КОМЕНТАРІ •

  • @PicanhaDeAbobora4
    @PicanhaDeAbobora4 4 роки тому +382

    "O diploma atesta que alguém tentou lhe educar. Não atesta o que aprendeu."

    • @cbckakaroto
      @cbckakaroto 3 роки тому +23

      Não é só isso. Significa também que você compreendeu razoavelmente os conceitos apresentados, considerando o rigor da instituição. Com a devida vênia, haverá uma grande variação de cobrança entre uma USP/Unicamp e uma Uniesquina.

    • @decioreis9219
      @decioreis9219 2 роки тому

      Em Faculdades medíocres isso é verdade, mas por exemplo nunca conheci um analfabeto que tenha saído do ITA por exemplo!! Me cite apenas um nome que eu mudo de opinião!

    • @matteusguedes6717
      @matteusguedes6717 2 роки тому +17

      ​@@cbckakaroto Soa bonito, mas isso foi muito raso. Se tu experimentar o nível de dificuldade da UFRJ, USP, UERJ, UNICAMP você não diria isso, se a pessoa conseguiu concluir deveria ser respeitada, nesse caso o diploma atesta que essa pessoa trabalhou duro, isso por si só já tem o seu valor.

    • @cbckakaroto
      @cbckakaroto 2 роки тому +10

      @@matteusguedes6717 Sou Mestre em Ciência da Computação pela Unicamp :).

    • @matteusguedes6717
      @matteusguedes6717 2 роки тому +3

      ​@@cbckakaroto Agora que reparei que te marquei, foi sem querer, mas eu concordo com você.

  • @beatrizromao5253
    @beatrizromao5253 Рік тому +32

    Sou prof. de programação E amei esse vídeo em um nível!! Exatamente a "matemática decodifica o mundo" e assim conseguimos simula-lo no universo digital!! A faculdade não ensina matérias, ensina a amadurecer como pessoa, eleva o nosso nível de conhecimento, não atoa nos países mais desenvolvidos, iniciar em uma faculdade após o ensino médio é quase uma obrigação

  • @diegohenrique5227
    @diegohenrique5227 4 роки тому +48

    "Nada disso é node" essa doeu profundamente kkkkkkk

  • @glaubergad
    @glaubergad 4 роки тому +127

    Fiz falculdade, comecei aos 39, me formei aos 43, trabalhando em tempo integral e estudando a noite. Não me arrependo. Aprendi conceitos relacionados ao desenvolvimento de software que vão me servir na carreira, além de ter descobrido que muito do que eu já fazia em programação era errado ou obsoleto. Antes que alguém faça um comentário idiota, sim, fiz ENEM, SISU com ampla concorrência e me formei em um Instituto Federal. Dá trabalho se tornar uma pessoa melhor. Parem de mimimi e moleza e vão pra cima que formação é sim uma necessidade.

    • @klaus.Schumacher.Conspirando
      @klaus.Schumacher.Conspirando 2 роки тому +9

      Eu com 35 anos, fico na dúvida entre 3 caminhos, estudar para entrar em uma Federal, entrar em uma universidade particular EAD ou migrar para O Canada, e fazer um college.
      Fui levado pelas emoções de ganhar dinheiro e estudar depois, e atrasei bastante a vida acadêmica e isso me assusta bastante hoje!
      Espero encontrar um caminho entre estes 3 o quanto antes!

    • @andreviniciusbezerradasilv9335
      @andreviniciusbezerradasilv9335 2 роки тому +2

      @@klaus.Schumacher.Conspirando só vai p ocanada meu nego eu n pensaria 2 vzs se tivesse essa oportunidade

    • @canalplaybox
      @canalplaybox 2 місяці тому +2

      No meu canal quem critica a faculdade ou até mesmo os estudos eu faço um desafio, "Tira seu filho da escola" se não vale pra nada né

  • @Bibi-ir2td
    @Bibi-ir2td 5 років тому +229

    Eu estou fazendo o seguinte: Não tenho dinheiro. Mas meu noivo faz ciência da computação. Eu estudo com ele, ele me passa as apostilas e eu tenho feito cursos na internet. Meu objetivo é justamente mesmo se ganhar um salário pequeno nos primeiros empregos eu vou pagar minha faculdade para conseguir um trampo melhor. Seu vídeo é muito bom. Eu gosto muito de estudar. Gosto muito de aprender. Se tem algo que tenho disciplina é nos estudos. Hahaha

    • @emanoel724
      @emanoel724 2 роки тому +3

      Como está hoje?

    • @viniciusnascimentocruz9629
      @viniciusnascimentocruz9629 2 роки тому +2

      Que bacana ! Como anda os estudos hoje ?

    • @emanoel724
      @emanoel724 2 роки тому

      @@viniciusnascimentocruz9629 hoje ela é estudante e estagiária de marketing (olhei no linkedin).

    • @Bibi-ir2td
      @Bibi-ir2td 2 роки тому +16

      @@viniciusnascimentocruz9629 Comecei a faculdade de marketing e consegui um estágio muito bom! Continuo estudando bastante.

    • @faikal666
      @faikal666 Рік тому +1

      Eu vim do futuro, queria saber se deu certo??

  • @iurypiva8371
    @iurypiva8371 6 років тому +103

    Excelente conteúdo! Eu estou a beira de abandonar a faculdade há 3 semestres da conclusão, achando que já entendi o que é ciência da computação e ficar "perdendo tempo" com TCC não iria adicionar nada, sua posição sobre o assunto me fez pensar melhor, vou entregar o TCC!

    • @Duende_de_Casterly_Rock.
      @Duende_de_Casterly_Rock. Рік тому +3

      Como é que está hoje em dia Man? Continua na área?

    •  Рік тому

      Como está sua carreira?

    • @felipesantos7918
      @felipesantos7918 9 місяців тому

      @iurypiva8371 eae como anda as coisas, compensou fazer a faculdade? estou pensando em fazer tecnologo de ads

  • @DiegoBrocanelli
    @DiegoBrocanelli 6 років тому +51

    Aplaudindo em pé o vídeo, concordo 110% parabéns pela qualidade do material .
    Já ouvi inúmeras vezes todos os argumentos que o Akita bem listou sobre as desculpas para não fazer uma faculdade, infelizmente vejo muitas pessoas que não tem opinião própria e acaba repetindo feito papagaio os argumentos de terceiro sobre o por que não fez uma faculdade.
    Temos o outro ponto, das pessoas que se formam e pensam "finalmente acabei meus estudos" onde na verdade deveria pensar "show, tenho competência para continuar meus estudos e aperfeiçoamento".
    Por favor faça a parte 2, 3, 4 etc desse conteúdo, estou ansioso para os próximos vídeos.

  • @bekacynthia
    @bekacynthia 3 роки тому +11

    Velho, tua inteligência, astúcia e coragem de falar tudo na cara, junto com teus argumentos...de longe um dos melhores canais que já vi aqui no YT. Mesmo quem não se interessa por tecnologia deveria te ouvir. Tu és um líder, pô!

  • @sadeferreira867
    @sadeferreira867 3 роки тому +11

    Eu trabalhei na madrugada ate amanhecer de motorista de ônibus urbano, depois ia dar suporte de informática em lojas e mercados durante 3 anos, um período de um ano vendi picolé na rua, para pagar a universidade que fazia em período noturno, um ano antes de me formar já estava totalmente trabalhando com programação em um ano, evoluir de treinee a pleno (responsabilidade e salario) hoje muito feliz e formado ocupo a função de analista (responsabilidade) em uma grande corporação, igual o Akita disse, foi muito dolorido mas valeu cada segundo, e lembrando tem que gostar de verdade se for por salario melhor desistir antes e fazer outra coisa.

  • @iuryplayer
    @iuryplayer 2 роки тому +8

    Estou no 9° semestre de Engenharia de Computação e trabalhando na área de Dados. Posso reforçar que a faculdade foi um dividor de águas em me fornecer uma boa base para adquirir os conhecimentos que precisava quando decidi focar na área de dados, proporcionou que eu adquirisse experiência e portfólio (que me ajudou muito a conseguir meu primeiro emprego CLT) e me proporcionou um bom networking que venho nutrindo desde o inicio.

  • @Lindembergz
    @Lindembergz 5 років тому +77

    Não é só ter feito faculdade, Existem outros requisitos observados pelas empresas que são muito mais relevantes do que o seu diploma...não se iluda, isso é real !

  • @leandros.barcellos1451
    @leandros.barcellos1451 5 років тому +15

    Putz!!! Comecei com turbo pascal também!!! E sinceramente me deu uma base excelente!! Praticamente o que muda de uma linguagem para outra são as sintaxes, pois o raciocínio que tem que ser feito na montagem do código é quase o mesmo. E no meu caso, como tinha estudo de física, matemática e eletrônica, hoje percebo como facilitou a compreensão para montar um código em que eu entenda qual o caminho que a máquina vai percorrer para executar as finalidades pretendidas. E isso foi graças a estudo a nível acadêmico. Fora que o ambiente propicia você a dedicar mais tempo ao estudo que, se bem aproveitado, faz muita diferença. Um exemplo do que se executa em nível acadêmico, cito uma ocasião há uns 25 anos atrás em que desenvolvi um projeto para controlar vários utensílios domésticos pela porta paralela de um computador(que se não me engano era um pentium 286) . Conclui e apresentei esse projeto em escala numa maquete com leds junto com a planta do circuito que faria o que estava ali demonstrado numa residência real. E o código foi todo desenvolvido em turbo pascal. E quem acha que isso é coisa a toa, 1 ou 2 anos depois estavam anunciando nos EUA um protótipo de uma casa controlada por computador.... Enfim, se você for levar a sério, estudo a nível acadêmico numa instituição séria, vale a pena!

  • @suryanadriano5483
    @suryanadriano5483 5 років тому +162

    Duro é trabalhar arduamente durante o dia pra se manter e ainda ter que se destacar na federal à noite!!

    • @evertonnerlancarvalho6216
      @evertonnerlancarvalho6216 4 роки тому +41

      Mas também quando você terminar, você vai estar fera, além de aprender os assuntos ministrados, vai aprender bastante na gestão do seu tempo. Faca nos dente e vamos para a luta.

    • @katohusk941
      @katohusk941 4 роки тому +16

      Realmente, eu admiro quem trabalha em período integral e cursa alguma faculdade "mais puxada"

    • @ericfelipe2011
      @ericfelipe2011 3 роки тому +18

      Então amigo, por isso você tem que votar em pessoas inteligentes, certas, que pensam nós outros, pensam na educação, etc..
      Você não precisa se matar... Pelo contrário, o governo deveria te parabenizar e pagar pra você estudar num federal, estadual, etc.
      Você conseguiu passar dentro milhões de pessoas, você literalmente representará a educação do país...
      E o país não te ajuda ????
      Mas ajuda vagabundo que joga futebol ou outro esporte ?
      Ajuda banco numa época de Pandemia pra anunciarem recorde de faturamento e ainda sair notícias dizendo que não liberaram empréstimos aos pequenos pra evitar falência ?
      Não quero ser propaganda de político, mas nunca mais voto em ninguém da direita. Bando de lunático.
      E independente de quem vote... Demorou para as pessoas que querem o melhor receber ajuda.
      Já pensou que a cura do câncer pode estar num cara acima da média que infelizmente nasceu numa favela e não pode estudar ? Que era bom na escola, mas que teve de trabalhar , que a família nunca conseguiu incentivar o cara a fazer faculdade mas arrumar um trabalhão pra ter comida?
      Um gênio pode nascer em qualquer lugar, mas se ele não for um gênio em algum esporte ou enganar os outros, ele não terá oportunidade, nem ajuda.

    • @animesmetaverso
      @animesmetaverso 3 роки тому

      Acha isso ruim? Larga tudo.

    • @cbckakaroto
      @cbckakaroto 3 роки тому +3

      Não é fácil, tem que ter muita força de vontade, posta em prova diariamente.

  • @DelPieroJoga10
    @DelPieroJoga10 4 роки тому +11

    E uma questão muito complexa, mas eu concordo que quem tiver condições faça! Eu deixei a faculdade na metade, por 2 motivos: 1) conciliar trabalho vs faculdade (ja com esposa e filho) 2) falta de interesse, hoje em dia estou numa posição boa na carreira e sem faculdade, mas me fudi muito por não ter diploma. E não foi pq larguei a faculdade que parei de estudar o que ela passava, pelo contrário, peguei toda minha grade que restava e fui estudando no meu tempo sozinho (me fudiii) mas consegui aprender , totalmente exceção.

  • @emannuelle5168
    @emannuelle5168 Рік тому +16

    Acho mega importante, principalmente quando não se tem ideia de por onde começar. Eu me desinteressei da área acadêmica após o falecimento do meu pai. Fiquei alguns anos sem interesse na vida, de fato. Aos meus 23, com mais maturidade, estou cursando SI na Uniube. Tive que quebrar um paradigma de que "sou de Humanas", porquê em todo meu período escolar tive facilidade com leitura, interpretação de texto, gramática e afins. Por outro lado, Exatas custava a entender, talvez até mesmo pela didática dos professores, porquê quando estudei pro vestibular entendi muito mais por vídeo aulas. Enfim, saí da minha zona de conforto, e é maravilhoso, não ficar estagnada! Mesmo a graduação sendo EAD me dedico no aprendizado, não é só pelas notas e diploma, afinal, preciso de uma base antes de me especializar em Segurança da Informação, que é onde pretendo atuar. Lembrando que o aprendizado é constante. Espero com esse comentário atingir pessoas que, neste momento, estão com receio de iniciar na área de TI, minha dica é.. Tenha consciência de que você é capaz, e estude, pois reclamar não nos leva a nada. Dê o primeiro passo e siga em frente.

    • @arturmoises842
      @arturmoises842 Рік тому +2

      Tenho 27 anos e estou com essas dúvida, seu comentário com certeza me ajudou, obrigado

    • @Marcela86-e5t
      @Marcela86-e5t Рік тому +1

      Você faz faculdade de quê? Por onde começou a estudar, tenho 23 anos também tô perdida quero estudar e aprender mas nem nada ainda, nem sei o que fazer ?

    • @RodrigoLopesEmidiodaCosta
      @RodrigoLopesEmidiodaCosta 10 місяців тому

      Passei exatamente pelo mesmo que você, perdi meu pai aos 20 anos, perdi interesse por tudo, pela vida, por mim mesmo, meus planos e sonhos. Aos 23, tive um grande salto de maturidade e estou retomando tudo, cursos, de forma autodidata, e buscando a universidade, tinha sido aprovado na Federal , UFC, e perdi minha matrícula… Aprendizado ficou e me fez dar mais valor pelos estudos.

    • @bra195
      @bra195 7 місяців тому

      ​@@Marcela86-e5t como está agr? Fez facul ?

    • @smartpaulo0176
      @smartpaulo0176 4 місяці тому

      faculdade só vai te dar o diploma e o diploma não é garantia de aprendizado, sou mil vezes a favor e recomendo muito mais para as pessoas procurarem trilhas de conhecimento seja no front ou no back end para seguirem e estudarem as tecnologias necessárias que o mercado mais cobra dos candidatos... posso continuar citando os diversos problemas que as faculdades têm em relação a cursos livres, como por exemplo o material defasado onde o professor nem sempre está interessado em atualizar as práticas de programação ou outro problema é que a faculdade não te prepara para o mercado, não te explica quais caminhos deve seguir muito menos te dar coordenadas para aprimorar as soft skills...
      o esquema é se entupir de cursos livres na área que deseja, fazer diversos freelancers para demonstrar conhecimento prático e se aplicar para as empresas demonstrando interesse e experiência isso é muito mais enriquecedor e lhe trará muito mais resultados frente a candidatos que se apoiam única e exclusivamente no papel que a faculdade deu...

  • @carloseduardo-rs2lv
    @carloseduardo-rs2lv 5 років тому +7

    Akita vc é um monstro, só tapa na cara. Tenho 35 anos e quero entrar em TI faz mais de um ano, mas dessa vez estou decidido e seus vídeos me coloca com os pés no chão. Tudo que vc fala aconteceu comigo na minha carreira atual, suas opiniões são lições de vida. Obrigado

  • @ribatube
    @ribatube 2 роки тому +4

    Ainda não fiz por condição financeira mas pretendo fazer com o foco principal no prazer de aprender o resto é consequência, tenho 42 com problema no coração, não devo durar muito mas enquanto estiver por aqui quero aprender o máximo que puder conhecimento é o maior tesouro desse mundo, depois da família

  • @victor6010
    @victor6010 4 роки тому +23

    Acho que o importante é estudar e correr atrás, independente de faculdade ou não

  • @prof.augustooliveira4375
    @prof.augustooliveira4375 4 роки тому +4

    Sou professor em Federal e minha primeira linguagem Fortran 77. Hoje estou trabalhando para promover todas as linguagens no ensino das engenharias. Virei seu fã e meus parabéns pelo trabalho e por orientar da FORMA CORRETA. Não existem atalhos.

  • @Actarsatan
    @Actarsatan 4 роки тому +3

    Concordo com tudo dito. Mas teria um cuidado, larguei minha faculdade justamente por falta de professores que queriam ensinar, vi que poderia investir meu tempo de outra maneira mais produtiva.
    Não estou discordando do vídeo, uma vez que o mesmo demonstra um ponto de vista. E esse é somente outro ponto. Acredito que local certo, por sorte, também faz diferença.
    Hoje emprego um estagiário da mesma faculdade que larguei. E vi que mudaram, quase que completamente, o corpo docente, trazendo uma grande melhoria para a qualidade de ensino.
    Como sempre, excelente vídeo!!

  • @evertoncosta5714
    @evertoncosta5714 5 років тому +5

    Mais um vídeo sensacional! Fiz Engenharia de Automação, comecei estudando algorítimos na faculdade e me apaixonei, mesmo não sendo tão focada assim em programação e desenvolvimento a faculdade me deu uma base importante de compreensão de estruturas lógicas, seja em programação ou em equações gerais. Não sei se é necessário para o futuro mas penso em cursar Engenharia de Software para ver mais a fundo a base que é tão necessária. Agradeço pelos vídeos, Akita! Tem me ajudado muito a olhar a jornada da programação da forma direta e real, como deve ser em tudo na vida, que Deus te abençoe, abraço!

    • @allantavares2535
      @allantavares2535 4 роки тому

      Eu passei em federal tbm em Eng de controle de automácao, será que a faculdade vai me dar uma base boa pra área de t.i?

  • @DJC.KC.A..
    @DJC.KC.A.. 4 роки тому +9

    Da um medo de investir tanto dinheiro que daria pra dar a entrada numa casinha ou investir o dinheiro de outras maneiras da um medo de terminar com o diploma na gaveta trabalhando em cx de supermercado
    Pra ter sucesso precisa de uma família que ajuda e apoia, e de preferência que tenha dinheiro suficiente pra quando pegar o diploma abrir seu próprio negócio e usar do diploma, que as pessoas confiam em lugares com especialistas na area mesmo que sejam especialistas só na teoria da faculdade, gostar doque faz ajuda muito tbm👍

    • @YagamiLightYT
      @YagamiLightYT 2 роки тому

      Nao existe so faculdade paga no Brasil... Estude e vá para uma.publica. faculdade privada é pra preguiçoso

  • @nathanixslade
    @nathanixslade 2 роки тому +2

    Na minha tive calculo 1 e 2 matemática discreta , algebra, física 1 e estatística, Ed 1 e 2. Essas foram as responsáveis pela desistência de 70%.
    Mas quem faz o curso é o aluno, tive muito colega de faculdade que passou no vestibular pela capacidade de decorar mas em raciocínio logico e criatividade eram péssimos, e depois conheci no trabalho colegas no trabalho de faculdades particulares que eram muito desenrolados, depois de 11 anos nesse ramo vi que a capacidade individual de evoluir reflete mais no resultado do que o curso que a pessoa fez a 10 anos atrás. Por isso meio que concordo com o discurso de Elon Musk.

  • @RalOliver
    @RalOliver 6 років тому +5

    2:10 sério... eu sempre tive muito medo disso: "aprender apenas no horário do trabalho" isso é importante (as vezes até ficamos mais burros com o trabalho)...

  • @flaviodasilveirapepino6076
    @flaviodasilveirapepino6076 5 років тому +9

    Quando o Fábio veste o boné, a confusão começa!

  •  3 роки тому

    Se você tiver tempo dinheiro e capacidade para estudar em uma federal, faça medicina.
    Se precisar ganhar dinheiro, faça um curso de computação online e arrume um emprego.

  • @alencarr
    @alencarr 4 роки тому +1

    Sou testemunho vivo do que foi dito neste vídeo. Por ter casado cedo e com filho recém nascido eu procurei estudar por conta tudo que pudesse me fazer ganhar mais dinheiro na área de ti, deixando de lado em ter uma graduação. Hoje aos 53 anos estou cursando faculdade pra poder ter um pouco mais de chance pra ganhar meu sustento.

  • @HernaniSamuel
    @HernaniSamuel Місяць тому +1

    Estou no último ano da faculdade de Engenharia de Software, EAD... Não conheci ninguém nesse período ༎ຶ⁠‿⁠༎ຶ
    Mas na faculdade eu aprendi muitas coisas que nunca pegaria pra estudar por conta própria e que fazem diferença na prática... Especialmente em fazer mais esforço do que eu faria apenas como autodidata, o TCC é um bom exemplo...

  • @canalplaybox
    @canalplaybox 2 місяці тому +2

    Eu falo isso em meu canal, esses vendedores de cursos de programação fala mal da faculdade para que a pessoa deixe de pagar a faculdade para comprar o curso deles, e eu falo o nome dessas pessoas.

  • @toyoale
    @toyoale 3 роки тому +1

    Grande Akita, tenho minhas diferenças ideológicas (como não poderia ser diferente) com você, mas no que importa aqui, programação, você me representa. Estou com o Pascal, 8 meses de aprendizado e sofrimento intenso, muitas derrotas e alguma que outra vitoria. Estamos indo para o projeto final, um projeto completo de sistema de concurso publico com manipulação de arquivos, INTEIRAMENTE em Pascal. Eu acho que tem muito fanfarrão por aí propagando velhas falácias sobre linguagens como Pascal. Você falou tudo, os FUNDAMENTOS são os mesmos de 60 anos atrás, e essa juventude que aprende com python, ruby, java script sem ter passado antes por uma linguagem "raiz" será inevitavelmente um programador limitado. E como você disse a função da universidade pública não é atender aos interesses do mercado, mas ao da computação e da sociedade como um todo. Grande abraço e bora estudar mais!

  • @toyoale
    @toyoale 3 роки тому +5

    Resposta: pense sempre como os chineses, japoneses e todas essas culturas orientais foda: A LONGO PRAZO. Esse é um dos motivos do atraso do Brasil e América Latina, o pensamento imediatista de curto prazo!! É CLARO que faculdade da área vale demais a pena

  • @MrNedynho
    @MrNedynho Рік тому +1

    Akita eu tenho a sua idade e concordo com tudo o que você falou nesse vídeo, apesar de eu não ter uma faculdade, concordo na parte em que todo mundo acha que consegue o sucesso sem o esforço, sem passar pelo processo, quem não fez faculdade vai ter que estudar o triplo é mesmo assim, se for trabalhar pra alguém vai ter que mostrar muito mais resultado pra ganhar espaço e mesmo assim será como um estrangeiro em país distante, que mesmo tendo a cidadania ainda será alguém adaptado e não nativo.

  • @vitoremanuel_
    @vitoremanuel_ 4 роки тому +9

    5:01
    Estou justamente no começo de minha carreira.. (falta 2 meses para 20 anos de idade), e trabalho em uma StartUp baiana que surgiu na minha cidade, é de um amigo, estou com ele desde o começo. Giross, de mobilidade urbana e logística. Posso dizer com toda a certeza que não estou nessa por dinheiro... se não já teria caído fora. Mas a rotina de operacional me consome tanto que não tá sobrando tempo ultimamente para continuar meus estudos iniciantes de programação.. (e isso sem receber salário praticamente). Com essa minha situação e o mundo do jeito que tá com essa droga de COVID forçado pela mídia e N.O.M não acho que seja viável fazer faculdade, ainda mais na Bahia que tenho colega que terminou Ciência da Computação recentemente e não sabe o básico das tecnologias atuais que as empresas pedem..

    • @joaovictorfolha
      @joaovictorfolha 4 роки тому

      Concordo plenamente! Acredito que agora é momento de se educar sobre finanças e traçar estratégias para passar pela crise!

    • @ryanm-_-
      @ryanm-_- 3 роки тому +4

      No video o Akita fala exatamente isso, faculdade não é lugar para aprender tecnologias do mercado, e sim aprender a APRENDER as tecnologias do mercado.

    • @tiagorafael9872
      @tiagorafael9872 2 роки тому

      Como vai a startup?

  • @williamandrade301
    @williamandrade301 Місяць тому

    Excelente, simplesmente o melhor vídeo que eu já assisti sobre o assunto. Creio que seja o vídeo que todos que estão cursando uma faculdade ou desejam entrar numa, deveriam assistir.

  • @igorsousa3251
    @igorsousa3251 5 років тому +5

    Como eu queria ter visto esse vídeo antes de cursar meu tecnólogo... Se fizer uma continuação desse vídeo, uma sugestão é fazer um diff de todas as graduações de TI e pra quais profissões elas encaminham. Vejo muitas vagas pra cargos técnicos (de developer a engineer) que não exigem uma graduação específica, na maioria das vezes, qualquer faculdade de TI (exceto Gestão) serve. Agora, isso se dá à escassez de profissionais ou de fato todas essas graduação de TI fornece uma boa base para uma amplitude de cargos? Eu diria ambos, e que depende muito do estudante/profissional.
    Valeu mestre

  • @sorayadiasferreira6651
    @sorayadiasferreira6651 2 роки тому +1

    Eu gostei demais desse cara. Agora ele virou a minha maior inspiração da Internt.

  • @Ouaueaio
    @Ouaueaio 5 років тому +3

    Também sou dropout. Fazia EC, meu argumento foi parecido com alguns, eu não tinha interesse em eletrônica. Vi que CC se encaixava no que eu queria, tanto que pretendia voltar pra fazer CC mas não voltei rsrs. Acho que no geral como o Fabio Akita falou se você tiver condições, principalmente no começo, faça, mesmo que a qualidade de ensino continue sendo duvidosa mesmo em estaduais/federais. Conforme você vai ficando mais velho, começa a ter crises de idade, que vai fazendo você ficar ainda mais inseguro de voltar a fazer, coisa que praticamente inexiste quando mais novo. Faculdades te ajudam a entender como funciona software por debaixo dos panos, e não ja sair torcendo pra tal linguagem de programação do momento e virar um fanboy. Também ajuda com outra coisa muito importante pra carreira: networking.

  • @danielmoraes5882
    @danielmoraes5882 4 роки тому +3

    10:52 "Aprender uma nova linguagem pra quem entendeu a fundação é simples!" FATO!!!
    Estou na reta final do curso de Engenharia de Computação aqui na UnB e isso já vem sendo bastante evidente.
    A unica linguagem a qual eu tenho me aprofundado é o Assembly e muitos colegas fora da universidade questionam muito a utilidade do ensino dessa linguagem em uma Universidade (Tento convencer eles sem ser curto e grosso) hahaha mas esse video diz tudoo com poucas palavras...vou mostrar para eles hahahaha

    • @pedrochaves6983
      @pedrochaves6983 4 роки тому

      Daniel! Sou aqui de Brasília tb! Estou em duvida se vale a pena cursar Ciencia ou engenharia da Computação na UnB. Me ajuda?? Essa duvida é muito cruel...

  • @itsallison_
    @itsallison_ Рік тому +1

    Akita, gostaria de deixar um relato pessoal e como você tem me ajudado.
    Eu venho de escola pública e não tive um bom ensino médio, minha base era muito fraca, eu ainda fui privilegiado de ter acesso a informação e computador desde cedo, mas não tive a maturidade de reconhecer do quão atrás eu estava e correr atrás do aprendizado. Como resultado, fracassei no vestibular após sair do ensino médio e tive que arranjar um emprego, novamente, fui privilegiado em comparação a milhões de brasileiros e consegui fazer alguns cursos e arranjei um emprego de back-office, sou da zona leste de SP e precisava me deslocar um pouco mais de 2 horas para chegar no local, de segunda à sabado. Fiquei um ano lá até receber promoção em outra empresa.
    Nessa ultima empresa, tive a oportunidade de ter acompanhado o time de desenvolvimento no processo de criação de uma IA para o setor onde eu trabalhava, esse foi o meu primeiro contato e onde realmente despertou meu interesse por programação, eu estava decidido em estudar, mas minha rotina quase não havia horario fixo e tive dificuldade de adaptar para os estudos. Eu decidi focar em apenas trabalhar, acumular capital, pedir demissão e estudar, e eu fiz. Acabei tomando o caminho do bootcamp, daqueles que promete 'torne-se junior em apenas um ano' e que te ensinam o basico de JS para aprender React/Express, mas não me arrependo, eu precisava de qualquer maneira me alocar no mercado como trainee/junior.
    A serie do Começando aos 40 tem me ensinado o quão importante é ter essa base teórica além do fazedor de CRUD, meu maior desejo atual é fazer CC em uma boa faculdade, vou estar concentrando minhas energias em me preparar para o vestibular de 2024, sei que agora, aos 24 anos, tenho responsabilidades e meu tempo é bem mais curto do que aos 17, mas esperamos que de certo!
    Obrigado pelo 'Começando aos 40', pelo tapa na cara que foi o 'Aprendendo a Aprender', seu conteúdo inspira eu e muita gente a buscar se aprimorar. Um abraço!

  • @lucapoe
    @lucapoe Рік тому +11

    Eu mudei de opinião sobre este assunto, após refletir por um tempo. Hoje em dia concordo muito mais com você, Akita.
    Tenho 16 anos e atualmente curso ETIM de Desenvolvimento de Sistemas na Etec (basicamente ensino médio + um curso técnico), ano que vem é meu último ano lá dentro e vou tentar ingressar na UNIVESP. Obrigado por tudo e, principalmente, por me mostrar que a base é imprescindível para formar bons desenvolvedores, que não vão simplesmente seguir tendências, mas que estarão preparados para todas as outras seguintes.

  • @WellingtonRogatiOficial
    @WellingtonRogatiOficial 6 років тому +3

    Akita, parabéns pelo vídeo. Sou formado em ciências da computação e acabei mudando de faculdade por causa de grana no meio do caminho, o interessante que sempre comentei com meus amigos é que na faculdade que comecei a "introdução à computação" era ensinada com C e Scheme e havia um foco bem grande em algoritmos e lógica, na outra faculdade a abordagem era mais de mercado, onde a linguagem oficial para ensino era C# e JAVA (nada contra) mas senti uma facilidade muito grande na segunda faculdade, muito pelo fato que as linguagens mais modernas escondem a "mágica" que é importante para o aprendizado, não que vamos inventar a roda toda hora mas acho que é necessário saber como ela foi inventada. Abraço! O vídeo melhorou em relação a trilha (comentário do vídeo anterior)

  • @RonaldoPossan
    @RonaldoPossan 6 років тому +3

    O livro "O programador apaixonado" complementa bem este assunto.

  • @sylvio_tavares
    @sylvio_tavares 6 років тому +2

    Muito bom o vídeo!
    A facilidade de aprendizagem com cursos na internet tem feito com que as pessoas deixem de lado a possibilidade de fazer uma faculdade.

    • @Akitando
      @Akitando 6 років тому

      Exatamente, foi por isso que respondi isso primeiro no video

  • @RalOliver
    @RalOliver 6 років тому +4

    12:04 "conhecimento de linguagens tem um prazo de validade"

  • @flaviohenriquehtex6321
    @flaviohenriquehtex6321 5 років тому +2

    Faço facu em uma particular, e também é fraco(no meu conceito) más vejo cada dia mais o peso do próprio aluno buscar o conhecimento ali despejado, pois esperar que te entreguem o pulo do gato, nunca ai acontecer.

  • @SaymonFernandes
    @SaymonFernandes 4 роки тому +2

    ta com +- 2 anos desse video Sr. Fabio Aquita. Mas eu discordo com você em algumas coisas, principalmente em como aprender linguagens. Não se precisa de faculdade para se aprender a como se aprender, o MERCADO vai ensinar a qualquer um aprender a aprender. E com qualquer, eu quero dizer dizer com qualquer um que QUER. Querer não é desejar, é ta preparado, é ter PULSO, é ter dedicação, é ser centralizado. As vezes você não estará 100% preparado para o desafio, mas estará 60% o que pode ser o suficiente(ou não, a depender do desafio). Por isso, eu digo para meus companheiros, NUNCA DESISTE, sempre tente, ninguém ta sempre 100% preparado, sempre há duvidas, há sempre formas diferentes de fazer qualquer coisa.

  • @heraldo623
    @heraldo623 5 років тому +19

    Se for estudar em universidade pública, que seja em uma federal. Para mim o objetivo deve ser o conhecimento e não o diploma, infelizmente no Brasil o inverso é verdade para a maioria dos "estudantes".
    Quanto mais difícil for a concorrência pela vaga na universidade, mais estudantes ela terá. Busque uma universidade que tenha mais estudantes que alunos.
    Além do conhecimento, na universidade vc pode trocar experiências com outras pessoas da mesma área de interesse. As vezes vc só encontra essas pessoas lá kkk
    Ótimo vídeo!

    • @brunocardoso8277
      @brunocardoso8277 5 років тому +1

      Depende, as universidades publicas que lideram ranking nesse país são estaduais.

    • @karlosdaniel6537
      @karlosdaniel6537 3 роки тому +1

      @@brunocardoso8277 Mas são apenas as de São Paulo. Esse estado é um ponto fora da curva nesse quesito.

  • @99viniciusgabriel
    @99viniciusgabriel 5 років тому +2

    Vc disse o que muitos precisam ouvir. Um grande mito na nossa área é o de que a universidade não serve pra nada. Atualmente curso Sistemas na UFMG e é visível que o objetivo deles não é formar programadores. Os desafios que eles nos passam e toda estrutura universitária é pensada pra formar gente que antes de mais nada pensa e resolve problemas, seja usando papel e caneta ou usando um computador. Obg pelo vídeo.

    • @marcusxavier1481
      @marcusxavier1481 4 роки тому

      Cara, pretendo fazer SI na UFMG também. O curso aí é bom mesmo? Ele leva o aluno no limite?

  • @93erickm
    @93erickm 5 років тому +1

    Mais um vez Akita, hahahah
    O que está me motivando a buscar novas oportunidades no momento são justamente todos esses motivos que você citou no vídeo, um universo inteiro de coisas a se aprender e sem alguém mais experiente que você acaba sendo muito complicado.

  • @VideosViraisVirais-dc7nx
    @VideosViraisVirais-dc7nx 3 місяці тому

    De fato. Para aprender de verdade, voce precisa primeiro aprender a aprender. Construir uma boa base em matematica e programação te dará um boost na hora de resolver problemas.

  • @verdadedita1878
    @verdadedita1878 2 роки тому +2

    Fiz faculdade em 2009, em 2011 terminei n arrumei estágio, passei por dificuldade arrumei serviço de segurança pois ia casar... Infelizmente n entrei na área na época até pq tbm comparado aos dias de hj era tipo outra galáxia, as exigências das vagas em 2010 eram frustrantes comparado ao q se tinha na grade..... Enfim o tempo passou ... Me arrependi amargamente de n ter conseguido entrar naquela época..... Em março de 2021 resolvi tentar novamente tendo em vista q mudou muito, em 2009/2010 não existia Udemy altura, fiz alguns cursos de Html5, CSS3, SASS, GIT, Bootstrap5, introdução lógica proposicional, lógica, peguei o básica de JS, terminado wp, vou terminar alguns cursos tais como REACTJs tbm e iniciar faculdade em março de 2023 ... O não entrar tão nó cego q nem em 2009.

  • @raphaelfuji1229
    @raphaelfuji1229 5 років тому +3

    Verdade NUA e CRUA. Sem rodeios, direto ao ponto. Parabéns

  • @RalOliver
    @RalOliver 6 років тому +2

    6:15 é isso aí... "agradecido sempre, satisfeito nunca"

  • @geanmoraes3857
    @geanmoraes3857 2 роки тому

    Assustado com o número de pessoas vindo nos comentarios querendo tercerizar decisões... Gente, o trabalho do Akita é sensacional, mas vocês tem que decidir e arcar com as proprias escolhas !

  • @PuroCope
    @PuroCope 4 місяці тому +1

    A única parte ruim de uma faculdade pública, é que parece não pensar no público mais baixa renda... Estudar integral é osso. (A gente tem que trabalhar 😂) Mas não é desculpa pra não aprender e ir atrás por conta própria, mesmo em uma particular.

  • @Majoslim
    @Majoslim 2 роки тому +1

    Fiz faculdade como bolsista, na época em que me formei tive de seguir outros caminho, mas qdo voltei a me dedicar à área de TI , foram os fundamentos que aprendi que me ajudaram

  • @danbranco7800
    @danbranco7800 4 роки тому +5

    Gosto do tema. Atualmente, faço graduação. Mas sinto-me as vezes deslocado em alguns momentos. Eu considero que estou num momento crucial, no entanto, a grade atual do meu curso que é da federal, o considero atrasada. Por sinal, penso que matemática é importante, mas o Cálculo II, é mesmo necessário? É possível fazer um vídeo explicado isso? Há e parabéns pelo personagem hahaha

  • @diogomueller9817
    @diogomueller9817 8 місяців тому

    maratonando antes do final das ferias do curso, como todos falam, os videos do Sr Akita são atemporais.

  • @malcolmdosreis1180
    @malcolmdosreis1180 2 роки тому +1

    Decidi trabalhar na área da programação e hoje faço estatística/ciência de dados na Unicamp. A estrutura que ela me oferece é surreal, no campus tem dezenas de cursos, ciência da computação, engenharia da computação, matemática aplicada, automação, etc. A proposta do meu curso é básico (calculo etc) nos primeiros dois anos, nos últimos dois anos eu fico praticamente livre, se eu quiser ir no instituto da computação fazer duas disciplinas e outras duas no instituto de economia pra eu ter uma especialização em análise de dados, por exemplo, eu posso. Posso montar todo o meu currículo praticamente, além de conhecer pessoas muito boas em relação aos estudos, são feitas dezenas de pesquisas científicas das quais eu posso participar. O bom da minha universidade é que se eu quiser mudar totalmente o rumo da minha especialidade, eu posso. Não me arrependo de ter entrado, sei que vou adquirir muita experiência aqui dentro. Recomendo muito

  • @MrJamdes
    @MrJamdes 3 роки тому +1

    Trabalhei como técnico em informática e programador Borland Turbo Basic lá nos idos de 94 a 99 dos 14 aos 18 em uma cidade bem pequena no interior de SP, não conhecia a profissão além daquele universo e resolvi fazer outra faculdade. Já formado a alguns anos e falido...kkk Achei que esse negocio de App de celular devia ser moleza. Gastei uma boa soma fazendo vários cursos em centros de treinamento bem respeitados em SP. Apesar de já conseguir vagas de emprego eu percebi que realmente precisava de uma faculdade para conseguir ganhar melhor. Entrei na faculdade achando que seria só pegar o canudo e como você falou, nas primeiras aulas eu descobri que eu não passava de um "escrevedor de código" muito porco...kkk Voltei para o banco aos 30 não foi fácil, mas valeu cada minuto e fiz questão de não ser medíocre nos trabalhos e aproveitar as aulas, quem fez o mesmo está muito bem, ninguém rasgando dinheiro mas vi muita gente melhorando bastante com a profissão.

  • @rogerio410
    @rogerio410 6 років тому +8

    Caracas, de forma extraordinária responde exatamente às mais comuns perguntas da meninada toda. Melhor vídeo sobre o assunto. ;)

  • @miltongoncalves205
    @miltongoncalves205 5 років тому +1

    3 semestre de analise e desenvolvimento de sistema , estagiario da prefeitura de Itanhaem , $ = 570 mês, ajuda de custo , 27 anos não moro com mamae e papai , moro com minha namorada , ela me ajuda muito 😅😅 quanto mais eu estudo mais mando curriculo , parei agora pra ver esse vidio do akita que é Massa até agora ele não quis me vender nada , mas jaja voltar estudar.

  • @fireguiqueen
    @fireguiqueen Рік тому

    Sempre gostei do seu conteúdo, mas há um tempo quando eu assisti este vídeo, eu não gostei muito na parte onde você humoriza a galera que possui um conhecimento base de matemática e se diz programador.
    Porém há alguns meses comecei a refletir sobre e pensei em estudar mais matemática, e revendo este vídeo, vejo o quão importante é saber matemática, isto acabou gerando um gatilho para começar os estudos.
    Não mudei minha visão sobre faculdade, não pretendo fazer (até porque tenho 16 anos, preciso terminar o ensino médio ainda), mas o Akita certamente mudou minha visão sobre a matemática com apenas uma parte do vídeo falando sobre o assunto (e sou muito grato a isso).
    Hoje vejo diversos sites e blogs falando "Não é necessário saber matemática para programar", e de fato, há diversos "programadores" que não sabem nada além de matemática básica, mas certamente eles não irão evoluir tanto na carreira.
    Em resumo, este vídeo foi de extrema importância a mim, obrigado!

  • @hugo-garcia
    @hugo-garcia 3 роки тому +4

    2:45 Eu discordo, entrar na federal foi a parte mais fácil, se formar é que foi difícil.

  • @beneditocsneto
    @beneditocsneto 4 роки тому +1

    Acho que o maior problema pra quem não fez, e vive na onda do UA-camr de sucesso com aquelas máximas "ah mas o Google contrata sem diploma, então ele está certo" é desconsiderar que não é qualquer um que vai entrar no Google e que, no início, sozinho ele não vai saber oque estudar. Recentemente tive uma discussão com um povo de outro canal quando falei algo como: "como vc vai saber oque deve estudar se vc tem 18 anos? Vídeo aula de udemy dificilmente irá se aprofundar em algo. Por isso aparece gente que se diz engenheiro de software mas não conhece 1 norma da IEEE." Até o dono do canal se sentiu ofendido

  • @rafaelcoelho5226
    @rafaelcoelho5226 6 років тому +2

    Acho que dessa vez a música ficou bem melhor, principalmente na parte do "Fabio Pivete" Hahahaha.
    Concordo com você, a faculdade é para ensinar os fundamentos. Talvez o local adequado para aprender algo voltado para o mercado de trabalho é o curso técnico, pois é mais curto e tem justamente esse objetivo.
    Outro ótimo vídeo :D.
    Você vai falar de Ruby nesse canal? (Estou começando no mundo do Ruby on Rails e fiquei curioso Haha)

    • @Akitando
      @Akitando 6 років тому

      Ufa, ainda bem que acertei na música dessa vez :-) Sobre Ruby, eu até gostaria mas ainda não sei qual tema, porque não estava a fim de repetir o que já tem em inúmeros screencasts de tutorial por aí.

  • @kelvin_
    @kelvin_ 2 роки тому +2

    Meu sonho era fazer uma federal, porém é integral e como eu sou sozinho então ficar sem trabalhar não é uma opção, acabei em uma particular como bolsista, então fico com a mentalidade que sempre estou atrasado e tenho que compensar esse atraso estudando sozinho.

  • @Amauricio123
    @Amauricio123 3 роки тому

    Hahahaha não sabia que sentia falta do diálogo do Akita com seu alter ego.

  • @diadetediotedio6918
    @diadetediotedio6918 2 роки тому +1

    Infelizmente não tive como fazer faculdade, por conta de determinadas coisas que acabam sendo complexas demais para serem ditas, mas eu nunca desanimei. Comecei com 12-13 anos na área, bom... comecei porque eu gostava de jogos wkpoekrpof, e queria aprender como eles funcionavam! Eu me dediquei dia após dia e eu simplesmente me apaixonei pela área, eu me apaixonei em codificar, me apaixonei em criar em transformar pedaços de código em instruções para uma máquina, e desde então me dediquei dia após dia a melhorar e a conhecer todas as coisas. Eu não pensava muito em emprego até uns 2-3 anos disso, pq eu era bastante novo, bom, isso até minha familia começar a exigir mais de mim isso, na época eu tinha uns 15-16 anos, eu comecei a trabalhar em um escritório de café com essa idade. Bom, eu não desisti da área mesmo assim, porque eu realmentte gostava de tudo o que ela representava, e comecei a aceitar freelas aqui e ali das pessoas próximas a mim, minha familia não acreditava que essa era uma área com futuro, eles são pessoas um pouco cabeça dura talvez... bom, eu prossegui ainda assim, fiz o que tive de fazer, trabalhei em dezenas ou centenas de projetos fossem eles simples coisas pra pequenas empresas fossem eles meus projetos pessoais de treinamento, eu via algo, parecia divertido, eu faria esse algo, eu aprendi bastante coisa assim, e ao fazer trabalhos pras pessoas, eu aprendi coisas sobre negócios, custos e sobre interações humanas, que confiança é um saco, mas que é necessária e positiva ainda que as pessoas possam te trair no processo, aprendi a identificar situações.
    Bom, foi isso, depois de tanto tempo e tantas coisas eu agora tô com um emprego na área, eu sempre quis trabalhar em equipe pq eu achava a ideia bem legal, e é bastante interessante ver como pessoas assim programam no dia a dia deles, tirar coisas disso, e estou refinando meus conhecimentos a cada dia, dezenas ou centenas das situações que vivencio eu sei resolver porque eu já passei por elas em todos aqueles projetos que fiz por nada mais que vontade de aprender e dominar, a matemática foi uma dessas coisas que tive de quebrar muito a cabeça quando novo mas que por eu ter insistido acabei aprendendo, e é absolutamente claro pra mim a arma que ela é.
    De qualquer forma, eu só quis contar um pouco dessa trajetoria, por que sei que nem todos tem a oportunidade de fazer uma faculdade, as pessoas tem suas razões... eu espero que isso seja animador, ainda que seja algo difícil. E bom, não sei o suficiente, eu nunca vou saber porque não existe algo como saber o suficiente, e eu também não seria arrogante de pensar isso, mas me esforço todos os dias pra saber mais e saber todas as barreiras que ainda preciso passar, eu faço isso não por que eu quero ser rico ou qualquer coisa dessas (claro que eu não rejeitaria essa possibilidade), mas porque programar, caramba, códigos são realmente lindos! Foi uma coisa sofrida pra krl? com certeza. Foi algo do qual eu me arrependo? de forma alguma.

  • @GabrielLunkes
    @GabrielLunkes 3 роки тому

    Não se trata de fazer ou não faculdade. O principal é a obtenção dos fundamentos de uma profissão. Apesar do modelo ainda arcaico, as instituições de ensino ainda são as melhores, mas já estão sendo forçadas a se adaptarem à nossa sociedade "digitalizada". Independente do que escolher fazer na vida, busque primeiro entender os seus fundamentos. Obrigado pelo vídeo.

  • @carlos-GMA
    @carlos-GMA 3 місяці тому

    Muito bom Akita, obrigado, felicidades e sucesso, fique com Deus!!!

  • @adf1483
    @adf1483 4 роки тому +1

    Gostamos da sua ditadura disciplinadora. Aprendemos muito com você!

  • @EloirViecelli
    @EloirViecelli 6 років тому +2

    Tchê.. dBase 3 e Clipper.. comecei com isto 😀 não uso mais.. aplico a teoria até hoje nas linguagens atuais.. concordo plenamente com o que vc colocou no vídeo.

  •  Рік тому

    Entrei para a faculdade esse ano aos 23. Estou cursando Sistemas de Informação e concordo com tudo que foi dito. A faculdade te dá uma base para a vida. Estou estudando coisas que eu não edtudaria se fosse auto didata. Faculdade é sim importante e essencial para desenvolvermos uma carreira sólida a longo prazo. As pessoas pensam muito no tempo que leva para se formarem mas isso não deve ser um impeditivo.

  • @nenepira1035
    @nenepira1035 7 місяців тому

    Esse era um dos que nunca tinha visto, me fez repensar fazer outra faculdade. Me formei no ensino médio em 2019, tentei federal mas n consegui, ent usei a nota do enem pra fazer 100% de graça em uma privada, fiz analise e desenvolvimento de sistemas e terminei em julho de 2022, trabalho desde 2020 como programador. Na época não tentei federal novamente por N motivos, mas quem sabe esse ano não tento? Unicamp é aqui do lado

  • @herycklysgoncalves9671
    @herycklysgoncalves9671 5 років тому +1

    Interessante linha de pensamento. Estou voltando a ativa para finalizar meu bacharel e concordo com todos os pontos citados.
    No momento com meu EAD, espero alcançar alguns desses objetivos. Vlw pelo vídeo.

  • @claudiacarnevskis5453
    @claudiacarnevskis5453 2 роки тому

    Que vídeo!!!!!! Eis aqui um influenciador de verdade, que traz sugestões que valem a pena registrar e seguir.

  • @blatant2323
    @blatant2323 2 місяці тому

    Vendo todo o canal do início após sua aparição no flow esse ano (2024)

  • @gabrielsobrenome5935
    @gabrielsobrenome5935 4 роки тому +12

    perfeitoooo, obrigado akita tenho 17 anos e estou entrando em ciências da computação na federal, seu vídeo me inspirou muito a me esforçar na faculdade

    • @clvn04
      @clvn04 3 роки тому +1

      passas as dica ae pls kjkj

    •  Рік тому

      Como está o curso? Já conseguiu emprego na área?

  • @Gaimo_
    @Gaimo_ 2 роки тому

    Cada vídeo do Akita é um soco na cara, estou começando a pensar que sou um saco de pancada. Hahaha

  • @ZeNinguemdoBrasil
    @ZeNinguemdoBrasil 10 місяців тому

    Você me convenceu quando disse sobre mao de obra barata, nao que faculdade garante maiores salários, mas o recrutador precisa partir de um norte, e ao invés de gastar tempo no recrutamento para que canditados se provem, o diploma ja faz essa função inicialmente

  • @gabrielmaestre329
    @gabrielmaestre329 2 роки тому

    estou cursando ciencia da computação pela UTFPR, estou no terceiro período e tenho apenas 19 anos, nos dois primeiros semestres, muitas vezes me questionei justamente sobre os tópicos citados no vídeo, tais como: "será que devo perder meu tempo aqui?" "acho que consigo aprender sozinho" "fazer cálculo nem é tao importante". E com o passar dos semestres eu percebi o quanto a universidade me força à desenvolver um raciocínio mais lógico e rápido devido ao nível muito alto de exigência. Vendo esse vídeo agora so me sinto mais motivado. Obrigado Akita !

  • @coutinho0604
    @coutinho0604 Рік тому

    Queria ter visto esse vídeo antes de fazer as matérias Cálculo 2 e 3 principalmente... digamos que a motivação para se estudá-las, segundo o próprio professor, era somente para formar. Mas curioso como fica óbvio o quão pouco se sabe antes de entrar em uma faculdade, eu mesmo me achava bom em matemática no Ensino Médio, quebrei completamente a cara logo no primeiro semestre.
    Ótimo vídeo, Akita \o/

  • @viniciusportacio496
    @viniciusportacio496 5 років тому +1

    Sei não ... Se for pra empreender não vale a pena não, digo por experiência própria, usa esses 4/5 anos pra aprender o máximo sobre tecnologia, linguagens, empreendedorismo, educação financeira e por aí vai. Mas, pra isso tem que ter perfil.

  • @brunomaxuel2629
    @brunomaxuel2629 3 роки тому

    Cara, você é meu ídolo, ganho experiência demais no teu canal, esses videos são preciosos, muito obrigado por disponibilizar conteúdo de alta qualidade, eu vou fazer faculdade por que gosto de desenvolver meu QI dinheiro importa pra mim, mas quero ser um profissional completo...

  • @gabrielteles3079
    @gabrielteles3079 2 роки тому

    Eu trabalharia com programação por 1000 reais por mês ou até menos, mas infelizmente minha situação atual n permite tenho família e responsabilidades... Trabalho como auxiliar de pedreiro atualmente e estudo nos horários vagos, infelizmente não posso pagar uma faculdade, mas entendo o seu ponto... A faculdade deve trazer uma base mais sólida da programação o que vai te tornar um programador de verdade... Meu sonho é trabalhar com tecnologia e um dia conseguir mudar a situação atual financeira, parabéns pelo conteúdo Akita!!!

  • @wesleygama447
    @wesleygama447 4 роки тому

    Caraca Akita, falou muito comigo esse seu vídeos e outros com a mesma temática. Gosto muito da área de programação e querendo aprender porque quero aplicar tanto na pequena empresa de alimentos que tenho com minha esposa e também porque gosto bastante de Linux e de assuntos relacionados com Low Level.
    Ano passado comecei uma graduação em Matemática Bacharelado numa particular (Uninter), mas no primeiro semestre eu tranquei porque tava sofrendo com as primeiras matérias (boa parte culpa minha que negligênciei a matemática no ensino médio). Coloquei na minha cabeça que eu poderia aprender tudo só. Lego engano, eu estava apenas indo pro caminho confortável.
    Se Deus quiser quando nossa situação financeira melhorar (fomos bem afetados pela crise do COVID-19), vou voltar meu curso e seguir firme e usar a Matemática + Programação para meu negócio e também para ajudar outras pessoas.
    Valeu Akita. Por mais pessoas que digam verdades na cara!!!

  • @Gabrielde15
    @Gabrielde15 Рік тому

    Sou da area de eng mecanica, no meu estágio boa parte dos serviços eram em excel, como percebi muitas rotinas repetitivas me motivei a aprender VBA para otimizar meu trabalho, já tinha visto python e c++ na faculdade, logo a logica eu já possuia, agora que estou me apegando a programação e aprendendo mais, acabo buscando pessoas de outras linguagens nas empresas onde estive/estou para entender algumas coisas, qnd falo q sou programador em VBA é um olhar de desdem, mas eu sei o potencial da ferramenta e sendo sincero, no ambiente Excel ela é excelente e atende boa parte das demandas, e outra, a linguagem é uma ferramenta, se vc entende a logica por trás e seu funcionamento, geralmente vc consegue migrar facilmente para outra.

  • @yuminstallnmap1623
    @yuminstallnmap1623 3 роки тому +1

    Meu sócio programava em clipper, eu estava começando Delphi (Pascal OO). Eu aprendi pascal tbm. Foi minha primeira linguagem no curso Técnico do Centro Paula Souza, isso em 2001.

  • @gocu_saiajeans
    @gocu_saiajeans 2 місяці тому +1

    Boa sorte pra quem for fazer, eu vou na contramão!

  • @eduardorocha4713
    @eduardorocha4713 2 роки тому

    Estou começando, aos 46, Ciência da Computação na modalidade EAD. Comecei em informática dando aulas de DOS e Windows 3.1 e trabalhei durante aproximadamente 15 anos e depois saí do ramo. Agora estou tentando voltar, por força das circunstâncias e também por gostar da profissão realmente. A faculdade não é a melhor que conheço mas é a melhor que posso pagar no momento e sei que vai depender muito do meu empenho/desempenho e espero que daqui a alguns meses/anos eu possa voltar aqui e editar/complementar este comentário contando meus erros e acertos ao longo dessa caminhada. E claro, contando como foi meu primeiro ganho na volta ao ramo de TI depois de tantos anos afastado. Abraços e até breve... Carregando...

  • @gustavo.g.pereira
    @gustavo.g.pereira 5 років тому +1

    Eu já respeitava ele mas agora, respeito mais ainda!!

  • @rubensqs
    @rubensqs 2 роки тому

    "...a faculdade é onde você tem que treinar a coisa mais importante de todas, as técnicas de como aprender a aprender..." - Fábio Akita mitando novamente e dando um tampa na cara da galera.
    Estou na minha segunda faculdade, 40 anos, e agradeço até hoje uma professora de história do colégio que me fez esse mesmo alerta quando eu ainda tinha 16 anos.
    Infelizmente, 99% das pessoas não entende isso e fica reclamando que a faculdade é ruim porque o professor não faz "esqueminha" no quadro para explicar a matéria. As pessoas não sabem sobre o que é a faculdade, por isso não gostam.

  • @nathaliasouz.a
    @nathaliasouz.a 2 роки тому

    Você abriu meus olhos, Akita. Muito obrigado!

  • @lucascruz7710
    @lucascruz7710 4 роки тому

    Cortou meu pescoço com a katana com essa resposta, entrei de cabeça mas ainda estou aprendendo o básico da programação !!!

  • @rafanleite
    @rafanleite 4 роки тому +1

    Eu estudo, na UFRGS, Ciência da computação, e admito que inúmeras vezes pensei em desistir e fazer algo mais simples e que não me ocupasse tanto tempo. Porém o meu entusiasmo por computação, em geral, me faz cada dia querer aprender mais e mais. Sendo assim, vou "levando" a faculdade junto com meu emprego (dev). Tenho 24 anos e me formarei com 27 , com a certeza que essa idade para me formar será ideal. Pois vou ter experiência e conhecimento.

    • @clvn04
      @clvn04 3 роки тому

      Como vc estudou pra passar nessa faculdade? Tô no último ano da minha escola e acho q vc sabe como nossa ansiedade fica em questão de faculdade kk

    • @rafanleite
      @rafanleite 3 роки тому +1

      @@clvn04 Tudo bem? Primeiro, essa ansiedade é normal, faz parte do processo. A dica que posso dar é que tente não ser imediatista, normalmente grandes conquistas levam tempo.
      Em relação a como eu passei na UFRGS, foi assim, fiz cursinho durante um tempo e estudei bastante, fiz muitas provas e fui aprendendo a estudar, conforme eu ia errando. Mas a dica é, faça todas as provas que conseguir, seja ENEM seja provas de outras universidade.
      Por último, dentro da área de TI, existem inúmeras possibilidades, para ser um bom programador não precisa necessariamente de Ciência da Computação. No entanto, a faculdade te abre inúmeros caminhos. E particularmente, eu gosto do que eu estudo, então vale a pena.
      A grande questão é que independente da faculdade que você escolha ou que você não escolha, é que terá que estudar, um bom programador estuda bastante e tem curiosidade para estar sempre aprendendo novas features/tecnologias.

    • @clvn04
      @clvn04 3 роки тому

      @@rafanleite vlww mesmo por responder, vou seguir essa dica das provas.

  • @polisatrios4857
    @polisatrios4857 Рік тому

    Akitta, um verdadeiro professor.

  • @GabrielAlvesDeveloper
    @GabrielAlvesDeveloper 7 місяців тому +2

    Sobre quem fala: Ah mas o Zuckerberg largou a faculdade em Harvard. Eu respondo: Blz, passa pra Harvard depois você pode decidir largar Harvard também :)

  • @morgadoaruana5405
    @morgadoaruana5405 Рік тому

    Cara valeu demais o seu video me deu uma claridade bem grande do importante que é o conhecimento da faculdade, tenho como base o español y falo portugues i so agora encontrei um video que realmente explica com fundamentos o porque da faculdade i respondendo, as clasicas justificativas de poruqe não estudar uma faculdade

  • @ricardoluizsilva7316
    @ricardoluizsilva7316 3 роки тому

    Fazer faculdade, para mim, no meu caso, é algo que está fora de cogitação !
    Já deu pra ver que já soma 1 ponto a mais para eu ter que desistir do ramo !
    Vou prosseguir analisando os outros conteúdos para que eu possa estar pesando melhor os prós e contras sobre o meu caso na área.