito de todas as dificuldades que enfrentamos, no Brasil ainda é mais leve. Respeitar os mais velhos é importante sim, porém essa relação que vc descreve é uma relação de poder onde o mais forte humilha e subjuga o mais fraco. Imagino quantos traumas as pessoas submetidas a essas experiências não carregam. Espero que um dia vcs consigam preservar o respeito sem causar sofrimento às pessoas.
O problema de nós brasileiro é que nós não sabemos votar, não pesquisamos sobre a a historia de todos os candidatos antes de votar. O ruim do Brasil é a merda do nosso governo corrupto e a nossa justiça injustiçada, porque se não fosse isso, nosso país seria um paraíso em comparação com qualquer outro no mundo. Pois o Brasil ele tem sim muitas coisas ruim, como o governo e insegurança mas tbm temos muitas coisas boas
Não é bem isso mas eu entendi oque tu quis dizer, mas entre uma sociedade onde se tem falta de respeito extremo, e uma sociedade que tem um respeito exagerado, eu prefiro um meio termo saudável, eu francamente não valorizo muoto a cultura do brasileiro não, prefiro equilíbrio que falta
Essa característica anti-individualista da cultura japonesa vem desde a época dos shoguns, porque é mais fácil controlar um povo que castra a própria individualidade. Isso era cultivado pelos shoguns como se fosse respeito pelos mais velhos, o que nem sempre é verdade. TODOS devem ser respeitados e respeitar os outros desde a infância até a velhice. Os índios brasileiros, quando vão falar com uma criança, se agacham pra ficar no mesmo nível dela. Não é preciso humilhar outra pessoa pra se obter respeito.
Mas tem como conciliar individualidade com bem coletivo: a formula para isso é a democracia. Todo mundo se reune, cada um da a sua opinião e se chega a um acordo comum. Isso possibilita a liberdade individual e uma organização coletiva eficaz. Na verdade cada vez mais fica claro que organizações fluidas que permitem a livre comunicação enrre os seus membros são mais eficazes do que organizações rígidas e hierarquicas.
@carlos qevedo De qual tribo você se refere? Os Xerente, por exemplo, tem o habito ruim de dar a mulher em casamento. Os Tupinambá (todo mundo sabe) comiam carne humana. Mas assim, não acho que sejamos melhores do que qualquer desses povos que existia aqui. Só que é importante não romantizar demais.
A ideia de uma sociedade onde os mais novos respeitam os mais velhos e os mais experientes ensinam os novatos é muito interessante, uma pena que na nossa baixa autoestima precisamos diminuir os outros para nos sentir importantes... E esse não é um problema só dos japoneses... Essa é um problema da humanidade... Obrigado pelos vídeos! Adoro vcs!
É por isso que prefiro a cultura judaica para esse tipo de orientação, nem sempre os mais velhos são os mais sábios, num pais de velhos velhacos como no Brasil, o respeito caiu de moda há muitas gerações e fica difícil ensinar aos jovens que os mais velhos podem ser diferentes e mais experientes para ensinar o bem. Princípios básicos de respeito e virtudes, sem fanatismo religioso, podem melhorar muito as próximas gerações.
Geralmente quem reproduz o que sofreu com outras pessoas é inseguro. Infelizmente existe uma boa parcela de pessoas assim pelo mundo todo. Acho que a cultura japonesa só deixa isso mais evidente. No Brasil é mais velado pq tudo e levado na brincadeira, até bullying. Se de um lado não dá p chorar por tudo, de outro tem muita gente que usa o choro como escudo para ser cuzao com terceiros de forma desproporcional ao invés de revidar o algoz de forma proporcional, exatamente como ele descreveu no ciclo da relacao senpai kouhai.
Eu já passei por isso no início da minha vinda pro Japão. E realmente ruim, mas aí eu encontrei um jeito de ficar importante pra empresa que trabalho e não pra as pessoas com quem eu trabalho. Então a partir daí eles passaram a me engolir e o pessoal cúpula maior passou a me tratar bem. A relação com senpai vai ser sempre a pior possível . Porque eu sou Brasileiro e não preciso da cultura japonesa pra mim viver. Respeito todo mundo lógico, mas são os senpais que não querem me respeitar. Porque eu não sigo esse ciclo. Eu tenho uma arma contra os senpais que querem me encher( eu finjo que não entendo japonês) e fica tudo por isso mesmo.
Exatamente, concordo. O equilíbrio resolve os problemas em geral. Brasil e desrespeitoso e às vezes abusado entre as pessoas; Japão é rígido em excesso, controlador demais.
Na epoca da que eu estudava na escola primaria eu fui colega do zoi de gato, uma vez ele entrou na sala de aula com um fuzil kkkkkkk realmente aqui é muito solto
Quando eu trabalhava no genba, tinha uns meninos lá mais novos e eles vinham falando senpai e outras pessoas mandava eles comprar café e tal eu parei eles falai pra eles, aaaaaah para com isso, aqui todo mundo é igual…. Não tem esse negócio de senpai não, aí todo mundo parou de fazer isso e respeitaram, talvez por que eu fui uma das primeiras pessoas a entrar nesse genba…. Aí depois de um tempo eu ouvi esse mesmo menino falando que não via a hora de entrar alguém novo lá no genba pra ele poder mandar….. aí eu falei de novo pra ele?? Oque?? Quando faziam isso com você, eu falei que não era pra tratar você assim e agora você tá querendo fazer com os outros??? Aí ele ficou sem graça e pediu desculpas ….
moro há 22 anos no Japão e vejo essas hierarquias um passo para o a abismo da tristeza , seja nas escolas seja no trabalho… falta de respeito com o próximo… isso acarreta em inúmeros suicidios no Japão ( aproximadamente 30 mil pessoas se matam todos os anos ) Boa parte dessas pessoas, desistem de viver por causa da violência mental que sofrem diariamente…
@@marcussg4308 45 mil homicídios no Brasil ocorreram em 2019. Brasil é muito pior pra se morar. Metade da população nem tem acesso a saneamento básico.
@@OSVANOCBAH primeiramente você tem que conhecer a cultura , vivenciar o lugar para ter suas conclusões… nada de achismo!!! Levar tapa na cara nas escolas e ter que ficar em silêncio por ser mais novo… só na sua cabeça essas coisas são corretas!!! Em nenhum lugar do mundo tem que aceitar essas coisas
Morei aí dos meus 10 aos 13 anos de idade e estudei em escola japonesa. A diferença do Shogakkou (escola primária) Para o Chugakkou (escola secundária) é realmente muito gritante. Como todo os meus avós e avôs são japoneses, eu aparento ser japonesa, e como eu não achava necessário ter que ficar falando toda hora que eu era brasileira, as minhas sempais do clube que eu participava acreditavam que eu era japonesa. Muitas coisas eu não sabia sobre essa hierarquia e por isso sofro bastante. No dia que eu falei pra elas que estaria saindo do clube pq ia voltar para o Brasil, dava para ver que elas ficaram em choque por terem "pegado pesado" com uma kouhai que não era japonesa e portanto não sabia como funcionava essas hierarquia, elas até falaram brincando comigo sorrindo (sendo que antes eu só levava bronca e gritaria delas). A hierarquia também tem nas roupas: meninas do primeiro ano não podem usar saia curta nem meias compridas, os meninos tem que ir com o uniforme completo (com o colete, grava e blaser) tudo fechado até emcima.
Caramba, deve ser por isso que o pessoal de lá se explode psicologicamente e se mata. Pessoal do Brasil iria estourar fácil com os japoneses. É quase um regime totalitário do jeito que ele citou. " Se tu não fizer parte do grupo será o patinho feio ". Aqui no Brasil quase não existe disciplina, mas no Japão existe um excesso dela. A sociedade deles deu mais certa que a nossa, mas bem que poderia aprender algo com nós.
@@davisbarbosa8860 cara, depende oq vc define como sucesso de sociedade, pois lá pessoas morrem de trabalhar literalmente, lá também tem morador de rua e outras coisas, vc pode argumentar que milhares de problemas daqui, mas qual pais que é perfeito ? Nós países nórdicos mts ricos os caras estão sofrendo ataques terroristas por questões políticas, qualquer lugar tem problema.
@@vinicios8315 Sim, a diferença é que o Brasil tem 365 dias de ataque terroristas. Nosso povo tem muito mais deméritos do que méritos ou a gente não estaria na bosta que estamos. Qualquer emprego japonês pode te dar o mínimo exigido, mas aqui não. Quando não se consegue o mínimo é porque nossa sociedade falhou.
@Leonardo o problema não é o Brasil está no meio da tabela, no topo ou no fim, o problema é que a gente poderia estar no topo e assumimos uma posição medíocre. Nós estamos no meio da tabela atuando com 10, 20% do que poderíamos ser, imagina com 100%? Temos clima favorável, estamos longe de desastres naturais, terra fértil, 8,5 milhões de m², estamos numa posição geográfica favorável pra comércio no mundo, não nos envolvemos com turbulências externas, mas em compensação temos a pior sociedade do mundo que consegue boicotar o avanço desse país desde 1500.
Antes de qualquer coisa, quero parabenizar o Guti por falar TÃO BEM o português. Sério, gente, NÃO É FÁCIL falar bem assim pra eles! As línguas são MUITO diferentes!
No Brasil temos a expressão "8 ou 80" pra dizer que algo ou é de um jeito ou é de outro jeito, não pode ser "meio termo". Achei interessante esse vídeo pois "quebra" uma visão "perfeita" do Japão: muitos brasileiros vêem o Japão como O EXEMPLO que os brasileiros deveriam seguir (como se brasileiros não fossem bons o suficiente). Imagino que esse tema não deve ter sido fácil para você(s), mas agradeço por ter(em) falado sobre isso. Sucesso aos dois, adoro o canal!
@@wanderson6588 Não tem que quebrar tudo e jogar fora. Só precisa melhorar. Toda sociedade é assim.
3 роки тому+78
Ultimamente as pessoas estão mais contra essas "regras" dos japoneses, e estão inclusive denunciando esses atos na internet, agora se os próprios japoneses sofrem com a própria cultura, imagina os estrangeiros. Só quem vive é quem sabe...
Conheço uma família que já estudou aqui no Japão, eles voltaram para o Brasil pois sofreram muito bullying na escola, por eles serem de uma família de descendentes brasileiros. Usavam eles como se fosse esfregão. Tem até uma novela que retrata a realidade das escolas do Japão ( nem todas são assim).ライフ Life.
Eu vivo no Japão há quase 20 anos e adoro esse país,tem muitas coisas boas mas realmente também tem muitas coisas ruins que ninguém fala. Meus filhos estudaram na escola japonesa e só de pensar que eles podem ter passado por isso já me dá um aperto no coração💔 Parabéns pelo vídeo,é necessário falar dos pontos negativos também! Guti e Eli,adoro vocês 🤗
Eu já vivi no Japão também e amo esse lugar com todo meu coração. Eu não vejo tudo como algo ruim. Obviamente tem pontos negativos mas o Japão só é o Japão por causa dessas coisas. É bem diferente do Brasil e do brasileiro, nas tem os lados bons e negativos.
isso se chama Bullying né... que começa nas escolas, passa pela faculdade e vai até no trabalho, e sabe onde termina? termina nas maiores taxas de suicídios do mundo!!, parabéns japoneses. E em relação aos estrangeiros é pior ainda. os japas são xenofóbicos.
@@Alduin1111 exatamente isso, caso contrário seria bagunça, não acho certo quem se aproveita da hierarquia é judia dos mais novos, mas se não tivesse não ia dar certo as regras, não ia ser esse país certinho que as coisas dão certo.
Obrigada! Muito obrigada! Você foi muito corajoso em se expôr e falando a realidade que vivemos aqui no Japão! E cultura é cultura e num país tradicionalista, não mudará tão cedo! Orgulhosa de você! Você escolheu o lado bom e do bem! ❤️ Abraços
Então, isso é um ciclo eterno q o japonês não entende q é por isso q tem muitos suicidios e muito sofrimento, meu filho, fez baseball ⚾️ 8 anos ele era muito bom e foi p o kouko (Tokutaisei?)mas por causa dos sempai q agrediu fisicamente meu filho, acabou deixando o baseball 😭meu filho tem sequelas emocionais até hj 😭muito bom vcs abordarem esse assunto,no Brasil as pessoas não sabem o q a gente passa aqui no Japão, tbem, gostaria q os japoneses mudassem um pouquinho,p acabar o ijime 😭,
Simples... Tudo na vida são decisões... Ir de um estado de dor para um estado de menos dor... Sem melindres, sem nhe nhe nhe Tudo são escolhas.. Na vida escolhemos... Meu convite é....: Escolha o Brasil novamente...
@@franciscojosemenegatifilho8297 depressão não é escolha, ansiedade não é escolha, se fossem não existiram psicólogos, que estudam para auxiliarem as pessoas a saírem desse estado. Respeitar a dor dos outros, o momento dos outros, é demonstração de respeito e compaixão.
@@espelhodalma9604 Em parte é escolha sim, dependendo do que você escolhe para si, a depressão é certa, tanto que os psicólogos trabalham com você para que você mude sua visão sobre si e sobre a vida e assim, faça escolhas diferentes.
@@joaovictorbraga8157 a questão é o sistema. O conjunto de "regras" ou normas; mesmo que sejam sociais e não em forma de lei. A sociedade, tlg? É fácil dizer que é escolha quando (não se enxerga que) é a sociedade, os moldes. O que há em torno da pessoa? É fácil fazer escolhas quando as escolhas não são suficientes?
Vídeo muito importante. Tenho 2 netinhos que estão morando no Japão. Compartilhei seu vídeo para a minha filha e ela não sabia. Os meninos estão com dificuldades na escola. Pode ser que um dos motivos seja este, senpai. Obrigado pelas informações. Vejo todos vídeos. Abração. (Minha filha vai compartilhar o vídeo com outras mães ai no Japão. Meu netinho mais velho disse que ele não pode nem passar no corredor dos senpai )
Entra nesse canal "Life in Japan", são americanos que já moraram no Brasil e agora moram no Japão, os filhos, 4 no total, estudam em escola pública japonesa, parecem que estão indo bem, talvez possam ajudar os seus netinhos - os vídeos tem legendas em português.
@Leticia Nenekinha no Japão acho q os pais estão cagando, só querem os resultados da escola no fim do mês, e de qualquer forma essa hierarquia perdura por toda a vida deles, então ficar sem ela por um ano n vai mudar nada
Eu confesso que as vezes eu sento um enorme peso no coração e aflição quando ele fala sobre questão tão particular sobre a cultura e seus impactos. É perceptivo a aflição e os gatilhos que tais memórias traz, por favor faça terapia. Você e sua esposa são muitos queridos e beijos.
Esse lance da hierarquia (que japonês costuma impor de forma extrema ) é super complicado. Lembro que logo que cheguei aqui,sem falar nada de nihongo,umas pessoas com três ou quatro anos mais velhas que eu e com mais tempo na fábrica,queriam que eu fizesse a parte ruim do serviço para elas . Falei que não,e elas fizeram da minha vida um verdadeiro inferno. Misturavam furiō nas minhas peças pra eu levar bronca . Mexiam no meu obentō e etc …aguentei 2 meses . Um dia cheguei,e quando fui no locker,elas não deixaram passar. Dei um soco no estômago de uma,um chute baixo em outra ,e a mais valentona da turma,torci o dedo até que ela se ajoelhasse. Não deixei marca em nenhuma ,mas me arranhei inteira e sai gritando como se tivesse sido espancada . Mostrei que eu era bem pior que elas . Tiveram que me pedir perdão de joelhos ,e nunca mais passaram nem perto de mim. Isso foi em 1991. Depois disso,NUNCA mais aceitei nenhum desaforo. Não podemos generalizar,mas japonês tem essa “mania “de descontar as frustrações nos que acham ser mais fracos . Ahhhh,detalhe: não são machos e nem fêmeas para te enfrentar sozinhos. Sempre de turma e com alguma “arma “. Sou a certa??? Não. Mas aprendi com meu pai ( que é japonês ,nascido em Kumamoto) a não trazer desaforo para casa . Guti,gosto muito de você e da Eri chan !
Guti, acho que essa hierarquia aqui no Brasil estaria mais pra soberba. Realmente é bonito respeitar os mais velhos. Respeitar sim, humilhar jamais. Gentileza gera gentileza. Beijo!
Minha filha passou por isso no ginásio do Ninhon..ela entrou em depressão tive que traze la de volta ao Brasil...anos se passaram ela não esquece e não pensa em voltar nunca mais!😢
@@mihydr43 por isso optei por escola brasileira ,, porque o mais importante pra mim sempre foi meus filhos se criarem com um pai presente , por isso mesmo sendo caro optei pela escola brasileira …pra juntar dinheiro não dá ,, mas meu filhos são muito mais importantes pra mim do que qualquer bem material .
Meu sobrinho também passou por ijime no começo do chuugakko, aí ele perguntou oque fazer para o pai dele, e o pai disse pra ele se afastar, eu já disse: _Mete a porrada! Nem que vocês tenham que ir pra diretoria! Ele seguiu meus conselhos, e hoje ele é forte físico/mental. A vida é uma selva com muitos FDPs ao seu redor.....
@@mihydr43 Chinezes (Xi JInping) querem fazer a 3ª explosão de bomba nuclear no Japão, tomara que seja no chogako. para acabar com senpai. no Brasil senpai são filho da puta.
Assim como temos muito a aprender com os japoneses, os japoneses ainda tem q aprender muita coisa com as outras culturas, se possível temos q nos retirar do ambiente de pessoas cruéis, sei q muitas vezes isso não é possível por conta de emprego por exemplo. Sempre existem pessoa q se sentem como nós, temos q procurar a companhia dessas pessoas, os japoneses q conheço são muito mente aberta e não gostam dessa cultura de submissão, eles não fazem questão de serem tratados de forma diferente, eu não uso Keigo pra falar com eles e nem eles usam comigo, gosto muito do Japão, todos os pontos devem ser levantados mesmo, os positivos e os negativos, parabéns a vcs por abordarem esses temas. Abraço e tudo de bom!!
Você é diferenciado Guti, você se permitiu a atravessar a ponte de várias outras culturas e Países!!! Você tem a cabeça aberta incrível 👏👏! Os brasileiros te amam🥰! Essa hierarquia é muito forte do Japão.
Muito interessante esse tema. Se a gente for basear nossa visão do Japão pelo que vemos nos animes, realmente podemos ter uma ideia errada ou incompleta. É legal ver pessoas que realmente vivem isso falar sobre. Foi bem esclarecedor!
Quando casei ,com meu marido ,decendente de japonês, meus sogros eram assim tinha a hierarquia, na época, se casavam por miai, casamentos arranjados ,sou a única, brasileira na família, lembro que era empregada na casa morei junto com a família toda durante 8 anos, sofri muito ,mas fui me adaptando ,hoje não aguentaria kkkķ.ah (tenho 47anos de casada)
Poxa... Conta mais da sua história... Tenho curiosidade sobre a experiência de vida, ainda mais sobre pessoas que viveram toda uma história de décadas no Japão.
Nossa! Creio que é uma Uma realidade árdua até para os japoneses acostumados com a própria cultura. Espero que o tempo flexibilize esse costume. Brasil, 💚💛 meu Brasil brasileiro !
Amei o Japão! Ordem, diciplina, respeito, segurança. A culinária espetacular! Comi doces maravilhosos que jamais sonhei! Mas muito bom pra passear, não moraria como imigrante.
Muito importante esse assunto Meu filho nasceu aqui mas não consegue imaginar viver aqui para sempre justamente por causa disso Quando ele estava no 1o ano do ginasial “colou” um senpai na parede com um empurrão por causa de ijime Mas foi bom sabia? Nunca mais nenhum deles mexeu com ele hahaha Parabéns por ter quebrado o ciclo Quem sabe daqui uns 100 anos a sua atitude e pensamentos sejam o da maioria e isso acabe Ate la, os japoneses vão continuar a tentar se inserir no mundo globalizado e não entender por que não conseguem....
Sabe, como eu trabalhei em um hotel, me ensinaram que deveria arrumar os sapatos, então eu comecei fazer isso na firma que fui trabalhar e além de fazer o soldi sem ninguém pedir no alojamento, todas essas disciplinas foram muito importantes para mim por ser gaijin e não falar japonês no início, eles começaram a me tratar muito bem, inclusive ensinando o idioma, sou muito grata aos japoneses!!
Muito interessante Guti... eu ja trabalhei no japão e me lembro de um fato que um japones me contou que eu nunca esqueci. Ele me contou que essa questão da hierarquia era tão real que influenciava na escolha do seu relacionamento. Resumindo, ele me explicou que dependendo do seu lugar nessa hierarquia, ou seja, seu status, influenciava a escolha da esposa/namorada adequada p vc. Essas coisas do bullying fez com que ele tivesse escolhido uma esposa que ele nao amava mas que ele sabia que era a esposa certa p ele.
Entendo um pouco, aqui no Brasil, um ano atrás quando eu trabalhava de jovem aprendiz, eu estava esperando 10 minutos para bater o ponto, aí, chega eu cara, que eu não conhecia, dizendo "arruma aqueles carrinhos lá" eu disse "sim, só vou esperar os 10 minutos que falta" ele começou a gritar comigo, daí eu fui, depois ele me pediu desculpas. Uns dias depois descobri que ele era o gerente...
Esse tipo de relato nos faz compreender de forma ampla o porque da sensação de oriental ser "introspectivo" (reservados) , a dificuldade de se relacionar (fazer amizade), dá pra entender o porque das depressões , as baixas estimas, o quão surpresos ficam com o comportamento dos brasileiros quando se relacionam. Inclusive o porque muitas vezes nos acham espalhafatosos ou exagerados. Pelos filmes que já assisti e até animes sempre achei bonita a relação dos pais e filhos, o respeito relacionado a Família e tal no que tange hierarquia, sim claro principalmente nos antigos de época imperial , mas tbm em alguns idade moderna dá tbm para se perceber essa autoriedade sendo imposta, causando em quem não é da cultura estranhês, mas não imaginava que seria tão profundo a este nível. Obrigada Guti e Eliana por nos permitir conhecer de forma mais profunda alguns comportamentos da sociedade japonesa e saibam que não é muito diferente de outros países asiáticos não viu, já ouvi relatos de outras nações ai bem proximas de vocês com padrões bem similares e as vezes até mais rigorosos. Bjo GRANDE no coração de vocês.
Todo local no mundo, tem coisas boas e ruins. Assim, como eu amo o pensamento de reciclagem, limpeza e organização dos asiáticos. Eu não gosto desse tipo de hierarquia que existe na cultura. Complicado demais. Mas, obrigada por mostrar alguns detalhes culturais!!!!
É muito bom e esclarecedor ouvir isso de um nativo pq aqui no youtube mesmo tem muito youtuber que diz que não é tão ruim assim mas não teve a experiência do nativo. Como alguém que morou ai, eu sei que se tem uma cobrança menor com estrangeiros para se aderir a essas regras sociais (mesmo se você for claramente asiático) Obrigado pelo video!
nosss tomara ne, pq qm é descendente sem miscigenação eles confundem mto como se fosse nativo e trata igual ainda bem q eles sabem q msm vc sendo full asian vc pode ser estrangeiro e n entender essas piras esquizofrenicas
Nossa. Que horror. Graças a Deus nasci no Brasil. E muita pressão. Tadinho. E acho você muito legal. E uma pessoa sabia. E com muita humildade. Parabéns
Muito boa sua explicação, é isso mesmo que acontece. Como é da cultura nada podemos fazer, o que podemos é nós atualizar sempre, pois nada neste mundo dura para sempre. Grato 👋👋👋👋🙏🙏🙏
Por isso o encontro das culturas é bom! Tanto brasileiros podem aprender muito com a responsabilidade social dos japoneses em geral quanto os japoneses podem aprender muito com a flexibilidade e a importância das amizades desde a infância na vida dos brasileiros!
Vídeo incrível, obrigada por compartilhar com a gente toda experiência vivida, nem sempre é fácil falar do que não gostamos em nosso país. Eu acredito que o respeito tem que ser mútuo, independente de idade, posição.
Parabéns Guti, por abordar um assunto tão polêmico é tão delicado para você de maneira tão expontânea. Já gostava dos seus vídeos… agora então virei seu fã 😊 Você mostrou ser uma pessoa de muito bom coração!
A vida é um equilíbrio, independente de termos culturas diferentes ao redor do mundo,a falta de regras ou o excesso dela nos faz mal.Buscar sempre o caminho do meio é o correto🙏
O Brasil por mais que seja um lugar "receptivo" também existe suas falhas. A começar pela educação que é excassa, o comportamento dos mais novos em relação aos mais velhos, o zelo que não tem pelo local que estuda, sem contar os bullying que praticam na escola com os mais "fracos". Eu tive experiências ruins na escola por ser cristã, já levei tapa na cara, já riram da roupa que eu usava, já me empurraram de uma arquibancada de jogos... Simplesmente não tenho lembranças boas da escola. Essa hierarquia existe em todo lugar, seja na escola, trabalho, roda de "amigos", sempre vai ter alguém querendo ser melhor do que o outro. Amei o vídeo, obrigada por compartilhar essas experiências com a gente.
Eu abandonei o uso dessa palavra 'receptivo' desde que li 'sexo receptivo' em texto médico. Ficou impossível não associar receptivo ao que está sendo penetrado, haha (sei que para as mulheres é natural-como indica a própria anatomia-, mas para os homens dá vontade de rir imediata).
Que louco viver num mundo em vc pode ser preso se lembrar que a anotomia indica que as mulheres nasceram para serem penetradas e os homens nasceram para penetrar. Que coisas diferentes disso existem, mas não estão harmonizadas com a anatomia dos corpos.
Hora de reagir Sara. Bateu, levou. Ser isso , aquilo, esses rótulos que nos dão ou nos damos nao justifica a violência e a humilhação. Agora, abusou, leva Bo e processo, independente da hierarquia.
é verdade, também sofri muito bullying na escola e a justificava dos que praticavam era que eu era "monga" só por estar numa escola nova e querer ficar na minha. É complicado
Parabéns pelo vídeo a gente vê muito isso em filme e imagino como deve ser difícil viver isso. Cada dia amo mais o Brasil, mesmo com os problemas que temos.
Moro no Japão há 20 anos e não havia conhecimento sobre a realidade da sociedade japonesa com tantos detalhes. Culturas são complicadas de aceitar quando são tão diferentes da nossa. Principalmente quando a fase de desenvolvimento é formada por tanta rigidez e poder,enquanto poderia ser a melhor fase da vida ! Triste é saber que esse ciclo continua se repetindo, o que faz os japoneses(a maior parte deles) fazer pouquíssimas escolhas na vida por medo de enfrentar tudo de novo… e preferem viver apenas “suportando”. 😢💔 Mas existe o lado bom,que é o próprio exemplo do Guti😃. Hoje em dia muitos japoneses(as) estão optando a se relacionar com estrangeiros pq eles admiram o nosso modo diferente de viver a vida. Por isso acredito que pouco a pouco haverá grandes mudanças de padrões no futuro. 🙏🏼 Obrigada por compartilhar sua história,foi um grande aprendizado pra mim. Com certeza terei uma visão diferente, respeitando ainda mais a cultura e sem julgamentos. Grande beijo e fiquem com Deus ✨🙏🏼✨
Experiência ganha, vida que segue! Bola pra frente! Use o que ganhou de bom para o bem e o que aprendeu de ruim, converta em boa atitudes. A vida não é fácil seja no Japão, no Brasil ou em qualquer lugar no mundo. Aqui temos os clubinhos da Luluzinha e do Bolinha, veteranos nas faculdades, os brigões nas escolas e nos bairros. No fim, temos que lutar e nos posicionar. O "mundo da Barbie" não é a realidade. O que vale é a adaptação. Eu particularmente sofri, mas converti esse aprendizado em boa práticas. Para o mundo ficar melhor, precisamos nos esforçar. Parabéns por "colocar isso para fora"! É aprendizado.
É meu caro, vc é um sobrevivente rsrsrs. Lembra muito as regras de convívio dentro de um dojō de kenjutsu. Acredito que muito disso ainda vem das relações sociais antigas do Japão, nem sempre são boas as experiências.
Guti e Eli, obrigada por este vídeo. Muito bom mostrar *todos* os lados dos países. É triste você não poder ser você. Ter opinião. Ser livre, não significa ser desrespeitoso.
Olá Guti e esposa!! Escutando o video de Guti falando sobre a escola japonesa, eu me senti familiarizada, mas por um motivo: eu vivi 20 anos dentro de uma seita também japonesa, em que o grupo de jovens desde 10 anos até 35 anos usam essa hierarquia japonesa. Então entendo muito quando ele fala sobre alguns tipos de etiquetas que ele passou porque eu também passei por isso, não tudo, porque aqui é o Brasil, mas compreendo sobre essas coisas da etiqueta japonesa, e isso no final transforma a gente em pessoas perfeccionistas e muito exigentes.
Gosto demais de suas explicações, me ajuda a compreensão no olhar nipônico! Crio galinhas Shamo ( japonês ) aqui no Brasil e conheci em dez anos, dois japonês que queiram trocar experiência somente! Tenho curiosidade de aprender mais sobre a tradição da raça, mas acredito que o sistema japonês é um impecilio. Mesmo assim, continuo amando e admirando o Japão, meu país do coração! E a maioria, Senpai ( aprendi com vcs) Obrigado por compartilhar!
Esse comportamento entre os colegas nas escolas realmente não é saudável. Fiquei triste com essa história. Já li sobre jovens que suicidaram por conta de tanta pressão. Isso realmente é inaceitável numa sociedade. Subjugar os mais novos é muito degradante e desrespeitoso. Obrigada por compartilhar suas experiências Guti.
Os seres humanos precisam de regras para manter a disciplina….mas tudo que há exageros faz mal…crescer espiritualmente é a capacidade de cada um….muito bom Guti…gostei do vídeo
Eu acabei de recuperar meus livros de japonês e vou retomar meus estudos. Interessante essa questão de cultura, vivi 4 anos (melhor, 5 anos) na Itália e já senti a diferença. Imagino que no Japão o choque de cultura seja ainda maior. Mas acredito que querendo ou não é importante conhecer e tentar assimilar caso você decida viver em um país. Isso ajuda na integração e facilita até na criação de vínculos, relacionamentos em geral. Foi o que fiz morando na Itália. Na verdade isso é bom até pra nós mesmos, você se sentir menos estranho ahahaha amei esse vídeo.
Acredito que a relação com os pais faz toda diferença, pais japoneses acham isso normal e todos tem que passar. Tenho pra mim que os pais do Guti, não intervinham em seus problemas na escola. Poderiam ter abordado esse tema no vídeo, a proximidade dos pais e escola e a questão de preparar os filhos psicologicamente. Meu filho está na segunda série do Shogakko e a sensei gritava muito e um dia mostrou o trabalho de artes pra toda turma como exemplo do que não fazer, ele chegava arrasado, da escola chorava e dizia não querer ir mais. Fui na escola e a sensei pediu desculpas, mas disse que estava "preparando ele para o chugakko" eu disse que toda criança acredita no que o professor diz e se o professor diz que não vai conseguir, a criança acredita. Depois da conversa ela melhorou, mas SEMPRE converso com meu filho e ensino a ele ignorar as crianças que não tratam ele bem. Percebi que os pais que não demonstram estar em cima dos filhos, as crianças e professores caem matando sim e fazem muito bullying.
E verdade!! Nós anime a gente ver muito isso os veteranos são chamados de "Sempai", mesmo q não sejam muito velhos basta ser um ano ou na escola uma série mais adiantada eles são chamados de Sempai!!!
Eu tenho dois filhos aqui no Japão e já tinha percebido alguns pontos negativos mas foi mto esclarecedor os detalhes. Mto obrigada, me ajudou mto mesmo
Vídeo muito legal! Ele já está falando Português com bastante fluência. Parabéns! Quanto ao tema do vídeo, é sempre muito interessante conhecer a cultura e o modo de ver a vida de cada povo. Ajuda muito a refletirmos sobre nós mesmos.
Amo meu país também. Brasileiro, e quem quiser ser brasileiro (e olha que a gente atrai, aceita e adota sem nem que queiram 😁) tem que apreciar esse nosso continente de país.
A violência no Brasil está no nível hard que o povo nem sente mais , é tipo a dor , quando ela está no nível do insuportável , o cérebro desliga a sensação de dor e convive com ela como se não existisse.
Fico imaginando isso aqui no Brasil, o senpai fala "vai comprar comida" e o kohai respondendo "pede pra sua mãe". Aqui esse negócio de respeito não é pela idade e sim por merecimentos realmente bem diferente do Japão ótimo vídeo 😁
Nao acho q seja exatamente merecimento e sim força bruta e na base do medo. O medo pode ser através do poder do dinheiro. Também detesto isso no Brasil. Rola muita humilhação também.
Nem sempre as pessoas mais velha são maduras ... velhice não é sinônimo de Maturidade ... Tem pessoas velhas que tem mente 🧠💭 infantil tem muitas pessoa velhas que são tão imaturos quanto um jovem ... Aqui no Brasil 🇧🇷 nos respeitamos a pessoa mais velha até um certo ponto ..quando esse tal respeito vira abuso uma espécie de humilhação !? Aí meu amooo sabe o jeito é ignorar tal pessoa abusada ...
Eh muito triste escutar isso!!! Minha filha mais velha estudou aqui desde o hoikuen até o kouko,e no kouko ela fazia bukatsu de basquete e eu sempre achei um absurdo qdo no 1 nem msm,ela tinha dias q voltava pra casa mais de 9 hrs da noite,pq dizia q o treino tinha acabado,mas precisa fazer o katazuke e depois voltar de bicicleta ainda,pedalando uns 30 min. Na primeira reunião com o sensei dela eu jah falei q nw queria q isso voltasse mais a acontecer pq achava muito tarde pra uma adolescente de 15 anos voltar sozinha a noite pra casa,e ele me disse q ia pedir pro sensei do bukatsu dela dispensar ela mais cedo pq eu ficava preocupada.
Na hora de uma catástrofe natural - e olha que no Japão tem muita - toda essa hierarquia, organização e respeito faz a diferença entre mais gente sobreviver ou não. A sociedade funciona, tem uma cultura própria, e diz a sabedoria popular que "em terra de 🐸 de cócoras que nem ele" 😉👍. No Japão faça como os japoneses.
Uau, eu achava que essas relações que a gente vê nos animes eram exageradas, mas agora assistindo esse vídeo, entendi porque o Takemichi sofreu tanto em Tokyo Revengers na primeira linha do tempo haha. Mas fiquei com uma dúvida, se o novato resolve se rebelar na escola e sair na porrada? Dá para se livrar dessa perseguição dos senpais na força rs? Pelo vídeo eu fiquei com a impressão de que quando um novato não quer fazer algo que o senpai manda, ele vai sofrer muito bullying e imagino que deva chegar ao ponto de agressão física (não ficou claro se é isso mesmo). Também em Haikyuu dá pra ver porque o Oikawa não queria ensinar o Kageyama a fazer saque alto, ele era o senpai e não estava a fim de ser amigo dos kouhais. Que loucura isso. Fico imaginando qual a raiz desse aspecto da cultura? Me parece uma coisa meio militar mas imagino que isso deva ser de muito antes. Adorei o vídeo! Obrigada por compartilhar uma coisa que deve ter sido bem incômoda na época!
Sofrer bullying deve ser muito ruim ainda mais se for aqueles tipo de bullying que a pessoa apanha e humilhado nos mangás e animes os bullying são assim muito pesado
se o cara é senpai fica subentendido q é mais forte e mais experiente, alem de ter ficado claro q quem não participa da dança é excluído socialmente de maneira natural ja q é assim q o sistema funciona infelizmente.
Relacionamento abusivo e aproveitador😰 triste, nesse caso não é respeitoso e sim abusivo. Retrógrado, os mais submissos podem até aceitar mas causa muito mal estar 😢 poder, vaidade, abuso, são mentalidades muito pequena, demonstra falta de empatia. Saber falar não e impor limites é importante para a saúde mental e emocional. Obrigada por expor essa realidade que nem todos conhecem 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Cliquei pelo título e pela thumb, e acabei gostando do conteúdo, muito legal, pq a gente acaba imaginando uma coisa que vemos nos filmes que não é a realidade
É algo para se pensar… jovens que pensam em suicídio, misoginia, adultos que não querem se relacionar ou ter filhos, idosos abandonados. Comportamentos ruins não deveriam ser perpetuados.
Pessoas diretas e insensíveis:/. É um nível d relação tradicionalmente familiar. N existe essa flexibilização social kkkkk,porém o brasileiro tem um pouco desse sentimento autoritário. Autoritarismo,divide pessoas quando existe um indivíduo no meio incomodado cm essas gradações jurídico-sociais,tipo...níveis d rigidez coercitiva.
@@OlaGUTI eu teria muitos problemas pois sou muito rebelde no comportamento,quando não quero fazer algo não faço ,quando não quero participar de algo não participo ,e não ligo se eu for excluído do grupo.
@@OlaGUTI agora entendo por que existem tantas pessoas depressivas aí, respeitar as pessoas é uma coisa,viver sob humilhação e bullyng é outra coisa, uma vez um chefe meu me perseguiu tanto ,que acabei me estressando com o cara, e pedi transferência do setor, quase deu B.O!!!
Ainda bem que só peguei a parte boa, já que voltei para o Brasil com 5 anos. 😅 Nossa, mas isso de esperar os mais velhos se servirem primeiro na hora de comer, já passei muito por isso em casa com a família mesmo. As vezes eu e baachan nos desentendíamos porque eu ficava pensando "por que eu tenho que esperar por alguém que nem sabemos a hora que vai chegar para podermos comer, mas quando sou eu, ninguém me espera ou eu não posso demorar nenhum pouquinho?"
Nunca me esqueci de Pat Morita (sp?) explicando para os ocidentais: "Japão é como qualquer lugar, tem gente boa tem gente que não vale nada." Não sei se o nobre youtuber concorda.
Quanto mais aprendo sobre a cultura de outros povos, mais valorizo a cultura brasileira. A despeito de todas as dificuldades que enfrentamos, no Brasil ainda é mais leve. Respeitar os mais velhos é importante sim, porém essa relação que vc descreve é uma relação de poder onde o mais forte humilha e subjuga o mais fraco. Imagino quantos traumas as pessoas submetidas a essas experiências não carregam. Espero que um dia vcs consigam preservar o respeito sem causar sofrimento às pessoas.
Né?
E eu que sempre me dei melhor com pessoas mais velhas, agradeço.
ESSES JAPINHAS SÃO ESQUISITOS
O problema de nós brasileiro é que nós não sabemos votar, não pesquisamos sobre a a historia de todos os candidatos antes de votar. O ruim do Brasil é a merda do nosso governo corrupto e a nossa justiça injustiçada, porque se não fosse isso, nosso país seria um paraíso em comparação com qualquer outro no mundo. Pois o Brasil ele tem sim muitas coisas ruim, como o governo e insegurança mas tbm temos muitas coisas boas
@@wellingtoncardoso1258 não diria que são esquisitos, são aspectos culturais de cada povo, não necessariamente bons.
Não é bem isso mas eu entendi oque tu quis dizer, mas entre uma sociedade onde se tem falta de respeito extremo, e uma sociedade que tem um respeito exagerado, eu prefiro um meio termo saudável, eu francamente não valorizo muoto a cultura do brasileiro não, prefiro equilíbrio que falta
Essa característica anti-individualista da cultura japonesa vem desde a época dos shoguns, porque é mais fácil controlar um povo que castra a própria individualidade. Isso era cultivado pelos shoguns como se fosse respeito pelos mais velhos, o que nem sempre é verdade. TODOS devem ser respeitados e respeitar os outros desde a infância até a velhice.
Os índios brasileiros, quando vão falar com uma criança, se agacham pra ficar no mesmo nível dela. Não é preciso humilhar outra pessoa pra se obter respeito.
Mas tem como conciliar individualidade com bem coletivo: a formula para isso é a democracia. Todo mundo se reune, cada um da a sua opinião e se chega a um acordo comum. Isso possibilita a liberdade individual e uma organização coletiva eficaz. Na verdade cada vez mais fica claro que organizações fluidas que permitem a livre comunicação enrre os seus membros são mais eficazes do que organizações rígidas e hierarquicas.
@carlos qevedo só de enterrar criança viva
@carlos qevedo ua-cam.com/video/iiluFxWj0H4/v-deo.html
@carlos qevedo bater nao pode, matar pode
Ta certo...
@carlos qevedo
De qual tribo você se refere? Os Xerente, por exemplo, tem o habito ruim de dar a mulher em casamento. Os Tupinambá (todo mundo sabe) comiam carne humana.
Mas assim, não acho que sejamos melhores do que qualquer desses povos que existia aqui. Só que é importante não romantizar demais.
A ideia de uma sociedade onde os mais novos respeitam os mais velhos e os mais experientes ensinam os novatos é muito interessante, uma pena que na nossa baixa autoestima precisamos diminuir os outros para nos sentir importantes... E esse não é um problema só dos japoneses... Essa é um problema da humanidade... Obrigado pelos vídeos! Adoro vcs!
Concordo plenamente com seu comentário!
Respeito tudo bem, mas não pode degenerar para a opressão que é o que Ele tem relatado em muitos vídeos.
É por isso que prefiro a cultura judaica para esse tipo de orientação, nem sempre os mais velhos são os mais sábios, num pais de velhos velhacos como no Brasil, o respeito caiu de moda há muitas gerações e fica difícil ensinar aos jovens que os mais velhos podem ser diferentes e mais experientes para ensinar o bem. Princípios básicos de respeito e virtudes, sem fanatismo religioso, podem melhorar muito as próximas gerações.
Vcs precisa procurar o vídeo onde um sempai enfio a cara do kohai na panela de sopa quente so porque ele quiz fazer uma piada de humilacao
Geralmente quem reproduz o que sofreu com outras pessoas é inseguro. Infelizmente existe uma boa parcela de pessoas assim pelo mundo todo. Acho que a cultura japonesa só deixa isso mais evidente.
No Brasil é mais velado pq tudo e levado na brincadeira, até bullying. Se de um lado não dá p chorar por tudo, de outro tem muita gente que usa o choro como escudo para ser cuzao com terceiros de forma desproporcional ao invés de revidar o algoz de forma proporcional, exatamente como ele descreveu no ciclo da relacao senpai kouhai.
Eu já passei por isso no início da minha vinda pro Japão. E realmente ruim, mas aí eu encontrei um jeito de ficar importante pra empresa que trabalho e não pra as pessoas com quem eu trabalho. Então a partir daí eles passaram a me engolir e o pessoal cúpula maior passou a me tratar bem. A relação com senpai vai ser sempre a pior possível . Porque eu sou Brasileiro e não preciso da cultura japonesa pra mim viver. Respeito todo mundo lógico, mas são os senpais que não querem me respeitar. Porque eu não sigo esse ciclo. Eu tenho uma arma contra os senpais que querem me encher( eu finjo que não entendo japonês) e fica tudo por isso mesmo.
Blz mas se eles souberem que vc entende, como vc lida com isso?
@@stevearaujo9651
Manda eles empilharem coquinho na subida 😜
Acho o Japão rígido demais e o Brasil solto demais, ambos países precisam encontrar um equilíbrio pras duas coisas na medida certa.
Adoro vcs! Uma dica : qdo vc diz BUNDA , é muito pesado . Existe a palavra bumbum q substitui muito bem e com mais delicadeza!
vdd...
@@alicekeikotsugawa9713 não acho pesado kakakak
Exatamente, concordo. O equilíbrio resolve os problemas em geral. Brasil e desrespeitoso e às vezes abusado entre as pessoas; Japão é rígido em excesso, controlador demais.
Na epoca da que eu estudava na escola primaria eu fui colega do zoi de gato, uma vez ele entrou na sala de aula com um fuzil kkkkkkk realmente aqui é muito solto
Quando eu trabalhava no genba, tinha uns meninos lá mais novos e eles vinham falando senpai e outras pessoas mandava eles comprar café e tal eu parei eles falai pra eles, aaaaaah para com isso, aqui todo mundo é igual…. Não tem esse negócio de senpai não, aí todo mundo parou de fazer isso e respeitaram, talvez por que eu fui uma das primeiras pessoas a entrar nesse genba…. Aí depois de um tempo eu ouvi esse mesmo menino falando que não via a hora de entrar alguém novo lá no genba pra ele poder mandar….. aí eu falei de novo pra ele?? Oque?? Quando faziam isso com você, eu falei que não era pra tratar você assim e agora você tá querendo fazer com os outros??? Aí ele ficou sem graça e pediu desculpas ….
Nicolau Maquiavel sempre ensinou sobre isso, o oprimido não quer o fim da opressão ! Ele quer se tornar o opressor.
@@gustavoazzolini4577
Descreveu perfeitamente o oprimido mau caráter, pusilânime e invejoso. Parabéns! 👏
Eli Kaneshira
Muito legal sua atitude. Horizontalizou e nivelou o respeito.
😂😂😂
moro há 22 anos no Japão e vejo essas hierarquias um passo para o a abismo da tristeza , seja nas escolas seja no trabalho… falta de respeito com o próximo… isso acarreta em inúmeros suicidios no Japão ( aproximadamente 30 mil pessoas se matam todos os anos )
Boa parte dessas pessoas, desistem de viver por causa da violência mental que sofrem diariamente…
Este sistema niponico cria cidadaos responsaveis ..... a cultura niponica ser superior a cultura eurppeia e brasileira ,eis os fatos rssssssss
@@OSVANOCBAH O fato é 30 mil suicídios. O achismo sobre a tal superioridade é da sua parte.
@@marcussg4308 45 mil homicídios no Brasil ocorreram em 2019. Brasil é muito pior pra se morar. Metade da população nem tem acesso a saneamento básico.
@@OSVANOCBAH primeiramente você tem que conhecer a cultura , vivenciar o lugar para ter suas conclusões… nada de achismo!!!
Levar tapa na cara nas escolas e ter que ficar em silêncio por ser mais novo… só na sua cabeça essas coisas são corretas!!!
Em nenhum lugar do mundo tem que aceitar essas coisas
@@marketlider2811 a comparação não faz sentido, a população do Brasil é muito maior , tem que pegar por milhão de habitante a taxa de suicídio
Morei aí dos meus 10 aos 13 anos de idade e estudei em escola japonesa. A diferença do Shogakkou (escola primária) Para o Chugakkou (escola secundária) é realmente muito gritante. Como todo os meus avós e avôs são japoneses, eu aparento ser japonesa, e como eu não achava necessário ter que ficar falando toda hora que eu era brasileira, as minhas sempais do clube que eu participava acreditavam que eu era japonesa. Muitas coisas eu não sabia sobre essa hierarquia e por isso sofro bastante. No dia que eu falei pra elas que estaria saindo do clube pq ia voltar para o Brasil, dava para ver que elas ficaram em choque por terem "pegado pesado" com uma kouhai que não era japonesa e portanto não sabia como funcionava essas hierarquia, elas até falaram brincando comigo sorrindo (sendo que antes eu só levava bronca e gritaria delas).
A hierarquia também tem nas roupas: meninas do primeiro ano não podem usar saia curta nem meias compridas, os meninos tem que ir com o uniforme completo (com o colete, grava e blaser) tudo fechado até emcima.
Caramba, deve ser por isso que o pessoal de lá se explode psicologicamente e se mata. Pessoal do Brasil iria estourar fácil com os japoneses. É quase um regime totalitário do jeito que ele citou. " Se tu não fizer parte do grupo será o patinho feio ".
Aqui no Brasil quase não existe disciplina, mas no Japão existe um excesso dela. A sociedade deles deu mais certa que a nossa, mas bem que poderia aprender algo com nós.
@@davisbarbosa8860 cara, depende oq vc define como sucesso de sociedade, pois lá pessoas morrem de trabalhar literalmente, lá também tem morador de rua e outras coisas, vc pode argumentar que milhares de problemas daqui, mas qual pais que é perfeito ? Nós países nórdicos mts ricos os caras estão sofrendo ataques terroristas por questões políticas, qualquer lugar tem problema.
@@miisefabraziiian1002 Porque eles só falam pelo sobrenome. O nome dela é em japonês então, né.
@@vinicios8315 Sim, a diferença é que o Brasil tem 365 dias de ataque terroristas. Nosso povo tem muito mais deméritos do que méritos ou a gente não estaria na bosta que estamos. Qualquer emprego japonês pode te dar o mínimo exigido, mas aqui não. Quando não se consegue o mínimo é porque nossa sociedade falhou.
@Leonardo o problema não é o Brasil está no meio da tabela, no topo ou no fim, o problema é que a gente poderia estar no topo e assumimos uma posição medíocre. Nós estamos no meio da tabela atuando com 10, 20% do que poderíamos ser, imagina com 100%? Temos clima favorável, estamos longe de desastres naturais, terra fértil, 8,5 milhões de m², estamos numa posição geográfica favorável pra comércio no mundo, não nos envolvemos com turbulências externas, mas em compensação temos a pior sociedade do mundo que consegue boicotar o avanço desse país desde 1500.
Antes de qualquer coisa, quero parabenizar o Guti por falar TÃO BEM o português. Sério, gente, NÃO É FÁCIL falar bem assim pra eles! As línguas são MUITO diferentes!
Realmente. O sotaque dele não interfere em nada com a compreensão, ele é claríssimo ao se comunicar.
Nossa cara se vc não fala e deixa isso bem óbvio... nós brasileiros não saberemos nada a respeito desse rapaz ai 🥴
@@dgobrazil1423 estou falando da língua, não dele
@@victorhugodasilva7285
Aham 🤭
No Brasil temos a expressão "8 ou 80" pra dizer que algo ou é de um jeito ou é de outro jeito, não pode ser "meio termo". Achei interessante esse vídeo pois "quebra" uma visão "perfeita" do Japão: muitos brasileiros vêem o Japão como O EXEMPLO que os brasileiros deveriam seguir (como se brasileiros não fossem bons o suficiente). Imagino que esse tema não deve ter sido fácil para você(s), mas agradeço por ter(em) falado sobre isso. Sucesso aos dois, adoro o canal!
foi isso que eu pensei também.
O que não significa que o Japão tenha que mudar, é só a sua percepção. Espero que o Japão não mude nunca.
@@wanderson6588
Não tem que quebrar tudo e jogar fora. Só precisa melhorar. Toda sociedade é assim.
Ultimamente as pessoas estão mais contra essas "regras" dos japoneses, e estão inclusive denunciando esses atos na internet, agora se os próprios japoneses sofrem com a própria cultura, imagina os estrangeiros. Só quem vive é quem sabe...
E como se insurgir é difícil, a maioria fica no _e la nave va._
Conheço uma família que já estudou aqui no Japão, eles voltaram para o Brasil pois sofreram muito bullying na escola, por eles serem de uma família de descendentes brasileiros. Usavam eles como se fosse esfregão. Tem até uma novela que retrata a realidade das escolas do Japão ( nem todas são assim).ライフ Life.
Eu vivo no Japão há quase 20 anos e adoro esse país,tem muitas coisas boas mas realmente também tem muitas coisas ruins que ninguém fala. Meus filhos estudaram na escola japonesa e só de pensar que eles podem ter passado por isso já me dá um aperto no coração💔 Parabéns pelo vídeo,é necessário falar dos pontos negativos também! Guti e Eli,adoro vocês 🤗
obrigado por assistir 😊
Eu já vivi no Japão também e amo esse lugar com todo meu coração. Eu não vejo tudo como algo ruim. Obviamente tem pontos negativos mas o Japão só é o Japão por causa dessas coisas.
É bem diferente do Brasil e do brasileiro, nas tem os lados bons e negativos.
@@albertoalmeida3424 é cultural!
isso se chama Bullying né... que começa nas escolas, passa pela faculdade e vai até no trabalho, e sabe onde termina? termina nas maiores taxas de suicídios do mundo!!, parabéns japoneses. E em relação aos estrangeiros é pior ainda. os japas são xenofóbicos.
@@Alduin1111 exatamente isso, caso contrário seria bagunça, não acho certo quem se aproveita da hierarquia é judia dos mais novos, mas se não tivesse não ia dar certo as regras, não ia ser esse país certinho que as coisas dão certo.
Parabéns Guton tao novo ja professor o rosto de tua mulher de felicidade isso e demais acho vcis forma um casal lindo 👫🏻❤❤
Obrigada! Muito obrigada! Você foi muito corajoso em se expôr e falando a realidade que vivemos aqui no Japão!
E cultura é cultura e num país tradicionalista, não mudará tão cedo!
Orgulhosa de você! Você escolheu o lado bom e do bem! ❤️
Abraços
Então, isso é um ciclo eterno q o japonês não entende q é por isso q tem muitos suicidios e muito sofrimento, meu filho, fez baseball ⚾️ 8 anos ele era muito bom e foi p o kouko (Tokutaisei?)mas por causa dos sempai q agrediu fisicamente meu filho, acabou deixando o baseball 😭meu filho tem sequelas emocionais até hj 😭muito bom vcs abordarem esse assunto,no Brasil as pessoas não sabem o q a gente passa aqui no Japão, tbem, gostaria q os japoneses mudassem um pouquinho,p acabar o ijime 😭,
Simples...
Tudo na vida são decisões...
Ir de um estado de dor para um estado de menos dor...
Sem melindres, sem nhe nhe nhe
Tudo são escolhas..
Na vida escolhemos...
Meu convite é....:
Escolha o Brasil novamente...
@@franciscojosemenegatifilho8297
As escolhas nem sempre são simples assim
@@franciscojosemenegatifilho8297 depressão não é escolha, ansiedade não é escolha, se fossem não existiram psicólogos, que estudam para auxiliarem as pessoas a saírem desse estado. Respeitar a dor dos outros, o momento dos outros, é demonstração de respeito e compaixão.
@@espelhodalma9604
Em parte é escolha sim, dependendo do que você escolhe para si, a depressão é certa, tanto que os psicólogos trabalham com você para que você mude sua visão sobre si e sobre a vida e assim, faça escolhas diferentes.
@@joaovictorbraga8157 a questão é o sistema. O conjunto de "regras" ou normas; mesmo que sejam sociais e não em forma de lei. A sociedade, tlg?
É fácil dizer que é escolha quando (não se enxerga que) é a sociedade, os moldes. O que há em torno da pessoa? É fácil fazer escolhas quando as escolhas não são suficientes?
Vídeo muito importante. Tenho 2 netinhos que estão morando no Japão. Compartilhei seu vídeo para a minha filha e ela não sabia. Os meninos estão com dificuldades na escola. Pode ser que um dos motivos seja este, senpai. Obrigado pelas informações. Vejo todos vídeos. Abração. (Minha filha vai compartilhar o vídeo com outras mães ai no Japão. Meu netinho mais velho disse que ele não pode nem passar no corredor dos senpai )
Bullying institucionalizado nas escolas 🏫
Entra nesse canal "Life in Japan", são americanos que já moraram no Brasil e agora moram no Japão, os filhos, 4 no total, estudam em escola pública japonesa, parecem que estão indo bem, talvez possam ajudar os seus netinhos - os vídeos tem legendas em português.
Misericórdia... Que tristeza!! Ainda bem q o senhor passou para sua filha!!!
@Leticia Nenekinha no Japão acho q os pais estão cagando, só querem os resultados da escola no fim do mês, e de qualquer forma essa hierarquia perdura por toda a vida deles, então ficar sem ela por um ano n vai mudar nada
Eu confesso que as vezes eu sento um enorme peso no coração e aflição quando ele fala sobre questão tão particular sobre a cultura e seus impactos. É perceptivo a aflição e os gatilhos que tais memórias traz, por favor faça terapia. Você e sua esposa são muitos queridos e beijos.
É um dos motivos para o índice de suicídio ser alto no Japão.
@@Carlos-dy3qq Infelizmente, espero que no futuro mudem.
Agradeço por seus esclarecimentos.
Estou à disposição aqui por Ribeirão Preto-SP.
Gostamos dos seus. vídeos.
Esse lance da hierarquia (que japonês costuma impor de forma extrema ) é super complicado. Lembro que logo que cheguei aqui,sem falar nada de nihongo,umas pessoas com três ou quatro anos mais velhas que eu e com mais tempo na fábrica,queriam que eu fizesse a parte ruim do serviço para elas . Falei que não,e elas fizeram da minha vida um verdadeiro inferno. Misturavam furiō nas minhas peças pra eu levar bronca . Mexiam no meu obentō e etc …aguentei 2 meses . Um dia cheguei,e quando fui no locker,elas não deixaram passar. Dei um soco no estômago de uma,um chute baixo em outra ,e a mais valentona da turma,torci o dedo até que ela se ajoelhasse. Não deixei marca em nenhuma ,mas me arranhei inteira e sai gritando como se tivesse sido espancada . Mostrei que eu era bem pior que elas . Tiveram que me pedir perdão de joelhos ,e nunca mais passaram nem perto de mim. Isso foi em 1991. Depois disso,NUNCA mais aceitei nenhum desaforo. Não podemos generalizar,mas japonês tem essa “mania “de descontar as frustrações nos que acham ser mais fracos . Ahhhh,detalhe: não são machos e nem fêmeas para te enfrentar sozinhos. Sempre de turma e com alguma “arma “. Sou a certa??? Não. Mas aprendi com meu pai ( que é japonês ,nascido em Kumamoto) a não trazer desaforo para casa .
Guti,gosto muito de você e da Eri chan !
Meus pai tb me ensinou isso: "se alguém te der um soco, devolve dois."
As pessoas respeitam o que temem.
Kkkkk muito bem.
@DSnukV
Regra de ouro de qualquer pai brasileiro!
Wal Tokugawa
Boa, garanto que você era vista como um oni depois dessa.
Parabéns,fez muito bem❤
Guti, acho que essa hierarquia aqui no Brasil estaria mais pra soberba. Realmente é bonito respeitar os mais velhos. Respeitar sim, humilhar jamais. Gentileza gera gentileza. Beijo!
Minha filha passou por isso no ginásio do Ninhon..ela entrou em depressão tive que traze la de volta ao Brasil...anos se passaram ela não esquece e não pensa em voltar nunca mais!😢
que triste🥺
@@mihydr43 :'(
@@mihydr43 por isso optei por escola brasileira ,, porque o mais importante pra mim sempre foi meus filhos se criarem com um pai presente , por isso mesmo sendo caro optei pela escola brasileira …pra juntar dinheiro não dá ,, mas meu filhos são muito mais importantes pra mim do que qualquer bem material .
Meu sobrinho também passou por ijime no começo do chuugakko, aí ele perguntou oque fazer para o pai dele, e o pai disse pra ele se afastar, eu já disse: _Mete a porrada! Nem que vocês tenham que ir pra diretoria! Ele seguiu meus conselhos, e hoje ele é forte físico/mental. A vida é uma selva com muitos FDPs ao seu redor.....
@@mihydr43 Chinezes (Xi JInping) querem fazer a 3ª explosão de bomba nuclear no Japão, tomara que seja no chogako. para acabar com senpai. no Brasil senpai são filho da puta.
Assim como temos muito a aprender com os japoneses, os japoneses ainda tem q aprender muita coisa com as outras culturas, se possível temos q nos retirar do ambiente de pessoas cruéis, sei q muitas vezes isso não é possível por conta de emprego por exemplo. Sempre existem pessoa q se sentem como nós, temos q procurar a companhia dessas pessoas, os japoneses q conheço são muito mente aberta e não gostam dessa cultura de submissão, eles não fazem questão de serem tratados de forma diferente, eu não uso Keigo pra falar com eles e nem eles usam comigo, gosto muito do Japão, todos os pontos devem ser levantados mesmo, os positivos e os negativos, parabéns a vcs por abordarem esses temas.
Abraço e tudo de bom!!
obrigado por assistir 😊
Você é diferenciado Guti, você se permitiu a atravessar a ponte de várias outras culturas e Países!!! Você tem a cabeça aberta incrível 👏👏! Os brasileiros te amam🥰! Essa hierarquia é muito forte do Japão.
Maravilha!!! Obrigada por dividir conosco sua cultura!!
Muito interessante esse tema. Se a gente for basear nossa visão do Japão pelo que vemos nos animes, realmente podemos ter uma ideia errada ou incompleta. É legal ver pessoas que realmente vivem isso falar sobre. Foi bem esclarecedor!
Quando casei ,com meu marido ,decendente de japonês, meus sogros eram assim tinha a hierarquia, na época, se casavam por miai, casamentos arranjados ,sou a única, brasileira na família, lembro que era empregada na casa morei junto com a família toda durante 8 anos, sofri muito ,mas fui me adaptando ,hoje não aguentaria kkkķ.ah (tenho 47anos de casada)
Poxa... Conta mais da sua história...
Tenho curiosidade sobre a experiência de vida, ainda mais sobre pessoas que viveram toda uma história de décadas no Japão.
O que mudou? Vocês voltaram pra cá?
Nossa! Creio que é uma Uma realidade árdua até para os japoneses acostumados com a própria cultura. Espero que o tempo flexibilize esse costume. Brasil, 💚💛 meu Brasil brasileiro !
Amei o Japão! Ordem, diciplina, respeito, segurança. A culinária espetacular! Comi doces maravilhosos que jamais sonhei! Mas muito bom pra passear, não moraria como imigrante.
Kkkkk vc nao aguentaria um dia la so pelo seu comentario,o video é pra mostrar q a cultura nao é perfeita e tu mete essa kkk aposto q é do piaui
Menino... Que chato... Obrigada por compartilhar. A gente fica refletindo até como tratamos as pessoas aqui mesmo no Brasil.
Muito importante esse assunto
Meu filho nasceu aqui mas não consegue imaginar viver aqui para sempre justamente por causa disso
Quando ele estava no 1o ano do ginasial “colou” um senpai na parede com um empurrão por causa de ijime
Mas foi bom sabia?
Nunca mais nenhum deles mexeu com ele hahaha
Parabéns por ter quebrado o ciclo
Quem sabe daqui uns 100 anos a sua atitude e pensamentos sejam o da maioria e isso acabe
Ate la, os japoneses vão continuar a tentar se inserir no mundo globalizado e não entender por que não conseguem....
Sabe, como eu trabalhei em um hotel, me ensinaram que deveria arrumar os sapatos, então eu comecei fazer isso na firma que fui trabalhar e além de fazer o soldi sem ninguém pedir no alojamento, todas essas disciplinas foram muito importantes para mim por ser gaijin e não falar japonês no início, eles começaram a me tratar muito bem, inclusive ensinando o idioma, sou muito grata aos japoneses!!
Muito interessante Guti... eu ja trabalhei no japão e me lembro de um fato que um japones me contou que eu nunca esqueci. Ele me contou que essa questão da hierarquia era tão real que influenciava na escolha do seu relacionamento. Resumindo, ele me explicou que dependendo do seu lugar nessa hierarquia, ou seja, seu status, influenciava a escolha da esposa/namorada adequada p vc.
Essas coisas do bullying fez com que ele tivesse escolhido uma esposa que ele nao amava mas que ele sabia que era a esposa certa p ele.
Eita! Q triste!! :'(
Credo
Que terror!
Eu também já ouvi isso, escolher a esposa adequada.
Arrasador isso, as pessoas terem que ser como robo, não ser elas mesmas e ficar com quem não gosta aff
Boa tarde toda filosofia de extremos e prejudicial e favorece o orgulho que é o amor que enlouquece. muita paz.
Como em qualquer cultura, há coisas boas e ruins. Enfim, temos é que valorizar a nossa cultura e, também, tentar aprender o melhor de outras culturas.
Isso mesmo. Filtra e destila.
Entendo um pouco, aqui no Brasil, um ano atrás quando eu trabalhava de jovem aprendiz, eu estava esperando 10 minutos para bater o ponto, aí, chega eu cara, que eu não conhecia, dizendo "arruma aqueles carrinhos lá" eu disse "sim, só vou esperar os 10 minutos que falta" ele começou a gritar comigo, daí eu fui,
depois ele me pediu desculpas.
Uns dias depois descobri que ele era o gerente...
Esse tipo de relato nos faz compreender de forma ampla o porque da sensação de oriental ser "introspectivo" (reservados) , a dificuldade de se relacionar (fazer amizade), dá pra entender o porque das depressões , as baixas estimas, o quão surpresos ficam com o comportamento dos brasileiros quando se relacionam. Inclusive o porque muitas vezes nos acham espalhafatosos ou exagerados. Pelos filmes que já assisti e até animes sempre achei bonita a relação dos pais e filhos, o respeito relacionado a Família e tal no que tange hierarquia, sim claro principalmente nos antigos de época imperial , mas tbm em alguns idade moderna dá tbm para se perceber essa autoriedade sendo imposta, causando em quem não é da cultura estranhês, mas não imaginava que seria tão profundo a este nível. Obrigada Guti e Eliana por nos permitir conhecer de forma mais profunda alguns comportamentos da sociedade japonesa e saibam que não é muito diferente de outros países asiáticos não viu, já ouvi relatos de outras nações ai bem proximas de vocês com padrões bem similares e as vezes até mais rigorosos. Bjo GRANDE no coração de vocês.
Todo local no mundo, tem coisas boas e ruins. Assim, como eu amo o pensamento de reciclagem, limpeza e organização dos asiáticos. Eu não gosto desse tipo de hierarquia que existe na cultura. Complicado demais. Mas, obrigada por mostrar alguns detalhes culturais!!!!
Eu acho muito lindo isso esse respeito a hierarquia com os pais e com todas as pessoas
Realmente o Brasil é um PARAISO!!! Apesar dos pesares....
É muito bom e esclarecedor ouvir isso de um nativo pq aqui no youtube mesmo tem muito youtuber que diz que não é tão ruim assim mas não teve a experiência do nativo. Como alguém que morou ai, eu sei que se tem uma cobrança menor com estrangeiros para se aderir a essas regras sociais (mesmo se você for claramente asiático)
Obrigado pelo video!
nosss tomara ne, pq qm é descendente sem miscigenação eles confundem mto como se fosse nativo e trata igual
ainda bem q eles sabem q msm vc sendo full asian vc pode ser estrangeiro e n entender essas piras esquizofrenicas
Que video incrível. Só pra nos lembrar que ninguém é perfeito, como pintam nos doramas e animes. 🥲
Nossa. Que horror. Graças a Deus nasci no Brasil. E muita pressão. Tadinho. E acho você muito legal. E uma pessoa sabia. E com muita humildade. Parabéns
Isso é bom! Hierarquia e disciplina é muito importante.
Muito boa sua explicação, é isso mesmo que acontece. Como é da cultura nada podemos fazer, o que podemos é nós atualizar sempre, pois nada neste mundo dura para sempre. Grato 👋👋👋👋🙏🙏🙏
Por isso o encontro das culturas é bom! Tanto brasileiros podem aprender muito com a responsabilidade social dos japoneses em geral quanto os japoneses podem aprender muito com a flexibilidade e a importância das amizades desde a infância na vida dos brasileiros!
Vocês são muito sinceros e autênticos. Nos fornecem impressão clara da sociedade japa.
Vídeo incrível, obrigada por compartilhar com a gente toda experiência vivida, nem sempre é fácil falar do que não gostamos em nosso país. Eu acredito que o respeito tem que ser mútuo, independente de idade, posição.
Casal 1000👍 de vez em quando vejo os seus vídeo . Muito bom obrigado 👍
Parabéns Guti, por abordar um assunto tão polêmico é tão delicado para você de maneira tão expontânea. Já gostava dos seus vídeos… agora então virei seu fã 😊
Você mostrou ser uma pessoa de muito bom coração!
A vida é um equilíbrio, independente de termos culturas diferentes ao redor do mundo,a falta de regras ou o excesso dela nos faz mal.Buscar sempre o caminho do meio é o correto🙏
O Brasil por mais que seja um lugar "receptivo" também existe suas falhas.
A começar pela educação que é excassa, o comportamento dos mais novos em relação aos mais velhos, o zelo que não tem pelo local que estuda, sem contar os bullying que praticam na escola com os mais "fracos".
Eu tive experiências ruins na escola por ser cristã, já levei tapa na cara, já riram da roupa que eu usava, já me empurraram de uma arquibancada de jogos... Simplesmente não tenho lembranças boas da escola.
Essa hierarquia existe em todo lugar, seja na escola, trabalho, roda de "amigos", sempre vai ter alguém querendo ser melhor do que o outro.
Amei o vídeo, obrigada por compartilhar essas experiências com a gente.
Eu abandonei o uso dessa palavra 'receptivo' desde que li 'sexo receptivo' em texto médico. Ficou impossível não associar receptivo ao que está sendo penetrado, haha
(sei que para as mulheres é natural-como indica a própria anatomia-, mas para os homens dá vontade de rir imediata).
Que louco viver num mundo em vc pode ser preso se lembrar que a anotomia indica que as mulheres nasceram para serem penetradas e os homens nasceram para penetrar. Que coisas diferentes disso existem, mas não estão harmonizadas com a anatomia dos corpos.
Hora de reagir Sara. Bateu, levou. Ser isso , aquilo, esses rótulos que nos dão ou nos damos nao justifica a violência e a humilhação. Agora, abusou, leva Bo e processo, independente da hierarquia.
@@Seutonto
Desculpe, se alguém bate dizendo a verdade, tem que a pagar mesmo assim? Meus sentimentos subjetivos importam mais? É assim que funciona?
é verdade, também sofri muito bullying na escola e a justificava dos que praticavam era que eu era "monga" só por estar numa escola nova e querer ficar na minha. É complicado
Parabéns pelo vídeo a gente vê muito isso em filme e imagino como deve ser difícil viver isso. Cada dia amo mais o Brasil, mesmo com os problemas que temos.
Moro no Japão há 20 anos e não havia conhecimento sobre a realidade da sociedade japonesa com tantos detalhes.
Culturas são complicadas de aceitar quando são tão diferentes da nossa. Principalmente quando a fase de desenvolvimento é formada por tanta rigidez e poder,enquanto poderia ser a melhor fase da vida !
Triste é saber que esse ciclo continua se repetindo, o que faz os japoneses(a maior parte deles) fazer pouquíssimas escolhas na vida por medo de enfrentar tudo de novo… e preferem viver apenas “suportando”. 😢💔
Mas existe o lado bom,que é o próprio exemplo do Guti😃. Hoje em dia muitos japoneses(as) estão optando a se relacionar com estrangeiros pq eles admiram o nosso modo diferente de viver a vida. Por isso acredito que pouco a pouco haverá grandes mudanças de padrões no futuro. 🙏🏼
Obrigada por compartilhar sua história,foi um grande aprendizado pra mim. Com certeza terei uma visão diferente, respeitando ainda mais a cultura e sem julgamentos.
Grande beijo e fiquem com Deus ✨🙏🏼✨
Experiência ganha, vida que segue! Bola pra frente! Use o que ganhou de bom para o bem e o que aprendeu de ruim, converta em boa atitudes. A vida não é fácil seja no Japão, no Brasil ou em qualquer lugar no mundo. Aqui temos os clubinhos da Luluzinha e do Bolinha, veteranos nas faculdades, os brigões nas escolas e nos bairros. No fim, temos que lutar e nos posicionar. O "mundo da Barbie" não é a realidade. O que vale é a adaptação. Eu particularmente sofri, mas converti esse aprendizado em boa práticas. Para o mundo ficar melhor, precisamos nos esforçar. Parabéns por "colocar isso para fora"! É aprendizado.
É meu caro, vc é um sobrevivente rsrsrs. Lembra muito as regras de convívio dentro de um dojō de kenjutsu.
Acredito que muito disso ainda vem das relações sociais antigas do Japão, nem sempre são boas as experiências.
Guti e Eli, obrigada por este vídeo. Muito bom mostrar *todos* os lados dos países.
É triste você não poder ser você.
Ter opinião.
Ser livre, não significa ser desrespeitoso.
Olá Guti e esposa!!
Escutando o video de Guti falando sobre a escola japonesa, eu me senti familiarizada, mas por um motivo: eu vivi 20 anos dentro de uma seita também japonesa, em que o grupo de jovens desde 10 anos até 35 anos usam essa hierarquia japonesa.
Então entendo muito quando ele fala sobre alguns tipos de etiquetas que ele passou porque eu também passei por isso, não tudo, porque aqui é o Brasil, mas compreendo sobre essas coisas da etiqueta japonesa, e isso no final transforma a gente em pessoas perfeccionistas e muito exigentes.
Essas informações, pra mim foi muito preciosas. Agradeço
Interessante este relato sincero, me faz entender muita coisas sobre o jp, uma das questões e sobre o alto índice de suicidio.
Gosto demais de suas explicações, me ajuda a compreensão no olhar nipônico! Crio galinhas Shamo ( japonês ) aqui no Brasil e conheci em dez anos, dois japonês que queiram trocar experiência somente! Tenho curiosidade de aprender mais sobre a tradição da raça, mas acredito que o sistema japonês é um impecilio. Mesmo assim, continuo amando e admirando o Japão, meu país do coração! E a maioria, Senpai ( aprendi com vcs) Obrigado por compartilhar!
tem pessoas boas também que não gostan de hierarquia 😊 meus amigos são assim, é mais tranquilo para conversar
ありがとうございます! Seria um prazer, e uma honra se tiver algum amigo seu que crie Shamo, e quisesse corresponder comigo! Ficaria muito feliz!
A palavra é EMPECILHO.
Esse comportamento entre os colegas nas escolas realmente não é saudável. Fiquei triste com essa história. Já li sobre jovens que suicidaram por conta de tanta pressão. Isso realmente é inaceitável numa sociedade. Subjugar os mais novos é muito degradante e desrespeitoso. Obrigada por compartilhar suas experiências Guti.
Ahhhh como eu amo nossa cultura Latina,onde não há regras e é tudo junto e misturado!
Obrigado por nos ensinar
muito obrigado pelo video, e você fala muito bem português, parabéns.
Os seres humanos precisam de regras para manter a disciplina….mas tudo que há exageros faz mal…crescer espiritualmente é a capacidade de cada um….muito bom Guti…gostei do vídeo
sim acho que exagerado não é bom 😮
Eu acabei de recuperar meus livros de japonês e vou retomar meus estudos. Interessante essa questão de cultura, vivi 4 anos (melhor, 5 anos) na Itália e já senti a diferença. Imagino que no Japão o choque de cultura seja ainda maior. Mas acredito que querendo ou não é importante conhecer e tentar assimilar caso você decida viver em um país. Isso ajuda na integração e facilita até na criação de vínculos, relacionamentos em geral. Foi o que fiz morando na Itália. Na verdade isso é bom até pra nós mesmos, você se sentir menos estranho ahahaha amei esse vídeo.
SE EU FALO BOM DIA E O CARA NÃO RESPONDE,NUNCA MAIS DOU BOM DIA,KKKKKKKKKKKKKKK
Eu já espeto o bom dia 🙈
Amei conhecer um pouco do estilo dos Japoneses
Canal Massa! Parabéns 👏👏👏
Ótimo vídeo! É necessário falar do lado negativo do país tbm, no Brasil o problema é a política e a segurança, muito diferente do Japão.
Além da saúde e educação também...Mas nossa esperança é a última que morre.
Acredito que a relação com os pais faz toda diferença, pais japoneses acham isso normal e todos tem que passar. Tenho pra mim que os pais do Guti, não intervinham em seus problemas na escola.
Poderiam ter abordado esse tema no vídeo, a proximidade dos pais e escola e a questão de preparar os filhos psicologicamente.
Meu filho está na segunda série do Shogakko e a sensei gritava muito e um dia mostrou o trabalho de artes pra toda turma como exemplo do que não fazer, ele chegava arrasado, da escola chorava e dizia não querer ir mais. Fui na escola e a sensei pediu desculpas, mas disse que estava "preparando ele para o chugakko" eu disse que toda criança acredita no que o professor diz e se o professor diz que não vai conseguir, a criança acredita.
Depois da conversa ela melhorou, mas SEMPRE converso com meu filho e ensino a ele ignorar as crianças que não tratam ele bem.
Percebi que os pais que não demonstram estar em cima dos filhos, as crianças e professores caem matando sim e fazem muito bullying.
Realmente. Escola até aqui no Brasil respeita pais que se envolvem, reclamam, rasgam o verbo.
E verdade!! Nós anime a gente ver muito isso os veteranos são chamados de "Sempai", mesmo q não sejam muito velhos basta ser um ano ou na escola uma série mais adiantada eles são chamados de Sempai!!!
sim kkkk nos anime geralmente é coisa bonitinho
@@OlaGUTI vdd
Nos cinturões de pobreza do Brasil, muita gente é sempai. Somãe.
🤣🤣🤣🤣
Eu tenho dois filhos aqui no Japão e já tinha percebido alguns pontos negativos mas foi mto esclarecedor os detalhes. Mto obrigada, me ajudou mto mesmo
Vídeo muito legal! Ele já está falando Português com bastante fluência. Parabéns!
Quanto ao tema do vídeo, é sempre muito interessante conhecer a cultura e o modo de ver a vida de cada povo. Ajuda muito a refletirmos sobre nós mesmos.
O Brasil pode ter muitas falhas, mas somos um país livre e sou eternamente grata de ter nascido aqui🇧🇷 amei o vídeo.
Amo meu país também. Brasileiro, e quem quiser ser brasileiro (e olha que a gente atrai, aceita e adota sem nem que queiram 😁) tem que apreciar esse nosso continente de país.
O Brasil tá muito pior que o Japão, tá um carro sem freio e na descida, e logo ali um abismo.
No Brasil : Passa a moto aí , passa o carro , passa o celular aí, faz o pix para minha conta se não você morre
Brasileiros : Mas o Japão é cruel
A violência no Brasil está no nível hard que o povo nem sente mais , é tipo a dor , quando ela está no nível do insuportável , o cérebro desliga a sensação de dor e convive com ela como se não existisse.
@@Gaviao_Real
É. Pra pensar mais, vale a pena você ouvir um Geoforça.
Adoro esse vídeos de curiosidades sobre a forma como vocês se comportam. Parabéns pelo conteúdo 😁
É sempre bom aprender mais dessa cultura milenar. Abraço Mineiro.
ARARAQUARA. SP Olá. GUTI Boa noite pra vocês gostei muito dêsta espri ação da cultura sobre as erarquia gostei
Muito legal a abordagem
Gratidão por falar sobre
Poucos falam
Na verdade na comunidade brasileira nem
Se ouve falar muito sobre
Gratidão 🙏
Fico imaginando isso aqui no Brasil, o senpai fala "vai comprar comida" e o kohai respondendo "pede pra sua mãe". Aqui esse negócio de respeito não é pela idade e sim por merecimentos realmente bem diferente do Japão ótimo vídeo 😁
Se fosse com bolsonaro seria: vai vc porra!!!!!😂😂😂😂
Vdd.😂😂😂
Nao acho q seja exatamente merecimento e sim força bruta e na base do medo. O medo pode ser através do poder do dinheiro. Também detesto isso no Brasil. Rola muita humilhação também.
@@LadyLyn1234 mas vai quem quer né ..eu mesma nunca aceitei essas coisas independente de quem fosse.
eu tava pensando a mesma coisa..hehe
SENPAI: vai comprar meu lanche
KOHAI (BR): vai tu, não é aleijado....kkkk
Nem assisti ainda, mas já dei like porque sei que vai ser um vídeo TOPZERA!
valeuuuuu!!
@@OlaGUTI 😆😘
Nem sempre as pessoas mais velha são maduras ... velhice não é sinônimo de Maturidade ... Tem pessoas velhas que tem mente 🧠💭 infantil tem muitas pessoa velhas que são tão imaturos quanto um jovem ... Aqui no Brasil 🇧🇷 nos respeitamos a pessoa mais velha até um certo ponto ..quando esse tal respeito vira abuso uma espécie de humilhação !? Aí meu amooo sabe o jeito é ignorar tal pessoa abusada ...
Gente boa e ruim tem no mundo inteiro. Vc é do bem !!!🙌👏
Legal saber mais sobre a cultura japonesa
Ele se sentiu como igime, é difícil não é fácil mesmo eu te entendo Guti ,eu mesmo sofri com isso
Eh muito triste escutar isso!!!
Minha filha mais velha estudou aqui desde o hoikuen até o kouko,e no kouko ela fazia bukatsu de basquete e eu sempre achei um absurdo qdo no 1 nem msm,ela tinha dias q voltava pra casa mais de 9 hrs da noite,pq dizia q o treino tinha acabado,mas precisa fazer o katazuke e depois voltar de bicicleta ainda,pedalando uns 30 min.
Na primeira reunião com o sensei dela eu jah falei q nw queria q isso voltasse mais a acontecer pq achava muito tarde pra uma adolescente de 15 anos voltar sozinha a noite pra casa,e ele me disse q ia pedir pro sensei do bukatsu dela dispensar ela mais cedo pq eu ficava preocupada.
Ela voltava depois das 9 h da noite saindo que horas de casa pra escola?
@@davisbarbosa8860 Acho que no Japão entra umas 8h
Na hora de uma catástrofe natural - e olha que no Japão tem muita - toda essa hierarquia, organização e respeito faz a diferença entre mais gente sobreviver ou não. A sociedade funciona, tem uma cultura própria, e diz a sabedoria popular que "em terra de 🐸 de cócoras que nem ele" 😉👍. No Japão faça como os japoneses.
Valeu jovem japonês vocês são exemplo para mundo eu admiro muito este povo japonês
E muito importante.um grande abraço por estas.hierarquias
acho que cada povo tem sua cultura isso é q faz a diferença dos povos do nosso planeta
Uau, eu achava que essas relações que a gente vê nos animes eram exageradas, mas agora assistindo esse vídeo, entendi porque o Takemichi sofreu tanto em Tokyo Revengers na primeira linha do tempo haha. Mas fiquei com uma dúvida, se o novato resolve se rebelar na escola e sair na porrada? Dá para se livrar dessa perseguição dos senpais na força rs? Pelo vídeo eu fiquei com a impressão de que quando um novato não quer fazer algo que o senpai manda, ele vai sofrer muito bullying e imagino que deva chegar ao ponto de agressão física (não ficou claro se é isso mesmo). Também em Haikyuu dá pra ver porque o Oikawa não queria ensinar o Kageyama a fazer saque alto, ele era o senpai e não estava a fim de ser amigo dos kouhais. Que loucura isso. Fico imaginando qual a raiz desse aspecto da cultura? Me parece uma coisa meio militar mas imagino que isso deva ser de muito antes. Adorei o vídeo! Obrigada por compartilhar uma coisa que deve ter sido bem incômoda na época!
Otakus....
bullying deveria ser crime.
Sofrer bullying deve ser muito ruim ainda mais se for aqueles tipo de bullying que a pessoa apanha e humilhado nos mangás e animes os bullying são assim muito pesado
se o cara é senpai fica subentendido q é mais forte e mais experiente, alem de ter ficado claro q quem não participa da dança é excluído socialmente de maneira natural ja q é assim q o sistema funciona infelizmente.
Relacionamento abusivo e aproveitador😰 triste, nesse caso não é respeitoso e sim abusivo. Retrógrado, os mais submissos podem até aceitar mas causa muito mal estar 😢 poder, vaidade, abuso, são mentalidades muito pequena, demonstra falta de empatia. Saber falar não e impor limites é importante para a saúde mental e emocional. Obrigada por expor essa realidade que nem todos conhecem 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Cliquei pelo título e pela thumb, e acabei gostando do conteúdo, muito legal, pq a gente acaba imaginando uma coisa que vemos nos filmes que não é a realidade
É um exercício de humildade, muto bom. Eu frequentei uma igreja japonesa contemporânea e aprendi um pouco sobre comportamentos.
É algo para se pensar… jovens que pensam em suicídio, misoginia, adultos que não querem se relacionar ou ter filhos, idosos abandonados.
Comportamentos ruins não deveriam ser perpetuados.
@Adalberto FS não falei nada disso, falei dos comportamentos que não devem ser perpetuados
Nossa são várias regras e hierarquia bem sérias !!!
sim 😮
Pessoas diretas e insensíveis:/.
É um nível d relação tradicionalmente familiar.
N existe essa flexibilização social kkkkk,porém o brasileiro tem um pouco desse sentimento autoritário.
Autoritarismo,divide pessoas quando existe um indivíduo no meio incomodado cm essas gradações jurídico-sociais,tipo...níveis d rigidez coercitiva.
@@OlaGUTI eu teria muitos problemas pois sou muito rebelde no comportamento,quando não quero fazer algo não faço ,quando não quero participar de algo não participo ,e não ligo se eu for excluído do grupo.
@@OlaGUTI mano isso aí é muito tenso.
@@OlaGUTI agora entendo por que existem tantas pessoas depressivas aí, respeitar as pessoas é uma coisa,viver sob humilhação e bullyng é outra coisa, uma vez um chefe meu me perseguiu tanto ,que acabei me estressando com o cara, e pedi transferência do setor, quase deu B.O!!!
Ainda bem que só peguei a parte boa, já que voltei para o Brasil com 5 anos. 😅
Nossa, mas isso de esperar os mais velhos se servirem primeiro na hora de comer, já passei muito por isso em casa com a família mesmo. As vezes eu e baachan nos desentendíamos porque eu ficava pensando "por que eu tenho que esperar por alguém que nem sabemos a hora que vai chegar para podermos comer, mas quando sou eu, ninguém me espera ou eu não posso demorar nenhum pouquinho?"
Obrigada 🙏 Guti e Eli ! Pelo esclarecimento da cultura japonesa. Mas em Brasil tbém tem. 🙏🙏🙏
Sou filha adotiva de japonês e sempre fui fascinada pela cultura, educação japonesa
Nunca me esqueci de Pat Morita (sp?) explicando para os ocidentais: "Japão é como qualquer lugar, tem gente boa tem gente que não vale nada."
Não sei se o nobre youtuber concorda.
Pelo coração, acho que sim.