E CHEGOU A HORA DA VERDADE ! O BRKsEdu testou os meus conhecimentos em videogame lá no canal dele! Terei a carteirinha revogada?! ua-cam.com/video/56FK5pz8dvU/v-deo.html
Cogu, valeu pelo convite! É uma honra aparecer por aqui mais uma vez!!! Espero que a galera curta o vídeo... e que através dos comentários eu aprenda mais sobre a franquia, que é maravilhosa!!!
FFV é subestimado. Primeiro que eu zerei! Fator replay alto, Edu. Ele tem um gerenciamento de classes que é uma prévia do FFT. O do gba tem mais 4 classes.
Adorei a pegada do vídeo! Bom ver que o meu favorito, XII, levou ao menos um "prêmio", de melhor gameplay, o que não é pouca coisa, haha! Sobre o FF13, Cogu, tente um dia o 13-2, só vá de coração aberto, esqueça os corredores do primeiro e deixe a sequência mostrar um pouco para você do jogo, é incrível a quantidade de pessoas que ao mesmo tempo odeiam o 13, mas adoram o 13-2!
Eu to gostando menos do 13-2 do que do 1. Só a serah e o noel pra mim até o momento. Não seguram a barra de prota n. No 13 a gente tinha 6. E todo mundo tem momentos. Existe mais química de grupo.
olha so q interessante eu joguei o 13 no lancamento, dai qundo comprei o ps3 comprei junto o 13-2 pq eu amei o 13, o que aconteceu? achei o 13-2 chato kkkk ate hoje nunca terminei
13>>>13-2, embora o 13-2 tb seja mto bom. Tinha tempo q eu não terminava um FF sem esquecer partes da história, pq me perco caçando itens, segredos, explorando cantos fora do próximo norte... A linearidade de mais da metade inicial do 13 me fez mto bem. A história é difícil de entender, mas qdo entende, é maravilhosa... O sistema de paradigmas tb é ótimo...
FFVIII acabou me marcando pois foi meu primeiro, mas parece que ninguém curte muito... Aliás foi o primeiro a apresentar personagens com design um pouco mais "realista" para a época, isso foi bem legal.
Somos 3, foi meu primeiro e pra mim é meu preferido não tem como a nostalgia pega demais, acredito que o 8 só venceria em uma categoria Melhor mini game, pois o Triple Triad é sensacional.
algumas coisas no 8 desanimaram a galera como o fato de te penalizar por upar de mais. Farm de grana nao existe, o Sistema de Draw com tempo acaba sendo mt chato, mas tem coisas que poderiam reaproveitar como usar as magias pra upar as invocaçoes
@@lorenzoscaramussa9036 eu acho q FF8 sofre um pouco do msm problema q FF2. O sistema de gameplay no papel parece um terror, mas na prática vc meio q pode jogar de qq jeito q dá certo. Porém acho q FF8 merece um pouco mais o hate, pq a ideia de vc abrir mão de stats só pra castar um spell em batalha realmente é uma piada
que dahora mano, ver dois grandes amigos falando de umas das maiores franquias dos games. Mesmo um tendo opinião diferente do outro o respeito prevalece. ISSO É SER GAMER DE VERDADE 🫂🖖🏻
O que mais gostei nesse vídeo é que ao mesmo tempo em que eles sabem que estão gravando um vídeo, eles volta e meia são simplesmente 2 caras com os olhos brilhando falando daquilo que mais amam ❤
Zidane é o protagonista mais peculiar de todos. Cloud, Squall e Lightning são o mesmo personagem, só muda a roupa. O único protagonista que não tem pinta de herói é o do FFIX: é golpista, bem humorado, falador, mulherengo e malandro. E ainda assim é heroico, porque tem um coração muito bom. É o mais humano de todos os protagonistas.
Posso dizer que o Tidus foi esquecido, sendo que é um dos mais interessantes e profundos. O desenvolvimento do Nocts no 15 também é incrivel. Só chorei no final de ff15, assassins creed revelations e metal gear 3.
@@snips737 a evolução dele é foda. E ele ser um jogador foda de Blizzoff no passado, tipo o Neymar, e se tornar um guarda costas humildão no outro mundo é pesado. Tanto que quando eles ganham o jogo de Blizzof, a torcida corre para o Wakka e o Tidus fica "pode crer".
Comecei a ver o vídeo agora e já prevejo o edu exaltando final Fantasy 9 (com toda a razão do planeta!) e o cogu não gostando (questão de gosto, faz parte) kkkkk
Esse era o “tipo de conversa”, que eu e um colega tinha dentro de um ônibus todos os dias na volta do trabalho. Hoje, trabalhamos em lugares diferentes e sinto falta desse diálogo que julgo ser completamente saudável… afinal de contas, era impossível não estar com um sorriso no rosto e demostrando empolgação.
algumas coisas no 8 desanimaram a galera como o fato de te penalizar por upar de mais. Farm de grana nao existe, o Sistema de Draw com tempo acaba sendo mt chato, mas tem coisas que poderiam reaproveitar como usar as magias pra upar as invocaçoes
Cara eu acho isso uma das coisas mais daora do FF. São tantos jogos que tem pra todos os gostos. Cada jogo tem sua comunidade e ao mesmo tempo todos são uma grande comunidade. Acho daora demais.
Me considero um cara de sorte. Não joguei o FF 9 até hoje, apesar de ter jogado do 1 ao 15 (exceto os onlines) Possivelmente terei uma grande experiência com esse jogo. Minha lista: O melhor: FF 6 Melhor personagem: Cloud Strife (remake e original) Melhor vilão: Sepiroth (versão remake) Melhor trilha sonora: FF 7 Melhor tema: FF 6 Mais difícil: FF 5 Melhor jogabilidade: FF 12 Melhor spin off: FF Tactics Melhor personagem secundário: General Leo (FF 6) Melhor História: FF 10 ❤ Não foi perguntado no vídeo, mas o pior Final Fantasy é o 13, na minha opinião.
Cogu e todos que amam o Tactics façam o favor de jogar o Triangle Strategy do switch, é genial. Inclusive bom pra jogar em live ai cogu, tem um sistema de democracia no jogo que daria pra interagir com a galera. Sei que tu não emula jogo de console atual, guarda pro futuro essa ideia kk
Final Fantasy Tactis é o que mais se aproxima da perfeiçao em relaçao a tudo: graficos,trilha sonora,jogabilidade,história,replayabilidade,personagens principais e vilões.
Nunca joguei o Tactics por ser um jogo de estratégia. Nunca joguei um jogo do gênero estratégia. Nunca dei uma chance a ele, mesmo gostando de rpg de turno. Acho que vou arriscar.
Tactics só não é perfeito pois a curva de dificuldade dele é mt ruim, na metade pro fim você vira um Deus, e os bosses finais são fracos demais. Os objetivos das últimas missões se resumem a matar só um personagem, ao invés de matar tudo o que seria um pouco mais difícil.
Muito bom esse vídeo sair quando eu estou me introduzindo a final fantasy, tô começando pelo 5, já tenho 16 horas de jogo e tô gostando bastante da experiência, mal posso esperar pra jogar o 7 que todo mundo fala e o 9 que o Edu tanto já falou no canal dele
O 5 é muuuuuuito bom. Mas sinceramente, zera o 4 e o 6 primeiro. Depois tu passa para o 7, 8 e 9. Por que esses 3 do PS1 são os melhores. A evolução do 7 em relação aos 3 anteriores é absurda, não só em gráficos, mas ritmo de história e etc. É muito bom.
@@thiagoleonheart1769 agr q eu já comecei o 5 e já avancei consideravelmente, vou terminar ele primeiro kkkk eu tô gostando bastante do jogo, mas ainda acho ele bem inferior a um chrono trigger, por exemplo, mas ainda é um jogo muito bom queria muito jogar o 7, mas preciso aprender a configurar o emulador de ps1, que é muito mais difícil que no snes, o 6 eu tenho muita vontade de jogar tbm, conheço umas músicas dele muito boas, enfim, vlw pela dica mn
@@Rafylt quero jogar as duas versões, já q são diferentes, além disso, por enquanto, eu não tenho nehum console e nem pc que aguente o remake, ent vou de clássico por enquanto
Quando joguei FF9, pensei que eu era um dos poucos caras estranhos que gostava de um título nichado, mas hoje em dia eu vejo o quanto ele é querido pela fanbase, e óbvio que eu espero muito pelo especulado remake, será um prazer imenso degustar esse jogo novamente numa roupagem moderna! Abraço, Cogu! Valeu por este conteúdo fera com Edu.
Para mim XIII e XIII-2 também têm um lugar especial no meu coração, porque eu os joguei no ano em que fui diagnosticado com leucemia (2015), alguns meses depois fiz um transplante de medula óssea e foi uma recuperação difícil, e esses 2 jogos me ajudaram a escapar de pensamentos ruins sobre o tratamento e acalmar a ansiedade (joguei durante todo o tratamento, inclusive no quarto do hospital, era comum o médico entrar para passar visita e eu estava jogando emuladores no notebook). Este ano completei 8 anos de transplante e estou indo muito bem e seguindo em frente. Acho que alguns jogos se tornam favoritos por algum motivo pessoal ou que lembra de algo que estava passando (uma casa, uma amigo ou parente que jogava com vc e não está mais aqui, etc), tanto pela diversão quanto pelo momento em suas vidas em que são jogados esses jogos podem acabar marcando vc para sempre.
Genial como você fez essa Retrocon render, os vídeos tão muito bons. Podia ter ido só pelo passeio, mas botou a cabeça pra trabalhar e conseguiu extrair conteúdo criativo, não só o IRL padrão que a gente costuma ver sair desse tipo de evento.
16:42 - As semelhanças entre FFT e GoT, se dão porque AMBOS tiveram inspiração direta em uma história real. A Guerra das Duas Rosas, que ocorreu entre 1455 e 1485.
Pra mim FF tem muito a ver com fase da vida, o momento que vc joga ele e tal. Essas respostas aí pra mim seriam quase tds FFVIII, joguei ele quando estava internado com tuberculose numa TV de 14 polegadas, hj já joguei quase tds mas tem muitos aspectos do 8 que ainda são meus favoritos
E o mesmo pode acontecer com outras franquias longevas, Pokémon por exemplo, se fizessem um questionário desses para mim, quase todas as respostas seriam ligadas à Johto, já para outros pode ser Kanto, Hoenn ou outras gerações mais novas.
É uma verdadeira aula de videogames assistir a esse tipo de vídeo. É incrível compartilhar experiências de jogos, o que não só ajuda a despertar o interesse por aqueles que ainda não joguei, mas também reacende a vontade de revisitar títulos antigos. Muito obrigado pelo vídeo!
7:40 Adorei o video! Mas melhor trilha sonora, dos principais é sem dúvidas o FF XIV! A variedade é imensa, e conta com as melhores versões das músicas clássicas de todos os jogos e spinoffs, alem da possibilidade de usando a harpa de bardo, você compor todas as músicas você mesmo. É disparado a melhor trilha sonora!
Vou deixar uma sugestão: se for fazer um próximo vídeo assim, seria legal colocar também a melhor intro e o melhor final. Já deixo aqui que pra mim FF type-0 ganha nos dois.
Final Fantasy é uma aventura mesmo. Deixar aqui meu apoio a vilão bom com o Caius Ballad de FF 13-2. A primeira vez que fui zerar foi só surra braba, mas tem a cereja no bolo quando você zera e da o desfecho dele.
Essa mecanica de bater e apanhar para subir o nivel das habilidades que o edu falou 3:35 realmente funciona no skyrim, eu lembro de invadir os acampamentos dos stormcloaks para usar o capitão(imortal) do acampamento só para upar block e magia de cura kkk, era muito divertido..
Vídeo leve e super divertido, muito bacana ver a química e a parceria do Cogu e o Edu juntos! Adoraria mais vídeos do tipo (em parceria e/ou Awards), mas entendo que seja difícil pela questão de precisar de duas pessoas estarem juntas e etc. Para contribuir com o papo de Fire Emblem, essa é uma das séries da minha vida toda! Recomendo começar pelos de GBA, especialmente Fire Emblem 7 (apenas Fire Emblem no ocidente) e o Fire Emblem 8 (Sacred Stones). O 6 também é de GBA (tem tradução de fã com o nome The Binding Blade), a história é uma sequência do 7 (na verdade, o 7 é uma prequel do 6 hehe) e ele é um jogo bem difícil e as vezes desbalanceado. Depois disso, tem os remakes lançados para o DS (Shadow Dragon e New Mystery of the Emblem, esse último com tradução de fã), a duologia Path to Radiance and Radiant Dawn, do Game Cube e Wii. Depois disso é mais fácil acompanhar a série, só ir para o 3DS e Switch. Espero ter ajudado!
Que vídeo maravilhoso!!! Vocês dois juntos e concordando que Gaffgarion é o melhor dos vilões me ganhou demais!!! Sou fissurado no FFTACTICS, se essas perguntas fossem pra mim eu responderia quase tudo com FFT kkkk
Fui atrás do Final Fantasy Theatrhythm final bar Line que vcs citaram no vídeo, não conhecia. E meu amigo que jogo legal quase um Guitar Hero de final Fantasy com grande influência de Gitaroo Man de ps2 mais com um estilo muito próprio, fans de FF tem que jogar esse jogo. Obrigado pela indicação, uma bela surpresa desse ano para mim.
Otimo vídeo !! Apenas um adendo, final fantasy tactics saiu no Japão em 97 e no resto do mundo em 98. Enquanto ASOIF (game of thrones) começou a ser escrito em 91 e foi lançado em 1996.
É otimo ver mais brasileiros que gostam de final fantasy! Minha vida toda sempre gostei dessa serie de jogos, mas nunca tive ninguem pra conversar sobre ela. A galera foca mais no que vira moda infelizmente.
na época das locadoras, revistas, conheci muitos caras que na época eram jovens que você via que os caras amavam determinado jogo só pela forma de falar e quando eu olho esses 2 me lembro dessa época das locadoras, das revistas de jogos, era uma época mágica
Espero que chegue até você, Cogu. Um possível assunto para um futuro vídeo: medo de spoiler. Quando ele te impede de ver algo, te força a jogar/ver/ler algo na sequência, até que ponto é razoável tê-lo, pessoas que não ligam por afirmar que a experiência é sempre única e o que mais julgar interessante sobre o tema.
Salve, seus lindos. Eu sempre tive vontade de me jogar no universo de FF, mas sempre abandonei... acredito que parte da culpa é por eu sempre tentar jogar na ordem de lançamento. Hoje em dia eu larguei de lado essa ordem e tenho experimentado de forma aleatória... Depois desse vídeo fiquei com vontade de jogar o Tactics. Será o meu próximo jogo retrô. Abraço, e parabéns pelo conteúdo.
Estava mesmo querendo começar a jogar Final Fantasy So posso jogar por emuladores no celular, achei a maioria no psp Vou jogar na ordem de lançamento mesmo Estou ansioso pra começar kkkk
Cara, que vídeo maravilhoso, lembro que meu primeiro contato com essa série foi o FFV, até hj é meu favorito, a história bem simples de entender e divertida até, joguei no emulador de super Nintendo em um Pc daqueles antigos com tela de tubo que ganhei do meu primo, o que me cativou foi o humor que os personagens tinhas em alguns momentos, e tbm pelas ost, a que mais gostei foi a Clash on the bridge, mto foda!
Adorei,caras !!! Comecei a jogar rpgs com Wild Arms, aí peguei FFVI, pronto...sou apaixonado por Wild Arms até hoje,mas adoro FF muito... meu preferido também é o VI,mas também adoro o IX, não zerei ainda....Tactics zerei,peguei até o Cloud numa Dungeon lá,nem sei como.... Kkkk Outro que o Cogu sempre fala é o Suikoden II, que tbm é ótimo
Ver essas duas feras falando com tanto amor e carinho do meu FF favorito, o IX, me bate uma alegria tremenda e fico na torcida para que a Square faça um remake dessa obra prima com o mesmo brio que estao fazendo com o VII, seria um sonho sendo realizado
Final Fantasy XIII é um RPG para quem gosta de RPG mas não tem tempo de jogar RPG. Devido as obrigações do dia a dia ele é um jogo perfeito devido a jogabilidade de ser bem linear e não precisa farmar. É só jogar e curtir!
Fora q ele tem um combate extremamente estratégico, as pessoas q falam q da pra vencer so apertando o auto battle nao conhecem absolutamente nada do sistema dele. Se vc nao souber montar seus paradigmas direito, nao passa de nenhum chefe
Eu diria pra você não começar pelo PS4. Iria de emuladores, mas caso o PS4 seja tua única opção, iria de remaster do X (que fiquei perplexo de não ter sido citado em nenhuma categoria - eu diria que é uma das melhores OSTs por exemplo, ou pelo menos menção honrosa). Mas se der pra emular ou jogar no PC, aconselho tu ir pelo IX mesmo (se for a versão de PC, tem um mod maravilhoso que retextura tudo em HD, o "Moguri Mod").
O Final fantasy 9 foi o que me fez abandonar a série, era apaixonado por todos , principalmente 6 , 7 , 8 e tactics, quando cheguei no 9 me decepcionei com o tom infantil e a dificuldade baixa. Só voltei a jogar o 12 que achei fantástico.
Final fantasy viii é sem sombra de dúvidas o meu final fantasy preferido e meu jogo preferido, a gameplay, os gráficos para a época, a trilha sonora, os personagens, tudo ali é absurdo!
O problema de ffii é que queremos deixar todos muito fortes. Eu mesmo fiz todo mundo ficar extremo em tudo, ao invés de especializar cada um. Pra mim, as únicas falhas são ter perda de status e o exagero do grind para evoluir magias. Tive 300 horas de jogo e ninguém chehou ao level 10 em qualquer magia.
Eu sou um dos caras que tem que experimentar mais os final fantasy antigos, até o mystic quest e tal, acho que o pessoal bate muito nele sem nem ter encostado pra jogar....
Cogu, fala meu amigo, não lembro se vc já falou do Jade Cocoon do ps1 ou se jogou, mas recomendo. Por sinal tem o Jade Cocoon 2 do ps2. fica a diga meu amigo.😊
E CHEGOU A HORA DA VERDADE ! O BRKsEdu testou os meus conhecimentos em videogame lá no canal dele! Terei a carteirinha revogada?! ua-cam.com/video/56FK5pz8dvU/v-deo.html
Que video para assistir num domingo a noite! Fantástica essa resenha
Podia ter mandado um "E aí, tudo bem? Aqui quem fala é o Cogu" kkkkkk
Cogu, valeu pelo convite! É uma honra aparecer por aqui mais uma vez!!! Espero que a galera curta o vídeo... e que através dos comentários eu aprenda mais sobre a franquia, que é maravilhosa!!!
Olharia o video agora, mas tô olhando o video de Edu com Cogu. -.- É exatamente snk vs capcom e capcom vs snk. Cada um faz sua versão do crossover.
Tamo juntaço, Edu!! Valeu demais por tudo!
Conteúdo Bão!
FFV é subestimado. Primeiro que eu zerei! Fator replay alto, Edu. Ele tem um gerenciamento de classes que é uma prévia do FFT. O do gba tem mais 4 classes.
Edu quando vc vai jogar FFX pra mim foi um dos melhores apesar de eu só ter jogado o X e X2 kkk
Todos amam o Edumelando
La ele
kkkkkk q isso boy
🤨
Como é, amigo?
Edutemelando?
Adorei a pegada do vídeo! Bom ver que o meu favorito, XII, levou ao menos um "prêmio", de melhor gameplay, o que não é pouca coisa, haha!
Sobre o FF13, Cogu, tente um dia o 13-2, só vá de coração aberto, esqueça os corredores do primeiro e deixe a sequência mostrar um pouco para você do jogo, é incrível a quantidade de pessoas que ao mesmo tempo odeiam o 13, mas adoram o 13-2!
O 13-2 é o melhor da série 13 porque a Lightning aparece muito pouco, mas é meio filller para o 13-3😂😂
Eu to gostando menos do 13-2 do que do 1. Só a serah e o noel pra mim até o momento. Não seguram a barra de prota n. No 13 a gente tinha 6. E todo mundo tem momentos. Existe mais química de grupo.
@@Iago.Carvalho Tenho o mesmo pensamento que o seu, senti muito mais peso no primeiro, fora que achei o 13-2 meio desbalanceado
olha so q interessante eu joguei o 13 no lancamento, dai qundo comprei o ps3 comprei junto o 13-2 pq eu amei o 13, o que aconteceu? achei o 13-2 chato kkkk ate hoje nunca terminei
13>>>13-2, embora o 13-2 tb seja mto bom. Tinha tempo q eu não terminava um FF sem esquecer partes da história, pq me perco caçando itens, segredos, explorando cantos fora do próximo norte... A linearidade de mais da metade inicial do 13 me fez mto bem. A história é difícil de entender, mas qdo entende, é maravilhosa... O sistema de paradigmas tb é ótimo...
FFVIII acabou me marcando pois foi meu primeiro, mas parece que ninguém curte muito... Aliás foi o primeiro a apresentar personagens com design um pouco mais "realista" para a época, isso foi bem legal.
Concordo contigo!
Somos 3, foi meu primeiro e pra mim é meu preferido não tem como a nostalgia pega demais, acredito que o 8 só venceria em uma categoria Melhor mini game, pois o Triple Triad é sensacional.
Pois é mano, fico triste com isso kkkkkkkkk
Concordo contigo amigo, o VIII e o X são os que eu mais tenho apego
algumas coisas no 8 desanimaram a galera como o fato de te penalizar por upar de mais. Farm de grana nao existe, o Sistema de Draw com tempo acaba sendo mt chato, mas tem coisas que poderiam reaproveitar como usar as magias pra upar as invocaçoes
FF8 poucos lembram dele, pra mim está entre os melhores. Ótimo vídeo!!!
Ff8 seria um dos melhores, se tivesse como acabar o jogo sem nenhuma luta. Todo o sistema de junction, de draw e de limit breaks é uma piada.
@@lorenzoscaramussa9036 eu acho q FF8 sofre um pouco do msm problema q FF2. O sistema de gameplay no papel parece um terror, mas na prática vc meio q pode jogar de qq jeito q dá certo. Porém acho q FF8 merece um pouco mais o hate, pq a ideia de vc abrir mão de stats só pra castar um spell em batalha realmente é uma piada
Olharia o video agora, mas tô olhando o video de Edu com Cogu. -.- É exatamente snk vs capcom e capcom vs snk. Cada um faz sua versão do crossover.
hahahahah muito bom
@@Cogumelando Hauahaa né!??🤣👍 Abrç
que dahora mano, ver dois grandes amigos falando de umas das maiores franquias dos games. Mesmo um tendo opinião diferente do outro o respeito prevalece. ISSO É SER GAMER DE VERDADE 🫂🖖🏻
O jeito que o Cogu olha pro Edu, parece uma criança olhando para seu super-herói kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Menos menos
Menos, bem menos.
Vídeo muito bom, parabéns aos dois!
Meu FF favorito sempre foi 6,7 e 4. Mas outro dia zerei o 9...
Até agora não superei, preciso zerar de novo.
Final Fantasy 9 é maravilhoso!
O que mais gostei nesse vídeo é que ao mesmo tempo em que eles sabem que estão gravando um vídeo, eles volta e meia são simplesmente 2 caras com os olhos brilhando falando daquilo que mais amam ❤
O primeiro FF que joguei foi o 8 e me tornei fã da franquia
Final Fantasy VI e IX são meus favoritos entre os que joguei.
Boa escolha
Pra mim o final fantasy 9 é marcante em todos os sentidos. São jogos maravilhosos, os 6,7,8,9.
Eu amo esses dois juntos
Zidane é o protagonista mais peculiar de todos. Cloud, Squall e Lightning são o mesmo personagem, só muda a roupa. O único protagonista que não tem pinta de herói é o do FFIX: é golpista, bem humorado, falador, mulherengo e malandro. E ainda assim é heroico, porque tem um coração muito bom. É o mais humano de todos os protagonistas.
Posso dizer que o Tidus foi esquecido, sendo que é um dos mais interessantes e profundos. O desenvolvimento do Nocts no 15 também é incrivel. Só chorei no final de ff15, assassins creed revelations e metal gear 3.
humm de fato eles são bem parecidos, eu lembro do herói bobo o zack e do Bartz os 2 assim como o zidane e o tidus são bem diferentes
tidus é simplesmente insuportável kkkk
@@jportela4c1Tidus é o meu preferido, único que vejo humanidade, digo no caso de se parecer com uma pessoa real, além do bom humor dele.
@@snips737 a evolução dele é foda. E ele ser um jogador foda de Blizzoff no passado, tipo o Neymar, e se tornar um guarda costas humildão no outro mundo é pesado. Tanto que quando eles ganham o jogo de Blizzof, a torcida corre para o Wakka e o Tidus fica "pode crer".
Comecei a ver o vídeo agora e já prevejo o edu exaltando final Fantasy 9 (com toda a razão do planeta!) e o cogu não gostando (questão de gosto, faz parte) kkkkk
Esse era o “tipo de conversa”, que eu e um colega tinha dentro de um ônibus todos os dias na volta do trabalho. Hoje, trabalhamos em lugares diferentes e sinto falta desse diálogo que julgo ser completamente saudável… afinal de contas, era impossível não estar com um sorriso no rosto e demostrando empolgação.
E eu continuo aqui nessa solidão, tendo que encarar diariamente que a fanbase realmente não gosta do FF8, que na minha opinião é o melhor. kk
2
Kkkk, eu n gosto do 8 tb mas compartilho sua dor odiando breath of the wild e tears of kingdom kkkkk
algumas coisas no 8 desanimaram a galera como o fato de te penalizar por upar de mais. Farm de grana nao existe, o Sistema de Draw com tempo acaba sendo mt chato, mas tem coisas que poderiam reaproveitar como usar as magias pra upar as invocaçoes
Nada o 8 é incrível, melhor Design de personagens de todos e sem dúvidas muito melhor que aqueles que são chib que eu particularmente detesto.
Cara eu acho isso uma das coisas mais daora do FF. São tantos jogos que tem pra todos os gostos. Cada jogo tem sua comunidade e ao mesmo tempo todos são uma grande comunidade. Acho daora demais.
Me considero um cara de sorte. Não joguei o FF 9 até hoje, apesar de ter jogado do 1 ao 15 (exceto os onlines)
Possivelmente terei uma grande experiência com esse jogo.
Minha lista:
O melhor: FF 6
Melhor personagem: Cloud Strife (remake e original)
Melhor vilão: Sepiroth (versão remake)
Melhor trilha sonora: FF 7
Melhor tema: FF 6
Mais difícil: FF 5
Melhor jogabilidade: FF 12
Melhor spin off: FF Tactics
Melhor personagem secundário: General Leo (FF 6)
Melhor História: FF 10 ❤
Não foi perguntado no vídeo, mas o pior Final Fantasy é o 13, na minha opinião.
Nossa, FF9 recebeu menções de forma merecida. É fantástico! Espero que você goste!
Só acho que deveria ter mais videos assim.
Castlevania
Zelda,
Sonic,
Mario
....
Que vídeo incrível Cogu e Edu! meu FF9 foi bem lembrado e ele é sensacional mesmo, meu jogo preferido da vida!
Meu jogo preferido da vida também! Tamo junto!
Cogu e todos que amam o Tactics façam o favor de jogar o Triangle Strategy do switch, é genial. Inclusive bom pra jogar em live ai cogu, tem um sistema de democracia no jogo que daria pra interagir com a galera. Sei que tu não emula jogo de console atual, guarda pro futuro essa ideia kk
Final Fantasy Tactis é o que mais se aproxima da perfeiçao em relaçao a tudo: graficos,trilha sonora,jogabilidade,história,replayabilidade,personagens principais e vilões.
so discordo replayabilidade, nao é um jogo que te faz querer rejogar pois é mt linear e nao muda nada ao rejogar
@@pitickatem várioa segredos na Deep Dungeon e tem várias classes pra testar. Já joguei umas 3 vezes e quero jogar mais uma ano que vem.
Nunca joguei o Tactics por ser um jogo de estratégia.
Nunca joguei um jogo do gênero estratégia.
Nunca dei uma chance a ele, mesmo gostando de rpg de turno.
Acho que vou arriscar.
Tactics só não é perfeito pois a curva de dificuldade dele é mt ruim, na metade pro fim você vira um Deus, e os bosses finais são fracos demais. Os objetivos das últimas missões se resumem a matar só um personagem, ao invés de matar tudo o que seria um pouco mais difícil.
simplesmente eu não consigo jogar esse jogo
Muito bom esse vídeo sair quando eu estou me introduzindo a final fantasy, tô começando pelo 5, já tenho 16 horas de jogo e tô gostando bastante da experiência, mal posso esperar pra jogar o 7 que todo mundo fala e o 9 que o Edu tanto já falou no canal dele
O 5 é muuuuuuito bom. Mas sinceramente, zera o 4 e o 6 primeiro. Depois tu passa para o 7, 8 e 9. Por que esses 3 do PS1 são os melhores. A evolução do 7 em relação aos 3 anteriores é absurda, não só em gráficos, mas ritmo de história e etc. É muito bom.
@@thiagoleonheart1769 agr q eu já comecei o 5 e já avancei consideravelmente, vou terminar ele primeiro kkkk eu tô gostando bastante do jogo, mas ainda acho ele bem inferior a um chrono trigger, por exemplo, mas ainda é um jogo muito bom queria muito jogar o 7, mas preciso aprender a configurar o emulador de ps1, que é muito mais difícil que no snes, o 6 eu tenho muita vontade de jogar tbm, conheço umas músicas dele muito boas, enfim, vlw pela dica mn
Entre o 4 o 5 e o 6. O 5 é o mais fraco sem dúvida, se tá gostando desse vai amar os outros dois.
@@vinny-wv4me bom saber ent
@@Rafylt quero jogar as duas versões, já q são diferentes, além disso, por enquanto, eu não tenho nehum console e nem pc que aguente o remake, ent vou de clássico por enquanto
Um dos meus favoritos é o Type-0, deem uma chance, o sistema de magias e dos vários personagens é muito bom.
O começo desse jogo é super marcante
Mano o conhecimento de vocês é lindo de ver, assisti as duas colabs em seguida sem nem piscar!
Final fantasy tactics é meu preferido e se houver um port para PS4 eu compraria para zerar pela terceira vez.
Cogu, se você gostou do sistema de luta do Kingdom Hearts, vai gostar bastante do Final Fantasy VII Remake. O sistema de luta lembra o de KH
Quando joguei FF9, pensei que eu era um dos poucos caras estranhos que gostava de um título nichado, mas hoje em dia eu vejo o quanto ele é querido pela fanbase, e óbvio que eu espero muito pelo especulado remake, será um prazer imenso degustar esse jogo novamente numa roupagem moderna! Abraço, Cogu! Valeu por este conteúdo fera com Edu.
Primeiro final fantasy que joguei foi o 1 a versão Java de celular que tem o gráfico quase idêntico a versão gba
O primeiro que eu zerei foi o FF 2 de Java também, num Nokia.😅
Para mim XIII e XIII-2 também têm um lugar especial no meu coração, porque eu os joguei no ano em que fui diagnosticado com leucemia (2015), alguns meses depois fiz um transplante de medula óssea e foi uma recuperação difícil, e esses 2 jogos me ajudaram a escapar de pensamentos ruins sobre o tratamento e acalmar a ansiedade (joguei durante todo o tratamento, inclusive no quarto do hospital, era comum o médico entrar para passar visita e eu estava jogando emuladores no notebook). Este ano completei 8 anos de transplante e estou indo muito bem e seguindo em frente. Acho que alguns jogos se tornam favoritos por algum motivo pessoal ou que lembra de algo que estava passando (uma casa, uma amigo ou parente que jogava com vc e não está mais aqui, etc), tanto pela diversão quanto pelo momento em suas vidas em que são jogados esses jogos podem acabar marcando vc para sempre.
Ver Cogu e BRKSedu juntos é um marco 😊
Genial como você fez essa Retrocon render, os vídeos tão muito bons. Podia ter ido só pelo passeio, mas botou a cabeça pra trabalhar e conseguiu extrair conteúdo criativo, não só o IRL padrão que a gente costuma ver sair desse tipo de evento.
Final Fantasy Tactics é o melhor Final Fantasy de todos. E o modelo de jogo pra mim. Fico tendo ideias de rpg de tática â la esse jogo.😅
Nunca joguei, nem entendo nada de Final Fantasy, mais ficaria horas vendo vocês falarem sobre o tema, parabéns pelo vídeo, vocês são feras!
16:42 - As semelhanças entre FFT e GoT, se dão porque AMBOS tiveram inspiração direta em uma história real. A Guerra das Duas Rosas, que ocorreu entre 1455 e 1485.
Quase tudo que se baseia nesse contexto me ganha demais. Não sei se já jogou o Yu-Gi-Oh Duelistas da Rosa, mas é maravilhoso também! Me marcou muito
@@john23242526 Tem a ver com uma disputa politica entre 2 familias que objetivo de tomar o poder?
Preciso me informar sobre isso aí. No mesmo contexto, mas numa época diferente, recomendo The Last Kingdom. Assisti completo e achei espetacular!
@@BRKsEDU obrigado pela sugestão. Vou ver como é. 👍🏽
Final fantasy tactics eh o meu favorito!
Pra mim FF tem muito a ver com fase da vida, o momento que vc joga ele e tal. Essas respostas aí pra mim seriam quase tds FFVIII, joguei ele quando estava internado com tuberculose numa TV de 14 polegadas, hj já joguei quase tds mas tem muitos aspectos do 8 que ainda são meus favoritos
Faz todo sentido
E o mesmo pode acontecer com outras franquias longevas, Pokémon por exemplo, se fizessem um questionário desses para mim, quase todas as respostas seriam ligadas à Johto, já para outros pode ser Kanto, Hoenn ou outras gerações mais novas.
Não tinha como o vídeo dar errado né?!
Dupla sensacional falando dessa franquia absurda!
Fiquei tão feliz de ver vcs lembrando dos dois do Tactics. Meu ff favorito.
É uma verdadeira aula de videogames assistir a esse tipo de vídeo. É incrível compartilhar experiências de jogos, o que não só ajuda a despertar o interesse por aqueles que ainda não joguei, mas também reacende a vontade de revisitar títulos antigos. Muito obrigado pelo vídeo!
Se tem Cogu e Edu, tem like!
7:40 Adorei o video! Mas melhor trilha sonora, dos principais é sem dúvidas o FF XIV! A variedade é imensa, e conta com as melhores versões das músicas clássicas de todos os jogos e spinoffs, alem da possibilidade de usando a harpa de bardo, você compor todas as músicas você mesmo. É disparado a melhor trilha sonora!
Vou deixar uma sugestão: se for fazer um próximo vídeo assim, seria legal colocar também a melhor intro e o melhor final.
Já deixo aqui que pra mim FF type-0 ganha nos dois.
Final Fantasy é uma aventura mesmo. Deixar aqui meu apoio a vilão bom com o Caius Ballad de FF 13-2. A primeira vez que fui zerar foi só surra braba, mas tem a cereja no bolo quando você zera e da o desfecho dele.
Tenho que jogar as sequências do 13 e o 10-2!!
@@Cogumelando Como alguem que jogou até mesmo o Echo of Cristal, vai de cabeça aberta para o 10-2 e o Light's Returne. São bem... desafiadores
Que aula meus amigos! hahaha ..
Nem parece que estavam gravando, bate papo muito gostoso de acompanhar. Esses dois .. 🫶🏼
Essa mecanica de bater e apanhar para subir o nivel das habilidades que o edu falou 3:35 realmente funciona no skyrim, eu lembro de invadir os acampamentos dos stormcloaks para usar o capitão(imortal) do acampamento só para upar block e magia de cura kkk, era muito divertido..
Esse papo descontraído me lembrou meus tempos de adolescência, trocando experiências e opiniões com os amigos.
Vídeo leve e super divertido, muito bacana ver a química e a parceria do Cogu e o Edu juntos! Adoraria mais vídeos do tipo (em parceria e/ou Awards), mas entendo que seja difícil pela questão de precisar de duas pessoas estarem juntas e etc.
Para contribuir com o papo de Fire Emblem, essa é uma das séries da minha vida toda! Recomendo começar pelos de GBA, especialmente Fire Emblem 7 (apenas Fire Emblem no ocidente) e o Fire Emblem 8 (Sacred Stones). O 6 também é de GBA (tem tradução de fã com o nome The Binding Blade), a história é uma sequência do 7 (na verdade, o 7 é uma prequel do 6 hehe) e ele é um jogo bem difícil e as vezes desbalanceado. Depois disso, tem os remakes lançados para o DS (Shadow Dragon e New Mystery of the Emblem, esse último com tradução de fã), a duologia Path to Radiance and Radiant Dawn, do Game Cube e Wii. Depois disso é mais fácil acompanhar a série, só ir para o 3DS e Switch. Espero ter ajudado!
Dois cara maravilhosos. Parabéns aos dois pela amizade e pelas produções que tanto nos agradam! Grande abraço. Marcelofd.
o mais impressionante é eles lembrarem dos personagens de 30 anos atrás, eu teria que jogar td de novo pra lembrar.
2 caras super fodas.
a voz do Cogu já tinha ido embora do evento rsrsr
Cogu tu é foda cara ......... parabéns pelo sucesso
Que vídeo maravilhoso!!! Vocês dois juntos e concordando que Gaffgarion é o melhor dos vilões me ganhou demais!!! Sou fissurado no FFTACTICS, se essas perguntas fossem pra mim eu responderia quase tudo com FFT kkkk
Fui atrás do Final Fantasy Theatrhythm final bar Line que vcs citaram no vídeo, não conhecia.
E meu amigo que jogo legal quase um Guitar Hero de final Fantasy com grande influência de Gitaroo Man de ps2 mais com um estilo muito próprio, fans de FF tem que jogar esse jogo.
Obrigado pela indicação, uma bela surpresa desse ano para mim.
Otimo vídeo !!
Apenas um adendo, final fantasy tactics saiu no Japão em 97 e no resto do mundo em 98. Enquanto ASOIF (game of thrones) começou a ser escrito em 91 e foi lançado em 1996.
FFIX e X marcaram minha infância e adolescência. Nostalgia pura.
Cara que vídeo massa, adorei a dinâmica, ela pode ser aplicada para várias coisas!
É otimo ver mais brasileiros que gostam de final fantasy! Minha vida toda sempre gostei dessa serie de jogos, mas nunca tive ninguem pra conversar sobre ela. A galera foca mais no que vira moda infelizmente.
na época das locadoras, revistas, conheci muitos caras que na época eram jovens que você via que os caras amavam determinado jogo só pela forma de falar e quando eu olho esses 2 me lembro dessa época das locadoras, das revistas de jogos, era uma época mágica
Espero que chegue até você, Cogu. Um possível assunto para um futuro vídeo: medo de spoiler. Quando ele te impede de ver algo, te força a jogar/ver/ler algo na sequência, até que ponto é razoável tê-lo, pessoas que não ligam por afirmar que a experiência é sempre única e o que mais julgar interessante sobre o tema.
5:00 Ele tava falando do FF10?🤔
Porra... Agora que tu falou, esquecemos completamente o 10 e é excelente hahaha
Cogu, faz um vídeo falando de jogos que todo intusiasta gamer deveria jogar.
Faltaram algumas categorias cogu: melhor romance, melhor replay, melhor luta, melhor inovacao, inimigo mais apelao.
Salve, seus lindos.
Eu sempre tive vontade de me jogar no universo de FF, mas sempre abandonei... acredito que parte da culpa é por eu sempre tentar jogar na ordem de lançamento. Hoje em dia eu larguei de lado essa ordem e tenho experimentado de forma aleatória... Depois desse vídeo fiquei com vontade de jogar o Tactics.
Será o meu próximo jogo retrô.
Abraço, e parabéns pelo conteúdo.
FFIX é perfeito, meu jogo favorito da vida! Sou muito grato a tudo que ele me proporcionou em diversos momentos da vida, tanto fáceis quanto difíceis.
Duvidei vocês fazerem mais lives juntos, ia ser épico!!
Grande abraço, adoro os dois ❤
Na do vilão eu pensei "Cogu vai falar algum de Matsuno, ou tactics ou XII".
Estava mesmo querendo começar a jogar Final Fantasy
So posso jogar por emuladores no celular, achei a maioria no psp
Vou jogar na ordem de lançamento mesmo
Estou ansioso pra começar kkkk
Os cara são altamente batráquios
FFIX foi meu primeiro RPG, Me marcou de uma maneira que nenhum outro jogo fez. Aguardo demais um remake
Caraca achei que nunca iam falar sobre ff12. Deu pra perceber que até esqueceram dele kkk. O que mais joguei, meu primeiro, 10/10.
Esqueceram o 10 tb que é muito bom. Foda que é muito final fantasy bom
Cara, que vídeo maravilhoso, lembro que meu primeiro contato com essa série foi o FFV, até hj é meu favorito, a história bem simples de entender e divertida até, joguei no emulador de super Nintendo em um Pc daqueles antigos com tela de tubo que ganhei do meu primo, o que me cativou foi o humor que os personagens tinhas em alguns momentos, e tbm pelas ost, a que mais gostei foi a Clash on the bridge, mto foda!
Adorei,caras !!! Comecei a jogar rpgs com Wild Arms, aí peguei FFVI, pronto...sou apaixonado por Wild Arms até hoje,mas adoro FF muito... meu preferido também é o VI,mas também adoro o IX, não zerei ainda....Tactics zerei,peguei até o Cloud numa Dungeon lá,nem sei como.... Kkkk
Outro que o Cogu sempre fala é o Suikoden II, que tbm é ótimo
Ver essas duas feras falando com tanto amor e carinho do meu FF favorito, o IX, me bate uma alegria tremenda e fico na torcida para que a Square faça um remake dessa obra prima com o mesmo brio que estao fazendo com o VII, seria um sonho sendo realizado
Cogu adoro demais seus vídeos ! Melhor canal que eu encontrei nos últimos anos
9:18 Lá eles 😏😂😂 top essa dupla
Acabei de zerar 100% o 1 e o 2. Partiu o 3. Queria o remaster, mas vou pro 3D, pq to sem grana :D
As pessoas mais gente boa da Internet, video excelente, deu até vontade de encarar os primeiros FiFa
Final Fantasy XIII é um RPG para quem gosta de RPG mas não tem tempo de jogar RPG. Devido as obrigações do dia a dia ele é um jogo perfeito devido a jogabilidade de ser bem linear e não precisa farmar. É só jogar e curtir!
Fora q ele tem um combate extremamente estratégico, as pessoas q falam q da pra vencer so apertando o auto battle nao conhecem absolutamente nada do sistema dele. Se vc nao souber montar seus paradigmas direito, nao passa de nenhum chefe
@@RPsj Verdade!
Cada categoria tem uns 4 ou 5 concorrentes extremamente consistentes pra ganhar, que franquia maravilhosa
Se tivesse a categoria "que te fez chorar" não teria como não citar o crisis core, o type 0 e o FF 15, são simplesmente de arrebentar o coração.
Secundario foda é o Delita.
Eu não tive paciência para jogar o FFVI pelo excesso de batalhas mas eu o Remake desse jogo seria genial
Impressionado com o carinho do Edu com ff9. É meu favorito também (e merece um remake🎉)
Meus 3 favoritos: Final Fantasy 6 , 7 e 10. Zerei o 3, 5, 6, 7, 10, 10-2, 12, 13 e 15. Meu próximo? Talvez o 1.
@Cogumelando você já jogou o Final Fantasy Brave Exvius? É mobile e, eu particularmente, acho muito bacana a história
Meu primeiro FF que zerei foi o 2 num celular Nokia X2.😅
Pra quem nunca jogou qual seria o de entrada a partir de PS4/PS5???
Abraço e parabéns pelo excelente trabalho!!!
Eu diria pra você não começar pelo PS4. Iria de emuladores, mas caso o PS4 seja tua única opção, iria de remaster do X (que fiquei perplexo de não ter sido citado em nenhuma categoria - eu diria que é uma das melhores OSTs por exemplo, ou pelo menos menção honrosa). Mas se der pra emular ou jogar no PC, aconselho tu ir pelo IX mesmo (se for a versão de PC, tem um mod maravilhoso que retextura tudo em HD, o "Moguri Mod").
14 e 15 ! Rendem demais e são muito diferentes um do outro
@@JooohnC obrigado pela dica
@@Brutalcel eu diria apenas o XV. O XIV por ser MMO não acho que seria uma boa introdução.
Faz um canal de live no UA-cam, e faz as lives em ambas as redes. Twitch não dá pra ver na tv!
Cogu saiu rouco em todos os vídeos da Retrocon, o bichão trabalhou muito hein! hahaha.. Parabéns, excelente vídeo!
O Final fantasy 9 foi o que me fez abandonar a série, era apaixonado por todos , principalmente 6 , 7 , 8 e tactics, quando cheguei no 9 me decepcionei com o tom infantil e a dificuldade baixa. Só voltei a jogar o 12 que achei fantástico.
Sempre olhei Final Fantasy e nunca me deu vontade de jogar, mas vejo q o pessoal ama de verdade, me recomendem algum pra começar, deu vontade agora
Final fantasy viii é sem sombra de dúvidas o meu final fantasy preferido e meu jogo preferido, a gameplay, os gráficos para a época, a trilha sonora, os personagens, tudo ali é absurdo!
Secundário: Vivi. Provavelmente foi o que Edu falou, Cogu pensou, e a gente sabe.😅
Cogu, faz um vídeo sobre o Linda Cube Again
O problema de ffii é que queremos deixar todos muito fortes. Eu mesmo fiz todo mundo ficar extremo em tudo, ao invés de especializar cada um. Pra mim, as únicas falhas são ter perda de status e o exagero do grind para evoluir magias. Tive 300 horas de jogo e ninguém chehou ao level 10 em qualquer magia.
Eu sou um dos caras que tem que experimentar mais os final fantasy antigos, até o mystic quest e tal, acho que o pessoal bate muito nele sem nem ter encostado pra jogar....
O que você fez para emagrecer tanto? Apenas dieta ou fez bariatrica? Perguntando na moral pq eu tbm quero emagrecer
@blues1808 qual video ele comentou?
Cogu, fala meu amigo, não lembro se vc já falou do Jade Cocoon do ps1 ou se jogou, mas recomendo. Por sinal tem o Jade Cocoon 2 do ps2. fica a diga meu amigo.😊