Cara, você já ouviu a expressão "a grama do vizinho é sempre mais verde"? Pois então, o ser humano parece estar sempre incomodado, sempre pensando nas outras possibilidades. Não se engane, você está muito bem aí no Japão. Sua vida é o sonho de muitos aqui no Brasil. Foque no lado positivo, tenha gratidão por tudo que conquistou e siga em frente!
Não é meu sonho não, eu quero trabalhar para sobreviver e não viver para trabalhar. Quero ter vida social, sair com os amigos, ter uma família, viajar ao mundo e não ficar presa e viver para trabalhar, se isolar e ficar depressiva
A regra é clara, nunca se compare com os outros, principalmente em redes sociais, onde a vida do vizinho sempre é melhor aparentemente que a sua. Apenas viva um dia de cada vez, trabalhe, estude, corra atrás, e o que for pra ser seu será, lembre-se, sem comparações, viva a vida e seja feliz!
vdd, eu precisava ouvir isso. Obrigado. De verdade... tenho 21 anos atualmente, e tenho muitas coisas para eu ser grato tipo: namoro uma garota muito linda e especial para mim, ela é tipo a coisa que mais amo nesse mundo e ela também pensa assim sobre mim e isso é algo único e a coisa mais preciosa da vida. também tenho emprego na área em que estudo da faculdade. também tenho bons amigos e pessoas em quem confiar. tenho genética boa para academia e me considero uma pessoa bonia num geral. Minha renda mensal n é tão ruimm assim mas n é perto d boa msa eu consigo sair sem preocupacoes uma vez por semana. Meu pai meio me emprestou um carro e posso usa-lo como bem entender também. Tenho acho muitos motivos para ser grato mas ass vezes olho para a vida dos outros e fico sla extremamente frustrado com as conquistas que tenho. Me da uma crise de ansiedade e vontade d chorar por Não estar aonde queria estar... Mas no final acho q essa coisa d comparação não mesmo sentido, visto que eu to dando meu 100% todos os dias ent o que resta mesmo é aceitar as coisas cm estão e se esforçar para melhorar no futuro... Palavras cm a sua me fazem lembrar do pq faço tudo isso e até me ajudam a acalmar, por isso, obrigado.
@@yamashita7578eu tenho quase 18 anos e quase sem expectativa de ter metade disso aos 21 kkkkkk repeti de ano por falta, larguei por cansaço, loucura, preguiça ou sla. Saio de casa 2 vezes por semana e me sentindo um bosta, se eu tiver tudo isso com 21 tá bom, fica na paz irmão
@@allexgustavo7016 poxa meu caro, eu lamento muito por voce, de verdade! Sei que as coisas podem estar ruins mas de pouco a pouco tenta se esforçar para melhorar que voce chega lá. é DURO mas o único caminho para ter essas coisas (se nao tiver tido sorte na vida), é se esforçando. Eu sempre to produzindo 16/7 e sinceramnte muitas vezes fico ansioso e tenho crise pq simplesmente meu corpo/mente não suporta isso mas eu preciso continuar. Forças para você! Você e eu, chegaremos lá!
@@yamashita7578, Magina meu irmão, eu que te agradeço pelo seu relato, continue nessa força, siga firme e lembre-se muitas pessoas hoje em dia pedem uma vida melhor e algumas delas podem querer viver a vida que você vive, então continue nessa força, não olhe para os lados e continue trilhando o caminho correto, você vai longe.
Show! Eu quero ir para o Japão!!!!! Só de férias! e recitar muito Daimoku! Nao troco a minha Alemanha por nada. Trabalhamos das 8 as 17h, proibido fazer hora extra e é obrigatório passear na natureza!
Não vou dizer que seu amigo que está errado, pois ele não está, cada um tem seu objetivo e caminho na vida, ele teve o dele e conseguiu conquistar, agora é a sua vez; Talvez voltar para Brasil vai te trazer coisas boas e você não tem como saber, talvez você consiga coisas no Brasil, mas você não vai ser 100% na real ninguém tem a resposta para a vida das pessoas, eu sei o'que eu quero, tenho um sonho de morar no Japão, você é uma fonte de inspiração mesmo com todas as suas dificuldades, na minha história é morando numa favela no RJ dominada pelo Comando Vermelho, tendo como padrão trabalhar em shopping tendo CLT ou garçom recebendo o mínimo. Se eu conseguir o mínimo que você conseguiu isso para minha vida, seria a maior conquista de todas, para você pode parecer bem pouco mas para outros é a maior de todas as conquistas; Veja como o mundo e a vida são bem diferentes entre você e seu amigo e a minha. Só acho que você deve seguir os seus sonhos, pois mesmo que eles não se realizem, você vai saber que tentou com todas as forças e é isso que importa, e nunca é tarde e nunca será voltar para o Brasil e arrumar alguém que goste de você. Tudo que você faz aí é XP para a vida toda. Eu fico aqui no Brasil torcendo por você e espero que tudo dê certo, mesmo que pouco a pouco. Vou focar nos meus estudos de TI e quanto antes começar a estudar japonês. Pois eu também quero tentar realizar meus sonhos. Obrigado pelo vídeo e boa sorte, Toku!!!
Como desenvolvedor, sei bem os desafios da nossa profissão. Atualmente trabalho como dev para uma empresa no Texas, EUA, e entendo perfeitamente o que você está passando. O estresse no trabalho pode realmente afetar todos os aspectos da nossa vida. O que tem funcionado para mim é manter-me constantemente atualizado e buscando novos conhecimentos. Aprender tecnologias e conceitos novos não só me mantém competitivo no mercado, mas também me ajuda a permanecer motivado e entusiasmado com o que faço. É uma forma de transformar os desafios em oportunidades de crescimento profissional.
Tenho a uma situação parecida com seu amigo aí mencionado por vc, ótimo emprego perto da minha residência, vida financeira estável, família e amigos por perto, ou seja, exterior p mim e só a passeio mesmo, sou muito feliz aqui no Brasil mesmo! P mim ir tentar a vida fora só p quem não tem boas perspectivas aqui no Brasil, pois as dificuldades e obstáculos são muitos como vc relata aí p vc... Só pela grana não compensa!
em São José um celular de 500 reais levou a vida de um PAI de familia no começo do ano, deixou 3 filhos, AINDA BEM que o BANDIDO (demenor) tomou a cervejinha né... a favela venceu GRITAM OS IMBECIS
Por ser mulher valorizo muito o fato de poder andar na rua sozinha em qualquer horário. São varias coisas pequenas que dou muito valor como o silêncio etc.
Acabei de chegar ao Japão mas acho que sou muito privilegiado. Vim de transferência interna de uma Big Tech e vou ganhar muito bem (comparado com os japonês médio) Poderia ter ido para EUA ou outro lugar mas quis experimentar viver aqui. O Japão tem uma aura que é difícil explicar mas que me faz querer ficar aqui por alguns anos pelo menos.
Opa! Cheguei agora no seu canal, primeiro vídeo que assisto e já me inscrevi. Eu sou Dev Jr e sou apaixonado pelo Japão desde criança, sinto uma saudades sendo que nunca fui. Meu erro é não ter focado nisso, de repente hoje estaria aí, também não corri atrás da minha cidadania portuguesa, que certamente iria me ajudar a juntar grana mais rápido e ir para o Japão ou ficar pela Europa mesmo. Enfim. O que eu tenho para te dizer: Dificuldade, insatisfação, medo, insegurança, solidão etc, vai ter em todo lugar, não importa o país. E é aquilo, experiência de vida! Você está tendo uma experiência de vida! Outro país, outra cultura, outros lugares! Não está em uma mesmice no BR, saca? Não importa se o amigo ganha 50 mil por dia, trabalha 1h só, vive saindo etc, o que importa é você se sentir bem, realizado, se sentir otimo com a sua nova vida, mesmo que trabalhe muito e ganhe pouco! Eu ainda não consegui emprego na area de Dev, sou TI em uma escola e ainda não estou satisfeito e eu sei que morar no Japão ou outro país não é nada fácil, trabalhar mais, ter mais dificuldades por conta da cultura, finanças, solidão etc etc, mas o importante é voce se sentir bem. Ia falar mais coisas, mas acabei me perdendo um pouco kk
Sou servidor da segurança pública, tenho 30 anos e sou casado sem filhos. Minha opinião pode ter certo viés por causa da profissão, mas o que faz brilhar meus olhos pelo Japão e outros bons países do exterior é a segurança e justiça. Deve ser muito bom morar em um lugar que funciona, e que você não se sente aprisionado em casa nem constantemente amedrontado pela rua. Já vivi situações que me fariam abandonar meu emprego que muitos consideram privilegiado por uma vida de funcionário comum no Japão. Outra coisa, a percepção que tenho é que precisa-se batalhar muito mais aqui no Brasil para alcançar uma vida minimamente digna. O poder de compra está bem defasado por aqui, acho que ainda mais do que aí.
Eu sou servidor público aqui no Brasil, mas trocaria pra viver no Japão, acho tão legal a vida lá. Aqui, quase toda cidade tá destruída, e ladrão de celular, poluição sonora, visual… enfim, exaustivo morar aqui.
@@anonimo11474 Olá. Também já fui servidor público e vivo muito bem por aqui. Moro no interior do estado de São Paulo e a minha cidade é muito bonita, não há casos de furtos e faz muito tempo que não há casos de assaltos, cidade muito arborizada e segurança pública de primeira. Viajo regularmente ao Japão e não sinto vontade de molar por lá. O Brasil está sendo muito bom para mim e minha família.
Quando eu trabalhava como garçom num hotel, eu trabalhava das 6:00 as 15:00 da tarde... E o gerente me mantinha com turno irregular... Pois não me dava o dinheiro da passagem entre turno, tinha eu que ficar esperando até dar as 17:00 pra entrar novamente até às 01:00 da manhã... Ficava esperando ônibus até as 0:2:20... Dormia pouco, eu vivia a beira do colapso... Fora as cobranças, até a cozinha eu q era garçom eu tinha que dar conta e ser responsável por falta de recursos... Pra evitar problemas com o gerente eu fazia a revisão do estoque da cozinha, muitas vezes eu ia até outro hotel pra pegar picanha e contra filé que faltava... Tinha que ajudar a recepção resolver problema porque o gerente lá não conseguia... Minha relação com os funcionários e outros gerentes era ótima, menos com os outros 2 garçom que não fazia nada e o gerente não cobrava eles... Era 3 garçom em área pra cuidar de 1000 hóspede, registrar pedido, levar comando pra gordinha q ficava 80 m do bar da piscina... Atender no bar, na piscina, nos apartamentos... Recolher pratos, arrumar salão, de manhã organizar café da manhã pra 1000 hóspede junto com 2 garçom q chegava na abertura as 7:00 eu entrava as 6:00... Eu tinha que preparar a área pro cozinheiro. Por erro no sistema eu era cobrado pelos 3 gerente principais por cancelamento de pedido... Terrível isso quando o gerente não chega dizendo,L lerdo lerdo, tira o pé do chão, tira o pé do chão... Lesma... Rápido rápido... Pra ganhar 1 salário mínimo na carteira e + menos de 1 salário extra por ser obrigado fazer um turno a + por contrato... E meus familiares ainda dizendo que eu não valia o prato q comia... Trabalhei na base de benzetacil, dipirona, paracetamol, amoxicilina, ibuprofeno e corticoide... Nunca faltei no trabalho, nem por doença pois eu sabia oq aconteceria. Hoje eu vivo bem
Eu sempre tive vontade de ir para o Japão e até tive condições, antes não quis ficar longe da minha mãe doente, ela faleceu no dia das mães em 2017. Depois disso decidi que era melhor ficar perto do meu pai, que hj tem 79 anos, é tudo oque me resta de mais importante. Hoje tem 39 anos, tenho uma boa carreira na area de desenvolvimento de sistemas, provavelmente no Japão serei apenas um turista.
@@Leakyuzu ah tá... meu pai não é uma mala não carai kkk... Mesmo que ele aceitasse, oq jamais vai acontecer, ele também perderia sua renda, e aqui eu ganho quase 10k, acredito que até consigo um emprego na minha area, mas não ganhando como um senior. Ai mudar pro Japão com um idoso e ganhando pouco, não é nada viável.
Cara, se está feliz aí no Japão, segue sua jornada. Mas com sua dedicação e experiência acredito que estaria infinitamente melhor num país como Canadá ou Austrália.
Canada eh Woke e Australia, bem... vide pandemia o que foi feito por la. Em time que ta ganhando nao se mexe. Continue no Japão e td de bom na sua Jornada!
Trabalho em um farmácia e uma colega estava atendo um idoso, que estava falando todo orgulhoso sobre o traalho, de não falatar e reclamando dos jovens se recusando trabalhar 44 horas semanais. Ela simplesmente olhou pra ele e perguntou se valeu a pena abrir mão da saúde por causo do trabalho. Ele parou e parecia não ter entendido. Ela pegou e falou novamente, se os dias que ele abriu mão da saúde pra ir para o trabalho, os dias que ele evitou fazer exmes de rotina pra não faltar no trabalho e as horas que ele abriu mão da família pra fazer hora extra fora compensadas. O senhir está na farmácia, comprando remédios pra controlar doenças que começaram lá atrás e não foi devidamente evitada e tratada, lq o senhor estava o tempo todo priorizando o trabalho ao invés da saúde e da família. A aposentadoria que deveria ser uma " recompensa pelos anos de trabalho", é apenas o meio de você comprar remédios pra manter a saúde e não morrer. Ele parou, ficou quieto e fez uma cara de descrença de ter ouvido aquilo, pq sabia que ela estava certa. Eu mesma sempre priorizei trabalho, mqs hoje vejonque não vale a pena. Tudo é uma questão de equilibrio e buscar flexibilidade na vida.
Tenho 26 anos, me formei na faculdade e sempre desejei trabalhar para um grande banco, hoje já com alguns anos dentro desse banco, ganhando pouco e com uma porrada de demanda, vejo que as pessoas mais felizes são as que tem a vida mental sob controle, um exemplo também é de não ter medo de dar um passo para trás, muitos tiveram conselhos duros dos pais como "se você sair desse emprego você está perdido" "não vai conseguir outro como esse" e essa é a maior coleira que segura grande parte dos jovens, hoje avaliando minha vida como um todo, acho muito importante saber a hora de parar e reavaliar se é esse caminho mesmo que devemos seguir, pois como você disse ai em uma parte do vídeo, você estava fazendo apenas o que a empresa queria, mas você queria fazer coisas diferentes, isso mostra que você tem o controle, não importa onde vc vá, os problemas muitas vezes são os mesmos, mas a chave pra tudo é ter coragem de lidar de frente com os problemas e seguir o caminho que se acredita ser o certo.
Fala aí Samurai, tudo bem? Cara me identifico demais com seu relato. Eu morei no Japão por quase 5 anos, minha família por parte de pai toda já morou ou ainda mora por aí, meu irmão, cunhada e minhas sobrinhas moram aí. Sinto muita falta do Japão, mas hoje consigo ponderar os pontos fracos de estar aí. Sem dúvidas o Brasil tem muito mais pontos ruins do que bons, mas a qualidade de vida por aqui, no que diz respeito a saúde e família, pesa na minha decisão. Hoje trabalho como tradutor freelancer, altos e baixos, mas é isso. Ganhou um inscrito! Sucesso pra ti!
Da hora sua história rapaz, já estou com 41, eu me vi um pouco nessa história, de 2021 até agora trabalhei em Malta e Montreal como efeitos para filmes, e perdi o emprego, voltei para o Brasil, e estou tentando outros lugares, meu sonho seria morar no Japão mas não sei se conseguiria sem falar japonês.. super legal as imagens e o depoimento, parabens
O desespero que a vida nos causa em nos entregar um outro resultado que nós não estamos esperando é sempre uma paulada na cabeça, mas mesmo assim, nos ensina a lidar com problemas que acontecem e a entender que nem tudo está no nosso controle :)
É sempre legal ouvir a experiência de outras pessoas sobre o Japão e se inspirar nos caminhos e decisões que tomaram. Atualmente, eu também estou morando e trabalhando no Japão como um desenvolvedor de sistemas. Faço muitas comparações com a imagem que eu tinha da vida do Japão antes de vir e minha realidade hoje. Também não me arrependo de ter tomado essa decisão, principalmente por causa da segurança que eu sinto morando aqui, mas não significa que a vida no geral é mais fácil. São outros tipos de desafios a se encarar que podem gerar experiências positivas e negativas.
Isso é muito delicado pq felicidade é muito particular de cada um, o seu amigo pode ser feliz pq tem uma vida que sempre desejou, enquanto a sua vida pode ser o que vc desejou, ambos tem coisas diferentes e conquistas diferentes mas felizes do seu jeito.
Me inscrevi nesse momento nesse canal q o UA-cam me enviou. Que a plenitude do seu ser e todo o seu viver seja ricamente abençoado aonde vc estiver! Os desafios/temporadas difíceis no trajeto da vida ocorrem pra tds, basta abrir a visão/o leque e seguir em frente, a gente não sabe o q pode surgir lá na frente, muitas situações podem se inverter! Parabéns por seu depoimento!! Vc não está nunca só, Deus está em você e com você!!!
Gostei muito do seu relato. Meu filho esta ai tbm, foi com 19 anos, estou aqui com coração na mão pois ainda e muito novo. Mas estou torcendo praque ele consiga realizar os sonhos, que consiga um emprego melhor do que ja teve, por enqto ta so estudando. Mas o importante e a experiencia e o amadurecimento. Voce tendo uma familia te apoiando e oque importa. Vc esta em Nagoya? Seja muito feliz ❤
Pelo que eu entendi, vc parece ser 1 ótimo profissional com vasta experiência. Óbvio que aqui na Brasil sua vida seria mais fácil devido a estar no seu país de origem. Porém a qldd de vida que vc tem aí no Japão é o sonho de muitos nós que moramos aqui no Brasil. Aí cabe a vc saber oq vale mais a pena. Como vc msm diz no final que não trocaria o Japão pelas suas experiências, msm sendo experiências ruins aos olhos dos outros. Sucesso na jornada!
Mas o importante é isso, estar satisfeito com oque tem, claro que é bom querer mais, mas tbm é ser grato pelo que tem. Quando eu sai de Minas para Santa Catarina, passei uns perrengues, mas hoje tá legal, sou mais independente, moro num lugar legal e tô vendo uma moto top pra começar a viajar mais. Claro uq não é só coisa boa, estar sozinho em outro estado é uma merda quando vc fica doente, mas a gente dá os nosso pulos . Vlw Samurai, top d+ a ideia.
Exelente video pra colocar o pé no chão, eu to estudando/trabalhando pra futuramente conseguir ir pro JP tbb, já tenho noção de todos esses pontos ruins a bastante tempo, o que ajuda a não ter a quebra de expectativas tão grande a até se decepcionar depois. Mas é muito bom ter outro ponto de vista para acrescentar no que já conheço. Realmente depende muito de como a pessoa é, tem pessoas que não gostariam nada desse estilo de vida ou rotina etc.
ah cara, acho que vc está ótimo, seguindo suas vontades e vivendo, eu trampo muito aqui no Brasil e ainda tem o ônus da infraestrutura do país, você só está trilhando um caminho diferente e acho isso bem legal, boa sorte meu nobre!
Muito legal seu relato. Me identifiquei muito sua trajetória com a minha e apesar de ser de áreas diferentes. Também continuo no Japão (estou a 20 anos e destes 20, 12 anos somente em Tokyo)
Fiz o movimento contrário. Há 65 anos vim para o Brasil e tenho uma vida muito boa. Moro no interior do estado de São Paulo em uma região de muita abundância e sossego. Raramente há furtos e faz anos que não há assaltos. Visito meus parentes no Japão regularmente, mas não moraria lá. Para mim, o Brasil está sendo muito bom para mim e minha família.
A passagem da mão-de-obra para cabeça-de-obra é essencial para ter uma vida mais confortável no Japão. Para isso tem que "ser bom" no que faz e falar, ler e escrever (este último mesmo usando computador) japonês e se possível ler inglês. Sim, para cada um, ser feliz é diferente. Conheci várias pessoas que tinham bons empregos e ganhavam bem no Brasil. Mas abandonaram e foram para Japão ao sofrer violências nas ruas como assaltos e raptos. Uma vez, em Orlando, um vendedor brasileiro de uma loja de malas me falou o seguinte e me marcou: Aqui trabalho muito, ganho mais ou menos, mas com pouco que sobra posso comprar coisas e usufruir, mesmo na rua, sem ninguém tirar de mim. E me mostrou o último modelo de iPhone versão top.
Vídeo massa. Acho que você não deve se comparar com seu amigo (ou com as pessoas em geral) e buscar aquilo que você sente no seu coração, porque cada um tem objetivos diferentes. Gosto muito do seus vídeos. Abraços.
Todo lugar é complicado, mas eu não sou muito fã dessa jornada de trabalho do Japão. Se o foco for aprendizado então vale tudo... como dizem os mestres "você não aprende a cozinhar, ninguém vai te ensinar... mas lave os pratos aqui e você irá conseguir capturar dicas de cozinha e será muito mais fácil se tornar um chef no futuro."
Ótimo o vídeo, é bom ver uma pessoa sendo sensata que entende o valor de um trabalho duro, mesmo no Brasil, eu que tenho 30 anos, passei por coisas bem parecidas, para garantir o meu ganha-pão, e a duras penas, não morar em baixo da ponte, vim de família pobre e nunca tive oportunidade de faculdade e ainda assim isso nunca me impediu de trabalhar com aquilo que eu sempre gostei, que é produção audiovisual, hoje trabalho mais de 10 anos e trabalho muito, às vezes muito mais de quando eu era full freelancer. Ocidental é tudo acomodado; por isso, está em decadência.
vou ser sincera,vc pode imigrar pra qq lugar,vai ser sempre isso...uma coisa eh turistar e outra eh morar. Se eu fosse vc ,ficava um tempo ai,junta uma grana,junta experiencia,depois volta pro Brasil,pois a idade chega e nao sei se o Japao eh um bom lugar pra envelhecer. Depois que passa dos 40,o bicho pega.
Tehno 30 anos e também estou nessa fase de me descobrir... Iniciei a carreira de programador há 2 anos e, assim como vc não estou casado, sem filhos e nem casa própria. Mas somos todos diferentes com realidades e gostos diferentes. O importante é estarmos satisfeitos e contentes. Continuemos!
é q no japão a cultura de trabalho, é viver pra trabalhar, construir uma carreira longa e bem sucedida. e no brasil é trabalhar pra viver, ter resultados imediatos e ter uma vida boa. diferenças de cultura apenas isso. se vc esta feliz do jeito q esta sua vida, é só q vc se adaptou a cultura.
Seja fluente no inglês e no japonês ,você já é um vencedor, não se compara a ninguém,se não estiver bom no Japão,vai para outro país que paga mais,fora que tem bagagem, experiência,investe em FIIS e Ações,para ter sua liberdade financeira a longo prazo ,se está ruim no Japão o Brasil é mil vezes pior,impostos e mais impostos,seu dinheiro não rende,só serve para pagar conta e comida.
É com os erros que se aprende e se amadurece como pessoa e ser humano.... essa é umas regras sobre o desenvolvimento da humanidade que atualmente as pessoas ignoram. Com certeza hoje, vc tem uma visão da vida totalmente diferente do que tinha antes de ir morar aí
Eu sempre desde criança quiz morar na faixa de gaza, e consegui aqui é um lugar maravilhoso, ontem eu vi um colega meu explodir porque era um homem bomba ohhh glória aqui é um lugar abençoado por Alah
Eu queria só conhecer,. Mais curto cidade como Tokio, cidades tranquilas não gosto me sinto isolada no mundo. Gosto de ver movimentos, lojas, metros, pessoal, carros
Amigo, pense que cada um tem sua vida e sua sorte. Eh muito dificil querer se comparar ou sonhar muito. Acredito que se voce for independente, tiver um boa autoestima e encontrar paz na sua vida, o resto eh resto e ja ta tudo bem
Samurai, eu estive no Japão em agosto. Foram os 30 dias mais incríveis da minha vida, e eu realmente achei que ia estranhar muito a cultura diferente, a comida... É claro que eu não trabalhei, não tive tempo de ter os perrengues de quem vive no Japão mas, eu comecei a estranhar demais o Brasil. Espero sinceramente voltar ao Japão tão logo eu possa e, quem sabe, sumir nas ilhas de Hokkaido kkkkkkkk.
Dificuldade existe em todo lugar se vc estiver feliz mesmo com as dificuldades é oque importa, sonho tbm em morar e trabalhar no japão, programação designer gráfico etc, e lembra gente a experiencia é diferente para cada pessoa e tenta nn espelha sua vida com a do proximo isso acaba muito com sua autoestima e seu mental, nada é facil ( a nn ser que vc seja herdeiro ) mas fora isso o resto é foco e viver a vida do seu jeito
Vc já consegue isso morando em cidades de interior do Brasil na região Sul e Sudeste que tenham menos de 100kk habitantes e com IDH alto. Digo isso pq saí de Sampa pra morar no interior do Paraná a 9 anos, e me sinto muito bem aqui. A única barreira que me fez permanecer no Brasil e não ir pro Japão (e Canadá tbm, mas em menor grau pq até manjo de inglês) é a parte do idioma, isso pesa muito no dia a dia, na obtenção de emprego e mesmo para desfrutar de tudo que o Japão oferece. O que quero dizer é que ninguém deveria ficar a vida toda morando em qualquer capital do Brasil, pq depois que vc sai é um caminho sem volta. Eu passei por maus bocados no início que já não foi fácil mesmo só mudando de cidade, que dizer de um país com uma cultura tão diferente. Admiro profundamente os migrantes japoneses que tem a coragem de retornar ao Japão e fazer a diferença, não tenho dúvidas que apesar dos desafios estão muito melhor que colegas meus que ainda moram em Sampa
me identifico com sua forma de pensar. sou mulher, tenho 27 anos e vim morar na europa faz 2 anos. no brasil eu nao tinha nada pra chamar de meu, sem perspectiva de futuro, apenas vivendo um dia apos o outro e entao cansei daquele vazio. todas minhas amigas no brasil eram casadas, com marido e filhos, construindo suas casas e vivendo essas vidas de "familia tradicional"... mas essa vida familiar nunca foi pra mim, meu sonho nunca foi esse e pra mim isso seria torturante, mas pras minhas amigas eu enlouqueci por simplesmente mudar de continente e viver sozinha viajando por ai, sem marido, sem filhos, sem casa propria... mas pra mim a felicidade so existiu de verdade qnd eu me mudei pra ca mesmo com as dificuldades me sinto em paz
Cara fiquei ai 15 anos dos 20-as 3.5 , enfim depois de um tempo reclamava ai, dos trampos em fábrica, trampei tmb em restaurante, bares em osaka e vendedor de loja no Amemura Osaka, mas o salário era sempre justo mas era curtição... Hj no Brasil a 11 anos , vejo que trampo é trampo em qlqr lugar do mundo aí tem Zangyo, aqui em SP tem o trânsito seja de carro , ou metrô que vale como se fosse 2h de Extra. Mas no todo o País Japão está muito a frente do Brasil....
Sua experiencia no Japao eh muito parecida com minha experiencia na Coreia… Nao eh facil, principalmente em relacao ao trabalho, mas ainda nao me arrependo :)
Seu colega está no máximo 15 % da população brasileira, eu sou bancário e a pessoas estão endividadas e falidas sem nenhuma perspectiva de crescimento, não se engane se o Japão está ruim o Brasil está pior, roubos, assaltos , golpes, etc te espera aqui. Fora o imposto do amor que carro mais baratos de entrada está próximo de 100 mil.
uau... trabalhando com games e no japão... meu. sonho.... sou dev... mas não de games 😅 queria uma vida mais tranquila... até morar numa cidade menor...
cara, eu tenho uma única duvida, você acha que é mais difícil achar um emprego que da pra pagar um aluguel de uma casa ou apartamento básica aqui no Brasil ou ai no Japão?
Cara vou te mandar a real ! Na sua área poderia estar pagando de rico no Brasil . Ganhando 14 mil facilmente. No máximo poderia ser roubado ou tomar um tiro mais faz parte do game.
A nossa vida n é diferente da sua porque eu saio 4h chego às 18h e basicamente é o tempo de tomar banho, comer, preparar marmita pra outro dia e apagar. Não acho a sua vida ruim e eu amaria viver essas experiências aí.
Seus videos sao muito bons, me espelho na sua trajetória, sou yonsei e penso em imigrar e trabalhar em fábrica em um tempo, depois estudar o idioma, me profissionalizar por aí, trabalho bastante com UX/UI e web design. Acho que o que me impede de por esse plano em prática seria mesmo a distância da família Muito bom o video relatando sua vivencia, bem realista mas não é depressivo como muitos tendem a ser kkk
o brasileiro comum, muito provavelmente iria achar a vida ai pessima comparada ao br, pela diferença de cultura, pq no jp as pessoas n agem igual aq e blablabla, esse papo de gente carente que gosta de conversar com os outros na rua, morar em um lugar infinitamente mais seguro, com maior poder de compra sempre vai ser superior, independente do que
Ouvi você falar muito em trabalho, já te feito isso e aquilo…, mas tudo tem a ver com a vida profissional, e como fica a vida social? Também sou programador e web designer, hoje aposentado. Mas durante a minha trajetória, fiz muitos amigos, eu, que sou carioca, fui muito a praia, ao Maracanã, namorei bastante e fui a muitos pagodes, escolas de samba e a outros ambientes com músicas. Antes deste vídeo, aliás, foi por ver o outro vídeo que o UA-cam me apresentou a esse, assisti um vídeo que falava do quanto o povo japonês é antissocial e solitário. Não aguentaria viver assim. Mas cada um tem o seu temperamento, e Japão não tem nada ver com meu. Não há dinheiro no mundo que me faça viver isolado ou só em função do trabalho.
Cara, pensa um pouco. Pra que você vai vim pra cá pra depender dos outros ? Não tem sentido. Aqui você vai trabalhar muito e ganhar o mínimo... Continua no Japão.. não caia na labia de "amigos" é aquele negócio.. querem te ver bem, mas nunca melhor que eles ..
Cara se vc e dev e fluente em inglês e japonês vc ganha no mínimo uns 15k aqui no bananil. Trabalhei anos atrás nesse país de peão de fábrica se matava de trabalhar, mas no final do mês meu 4.5 k dólares entrava na conta ,conseguia economizar tranquilamente 3.5 k dólares . Consegui comprar uns imóveis ..e um deles transformei em kitnets ..detalhe moro na zona oeste de SP uma das áreas mais valorizadas ...vila São Francisco . Hoje vivo uma vida tranquila no bananil. .tenho um bom plano de saúde, tiro férias 3 vezes ao ano.. Só compensa vc ficar aí se vc tirar mais de 6k dólares livres ,fora isso vc está queimado sua melhor fase de dev...e o tempo de cobra lá na frente...fica esperto vacilao Ou vá para Austrália...
Bom dia meu amigo, todos nós temos uma missão de aprendizado na vida, porém tudo depende somente de você : Com certeza se você procurar uma reunião da Seicho No IE você mesmo abrirá muito suas possibilidades e oportunidades, por melhor que estamos podemos nos desenvolver muito! Abcs
Tudo tem vantagem e desvantagem. A grande vantagem do Japão, no meu ver, é segurança. Este é um grande problema no Brasil. Se o Brasil fosse muito mais seguro do que é hoje, eu realmente não viria muita vantagem de morar fora, não estou dizendo que não tenha, estou falando que não veria MUITA vantagem de morar fora.
Honestamente existem vários países muito mais fáceis de se imigrar e com a mesma segurança porém acho que existe um certo apreço de certas pessoas pela cultura japonesa que as vezes parece mais quase um fetiche kkkkk
@@vinicius_m2697 Eu acho que é mais por curiosidade. Se vc for pra Portugal ou EUA por exemplo, apesar das diferenças, a gente não se sente tão distante da nossa própria realidade e cultura. Continua sendo o Ocidente. Acho que isso é um efeito da colonização Europeia por tantos países no Ocidente. Na Ásia, de modo geral, o choque cultural é maior. Pra quem tem apreço pelo 'novo" acho que faz muito sentido.
@@naelmuniz8716 O problema é que essa barreira cultural existe justamente porque o Japão sempre foi um país extremamente fechado e nunca gostou de receber imigrantes e por isso quando você é estrangeiro é como se estivesse em "desvantagem" pra basicamente qualquer oportunidade que você for concorrer com um japonês puro porque as empresas sempre vão preferir empregar alguém nativo, isso faz com que arrumar bons empregos seja muito difícil mesmo, é complicado mas tem gente que prefere mesmo assim.
Em nenhum lugar do mundo a vida é fácil, só para quem nasce em berço de ouro. Trabalhar em outro país não significa que o dinheiro vai cair do céu. O que vale a pena são outras vantagens que podemos viver. Eu tenho muita saudade do Japão e pretendo voltar talvez em breve.
Daora sua vivência! Seu amigo está seguindo o padrão BR, e ele não está errado, porém a comparação não é válida dado a questões culturais. Creio que isso vale pra qualquer pessoa que sai do BR pra ir viver em outro país, VIVENCIAR outra cultura.
Nem pro japão eu quero ir, mas vejo seus videos como motivação, e tem que falar a verdade mesmo. É facil vc conseguir se iludir com esses 300 canais de casal no japão vivendo no olimpo.
Obrigado pelo video, eu tenho 33 e se tudo der certo estou indo para o Japão em 2024. sinto um pouco de frio na barriga por causa da idade. mas a oportunidade de tentar participar da indústria de games . é uma das minhas esperanças apesar da idade.
Cara, você já ouviu a expressão "a grama do vizinho é sempre mais verde"? Pois então, o ser humano parece estar sempre incomodado, sempre pensando nas outras possibilidades. Não se engane, você está muito bem aí no Japão. Sua vida é o sonho de muitos aqui no Brasil. Foque no lado positivo, tenha gratidão por tudo que conquistou e siga em frente!
Vdd, tenho ainda 4 anos pela frente juntando dinheiro para o meu intercâmbio. Eu já queria é estar lá 😅
Iae mn vai pela linving?
@@guilhermeboaes470 Qual sua idade?
Pensei a mesma coisa.
Não é meu sonho não, eu quero trabalhar para sobreviver e não viver para trabalhar. Quero ter vida social, sair com os amigos, ter uma família, viajar ao mundo e não ficar presa e viver para trabalhar, se isolar e ficar depressiva
Não se cobre muito, só de estar no Japão já é um vencedor.
Japão não é nenhum anime ou romance, nunca ouviu falar da expressão "A galinha do vizinho por vezes não é a melhor mesmo! " .
@@MrMiCruzLógico que não né Kkkk
O cara nem falou disso mané
@@MrMiCruzO Japão pode ter seus defeitos mas é muito morar melhor lá do que aqui no Brasil
Não, não é
A regra é clara, nunca se compare com os outros, principalmente em redes sociais, onde a vida do vizinho sempre é melhor aparentemente que a sua. Apenas viva um dia de cada vez, trabalhe, estude, corra atrás, e o que for pra ser seu será, lembre-se, sem comparações, viva a vida e seja feliz!
vdd, eu precisava ouvir isso.
Obrigado.
De verdade... tenho 21 anos atualmente, e tenho muitas coisas para eu ser grato tipo:
namoro uma garota muito linda e especial para mim, ela é tipo a coisa que mais amo nesse mundo e ela também pensa assim sobre mim e isso é algo único e a coisa mais preciosa da vida.
também tenho emprego na área em que estudo da faculdade.
também tenho bons amigos e pessoas em quem confiar.
tenho genética boa para academia e me considero uma pessoa bonia num geral.
Minha renda mensal n é tão ruimm assim mas n é perto d boa msa eu consigo sair sem preocupacoes uma vez por semana.
Meu pai meio me emprestou um carro e posso usa-lo como bem entender também.
Tenho acho muitos motivos para ser grato mas ass vezes olho para a vida dos outros e fico sla extremamente frustrado com as conquistas que tenho.
Me da uma crise de ansiedade e vontade d chorar por Não estar aonde queria estar...
Mas no final acho q essa coisa d comparação não mesmo sentido, visto que eu to dando meu 100% todos os dias ent o que resta mesmo é aceitar as coisas cm estão e se esforçar para melhorar no futuro...
Palavras cm a sua me fazem lembrar do pq faço tudo isso e até me ajudam a acalmar, por isso, obrigado.
@@yamashita7578eu tenho quase 18 anos e quase sem expectativa de ter metade disso aos 21 kkkkkk repeti de ano por falta, larguei por cansaço, loucura, preguiça ou sla. Saio de casa 2 vezes por semana e me sentindo um bosta, se eu tiver tudo isso com 21 tá bom, fica na paz irmão
@@allexgustavo7016 poxa meu caro, eu lamento muito por voce, de verdade! Sei que as coisas podem estar ruins mas de pouco a pouco tenta se esforçar para melhorar que voce chega lá.
é DURO mas o único caminho para ter essas coisas (se nao tiver tido sorte na vida), é se esforçando.
Eu sempre to produzindo 16/7 e sinceramnte muitas vezes fico ansioso e tenho crise pq simplesmente meu corpo/mente não suporta isso mas eu preciso continuar.
Forças para você! Você e eu, chegaremos lá!
@@yamashita7578, Magina meu irmão, eu que te agradeço pelo seu relato, continue nessa força, siga firme e lembre-se muitas pessoas hoje em dia pedem uma vida melhor e algumas delas podem querer viver a vida que você vive, então continue nessa força, não olhe para os lados e continue trilhando o caminho correto, você vai longe.
Ele acreditou no amigo rede social 😂😂😂
Não quero nem nunca quis morar no japão, mas o seu vídeo me cativou, gostei muito, continue SIM esse projeto!
Vivi 20 anos no Japão e pra mim foi sim um mar de rosas!
Ninguém melhor do que vc, sabe o que é melhor pra você!
Show! Eu quero ir para o Japão!!!!! Só de férias! e recitar muito Daimoku!
Nao troco a minha Alemanha por nada. Trabalhamos das 8 as 17h, proibido fazer hora extra e é obrigatório passear na natureza!
A polícia te escolta pela floresta caso vc não vá voluntariamente?
@@bichinhosdazueiraisso. A esposa que é uma espiã do governo te denuncia
Tá certíssimo
Tem que ter equilíbrio!
?????@@bichinhosdazueira
Não vou dizer que seu amigo que está errado, pois ele não está, cada um tem seu objetivo e caminho na vida, ele teve o dele e conseguiu conquistar, agora é a sua vez; Talvez voltar para Brasil vai te trazer coisas boas e você não tem como saber, talvez você consiga coisas no Brasil, mas você não vai ser 100% na real ninguém tem a resposta para a vida das pessoas, eu sei o'que eu quero, tenho um sonho de morar no Japão, você é uma fonte de inspiração mesmo com todas as suas dificuldades, na minha história é morando numa favela no RJ dominada pelo Comando Vermelho, tendo como padrão trabalhar em shopping tendo CLT ou garçom recebendo o mínimo. Se eu conseguir o mínimo que você conseguiu isso para minha vida, seria a maior conquista de todas, para você pode parecer bem pouco mas para outros é a maior de todas as conquistas; Veja como o mundo e a vida são bem diferentes entre você e seu amigo e a minha. Só acho que você deve seguir os seus sonhos, pois mesmo que eles não se realizem, você vai saber que tentou com todas as forças e é isso que importa, e nunca é tarde e nunca será voltar para o Brasil e arrumar alguém que goste de você. Tudo que você faz aí é XP para a vida toda. Eu fico aqui no Brasil torcendo por você e espero que tudo dê certo, mesmo que pouco a pouco. Vou focar nos meus estudos de TI e quanto antes começar a estudar japonês. Pois eu também quero tentar realizar meus sonhos. Obrigado pelo vídeo e boa sorte, Toku!!!
O amigo dele está mais que certo..o tempo cobra lá na frente...pelo jeito esse cara se acomodou..aí já era..
Não entendi seu comentário @@marcelomax6322
Que choque de realidade meu amigo. Estou na torcida por vc tbm, mesmo sem lhe conhecer.
Somos dois com sonho de ir pro Japão
@@vitorvieira5100somos 3
Como desenvolvedor, sei bem os desafios da nossa profissão. Atualmente trabalho como dev para uma empresa no Texas, EUA, e entendo perfeitamente o que você está passando. O estresse no trabalho pode realmente afetar todos os aspectos da nossa vida.
O que tem funcionado para mim é manter-me constantemente atualizado e buscando novos conhecimentos. Aprender tecnologias e conceitos novos não só me mantém competitivo no mercado, mas também me ajuda a permanecer motivado e entusiasmado com o que faço. É uma forma de transformar os desafios em oportunidades de crescimento profissional.
O importante é estar feliz, correr atrás do que vc sonha e valorizar o que vc tem.
A 1 mês atrás um homem tomou uma bala perdida na cabeça no ônibus indo pro trabalho aqui no RJ. Continua aí q tá 1000x melhor rapaz.
Tenho a uma situação parecida com seu amigo aí mencionado por vc, ótimo emprego perto da minha residência, vida financeira estável, família e amigos por perto, ou seja, exterior p mim e só a passeio mesmo, sou muito feliz aqui no Brasil mesmo! P mim ir tentar a vida fora só p quem não tem boas perspectivas aqui no Brasil, pois as dificuldades e obstáculos são muitos como vc relata aí p vc... Só pela grana não compensa!
Só pela segurança, o Japão ja é um paraíso. Brasil é foda. Aqui voce morre por causa de um celular de 980 reais.
em São José um celular de 500 reais levou a vida de um PAI de familia no começo do ano, deixou 3 filhos, AINDA BEM que o BANDIDO (demenor) tomou a cervejinha né... a favela venceu GRITAM OS IMBECIS
Vdd. Nem tudo nessa vida é dinheiro, vc poder andar em paz na rua mexendo no cel já é um privilégio. Aqui a violência impera.
Por ser mulher valorizo muito o fato de poder andar na rua sozinha em qualquer horário. São varias coisas pequenas que dou muito valor como o silêncio etc.
Celular esse que nem é tão bom, vale ressaltar
muda de estado, aqui onde moro vc pode andar ate pelado q nao te roubam
Acabei de chegar ao Japão mas acho que sou muito privilegiado.
Vim de transferência interna de uma Big Tech e vou ganhar muito bem (comparado com os japonês médio)
Poderia ter ido para EUA ou outro lugar mas quis experimentar viver aqui.
O Japão tem uma aura que é difícil explicar mas que me faz querer ficar aqui por alguns anos pelo menos.
Boa
O que você quer dizer com essa "aura"?
Falou e disse, sinto uma coisa pelo Japão desde criança.
Se eu tivesse uma boa renda no Brasil jamais iria pra outro país. Me mudaria para um lugar seguro no Brasil mesmo. Esses lugares existem
Opa! Cheguei agora no seu canal, primeiro vídeo que assisto e já me inscrevi. Eu sou Dev Jr e sou apaixonado pelo Japão desde criança, sinto uma saudades sendo que nunca fui. Meu erro é não ter focado nisso, de repente hoje estaria aí, também não corri atrás da minha cidadania portuguesa, que certamente iria me ajudar a juntar grana mais rápido e ir para o Japão ou ficar pela Europa mesmo. Enfim.
O que eu tenho para te dizer: Dificuldade, insatisfação, medo, insegurança, solidão etc, vai ter em todo lugar, não importa o país. E é aquilo, experiência de vida! Você está tendo uma experiência de vida! Outro país, outra cultura, outros lugares! Não está em uma mesmice no BR, saca? Não importa se o amigo ganha 50 mil por dia, trabalha 1h só, vive saindo etc, o que importa é você se sentir bem, realizado, se sentir otimo com a sua nova vida, mesmo que trabalhe muito e ganhe pouco! Eu ainda não consegui emprego na area de Dev, sou TI em uma escola e ainda não estou satisfeito e eu sei que morar no Japão ou outro país não é nada fácil, trabalhar mais, ter mais dificuldades por conta da cultura, finanças, solidão etc etc, mas o importante é voce se sentir bem. Ia falar mais coisas, mas acabei me perdendo um pouco kk
Sou servidor da segurança pública, tenho 30 anos e sou casado sem filhos. Minha opinião pode ter certo viés por causa da profissão, mas o que faz brilhar meus olhos pelo Japão e outros bons países do exterior é a segurança e justiça. Deve ser muito bom morar em um lugar que funciona, e que você não se sente aprisionado em casa nem constantemente amedrontado pela rua. Já vivi situações que me fariam abandonar meu emprego que muitos consideram privilegiado por uma vida de funcionário comum no Japão. Outra coisa, a percepção que tenho é que precisa-se batalhar muito mais aqui no Brasil para alcançar uma vida minimamente digna. O poder de compra está bem defasado por aqui, acho que ainda mais do que aí.
Eu sou servidor público aqui no Brasil, mas trocaria pra viver no Japão, acho tão legal a vida lá. Aqui, quase toda cidade tá destruída, e ladrão de celular, poluição sonora, visual… enfim, exaustivo morar aqui.
@@anonimo11474 Olá. Também já fui servidor público e vivo muito bem por aqui. Moro no interior do estado de São Paulo e a minha cidade é muito bonita, não há casos de furtos e faz muito tempo que não há casos de assaltos, cidade muito arborizada e segurança pública de primeira. Viajo regularmente ao Japão e não sinto vontade de molar por lá. O Brasil está sendo muito bom para mim e minha família.
Eu tenho muita espectativa do Japão e quero muito ir um dia, mas você surpreendeu.kkk
Quando eu trabalhava como garçom num hotel, eu trabalhava das 6:00 as 15:00 da tarde... E o gerente me mantinha com turno irregular... Pois não me dava o dinheiro da passagem entre turno, tinha eu que ficar esperando até dar as 17:00 pra entrar novamente até às 01:00 da manhã... Ficava esperando ônibus até as 0:2:20... Dormia pouco, eu vivia a beira do colapso... Fora as cobranças, até a cozinha eu q era garçom eu tinha que dar conta e ser responsável por falta de recursos... Pra evitar problemas com o gerente eu fazia a revisão do estoque da cozinha, muitas vezes eu ia até outro hotel pra pegar picanha e contra filé que faltava... Tinha que ajudar a recepção resolver problema porque o gerente lá não conseguia... Minha relação com os funcionários e outros gerentes era ótima, menos com os outros 2 garçom que não fazia nada e o gerente não cobrava eles... Era 3 garçom em área pra cuidar de 1000 hóspede, registrar pedido, levar comando pra gordinha q ficava 80 m do bar da piscina... Atender no bar, na piscina, nos apartamentos... Recolher pratos, arrumar salão, de manhã organizar café da manhã pra 1000 hóspede junto com 2 garçom q chegava na abertura as 7:00 eu entrava as 6:00... Eu tinha que preparar a área pro cozinheiro. Por erro no sistema eu era cobrado pelos 3 gerente principais por cancelamento de pedido...
Terrível isso quando o gerente não chega dizendo,L lerdo lerdo, tira o pé do chão, tira o pé do chão... Lesma... Rápido rápido... Pra ganhar 1 salário mínimo na carteira e + menos de 1 salário extra por ser obrigado fazer um turno a + por contrato... E meus familiares ainda dizendo que eu não valia o prato q comia... Trabalhei na base de benzetacil, dipirona, paracetamol, amoxicilina, ibuprofeno e corticoide... Nunca faltei no trabalho, nem por doença pois eu sabia oq aconteceria. Hoje eu vivo bem
Isso seria o novo "escravo moderno".
@samy_4040 tem milhões assim
Eu sempre tive vontade de ir para o Japão e até tive condições, antes não quis ficar longe da minha mãe doente, ela faleceu no dia das mães em 2017. Depois disso decidi que era melhor ficar perto do meu pai, que hj tem 79 anos, é tudo oque me resta de mais importante. Hoje tem 39 anos, tenho uma boa carreira na area de desenvolvimento de sistemas, provavelmente no Japão serei apenas um turista.
@@LeakyuzuImagina a vida de um senhor sem conseguir se comunicar com ninguém e em uma cultura totalmente diferente...
@@Leakyuzu ah tá... meu pai não é uma mala não carai kkk... Mesmo que ele aceitasse, oq jamais vai acontecer, ele também perderia sua renda, e aqui eu ganho quase 10k, acredito que até consigo um emprego na minha area, mas não ganhando como um senior. Ai mudar pro Japão com um idoso e ganhando pouco, não é nada viável.
Muito realista e honesto seu vídeo, parabéns!
Cara, se está feliz aí no Japão, segue sua jornada. Mas com sua dedicação e experiência acredito que estaria infinitamente melhor num país como Canadá ou Austrália.
Canada eh Woke e Australia, bem... vide pandemia o que foi feito por la. Em time que ta ganhando nao se mexe. Continue no Japão e td de bom na sua Jornada!
Trabalho em um farmácia e uma colega estava atendo um idoso, que estava falando todo orgulhoso sobre o traalho, de não falatar e reclamando dos jovens se recusando trabalhar 44 horas semanais. Ela simplesmente olhou pra ele e perguntou se valeu a pena abrir mão da saúde por causo do trabalho. Ele parou e parecia não ter entendido. Ela pegou e falou novamente, se os dias que ele abriu mão da saúde pra ir para o trabalho, os dias que ele evitou fazer exmes de rotina pra não faltar no trabalho e as horas que ele abriu mão da família pra fazer hora extra fora compensadas. O senhir está na farmácia, comprando remédios pra controlar doenças que começaram lá atrás e não foi devidamente evitada e tratada, lq o senhor estava o tempo todo priorizando o trabalho ao invés da saúde e da família. A aposentadoria que deveria ser uma " recompensa pelos anos de trabalho", é apenas o meio de você comprar remédios pra manter a saúde e não morrer. Ele parou, ficou quieto e fez uma cara de descrença de ter ouvido aquilo, pq sabia que ela estava certa.
Eu mesma sempre priorizei trabalho, mqs hoje vejonque não vale a pena. Tudo é uma questão de equilibrio e buscar flexibilidade na vida.
Falou tudo!
@@JhonatanArantescom certeza a saúde em primeiro lugar o ser humano sempre foi escravos do dinheiro e do trabalho
Tenho 26 anos, me formei na faculdade e sempre desejei trabalhar para um grande banco, hoje já com alguns anos dentro desse banco, ganhando pouco e com uma porrada de demanda, vejo que as pessoas mais felizes são as que tem a vida mental sob controle, um exemplo também é de não ter medo de dar um passo para trás, muitos tiveram conselhos duros dos pais como "se você sair desse emprego você está perdido" "não vai conseguir outro como esse" e essa é a maior coleira que segura grande parte dos jovens, hoje avaliando minha vida como um todo, acho muito importante saber a hora de parar e reavaliar se é esse caminho mesmo que devemos seguir, pois como você disse ai em uma parte do vídeo, você estava fazendo apenas o que a empresa queria, mas você queria fazer coisas diferentes, isso mostra que você tem o controle, não importa onde vc vá, os problemas muitas vezes são os mesmos, mas a chave pra tudo é ter coragem de lidar de frente com os problemas e seguir o caminho que se acredita ser o certo.
Fala aí Samurai, tudo bem?
Cara me identifico demais com seu relato. Eu morei no Japão por quase 5 anos, minha família por parte de pai toda já morou ou ainda mora por aí, meu irmão, cunhada e minhas sobrinhas moram aí. Sinto muita falta do Japão, mas hoje consigo ponderar os pontos fracos de estar aí. Sem dúvidas o Brasil tem muito mais pontos ruins do que bons, mas a qualidade de vida por aqui, no que diz respeito a saúde e família, pesa na minha decisão. Hoje trabalho como tradutor freelancer, altos e baixos, mas é isso. Ganhou um inscrito! Sucesso pra ti!
Da hora sua história rapaz, já estou com 41, eu me vi um pouco nessa história, de 2021 até agora trabalhei em Malta e Montreal como efeitos para filmes, e perdi o emprego, voltei para o Brasil, e estou tentando outros lugares, meu sonho seria morar no Japão mas não sei se conseguiria sem falar japonês.. super legal as imagens e o depoimento, parabens
Sempre temos tempo pra começar algo novo, tente aprender japonês. Aos poucos as coisas se alinham
Aqui eu vejo novamente que "ter o Japonês fluente, antes de querer viver no Japão" pois isso facilita 90% e não perde tantas oportunidades...
Cada um tem uma realidade, objetivo e se sente bem em cada país. Cada um trilha o próprio caminho
Vc está realizado continue meu filho está morando aí e eu torço para q a vida dele seja assim
O desespero que a vida nos causa em nos entregar um outro resultado que nós não estamos esperando é sempre uma paulada na cabeça, mas mesmo assim, nos ensina a lidar com problemas que acontecem e a entender que nem tudo está no nosso controle :)
Parabéns pelo vídeo, sucesso man. 🎉🎉
Que vídeo legal cara.....bem.sincero e com uma didática tranquila pra entender... Muito bom! Parabéns!
É sempre legal ouvir a experiência de outras pessoas sobre o Japão e se inspirar nos caminhos e decisões que tomaram.
Atualmente, eu também estou morando e trabalhando no Japão como um desenvolvedor de sistemas. Faço muitas comparações com a imagem que eu tinha da vida do Japão antes de vir e minha realidade hoje. Também não me arrependo de ter tomado essa decisão, principalmente por causa da segurança que eu sinto morando aqui, mas não significa que a vida no geral é mais fácil. São outros tipos de desafios a se encarar que podem gerar experiências positivas e negativas.
Isso é muito delicado pq felicidade é muito particular de cada um, o seu amigo pode ser feliz pq tem uma vida que sempre desejou, enquanto a sua vida pode ser o que vc desejou, ambos tem coisas diferentes e conquistas diferentes mas felizes do seu jeito.
Seus vídeos são excelentes. Força!
Me inscrevi nesse momento nesse canal q o UA-cam me enviou. Que a plenitude do seu ser e todo o seu viver seja ricamente abençoado aonde vc estiver! Os desafios/temporadas difíceis no trajeto da vida ocorrem pra tds, basta abrir a visão/o leque e seguir em frente, a gente não sabe o q pode surgir lá na frente, muitas situações podem se inverter! Parabéns por seu depoimento!! Vc não está nunca só, Deus está em você e com você!!!
sua evolução é grande e notória, meu amigo. Estou na torcida por você!
Gostei muito do seu relato.
Meu filho esta ai tbm, foi com 19 anos, estou aqui com coração na mão pois ainda e muito novo. Mas estou torcendo praque ele consiga realizar os sonhos, que consiga um emprego melhor do que ja teve, por enqto ta so estudando. Mas o importante e a experiencia e o amadurecimento.
Voce tendo uma familia te apoiando e oque importa.
Vc esta em Nagoya?
Seja muito feliz ❤
Pelo que eu entendi, vc parece ser 1 ótimo profissional com vasta experiência. Óbvio que aqui na Brasil sua vida seria mais fácil devido a estar no seu país de origem. Porém a qldd de vida que vc tem aí no Japão é o sonho de muitos nós que moramos aqui no Brasil. Aí cabe a vc saber oq vale mais a pena. Como vc msm diz no final que não trocaria o Japão pelas suas experiências, msm sendo experiências ruins aos olhos dos outros. Sucesso na jornada!
Mas o importante é isso, estar satisfeito com oque tem, claro que é bom querer mais, mas tbm é ser grato pelo que tem. Quando eu sai de Minas para Santa Catarina, passei uns perrengues, mas hoje tá legal, sou mais independente, moro num lugar legal e tô vendo uma moto top pra começar a viajar mais. Claro uq não é só coisa boa, estar sozinho em outro estado é uma merda quando vc fica doente, mas a gente dá os nosso pulos . Vlw Samurai, top d+ a ideia.
Que legal pense em todas as experiências positivas que vc teve em morar em um outro país é uma experiência muito enriquecedora.
Exelente video pra colocar o pé no chão, eu to estudando/trabalhando pra futuramente conseguir ir pro JP tbb, já tenho noção de todos esses pontos ruins a bastante tempo, o que ajuda a não ter a quebra de expectativas tão grande a até se decepcionar depois.
Mas é muito bom ter outro ponto de vista para acrescentar no que já conheço.
Realmente depende muito de como a pessoa é, tem pessoas que não gostariam nada desse estilo de vida ou rotina etc.
Muita saúde e sucesso em todos os sentidos, mas se cuida também !
Parabéns pelo vídeo, muito bom!
ah cara, acho que vc está ótimo, seguindo suas vontades e vivendo, eu trampo muito aqui no Brasil e ainda tem o ônus da infraestrutura do país, você só está trilhando um caminho diferente e acho isso bem legal, boa sorte meu nobre!
Muito legal seu relato. Me identifiquei muito sua trajetória com a minha e apesar de ser de áreas diferentes. Também continuo no Japão (estou a 20 anos e destes 20, 12 anos somente em Tokyo)
Fiz o movimento contrário. Há 65 anos vim para o Brasil e tenho uma vida muito boa. Moro no interior do estado de São Paulo em uma região de muita abundância e sossego. Raramente há furtos e faz anos que não há assaltos. Visito meus parentes no Japão regularmente, mas não moraria lá. Para mim, o Brasil está sendo muito bom para mim e minha família.
A passagem da mão-de-obra para cabeça-de-obra é essencial para ter uma vida mais confortável no Japão. Para isso tem que "ser bom" no que faz e falar, ler e escrever (este último mesmo usando computador) japonês e se possível ler inglês. Sim, para cada um, ser feliz é diferente. Conheci várias pessoas que tinham bons empregos e ganhavam bem no Brasil. Mas abandonaram e foram para Japão ao sofrer violências nas ruas como assaltos e raptos. Uma vez, em Orlando, um vendedor brasileiro de uma loja de malas me falou o seguinte e me marcou: Aqui trabalho muito, ganho mais ou menos, mas com pouco que sobra posso comprar coisas e usufruir, mesmo na rua, sem ninguém tirar de mim. E me mostrou o último modelo de iPhone versão top.
Vídeo massa.
Acho que você não deve se comparar com seu amigo (ou com as pessoas em geral) e buscar aquilo que você sente no seu coração, porque cada um tem objetivos diferentes.
Gosto muito do seus vídeos.
Abraços.
Obrigado pelo seu vídeo. Que Deus o abençoe 🙏🏻
O que não contam é que muitos ficam loucos aí. A pressão é d+
para mim, o que você tá fazendo é loucura, mas, devido a sua honestidade e dialética, o vídeo ficou bom demais.
Todo lugar é complicado, mas eu não sou muito fã dessa jornada de trabalho do Japão. Se o foco for aprendizado então vale tudo... como dizem os mestres "você não aprende a cozinhar, ninguém vai te ensinar... mas lave os pratos aqui e você irá conseguir capturar dicas de cozinha e será muito mais fácil se tornar um chef no futuro."
Otimo video fera.
Ótimo o vídeo, é bom ver uma pessoa sendo sensata que entende o valor de um trabalho duro, mesmo no Brasil, eu que tenho 30 anos, passei por coisas bem parecidas, para garantir o meu ganha-pão, e a duras penas, não morar em baixo da ponte, vim de família pobre e nunca tive oportunidade de faculdade e ainda assim isso nunca me impediu de trabalhar com aquilo que eu sempre gostei, que é produção audiovisual, hoje trabalho mais de 10 anos e trabalho muito, às vezes muito mais de quando eu era full freelancer.
Ocidental é tudo acomodado; por isso, está em decadência.
Mano eu preciso salvar esse vídeo!
vou ser sincera,vc pode imigrar pra qq lugar,vai ser sempre isso...uma coisa eh turistar e outra eh morar. Se eu fosse vc ,ficava um tempo ai,junta uma grana,junta experiencia,depois volta pro Brasil,pois a idade chega e nao sei se o Japao eh um bom lugar pra envelhecer. Depois que passa dos 40,o bicho pega.
Tehno 30 anos e também estou nessa fase de me descobrir... Iniciei a carreira de programador há 2 anos e, assim como vc não estou casado, sem filhos e nem casa própria. Mas somos todos diferentes com realidades e gostos diferentes. O importante é estarmos satisfeitos e contentes. Continuemos!
é q no japão a cultura de trabalho, é viver pra trabalhar, construir uma carreira longa e bem sucedida. e no brasil é trabalhar pra viver, ter resultados imediatos e ter uma vida boa.
diferenças de cultura apenas isso. se vc esta feliz do jeito q esta sua vida, é só q vc se adaptou a cultura.
Seja fluente no inglês e no japonês ,você já é um vencedor, não se compara a ninguém,se não estiver bom no Japão,vai para outro país que paga mais,fora que tem bagagem, experiência,investe em FIIS e Ações,para ter sua liberdade financeira a longo prazo ,se está ruim no Japão o Brasil é mil vezes pior,impostos e mais impostos,seu dinheiro não rende,só serve para pagar conta e comida.
É com os erros que se aprende e se amadurece como pessoa e ser humano.... essa é umas regras sobre o desenvolvimento da humanidade que atualmente as pessoas ignoram. Com certeza hoje, vc tem uma visão da vida totalmente diferente do que tinha antes de ir morar aí
Parabéns Samurai
Gostando do seu depoimento
Fica no Japão 🇯🇵 , é mto tranquilo , 👍🏻👏🏻
Eu sempre desde criança quiz morar na faixa de gaza, e consegui aqui é um lugar maravilhoso, ontem eu vi um colega meu explodir porque era um homem bomba ohhh glória aqui é um lugar abençoado por Alah
Eu queria só conhecer,. Mais curto cidade como Tokio, cidades tranquilas não gosto me sinto isolada no mundo. Gosto de ver movimentos, lojas, metros, pessoal, carros
Faz um vídeo com uma edição mais Neon, cyberpunk 😊
ima doko ni sundeimaska, me gusta sus comentarios, son muy realistas
tu poderia ter falado dos jogos que fez ou participou... melhor! faça um video sobre isso! mostre, se der o processo criativo, game plays! vlw
Amigo, pense que cada um tem sua vida e sua sorte. Eh muito dificil querer se comparar ou sonhar muito. Acredito que se voce for independente, tiver um boa autoestima e encontrar paz na sua vida, o resto eh resto e ja ta tudo bem
Samurai, eu estive no Japão em agosto. Foram os 30 dias mais incríveis da minha vida, e eu realmente achei que ia estranhar muito a cultura diferente, a comida... É claro que eu não trabalhei, não tive tempo de ter os perrengues de quem vive no Japão mas, eu comecei a estranhar demais o Brasil. Espero sinceramente voltar ao Japão tão logo eu possa e, quem sabe, sumir nas ilhas de Hokkaido kkkkkkkk.
Dificuldade existe em todo lugar se vc estiver feliz mesmo com as dificuldades é oque importa, sonho tbm em morar e trabalhar no japão, programação designer gráfico etc, e lembra gente a experiencia é diferente para cada pessoa e tenta nn espelha sua vida com a do proximo isso acaba muito com sua autoestima e seu mental, nada é facil ( a nn ser que vc seja herdeiro ) mas fora isso o resto é foco e viver a vida do seu jeito
Não importa se eu ganhar salário mínimo ai, tendo segurança, sem ter medo de sair na rua e não ser assaltado, ja ta ótimo.
Vc já consegue isso morando em cidades de interior do Brasil na região Sul e Sudeste que tenham menos de 100kk habitantes e com IDH alto. Digo isso pq saí de Sampa pra morar no interior do Paraná a 9 anos, e me sinto muito bem aqui. A única barreira que me fez permanecer no Brasil e não ir pro Japão (e Canadá tbm, mas em menor grau pq até manjo de inglês) é a parte do idioma, isso pesa muito no dia a dia, na obtenção de emprego e mesmo para desfrutar de tudo que o Japão oferece.
O que quero dizer é que ninguém deveria ficar a vida toda morando em qualquer capital do Brasil, pq depois que vc sai é um caminho sem volta. Eu passei por maus bocados no início que já não foi fácil mesmo só mudando de cidade, que dizer de um país com uma cultura tão diferente. Admiro profundamente os migrantes japoneses que tem a coragem de retornar ao Japão e fazer a diferença, não tenho dúvidas que apesar dos desafios estão muito melhor que colegas meus que ainda moram em Sampa
me identifico com sua forma de pensar. sou mulher, tenho 27 anos e vim morar na europa faz 2 anos. no brasil eu nao tinha nada pra chamar de meu, sem perspectiva de futuro, apenas vivendo um dia apos o outro e entao cansei daquele vazio. todas minhas amigas no brasil eram casadas, com marido e filhos, construindo suas casas e vivendo essas vidas de "familia tradicional"... mas essa vida familiar nunca foi pra mim, meu sonho nunca foi esse e pra mim isso seria torturante, mas pras minhas amigas eu enlouqueci por simplesmente mudar de continente e viver sozinha viajando por ai, sem marido, sem filhos, sem casa propria... mas pra mim a felicidade so existiu de verdade qnd eu me mudei pra ca mesmo com as dificuldades me sinto em paz
Cara fiquei ai 15 anos dos 20-as 3.5 , enfim depois de um tempo reclamava ai, dos trampos em fábrica, trampei tmb em restaurante, bares em osaka e vendedor de loja no Amemura Osaka, mas o salário era sempre justo mas era curtição... Hj no Brasil a 11 anos , vejo que trampo é trampo em qlqr lugar do mundo aí tem Zangyo, aqui em SP tem o trânsito seja de carro , ou metrô que vale como se fosse 2h de Extra. Mas no todo o País Japão está muito a frente do Brasil....
Quando você diz que não ganha muito bem, isso quer dizer numa faixa de 200k a 300k yenes?
Sua experiencia no Japao eh muito parecida com minha experiencia na Coreia… Nao eh facil, principalmente em relacao ao trabalho, mas ainda nao me arrependo :)
Seu colega está no máximo 15 % da população brasileira, eu sou bancário e a pessoas estão endividadas e falidas sem nenhuma perspectiva de crescimento, não se engane se o Japão está ruim o Brasil está pior, roubos, assaltos , golpes, etc te espera aqui. Fora o imposto do amor que carro mais baratos de entrada está próximo de 100 mil.
uau... trabalhando com games e no japão... meu. sonho.... sou dev... mas não de games 😅 queria uma vida mais tranquila... até morar numa cidade menor...
Cara morar no Japao e ter paz e segurança ea melhor coisa do que no Brasil
cara, eu tenho uma única duvida, você acha que é mais difícil achar um emprego que da pra pagar um aluguel de uma casa ou apartamento básica aqui no Brasil ou ai no Japão?
Cara vou te mandar a real ! Na sua área poderia estar pagando de rico no Brasil . Ganhando 14 mil facilmente. No máximo poderia ser roubado ou tomar um tiro mais faz parte do game.
A nossa vida n é diferente da sua porque eu saio 4h chego às 18h e basicamente é o tempo de tomar banho, comer, preparar marmita pra outro dia e apagar. Não acho a sua vida ruim e eu amaria viver essas experiências aí.
Legal... fique firme
Oq percebo eh q mta gente quer mudar de país, mas está com olhos de turista..
Se vc ver o Brasil como olhos de turista, vai ver com é bom tb.
Seus videos sao muito bons, me espelho na sua trajetória, sou yonsei e penso em imigrar e trabalhar em fábrica em um tempo, depois estudar o idioma, me profissionalizar por aí, trabalho bastante com UX/UI e web design. Acho que o que me impede de por esse plano em prática seria mesmo a distância da família
Muito bom o video relatando sua vivencia, bem realista mas não é depressivo como muitos tendem a ser kkk
o brasileiro comum, muito provavelmente iria achar a vida ai pessima comparada ao br, pela diferença de cultura, pq no jp as pessoas n agem igual aq e blablabla, esse papo de gente carente que gosta de conversar com os outros na rua, morar em um lugar infinitamente mais seguro, com maior poder de compra sempre vai ser superior, independente do que
Ouvi você falar muito em trabalho, já te feito isso e aquilo…, mas tudo tem a ver com a vida profissional, e como fica a vida social?
Também sou programador e web designer, hoje aposentado. Mas durante a minha trajetória, fiz muitos amigos, eu, que sou carioca, fui muito a praia, ao Maracanã, namorei bastante e fui a muitos pagodes, escolas de samba e a outros ambientes com músicas.
Antes deste vídeo, aliás, foi por ver o outro vídeo que o UA-cam me apresentou a esse, assisti um vídeo que falava do quanto o povo japonês é antissocial e solitário. Não aguentaria viver assim.
Mas cada um tem o seu temperamento, e Japão não tem nada ver com meu.
Não há dinheiro no mundo que me faça viver isolado ou só em função do trabalho.
ai no japao existe trabalhos home office para programadores/designer/web ?
Cara, pensa um pouco. Pra que você vai vim pra cá pra depender dos outros ? Não tem sentido. Aqui você vai trabalhar muito e ganhar o mínimo... Continua no Japão.. não caia na labia de "amigos" é aquele negócio.. querem te ver bem, mas nunca melhor que eles ..
Cara se vc e dev e fluente em inglês e japonês vc ganha no mínimo uns 15k aqui no bananil.
Trabalhei anos atrás nesse país de peão de fábrica se matava de trabalhar, mas no final do mês meu 4.5 k dólares entrava na conta ,conseguia economizar tranquilamente 3.5 k dólares .
Consegui comprar uns imóveis ..e um deles transformei em kitnets ..detalhe moro na zona oeste de SP uma das áreas mais valorizadas ...vila São Francisco .
Hoje vivo uma vida tranquila no bananil. .tenho um bom plano de saúde, tiro férias 3 vezes ao ano..
Só compensa vc ficar aí se vc tirar mais de 6k dólares livres ,fora isso vc está queimado sua melhor fase de dev...e o tempo de cobra lá na frente...fica esperto vacilao
Ou vá para Austrália...
Cara! Eu concordo com o seu amigo
Bom dia meu amigo, todos nós temos uma missão de aprendizado na vida, porém tudo depende somente de você : Com certeza se você procurar uma reunião da Seicho No IE você mesmo abrirá muito suas possibilidades e oportunidades, por melhor que estamos podemos nos desenvolver muito! Abcs
Tudo tem vantagem e desvantagem. A grande vantagem do Japão, no meu ver, é segurança. Este é um grande problema no Brasil. Se o Brasil fosse muito mais seguro do que é hoje, eu realmente não viria muita vantagem de morar fora, não estou dizendo que não tenha, estou falando que não veria MUITA vantagem de morar fora.
Honestamente existem vários países muito mais fáceis de se imigrar e com a mesma segurança porém acho que existe um certo apreço de certas pessoas pela cultura japonesa que as vezes parece mais quase um fetiche kkkkk
@@vinicius_m2697 Eu acho que é mais por curiosidade. Se vc for pra Portugal ou EUA por exemplo, apesar das diferenças, a gente não se sente tão distante da nossa própria realidade e cultura. Continua sendo o Ocidente.
Acho que isso é um efeito da colonização Europeia por tantos países no Ocidente.
Na Ásia, de modo geral, o choque cultural é maior. Pra quem tem apreço pelo 'novo" acho que faz muito sentido.
@@naelmuniz8716 O problema é que essa barreira cultural existe justamente porque o Japão sempre foi um país extremamente fechado e nunca gostou de receber imigrantes e por isso quando você é estrangeiro é como se estivesse em "desvantagem" pra basicamente qualquer oportunidade que você for concorrer com um japonês puro porque as empresas sempre vão preferir empregar alguém nativo, isso faz com que arrumar bons empregos seja muito difícil mesmo, é complicado mas tem gente que prefere mesmo assim.
Voce vai trabalhar no Japão como pião, é tratado como pião. Se voce fosse estudado, uma especialista, sabendo um inglês fluente, tudo seria diferente.
ngm fala inglês lá, e sim japonês
Em nenhum lugar do mundo a vida é fácil, só para quem nasce em berço de ouro. Trabalhar em outro país não significa que o dinheiro vai cair do céu. O que vale a pena são outras vantagens que podemos viver. Eu tenho muita saudade do Japão e pretendo voltar talvez em breve.
japão é ótimo pra quem curte levar esporro, ser solitário e voltar pra casa 2 vezes na semana kkkkkkkkkkk
mas o salário é bom.
Daora sua vivência!
Seu amigo está seguindo o padrão BR, e ele não está errado, porém a comparação não é válida dado a questões culturais.
Creio que isso vale pra qualquer pessoa que sai do BR pra ir viver em outro país, VIVENCIAR outra cultura.
Top seu video
Nem pro japão eu quero ir, mas vejo seus videos como motivação, e tem que falar a verdade mesmo. É facil vc conseguir se iludir com esses 300 canais de casal no japão vivendo no olimpo.
Obrigado pelo video, eu tenho 33 e se tudo der certo estou indo para o Japão em 2024. sinto um pouco de frio na barriga por causa da idade. mas a oportunidade de tentar participar da indústria de games . é uma das minhas esperanças apesar da idade.
Qual o valor que você vai guardar para ir ???