Vergnalia Fotografo a 12 anos, e por mais que as coisas que voce ensine aqui pra mim sejam 'obvias' e rotineiras, todo vídeo seu consigo aprender algo, seja pela didática ou a forma prática das coisas. obrigado pela contribuição!
Vernaglia, excelente a sua didática e explicação sobre o assunto, parabéns pelo vídeo, já tentei usar também um aplicativo que tem realidade aumentada, onde você coloca a distância do smartphone até o chão, onde mostra o local para você colocar seus pés e ele mostra os círculos de ponto mais próximo e mais afastado na câmera do smartphone, além do ponto de foco que você coloca no aplicativo. Sinceramente no começo achei ótimo e até usava, mas na prática mesmo eu acabei vendo que a última regra que você menciona (dos terços) é a que também acabo mais usando em paisagens e arquitetura, por ser mais prática e no final acaba dando um resultado bem satisfatório. Grande abraço
Obrigado meu caro. Fico muito feliz que tenha apreciado. No final acho que todos nós acabamos entendendo de forma empírica uma distância aproximada, para determinada abertura, a experiência substitui os cálculos todos, hoje uso calculadora como a que mostrei no vídeo apenas em cursos mesmo, no dia a dia é muito raro usar, as formas que uso mais são a aproximação pela experiência (com todas as lentes que tenho que possuam auto foco) e a escala no corpo da lente para as vintage antigas que vez ou outra uso.
Ótimo conteúdo! Dicas de ouro essas hein? Acho que nem em curso de arquitetura vai ter! Parabéns! Estou estudando fotografia de arquitetura e interiores, e isso me ajuda bastante! Valeu!
Esse vídeo aqui é bem útil em arquitetura, é o tipo de cálculo que usamos para focar numa mesa em uma sala e ter foco até a parede oposta do ambiente, coisas assim.
Vídeo muito esclarecedor Mestre Vernaglia. Sua didática ajuda muito para facilitar o entendimento. Gostei da possibilidade do vídeo da “física” 😀. Apoio a iniciativa. Conhecimento e informação nunca são demais.👏👏👏
Obrigado meu caro. :) O vídeo sobre física deixarei para os professores de física, mas deixei alguns links na descrição do vídeo para quem quiser se iniciar em assuntos como círculo de confusão e disco de airy, mas acho que não trarei esses temas pro youtube pois a tendência é de uma visualização muito baixa, inversamente proporcional ao trabalho que daria fazer o vídeo, colocando exemplos de tudo.
Concordo plenamente, Professor. Assuntos assim demandam muito empenho e uma audiência não condizente. Acredito que cada um possa se aprofundar de acordo com a vontade e necessidade. Eu adoro entender as coisas e isso demanda empenho em estudar e praticar. Abração.
Obrigado, sobre a parte chata, deixei links na descrição pois acho que o vídeo específico não vai rolar não, vou deixar essa pros professores de física mesmo. :D
Obrigado. :) Sobre o método grosseiro, de aproximação, no fim é que a maioria mais usa, eu mesmo no dia a dia uso mais dessa forma, ficar calculando toma um tempo que muitas vezes não temos, mas para aprender e dominar faz parte entender todos os conceitos mesmo.
Eu gosto de mudança, se algo dá certo de um jeito, pode dar mais certo ainda de outro jeito e por isso a busca deve ser constante. Algo dar certo não significa que esteja no melhor que pode ser e por isso é necessário estar aberto à mudança. Uma visão correta ou uma opinião correta num momento histórico pode caducar e ser atrasada em outro momento histórico por isso não sou adepto de conservadorismo em qualquer tema, e em especial na fotografia, do contrário eu ainda clicaria em filme, afinal filme dava certo na época.
Tenho uma visão filosófica diferente do termo. Até por que a própria definição de melhor/pior é subjetiva, particular, o valor que um quer que fique pode ser exatamente o valor que outro quer que mude.
Parabéns pelo vídeo, eu fui um dos que havia solicitado o vídeo, trabalho com Banco de Imagens... na minha opinião, com certeza o melhor vídeo que vi sobre distancia hyperfocal..um tema que entra na física... Parabéns
Ótima aula. É bom pra absolver pq geralmente vc vai usar isso no feeling, até da pra fazer com tripé calmamente etc, porém acredito que na maioria do tempo, já que vc aprendeu a técnica, vai usar de forma intrínseca.
Referências: CD do Van Halen em homenagem ao magnífico EVH e o CD do Shaman homenageando nosso queridíssimo André Matos. Sobre o conteúdo, como sempre, excelente!
Olá Professor! Eu fui um dos que pediram esse vídeo. Pedido atendido com louvor! Uma ótima aula, bem "prá lá do básico"! Genial! Como sempre, o rigor técnico e a didática precisos! Muito grato! Vou dar uma olhada nos cursos. Ainda que não seja agora, farei todos, com certeza. Você lançou o curso de fotometria e é muito válido, vai ajudar muita gente. Na medida do possível, coloque aí na sua lista, um curso dedicado como esse da fotometria, para "Uso de Flash". Eu tenho uma apostila sua muito boa e foi onde aprendi quase tudo que uso sobre flash. Imagino que um curso nos moldes deste de fotometria que você apresentou aqui, seria de enorme utilidade. Há muitos cursos de flash por aí e muitos são bons, mas um seu, com sua capacidade didática e de apresentação de temas, poderia prover a muitos um conhecimento suficiente para um uso pleno do flash, sem medo e sem achismos! Obrigado mais uma vez, Abraço!
Armando vi um vídeo de um fotógrafo americano, que nostestes que ele fez, no caso de fotos de paisagens, a foto em foco infinito ficou com todos planos mais nítidos do que a foto feita com foco na distância hiperfocal
Já vi gente falando isso (no UA-cam o Mark Denney é um, o Nigel Denson em alguns casos prefere o foco no infinito também), para ambos, e outros que defendem o foco no infinito, há uma questão de que eles necessariamente chegaram nessa conclusão com super grande angulares como 14mm, 17mm, 20mm etc., e se eles conferissem numa calculadora as regulagens de abertura usadas (geralmente f/11 a f/16), com esses comprimentos focais, veriam que a hiperfocal no caso deles ou o infinito, ambos, apontavam como plano mais próximo em torno de 3m da câmera, 2m da câmera, que era uma distância fora do enquadramento deles, então na real focaram no infinito em situações onde não faria diferença, mas se começar a usar lentes não tão abertas, no caso deste vídeo fiz algumas fotos com 28mm, e usando aberturas não tão fechadas como f/16, se for mais em torno de f/11 para ápice de nitidez, aí faz mais sentido calcular a hiperfocal, então depende de caso a caso, mas apenas dizer que focar no infinito é melhor é uma simplificação que só se aplica a casos específicos de combinação de lente, abertura e dos planos que foram enquadrados, já testei a tese e sei que tem limite a ideia de focar sempre no infinito para paisagens.
Prezado Armando. Dois anos ja se passaram deste vídeo, mas ele é super atual para eu. Penso que poderia haver um novo deste com uma aula pratica, se é que já não o há no canal. De qualquer sorte, um vídeo excelente. Parabéns!
Gravei esse vídeo pouco tempo depois da morte do Eddie Van Halen, gênio da guitarra, e assim deixei uma pequena homenagem ali. :) Repare que na prateleira abaixo tem uma homenagem ao André Matos. :)
Armando, seu comentário sobre ser masoquista surtiu efeito contrário. Acabei ficando ainda mais interessado no assunto. Kkk. O formato novo, mais detalhado, ficou muito bom. Acho que compensa muito bem a ansiedade a mais causada pela redução na frequência dos vídeos. Meus parabéns pelo conteúdo sempre excelente, e por conseguir trazer tanto conteúdo de qualidade para nós.
Obrigado. O vídeo sobre a parte física vou deixar para professores de física mesmo, mas deixei links na descrição para quem quiser se aventurar em boas leituras. Sobre o formato e nível de detalhamento, toda a playlist Prá Lá do Básico, bem como a Fotofilosofando, seguem esse princípio, só quero que fique mais frequente esse formato em detrimento de vídeos menos detalhados. :)
Obrigado. :) O vídeo sobre física deixarei para os professores de física, mas deixei alguns links na descrição do vídeo para quem quiser se iniciar em assuntos como círculo de confusão e disco de airy, acho que não trarei esses temas pro youtube pois a tendência é de uma visualização muito baixa, inversamente proporcional ao trabalho que daria fazer o vídeo.
Meu, seu canal é absurdamente perfeito, é técnico, didático, maravilhoso, eu trabalho especificamente com vídeo, mas eu assisto tudo, eu sei que se você é um bom fotógrafo, já é muito caminho andado pra ser um bom diretor de fotografia, então, eu te agradeço muito pelo conteúdo técnico, não penso 2 vezes em correr no Armando pra saber de tudo, você é magnífico. Aahh e só um detalhe, eu sou completamente apaixonado por física e engenharia também, então pode falar de física sim hahahhaah, pra vasta maioria não será muito legal, mas pra mim, será magnífico. Valeeeuu!!!
Obrigado. Para a parte de vídeo esse conceito é muito importante, por exemplo com steady cam/gimbal é muito mais eficiente e correto trabalhar com foco fixo e distância hiperfocal do que deixar a câmera focalizando com o risco do take ficar com idas e vindas de auto foco, ou em cenas que alguém vai ter movimentos, é melhor prever a profundidade de campo do que ficar pensando em micro movimentos de focalização o tempo todo, então essa técnica é fundamental em vídeo e muito usada em cinema para aliviar um pouco a carga de trabalho dos foquistas.
@@ArmandoVernagliaJunior Caramba é muito verdade mesmo, agora que você falou, eu entendi a aplicação real disso em vídeo, até mais do que na fotografia, sensacional, agora é praticar bastante, valeu mesmo, grande abraço!!!!
Esse vídeo vi duas vezes e fiquei meio que boiando a respeito dessa técnica de focagem, faz um vídeo explicando na prática iria ajudar eu e muita eu acho. Bom vídeo abraços!!!
Excelente vídeo. Já tinha visto outros falando sobre essa distância, mas nenhum nunca falou dessa técnica do 1/3, que deixa nossa fotografia mais prática.
Obrigado. :) 1/3 da distância é, em termos práticos, que a maioria usa em campo, no dia a dia, galera de jornalismo, esportes, foto de rua etc vai mais nessa técnica.
Brigadão Vegnalia! faz tempo que tive essa dúvida. E a propósito, já vai pra 3 anos e vc ainda tá na promessa de fazer um vídeo esmiuçando o assunto sobre círculo de confusão e agora tem mais esse disco de Airy. Fica fazendo um monte de vídeo de Review de câmera, só falta começar seus vídeos dizendo: "FALA INTERNEEET!" kkkk Vai mano, tua didática é maravilhosa, vc precisa (ou melhor, nós precisamos) desse vídeo na playlist "Pra lá do básico". Abração!
Dá uma chegada no vídeo de profundidade de campo, ua-cam.com/video/6yVqX_mRuA4/v-deo.html , falei de novo de círculo de confusão e de novo não expliquei em detalhes, tô deixando pros youtubers formados em física mesmo. 😂 E assim, eu sei o que é e acho que sei explicar isso, mas vai que eu falo alguma besteira do ponto de vista científico... então estou me concentrando na parte fotográfica das explicações.
@@ArmandoVernagliaJunior kkkkk boto fé. e a propósito, acabei de começar a assistir seu vídeo sobre "Brackting de exposições" e mano, que visual massa! tá outro nível! sempre quis ver isso nos vídeos do seu canal. Ficou lindão. Parabéns irmão!
Parabéns Mestre! Sensacional! Didática impecável! Por mais que seja do conhecimento de muitos fotógrafos, sempre há informações relevantes! Eu uso o mesmo app tb. Parabéns pela qualidade do canal. Forte abraço.
Armando queria sugerir um tema de video que tem me causado problemas na fotografia de arquitetura (espaços internos) é o balanço de branco e o color casting, seja devido ao tipo de iluminacao do local, excesso ou falta de luz, ou mesmo o color casting da própria arquitetura (cor das paredes, dos moveis, etc) Isto tem consumido muito do meu tempo no pos processamento e algumas vezes o resultado ainda nao é satisfatório.
Outro dia dei uma aula particular nesse tema para um aluno dos meus cursos online, não vou fazer um vídeo pois tem muitas coisas específicas (cor do ambiente, cor das luzes, tipo da interferência de cor - se por reflexão, por emissão, por difusão etc.) então não cabe num vídeo, se te interessar, vamos agendar uma consultoria, em 2h de aula resolvemos a questão em detalhes, mas são 2h de aula, não cabe aqui no youtube e se fizer resumido não fica bom pois faltarão pontos importantes. Mas te digo que o ajuste é todo feito na conversão do raw e é rápido de fazer uma vez que seja dominado o jeito de fazer. Se interessar a consultoria manda um email que combinamos. Obrigado.
25:50 - nossa se eu tivesse sabido disto antes. perdi uma foto bem legal com um cavalo por causa disso. no meu caso por ser APSC tem a tela rotativa, mas nem ela ajudou já que o sol não facilitou minha vida.
Quando estamos no sol e perdemos a condição de ver o visor corretamente, esse tipo de técnica com previsão de profundidade de campo e foco manual, pré focalização, ajudam muito a não perder fotos.
Vídeo excelente. Tinha dificuldade de entender a distância hiperfocal. Vou tentar na prática. Sou um entusiasta mas gosto de levar a sério tudo que gosto. Obrigado pelas dicas. Abs
Parabéns. Mais um excelente vídeo. Eu adorava essas lentes que você chama de vintage. Acho que, pra grande maioria dos fotógrafos, as informações que vocês passou são mais que suficientes. Melhor, você passou as informações necessárias e suficientes, quem precisar mais pode estudar um pouco de física. Mais uma vez, parabéns, o desafio dum vídeo técnico sem ser tecnicista foi atingido.
Obrigado. :) As lentes antigas, ou vintage, retrô etc., são interessantes pelo grau de controle que elas disponibilizam para nós, infelizmente recursos como a escala de profundidade de campo estão entrando em desuso, sendo abolidas pela maioria das marcas, o que é uma pena.
Vídeo muito bom, como sempre!!!! Eu só senti falta de um toque didático sobre o fator de corte para câmeras apsc no aplicativo/calculadora. Em todo caso, o sentimento a cada vídeo deste canal é de gratidão por sua enorme generosidade em compartilha conhecimento, Armando! Abraços!!!!!! E, novamente, parabéns!!!!!!
Obrigado. No caso de aps-c é só cada um preencher os dados de acordo, a lógica é a mesma, a calculadora já faz as compensações necessárias pelo fator de corte. :) O vídeo ficou longo da forma como fiz então se eu incluísse mais informações ele ficava longo demais, mas fico feliz que tenha gostado.
Muito bem aprofundado o seu vídeo, Armando. Eu tenho uma relação de amor e ódio com distância hiperfocal. Acho um tanto quanto abstrato, mesmo que haja cálculos matemáticos de precisão. Em fotografia de paisagem, principalmente usando uma lente grande angular, dificilmente eu encontro dificuldade em ter foco "pin sharp" em toda a cena. Exceto quando eu preciso chegar muito próximo do primeiro plano, o que muitas vezes, acaba exigindo um focus stacking. Mas no geral - no meu caso específico - eu tenho bons resultados focando no infinito. Porém, à medida em que você precisa usar lentes mais longas, a questão do foco pode se tornar um problema, e minha atenção tende a dobrar em casos assim. Parabéns por mais um vídeo muito esclarecedor.
Com grande angular, salvo com primeiro plano muito perto, realmente não tem muito problema, eu não tenho costume de focar sempre no infinito, mas na maioria aponto no meio da paisagem e pronto, mas tenho o costume de clicar rente ao chão e nessas o primeiro plano chega bem perto, aí tenho que ir com mais calma, calcular, vez ou outra faço stack também, mas é raro pois não gosto de correr o risco de ter que ficar corrigindo pequenas falhas na montagem (especialmente com vento, nuvens e vegetação que se movem entre os vários clicks etc).
No Magic Lantern tem esse círculo de confusão... se não me engano na opções de foco, tem como selecionar entre 17 ou 19 microns, mas até hoje não sei o que isso muda.
E tem o CD do Shaman também, André Matos, e tem livro do Kubrick e camiseta do Hitchcock... várias referências aos mestres neste vídeo. :) EVH foi, junto com Hendrix, um dos maiores influenciadores da guitarra, legiões de gente o imitam, um gênio, e uma perda lastimável, mas deixou imensa obra, nos resta ouvir e admirar.
Um assunto sobre o qual eu já havia lido, mas que, com a didática aplicada neste vídeo, ficou muito melhor de aprender/fixar na memória! Parabéns! A propósito, vi que você utilizou uma lente FD na EOS RP. O adaptador utilizado possui lente de correção? Qual o modelo? Gostaria de utilizar uma lente dessas na minha DSLR...
O adaptador explico neste vídeo aqui, é um modelo da K&F - ua-cam.com/video/38CyvbEPFQ4/v-deo.html - em DSLR a coisa complica pois o flange focal da DSLR é quase o mesmo das SLR antigas e muitas vezes isso exige adaptadores com óptica, que por sua vez avacalham com as qualidades da lente, eu só recomendo usar lente antiga em mirrorless exatamente por poder usar lentes sem alterações de sua característica, são adaptadores do tipo tubo oco, sem óptica, assim o caráter da lente fica preservado.
Tema importante para mim. Ótima explicação das técnicas nesse seu vídeo, Armando, parabéns. Sempre utilizei o método "grosseiro", que eu chamo de "expedito", mas, hoje, com a disponibilidade dos aplicativos , fica fácil e preciso lidar com a distância hiperfocal, bem útil para quando eu fotografo paisagem numa cena bem planejada. No mais, tenho interesse de conhecer a explicação física (voto a favor de um vídeo específico). Por último uma sugestão: se o ato de publicar dois vídeos por semana se tornou impossível, que tal publicar um vídeo por semana mais um vídeo extra a cada mês... seria possível..? Um abraço. JQ.
O vídeo sobre a parte física vou deixar para professores de física mesmo, mas deixei links na descrição para quem quiser se aventurar em boas leituras. Sobre o vídeo extra, vai depender da agenda mesmo, é possível, mas não tenho como ter certeza no momento.
Olá boa dia, tbm adoro física sou geólogo/geofísico e vou ler no link, como geólogo curto muito fotos de paisagem e essa técnica de hiper foco me interessa muito. abraço!
Obrigado. :) Não informei as demais regulagens pois o importante neste vídeo, que influencia mesmo é abertura, o resto depende da luz de cada local então tem regulagens das mais variadas.
Meus parabéns! Vídeo sensacional, aprendi para que servem as marcações em lentes antigas hehe, gostaria de fazer um pedido, gostaria de um vídeo sobre panning aprofundado.
E acho que nem vou. Tem bons materiais online sobre círculo de confusão, disco de airy, e outros pontos que lidam com profundidade de campo, e aí tem que colidir isso com tamanho de pixel para medir efeito de difração sobre resolução, quando penso na complexidade disso tudo resolvo que devo deixar pros professores de física mesmo.
Como configurar. a câmera de acordo com os dados do aplicativo? Devemos usar a régia que vem na lente para configurar a distância hiperfocal? Obrigada!
Usando focalização manual, numa lente que tenha escala de distâncias, fica bem fácil, mas quando não tem, é por aproximação. Em arquitetura eu conto quantos passos tenho até o ponto de interesse para ter uma distância aproximada, em paisagens é uma aproximação visual, como falei no vídeo, aproximação meio grosseira mas que com algum treino funciona bem. Mas mesmo em paisagens, com a câmera no tripé, você pode contar em passos para ter uma ideia de quantos metros está focalizando.
Sim, e toda câmera antiga de foco manual a maioria trabalhava dessa forma, conheci gente que em tempo de filme clicava casamento usando o mesmo princípio, funciona até hoje. Foto de rua faço muito assim ainda hoje.
Isso é uma verdadeira aula,Vernaglia. Vídeo com uma didática excelente. Muito bem explicado. Não é atoa que, além de fotógrafo, você é professor. Parabéns meu caro. Uma observação... Essa estampa na sua camiseta é da cena clássica do filme Piscose?
Parabéns pelo vídeo, descobri seu canal no mês de setembro e venho assistindo a vários vídeos, que são excelentes. Fiquei com uma dúvida sobre este vídeo em relação ao foco: nas fotos exemplos e também nos comentários você cita o foco manual. Para aplicar distância hiper focal, foco manual é recomendação? Pergunto pois no vídeo sobre foco, você recomenda, para quem é míope, como eu, usar foco automático.
Se for pensar, a técnica que usa escala na lente, e a técnica por aplicativo dispensam a gente estar vendo a focalização, pois é um foco feito por cálculo, regulamos a distância na lente e pronto, por isso funciona no foco manual. Já a técnica de aproximação, em 1/3 da distância, essa funciona normalmente com auto foco. Em lentes sem escala de distâncias, e com uso de calculadora, pode usar o auto foco apontando para foco onde focar, seja escolhendo um ponto de foco que esteja no local adequado do enquadramento, seja focando e recompondo, seja usando touch screen na tela lcd etc.
Se estamos falando da 10-24 em 24mm, ambas em f/11 terão mesma profundidade de campo, que é diferente de falar mesma nitidez, pois nitidez depende de mais fatores que não só abertura. Nesse vídeo aqui explico mais de profundidade de campo desfoque etc - ua-cam.com/video/eKXF2ztgsqQ/v-deo.html e pode ajudar a entender esses pontos.
Incrível, como atualmente desconhecem a escala de distância focal, algo que aprendi como fundamental quando tirei minhas primeiras fotos. Emburrecimento dos tempos modernos?
Não acho que seja um emburrecimento, existe na verdade uma troca de conhecimentos. Em tempos de filme boa parte dos fotógrafos sabia lidar com a escala de profundidade de campo, mas não tinha que lidar com outras duzentas coisas que tem numa moderna câmera digital de hoje, então hoje temos outras coisas para tentar dominar e alguma coisa vai ficando para trás, nesse caso acho uma pena pois o que vai ficando para trás é importante e prático, mas é assim que acontece com tudo na vida. Eu hoje tenho uma grafia pior pois digito o tempo todo e quase nunca escrevo a mão, motoristas com câmbio automático perdem o jeito com câmbio manual depois de um tempo, e o que dirá usar um guia de ruas em tempos de gps, as coisas vão mudando, faz parte.
MAIS UMA EXCELENTE AULA ! PARABÉNS !!! .... UMA DÚVIDA , REFERENTE AO TAMANHO DO SENSOR , COMO AS DA CAMERAS BRIGDE ( AMADORAS ) TIPO UMA CANON SX60 ( SENSOR PEQUENINO ) MESMO EU USANDO EM ABERTURA DO DIAFRAGMA EM F 2.4 NÃO DÁ PROFUNDIDADE DE CAMPO " FICA TUDO EM FOCO ATÉ MESMO FOCA O INFINITO " ( SÓ DESFOCA O FUNDO SI EU ESTIVER MUITO PROXIMO O OBJETO E EM ABERTURA DO DIAFRAGMA EM F 5.6 EM 50MM ) ... PERGUNTA: " SOMENTE SENSORES GRANDES COMO AS DAS CAMERAS APS/C OU FULL FRAME DÁ PROFUNDIDADE DE CAMPO ( DESFOCA O FUNDO ) ??? ... ABRAÇO !!! TMJ !!!
Obrigado. Veja esse vídeo aqui que explico melhor - ua-cam.com/video/eKXF2ztgsqQ/v-deo.html - no seu caso é uma lente muito curta, é menos o tamanho do sensor, e mais a questão do comprimento focal extra curto mesmo, na parte mais aberta em ângulo é uma lente de apenas 3,8mm de comprimento focal, o orifício da abertura é minúsculo mesmo que fosse f/1.0 então dá pouco desfoque mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior ASSISTIR LÁ , ÓTIMO VÍDEO ! ... MAS EU NÃO QUERIA SABER REFERENTE A LENTES ... EU QUERO SABER SOBRE TAMANHOS DE SENSORES , PRINCIPALMENTE EM SENSORES PEQUENINOS OS QUE TEM NAS CÂMERAS BRIGDE ( CÃMERAS AMADORAS ) TIPO A CANON SX60 is OU FUJIFILM SX50 exr .... PQ MESMO EM F 2.8 , F 2.4, F 2.0 . F 1.8. F 1.4 E 1.0 NÃO DESFOCA O FUNDO COM ESTES SENSORES PEQUENO ... ??? ( OBS.: SÓ DESFOCA EU BEM PROXIMO AO OBJETO ) ... TAMANHO DE SENSOR INTERFERE NO DESFOQUE OU NA PROFUNDIDADDE DE CAMPO ??? ... OBRIGADO MAIS UMA VEZ ! BOA NOITE !!!
Pra entender isso você precisa pesquisar sobre um com conceito chamado círculo de confusão. Mas funcionan basicamente assim, pense que o plano focado de uma imagem é formado por pontos de luz, e conforme a imagens vai perdendo o foco esses pontos começam a ganhar diâmetro e se tornam círculos, quando eles ficam muito grandes e a imagem fica desfocada falamos que esses círculos se tornam círculos de confusão. O tamanho de um círculo de confusão varia com o tamanho do sensor da câmera, em câmeras Full frame eles medem mais ou menos 0,03mm, o que acontece é que em sensores muito pequenos eles tem um dimetro ínfimo e menor até que os próprios photosites que capitam a luz do sensor, assim fica mais difícil de perceber o desfoque. É por causa disso que câmeras FF apresentam um maior desfoque que câmeras APS-C. Não sou especialista no assunto e recomendo que você pesquisa um pouco mais pra sanar a dúvida com mais precisão, mas acho que já dá pra entender um pouquinho com essa explicação.
@@pedro.w2131 OLÁ PEDRO, BOA NOITE ! ... MAS ESSA É A MINHA DUVIDA E O QUE EU PERGUNTEI : ' SE TAMANHO DE SENSOR INTERFERE NO DESFOQUE E NA DISTÂNCIA FOCAL ... O PQ EM SENSORES PEQUENINO COMO AS QUE TEM NAS CAMERAS AMADORAS QUE NÃO DESFOCA FACILMENTE EM ABERTURAS GRANDES COMO OS SENSORES MAIORES COMO TEM NAS CAMERAS APS/C E DAS FULL FRAME ... TODOS NOS SABEMOS QUE NOS SMARTPHONES OS SENSORES TAMBÉM SÃO PEQUENININHOS E COM ALTOS MEGAPIXEL , MAS É O SOFTWEAR DO CELULAR QUE IMITA UM DESFOQUE FAKE E NÃO UM DESFOQUE REAL ! ... E NAS CAMERAS AMADORES DE SENSORES PEQUENINHOS NÃO TEM ESTE SOFTWEAR IGUAL AO SMARTPHONES PRA DÁ ESSE EFEITO DE DESFOQUE FAKE ! ... ABRAÇO ! ;)
Não precisa ter exato, pode ser por aproximação. Qualquer câmera aps-c entre 18 e 26mp serve para comparar com a 77D, qualquer full frame entre 20 e 40mp serve para comparar com a R pois a densidade de pixels afeta pouco, perto de nada, no resultado de cálculo de profundidade de campo.
Domine as técnicas e estude composição, é o melhor que posso dar em dicas, entenda as relações de abertura, tempo e ISO, sua câmera tem limitações de abertura e ISO quando comparada com uma DSLR ou mirrorless de sensor maior, mas fora isso é uma boa câmera, capaz de boas imagens, o fundamental é saber ver a luz, escolher bem horários das fotos, compor com qualidade, essas coisas.
Olá, professor. A distância hiperfocal, pelo que pude perceber, depende muito da abertura utilizada. Tendo isso como princípio, é correto utilizar a mesma regra de "um terço de distância" pra qualquer abertura? Como se faz nesse caso?
A ideia de um terço da distância é uma aproximação, eu prefiro usar a calculadora no app pois aí tenho como prever melhor a questão da abertura, essa regra da aproximação por 1/3 vale bem em f/8, f/11 e com grande angulares, outras lentes e outras aberturas eu não usaria, em aberturas maiores o ponto da distância hiperfocal tende a ir ficando mais longe.
*Gratitud* 🇧🇷 📖 🙌
O melhor canal de fotografia brasileiro. Parabéns Mestre Vernaglia Jr.
Obrigado. :)
O melhor canal mesmo!❤❤ Mano, aqui só tem conteúdo aprofundado e excelente😊!
É muito bom saber esses conceitos mais aprofundados!
Mais uma vez show 👏👏👏👏
Obrigado. :)
Vergnalia
Fotografo a 12 anos, e por mais que as coisas que voce ensine aqui pra mim sejam 'obvias' e rotineiras, todo vídeo seu consigo aprender algo, seja pela didática ou a forma prática das coisas.
obrigado pela contribuição!
Obrigado. :) Fico feliz que o conteúdo tenha relevância mesmo para quem já tem boa experiência na área. :)
Que aula, meus amigos. Que aula!
Obrigado. 😊👍
Cara você é ultrapassado do bom 👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado. :)
Concordo plenamente com sua explanação, parabéns. Sou fã desse mestre.
Muito obrigado
Maratonando o seu canal. Mais uma vez obrigado!
Eu que agradeço
Vernaglia, excelente a sua didática e explicação sobre o assunto, parabéns pelo vídeo, já tentei usar também um aplicativo que tem realidade aumentada, onde você coloca a distância do smartphone até o chão, onde mostra o local para você colocar seus pés e ele mostra os círculos de ponto mais próximo e mais afastado na câmera do smartphone, além do ponto de foco que você coloca no aplicativo. Sinceramente no começo achei ótimo e até usava, mas na prática mesmo eu acabei vendo que a última regra que você menciona (dos terços) é a que também acabo mais usando em paisagens e arquitetura, por ser mais prática e no final acaba dando um resultado bem satisfatório. Grande abraço
Obrigado meu caro. Fico muito feliz que tenha apreciado. No final acho que todos nós acabamos entendendo de forma empírica uma distância aproximada, para determinada abertura, a experiência substitui os cálculos todos, hoje uso calculadora como a que mostrei no vídeo apenas em cursos mesmo, no dia a dia é muito raro usar, as formas que uso mais são a aproximação pela experiência (com todas as lentes que tenho que possuam auto foco) e a escala no corpo da lente para as vintage antigas que vez ou outra uso.
Lindas as fotos do final! Duas foram em Santos. Bolsa do Café e praia! 😀
Vou muito para Santos, é uma das cidades que mais gosto neste mundo. :)
Ótimo conteúdo! Dicas de ouro essas hein? Acho que nem em curso de arquitetura vai ter! Parabéns!
Estou estudando fotografia de arquitetura e interiores, e isso me ajuda bastante!
Valeu!
Esse vídeo aqui é bem útil em arquitetura, é o tipo de cálculo que usamos para focar numa mesa em uma sala e ter foco até a parede oposta do ambiente, coisas assim.
Simplesmente incrível Vernaglia. Tua forma de explicação, a didática... não tem como não aprender.
Obrigado. 😊👍
Vídeo muito esclarecedor Mestre Vernaglia. Sua didática ajuda muito para facilitar o entendimento. Gostei da possibilidade do vídeo da “física” 😀. Apoio a iniciativa. Conhecimento e informação nunca são demais.👏👏👏
Obrigado meu caro. :) O vídeo sobre física deixarei para os professores de física, mas deixei alguns links na descrição do vídeo para quem quiser se iniciar em assuntos como círculo de confusão e disco de airy, mas acho que não trarei esses temas pro youtube pois a tendência é de uma visualização muito baixa, inversamente proporcional ao trabalho que daria fazer o vídeo, colocando exemplos de tudo.
Concordo plenamente, Professor. Assuntos assim demandam muito empenho e uma audiência não condizente. Acredito que cada um possa se aprofundar de acordo com a vontade e necessidade. Eu adoro entender as coisas e isso demanda empenho em estudar e praticar. Abração.
Que vídeo bem realizado. Claramente explicado, Vernaglia.
Obrigado pelo elogio
Excelente conteúdo complementando com as fotos, show🔥👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado. :)
Com muito interesse. Obrigado.
Parabéns pelo seu canal, muito útil e importante, top.
Melhor video sobre o assunto. obrigado !
Obrigado. :)
Claro que quero essa parte "chata"
Manda ver
Ótimo conteúdo como sempre
Obrigado, sobre a parte chata, deixei links na descrição pois acho que o vídeo específico não vai rolar não, vou deixar essa pros professores de física mesmo. :D
Sou masoquista, “engenheiro de Petróleo”, quero saber mais sobre a física 😄
Haha Tem link na descrição, bora ler que acho que não farei vídeo no tema não. :D
Eu tbm sou... Tenho astronomia como diversão e física é a base da coisa todo. rsrsrs...
Eu também! Kkkk
Além de aula de fotografia, ele dá uma aula de português. Muito bem falado. 👏👏👏
Muito obrigado. :)
Finalmente entendi distância hiperfocal! Muito obrigada 👏👏👏
Fico feliz que o vídeo ajudou. 😀👍
Que baita vídeo. Nossa eu já havia lido sobre o tema e passava longe.. era só o metodo grosseiro e olhe lá. Mandou bem demais
Obrigado. :) Sobre o método grosseiro, de aproximação, no fim é que a maioria mais usa, eu mesmo no dia a dia uso mais dessa forma, ficar calculando toma um tempo que muitas vezes não temos, mas para aprender e dominar faz parte entender todos os conceitos mesmo.
Melhor canal de fotografia do UA-cam, sem mais...
Obrigado. :)
Conservador é se apegar no que dá certo, isso vale para tudo na vida, além da fotografia.
Eu gosto de mudança, se algo dá certo de um jeito, pode dar mais certo ainda de outro jeito e por isso a busca deve ser constante. Algo dar certo não significa que esteja no melhor que pode ser e por isso é necessário estar aberto à mudança. Uma visão correta ou uma opinião correta num momento histórico pode caducar e ser atrasada em outro momento histórico por isso não sou adepto de conservadorismo em qualquer tema, e em especial na fotografia, do contrário eu ainda clicaria em filme, afinal filme dava certo na época.
@@ArmandoVernagliaJunior concordo e a isso damos o nome de conservadorismo, mudança só para melhor.
Tenho uma visão filosófica diferente do termo. Até por que a própria definição de melhor/pior é subjetiva, particular, o valor que um quer que fique pode ser exatamente o valor que outro quer que mude.
Parabéns pelo vídeo, eu fui um dos que havia solicitado o vídeo, trabalho com Banco de Imagens... na minha opinião, com certeza o melhor vídeo que vi sobre distancia hyperfocal..um tema que entra na física... Parabéns
Obrigado. :)
Incrível demais
Obrigado. :)
Muito bom !!!
Obrigado. :)
verdadeira aula.
Obrigado. :)
Aula massa.
Obrigado. :)
Ótima aula. É bom pra absolver pq geralmente vc vai usar isso no feeling, até da pra fazer com tripé calmamente etc, porém acredito que na maioria do tempo, já que vc aprendeu a técnica, vai usar de forma intrínseca.
Que aula !
Obrigado. :)
Tá bem animado no início do vídeo
Café antes de começar a gravar dá uma ajudada. :D
Melhor vídeo sobre distância hiperfocal q já vi!
Obrigado. :)
Mais um excelente vídeo didático sobre essa antiga técnica de focalização. Obrigado Vernaglia!🙏👏👏👏
Obrigado. :)
Obrigado.
Referências: CD do Van Halen em homenagem ao magnífico EVH e o CD do Shaman homenageando nosso queridíssimo André Matos. Sobre o conteúdo, como sempre, excelente!
Referências, sempre. :) E na estante tem livro do Kubrick, na camiseta um filme do Hitchcock... e vamos indo, referências.
Olá Professor! Eu fui um dos que pediram esse vídeo. Pedido atendido com louvor! Uma ótima aula, bem "prá lá do básico"! Genial! Como sempre, o rigor técnico e a didática precisos! Muito grato! Vou dar uma olhada nos cursos. Ainda que não seja agora, farei todos, com certeza. Você lançou o curso de fotometria e é muito válido, vai ajudar muita gente. Na medida do possível, coloque aí na sua lista, um curso dedicado como esse da fotometria, para "Uso de Flash". Eu tenho uma apostila sua muito boa e foi onde aprendi quase tudo que uso sobre flash. Imagino que um curso nos moldes deste de fotometria que você apresentou aqui, seria de enorme utilidade. Há muitos cursos de flash por aí e muitos são bons, mas um seu, com sua capacidade didática e de apresentação de temas, poderia prover a muitos um conhecimento suficiente para um uso pleno do flash, sem medo e sem achismos! Obrigado mais uma vez, Abraço!
Obrigado. :)
Que aula!!! Muito Obrigado 🙂
Obrigado. :)
Quero toda essa parte de física, Vernaglia
O melhor vídeo sobre distância hiperocal que eu já vi! Parabéns, Vernaglia Jr! Sua didática e domínio do tema são dignos de um verdadeiro mestre!
Obrigado :)
Armando vi um vídeo de um fotógrafo americano, que nostestes que ele fez, no caso de fotos de paisagens, a foto em foco infinito ficou com todos planos mais nítidos do que a foto feita com foco na distância hiperfocal
Já vi gente falando isso (no UA-cam o Mark Denney é um, o Nigel Denson em alguns casos prefere o foco no infinito também), para ambos, e outros que defendem o foco no infinito, há uma questão de que eles necessariamente chegaram nessa conclusão com super grande angulares como 14mm, 17mm, 20mm etc., e se eles conferissem numa calculadora as regulagens de abertura usadas (geralmente f/11 a f/16), com esses comprimentos focais, veriam que a hiperfocal no caso deles ou o infinito, ambos, apontavam como plano mais próximo em torno de 3m da câmera, 2m da câmera, que era uma distância fora do enquadramento deles, então na real focaram no infinito em situações onde não faria diferença, mas se começar a usar lentes não tão abertas, no caso deste vídeo fiz algumas fotos com 28mm, e usando aberturas não tão fechadas como f/16, se for mais em torno de f/11 para ápice de nitidez, aí faz mais sentido calcular a hiperfocal, então depende de caso a caso, mas apenas dizer que focar no infinito é melhor é uma simplificação que só se aplica a casos específicos de combinação de lente, abertura e dos planos que foram enquadrados, já testei a tese e sei que tem limite a ideia de focar sempre no infinito para paisagens.
@@ArmandoVernagliaJunior excelente explicação, vou me atentar a isso.
Quero saber isso tudo aí :) adoro esses temas :)
Prezado Armando. Dois anos ja se passaram deste vídeo, mas ele é super atual para eu. Penso que poderia haver um novo deste com uma aula pratica, se é que já não o há no canal. De qualquer sorte, um vídeo excelente. Parabéns!
Obrigado. Dá uma olhada nesse outro vídeo aqui - ua-cam.com/video/6yVqX_mRuA4/v-deo.html - ele complementa bem esse da distância hiperfocal.
@@ArmandoVernagliaJunior farei sim....obrigado!
Queremos vídeo sobre os assuntos relacionados nesse filme 😂😂😂🥰🥰🥰
Haha Tem link na descrição, bora ler que acho que não farei vídeo no tema não. :D
Excelente professor. Ensina a teoria acompanhada de sua compreensão prática. Obrigado. Aprendemos sempre.
Didático e tecnicamente irretocável, como de costume!
Obrigado. :)
Agora com o CD do Van Halen alí na prateleira ficou tudo perfeito! 😀 Parabéns pelo canal!
Gravei esse vídeo pouco tempo depois da morte do Eddie Van Halen, gênio da guitarra, e assim deixei uma pequena homenagem ali. :) Repare que na prateleira abaixo tem uma homenagem ao André Matos. :)
Armando, seu comentário sobre ser masoquista surtiu efeito contrário. Acabei ficando ainda mais interessado no assunto. Kkk. O formato novo, mais detalhado, ficou muito bom. Acho que compensa muito bem a ansiedade a mais causada pela redução na frequência dos vídeos. Meus parabéns pelo conteúdo sempre excelente, e por conseguir trazer tanto conteúdo de qualidade para nós.
Obrigado. O vídeo sobre a parte física vou deixar para professores de física mesmo, mas deixei links na descrição para quem quiser se aventurar em boas leituras. Sobre o formato e nível de detalhamento, toda a playlist Prá Lá do Básico, bem como a Fotofilosofando, seguem esse princípio, só quero que fique mais frequente esse formato em detrimento de vídeos menos detalhados. :)
Simplificação extrema. Quero ver tudo circle of confusion e etc.. haha. Zoeira Vernaglia. Acho que bebemos da mesma fonte otimo vídeo como sempre
Obrigado. :) O vídeo sobre física deixarei para os professores de física, mas deixei alguns links na descrição do vídeo para quem quiser se iniciar em assuntos como círculo de confusão e disco de airy, acho que não trarei esses temas pro youtube pois a tendência é de uma visualização muito baixa, inversamente proporcional ao trabalho que daria fazer o vídeo.
Meu, seu canal é absurdamente perfeito, é técnico, didático, maravilhoso, eu trabalho especificamente com vídeo, mas eu assisto tudo, eu sei que se você é um bom fotógrafo, já é muito caminho andado pra ser um bom diretor de fotografia, então, eu te agradeço muito pelo conteúdo técnico, não penso 2 vezes em correr no Armando pra saber de tudo, você é magnífico. Aahh e só um detalhe, eu sou completamente apaixonado por física e engenharia também, então pode falar de física sim hahahhaah, pra vasta maioria não será muito legal, mas pra mim, será magnífico. Valeeeuu!!!
Obrigado. Para a parte de vídeo esse conceito é muito importante, por exemplo com steady cam/gimbal é muito mais eficiente e correto trabalhar com foco fixo e distância hiperfocal do que deixar a câmera focalizando com o risco do take ficar com idas e vindas de auto foco, ou em cenas que alguém vai ter movimentos, é melhor prever a profundidade de campo do que ficar pensando em micro movimentos de focalização o tempo todo, então essa técnica é fundamental em vídeo e muito usada em cinema para aliviar um pouco a carga de trabalho dos foquistas.
@@ArmandoVernagliaJunior Caramba é muito verdade mesmo, agora que você falou, eu entendi a aplicação real disso em vídeo, até mais do que na fotografia, sensacional, agora é praticar bastante, valeu mesmo, grande abraço!!!!
Vídeo sensacional! Muito obrigada pelos ensinamentos riquíssimos!
Obrigado. :)
Conteúdo sempre de primeira. Parabéns!!
Muito obrigado. :)
Camisa do Bates Motel do Psicose, eu tenho essa camisa tbm, uma das minhas favoritas
Referência cinematográfica. :)
Esse vídeo vi duas vezes e fiquei meio que boiando a respeito dessa técnica de focagem, faz um vídeo explicando na prática iria ajudar eu e muita eu acho. Bom vídeo abraços!!!
excelente conteúdo
Muito Obrigado. :)
Excelente vídeo. Já tinha visto outros falando sobre essa distância, mas nenhum nunca falou dessa técnica do 1/3, que deixa nossa fotografia mais prática.
Obrigado. :) 1/3 da distância é, em termos práticos, que a maioria usa em campo, no dia a dia, galera de jornalismo, esportes, foto de rua etc vai mais nessa técnica.
Física? Quero!
Parabéns por mais um vídeo com muito conhecimento técnico, há tempos estava esperando esse vídeo rs.
Obrigado. :)
Aula de mestre como sempre!! Gratidão
Obrigado. :)
Brigadão Vegnalia! faz tempo que tive essa dúvida. E a propósito, já vai pra 3 anos e vc ainda tá na promessa de fazer um vídeo esmiuçando o assunto sobre círculo de confusão e agora tem mais esse disco de Airy. Fica fazendo um monte de vídeo de Review de câmera, só falta começar seus vídeos dizendo: "FALA INTERNEEET!" kkkk
Vai mano, tua didática é maravilhosa, vc precisa (ou melhor, nós precisamos) desse vídeo na playlist "Pra lá do básico".
Abração!
Dá uma chegada no vídeo de profundidade de campo, ua-cam.com/video/6yVqX_mRuA4/v-deo.html , falei de novo de círculo de confusão e de novo não expliquei em detalhes, tô deixando pros youtubers formados em física mesmo. 😂 E assim, eu sei o que é e acho que sei explicar isso, mas vai que eu falo alguma besteira do ponto de vista científico... então estou me concentrando na parte fotográfica das explicações.
@@ArmandoVernagliaJunior kkkkk boto fé. e a propósito, acabei de começar a assistir seu vídeo sobre "Brackting de exposições" e mano, que visual massa! tá outro nível! sempre quis ver isso nos vídeos do seu canal. Ficou lindão. Parabéns irmão!
Obrigado
😊👍
Parabéns Mestre! Sensacional! Didática impecável! Por mais que seja do conhecimento de muitos fotógrafos, sempre há informações relevantes! Eu uso o mesmo app tb. Parabéns pela qualidade do canal. Forte abraço.
Obrigado. :)
Armando queria sugerir um tema de video que tem me causado problemas na fotografia de arquitetura (espaços internos) é o balanço de branco e o color casting, seja devido ao tipo de iluminacao do local, excesso ou falta de luz, ou mesmo o color casting da própria arquitetura (cor das paredes, dos moveis, etc) Isto tem consumido muito do meu tempo no pos processamento e algumas vezes o resultado ainda nao é satisfatório.
Outro dia dei uma aula particular nesse tema para um aluno dos meus cursos online, não vou fazer um vídeo pois tem muitas coisas específicas (cor do ambiente, cor das luzes, tipo da interferência de cor - se por reflexão, por emissão, por difusão etc.) então não cabe num vídeo, se te interessar, vamos agendar uma consultoria, em 2h de aula resolvemos a questão em detalhes, mas são 2h de aula, não cabe aqui no youtube e se fizer resumido não fica bom pois faltarão pontos importantes. Mas te digo que o ajuste é todo feito na conversão do raw e é rápido de fazer uma vez que seja dominado o jeito de fazer. Se interessar a consultoria manda um email que combinamos. Obrigado.
Explicação completa! Obrigada! 🙏
Brilhante aula. Excelente didática, conhecimento teórico e prático. Parabéns!
Obrigado :)
💥💥💥
25:50 - nossa se eu tivesse sabido disto antes. perdi uma foto bem legal com um cavalo por causa disso. no meu caso por ser APSC tem a tela rotativa, mas nem ela ajudou já que o sol não facilitou minha vida.
Quando estamos no sol e perdemos a condição de ver o visor corretamente, esse tipo de técnica com previsão de profundidade de campo e foco manual, pré focalização, ajudam muito a não perder fotos.
Armando, no exemplo de paisagem se usa prioridade de abertura e iso auto? Grato
Vídeo excelente. Tinha dificuldade de entender a distância hiperfocal. Vou tentar na prática. Sou um entusiasta mas gosto de levar a sério tudo que gosto. Obrigado pelas dicas. Abs
Obrigado. Pratique sim, esse tipo de tema exige várias práticas, várias idas a campo até dominarmos.
Parabéns. Mais um excelente vídeo. Eu adorava essas lentes que você chama de vintage. Acho que, pra grande maioria dos fotógrafos, as informações que vocês passou são mais que suficientes. Melhor, você passou as informações necessárias e suficientes, quem precisar mais pode estudar um pouco de física.
Mais uma vez, parabéns, o desafio dum vídeo técnico sem ser tecnicista foi atingido.
Obrigado. :) As lentes antigas, ou vintage, retrô etc., são interessantes pelo grau de controle que elas disponibilizam para nós, infelizmente recursos como a escala de profundidade de campo estão entrando em desuso, sendo abolidas pela maioria das marcas, o que é uma pena.
Haha. Eu quero saber sobre essa tal confusão
Haha Tem link na descrição, bora ler que acho que não farei vídeo no tema não. :D
Amigo esse botão de foco trezeiro ele fica i despara ao mesmo tempo ou Téo Gui apertar o trazeiro i também apertar o botão frontal juntos
Excelente vídeo, como sempre! 👏🏻👏🏻 Gostei especialmente do thumbnail e das fotos de making of. 😁😅
Obrigado. Você ajudou MUITO nesse vídeo, era para ser um passeio no parque, e quando viu tava lá trabalhando no vídeo. 😁😍😍😍😍😍
@@ArmandoVernagliaJunior ♥️♥️🥰🥰
Vídeo muito bom, como sempre!!!! Eu só senti falta de um toque didático sobre o fator de corte para câmeras apsc no aplicativo/calculadora. Em todo caso, o sentimento a cada vídeo deste canal é de gratidão por sua enorme generosidade em compartilha conhecimento, Armando! Abraços!!!!!! E, novamente, parabéns!!!!!!
Obrigado. No caso de aps-c é só cada um preencher os dados de acordo, a lógica é a mesma, a calculadora já faz as compensações necessárias pelo fator de corte. :) O vídeo ficou longo da forma como fiz então se eu incluísse mais informações ele ficava longo demais, mas fico feliz que tenha gostado.
Muito bem aprofundado o seu vídeo, Armando. Eu tenho uma relação de amor e ódio com distância hiperfocal. Acho um tanto quanto abstrato, mesmo que haja cálculos matemáticos de precisão. Em fotografia de paisagem, principalmente usando uma lente grande angular, dificilmente eu encontro dificuldade em ter foco "pin sharp" em toda a cena. Exceto quando eu preciso chegar muito próximo do primeiro plano, o que muitas vezes, acaba exigindo um focus stacking. Mas no geral - no meu caso específico - eu tenho bons resultados focando no infinito. Porém, à medida em que você precisa usar lentes mais longas, a questão do foco pode se tornar um problema, e minha atenção tende a dobrar em casos assim. Parabéns por mais um vídeo muito esclarecedor.
Com grande angular, salvo com primeiro plano muito perto, realmente não tem muito problema, eu não tenho costume de focar sempre no infinito, mas na maioria aponto no meio da paisagem e pronto, mas tenho o costume de clicar rente ao chão e nessas o primeiro plano chega bem perto, aí tenho que ir com mais calma, calcular, vez ou outra faço stack também, mas é raro pois não gosto de correr o risco de ter que ficar corrigindo pequenas falhas na montagem (especialmente com vento, nuvens e vegetação que se movem entre os vários clicks etc).
No Magic Lantern tem esse círculo de confusão... se não me engano na opções de foco, tem como selecionar entre 17 ou 19 microns, mas até hoje não sei o que isso muda.
Olá, Armando.
Gostei de ver o cd do Van Halen.
O Ed Van Halen com certeza vai fazer muita falta no mundo da música.
E tem o CD do Shaman também, André Matos, e tem livro do Kubrick e camiseta do Hitchcock... várias referências aos mestres neste vídeo. :) EVH foi, junto com Hendrix, um dos maiores influenciadores da guitarra, legiões de gente o imitam, um gênio, e uma perda lastimável, mas deixou imensa obra, nos resta ouvir e admirar.
Um assunto sobre o qual eu já havia lido, mas que, com a didática aplicada neste vídeo, ficou muito melhor de aprender/fixar na memória! Parabéns! A propósito, vi que você utilizou uma lente FD na EOS RP. O adaptador utilizado possui lente de correção? Qual o modelo? Gostaria de utilizar uma lente dessas na minha DSLR...
O adaptador explico neste vídeo aqui, é um modelo da K&F - ua-cam.com/video/38CyvbEPFQ4/v-deo.html - em DSLR a coisa complica pois o flange focal da DSLR é quase o mesmo das SLR antigas e muitas vezes isso exige adaptadores com óptica, que por sua vez avacalham com as qualidades da lente, eu só recomendo usar lente antiga em mirrorless exatamente por poder usar lentes sem alterações de sua característica, são adaptadores do tipo tubo oco, sem óptica, assim o caráter da lente fica preservado.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado!!
Minhas Zeiss Batis têm o DoF no LCD da lente. dá pra ler até no escuro
As lentes com LCD são excelentes nesse sentido, especialmente para conseguir focar em paisagens noturnas.
Tema importante para mim. Ótima explicação das técnicas nesse seu vídeo, Armando, parabéns. Sempre utilizei o método "grosseiro", que eu chamo de "expedito", mas, hoje, com a disponibilidade dos aplicativos , fica fácil e preciso lidar com a distância hiperfocal, bem útil para quando eu fotografo paisagem numa cena bem planejada. No mais, tenho interesse de conhecer a explicação física (voto a favor de um vídeo específico). Por último uma sugestão: se o ato de publicar dois vídeos por semana se tornou impossível, que tal publicar um vídeo por semana mais um vídeo extra a cada mês... seria possível..? Um abraço. JQ.
O vídeo sobre a parte física vou deixar para professores de física mesmo, mas deixei links na descrição para quem quiser se aventurar em boas leituras. Sobre o vídeo extra, vai depender da agenda mesmo, é possível, mas não tenho como ter certeza no momento.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado por indicar as leituras.
Olá boa dia, tbm adoro física sou geólogo/geofísico e vou ler no link, como geólogo curto muito fotos de paisagem e essa técnica de hiper foco me interessa muito. abraço!
Obrigado. :)
Excelente o vídeo. Obrigado.
Será que vc poderia, para as ótimas fotos que usou para exemplificar, informar o ISO e o tempo de exposicão. Agradecido
Obrigado. :) Não informei as demais regulagens pois o importante neste vídeo, que influencia mesmo é abertura, o resto depende da luz de cada local então tem regulagens das mais variadas.
Meus parabéns! Vídeo sensacional, aprendi para que servem as marcações em lentes antigas hehe, gostaria de fazer um pedido, gostaria de um vídeo sobre panning aprofundado.
Obrigado. :) Sugestão de tema anotada, vou dar uma pensada aqui pois já fiz muitas fotos em panning, pode render um vídeo bacana sim, obrigado.
🤘
E ai lançou o vídeo de física?
E acho que nem vou. Tem bons materiais online sobre círculo de confusão, disco de airy, e outros pontos que lidam com profundidade de campo, e aí tem que colidir isso com tamanho de pixel para medir efeito de difração sobre resolução, quando penso na complexidade disso tudo resolvo que devo deixar pros professores de física mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior Haha vou procurar isso só de curioso, muito obrigado
Como configurar. a câmera de acordo com os dados do aplicativo? Devemos usar a régia que vem na lente para configurar a distância hiperfocal? Obrigada!
Usando focalização manual, numa lente que tenha escala de distâncias, fica bem fácil, mas quando não tem, é por aproximação. Em arquitetura eu conto quantos passos tenho até o ponto de interesse para ter uma distância aproximada, em paisagens é uma aproximação visual, como falei no vídeo, aproximação meio grosseira mas que com algum treino funciona bem. Mas mesmo em paisagens, com a câmera no tripé, você pode contar em passos para ter uma ideia de quantos metros está focalizando.
Nas mirrosrless tem uma regua digital que vai aumentando ou diminuindo de acordo com a abertura, eu me oriento por ali e normalmente da certo.
Nas câmeras que possuem o recurso essa régua é útil sim, ajuda a ter noção do tamanho da profundidade de campo.
Pessoal que usa Leica para fotografia de rua usa isso bastante.
Sim, e toda câmera antiga de foco manual a maioria trabalhava dessa forma, conheci gente que em tempo de filme clicava casamento usando o mesmo princípio, funciona até hoje. Foto de rua faço muito assim ainda hoje.
Isso é uma verdadeira aula,Vernaglia. Vídeo com uma didática excelente. Muito bem explicado. Não é atoa que, além de fotógrafo, você é professor. Parabéns meu caro. Uma observação... Essa estampa na sua camiseta é da cena clássica do filme Piscose?
Obrigado. Sim, a camiseta estampa a casa atrás do hotel no filme Psycho / Psicose.
*psicose
Parabéns pelo vídeo, descobri seu canal no mês de setembro e venho assistindo a vários vídeos, que são excelentes.
Fiquei com uma dúvida sobre este vídeo em relação ao foco: nas fotos exemplos e também nos comentários você cita o foco manual. Para aplicar distância hiper focal, foco manual é recomendação? Pergunto pois no vídeo sobre foco, você recomenda, para quem é míope, como eu, usar foco automático.
Se for pensar, a técnica que usa escala na lente, e a técnica por aplicativo dispensam a gente estar vendo a focalização, pois é um foco feito por cálculo, regulamos a distância na lente e pronto, por isso funciona no foco manual. Já a técnica de aproximação, em 1/3 da distância, essa funciona normalmente com auto foco. Em lentes sem escala de distâncias, e com uso de calculadora, pode usar o auto foco apontando para foco onde focar, seja escolhendo um ponto de foco que esteja no local adequado do enquadramento, seja focando e recompondo, seja usando touch screen na tela lcd etc.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado !!
Bom dia mestre!!.
Uma dúvida!!.
O F11 de uma lente 10-24mm f3.5 tem a mesma nitidez do F11 de uma lente. 24mm 2.8?
Se estamos falando da 10-24 em 24mm, ambas em f/11 terão mesma profundidade de campo, que é diferente de falar mesma nitidez, pois nitidez depende de mais fatores que não só abertura. Nesse vídeo aqui explico mais de profundidade de campo desfoque etc - ua-cam.com/video/eKXF2ztgsqQ/v-deo.html e pode ajudar a entender esses pontos.
Incrível, como atualmente desconhecem a escala de distância focal, algo que aprendi como fundamental quando tirei minhas primeiras fotos. Emburrecimento dos tempos modernos?
Não acho que seja um emburrecimento, existe na verdade uma troca de conhecimentos. Em tempos de filme boa parte dos fotógrafos sabia lidar com a escala de profundidade de campo, mas não tinha que lidar com outras duzentas coisas que tem numa moderna câmera digital de hoje, então hoje temos outras coisas para tentar dominar e alguma coisa vai ficando para trás, nesse caso acho uma pena pois o que vai ficando para trás é importante e prático, mas é assim que acontece com tudo na vida. Eu hoje tenho uma grafia pior pois digito o tempo todo e quase nunca escrevo a mão, motoristas com câmbio automático perdem o jeito com câmbio manual depois de um tempo, e o que dirá usar um guia de ruas em tempos de gps, as coisas vão mudando, faz parte.
Olá Armando, excelente explicação sobre distância hiperfocal. Posso indicar seu vídeo como referência para a consulta dos meus seguidores? Obrigado!
Obrigado. :) Pode divulgar sim, muito obrigado. :)
MAIS UMA EXCELENTE AULA ! PARABÉNS !!! .... UMA DÚVIDA , REFERENTE AO TAMANHO DO SENSOR , COMO AS DA CAMERAS BRIGDE ( AMADORAS ) TIPO UMA CANON SX60 ( SENSOR PEQUENINO ) MESMO EU USANDO EM ABERTURA DO DIAFRAGMA EM F 2.4 NÃO DÁ PROFUNDIDADE DE CAMPO " FICA TUDO EM FOCO ATÉ MESMO FOCA O INFINITO " ( SÓ DESFOCA O FUNDO SI EU ESTIVER MUITO PROXIMO O OBJETO E EM ABERTURA DO DIAFRAGMA EM F 5.6 EM 50MM ) ... PERGUNTA: " SOMENTE SENSORES GRANDES COMO AS DAS CAMERAS APS/C OU FULL FRAME DÁ PROFUNDIDADE DE CAMPO ( DESFOCA O FUNDO ) ??? ... ABRAÇO !!! TMJ !!!
Obrigado. Veja esse vídeo aqui que explico melhor - ua-cam.com/video/eKXF2ztgsqQ/v-deo.html - no seu caso é uma lente muito curta, é menos o tamanho do sensor, e mais a questão do comprimento focal extra curto mesmo, na parte mais aberta em ângulo é uma lente de apenas 3,8mm de comprimento focal, o orifício da abertura é minúsculo mesmo que fosse f/1.0 então dá pouco desfoque mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior ASSISTIR LÁ , ÓTIMO VÍDEO ! ... MAS EU NÃO QUERIA SABER REFERENTE A LENTES ... EU QUERO SABER SOBRE TAMANHOS DE SENSORES , PRINCIPALMENTE EM SENSORES PEQUENINOS OS QUE TEM NAS CÂMERAS BRIGDE ( CÃMERAS AMADORAS ) TIPO A CANON SX60 is OU FUJIFILM SX50 exr .... PQ MESMO EM F 2.8 , F 2.4, F 2.0 . F 1.8. F 1.4 E 1.0 NÃO DESFOCA O FUNDO COM ESTES SENSORES PEQUENO ... ??? ( OBS.: SÓ DESFOCA EU BEM PROXIMO AO OBJETO ) ... TAMANHO DE SENSOR INTERFERE NO DESFOQUE OU NA PROFUNDIDADDE DE CAMPO ??? ... OBRIGADO MAIS UMA VEZ ! BOA NOITE !!!
Pra entender isso você precisa pesquisar sobre um com conceito chamado círculo de confusão. Mas funcionan basicamente assim, pense que o plano focado de uma imagem é formado por pontos de luz, e conforme a imagens vai perdendo o foco esses pontos começam a ganhar diâmetro e se tornam círculos, quando eles ficam muito grandes e a imagem fica desfocada falamos que esses círculos se tornam círculos de confusão. O tamanho de um círculo de confusão varia com o tamanho do sensor da câmera, em câmeras Full frame eles medem mais ou menos 0,03mm, o que acontece é que em sensores muito pequenos eles tem um dimetro ínfimo e menor até que os próprios photosites que capitam a luz do sensor, assim fica mais difícil de perceber o desfoque. É por causa disso que câmeras FF apresentam um maior desfoque que câmeras APS-C. Não sou especialista no assunto e recomendo que você pesquisa um pouco mais pra sanar a dúvida com mais precisão, mas acho que já dá pra entender um pouquinho com essa explicação.
@@pedro.w2131 OLÁ PEDRO, BOA NOITE ! ... MAS ESSA É A MINHA DUVIDA E O QUE EU PERGUNTEI : ' SE TAMANHO DE SENSOR INTERFERE NO DESFOQUE E NA DISTÂNCIA FOCAL ... O PQ EM SENSORES PEQUENINO COMO AS QUE TEM NAS CAMERAS AMADORAS QUE NÃO DESFOCA FACILMENTE EM ABERTURAS GRANDES COMO OS SENSORES MAIORES COMO TEM NAS CAMERAS APS/C E DAS FULL FRAME ... TODOS NOS SABEMOS QUE NOS SMARTPHONES OS SENSORES TAMBÉM SÃO PEQUENININHOS E COM ALTOS MEGAPIXEL , MAS É O SOFTWEAR DO CELULAR QUE IMITA UM DESFOQUE FAKE E NÃO UM DESFOQUE REAL ! ... E NAS CAMERAS AMADORES DE SENSORES PEQUENINHOS NÃO TEM ESTE SOFTWEAR IGUAL AO SMARTPHONES PRA DÁ ESSE EFEITO DE DESFOQUE FAKE ! ... ABRAÇO ! ;)
Muito bom! So uma dúvida, ja baixei diversos apps e nenhum tem a EOS R e nem a 77D, como fazer para escolher a camera?
Não precisa ter exato, pode ser por aproximação. Qualquer câmera aps-c entre 18 e 26mp serve para comparar com a 77D, qualquer full frame entre 20 e 40mp serve para comparar com a R pois a densidade de pixels afeta pouco, perto de nada, no resultado de cálculo de profundidade de campo.
Olá. Gostaria de acessar esse curso.
Todas as informações sobre os meus cursos online estão lá no meu site, dê uma olhada lá que tem tudo explicado vernaglia.com.br/cursosonline.html
A legenda é muito pequena, usa uma fonte maior para a gente conseguir ler. Tem que pausar o vídeo em todas legenda. O restante tá de parabéns!
Obrigado. :) Vou pensar na questão das legendas numa próxima série de gravações.
Tenho uma superzoom Canon Sx50hs. Quais dicas você poderia dar pra eu utilizar melhor?
Domine as técnicas e estude composição, é o melhor que posso dar em dicas, entenda as relações de abertura, tempo e ISO, sua câmera tem limitações de abertura e ISO quando comparada com uma DSLR ou mirrorless de sensor maior, mas fora isso é uma boa câmera, capaz de boas imagens, o fundamental é saber ver a luz, escolher bem horários das fotos, compor com qualidade, essas coisas.
Olá, professor. A distância hiperfocal, pelo que pude perceber, depende muito da abertura utilizada. Tendo isso como princípio, é correto utilizar a mesma regra de "um terço de distância" pra qualquer abertura? Como se faz nesse caso?
A ideia de um terço da distância é uma aproximação, eu prefiro usar a calculadora no app pois aí tenho como prever melhor a questão da abertura, essa regra da aproximação por 1/3 vale bem em f/8, f/11 e com grande angulares, outras lentes e outras aberturas eu não usaria, em aberturas maiores o ponto da distância hiperfocal tende a ir ficando mais longe.
@@ArmandoVernagliaJunior Excelente. Muito obrigado!