Isolamento no Japão: A Crise de uma Sociedade Solitária
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Entre no nosso grupo fechado do WhatsApp e seja notificado todas as vezes em que um novo vídeo sair chat.whatsapp..... obs: somente administradores podem enviar mensagem.
Conheça o método Ferramentas da Fluência, nossa plataforma de inglês completa bit.ly/3MjztLG
Neste vídeo, exploramos a crescente crise de isolamento social no Japão, um fenômeno que afeta milhares de pessoas e está intrinsecamente ligado a fatores culturais e sociais. Vamos abordar as causas dessa solidão, incluindo o hikikomori (isolamento extremo em casa), pressões sociais, a cultura de trabalho intensa e as consequências psicológicas para a saúde mental. O vídeo examina como essa crise molda a vida cotidiana dos japoneses e analisa as iniciativas e esforços para combater a solidão em uma sociedade que valoriza a reserva e o autocontrole. Descubra as histórias por trás dessa realidade e como o Japão está lidando com essa epidemia silenciosa.
Conheça a IGI Inglês Global Idiomas e aproveite seus 54% de desconto na sua assinatura anual!! bit.ly/423PqPm
Solidão por opção é uma coisa. Solidão forçada dói demais. As pessoas que comentaram não imaginam o que é...
@@SuperDinamar verdade dói mesmo
Ué mas na cidade tem um monte de gente esso eles sairem de casa eles não sabem andar não??
Quando um país é fechado cheio de restrições e regras e ai fica difícil.
Moro sozinho no interior de Rondônia...mato mesmo! Foi opção!
A sua mulher é rígida?!ou vc conseguiu fazer ela ser mais lite 🤔
Morei no Japão de 2006 até 2009. Assistindo este vídeo, me veio à lembrança um fato ocorrido no Japão e entendi o que ocorreu naquele dia. Em uma visita à um familiar hospitalizado em uma cidade que eu não conhecia, para retornar da visita à minha cidade pedi informação no balcão de recepção, um paciente japonês de aproximadamente 50 anos acima que estava no saguão do hospital ouviu nossa conversa e se prontificou a nos ajudar, ele estava tomando soro pendurado no suporte de soro que ele estava segurando, saiu do hospital nos acompanhando até o ponto de ônibus conversando bastante, ficou com nos até a chegada do ônibus para o eki. Entendi agora que aqueles momentos com nós foi muito importante para ele, que provavelmente não tinha ninguém para visita-lo. Fico emocionado ao lembrar que por um breve momento uma pessoa se sentiu feliz ao estar ao nosso lado.🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Não é só isso não. Os japoneses são educadíssimos, super atenciosos, gostam de ajudar. Eu tbm.morei lá. Fui sempre bem tratada.
Vcs sabiam japonês?
@@raquelmorawitz9904
Passei um mês no Japão em maio/24 e fiquei impressionada como são educados e gostam de ajudar. 🌸
Não é um contrassenso os japoneses gostarem tando de ajudar e serem tão solidários?@@Meg20008
Tão triste isso.
Ha cerca de 28 anos, recebemos um jovem japones como intercambista. Desde entao, ele "adotou" nossa família. Ao longo dos anos, esses laços foram se fortalecendo cada vez mais.
Morei no Japão por sete anos ,todos os dias eu chorava pedindo a Deus para me tirar daquela depressão sem ter com quem compartilhar minha dor.
Espero que esteja bem agora irmão. Infelizmente nem todos entenderão essa dor que não dói na barriga por falta de comida mas na alma por falta de atenção, carinho e afeto!! Graças a Deus não vivo essa luta da solidão e depressão mas me compadeço com os que lutam tal batalha diária.
É cara , só quem vive isso sabe,
Eu gosto de sossego, mas jamais queria viver num lugar quieto demais assim, vai ter uma hora que a solidão realmente vai bater. Ninguém consegue viver 100% do tempo sozinho não
É porque as pessoas confundem sossego com solidão, só porque as coisas não estão legais no Brasil , eles ficam idealizando e romantizando excessivamente os outros países.
Preferível os riscos,as muvucas os barulhos que uma solidão ou indiferença educada e coletivisada? Isso é doentio .
@@dulcicarolina2327Ninguém está falando em viver na muvuca. Presta atenção!!! Parece até que ter uma vida social ativa é sinônimo de bagunça. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Estamos falando no quão ruim é viver isolado. E é mesmo. Os próprios japoneses sofrem com esse tipo de coisa. Muitos vivem trancados dentro de um quarto sem perspectiva de vida nenhuma. Outros pagam a outras pessoas para terem um pouco de interação social, ainda que bastante artificial. Por aí.
e só tu ir pras areas de diversão em tokyo e encher a cara e fds
O cara contando várias histórias tristes e o povo embelezando a depressão e o abandono por parte da família e da própria sociedade.
O ser humano e sua mania de querer viver uma vida que não é a que ele próprio criou, mas a que inventou em sua cabeça minúscula.
Pois é meu amigo mas nem sempre as pessoas vão enxergar as coisas pela nossa ótica. O velho ditado “o jardim do vizinho sempre é mais florido” mesmo que seja mostrado que o mato precisa ser podado!!
Nem todos gostam de tudo e nem tudo convém a todos...
@@japaonoasfalto1175Minha irmã trabalhou numa casa de repouso pra idosos. Ela dizia que se o idoso tinha uma boa aposentadoria, os filhos faziam de tudo pra prolongar a vida dele; porém, se fosse pobre, os filhos nem iam visitar.
Parabéns por denunciar essa tendência da modernidade. Creio que se trata do culto à individualidade que predomina no neoliberslismo: do cada um por si! O ser humano é social, sempre viveu em comunidade no coletivo na solidariedade. Triste assistir a esse comportamento solitário. Vivi um ano na França, em Paris recentemente e senti esse isolamento gritante.
@@japaonoasfalto1175 e as pessoas tem q enteder que nenhum país é Perfeito o Japão tem suas áreas pobres com desigualdade social. Deixar de ser um país bonito NÃO, mas tem seus problemas.
As pessoas têm que entender que, uma coisa é você se intrometer na vida da pessoa apenas para dar palpites e fofocar, outra coisa é ser um vizinho que se o outro precisar de ajuda você se prontificar a ajuda-lo, isso não é intromissão é ter empatia, poucos sabem diferenciar.
Pois é, conheço alguns japoneses que estão há mais ou menos 5 anos no Brasil, e estão felizes, interagindo com os brasileiros, e estão muito felizes.
tem site chamado "Japão é um país b**ta!" e ゴミ国家日本をリセットする fala pra seus amigos darem uma olhada
Verdade no Brasil é outra coisa
Agora no Japão é cada um por si e japonês são fechados
Fiquei muito surpreso de ver os alto índice de miséria no Japão.
Filas imensas com pessoas, muitos idosos, para pegar um prato de comida.
Depois da entrada de vários países no campo da tecnologia, a economia do Japão passou a viver sérias dificuldades. Muitos idosos estão morrendo sozinhos e passando necessidades, abandonados...
Isso e uma tendência mundial, não se iluda a questão foi que o Japão foi o primeiro a chegar nesta situação só isso.
@@Boibepa No capitalismo, isso (miséria) é inevitável.
@@benttod792no socialismo todo mundo é rico. Viva o socialismo
@@wericapink8328 Mas, não tem que ser " rico" . Mesmo no capitalismo, riqueza é uma ilusão. O certo é distribuição de renda e não concentração de renda nas mãos de poucos . No capitalismo pouquíssimas pessoas ficam ricas e maioria , por meios escusos . A China é socialista e é a segunda economia do mundo , país desenvolvido e sem as misérias do capitalismo.
Moro no Japão, triste ver q quase todos os moradores de rua são idosos de muita idade mesmo, muitos sobrevivem pegando latas e papelão para reciclagem, tem casos de pessoas que roubam apenas para que possam ser presas e terem alimento na prisão
Sou solitária e sempre gostei, pois nunca vivi de outra forma ,não conheço outra forma de ser.Mais depois de envelhecer, eu percebi que é necessário, é vital ter relacionamentos que leve você a transcender,que dá significado, sentido a vida!
Solitude é diferente de solidão
Com a idade, muita coisa muda mesmo. Uma coisa é vc ser sozinho e jovem, outra é você ser velho e sozinho. São realidades bem distintas.
@@foliveira8043 racionalmente você sabe que o ser humano não é autossuficiente, ele não basta a si mesmo, mais na juventude, dependendo das circunstâncias, você não tem essa percepção de verdade!Não é algo puramente material, que você está velho e pode acontecer que você precisa claramente do auxílio para algo do dia a dia ,ajuda de alguém!É algo existencial mesmo,que de repente tive a experiência, algo que nunca sonhei em sentir que é necessário algo que você transcenda a si mesmo ,que dê sentido a sua existência!Não é algo puramente material,pois se fosse só isso,caso você tivesse dinheiro, era só contratar alguém referente a sua necessidade simplesmente e você se sentiria bem!Quando se é jovem ainda é bom se perceber isso e procurar algo que dê sentido a existência!
essa coisa de ser anti social se isolar e dizer que não gosta de pessoas é coisa de adolescente frustrado .
@@l.fernando5724 tem disso, mas não é só isso. Estranho é quem diz que ama todo mundo, que ama a sociedade, e esse papo furado todo. A sociedade é chata de aturar, é violenta, perigosa, mentirosa e mesquinha. Aguentar o ego, a vaidade e o orgulho humano é árduo.
Moro no interior do Brasil eu as vezes fico conversando com meus amigos até tarde na Frente de Casa tomando Tereré, Sinceramente não troco meu interior por nenhum lugar em cidade grande tem muito gente com problema mental.
você não pode dizer isso que as pessoas da cidade grande tem problemas mentais
Como é bom saber que o Brasil ainda tem várias regiões tranquilas.
Só uma uma coisa: Tereré? Desculpe a curiosidade, mas você deve morar em algum estado da região Centro-Oeste ou Rondônia? Acertei?
Que é tereré?
@@ivaneteoliveira232 Uma bebida típica da região Centro-Oeste e parte da região Norte, eles bebem no mesmo estilo do chimarrão: na Cuia e com água quente.
@@clecio1055 Erva mate parecida com o chimarrão, só que com água gelada, abraços de Rondônia.
impressionado com a limpeza das ruas
As ruas são como as pessoas: Vazias...
@@marcoscaldas286aqui as ruas sujas significa que as pessoas são um lixo?
O que está vazio é a cabeça do marcoscaldas286 e o Brasil sem nenhuma cultura. Um país de crimes, corrupção e povo muito mal educado e sem instrução.
O que é vazio é cabeça do marcoscaldas286.
O que é vazio é a
Moro numa mini chácara e cada vez mais não aguento ir na cidade por causa de barulho, carro demais, gente demais, amo isolamento, isso é paz
Solitude 🥰🙏
Isolamento demais pode sinalizar algo também...
Acho que isso é uma tendência em grande parte do mundo.... Nasci e me criei aqui no Rio Grande Do Sul, e algo que me impactou desde meus 14 anos, lá nos anos 90, é a falta de empatia, a indiferença, a solidão.... Claro, pelo que vi nos vídeos, no Japão é extremo, mas vejo nas mídias pessoas que dizem que cada vez mais querem se afastar, niilismo e misantropia crescente. Aqui onde moro, comigo sempre foi assim, noto a frieza das pessoas, desde sempre. E olhe, eu não gosto da solidão, gosto de privacidade não de solidão, vejo que cada vez mais as relações são frágeis e superficiais, isso não é nada bom.
EU SOU UM ANTISOCIAL
@LauraMachado-bv1dm Isso é por que você não me deu uma chance ainda..
Eu acho que a redes sociais INTENSIFICARAM a toxicidade do ser humano. Chegou em um ponto tão crítico que, pessoas estão preferindo se isolar ao invés de se sujeitar a situações desagradáveis com os outros
Sinto o mesmo.sou portuguesa.cada vez as pessoas são mais individualista.não querem saber do outro.😢😢😢😢
@@eduardacruz7515 😟
Fiquei pouco tempo aí no Japão a trabalho, 3 meses. Nesse pouco tempo já estava agoniada. A energia do lugar já é densa, é triste. Não se vê um sorriso em nenhum canto, ninguém olha na cara de ninguém. Ficava observando as turminhas da molecada em Tokio e em shibuya e que meninada triste, parece que não se existe vida. A sensação que eu tive era de estar em um filme preto em branco, tudo sem brilho, fosco. Em 3 meses, o lugar já estava me fazendo mal, se eu tivesse que morar ai, na certa morreria de depressão. Totalmente compreensível o tanto de sofrimento que se existe nesse país. Recusei mais três propostas de trabalho aí, isso que vou com tudo pago, não gasto nada. Mas não vou mais nem que me paguem, não importa a grana que seja, nada vale minha saúde mental.
A saúde não tem preço.
Pouco tempo atrás fiquei a saber que uma percentagem de quase 40% dos idosos japoneses passa uns 15 dias sem ter alguém com quem falar, ou não tem ninguém para sequer trocar uma lâmpada.
Como um país tão evoluído em tantos aspectos, não tem sequer visitadores sociais semanais?
@lesyarosa8091 eu não conheço muito essa questão de saúde no Japão, fui fazer um trabalho social no Japão, mas na área de urbanização, onde queriam fazer o acesso de metrô para algumas cidades que estavam com problemas de muitas casas abandonadas. Mas minha parte é mais lidar com a população, onde cheguei e vi que eles não tinham noção de nada dessa área, não sabiam como fazer a remoção de famílias, como negociar, não tinham noção de nada de como lidar com a população. E acabei que sabendo que a parte social ali, é muito pouca em absolutamente todas as áreas, falta a parte social em tudo, o que é muito pouco valorizado. Inclusive na saúde né? Que ué acho que é onde eles deveriam dar o foco ali, com a questão dos idosos, do isolamento de tantas pessoas, com a depressão que existe. Mas nem o psicólogo é uma profissão valorizada no Japão, então fica difícil. No fim, bem sei se deram o andamento no projeto.
A humanidade caminha a passos largo pra isso.
Mas o Japão é disparado o primeiro!
Eu morei no Japão por um tempo e, sinceramente, para aqueles que estão pensando em ir recomendo alugar quartos em share houses (repúblicas) ao invés de apartamentos. O preço, infelizmente, será quase o mesmo, mas muitos japoneses que moram nessas repúblicas são bastante simpáticos e extrovertidos. Além disso, há muitos estrangeiros também. Me diverti muito e fiz mais amigos em um ano morando em uma share house do que durante todo o tempo de faculdade no Brasil.
Apareceu na minha smartv assistindo em Angra dos Reis RJ... achei engraçado vc falando que eles se isolam a nível alto... rapaz 49 ano nunca tive vontade de sair do Brasil fiz meu dever de casa enquanto todo mundo gastava eu juntava ... e hoje não sou rico porém continuo lutando parça mais prefiro ficar aqui no Brasil 😮 ótimo vídeo parabéns ❤
Oh irmão valeu pela moral muito obrigado. Espero que curta os outros vídeos tb.Tamu juntos 👊🏻
Eu vi muito disso aqui no Brasil também.. em SP tem bairros que as pessoas são muito fechadas nem olha pro lado nem dá bom dia e quando vc dá responde olhando pro chão
Equilíbrio é importante. Ficar isolado não é o mesmo que distância saudável. Pessoas precisam de Vida Social.
Antes a solidão do que viver no meio de gente intragável
FATOOO
mas tem paises muito bons puts. Eu fui pra alemanha por exemplo, um pais muito lindo, velho. Achei dahora, o pessoal la gosta de brasileiros. Se der certo minha cidadania italiana eu vou morar la, com muita feeeé em Deus...
verdade e sem educação
@@iridium-x7i lindo ,velho???
@@iridium-x7i alemao gosta de brasileiro aonde
O que é interessante é que eles nao perguntam mas se vc pedir ajuda eles são muito solicitos ❤ Te acompanham ate os lugares se vc esta perdido, te ajudam se vc esta com bagagens ....
Do ponto de vista deles, se você se oferecer a aborda-los, é uma intromissão na vida deles...é como se você estivesse se metendo na vida deles sem ter sido solicitado, mesmo que você tenha boas intenções de ajuda-los... por isso tudo parte do SOLICITAR..
@@Anonimousxz É muito simples só perguntar e fazer a solicitação...
As pessoas sempre buscam aquilo que elas não tem, parece uma questão de natureza humana.
O paraíso de um é o inferno de outro, o lixo de um é o tesouro de outro, e vice-versa. Atingir um equilíbrio parece muitas vezes ser impossível.
Verdade. Boa observação
Né
Mas é possível opendulo deve balançar para depois ele chegar ao seu ponto 0.
Assim como as arvores que balançam na tempestade que quase as arrancam e depois tudo passa e muitas das mesmas ainda estão por cima da Terra.
"O paraíso de um é o inferno de outro, o lixo de um é o tesouro de outro" - Você foi cirúrgico nessa frase, pois tem gente que quer ter um estilo de vida que outra pessoa está querendo sair.
1:18 isso me fez lembrar da minha situação de 2017 até a metade de 2019. Eu estava doente, isolado, dois anos sem água, minha casa estava perdida. Mas o que me apareceu não foram gente querendo me ajudar, mas sim pra me denunciar ou me prejudicar de alguma forma.
Recebi essa semana um japones na minha casa , eu estava achandome deprimido mas depois dele eu senti que estou mais do que bem...
😂😂
A Minha Solidão é por Opção.
Me sinto bem,...
E evito assim,uma série de Problemas
solitude é diferente de solidão 🙄🙄
Nisso você não está só rs
Não ter problemas ou não interagir para não ter aborrecimentos possa ser fuga da realidade ou depressão?
Não moraria em um lugar assim jamais, adoro ver gente. Gosto de sossego na minha casa, mas adoro sair na rua e interagir com as pessoas. Gosto de cidade com vida.
Pra mim foi uma excelente experiência estudar 2 anos no Japão. Adaptação foi super rápida, pois é bom demais morar numa sociedade educada. Importante dizer que fiz uma rede de amigos com meus colegas.
Você deseja porque não viveu em um país como Japão. Se você ficar doente ou se é cometido por alguma doença mental como depressão ou crise do Pânico, ansiedade... ninguém vai te acudir. Eu falo isso de cadeira. Antes de ir eu achava me adaptaria bem até viver na total marginalização de imigrantes isolada. É aí que todo brasileiro, digo todos, valoriza o Brasil que deixou para trás. Muitos japoneses que pisam no Brasil não querem voltar para o Japão. O dia que você viver Aí sim. Eu era tão iludida quanto você. Eu vivo no Brasil a Solitude, posso ter com meus amigos a hora que eu quiser, diferente do Japão
@@claudia-s-oliveira dependendo da cidade e do bairro até os vizinhos vem socorrer no Brasil
@@claudia-s-oliveira vc é mulher, todo mundo quer ajudar uma mulher, mas homem sempre é solitário, tanto no brasil quanto no japão
@@paulomedeiros1967 que bom!! Toda japoneses mesmo ou de outros lugares do mundo?
@@claudia-s-oliveira tem site chamado "Japão é um país b**ta!" e ゴミ国家日本をリセットする fala pra seus amigos darem uma olhada
Isso é péssimo. A sociedade japonesa está doente. Muito triste isso. Moro na Suécia e posso dizer que aqui as pessoas também são mais introvertidas, reservadas, não fazem amigos facilmente, eles já tem um "grupinho" de amigos e pra eles isso já é o suficiente. Depois de mais de 20 anos morando aqui, fiquei igual. Mas nada se compara com o que você descreve aqui dos japoneses. Aqui é muito importante sair pra caminhar ao ar livre, se exercitar. Muitos tem cachorros e saem pra caminhar várias vezes com eles, também uma forma de socialização, encontram outros tutores com seus animais na rua e param pra conversar, perguntar sobre a raça, etc. Uma forma de evitar a solidão e a doença mental, quando muitos idosos vivem sós e aqui é o governo que cuida deles, não a família como no Brasil. Tudo tem seu lado bom e ruim.
Isso que você falou da casa pro trabalho, do trabalho pra casa também é assim aqui. E tiramos os sapatos ao entrar na casa, seja a sua própria, ou de outra pessoa. Essas tecnologias anti-social friendly também tem aqui. Super comum.
Oii meu marido era sueco e falava sobre a frieza dos suecos!!
Eu gosto de informações boas e das ruins, me ajuda muito a ter uma boa noção sobre o lugar.
Sou solitário há 11,5 anos. Não foi por opção mas acabei me acostumando e, agora, não quero mais mudar.
Reflexão TOP.
Acertou na forma e no conteúdo,melhor vídeo análise que já assisti sobre o tema .
Parabéns!!
Brabíssimo!!!
Meu amigo, entenda que nem todos pensam como vc. Eu, mesmo aqui no Brasil, não gosto de mt contato com outras pessoas, principalmente porque o nosso povo aqui é extremamente mal educado, e sou feliz assim. Que bom que cada um pode fazer sua escolha, de preferência sem intromissão de ninguém.
Redução da aposentadoria falência do SUS 😂😂😂 aumentar os preços dos remédios mais idosos que jovens 😮
Você curtir o seu tempo sozinha é uma coisa, uma sociedade inteira é totalmente outra, o cara tá passando uma visão que se você ficar sozinho durante muito tempo, sem contato algum, as vezes até sem contato pela internet, sem laços, sem familiares, você simplesmente enlouquece. O ser humano não foi feito para ficar sozinho, não é atoa que a Solitária na cadeia é o pior castigo, pow, pensa comigo, sua saúde já era, o corpo humano precisa de Sol, precisa de movimento, precisa dessas coisas. Imagina só você se fechar em um mundo só seu e desligar o resto do mundo. Eu entendo que você hoje talvez não entenda, hoje você ficaria só de boas, mas nada demais é bom, sua mente vai começar a definhar, se sentir isolado, se sentir abandonado. Eles provavelmente tem um aumento de depressão, imagina não conseguir ou não querer nem sair da cama, sem exercícios que é a base para sua saúde. Dito isso, o cara aí falou a real, isolamento é bom até você sentir as consequências dele. Eu tive depressão, eu senti na pele o que é ficar na cama por anos. E muitos lá, são assim também. Solitude é uma coisa, solidão é outra. E quando se fala de idoso aí que o sentimento de abandono bate forte como se você tivesse sido rejeitado pela sociedade.
Pela sua cara e muito nova, quero ver vc falar isso depois de 60 anos isolada kk
@@oShiro02 Excelente ponto de vista. Concordo absolutamente!
solitude é diferente de solidão🙄🙄 Jovem que nunca saiu de casa 🤡🤡
Aqui no Brasil se você se isolar desse jeito, provavelmente vai receber um diagnóstico de autismo.
@@marlonoliveira175 Affs!
Qual o pior ,viver em um país pacato sozinho ou viver em um país cheio de gente mau educada ,barulhenta aonde um tenta sempre passar a perna no outro ????
Não sei por que as pessoas só veem defeitos no Brasil! O Brasil tem muitas pessoas boas e educadas , o Brasil tem muitas coisas legais! Será que o problema não estão em vocês que só enxergam problemas nas outras pessoas. comecem a verificar isso. As vezes o problema tá na gente.
@@JoseNeto-hj3oi o povo é chato que fecha os olhos onde tem mais problemas que defeitos ,ter pessoas boas nao é suficiente,a sua realidade nao é a realidade de muitos ,o brasileiro é egoista e só olha o próprio umbigo ,ou vive em outro planeta
Claro que tá na gente, somos nós que colocamos som alto a noite pra vizinhança inteira não dormir em pleno domingo 😅 ou tentamos ganhar dinheiro fácil enganando os outros ou tentamos inventar coisas sobre alguém pra levar vantagem em cima da pessoa, o Brasil não é um lugar amigável, nem culturalmente e nem economicamente@@JoseNeto-hj3oi
@@fabiojc2218Depende o lugar que vc mora. Aqui no sul no geral não é assim não.
Va pra lá simplis assim.
As pessoas estão passando mais tempo dentro de casa, por vários motivos que nem mesmo os médicos conseguem explicar. E nem adianta procurar um, pois talvez ele esteja na mesma situação que você. Muitas vezes, tive vontade de abraçar alguém que, só de olhar, eu sabia que estava precisando de uma palavra amiga ou de um abraço🤷♀️🙏.
Cria coragem e abraça.
Abrace
Eu espero nunca sentir essa solidão extrema
Parabéns, sua fala foi realista, é isso mesmo, mostrar que nem tudo são flores.
Eu vivo meio isolado e cada vez que mais isso, isso é paz
Isso não é paz é doença procure um psicólogo .e não venha me falar que é opção.urgente o Ser humano não foi pra ficar sozinho .porque Deus disse casais e multiplicai é pra não viver sozinho.
Oiiii☺️
Nosso isolamento é bem diferente deles.
Basta olhar para o lado e ver pessoas sorrindo
E podemos contar com as pessoas.
Adoro esse povo Brasileiro
Pior que é tudo isso mesmo , estou aqui no Japão faz 5 anos , meu primeiro 1 ano e meio de Japão foi triste de mais , não tinha amizades, fazia absolutamente tudo sozinho , minha vida virou de cabeça pra baixo porque no Brasil sempre estava acostumado com o calor humano, sempre rodeado de pessoas e saindo , só depois desse 1 ano e meio que fui conhecer minha esposa e as coisas deram uma melhorada mas de vez em quando ainda bate uma solidão mesmo no frio , Japão não é brincadeira , quem não tem o psicológico forte nem vem porque vai acabar ferrando ainda mais sua saúde , vai achando que Japão é só anime e Tokyo que vão cair do cavalo
Verdade.
I just cannot imagine why would we spend time with foreigners who don't speak Japanese. How are we supposed to communicate with them? Conversely, foreigner who are fluent in Japanese, assimilated culturally, and integrated socially have plenty of Japanese friends.
@@yo2trader539 the problem is not about speak Japanese or no , I know have many people here who are living for years and even don’t speak the basic Japanese of the day a day but the problem is about the Japanese people, I’m half Japanese Brazilian and basically raised with the both languages since I was a kid , even I can speak Japanese, into a Japanese society and costumes , I cannot deal with them , I been trying so many times around this 5 years making Japanese friends or contacts but it’s really hard so i basically give up
@@williannakamura13 tem site chamado "Japão é um país b**ta!" e ゴミ国家日本をリセットする fala pra seus amigos darem uma olhada
@@williannakamura13 tem site chamado "Japão é um país b**ta!" e ゴミ国家日本をリセットする dÊ uma olhada
Amo este paiz onde tive oportunidade de trabalhar e ter minha casinha onde moro sem pagar aluguel só gratidão eu tenho morei 10 anos lá o nível é outro sim gostei muito de morar no Japão ❤❤
Que massa, fico feliz que você tenha tido uma experiência tão boa no Japão!! 😊
Ninguém é triste porque quer. A tristeza e isolamento é problema pessoal . E dói , mas é dor sileciósa que os outros não não ouvem e não sentem. É fato
Aqui vc tem de tomar cuidado até com o seu vizinho!adoram saber da vida alheia,não só com os japoneses mas tem brasileiro q vc tem que tomar cuidado,se não começa a querer tomar conta da tua vida!é a melhor forma é manter distância dessas pessoas tóxicas.
Aqui onde eu moro, uma vizinha maluca que tenho fica marcando até a hora que vou no banheiro.
A bastante tempo moro na cidade nunca tive problemas com vizinhos também minha interação com vizinhos e 0
@@rosafank2617 quando vc mora em apartamento alugado por conta própria que se diga,mas já morei em danchi,e em casa própria,nesses locals, há eventos,que são coletivos,mas agora estou em um lugar q não há interação!!
@tonyivan508 cuidado com a Caixa 📫, até aí olham!
@@PomPeios Com certeza, morar na classe C é isso mesmo... Paciência.
Morei no Japão (Tokyo) de 1994 a 2010 e mesmo tendo sido casado com um garota daquele país, você sempre se sentirá sozinho, mesmo rodeado de pessoas.
Onde vc mora agora?
Que vídeo maravilhoso. Muito informativo e um dos poucos que falou sobre a realidade. Meu sonho desde adolescente é ir para o Japão. Mas estou começando a repensar sobre isto. Parabéns pelo conteúdo
Acho que eu gostaria de viver em um lugar isolado.
Não odeio as pessoas, mas sou meio que indiferente em relação a elas.
Por ser uma pessoa reservada e que prefere mais a própria companhia.
Essa situação está se agravando em muitos países. Inclusive o Brasil. 😢
Sim, ai está ficando igual mas muito por conta da violência.
14:43 Eu entendo perfeitamente isso! Também sempre fui -ainda sou- uma pessoa completamente apaixonada pela cultura japonesa, história e idioma, mas também senti o mesmo com relação a perda de motivação diante do dia a dia e as dificuldades de inserção social por aqui fora que é fácil se acomodar estando no país e entendendo um pouco justamente por ser um país cuja tecnologia cobre essa necessidade de “não contato”.
E para quem se sente antissocial no Brasil ou que se sente mais instrospectivo ou introvertido e acha que o Japão é um país perfeito para esse perfil de pessoas… Bem, pode até ser em alguns aspectos como maior respeito ao espaço pessoal de cada um, mas por experiência própria posso dizer que o maior anti-social no Brasil ainda será mais comunicativo e mente aberta do que o antisocial médio por aqui. Com o tempo e passado o deslumbre vc passa a perceber essas diferenças. Imigrar nos faz abrir a mente e entender muita coisa sobre o mundo e sobre nós mesmos. Jamais encarem esse tipo de vídeo como um empecilho encarem como um preparativo para possíveis experiências e de forma que, sabendo vc corre menos riscos de ter sua motivação limada.
No meu caso até conheço japoneses que gostam bastante de conversar, mas num geral eles dificilmente ficam íntimos, e encontrar pessoas que combinem com você na fase adulta também é um desafio. Nisso a solidão assola a todos, japoneses e estrangeiros.
Pois é, minha querida, mas é difícil para as pessoas entenderem isso estando no Brasil. Ainda assim, muitos acreditam que ser antissocial no Brasil é o mesmo que ser antissocial aqui, que ficar isolado no Brasil é igual a ficar isolado aqui - e, na verdade, não é.
É o primeiro canal que eu vejo falando a veras da solitud da sociedade japonesa, parabéns👏
Obrigado pelo elogio valeu!!
Eu trabalho na Itália, restaurante, duas vezes por dia... Chegar 9:30 até as 16 17:30, voltar as 19:30 até 00... Já to sentindo o casamento indo pro saco. E o salário depois da Pandemia reduziu drasticamente, que derruba ainda mais qualquer motivação. Ainda por cima tenho que ir no meu pai pois é basicamente por isso que estou aqui, para ele não ficar completamente sozinho e como está velho preciso ainda tirar tempo pra cuidar dele e fazer cia.
Oi Darci, sou da paraíba e tenho muita vontade de morar na Itália, me ajuda. Sou enfermeira formada, solteira sem filhos, tenho 47 anos. Posso trabalhar como cuidadora. Fala comigo, por favor.
@laniahenriquehenrique7396 se tiver documento, essa área de cuidadora e no hospital eles pegam sim. Cuidador é super preferencial ser mulher, tem muitas georgianas, romenas, brasileiras que fazem o trabalho de "badante" (cuidadora).
Os animes mostra tanto a amizade de jovens mas na vida real é bem diferente.
Olá! Primeira vez nesta canal! Impactada com a periferia, má conservação das estradas, ruelas escuras, trânsito intenso….Isso é JAPÃO????Bem parecido com o centro escuro de São Paulo!
Parabéns pelo documentário! Inscrita!
Vc , realmente sabe narra um vídeo ! Eu nem assisto um vídeo todo , desde de que começo , sempre deixo pela metade , mas esse vídeo seu realmente mim segurou e olhe que vc esta rm coma de ima moto , não da nem pra ti vê! Vou mim escreve no canal
Que bom que você gostou! 🙏
Essa solidão é culpa da política japonesa de pais fechado. Para entrar no país é muito difícil e eles limitam muito a quantidade de estrangeiros que podem viver no pais porque não querem que o Japão se torne um pais mestiço igual o Brasil. A solução dos problemas sociais do Japão é mandar brasileiros, claro que brasileiros bem selecionado, mas a mistura de japonês e brasileiro é um equilíbrio perfeito.
Eu sou japonês por nascimento, más meus pais são brasileiros e eu vivi e cresci no Brasil e por isso em registro sou brasileiro, más nasci no Japão e tenho vontade de conhecer o lugar que nasci.
Muitos concordam com essa forma de vida, é o cumprimento da palavra de Deus que nos últimos dias o amor das pessoas se esfriaria. Pra quem considera isso saudável, a um número muito grande de suicídio no Japão.
Amor? Kkkkkkk Você não sabe nem o que significa isso.
Amor é socializar?? Moça, usa o cérebro.
Se eu fosse para o Japão eu ia gostar de dirigir moto, aqui no Brasil eu tenho medo do trânsito e da falta de educação
Você ia gostar tá aí uma coisa gostosa de se fazer aqui :)
Ninguém fechou ele.
Impressionada
Ja vi um BR que morou comigo no msm apato que ele ficou louco da cabeça, por sdd da família no Brasil e namorada,mais qndo a namorada ja estava com outro ele chapou da mente,e começou dar umas loucuras nele,ele gritava no apato e veio polícia e ele acabou no hospital,mas nao sei ate hj o que aconteceu com ele,a empreiteiro nao dru notícias,isso foi final de 90
A pessoa chapa mesmo, se não tiver uma cabeça boa da nisso. Complicado !
Aqui no Brasil est indo pelo mesmo caminho a cada ano um passo para esse rumo.
Verdade ninguém hoje quer manter contato mesmo no interior me mudei pro interior a 8 meses não tenho contato com ninguém nesse tempos .
Eu confesso que vivo só dentro de casa.. Mas eu tenho meu Ateliê aqui e passo horas trabalhando, eu não gosto muito de sair... Devo sair duas vezes no mês só... Gosto de pedir mercado online e comida tbm... Tem o lado bom de se isolar... Mas de 6 em 6 meses viajo pra cidade da minha familia e fico de 7 a 9 dias passeando bastante ...
Aqui no Bra tá ficando parecido. Galera só encosta qdo tem algum interesse. Aí a gente iggnora e desppreza solenemente!
Nossa, isso é bem verdade.
Sim!! Muito importante. Nossa, que triste essas pessoas ...precisam de ajuda!!!
Sucesso para você!
Seja forte!!!!
"O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar a solidão e, nela, a si mesmos." (Arthur Schopenhauer)
Vendo comentários terríveis sobre os brasileiros. Eu já passei muito mal na rua, mais de uma vez, e a quantidade de gente desconhecida na rua q veio me ajudar foi absurda. Nós precisamos uns dos outros e o Brasil é um país q acolhe. Se há um acidente na estrada, por exemplo , geral para p ajudar.
Eu fiquei um mês no Japão, a parte de interior e outras cidades como Kyoto, e Osaka conversava muito em japonês com os nativos super de boa. Mas em Tokyo 😱 só os japonêses das lojas e restaurantes e taxistas mesmo, os japoneses nas ruas não me davam nem atenção. Pior foi no McDonald’s em akihabara. 😮mano subi no andar de cima pra comer 🍔 e juro pra você, de 20 japonêses comendo. Todos comiam olhando pro celular direto, no metrô tb direto geral grudado no celular. E se vc interagir eles nem te olham Triste de ver essa geração assim. Mas no geral achei o pessoal de tokyo muito mais fechado que nos outros locais.
Parabéns guerreiro pelo vídeo. Estou no Nordeste brasileiro sou naturalmente assim..não recrimino a atitude desse povo por inúmeros motivos..mas em tempos tecnológicos e todas as peculiaridades de cada lugar..eles não estão errados..valeu pelo vídeo.. ( obs: quem quiser contato social intenso, busquem morar no Rio de Janeiro.. ou na Índia, só para citar algumas opções para os ' sociáveis ❤' !
No nordeste, o contato social é altíssimo. E é massa!❤
Credo sem curiosidade pra conhecer isso daí 😅😅😅 saio muito,amo estar entre amigos irmãos ❤
parece q ai no japão as pessoas vivem pra trabalhar...
aqui no brasil a gente fala muito em trabalhar pra viver.
Kkk bem isso eu não aguento mais fora que o inverno começa agora e são 7 meses sem sentir o sol na pele. 4 da tarde já está escuro.
Não é bem assim.. é só não ser mertola..
Morei anos nesse país é chegava a trabalhar 15 horas de segunda a sábado....fiz meu pé de meia no bananil.
Agora se vc for mertola sem disposição para trabalhar, vc vai se ferrar em qualquer lugar do mundo.
@@japaonoasfalto1175 Isso mesmo
Gente mas aqui tmbm
Eu tenho depressão e ninguém nunca me perguntou se eu to bem seja no trabalho ou aqui na minha rua, nenhum vizinho nunca fala comigo e eu voltei a morar com meu pais por dificuldades financeiras e só eles me ajudam com tudo se eles morrerem eu viro mendigo e conheço gente velha que mora na rua aqui que todo mundo fofoca sobre e fala sobre mas ninguém ajuda
Gente velha sozinha e abandonada que só vai se relembrado quando morrer e a merda dos filhos forem dividir a casa entre eles então n sei que mundo vc vivi mas é claro que aí a sociedade é mais fira e seca mas os pros são muito maiores que os contras
@@maykonbr.meu querido espero que você fique bem logo, o mundo passa por uma grande tribulação e logo vai passar e tenho certeza que você vai ficar bom. Muito obrigado por seu relato como estou um tempo aqui esse é o mundo em que tenho vivido e por isso é muito bom receber informações do que está acontecendo aí também!! Acho que esse problema de isolamento e depressão se tornou algo mundial. Boa sorte e Deus há de curar forte abraço.
Caramba. Senti o peso daa suas palavras daqui. Muito preocupante essa situação do povo japonês e a implicância dusso tudo na saúde mental deles. Sinta-se acolhido e abraçado. made in Maceió - Alagoas
Que inveja dessa sociedade! Não aguento mais todo mundo se metendo na minha vida e em tudo mais; é cultural do brasileiro ser intrometido, ao que parece
Realmente! Meu sonho morar num local assim, solitário.
O cara não é introvertido e não entende o quanto é legal ter opções de serviços e entretenimento para quem qr curtir sozinho. Eu ja morei la e no Brasil sinto que saio menos, pois td depende de estar sociabilizando com outras pessoas.
Bostileiro é tão intrometido, que vc tá conversando algo com um amigo seu e o estranho entra na conversa mano, é surreal isso hehe
Que bobagem, lá os mais velhos é comum falarem "que você arrume uma esposa logo" naturalmente que veem você sem uma. Cada lugar tem seu jeito, mas o ser humano é igual!
Parece que vc não entendeu, não é questão de intrometer na vida, é questão de realmente NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM se importar com você. Você cai doente, se vira, depois que morrer a gente pega o corpo pq ninguém vai te ajudar. É sobre esse tipo de situação que algumas pessoas estão se colocando devido a transtornos mentais não tratados.
Rapaz !!!😮😮😮😮😮😮😮😮
Cê tá doiiiiiiiiiiiiiido!!!😮😮😮😮😮
Estou no Japão é exatamente isso triste demais
No Japão não tem Funkeiros com som alto perturbando o sossego de quem acordar cedo pra trabalhar, só isso já faz do local um Paraíso, isso não é solidão é Sossego e Sossego não tem preço✨
Eu também não gosto do brasileiro barulhento, mas, no caso do Japão, é solidão mesmo e pode acerretar em outras doenças tipo a depressão e ansiedade, por exemplo. Solitude é o que eu busco, pois sou intorvertida, por isso não gosto de barulho, mas também quero a solidão.
Esas ruas vazias e esse silêncio,ruas estreitas chegam a ser desesperador,o Japão 🇯🇵 é um pais lindo mas eu só consigo ficar aqui um ano e meio,terceira tentativa e realmente aqui é muito sinistro.
Não é somente no Japão, aqui no Brasil, especialmente aqui no Rio Grande do Sul cada vez mais as pessoas vivem em suas bolhas, ninguém quer saber de socializar.
Quem sofre de depressão ,Japão não é indicado não 👀
Misericórdia que país triste 😢
Isso não está ocorrendo só no Japão, acho que em outros países tbm, aqui no Brasil vejo mtos casos e atribuo isso a Internet como você mesmo disse tem mercado, comida entregue, entretenimento, triste realidade!
Tenho síndrome de asperger e 33 anos de idade e pra mim, na parte social, o Brasil tem sido uma espécie de "Japão que estranhos puxam assunto do clima", mas amizade do mesmo jeito que é fácil fazer, é fácil perder...é só o cara entrar numa faculdade, emprego novo, curso, etc. que vc vira "página virada" na vida desses pessoa e o novo "grupinho do zap" passa a ser o novo "habitat"
@@aSome1Entendo, tenho tdah e sinto algo parecido, brasileiro tem uma facilidade de se afastar e fingir que nem mais te conhece, é tão comum (claro não me incomodo), mas ninguém fala dessa parte também
O bom do Japão é que as cidades são limpas, as leis são cumpridas, mas quanto a população é melhor ter distância.
A mim, me chama a atenção a perfeição do asfalto. Nem um buraco, nem o menor ressalto. Um respeito ao bolso e à vida e integridade física das pessoas. No Bradil, nossos governantes nos desprezam, parece que nos odeiam. Sonho em fugir daqui, desta terra de indígenas desrespeitados...
Melhor que no Brasil que as pessoas só falam com vc quando está bem, pelo menos aí não tem hipocrisia
Que triste, mesmo eu normalmente gostar de ficar sozinho, como você disse, nesse nível "profissional" é demais pra manter a saúde mental. Agora, como resolver isso se já está enraizado na cultura deles?
Nada é perfeito, estou em USA por 21 anos e não é tudo maravilha. Aqui também percebo muitos idosos completamente na solidão.😢
Adoraria morar aí, detesto gente...
Sinceridade.
Ótimo vídeo, parabéns!!
Triste realidade para um país de primeiro mundo😢
Viver sozinho, isolado é algo terrível! Mesmo vivendo em um município aqui no Rio, sei muito bem o que é viver assim, e olha que não é exatamente como aí.
Lendo o livro Inteligência Emocional do Daniel Goleman descobri que o sentimento de isolamento é duas vezes mais perigoso que o vício em cigarro. A pessoa que viver nessa condição de isolamento (se sentindo isolada) te duas vezes mais chance de morrer do que quem é viciado em cigarro.
Excelente vídeo e tópico abordado
Que canal interessante.... A vida real!!!! Obrigado pelo vídeo... Eu não iria.
Eu saia kkkk ia a tantos lugares e adora ficar sozinha em paz e melhor Deus me livre de gente ruim inveja e tentar te roubar misericórdia antes so ....
Não é a toa que muitos tiram a propria vida aí... o ser humano por milhões de anos evoluiu e sobreviveu sendo social
@@Xperformance verdade faz muito sentido isso mesmo. A falta da vida social nos leva a extinção!!
Sou um idoso ativo. Vivo com minha esposa em um apartamento. Gosto de viver na cidade, interajo com as pessoas, com os vizinhos, mas não gosto de ficar na casa dos outros e nem dos outros em minha casa por muito tempo. Enfim, não sou isolado, mas gosto do sossego e privacidade.
nossa que triste. Isso é bom pra gente pensar o tipo de convivência que queremos. Eu depois que fiquei muito solitária comecei a fazer amizade com os idoso que circulam nos bares aqui perto de casa.
Muita Gente aqui falando que o brasileiro é sem educação ou mal educado. Eu propriamente não acho que os brasileiros são sem educação. Acho também que os brasileiros desvaloriza demais os brasileiros. Estou muitos satisfeito em ser brasileiro e morar no brasil. Olhe que não sou nenhum patriota fanatico.
Idem.
Mora na favela ou em algum bairro nobre tu ver como tu é recebido
Brasileiro é insuportável sim!
Mas é mesmo. Em sua grande maioria. Não respeita o espaço alheio em nenhum sentido.
É só observar is conflitos que a maioria tem com vizinhos, por exemplo.
Gente que faz perguntas inconvenientes, que acha que você tem que compartilhar intimidade com todo mundo porque senão você é considerado "estranho ".
Sou bem reservada mas adoro socializar.
Mas não suporto conversa vazia e desrespeito. E infelizmente temos muito isso aqui no Brasil.
Brasileiro fala do que não entende e 10 min de conversa com gente do povo são 10 min jogados fora.
Vc apenas está contando como é, e não tem culpa por eles viverem assim. Pra mim foi um choque. Eles são tão admiráveis, não sabia q eram tão tristes.
Moro em um Village, em Bahia. As pessoas, são solitárias,estou mudando,para um bairro popular 😅😅😅
Isso aí top!!
uau! não imaginava que estivesse assim nesse nível!
Eu tava planejando ir viajar para o Japão, eu queria tentar sair, fazer alguns amigos japoneses, mas depois dessas informações eu acho que vou repensar um pouco, obrigado pelas dicas
Venha e viva sua experiência Lucas pode ser que a sua experiência seja diferente em certo ponto.
Acha mesmo que é fácil ganhar a confiança de japoneses pra com pouco semanas ou meses já chamar de amigos e ser convidado pra ir na casa igual aqui no Brasil? Você é uma piada mesmo . Deveria saber que quanto mais rico é um país mais fechados e difíceis de lidar são as pessoas
Não é fácil fazer amizades com japoneses, ainda mais se você não souber falar o idioma local - eles não gostam de "jogar conversa fora".