O Althusser tem um livro fantástico sobre a relação entre psicanálise e marxismo, "Freud e Marx, Lacan e Freud". O autor defende que é possível estabelecer comparações entre ambos, analogias, mas não é possível efetuar uma aplicação completa porque os dois têm diferentes objetos de estudo. A psicanálise trata do que Althusser chama de "continente inconsciente", enquanto o marxismo se debruça sobre o "continente história".
Nossas patologias sociais - tristezas prolongadas, ansiedades e depressões e medos para todos os gostos - são sintomas , no mínimo, produzidas pelo capitalismo neoliberal. Quer dizer, do que adianta tratar couraças, depressões, medos, etc., se a pessoa está imersa numa sociedade doente ? Como lidar com essas contradições que, a meu ver, são questões fundamentais ? Você pretende dar algum curso em breve Glauber ? Grato
Glauber, meus parabéns pelo canal. Passei para medicina e tenho muito interesse na área da saúde mental. Para a clínica acredito que freud tenha influência pelomenos influenciando autores mais contemporâneos. Seus vídeos me inspiram a buscar conhecimentos nas diversas áreas do conhecimento de modo que não me permito cair numa formação estéril, numa medicina liberal. Claro que o assunto tratado não tem muita relação, porém, esse foi o efeito da filosofia (vindo também a partir do seu canal) sobre mim.
Estava com saudades. Vou apoiar esse canal. Diga-se de passagem o melhor da área de filosofia que conheci nos últimos tempos. Comprei o Introdução a Filosofia e já sinto vontade de uma outra versão. Bjs
Vejo muita gente falando de psicanálise e marxismo, mas é raro ver uma discussão conciliadora entre existencialismo e marxismo, só escuto sobre como a sócio-histórica supera o existencialismo, como em Sartre e Heidegger.
WILHELM REICH 13/10/2021 Ai de mim! Ao abordar o vídeo sobre Reich e as relações entre os métodos do marxismo e da psicanálise, não percebi que a complexidade do tema podia humilhar-me a pretensão. Ora, quando escrevo: “Outro ponto é que não haveria como comparar a “transformação no contrário” em Freud com a “aufheben”, que Marx extrai de Hegel.” Então, penitencio- me pela minha ousadia de tentar em espaço tão limitado discorrer sobre algo tão amplo. Diz o Talmude que “um sonho não interpretado é como uma carta não aberta” e, quando eu me referi à freudiana transformação no contrário, estava a pensar neste mecanismo de defesa de caráter onírico. E a carta ainda não aberta! Porque, a transformação no contrário, uma vez interpretada pode ser levada ao “insight” e este será certamente um terceiro termo dialético da contradição anterior! Também, percebo a contradição que há na formação da personalidade entre o Id e o Super-Ego, cujo terceiro termo dialético estaria no salto qualitativo ao Ego consciente e racional. Reich entendo sofre do preconceito ideológico entre analistas e neuróticos transferenciais. Mas, quando se estuda o marxismo, aproximamo-nos dele mais e mais. Termino observando, contudo, que a ciência freudiana caminha para a neuro-psicanálise e, apesar do adendo, mantenho o resto das minhas convicções citadas no primeiro texto. Fernando Neto
WILHELM REICH 12/10/2021 Como sempre muito bom o vídeo! Mas, eu faria alguns reparos. É que há uma certa distância entre o materialismo dialético, enquanto o método de Marx e a livre associação e a transferência, enquanto o método de Freud. Outro ponto é que não haveria como comparar a “transformação no contrário” em Freud com a “aufheben”, que Marx extrai de Hegel. Marxismo e psicanalise são duas grandes conquistas da humanidade, mas diversas e com métodos diversos. Para mim, há que vivê-las na prática, quando o marxismo me parece bem mais difícil. A psicanálise não é apenas uma leitura de Freud, mas a experiência de ser analisado, isto é, levantar pela livre associação e a transferência o que se nos passou pelos cinco primeiros anos. Aliás na rota de Freud, Abraham e Ferenczi e Melanie Klein, creio que o próximo passo nos será a neuro-psicanálise. Sabe-se que Freud supunha uma base neurofisiológica para a sua descoberta. Nem o marxismo, nem a psicanálise, seriam idealismos, mas ciências bem concretas, com base - ora na reprodução material em economia política, ora no funcionamento do sistema nervoso. A relação entre marxismo e psicanálise, deve passar por aí. Não falo, pois, em aplicações de tais ciências. Mas, então, a psicanálise, enquanto ciência, não dependeria do modo de produção. É claro que tais palavras vão sofrer bravas contestações, mas temo seja assim mesmo. Fernando Neto
Video muito importante. Muitas nuances da luta de classes tem raízes na psicanálise e na psicologia e não dá mais pra ignorar essa importância. Jordan Peterson usa e manipula muito Carl Jung pra afetar e moldar no público dele as ideias individualistas do neoliberalismo . Gostaria muito que houvessem também análises revolucionárias do ponto de vista junguiano.
Eu acredito que Marx nao tem nenhuma relação com Freud e Jung. Psicanalise junto com a psicologia analitica de Jung chega a algo transcendental e metafisico. Ou seja nao tem nada aver com o materialismo que o Marx propagava. Freud e Jung tem semelhança com budismo algumas religiões orientais e até com o Sócrates. Nao tem muito a ver em querer mudar ou salvar o mundo, mais sim querer conhecer a ti mesmo internamente. O caminho é solitario mesmo, conhecendo a si mesmo, vc estaria conhecendo o mundo. O mundo é reflexo do mundo interno. A revolução seria interna digamos assim.
@@kakesss9126 A psicologia junguiana era chamada pelo próprio Jung de Psicologia Complexa justamente porque ele não acreditava que o mundo interno e o mundo externo fossem objetos separados. O conceito de sincronicidade já mostra um pouco como Jung via a relação entre mente e matéria. Essa interpretação de que o pensamento junguiano é voltado somente pra metafísica é uma forma errônea, superficial e bastante genérica de se ler o conteúdo e é um dos motivos de Jung ainda não ser levado tão a sério quanto se leva Freud que já teve vários conceitos que caíram em desuso. Recomendo o curso da Dr Lilia Wurzba no app do Casa do Saber sobre Jung, ela elabora melhor essas nuances.
Comecei a assistir seus vídeos recentemente e tenho admirado muito seu conhecimento e a forma comunicativa e ao mesmo tempo bastante consistente de todos os assuntos. Achei excelente o exemplo da pílula da consciência de classe e a propósito é mais fácil criarem a pílula da alienação para enterrarem de vez qualquer obstáculo à expansão crescente desse capitalismo atual.
Glauber, o que você acha da crítica de Bakhtin à psicanálise, de que Freud reproduz com nova forma de expressão o indivíduo genérico universal do liberalismo, de naturalizar talvez em demasia o psiquismo humano?
Há pouco conheci Bakhtin e não sabia dessa análise dele, vou atras! Mas esses dias ainda, trouxe o Bakhtin pra um debate sobre psicanálise e literatura, veja só..
Oi Glauber, tudo bem? Eu fiquei curioso com a citação do Konder e fui atrás. Para ser objetivo, a fala do Freud consta em uma carta enviada a R. L. Worrall, datada em 10 de setembro de 1937. Ela é citada na obra do Ernest Jones, Vida e Obra de Sigmund Freud Vol.3. Eu utilizo o título em português, mas a versão que consultei está em inglês. Posso te mandar o link no Instagram, caso queira. Mas tem alguns detalhes que eu achei curiosos. Esta citação do Lendro Konder, antes de sair no livro, foi publicada em um artigo intitulado "A vida e o destino de Marx e Freud" na revista Cadernos do SEPLA, n. 2, 1984. Infelizmente, devido a data de publicação, acho que só é possível encontrar um exemplar físico dessa revista em sebos. O acesso a esse artigo seria uma boa para conferir as referências do próprio Konder. Me pergunto se ele não estaria citando Freud através da obra do Jones. Mas são apenas curiosidades rsrs
Cmrd, esse video toca em uma duvida antiga minha. Eu estou na graduação de História mas tenho mto interesse em filosofia e sempre fico com dúvidas em relação a o que é ecletismo, pq ele é ruim, como fazer o trato necessário quando se usa teorias diferentes, esse tipo de coisa, pois percebo em mtos historiadores um tendecia a só pincar o que concordam com diversas teorias, ignorar discordâncias e juntar as coisas com pouco rigor. Vc poderia me recomendar bibliografia que esclareça essas questões, por favor? E quem sabe até um vídeo sobre o tema
Ciência que diante dos absurdos do mundo quer os enfrentar e superá-los não se confunde com legados científicos da pregação de nos acomodarmos diante dos mesmos absurdos do mundo.
Sim é bem fácil conceber esta dialética porque somos signatários da língua mais completa da atualidade a língua portuguesa onde existem os signos designados com percepção cognitiva e culta, muito além da tradução simples de palavras que geram outros sentidos, Marx é claríssimo mesmo no dialeto da Prussia Renana e pó interpretação a nossa língua como o sentido de "perecer" na língua germânica traduzida como "morrer" dando um sentido oblíquo ao proposto, já Freud pegando como exemplo o Totem Tabu onde se referia a "povos não civilizados" dá uma conotação do "sabe tudo" e refreia um diálogo a seguir, parecendo como "verdade absoluta" o que pra nós exprime "absolutismo" fora isto dado a dificuldade de linguagem e interpretação bem como a tempestividade ou o tempo vivido a época temos uma afirmação de um ótimo pontapé inicial e consequentemente desenvolvido e atualizado como a prática/teoria/teoria/prática indefinidamente, pena que "sacanagem" não se ensina e nem se explica, quando deparamos com isto a Sacanagem no caminhar da humanidade, não podemos cumprir o rito Culto ou Razoável, mas infelizmente a lei da física onde dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no universo, estende-se aí pensamento também como o do capitalismo carrega em seus bojo o próprio instrumento de sua destruição, o proletariado(que a partir de Lênin, pensante) ou com poder de fala.
Adoro as questões levantadas nesse canal. Filosofia Vermelha... Adoro! Que isto fique vermelho, quer dizer, fique claro! Sinto falta apenas (isso vale para quase todos os canais de esquerda que abordam religião) da consideração do Jung... Ele inclusive resolve a questão que foi colocada no canal a respeito do argumento cosmológico: para jung (kantianamente) não importa a questão da existência (um corpo ocupando um espaço? isso seria existir?)... importa é que a ideia (símbolo) de Deus\deuses atuam na psique, utilizam a energia psíquica, inclusive, os ditos céticos, ateus, participam desses simbolismos... fazem ritos de passagem também, mudam apenas as roupagens simbólicas (e na verdade mudam bem pouco)... Infelizmente, a direita explora muito bem (na verdade, muito mal)... E a esquerda insiste na utopia ateísta, cética, antimística (isso tem um lado muito positivo sim, mas também há o lado negativo)... Mesmo Freud (isso nunca, nunca, nunca, nunca, dizem) postulou em sua última obra Moisés e o Monot. (inclusive Lacan comenta isso em Escritos) que dramas que passam de geração em geração, escorregam de inconsciente em inconsciente, espalhando pelos povos sumérios o PARRICÍDIO... Ou seja, validando de certo modo (isso ainda não foi bem resolvido) a noção de inconsciente coletivo... Em termos de estudos de religião FREUD É FRACO (não digo de modo arrogante, mas de modo retumbante, pois ninguém leva muito em conta... Por exemplo, o canal aborda Fut de Ilus, Mal -Estar na Civ., mas é preciso averiguar Moisés... Mais ainda, abrir-se à janela de Jung... Que estudou muito mais que Freud o fenômeno religioso... Inclusie Mircela Eliade (Rudolf Otto)... Seguem o raciocínio de Jung... Espero muito que Jung um dia não seja ignorado...
falando de um lugar de ignorância aqui mesmo, mas fiquei com algumas duvidas, realmente não entendo como a psicanalise foi concebida e desenvolvida, então talvez seja isso que me atrapalhe de entender. minhas duvidas vem de que o que foi dito no vídeo parecem dizer mais sobre a dialética do que o materialismo em si, não entendendo muito presumo que de pra ser dialético sem que necessariamente seja materialista. enfim, minhas duvidas são a respeito de como as ideias da psicanalise se mostram na realidade material mesmo, se seria possível entender essas questões como materiais, isso me parece mais nebuloso do que a questão dialética.
salve salve, Glauber! comprei seu curso faz alguns meses e recomendo para todos, excelente introdução a filosofia. De vez em quando eu uso para preparar minhas aulas de filosofia para o ensino médio em uma escola do estadual da periferia de SP, em Osasco. Gostaria de sugerir um video, talvez vc até tenha alguma coisa parecida no canal. Pensei em um video voltado para as falacias da direita, como: problema do calculo economico no socialismo, conceito de escassez, esses conceitos econômicos que a direita adora falaciar pro nosso lado. Valeu, irmao!
Excelente explicação! Mas fiquei pensando aqui, em que medida essa associação não pode se aproxima de um sincretismo? É uma dúvida genuína que me surgiu! Adoro seus vídeos 😊
Ótimo vídeo camarada Sou professor há 15 anos no curso semiótica psicanalítica criador aquilo ém SP E faço abordagens da psicanálise a partir da História Dito isto creio que faltou o conceito de metapsicologia que deixa tudo mais claro para o leigo no meio entender Também aponto a discussão do que vc chama denegaçao mas outros atores chamam de re negação Caso possa baixe a Tese Clio e Psique na FFLCH de Clovis Pereira dos Santos que principalmente liga o materialismo dialético com Lacan Muito produtiva Lhe deixo um abraço
nunca tinha pensado na possibilidade de conciliar esses dois âmbitos teóricos tão diferentes - acho que porque sempre pensei que eles poderiam "coexistir" sem problemas, um analisando uma coisa e outro, outra. mas é muito interessante todo esse debate! principalmente a parte em que você pontua a dialética no psiquismo, muito curioso mesmo. fiquei mais animada pra ler Freud num futuro próximo. ótimo vídeo, camarada!
Acredito que podemos conciliar Marx e Freud, tendo em vista que as opressões às classes trabalhadoras causam as neuroses.Pensamento freudo-marxista_ambos evidentes nas sociedades capitalistas.
Valeu, camarada! Eu reli esta obra algumas semanas atrás e minhas anotações deram 10 páginas do word! Talvez eu faça um vídeo sobre o tema em breve! :)
@@FilosofiaVermelha acabei de conhecer teu canal nesse instante. Estou escrevendo meu TCC de final de graduação sobre esse texto, tenho muito interesse da gente trocar algumas figurinhas sobre, por onde posso te contactar?
O marxismo é antiidealista e antiliberal. O liberalismo é o individualismo elevado ao quadrado. Quer algo mais antiliberal do que dizer que o "indivíduo" não existe?
Glauber pode falar sobre a "Velha Esquerda" e a "Esquerda Identitaria " . Os antigos revolucionarios seriam considerados facistas ou conservadores pela geracao atual! Existe a grande diferenca entre a familia burguesa e proletaria (segunda sugestao de video)
Eu tô procurando ver se a lei americana tá fazendo uma inversão de valores raciais. Só que estudos de língua e da common law precisam de muitos tradutores bons. Desde que apareceram hipóteses na própria UK de leis dracônicas, pode ser um problema mundial
Parabéns pelo vídeo. Tenho interesse no debate sobre essa aproximação, e nesta muitas dúvidas. Você disse que Reich abre o caminho dialético desta aproximação, quais outros autores você sugeriria para aproximar? Também fiquei com dúvidas sobre a primeira aproximação da psicanálise ao marxismo, o Adler já não seria um dos primeiros a tentar aproximar o debate, ou o mesmo teria influências vulgares?
Olá, Poderia falar sobre Eric Fromm. Li livros dele e gostei muito."Conversas entre Marx e Freud" (editora Zahar. Quando voce falou de pessoas que odeiam gays pensei em certa pessoa que preside um pais, sera que Freud explica?
@@FilosofiaVermelha concordo. Meu comentário veio em função do questionamento que é feito à psicanálise quanto aos resultados e sua validação científica. Não sou da área, apenas me interesso pelo assunto, assim como por filosofia e o seu ótimo canal. Parabéns.
Maravilhoso o vídeo, muito obg por compartilhar com a gente, camarada
FAÇAM O CURSO, É BOM DE MAIS. Matei umas questões do enem só com o curso!
O Althusser tem um livro fantástico sobre a relação entre psicanálise e marxismo, "Freud e Marx, Lacan e Freud". O autor defende que é possível estabelecer comparações entre ambos, analogias, mas não é possível efetuar uma aplicação completa porque os dois têm diferentes objetos de estudo. A psicanálise trata do que Althusser chama de "continente inconsciente", enquanto o marxismo se debruça sobre o "continente história".
Freud e o problema do poder de Leon Rozitchner também faz isso Editora Escuta
Nossas patologias sociais - tristezas prolongadas, ansiedades e depressões e medos para todos os gostos - são sintomas , no mínimo, produzidas pelo capitalismo neoliberal. Quer dizer, do que adianta tratar couraças, depressões, medos, etc., se a pessoa está imersa numa sociedade doente ? Como lidar com essas contradições que, a meu ver, são questões fundamentais ? Você pretende dar algum curso em breve Glauber ? Grato
Excelente comentário 👏🏼👏🏼👏🏼
Faz sobre a Escola de Frankfurt!
Finalmente vi alguém falando que as falas do Freud sobre comunismo no “mal estar na civilização” são bem franquinhas e sem fundamento
Esse canal merece mais visibilidade.
Glauber, meus parabéns pelo canal. Passei para medicina e tenho muito interesse na área da saúde mental.
Para a clínica acredito que freud tenha influência pelomenos influenciando autores mais contemporâneos. Seus vídeos me inspiram a buscar conhecimentos nas diversas áreas do conhecimento de modo que não me permito cair numa formação estéril, numa medicina liberal. Claro que o assunto tratado não tem muita relação, porém, esse foi o efeito da filosofia (vindo também a partir do seu canal) sobre mim.
Estava com saudades. Vou apoiar esse canal. Diga-se de passagem o melhor da área de filosofia que conheci nos últimos tempos. Comprei o Introdução a Filosofia e já sinto vontade de uma outra versão. Bjs
Oi, Aur
Filhos
Grande aula! Quando sai um vídeo sobre Vygotsky/Luria ???
cara, obrigado por me apresentar Wittgenstein, seu curso de introdução Filosofia é muito bacana
Valeu, Marco!!
Bom demais!!
Bravo prof.
E
Avise quando este volume de ensaios chegar, por favor.
Muito interessante! Excelente aula! Vejo na psicanálise muito do romantismo alemão, Goethe principalmente.
Vejo muita gente falando de psicanálise e marxismo, mas é raro ver uma discussão conciliadora entre existencialismo e marxismo, só escuto sobre como a sócio-histórica supera o existencialismo, como em Sartre e Heidegger.
Que saudade! ja tava ficando preocupado
Tamo na área!
WILHELM REICH
13/10/2021
Ai de mim! Ao abordar o vídeo sobre Reich e as relações entre os métodos do marxismo e da psicanálise, não percebi que a complexidade do tema podia humilhar-me a pretensão.
Ora, quando escrevo:
“Outro ponto é que não haveria como comparar a “transformação no contrário” em Freud com a “aufheben”, que Marx extrai de Hegel.”
Então, penitencio- me pela minha ousadia de tentar em espaço tão limitado discorrer sobre algo tão amplo.
Diz o Talmude que “um sonho não interpretado é como uma carta não aberta” e, quando eu me referi à freudiana transformação no contrário, estava a pensar neste mecanismo de defesa de caráter onírico. E a carta ainda não aberta!
Porque, a transformação no contrário, uma vez interpretada pode ser levada ao “insight” e este será certamente um terceiro termo dialético da contradição anterior!
Também, percebo a contradição que há na formação da personalidade entre o Id e o Super-Ego, cujo terceiro termo dialético estaria no salto qualitativo ao Ego consciente e racional.
Reich entendo sofre do preconceito ideológico entre analistas e neuróticos transferenciais. Mas, quando se estuda o marxismo, aproximamo-nos dele mais e mais.
Termino observando, contudo, que a ciência freudiana caminha para a neuro-psicanálise e, apesar do adendo, mantenho o resto das minhas convicções citadas no primeiro texto.
Fernando Neto
Feliz dia dos professores Glauber
Obrigado, Kaul!
WILHELM REICH
12/10/2021
Como sempre muito bom o vídeo!
Mas, eu faria alguns reparos. É que há uma certa distância entre o materialismo dialético, enquanto o método de Marx e a livre associação e a transferência, enquanto o método de Freud.
Outro ponto é que não haveria como comparar a “transformação no contrário” em Freud com a “aufheben”, que Marx extrai de Hegel.
Marxismo e psicanalise são duas grandes conquistas da humanidade, mas diversas e com métodos diversos.
Para mim, há que vivê-las na prática, quando o marxismo me parece bem mais difícil. A psicanálise não é apenas uma leitura de Freud, mas a experiência de ser analisado, isto é, levantar pela livre associação e a transferência o que se nos passou pelos cinco primeiros anos.
Aliás na rota de Freud, Abraham e Ferenczi e Melanie Klein, creio que o próximo passo nos será a neuro-psicanálise. Sabe-se que Freud supunha uma base neurofisiológica para a sua descoberta.
Nem o marxismo, nem a psicanálise, seriam idealismos, mas ciências bem concretas, com base - ora na reprodução material em economia política, ora no funcionamento do sistema nervoso.
A relação entre marxismo e psicanálise, deve passar por aí. Não falo, pois, em aplicações de tais ciências.
Mas, então, a psicanálise, enquanto ciência, não dependeria do modo de produção.
É claro que tais palavras vão sofrer bravas contestações, mas temo seja assim mesmo.
Fernando Neto
Aprendo muito com suas explanações. Obrigado.
Valeu!
Um Curso de Psicanalise e Marxismo seria top Glauber. Video top
Video muito importante. Muitas nuances da luta de classes tem raízes na psicanálise e na psicologia e não dá mais pra ignorar essa importância. Jordan Peterson usa e manipula muito Carl Jung pra afetar e moldar no público dele as ideias individualistas do neoliberalismo . Gostaria muito que houvessem também análises revolucionárias do ponto de vista junguiano.
Eu acredito que Marx nao tem nenhuma relação com Freud e Jung. Psicanalise junto com a psicologia analitica de Jung chega a algo transcendental e metafisico. Ou seja nao tem nada aver com o materialismo que o Marx propagava.
Freud e Jung tem semelhança com budismo algumas religiões orientais e até com o Sócrates. Nao tem muito a ver em querer mudar ou salvar o mundo, mais sim querer conhecer a ti mesmo internamente. O caminho é solitario mesmo, conhecendo a si mesmo, vc estaria conhecendo o mundo. O mundo é reflexo do mundo interno. A revolução seria interna digamos assim.
@@kakesss9126 A psicologia junguiana era chamada pelo próprio Jung de Psicologia Complexa justamente porque ele não acreditava que o mundo interno e o mundo externo fossem objetos separados. O conceito de sincronicidade já mostra um pouco como Jung via a relação entre mente e matéria. Essa interpretação de que o pensamento junguiano é voltado somente pra metafísica é uma forma errônea, superficial e bastante genérica de se ler o conteúdo e é um dos motivos de Jung ainda não ser levado tão a sério quanto se leva Freud que já teve vários conceitos que caíram em desuso. Recomendo o curso da Dr Lilia Wurzba no app do Casa do Saber sobre Jung, ela elabora melhor essas nuances.
Comecei a assistir seus vídeos recentemente e tenho admirado muito seu conhecimento e a forma comunicativa e ao mesmo tempo bastante consistente de todos os assuntos. Achei excelente o exemplo da pílula da consciência de classe e a propósito é mais fácil criarem a pílula da alienação para enterrarem de vez qualquer obstáculo à expansão crescente desse capitalismo atual.
Freud cita a Revolução de Outubro em "Futuro de uma ilusão" e em "O mal-estar na civilização". Ótimo vídeo, obrigado!
Sucesso, camarada!
Glauber, o que você acha da crítica de Bakhtin à psicanálise, de que Freud reproduz com nova forma de expressão o indivíduo genérico universal do liberalismo, de naturalizar talvez em demasia o psiquismo humano?
Há pouco conheci Bakhtin e não sabia dessa análise dele, vou atras! Mas esses dias ainda, trouxe o Bakhtin pra um debate sobre psicanálise e literatura, veja só..
Baita camisa braba!
PODERIA FAZER APOSTILAS SIMPLES PARA INICIANTES E VENDER AQUI EU COMPRO ADORO OS DOIS TEMAS
Obrigado :) Nosso livro será publicado em breve, já é possível garantir seu exemplar: www.catarse.me/glauber
Oi Glauber, tudo bem? Eu fiquei curioso com a citação do Konder e fui atrás. Para ser objetivo, a fala do Freud consta em uma carta enviada a R. L. Worrall, datada em 10 de setembro de 1937. Ela é citada na obra do Ernest Jones, Vida e Obra de Sigmund Freud Vol.3. Eu utilizo o título em português, mas a versão que consultei está em inglês. Posso te mandar o link no Instagram, caso queira.
Mas tem alguns detalhes que eu achei curiosos. Esta citação do Lendro Konder, antes de sair no livro, foi publicada em um artigo intitulado "A vida e o destino de Marx e Freud" na revista Cadernos do SEPLA, n. 2, 1984. Infelizmente, devido a data de publicação, acho que só é possível encontrar um exemplar físico dessa revista em sebos. O acesso a esse artigo seria uma boa para conferir as referências do próprio Konder. Me pergunto se ele não estaria citando Freud através da obra do Jones. Mas são apenas curiosidades rsrs
Vale dizer, a carta, em si, eu ainda não consegui encontrar.
Que maravilha, valeu demais por compartilhar! Só mandar lá no Instagram, obrigado!
Alguém saberia comentar algo sobre o livro " Psicanálise e Marxismo " de Reuben Osborn da editora Zahar ? Grato pelo vídeo Glauber.
Glauber, por gentileza, vc conhece esse livro e autor ? Grato pelo like e se puder me dar alguma orientação sobre a dúvida anterior eu agradeço.
Cmrd, esse video toca em uma duvida antiga minha. Eu estou na graduação de História mas tenho mto interesse em filosofia e sempre fico com dúvidas em relação a o que é ecletismo, pq ele é ruim, como fazer o trato necessário quando se usa teorias diferentes, esse tipo de coisa, pois percebo em mtos historiadores um tendecia a só pincar o que concordam com diversas teorias, ignorar discordâncias e juntar as coisas com pouco rigor. Vc poderia me recomendar bibliografia que esclareça essas questões, por favor? E quem sabe até um vídeo sobre o tema
alguma dica pra introdução a psicanalise?
Freud mesmo Escrevia muito bem ganhou o premio Goethe Claro e didático em todos seus escritos
Camarada, o que você tem a dizer sobre Popper em relação aos dois ? Com aquela ideia que não é ciência?
Aguardo uma análise dessa acrescida de: MQ
Ciência que diante dos absurdos do mundo quer os enfrentar e superá-los não se confunde com legados científicos da pregação de nos acomodarmos diante dos mesmos absurdos do mundo.
Como sempre, um excelente vídeo! Uma aula incrível :) obrigada!
Glauber obrigada!!
Vc é muito bom, parabéns.
Seu trabalho de divulgar a filosofia é fantástico.
Não achei os dados do apoia se
Obrigado, Wilda! É
apoia.se/filosofiavermelha
Com quantos pondé se faz um olavo de carvalhp?
Ótimos vídeos
Você tem alguma aula sobre a Escola de Frankfurt?
Oi, meninos
Vou compartilhar com o meu psicanalista haha
Ótimo canal, Parabéns, Glauber!
Análise riquíssima! 👏
Dein youtube Kanal ist echt klasse!
Viele Grüße.
Você conhece e, se sim, o que acha de Anselm Jappe?
Lacan diz que Marx descobriu o sintoma. Fazendo uma analogia entre mais-valia e mais-de-gozar.
tenho muita curiosidade sobre esse tema. valeu!
Very good
Agradeço um análise entre a marxismo concreto , real , vivido e o marxismo filosófico , teológico, utópico.
Cara, como você consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo?? Eu tô admirado
Não é? Ainda bem que ele compartilha seus trabalhos com a gente
Excelente 👏👏👏👏
Sim é bem fácil conceber esta dialética porque somos signatários da língua mais completa da atualidade a língua portuguesa onde existem os signos designados com percepção cognitiva e culta, muito além da tradução simples de palavras que geram outros sentidos, Marx é claríssimo mesmo no dialeto da Prussia Renana e pó interpretação a nossa língua como o sentido de "perecer" na língua germânica traduzida como "morrer" dando um sentido oblíquo ao proposto, já Freud pegando como exemplo o Totem Tabu onde se referia a "povos não civilizados" dá uma conotação do "sabe tudo" e refreia um diálogo a seguir, parecendo como "verdade absoluta" o que pra nós exprime "absolutismo" fora isto dado a dificuldade de linguagem e interpretação bem como a tempestividade ou o tempo vivido a época temos uma afirmação de um ótimo pontapé inicial e consequentemente desenvolvido e atualizado como a prática/teoria/teoria/prática indefinidamente, pena que "sacanagem" não se ensina e nem se explica, quando deparamos com isto a Sacanagem no caminhar da humanidade, não podemos cumprir o rito Culto ou Razoável, mas infelizmente a lei da física onde dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no universo, estende-se aí pensamento também como o do capitalismo carrega em seus bojo o próprio instrumento de sua destruição, o proletariado(que a partir de Lênin, pensante) ou com poder de fala.
Pílula da consciência de classe é o roteiro do filme Matrix
Adoro as questões levantadas nesse canal. Filosofia Vermelha... Adoro! Que isto fique vermelho, quer dizer, fique claro! Sinto falta apenas (isso vale para quase todos os canais de esquerda que abordam religião) da consideração do Jung... Ele inclusive resolve a questão que foi colocada no canal a respeito do argumento cosmológico: para jung (kantianamente) não importa a questão da existência (um corpo ocupando um espaço? isso seria existir?)... importa é que a ideia (símbolo) de Deus\deuses atuam na psique, utilizam a energia psíquica, inclusive, os ditos céticos, ateus, participam desses simbolismos... fazem ritos de passagem também, mudam apenas as roupagens simbólicas (e na verdade mudam bem pouco)... Infelizmente, a direita explora muito bem (na verdade, muito mal)... E a esquerda insiste na utopia ateísta, cética, antimística (isso tem um lado muito positivo sim, mas também há o lado negativo)... Mesmo Freud (isso nunca, nunca, nunca, nunca, dizem) postulou em sua última obra Moisés e o Monot. (inclusive Lacan comenta isso em Escritos) que dramas que passam de geração em geração, escorregam de inconsciente em inconsciente, espalhando pelos povos sumérios o PARRICÍDIO... Ou seja, validando de certo modo (isso ainda não foi bem resolvido) a noção de inconsciente coletivo... Em termos de estudos de religião FREUD É FRACO (não digo de modo arrogante, mas de modo retumbante, pois ninguém leva muito em conta... Por exemplo, o canal aborda Fut de Ilus, Mal -Estar na Civ., mas é preciso averiguar Moisés... Mais ainda, abrir-se à janela de Jung... Que estudou muito mais que Freud o fenômeno religioso... Inclusie Mircela Eliade (Rudolf Otto)... Seguem o raciocínio de Jung... Espero muito que Jung um dia não seja ignorado...
Fala sobre Carl Jung, acho parte de sua teoria perigosa, proselitista e metafísica
Oxe pq?
você deve ter lido uma pessoa inspirada nele, não ? Tem a Nise da silveira que se inspirou muito em Jung mas fazia um trabalho muito justo
Comentário de engajamento, já que o algoritmo é cruel kkkk
Valeu, Rodya! Exatamente, o algoritmo mata canais!
Muito bacana!
Gostei do vídeo. Só fiquei intrigado, no final do vídeo, com a história da mulher e o dilema com o adultério! 😂😂😂
A pilula da consciencia de classes me pegou.. hahahaha
falando de um lugar de ignorância aqui mesmo, mas fiquei com algumas duvidas, realmente não entendo como a psicanalise foi concebida e desenvolvida, então talvez seja isso que me atrapalhe de entender. minhas duvidas vem de que o que foi dito no vídeo parecem dizer mais sobre a dialética do que o materialismo em si, não entendendo muito presumo que de pra ser dialético sem que necessariamente seja materialista. enfim, minhas duvidas são a respeito de como as ideias da psicanalise se mostram na realidade material mesmo, se seria possível entender essas questões como materiais, isso me parece mais nebuloso do que a questão dialética.
Deleuze e Guattari fazem essa articulação com Freud e Marx de forma brilhante
salve salve, Glauber! comprei seu curso faz alguns meses e recomendo para todos, excelente introdução a filosofia. De vez em quando eu uso para preparar minhas aulas de filosofia para o ensino médio em uma escola do estadual da periferia de SP, em Osasco. Gostaria de sugerir um video, talvez vc até tenha alguma coisa parecida no canal. Pensei em um video voltado para as falacias da direita, como: problema do calculo economico no socialismo, conceito de escassez, esses conceitos econômicos que a direita adora falaciar pro nosso lado. Valeu, irmao!
Excelente explicação!
Mas fiquei pensando aqui, em que medida essa associação não pode se aproxima de um sincretismo? É uma dúvida genuína que me surgiu!
Adoro seus vídeos 😊
Muito bom camarada 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, camarada!
Ótimo vídeo camarada Sou professor há 15 anos no curso semiótica psicanalítica criador aquilo ém SP E faço abordagens da psicanálise a partir da História Dito isto creio que faltou o conceito de metapsicologia que deixa tudo mais claro para o leigo no meio entender Também aponto a discussão do que vc chama denegaçao mas outros atores chamam de re negação Caso possa baixe a Tese Clio e Psique na FFLCH de Clovis Pereira dos Santos que principalmente liga o materialismo dialético com Lacan Muito produtiva Lhe deixo um abraço
O CARA TA COM A CAMISA DO DRACONIAN AAAAAAAAAAAA
gostei do curso
nunca tinha pensado na possibilidade de conciliar esses dois âmbitos teóricos tão diferentes - acho que porque sempre pensei que eles poderiam "coexistir" sem problemas, um analisando uma coisa e outro, outra. mas é muito interessante todo esse debate! principalmente a parte em que você pontua a dialética no psiquismo, muito curioso mesmo. fiquei mais animada pra ler Freud num futuro próximo. ótimo vídeo, camarada!
tem vídeo sobre aquele outro livro do Reich, a psicologia das massas e o fascismo?
Isso, tem um vídeo sobre este tema tbm!
ua-cam.com/video/9oM-iQftFWI/v-deo.html
Postei o link aqui embaixo Thiago!
Se possível, coloque seu livro a venda de forma digital também no google livros, ficarei feliz em compra-lo.
👍
Oi sumido rsrs
Brincadeiras a parte, video foda como smp camarada.
Valeu, camarada!
MUITO IMPORTANTE ESTE COMENTARIO. COMO FICA LACAN?
Acredito que podemos conciliar Marx e Freud, tendo em vista que as opressões às classes trabalhadoras causam as neuroses.Pensamento freudo-marxista_ambos evidentes nas sociedades capitalistas.
Porque não se pode usar o PIX no apoia-se .
Voltou em grande forma camarada!!
O marxismo é um método não um check list né não?
O que vc acha do "Psicologia das massas e análise do eu" do Freud?
Valeu, camarada! Eu reli esta obra algumas semanas atrás e minhas anotações deram 10 páginas do word! Talvez eu faça um vídeo sobre o tema em breve! :)
@@FilosofiaVermelha acabei de conhecer teu canal nesse instante. Estou escrevendo meu TCC de final de graduação sobre esse texto, tenho muito interesse da gente trocar algumas figurinhas sobre, por onde posso te contactar?
@@33cacm Manda DM no Instagram, tem o link aqui na descrição
O marxismo é antiidealista e antiliberal. O liberalismo é o individualismo elevado ao quadrado. Quer algo mais antiliberal do que dizer que o "indivíduo" não existe?
Que aula
Glauber pode falar sobre a "Velha Esquerda" e a "Esquerda Identitaria " . Os antigos revolucionarios seriam considerados facistas ou conservadores pela geracao atual!
Existe a grande diferenca entre a familia burguesa e proletaria (segunda sugestao de video)
Eu tô procurando ver se a lei americana tá fazendo uma inversão de valores raciais.
Só que estudos de língua e da common law precisam de muitos tradutores bons.
Desde que apareceram hipóteses na própria UK de leis dracônicas, pode ser um problema mundial
Glauber, vc poderia falar sobre Erich Fromm e sua obra, nesse contexto da psicanálise e marxismo?
Glauber oq vc acha do Nestor Makhno e das ideias de Bakunin?
❣️
VOCÊ ESTÁ FALANDO DE WILLIAM RICHE?
Parabéns pelo vídeo. Tenho interesse no debate sobre essa aproximação, e nesta muitas dúvidas. Você disse que Reich abre o caminho dialético desta aproximação, quais outros autores você sugeriria para aproximar? Também fiquei com dúvidas sobre a primeira aproximação da psicanálise ao marxismo, o Adler já não seria um dos primeiros a tentar aproximar o debate, ou o mesmo teria influências vulgares?
A gente pode afirmar que as superestruturas atuam no Superego?
Olá, Poderia falar sobre Eric Fromm. Li livros dele e gostei muito."Conversas entre Marx e Freud" (editora Zahar. Quando voce falou de pessoas que odeiam gays pensei em certa pessoa que preside um pais, sera que Freud explica?
Estes vídeos são a nossa "pílula vermelha"!! 💊
Somente agitação e propaganda não gera consciência de classe.
Sim, vide nosso vídeo sobre Lukács e consciência de classe
@@FilosofiaVermelha , eu já vi. Aliais, ótimo vídeo.
A psicanálise não utiliza o método científico.
Óbvio que não, seu objeto não comporta tal método.
@@FilosofiaVermelha concordo. Meu comentário veio em função do questionamento que é feito à psicanálise quanto aos resultados e sua validação científica. Não sou da área, apenas me interesso pelo assunto, assim como por filosofia e o seu ótimo canal. Parabéns.
Ótimo vídeo.
Baita vídeo, mt bom
Já tomou sua pílula vermelha do Matrix? rsrsrsrs Excelente vídeo, camarada!
Me dá agonia quando aparece um ad do Brasil paralelo em vídeo de esquerda, me parece quase irônico, mesmo que claramente planejado
Ótimo!!
Muito bom
#off
Draconian, puta banda, me faz lembrar de outra banda muito foda tbm de Gothicdoom dos anos 90, Paradise Lost...
Olá , 😉