Semana de 22: história e legado | Ivan Marques, Flávia Toni e Ana Paula Cavalcanti Simioni
Вставка
- Опубліковано 28 лис 2024
- A Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922, tornou-se um importante marco cultural ao propor uma atualização da literatura, das artes plásticas e da música no Brasil. Esta série, em parceria com o projeto 3 vezes 22, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP), pretende recuperar a história da Semana de 22, refletindo criticamente sobre as suas propostas, suas efetivas realizações e o seu legado, em termos de reverberações em amplo espectro.
Inscreva-se no canal e clique no sininho para ser notificado das novidades!
Siga a TV Cultura:
Facebook: / tvcultura
Twitter: / tvcultura
Instagram: / tvcultura
G+: plus.google.co...
Site: tvcultura.com.b...
Siga o Instituto CPFL
Facebook: / institutocpfl
Twitter: / cafe_filosofico
Site: www.institutocp...
Que incrível esse vídeo! Parabéns aos organizadores!
Parabéns pra Vcs. Adorei o assunto 😃😃👏👏👏👏
Tudo muito maravilhoso .. parabéns ..
Muito bom!
Meu tema de pesquisa! Palmas! 👏👏👏👏
Um período muito importante pra história da Arte no Brasil. Hoje com o atual governo iletrado e miliciano estamos nas trevas em matéria de arte e cultura. Sem investimento.....sem perspectiva...ninguem tá nem aí pras artes ,muito pelo contrário...ha um Brasil Paralelo que prega a música estrangeira clássica européia como a melhor... onde fomos parar hein?
Aparentemente, estamos parados no limbo do que foi, do que é, e do que será.
@@lucasalvesgoncalves3044 e sem perspectiva até pela censura que ocorreu nas questões do Enem...um retrocesso inimaginável. Não se pode mais divergir em nada Nem ter opiniões diferentes.
Muito bom. Gratidão. 👏👏👏
🗼🌌Aponto um dado crucial desta conferência de 1942 sobre o MODERNISMO BRASILEIRO quando ele cita a guerra interna que estava sofrendo com a dificuldade que estava sofrendo com a falta de inspiração poética, até então quando adquiriu a CABEÇA DO CRISTO de trançinhas de BRECHERET e chegando em casa e mostrou para a sua família, recebeu por parte deles uma crítica brutal.Ele descreve que a partir deste momento recebeu a INSPIRAÇÃO para escrever a "PAULICÉIA⛲ DESVAIRADA🛁 ".Logo depois da ⏳Caverna ⚓(gruta)ele cita ANNITA MALFATTI. 🌠🌀🌄⚅⛾♾
Da imprensa ainda temos raras matérias de cunho intelectual, a exemplo deste especial que o Jornal da Band vem apresentando sobre o Centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil. Entretanto, como se tratava de um movimento deflagrado por artistas inéditos, da época, vale ressaltar que a primeira homenagem aos modernistas da Semana de 1922 foi realizada pelo inédito compositor JACKSON SANTOS (Rio de Janeiro - 1978 - aos 56 anos do Modernismo ) através dos seus shows musicais "CANTAR,VERBO INTRANSITIVO". Foi o primeiro a falar em comemorar a Semana de 1922, destacado nas colunas de NELSON MOTTA, no programa "Noturno" (Radio JB) de Luis Carlos Sarolde, entre outros. Somente em 1982, veio a Globo destacar os 60 anos. Agora, a BAND sai na frente no Centenário e Jackson Santos retorna ao Rio lançando , no dia 18 deste mes, o livro do mesmo nome "CANTAR,VERBO INTRANSITIVO", contando como foi a homenagem de 1978. ´JACKSON SANTOS, meu nome artísitico musical, surgido dos Festivais, na Bahia, nos anos 70. INÉDITO ATÉ HOJE, HOMENAGEANDO OS ENTÃO INÉDITOS DE 1922 da SEMANA DE ARTE MODERNA. Viva a BAND! Viva a Paulicéia Desvairada ! Viva OS SAPOS ! (Jackson Santos - WhatsApp: 73 98826.4204)
Sim
poxa prof pra q passar um vídeo desses pra fazer resenha? :(((
ne queri morre
sim Gustavo
40 linhas saporra
@@davioliveirasilva5423 ehh tnc
@@daviassencio7243 eae essêncio
O modernismo não reuniu somente futuristas e sua bandeira não era somente um estilo literário de época, mas, sim, tornar obsoleta a linguagem parnasiana num mundo movido por máquinas e pessoas com novos costumes. Mario não refutou a Semana de 22. Anos após somente chamou atenção para a evolução das expressões artísticas e culturais após a Semana. MODERNISMO não é coisa estática. O tropicalismo é prova disso, um braço da estensão. Outras expressões se prenunciam para continuarem adequando as revelações de 22. Modernistas de 22, sempre !
40:00 começa uma síntese sobre a ideia do filme bacurau. incrível trabalho CPFl conhecimento para todos!!!
22:54
Muito bom, não fica na bobajada do Ruy Castro.
Entendi nada mane
Também não mane kakakakoa
@@passarin8105 vi 20 minutos so
@@davioliveirasilva5423 é pra prova eu tenho que ver o vídeo todo né fazer oque
@@passarin8105 parça preciso faze um resumão disso e eu nao conseui ver nem 10 minuto disso
ta fazendo trabalho de artes nekkkkjj
Mo ruim isso