Estou com uma dúvida...Se de fato os conhecimentos a priori não dependem da experiência, como posso ter esse conhecimento sem antes ter passado por uma experiência? Ex: como sei que se eu colocar o dedo no fogo vou me queimar, sem antes ter passado por uma experiência parecida?
Passei pra Direito, enem 2019, com 31 acertos em ch, e você, professor, foi essencial para que tudo isso se concretizasse, continue com esse trabalho esplêndido, tornando a educação brasileira um pouco mais democrática, sucesso, e irei continuar acompanhando rs
Immanuel Kant afirma em sua obra “Crítica da razão pura” que o conhecimento parte da experiência e da razão. Por isso, dividiu-o em conhecimento “a priori” e conhecimento “a posteriori”. A razão tem função de organizar as ações humanas. Por isso, o conhecimento por parte dela, por isso é pura. Conhecimento “a priori” é toda forma de conhecer que depende da razão, e o conhecimento “a posteriori” é a forma de conhecer que depende da experiência. “Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa “a priori” poderá esperar que ela desabe, sem precisar observar a experiência da sua queda, pois praticamente já sabe que todo corpo abandonado no ar sem sustentação cai ao impulso da gravidade”. Para Kant, o conhecimento “a priori” também pode se dividir em puros e impuros, sendo os puros, todos aqueles que não necessitam do empirismo, e os impuros, aqueles que necessitam da experiência passada: “Toda mudança tem uma causa”, é um princípio “a priori”, mas impuro, pois o conceito de mudança só pode formar-se extraído da experiência. Juízos dão a formação do conhecimento que temos, e para Kant existe três formas de juízo, os juízos analíticos, os juízos sintéticos e os juízos sintéticos a priori. Os juízos analíticos são aqueles em que o enlace do sujeito com o predicado se concebe por identidade. Ou seja, o predicado pertence intimamente ao sujeito. Exemplo: todos os corpos são extensos. Os juízos sintéticos são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito. Exemplo: Todos os corpos são pesados. Para Kant, todos os juízos sintéticos partem da experiência. Segundo palavras do próprio filósofo: “Os juízos da experiência são todos sintéticos. Porque será absurdo fundar um juízo analítico na experiência, pois para formá-lo não preciso sair do meu conceito e, por conseguinte não me é necessário o testemunho da experiência”. Os juízos sintéticos a priori são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito, porém não necessita de uma experiência imediata. Um exemplo desse juízo é a matemática, como o próprio Kant descreveu: “Poder-se-ia em verdade crer, à primeira vista, que a proposição 7+5=12 é puramente analítica, resultante segundo o princípio de contradição, do conceito de uma soma de sete e cinco. Mas se considerarmos com mais atenção que o conceito de soma de sete e cinco, não contém mais do que a união dos dois números em um só, o que não faz pensar qual seja esse número único que compreenda aos outros dois. O conceito de 12 não é de modo algum percebido só pelo pensamento da união de cinco e sete, e posso decompor todo meu conceito dessa soma tanto quanto quiser, sem que por isso encontre o número doze”.
Se eu soubesse que no seu comentário estaria resumido toda a aula, de forma simples, clara e objetiva, teria dispensado a a aula, pois achei muito chata, importante, mas chata. Valeu, obrigada.
Meu momento! Eu passei meu 2019 inteiro estudando para o vestibular e o seus vídeos fizeram uma diferença enorme pra mim. Hoje eles continuam me ajudando, só que nas aulas da federal. Bate até uma nostalgia só de ouvir sua voz kkkkk. BEIJÃO!
Eu demorei umas 20 horas lendo o livro pra conseguir entender os conhecimentos, nem cheguei nos analiticos, foi um esforço mto grande, pq filosofos fazem isso? É algo tão simples, tão "bobinho", isso q vc nos ensinou em 20 minutos, é +-500 paginas de livro mto densas, é foda... Otima aula :)
acho que tb tem que considerar as mudanças na linguagem conforme o tempo. Um autor tipo o Kant que nem é dos mais velhos vai ter mt vocabulario em desuso
simples, ele está construindo conhecimento e para tanto, precisa utilizar de uma linguagem mais refinada e mais sólida, Kant não quer divulgar seus pensamentos, apenas quer avançar na busca de conhecimento. Por isso que artigos científicos são tão difíceis de se ler, a linguagem é outra.
Simples. Além da linguagem ser mais complexa, os filósofos buscam explicar de maneira solida e que não cause nenhuma dúvida ou questionamento mais, entrando em todas (ou quase todas) nuanças
Você acha mesmo que isso é bobinho? Principalmente a parte do Juízo sintético a priori. Imagine você na época que ele viveu, sozinho, tentando explicar uma das coisas mais lindas já escritas pela humanidade, sem usar uma linguagem literária. Só 3 homens na história fizeram isso, e você sabe quem são.
Eu adoro que em TODO vídeo em algum momento ele para pra se desculpar ou reclamar de algum barulho na rua enquanto ele grava. Eu nunca escuto o tal barulho no vídeo, mas já fico esperando do que ele vai comentar. Marca registrada KKKK
Resumo Completo da Aula Immanuel Kant afirma em sua obra “Crítica da razão pura” que o conhecimento parte da experiência e da razão. Por isso, dividiu-o em conhecimento “a priori” e conhecimento “a posteriori”. A razão tem função de organizar as ações humanas. Por isso, o conhecimento parte dela, por isso é pura. Conhecimento “a priori” é toda forma de conhecer que depende da razão, e o Conhecimento “a posteriori” é a forma de conhecer que depende da experiência. “Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa “ a priori” poderá esperar que ela desabe, sem precisar observar a experiência de sua queda, pois praticamente já sabe que todo corpo abandonado no ar sem sustentação cai ao impulso da gravidade”. Para Kant, o conhecimento “a priori” também pode se dividir em puros e impuros, sendo os puros, todos aqueles que não necessitam do empirismo, e os impuros, aqueles que necessita, da experiência passada. “ Toda mudança tem uma causa”, é um princípio “ a priori”, mas impuro, porque o conceito de mudança só pode formar-se extraído da experiência. Juízos são a formação do conhecimento que temos, e para Kant existe três formas de juízo, os Juízos Analíticos, os Juízos Sintéticos e os Juízos Sintéticos a Priori. • Juízos Analíticos são aqueles em que o enlace do sujeito com o predicado se concebe por identidade. Ou seja, o predicado pertence intimamente ao sujeito. Exemplo: Todos os corpos são extensos. • Os Juízos Sintéticos são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito. Exemplo: Todos os corpos são pesados. • Para Kant, todos os juízos sintéticos partem da experiência. Segundo, palavras do próprio filósofo: “Os juízos da experiência são todos sintéticos. Porque seria absurdo fundar um juízo analítico na experiência, pois para formá-lo não preciso sair do meu conceito e, por conseguinte não me é necessário o testemunho da experiência.” • Os juízos Sintéticos a Priori são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito, porém, não necessita de um experiência imediata. Um exemplo desse juízo é a matemática, como o próprio Kant descreveu: “Poder-se-ia em verdade crer, à primeira vista, que a proposição 7+5=12 é puramente analítica, resultante, segundo o principio da contradição, do conceito de soma de sete e cinco. Mas se a consideramos com mais atenção o conceito de soma de sete e cinco não contém mais do que a união dos dois números em um só, o que não faz pensar qual seja esse número único que compreenda aos outros dois. O conceito de 12 não é de modo algum percebido só pelo pensamento de união de cinco e sete, e posso decompor todo meu conceito dessa doma tanto quanto quiser, sem que por isso encontre o número 12. Quem gostou?
Professor Pedro Renó quero deixar aqui meus agradecimentos por suas aulas, são incríveis! Acompanho a pouco menos de um ano e cada dia aprendo mais com você, obrigado de verdade. Hoje estudo história e filosofia por hobby, metade aqui metade nos livros, parabéns!!! E muita gratidão!
sobre qualquer assunto de historia eu nem penso duas vezes,ja sei onde procurar. Parabolica é o melhor canal de historia do youtube brasileiro!!!!!!!!!!
Razão experiencia Racionalismo empirismo A priori a posteriori Ex de a priori: se alguém quebrar os alicerces de uma casa ela irá cair A priori divide-se em conhecimento puro = aquele que não precisa de experiências passadas para ser um conhecimento. Impuro = aquele que exigiu experiências passadas. Ex de a priori impuro "Toda a mudança tem uma causa" Teoria dos juízos: Analítico Sintético A priori
Muito bom!!! Tinha assistido um vídeo sobre Kant em outro canal, que por sinal bastante conceituado, mas a professora apenas lia o texto e não dava explicações muito claras. Parabéns!
Você ainda pretende lançar seu material didático esse ano professor com os exercícios? E aquele sistema de simulados que voce disse que ia tentar fazer? Trás informaçoes sobre pra nois pf
Bem q o Senhor falou q Kant é difícil d entender. Uma das melhores aulas de filosofia na minha opinião é de Jungen Habermas e a importância do diálogo, o q o senhor achou desse pensamento?
Todos os triângulos têm três lados é um Juízo Sintético, por traduzir um conceito universal relativo aos triângulos. Um bom exemplo para um Juízo Sintético pode ser: aquele triângulo tem três lados iguais. Ter três lados iguais é uma característica específica, não uma qualidade universal de um triângulo.
XD A filosofia é assim mesmo. É muita abstração que é preciso recorrer a conceitos mais práticos para ajudar na nossa compreensão acerca do assunto abordado; mas nesse processo, como não há muitos exemplos concretos que relacione à nossa realidade, os exemplos parecem muito avulsos e sem nexo kkk
Uma virgulazinha na primeira citação faria toda diferença: “Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa, ‘a priori’ poderá esperar que ela desabe...”
14:27. Onde se lê "segundo o princípio de contradição" o correto seria, o princípio da não contradição. (I) PRINCÍPIO DA NÃO CONTRADIÇÃO: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
Eu comecei a ler este livro por causa de outro livro, Zen e a arte da manutenção de motocicleta. Não estou entendendo quase nada. Ainda bem que tem suas aulas 😇
12:14 nas escritas, tem algo muito errado: "todos os juízos sintéticos partem da experiência" não é vdd, como vc mesmo vai citar no vídeo, o juízo sintético a priori. Todo juízo a posteriori é sintético, mas nem todo sintético é a posteriori
Se todo conhecimento parte de uma experiência, acredito eu... que Kant está afirmando que a razão pura é inexistente, ou seja, o conhecimento A priori puro não existe, é isso professor? Excelente video.
Alguém saberia me dizer se Kant disse isso aqui mesmo e onde eu posso encontrar a fonte oficial? "As idéias da razão pura jamais podem ser em si mesmas dialéticas, mas tem que ser o seu simples abuso que faz com que delas surja uma aparência enganosa.” ― Immanuel Kant Li por aí, mas não encontro a fonte original na qual a frase estaria registrada. Gostaria de incluir no meu TCC. Grato.
Espero que gostem, galera. Bons estudos!
obrigado pelo video. eu comecei a ler semana passada e me perdi totalmente!!!!!!
Impossível não gostar, suas aulas são incríveis
Obrigada por tudo! Suas aulas são incríveis, pfv não pare nunca 👉🏽👈🏽
Cara...Essa foi a melhor aula que vi até agora sobre Kant, muito clara e objetiva, foram 20 minutos muito bem investidos! Muito obrigado 🙌
Estou com uma dúvida...Se de fato os conhecimentos a priori não dependem da experiência, como posso ter esse conhecimento sem antes ter passado por uma experiência?
Ex: como sei que se eu colocar o dedo no fogo vou me queimar, sem antes ter passado por uma experiência parecida?
Passei pra Direito, enem 2019, com 31 acertos em ch, e você, professor, foi essencial para que tudo isso se concretizasse, continue com esse trabalho esplêndido, tornando a educação brasileira um pouco mais democrática, sucesso, e irei continuar acompanhando rs
Como ficou tua nota em ch?
Que bacana, mano, eu aceitei 30, mas fiquei com uma nota muita baixa. Fiquei triste pra caramba, porém seguimos kkkk
Qual foi sua nota (2 rsrs)?
passou em qual universidade?
Muito boa essa aula
Immanuel Kant afirma em sua obra “Crítica da razão pura” que o conhecimento parte da experiência e da razão. Por isso, dividiu-o em conhecimento “a priori” e conhecimento “a posteriori”. A razão tem função de organizar as ações humanas. Por isso, o conhecimento por parte dela, por isso é pura. Conhecimento “a priori” é toda forma de conhecer que depende da razão, e o conhecimento “a posteriori” é a forma de conhecer que depende da experiência.
“Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa “a priori” poderá esperar que ela desabe, sem precisar observar a experiência da sua queda, pois praticamente já sabe que todo corpo abandonado no ar sem sustentação cai ao impulso da gravidade”.
Para Kant, o conhecimento “a priori” também pode se dividir em puros e impuros, sendo os puros, todos aqueles que não necessitam do empirismo, e os impuros, aqueles que necessitam da experiência passada: “Toda mudança tem uma causa”, é um princípio “a priori”, mas impuro, pois o conceito de mudança só pode formar-se extraído da experiência.
Juízos dão a formação do conhecimento que temos, e para Kant existe três formas de juízo, os juízos analíticos, os juízos sintéticos e os juízos sintéticos a priori. Os juízos analíticos são aqueles em que o enlace do sujeito com o predicado se concebe por identidade. Ou seja, o predicado pertence intimamente ao sujeito. Exemplo: todos os corpos são extensos. Os juízos sintéticos são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito. Exemplo: Todos os corpos são pesados. Para Kant, todos os juízos sintéticos partem da experiência. Segundo palavras do próprio filósofo: “Os juízos da experiência são todos sintéticos. Porque será absurdo fundar um juízo analítico na experiência, pois para formá-lo não preciso sair do meu conceito e, por conseguinte não me é necessário o testemunho da experiência”. Os juízos sintéticos a priori são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito, porém não necessita de uma experiência imediata. Um exemplo desse juízo é a matemática, como o próprio Kant descreveu: “Poder-se-ia em verdade crer, à primeira vista, que a proposição 7+5=12 é puramente analítica, resultante segundo o princípio de contradição, do conceito de uma soma de sete e cinco. Mas se considerarmos com mais atenção que o conceito de soma de sete e cinco, não contém mais do que a união dos dois números em um só, o que não faz pensar qual seja esse número único que compreenda aos outros dois. O conceito de 12 não é de modo algum percebido só pelo pensamento da união de cinco e sete, e posso decompor todo meu conceito dessa soma tanto quanto quiser, sem que por isso encontre o número doze”.
Se eu soubesse que no seu comentário estaria resumido toda a aula, de forma simples, clara e objetiva, teria dispensado a a aula, pois achei muito chata, importante, mas chata. Valeu, obrigada.
tenho o livro critica da razao pura mas te digo uma coisa o prefacio ja é dificil hehehehehe.
Adorando suas aulas Parabéns obrigada
Meu momento! Eu passei meu 2019 inteiro estudando para o vestibular e o seus vídeos fizeram uma diferença enorme pra mim. Hoje eles continuam me ajudando, só que nas aulas da federal. Bate até uma nostalgia só de ouvir sua voz kkkkk. BEIJÃO!
Pode me ajudar: o que é predicado citado tanto por Kant?
Eu demorei umas 20 horas lendo o livro pra conseguir entender os conhecimentos, nem cheguei nos analiticos, foi um esforço mto grande, pq filosofos fazem isso? É algo tão simples, tão "bobinho", isso q vc nos ensinou em 20 minutos, é +-500 paginas de livro mto densas, é foda... Otima aula :)
eles fazem porque podem kkkk
acho que tb tem que considerar as mudanças na linguagem conforme o tempo. Um autor tipo o Kant que nem é dos mais velhos vai ter mt vocabulario em desuso
simples, ele está construindo conhecimento e para tanto, precisa utilizar de uma linguagem mais refinada e mais sólida, Kant não quer divulgar seus pensamentos, apenas quer avançar na busca de conhecimento. Por isso que artigos científicos são tão difíceis de se ler, a linguagem é outra.
Simples. Além da linguagem ser mais complexa, os filósofos buscam explicar de maneira solida e que não cause nenhuma dúvida ou questionamento mais, entrando em todas (ou quase todas) nuanças
Você acha mesmo que isso é bobinho? Principalmente a parte do Juízo sintético a priori. Imagine você na época que ele viveu, sozinho, tentando explicar uma das coisas mais lindas já escritas pela humanidade, sem usar uma linguagem literária. Só 3 homens na história fizeram isso, e você sabe quem são.
Eu adoro que em TODO vídeo em algum momento ele para pra se desculpar ou reclamar de algum barulho na rua enquanto ele grava. Eu nunca escuto o tal barulho no vídeo, mas já fico esperando do que ele vai comentar. Marca registrada KKKK
Resumo Completo da Aula
Immanuel Kant afirma em sua obra “Crítica da razão pura” que o conhecimento parte da experiência e da razão. Por isso, dividiu-o em conhecimento “a priori” e conhecimento “a posteriori”. A razão tem função de organizar as ações humanas. Por isso, o conhecimento parte dela, por isso é pura.
Conhecimento “a priori” é toda forma de conhecer que depende da razão, e o Conhecimento “a posteriori” é a forma de conhecer que depende da experiência.
“Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa “ a priori” poderá esperar que ela desabe, sem precisar observar a experiência de sua queda, pois praticamente já sabe que todo corpo abandonado no ar sem sustentação cai ao impulso da gravidade”.
Para Kant, o conhecimento “a priori” também pode se dividir em puros e impuros, sendo os puros, todos aqueles que não necessitam do empirismo, e os impuros, aqueles que necessita, da experiência passada.
“ Toda mudança tem uma causa”, é um princípio “ a priori”, mas impuro, porque o conceito de mudança só pode formar-se extraído da experiência.
Juízos são a formação do conhecimento que temos, e para Kant existe três formas de juízo, os Juízos Analíticos, os Juízos Sintéticos e os Juízos Sintéticos a Priori.
• Juízos Analíticos são aqueles em que o enlace do sujeito com o predicado se concebe por identidade. Ou seja, o predicado pertence intimamente ao sujeito. Exemplo: Todos os corpos são extensos.
• Os Juízos Sintéticos são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito. Exemplo: Todos os corpos são pesados.
• Para Kant, todos os juízos sintéticos partem da experiência. Segundo, palavras do próprio filósofo: “Os juízos da experiência são todos sintéticos. Porque seria absurdo fundar um juízo analítico na experiência, pois para formá-lo não preciso sair do meu conceito e, por conseguinte não me é necessário o testemunho da experiência.”
• Os juízos Sintéticos a Priori são aqueles em que o predicado não se identifica com o sujeito, porém, não necessita de um experiência imediata. Um exemplo desse juízo é a matemática, como o próprio Kant descreveu: “Poder-se-ia em verdade crer, à primeira vista, que a proposição 7+5=12 é puramente analítica, resultante, segundo o principio da contradição, do conceito de soma de sete e cinco. Mas se a consideramos com mais atenção o conceito de soma de sete e cinco não contém mais do que a união dos dois números em um só, o que não faz pensar qual seja esse número único que compreenda aos outros dois. O conceito de 12 não é de modo algum percebido só pelo pensamento de união de cinco e sete, e posso decompor todo meu conceito dessa doma tanto quanto quiser, sem que por isso encontre o número 12.
Quem gostou?
Muito obrigado pelo resumo
imagina ter q digitar tudo isso :0
Obrigada por proporcionar conteúdos desse tipos, eles ajuda bastante a entender melhor e com clareza
São poucos os professores com tanta dedicação como você com o ensinar, te admiro
muito bom mesmo! primeiro canal que trata de filosofia que eu realmente aproveitei cada segundo do vídeo, extremamente didático!
Suas aulas são demais!!!! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos de forma tão atenciosa, dinâmica e com amor
Lápis tabuada era legal, ruim era na hr de apontar o lápis kkkk
Ainda existe lápis-tabuada! ;)
Kkkkkkk É uma crueldade apontar um lápis-tabuada
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk verdade
Professor Pedro Renó quero deixar aqui meus agradecimentos por suas aulas, são incríveis! Acompanho a pouco menos de um ano e cada dia aprendo mais com você, obrigado de verdade.
Hoje estudo história e filosofia por hobby, metade aqui metade nos livros, parabéns!!! E muita gratidão!
Muito obrigado por investir teu tempo com um assunto tão útil e de forma tão sucinta.
Eu vou assistir!!
sobre qualquer assunto de historia eu nem penso duas vezes,ja sei onde procurar. Parabolica é o melhor canal de historia do youtube brasileiro!!!!!!!!!!
É E X C E L E N T E quando o professor traz as próprias citações dos autores e pensadores. Isso é demais!
Muito boa a aula!!! Meu Professor preferido de História, Sociologia e Filosofia!!!
Razão experiencia
Racionalismo empirismo
A priori a posteriori
Ex de a priori: se alguém quebrar os alicerces de uma casa ela irá cair
A priori divide-se em conhecimento puro = aquele que não precisa de experiências passadas para ser um conhecimento.
Impuro = aquele que exigiu experiências passadas.
Ex de a priori impuro "Toda a mudança tem uma causa"
Teoria dos juízos:
Analítico
Sintético
A priori
Gosto mt das suas aulas! Obrigada! Não se preocupe c/ os barulhos da rua, sabemos (e vemos) que vc não está num estúdio!
OBRIGADA, PROFESSOR!!
Até q fim alguém q sabe explicar d forma mais fácil e prática ❤👏
Sem dúvidas o melhor professor de humanas do UA-cam, obrigada por tamanha dedicação, prof, tá me ajudando muito ❤
Professor fenomenal! Explica e faz os links que tanto precisamos pra memorizar ❤
Um sujeito que nasceu numa espaçonave no espaço jamais saberia que "objetos caem"
Ótima explicação, passo a passo é a didática perfeita! Lápis tabuada salvava rs.
eu te assistia quando tava no cursinho e vc salvava minha pele, agora faço psicologia na usp e vc continua salvando minha pele kkkkkk
Muito bom!!! Tinha assistido um vídeo sobre Kant em outro canal, que por sinal bastante conceituado, mas a professora apenas lia o texto e não dava explicações muito claras. Parabéns!
Precisa nem assistir pra saber que vai ser ótimo 💙
Com vc falando fica muito fácil entender,parabéns.
Kant do céu, como é difícil entender o que se passava em sua cabeça
Obaaaaa! Aula de filosofia.
Gostei bastante, não achei nada cansativo assistindo, fiquei presa em tentar entender, ótimo vídeo e ótima explicação!!!
Unico filosofo que nao compreendi de cara!
Oi professor, muito obrigada pela aula. Faça uma aula sobre merleau Ponty.
Gratidão por compartilhar.
Obrigada por isso, não estava conseguindo entender apenas lendo!
Aula sensacional muito obrigada professor!!!!
Ansioso por essa.😜
excelente aula ! , me ajudou muito para o vestibular que vou fazer .
Aula sensacional! Esclareceu muitas dúvidas! Obrigada, professor :D
Tô viciada nesse canal, vim por causa do enem, mas agr assisto por puro prazer!!!
Excelente, professor!
Você ainda pretende lançar seu material didático esse ano professor com os exercícios? E aquele sistema de simulados que voce disse que ia tentar fazer? Trás informaçoes sobre pra nois pf
A senhora por aqui kkkkkkk
Amooo❤️
vejo todas as aulaaass,sao perfeitas
Sensacional vídeo, li kant e entendi em partes, este vídeo terminou de clarear o pensamento . Parabéns
Amo suas aulas, vc explica muito bem❤️
eu acho Kant difícil demais! um dos mais difíceis pra mim até agora
Sim! quando eu acho que entendo, vou resolver alguma questão e acabo errando
Adoro suas aulas! Você é ótimo! Obrigada ❤🙏
Espero ansioso
ficou bem mais claro agora, obrigada prof, você é um fofo!
Bem q o Senhor falou q Kant é difícil d entender. Uma das melhores aulas de filosofia na minha opinião é de Jungen Habermas e a importância do diálogo, o q o senhor achou desse pensamento?
Bom vídeo, mestre! Boa didática
Melhor professor 🔥🔥
Melhor professor de Filosofia
Foi um pouco complicado mesmo, tive que voltar algumas vezes pra entender kk mas continue com esses vídeos professor, eles são muito importantes.
Todos os triângulos têm três lados é um Juízo Sintético, por traduzir um conceito universal relativo aos triângulos. Um bom exemplo para um Juízo Sintético pode ser: aquele triângulo tem três lados iguais. Ter três lados iguais é uma característica específica, não uma qualidade universal de um triângulo.
O professor é excelente, mas eu tive que me focar bastante KKKK
Começou a falar de "7+5" e eu fiquei tipo: "Mas o que esta acontecendo nessa aula?"
sim???? to com dor de cabeça
XD
A filosofia é assim mesmo. É muita abstração que é preciso recorrer a conceitos mais práticos para ajudar na nossa compreensão acerca do assunto abordado; mas nesse processo, como não há muitos exemplos concretos que relacione à nossa realidade, os exemplos parecem muito avulsos e sem nexo kkk
to desistindo depois dessa aulakkkkkkkkkkkk
Adoro seus vídeos de filosofia! ❤️😁
Uma virgulazinha na primeira citação faria toda diferença: “Assim, se alguém escava os alicerces de uma casa, ‘a priori’ poderá esperar que ela desabe...”
Que aula maravilhosa!😍👏👏👏
muito obrigada por essa aula!
obrigada!!
Ótimas explicação! Parabéns e obrigada, professor! Você é dublador?! Sua voz parece familiar!
Didática perfeita!
Qual a diferença entre conhecimento a posteriori e conhecimento a priori impuro?
Muito maravilhoso!!!!! Obrigada 🤓📚
Parabéns! Obrigado pelo vídeo!
14:27. Onde se lê "segundo o princípio de contradição" o correto seria, o princípio da não contradição.
(I) PRINCÍPIO DA NÃO CONTRADIÇÃO: Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
Eu comecei a ler este livro por causa de outro livro, Zen e a arte da manutenção de motocicleta. Não estou entendendo quase nada. Ainda bem que tem suas aulas 😇
Eu li duas vezes, na segunda eu entendi melhor, li pausadamente.
Ótima aula!!!
Pode me ajudar: o que é predicado citado tanto por Kant?
Video belissimo!!!
quero me desafiar a ler esse livro inteiro ❤️ amo o kant e acho muito interessante essa obra
12:14 nas escritas, tem algo muito errado: "todos os juízos sintéticos partem da experiência" não é vdd, como vc mesmo vai citar no vídeo, o juízo sintético a priori. Todo juízo a posteriori é sintético, mas nem todo sintético é a posteriori
Verdade, acho que isso devia estar relacionado com o juízo sintético a posteriori. Erro de digitação.
OBS: Acho nn, devia estar, aliás.
Muito boa a aula!
Aula maravilhosaaaaaaa
Só vem
Consegui entender, obrigada!!
Kkkkk e eu pesquisando sobre o Kant MC kk da batalha da aldeia e parei Aki kkkk
Assistiu o video?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@saracobra521 verdade Sarah...
@João xd Sem contar que ele é um fã assumido do Froid, outro rapper que colocou o nome baseado em um filósofo - Freud.
Excelente
Se todo conhecimento parte de uma experiência, acredito eu... que Kant está afirmando que a razão pura é inexistente, ou seja, o conhecimento A priori puro não existe, é isso professor? Excelente video.
Alguém pra explicar a diferença do conhecimento impuro pro conhecimento à posteriori? Pq eu entendi que são diferentes mas parecem ser a mesma coisa
Excelente! 👍🏿👍🏿
me ajudou muito, obrigado
Ótima aula
Cara e monstro aulas tops
Ótimo professor!
Parabéns
Perfeito!!!!!
Incrível!
Já na medicina. Mas ainda Grande fã aqui.
Usei muito
gostei boa explicaçao
Pode me ajudar: o que é predicado citado tanto por Kant?
Professor, qual uma obra de Kant o senhor indica para um bom aprofundamento nos estudos do curso de Direito ?
Metafísica dos costumes...
Professor, a teoria dos juízos vem antes da Estética Transcendental, é isso?
Grande aula 🤩
muito bom o vídeo
Só não ficou muito claro para mim o que seria a tal "extensão" do corpo.
perfeito!
Alguém saberia me dizer se Kant disse isso aqui mesmo e onde eu posso encontrar a fonte oficial?
"As idéias da razão pura jamais podem ser em si mesmas dialéticas, mas tem que ser o seu simples abuso que faz com que delas surja uma aparência enganosa.”
― Immanuel Kant
Li por aí, mas não encontro a fonte original na qual a frase estaria registrada.
Gostaria de incluir no meu TCC.
Grato.