Eu nunca fui de odiar matemática mesmo, mas também não sabia. Em uma aula de divisão, a professora deu uma aula meio paia, não entendi nada. Fui pesquisar, e vi q era fácil, ai eu fui meio "quero mais, quero mais conhecimento", agora eu estou aqui, descobrindo a matemática verdadeira e pura. Cara, eu sou viciado nisso, aaahhh.
Comecei assim também,amigo. Me lembro quando chegavam as provas de matemática e eu sentava perto de algum amigo que sabia matemática kkkkkkk pq eu era um horror
Tirava só zero na escola sai da escola e no dia a dia descobri o que está errado nas escolas sempre ensinaram agente a somar como se a matemática fosse exata mais a matemática é cálculos de aproximação aí nosso cérebro começa a entender porque agente acha que toda soma tem que dar um número redondo ai o cérebro buga e agente não entende .,hoje vejo a matemática como a linguagem de tudo ., até o universo é matemática . observação o dia a dia te ensina mais do que uma escola vc aprende matemática .,exemplo pagando alguma coisa recebendo troco trabalhando em contagens de qualquer coisas em qualquer trabalho até catando feijão vc tem matemática ela está todo dia com vc .a matemática não é exata em tudo até no universo sempre vai ser pra menos ou mais entende isso e destrave a chave em seu cérebro pode pesquisar sobre isso não sei porque não ensinam isso nas escolas ainda mais quando se é muito novinho ainda., eu acho que é para manter a sociedade burra mesmo.
eu também fui assim, a matéria que eu mais odiava era a matemática, porém um dia resolvi enfrentar este medo e descobri que o motivo que eu odiava matematica é que eu na verdade nunca entendi ela, havia alguma coisa que não me foi ensinada, resolvi voltar do zero, desde divisão e frações, expoente e raiz etc. e foi ai que peguei gosto pela matemática, realmente a matematica nunca foi dificil, depois que a gente aprende nós perdemos o medo de contas grandes e vemos que nunca foi dificil, foi apenas medo
Ambiente com muitas distrações, tenho muitas lembranças de intrigas e bullying no ensino medio, e na faculdade "professores nao mt bons", estudar sozinho foi minha segunda revolução nos estudos (a primeira foi o cursinho com ótimos professores)
Eu me identifiquei muito com você. Hoje sou uma pessoa que valoriza muito o estudo, não de modo utilitarista, mas por prazer de estudar e por ser libertador obter conhecimento. Muito bom o vídeo, assisti do início ao fim, parabéns!
Eu estudo matemática e física sem estar na faculdade ou na escola. CÁLCULO, uma matéria que a maioria odeia e só estudam porque é uma cadeira na faculdade, eu estudo simplesmente porque gosto rsrs.. É libertador e divertido estudar assim...Nessa pegada estudei também Psicologia, Física, Eletrônica, Elétrica e Computação. Muitas vezes compro livros nos sebos, os mesmos livros que alguém que está na faculdade estuda...
ESSA QUE A ESSêNCIA DO APRENZIZADO: ESTUDAR POR PRAZER. ACRDITO QUE ESTUDAR POR OBRIGAÇÃO OU PRA MELHORAR DE VIDA É BOM, MAS QUEM ESTUDAR POR PRAZER , NÃO HA COMPARAÇÃO
Muito bom video, sobre o seu aprendizado e na sua insistencia em não desistir, parabens, se não me engano foi Galileu que escreveu que a matematica foi a linguagem que Deus usou para escrever o universo, um grande abraço.
Sua análise representou a realidade de 90% dos alunos brasileiros. Um trabalho excelente que, com certeza, inspirará muitos estudantes a buscar mudanças.
Muito bom o seu vídeo! Me vejo nele, pois eu amava Matemática no Fundamental II e fazia as provas em menos de 1 minuto. Eu, sinceramente, não sei o que houve, mas ao longo do tempo, perdi o interesse e minhas notas vou ladeira abaixo! Além do trauma. Só agora, depois de terminar o ensino médio, estou estudando Matemática por prazer e estou amando. O meu maior problema é: cálculo mental e raciocínio lógico. Você poderia fazer um vídeo com dicas práticas para melhorar a lógica? Obrigada, sucesso!
Meu caso provavelmente é da grande maioria dos estudantes brasileiros, não sabia matemática e a escola não ensinava bem ou não motivava, então vem aquele medo e raiva do que a gente não sabe resolver. Então com o ensino pobre nas escolas, a gente acaba não gostando. Quando crescemos percebemos que não é aquele monstro e que com a internet conseguimos aprender muito melhor.
Você é genial, eu admiro muito! Eu me identifiquei muito com essa história, no 5 ano, por exemplo, eu odiava muito uma professora de matemática pelo mesmo fato que ela sempre me ignorava quando eu tentava tirar dúvidas. Entretanto, de alguns meses para cá, estive tentando investigar e procurar conhecimento, assim como você. Estou atualmente revisando didáticas básicas que eu não tinha aprendido na época, e tentando absorver e aprender nos dias de hoje. A matemática é incrível, de fato. Criei até uma personagem (sou uma desenhista também) para continuar me motivar aos estudos dessa matéria. Enfim, isso é tudo determinação e esforço! Ao longo do tempo, espero aprender muito mais. Deus abençoe sua vida, amigo! :)
Muito legal seu relato !! Estou com 40 anos e estou tendo que rever tudo do zero, tanto Matemática quanto Português, Pois comecei a estudar para concursos !!
Sou físico de formação e profissão , mas também doutor e professor em matemática pura , e uma das coisas que sempre me fascinou é a matemática. Desde criança , sempre tive um fascínio enorme pela matemática. Inicialmente , surgiu apenas porque gostava de ciências exatas e tinha gosto pela manipulação algébrica e entendimento de lógica. Porém , quando fui "amadurecendo" (aspas por se passar no F1) , fui percebendo a elegância matemática. Passei a achar formoso seu jeitão "Masturbe o cérebro para ejacular ideias" (amo essa frase hahahaha) dela , isso porque vejo seu exercício lógico como de uma natureza tão simples , mas de tamanha unicidade. Enquanto minha estima da matemática aumentava , mais me aprofundava , assim , antes de entrar no ensino médio , concluí a ementa da graduação em matemática e fui medalhista de ouro na IMO a partir do 8º ano. A única parte que não gostava era que isso me desolava. Digo , você não vai se encaixar se você deduz o teorema do índice de Atiyah-Singer enquanto o resto aprende notação científica (P.S.: aconteceu no terceiro médio).
Obrigado pelo seu comentário ! Concordo com você , infelizmente se vc tem interesses muito diferentes dos seus pares vc acaba ficando isolado … É muito comum , e também aconteceu comigo
@@eduardocastro9816 honestamente , sou fora da curva não por ser um gênio , mas por o sistema de educação ativamente emburrecer as pessoas. Se tivéssemos uma educação funcional , cálculo não teria 90% de reprovação e análise não faria 50% dos estudantes de matemática desistirem do curso. O sistema de ensino atual é uma banalização extrema do que realmente são as ciências e a matemática.
@@理論派の男 Quando eu tive a oportunidade de folhear Lições de Física, tive essa mesma percepção, de que a ciência e o saber científico exigem para muito além da "for mula": seria, antes de tudo, observar para verdadeiramente ir ao "rabo da palavra" - como escreveu nosso JGM -. para se entender o saber científico. Claro, daí também seria complementardopela imaginação, a criatividade, a curiosidade e , por que não, o encantamento, além de velar pela simplicidade, buscar princípios... Se Aristóteles fez isso lá nos primórdios, independente dos resultados. Pens que, no fim das contas, fazer ciência é um conjunto de coisas integradas... Não sei se estaria de acordo; por fim, fico feliz em saber que há pessoas como você.
Boa noite, esse video caiu como um presente de final de ano para mim, agradeço muito vc ter compartilhado sua historia, infelizmente nos é ensinado uma visão distorcida dessa matéria. No meu caso a matemática sempre me fascinou e sempre me causou curiosidade o que tem atrás dos números e figuras, mas infelizmente não tive a sorte de ter professores bons, lembro que sofria demais para estudar a matéria quando chegavam as provas, mas me fascinava com química e física, era uma aluna mediana atingia a media e já me contentava, e aprendi que quando não temos incentivo tudo fica mais difícil e carrego comigo três professores qye foram importantes na fase no 1° ano do ensino médio.
Cara, muito obrigada por esse vídeo!! Me identifiquei muito com o seu relato! E, francamente, ouvir as conclusões das suas histórias e seu posicionamento nesse vídeo me trouxe uma calma kkkkkk pois achei que, junto com os traumas escolares, estaria também meu facínio e habilidades matemáticas. É um erro deixar isso te "enferrujar", da mesma forma que é um acerto se estimular - se é algo que te serve e te traz admiração. Me revolto muito com essa questão da educação brasileira, é mesmo um porre. Quem sabe quanto progresso na área e mais pessoas que entendessem a beleza dessa matéria existiriam aqui? Isso desmotiva mesmo as pessoas que são bem empenhadas, e desempenham pessoas que, muitas vezes, iriam brilhar se tivessem as instruções certas. Enquanto as pessoas daqui ficam para trás, as dos outros países conservam bem as pessoas que se alinham com o ensino da matemática, e depois colhem os progressos deles, enquanto a gente tem uma das piores classificações na análise de estudos do PISA, mas também um dos índices mais altos de ansiedade e depressão no mundo (claro que isso também se deve a outros fatores, mas a educação já resolveria muitas coisas e diminuiria isso em uma boa escala). Esse relato é uma das maiores coisas que vi hoje, me acendeu uma chama para resolver questões pessoais minhas. Você gostaria de me responder se você tem medalhas de olimpíadas matemáticas?? Queria ter tido mais chance na minha época, a quarentena tirou bons anos 😅
Eu lembro que eu odiava matemática, mas na verdade eu odiava a professora, quando eu estava com uns 5 aos 9 anos eu tinha uma professora que era muito ignorante, lembro até hoje que ela lia a prova ou o exercício em voz alta pra turma toda e ainda falava "olha que erro besta, não estava prestando atenção, tava no mundo da lua" e com o tempo meu ódio por ela só aumentava, pra piorar a escola me colocou na aula de reforço e as professoras ficavam perguntando sobre a tabuada e tals, ficava encarando como se fosse o exercito. Foi muito díficil na época e agora eu até me pergunto como uma pessoa assim dava aula pra criança (kkkkk), e era muito engraçado porque ao mesmo tempo tinha uma outra professora de português que sempre me elogiou e falava que eu prestava atenção no texto e que os meus textos eram bons, eu acabei levando isso pro coração e gostando mais pra português e isso foi até o Ensino Médio, no Ensino Médio eu acabei gostando muito de matérias como Quimica, Física e só ai eu voltei a tolerar a Matemática e percebi que eu gostava até de trabalhar com números. Pra mim só fica claro como esses professores de infância acabam gerando um impacto na sua vida, tanto pro positivo como negativo, e como é importante a profissão professor e é importante a paciência e vocação pra trabalhar com crianças, imagina quantas pessoas desistiram do caminho de estudar por esse motivo, baixa alto estima nos estudos e no próprio intelecto. Eu já conversei com muitas pessoas a respeito disso, sobre voltar a estudar ou estudar pra um curso tecnico, o que eu mais escuto é "Sou muito burra(o) pra isso, se eu fosse inteligente mas eu não sou", com certeza é um assunto pra parar e pensar sabe.
Eu sempre gostei de matematica , porém fui descobrir que uma pouco da dificuldade que tinha era um transtorno e hiperfoco, nao consegui aprender com alguns professores, aprendia mais sozinha.
Eu não sou jovem. Tenho 62 anos e, infelizmente, fui professor durante 34 mesmo ODIANDO o que eu fazia. Seu canal é muito importante para outros sofredores que carregam consigo a desgraça de nascer no brasil e ter que ser educado nessa latrina histórica e atual.
Compartilho do mesmo sentimento que você, passei o que vc passou, no Brasil, não valorizamos algo tão maravilhoso. Ainda tenho minhas lutas e dificuldades e estou todo dia estudando um pouco matemática, para cursar engenharia.
Sou horrível em matemática, mas de longe é a matéria que eu mais gosto (atualmente na escola estamos vendo funções do segundo grau, equações exponenciais e logaritimos). Minha maior meta para 2025 é aprender cálculo 1. Como? Vou estudar matemática igual um condenado o verão inteiro e 2025 inteiro também. 🙏
Hoje em dia não odeio matemática (ou pelo menos por enquanto rsrs). Quando estava estudando RLM para concursos li a tradução de um livreto chamado “Os lamentos de um matemático” e a visão poética dessa matéria realmente teve um impacto na minha visão sobre a matemática. Minha matéria favorita até hoje é filosofia e esse livreto me ajudou a entender o quanto essas matérias tem incomum. Desde então passei a gostar muito dessa lógica da matemática de que não existe um único jeito pra encontrar o resultado correto. E essa lógica me ajuda até na construção de narrativas.
O que eu percebi no decorrer da minha vida,e que principalmente o ensino de matemática, à princípio não é amistoso para maioria dos alunos, ou seja é uma coisa que machuca demais a mente de de um ser que à princípio nem sabe prá quê aquele tipo de sofrimento, más que ao longo da vida, será muito útil porque desde a mais simples coisa está usando a matemática, e daí vai. A pessoa já começa a perceber que se não aprender matemática, será passada para trás nas mínimas coisas, e que prá isso não acontecer, ainda que penoso o indivíduo acaba se sujeitando e até gostando da matemática, também nesta ocasião o cara está cansado de apanhar das contas, e o cérebro acaba aceitando de bom grado. 😂. Comigo isso aconteceu também, e acho que a maioria das pessoas acontece também. Foi muito boa sua reflexão, sempre tem pessoas achando que são os primeiros a passar por isso, más suas palavras fala pela maioria dos estudantes. Acho isso muito interessante. Obrigado.
Não sei o que sinto por matemática, mas não é não gostar, eu não gosto é de não saber, eu acho muito bonito ver as explicações das questões e tals, amo quando compreendo. É uma matéria que não causa tedio e nem me deixa sonolenta kkkkk. Mas eu ainda estou na matemática básica, pq infelizmente eu não dei muito valor na escola essas matéras.
Eu gostei de matemática até a antiga 4ª série. À partir da 5ª eu comecei a me complicar. Meu raciocínio sempre foi mais lento e a consequência é que eu não consegui acompanhar os colegas, os professores pulavam para o próximo assunto, quando eu ainda não tinha aprendido o anterior. Eu passava de ano me arrastando, sempre fazendo provas de recuperação e recebendo chances dos professores, que não fez bem pra o meu aprendizado, pois eu apenas decorava o necessário para passar na prova, depois esquecia tudo. Isso foi virando uma bola de neve que me fez terminar o Ensino Médio com uma base fraca e uma construção extremamente defeituosa, e, absolutamente traumatizado com matemática. Nunca fui pra uma faculdade, comecei a trabalhar no pesado, nos piores serviços que já imaginei, e recebendo apenas salário mínimo. Eu havia tentado concursos públicos, mas passar neles sempre pareceu impossível. Daí, eu comecei a aceitar essa situação e me adaptar às coisas com as quais eu nunca havia sonhado, mas agora eram parte da minha vida. Casei, tive filhos no decorrer de vários anos, e a situação foi ficando cada vez mais difícil, para sustentá-los e educá-los, até que eu fui demitido do meu último emprego, onde eu já estava trabalhando há anos. E, eu já não contava com aquilo. Achava que iria me aposentar por lá. Aquilo foi uma bomba pra mim, mudança radical na minha vida e mais dificuldade para a minha família. Minha esposa me disse que tinha um certo concurso aberto, e que eu poderia tentar. Imediatamente eu pensei que estava fora de cogitação, mas devido às circunstâncias e ao desespero, eu decidi que teria que tentar, pois não tinha muita opção. Me inscrevi no concurso e voltei aos estudos de matemática, entre outros, após quase 25 anos da minha vida, totalmente enferrujado, sem noção de cronograma de estudos, totalmente deslocado. Pensei em me organizar, antes de mais nada, e, enquanto isso eu refletia sobre o meu trauma de matemática. Pensava, que muita gente gosta de matemática, e, "por quê eu não?". Eu sabia que meu problema estava na base, no fundamento, lá naquele ponto onde eu ainda gostava de matemática, e então, procurei revisar por lá. Procurei professores que me agradassem no UA-cam, para estudar por vídeo-aulas e comecei a me dedicar. A cada vídeo, de 4º e 5º ano, comecei a me reencontrar, achar interessante e até mesmo divertido estudar matemática. Comecei a sentir vontade de estudar todo dia e compartilhar o que eu estava aprendendo com amigos e família. Resultado do concurso, eu fui classificado, mas fiquei muito distante da nota de corte. No entanto, eu obtive algo mais precioso, a esperança, a autoestima e autoconfiança, a vontade de vencer na vida. E, agora, aos 44 anos, eu me considero um concurseiro. Espero que essa história possa alcançar pessoas que precisam de uma motivação para os estudos. Nunca desista dos seus sonhos. É possível sentir prazer e até mesmo se viciar em matemática. Tudo de bom pra vocês! Marcio Lins.
Então aproveito pra compartilhar. Eu estudeu numa escola pública num bairro de classe média, mas muito boa. Peguei uma professora japonesa carrasca, que deu até barraco porque ela pegava no meu pé justamente porque eu dispersava. Isso na segunda série. Quando me mudei pra periferia, na terceira série, a turma de lá estava 6 mêses atrasada. Eu me achava um eistein perto deles. Aí eu caí no limbo. Porque eu sempre fui de dispersar, e com uma escola com uma galera desisteressada, aí foi o meu fim. Logo eu já tinah ficado igual a eles. Aí, quando eu fiquei mais velho e vi que tinha ficado para trás, me achei a pessoa mais burra do mundo. Eu fui pra faculdade e não conseguia fazer o básico de matemática. Daí eu entendi o quanto a educação, principalmente a pública é tratada com descaso. Aí comecei a correr atrás e vi que não é uma questão de burrice. É uma questão de abrir a mente e se dedicar. Porque no final sempre vão dizer que vc deve estudar mas não vão te explicar a importância daquilo e nem te dar uma direção de como estudar. Acho que esse é o ponto, o estudo é encarado pelos alunos como uma coisa ruim e sem utilidade e só vão perceber isso muito tarde.
Sou formado em engenharia civil, sempre amei matemática, sempre fui o melhor aluno da escola no ensino fundamental e medio, fechava todas as provas, na faculdade a mesma coisa, tirei 100 em cálculo diferencial, 98 em calculo integral, 96 em calculo com varias variaveis, 100 em Equações diferenciais, 99 em geometeia analitica e algebra linear e por aí vai. Porem eu achava que cálculo e Equações diferenciais era tudo do mais sofisticado que eu poderia aprender em matemática, ate pouco tempo, 5 anos depois de formado eu nao imaginava que existia outra matemática completamente diferente daquilo que eu conheci no ensino medio e na faculdade. Hoje eu me engontro numa angústia de querer saber mais, como se eu precisace urgentemente compreender tudo, entender coisas como teoria dos numeros, análise, topologia, etc. Coisas que até ontem eu não imaginava que existia. Tudo que eu aprendi de matemática ate hoje foi apenas feramentas práticas pra resolver problemas, mas pelo que eu to vendo, matemática de verdade não é isso, como mostrado no livro, matemática não deve ter por ojbetivo resolver problemas praticos, e sim entender como a propria matemática funciona, provar que raiz de 2 é irracional é um belo exemplo, por que? Essa é a questao. To pensando seriamente em cirsar um curso de bacharelado em matemática na ufmg, mas ao mesmo tempo fico pensando que isso é loucura, ja sou formado em engenharia civil, tenho especialização em engenharia estrutural, por que ir pra um caminho totalmente diferente? Me pergunto. A questão é que eu não sei a resposta, mas a meses que eu to com esse hiperfoco em ficar pesquisando tudo sobre matemática pura, criando teorias esquisitas na minha cabeça kkkk será que eu to ficando doido kkkkk
Vc não precisa frequentar uma sala de aula pra aprender mais matemática. Já que vc n]ao precisará de um diploma pra mostrar na empresa, baixa a grade curricular com as indicações dos livros de apoio, compre os livros e vá fazendo no seu tempo. Pontualmente, vc assiste algum vídeo ou acha algum curso online específico sobre isso.
Nos primeiros 4 anos eu gostava de matemática porque era a única matéria que eu nao precisava estudar. Era só prestar atenção na explicação a fazer a prova. Todas as demais matérias precisava copiar lição e estudar. Lembro que tinha uma regra que se vc tirasse E,E,E,A vc passava, A,E,E,E não... Entao eu cagava pra estudo durante os 3 primeiros trimestres, mas era "cagar" mesmo, a professora entregava a prova e eu devolvia sem nem sequer tentar. Nao copiava lição, nao fazia exercícios, nada... Dai no ultimo trimestre me dedicava e tirava A em tudo kkkkk... não era dificil, bastava memorizar a matéria... Lembro que tinha uma professora de Geografia que ficou muito brava e disse pra minha mãe que ela me daria uma surra se fosse filho dela... Tudo isso EF, EM eu nem fiz, so terminei muito tempo depois fazendo o ENEM e tirando a nota necessária para concluir o EM (um otimo truque na real... em 2 dias vc faz o que teria que fazer em 3 anos!) Vcs devem se perguntar onde cheguei com tanta indisciplina. Ate que não me sai mal, sou um desenvolvedor senior numa grande empresa de tecnologia ganhando 5 digitos. Isso mostra que tem algo errado com a escola. Eu sou uma das poucas pessoas que estudou cálculo simplesmente "porque sim", nao por causa da faculdade, nao por causa do vestibular, sem provas me testando, sem aulas, estudei simplesmente porque gosto. Estudei fisica no mesmo rolê, e estudei programação e psicologia.. Hoje trabalho gangando bem fazendo algo que eu faria de graça... Todo o sistema é muito bugado.. essa pressão, notas, sistemas de eliminação... Pensa um aluno que não passou em medicina... o cara errou 1 questao a menos e não entrou. Em que planeta esse cara sabe menos que o os que acertaram uma questao a mais? Bom, o nosso! Mas voces entenderam kkkk
esse ano eu começo a minha faculdade de engenharia florestal, eu era mediana no ensino médio era cerca até 8 a nota que eu tirava, e to começando estudar cálculo pra qnd começar às aulas n me desesperar tanto, tenho uma base boa em matemática e como eu amo química eu tenho facilidade de entender cálculos, a jornada vai ser longa, mas vamo que vamo, seu canal é ótimo mano!
Bom dia Prf meu amigo eu amo matemática de ❤️ corpo e alma prf sou de Pernambuco cidade de escada Pernambuco meu irmão sou conhecido como o melhorzinho da matemática daqui da cidade de escada Pernambuco amo matemática na minha vida
Comecei a gostar quando eu me desafiei a mim mesmo, algo do tipo: Como assim eu não consigo aprender? Então eu tento, erro, tento erro, tento acerto, acerto, acerto, erro, tento, erro, acerto e vou ate entender. Não aceito não aprender.
Relato interessante, creio que muita gente se identificou em algumas passagens. Eu, mesmo sendo mais velho que você, vi alguns pontos comuns com a minha trajetória em matemática. Eu sou formado em matemática e também só passei a goatar de matemática depois de algumas dificuldades. Está sabendo que saiu o remaster de Legacy of Kain? 😁
Po mano eu entrei no cefet rj e realmente foi muito difícil a prova, infelizmente eu não tinha uma base boa em matemática, pro nível do cefet, que é realmente bem alto, e ao mesmo tempo comecei a ser um péssimo aluno, e toda a oportunidade que eu criei foi por água-abaixo, por que eu escolhi deixar de estudar e dedicar mais tempo aos estudos... Fui jubilado, mas até hoje eu carrego isso, mas isso me trouxe experiências que me construíram como pessoa, realmente é uma escola excelente, mas pra um aluno médio se nivelar com ela realmente é pra poucos, também tive vários colegas da escola pública que não conseguiram se adaptar, e jubilaram... enfim, hoje eu vejo os estudos de forma mais pragmática e ferramental, realmente podemos aprender tudo o que desejarmos se estivermos dispostos a pagar o preço... Obrigado pelos ensinamentos, pois eu também fui de amor ao ódio pela matemática mas simplesmente por que não pode compreendê-la de uma visão mais holística, eu tinha 14 anos na época e tudo foi muito rápido...
Detalhe, eu só fui tirar uma nota acima de 7 em matemática, quando já era tarde de mais, na última prova de recuperação... eu aprendi que sempre pude me dedicar e tirar notas boas assim como meus colegas, eu era como eles, aquilo sempre foi possível e eu deixei escapar, não se iludam, estudar é o mínimo necessário pra sobreviver nesse mundo!! estudem economia e financeiro, e a matemática são pilares pra ter uma vida financeiramente saudável. Valeu!!
opa video muito bom maninho!! só senti falta de voce falar como vc reencontrou sua professora, lembro de ter dito no video que posteriormente iria explicar...
Cara, incrível como nosso ensino piorou. Você em um curso técnico (que é como um Instituto federal hoje) já viu Cálculo, enquanto que a gente só vem ver isso na faculdade.
2:55 passei por isso também, lembro que na época, meu professor nao falava que eu acertei "sua divisão deu exata" e passou um tempo assim, quando chegou na parte de divisão com resto, ele falou "sua divisão é uma não exata" na minha cabeça eu errei a conta, e tive ponto negativo com a divisão com resto.
O meu foi o contrário, eu gostava de matemática até antes de entrar na faculdade. Comecei a cursar bacharel em matemática e acabei perdendo o brilho pois não via aplicabilidade dela pelo curso abordar mais a matemática pura.
Eu tive muitas dificuldades em Física. Na 1ª série do Ensino Médio, tirei muita nota baixa e quase reprovei! Porém, eu quis aprender, insisti e estudei. Hoje, falta pouquíssimo pra me formar em Física Licenciatura e, embora eu goste e estude, tenho algumas dificuldades.
Eu vejo que o maior problema do ensino de matematica, é professor formado em pedagogia dar aula nos anos iniciais da materia. Nao sei de mudou, mas a maioria desses cursos detestam matematica. Lembro de que na quarta serie meu professor se enrolava e dava uma aula merda.
eu gosto de matemática, porém eu parei de estudar e me perdi. Agora não sei por onde começar, se devo recomeçar ou com quais livros me informar. Alguem poderia me ajudar com essa questão? pretendo aprender, agora, a matemática do Básico ao avançado, mas não sei quais livros usar, em que ordem aprendê-los e quais assuntos estudar.
Eu sei que o vídeo como um todo foi feito com boas intenções, mas esse comentário que diz que tem uma cultura de "achar normal ficar de recuperação" é bem tendencioso. Deu pra ver que vc sempre foi muito cobrado pra ser o aluno nota 10 na escola, mas é multifatorial essa quantidade enorme de alunos ficar de recuperação. Primeiro que ignoram as dificuldades físicas/psíquicas/psicológicas de cada aluno, o ensino deveria ser personalizado, mas não é, então cada aluno passa de ano do jeito que dá. Segundo que ninguém é obrigado a ser nota 10 em TODAS as matérias, nosso método de ensino já é defasado o suficiente e as pessoas já se esforçam pra entender uma matéria em escolas ruins. Você foi bastante privilegiado por nunca ter tirado menos do que 6 em matemática, mas ficar de recuperação não é algo a se envergonhar MESMO, pois isso não significa que o aluno não se esforçou para aprender.
Quem me deixou péssima em matemática foi meu pai. Eu queria muito aprender e pedi pra ele me ensinar...ele pegou o cinto e colocou sobre a mesa e ficava perguntando quanto é 8x9 e batia o cinto na mesa. Claro que nunca mais aprendi matemática.
Existem as diversas inteligências múltiplas, uma delas é a inteligência lógico-matemática, e no teste que eu ja fiz várias vezes esta sempre é a menor de todas na minha cabeça. Você conhece essa teoria ? Eu nao tenho odio à matemática, eu simolesmente tenho uma grande dificuldade, lentidão no pensamento matemático que sinto que piora a cada tempo que passa. Queria ser engneheiro aeronáutico ou aeroespacial mas isso ainda é impossível. Ja tentei varias vezes estudar sistematicamente com a matemática básica mas nunca consigo terminar e minha mente começa a sofrer.
Nossa, sim! eu já perdi as contas de quantas vezes já tentei estudar matemática do zero porque é meu sonho trabalhar como engenheira química, ou TI, programação. Mas é realmente impossível. Nunca consigo passar da matemática básica e olhe lá. Tenho dificuldade absurda com jogo de sinais... Muito mais também. pqp.
Enxergo que toda " exigência" dos professores " ruins" ajudou vc. Até castigo como, resolva tantas questões ajudou, mas acho q agora t falando d mim. Rs.. Estudar, n encaro como sempre sendo prazeroso, mas sempre e necessário.
Você ser uma criança que tem dúvidas pertinentes e nenhum adulto ao seu redor ter a competência para responder-las é uma das piores sensações do mundo! É horrível a sensação de ser obrigado a fazer algo que você não vê sentido, e pior, tudo isso poderia ter sido evitado.
Olá! Parece uma foto que eu tenho. Eu estudei no Geraldo Hypólito. Desculpa em perguntar, por acaso você estudou lá? Deve ser apenas impressão. Gostei do vídeo, e se puderes faça mais. Obrigada.
8:21 só um pequeno detalhe muito minúsculo sobre o fundamental I e II. O fundamental I é de 1° até o 5° e o II de 6° até 9° a não ser que esteja falando desse sistema antigo que funcionava pra você quando era mais novo e deve ter mudado.
Meu a matemática é para de apaixonar hoje em dia ** porque os professores antigamente te faziam odiar !!! Métodos de ensino .... Cada uma aprende de uma forma !!
Credo! Smp professoras de matemática para não ajudar. Aff! Eu smp tive excelentes professores de matemática, mas professores nunca tive. Um professor de matemática que eu nunca esqueço é o professor Paulo César. O homem não levava livros para a escola, respondia todas as dúvidas dos alunos.
Entre no nosso discord :
discord.gg/baRmGTFf
eu também não gostava de física hoje eu amo fisica
Eu nunca fui de odiar matemática mesmo, mas também não sabia. Em uma aula de divisão, a professora deu uma aula meio paia, não entendi nada. Fui pesquisar, e vi q era fácil, ai eu fui meio "quero mais, quero mais conhecimento", agora eu estou aqui, descobrindo a matemática verdadeira e pura. Cara, eu sou viciado nisso, aaahhh.
@@billucrias eu também peguei esse vício !
Comecei assim também,amigo. Me lembro quando chegavam as provas de matemática e eu sentava perto de algum amigo que sabia matemática kkkkkkk pq eu era um horror
Tirava só zero na escola sai da escola e no dia a dia descobri o que está errado nas escolas sempre ensinaram agente a somar como se a matemática fosse exata mais a matemática é cálculos de aproximação aí nosso cérebro começa a entender porque agente acha que toda soma tem que dar um número redondo ai o cérebro buga e agente não entende .,hoje vejo a matemática como a linguagem de tudo ., até o universo é matemática . observação o dia a dia te ensina mais do que uma escola vc aprende matemática .,exemplo pagando alguma coisa recebendo troco trabalhando em contagens de qualquer coisas em qualquer trabalho até catando feijão vc tem matemática ela está todo dia com vc .a matemática não é exata em tudo até no universo sempre vai ser pra menos ou mais entende isso e destrave a chave em seu cérebro pode pesquisar sobre isso não sei porque não ensinam isso nas escolas ainda mais quando se é muito novinho ainda., eu acho que é para manter a sociedade burra mesmo.
@@valdeir945verdade
eu também fui assim, a matéria que eu mais odiava era a matemática, porém um dia resolvi enfrentar este medo e descobri que o motivo que eu odiava matematica é que eu na verdade nunca entendi ela, havia alguma coisa que não me foi ensinada, resolvi voltar do zero, desde divisão e frações, expoente e raiz etc. e foi ai que peguei gosto pela matemática, realmente a matematica nunca foi dificil, depois que a gente aprende nós perdemos o medo de contas grandes e vemos que nunca foi dificil, foi apenas medo
Eu era muito bitolado com matemática, mas a escola tirou meu prazer dos estudos. Recuperei meu prazer quando comecei a estudar pela internet
mesma coisa eu, acho que nunca consegui me concentrar em um ambiente barulhento
Ambiente com muitas distrações, tenho muitas lembranças de intrigas e bullying no ensino medio, e na faculdade "professores nao mt bons", estudar sozinho foi minha segunda revolução nos estudos (a primeira foi o cursinho com ótimos professores)
nunca odiei matemática, eu sempre odiei fato de eu não saber sobre ela.
Eu me identifiquei muito com você. Hoje sou uma pessoa que valoriza muito o estudo, não de modo utilitarista, mas por prazer de estudar e por ser libertador obter conhecimento. Muito bom o vídeo, assisti do início ao fim, parabéns!
Eu estudo matemática e física sem estar na faculdade ou na escola. CÁLCULO, uma matéria que a maioria odeia e só estudam porque é uma cadeira na faculdade, eu estudo simplesmente porque gosto rsrs.. É libertador e divertido estudar assim...Nessa pegada estudei também Psicologia, Física, Eletrônica, Elétrica e Computação. Muitas vezes compro livros nos sebos, os mesmos livros que alguém que está na faculdade estuda...
ESSA QUE A ESSêNCIA DO APRENZIZADO: ESTUDAR POR PRAZER.
ACRDITO QUE ESTUDAR POR OBRIGAÇÃO OU PRA MELHORAR DE VIDA É BOM, MAS QUEM ESTUDAR POR PRAZER , NÃO HA COMPARAÇÃO
A matemática pura é linda. Amo quando meus alunos demonstram interesse nas demonstrações que eu passo.
Muito bom video, sobre o seu aprendizado e na sua insistencia em não desistir, parabens, se não me engano foi Galileu que escreveu que a matematica foi a linguagem que Deus usou para escrever o universo, um grande abraço.
Sua análise representou a realidade de 90% dos alunos brasileiros. Um trabalho excelente que, com certeza, inspirará muitos estudantes a buscar mudanças.
Muito bom o seu vídeo! Me vejo nele, pois eu amava Matemática no Fundamental II e fazia as provas em menos de 1 minuto. Eu, sinceramente, não sei o que houve, mas ao longo do tempo, perdi o interesse e minhas notas vou ladeira abaixo! Além do trauma. Só agora, depois de terminar o ensino médio, estou estudando Matemática por prazer e estou amando. O meu maior problema é: cálculo mental e raciocínio lógico. Você poderia fazer um vídeo com dicas práticas para melhorar a lógica? Obrigada, sucesso!
Olá querida ! Realmente é bem comum as pessoas perderem o interesse na escola … e vou anotar a sua dica de vídeo !
Como é bom ver pessoas que buscam o estudo para evoluir! O mundo tem jeito! Parabéns, moçada!
Parabéns pra quem sabe matematica, tem um poder nas mãos, quem não sabe ou tem dificuldade a caminhada é mais dificil.
Meu caso provavelmente é da grande maioria dos estudantes brasileiros, não sabia matemática e a escola não ensinava bem ou não motivava, então vem aquele medo e raiva do que a gente não sabe resolver. Então com o ensino pobre nas escolas, a gente acaba não gostando. Quando crescemos percebemos que não é aquele monstro e que com a internet conseguimos aprender muito melhor.
Parabéns. Que esse vídeo alcance muitos jovens.
Não sei se você já leu, mas um livro que me deu a visão da arte da matemática foi o livro "o homem que calculava"
Esse livro é muito bom, e ainda tem o plus de ser brasileiro (por incrível que pareça, já que o autor usa pseudônimo estrangeiro)
Já li o início desse livro e gostei bastante.
Esse livro é maravilhoso msm
Você é genial, eu admiro muito! Eu me identifiquei muito com essa história, no 5 ano, por exemplo, eu odiava muito uma professora de matemática pelo mesmo fato que ela sempre me ignorava quando eu tentava tirar dúvidas. Entretanto, de alguns meses para cá, estive tentando investigar e procurar conhecimento, assim como você. Estou atualmente revisando didáticas básicas que eu não tinha aprendido na época, e tentando absorver e aprender nos dias de hoje. A matemática é incrível, de fato. Criei até uma personagem (sou uma desenhista também) para continuar me motivar aos estudos dessa matéria. Enfim, isso é tudo determinação e esforço! Ao longo do tempo, espero aprender muito mais. Deus abençoe sua vida, amigo! :)
Muito legal seu relato !! Estou com 40 anos e estou tendo que rever tudo do zero, tanto Matemática quanto Português, Pois comecei a estudar para concursos !!
Sou físico de formação e profissão , mas também doutor e professor em matemática pura , e uma das coisas que sempre me fascinou é a matemática. Desde criança , sempre tive um fascínio enorme pela matemática. Inicialmente , surgiu apenas porque gostava de ciências exatas e tinha gosto pela manipulação algébrica e entendimento de lógica. Porém , quando fui "amadurecendo" (aspas por se passar no F1) , fui percebendo a elegância matemática.
Passei a achar formoso seu jeitão "Masturbe o cérebro para ejacular ideias" (amo essa frase hahahaha) dela , isso porque vejo seu exercício lógico como de uma natureza tão simples , mas de tamanha unicidade. Enquanto minha estima da matemática aumentava , mais me aprofundava , assim , antes de entrar no ensino médio , concluí a ementa da graduação em matemática e fui medalhista de ouro na IMO a partir do 8º ano.
A única parte que não gostava era que isso me desolava. Digo , você não vai se encaixar se você deduz o teorema do índice de Atiyah-Singer enquanto o resto aprende notação científica (P.S.: aconteceu no terceiro médio).
Obrigado pelo seu comentário ! Concordo com você , infelizmente se vc tem interesses muito diferentes dos seus pares vc acaba ficando isolado … É muito comum , e também aconteceu comigo
imo no 8° ano, brabo viu
Porra, meus parabéns, vc é fora da curva.
@@eduardocastro9816 honestamente , sou fora da curva não por ser um gênio , mas por o sistema de educação ativamente emburrecer as pessoas. Se tivéssemos uma educação funcional , cálculo não teria 90% de reprovação e análise não faria 50% dos estudantes de matemática desistirem do curso. O sistema de ensino atual é uma banalização extrema do que realmente são as ciências e a matemática.
@@理論派の男 Quando eu tive a oportunidade de folhear Lições de Física, tive essa mesma percepção, de que a ciência e o saber científico exigem para muito além da "for mula": seria, antes de tudo, observar para verdadeiramente ir ao "rabo da palavra" - como escreveu nosso JGM -. para se entender o saber científico.
Claro, daí também seria complementardopela imaginação, a criatividade, a curiosidade e , por que não, o encantamento, além de velar pela simplicidade, buscar princípios...
Se Aristóteles fez isso lá nos primórdios, independente dos resultados.
Pens que, no fim das contas, fazer ciência é um conjunto de coisas integradas...
Não sei se estaria de acordo; por fim, fico feliz em saber que há pessoas como você.
Se essa professora gostasse de videogame, ela poderia mostrar pra vc como a matemática ajuda a criar esses aparelhos e os jogos que rodam neles...
Boa noite, esse video caiu como um presente de final de ano para mim, agradeço muito vc ter compartilhado sua historia, infelizmente nos é ensinado uma visão distorcida dessa matéria.
No meu caso a matemática sempre me fascinou e sempre me causou curiosidade o que tem atrás dos números e figuras, mas infelizmente não tive a sorte de ter professores bons, lembro que sofria demais para estudar a matéria quando chegavam as provas, mas me fascinava com química e física, era uma aluna mediana atingia a media e já me contentava, e aprendi que quando não temos incentivo tudo fica mais difícil e carrego comigo três professores qye foram importantes na fase no 1° ano do ensino médio.
Cara, muito obrigada por esse vídeo!!
Me identifiquei muito com o seu relato! E, francamente, ouvir as conclusões das suas histórias e seu posicionamento nesse vídeo me trouxe uma calma kkkkkk pois achei que, junto com os traumas escolares, estaria também meu facínio e habilidades matemáticas. É um erro deixar isso te "enferrujar", da mesma forma que é um acerto se estimular - se é algo que te serve e te traz admiração.
Me revolto muito com essa questão da educação brasileira, é mesmo um porre. Quem sabe quanto progresso na área e mais pessoas que entendessem a beleza dessa matéria existiriam aqui? Isso desmotiva mesmo as pessoas que são bem empenhadas, e desempenham pessoas que, muitas vezes, iriam brilhar se tivessem as instruções certas. Enquanto as pessoas daqui ficam para trás, as dos outros países conservam bem as pessoas que se alinham com o ensino da matemática, e depois colhem os progressos deles, enquanto a gente tem uma das piores classificações na análise de estudos do PISA, mas também um dos índices mais altos de ansiedade e depressão no mundo (claro que isso também se deve a outros fatores, mas a educação já resolveria muitas coisas e diminuiria isso em uma boa escala).
Esse relato é uma das maiores coisas que vi hoje, me acendeu uma chama para resolver questões pessoais minhas.
Você gostaria de me responder se você tem medalhas de olimpíadas matemáticas?? Queria ter tido mais chance na minha época, a quarentena tirou bons anos 😅
Eu lembro que eu odiava matemática, mas na verdade eu odiava a professora, quando eu estava com uns 5 aos 9 anos eu tinha uma professora que era muito ignorante, lembro até hoje que ela lia a prova ou o exercício em voz alta pra turma toda e ainda falava "olha que erro besta, não estava prestando atenção, tava no mundo da lua" e com o tempo meu ódio por ela só aumentava, pra piorar a escola me colocou na aula de reforço e as professoras ficavam perguntando sobre a tabuada e tals, ficava encarando como se fosse o exercito. Foi muito díficil na época e agora eu até me pergunto como uma pessoa assim dava aula pra criança (kkkkk), e era muito engraçado porque ao mesmo tempo tinha uma outra professora de português que sempre me elogiou e falava que eu prestava atenção no texto e que os meus textos eram bons, eu acabei levando isso pro coração e gostando mais pra português e isso foi até o Ensino Médio, no Ensino Médio eu acabei gostando muito de matérias como Quimica, Física e só ai eu voltei a tolerar a Matemática e percebi que eu gostava até de trabalhar com números.
Pra mim só fica claro como esses professores de infância acabam gerando um impacto na sua vida, tanto pro positivo como negativo, e como é importante a profissão professor e é importante a paciência e vocação pra trabalhar com crianças, imagina quantas pessoas desistiram do caminho de estudar por esse motivo, baixa alto estima nos estudos e no próprio intelecto. Eu já conversei com muitas pessoas a respeito disso, sobre voltar a estudar ou estudar pra um curso tecnico, o que eu mais escuto é "Sou muito burra(o) pra isso, se eu fosse inteligente mas eu não sou", com certeza é um assunto pra parar e pensar sabe.
Eu sempre gostei de matematica , porém fui descobrir que uma pouco da dificuldade que tinha era um transtorno e hiperfoco, nao consegui aprender com alguns professores, aprendia mais sozinha.
Eu não sou jovem. Tenho 62 anos e, infelizmente, fui professor durante 34 mesmo ODIANDO o que eu fazia. Seu canal é muito importante para outros sofredores que carregam consigo a desgraça de nascer no brasil e ter que ser educado nessa latrina histórica e atual.
Compartilho do mesmo sentimento que você, passei o que vc passou, no Brasil, não valorizamos algo tão maravilhoso. Ainda tenho minhas lutas e dificuldades e estou todo dia estudando um pouco matemática, para cursar engenharia.
Olá Dimas ! Que legal q vc está estudando ! Desejo sucesso nos seus estudos
O vídeo começa aos 26:00 #paz
Kkkkkkkkk enrolação
Sou horrível em matemática, mas de longe é a matéria que eu mais gosto (atualmente na escola estamos vendo funções do segundo grau, equações exponenciais e logaritimos). Minha maior meta para 2025 é aprender cálculo 1. Como? Vou estudar matemática igual um condenado o verão inteiro e 2025 inteiro também. 🙏
Exata mesma meta que a minha para o ano de 2025 cara KKKKK
quantos anos vc tem?tem q estudar algumas coisinhas antes de calculo 1,continua oq vc ja ta estudando+trigonometria q vc vai ter uma base legal
@@juaumruela9544 Sei disso. Recentemente comecei a estudar o volume 1 dos fundamentos da matemática. Vou terminar a coleção.
@@BeyondComun dependendo do seu objetivo é desncessario,topicos como combinatoria,complexos etc podem ser deixados de lado
@@juaumruela9544 Ah sim, números complexos vou ver depois
Eu nunca odiei matemática mas eu tinha muita dificuldade mas depois tive que aprender assistindo vídeo aula etc mas com esse vídeo aprendi muito
Hoje em dia não odeio matemática (ou pelo menos por enquanto rsrs). Quando estava estudando RLM para concursos li a tradução de um livreto chamado “Os lamentos de um matemático” e a visão poética dessa matéria realmente teve um impacto na minha visão sobre a matemática. Minha matéria favorita até hoje é filosofia e esse livreto me ajudou a entender o quanto essas matérias tem incomum. Desde então passei a gostar muito dessa lógica da matemática de que não existe um único jeito pra encontrar o resultado correto. E essa lógica me ajuda até na construção de narrativas.
Eu gosto de matemática parece um jogo. Segredo é começar a aprender o básico .Sabendo o básico você domina matemática .
O que eu percebi no decorrer da minha vida,e que principalmente o ensino de matemática, à princípio não é amistoso para maioria dos alunos, ou seja é uma coisa que machuca demais a mente de de um ser que à princípio nem sabe prá quê aquele tipo de sofrimento, más que ao longo da vida, será muito útil porque desde a mais simples coisa está usando a matemática, e daí vai. A pessoa já começa a perceber que se não aprender matemática, será passada para trás nas mínimas coisas, e que prá isso não acontecer, ainda que penoso o indivíduo acaba se sujeitando e até gostando da matemática, também nesta ocasião o cara está cansado de apanhar das contas, e o cérebro acaba aceitando de bom grado. 😂. Comigo isso aconteceu também, e acho que a maioria das pessoas acontece também. Foi muito boa sua reflexão, sempre tem pessoas achando que são os primeiros a passar por isso, más suas palavras fala pela maioria dos estudantes. Acho isso muito interessante. Obrigado.
Vc quase contou minha história com algumas diferenças. Meus pais nunca me cobraram estudos, só me cobravam começar a trabalhar o quanto antes.
Não sei o que sinto por matemática, mas não é não gostar, eu não gosto é de não saber, eu acho muito bonito ver as explicações das questões e tals, amo quando compreendo. É uma matéria que não causa tedio e nem me deixa sonolenta kkkkk. Mas eu ainda estou na matemática básica, pq infelizmente eu não dei muito valor na escola essas matéras.
Interessante, parabéns! Tive um caminho parecido!
Os livros do Roberto Dante sao espetacular, muito bom.
A escola é um rolo compressor destruidor de talentos.
Deixe a resistência e vá se bacharelar em Matemática ...
A obrigatoriedade de um curso de 3000h pra ser "respeitado" em uma área?
Gostei.....top.
Eu comecei a me encatar por geometria plana. Comecei por trigonometria e fui pra geometria plana e estou adorando.
Eu gostei de matemática até a antiga 4ª série. À partir da 5ª eu comecei a me complicar. Meu raciocínio sempre foi mais lento e a consequência é que eu não consegui acompanhar os colegas, os professores pulavam para o próximo assunto, quando eu ainda não tinha aprendido o anterior. Eu passava de ano me arrastando, sempre fazendo provas de recuperação e recebendo chances dos professores, que não fez bem pra o meu aprendizado, pois eu apenas decorava o necessário para passar na prova, depois esquecia tudo. Isso foi virando uma bola de neve que me fez terminar o Ensino Médio com uma base fraca e uma construção extremamente defeituosa, e, absolutamente traumatizado com matemática. Nunca fui pra uma faculdade, comecei a trabalhar no pesado, nos piores serviços que já imaginei, e recebendo apenas salário mínimo. Eu havia tentado concursos públicos, mas passar neles sempre pareceu impossível. Daí, eu comecei a aceitar essa situação e me adaptar às coisas com as quais eu nunca havia sonhado, mas agora eram parte da minha vida. Casei, tive filhos no decorrer de vários anos, e a situação foi ficando cada vez mais difícil, para sustentá-los e educá-los, até que eu fui demitido do meu último emprego, onde eu já estava trabalhando há anos. E, eu já não contava com aquilo. Achava que iria me aposentar por lá. Aquilo foi uma bomba pra mim, mudança radical na minha vida e mais dificuldade para a minha família. Minha esposa me disse que tinha um certo concurso aberto, e que eu poderia tentar. Imediatamente eu pensei que estava fora de cogitação, mas devido às circunstâncias e ao desespero, eu decidi que teria que tentar, pois não tinha muita opção. Me inscrevi no concurso e voltei aos estudos de matemática, entre outros, após quase 25 anos da minha vida, totalmente enferrujado, sem noção de cronograma de estudos, totalmente deslocado. Pensei em me organizar, antes de mais nada, e, enquanto isso eu refletia sobre o meu trauma de matemática. Pensava, que muita gente gosta de matemática, e, "por quê eu não?". Eu sabia que meu problema estava na base, no fundamento, lá naquele ponto onde eu ainda gostava de matemática, e então, procurei revisar por lá. Procurei professores que me agradassem no UA-cam, para estudar por vídeo-aulas e comecei a me dedicar. A cada vídeo, de 4º e 5º ano, comecei a me reencontrar, achar interessante e até mesmo divertido estudar matemática. Comecei a sentir vontade de estudar todo dia e compartilhar o que eu estava aprendendo com amigos e família. Resultado do concurso, eu fui classificado, mas fiquei muito distante da nota de corte. No entanto, eu obtive algo mais precioso, a esperança, a autoestima e autoconfiança, a vontade de vencer na vida. E, agora, aos 44 anos, eu me considero um concurseiro. Espero que essa história possa alcançar pessoas que precisam de uma motivação para os estudos. Nunca desista dos seus sonhos. É possível sentir prazer e até mesmo se viciar em matemática. Tudo de bom pra vocês! Marcio Lins.
O math sorcerer é uma lenda, na vdd vcs dois são lendas
@@moronibr Grande moroni! O feiticeiro pode até ser , mas eu sou só um Zé Mané que gosta de matemática hahaha
@@geometriadasideias rapaaaaaz, não duvide do poder só brasileiro
Então aproveito pra compartilhar. Eu estudeu numa escola pública num bairro de classe média, mas muito boa. Peguei uma professora japonesa carrasca, que deu até barraco porque ela pegava no meu pé justamente porque eu dispersava. Isso na segunda série. Quando me mudei pra periferia, na terceira série, a turma de lá estava 6 mêses atrasada. Eu me achava um eistein perto deles. Aí eu caí no limbo. Porque eu sempre fui de dispersar, e com uma escola com uma galera desisteressada, aí foi o meu fim. Logo eu já tinah ficado igual a eles. Aí, quando eu fiquei mais velho e vi que tinha ficado para trás, me achei a pessoa mais burra do mundo. Eu fui pra faculdade e não conseguia fazer o básico de matemática. Daí eu entendi o quanto a educação, principalmente a pública é tratada com descaso. Aí comecei a correr atrás e vi que não é uma questão de burrice. É uma questão de abrir a mente e se dedicar. Porque no final sempre vão dizer que vc deve estudar mas não vão te explicar a importância daquilo e nem te dar uma direção de como estudar. Acho que esse é o ponto, o estudo é encarado pelos alunos como uma coisa ruim e sem utilidade e só vão perceber isso muito tarde.
Sou formado em engenharia civil, sempre amei matemática, sempre fui o melhor aluno da escola no ensino fundamental e medio, fechava todas as provas, na faculdade a mesma coisa, tirei 100 em cálculo diferencial, 98 em calculo integral, 96 em calculo com varias variaveis, 100 em Equações diferenciais, 99 em geometeia analitica e algebra linear e por aí vai. Porem eu achava que cálculo e Equações diferenciais era tudo do mais sofisticado que eu poderia aprender em matemática, ate pouco tempo, 5 anos depois de formado eu nao imaginava que existia outra matemática completamente diferente daquilo que eu conheci no ensino medio e na faculdade. Hoje eu me engontro numa angústia de querer saber mais, como se eu precisace urgentemente compreender tudo, entender coisas como teoria dos numeros, análise, topologia, etc. Coisas que até ontem eu não imaginava que existia. Tudo que eu aprendi de matemática ate hoje foi apenas feramentas práticas pra resolver problemas, mas pelo que eu to vendo, matemática de verdade não é isso, como mostrado no livro, matemática não deve ter por ojbetivo resolver problemas praticos, e sim entender como a propria matemática funciona, provar que raiz de 2 é irracional é um belo exemplo, por que? Essa é a questao. To pensando seriamente em cirsar um curso de bacharelado em matemática na ufmg, mas ao mesmo tempo fico pensando que isso é loucura, ja sou formado em engenharia civil, tenho especialização em engenharia estrutural, por que ir pra um caminho totalmente diferente? Me pergunto. A questão é que eu não sei a resposta, mas a meses que eu to com esse hiperfoco em ficar pesquisando tudo sobre matemática pura, criando teorias esquisitas na minha cabeça kkkk será que eu to ficando doido kkkkk
Que bacana , eu vou cursar engenharia ambiental, amo matemática e só consigo aprender sozinha .
Você consegue explicar o que é uma equação diferencial em termos mais físicos, da vida real?
Assim que surgiram os grandes matemáticos, continue no seu foco de se aprofundar mais e mais
@@alanantonio9070 🤍
Vc não precisa frequentar uma sala de aula pra aprender mais matemática. Já que vc n]ao precisará de um diploma pra mostrar na empresa, baixa a grade curricular com as indicações dos livros de apoio, compre os livros e vá fazendo no seu tempo. Pontualmente, vc assiste algum vídeo ou acha algum curso online específico sobre isso.
Nos primeiros 4 anos eu gostava de matemática porque era a única matéria que eu nao precisava estudar. Era só prestar atenção na explicação a fazer a prova. Todas as demais matérias precisava copiar lição e estudar.
Lembro que tinha uma regra que se vc tirasse E,E,E,A vc passava, A,E,E,E não... Entao eu cagava pra estudo durante os 3 primeiros trimestres, mas era "cagar" mesmo, a professora entregava a prova e eu devolvia sem nem sequer tentar. Nao copiava lição, nao fazia exercícios, nada...
Dai no ultimo trimestre me dedicava e tirava A em tudo kkkkk... não era dificil, bastava memorizar a matéria...
Lembro que tinha uma professora de Geografia que ficou muito brava e disse pra minha mãe que ela me daria uma surra se fosse filho dela...
Tudo isso EF, EM eu nem fiz, so terminei muito tempo depois fazendo o ENEM e tirando a nota necessária para concluir o EM (um otimo truque na real... em 2 dias vc faz o que teria que fazer em 3 anos!)
Vcs devem se perguntar onde cheguei com tanta indisciplina. Ate que não me sai mal, sou um desenvolvedor senior numa grande empresa de tecnologia ganhando 5 digitos. Isso mostra que tem algo errado com a escola. Eu sou uma das poucas pessoas que estudou cálculo simplesmente "porque sim", nao por causa da faculdade, nao por causa do vestibular, sem provas me testando, sem aulas, estudei simplesmente porque gosto. Estudei fisica no mesmo rolê, e estudei programação e psicologia.. Hoje trabalho gangando bem fazendo algo que eu faria de graça...
Todo o sistema é muito bugado.. essa pressão, notas, sistemas de eliminação... Pensa um aluno que não passou em medicina... o cara errou 1 questao a menos e não entrou. Em que planeta esse cara sabe menos que o os que acertaram uma questao a mais? Bom, o nosso! Mas voces entenderam kkkk
Eu reprovei 2 anos em Matemática, mesmo assim sinto admiração por esta ciência e resolvi cursar licenciatura em Matemática.
esse ano eu começo a minha faculdade de engenharia florestal, eu era mediana no ensino médio era cerca até 8 a nota que eu tirava, e to começando estudar cálculo pra qnd começar às aulas n me desesperar tanto, tenho uma base boa em matemática e como eu amo química eu tenho facilidade de entender cálculos, a jornada vai ser longa, mas vamo que vamo, seu canal é ótimo mano!
@@soso-rx8wx Desejo sucesso na sua caminhada!
Bom dia Prf meu amigo eu amo matemática de ❤️ corpo e alma prf sou de Pernambuco cidade de escada Pernambuco meu irmão sou conhecido como o melhorzinho da matemática daqui da cidade de escada Pernambuco amo matemática na minha vida
Comecei a gostar quando eu me desafiei a mim mesmo, algo do tipo: Como assim eu não consigo aprender?
Então eu tento, erro, tento erro, tento acerto, acerto, acerto, erro, tento, erro, acerto e vou ate entender. Não aceito não aprender.
Eu lembro uma vez de um aluno falar que eu tinha feito uma conta errada, falou algo sobre fazer nos dedos por assim ser mais fácil.
Meu primeiro curso superior foi teologia, fiz seminário presbiteriano, depois filosofia, sociologia, e por fim fiz segunda licenciatura em matemática.
Parabéns.
exatas é uma maravilha! comigo foi igualzinho, odiava matemática, ia mto mal, mas na faculdade só 10 em calculo kkk
Como era as suas notas na escola em matemática?
Relato interessante, creio que muita gente se identificou em algumas passagens. Eu, mesmo sendo mais velho que você, vi alguns pontos comuns com a minha trajetória em matemática. Eu sou formado em matemática e também só passei a goatar de matemática depois de algumas dificuldades.
Está sabendo que saiu o remaster de Legacy of Kain? 😁
Po mano eu entrei no cefet rj e realmente foi muito difícil a prova, infelizmente eu não tinha uma base boa em matemática, pro nível do cefet, que é realmente bem alto, e ao mesmo tempo comecei a ser um péssimo aluno, e toda a oportunidade que eu criei foi por água-abaixo, por que eu escolhi deixar de estudar e dedicar mais tempo aos estudos... Fui jubilado, mas até hoje eu carrego isso, mas isso me trouxe experiências que me construíram como pessoa, realmente é uma escola excelente, mas pra um aluno médio se nivelar com ela realmente é pra poucos, também tive vários colegas da escola pública que não conseguiram se adaptar, e jubilaram... enfim, hoje eu vejo os estudos de forma mais pragmática e ferramental, realmente podemos aprender tudo o que desejarmos se estivermos dispostos a pagar o preço... Obrigado pelos ensinamentos, pois eu também fui de amor ao ódio pela matemática mas simplesmente por que não pode compreendê-la de uma visão mais holística, eu tinha 14 anos na época e tudo foi muito rápido...
Detalhe, eu só fui tirar uma nota acima de 7 em matemática, quando já era tarde de mais, na última prova de recuperação... eu aprendi que sempre pude me dedicar e tirar notas boas assim como meus colegas, eu era como eles, aquilo sempre foi possível e eu deixei escapar, não se iludam, estudar é o mínimo necessário pra sobreviver nesse mundo!! estudem economia e financeiro, e a matemática são pilares pra ter uma vida financeiramente saudável. Valeu!!
Eu passei por todo ensino de base sem fazer ideia de para que servia matemática, fui descobrir para que servia e comecei a gostar depois de velho
opa video muito bom maninho!! só senti falta de voce falar como vc reencontrou sua professora, lembro de ter dito no video que posteriormente iria explicar...
Verdade acabi me esquecendo, vou falar sobre isso depois !
Cara, incrível como nosso ensino piorou. Você em um curso técnico (que é como um Instituto federal hoje) já viu Cálculo, enquanto que a gente só vem ver isso na faculdade.
2:55 passei por isso também, lembro que na época, meu professor nao falava que eu acertei "sua divisão deu exata" e passou um tempo assim, quando chegou na parte de divisão com resto, ele falou "sua divisão é uma não exata" na minha cabeça eu errei a conta, e tive ponto negativo com a divisão com resto.
O meu foi o contrário, eu gostava de matemática até antes de entrar na faculdade. Comecei a cursar bacharel em matemática e acabei perdendo o brilho pois não via aplicabilidade dela pelo curso abordar mais a matemática pura.
Eu tive muitas dificuldades em Física. Na 1ª série do Ensino Médio, tirei muita nota baixa e quase reprovei! Porém, eu quis aprender, insisti e estudei. Hoje, falta pouquíssimo pra me formar em Física Licenciatura e, embora eu goste e estude, tenho algumas dificuldades.
A verdade é que uma boa parte dos professores nos ensinam a odiar matemática.
08:08 o tdah bateu kkk
Ótimo video me identifiquei muito
Stuart é um livro consagrado na área de exatas.
Lecionar é uma arte para poucos
E como se mas paciente com a sogra no fim valeu o esforço ❤
Você já fez algum video sobre mentalidades matemáticas da Jô Boaler?
@@jrmagico Fiz sim !
Eu vejo que o maior problema do ensino de matematica, é professor formado em pedagogia dar aula nos anos iniciais da materia. Nao sei de mudou, mas a maioria desses cursos detestam matematica. Lembro de que na quarta serie meu professor se enrolava e dava uma aula merda.
Agora que vi que nao era inscrita no canal, tome likeee
21:41 obrigado
ELE DESABAFANDO KKKKKKK
14:45 eu também gostava de geometria 😂😂😂
eu gosto de matemática, porém eu parei de estudar e me perdi. Agora não sei por onde começar, se devo recomeçar ou com quais livros me informar. Alguem poderia me ajudar com essa questão? pretendo aprender, agora, a matemática do Básico ao avançado, mas não sei quais livros usar, em que ordem aprendê-los e quais assuntos estudar.
procura o canal corre de phd lá ele tem videos falando dos livros de matematica básica
Eu sei que o vídeo como um todo foi feito com boas intenções, mas esse comentário que diz que tem uma cultura de "achar normal ficar de recuperação" é bem tendencioso. Deu pra ver que vc sempre foi muito cobrado pra ser o aluno nota 10 na escola, mas é multifatorial essa quantidade enorme de alunos ficar de recuperação. Primeiro que ignoram as dificuldades físicas/psíquicas/psicológicas de cada aluno, o ensino deveria ser personalizado, mas não é, então cada aluno passa de ano do jeito que dá. Segundo que ninguém é obrigado a ser nota 10 em TODAS as matérias, nosso método de ensino já é defasado o suficiente e as pessoas já se esforçam pra entender uma matéria em escolas ruins. Você foi bastante privilegiado por nunca ter tirado menos do que 6 em matemática, mas ficar de recuperação não é algo a se envergonhar MESMO, pois isso não significa que o aluno não se esforçou para aprender.
Quem me deixou péssima em matemática foi meu pai. Eu queria muito aprender e pedi pra ele me ensinar...ele pegou o cinto e colocou sobre a mesa e ficava perguntando quanto é 8x9 e batia o cinto na mesa. Claro que nunca mais aprendi matemática.
Você estudou engenharia mecânica na PUC... Única faculdade onde o aluno tem que estudar Filosofia e Álgebra Linear...
Entrei no curso de matemática e percebi que eu não gosto de matemática, eu gosto de fazer contas.
Muito bom. Gostei do vídeo. Me tira uma dúvida: vc fez curso de inglês on-line ou presencial? E engenharia, foi on-line ou presencial?
Valeu 👍
@@AlexSilva-gp6jk Fala Alex ! Que bom q gostou . Os cursos fiz todos presenciais , na época nem existia tanto curso online
Qual livro vc indica para quem deseja se preparar para engenharia?
Veja meus dois vídeos mostrando minha coleção de livros de matemática e física
Professor, além desse livro de análise vc indica outro? Só por este vc consegue entender as aulas do IMPA?
Existem as diversas inteligências múltiplas, uma delas é a inteligência lógico-matemática, e no teste que eu ja fiz várias vezes esta sempre é a menor de todas na minha cabeça. Você conhece essa teoria ? Eu nao tenho odio à matemática, eu simolesmente tenho uma grande dificuldade, lentidão no pensamento matemático que sinto que piora a cada tempo que passa. Queria ser engneheiro aeronáutico ou aeroespacial mas isso ainda é impossível. Ja tentei varias vezes estudar sistematicamente com a matemática básica mas nunca consigo terminar e minha mente começa a sofrer.
Nossa, sim! eu já perdi as contas de quantas vezes já tentei estudar matemática do zero porque é meu sonho trabalhar como engenheira química, ou TI, programação. Mas é realmente impossível. Nunca consigo passar da matemática básica e olhe lá. Tenho dificuldade absurda com jogo de sinais... Muito mais também. pqp.
@mirellecosta e agora quem poderá nos defender ? (Risos)
Enxergo que toda " exigência" dos professores " ruins" ajudou vc. Até castigo como, resolva tantas questões ajudou, mas acho q agora t falando d mim. Rs.. Estudar, n encaro como sempre sendo prazeroso, mas sempre e necessário.
sempre fui empurrando com a barriga matemática.
Vai voltar a odiar quando ver matemática discreta
@@gabeznl3591 Estudei um pouco na engenharia. A parte de computação é toda discreta
@@geometriadasideias pior que é
Matemática é tranquilo até começar as séries de laplace e fourier...
O cara falou que ia ensinar a facilitar a matemática, falou,falou e não disse nada
Você ser uma criança que tem dúvidas pertinentes e nenhum adulto ao seu redor ter a competência para responder-las é uma das piores sensações do mundo!
É horrível a sensação de ser obrigado a fazer algo que você não vê sentido, e pior, tudo isso poderia ter sido evitado.
boa tarde , qual é este modelo de tablet?
@@tennisInteligenciaArtificial Samsung Tab S6 :
amzn.to/4gGdE6z
Na aula de matemática eu tava sempre com fome 😂
Vi um livro de escola publica ai rs acha um bom conteúdo tbm?
Olá! Parece uma foto que eu tenho. Eu estudei no Geraldo Hypólito. Desculpa em perguntar, por acaso você estudou lá? Deve ser apenas impressão.
Gostei do vídeo, e se puderes faça mais. Obrigada.
Minhas "boas notas" eram:
3,5; 4; 4,5; 5 e 5,5.
😢
Eu tbm não gosto, eu fico testando a conta dq aprendendo, mas cansa demais.
parabéns
8:21 só um pequeno detalhe muito minúsculo sobre o fundamental I e II. O fundamental I é de 1° até o 5° e o II de 6° até 9°
a não ser que esteja falando desse sistema antigo que funcionava pra você quando era mais novo e deve ter mudado.
não é que não goste, é que tenho dificuldade de aprender,
Comentário para engajar o vídeo
👏👏👏
Ainda penso em fazer matemática licenciatura. Nao sei se to pensando besteira . Oq semore gostei mesmo de mtm. Vc indica alguma instituição boa ead ?
Meu a matemática é para de apaixonar hoje em dia ** porque os professores antigamente te faziam odiar !!! Métodos de ensino .... Cada uma aprende de uma forma !!
Credo! Smp professoras de matemática para não ajudar. Aff! Eu smp tive excelentes professores de matemática, mas professores nunca tive. Um professor de matemática que eu nunca esqueço é o professor Paulo César. O homem não levava livros para a escola, respondia todas as dúvidas dos alunos.
Heeee garoto! Eu queria ter um filho desse, Como dizia o professor Raimundo 😂😂😂😂
👏👏👏👍👍