Por que DESISTI do mestrado
Вставка
- Опубліковано 26 січ 2025
- Apoie o canal comprando no nosso link:
Livros de Cálculo:
amzn.to/4jnj34i
amzn.to/4jnj34i ( Pré Cálculo)
Livros de Matemática básica :
amzn.to/4jnj34i
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eu conclui o meu. Mas até hoje luto pra vencer a depressão. Atualmente estou desempregado, estudando para concursos e enviando currículos para universidades particulares
Passei por todas estas coisas que vc falou no mestrado em engenharia numa Federal. Trabalhava 8hs de seg a sab. Estudava até as 2 ou 3hs da manha. Consegui finalizar em 3 anos. Esse mestrado foi o diferencial que me colocou anos depois em um bom concurso público. Apesar de muitos estresses (muitos mesmo), ter resiliência e persistência é fundamental.
Qual concurso entrou?
@@Aitneics Cargo da carreira do ciclo de gestão do Executivo Federal. Mestrado pontuava bem na etapa de títulos. Mas nem todos os concursos ter pós-graduação é tão relevante. Vai depender de cada caso.
@luizflh entendi.
Nada melhor que a passagem do tempo... Com isto vêm a experiência de vida, a maturidade, aprendemos a como não cair em certas ciladas novamente e, principalmente, a esperança é renovada.
Siga em frente sem medo do que vai acontecer e só lembre-se de seu passado se for para ser saudosista com certos momentos bons. É como dizem: "Quem vive o futuro é ansioso. Quem vive o passado é depressivo. Quem vive o presente aprecia a paisagem."
Obrigado, amigo. Saiba que com esse vídeo já motivo 1001 para não seguir carreira acadêmica, tanto no Brasil quanto fora. Eu tmb tenho (tinha, na vdd) o sonho de ser um pesquisador e tal, porém fazer isso é insanidade e das grandes. Sou de matemática pura, tentarei me "empurrar" mais ao mercado a partir de agora.
08:09 Já tive professor assim também. O elemento fez pior, pegou uns slides da internet e os passava na "aula" dele.
Ou seja, nem o trabalho de preparar o próprio material de ensino o cidadão quis ter.
Por outro lado, já tive professores excelentes também. Para ser sincero, a maioria deles eram bons professores.
Fiz mestrado e doutorado em física. Especialmente no mestrado, sofri muito, desenvolvi problemas psicológicos graves, que persistiram por todo o doutorado. Mas terminei e hoje sou professor federal. Mas o custo foi muito alto.
Complicado. Estou concluindo o doutorado e serei um "doutor" desempregado. Também estudei IA, gostei bastante, mas agora não terei com o que me sustentar a longo prazo (tenho uma grana guardada que fui juntando durante o mestrado e o doutorado). Espero que surja uma oportunidade de concurso público para docente... mas de qualquer forma, estou estudando até para outros concursos.
Rapaz... Descobri esse canal recentemente e estou amando absolutamente, gosto muito de ver os seus vídeos cara, parabéns por tudo, você é uma inspiração!
tenho 18 anos, esse ano eu talvez entre em engenharia elétrica, meu plano também era ir para o desenvolvimento e criação, mas quanto mais eu penso mais eu vejo que não tem futuro. Meu sonho maior é desenvolver microchip e design de PCI, mas isso é um conto de fadas no brasil, primeiro queria fazer engenharia eletrônica mas considerando o mercado mudei pra elétrica.
No meu trabalho atual tem uma mulher que é formada em engenharia elétrica e está no atendimento da loja, eu simplesmente não vejo como eu poderia realizar minhas metas no brasil. Meu sonho sempre foi desenvolver coisas na indústria nacional, talvez criar meus próprios projetos e ter minha própria empresa de criação pra agregar ao mercado brasileiro, então eu também não seria feliz indo pra fora criar coisa pra gringo.
Ainda é um curso bom, mas é uma tristeza esse cenário todo
@@badtrevor773 Eu tb fiz elétrica e tb queria trabalhar nessa área … cara é possível , mas é mto difícil , o ideal nessa área seria os EUA mesmo . Até países da Europa ficam para trás nessa área
Essa área de microchips é muito forte de mercado. Mas é necessário muitos anos de investimento em educação de alta qualidade. Investir em inglês é importante TB. Se vc tiver uma família bem estruturada financeiramente, facilita muito. Em SP existem muitas empresas de automação e sensoriamento. O fato da sua amiga ter se formado não implica em ela ser boa profissional.
@ como funciona essa área de microchips? Minha família não tem como me dar um aporte desse calibre, mas a meta é eu mesmo me estabilizar. Tem fontes, conteúdos pra me indicar?
@@badtrevor773 Não tenho muito conhecimento específico, até pq aqui no Br não temos, até onde sei, uma formação de alto nível nessa área. Sou Eng. da Computação. Vc vai ter de verificar quem são os caras referência na área e conhecer a trajetória de formação deles. Mas se vc não tem tanta base financeira, seria bom estabelecer um meio termo entre sonho e empregabilidade. Eu, por exemplo, só consegui chegar em um patamar que queria por volta dos 40 anos. Se puder acelerar, melhor.
Nesse país de m3rd4 vai ser muito difícil vc realizar isso. Enquanto nossos governantes estão preocupados em ideologias que não existem, os talentos estão fugindo do país ou trabalhando em subempregos para não morr3rem de fome.
Sua situação é mais comum do que você imagina. A questão chave é... conseguir, de alguma maneira, conhecer o programa de pós-graduação da universidade na qual você pretende participar. Isso precisa ser feito antes de se cogitar concorrer a uma vaga. No meu caso eu pesquisei sobre os professores e suas linhas de pesquisa. Entrei em contato com eles por e-mail na cara de pau mesmo e consegui marcar uma reunião para falar pessoalmente sobre as pesquisas e conhecer o programa de mestrado. Um dos professores me mostrou os laboratórios, alguns projetos em andamento dele e de alguns colegas. Ele também me explicou sobre o que ele estava pesquisando. Na época não entendi muita coisa mas toda a conversa foi fundamental para eu escolher o programa. Nem todos os professores me responderam ou só responderam muito tarde. Não os julgo jamais pois realmente eles são bastante ocupados. Eu só precisava que um docente falasse comigo... e foi o que ocorreu. Sem dúvida o programa da universidade que você frequentou não era legal. Todo mestrado é difícil, cansativo e dotado de vários desafios. É preciso escolher um programa de pós ao menos organizado para diminuir as chances da pessoa não desencadear uma doença durante o processo. Quando tudo já fica +- alinhado já no início do mestrado, a pessoa conegue ir se ajustando e se adaptando a prováveis contratempos que possam ocorrer. Agradeço ao meu orientador pelo planejamento e pela paciência que ele teve comigo durante o mestrado. No início não foi simples mas da metade para o fim consegui fazer fluir. Não desista de fazer o mestrado. Tente novamente em outra universidade, em outro programa de pós-graduação, em outro momento da sua vida. E sempre... sempre... tenha uma conversa aberta, sincera e franca com seu orientador. Se você observar que diálogo não está ocorrendo, troque de orientador ou até mesmo de programa. Um mestrado bem feito, focando em realizar pesquisa de qualidade, em fazer realmente ciência/tecnologia, vale muito a pena para o crescimento intelectual e profissional. Desejo a ti muito sucesso e que o ambiente acadêmico volte a ser interessante para você.
Concordo com você cara ! O meu desespero de emendar o mestrado logo após a graduação não me deixou ter esse raciocínio. Se algum dia eu tentar novamente eu pensei em fazer exatamente isso que você falou , fazer disciplinas isoladas , conhecer o programa ANTES de ingressar
@@geometriadasideias exatamente. Você estará mentalmente mais maduro e provavelmente com uma opinião muito bem formada sobre querer atuar em uma área de estudo. Eu, por exemplo, quando terminei a graduação, não sabia o que decidir sobre as várias áreas da Ciência da Computação, pois eu gostava de tudo que envolvia computação. Na época do TCC decidi me aprofundar em Sistemas Embarcados Microcontrolados. Gosto da ideia de poder fazer softwares controlarem coisas do mundo. No mestrado já me envovi com estudos voltados a Sistemas Distribuídos e Computação Sensível a Contexto. Em 2015, ja após o mestrado fui estudar problemas da área de Automação Industrial e terminei me envolvendo com problemáticas de Visão Computacional embarcadas em plataformas como Nvidia Jetson. Eu fiquei fascinado com a ideia de fazer uma máquina aprender a enxergar. Então desde 2015 que estudo sobre Aprendizagem de Máquina com ênfase em Visão Computacional. Com Aprendizagem de Máquina consigo me envolver em problemáticas de Computação, Sistemas Embarcados e Automação. Achei uma linha de estudo que torna possível interligar os conhecimentos que venho me identificando desde a graduação.
MORAL DA HISTÓRIA: tem gente que descobre uma linha de estudo logo cedo e tem outros que vão experimentando áreas do conhecimento até encontrar uma linha de estudo. Eu fui o segundo! O próximo passo será encontrar um programa de Doutorado nesta linha de estudo. Não emendei o Mestrado com o Doutorado pois eu ainda não sentia que tinha encontrado minha linha de estudo. Passar 4 anos de doutorado estudando uma problemática que não me deixa empolgado para pesquisar não tem condições.
Essa é a realidade de muitos pós-graduandos, infelizmente o nosso país é um grande exportador de cérebros.
É complicado demais esse sistema atual, se você quiser se tornar um cientista precisará de um doutorado no mínimo, o caminho é longo e 0 recompensador a curto prazo, porém é o único caminho para quem quer seguir essa carreira.
Ótimo vídeo meu querido, conheci o canal agora e já vou me inscrever :)
Pra não vou julgar a sua escolha, mas o mestrado é o maior salto salarial de um professor de qualquer área
Seria Doutorado..... 👀
Cientista pela Engenharia é complicado. Eu decidi no ensino médio ser cientista, escolhi fazer Física. Grad, Mes, Doutorado e concurso público, consegui. Claro, sabia que se não entrasse na pública seria professor de privadas ou EM. Mas fazer Engenharia é um caminho muito difícil para ser cientista, engenharia é para mercado. Alguém que não quer mesmo ser cientista, está preocupado com grana. Boa sorte, e vc parece ser jovem, vai dar tudo certo.
e quem quer ser cientista faria o que então? alguma ciência pura ?
@biblioteca.do.desespero melhor caminho puras. Exemplo, física bacharelado se divide em física teórica e física Experimental. Sou físico teórico. Mas tenho colegas que são experimentais: nuclear, física médica, engenharia de materiais, matéria condensada, programação, mercado, etc...Tive tb um aluno que fez engenharia mecânica, orientei na IC e hoje terminou o doutorado. Mas fazer engenharia não é um caminho natural para pesquisa. Se quer pesquisa em biológicas, faça biologia, fazer medicina para fazer pesquisa tb não acho o caminho natural.
@@rosevaldodeoliveira Eu to na luta do mestrado em engenharia. Um inferno na terra. Engenharia é mais complexo pq vc acaba tendo que construir coisas para provar suas propostas / ideias. Muitas vezes isso envolve o trabalho que seria de várias pessoas. Porém, como aqui é Brasil, poucos são os que tem compromisso com algo. Acabo fazendo absolutamente tudo sozinho. Muita reinvenção de roda. Muita coisa comprada do bolso... e mesmo assim estou no fio da navalha...
@@rosevaldodeoliveira O meu mestrado é em robótica. Para se ter ideia, os caras destruíram o robô que eu passei 6 meses construindo. Destruíram. E sumiram. Bolsistas. Vou fazer o que? Construir outro? Esse é o nível da educação brasileira: Horrível.
Eu conclui. E também fiz doutorado. Em química. Sou professor e pesquisador científico aposentado. Quimica
Para . Mim valeu muito a pena
Bom vídeo, me inscrevi no canal pq estou curioso sobre o rumo da sua vida atual , aguardando novos videos
Fiz mestrado e doutorado em Universidades públicas... foram as melhores decisões que tomei na minha vida. Tiveram dificuldades? Muitas! - conciliar trabalho, família, tempo, distância - Mas, graças a minha formação, consegui ingressar como professor da rede federal. Fora isso, fiz grandes amizades, inclusive com os docentes e, em especial, meu orientador do mestrado.
Que bom que você conseguiu ! Acho muito legal ver exemplos como o seu !
Brasil é uma várzea, em todos os aspectos.
rapaz terminei o doutorado, sou eng de alimentos, mestrado em modelagem matemática em secagem, usando equações de transporte de movimento, calor e massa todas a mesmo tempo em um filme plástico de gelatina kkkk. Perdi muito cabelo. Depois doutorado em simulação de processos, esse foi mais de boa, mas mesmo assim teve os perrengues dele. E vou falar a verdade eu não me arrependo pois aprendi muito, agora pra mercado de trabalho isso me atrasou, mas empresas geralmente só me aceitam se for cargo de liderança (o qual muitas vezes me falta malicia).
O foco das faculdades públicas ser mais para pesquisa e nas privadas mais para o mercado já dá para se ter uma ideia... Pois com isso me faz pensar que para determinada área e/ou curso é melhor ir para uma do que para outra. Um exemplo seria Psicologia... Acho que uns 90% das federais seria integral.. Já nas particulares tem turnos... Normalmente matutino e Vespertino... Para os mestrado me parece que é uma luta tão grande para conseguir entrar em uma pública pela quantidade de vagas que me parece mais razoável ir para uma Particular (em algumas da para tentar uma bolsa) do que se matar para pouquíssimas vagas em uma pública...
Obs : É possível conseguir em uma pública?! Sim, com certeza! Mas valerá tamanho esforço?!
Obs 2: Como um cidadão brasileiro, em sua maioria com baixos salários, conseguirá fazer o integral? Fica complicado... Por isso vejo com bons olhos as particulares.... Principalmente nesses casos...
Em vez de desistir do mestrado, procure outro mestrado. Não culpe todos os mestrados devido uma experiência em um local específico.
Sou da Área de TI e afirmo estudar hoje é coisa do passado só é valido pra áreas de direito-medicina caso contrario já era.... hoje qualquer pedreiro ganha 10 conto por mês coisa que nenhum profissional ganha.....
Eu defendi o meu e simplesmente não submeti a versão final. Desisti na última fase. Tento até hoje vencer a depressão. O ambiente acadêmico adoece o estudante.
Muito massa sua história.
Faltou dar nome aos bois. Formou-se em quê, o mestrado era de quê, qual universidade, a empresa fazia o quê etc
A única coisa que ganhei na graduação foi ansiedade, universidades federais são um inferno para se formar, ao menos nas exatas, que foi meu caminho, como trabalhei durante o curso, quase não consigo formar. Vou primeiro tentar trabalhar na área, depois penso em pós-graduação...
Enquanto isso tem uma galera com tecnólogo ead de porra nenhuma aprovado em 3, 4 concurso. Glr de nível médio e fundamental tudo saindo na frente do cara que é graduado, às vezes até pós graduado numa federal, ta ai batendo biela, liso e desemprego ou emprego numa área estranha ou até msm nas mãos de políticos. 😢😅 É melhor agarrar um concurso público primeiro, depois correr atrás de graduação e pós graduação. Fazer o inverso hj em dia tem muita chance de dar muito errado. 😢
Infelizmente o Brasil tem um mundo acadêmico engessado. O mestrado deixou de ser tão importante no “primeiro mundo” mas aqui ainda temos um mestrado bem puxado. Você foi muito duro consigo mesmo. Seja mais gentil consigo.
Mestrado e doutorado são desafios que só quem passa sabe a pauleira que é. Depressão, pânico e burnout são mato.
Você chegou no ponto crítico para sua decisão. Qualquer sacrifício, por menor que seja, só vale a pena se fizer sentido. No seu caso o mestrado perdeu o sentido, e voce tomou a decisão certa para aquele momento. Também tomei uma decisão parecida. Eu conclui o mestrado mas desisti de entregar o trabalho corrigido por nao me sentir um mestre, devido a varios motivos causados mim mesmo e obviamente pelo programa também. Talvez, com a progressão que esse título me daria, eu teria desistido de prestar concursos melhores. Depois de 6 anos, concluí outro bacharelado em outra federal, e passei em um cargo publico muito melhor.
Uma boa parte desses prof universitários dps de concursados não estão nem aí para os alunos. "Ah, mas o sonho deles era ser pesquisador", e daí? Nem por isso eles podem ferrar a gente. A estabilidade do servidor está mais atrapalhando do que ajudando.
Kra vc sabe falar inglês poderia fazer o Doutorado direto na França em apenas 3 anos
Aqui nos EUA tbm vou fazer doutorado direto
👏🏼👏🏻👏🏽
Você fez absolutamente certo. A experiência profissional agora valerá mais a pena para o seu currículo e para a sua história. Quando você decidir tirar um ou dois anos sabáticos, ainda poderá pesquisar outros lugares para fazer o mestrado, talvez até em outros países, só para ter esse "up". Pode ser no Uruguai ou no Chile. Essa vivência de 2 anos em outra cultura trará mais benefícios do que o mestrado em si.
Sobre trabalhar com ciência e desenvolver pesquisas inovadoras, somente nos EUA mesmo ou talvez em Israel, e mesmo assim, vejo muitos relatos de alunos STEM que estão desempregados e com dificuldades de conseguir emprego, devido a terem dado prioridade a outras coisas, em vez de trabalhar e ser útil.
E, por último, mas não menos importante, o que importa mesmo é a grana no bolso, essa liberdade de poder decidir se vai ajudar os outros ou não e, mais ainda, ajudar alguém da família que precise de um tratamento de saúde TOP, de nível de artista ou político.
Se você decidisse continuar estudando, etc., cairia num limbo em que seria superqualificado, mas inútil para as empresas.
No início da minha carreira preferi criar uma renda sustentável e poder ajudar meus familiares. Em uma segunda fase persegui o desejo do mestrado. Foi extenuante, mas me formei.
26 de janeiro de 2025
Entrei duas vezes no mestrado e desisti por motivos bem parecidos.
Irmão... Não se preocupe... Tudo tem seu tempo! Que Cristo te guie! 🙏
Obs : acho bem legal o seu canal! Continue! 🙏
REALIDADE ACADEMIA
Vc é inteligente, já ouviu o ditado: se quer estudar vire servidor público. No serviço público federal vc tem a licença capacitação remunerada para mestrado e doutorado, eu mesmo conheço gente que ficou 4 anos recebendo e fazendo doutorado até fora do país... Pense nisso... E é licença, o cara não trabalha nesse período...
Foda man!!
Só sei que tomeu um caldo( me lasquei) na graduação em matemática. Levei um ano para recuperar o psicológico.
Não quero me achar, mas acho que sai na frente porque meu antigos camaradas de curso está com o psicológico abalado até hoje.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂.
Agora rimos, mas na época. Que loucura!
Abandonei o universo acadêmico.
Comentário para engajar o vídeo
Cara, na minha humilde opinião: Se vc olhasse o mestrado como meramente um pedaço de papel, ele te abriria fuga para os USA com o propósito de vazar dessa merda. O mestrado te ajudaria a ter um emprego qualquer nos USA ganhando mais que um professor de universidade, considerando que o o dólar vai bater 10 reais fácil qualquer hora dessas.
@@_AIvid Já morei nos USA… não acho que valha a pena , pelo menos para mim
@@geometriadasideias Poderia falar um pouco sobre o EUA em algum vídeo, contando se vale a pena ou não!?
Mestrado é um processo muito desgastante.
Infelizmente o Brasil tem um mundo acadêmico engessado. O mestrado deixou de ser tão importante no “primeiro mundo” mas aqui ainda temos um mestrado bem puxado.
Saudações. Isso não significa que o senhor não possa tentar fazer o mestrado num outro momento. De uma descansada, e quando for o momento, e se ainda fizer sentido na sua vida, retorne mais forte ao mestrado (daqui a um ano, cinco anos, dez anos, etc), doutorado, etc... Bom descanso...
Vc pode tentar de novo, sempre vai depender da preguiça ou não do servidor público que é o professor...
Estou prestes a largar um Doutorado e os motivos são basicamente os mesmos.
E eu aqui indo fazer 23 e não tenho nem graduação..
Cara, você foi genial!
Eu ja passei exatamente por isso.
E a "solução" pra mim, na época, foi exatamente olhar para trás, e me perguntar o porquê eu estava ali, e se ainda valia a pena.
Considerando que nós sabemos para que serve cada coisa (na epoca eu nao sabia), parar um tempo no meio do caminho e reavaliar tudo, é muito prudente.
E se as tres perguntas nao fizerem mais sentido: 1. Porque eu estou fazendo isso, e se eu ainda realmente quero isso? 2. O que eu estou fazendo realmente me levará para onde eu quero estar? 3. Ainda vale a pena chegar onde eu imaginava estar?
PARE IMEDIATAMENTE
Contextualizando: A graduação foi Matemática Computacional. O mestrado era Finanças Quantitativas. A universidade era UFMG. O meu trabalho era PMMG. A minha idade era 24 anos. O meu patrimônio era uma moto 125cc. A minha ajuda era morar com a mãe. O ano era 2013.
Atualmente, nao faço nada com a matemática e nem com a computacional (apenas algumas automações e RPA em python). Nao tenho e nem terei mestrado. Trabalho no judiciário federal, e faço pós graduação EAD só pra ganhar um % a mais. Tenho uma renda excelente e muita qualidade de vida, saude física e mental. Continuo gostando muito de programação, matemática e finanças, mas posso fazer qualquer uma delas apenas por hobbie, ou apenas o que me interessa, e no meu tempo.
Já que o mundo nao está disposto a pagar muito bem pra eu fazer coisas complexas e que podem trazer progresso, eu aceito receber muito bem pra fazer um trabalho repetitivo, simples e de baixo impacto para o progresso da humanidade.
Nao vou te desejar SUCESSO, mas te desejo a melhor vida que você possa ter.
Sou um aluno que agora está no terceiro ano do ensino médio e quer muito fazer física em pesquisa. Confesso que esse vídeo me deu um certo medo e apreensão sobre minhas escolhas, mas é algo que eu amo e realmente não consigo me ver em outra situação ou emprego. Agora estou na dúvida se eu realmente deveria ir atrás do meu sonho ou simplesmente desistir
Cara , não desista por isso , as decisões que eu tomei tem a ver com o meu contexto. Uma coisa legal é vc fazer matéria isolada , pois assim pode conhecer melhor os professores e o departamento. Meu emprego tb tem muitos problemas , mas a questão é que eu realmente tive que escolher
Eu sou um aluno do doutorado em Física. Física é muito legal e desafiador, nem sempre vai dar certo as coisas, mas o importante é aprender com os erros.
Como Engenheira, te recomendo um curso técnico, o mais próximo na área de estudo que você quiser. Assim você consegue saber mais sobre o que você vai fazer como um profissional na área de atuação de interesse.
Com um curso técnico você consegue se jnserir no mercado mais rápido.
Conhecimento, você consegue pagar com dinheiro numa privada Sem o stress da pública. Não digo pra você desistir do seu sonho, mas sim adiar ele e dar prioridade para VIVER, e viver hoje em dia precisa de dinheiro. Desempregado com diploma tem um monte.
Vc fez mestrado na usp leste ?
eu vou começar a faculdade com 25 anos
Eu tô com 17 prestes a entrar na federal e esse vídeo me deu um cagasso
@@LucasGabriel-mx4xb😂😂 vai na fé, mas não vai achando que um diploma vai te fazer rico igual muita gente acha.
Boa! Sucesso na carreira
Você estuda na UFV?
Ah e sua descrição do professor péssimo, então, tem muitos professores assim, tipo uma parcela significativa nas universidades. E poxa, é complicado cara
E temos que ter maturidade de compreender que pesquisado mesmo vc só se torna no pós Doutorado
E olha lá, não e fácil
Você fazia Mestrado em que?
@@matemagicacomomestre Mesma área da minha graduação : Engenharia Elétrica
Desistir no Mestrado? Tranquilo. São só dois anos. Dependendo em que área foi, nem vale a pena. Tem monte de mestres por aí que estão desempregados. Se for Mestrado em Matemática, não vale absolutamente nada.
Discordo, com o Mestrado em Matemática pode-se trabalhar como professor em faculdades particulares. Se for em Matemática Aplicada, pode-se trabalhar na indústria ou no setor financeiro.
Eu discordo parcialmente. 1) Sumir pros USA; 2) Ganhar pontos em concurso público e 3) dar aulas em escolas particulares. Agora, academicamente falando vc possa ter razão...
@@luciotekdream009 "não vale absolutamente nada" é uma colocação bem forte..
@@_AIvid O mestrado te dá a possibilidade de aplicar para algum visto nos EUA em especifico? Como que funciona isso? Fiquei bem curioso, se puder me dar uma explicação, nem que seja breve, te agradeço muito
Você consegue dá seguimentos a estudo no exterior. Consegue também mestrado/doutorado sanduíche e estadia provisória.
Eu desisti do mestrado no 1o. semestre, mas essa tua história está muito estranha. Eu acho que você não completou nem ensino médio está falando abobrinha.
Para de digitar asneira...
Aham o cara que nem terminou o ensino médio vai fazer vídeos sobre cálculo diferencial integral com certeza 😂 Ele é formado em engenharia eletrica
aponte as inconsistencias
@@davi3789 Olha, tipo assim, ele fala em iniciar o mestrado estando ainda na graduação. Tem narrativas de problemas demais. Eu não aguentei a pressão e larguei fora, mas as coisas não são tão ruins assim.
@ Mas é normal estudantes começarem o mestrado a partir da segunda metade da graduação. Não é tão comum assim, mas tb não chega a ser raro. Quanto a problematização exacerbada eu concordo com vc, mas acho que é uma caracteristica da forma de colocar as coisas. Por mais que vc tenha se decidido e feito, tb teve grandes e longas considerações internas. A diferença aqui é que ele gosta de verbalizar tudo. Quanto a não ser tão ruim assim? tb concordo, não é só derrota, mas quem é bem intencionado a ponto de ser ingênuo, digo aquele aluno que está ali pela ciencia e não apenas cumprindo protocolo academico... esse aluno tende a sofrer mais msm.
Cara, queria trocar uma ideia contigo no direct. Mas o link que tá aqui no yt não está funcionando. Poderia me falar qual seu @?
Me chama no insta @geometriadasideias