Prezado Armando. Passa um ano deste vídeo e ele é incrivelmente útil e atual para quem busca saber sobre este assunto. É imensa a gratidão por disponibilizar todo teu conhecimento com linguagem bastante simples para entender um assunto que é técnico, e nem sempre comentado com tamanha precisão. Não resta outra palavra que não gratidão. Gratidão pela oportunidade, pela tua disposição, pelo conhecimento que transfere, pela clareza nas informações, e outros tantos que a lista ficaria imensa. MUITO OBRIGADO MESMO! Sou grato!
Aí a gente sabe quem ficou até o fim! Farei, explico ela no meu curso de flash e tem um vídeo daqui uma ou duas semanas sobre arredondamentos na fotografia que cito ela de novo, aí vou ver se faço um vídeo dedicado ao tema. Obrigado meu caro, pela presença na estréia, pelo super chat e pelo apoio de sempre, muito obrigado. :)
A lei do inverso quadrado, vejo que muita gente ficou até o fim do vídeo, agora vou ter que fazer o vídeo sobre isso. 😂 Vou tentar, adianto que tem uma boa explicação sobre ela no meu curso de flash. 😉
Quero vídeo do inverso quadrado, no mais ótima aula de profundidade de campo. Vou lá no ciência todo dia falar pro Pedro Loss sobre o circulo de confusão, forte abraço.
Muito obrigado. Eu suspeito que ele não vai ficar sabendo, e se ficar não sei se ele vai considerar o tema interessante, torço para que sim, ia ser bacana ver um físico explicando isso e ele tem ótima didática.
A lei do inverso quadrado, vejo que muita gente ficou até o fim do vídeo, agora vou ter que fazer o vídeo sobre isso. 😂 Vou tentar, adianto que tem uma boa explicação sobre ela no meu curso de flash. 😉
Boa aula, antes eu achava que o comprimento focal alterava somente a percepção de desfoque (por conta da ampliação e da compressão de planos) e não aumentava o desfoque oticamente falando.
Sugestão anotada! Tem uma boa explicação sobre a lei no meu curso de flash dedicado, mas tem aspectos que não tratei ali e que posso colocar no UA-cam, vamos ver o que consigo fazer considerando que não sou físico. 😂
Essa questão do monitor me pegou muitas vezes. No monitor da câmera parecia estar bem focado, mas quando abria no computador, está bem desfocado. Nas câmeras que há zoom no monitor ajuda a ver se realmente está focada.
Aí a gente sabe quem ficou até o fim! Farei, explico ela no meu curso de flash e tem um vídeo daqui uma ou duas semanas sobre arredondamentos na fotografia que cito ela de novo, aí vou ver se faço um vídeo dedicado ao tema. Obrigado. :) Círculo de confusão acho que vou deixar para algum físico e seguirei em modo "preguiça" :D
Ótima aula! O pessoal fica muito preocupado com a abertura da lente referente ao desfoque que ela vai entregar. E tem outros fatores quanto vc já comentou TB. Para o que eu uso, uma lente com grande abertura vale muito mais a pena pela quantidade de luz que ganho chegando ao sensor do que pelo desfoque em si
Estou niciando na fotografia e tenho estudado muito e também confesso que procuro me orientar da melhor maneira possivel. Os seus videos , pelo menos 1 por dia eu assisto. Obrigado por disponibilizar tanto conteúdo rico e esperop em breve começar alguns cursos seus. E sim, quero muito a "Lei do inverso quadrado" aqui no canal. Grande abraço mestre.
Mais um ótimo vídeo, com uma didática muito boa, técnico e com uma explicação simples e direta ao ponto, sempre ajudando a todos amantes da fotografia com muito conhecimento, parabéns pelo seu trabalho, abraço!
Muito bom! Eu achava que profundidade de campo era mais ou menos a mesma coisa que f-stop, e não entendia como o foco podia ter um funcionamento "independente".
Olá Fernando. Eu assisto em Portugal com muito interesse a todos os seus tutoriais que são sempre muito bem explicados e interessantes. Contudo, neste, penso que você esqueceu-se de meter nessa equação um elemento muito importante. O tamanho do sensor. O tamanho do sensor influencia muitíssimo a profundidade de campo. Você parte dum pressuposto que tem, e pensa que toda agente tem. Um sensor full frame. Mas nem toda a gente tem sensores full frame. Eu tenho uma antiga maquina de filmar profissional da Sony. Fiz muitos casamentos com ela. Ela tem 3 sensores de 1/3 de polegada. Posso lhe garantir que mesmo com uma lente de f1.6 que ela tem, é missão impossível obter uma profundidade de campo que se tem com uma dslr ou mirrorless com sensor APS ou FF. Dentro das maquinas de filmar , temos sensores de 1/4 de polegada, 1/3, 1/2, 1 polegada, e depois as de cinema com sensores de tamanho equivalente a uma APS em fotografia. Mesmo as modernas que já vêm equipadas com sensores de 1 polegada, as lentes são demasiado escuras não permitindo a profundidade de campo desejada. Em fotografia temos 4 tamanhos de sensores. Micro 4/3, APS, FF, e o médio formato. Se fosse possível você meter a mesma lente com a mesma abertura numa camera micro 4/3 e numa de médio formato, a profundidade de campo era enorme duma para a outra. Numa maquina de filmar com sensores de 1/4, 1/3, 1/2, ou mesmo uma polegada, que é muito menor que o APS, esqueça lá isso da profundidade de campo. É uma imagem de broadcasting e não cinematográfica.Mesmo com lentes muito boas de f1,4, ou f1,6 Um abraço.
O tamanho do sensor não muda a profundidade de campo, o que muda é que usamos lentes diferentes em tamanhos diferentes de sensor, é a lente, que com comprimentos diferentes, terá aberturas diferentes. A equação que calcula tamanho de abertura está dita no vídeo, se uma camcorder com sensor 1/3 tem uma lente 7mm diante do sensor, lógico que a profundidade de campo será extra longa, mas ainda assim, se você chegar perto da câmera terá desfoque de fundo, por isso insisto, não é o tamanho do sensor, mas a lente (comprimento focal), a distância e a abertura.
@@ArmandoVernagliaJunior Em teoria você tem alguma razão. Já na prática, você está enganado. Falo por experiência própria. Mas o professor é você... eu não sou ninguém. Apenas tenho uma camcorder Sony profissional com sensores de 1/3 e uma lente f1.6, com a qual já fiz centenas de horas de gravação com ela em todos os cenários possíveis. Continuação de tutoriais muito bons e muito bem explicados sobre fotografia.
Mais uma excelente aula meu amigo. Aquele tema que poucos conhecem ou entendem. E o exemplo visual, com a aproximação e afastamento da câmera foi perfeito. Sem contar a playlist pra lá do básico é maravilhosa.
Muito obrigado meu caro, a ideia desses vídeos é essa, detalhar conceitos técnicos de forma a não deixar dúvidas, com exemplos o mais simples e óbvios que eu conseguir pensar, assim a gente tira de vez o assunto da frente. 😀
Olá professor, eu gosto muito dos seus vídeos sobre técnica fotográfica. Então, quero sim um vídeo sobre a lei do inverso quadrado. Tudo sobre técnica é sempre muito bem vindo. Muito obrigada.
Caro Vernaglia, Boa noite, Ótimo esse vídeo! Só aguardando algum desconto e promoção para o curso de composição! E faça sim um vídeo sobre a lei do inverso do quadrado da distância! Saudações
Armando, parabéns por mais um grande vídeo e por abordar de forma tão profundo este tema que muitos não entendem, ou tem pouca informação. Sim, acho muito interessante fazer um vídeo a respeito da Lei do inverso do quadrado. Abs
Vejo que muita gente ficou até o fim do vídeo, agora vou ter que fazer o vídeo sobre isso. 😂 Vou tentar, não sou físico então o que posso explicar tem limites e adianto que tem uma boa explicação sobre ela no meu curso de flash, mas vamos ver o que consigo trazer aqui pro UA-cam. 😉
Aí a gente sabe quem ficou até o fim! Farei, explico ela no meu curso de flash e tem um vídeo daqui uma ou duas semanas sobre arredondamentos e a natural imprecisão científica da fotografia que cito ela de novo, aí vou ver se faço um vídeo dedicado ao tema. Obrigado. :)
Fiz o da XF 50, amanhã entra no ar o da XF 16-80 e na outra semana o da XF 23mm 1.4, é depois desses que falarei da X-T4 pois ao analisar as imagens das lentes todas terei um bom patamar das imagens da X-T4. Não será um review completo, mas uma análise de qualidade de imagem em foto, aí faço outro vídeo mais para frente só da qualidade de imagem em vídeo, assim ficam vídeos detalhados no tema, mas sem ficarem tão longos.
Vernaglia. Mesmo não sendo físico, outro dia estava pensando sobre profundidade de campo e percebi que quando se fala deste assunto, todos afirmam que existe um plano focal, dado que as lentes são esféricas e projetam a agem sobre um plano, sensor ou película, acho que, se formos rigorosos temos apenas um ponto focal, e não um plano. O que você acha?
Tira a fito de uma régua na horizontal em linha reta e ficou no 15cm e olha o 1cm e o 30cm. Fiz esta experiência e o fica vai de 1cm ao 30………Depois faz o mesmo com a régua na vertical.
O que já li e estudei, e posso estar errado num sentido mais estreito da física, não sei, é que pontos diferentes da imagem projetam em pontos diferentes, formando uma matriz de pontos que somados chamamos de plano, a coisa curiosa disso, é que o plano focal é curvo, existe o termo curvatura de plano, u curvatura de campo, ou field curvature em inglês que descreve como o "plano" de foco é na verdade uma curva de foco. Cheguei a mencionar isso num vídeo, foi no review da EF 100mm f/2.8 L Macro IS USM.
Como lentes de comprimentos focais diferentes( 24mm e 100mm) na mesma abertura, por exemplo f/4, podem entregar a mesma exposição, se os orifícios de passagem de luz terão diâmetros tão diferentes?
Existem dois motivos. O primeiro é que a abertura calculada desta fórmula não é o diâmetro real da passagem de luz e sim a abertura aparente conforme observada pela frente da lente, isso faz com que o elemento frontal esteja atuando como lente de aumento dessa observação, em graus diferentes conforme o comprimento focal, o Gerald Undone certa vez fez um vídeo sobre isso e até hoje acho que é o único no UA-cam explicando isso, datura ser aparente e não a real, que seria medida ali no diafragma com a lente desmontada, um dia vou ver se consigo um diafragma com o pessoal da assistência Portssar para poder fazer um vídeo demonstrando isso, então motivo um é esse, o tamanho real do diafragma e da abertura a gente não sabe e essa conta dá um resultado de uma abertura aparente conforme observada pela frente da lente. Motivo dois é que existe absorção diferente da luz conforme o comprimento, lentes mais longas apresentam maior absorção e assim demanda orifícios maiores de passagem de luz. E deve ter mais motivo além desses dois, só não conheço mesmo.
O raciocínio , pode ser ,Se você tem um comprimento maior de um tubo , pra passar a mesma intensidade luz que um tubo menor ( mais curto) vc terá que abrir mais a passagem de luz desse tubo mais comprido . Por isso , os orifícios são diferentes , mas a compensação de luz é a mesma . Tbm gostaria de pontuar que a profundidade de campo independe da distância focal . Ela depende , dos seguintes fatores , distância do objeto em Foco, abertura do diafragma , tamanho do sensor , finacia de visualização e tamanho de impressão. É claro que com a magnificarão das lentes tele objetivas , temos a impressão de mais desfoque . E sim , temos que levar em conta o tamanho do círculo de confusão para calcular a profundidade . Pesquisem por calculadora de DOF e terão bases de nitidez em teoria de cada profundidade.
Belo vídeo. Vou assistir outra vez e anotando. Mas um exemplo que tentei fazer e não consegui professor. Gravei uma modelo, corpo inteiro, atravessando a rua, em f1.8 numa lente 23 mm. Numa distância que cuculasse quase toda tela. Por que meu desfoque foi tão pobre?
Uma 23mm captando alguém de corpo inteiro tende a não ter muito desfoque mesmo, baseado no que está nesse vídeo, por que 23mm para enquadrar uma pessoa de corpo inteiro dá uma certa distância o que reduz o desfoque... como mencionei no vídeo, a abertura é, de 3 fatores, o menos influente no desfoque, distância e comprimento focal influenciam mais, assim, terá mais desfoque fazendo a mesma coisa numa 50mm 1.8 por exemplo, pois ao aumentar o comprimento aumenta o desfoque, mesmo que para enquadrar tenha que ficar mais longe, veja as fotos de fotógrafos de natureza, de animais selvagens, tem desfoque de fundo e eles sempre estão bem longe dos animais, isso por que estão usando lentes como 400mm, 500mm ou mais. Numa 23mm fica bem complicado desfocar fundo de imagem se não ficar muito perto da pessoa.
@@ArmandoVernagliaJunior nossa. Que resposta incrível. Entendi direitinho. Eu precisa muito dessa resposta. Então, eu tenho uma 28 - 70mm f2.8. Se eu me afastasse da modelo e aproximasse no zoom da lente para 50 ou 70, enquadrando o corpo todo e mesmo no 2.8, eu teria um desfoque melhor? Seria isso professor?! 😍……
Aí a gente sabe quem ficou até o fim! Farei, explico ela no meu curso de flash e tem um vídeo daqui uma ou duas semanas sobre arredondamentos na fotografia que cito ela de novo, aí vou ver se faço um vídeo dedicado ao tema. Obrigado. :)
Muda, passa a ter a profundidade de campo da lente resultante, uma 200mm com TC 2x age como uma 400mm tanto no enquadramento como na profundidade de campo.
O monitor é um Benq, acho que falei dele nesse vídeo aqui ua-cam.com/video/a6oGCPhNRBw/v-deo.htmlsi=0pyzVPMi5TXsyV30 , modelo acho que é o BL2420PT que estou para trocar por um 4k da mesma marca, Benq. Sobre o aparelho em cima dele, é uma webcam da Logitech, modelo c920s se não me engano.
🤣😂🤣😂 vou terceirizar mais esse para algum físico da Youtubosfera... ou não, na verdade posso falar isso do ponto de vista fotográfico, especialmente por que tem muito arredondamento envolvido, explico isso no curso online de flash mas posso trazer uma versão simplificada aqui pro UA-cam.
Vamos aprofundar conhecimento
😊👍
Que vídeo maravilhoso. Completo, claro, e didático. Interessantíssimo.
Muito obrigado 😃
Prezado Armando. Passa um ano deste vídeo e ele é incrivelmente útil e atual para quem busca saber sobre este assunto. É imensa a gratidão por disponibilizar todo teu conhecimento com linguagem bastante simples para entender um assunto que é técnico, e nem sempre comentado com tamanha precisão. Não resta outra palavra que não gratidão. Gratidão pela oportunidade, pela tua disposição, pelo conhecimento que transfere, pela clareza nas informações, e outros tantos que a lista ficaria imensa. MUITO OBRIGADO MESMO! Sou grato!
Armando, fala sobre a distância do quadrado e o círculo de confusão
E um assunto que vai merecer minha atenção.
Obrigado. :)
Valeu!
Muito obrigado meu caro, fico muito feliz que este vídeo tenha sido proveitoso e útil para você. 😊😊😊
Lei do Inverso do quadrado da distância.
Aí a gente sabe quem ficou até o fim! Farei, explico ela no meu curso de flash e tem um vídeo daqui uma ou duas semanas sobre arredondamentos na fotografia que cito ela de novo, aí vou ver se faço um vídeo dedicado ao tema. Obrigado meu caro, pela presença na estréia, pelo super chat e pelo apoio de sempre, muito obrigado. :)
Nunca nem ouvi falar da distância ao quadrado mas se vc explicar ctz que vou entender! 😅 Parabéns obrigada pelo conteúdo!
A lei do inverso quadrado, vejo que muita gente ficou até o fim do vídeo, agora vou ter que fazer o vídeo sobre isso. 😂 Vou tentar, adianto que tem uma boa explicação sobre ela no meu curso de flash. 😉
@@ArmandoVernagliaJunior paguei o c
Tô incrita no curso de fleche. 🙏🙏
Lei do inverso do quadrado sim! Assunto pouco abordado, vale a pena.
É um assunto importante e merece ser abordado.
Obrigado. :)
Parabéns professor!
Como sempre ótimos videos Armando. Faz um sobre o quadrado de confusão invertida… não, pera… 🤣
😂😂😂😂😂
O centro óptico da lente assim como a distância que há entre o flange da lente e o plano do sensor também mexem com formação do foco.
Quero vídeo do inverso quadrado, no mais ótima aula de profundidade de campo. Vou lá no ciência todo dia falar pro Pedro Loss sobre o circulo de confusão, forte abraço.
Show Vernaglia. Muito bom!
Obrigado.
Excelente vídeo sobre profundidade de campo, espero que o Pedro Loos saiba e faça uma colaboração entre vocês
Muito obrigado. Eu suspeito que ele não vai ficar sabendo, e se ficar não sei se ele vai considerar o tema interessante, torço para que sim, ia ser bacana ver um físico explicando isso e ele tem ótima didática.
ÓTIMA AULA! Obrigado Vernaglia.
Obrigado. 😊👍
Professor vc é fera demais!
Obrigado. 😊👍
Obrigado por partilhar, por esse vídeo, um pouco mais do seu conhecimento convosco. Quero um vídeo da "lei do inverso do quadrado".
A lei do inverso quadrado, vejo que muita gente ficou até o fim do vídeo, agora vou ter que fazer o vídeo sobre isso. 😂 Vou tentar, adianto que tem uma boa explicação sobre ela no meu curso de flash. 😉
Boa aula, antes eu achava que o comprimento focal alterava somente a percepção de desfoque (por conta da ampliação e da compressão de planos) e não aumentava o desfoque oticamente falando.
Aguardando pra finalmente entender essas situações de quadrado da distância na iluminação
Professor, obrigado mais uma vez. Sim, gostaria de um video do inverso do quadrado. grande abraço
Sugestão anotada! Tem uma boa explicação sobre a lei no meu curso de flash dedicado, mas tem aspectos que não tratei ali e que posso colocar no UA-cam, vamos ver o que consigo fazer considerando que não sou físico. 😂
Obrigado pela aula, mestre!!!
Obrigado pelo elogio. 😊
Ops! Fiquei até o final e vou rever outras vezes.Obg!!🙌🙌
Obrigado 😊
Conteúdo e didática incríveis, parabéns.
Obrigado pelo elogio. 😊
Essa questão do monitor me pegou muitas vezes. No monitor da câmera parecia estar bem focado, mas quando abria no computador, está bem desfocado. Nas câmeras que há zoom no monitor ajuda a ver se realmente está focada.
Sim, faça o vídeo do inverso quadrado. Parabéns pelo vídeo!
Obrigado 😊
Um aula esse vídeo, bom demais!
Sim! Queremos o vídeo da distância ao quadrado e o do círculo de confusão também 😆...Valeu📷👍🏻👍🏻
Aí a gente sabe quem ficou até o fim! Farei, explico ela no meu curso de flash e tem um vídeo daqui uma ou duas semanas sobre arredondamentos na fotografia que cito ela de novo, aí vou ver se faço um vídeo dedicado ao tema. Obrigado. :) Círculo de confusão acho que vou deixar para algum físico e seguirei em modo "preguiça" :D
Valeu pela aula!
Ótima aula! O pessoal fica muito preocupado com a abertura da lente referente ao desfoque que ela vai entregar. E tem outros fatores quanto vc já comentou TB. Para o que eu uso, uma lente com grande abertura vale muito mais a pena pela quantidade de luz que ganho chegando ao sensor do que pelo desfoque em si
Boa observação meu caro, a gente que fotografa shows, fotografa noturnas precisa muito mais disso pela luz que pelo desfoque.
Muito bom, Armando, obrigado! Ah, sim, prepara um conteúdo sobre luz. Fico esperando!
Que aula sensacional! 👏👏👏 Queremos o video da lei do inverso quadrado também. :D
Obrigado. 😊😊😊
Parabéns! O assunto até parece complicado, mas o vídeo ficou tão claro que tornou tudo mais compreensível. Obrigado!
Que bom que ajudou. :)
Estou niciando na fotografia e tenho estudado muito e também confesso que procuro me orientar da melhor maneira possivel. Os seus videos , pelo menos 1 por dia eu assisto. Obrigado por disponibilizar tanto conteúdo rico e esperop em breve começar alguns cursos seus. E sim, quero muito a "Lei do inverso quadrado" aqui no canal. Grande abraço mestre.
Obrigado. 😀
top
😊👍
Mais um ótimo vídeo, com uma didática muito boa, técnico e com uma explicação simples e direta ao ponto, sempre ajudando a todos amantes da fotografia com muito conhecimento, parabéns pelo seu trabalho, abraço!
Obrigado 😊
Muito obrigado.
😊👍
Muito bom! Eu achava que profundidade de campo era mais ou menos a mesma coisa que f-stop, e não entendia como o foco podia ter um funcionamento "independente".
Que aula FODA! Obrigada
Melhor canal sobre fotografia!
Olá Fernando. Eu assisto em Portugal com muito interesse a todos os seus tutoriais que são sempre muito bem explicados e interessantes. Contudo, neste, penso que você esqueceu-se de meter nessa equação um elemento muito importante. O tamanho do sensor. O tamanho do sensor influencia muitíssimo a profundidade de campo. Você parte dum pressuposto que tem, e pensa que toda agente tem. Um sensor full frame. Mas nem toda a gente tem sensores full frame. Eu tenho uma antiga maquina de filmar profissional da Sony. Fiz muitos casamentos com ela. Ela tem 3 sensores de 1/3 de polegada. Posso lhe garantir que mesmo com uma lente de f1.6 que ela tem, é missão impossível obter uma profundidade de campo que se tem com uma dslr ou mirrorless com sensor APS ou FF. Dentro das maquinas de filmar , temos sensores de 1/4 de polegada, 1/3, 1/2, 1 polegada, e depois as de cinema com sensores de tamanho equivalente a uma APS em fotografia. Mesmo as modernas que já vêm equipadas com sensores de 1 polegada, as lentes são demasiado escuras não permitindo a profundidade de campo desejada.
Em fotografia temos 4 tamanhos de sensores. Micro 4/3, APS, FF, e o médio formato. Se fosse possível você meter a mesma lente com a mesma abertura numa camera micro 4/3 e numa de médio formato, a profundidade de campo era enorme duma para a outra. Numa maquina de filmar com sensores de 1/4, 1/3, 1/2, ou mesmo uma polegada, que é muito menor que o APS, esqueça lá isso da profundidade de campo. É uma imagem de broadcasting e não cinematográfica.Mesmo com lentes muito boas de f1,4, ou f1,6
Um abraço.
O tamanho do sensor não muda a profundidade de campo, o que muda é que usamos lentes diferentes em tamanhos diferentes de sensor, é a lente, que com comprimentos diferentes, terá aberturas diferentes. A equação que calcula tamanho de abertura está dita no vídeo, se uma camcorder com sensor 1/3 tem uma lente 7mm diante do sensor, lógico que a profundidade de campo será extra longa, mas ainda assim, se você chegar perto da câmera terá desfoque de fundo, por isso insisto, não é o tamanho do sensor, mas a lente (comprimento focal), a distância e a abertura.
@@ArmandoVernagliaJunior Em teoria você tem alguma razão. Já na prática, você está enganado. Falo por experiência própria. Mas o professor é você... eu não sou ninguém. Apenas tenho uma camcorder Sony profissional com sensores de 1/3 e uma lente f1.6, com a qual já fiz centenas de horas de gravação com ela em todos os cenários possíveis. Continuação de tutoriais muito bons e muito bem explicados sobre fotografia.
vídeo sobre a lei inverso do quadrado
Obrigado por ficar até o final do vídeo. 😊👍
Que aula!
Obrigado. :)
Uma aula esclarecedora. Um excelente vídeo!
Mais uma excelente aula meu amigo.
Aquele tema que poucos conhecem ou entendem.
E o exemplo visual, com a aproximação e afastamento da câmera foi perfeito.
Sem contar a playlist pra lá do básico é maravilhosa.
Muito obrigado meu caro, a ideia desses vídeos é essa, detalhar conceitos técnicos de forma a não deixar dúvidas, com exemplos o mais simples e óbvios que eu conseguir pensar, assim a gente tira de vez o assunto da frente. 😀
@@ArmandoVernagliaJunior e é perfeito isso meu amigo.
Eu quero um vídeo sobre a lei do inverso quadrado, professor!
Boa noite! Gostaria de assistir um vídeo sobre a Lei do Universo Quadrado.
Gostei das dicas de hoje!
:D
Sou seu fã cara, espero em breve comprar seus cursos, fico no aguardo da explicação sobre o inverso quadrado 😂
Obrigado. 😊😊😊
Mais uma aula com explicação perfeita!
Muito obrigado!
Opa tudo bem? Como sempre o vídeo foi foda, parabéns! Seria muito bom um vídeo sobre a lei do inverso ao quadrado.
Vejo que a maioria está ficando até o fim do vídeo! Obrigado. :D
Revisando vídeos...sim! Vídeo sobre círculo de confusão, disco de Airy, etc...hehehe
Não fiz até hoje e tô achando que não vou. 😂😂😂
Olá professor, eu gosto muito dos seus vídeos sobre técnica fotográfica. Então, quero sim um vídeo sobre a lei do inverso quadrado. Tudo sobre técnica é sempre muito bem vindo. Muito obrigada.
Top
😊👍
Belíssima aula, Vernaglia! Basicamente um curso técnico. Obrigado pelas informações! Um abraço.🤙🏻
Caro Vernaglia,
Boa noite,
Ótimo esse vídeo!
Só aguardando algum desconto e promoção para o curso de composição!
E faça sim um vídeo sobre a lei do inverso do quadrado da distância!
Saudações
Armando, parabéns por mais um grande vídeo e por abordar de forma tão profundo este tema que muitos não entendem, ou tem pouca informação. Sim, acho muito interessante fazer um vídeo a respeito da Lei do inverso do quadrado. Abs
Inverso Quadrado 😎
Vejo que muita gente ficou até o fim do vídeo, agora vou ter que fazer o vídeo sobre isso. 😂 Vou tentar, não sou físico então o que posso explicar tem limites e adianto que tem uma boa explicação sobre ela no meu curso de flash, mas vamos ver o que consigo trazer aqui pro UA-cam. 😉
@@ArmandoVernagliaJunior então, eu até tenho um ideia do inverso quadrado, mas comentei pq tu queria ver quem tinha ficado até o final do vídeo 😅
Fiquei até o fim rs
Obrigado. 😊👍
Faça o vídeo sobre a lei "inverso do quadrado".
Aí a gente sabe quem ficou até o fim! Farei, explico ela no meu curso de flash e tem um vídeo daqui uma ou duas semanas sobre arredondamentos e a natural imprecisão científica da fotografia que cito ela de novo, aí vou ver se faço um vídeo dedicado ao tema. Obrigado. :)
você é absurdo armando. aulas e aulas
Obrigado. 😊👍
Armando quando vai ter o review da fuji xt4? Estou ansioso para ver 😜
Fiz o da XF 50, amanhã entra no ar o da XF 16-80 e na outra semana o da XF 23mm 1.4, é depois desses que falarei da X-T4 pois ao analisar as imagens das lentes todas terei um bom patamar das imagens da X-T4. Não será um review completo, mas uma análise de qualidade de imagem em foto, aí faço outro vídeo mais para frente só da qualidade de imagem em vídeo, assim ficam vídeos detalhados no tema, mas sem ficarem tão longos.
Vernaglia. Mesmo não sendo físico, outro dia estava pensando sobre profundidade de campo e percebi que quando se fala deste assunto, todos afirmam que existe um plano focal, dado que as lentes são esféricas e projetam a agem sobre um plano, sensor ou película, acho que, se formos rigorosos temos apenas um ponto focal, e não um plano. O que você acha?
Tira a fito de uma régua na horizontal em linha reta e ficou no 15cm e olha o 1cm e o 30cm. Fiz esta experiência e o fica vai de 1cm ao 30………Depois faz o mesmo com a régua na vertical.
Desculpe me meter, mas o ponto focal é formado no centro da lente, não onde ela projeta a imagem refletida que seria o plano focal.
O que já li e estudei, e posso estar errado num sentido mais estreito da física, não sei, é que pontos diferentes da imagem projetam em pontos diferentes, formando uma matriz de pontos que somados chamamos de plano, a coisa curiosa disso, é que o plano focal é curvo, existe o termo curvatura de plano, u curvatura de campo, ou field curvature em inglês que descreve como o "plano" de foco é na verdade uma curva de foco. Cheguei a mencionar isso num vídeo, foi no review da EF 100mm f/2.8 L Macro IS USM.
Como lentes de comprimentos focais diferentes( 24mm e 100mm) na mesma abertura, por exemplo f/4, podem entregar a mesma exposição, se os orifícios de passagem de luz terão diâmetros tão diferentes?
Existem dois motivos. O primeiro é que a abertura calculada desta fórmula não é o diâmetro real da passagem de luz e sim a abertura aparente conforme observada pela frente da lente, isso faz com que o elemento frontal esteja atuando como lente de aumento dessa observação, em graus diferentes conforme o comprimento focal, o Gerald Undone certa vez fez um vídeo sobre isso e até hoje acho que é o único no UA-cam explicando isso, datura ser aparente e não a real, que seria medida ali no diafragma com a lente desmontada, um dia vou ver se consigo um diafragma com o pessoal da assistência Portssar para poder fazer um vídeo demonstrando isso, então motivo um é esse, o tamanho real do diafragma e da abertura a gente não sabe e essa conta dá um resultado de uma abertura aparente conforme observada pela frente da lente. Motivo dois é que existe absorção diferente da luz conforme o comprimento, lentes mais longas apresentam maior absorção e assim demanda orifícios maiores de passagem de luz. E deve ter mais motivo além desses dois, só não conheço mesmo.
O raciocínio , pode ser ,Se você tem um comprimento maior de um tubo , pra passar a mesma intensidade luz que um tubo menor ( mais curto) vc terá que abrir mais a passagem de luz desse tubo mais comprido . Por isso , os orifícios são diferentes , mas a compensação de luz é a mesma .
Tbm gostaria de pontuar que a profundidade de campo independe da distância focal .
Ela depende , dos seguintes fatores , distância do objeto em
Foco, abertura do diafragma , tamanho do sensor , finacia de visualização e tamanho de impressão. É claro que com a magnificarão das lentes tele objetivas , temos a impressão de mais desfoque . E sim , temos que levar em conta o tamanho do círculo de confusão para calcular a profundidade . Pesquisem por calculadora de DOF e terão bases de nitidez em teoria de cada profundidade.
Belo vídeo. Vou assistir outra vez e anotando. Mas um exemplo que tentei fazer e não consegui professor. Gravei uma modelo, corpo inteiro, atravessando a rua, em f1.8 numa lente 23 mm. Numa distância que cuculasse quase toda tela. Por que meu desfoque foi tão pobre?
Uma 23mm captando alguém de corpo inteiro tende a não ter muito desfoque mesmo, baseado no que está nesse vídeo, por que 23mm para enquadrar uma pessoa de corpo inteiro dá uma certa distância o que reduz o desfoque... como mencionei no vídeo, a abertura é, de 3 fatores, o menos influente no desfoque, distância e comprimento focal influenciam mais, assim, terá mais desfoque fazendo a mesma coisa numa 50mm 1.8 por exemplo, pois ao aumentar o comprimento aumenta o desfoque, mesmo que para enquadrar tenha que ficar mais longe, veja as fotos de fotógrafos de natureza, de animais selvagens, tem desfoque de fundo e eles sempre estão bem longe dos animais, isso por que estão usando lentes como 400mm, 500mm ou mais. Numa 23mm fica bem complicado desfocar fundo de imagem se não ficar muito perto da pessoa.
@@ArmandoVernagliaJunior nossa. Que resposta incrível. Entendi direitinho. Eu precisa muito dessa resposta. Então, eu tenho uma 28 - 70mm f2.8. Se eu me afastasse da modelo e aproximasse no zoom da lente para 50 ou 70, enquadrando o corpo todo e mesmo no 2.8, eu teria um desfoque melhor? Seria isso professor?! 😍……
Em tempo: A Lei do Inverso Quadrado.
Aí a gente sabe quem ficou até o fim! Farei, explico ela no meu curso de flash e tem um vídeo daqui uma ou duas semanas sobre arredondamentos na fotografia que cito ela de novo, aí vou ver se faço um vídeo dedicado ao tema. Obrigado. :)
Bom dia. esses "extensores" tipo 1,4x, 2x, muda profundidade de campo? ex lente 50mm em 1.8 com e sem extensor tem mesma profundidade?
Muda, passa a ter a profundidade de campo da lente resultante, uma 200mm com TC 2x age como uma 400mm tanto no enquadramento como na profundidade de campo.
@@ArmandoVernagliaJunior blz obrigado
Alguém saberia dizer que monitor é esse e que aparelho é esse acima da tela do monitor?
O monitor é um Benq, acho que falei dele nesse vídeo aqui ua-cam.com/video/a6oGCPhNRBw/v-deo.htmlsi=0pyzVPMi5TXsyV30 , modelo acho que é o BL2420PT que estou para trocar por um 4k da mesma marca, Benq. Sobre o aparelho em cima dele, é uma webcam da Logitech, modelo c920s se não me engano.
O troço do video quadrado confuso 🙃😄
😂😂😂😂😂
*projetam a imagem ....
É como o problema de uma pessoa míope, o desfoque.
Videozão da porra!
Muito obrigado meu velho! :D
O inverso do quadrado seria ótimo, mas também tem muito a ver com a física. Não adianta mandar para outro UA-camr, agora tem que fazer. Dançou.
🤣😂🤣😂 vou terceirizar mais esse para algum físico da Youtubosfera... ou não, na verdade posso falar isso do ponto de vista fotográfico, especialmente por que tem muito arredondamento envolvido, explico isso no curso online de flash mas posso trazer uma versão simplificada aqui pro UA-cam.
Se houver interesse fale sobre ANSEL ADAMS , é soberbo...
Valeu!
Muito obrigado pelo café! 😃☕
Valeu!
Obrigado 😊👍☕