Jornalismo à antiga: no carnaval de 1943, uma briga dentro do mercado público de Rio Grande resultou em um homicídio e na seguinte manchete: "Trágico epílogo de uma noitada de folgança". O pessoal tava ali apavorado e o jornalista mostrava a manchete, muito orgulhoso.😁
O terremoto de 1922, vulgo movimento telúrico, atingiu boa parte do estado de São Paulo, mas o epicentro ocorreu em São João da Boa Vista, cerca de 220 km ao norte da capital. Tomei conhecimento deste terremoto quando li a respeito dele numa revista, na década de 80. Minha avó, então viva na época, ainda se recordava daquela manhã quando todos os móveis sacudiram e os pratos caíram das prateleiras. Ele estava preparando o café para meu avô, que trabalhava na zona rural de Pinhal, a 20 km de São João, enquanto amamentava minha tia recém nascida, hoje também já falecida.
Peninha, ótimo vídeo, como sempre! Por favor, faz um episódio sobre a Lei de Terras de 1850! É um episódio chave para explicar o contexto atual do Brasil e você quase não menciona esse episódio nefasto da nossa história!
Tudo isso que professor peninha falou a respeito do Brasil, eu nunca vi e nem li em livro nenhum parabéns maís uma vez canal educacional sem sombra de dúvidas aqui Pedro Luiz Reis de Foz do Iguaçu Paraná braaasil
A semana de arte moderna foi uma reação a caretice da época, da burguesia enfadonha e se deixassem como era , as grandes influências culturais ñ teria tido a repercussão q merecia. Os solitários manifestantes daquela semana, fizeram um grande serviço ao Brasil de hoje. E de ontem.
O modernismo é uma baita porcaria e essa semana de 22 só teve a elite rica do Brasil porque aquele tipo de arte nunca representou os homens e mulheres pobres do Brasil. Observação: Semana de Arte moderna de 22 também não teve a presença de negros.
Não se esqueça, a Semana de Arte Moderna também foi idealizada por burgueses, o que ocorre é um revisionismo burguês, o Romantismo fez o mesmo, porém de forma idealizada, veja bem, o Modernismo teve um excelente estudo sociológico, mas não deixa de ser extremamente burguês, veja, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Malfatti, Manuel Bandeiras, veja bem, o Klaxon teve como um redator o Sérgio Buarque de Hollanda, não se confunda, a Burguesia se renova...
Boa noite meu caro peninha! Sou morador de Petrópolis e hoje está sendo um dia muito triste de sua linda história. Talvez hoje estejamos vivendo a maior catástrofe no nosso centro histórico da história recente. Tem muita coisa importante pra história de nosso país aqui e diga-se passagem, em sua grande maioria bem cuidada. Depois da imensa tragédia criada pelo homem brasileiro com o nosso Museu nacional na quinta da boa vista, o museu imperial de Petrópolis passou a ser o museu mais importante do nosso império. Enfim... Queria te pedir que pela importância que nossa cidade tem para o Brasil e nesse momento tão difícil pra nós petropolitanos, que você nos dê de presente um episódio contando um pouco mais da nossa cidade. Que suas, sempre sábias palavras nos alegre e conforte nesse momento difícil. Obrigado!
Eu li Canaã. Fui obrigada na escola! 🤣 (Nem lembro se gostei mas o bom foi que sempre que a escola me fazia ler um livro, eu fazia chantagem emocional com meus pais e pedia outro que EU quisesse ler).
Eduardo Bueno, aqui é Cátia, Villa Lobos entra no Teatro com chinelo em um dos pés, apenas, porque tinha um calo "encravado", ele não tinha doença de gota. Dado que os sapatos antigamente eram muito desconfortáveis.
Peninha, sou seu fa desde o vestibular, seu livro foi o primeiro q li todo, pulei o mundo de Sofia, e te peço, com saudacoes tricolores, o meu do Morumbi, q vc faça um episodio sobre o Pierre Fatumbi Verger, e sobre as religioes afro-brasileiras, uma historia linda q quero ouvir do seu modo...pfv...
Fora que a elite brasileira🇧🇷🇧🇷tem um complexo de vira-lata e síndrome de colonizado que acha que o mundo se resume a cultura europeia e americana e desprezam a cultura indigena e africana que realmente representa a grande massa brasileira que a elite não considera cultura e eles são arrogantes, só que são letrados e acham superiores intelectualmente por conta disso🧠🧠. Tem muita gente da elite que tem vergonha das suas origens indigenas🏹🏹e africanas, pq para essa gente preconceituosa assumir suas origens indigenas e africanas é representar brasilidade e eles tem vergonha de ser brasileiros. São poucos que assumem suas origens indigenas e africanas.
VILA Lobos, orelha!!! Que VilaS o que!!! E ja que tocaste na parte musical, um episodio sobre a Guiomar Novais seria bacana hein? Alias, a prova de entrada dela no conservatorio em Paris ja vale toda a historia!
Delícia!!! Lembrei minhas aulas de Literatura no curso de Letras, há quase meio século... Maravilhoso!!! Parabéns Eduardo! Parabéns, Buenas Ideias!!! Futuristas!!! Li o Canaã! Faz referência à Terra Prometida... Mas há uma cena que me ficou tão vívida que estou vendo agora... O Menoti Del Pichia estudou aqui na minha cidade. A casa de Cultura leva o nome dele.
Xará : fantástico, mais uma vez! Sempre quis saber algo mais sobre a Semana de 22, mas não encontrei muita coisa a respeito. Entretanto, as buenas ideias sempre nos salvam. Obrigado!
Maravilhoso episódio, mantendo a atenção do espectador com doses perfeitas de humor sarcasmo e tiradas estrionicas. Ficou feio o Villas Lobos. Maior compositor brasileiro com reconhecimento internacional e lugar cativo entre os maiores do século XX. Me proponho a salva-lo desta treva musical com audições comentadas lista de coisas imperdíveis do repertório. Rsrs. Um abraço e parabéns pelo texto e atuação soberbas.
Confesso que eu não sabia disso. Eu não sabia que ocorreu um terremoto em São Paulo. Se tiver outro novamente não fica nada de pé! São Paulo é um queijo suíço.
Gostei muito desse episódio, principalmente a menção do fim do movimento antigo, surgimento do movimento modernista do Brasil, queria saber mais detalhes de como movimento nativismo, indianismo se manifestava na arte e no movimento cultural da época mas também estava vinculado ao sertanismo de São Paulo na época ainda grande parte da população vivia pelos ensinamentos antigos, língua embora decadente com as pronúncias e lições antigas.
Anita Malfatti do primeiro dia e sua estreia foi escaldante diante do artigo conservador ‘Paranoia ou Mistificação’ de Monteiro Lobato. Sua pintura inovadora e pioneira foi um terremoto e provocou muitas ‘vaias’ nos visitantes.
Sou membro do canal e tenho uma sugestão, fazer o episódio sobre o Presidente João Fernandes Campos Café Filho, o primeiro presidente protestante do Brasil, e ao mesmo tempo um IGNORANTE. Tu está devendo um episódio sobre o Café Filho.
Peninha, mais uma vez um ótimo vídeo. Obrigada! Se der, faça um vídeo específico sobre Villa-Lobos, ia gostar de ver pra sabes no que tua visão sobre ele coincide com a minha.
Bom dia professor VC é o cara, parabéns por nos proporcionar lindas e verdadeira história do Brasil sou seu seguidor de carteirinha , aonde eu Pedro Luiz Reis de Foz do Iguaçu Paraná posso comprar essa camiseta que o Sr está usando com essa belíssima fraze , por favor me manda uma resposta OK
Caro Eduardo Bueno, você é sempre Genial, adoro seus vídeos! Mas tenho que corrigi-ló num erro , é Villa-Lobos e não Villas, kkk nada demais, desculpa aí! Continue sempre nos informando com seu conhecimento e graça! Abraço
Mais estranho ainda vindo de um porto-alegrense, que sabidamente não usa os plural sem real necessidade. Por exemplo, 2 pila, 5 pila, 10 pila, 50 reais (aqui os plural se impõe pelo valor...). Logo, ele deveria estar falando gauches, que tem estas frescura com os plural
O Ruy Castro é que explica muito bem a magnitude desse "terremoto". A Semana de arte moderna tirou o Brasil do vazio cultural, da inércia, dizem, como se no Rio de Janeiro já não houvesse uma cultura fervilhante e riquíssima décadas antes disso. Quem definiu a modernidade brasileira foi Machado de Assis, como mostrou Roberto Schwarz. Mas o provincianismo paulistano ainda trata o tal movimento dos artistas, todos aliados dos fazendeiros de SP, como "revolucionário"....
@@MrTh1aG0 Sim, não há debate. Queremos ver é o esculacho nos moleques do Flow, no Adrilles e no Kataguiri, que nem ele já fez com Olavo de Carvalho e Enéas.
Ótimo vídeo!👏👏👏🤝 Por favor, faça um vídeo falando sobre os Modernistas e também sobre os artistas, escritores que torceram o nariz para os futuristas ou Modernistas.
Isso! Baita assunto! Penso que o roteiro deve ser sempre sobre o conteúdo escolar, fazendo-se jus assim àquela frase que não se fala mais: "não vai cair no Enem". Claro, algo específico que não conste nos livros didáticos, mas um assunto clássico como esse deve ser o norte do canal, e não assuntos pequenos como maconha ou cocaína - o contrário dos casos do açúcar e do café. Enfim, mas quem sou eu para tamanho atrevimento? Todavia, penso poder deixar esta dica sendo eu telespectador desde o início. Saudações tricolores!
Ah, modestamente, uma sugestão: trocar o título do episódio para ter mais visualizações, porque merece (e algoritmos agem… por bem ou por mal… que sejam pelo conhecimento!)
O Modernismo durou muito no Brasil, mesmo sendo pouco ou quase nada influente. Tiro aqui em casa por exemplo... Meu pai ouve música de fora, em inglês, até hoje, mesmo sendo fã de Samba - ouvia Novos Baianos e outros sambistas. Mas não gostava nenhum pouco de investir em música brasileira... O motivo era o trauma causado pela Ditadura de 1964. Até hoje, ela dura nele. Assim, o Pós-Modernismo aqui em casa é somente por mim. E, ainda assim, não consigo respeito apenas por ser mais novo. É uma batalha constante. Talvez, esta seja a maior herança do Modernismo pra mim, sem falar nas obras cinematográficas e, principalmente, na convulsão social artística causada pela expansão demográfica dos grandes centros urbanos brasileiros desde o começo do século passado. O Rádio, a TV, o fim do jornal de papel e, lógico, a Internet como solução pra reunir toda a Mídia fez de mim um cidadão melhor e a minha produção literária, enfim, ganhou o mundo a partir das minhas máquinas barateadas pela produção capitalista em massa. A procura cega pelo motivo que leva o Homem a fazer o que faz tornou o Brasil um ambiente paralelo pra pessoas como Bolsonaro, um saco de pancadas dos cariocas nas ruas do belíssimo cenário carioca. Infelizmente, isto vai continuar até esta geração pau de bosta morrer, diferente de gente como você, Peninha, que conhece o mundo todo só por ter "apenas" coragem. Ter estes encontros contigo tem sido tão reluzente em minha vida que eu até mesmo devo comprar suas obras em breve porque você é pura luz gaúcha. Um riograndense belo e tão feliz que contagia. Sou um pouco mais gremista - e menos flamenguista - graças a você e ao meu amigo Israel, da escola, ainda na oitava série. Deus te ajude, meu irmão!
Peninha, parabéns pelo canal. O que você acha das críticas, com certo tom revisionista, do jornalista e escritor Ruy Castro acerca da Semana de Arte Moderna de 1922? Ele sustenta que "a Semana de 1922 arrombou uma porta já aberta", que o movimento não foi tão de vanguarda assim e que só veio a ser incensado e entronizado pela elite acadêmica e editorial da USP, sobretudo 50 anos depois, em 1972, nas comemorações do cinquentenário da Semana e do sesquicentenário da independência. Nos seus dois últimos livros, Metrópole à Beira-Mar e As Vozes da Metrópole, Ruy Castro aponta que esse vanguardismo coube mais ao Rio de Janeiro que a um punhado de playboys de São Paulo, numa espécie de Fla Flu entre entre cariocas e paulistas. Abraço!
Ganso Moro ainda nemfoi afogado e já ta tendo espasmos? Mas que deleite! Moro, se afogando; Monark, se esfumaçou; Adrilles, virou purpurina; Kim, katakokinho; O larva, virou pepsi... Até que as noticias do mês foram boas.
O mundo era menor, havia menos gente circulando, e as reações eram mais enfáticas e divertidas, não é assim? Tudo tão diferente do nosso HOJE... Se bem que no Teatro Municipal, RJ, as pessoas reagiam até bem pouco com shhh, mandando o BARULHO se encerrar na platéia. Bons tempos.
O teatro municipal já foi um lugar tão esplendoroso... Hoje é abrigo pra dezenas de mendigos/usuários de drogas, que emporcalham as calçadas e assaltam as pessoas... O descaso é muito triste...
Jornalismo à antiga: no carnaval de 1943, uma briga dentro do mercado público de Rio Grande resultou em um homicídio e na seguinte manchete: "Trágico epílogo de uma noitada de folgança". O pessoal tava ali apavorado e o jornalista mostrava a manchete, muito orgulhoso.😁
Boaaa! kkk
O terremoto de 1922, vulgo movimento telúrico, atingiu boa parte do estado de São Paulo, mas o epicentro ocorreu em São João da Boa Vista, cerca de 220 km ao norte da capital. Tomei conhecimento deste terremoto quando li a respeito dele numa revista, na década de 80. Minha avó, então viva na época, ainda se recordava daquela manhã quando todos os móveis sacudiram e os pratos caíram das prateleiras. Ele estava preparando o café para meu avô, que trabalhava na zona rural de Pinhal, a 20 km de São João, enquanto amamentava minha tia recém nascida, hoje também já falecida.
Esse terremoto foi o Brasil se afastando mais e mais da realidade!
Importante mencionar que esse grupo ALUGOU o Theatro Municipal e vendeu ingressos para esses eventos! Manifestação genuína!
Peninha, ótimo vídeo, como sempre! Por favor, faz um episódio sobre a Lei de Terras de 1850! É um episódio chave para explicar o contexto atual do Brasil e você quase não menciona esse episódio nefasto da nossa história!
Super necessario
Lei de terras é legal
Totalmente necessário!!!
Urgente!
Tudo isso que professor peninha falou a respeito do Brasil, eu nunca vi e nem li em livro nenhum parabéns maís uma vez canal educacional sem sombra de dúvidas aqui Pedro Luiz Reis de Foz do Iguaçu Paraná braaasil
Atento.Villa -Lobos
100 anos do começo do fim. A cultura brasileira segue ladeira abaixo desde essa semana de três dias.
A semana de arte moderna foi uma reação a caretice da época, da burguesia enfadonha e se deixassem como era , as grandes influências culturais ñ teria tido a repercussão q merecia. Os solitários manifestantes daquela semana, fizeram um grande serviço ao Brasil de hoje. E de ontem.
O modernismo é uma baita porcaria e essa semana de 22 só teve a elite rica do Brasil porque aquele tipo de arte nunca representou os homens e mulheres pobres do Brasil.
Observação: Semana de Arte moderna de 22 também não teve a presença de negros.
!!!!!!
Não se esqueça, a Semana de Arte Moderna também foi idealizada por burgueses, o que ocorre é um revisionismo burguês, o Romantismo fez o mesmo, porém de forma idealizada, veja bem, o Modernismo teve um excelente estudo sociológico, mas não deixa de ser extremamente burguês, veja, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade, Malfatti, Manuel Bandeiras, veja bem, o Klaxon teve como um redator o Sérgio Buarque de Hollanda, não se confunda, a Burguesia se renova...
Boa noite meu caro peninha! Sou morador de Petrópolis e hoje está sendo um dia muito triste de sua linda história. Talvez hoje estejamos vivendo a maior catástrofe no nosso centro histórico da história recente. Tem muita coisa importante pra história de nosso país aqui e diga-se passagem, em sua grande maioria bem cuidada. Depois da imensa tragédia criada pelo homem brasileiro com o nosso Museu nacional na quinta da boa vista, o museu imperial de Petrópolis passou a ser o museu mais importante do nosso império. Enfim... Queria te pedir que pela importância que nossa cidade tem para o Brasil e nesse momento tão difícil pra nós petropolitanos, que você nos dê de presente um episódio contando um pouco mais da nossa cidade. Que suas, sempre sábias palavras nos alegre e conforte nesse momento difícil. Obrigado!
Guiomar novaes até hoje tem uma semana cultural aqui na minha cidade em homenagem a ela que nasceu aqui em São João da boa vista
Excelente Recuperação Histórica !!!
Felicitações !!
Eu li Canaã. Fui obrigada na escola! 🤣 (Nem lembro se gostei mas o bom foi que sempre que a escola me fazia ler um livro, eu fazia chantagem emocional com meus pais e pedia outro que EU quisesse ler).
Eduardo Bueno, aqui é Cátia, Villa Lobos entra no Teatro com chinelo em um dos pés, apenas, porque tinha um calo "encravado", ele não tinha doença de gota. Dado que os sapatos antigamente eram muito desconfortáveis.
O epicentro desse terremoto de 1922 foi próximo à minha terra natal, Espírito Santo do Pinhal-SP.
Ver 'ao vivo' este quadro do Pedro Américo foi um dos melhores traumas da minha infância...
Obrigada
Peninha, sou seu fa desde o vestibular, seu livro foi o primeiro q li todo, pulei o mundo de Sofia, e te peço, com saudacoes tricolores, o meu do Morumbi, q vc faça um episodio sobre o Pierre Fatumbi Verger, e sobre as religioes afro-brasileiras, uma historia linda q quero ouvir do seu modo...pfv...
Eu li Canaã e achei... monótono
"Fala da Catarina, fala ! "
Fala do Mário de Andrade ! kkkkkkkk Gente, Eduardo Bueno é um patrimônio !
Kabralho seu conhecimento é pesado.... professor.....viciante teus ilibados vídeos.
Síntese clara e perfeita. A arte ainda não é acessível a grande maioria da população graças aos ricos que acham que só eles têm cultura.
Fora que a elite brasileira🇧🇷🇧🇷tem um complexo de vira-lata e síndrome de colonizado que acha que o mundo se resume a cultura europeia e americana e desprezam a cultura indigena e africana que realmente representa a grande massa brasileira que a elite não considera cultura e eles são arrogantes, só que são letrados e acham superiores intelectualmente por conta disso🧠🧠. Tem muita gente da elite que tem vergonha das suas origens indigenas🏹🏹e africanas, pq para essa gente preconceituosa assumir suas origens indigenas e africanas é representar brasilidade e eles tem vergonha de ser brasileiros. São poucos que assumem suas origens indigenas e africanas.
@@geraldofernandes4481 verdade.
Parabéns Professor! Faz um sobre o início da Arquitetura moderna no Brasil !!!
VILA Lobos, orelha!!! Que VilaS o que!!! E ja que tocaste na parte musical, um episodio sobre a Guiomar Novais seria bacana hein? Alias, a prova de entrada dela no conservatorio em Paris ja vale toda a historia!
Excelente sua homenagem à Semana de Arte Moderna.
Guiomar Novaes nascida em São João da Boa Vista -SP, mesma cidade da Pagu também envolvida na semana da Arte Moderna.
Merecia um episódio
Delícia!!! Lembrei minhas aulas de Literatura no curso de Letras, há quase meio século... Maravilhoso!!! Parabéns Eduardo! Parabéns, Buenas Ideias!!! Futuristas!!! Li o Canaã! Faz referência à Terra Prometida... Mas há uma cena que me ficou tão vívida que estou vendo agora... O Menoti Del Pichia estudou aqui na minha cidade. A casa de Cultura leva o nome dele.
TÔ APAIXONADA 😍💕💕💕
Xará : fantástico, mais uma vez! Sempre quis saber algo mais sobre a Semana de 22, mas não encontrei muita coisa a respeito. Entretanto, as buenas ideias sempre nos salvam. Obrigado!
Parabéns Eduardo foi você fez um belo papel de protagonista no filme o poço gostei muito .
maravilhoso
Brasil 🇧🇷 e seus gênios
Faz um episódio da Maria Carolina de Jesus 🙏🙏🙏
Maravilhoso episódio, mantendo a atenção do espectador com doses perfeitas de humor sarcasmo e tiradas estrionicas. Ficou feio o Villas Lobos. Maior compositor brasileiro com reconhecimento internacional e lugar cativo entre os maiores do século XX. Me proponho a salva-lo desta treva musical com audições comentadas lista de coisas imperdíveis do repertório. Rsrs. Um abraço e parabéns pelo texto e atuação soberbas.
👏👏👏👏 Eduardo Bueno seus vídeos são excelentes, vc arrasa.... demais.....
Confesso que eu não sabia disso. Eu não sabia que ocorreu um terremoto em São Paulo.
Se tiver outro novamente não fica nada de pé!
São Paulo é um queijo suíço.
Gostei muito desse episódio, principalmente a menção do fim do movimento antigo, surgimento do movimento modernista do Brasil, queria saber mais detalhes de como movimento nativismo, indianismo se manifestava na arte e no movimento cultural da época mas também estava vinculado ao sertanismo de São Paulo na época ainda grande parte da população vivia pelos ensinamentos antigos, língua embora decadente com as pronúncias e lições antigas.
Anita Malfatti do primeiro dia e sua estreia foi escaldante diante do artigo conservador ‘Paranoia ou Mistificação’ de Monteiro Lobato. Sua pintura inovadora e pioneira foi um terremoto e provocou muitas ‘vaias’ nos visitantes.
Faltou mencionar a participação do escultor Leão Velloso, que nos intervalos passava servindo sopa Leão Velloso a todos os convidados.
O melhor professor de todos os tempos 😀😍👏🏻
Como eu gosto de te ouvir.
Ótimo dia para todos.
Huahuaha!
Nós os artistas somos a vanguarda da revolução! Morte ao Burguês!
Tu es muito figura, Peninha!
Gratidão pelo vídeo
Vou encaminhar este vídeo para o Ruy Castro.
Sou membro do canal e tenho uma sugestão, fazer o episódio sobre o Presidente João Fernandes Campos Café Filho, o primeiro presidente protestante do Brasil, e ao mesmo tempo um IGNORANTE. Tu está devendo um episódio sobre o Café Filho.
Grande Peninha. A sacada do chá de cogumelo foi Flórida rsrs. Um enorme abraço, direto daqui de Dalian, China.
Concordo, Peninha. Nesse centenário da Semana de Arte precisamos de vídeos sobre os Mari-Oswald de Andrade!!
Gostaria de recomendar um episódio sobre Militão Augusto de Azevedo.
🙌🙌🙌🙌🙌🙌pela aula professor.
Já estava em boa hora.
Eu adora assistir a seus vídeos
Massa de mais! Parabéns!
Peninha, recentemente fui saber da história de Eufrásia Teixeira Leite, por favor faça um vídeo sobre ela
Up
Peninha, mais uma vez um ótimo vídeo. Obrigada! Se der, faça um vídeo específico sobre Villa-Lobos, ia gostar de ver pra sabes no que tua visão sobre ele coincide com a minha.
Obrigada!! Vídeo incrível, como todos
Eduardo, faz um vídeo sobre as ondas de imigração no Brasil.
TE ENCONTREI 😍😍😍
Bom dia professor VC é o cara, parabéns por nos proporcionar lindas e verdadeira história do Brasil sou seu seguidor de carteirinha , aonde eu Pedro Luiz Reis de Foz do Iguaçu Paraná posso comprar essa camiseta que o Sr está usando com essa belíssima fraze , por favor me manda uma resposta OK
Só vc para saber que Villa-Lobos tinha gotas. 😂🤣 Vc é incrível!
Caro Eduardo Bueno, você é sempre Genial, adoro seus vídeos! Mas tenho que corrigi-ló num erro , é Villa-Lobos e não Villas, kkk nada demais, desculpa aí! Continue sempre nos informando com seu conhecimento e graça! Abraço
Mais estranho ainda vindo de um porto-alegrense, que sabidamente não usa os plural sem real necessidade. Por exemplo, 2 pila, 5 pila, 10 pila, 50 reais (aqui os plural se impõe pelo valor...). Logo, ele deveria estar falando gauches, que tem estas frescura com os plural
Eu acho que ele misturou Villa-Lobos com Villas Boas.
"É uma surpresa q tu saibas ler" dito por vc ao mornark no Flow, e vc tava certo.
Pensei que ia falar do terremoto que tem raramente no norte do Brasil
O Ruy Castro é que explica muito bem a magnitude desse "terremoto". A Semana de arte moderna tirou o Brasil do vazio cultural, da inércia, dizem, como se no Rio de Janeiro já não houvesse uma cultura fervilhante e riquíssima décadas antes disso. Quem definiu a modernidade brasileira foi Machado de Assis, como mostrou Roberto Schwarz. Mas o provincianismo paulistano ainda trata o tal movimento dos artistas, todos aliados dos fazendeiros de SP, como "revolucionário"....
Teve um em Fortaleza em 1980! Foi fraco mas muitas pessoas ficaram com medo
Peninha, faz um vídeo sobre o debate atual sobre o nazismo.
Qual debate?
Vai sair domingo
Ele fez um vídeo sobre o Brasil na 2ª Guerra e o Mengele.
@@MrTh1aG0 Sim, não há debate. Queremos ver é o esculacho nos moleques do Flow, no Adrilles e no Kataguiri, que nem ele já fez com Olavo de Carvalho e Enéas.
@@isaacjacob3590 O debate é saber se tem que queimar vivo ou enfiar uma cenoura no c#
Pensei que iria esquecer!!!
As escolas até agora não comentaram
Tchê vc é uma lenda
Excelente vídeo mestre! Pq não falar sobre a história desses personagens artísticos do Brasil?
Vídeo bom demais!!!!!!
Ótimo vídeo!👏👏👏🤝 Por favor, faça um vídeo falando sobre os Modernistas e também sobre os artistas, escritores que torceram o nariz para os futuristas ou Modernistas.
Ótimo vídeo Peninha, faça um vídeo sobre o Afonso Pena e o Rodrigo Alves
Peninha qual sua opinião sobre que Jornalista Ruy de Castro disse sobre Semana de Arte Moderna de 1922 ?
Isso! Baita assunto! Penso que o roteiro deve ser sempre sobre o conteúdo escolar, fazendo-se jus assim àquela frase que não se fala mais: "não vai cair no Enem". Claro, algo específico que não conste nos livros didáticos, mas um assunto clássico como esse deve ser o norte do canal, e não assuntos pequenos como maconha ou cocaína - o contrário dos casos do açúcar e do café. Enfim, mas quem sou eu para tamanho atrevimento? Todavia, penso poder deixar esta dica sendo eu telespectador desde o início. Saudações tricolores!
Que pena que não estão fazendo algo para comemorar os dois centenários! 😞 ( Até por onde sei. )
Museu do Ipiranga vai reabrir pela comemoração dos 200 anos da Independência e tem a Semana de Arte Moderna (virtual, infelizmente).
O teatro municipal de sp está com uma programação incrível em homenagem a semana de 22, no ccbb está tendo exposição com tema também
ccbb hj e amanha na pagina do facebook às 18 horas impreterivelmente: debates acalorados !!
@@thaisgil4795 a programação está muito boaaaa
Essa semana deve ter sido muito divertida kkkkkk
Top!!
Pqp! Que aula! Genial
Ah, modestamente, uma sugestão: trocar o título do episódio para ter mais visualizações, porque merece (e algoritmos agem… por bem ou por mal… que sejam pelo conhecimento!)
O Modernismo durou muito no Brasil, mesmo sendo pouco ou quase nada influente. Tiro aqui em casa por exemplo... Meu pai ouve música de fora, em inglês, até hoje, mesmo sendo fã de Samba - ouvia Novos Baianos e outros sambistas. Mas não gostava nenhum pouco de investir em música brasileira... O motivo era o trauma causado pela Ditadura de 1964. Até hoje, ela dura nele. Assim, o Pós-Modernismo aqui em casa é somente por mim. E, ainda assim, não consigo respeito apenas por ser mais novo. É uma batalha constante. Talvez, esta seja a maior herança do Modernismo pra mim, sem falar nas obras cinematográficas e, principalmente, na convulsão social artística causada pela expansão demográfica dos grandes centros urbanos brasileiros desde o começo do século passado. O Rádio, a TV, o fim do jornal de papel e, lógico, a Internet como solução pra reunir toda a Mídia fez de mim um cidadão melhor e a minha produção literária, enfim, ganhou o mundo a partir das minhas máquinas barateadas pela produção capitalista em massa. A procura cega pelo motivo que leva o Homem a fazer o que faz tornou o Brasil um ambiente paralelo pra pessoas como Bolsonaro, um saco de pancadas dos cariocas nas ruas do belíssimo cenário carioca. Infelizmente, isto vai continuar até esta geração pau de bosta morrer, diferente de gente como você, Peninha, que conhece o mundo todo só por ter "apenas" coragem. Ter estes encontros contigo tem sido tão reluzente em minha vida que eu até mesmo devo comprar suas obras em breve porque você é pura luz gaúcha. Um riograndense belo e tão feliz que contagia. Sou um pouco mais gremista - e menos flamenguista - graças a você e ao meu amigo Israel, da escola, ainda na oitava série. Deus te ajude, meu irmão!
"Lá fora um corre-corre, tumulto sem parar: era a Torcida Jovem que acabava de chegar"...
Sensacional Mestre !Ótimo vídeo, e como sempre apresentado de forma simples, porêm objetiva !
👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns Bueno 👏👏👏👏👏
Peninha conta um pouco da história da imigração japonesa no Brasil🇧🇷🇧🇷🇯🇵🇯🇵🎎⛩️⛩️🥢🍣.
Caro professor, pode fazer um video sobre Paulo Freire, agora que ele está sendo "cancelado" pela excrescência do governo atual.
Eu tbm não consigo esquecer o "Bispo Sardinha".😂🤣
A juventude sempre querendo causar... hahahahaha. Otimo video
Peninha, parabéns pelo canal. O que você acha das críticas, com certo tom revisionista, do jornalista e escritor Ruy Castro acerca da Semana de Arte Moderna de 1922? Ele sustenta que "a Semana de 1922 arrombou uma porta já aberta", que o movimento não foi tão de vanguarda assim e que só veio a ser incensado e entronizado pela elite acadêmica e editorial da USP, sobretudo 50 anos depois, em 1972, nas comemorações do cinquentenário da Semana e do sesquicentenário da independência. Nos seus dois últimos livros, Metrópole à Beira-Mar e As Vozes da Metrópole, Ruy Castro aponta que esse vanguardismo coube mais ao Rio de Janeiro que a um punhado de playboys de São Paulo, numa espécie de Fla Flu entre entre cariocas e paulistas. Abraço!
Sou a fã número 1 !!
Ganso Moro ainda nemfoi afogado e já ta tendo espasmos? Mas que deleite!
Moro, se afogando;
Monark, se esfumaçou;
Adrilles, virou purpurina;
Kim, katakokinho;
O larva, virou pepsi...
Até que as noticias do mês foram boas.
Essa foi boa ganso Moro se afogando kkk
Adiciona o Gabriel Monteiro e o mamãe falei
Adorei os efeitos kkkkkkk
Fala da bossa-nova por favor
rachei o bico com o zoom em 6:24 hauahsahsuahuah
Muito bom, só não perdoo o "Villas" Lobos
O bispo Sardinha virou papa. Kkk Essa foi genial. Só o Peninha consegue essas proezas.
Chama o Rui Castro!
O mundo era menor, havia menos gente circulando, e as reações eram mais enfáticas e divertidas, não é assim? Tudo tão diferente do nosso HOJE... Se bem que no Teatro Municipal, RJ, as pessoas reagiam até bem pouco com shhh, mandando o BARULHO se encerrar na platéia. Bons tempos.
Salve Peninha!!! Excelente vídeo, como todos que você posta!!! Estou vendo que a tua estante de livros não é cenográfica!!!🤣🤣🤣
Kkkkkkk.... Tu é muito bão!!;;;
O teatro municipal já foi um lugar tão esplendoroso... Hoje é abrigo pra dezenas de mendigos/usuários de drogas, que emporcalham as calçadas e assaltam as pessoas... O descaso é muito triste...
Gente, tem aqui quem também queira, absurdamente, uma oportunidade de falar ao vivo com esse ser Peninha?