Descobri que não importa minha auto declaração, afinal, como mestiça eu tenho que passar pelo julgamento das outras raças que vão me definir conforme sua conveniência.
Se no edital tá escrito pardo é pra aceitar pardo e ponto final! A função da banca avaliadora deveria ser evitar fraudes e não fazer seleção racial. Fatores como pais ou avós negros deveriam ser levados em consideração. Esse tipo de avaliação chega a ser desonesta pois o objetivo é desfazer injustiças intrísecas a sociedade. Logo acreditar que um filho de negro ter uma tonalidade de pele mais clara faz com que magicamente ANULE, todo o preconceito sofrido pelos seus pais é uma piada pronta. Pois o pai desse pardo que foi reprovado provavelmente não teve acesso a melhor educação e aos melhores empregos, muitas vezes pelo preconceito enraizado na sociedade. Privar o filho dele de cotas raciais é simplesmente negar a divida histórica na cara de pau.
Nossa eu penso assim tbm! Quando nos falamos de uma cadeia de privilégios, quem é filho de preto não terá as mesmas oportunidades de uma pessoa com pais brancos
Agora já era, perto de branco sou escuro e perto de negro sou claro. Como fica minha situação, julgado por branco sou pardo e julgado por negro sou branco. Me autodeclaro pardo por não me encaixar em nenhum dos dois. Mas e agora?
E agora, só pelo Criador Eterno... que nos ajude, por que estamos em equivoco TOTAL. Voce não precisa se encaixar em lugar nenhum, não existe espaço pra pessoas pardas. Essa lei de cotas é mel na boca pra iludir os brasileiros pardos. Os pardos, que representam a nossa estética por maioria, são subjulgados. Mais uma injustiça pra coleção. O povo brasileiro é perito em fabricar injustiças.
Se for tentar vaga pra cotas, e entender que é legitimo, eu sugeriria voce argumentar com a faculdade... levar fotos de pessoas brancas....BRANCAS MESMO. De povos da europa. De preferencia um de cada país, e perguntar qual destes voce se aproxima pra caso eles neguem a vaga. Outra coisa...GRAVA a audição/tribunal de avaliação e seu processo de intrevista. Canal Livia Zaruty/ Barrados no Enem 2019
@@lucassoaresdesouzaamorim5248 Realmente, é impossível existir mistura de traços entre europeus e africanos, que absurdo isso, é óbvio que é um ou outro mesmo que não se apresente como nenhum dos dois, esse negócio de princípio da identidade nem faz sentido mesmo...
Meu pai é negro e minha mãe é branca, a minha pele é clara e tenho traços negros, boca grossa, nariz não é afilado, mas fui hostilizada por negros quando disse ser parda, eles falaram que não existe parda e sim branco e negro...fiquei muito chateada, eu sou parda tbm mereço respeito, tenho minha ancestralidade no sangue e nos traços.
Se você é considerada muito escura para ser branca e muito clara para ser negra, vc é parda, em caso de traços que n sejam a cor da pele, acho que é uma pessoa branca mestiça.
Para mim esse vídeo tem duas falhas. O rapaz no vídeo disse que a categoria parda teve vários significados ao longo da história, mas a moça disse apenas um deles. O segundo erro está na fala em que ele diz que uma pessoa parda é facilmente reconhecida traços africanos nela, nem sempre isso acontece. O grande problema em associar pardos exclusivamente a negritude, é eliminar totalmente a ancestralidade indígena.
Sou mestica mru marido e branco meus filhos sao PARDOS nao fico reforcando discurso que so interessa a um grupo politico , a maioria dps brasileiros ou metade sao mesticos e o povo ja ta abtonfo a mente pra isso
O que me intriga nesse vídeo que eles somente citam pessoas brancas que podem ter ascendência indígena. Sendo que o próprio manual do recenseador do IBGE para o censo de 2021 define pardo como uma mistura de duas ou mais opções, entre elas branca, preta, parda ou indígena.
Eu to fodido. Minha familia por parte de pai é "Negra",na parte do meu avô paterno, todos pretos 100% de traço africano,ja minha avó paterna tem ancestralidade italiana.. meu avô materno é branco de olho azul mas n sei a ancestralidade dele, minha avó materna é bem morena de olhos pequenos pois ela tem descendência indígena...resumindo eu sou uma mistura de raças que só! sou bem moreno, com a pele bem marron, até mais escuro que alguns amigos "pretos" que se dizem pretos por causa do cabelo crespo, e nariz um pouco mais larguinho...agora eu tenho que ser julgado ainda pelos outros, pelo o que eles acham..minha ancestralidade e descendência que se foda né? mesmo eu tendo a pele escura, não posso me autodeclarar pardo pelo fato de ter cabelo mais liso e nariz mais fino, é uma piada isso.
Geralmente os pardos não tem direito as cotas por conta de seu fenótipo ! Por que incluir o pardo na população negra, uma vez, que tem ancestralidade branca ou indigena ?
Pardos não são incluídos como negros pelo IBGE. E sim quando é conivente pra militância. Se for maioria nas universidades públicas é branco, no presídio é preto.
Sou mestiço! Meu pai é mestiço! E minha mãe é branca! Tenho orgulho de ter sangue negro, branco e indígena correndo em minhas veias! Nunca negarei o sangue de minh mãe! Parte de meus amigos me chamam de negão, apelido que nunca levei a mal, mas me declaro mestiço! O dia que vcs cruzarem um cão pastor com poodle e dar outro poodle me procurem! Tenho orgulho de ser mestiço! Todos somos iguais! Se é branco, negro, indio ou asiático não importa! Temos todos que nos respeitar! Respeitem meu direito de me auto declarar mestiço! Detalhe, não quero, nunca quis, e minhas filhas que são mestiças de cabelo liso, não querem cota e o escambal!
Estou tenso com isso, geralmente opto por não me declarar, porém no concurso ao qual estou concorrendo não me dava essa opção, como não sou branco me declarei pardo (nem tinha intenção de concorrer as cotas) e essa banca pode simplesmente me eliminar mesmo que eu tenha tirado uma nota dentro da seleção ampla. Isso é completamente injusto. Ninguém deveria ser obrigado a se declarar e ser penalizado por isso.
Eu tenho a pele parda, meus cabelos são ondulados, encaracolados, e meio cacheados. Eu tenho os lábios grosso, a palma da minha mão é mais clara do que o resto da minha mão, meu nariz não é afilado, algumas partes do meu corpo são mais escuras. Mesmo eu sendo pardo, eu me considero parte da sociedade negra, não só pra me exibir e me auto denominar de negro. Eu me considero parte da sociedade negra, eu tenho parentes negros, e amigos negros, meu vô me chamava de negão, meus amigos e eu nos damos super bem. E tal, então... Eu sou pardo, com resquícios negros, e tenho orgulho de ser pardo.
Esse é um problema bem sério, eu sou mestiço de brancos com indígenas, e tenho características fenotípicas que não me permitem ser lido socialmente como uma pessoa branca, sempre fui chamado de índio, sempre me perguntaram de que povo indígena eu descendia, mas eu não tenho nenhum contado cultural com os povos indígenas que descendo, então não faz sentido eu me declarar como indígena, até porque no Brasil ser indígena não tem a ver necessariamente com seu fenótipo e sim com o reconhecimento do seu povo, por me encontrar nesse limbo racial entre o branco e o indígena sempre me autodeclarei como pardo por entender esse termo como sendo designado para mestiços, porém agora com essa visão que pardo é negro, voltei a ficar sem saber onde me encaixo, e acreditem muita gente que sempre se declarou como pardo também passa por essa confusão.
Sim, eu tambem vivo a mesma confusão, geralmente eu não era visto, nem como branco, nem como negro. O próprio IBGE define pardo como uma categoria que define pessoas com variadas origens.
Você é pardo to tipo CABOCLO (brancos + índios), assim como Maurício Mattar, Glória Pires, Hamilton Mourão, Ísis Valverde etc. Esses ignorantes do vídeo querem eliminar a herança indígena dos pardos e ignoram que a maioria dos pardos do Norte e interior do Nordeste são CABOCLOS e não afrodescendentes.
Observando a sua foto e a do meu chará Robson Ribeiro, defino ambos como pardos, acredito que existem apenas 3 tons de cor de pele, vou dar o exemplo com algumas pessoas famosas, existe o pardo da cor do Mano Brown que tem um tom de pele dourada, existe o tom de pele negra da cor do Ice Blue que é uma pele amarronzada escura (esse é o meu tom de pele), e existe o tom de pele branco da cor do Ivan Drago. Essa é apenas minha opinião particular, acho que somente um daltônico não consegui perceber as diferenças de cores rsrs, conheço muitos que possuem o mesmo tom de pele que vocês, e que se declaram negros, mas pra mim não são negros não... Pois meu tom de pele é totalmente diferente, e o meu cabelo é totalmente crespo, as diferenças físicas são gritantes.
@@robsonfernando6002 aí é que tá a questão, minha pele realmente é de cor parda, tipo a cor da Dira Paes, mas hoje em dia quando alguém se declara parda ela é enquadrada como negra, mas eu não sou negro e nem me identifico como negro, porque negros são pessoas de origem africana e eu não tenho essa origem, minha origem é branca (portugueses e espanhóis) e indígena, mas não posso me identificar como indígena porque não sigo a cultura do povo que descendo, e pra se identificar como indígena você precisa seguir a cultura do seu povo, e nem sou lido como branco, daí fico nesse não lugar. E isso acontece com muita gente, se tu pega a região norte do Brasil, é a região que percentualmente tem a maior população de pessoas declaradas pardas do país, mas se tu vai ver essa população claramente tem uma origem mais forte de indígenas, fora o fato que por muito tempo a população indígena foi classificado no censo como sendo parda, só em 1991 o termo indígena entrou no censo, e por conta desse apagamento histórico ainda hoje muitos indígenas se declaram como pardos... por isso acho complicado esse discurso de dizer que todo pardo é negro, porque na verdade muitos pardos são na verdade indígenas ou descendentes de indígenas.
Eu sou parda de cabelo cacheado mas não me denomino negra então as pessoas acham que eu tenho vergonha da minha cor mas se eu não sou negra sou parda de mãe branca traços português ou holandês e indígenas e pai mulato com traços africanos e pardos sou misturar dessas raças. Sou parda.
Após ela classificar as pessoas , a mesma pergunta como você se autodeclara ... Tribunal racial e autodeclaração são antagonistas e no final oq prevalece é o tribunal e sua autodeclaração é uma farsa
Eu estou em uma situação complicada, n fui classificada na banca , eu li todo o edital , em nenhum momento deixaram claro o que eles analisam , em questões de cotas muita coisa vc apenas seleciona em que tipo vc se enquadra , depois eles definem
O parde entra pro partide nasiste, heueu ai o gado : " huuu, olha so pra vc , vc é prete, kkk q prete sem noção kkk" aí esse mesmo parde passa a viver de cota, ja q ele é prete, heueue Ai o mesmo gado : "vc nao pode usufruir das cotas , vc é branque ! " Kkkkkkkkkkk E assim nasceu o parde de schodinger heueueue.
O diálogo seria perfeito se n fosse por um ponto, oficialmente pardos não são apenas pessoas com fenótipo "afrorelacionados", se me permite o neologismo. Dessa maneira, o ensino nas escolas e a própria cultura popular brasileira dificulta a compreensão de uma identidade parda como negra. Na verdade, vejo que ao menos metade dos que se autodeclaram pardos são brancos ou lidos como brancos embora tenham uma pele levemente bronzeada. Por isso é errado exigir que apenas negros ou relacionados se autodeclarem pardos ou mesmo dizer que temos aqui 2/3 da população negra quando isso não avalia o significado real da palavra "pardo" no imaginário popular.
@@robertodossantos8409 Eu sou pardo e não tenho essas características. Entendeu? Vc por ser um pardo de características negras pode ser conaiderado como tal, mas n todos necessariamente.
@@robertodossantos8409 Pardo não é sinônimo de afrodescendente. A maioria dos pardos da região Norte e interior do Nordeste são CABOCLOS (brancos + índios). Glória Pires, Maurício Mattar, ìsis Valverde, Hamilton Mourão, Vanessa Giacomo são todos pardos, do tipo Caboclo, e não tem traços e muito menos são afrodescendentes.
@@Andre.felipe84 Eu sei que caboclos (índios + brancos) eventualmente podem ser considerados pardos, mas o mais comum são pretos com brancos e não cara, a maioria dos pardos da região nordeste e mt provavelmente do norta também não são brancos com índios, mas sim negros com brancos .
Tenho uma dúvida... Minha pele é clara, meu cabelo é crespo. Sofri bullying na minha infância, com nomes ofensivos para o meu cabelo, tipo: cabelo pixaim, Bombril, vassoura, entre outros. Tenho pais negros, porém minha pele é clara? Sempre tive a dúvida de "que cor eu sou"? Sou negra? Pelo fato do cabelo crespo 4a, ou sou branca pelo fato da pele ser clara?
Eu nem sei qual é minha cor, fico em dúvida, pq algumas parte do meu corpo é escura ( como minhas pernas, pés, costas ) e algumas são mais clarinhas ( braço, barriga... ), mas eu acho que sou pardo
Me deixou com duvida no final, ja que, minha pele é mais retinta que de uma pessoa branca, mas se eu não tiver traços faciais de pessoas de origem afro brasileira, então não sou uma pessoa parda? Estou abrindo um recurso para uma nova entrevista, pois me auto declarei parda e as pessoas da banca não me viram assim, então eu sou o que? Branca?
Quem é negro? Pardo vira branco quando se fala em Educação e preto quando se fala em desemprego ou prisões. Pardos são maioria em todos os lugares(ricos ou pobres, cargos etc..), mas viram preto ou branco que acordo com a conveniência do discurso. Maioria do povo brasileiro é Parda segundo IBGE. Negro não existe na estatística do IBGE, pois tem Preto, Branco, Amarelo, Índio e Pardo, mesmo por que a maioria dos Pardos brasileiros são morenos não afrodescendentes. Um pardo(moreno) advindo de um cruzamento entre um índio (que são descendentes de asiaticos antigos) e um branco é tao afrodescendente quanto qualquer Alemão ou japonês. Esse pardo moreno, então, é tão negro quanto Hitler, ou o Jackie chan. Santa ignorância!
Eu fico bastante confusa com essas coisas e nem consigo me encaixar em nada, pelo menos eu não acho isso. Minha irmã é filha de indígena com branco, tem a pele clara e cabelo bem liso. Ela é considerada parda então? ( se estou dizendo algo ignorante me perdoe, estou tentando entender ).
@@nicollepestana pelo IBGE, provavelmente seria. Agora para a comunidade negra mais rigorosa, ela não passaria provavelmente em certos concursos como parda. O discurso é que esses pardos, como eu, seriam mestiços, por não terem fenótipos suficientes de pretos (nariz, boca e cabelo, além da cor). Passaria, sim, como indígena, caso seja reconhecida pela Funai, tirando isso, em algumas bancadas não passaria. O que leva a concluir que o pardo, no caso citado, na verdade é branco - o problema é que nenhum branco identifica um "pardo mais claro" como branco. É uma completa bagunça isso hoje
@@nicollepestanaeu te entendo Se você tem essa dúvida certamente você e branca por que você tem os privilégios de uma pessoa branca se você participar de cotas certamente você será desclassificada
Tenho uma pele facilmente influenciável pelo ambiente, se ficar muito tempo tomando sol fico escuro, mas quando estou em lugares com "sombra"(amparo) fico extremamente branco, com partes onde tem "ossos"(dedos por exemplo) com uma coloração rosada(típica da Europa), meu cabelo é Liso, castanho claro, meus lábios são finos, porém meu nariz é de batata. Não sei oque sou...
eu sou filha de pai negro e mãe branca. Minha pele é definitivamente parda. Quando tiro fotos sinto que fico branca, provavelmente pela luz que recebo diretamente no rosto, e por ter acne que deixa a pele do rosto mais avermelhada. Há partes que eu sou mais escura mesmo sem nem sequer receber sol na área, e se eu tomar pouquíssimos minutos de sol eu fico extremamente escura. Meus cabelos são ondulados, meu nariz não é afunilado e meus lábios são grandes. Sempre me li como "branca", apesar de ser escura demais pra isso e nunca ouvi que isso era mentira, na verdade nunca nem tive noção sobre isso, por isso dizia que era branca, mas hoje em dia fico confusa, porque sinto que não sou branca e que não possuo tais privilégios, mas ao mesmo tempo não sou negra, e não sofro preconceito direto, etc como os negros, longe disso. Se eu me autodeclarar parda, vão dizer que essa palavra não é a certa, que ela é ofensiva, que eu sou branca, ou qualquer coisa assim. Eu sinceramente fico sem entender como as pessoas não podem acolher o que você diz sobre VOCÊ MESMO, sem se irritar, porque você não tem intenção de ofender ao se autodeclarar.
Nossa o que VC disse foi perfeito porque eu também estou nessa posição, quando tiramos fotos ficamos brancos, na Luz natural ficamos Marrons..na minha infância sempre fui chamado de mulato, também tenho boca grossa e grande, cabelo crespo entre outras características, a moça do IBGE quando veio fazer a pesquisa aqui em casa meu pai falou a ela que sou pardo e sempre me considerei pardo.
Eu me autodeclaro parda , tenho pelo branca cabelo cacheados um pouco crespo . Mas onde eu posso me autodeclaro parda ? Gostaria de saber se essas características incluí nas de uma pessoa parda , aguardo o retorno da mensagem.
Tenho sangue negro, índio e branco nas veias, me autodeclaro parda e não concordo com a observação apenas do fenótipo para posicionar uma pessoa dentro de uma "raça".
Mas é o que conta na realidade, ninguém antes de praticar racismo vai perguntar a sua árvore genealógica antes não, eles sempre vão julgar pelo fenótipo, pelo oq eles estão vendo. Por isso não faz um pingo de sentido a pessoa ficar se declarando negra só pq tem um bisavô negro e a pessoa tem um fenótipo branco inconfundível
@@kitariu7248 Tem um ponto nessa questão se a pessoa descende de negros indígenas pardos ela na época também seria escrava não existia só negros escravos existia pardos tbm e indígenas tbm foram ou seja acho que a pessoa pelo menos precisa ter traços e não ter a pele tão branca assim um moreno claro por exemplo
Para ser pardo tendo pele clara tem que obrigatoriamente ter nariz grosso e labios grossos e cabelos enrolados E se tiver a pele escura e cabelos ondulados, a pele já responde sua pergunta.
Cómo vc se autodeclara?? Então eu posso ser um indio boliviano com todas minhas carateristicas indígenas marcadas mas eu quero me autodeclarar caucasico loiro de olhos azuis, e eu passo a ser so porque eu quero me conciderar assim, a coisa funciona assim? O que eu me concidero eu ja sou? O que vc é ja é, não tem escolha de querer ser algo que vc não é, não negue a sua realidade
Na verdade isto se define mais é pelo tom de pele , o fato de alguém ter cabelos enrolados não define 100% negritude, sendo pessoas brancas também têm cabelos enrolados. Há uma distinção entre negros, pardos e mestiços.
A desinformação mostrada nos comentários explica porque devemos falar mais sobre o tema. Às pessoas curiosas e desejosas de saber sobre a questão, vale compreender os quesitos do IBGE para definição de "negro" e os debates nos movimentos negros sobre a questão, antes de sair bancando o juiz ou a juíza.
A desinformação começa dentro dos próprios movimentos negros quando estes ignoram que o processo de colonização, miscigenação, e extermínio do Brasil não se deu de forma uniforme. No interior e na Amazônia, longe dos grandes latifúndios produtores de açúcar e café, longe das Minas de Ouro, nasceu do estupro de mulheres indígenas uma população cabocla/mameluca, distinta da população do litoral e das zonas de plantation, onde a miscigenação se deu pelo estupro de mulheres pretas. O discurso dos movimentos negros do Brasil peca ao querer tomar para si toda uma população cabocla/mameluca, que se declara parda, que é maioria absoluta da população do Norte, interior do Nordeste e no Centro-Oeste, e que se torna invisibilizada pura e simplesmente porque quem conseguiu ter voz está num lugar onde pardo é sinônimo de afrodescendente, isto é, nos grandes centros urbanos do eixo rico do país.
Existe a necessidade de pensarmos a complexidade dessas categorias raciais pelo país. Muitos escravizados fugitivos raptaram mulheres indígenas para constituir famílias, uma vez que a escravidão atlântica nestas terras foi majoritariamente masculina. E há que pensar o dinamismo dos povos oprimidos, que se deslocavam em busca de terras e segurança. Assim como constatar que estar no "eixo rico do país" não significa ser rico ou ter acesso à riqueza, senão estar sujeito a um genocídio a céu aberto, desejado pelos poderes e seus cachorrinhos ignorantes, e televisionado.
FUI AO IBGE, SABE SOBRE O QUE ERA UMA PESSOA PARDA O QUE DEFINIA. A RESPOSTA FOI QUE O IBGE NAO TEM PARAMENTROS PRE DEFINIDOS PARA DIZER SE E PARDO, NEGRO, BRANCO, QUE NÃO SABEM PQ AS UNIVERSIDADE CRIARAM QUE PESSOAS COM CERTOS TRAÇOS SAO DE COR X OU Y. E QUE A MINHA AUTO DECLARAÇÃO E SUFICIENTE. E QUE CASO FOSSE NEGADO, QUE EU DEVERIA USAR E ACIONAR A JUSTIÇA PARA QUE UM JUIZ JULGASSE O CASO.
Minha família é o exemplo das cores desse brasilzão. Bisavô preto(de origem quilombola), bisavó Índia, meu avô nasceu cafuso, minha mãe nasceu parda/mestiça e eu nasci branca! Por anos achei que seria "parda de sangue" por me identificar com o meio que eu vivia, uma família mestiça, mas depois amadureci e percebi que os preconceitos que minha mãe passou eu não passava por conta da minha pele. Já perguntaram se minha mãe era minha babá! Incrível, dentro da mesma família, minha mãe teve irmãos de pele clara e irmãos com claros traços negróides, enquanto uns já sofreram preconceito racial outros jamais sofreram, irmãos de mesmo pai e mãe.
Eu sou filha de um negro retinto e uma mulher parda,nasci um pouca mais escura que minha mãe e muito..muito mais clara que meu pai,sempre fui ofendida na escola,me chamavam de macaca e agora a Lívia Zaruty diz que eu não sou negra porque não sou retinta,tenho a cor e o cabelo igual ao da Thays Araújo,que ela diz que não é negra,meu registro de nascimento diz que minha cor é parda,então porque quando criança não me ofendiam me chamando de parda,sempre me chamavam de macaca,eu só queria saber negro no Brasil é só aquele que tem pele retintos?se for tô lascada,aí marrom amarelada,minha foto está com filtro viu gente,sou marrom mesmo🤔
Tenho pais brancos, avós brancos, mas meu bisavô é negro e minha bisavó é indígena (viva até em tribo), sou a única da minha geração com pele morena e cabelo cacheado/alto, mas tenho traços finos. Me considero parda, mas já fui tomada como negra por outros negros e tbm como branca para outros negros. Já pelo brancos sou sempre a moreninha, daí eu fico tão em dúvida...
Boa noite, Tenho um duvida estou participando de processo seletivo do IFES porém sou negro e mas na minha certidão está pardo. Devo colocar pardo no processo seletivo ?
Pardo é uma pessoa com caracteristicas de negros e brancos misturadas, se a cor de pele for mais clara deve ter o nariz grosso, boca grossa e cabelos enrolados, se a pele for mais escura daí tanto faz o cabelo.
Se for tentar vaga pra cotas, e entender que é legitimo, eu sugeriria voce argumentar com a faculdade... levar fotos de pessoas brancas....BRANCAS MESMO. De povos da europa. De preferencia um de cada país, e perguntar qual destes voce se aproxima pra caso eles neguem a vaga. Outra coisa...GRAVA a audição/tribunal de avaliação e seu processo de intrevista. Canal Livia Zaruty/ Barrados no Enem 2019
Vei se tu é pardo mas tem traços negros tu entra, se for pardo com traços de brancos n vai passar essa é a mentalidade deles.. n adianta falar de pai ou mae, a resposta ta no conjunto de pele cabelo nariz boca e olhos
Não sei se sou pardo,minha mãe é branca e toda linhagem é português, belga ou horlandesa,mas meu pai tem uma pele mais escura e com cabelo crespo,mas eu não tenho nada disso e todos os meus fenótipos são brancos.
Eu tive que mudar a certidão depois de grande pq eu nasci clara e quando fiquei um pouco maior minha pele ficou morena só que colocaram que eu era branca e agora mudei pra parda kk
Já eu tô ao contrário, minha certidão constava parda, mas havia um erro nela, q não era sobre meu tom de pele, mas quando fiz a nova não falava nada sobre meu tom de pele 🤔 e tenho mts raízes negra na família
Me inscrevi no Sisu para concorrer na modalidade como estudante de escola pública independente da etnia. Esta certo eu ter me inscrito nessa modalidade? Eu sou um pessoa preta e estudei a vida inteira em escola pública.
Sou negro fazendo história votando Benedita junto a 6 milhões de negro de valor. Chamo vc a fazer história Benedita já mostrou está na vida politica que da favela também faz. Minha família de negros e filhos de negro votaremos 13........favela é bene. Não voto pt voto benetitas todos juntos. Bene já é história e continuará se depender do seu voto e propagar juntos. E votando
@@makedaqueen6867 movimento negro é um partidário esquerdista que prega que no Brasil só tem negros, os índios é brancos e mestiços para o movimento negro não existe.
@@brazilianknight5309 população negra e apenas 9 % resto 34 %pardos e mestiços e cada ano eles estão se miscegenado mais por isso que houve fraudes nas cotas com a portaria do Lula qualquer um se declaram negros e os negros retintos que são minorias ficam jogados as traças e nesses movimentos negros a maioria são de pardos mestiços e brancos que se declaram negros
O IBGE deveria ampliar a classificação, não dá pra jogar todos no negro e nem no pardo, pq tem pessoas que tem aquela tonalidade de pele "mulata" ou "café com leite" mas nem todas tem ascendentes africanos e nem traços negroides. Aumentar a classificação e detalhar para que as pessoas possam chegar a um consenso.
Sou filha de pai preto e mãe parda. Meus dois avôs são pretos, minhas duas avós são pardas. Meus 3 irmãos são pretos e eu sou a única "parda rosada" da minha casa. Acho q o único traço que tenho de pretos é que meu cabelo é ondulado ( estilo 2bc). Gostaria de saber o que vcs acham que eu posso ser! Ps: meu esposo é pardo também so que amarelado e mais escuro, mesmo sendo filho de pai e mãe pardos, e eu sou parda mais clara rosada filha de pai preto!! Acho muito estranho né. Meu filho nasceu da minha cor também, às pessoas dizem que somos brancos e eu fico sem entender pq em tese acho q por ter esse ancestral na família não e possível eu me denominar branca.
Olá Gabi :) por mais que tenham pessoas pretas em sua família e vc esteja ciente das dificuldades que uma pessoa dessa raça venha a passar por conta da cor ao longo da vida e vc tem pele clara e traços europeus então vc pode ser lida como uma pessoa branca. O cabelo ondulado definitivamente não é uma característica afro. E está tudo bem.
Bom, meu tio é negro, minha tia amarela , meu vô é mais pardo puxado pro branco ,minha vó era branca , meu padrinho é pardo, e minha madrinha igual meu vô , meu pai é negro na verdade não sei muito por que ele não é muito igual meu tio, e minha mãe é branca , então fico muito na dúvida, meu cabelo quando criança era enrolado, só que ao longo do tempo ele vai alisando e deixa pontas enroladas
Sou afrodescendente. Mas, como nascido da década de oitenta, sou tido como "pardo". O que me aborrece tremendamente. Pretendo começar um processo de retificação. Pois me autodeclaro "preto".
Os classificáveis do Campus Itapipoca/CE que está na cota precisa fazer esse processo? Pois no calendário não fala a data do cotista classificáveis desse campus, ou não entendi. Poderia esclarecer?
eu morro de duvida, quando criança eu vivia sofrendo racismo dentro de escola e igreja e por conta disso já ouvi diversas coisas. E hoje existem pessoas que veem dizer que eu não sou negro só por não ser retinto? e chegou há um ponto, que toda vez que eu me olho no espelho eu me sinto em um limbo racial, até hoje! porque acontece até hoje de acabarem falando alguma merda pra mim e depois o pessoal vem me chamar de pardo como se pardo fosse cor, pardo é raça caralho aprendam isso, eu sempre me considerei negro, minha familia que é toda preta sempre me viu como negro, meus amigos de infancia são todos pretos e sempre me consideraram negro, então pra mim você sendo pardo, pode se considerar negro ou continuar se considerando pardo, porém eu vou continuar sendo negro, nasci negro e vou morrer negro.
Só tenho 3 dúvidas: O tradutor de braile é branco, né??? A moça é parda? E o moço é pardo tbm, né??? Ou será que no caso dele é o cabelo que vai definir??? OPS, cabelo não é fenótipo? Mas quando se coloca apliques no salão não é a mesma coisa de fazer progressiva para ficar com o cabelo liso??? Mentira, muito mais do que 3 dúvidas!
4 milhões de escravos africanos trazidos ao Brasil, e 15 milhões de autodeclarados, acho que o número real é maior, mas o pessoal não se assume, ou é ignorante
É pq a 90% dos escravos eram homens Eles não tinham mulher a dis posição pra procriar E muitos morriam por maus tratos e eram linha de frente em guerras
Eu acho que esse cara do vídeo está equivocado, porque há indíos brasileiros que tem o nariz largo e o rosto redondo. E, nem por isso, o índio brasileiro deve ser confundido com negro, só porque tem traços semelhantes às de alguns negros. Até porquê, tem preto que tem o nariz afinado e traços europeus. Portanto, não devemos extinguir as outras origens que fazem parte da nossa história. Eu acho que ninguém deve definir o que a pessoa é, se a pessoa está inteiramente consciente e convicta da sua cor ou origem. Por exemplo, o ator Gerard Depardieu é um homem europeu que tem um nariz grande, mesmo sendo branco. E se ele (Esse ator) disser que é negro só por causa do nariz, ninguém vai acreditar kkkkk. Não gostaria de entrar no mérito da política, mas foi um determinado governo anterior que trouxe essa ideologia dos Estados Unidos e implantou no Brasil. Pois nos Estados Unidos, eles só tratam a pessoa como branca ou negra. País onde há muita discriminação racial e preconceito contra negros.
Eu me autodeclaro indigena, mas eu nao opto por essa opção pois temo nao conseguir comprovar a etnia, pois nem os avaliadores sabem o que eles querem, pois nos pedem AUTOdeclaração e depois pedem comprovação! Tipo, eu tenho caracteristica indigenas, no entanto nao sou india, nem perteço a uma etnia indigena. mas nao tenho certeza, mas ouvir dizer que os examinadores cobra a etnia da pessoa, logo isso nao é auto declaração, eles querem de fato uma raça. Pois como dito no video, se eu tenho caracteristicas brancas e quero me autodeclarar negra pela logica eu poderia, mas nao é assim que ocorre. Então os examinadores devem rever os conceitos deles. E o que penso.
Eu sempre fico entre pardo e amarelo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Minha pele é amarela, bem amarela e não chega ser moreno e nem branca. Tenho tanta dúvida. Kkkk
Ao invés de colocar uma bancada formada por ativistas e pessoas dos movimentos sociais, deviam colocar a PM pra fazer a heteroidentificação. Quem a PM hostilizasse no dia teria direito as cotas. Solução simples e menos constrangedora para os candidatos (contém ironia).
Gente vou falar a verdade , muita gente como eu nn é da tonalidade 1 ou 2, não é tão branco igual leite, tem todos os traços de branco, mais achava q era pardo, preconceito ss dessa comissão, se nn vai aceitar a declaração tinha q por a pessoa na lista de espera do outro mais próximo da sua condição, nn eliminar pq muita gente nn sabe na escola msm ensinou q é pardo a tonalidade 2 entre 3 é 3
Ata, então calma la se uma pessoa que se auto declara parda vem de etnias de indígenas, negros etc MAS A COR DELA FOR CLARA ela é branca, agora se uma pessoa que tem a pele mais escura MAS NAO TEM ETNIAS nem características de indígenas nem negros ELA É PARDA? Logo ela pega seu direito é isso mesmo? Agora porque uma pessoa que tem até documentos que comprovam que o pai é negro e mãe é parda e ela nasce com pele mais clara sem as características ou características misturadas vocês não aceitam querem brigar dizer que a pessoa não pode se considerar parda? Me poupe
Então nem deveria existir cota de pardo ne não sei pra que pq se a pessoa se auto declara pardo tem outras pra dizer que não é e te barrar colocou cota pra que?
isso não é inclusão, o certo é cotas de RENDA e não de etnia. Aliás, grande maioria das pessoas de escola pública não possuem fenótipo de negro e estão sobre as mesmas condições e dificuldades.
@@lucasramon1632 Sugiro você a visitar as escolas públicas aqui de Brasília em Taguatinga e Ceilândia pra ver que o que o cara de cima falou não está longe de ser verdade, mas vá nas de ensino fundamental pois as do médio estão cheias de alunos de escola particular que só querem entrar nas cotas.
@Koppas quem não for índio puro ou descendentes de imigrantes a maioria todos tem indígena negro branco no isso representa no mínimo uns 90% da população só pode uns parecer mais para uma etnia outros pra outra mas é tudo misturado
Nao é so pela cor de pele, é pelas carateristicas de teus traços, se vc tem nariz de batata, labios de pneu, cabelo enrolado ainda que vc tenha a pele branca vc tem maiores carateristicas de negro, a cor de pele so não define tua etnia é a suma dos traços e carateristicas fisicas, se são mais inclinadas para negro ainda com pele branca vc sería pardo ou ate diría negro, porque vc tem maior quantidade de traços e carateristicas fisicas de negro
Fora do brasil usam o termo preto pois o termo negro soa bem ofensivo, já q negro é usado pra se referir a muitas coisas ruins. Na escravidam chamavam os africanos de negro no intuito de diminuir eles. Brasil é um dos poucos lugares do mundo que usa o termo negro, até onde eu sei.
Desde a época do primário eu me declaro parda e nunca mudei, minhas duas avós são negras, filhas de bugres que foram caçados a laço no mato. Não me declaro negra pq sei que iriam questionar e não aceitar, mas tenho traços, e meu irmão por exemplo tem a pele bem mais escura que a minha, mesmo sendo filho da mesma mãe e do mesmo pai.
Só de uma coisa, se não mudarem esse conceito de defesa o Brasil nunca irá para frente. Defendendo uns mais que os outros, somos um povo e somente isso.
Boa noite eu acho que o meio de depreciar alguém, é chama-lo de algo que ele não queira ser chamado. Como coé brankelo , ou koé negão . São dialetos que existem ( ou não) no dicionário. Porém são formas de tratarmos uns aos outros. ( obs . O cara que vai me chamar de branquelo, sabe que não está me ofendendo nisso. ) ao mesmo tempo se eu chamar de koé negão fulano, ele não vai se ofender. Aí morre o tal do mi-mi-mi. O ponto chave, é, onde vc ofende alguém ., aí vc tem que mudar a forma de trata-lo . Seja índio, branco, preto ou amarelo . A doutrina é o respeito .
Meu pai índio tupi, minha mãe parda com antecentes negro, indgena e brancos, Sou parda, porque minha mãe e parda e meu pai negro. Respeito aos indígenas.
@@pineapple1689 negro de pele clara n existe😂😂, sou filho de pai preto e mae branca e meus familiares e da irlanda japones tudo misturado, sou mestiço tem o mesmo traços que vc e pele branca ainda kkk
Esse video tem zero critica sobre os impactos na pratica em relação ao acesso efetivo. Os brasileiros Pardos serão lançados a própria sorte...que poha de lei é essa que não é exata?? vou dizer, não foi feita pra brasileiros de estética mestiça. só enganou.
Entendam pai ,. mãe, avó , avô etc, etc , que são pardos ou negros não quer dizer que você é , quem vai fazer a entrevista e fazer faculdade é VOCÊ que tem que se auto declarar
Está errado. A raça é humana. Não seguir a biologia gera essa confusão. o fenótipo pode mudar, está associado as condições ambientais. Essa é a biologia.
Sou loira e minha vó e negra só que sem traços africanos eu acho e minhas irmãs são morenas minha vó teve dois filhos e uma filha que nasceram brancos e meu pai se casou com minha mãe que e morena também e disso eu nasci
Descobri que não importa minha auto declaração, afinal, como mestiça eu tenho que passar pelo julgamento das outras raças que vão me definir conforme sua conveniência.
Ne
Exato
Sim, basta olhar no espelho
Verdade... Esse julgamento me dá medo...
e como eu me sinto!
Se no edital tá escrito pardo é pra aceitar pardo e ponto final!
A função da banca avaliadora deveria ser evitar fraudes e não fazer seleção racial.
Fatores como pais ou avós negros deveriam ser levados em consideração. Esse tipo de avaliação chega a ser desonesta pois o objetivo é desfazer injustiças intrísecas a sociedade.
Logo acreditar que um filho de negro ter uma tonalidade de pele mais clara faz com que magicamente ANULE, todo o preconceito sofrido pelos seus pais é uma piada pronta.
Pois o pai desse pardo que foi reprovado provavelmente não teve acesso a melhor educação e aos melhores empregos, muitas vezes pelo preconceito enraizado na sociedade.
Privar o filho dele de cotas raciais é simplesmente negar a divida histórica na cara de pau.
Nossa eu penso assim tbm! Quando nos falamos de uma cadeia de privilégios, quem é filho de preto não terá as mesmas oportunidades de uma pessoa com pais brancos
Agora já era, perto de branco sou escuro e perto de negro sou claro. Como fica minha situação, julgado por branco sou pardo e julgado por negro sou branco. Me autodeclaro pardo por não me encaixar em nenhum dos dois. Mas e agora?
Também tô nessa dúvida
E agora, só pelo Criador Eterno... que nos ajude, por que estamos em equivoco TOTAL. Voce não precisa se encaixar em lugar nenhum, não existe espaço pra pessoas pardas. Essa lei de cotas é mel na boca pra iludir os brasileiros pardos. Os pardos, que representam a nossa estética por maioria, são subjulgados. Mais uma injustiça pra coleção. O povo brasileiro é perito em fabricar injustiças.
Se for tentar vaga pra cotas, e entender que é legitimo, eu sugeriria voce argumentar com a faculdade... levar fotos de pessoas brancas....BRANCAS MESMO. De povos da europa. De preferencia um de cada país, e perguntar qual destes voce se aproxima pra caso eles neguem a vaga. Outra coisa...GRAVA a audição/tribunal de avaliação e seu processo de intrevista. Canal Livia Zaruty/ Barrados no Enem 2019
Procurem sobre colorismo e vocês entenderão que "pardo" não existe.
@@lucassoaresdesouzaamorim5248 Realmente, é impossível existir mistura de traços entre europeus e africanos, que absurdo isso, é óbvio que é um ou outro mesmo que não se apresente como nenhum dos dois, esse negócio de princípio da identidade nem faz sentido mesmo...
Meu pai é negro e minha mãe é branca, a minha pele é clara e tenho traços negros, boca grossa, nariz não é afilado, mas fui hostilizada por negros quando disse ser parda, eles falaram que não existe parda e sim branco e negro...fiquei muito chateada, eu sou parda tbm mereço respeito, tenho minha ancestralidade no sangue e nos traços.
Tem pele clara ta fora, dna n diz nada nas bancas avaliadoras.
Tem que ser negro ou pardo com traços negros cabelo nariz etc
Se você é considerada muito escura para ser branca e muito clara para ser negra, vc é parda, em caso de traços que n sejam a cor da pele, acho que é uma pessoa branca mestiça.
kkkk ok
@@overdadeiroevangelho3147 se ele denunciar n vai acontecer nada, deixar de ser burro.
Para mim esse vídeo tem duas falhas. O rapaz no vídeo disse que a categoria parda teve vários significados ao longo da história, mas a moça disse apenas um deles. O segundo erro está na fala em que ele diz que uma pessoa parda é facilmente reconhecida traços africanos nela, nem sempre isso acontece. O grande problema em associar pardos exclusivamente a negritude, é eliminar totalmente a ancestralidade indígena.
Super concordo. A maioria da população no norte e nordeste se dá pela miscigenação entre brancos e indígenas que também são pardos.
Sou mestica mru marido e branco meus filhos sao PARDOS nao fico reforcando discurso que so interessa a um grupo politico , a maioria dps brasileiros ou metade sao mesticos e o povo ja ta abtonfo a mente pra isso
O que me intriga nesse vídeo que eles somente citam pessoas brancas que podem ter ascendência indígena. Sendo que o próprio manual do recenseador do IBGE para o censo de 2021 define pardo como uma mistura de duas ou mais opções, entre elas branca, preta, parda ou indígena.
Fato!
Eu to fodido. Minha familia por parte de pai é "Negra",na parte do meu avô paterno, todos pretos 100% de traço africano,ja minha avó paterna tem ancestralidade italiana.. meu avô materno é branco de olho azul mas n sei a ancestralidade dele, minha avó materna é bem morena de olhos pequenos pois ela tem descendência indígena...resumindo eu sou uma mistura de raças que só! sou bem moreno, com a pele bem marron, até mais escuro que alguns amigos "pretos" que se dizem pretos por causa do cabelo crespo, e nariz um pouco mais larguinho...agora eu tenho que ser julgado ainda pelos outros, pelo o que eles acham..minha ancestralidade e descendência que se foda né? mesmo eu tendo a pele escura, não posso me autodeclarar pardo pelo fato de ter cabelo mais liso e nariz mais fino, é uma piada isso.
Geralmente os pardos não tem direito as cotas por conta de seu fenótipo ! Por que incluir o pardo na população negra, uma vez, que tem ancestralidade branca ou indigena ?
Verdade
Porque essa pessoa no caso é lida pela sociedade como negra. Espero ter ajudado
@Walter Callegari forsberg Pessoas pretas com ancestralidade branca são mestiços.
Pardos não são incluídos como negros pelo IBGE. E sim quando é conivente pra militância. Se for maioria nas universidades públicas é branco, no presídio é preto.
Indigena n e branco
Sou mestiço! Meu pai é mestiço!
E minha mãe é branca!
Tenho orgulho de ter sangue negro, branco e indígena correndo em minhas veias!
Nunca negarei o sangue de minh mãe!
Parte de meus amigos me chamam de negão, apelido que nunca levei a mal, mas me declaro mestiço!
O dia que vcs cruzarem um cão pastor com poodle e dar outro poodle me procurem!
Tenho orgulho de ser mestiço!
Todos somos iguais! Se é branco, negro, indio ou asiático não importa! Temos todos que nos respeitar!
Respeitem meu direito de me auto declarar mestiço!
Detalhe, não quero, nunca quis, e minhas filhas que são mestiças de cabelo liso, não querem cota e o escambal!
Estou tenso com isso, geralmente opto por não me declarar, porém no concurso ao qual estou concorrendo não me dava essa opção, como não sou branco me declarei pardo (nem tinha intenção de concorrer as cotas) e essa banca pode simplesmente me eliminar mesmo que eu tenha tirado uma nota dentro da seleção ampla. Isso é completamente injusto. Ninguém deveria ser obrigado a se declarar e ser penalizado por isso.
foi eliminada?
@@larissasales1880 não fou eliminado por isso não! só fui mal mesmo!
@@folhaembranco9941 aaah, eu fui classificada no sisu, mas tô com medo de ser eliminada, mesmo sendo parda
@@larissasales1880 vc foi classificada?
Eu tenho a pele parda, meus cabelos são ondulados, encaracolados, e meio cacheados. Eu tenho os lábios grosso, a palma da minha mão é mais clara do que o resto da minha mão, meu nariz não é afilado, algumas partes do meu corpo são mais escuras. Mesmo eu sendo pardo, eu me considero parte da sociedade negra, não só pra me exibir e me auto denominar de negro. Eu me considero parte da sociedade negra, eu tenho parentes negros, e amigos negros, meu vô me chamava de negão, meus amigos e eu nos damos super bem. E tal, então... Eu sou pardo, com resquícios negros, e tenho orgulho de ser pardo.
Esse é um problema bem sério, eu sou mestiço de brancos com indígenas, e tenho características fenotípicas que não me permitem ser lido socialmente como uma pessoa branca, sempre fui chamado de índio, sempre me perguntaram de que povo indígena eu descendia, mas eu não tenho nenhum contado cultural com os povos indígenas que descendo, então não faz sentido eu me declarar como indígena, até porque no Brasil ser indígena não tem a ver necessariamente com seu fenótipo e sim com o reconhecimento do seu povo, por me encontrar nesse limbo racial entre o branco e o indígena sempre me autodeclarei como pardo por entender esse termo como sendo designado para mestiços, porém agora com essa visão que pardo é negro, voltei a ficar sem saber onde me encaixo, e acreditem muita gente que sempre se declarou como pardo também passa por essa confusão.
Sim, eu tambem vivo a mesma confusão, geralmente eu não era visto, nem como branco, nem como negro. O próprio IBGE define pardo como uma categoria que define pessoas com variadas origens.
Você é pardo to tipo CABOCLO (brancos + índios), assim como Maurício Mattar, Glória Pires, Hamilton Mourão, Ísis Valverde etc. Esses ignorantes do vídeo querem eliminar a herança indígena dos pardos e ignoram que a maioria dos pardos do Norte e interior do Nordeste são CABOCLOS e não afrodescendentes.
Observando a sua foto e a do meu chará Robson Ribeiro, defino ambos como pardos, acredito que existem apenas 3 tons de cor de pele, vou dar o exemplo com algumas pessoas famosas, existe o pardo da cor do Mano Brown que tem um tom de pele dourada, existe o tom de pele negra da cor do Ice Blue que é uma pele amarronzada escura (esse é o meu tom de pele), e existe o tom de pele branco da cor do Ivan Drago. Essa é apenas minha opinião particular, acho que somente um daltônico não consegui perceber as diferenças de cores rsrs, conheço muitos que possuem o mesmo tom de pele que vocês, e que se declaram negros, mas pra mim não são negros não... Pois meu tom de pele é totalmente diferente, e o meu cabelo é totalmente crespo, as diferenças físicas são gritantes.
@@robsonfernando6002 aí é que tá a questão, minha pele realmente é de cor parda, tipo a cor da Dira Paes, mas hoje em dia quando alguém se declara parda ela é enquadrada como negra, mas eu não sou negro e nem me identifico como negro, porque negros são pessoas de origem africana e eu não tenho essa origem, minha origem é branca (portugueses e espanhóis) e indígena, mas não posso me identificar como indígena porque não sigo a cultura do povo que descendo, e pra se identificar como indígena você precisa seguir a cultura do seu povo, e nem sou lido como branco, daí fico nesse não lugar. E isso acontece com muita gente, se tu pega a região norte do Brasil, é a região que percentualmente tem a maior população de pessoas declaradas pardas do país, mas se tu vai ver essa população claramente tem uma origem mais forte de indígenas, fora o fato que por muito tempo a população indígena foi classificado no censo como sendo parda, só em 1991 o termo indígena entrou no censo, e por conta desse apagamento histórico ainda hoje muitos indígenas se declaram como pardos... por isso acho complicado esse discurso de dizer que todo pardo é negro, porque na verdade muitos pardos são na verdade indígenas ou descendentes de indígenas.
Eu sou parda de cabelo cacheado mas não me denomino negra então as pessoas acham que eu tenho vergonha da minha cor mas se eu não sou negra sou parda de mãe branca traços português ou holandês e indígenas e pai mulato com traços africanos e pardos sou misturar dessas raças. Sou parda.
Quando falamos de racismo esquecemos das raça amarela e vermelha, que juntos representam a opressão causadas por branco, pardos e pretos
😂😂😂😂😂😂😂
Após ela classificar as pessoas , a mesma pergunta como você se autodeclara ... Tribunal racial e autodeclaração são antagonistas e no final oq prevalece é o tribunal e sua autodeclaração é uma farsa
Exatamente isso!
Eu estou em uma situação complicada, n fui classificada na banca , eu li todo o edital , em nenhum momento deixaram claro o que eles analisam , em questões de cotas muita coisa vc apenas seleciona em que tipo vc se enquadra , depois eles definem
Pardo de Schödinger
Pardo e branco/negro? Mistérios inexplicáveis da humanidade
@@umnacionalistadeviesintegr9408 é uma raça única
Além do mais, belo nome e foto de perfil
edit: correções na gramática
@@glaudemberglucio2900 dnd
O parde entra pro partide nasiste, heueu ai o gado : " huuu, olha so pra vc , vc é prete, kkk q prete sem noção kkk"
aí esse mesmo parde passa a viver de cota, ja q ele é prete, heueue
Ai o mesmo gado : "vc nao pode usufruir das cotas , vc é branque ! " Kkkkkkkkkkk
E assim nasceu o parde de schodinger heueueue.
Kkklkk
E quais são os traços meu povo ?
Esse sistema de classificação em si já é racista, injusto e impreciso
O diálogo seria perfeito se n fosse por um ponto, oficialmente pardos não são apenas pessoas com fenótipo "afrorelacionados", se me permite o neologismo. Dessa maneira, o ensino nas escolas e a própria cultura popular brasileira dificulta a compreensão de uma identidade parda como negra. Na verdade, vejo que ao menos metade dos que se autodeclaram pardos são brancos ou lidos como brancos embora tenham uma pele levemente bronzeada. Por isso é errado exigir que apenas negros ou relacionados se autodeclarem pardos ou mesmo dizer que temos aqui 2/3 da população negra quando isso não avalia o significado real da palavra "pardo" no imaginário popular.
Ué, mas eu sou pardo e tenho traços negros como nariz negroide e lábios grossos
@@robertodossantos8409 Eu sou pardo e não tenho essas características. Entendeu? Vc por ser um pardo de características negras pode ser conaiderado como tal, mas n todos necessariamente.
@Koppas Se o assunto é etnia eu estou por la kkk
@@robertodossantos8409 Pardo não é sinônimo de afrodescendente. A maioria dos pardos da região Norte e interior do Nordeste são CABOCLOS (brancos + índios). Glória Pires, Maurício Mattar, ìsis Valverde, Hamilton Mourão, Vanessa Giacomo são todos pardos, do tipo Caboclo, e não tem traços e muito menos são afrodescendentes.
@@Andre.felipe84 Eu sei que caboclos (índios + brancos) eventualmente podem ser considerados pardos, mas o mais comum são pretos com brancos e não cara, a maioria dos pardos da região nordeste e mt provavelmente do norta também não são brancos com índios, mas sim negros com brancos .
Tenho uma dúvida...
Minha pele é clara, meu cabelo é crespo. Sofri bullying na minha infância, com nomes ofensivos para o meu cabelo, tipo: cabelo pixaim, Bombril, vassoura, entre outros. Tenho pais negros, porém minha pele é clara? Sempre tive a dúvida de "que cor eu sou"?
Sou negra? Pelo fato do cabelo crespo 4a, ou sou branca pelo fato da pele ser clara?
Eu nem sei qual é minha cor, fico em dúvida, pq algumas parte do meu corpo é escura ( como minhas pernas, pés, costas ) e algumas são mais clarinhas ( braço, barriga... ), mas eu acho que sou pardo
Tu era negro, depois ficou branco pra poder ser racista
Lkkkk
Bem simples,só olhar a tua certidão que lá vai ter a tua etnia e raça.
@@wiliamkaio1545 na minha certidão tá em nenhuma kkkk
Então uma pessoa que não tem pele branca mas não tem traços negros é o'que então ?
Me deixou com duvida no final, ja que, minha pele é mais retinta que de uma pessoa branca, mas se eu não tiver traços faciais de pessoas de origem afro brasileira, então não sou uma pessoa parda? Estou abrindo um recurso para uma nova entrevista, pois me auto declarei parda e as pessoas da banca não me viram assim, então eu sou o que? Branca?
Quem é negro? Pardo vira branco quando se fala em Educação e preto quando se fala em desemprego ou prisões. Pardos são maioria em todos os lugares(ricos ou pobres, cargos etc..), mas viram preto ou branco que acordo com a conveniência do discurso. Maioria do povo brasileiro é Parda segundo IBGE. Negro não existe na estatística do IBGE, pois tem Preto, Branco, Amarelo, Índio e Pardo, mesmo por que a maioria dos Pardos brasileiros são morenos não afrodescendentes. Um pardo(moreno) advindo de um cruzamento entre um índio (que são descendentes de asiaticos antigos) e um branco é tao afrodescendente quanto qualquer Alemão ou japonês. Esse pardo moreno, então, é tão negro quanto Hitler, ou o Jackie chan. Santa ignorância!
Eu fico bastante confusa com essas coisas e nem consigo me encaixar em nada, pelo menos eu não acho isso.
Minha irmã é filha de indígena com branco, tem a pele clara e cabelo bem liso. Ela é considerada parda então? ( se estou dizendo algo ignorante me perdoe, estou tentando entender ).
@@nicollepestana pelo IBGE, provavelmente seria. Agora para a comunidade negra mais rigorosa, ela não passaria provavelmente em certos concursos como parda. O discurso é que esses pardos, como eu, seriam mestiços, por não terem fenótipos suficientes de pretos (nariz, boca e cabelo, além da cor). Passaria, sim, como indígena, caso seja reconhecida pela Funai, tirando isso, em algumas bancadas não passaria. O que leva a concluir que o pardo, no caso citado, na verdade é branco - o problema é que nenhum branco identifica um "pardo mais claro" como branco. É uma completa bagunça isso hoje
Rico pardo? Viajou hein
@@nicollepestanaeu te entendo Se você tem essa dúvida certamente você e branca por que você tem os privilégios de uma pessoa branca se você participar de cotas certamente você será desclassificada
Patdos e mesticos nao se deixm enganar ocupem seu lugar
Tenho uma pele facilmente influenciável pelo ambiente, se ficar muito tempo tomando sol fico escuro, mas quando estou em lugares com "sombra"(amparo) fico extremamente branco, com partes onde tem "ossos"(dedos por exemplo) com uma coloração rosada(típica da Europa), meu cabelo é Liso, castanho claro, meus lábios são finos, porém meu nariz é de batata. Não sei oque sou...
eu sou filha de pai negro e mãe branca. Minha pele é definitivamente parda. Quando tiro fotos sinto que fico branca, provavelmente pela luz que recebo diretamente no rosto, e por ter acne que deixa a pele do rosto mais avermelhada. Há partes que eu sou mais escura mesmo sem nem sequer receber sol na área, e se eu tomar pouquíssimos minutos de sol eu fico extremamente escura. Meus cabelos são ondulados, meu nariz não é afunilado e meus lábios são grandes. Sempre me li como "branca", apesar de ser escura demais pra isso e nunca ouvi que isso era mentira, na verdade nunca nem tive noção sobre isso, por isso dizia que era branca, mas hoje em dia fico confusa, porque sinto que não sou branca e que não possuo tais privilégios, mas ao mesmo tempo não sou negra, e não sofro preconceito direto, etc como os negros, longe disso. Se eu me autodeclarar parda, vão dizer que essa palavra não é a certa, que ela é ofensiva, que eu sou branca, ou qualquer coisa assim. Eu sinceramente fico sem entender como as pessoas não podem acolher o que você diz sobre VOCÊ MESMO, sem se irritar, porque você não tem intenção de ofender ao se autodeclarar.
Nossa o que VC disse foi perfeito porque eu também estou nessa posição, quando tiramos fotos ficamos brancos, na Luz natural ficamos Marrons..na minha infância sempre fui chamado de mulato, também tenho boca grossa e grande, cabelo crespo entre outras características, a moça do IBGE quando veio fazer a pesquisa aqui em casa meu pai falou a ela que sou pardo e sempre me considerei pardo.
Eu me autodeclaro parda , tenho pelo branca cabelo cacheados um pouco crespo . Mas onde eu posso me autodeclaro parda ? Gostaria de saber se essas características incluí nas de uma pessoa parda , aguardo o retorno da mensagem.
Tenho sangue negro, índio e branco nas veias, me autodeclaro parda e não concordo com a observação apenas do fenótipo para posicionar uma pessoa dentro de uma "raça".
Mas é o que conta na realidade, ninguém antes de praticar racismo vai perguntar a sua árvore genealógica antes não, eles sempre vão julgar pelo fenótipo, pelo oq eles estão vendo. Por isso não faz um pingo de sentido a pessoa ficar se declarando negra só pq tem um bisavô negro e a pessoa tem um fenótipo branco inconfundível
@@kitariu7248 Tem um ponto nessa questão se a pessoa descende de negros indígenas pardos ela na época também seria escrava não existia só negros escravos existia pardos tbm e indígenas tbm foram ou seja acho que a pessoa pelo menos precisa ter traços e não ter a pele tão branca assim um moreno claro por exemplo
O pardo ainda ficou na dúvida, me diga quais características tem um pardo?
(pra mim) pele amarelada ou ser o meio termo entre branco escuro e quase negro claro, mas não é negro claro.
Ser mestiço. A definição de pardo desses militantes é falsa. Pardo significa mestiço de branco , indígena ou negro.
Para ser pardo tendo pele clara tem que obrigatoriamente ter nariz grosso e labios grossos e cabelos enrolados
E se tiver a pele escura e cabelos ondulados, a pele já responde sua pergunta.
Cómo vc se autodeclara?? Então eu posso ser um indio boliviano com todas minhas carateristicas indígenas marcadas mas eu quero me autodeclarar caucasico loiro de olhos azuis, e eu passo a ser so porque eu quero me conciderar assim, a coisa funciona assim? O que eu me concidero eu ja sou? O que vc é ja é, não tem escolha de querer ser algo que vc não é, não negue a sua realidade
Na verdade isto se define mais é pelo tom de pele , o fato de alguém ter cabelos enrolados não define 100% negritude, sendo pessoas brancas também têm cabelos enrolados. Há uma distinção entre negros, pardos e mestiços.
Os povos gregos é latinos tem cabelo enrolado
@@mediocre2195 irlandês tbm tem mais n crespo enrolado msm
A desinformação mostrada nos comentários explica porque devemos falar mais sobre o tema. Às pessoas curiosas e desejosas de saber sobre a questão, vale compreender os quesitos do IBGE para definição de "negro" e os debates nos movimentos negros sobre a questão, antes de sair bancando o juiz ou a juíza.
A desinformação começa dentro dos próprios movimentos negros quando estes ignoram que o processo de colonização, miscigenação, e extermínio do Brasil não se deu de forma uniforme. No interior e na Amazônia, longe dos grandes latifúndios produtores de açúcar e café, longe das Minas de Ouro, nasceu do estupro de mulheres indígenas uma população cabocla/mameluca, distinta da população do litoral e das zonas de plantation, onde a miscigenação se deu pelo estupro de mulheres pretas.
O discurso dos movimentos negros do Brasil peca ao querer tomar para si toda uma população cabocla/mameluca, que se declara parda, que é maioria absoluta da população do Norte, interior do Nordeste e no Centro-Oeste, e que se torna invisibilizada pura e simplesmente porque quem conseguiu ter voz está num lugar onde pardo é sinônimo de afrodescendente, isto é, nos grandes centros urbanos do eixo rico do país.
Existe a necessidade de pensarmos a complexidade dessas categorias raciais pelo país. Muitos escravizados fugitivos raptaram mulheres indígenas para constituir famílias, uma vez que a escravidão atlântica nestas terras foi majoritariamente masculina. E há que pensar o dinamismo dos povos oprimidos, que se deslocavam em busca de terras e segurança. Assim como constatar que estar no "eixo rico do país" não significa ser rico ou ter acesso à riqueza, senão estar sujeito a um genocídio a céu aberto, desejado pelos poderes e seus cachorrinhos ignorantes, e televisionado.
FUI AO IBGE, SABE SOBRE O QUE ERA UMA PESSOA PARDA O QUE DEFINIA. A RESPOSTA FOI QUE O IBGE NAO TEM PARAMENTROS PRE DEFINIDOS PARA DIZER SE E PARDO, NEGRO, BRANCO, QUE NÃO SABEM PQ AS UNIVERSIDADE CRIARAM QUE PESSOAS COM CERTOS TRAÇOS SAO DE COR X OU Y. E QUE A MINHA AUTO DECLARAÇÃO E SUFICIENTE. E QUE CASO FOSSE NEGADO, QUE EU DEVERIA USAR E ACIONAR A JUSTIÇA PARA QUE UM JUIZ JULGASSE O CASO.
Top de mais 👌🏿✊🏿✊🏾
Minha família é o exemplo das cores desse brasilzão. Bisavô preto(de origem quilombola), bisavó Índia, meu avô nasceu cafuso, minha mãe nasceu parda/mestiça e eu nasci branca! Por anos achei que seria "parda de sangue" por me identificar com o meio que eu vivia, uma família mestiça, mas depois amadureci e percebi que os preconceitos que minha mãe passou eu não passava por conta da minha pele. Já perguntaram se minha mãe era minha babá! Incrível, dentro da mesma família, minha mãe teve irmãos de pele clara e irmãos com claros traços negróides, enquanto uns já sofreram preconceito racial outros jamais sofreram, irmãos de mesmo pai e mãe.
Fudeu ! Vim tirar uma dúvida , agora estou com mais ... Kkk
Eu sou filha de um negro retinto e uma mulher parda,nasci um pouca mais escura que minha mãe e muito..muito mais clara que meu pai,sempre fui ofendida na escola,me chamavam de macaca e agora a Lívia Zaruty diz que eu não sou negra porque não sou retinta,tenho a cor e o cabelo igual ao da Thays Araújo,que ela diz que não é negra,meu registro de nascimento diz que minha cor é parda,então porque quando criança não me ofendiam me chamando de parda,sempre me chamavam de macaca,eu só queria saber negro no Brasil é só aquele que tem pele retintos?se for tô lascada,aí marrom amarelada,minha foto está com filtro viu gente,sou marrom mesmo🤔
@@anaclaudiamartins5052 bom dia querida . Eu estou na mesma situação. Kkk.
@@anaclaudiamartins5052 Meu Deus... Que triste o que ocorreu contigo.
@@anaclaudiamartins5052 macaco e marrom n e preto
@@anaclaudiamartins5052 eu também já sofri bullying e racismo e hoje eu me descobri que sou branco 😑
Tenho pais brancos, avós brancos, mas meu bisavô é negro e minha bisavó é indígena (viva até em tribo), sou a única da minha geração com pele morena e cabelo cacheado/alto, mas tenho traços finos. Me considero parda, mas já fui tomada como negra por outros negros e tbm como branca para outros negros. Já pelo brancos sou sempre a moreninha, daí eu fico tão em dúvida...
Boa noite, Tenho um duvida estou participando de processo seletivo do IFES porém sou negro e mas na minha certidão está pardo. Devo colocar pardo no processo seletivo ?
Tenho ascendência europeia e africana, mas no papel do hospital tá escrito que eu sou amarelo. Onde me encaixo?
Na prática é subjetivo e muitas pessoas não são consideradas pardas o suficiente então são reprovadas nas cotas.
Meu pai é branco e minha mãe é negra, graças a Deus puxei o lado dela e hj tenho direito a cota 🙏🏽
Eu sou afrodescendentes sendo de pele escura e de cabelo crespo?
Então pardo é preto ou branco? Isso ainda me deixa confuso...
Pardo é uma pessoa com caracteristicas de negros e brancos misturadas, se a cor de pele for mais clara deve ter o nariz grosso, boca grossa e cabelos enrolados, se a pele for mais escura daí tanto faz o cabelo.
Se for tentar vaga pra cotas, e entender que é legitimo, eu sugeriria voce argumentar com a faculdade... levar fotos de pessoas brancas....BRANCAS MESMO. De povos da europa. De preferencia um de cada país, e perguntar qual destes voce se aproxima pra caso eles neguem a vaga. Outra coisa...GRAVA a audição/tribunal de avaliação e seu processo de intrevista. Canal Livia Zaruty/ Barrados no Enem 2019
Minha certidão de nascimento não está dizendo minha cor. O que fazer para comprovar como forma de documento minha cor ?
É a autodeclaração o documento que prova sua cor
Alguém me ajuda , tenho beiços grandes nariz grande não sou branco mas não sou escuro DMS e tenho descendentes indígena ?
E os próprios apresentadores será que são aprovados pela banca??
Vei se tu é pardo mas tem traços negros tu entra, se for pardo com traços de brancos n vai passar essa é a mentalidade deles.. n adianta falar de pai ou mae, a resposta ta no conjunto de pele cabelo nariz boca e olhos
Tenho traços brancos
Nesse caso, como seriam os olhos negroides?
Não sei se sou pardo,minha mãe é branca e toda linhagem é português, belga ou horlandesa,mas meu pai tem uma pele mais escura e com cabelo crespo,mas eu não tenho nada disso e todos os meus fenótipos são brancos.
Então eu acho que vc é branco
@@belayabela Vlw
o que determina se você é branco é a sua cor e nao a de seus pais
Eu me declaro ser humano. Imagem e semelhança de Deus. Coroa da criação,como todos nós.
Eu tive que mudar a certidão depois de grande pq eu nasci clara e quando fiquei um pouco maior minha pele ficou morena só que colocaram que eu era branca e agora mudei pra parda kk
Como vc mudou?? estou nessa situaçao rs. Sou parda, mas me botaram como branca na certidao
Já eu tô ao contrário, minha certidão constava parda, mas havia um erro nela, q não era sobre meu tom de pele, mas quando fiz a nova não falava nada sobre meu tom de pele 🤔 e tenho mts raízes negra na família
@@agathasena552 eu fui no cartório eles emitem uma nova certidão mais os daqui cobram um absurdo. Vc prucura o cartório da sua Cidade
Tenho caracteristicas indigenas e europeias o que sou?
Esse assunto e complicado sou pardo mas tenho um medo de perde minha vaga em concursos e faculdades!!!!
Me inscrevi no Sisu para concorrer na modalidade como estudante de escola pública independente da etnia. Esta certo eu ter me inscrito nessa modalidade? Eu sou um pessoa preta e estudei a vida inteira em escola pública.
Você poderia se inscrever pleiteando vagas para pardos. Não deixaria dúvida..
Sou negro fazendo história votando Benedita junto a 6 milhões de negro de valor. Chamo vc a fazer história Benedita já mostrou está na vida politica que da favela também faz. Minha família de negros e filhos de negro votaremos 13........favela é bene. Não voto pt voto benetitas todos juntos. Bene já é história e continuará se depender do seu voto e propagar juntos. E votando
Tenho a certeza que esse vídeo pertence ao movimento negro.
Se esses dois forem negros eu sou sudanesa
@@makedaqueen6867 movimento negro é um partidário esquerdista que prega que no Brasil só tem negros, os índios é brancos e mestiços para o movimento negro não existe.
@@brazilianknight5309 população negra e apenas 9 % resto 34 %pardos e mestiços e cada ano eles estão se miscegenado mais por isso que houve fraudes nas cotas com a portaria do Lula qualquer um se declaram negros e os negros retintos que são minorias ficam jogados as traças e nesses movimentos negros a maioria são de pardos mestiços e brancos que se declaram negros
So negros podem se identificar entre si
@@makedaqueen6867 ela é da tua cor, so q ela ñ alisa o cabelo.
Se eu sou descendente de argelino mesmo eles sendo brancos continuo sendo afro??
Não.
@@HeitorRey e tunisianos e marroquinhos? Serio.. sempre tive essa duvida
@@GuaraGames.066 descendência n tem nada a ver. O importante é seu fenotipo se tu for filho de um negro e branco tu é pardo.
O IBGE deveria ampliar a classificação, não dá pra jogar todos no negro e nem no pardo, pq tem pessoas que tem aquela tonalidade de pele "mulata" ou "café com leite" mas nem todas tem ascendentes africanos e nem traços negroides.
Aumentar a classificação e detalhar para que as pessoas possam chegar a um consenso.
Sou filha de pai preto e mãe parda. Meus dois avôs são pretos, minhas duas avós são pardas. Meus 3 irmãos são pretos e eu sou a única "parda rosada" da minha casa. Acho q o único traço que tenho de pretos é que meu cabelo é ondulado ( estilo 2bc). Gostaria de saber o que vcs acham que eu posso ser!
Ps: meu esposo é pardo também so que amarelado e mais escuro, mesmo sendo filho de pai e mãe pardos, e eu sou parda mais clara rosada filha de pai preto!! Acho muito estranho né. Meu filho nasceu da minha cor também, às pessoas dizem que somos brancos e eu fico sem entender pq em tese acho q por ter esse ancestral na família não e possível eu me denominar branca.
Olá Gabi :) por mais que tenham pessoas pretas em sua família e vc esteja ciente das dificuldades que uma pessoa dessa raça venha a passar por conta da cor ao longo da vida e vc tem pele clara e traços europeus então vc pode ser lida como uma pessoa branca. O cabelo ondulado definitivamente não é uma característica afro. E está tudo bem.
Você é mestiça
Lala De Paula entendi ;) obgda
Bom, meu tio é negro, minha tia amarela , meu vô é mais pardo puxado pro branco ,minha vó era branca , meu padrinho é pardo, e minha madrinha igual meu vô , meu pai é negro na verdade não sei muito por que ele não é muito igual meu tio, e minha mãe é branca , então fico muito na dúvida, meu cabelo quando criança era enrolado, só que ao longo do tempo ele vai alisando e deixa pontas enroladas
@@ospikequesegueocolt5240 você é mestiço
Sou afrodescendente. Mas, como nascido da década de oitenta, sou tido como "pardo". O que me aborrece tremendamente. Pretendo começar um processo de retificação. Pois me autodeclaro "preto".
Nem todo negro tem essas características fenotipas presentes, ja vi negros de nariz fino lábios normais, ele não é negro por isso?
Normais KKkkkkk
@@gabrielsoares5835 eu ia escrever iguais, nariz fino e lábios iguais
@@juyce7782 sim, continuam sendo negros
@@luciosales7451 aí quando é o pardo não continua sendo pardo por causa disso?
@@juyce7782 se a cor de pele dele é escura ele é negro, independente dos traços do rosto
Os classificáveis do Campus Itapipoca/CE que está na cota precisa fazer esse processo?
Pois no calendário não fala a data do cotista classificáveis desse campus, ou não entendi.
Poderia esclarecer?
Eu nao sei que cor eu sooou ... existe amarelo? O que está acontecendo!!! Vou chorar
Amarelo que me lembre é asiático
se tiver dúvida é pq é pardo
@@willoliveira663 exato
eu morro de duvida, quando criança eu vivia sofrendo racismo dentro de escola e igreja e por conta disso já ouvi diversas coisas.
E hoje existem pessoas que veem dizer que eu não sou negro só por não ser retinto? e chegou há um ponto, que toda vez que eu me olho no espelho eu me sinto em um limbo racial, até hoje! porque acontece até hoje de acabarem falando alguma merda pra mim e depois o pessoal vem me chamar de pardo como se pardo fosse cor, pardo é raça caralho aprendam isso, eu sempre me considerei negro, minha familia que é toda preta sempre me viu como negro, meus amigos de infancia são todos pretos e sempre me consideraram negro, então pra mim você sendo pardo, pode se considerar negro ou continuar se considerando pardo, porém eu vou continuar sendo negro, nasci negro e vou morrer negro.
Só tenho 3 dúvidas:
O tradutor de braile é branco, né???
A moça é parda?
E o moço é pardo tbm, né???
Ou será que no caso dele é o cabelo que vai definir???
OPS, cabelo não é fenótipo?
Mas quando se coloca apliques no salão não é a mesma coisa de fazer progressiva para ficar com o cabelo liso???
Mentira, muito mais do que 3 dúvidas!
4 milhões de escravos africanos trazidos ao Brasil, e 15 milhões de autodeclarados, acho que o número real é maior, mas o pessoal não se assume, ou é ignorante
É pq a 90% dos escravos eram homens
Eles não tinham mulher a dis posição pra procriar
E muitos morriam por maus tratos e eram linha de frente em guerras
Eu acho que esse cara do vídeo está equivocado, porque há indíos brasileiros que tem o nariz largo e o rosto redondo. E, nem por isso, o índio brasileiro deve ser confundido com negro, só porque tem traços semelhantes às de alguns negros. Até porquê, tem preto que tem o nariz afinado e traços europeus. Portanto, não devemos extinguir as outras origens que fazem parte da nossa história. Eu acho que ninguém deve definir o que a pessoa é, se a pessoa está inteiramente consciente e convicta da sua cor ou origem. Por exemplo, o ator Gerard Depardieu é um homem europeu que tem um nariz grande, mesmo sendo branco. E se ele (Esse ator) disser que é negro só por causa do nariz, ninguém vai acreditar kkkkk. Não gostaria de entrar no mérito da política, mas foi um determinado governo anterior que trouxe essa ideologia dos Estados Unidos e implantou no Brasil. Pois nos Estados Unidos, eles só tratam a pessoa como branca ou negra. País onde há muita discriminação racial e preconceito contra negros.
Eu me autodeclaro indigena, mas eu nao opto por essa opção pois temo nao conseguir comprovar a etnia, pois nem os avaliadores sabem o que eles querem, pois nos pedem AUTOdeclaração e depois pedem comprovação! Tipo, eu tenho caracteristica indigenas, no entanto nao sou india, nem perteço a uma etnia indigena. mas nao tenho certeza, mas ouvir dizer que os examinadores cobra a etnia da pessoa, logo isso nao é auto declaração, eles querem de fato uma raça. Pois como dito no video, se eu tenho caracteristicas brancas e quero me autodeclarar negra pela logica eu poderia, mas nao é assim que ocorre. Então os examinadores devem rever os conceitos deles. E o que penso.
Deu pra entender um pouco sobre o assunto sem ter militância.
Eu me autodeclaro MESTIÇA, mas sofro aquele preconceito velado de pretos e brancos.
Parem de colocar pardos e mestiços no grupo dos negroooos!!!!!
Eu sempre fico entre pardo e amarelo. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Minha pele é amarela, bem amarela e não chega ser moreno e nem branca. Tenho tanta dúvida. Kkkk
"Não importa se seus pais são negros, o que importa é eu achar ou não se sua pele é escura" mano??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sou branco com cabelo preto mano eu sou oq
Sou uma mistura de pessoas brancas e pretas mais fico chateado que os pardos não são bem conhecidos
Ao invés de colocar uma bancada formada por ativistas e pessoas dos movimentos sociais, deviam colocar a PM pra fazer a heteroidentificação. Quem a PM hostilizasse no dia teria direito as cotas. Solução simples e menos constrangedora para os candidatos (contém ironia).
Gente vou falar a verdade , muita gente como eu nn é da tonalidade 1 ou 2, não é tão branco igual leite, tem todos os traços de branco, mais achava q era pardo, preconceito ss dessa comissão, se nn vai aceitar a declaração tinha q por a pessoa na lista de espera do outro mais próximo da sua condição, nn eliminar pq muita gente nn sabe na escola msm ensinou q é pardo a tonalidade 2 entre 3 é 3
Ata, então calma la se uma pessoa que se auto declara parda vem de etnias de indígenas, negros etc MAS A COR DELA FOR CLARA ela é branca, agora se uma pessoa que tem a pele mais escura MAS NAO TEM ETNIAS nem características de indígenas nem negros ELA É PARDA? Logo ela pega seu direito é isso mesmo? Agora porque uma pessoa que tem até documentos que comprovam que o pai é negro e mãe é parda e ela nasce com pele mais clara sem as características ou características misturadas vocês não aceitam querem brigar dizer que a pessoa não pode se considerar parda? Me poupe
Então nem deveria existir cota de pardo ne não sei pra que pq se a pessoa se auto declara pardo tem outras pra dizer que não é e te barrar colocou cota pra que?
Brasil uma país desigual mesmo onde uma pessoa com pele escura mesmo sem etnias pode entrar pra cota de parda é uma piada mesmo
Aí quem tiver tempo, mova uma ação contra o IF do Ceará, este vídeo induz ao erro. Que vergonha heim!!
Também acho, aonde que pardo é um negro que tem vergonha da sua etnia????! E cada uma.... Linda, desculpe pela curiosidade, mas você é do Ceará?
isso não é inclusão, o certo é cotas de RENDA e não de etnia.
Aliás, grande maioria das pessoas de escola pública não possuem fenótipo de negro e estão sobre as mesmas condições e dificuldades.
Não possuem ? A onde na Escandinávia ? Só se for a onde você vai vai ter que comentário incessato
não possuem?????????????????????
@@lucasramon1632 Sugiro você a visitar as escolas públicas aqui de Brasília em Taguatinga e Ceilândia pra ver que o que o cara de cima falou não está longe de ser verdade, mas vá nas de ensino fundamental pois as do médio estão cheias de alunos de escola particular que só querem entrar nas cotas.
mas existe cotas de renda. pessoas pretas, que também são pobres, sofrem desse mal em dobro. evite vergonha da próxima vez
@Koppas quem não for índio puro ou descendentes de imigrantes a maioria todos tem indígena negro branco no isso representa no mínimo uns 90% da população só pode uns parecer mais para uma etnia outros pra outra mas é tudo misturado
Não sou o que me declaro, sou como você me vê...
Nao é so pela cor de pele, é pelas carateristicas de teus traços, se vc tem nariz de batata, labios de pneu, cabelo enrolado ainda que vc tenha a pele branca vc tem maiores carateristicas de negro, a cor de pele so não define tua etnia é a suma dos traços e carateristicas fisicas, se são mais inclinadas para negro ainda com pele branca vc sería pardo ou ate diría negro, porque vc tem maior quantidade de traços e carateristicas fisicas de negro
existe alguma diferença entre preto e negro?
N, só no jeito q tu fala
pro IBGE existe branco, pardo, PRETO, indígena, etc
pro estatuto da igualdade racial, NEGRO é o conjunto de pardos + pretos
Fora do brasil usam o termo preto pois o termo negro soa bem ofensivo, já q negro é usado pra se referir a muitas coisas ruins.
Na escravidam chamavam os africanos de negro no intuito de diminuir eles.
Brasil é um dos poucos lugares do mundo que usa o termo negro, até onde eu sei.
@@soullegendaz6333 pra isso q existe a resignificação...
@@lunafranca8704 alguns dirão q negro é etnia e preto é cor. Cada bolha, uma história
Desde a época do primário eu me declaro parda e nunca mudei, minhas duas avós são negras, filhas de bugres que foram caçados a laço no mato. Não me declaro negra pq sei que iriam questionar e não aceitar, mas tenho traços, e meu irmão por exemplo tem a pele bem mais escura que a minha, mesmo sendo filho da mesma mãe e do mesmo pai.
voce e mestiça e nao parda
Se vc tiver cabelo cacheado pode ser que seja parda
Só de uma coisa, se não mudarem esse conceito de defesa o Brasil nunca irá para frente. Defendendo uns mais que os outros, somos um povo e somente isso.
Boa noite eu acho que o meio de depreciar alguém, é chama-lo de algo que ele não queira ser chamado. Como coé brankelo , ou koé negão . São dialetos que existem ( ou não) no dicionário. Porém são formas de tratarmos uns aos outros. ( obs . O cara que vai me chamar de branquelo, sabe que não está me ofendendo nisso. ) ao mesmo tempo se eu chamar de koé negão fulano, ele não vai se ofender. Aí morre o tal do mi-mi-mi. O ponto chave, é, onde vc ofende alguém ., aí vc tem que mudar a forma de trata-lo . Seja índio, branco, preto ou amarelo . A doutrina é o respeito .
Eu sou da raça branca, descendente de italianos e portugueses e daí?
@Evan Swift Verdade
@Evan Swift na verdade existe sim raça humana,vc tem como provar isso com uma mera olhada no crânio de um negro e um branco
Ninguém liga pra tua existência
Meu pai índio tupi, minha mãe parda com antecentes negro, indgena e brancos,
Sou parda, porque minha mãe e parda e meu pai negro. Respeito aos indígenas.
Eu tenho pele branca mais tenho cabelo crespo, grandes, lábios e nariz de batata oq eu sou?
Talvez um negro de pele clara, mas depende muito do quanto tua pele é clara
Mais ou menos
@@lunafranca8704 mais ou menos Mano n é muito clara
@Evan Swift vdd eu sou mestiço
@@pineapple1689 negro de pele clara n existe😂😂, sou filho de pai preto e mae branca e meus familiares e da irlanda japones tudo misturado, sou mestiço tem o mesmo traços que vc e pele branca ainda kkk
Esse video tem zero critica sobre os impactos na pratica em relação ao acesso efetivo. Os brasileiros Pardos serão lançados a própria sorte...que poha de lei é essa que não é exata?? vou dizer, não foi feita pra brasileiros de estética mestiça. só enganou.
Parabéns por esse vídeo! Gratidão!
Pardos são proteção para negros?
Pardo e tipo café e leite
No meu registro de nascimento está parda. Mas eu sou negra
Eu e meus irmãos somos Pretos, mas nas nossas certidões de nascimento colocaram Pardo!
Entendam pai ,. mãe, avó , avô etc, etc , que são pardos ou negros não quer dizer que você é , quem vai fazer a entrevista e fazer faculdade é VOCÊ que tem que se auto declarar
até isso
Sei lá 🤷🏼♀️
voce é branca
Sou filha de pai preto e mãe branca. Tenho pele clara, mas me auto declaro parda.
Eu me auto declaro amarela, pois não sou parda; nem branca; nem negra
Está errado. A raça é humana. Não seguir a biologia gera essa confusão. o fenótipo pode mudar, está associado as condições ambientais. Essa é a biologia.
🌹❤️
Sou loira e minha vó e negra só que sem traços africanos eu acho e minhas irmãs são morenas minha vó teve dois filhos e uma filha que nasceram brancos e meu pai se casou com minha mãe que e morena também e disso eu nasci
Sou da raça branca e etnia latino-americana.