Vernaglia, você é um professor excelente. Já lhe disse uma vez e vou repetir, sua didática e oratória ao lecionar são muito eficientes e eficazes. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
Vim através do Ronaldo (35mm) e sou eternamente grato por essa indicação, pq esse seu canal é MUITO bom! Sua didática é excelente! Estou começando na fotografia e já comecei a assistir vários vídeos seus. Muito obrigado por compartilhar conhecimento! 👏🏽👏🏽👏🏽😁🙏🏽
Olá Vernaglia, parabéns pelo vídeo! Assisti a vários que explicam sobre o balanço de branco, mas este foi o melhor! Didática excelente e exemplos que tornam fácil o entendimento (agora eu consegui entender o balanço de branco rs...). Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!🙌🙏
Olá, entendi toda sua explicação, mas o que eu sempre fico na dúvida é, na escala de kelvin diz que o menor número esta quente, e maior número esta frio , correto? Minha dúvida é por que raios nas câmeras quando se coloca o maior número Kelvin ela esquenta a foto, e menor número esfria... Pois ta inverso da escala geral de keilvin...?
Sensacional, professor Vernaglia. Eu havia acabado de assistir o vídeo sobre balanço de branco de um outro youtuber famoso em vender cursos e não chegou aos pés da sua maestria. Obrigado!
Os vídeos são ótimos! Eu não perco uma nova inserção sua no youtube desde que descobri este canal ... Você realmente traz conhecimento. Obrigado pelas contribuições ímpares, caro Armando!
@@ArmandoVernagliaJunior Nem precisa agradecer!!! Um exemplo de como aprendo com seus vídeos é este. Estava vendo ontem de noite as especificações da nova 90D. São 32 megapixels num sensor APS-C. Logo me lembrei do que falou no penúltimo vídeo sobre a A7R IV: muitos pixels juntos, problemas de difração da luz, necessidade lentes melhores, de técnica apurada. Assistir seus vídeos me ajuda a perceber com mais clareza o universo da fotografia e saber o que procurar neste meu hobby de principiante. É bom ter uma opinião técnica e ponderada. Para quem quer aprender, seus vídeos são verdadeiros mapas do conhecimento fotográfico. Portanto, o meu reconhecimento publico pelo seu excelente trabalho é o mínimo que posso fazer. É isso: só transmitindo a minha gratidão e reconhecimento, mestre Vernaglia!
Parabéns, uma excelente aula, muito explicativa e de fácil entendimento. Vernaglia como sempre, demonstrando que ser fotógrafo não é apenas ter uma câmera e sair tirando fotos.
Minha nossa, que vídeo esclarecedor, pode até ser ingenuidade minha mas eu nunca li ou vi nenhum vídeo nem nada parecido, nada tão claro e direto sobre o WB, tinha por intuição que era mais relacionado a luz do que a predominância de cor da cena, mas agora ta mais que claro! You blow my mind!
Não deixa de estar certo quando você fala que era relacionado à luz, por que é, mas é a cor da luz e essa cor "tinge" a cena, e tem os casos em que a cor da cena é interpretada pela câmera como luz, afinal é o reflexo da luz indo para ela. :)
Fantástica aula, Vernaglia. Realmente, sua didática é excelente. Eu não entendia muito bem o que realmente era o balanço de branco mas depois dessa sua magnífica exposição, acredito que entendi perfeitamente e, agora, preciso sedimentar esses conceitos mentalizando e refletindo sobre a teoria ministrada. Também, quero entender melhor a fotometria com o uso do fotômetro manual (Photometer). Vc tem algum curso online sobre esse tema, ou então poderia indicar-me alguma literatura (livros) sobre fotometria com fotômetro de mão ? Grato pelas aulas técnica
Obrigado. Sobre fotometria, tenho aqui no canal dois vídeos sobre o tema (um com 5 dicas de fotometria e outro sobre exposição para a direita com o histograma), não defendo o uso de fotômetro de mão fora do estúdio ou ambientes análogos ao estúdio (quando usamos flashes de estúdio em externas), ele é unicamente para esses ambientes, fora o uso de flashes de estúdio, existem outras ferramentas melhores que o fotômetro de mão e por isso não coloquei muito conteúdo sobre ele no canal, meu curso de fotometria presencial aborda um pouco dele, mas concentra mesmo no fotômetro da câmera que é o que usamos em qualquer coisa que não seja com flash de estúdio.
Parabéns Vernaglia, seu canal é imperdível! Pra mim, o melhor canal de fotografia do UA-cam. Moro em Salvador. Espero que, em breve, vc venha aqui para um curso presencial. Já fiz vários cursos de composição, não perco exposições de fotografia/arte visual em geral e gosto de história da arte. Certamente seu curso de composição é excelente.
Olá meu caro Professor Vernáglia! Esse vídeo está bem, bem pra lá do básico e muito preciso, com uma didática e estruturação do assunto excelentes e ainda o bônus da ilustração da Cris! Eu pude reforçar alguns conceitos e entender outros. Sempre muito grato pela sua gentileza e generosidade em compartilhar seus conhecimentos! Um grande abraço! Ps.: Mais de 39.000 Inscritos! Em breve 40.000, e subindo! Isso é muito bom! Parabéns!
Tenho um carinho por essa playlist, são vídeos que dão trabalho por que o roteiro tem que ficar certinho, a didática tem que ser caprichada, mas que ficam umas aulas legais, ficam sim. :D
Fugia também do balanço de branco porque não entendia ele e deixava setado sempre em 5200, vou modificar a cada vez que for a um evento, e vou adquirir o cartão cinza 18% que também ajuda.
Cartão cinza ajuda, mas para balanço de branco qualquer papel branco serve, o cartão vai ajudar no balanço de branco e na fotometria, mas se a razão for só balanço, papel comum branco resolve.
@@ArmandoVernagliaJunior Vou levar um papel chamex no bolso para fazer isso, obrigado pela dica. Usei para basear o branco em um detalhe da beca de formatura de um evento que participei. Uma dúvida cruel: qual a temperatura de cor das telas dos celulares, estou tentando achar um denominador comum, os clientes que recebem via celular acham diferente a foto, exceto usuarios de iphone.
Mais um show de aula... Brilhante sua explicação... o que mostra que mesmo quando "achamos" saber sobre certo assunto, assistindo a suas explicações sempre aparece algo novo ou um ponto de vista diferente enriquecendo o assunto. Ah! se me permite, gostaria de sugerir um assunto para que se possível você abordasse em algum novo vídeo. Deixe-me explicar um problema que estou enfrentando e a sugestão de novo vídeo seria algo sugestivo para não só sanar meu problema mas explicar todo o assunto envolvido. Bom, tenho uma impressora epson L1800 já a alguns meses... e por mais que eu tenha tentado não consigo imprimir FIELMENTE o que vejo no photoshop... Algumas das tentativas incluiram mudar o perfil de cor para vários tipos diferentes incluindo alguns dos já incluidos no photoshop relacionados com a própria impressora (normalmente uso para tratamento o PROPHOTO), também tentei tratar no prophoto e salvar no final para o mais próximo da impressora, tentei alterar na opção configuração de prova... De qualquer forma, parabéns por mais um excelente vídeo...
Obrigado. Sobre sua sugestão, o que complica é que ela envolve variáveis demais. Vai da calibração de cor do monitor, o espaço de cor usado no software de tratamento, o perfil de cor atrelado ao arquivo, as tintas usadas na impressora, o papel usado, e as condições de luz para observação tanto da tela como do papel impresso... obter fidelidade de cor de ponta a ponta nesse processo é realmente complexo e exige um gerenciamento de cor e de processos muito dedicado, e como é bem específico e longo, fica impossível colocar num vídeo. Mas os passos a verificar são esses que citei, e posso dizer uma coisa, 100% igual nunca será, pois um é mídia emissora de luz, outra é reflexiva, papel e tela jamais ficam iguais, no máximo ficam parecidos.
Fiz o teste batendo o branco com uma Canon PowerShot A2300, faz uma diferença danada no tom da pele, hahaha... Estou no trabalho com macacão laranja. Obrigado tio Vernaglia!
Explicações esclarecedoras... Se eu estiver numa praia no amanhecer ou entardecer qual seria o o melhor BB... o automático ou luz do dia... Forte abraço!!!
Não existe melhor, existe o depende do que você quer. :) Se está clicando em RAW e quer ver na câmera algo mais fiel ao que você vê na hora, e que vai fazer ajustes na pós, deixa em luz do dia. Se quiser zerar completamente tendências de cor, faz o procedimento de bater branco. Se não quer se preocupar com nada e é apenas um click rápido, deixa no automático... mas não é melhor/pior, depende.
Olá A. Vernaglia Jr, Obrigado pela aula sobre esse assunto... Estou aguardando para assistir a sua análise sobre a nova Canon 90D lançada recentemente. 📸😎👍
Graus Kelvin usa quando a unidade de medida é a temperatura quanto a sensação térmica. E sem os graus qdo a temperatura é relacionada apenas aquela da cor da luz. Assim aprendi. Rsrs...Mas isso pouco importa. O que importa são os conteúdos top do Vernaglia.
Domingo irei gravar um clipe em uma boate, com luzes coloridas e um ambiente escuro. Estou com muita dúvida de como regular o balanço de branco, já que nunca gravei com luzes coloridas, instáveis e em um ambiente escuro. Como posso bater o branco, nesse caso? Por exemplo, bato o branco de acordo com cada luz?
Olá! Qual dica que você daria para a gravação em vídeo de shows em teatro, com relação a configuração do balanço de branco da câmera, em shows que a variação de intensidade da iluminação e a variação das cores das luzes, é muito grande? Aos 16'30'' do seu vídeo, você diz em posicionar o balanço fixo para luz do dia. Seria isso mesmo? Parabéns pelo canal.
Parabéns por trazer todo o conceito de forma muito esclarecedora... Mas para quem fotgrafa em raw o balanço de branco vai interferir apenas no visor da camera? Obrigado!!
Sei que o vídeo é um pouco antigo, mas sempre vejo e revejo suas aulas. Tenho uma dúvida que me acompanha a mais de 15 anos e até hoje não conseguiram em esclarecer. Eu fotografo alguns casais ao ar livre a algum tempo. Em todas as sessões que faço tento usar muito pouco a luz auxiliar do flash. Muitos ne condenam. Mas o que me incomoda é que sempre percebo que essa luz está sendo usada. Queria quando necessário usa lá não ficar tão evidente. Quando uso, as pessoas ficam com um tom azul, tipo luz artificial. Nunca gostei dessa característica. Por isso hoje tenho ao máximo usar apenas luz natural. Embora algumas vezes é necessário um flash pra depois no pós produção não ficar tão refém do alcance dinâmico.
Bom dia Vernaglia, no caso de eventos na pista de dança em casamentos e 15 anos batendo o branco com um guardanapo branco é o procedimento correto? Obrigado pela aula
É uma ideia, pode funcionar, mas veja, as luzes na pista mudam, variam, trocam de cor, é como luz de show, nesse caso eu prefiro simplesmente setar para luz do dia, aí luz vermelha deixa vermelho, luz azul deixa azul e pronto, isso não é algo que se deva corrigir em meu entender, afinal a luz tinha essa cor.
Pôr do sol, para aumentar o laranja, use balanço de branco para luz do dia, para reduzir o laranja, use balanço de branco de incandescente/tungstênio, o princípio segue o mencionado no vídeo. O automático tende a tirar saturação do laranja como se fosse uma luz de tungstênio.
Olá Vernaglia, como sempre impressionando na qualidade das explicações, didática incrível!!! Uma dúvida: "bater o branco" com a folha branca que você citou é a mesma coisa que fotografar e informar com o cinza 18%??
Bater o branco, ou fazer o wb customizado na câmera é um jeito de fazer na câmera aquilo que fazemos em software, que é indicar um cinza médio para o software fazer o balanço de branco, mesmas coisas, só que uma na câmera e outra no software.
@@ArmandoVernagliaJunior massa, então posso fazer o balanço customizado, tanto com a fotografia de uma pagina em branco quanto de um cartão cinza? isso? vai dar na mesma?
Excelente tema Armando! Estou precisando entender porque minha RP fez fotos com WB automático, em ambiente com paredes brancas e pessoas vestidas de branco, em tom muito amarelado. Até agora não entendí! Considerando em JPEG
@@ArmandoVernagliaJunior Que bacana, por favor, transmita meus parabéns... achei muito interessante a premiação em forma deste selo, dei uma caçada na internet e vi que o premio foi de 2008 e verdadeiramente foi um belíssimo selo. Deu até vontade de achar meu antigo album, mas tira-lo da casa da minha mãe envolverá uma negociação muito complicada hehehhe, novamente, parabéns à Cris.
Muito bom seu vídeo, quando vou fotografar pequenos objetos em macro com fundo branco quando olho na câmera parece que está perfeito porém quando jogo no Photoshop para editar o fundo está tão cinza que fica difícil deixá-lo branco, alguma dica amenizar isso na configuração da câmera?
Aí é questão de fotometria e iluminação, não de balanço de branco. Na câmera é questão de fotometria, mas mais provavelmente é questão de iluminação do fundo mesmo.
Só pra variar, mais um excelente vídeo do Mestre Vernaglia que assisto :) Se me permite, gostaria de tirar algumas dúvidas. Sou 100% amador, fotografo desde o início dos anos 90 com câmeras simples, de filme, e desde 2008 com digitais. As pessoas costumam gostar das minhas fotos, mesmo assim, resolvi me aprofundar gradualmente nos últimos 6 anos. Minha primeira dúvida é: o que separa uma fotografia "snapshot" de uma amadora-avançada? Como reconhecê-las? Meu objetivo é fazer fotos do dia-a-dia com o máximo de qualidade artística possível, porém, de forma prática e objetiva (com isso quero dizer JPG direto da câmera). Ainda estou "apanhando" com essa questão do WB e color shift, em fazer um ajuste mediano que fique bom em diversas situações. Falta de equipamento creio não ser o problema, o museu que tenho aqui "dá pro gasto": Canon 6D, Sony NEX-5T e Nikon D90, com diversas lentes tops como da série L, por exemplo. Então, pergunto se é possível sair do AWB/color shift e fazer seleções rápidas e práticas para viabilizar essa ideia de "pré-processamento" na câmera, bem como ajustar corretamente o Picture Style (nitidez-contraste-saturação) manualmente. Desculpa o textão! ;)
Vernaglia tenho uma dúvida, vejo muita gente falando para usar o cartão cinza 18% para bater o branco, isso funciona? Estou perguntando porque não tenho um cartão cinza 18% de verdade para poder testar.
@@ArmandoVernagliaJunior valeu Vernaglia, eu uso um papel branco mesmo, atualmente estou testando um jeito que ví por aí de colocar uma folha de papel vegetal na frente da lente e apontar para a cena, tem funcionado bem tb. Obrigado pela resposta.
Fotógrafo meus eventos, casamentos, em somente um kelvin (5 ou 6 mil), para poder ajustar por bloco no lightroon os raw, tem alguns forma mais correta que facilite o trabalho sem se preocupar com o wb ? Esse vídeo e fera demais professor @vernaglia
Como dito no vídeo, deixar em kelvin ignora a escala de verde a magenta, e se no ambiente tiver luz fluorescente, terá sobra de verde nas imagens, por isso prefiro o balanço de branco customizado (bater branco) como dito no vídeo. Se tem a mesma luz num ambiente, uma vez feito, o lote de imagens desse ambiente tem todo o mesmo wb.
Como o Vernaglia falou, se você fotografa em RAW, basta ter alguma foto de uma referência em branco, e usar isso pra tudo. Só que isso vai valer só pra aquele ambiente. Tendo que reajustar a cada mudança de luz / cena.
Armando, quando você fala do Balanço de branco para luz do dia para usar em shows, você fala isso pensando no arquivo JPEG na hora de editar ou para o RAW, entendi que o RAW não carrega um balaço de branco fixo, pois consigo regular ele na edição, se eu colocar luz do dia e fotografar em RAW vai influenciar na hora de abrir o arquivo no editor? Tem um ponto a se considerar em balanço de branco, velocidade de exposição e grandes abertura misturado com o uso do flash, as cores do ambiente podem influenciar de na luz do flash nesse caso quando tem duas ou mais fontes de luz no ambiente. Otimo vídeo.
No programa de conversão do raw você sempre tem a opção "como foto" ou "como fotografado" para o balanço de branco, pois o programa lê a regulagem colocada na câmera, assim evita de ficar fazendo ajuste foto a foto, algo que ocorreria caso estivesse no automático, ou teria que fazer um lote e aplicar luz do dia, deixando em luz do dia além de eu não precisar fazer isso vejo no monitor da câmera as fotos do jeito que quero ver, isso evita uma perda de tempo de ficar pensando no que acontece com as cores durante as fotos.
Olá vernaglia, fugindo do tópico, é que eu tive um nevaneio ,que gerou duas dúvidas,e são de coisas distintas mas que +-se intercalam,que não existem,...mas como isso tem a ver com fotografia,e mais precisamente na parte de peças e acessórios, e como você possui uma gigantesca parte técnica sobre esse mundo,e sabe inúmeras coisas sobre parte teórica, prática e do porque ,de como funciona , então lá vai: Porque a lente ,na parte de captação ,é redonda sendo que as fotografias são mais de 90% quadradas e redondas?e isso é para foto,(pegando esse gancho:por que as lentes para filmagens ,na parte frontal, que faz a captação das imagens é redonda, sendo que as televisões tem a parte que mostra as imagens ,quadradas?) Outra:por que as câmeras fotográficas não são parecidas em hardware,com os computadores, não a parte que a câmera faz o jpg e etc...mas na parte interna,pois na externa,por ex:fugi,Go pro, que possuem mais acessórios por exemplo:caixas, punhos,flash, estabilizador,mas a Canon,com grip..., não nessa parte também,mas igual ao Pc, assim:o Pc possue o gabinete,de diversos tipos,e lá dentro você pode colocar processador, memória, ventoinha,fonte,eslote para cartão,e etc...e pôr que não existe algum fabricante que faça isso,por isso iria resolver pelo menos duas coisas,uma seria para o fotógrafo amador ao profissional,pois aí o que iria começar na fotografia,pegaria os equipamentos mais baratos,e a medida que tenha mais dinheiro e ou experiência, que vá melhorando sua câmera,mais é essa a outra ,seria uma ramificação/variação dessa benfeitoria, que é: é comentado e abrange a muita gente,o fato da insatisfação de uma parte de qualidades das câmeras,pois os fabricantes impõe as características,e os consumidores têm que se adaptar ao que é oferecido,sendo ,por exemplo,a câmera possue 10 características,e o consumidor tem a média de escolha entre 5 a 6,sendo que o resto,fica inutilizada,e se a gente podesse escolher, os componentes internos das câmeras, seria bem interessante... PS:ia esquecendo,sobre as lentes,bem que poderia existir uma lente com parte frontal retangular para fazer foto panorâmica... Estou curioso com a resposta, acho que vou enviar para 3 UA-camrs e ver o que sai, abraços 😁
PS:eu não li antes de enviar,e este é um rascunho,e tem coisas para acertar,tipo ...90% quadrada e ("retangular",e eu escrevi redonda) Todas câmeras possuem acessórios ,e eu escrevi depois Canon separada das outras no exemplo, desculpa pelo erro,está é uma mensagem +-inteira +-resumo,👍
Parabéns Vernaglia! Mais uma vez um show de conhecimento! Excelente aula! Tenho uma dúvida: Para quem faz eventos sociais, se escolhermos uma temperatura de cor adequada para a cena nos presets predefinidos na câmera, uma vez que mudamos muitas vezes de ambiente onde a situação de luz é outra e tudo é muito dinâmico não nos permitindo termos tempo suficiente para configurarmos novamente a temperatura de cor, tendo assim, que corrigirmos na pós, então, tanto faz se escolhermos um preset de cor ou se deixarmos no automático ?
Vernaglia, bom dia! quero fazer uma pergunta que não tem a ver com o vídeo (e nenhum outro seu) eu estou começando a filmar casamentos e queria saber em qual altura devo deixar a câmera para filmar as crianças que entram como pajens, que carregam placas ou as alianças por que pergunto: costumo colocar a camera ali na altura do rosto/queixo das pessoas adultas, queria saber se o correto era baixar para deixar na altura das crianças ou simplesmente filmar da msma altura? obg pela atencao
Depende da estética que você busca, não tem certo/errado, depende. Pessoalmente, fosse eu gravando, eu iria preferir baixar a câmera na altura das crianças, mas é só um gosto/preferência e não uma regra.
Armando Vernaglia Jr obrigado! eu baixo, mas vejo que outros profissionais locais não fazem isso. agradeço pela humildade de compartilhar seu conhecinento
14.09 minutos,e desde que você falou que a temperatura de cor baixa é amarela e temperatura de cor alta é azul,mas na minha t4i,se eu abaixar os kelvins, a temperatura fica azul e se eu aumentar fica amarelo,e nesta hora eu me pergunto.o que eu estou fazendo de errado,será hardware da câmera ou software da minha cachola?!?!
Belo vídeo Armando. Pergunta; SE EU QUISER QUE A ILUMINAÇÃO DO SOL AO MEIO (DIA 5500K ) FIQUE MAIS AMARELADO EM MINHAS FOTOS, BASTA REGULAR MINHA CAMERA EM POR EXEMPLO 7000K? OBRIGADO.
Legal...sim, o certo é "só" Kelvin...e isto me lembrou um vídeo que estava vendo esses dias...um UA-camr "fotografo" estava dizendo que trocou a EOS RP, que era uma boa câmera pela R, porque, nas palavras dele...não gostou do Kelvin dela...🤔...cada uma que a gente "aprende"...
Outra forma para bater branco pode ser no cartão cinza 18? Outra dúvida, a melhor opção para um pós processamento melhor deixar em luz do dia e arrumar na pós ?
Pode bater branco no cartão cinza sim, sem problemas. Sobre pós, tudo depende do fluxo de trabalho de cada um, das exigências do trabalho, da variação de luzes de um ambiente, não tem uma resposta só, depende...
Em 2014 vi uma palestra sua em Sao Caetano. ABC Click se nao me engano. Fazia um tempo que jao via os videos do seu canal, mas sempre recomendo para colegas e amigos. A sua ditatica é a melhor, nao tem frescura de blogueiros, é direto ao assunto de forma técnica. Continue assim, vc é foda pra caralho
Eu tenho um vídeo antigo sobre lentes do kit, o que falei ali vale para a 18-55 da Canon, são todas parecidas as lentes do kit, nenhuma é ótima, nenhuma é ruim, não se pode dizer que sejam ferramentas ideais mas para estudo e desenvolvimento de técnica são mais que adequadas e suficientes. Tenho fotos no meu insta feitas com T6i e lente 18-55 por exemplo, de quando fiz o review da T6i.
É, as vezes eu uso o auto/raw e mesmo assim é comum ter uns probleminhas que fazem a edição demorar mais do que devia. Vou passar calibrar manual. Essseeee curso, quero! XD
Sobre RAW, eu geralmente clico com ele ajustado por isso, na hora de abrir o conversor de raw pode ler a regulagem e aí o ponto de partida da foto já vem melhor definido.
Checklist: - Dar like - OK - Assistir vídeo - Em andamento Atualizando checklist: - Assistir vídeo - OK - Elogiar conteúdo genial: OK Parabéns como sempre pelo conteúdo, Vernaglia. Entendi muito melhor a questão do bater branco (fora toda a questão do balanço em si, que foi o primeiro vídeo que vi alguém falando das outras cores que não estão na escala Kelvin) do que com todos os vídeos que vi sobre o assunto até hoje... kkk
Excelente aula. Mas fiquei com uma dúvida, muita gente fala por si para usar uma superfície cinza neutro 18% pra bater o branco. Isso é baseado em que? Ou é mais um dos muitos mitos da fotografia? Grato e sucesso sempre!
Não está disponível para download, é um trabalho da Cris que foi feito sob encomenda para meu livro e que agora utilizo aqui no vídeo, mas não está disponível para outros usos.
Assunto interessante. Temperatura de cor x Cor quente, Cor fria. Muita gente se perde nesses conceitos. E sim Armando, você aprendeu certo sobre Kelvin. É temperatura absoluta, sem graus.
Só lembrando que cinza médio é questão de fotometria, no AWB ela está tentando zerar tendências de cor, o que não significa cinza médio, fotometria é uma coisa, balanço de branco é outra.
No meu casamento, contratei um certo fotógrafo famoso e foi um problema gigante porque a cerimônia foi num jardim onde havia um telhado VERDE e simplesmente o vídeo ficou medonho porque ficou simplesmente tudo verde e não deu pra salvar NADA.
Que pena, é incrível que um profissional da área não tenha conseguido contornar uma tendência de cor de um ambiente, sendo que isso é relativamente simples de ajustar em qualquer boa câmera, uma pena.
Já apareci no vídeo com vários líquidos. :D Nunca nada com álcool que é capaz do UA-cam restringir o vídeo em alguma faixa etária, então é água, suco, café etc. :D
Não confundi não. Azul é alta temperatura, 7000, 8000, dia nublado é azul, e é 7000 kelvin a câmera irá amarelar para contrabalançar, vermelho é frio em kelvin, 3000 kelvin é laranja, a câmera irá azular para contrabalançar... a câmera trabalha no oposto da escala kelvin para equilibrar a cor, nas a escala, 2000, 3000, são vermelhos, laranjas, 7000, 8000 são azuis e púrpuras.
@@ArmandoVernagliaJunior Eu entendi o que quis dizer no vídeo, só comentei sobre essa parte da evolução, justamente por existir o debate sobre "De onde viemos" "Evolução ou religião".
Na real não deveria existir debate, um é fato científico completamente documentado, o outro não. E isso independe de uma pessoa ter religião, mas daí a aceitar tudo que está em textos que tem muitos séculos de existência a coisa complica, nós descobrimos muita coisa dos tempos antigos para cá e isso nos permite um entendimento que nem era possível nos tempos nos quais as principais religiões brotaram.
@@ArmandoVernagliaJunior Oxi agora virou discussão religiosa? Melhor continuar só na fotografia mesmo, crenças e religiões são coisas muito particulares, e as pessoas chegam ao seu vídeo por interesse no conteúdo fotográfico. O que você acredita ou deixa de acreditar é de problema inteiramente seu, argumentar sobre o que acredita em relação a como o homem surgiu, irá te distanciar de quem veio entender sobre o conteúdo do titulo, e te falo isso mesmo sendo um cara sem religião. No meu primeiro comentário eu apenas quis fazer uma brincadeira citando um momento engraçado do vídeo, mas não gostei do rumo que você levou a conversa, enfim, encerro aqui esse assunto, sucesso em seus conteúdos fotográficos, neles sim tu manja, e é por eles que as pessoas chegam ao seu canal.
Não virou discussão religiosa em nenhum momento. Tenho profundo respeito por inúmeras religiões, só existe o rock, estilo musical que mais aprecio e vivo falando aqui no canal, pela influência do batuque das religiões africanas, existe a globalização hoje em grande parte pela imensa troca comercial ocorrida entre a jihad islâmica e as cruzadas cristãs na idade média, o mecenato artístico patrocinado pela igreja trouxe ao mundo inúmeras obras de arte, tudo o que hoje chamamos de leis derivam de códigos morais criados no âmbito das religiões como o judaismo, o islamismo e o cristianismo (li todos os textos sagrados das 3 grandes religiões monoteístas), então tenho enorme respeito pela importância histórica e cultural das religiões, de todas inclusive, mas evolução não é crença, é fato absolutamente comprovado, e veja, as universidades nasceram dentro de igrejas, e é das universidades que surgiu todo o desenvolvimento científico, e a ciência, que nos permite hoje estar aqui em computadores falando de fotografia, já provou a evolução, por esse motivo a conversa nunca virou discussão religiosa, são fatos mesmo.
Ou na festa daquele partido que se diz que é inovador mais é tão reacionário quanto ao partido que elegeu aquela coisa que está na presidência do .BR rsrs Excelente vídeo, a propósito!
Sempre que preciso aprender a fundo algum assunto de fotografia, eu recorro a essa série de vídeos do Vernaglia. Monstro
Vernaglia, você é um professor excelente. Já lhe disse uma vez e vou repetir, sua didática e oratória ao lecionar são muito eficientes e eficazes. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco.
Muito obrigado. :D :D :D
Que aula top. |Já assisti a umas 20 aulas sobre balanó de branco e essa com certeza foi a melhor delas todas.
Obrigado 😊😊😊😊
Vim através do Ronaldo (35mm) e sou eternamente grato por essa indicação, pq esse seu canal é MUITO bom! Sua didática é excelente! Estou começando na fotografia e já comecei a assistir vários vídeos seus. Muito obrigado por compartilhar conhecimento! 👏🏽👏🏽👏🏽😁🙏🏽
Muito obrigado. :)
@@ArmandoVernagliaJunior ✌🏽😁
Eu tbm, não consigo mais sair, vou até pra academia ouvindo as aulas dele kkkk
Olá Vernaglia, parabéns pelo vídeo! Assisti a vários que explicam sobre o balanço de branco, mas este foi o melhor! Didática excelente e exemplos que tornam fácil o entendimento (agora eu consegui entender o balanço de branco rs...). Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco!🙌🙏
😊👍
Eu fugia do balanço de branco, agora vou praticar mais! obrigado pelos conhecimentos Armando! Gratidão. 🙏🙏🙏
Prazer imenso assistir suas explicações... obrigada!!!
Muito obrigado. :)
Olá, entendi toda sua explicação, mas o que eu sempre fico na dúvida é, na escala de kelvin diz que o menor número esta quente, e maior número esta frio , correto? Minha dúvida é por que raios nas câmeras quando se coloca o maior número Kelvin ela esquenta a foto, e menor número esfria... Pois ta inverso da escala geral de keilvin...?
Que aula maravilhosa!!!
Sensacional, professor Vernaglia. Eu havia acabado de assistir o vídeo sobre balanço de branco de um outro youtuber famoso em vender cursos e não chegou aos pés da sua maestria. Obrigado!
Obrigado. :)
Os vídeos são ótimos! Eu não perco uma nova inserção sua no youtube desde que descobri este canal ... Você realmente traz conhecimento. Obrigado pelas contribuições ímpares, caro Armando!
Obrigado. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Nem precisa agradecer!!! Um exemplo de como aprendo com seus vídeos é este. Estava vendo ontem de noite as especificações da nova 90D. São 32 megapixels num sensor APS-C. Logo me lembrei do que falou no penúltimo vídeo sobre a A7R IV: muitos pixels juntos, problemas de difração da luz, necessidade lentes melhores, de técnica apurada. Assistir seus vídeos me ajuda a perceber com mais clareza o universo da fotografia e saber o que procurar neste meu hobby de principiante. É bom ter uma opinião técnica e ponderada. Para quem quer aprender, seus vídeos são verdadeiros mapas do conhecimento fotográfico. Portanto, o meu reconhecimento publico pelo seu excelente trabalho é o mínimo que posso fazer. É isso: só transmitindo a minha gratidão e reconhecimento, mestre Vernaglia!
Que aula!!!!! Vou olhar como é a Configuração de balanço de branco na minha câmera e experimentar as diversas configurações! Muito obrigado
Obrigado. Fico feliz de ter ajudado.
Muito bom, só agradeço!
Muito obrigado. :)
COMO EU AMOOOO SEUS VÍDEOS!!! ❤️❤️❤️❤️
Obrigado. :) Fico feliz. :D
Outra aula! A sua forma de explicar e ensinar é fantástica. Parabéns!
Obrigado! :) Faço meu melhor para o roteiro ficar claro e bem didático. :)
Parabéns, uma excelente aula, muito explicativa e de fácil entendimento.
Vernaglia como sempre, demonstrando que ser fotógrafo não é apenas ter uma câmera e sair tirando fotos.
Que dicas top! Vou coloca-las em prática. Obrigado!!!
Rapaz, sua explicação explodiu minha mente, fantástico! Muito obrigado!
Obrigado. :)
Excelente conteúdo e bem explicado. Parabéns!!!
Obrigado. :)
Grande Mestre , sempre sensacional cara, gratidão eterna por seus ensinamentos !
Eu que agradeço
Minha nossa, que vídeo esclarecedor, pode até ser ingenuidade minha mas eu nunca li ou vi nenhum vídeo nem nada parecido, nada tão claro e direto sobre o WB, tinha por intuição que era mais relacionado a luz do que a predominância de cor da cena, mas agora ta mais que claro! You blow my mind!
Não deixa de estar certo quando você fala que era relacionado à luz, por que é, mas é a cor da luz e essa cor "tinge" a cena, e tem os casos em que a cor da cena é interpretada pela câmera como luz, afinal é o reflexo da luz indo para ela. :)
Muito boa aula Vernaglia...mais informações para acrescentar conhecimento. Você é muito didático nas suas colocações. Abraços
Obrigado
Excelente Vernaglia!!! Uma baita aula sobre balanço de branco!!!
Obrigado. :)
Parabéns por mais uma aula excelente.
tá aí um canal que sempre anda em crescimento! Esse tipo de explicação é fantástica, e o formato que é explicado melhor ainda!
Obrigado. :)
Ja assisti diversos videos sobre WB alguns até legais, mas um tão bem explicado e ilustrado ainda não, parabéns pelo video, uma aula. Show!
Fico feliz com esse feedback, obrigado. :)
És uma inspiração no ensino da fotografia. Parabéns
Obrigado. :)
Fantástica aula, Vernaglia. Realmente, sua didática é excelente. Eu não entendia muito bem o que realmente era o balanço de branco mas depois dessa sua magnífica exposição, acredito que entendi perfeitamente e, agora, preciso sedimentar esses conceitos mentalizando e refletindo sobre a teoria ministrada.
Também, quero entender melhor a fotometria com o uso do fotômetro manual (Photometer). Vc tem algum curso online sobre esse tema, ou então poderia indicar-me alguma literatura (livros) sobre fotometria com fotômetro de mão ?
Grato pelas aulas técnica
Obrigado. Sobre fotometria, tenho aqui no canal dois vídeos sobre o tema (um com 5 dicas de fotometria e outro sobre exposição para a direita com o histograma), não defendo o uso de fotômetro de mão fora do estúdio ou ambientes análogos ao estúdio (quando usamos flashes de estúdio em externas), ele é unicamente para esses ambientes, fora o uso de flashes de estúdio, existem outras ferramentas melhores que o fotômetro de mão e por isso não coloquei muito conteúdo sobre ele no canal, meu curso de fotometria presencial aborda um pouco dele, mas concentra mesmo no fotômetro da câmera que é o que usamos em qualquer coisa que não seja com flash de estúdio.
Parabéns Vernaglia, seu canal é imperdível! Pra mim, o melhor canal de fotografia do UA-cam.
Moro em Salvador. Espero que, em breve, vc venha aqui para um curso presencial. Já fiz vários cursos de composição, não perco exposições de fotografia/arte visual em geral e gosto de história da arte. Certamente seu curso de composição é excelente.
QUE VÍDEO SENSACIONAL!!! 3min de vídeo e já amo!
Obrigado. :)
Que aula! Parabéns!
Obrigado. :)
Grato, Armando. Muito esclarecedor e didático.
Abraço!
Obrigado. :)
Aí na boa, monstro da fotografia, parabéns
Obrigado
Muito bom!!!
Resolveu cara, muito obrigado.
Bacana, imaginei que fosse isso pois realmente o AWB deixa amarelado e muitas vezes não reparamos que tem o AWB/W.
Olá meu caro Professor Vernáglia! Esse vídeo está bem, bem pra lá do básico e muito preciso, com uma didática e estruturação do assunto excelentes e ainda o bônus da ilustração da Cris! Eu pude reforçar alguns conceitos e entender outros. Sempre muito grato pela sua gentileza e generosidade em compartilhar seus conhecimentos! Um grande abraço!
Ps.: Mais de 39.000 Inscritos! Em breve 40.000, e subindo! Isso é muito bom! Parabéns!
Obrigado. :) :) :)
Muito bom 🙌🙌🙌🖤👏👏👏
Obrigado. :)
Muito bom, essa playlist é sensacional.
Tenho um carinho por essa playlist, são vídeos que dão trabalho por que o roteiro tem que ficar certinho, a didática tem que ser caprichada, mas que ficam umas aulas legais, ficam sim. :D
Aprendi demais Armando, obrigada pelo conhecimento!
Obrigado. :)
Obrigado, mestre Vernaglia!
Grande aula! Didática incrível!
Vc tem hora que muito engraçado! Kkkkkk Parabéns pelo seu humor!
Vernaglia monstro. Obrigado!
Fugia também do balanço de branco porque não entendia ele e deixava setado sempre em 5200, vou modificar a cada vez que for a um evento, e vou adquirir o cartão cinza 18% que também ajuda.
Cartão cinza ajuda, mas para balanço de branco qualquer papel branco serve, o cartão vai ajudar no balanço de branco e na fotometria, mas se a razão for só balanço, papel comum branco resolve.
@@ArmandoVernagliaJunior Vou levar um papel chamex no bolso para fazer isso, obrigado pela dica. Usei para basear o branco em um detalhe da beca de formatura de um evento que participei. Uma dúvida cruel: qual a temperatura de cor das telas dos celulares, estou tentando achar um denominador comum, os clientes que recebem via celular acham diferente a foto, exceto usuarios de iphone.
Obrigado pela explicação
Obrigado. :)
Mais um show de aula... Brilhante sua explicação... o que mostra que mesmo quando "achamos" saber sobre certo assunto, assistindo a suas explicações sempre aparece algo novo ou um ponto de vista diferente enriquecendo o assunto. Ah! se me permite, gostaria de sugerir um assunto para que se possível você abordasse em algum novo vídeo. Deixe-me explicar um problema que estou enfrentando e a sugestão de novo vídeo seria algo sugestivo para não só sanar meu problema mas explicar todo o assunto envolvido. Bom, tenho uma impressora epson L1800 já a alguns meses... e por mais que eu tenha tentado não consigo imprimir FIELMENTE o que vejo no photoshop... Algumas das tentativas incluiram mudar o perfil de cor para vários tipos diferentes incluindo alguns dos já incluidos no photoshop relacionados com a própria impressora (normalmente uso para tratamento o PROPHOTO), também tentei tratar no prophoto e salvar no final para o mais próximo da impressora, tentei alterar na opção configuração de prova... De qualquer forma, parabéns por mais um excelente vídeo...
Obrigado. Sobre sua sugestão, o que complica é que ela envolve variáveis demais. Vai da calibração de cor do monitor, o espaço de cor usado no software de tratamento, o perfil de cor atrelado ao arquivo, as tintas usadas na impressora, o papel usado, e as condições de luz para observação tanto da tela como do papel impresso... obter fidelidade de cor de ponta a ponta nesse processo é realmente complexo e exige um gerenciamento de cor e de processos muito dedicado, e como é bem específico e longo, fica impossível colocar num vídeo. Mas os passos a verificar são esses que citei, e posso dizer uma coisa, 100% igual nunca será, pois um é mídia emissora de luz, outra é reflexiva, papel e tela jamais ficam iguais, no máximo ficam parecidos.
Armando você já usou o expodisc é bom para regular o balanço de branco ?
Já usei mas não achei prático no dia a dia, ainda prefiro um color checker ou um cartão cinza para fazer balanço customizado no meu dia a dia.
Fiz o teste batendo o branco com uma Canon PowerShot A2300, faz uma diferença danada no tom da pele, hahaha... Estou no trabalho com macacão laranja. Obrigado tio Vernaglia!
Haha... então o exemplo de uniforme laranja serviu! :D Mas de fato, bater branco ajuda muito a ter precisão de resultado.
Vernaglia, vc parece ser um cara gente boa, principalmente pela guitarra e violao ao fundo do video..kkk... valeu pelo conteudo que traz, excelentes!
Obrigado. :)
Como sempre maravilha de matéria... abração Vernaglia... fãzaço seu...
Obrigado. :D
obrigado cara
De nada. :)
Sou de Goiânia e sua aula é sensacional, preciso fazer um curso com você presencial.
Obrigado. :)
Explicações esclarecedoras... Se eu estiver numa praia no amanhecer ou entardecer qual seria o o melhor BB... o automático ou luz do dia...
Forte abraço!!!
Não existe melhor, existe o depende do que você quer. :) Se está clicando em RAW e quer ver na câmera algo mais fiel ao que você vê na hora, e que vai fazer ajustes na pós, deixa em luz do dia. Se quiser zerar completamente tendências de cor, faz o procedimento de bater branco. Se não quer se preocupar com nada e é apenas um click rápido, deixa no automático... mas não é melhor/pior, depende.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado!!! Professor
Olá A. Vernaglia Jr,
Obrigado pela aula sobre esse assunto...
Estou aguardando para assistir a sua análise sobre a nova Canon 90D lançada recentemente.
📸😎👍
Graus Kelvin usa quando a unidade de medida é a temperatura quanto a sensação térmica. E sem os graus qdo a temperatura é relacionada apenas aquela da cor da luz. Assim aprendi. Rsrs...Mas isso pouco importa. O que importa são os conteúdos top do Vernaglia.
Domingo irei gravar um clipe em uma boate, com luzes coloridas e um ambiente escuro. Estou com muita dúvida de como regular o balanço de branco, já que nunca gravei com luzes coloridas, instáveis e em um ambiente escuro. Como posso bater o branco, nesse caso? Por exemplo, bato o branco de acordo com cada luz?
WB Luz do dia, da mesma forma que se faz em shows. Assim o que é vermelho seguirá vermelho, o que é azul seguirá azul e assim por diante.
@@ArmandoVernagliaJunior muito obrigada!!! Me salvou
Olá! Qual dica que você daria para a gravação em vídeo de shows em teatro, com relação a configuração do balanço de branco da câmera, em shows que a variação de intensidade da iluminação e a variação das cores das luzes, é muito grande? Aos 16'30'' do seu vídeo, você diz em posicionar o balanço fixo para luz do dia. Seria isso mesmo? Parabéns pelo canal.
Eu faço o que eu disse, fixo em luz do dia toda vez que fotografou ou gravo shows, justamente para preservar as diferenças de cores das luzes.
Parabéns por trazer todo o conceito de forma muito esclarecedora... Mas para quem fotgrafa em raw o balanço de branco vai interferir apenas no visor da camera? Obrigado!!
Em raw só muda a visualização na tela, no arquivo não muda nada.
Sei que o vídeo é um pouco antigo, mas sempre vejo e revejo suas aulas. Tenho uma dúvida que me acompanha a mais de 15 anos e até hoje não conseguiram em esclarecer. Eu fotografo alguns casais ao ar livre a algum tempo. Em todas as sessões que faço tento usar muito pouco a luz auxiliar do flash. Muitos ne condenam. Mas o que me incomoda é que sempre percebo que essa luz está sendo usada. Queria quando necessário usa lá não ficar tão evidente. Quando uso, as pessoas ficam com um tom azul, tipo luz artificial. Nunca gostei dessa característica. Por isso hoje tenho ao máximo usar apenas luz natural. Embora algumas vezes é necessário um flash pra depois no pós produção não ficar tão refém do alcance dinâmico.
Bom dia Vernaglia, no caso de eventos na pista de dança em casamentos e 15 anos batendo o branco com um guardanapo branco é o procedimento correto? Obrigado pela aula
É uma ideia, pode funcionar, mas veja, as luzes na pista mudam, variam, trocam de cor, é como luz de show, nesse caso eu prefiro simplesmente setar para luz do dia, aí luz vermelha deixa vermelho, luz azul deixa azul e pronto, isso não é algo que se deva corrigir em meu entender, afinal a luz tinha essa cor.
Eu precisava desse video
Espero que ajude. :)
@@ArmandoVernagliaJunior já ajudou. Passei um tempo estudando sobre isso e vo assistir de novo seu vídeo pra revisar.
Armando: O..
Eu: Like
Obrigado. :D
isso se aplica para um por de sol cujo queira realçar o laranja ou para um por do sol o automático funciona bem?
Pôr do sol, para aumentar o laranja, use balanço de branco para luz do dia, para reduzir o laranja, use balanço de branco de incandescente/tungstênio, o princípio segue o mencionado no vídeo. O automático tende a tirar saturação do laranja como se fosse uma luz de tungstênio.
Olá Vernaglia, como sempre impressionando na qualidade das explicações, didática incrível!!! Uma dúvida: "bater o branco" com a folha branca que você citou é a mesma coisa que fotografar e informar com o cinza 18%??
Bater o branco, ou fazer o wb customizado na câmera é um jeito de fazer na câmera aquilo que fazemos em software, que é indicar um cinza médio para o software fazer o balanço de branco, mesmas coisas, só que uma na câmera e outra no software.
@@ArmandoVernagliaJunior massa, então posso fazer o balanço customizado, tanto com a fotografia de uma pagina em branco quanto de um cartão cinza? isso? vai dar na mesma?
Excelente tema Armando!
Estou precisando entender porque minha RP fez fotos com WB automático, em ambiente com paredes brancas e pessoas vestidas de branco, em tom muito amarelado.
Até agora não entendí! Considerando em JPEG
No menu do WB tem duas opções no automático, o AWB e o AWB/W, tem que escolher o AWB/W que geralmente corrige isso.
Meus tempos de filatelia identificou aquele olho de boi na hora!
Prêmio que a Cris recebeu quando ela desenhou um selo em homenagem ao Oscar Niemeyer.
@@ArmandoVernagliaJunior Que bacana, por favor, transmita meus parabéns... achei muito interessante a premiação em forma deste selo, dei uma caçada na internet e vi que o premio foi de 2008 e verdadeiramente foi um belíssimo selo. Deu até vontade de achar meu antigo album, mas tira-lo da casa da minha mãe envolverá uma negociação muito complicada hehehhe, novamente, parabéns à Cris.
Muito bom seu vídeo, quando vou fotografar pequenos objetos em macro com fundo branco quando olho na câmera parece que está perfeito porém quando jogo no Photoshop para editar o fundo está tão cinza que fica difícil deixá-lo branco, alguma dica amenizar isso na configuração da câmera?
Aí é questão de fotometria e iluminação, não de balanço de branco. Na câmera é questão de fotometria, mas mais provavelmente é questão de iluminação do fundo mesmo.
@@ArmandoVernagliaJunior muito obrigado pela ajuda
Só pra variar, mais um excelente vídeo do Mestre Vernaglia que assisto :) Se me permite, gostaria de tirar algumas dúvidas. Sou 100% amador, fotografo desde o início dos anos 90 com câmeras simples, de filme, e desde 2008 com digitais. As pessoas costumam gostar das minhas fotos, mesmo assim, resolvi me aprofundar gradualmente nos últimos 6 anos. Minha primeira dúvida é: o que separa uma fotografia "snapshot" de uma amadora-avançada? Como reconhecê-las? Meu objetivo é fazer fotos do dia-a-dia com o máximo de qualidade artística possível, porém, de forma prática e objetiva (com isso quero dizer JPG direto da câmera). Ainda estou "apanhando" com essa questão do WB e color shift, em fazer um ajuste mediano que fique bom em diversas situações. Falta de equipamento creio não ser o problema, o museu que tenho aqui "dá pro gasto": Canon 6D, Sony NEX-5T e Nikon D90, com diversas lentes tops como da série L, por exemplo. Então, pergunto se é possível sair do AWB/color shift e fazer seleções rápidas e práticas para viabilizar essa ideia de "pré-processamento" na câmera, bem como ajustar corretamente o Picture Style (nitidez-contraste-saturação) manualmente. Desculpa o textão! ;)
Vernaglia tenho uma dúvida, vejo muita gente falando para usar o cartão cinza 18% para bater o branco, isso funciona? Estou perguntando porque não tenho um cartão cinza 18% de verdade para poder testar.
Funciona sim, sem problemas, mas uma folha de papel sulfite branco funciona igualmente bem e é BEM mais barata.
@@ArmandoVernagliaJunior valeu Vernaglia, eu uso um papel branco mesmo, atualmente estou testando um jeito que ví por aí de colocar uma folha de papel vegetal na frente da lente e apontar para a cena, tem funcionado bem tb.
Obrigado pela resposta.
Fotógrafo meus eventos, casamentos, em somente um kelvin (5 ou 6 mil), para poder ajustar por bloco no lightroon os raw, tem alguns forma mais correta que facilite o trabalho sem se preocupar com o wb ? Esse vídeo e fera demais professor @vernaglia
Como dito no vídeo, deixar em kelvin ignora a escala de verde a magenta, e se no ambiente tiver luz fluorescente, terá sobra de verde nas imagens, por isso prefiro o balanço de branco customizado (bater branco) como dito no vídeo. Se tem a mesma luz num ambiente, uma vez feito, o lote de imagens desse ambiente tem todo o mesmo wb.
Como o Vernaglia falou, se você fotografa em RAW, basta ter alguma foto de uma referência em branco, e usar isso pra tudo.
Só que isso vai valer só pra aquele ambiente. Tendo que reajustar a cada mudança de luz / cena.
Armando, quando você fala do Balanço de branco para luz do dia para usar em shows, você fala isso pensando no arquivo JPEG na hora de editar ou para o RAW, entendi que o RAW não carrega um balaço de branco fixo, pois consigo regular ele na edição, se eu colocar luz do dia e fotografar em RAW vai influenciar na hora de abrir o arquivo no editor?
Tem um ponto a se considerar em balanço de branco, velocidade de exposição e grandes abertura misturado com o uso do flash, as cores do ambiente podem influenciar de na luz do flash nesse caso quando tem duas ou mais fontes de luz no ambiente.
Otimo vídeo.
No programa de conversão do raw você sempre tem a opção "como foto" ou "como fotografado" para o balanço de branco, pois o programa lê a regulagem colocada na câmera, assim evita de ficar fazendo ajuste foto a foto, algo que ocorreria caso estivesse no automático, ou teria que fazer um lote e aplicar luz do dia, deixando em luz do dia além de eu não precisar fazer isso vejo no monitor da câmera as fotos do jeito que quero ver, isso evita uma perda de tempo de ficar pensando no que acontece com as cores durante as fotos.
Chi segunda pergunta,e nem dei um bom dia,
Tio vernaglia,e quanto ao cartão cinza 18%,como fica? é melhor eu bater o branco?ou o cinza?
Dá na mesma, cartão branco ou cinza dá na mesma nesse caso.
Hãam, obrigado :)
Olá vernaglia, fugindo do tópico, é que eu tive um nevaneio ,que gerou duas dúvidas,e são de coisas distintas mas que +-se intercalam,que não existem,...mas como isso tem a ver com fotografia,e mais precisamente na parte de peças e acessórios, e como você possui uma gigantesca parte técnica sobre esse mundo,e sabe inúmeras coisas sobre parte teórica, prática e do porque ,de como funciona , então lá vai:
Porque a lente ,na parte de captação ,é redonda sendo que as fotografias são mais de 90% quadradas e redondas?e isso é para foto,(pegando esse gancho:por que as lentes para filmagens ,na parte frontal, que faz a captação das imagens é redonda, sendo que as televisões tem a parte que mostra as imagens ,quadradas?)
Outra:por que as câmeras fotográficas não são parecidas em hardware,com os computadores, não a parte que a câmera faz o jpg e etc...mas na parte interna,pois na externa,por ex:fugi,Go pro, que possuem mais acessórios por exemplo:caixas, punhos,flash, estabilizador,mas a Canon,com grip..., não nessa parte também,mas igual ao Pc, assim:o Pc possue o gabinete,de diversos tipos,e lá dentro você pode colocar processador, memória, ventoinha,fonte,eslote para cartão,e etc...e pôr que não existe algum fabricante que faça isso,por isso iria resolver pelo menos duas coisas,uma seria para o fotógrafo amador ao profissional,pois aí o que iria começar na fotografia,pegaria os equipamentos mais baratos,e a medida que tenha mais dinheiro e ou experiência, que vá melhorando sua câmera,mais é essa a outra ,seria uma ramificação/variação dessa benfeitoria, que é: é comentado e abrange a muita gente,o fato da insatisfação de uma parte de qualidades das câmeras,pois os fabricantes impõe as características,e os consumidores têm que se adaptar ao que é oferecido,sendo ,por exemplo,a câmera possue 10 características,e o consumidor tem a média de escolha entre 5 a 6,sendo que o resto,fica inutilizada,e se a gente podesse escolher, os componentes internos das câmeras, seria bem interessante...
PS:ia esquecendo,sobre as lentes,bem que poderia existir uma lente com parte frontal retangular para fazer foto panorâmica...
Estou curioso com a resposta, acho que vou enviar para 3 UA-camrs e ver o que sai, abraços 😁
PS:eu não li antes de enviar,e este é um rascunho,e tem coisas para acertar,tipo ...90% quadrada e ("retangular",e eu escrevi redonda)
Todas câmeras possuem acessórios ,e eu escrevi depois Canon separada das outras no exemplo, desculpa pelo erro,está é uma mensagem +-inteira +-resumo,👍
Parabéns Vernaglia! Mais uma vez um show de conhecimento! Excelente aula!
Tenho uma dúvida: Para quem faz eventos sociais, se escolhermos uma temperatura de cor adequada para a cena nos presets predefinidos na câmera, uma vez que mudamos muitas vezes de ambiente onde a situação de luz é outra e tudo é muito dinâmico não nos permitindo termos tempo suficiente para configurarmos novamente a temperatura de cor, tendo assim, que corrigirmos na pós, então, tanto faz se escolhermos um preset de cor ou se deixarmos no automático ?
Vernaglia, bom dia!
quero fazer uma pergunta que não tem a ver com o vídeo (e nenhum outro seu)
eu estou começando a filmar casamentos e queria saber em qual altura devo deixar a câmera para filmar as crianças que entram como pajens, que carregam placas ou as alianças
por que pergunto: costumo colocar a camera ali na altura do rosto/queixo das pessoas adultas, queria saber se o correto era baixar para deixar na altura das crianças ou simplesmente filmar da msma altura?
obg pela atencao
Depende da estética que você busca, não tem certo/errado, depende. Pessoalmente, fosse eu gravando, eu iria preferir baixar a câmera na altura das crianças, mas é só um gosto/preferência e não uma regra.
Armando Vernaglia Jr obrigado!
eu baixo, mas vejo que outros profissionais locais não fazem isso.
agradeço pela humildade de compartilhar seu conhecinento
14.09 minutos,e desde que você falou que a temperatura de cor baixa é amarela e temperatura de cor alta é azul,mas na minha t4i,se eu abaixar os kelvins, a temperatura fica azul e se eu aumentar fica amarelo,e nesta hora eu me pergunto.o que eu estou fazendo de errado,será hardware da câmera ou software da minha cachola?!?!
Belo vídeo Armando.
Pergunta; SE EU QUISER QUE A ILUMINAÇÃO DO SOL AO MEIO (DIA 5500K ) FIQUE MAIS AMARELADO EM MINHAS FOTOS, BASTA REGULAR MINHA CAMERA EM POR EXEMPLO 7000K? OBRIGADO.
Sim, vai amarelar um pouco as fotos fazendo isso.
Legal...sim, o certo é "só" Kelvin...e isto me lembrou um vídeo que estava vendo esses dias...um UA-camr "fotografo" estava dizendo que trocou a EOS RP, que era uma boa câmera pela R, porque, nas palavras dele...não gostou do Kelvin dela...🤔...cada uma que a gente "aprende"...
Caraca, pessoa ver diferença de wb kelvin entre duas câmeras da mesma marca e mesma geração é duro, bizarro...
Eu faço video, eu bato a foto para o balanço de branco ok. Essa foto eu bato com a camera em modo automático??
Pode ser em automático, sem problemas.
Outra forma para bater branco pode ser no cartão cinza 18?
Outra dúvida, a melhor opção para um pós processamento melhor deixar em luz do dia e arrumar na pós ?
Pode bater branco no cartão cinza sim, sem problemas. Sobre pós, tudo depende do fluxo de trabalho de cada um, das exigências do trabalho, da variação de luzes de um ambiente, não tem uma resposta só, depende...
Vim pela dica do Ronaldo do 35mm.
Acabei de ver o vídeo dele, Ronaldo é gente finíssima, bacana o conteúdo lá. Obrigado por aparecer por aqui e deixar este comentário.
Em 2014 vi uma palestra sua em Sao Caetano. ABC Click se nao me engano. Fazia um tempo que jao via os videos do seu canal, mas sempre recomendo para colegas e amigos. A sua ditatica é a melhor, nao tem frescura de blogueiros, é direto ao assunto de forma técnica. Continue assim, vc é foda pra caralho
Olá Vernaglia ! Gostaria muito em ver um vídeo seu falando da famosa lente Canon 18-55 e com fotos tanto diurnas e noturnas.
Eu tenho um vídeo antigo sobre lentes do kit, o que falei ali vale para a 18-55 da Canon, são todas parecidas as lentes do kit, nenhuma é ótima, nenhuma é ruim, não se pode dizer que sejam ferramentas ideais mas para estudo e desenvolvimento de técnica são mais que adequadas e suficientes. Tenho fotos no meu insta feitas com T6i e lente 18-55 por exemplo, de quando fiz o review da T6i.
É, as vezes eu uso o auto/raw e mesmo assim é comum ter uns probleminhas que fazem a edição demorar mais do que devia. Vou passar calibrar manual.
Essseeee curso, quero! XD
Sobre RAW, eu geralmente clico com ele ajustado por isso, na hora de abrir o conversor de raw pode ler a regulagem e aí o ponto de partida da foto já vem melhor definido.
Checklist:
- Dar like - OK
- Assistir vídeo - Em andamento
Atualizando checklist:
- Assistir vídeo - OK
- Elogiar conteúdo genial: OK
Parabéns como sempre pelo conteúdo, Vernaglia.
Entendi muito melhor a questão do bater branco (fora toda a questão do balanço em si, que foi o primeiro vídeo que vi alguém falando das outras cores que não estão na escala Kelvin) do que com todos os vídeos que vi sobre o assunto até hoje... kkk
Obrigado. :)
Putamerda hein cara, que super aula, top demais!!!!
Obrigado. :)
Excelente aula. Mas fiquei com uma dúvida, muita gente fala por si para usar uma superfície cinza neutro 18% pra bater o branco. Isso é baseado em que? Ou é mais um dos muitos mitos da fotografia?
Grato e sucesso sempre!
Tanto faz bater branco no branco ou no cartão cinza, dá exatamente na mesma.
onde consigo esse ilustração pra baixar ? Sempre muito bom seus videos!
Não está disponível para download, é um trabalho da Cris que foi feito sob encomenda para meu livro e que agora utilizo aqui no vídeo, mas não está disponível para outros usos.
faz 1 ano que não entrava isso na minha cabeça, agora que tô entendendo kkkkkkkk
Fico feliz de ter ajudado. :)
Assunto interessante. Temperatura de cor x Cor quente, Cor fria. Muita gente se perde nesses conceitos. E sim Armando, você aprendeu certo sobre Kelvin. É temperatura absoluta, sem graus.
Obrigado! :) Bom saber que aprendi direito. :D
Lord Kelvin rsss
😊👍
A câmera tenta equilibrar o cinza-médio no AWB.
Só lembrando que cinza médio é questão de fotometria, no AWB ela está tentando zerar tendências de cor, o que não significa cinza médio, fotometria é uma coisa, balanço de branco é outra.
Armando Vernaglia Jr ah... obg pelo esclarecimento.
No meu casamento, contratei um certo fotógrafo famoso e foi um problema gigante porque a cerimônia foi num jardim onde havia um telhado VERDE e simplesmente o vídeo ficou medonho porque ficou simplesmente tudo verde e não deu pra salvar NADA.
Que pena, é incrível que um profissional da área não tenha conseguido contornar uma tendência de cor de um ambiente, sendo que isso é relativamente simples de ajustar em qualquer boa câmera, uma pena.
Suco de tangerina é muito bom
Já apareci no vídeo com vários líquidos. :D Nunca nada com álcool que é capaz do UA-cam restringir o vídeo em alguma faixa etária, então é água, suco, café etc. :D
@@ArmandoVernagliaJunior exatamente. A plataforma esta implicando com qq coisa
Porque os monitores são calibrados em 6500k?? Já que o branco é 5500
Excelente esplicação, muito bom mesmo. Porém você se confundiu. Acima de 5000 Kelvin a tonalidade fica amarela e abaixo fica azulada.
Não confundi não. Azul é alta temperatura, 7000, 8000, dia nublado é azul, e é 7000 kelvin a câmera irá amarelar para contrabalançar, vermelho é frio em kelvin, 3000 kelvin é laranja, a câmera irá azular para contrabalançar... a câmera trabalha no oposto da escala kelvin para equilibrar a cor, nas a escala, 2000, 3000, são vermelhos, laranjas, 7000, 8000 são azuis e púrpuras.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito bom, eu estava errado... é algo que confunde um pouco
Vim pelo 35 milímetros
Acabei de ver o vídeo dele, Ronaldo sempre gente finíssima, bem bacana o conteúdo lá. Obrigado por aparecer por aqui e deixar este comentário.
Teve até papo de evolucionismo no vídeo. Huehuehue
A evolução é um fato científico e de fato nós evoluímos enquanto espécie adaptados para a luz do sol, então se vamos falar de luz, faz sentido. :)
@@ArmandoVernagliaJunior Eu entendi o que quis dizer no vídeo, só comentei sobre essa parte da evolução, justamente por existir o debate sobre "De onde viemos" "Evolução ou religião".
Na real não deveria existir debate, um é fato científico completamente documentado, o outro não. E isso independe de uma pessoa ter religião, mas daí a aceitar tudo que está em textos que tem muitos séculos de existência a coisa complica, nós descobrimos muita coisa dos tempos antigos para cá e isso nos permite um entendimento que nem era possível nos tempos nos quais as principais religiões brotaram.
@@ArmandoVernagliaJunior Oxi agora virou discussão religiosa? Melhor continuar só na fotografia mesmo, crenças e religiões são coisas muito particulares, e as pessoas chegam ao seu vídeo por interesse no conteúdo fotográfico. O que você acredita ou deixa de acreditar é de problema inteiramente seu, argumentar sobre o que acredita em relação a como o homem surgiu, irá te distanciar de quem veio entender sobre o conteúdo do titulo, e te falo isso mesmo sendo um cara sem religião. No meu primeiro comentário eu apenas quis fazer uma brincadeira citando um momento engraçado do vídeo, mas não gostei do rumo que você levou a conversa, enfim, encerro aqui esse assunto, sucesso em seus conteúdos fotográficos, neles sim tu manja, e é por eles que as pessoas chegam ao seu canal.
Não virou discussão religiosa em nenhum momento. Tenho profundo respeito por inúmeras religiões, só existe o rock, estilo musical que mais aprecio e vivo falando aqui no canal, pela influência do batuque das religiões africanas, existe a globalização hoje em grande parte pela imensa troca comercial ocorrida entre a jihad islâmica e as cruzadas cristãs na idade média, o mecenato artístico patrocinado pela igreja trouxe ao mundo inúmeras obras de arte, tudo o que hoje chamamos de leis derivam de códigos morais criados no âmbito das religiões como o judaismo, o islamismo e o cristianismo (li todos os textos sagrados das 3 grandes religiões monoteístas), então tenho enorme respeito pela importância histórica e cultural das religiões, de todas inclusive, mas evolução não é crença, é fato absolutamente comprovado, e veja, as universidades nasceram dentro de igrejas, e é das universidades que surgiu todo o desenvolvimento científico, e a ciência, que nos permite hoje estar aqui em computadores falando de fotografia, já provou a evolução, por esse motivo a conversa nunca virou discussão religiosa, são fatos mesmo.
vim mais rapido que o obturador em 1/2000
Que visão
Kkkkkkkkkkkkkk
Ou na festa daquele partido que se diz que é inovador mais é tão reacionário quanto ao partido que elegeu aquela coisa que está na presidência do .BR rsrs
Excelente vídeo, a propósito!