Eu tô entrando agora nesse amo e chocada com os vídeos do Akita e os comentários de todo mundo. Kkkkk me assusta um pouco, mas me sinto desafiada e eu amo um desafio ksksksks
@@manulima1411 fica tranquilo, o nível do Akita é sobrenatural, 9 em 10 programadores não chegarão no nível dele e ainda assim podem ser ótimos profissionais...
22:59 "a prioridade de um junior é estar perto de pessoas mais experientes" Esse ponto é oq mais pega pra mim, estou na mesma empresa a quase 4 anos e sou o dev mais velho desde que fui efetivado (quando comecei o estagio era eu e outro dev, que na verdade era o cara q fazia a parte de administração na empresa e virou dev pq o dev que tinha lá saiu, fiz 8 meses de estagio e como esse dev/adm saiu eu fui efetivado), já "orientei" 2 estagiarios, faço manutenção em alguns sistemas e já fiz do 0 alguns projetos que eu mesmo dei a ideia, o problema é não ter ninguem mais experiente que eu, é ruim até pros outros 2 estagiarios que fui ajudando porque não tenho anos de prática, me considero um pleno mas não sei se estou mesmo nesse nivel porque nunca trabalhei com nenhum, pode ser até que seja um junior que se acha pleno. Desde o ano passado to procurando vagas mas nem é pelo salário como você mesmo disse, é pelo conhecimento que me falta.
"Sempre vai ter alguém na Índia que faz melhor e mais barato que você. Sempre se lembre disso". Nunca me esquecerei. Obrigada pelo vídeo, foi um tapa na minha cara já que recentemente migrei de área e me vejo acomodada como júnior.
A maioria é programador, mas acho que a formação em Análise de Sistemas é uma excelente base. Pq a pessoa aprende a ter uma visão holística, ampla, das soluções Pq programar é o final do processo, o início é se entender bem como os dados fluem, para que se quer fazer algum processamento em si. Saber integrar sistemas, se preocupar com compatibilidade, manutenção e sustentação dos sistemas Senão se fica criando programas/aplicativos e eles ficam sem falar com outros ou são substituídos por outros e o ciclo se perpetua. Um bom sistema é aquele que atendem bem os usuários, alinhando o que eles querem e a sua visão holística que faz o que esse usuário nem tinha enxergado, pq eles tem visão restrita e vc deve ter visão mais ampla. Fora que tem hora que programador caga para coisas básicas de TI, como a alta disponibilidade, balanceamento de carga/servidores, segurança... Parece que só querem sentar e "codar". Mal se preocupam com o código fonte, onde é armazenado, como é versionado, etc... triste. É bom quando eles se tocam disso e dão a devida atenção à esses temas Se o cara de segurança fala em WAF então... sempre torcem o nariz. Querem ficar programando como se estivessem em casa tb, não querem seguir padrão e nem usar os ambientes estabelecidos pela empresa Se vc que está lendo for programador, a analogia que faço é como o piloto de carro de F1. Se ele aprende mais sobre o carro e trabalha com os engenheiros do carro, ele consegue ser um piloto melhor. Não seja somente um piloto, aprenda a trabalhar junto com o pessoal de infra, de rede, banco de dados e segurança, vai te ajudar muito e deixar o seu programa/aplicativo bem melhor, mais profissional
É importante não confundir feedback positivo com elogio, existe diferença. O feedback positivo te parabeniza de algo que você fez bem-feito e explica o porquê, é tão importante quanto o feedback negativo, que te diz pontos a melhorar. Elogio é quando a pessoa diz que você é bom, faz comentários positivos, mas não existe algo que você pode tirar desses comentários para continuar se desenvolvendo. É importante saber aproveitar tantos feedbacks negativos quanto positivos. Inclusive, crítica não é a mesma coisa que feedback, feedback é construtivo, crítica muitas vezes é tão vazia quanto um elogio.
19:05 “A realidade são pequenas empresas com no máximo cinco ou seis desenvolvedores (ou menos), entuxados de trabalho até o pescoço, vendendo o almoço pra comprar a janta. Esquece a pompa, esquece a metodologia, esquece as boas práticas (especialmente quando os donos também são Juniors ainda). Então é um navio sem capitão à mercê da próxima onda.”
faço 45 em Junho de 2021, mas sou imparável, estou no ultimo ano da Faculdade de TI, fazendo curso de alemão e agora ingles depois de ver um dos seus vídeos Akita, ja estive na Europa por onze anos, ganhei algum dinheiro la comprei casa carro tenho uma vida confortável, mas sempre com o sentimento de algo inacabado, então entrei em uma imersão no mudo tecnológico, ainda tudo é novidade, não sei nada, nem onde isso me levará, mas quero muito ter a bunda sentada em um escritório de desenvolvimento um dia...
Luciano boa noite? Desculpa perguntar, vc era de qual área antes de pensar mudar para Ti, eu estou querendo mudar de área e ir pra T.i como vc disse vc não está acostumado com o mundo tecnológico, o que vc achou do curso ? eu me formo em adm em Junho do ano que vem, estou acostumado com matemática, estatística mas o T.i me passa a impressão de exigir um pouco a mais. Abraço
"A única avaliação que interessa é a sua auto avaliação!" Fabio, a gente se fala isso todos os dias, mas só a maturidade mesmo nos leva a conseguir fazer, incrível!
Ciência da computação é o curso ideal para mim, que ama matemática de paixão, assim como tenho vontade de tornar-me um cientista da computação, tenho muita vontade de tornar-me um matemático, e em particular, voltado para a área de segurança, estudos voltados a criptografia, algoritmos, etc. Eu tenho atualmente 15 anos, comecei a estudar programação em python aos 14, dei um tempo para ela (porém estou voltando a estuda-la juntamente com redes de computadores) quando soube das áreas mais complexas em computação, aquelas áreas que são uma aplicação quase que IMEDIATA de teorias da matemática. Quando deparei-me com essas áreas, eu conclui que o melhor para mim era estudar a matemática, todos os pré-requisitos necessários para se aprofundar ao máximo em matérias complexas de computação. Então, estudei e estudo teoria dos números, estudo álgebra abstrata e também análise real( optei por análise real do que cálculo por ter um formalismo matemático maior, mesmo que eu veja apenas cálculo na faculdade de CC), e olha, quando eu terminei de estudar o fundamental de teoria dos números e pude estudar a teoria da criptografia foi incriível. Eu consegui entender as partes complexas com muita facilidade. Uma dica para quem quer se aprofundar em computação no geral é ESTUDE MATEMÁTICA, e não a matemática do ensino médio e muito menos de canais como Super Exatas, Equaciona matemática, entre outros que tentam ensinar a matemática do ensino superior de uma forma sucinta e resumida, típico para alunos de concurso público, ESTUDE a REAL MATEMÁTICA, estude por canais sérios, canais de universidades, e a mais o recomendado, é estudar pelo canal do IMPA - melhor instituição de matemática do brasil; e reconhecida no mundo inteiro -, e caso saiba um segundo idioma, estude por outras universidades do exterior! Só com a real matemática, com todas as demonstrações e o FORMALISMO - que é o principal - você irá se dar bem em computação, e me dar bem que eu refiro-me é ser um excelente pesquisador/desenvolvedor na área. chegar num nível de doutorado ou até pós-doc no conhecimento e no curriculo também!
Muito legal o rumo que você quer seguir, ainda mais mencionando matemática pura que, aqui no brasil, a maioria esmagadora não faz nem ideia que existe. Eu era inicialmente um estudante de matemática pura inicialmente e conclui 80% do curso antes de trocar para ciência da computação e eu tenho que dizer, o nível de abstração lógica e formalismo matemático que eu tava acostumado fez muita coisa da computação parecer trivial, não apenas as disciplinas diretamente relacionadas, mas tudo que tinha lógica no geral. Boa sorte na sua carreira, você parece inteligente, esforçado e com muita paixão, combinando tudo isso é certeza que terá uma carreira acadêmica de sucesso.
@@meridian8309 Ksks eu imagino que tenha te ajudado e muito ter feito Matemática antes, é por isso que vou optar por dar continuidade a carreira acadêmica na formação em Matemática mesmo. Muito obrigado!
Mano eu faço matemática é o formalismo ajuda muito ,tenho quatro álgebras e quatro cálculos ,então além de duas estatísticas ,ajuda a entender muito conceitos para serem aplicados na hora da programação além da lógica de Programação e os algoritmos.
Рік тому
Fala amigo. Entrou na faculdade já ou está no Ensino médio ainda?
Mestre Akita, esse foi, de longe, a melhor e mais completa aula sobre carreiras em TI. Obrigado por compartilhar sua experiência e mentalidade conosco.
Foi muito bom ouvir muitas destas coisas, especialmente sobre a tríade Júnior, Pleno, Senior. Trabalho há quase 20 anos com a infraestrutura de TI e agora estou começando a focar no desenvolvimento. Sair da zona de conforto do "pleno" ou até mesmo "sênior" em alguma coisa e virar "júnior" em praticamente tudo dá medo, insegurança é desafiador mas até agora está sendo compensador.
Muito obrigado Akita, tenho 24 anos e estou iniciando nessa carreira. Finalizando o primeiro ano de Análise e desenvolvimento de sistemas. Seus vídeos ajudam a expandir a mente e a poupar muito tempo com pesquisas. Muito obrigado mesmo!
Fábio Akita, muito obrigado pela contribuição com seus vídeos. Estou fazendo transição de carreira aos 30 anos e realmente nunca vi um conteúdo na área de tecnologia que desperte tanta reflexão, autoconhecimento e ética. Muito obrigado!
Por experiência própria eu considero que no que tange os cursos oferecidos pelas faculdades, ser bacharel ou não e ser pública ou não muda muito a formação e a amplitude de conhecimento que a pessoa vai ter. No Brasil, as universidades públicas (municipais, estaduais e federais) que oferecem a maioria dos seus cursos no nível bacharel, como USP, UNICAMP, UFMG, UFSCAR, UFRJ, etc., possuem um viés científico e acadêmico muito grande. Então, independente de qual curso você for fazer (mesmo SI, que possui uma carga de "exatas" menor que BCC e EC), sempre haverá bastante profundidade nas disciplinas, muita matemática e muita teoria (eu considero um ponto positivo, mas isso é subjetivo). As faculdades públicas focadas em formação de tecnólogos (como os Institutos Federais e as Fatecs) não se importarão tanto em te passar base teórica abrangente, mas sim te ensinar a dominar uma tecnologia que está em alta no mercado. Já as universidades privadas, exceto as bem conceituadas na área como Mackenzie, Fiap e PUC (há outras que eu não lembro o nome), de modo geral, também possuem o foco na formação de mão de obra e não acadêmica, logo, também não te passarão uma base sólida sobre os conceitos, mas fará uma mescla entre passar o básico acadêmico e o básico do mercado de trabalho, deixando a responsabilidade do estudante ter que complementar os estudos de forma autodidata. É óbvio que em todos os casos você precisará estudar por fora, só que em uns casos mais e outros menos. E sendo sincero, por mais que digam que não, o nome da universidade onde você se formou muda sim a forma como o recrutador/a empresa te vê e espera de você, então, se você está em dúvida, sempre opte pelas públicas e complemente com cursos e certificações. (Tudo isso é a minha opinião, então não deve ser levada como verdade absoluta, até porque cada um tem suas limitações e necessidades)
Sexta feira 8 de março, 20:00. Todo mundo sextando !! E eu aqui maratonando o canal pra tentar mudar 180 graus . Melhor que ver filme! Já aprendi mais do que aquele filme de drama .cheio de dicas mais fodas que o ensinamentos do Naruto kkkkk que saber fui fazer uma pipoquinha com manteiga pra ficar mais concertado. Bom de mais Fabio Akita. Valeu por compartilhar tudo isso conosco !!
Fico imaginando o Akita lançando um curso de lógica de programação e algoritmos, e alguns vizus pra melhorar a qualidade de estudo do aluno. Você é um cara muito bom, parabéns pelo conteúdo.
38 anos de idade e mudando totalmente de carreira, os vídeos do Akita tem mais informações que muitos "mentores de carreira" não conseguem sequer prometer, Que tesouro, muito obrigado Fabio Akita
Esse Akita é show de conhecimento e aprofundamento em desenvolvimento da mentalidade tecnológica na interação do homem com as ciências tecnológicas que elevam o desenvolvimento das mais diversas áreas de atuação. Parabéns meu amigo. Grande pensamento e mentalidade.
Akira esse era o canal que tanto procurei na hora de escolher meu curso na área de TI, mas só achei agora que já escolhi, sério o teu canal deveria está em primeiro no algoritmo do UA-cam para quando as pessoas pesquisarem por temas de TI para iniciantes e qual faculdade escolher. Comfesso que estou maratonando seus vídeos e já faz uma semana que não entro nas redes sociais por causa de tanta informação minha pausa está sendo procurar uns filmes que você recomendou em outro vídeo.
Fala Akita! Sensacional! São poucos que tem o know-how e conseguem explicar tão bem como funciona na prática carreira na área de tecnologia. Concordo em gênero, número e grau com as tuas definições de Júnior, Pleno e Sênior! Uma pessoa nunca é sênior em tudo, mas sim pode ser junior em tudo. Sei que não é teu foco, mas esse teu vídeo em inglês iria bombar. Eu estou escrevendo o meu livro sobre carreira nos últimos meses e o material com definições altamente práticas como as que tu passou são bem raras, mesmo em inglês. É exatamente como tu mencionou, a maioria das definições e material é direcionada somente a realidade das grandes empresas de tecnologia americanas. O pessoal ignora a realidade de 99% do mercado que tá vendendo o almoço para comprar a janta. Eu compartilharia fácil esse tipo de material com a minha equipe. E com certeza iria beneficiar muita gente. Abraços!
Estamos aí! Tenho observado um meio do caminho entre carreira jurídica e de TI com a criação das funções de DPO pela vigência da LGPD. O mercado vai carecer dessa função e poucos estarão aptos.
Foi bem interessante tudo que você falou; mas um desenvolvedor Júnior inicia no mercado de trabalho com uma das habilidades estudas e treinadas nas linguagens: JavaScript ou Python ou PHP ou outras de sua preferência. De inicio na atuação em qualquer empresa o júnior só conseguirá programar bem na linguagem que estudou profundamente toda a sintaxe necessária para desenvolver seu próprio código. Aprender a sintaxe de uma nova linguagem de programação enquanto trabalha não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa. Levará um bom tempo para dominar e ter sucesso no uso das duas linguagens solicitadas pelo responsável. Como sempre, gostei bastante de toda sua descrição.
eu ia dizer que esse vídeo foi uma aula, mas a cada tapa na cara que você foi dando, eu fui baixando a bola e entendendo que é mais um "aviso" do que um conselho. obrigado!
"Eu nem sei porque você tá aqui no meu canal..." huahauhauah Muito bom! Acho que os vídeos do Akita podem ser organizados em temporadas agora e podemos assistir como seriados. Sempre um aprendizado absurdo e divertidos.
Voltando aqui pra dizer que esse video é muito importante no cenário atual. Principalmente com o fim da bolha das tech startups e a dança das cadeiras dos profissionais de tecnologia.
Eu aqui 3 anos dps desse vídeo acabei de me matricular em Ciencias da Computação, não pelo fato da pesquisa mais pelo embasamento teórico e pensamento crítico que preciso, então vamos arregaçar a manga e cair dentro. Obrigado Akita por jogar a realidade na cara.
Рік тому
Boa. Eu comecei Sistemas de Informação esse ano também. Tô gostando demais!!!
Mais um video fantástico! Eu penso que junior, pleno, senior ficam ligados ao nosso conhecimento e medo de assumir responsabilidades. E quando atingimos um certo nivel e somos elogiados por isso, este medo aumenta cada vez mais. Por isso gostei da parte que voce cita o "skin in the game", muitas vezes caimos na idolatria a pessoas que criticam ou falam bem, mas nunca fizeram nada de relevante (as vezes esta pessoa pode ser nos mesmos).
Muito bom o vídeo, estou na área de desenvolvimento desde 2007 comecei com Delphi 6 e SQL Server 2008 e hoje trabalho com C#, NodeJS, React, SQL Server e Oracle, um conselho que dou ao pessoal júnior e até mesmo pleno é que nunca seja acomodado, nessa fase da carreira o importante e estar sempre vivenciando novos ambientes, rotinas de trabalho, metodologias, conhecendo pessoas de diferentes perfis e se perceber que você estagnou, não aprende mais nada e parece que você virou um robô que faz as mesmas coisas todos os dias, os desafios não existem mais, está na hora de realizar uma reavaliação da carreira e começar a sondar o mercado, pois na fase de Junior principalmente a experiencia a se ganhar pesa MUITO mais que o salário, este que será a consequência de toda a sua vivencia e experiencia ganha.
Eu complemento dizendo que é bom ter noções de infra tb. Saber trabalhar com o pessoal de rede, banco de dados e segurança. Muitos querem só sentar e programar, mas não é algo isolado, se tem o ambiente, balanceamento de carga/servidores, várias questões de segurança, duplo fator de autenticação, certificado, criptografia, etc. Saber sobre alta disponibilidade. Saber sobre design do aplicativo, saber fazer desde um favicon, uma tela de login decente, gestão de usuário (usuário de sistema/admin, usuário de auditoria, e o básico que vai usar o sistema), saber sobre logs. Tem muita coisa além de apenas codificar, pegar coisas num GitHub da vida e não dando a mínima para esses pontos que listei
Fabio você é o GeekBR mais colossal, te admiro muito!!! obrigado por trazer essas gerações e visões desta evolução tecnológica em conteúdos tão ricos!!!
Que conteúdo diferenciado, serio e com um sarcasmo pra tirar algumas risadas. O que falou no mundo do mercado, vale pra qualquer lugar, mundo corporativo no caso, não apenas para área de tecnologia. Parabéns, estou chegando hoje no canal e gostei muito. Estou em transição de carreira, buscando ir pra área de tecnologia após 12 anos no mercado como Gerente Pleno em restaurante.
O canal é muito informativo !Por isso até veterano vem parar aqui o que dizer quem precisa de informação para começar! Valeu Akita por se expor e compartilhar ideias, info, etc... !
Fábio, obrigado por você continuar a compartilhar um pouco de suas experiências neste canal. Em vídeos passados, você disse que "mais ou menos" esse canal teria um começo, meio e fim... Espero que reconsidere essa posição. Você presta um serviço muito grande por aqui. Por favor, siga conosco até que a sua vida permita!
Nossa cara.. se a inteligência artificial mundial um dia existir.. esse vídeo deveria ser syncado na memória de cada player do mercado de T.I .. sensacional akita parabéns
Aonde moro sistemas da Informação e ciências da computação estão bem parecidos as grades, mas pelo que entendi oque importa e a pessoa e não o curso( meu pensamento baseado no seu). Canal está a ajudar-me bastante vídeo muito bom.
Otima dica.. Sou economista de formacao, com mestrado /doutorado em engenharia industrial.. E aos 36 anos decidi dar uma guinada na minha carreira... Um pouco perdida no inicio, mas caminhando
Voltando aqui 2 anos depois do meu primeiro comentário, e ainda achando todos seus videos muito curto 😂😂😂 🎉 hoje no meu terceiro semestre de curso, consigo entender uns 5 minutos do seu video, um dia ainda vou entender de fato ele inteiro e ai vou saber que estou no caminho certo.
Vc descreveu o maior problema das empresas atuais que não são da área em questão, onde líderes precisam de terem o ego amaciado, e donos não aceitam quem lhes diga não é isso mesmo que de forma bem diplomática. O mundo precisa rever a forma de administrar na essência, algo em torno da parte final do vídeo. Obrigado. Quem compreende como as coisas é pessoas ( a mente delas támbem ) funcionam, podem concerta-las ou lhes dar outra novos rumos de forma que possam funcionar bem novamente. Com exceções é claro.
Poxa... O Akita tem os vídeos mais longos e é o mais útil que conheço. Se vc quer aprender razoáveis 5 minutos... Prefiro mil vezes 1 vídeo de uma hora do Akita. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
"O médico precisa do máximo de conhecimento para salvar pessoas no presente, o pesquisador precisa do máximo de conhecimento para salvar pessoas no futuro, e nenhum dos dos está errado, são só focos diferentes" Meu mindset nunca mais foi o mesmo depois dessa frase.
Valeu man, sou dessa galera que está dando um 180 graus na carreira, estou com 33 anos e há 12 sou corretor de imóveis, estou começando Engenharia de Software. Estou engatinhando no mundo da programação e quero criar algo para inovar no mercado imobiliário.
Eita, parei no minuto 26 para dizer: tô gostando, direto no ponto, Vc também é muito bom em psicologia, pois entende bem como pensamos... voltando p o vídeo agora. Obrigado.
Encarar um desafio e saber que o superou é uma das melhores maneiras de perceber que está evoluindo. E com o tempo perceber também, que não só superou mas que a qualidade da solução evoluiu junto. Um dos meus maiores desafios está em um dos cenários descritos, ter que avaliar os outros, uma tonelada de trabalho e não ter a figura de uma pessoa experiente ou senior. Por outro lado, são exatamente os pontos que me ajudam a crescer. Mesmo que na base da "porrada".
Fabio, to na faixa dos 40 (43 anos haha) em transição de carreira pra tecnologia e iniciei os estudos de front-end este ano! To curtindo seus vídeos e concordo contigo! Galera precisa aprender a se virar mesmo, não importa o assunto, mas se a gente não fizer, ninguém faz por nós não! Eu sempre fui assim, sempre corri atrás dos meus objetivos, e ninguem me falava pra fazer não, eu simplesmente sabia que tinha que fazer! Além disso sempre me programei e me organizei pra tudo! Não nasci em berço de ouro não, meu pai nunca me deu suporte pra nada, comunicação zero, mas eu sempre senti que tinha que estudar inglês lá em 1997 mas somente hoje em 2022 que estou tendo a oportunidade de estudar programação. Estou gostando muito mas apanhando muito tb haha. Ah, e qd eu queria estudar, lá em 1999 era Processamento de Dados tb! kkk
"Voce precisa fazer um esforço consciente de imaginar que voce sabe menos do que realmente sabe, sem se tornar um vitimista com síndrome de impostor, quando na verdade voce é só um impostor mesmo. E esse é o truque. Na realidade você é as duas coisas: muito bom em muitas coisas e muito ruim em várias outras coisas". É isso aí.
Complementando a frase: Consultorias vendem júnior como se fosse pleno, pleno como se fosse sênior, sênior como se fosse expert e elas raramente têm experts, pq os bons programadores são empurrados para papéis de gestão e se distanciam do código. Digo isso com propriedade, pq passei exatamente por esse movimento. Vc só se dá conta quando já está um bom tempo longe do código, ficando desatualizado e percebe que está frustrado por não estar atuando com o que gosta
Valeu Akita. Concordo com a ideia de revisão de código, pois é algo muito dinâmico e cada pessoa pode ver de uma forma diferente. É interessante estimular isso entre os programadores como uma pratica saudável e orgânica, não como uma prova de fogo
Mais um guia foda de Akita recomendações ou não :P Pena que acabou rápido, tive que assistir outro episódio para compensar a falta ;) # Estudando TypeScript, React e React Native # Quebrando cabeça com Scala e Play # Fallback: Python e Django ... Elixir e Phoenix, um dia quem sabe.
Mais um vídeo show! Sou apenas um novato na área.. Espero que dê tudo certo nessa carreira... Tenho medo de ter que estudar a matemática do ensino médio toda de novo, pois não lembro quase nada
Fala Vitor, tudo certo? Também estava enferrujado na matemática, infelizmente não dei a importância devida ao conteúdo quando era mais jovem, tive correr atrás, usei a plataforma do Khan Acadamy para revisar e aprender novos conteúdos, se você tiver com dificuldade em algo vale a pena dar uma procurada na plataforma, todo o conteúdo é gratuito e de altíssima qualidade. Boa sorte em seu início de carreira.
@Anderson Marques Muito obrigado! Por hora acho que não optarei por faculdade.. estou indo mais pelo caminho auto-didata mesmo. Faculdade é muito tempo e recurso investido.. que não sei se tenho agora. Gostei da programação por ser algo prático que dá pra aprender fazendo sem ter de me debruçar muito por teoria.
@@Akitando fala Akita, tô cursando análise e dev de sistemas, tenho 22 anos concluo ano que vem... Tive matéria de calculo também, estatistíca, tanto quanto engenharia de sw I,II,III.. e tal... o curso é de 3 anos em uma faculdade publica, fico meio receoso de estudar estudar estudar... e não achar nem se quer um estágio. Sei que parece um pouco negativismo, mas já entreguei diversos currículos . Tive excelentes professores.. alguns não, estou no 4º semestre sem nenhuma dp. Mas nem tudo é perfeito. Seu vídeo expandiu minha visão e forma de pensar... Para mim não ficar tão bitolado e pensando tanto no futuro, em pensar será que tomei a decisão certa...
Um ponto muito interessante é a questão do cavaleiro solitário, eu acabei me tornando um por causa do trabalho, quase 4 anos trabalhando home office e com uma equipe pequena e toda espalhada pelo mundo, com poucas reuniões, code reviews quase 0. A falta da crítica faz falta principalmente pra sempre melhorar conforme a experiência de outras pessoas.
Wow Fábio, Tenho 16 Anos, e atualmente estou no Ensino Médio, e curso técnico em informática, estou estudando diversas linguagens, e duas, que atualmente estou usando no meu trabalho, são (Flutter/Dart), e JavaScript com Elementos Web Html e Css. E me vejo ainda muito longe saber bem essas linguagens e plataformas, seu vídeo me ajudou a continuar estudando bastante e futuramente escolher uma faculdade pra me ajudar a evoluir meus conhecimentos! Obrigado!
fala velho, como vc ainda ta no flutter? to na duvida entre começar com flutter ou react ou ir pra nativo, queria saber como anda o mercado se ainda estiver vendo
"O que você acha que você vale , não é o preço final, é o preço inicial da negociação. Tudo na vida é uma negociação, mas se você não tem disposição para tomar uma decisão, alguém vai decidir por você!"
A área de TI é muito ampla e tem muitas oportunidades. Eu me encaixo na turma que esta buscando mudar de completamente de carreira. Ha 10 fiz a transição da área contábil/fiscal para a área de Consultoria de Sistemas ERP. Com essa transicao foi possível iniciar uma nova carreira, mas aproveitando todo o conhecimento que adquiri ao longo da jornada na área contábil/fiscal. Hoje estou morando na Nova Zelanda, e tenho prazer de compartilhar essa experiencia com quem estiver interessado seguir nessa jornada.
Gosto sempre dos seus vídeos, Akita. A área é confusa para muitos e até mesmo maleável. Eu mesmo prefiro trabalhar como programador, mesmo tendo certificação em SQL Server.
Aula desse cara deve ser foda, é denso pakas, cada minuto sai 5 coisas uteis, pisca o olho já perdi conteúdo, ainda bem que da pra voltar, mas foda que 40 minutos vira 1 hora e 40 minutos.
Em primeiro lugar (parabéns por mais um conteúdo de qualidade) Minha engenharia é da Computação, porém não é esse assunto que irei falar. Poucos dias vi uma notícia interessante que gostaria de compartilhar [sem querer fazer propaganda]. Segundo informações: " UNIVESP irá aplicar Ciência da computação e ciência de Dados e Engenharia {seguindo da seguinte forma} O aluno terá oportunidade de formar em 3 anos, em bacharel de Tecnologia da Informação, continuando por mais um ano terá oportunidade de se formar Cientista de Dados e prosseguindo por mais dois anos se formando Engenheiro da Computação". Vídeo muito bem explicado.
Fiz o enem recentemente, decidi que vou fazer Engenharia de software. Esse finalzinho de ano vou estudar HTML, CSS e Javascript pela internet. Esse canal é ótimo!
Ótimo vídeo, principalmente pra mim que sou iniciante me deu uma boa perspectiva que vai me ajudar a escolher e planejar algumas decisões pra minha carreira.
Esse foi o melhor vídeo que assisti seu. Estava pedindo a Deus que não acabasse kkk Aquita aborda mais sobre esses assuntos. Gerência de equipes, projetos, carreira e empresa do ramo. Muito obrigado!
O que aprendi no mercado de trabalho foi que quando você é o melhor do lugar é pq o lugar que é ruim. Mude de lugar!
Verdade, aprendi isso também
Eu tô entrando agora nesse amo e chocada com os vídeos do Akita e os comentários de todo mundo. Kkkkk me assusta um pouco, mas me sinto desafiada e eu amo um desafio ksksksks
@@manulima1411 fica tranquilo, o nível do Akita é sobrenatural, 9 em 10 programadores não chegarão no nível dele e ainda assim podem ser ótimos profissionais...
@@manulima1411 é normal!. Fiz a escolha aos 35 anos e não me arrependo um minuto.
@@GSilva-rz9jc tenho 34 sou téc. eletrotécnico, mas estou querendo dar uma guinada para TI...
Valeu pelo conteúdo Akita! Um baita resumão, importante pra galera que tá iniciando 👏🏻
Conteúdo de informações sobre tecnologia canal de vcs são otimos, Bem que vocês no futuro poderia fazer video juntos.
Importante mesmo. Sou um desses que estão iniciando, e vídeos como este nos ajudam demais.
Olha o nível dos caras que o Lucas ouve... por isso o canal também é top. rsrs
22:59 "a prioridade de um junior é estar perto de pessoas mais experientes"
Esse ponto é oq mais pega pra mim, estou na mesma empresa a quase 4 anos e sou o dev mais velho desde que fui efetivado (quando comecei o estagio era eu e outro dev, que na verdade era o cara q fazia a parte de administração na empresa e virou dev pq o dev que tinha lá saiu, fiz 8 meses de estagio e como esse dev/adm saiu eu fui efetivado), já "orientei" 2 estagiarios, faço manutenção em alguns sistemas e já fiz do 0 alguns projetos que eu mesmo dei a ideia, o problema é não ter ninguem mais experiente que eu, é ruim até pros outros 2 estagiarios que fui ajudando porque não tenho anos de prática, me considero um pleno mas não sei se estou mesmo nesse nivel porque nunca trabalhei com nenhum, pode ser até que seja um junior que se acha pleno. Desde o ano passado to procurando vagas mas nem é pelo salário como você mesmo disse, é pelo conhecimento que me falta.
"Prepare-se que vai ser bem longo"
- Oba!!!
...
- ué, só 40 e poucos minutos.
Huahuahua vocês me matam 😂
@@Akitando Tava querendo umas 2h aspuidhaspiduhasduiasdgdsgdf
Pensei que era 1h tbm sksks
@@isquicha seria bom uma live
Eu na vida
"Sempre vai ter alguém na Índia que faz melhor e mais barato que você. Sempre se lembre disso". Nunca me esquecerei. Obrigada pelo vídeo, foi um tapa na minha cara já que recentemente migrei de área e me vejo acomodada como júnior.
Valeu Akita, tenho 67 anos e pretendo chegar a 100 com saúde. Nunca é tarde para começar.
Ainda tá vivo?
@@VideosViraisVirais-dc7nx coe cara kkkkkkk
Um vídeo de 4 anos atrás é mais atuais do que alguns de hoje em dia .
Tenho 10 anos de programação e me sinto iniciante a cada novo projeto, isso me fascina!
Vc começou com qual curso
A maioria é programador, mas acho que a formação em Análise de Sistemas é uma excelente base. Pq a pessoa aprende a ter uma visão holística, ampla, das soluções
Pq programar é o final do processo, o início é se entender bem como os dados fluem, para que se quer fazer algum processamento em si. Saber integrar sistemas, se preocupar com compatibilidade, manutenção e sustentação dos sistemas
Senão se fica criando programas/aplicativos e eles ficam sem falar com outros ou são substituídos por outros e o ciclo se perpetua. Um bom sistema é aquele que atendem bem os usuários, alinhando o que eles querem e a sua visão holística que faz o que esse usuário nem tinha enxergado, pq eles tem visão restrita e vc deve ter visão mais ampla.
Fora que tem hora que programador caga para coisas básicas de TI, como a alta disponibilidade, balanceamento de carga/servidores, segurança... Parece que só querem sentar e "codar". Mal se preocupam com o código fonte, onde é armazenado, como é versionado, etc... triste. É bom quando eles se tocam disso e dão a devida atenção à esses temas
Se o cara de segurança fala em WAF então... sempre torcem o nariz. Querem ficar programando como se estivessem em casa tb, não querem seguir padrão e nem usar os ambientes estabelecidos pela empresa
Se vc que está lendo for programador, a analogia que faço é como o piloto de carro de F1. Se ele aprende mais sobre o carro e trabalha com os engenheiros do carro, ele consegue ser um piloto melhor. Não seja somente um piloto, aprenda a trabalhar junto com o pessoal de infra, de rede, banco de dados e segurança, vai te ajudar muito e deixar o seu programa/aplicativo bem melhor, mais profissional
É importante não confundir feedback positivo com elogio, existe diferença. O feedback positivo te parabeniza de algo que você fez bem-feito e explica o porquê, é tão importante quanto o feedback negativo, que te diz pontos a melhorar. Elogio é quando a pessoa diz que você é bom, faz comentários positivos, mas não existe algo que você pode tirar desses comentários para continuar se desenvolvendo. É importante saber aproveitar tantos feedbacks negativos quanto positivos. Inclusive, crítica não é a mesma coisa que feedback, feedback é construtivo, crítica muitas vezes é tão vazia quanto um elogio.
19:05 “A realidade são pequenas empresas com no máximo cinco ou seis desenvolvedores (ou menos), entuxados de trabalho até o pescoço, vendendo o almoço pra comprar a janta. Esquece a pompa, esquece a metodologia, esquece as boas práticas (especialmente quando os donos também são Juniors ainda). Então é um navio sem capitão à mercê da próxima onda.”
Akita mostrando como é a "selva". Obrigado por compartilhar a sua vivência.
faço 45 em Junho de 2021, mas sou imparável, estou no ultimo ano da Faculdade de TI, fazendo curso de alemão e agora ingles depois de ver um dos seus vídeos Akita, ja estive na Europa por onze anos, ganhei algum dinheiro la comprei casa carro tenho uma vida confortável, mas sempre com o sentimento de algo inacabado, então entrei em uma imersão no mudo tecnológico, ainda tudo é novidade, não sei nada, nem onde isso me levará, mas quero muito ter a bunda sentada em um escritório de desenvolvimento um dia...
Excelente! Bem vindo ao mundo dos inconformados 💪
Luciano, quer curso faculdade fazer pra ser TI na Europa ( Portugal/Espanha)?
Obrigado
Luciano boa noite? Desculpa perguntar, vc era de qual área antes de pensar mudar para Ti, eu estou querendo mudar de área e ir pra T.i como vc disse vc não está acostumado com o mundo tecnológico, o que vc achou do curso ? eu me formo em adm em Junho do ano que vem, estou acostumado com matemática, estatística mas o T.i me passa a impressão de exigir um pouco a mais. Abraço
"A única avaliação que interessa é a sua auto avaliação!" Fabio, a gente se fala isso todos os dias, mas só a maturidade mesmo nos leva a conseguir fazer, incrível!
Ciência da computação é o curso ideal para mim, que ama matemática de paixão, assim como tenho vontade de tornar-me um cientista da computação, tenho muita vontade de tornar-me um matemático, e em particular, voltado para a área de segurança, estudos voltados a criptografia, algoritmos, etc. Eu tenho atualmente 15 anos, comecei a estudar programação em python aos 14, dei um tempo para ela (porém estou voltando a estuda-la juntamente com redes de computadores) quando soube das áreas mais complexas em computação, aquelas áreas que são uma aplicação quase que IMEDIATA de teorias da matemática. Quando deparei-me com essas áreas, eu conclui que o melhor para mim era estudar a matemática, todos os pré-requisitos necessários para se aprofundar ao máximo em matérias complexas de computação. Então, estudei e estudo teoria dos números, estudo álgebra abstrata e também análise real( optei por análise real do que cálculo por ter um formalismo matemático maior, mesmo que eu veja apenas cálculo na faculdade de CC), e olha, quando eu terminei de estudar o fundamental de teoria dos números e pude estudar a teoria da criptografia foi incriível. Eu consegui entender as partes complexas com muita facilidade. Uma dica para quem quer se aprofundar em computação no geral é ESTUDE MATEMÁTICA, e não a matemática do ensino médio e muito menos de canais como Super Exatas, Equaciona matemática, entre outros que tentam ensinar a matemática do ensino superior de uma forma sucinta e resumida, típico para alunos de concurso público, ESTUDE a REAL MATEMÁTICA, estude por canais sérios, canais de universidades, e a mais o recomendado, é estudar pelo canal do IMPA - melhor instituição de matemática do brasil; e reconhecida no mundo inteiro -, e caso saiba um segundo idioma, estude por outras universidades do exterior! Só com a real matemática, com todas as demonstrações e o FORMALISMO - que é o principal - você irá se dar bem em computação, e me dar bem que eu refiro-me é ser um excelente pesquisador/desenvolvedor na área. chegar num nível de doutorado ou até pós-doc no conhecimento e no curriculo também!
Meu objetivo é chegar no nível do professor: christof paar, criptólogo e matemático
Muito legal o rumo que você quer seguir, ainda mais mencionando matemática pura que, aqui no brasil, a maioria esmagadora não faz nem ideia que existe. Eu era inicialmente um estudante de matemática pura inicialmente e conclui 80% do curso antes de trocar para ciência da computação e eu tenho que dizer, o nível de abstração lógica e formalismo matemático que eu tava acostumado fez muita coisa da computação parecer trivial, não apenas as disciplinas diretamente relacionadas, mas tudo que tinha lógica no geral. Boa sorte na sua carreira, você parece inteligente, esforçado e com muita paixão, combinando tudo isso é certeza que terá uma carreira acadêmica de sucesso.
@@meridian8309 Ksks eu imagino que tenha te ajudado e muito ter feito Matemática antes, é por isso que vou optar por dar continuidade a carreira acadêmica na formação em Matemática mesmo. Muito obrigado!
Mano eu faço matemática é o formalismo ajuda muito ,tenho quatro álgebras e quatro cálculos ,então além de duas estatísticas ,ajuda a entender muito conceitos para serem aplicados na hora da programação além da lógica de Programação e os algoritmos.
Fala amigo. Entrou na faculdade já ou está no Ensino médio ainda?
Mestre Akita, esse foi, de longe, a melhor e mais completa aula sobre carreiras em TI.
Obrigado por compartilhar sua experiência e mentalidade conosco.
Foi muito bom ouvir muitas destas coisas, especialmente sobre a tríade Júnior, Pleno, Senior. Trabalho há quase 20 anos com a infraestrutura de TI e agora estou começando a focar no desenvolvimento. Sair da zona de conforto do "pleno" ou até mesmo "sênior" em alguma coisa e virar "júnior" em praticamente tudo dá medo, insegurança é desafiador mas até agora está sendo compensador.
Muito obrigado Akita, tenho 24 anos e estou iniciando nessa carreira. Finalizando o primeiro ano de Análise e desenvolvimento de sistemas. Seus vídeos ajudam a expandir a mente e a poupar muito tempo com pesquisas. Muito obrigado mesmo!
boa noite,clg. ainda na área?
Oooi, tá fazendo na Fatec??
Fábio Akita, muito obrigado pela contribuição com seus vídeos. Estou fazendo transição de carreira aos 30 anos e realmente nunca vi um conteúdo na área de tecnologia que desperte tanta reflexão, autoconhecimento e ética. Muito obrigado!
Assistindo novamente.
O valor desse vídeo é surreal, obra prima Akita, parabéns.
Por experiência própria eu considero que no que tange os cursos oferecidos pelas faculdades, ser bacharel ou não e ser pública ou não muda muito a formação e a amplitude de conhecimento que a pessoa vai ter.
No Brasil, as universidades públicas (municipais, estaduais e federais) que oferecem a maioria dos seus cursos no nível bacharel, como USP, UNICAMP, UFMG, UFSCAR, UFRJ, etc., possuem um viés científico e acadêmico muito grande. Então, independente de qual curso você for fazer (mesmo SI, que possui uma carga de "exatas" menor que BCC e EC), sempre haverá bastante profundidade nas disciplinas, muita matemática e muita teoria (eu considero um ponto positivo, mas isso é subjetivo).
As faculdades públicas focadas em formação de tecnólogos (como os Institutos Federais e as Fatecs) não se importarão tanto em te passar base teórica abrangente, mas sim te ensinar a dominar uma tecnologia que está em alta no mercado.
Já as universidades privadas, exceto as bem conceituadas na área como Mackenzie, Fiap e PUC (há outras que eu não lembro o nome), de modo geral, também possuem o foco na formação de mão de obra e não acadêmica, logo, também não te passarão uma base sólida sobre os conceitos, mas fará uma mescla entre passar o básico acadêmico e o básico do mercado de trabalho, deixando a responsabilidade do estudante ter que complementar os estudos de forma autodidata.
É óbvio que em todos os casos você precisará estudar por fora, só que em uns casos mais e outros menos.
E sendo sincero, por mais que digam que não, o nome da universidade onde você se formou muda sim a forma como o recrutador/a empresa te vê e espera de você, então, se você está em dúvida, sempre opte pelas públicas e complemente com cursos e certificações.
(Tudo isso é a minha opinião, então não deve ser levada como verdade absoluta, até porque cada um tem suas limitações e necessidades)
Esses videos são bons pra quando vc ta se sentindo o fodão, ai ele te coloca de novo na realidade.
Sexta feira 8 de março, 20:00. Todo mundo sextando !! E eu aqui maratonando o canal pra tentar mudar 180 graus . Melhor que ver filme! Já aprendi mais do que aquele filme de drama .cheio de dicas mais fodas que o ensinamentos do Naruto kkkkk que saber fui fazer uma pipoquinha com manteiga pra ficar mais concertado. Bom de mais Fabio Akita. Valeu por compartilhar tudo isso conosco !!
Fico imaginando o Akita lançando um curso de lógica de programação e algoritmos, e alguns vizus pra melhorar a qualidade de estudo do aluno.
Você é um cara muito bom, parabéns pelo conteúdo.
"B"izus...🤣 "Typo detected"
Tá aí um cara ,super inteligente e dedicado e de uma humildade grande .
38 anos de idade e mudando totalmente de carreira, os vídeos do Akita tem mais informações que muitos "mentores de carreira" não conseguem sequer prometer,
Que tesouro, muito obrigado Fabio Akita
O mais legal dos seus videos é que vc estapeia geral e nós amamos vc por isso! hahahahahahaha Valeu mais uma vez por dicas que sua experiencia traz!
Haha já falei que vocês são masoquistas kkk valeu! 😂
Esse Akita é show de conhecimento e aprofundamento em desenvolvimento da mentalidade tecnológica na interação do homem com as ciências tecnológicas que elevam o desenvolvimento das mais diversas áreas de atuação.
Parabéns meu amigo. Grande pensamento e mentalidade.
Visão muito consciente e sensata! Lições que são podem ser aplicadas em qualquer área de trabalho.
Akira esse era o canal que tanto procurei na hora de escolher meu curso na área de TI, mas só achei agora que já escolhi, sério o teu canal deveria está em primeiro no algoritmo do UA-cam para quando as pessoas pesquisarem por temas de TI para iniciantes e qual faculdade escolher.
Comfesso que estou maratonando seus vídeos e já faz uma semana que não entro nas redes sociais por causa de tanta informação minha pausa está sendo procurar uns filmes que você recomendou em outro vídeo.
Fala Akita!
Sensacional! São poucos que tem o know-how e conseguem explicar tão bem como funciona na prática carreira na área de tecnologia.
Concordo em gênero, número e grau com as tuas definições de Júnior, Pleno e Sênior! Uma pessoa nunca é sênior em tudo, mas sim pode ser junior em tudo.
Sei que não é teu foco, mas esse teu vídeo em inglês iria bombar. Eu estou escrevendo o meu livro sobre carreira nos últimos meses e o material com definições altamente práticas como as que tu passou são bem raras, mesmo em inglês.
É exatamente como tu mencionou, a maioria das definições e material é direcionada somente a realidade das grandes empresas de tecnologia americanas. O pessoal ignora a realidade de 99% do mercado que tá vendendo o almoço para comprar a janta.
Eu compartilharia fácil esse tipo de material com a minha equipe. E com certeza iria beneficiar muita gente.
Abraços!
Estamos aí! Tenho observado um meio do caminho entre carreira jurídica e de TI com a criação das funções de DPO pela vigência da LGPD. O mercado vai carecer dessa função e poucos estarão aptos.
Foi bem interessante tudo que você falou; mas um desenvolvedor Júnior inicia no mercado de trabalho com uma das habilidades estudas e treinadas nas linguagens: JavaScript ou Python ou PHP ou outras de sua preferência. De inicio na atuação em qualquer empresa o júnior só conseguirá programar bem na linguagem que estudou profundamente toda a sintaxe necessária para desenvolver seu próprio código. Aprender a sintaxe de uma nova linguagem de programação enquanto trabalha não é uma tarefa fácil para qualquer pessoa. Levará um bom tempo para dominar e ter sucesso no uso das duas linguagens solicitadas pelo responsável. Como sempre, gostei bastante de toda sua descrição.
eu ia dizer que esse vídeo foi uma aula, mas a cada tapa na cara que você foi dando, eu fui baixando a bola e entendendo que é mais um "aviso" do que um conselho. obrigado!
Dando aquele like mais rápido que as exceptions que saem do meu code...
"Eu nem sei porque você tá aqui no meu canal..." huahauhauah
Muito bom!
Acho que os vídeos do Akita podem ser organizados em temporadas agora e podemos assistir como seriados. Sempre um aprendizado absurdo e divertidos.
É só assistir do mais antigo p mais atual
Voltando aqui pra dizer que esse video é muito importante no cenário atual. Principalmente com o fim da bolha das tech startups e a dança das cadeiras dos profissionais de tecnologia.
Eu aqui 3 anos dps desse vídeo acabei de me matricular em Ciencias da Computação, não pelo fato da pesquisa mais pelo embasamento teórico e pensamento crítico que preciso, então vamos arregaçar a manga e cair dentro. Obrigado Akita por jogar a realidade na cara.
Boa. Eu comecei Sistemas de Informação esse ano também. Tô gostando demais!!!
Mais um video fantástico! Eu penso que junior, pleno, senior ficam ligados ao nosso conhecimento e medo de assumir responsabilidades. E quando atingimos um certo nivel e somos elogiados por isso, este medo aumenta cada vez mais. Por isso gostei da parte que voce cita o "skin in the game", muitas vezes caimos na idolatria a pessoas que criticam ou falam bem, mas nunca fizeram nada de relevante (as vezes esta pessoa pode ser nos mesmos).
Muito bom o vídeo, estou na área de desenvolvimento desde 2007 comecei com Delphi 6 e SQL Server 2008 e hoje trabalho com C#, NodeJS, React, SQL Server e Oracle, um conselho que dou ao pessoal júnior e até mesmo pleno é que nunca seja acomodado, nessa fase da carreira o importante e estar sempre vivenciando novos ambientes, rotinas de trabalho, metodologias, conhecendo pessoas de diferentes perfis e se perceber que você estagnou, não aprende mais nada e parece que você virou um robô que faz as mesmas coisas todos os dias, os desafios não existem mais, está na hora de realizar uma reavaliação da carreira e começar a sondar o mercado, pois na fase de Junior principalmente a experiencia a se ganhar pesa MUITO mais que o salário, este que será a consequência de toda a sua vivencia e experiencia ganha.
Eu complemento dizendo que é bom ter noções de infra tb. Saber trabalhar com o pessoal de rede, banco de dados e segurança. Muitos querem só sentar e programar, mas não é algo isolado, se tem o ambiente, balanceamento de carga/servidores, várias questões de segurança, duplo fator de autenticação, certificado, criptografia, etc. Saber sobre alta disponibilidade. Saber sobre design do aplicativo, saber fazer desde um favicon, uma tela de login decente, gestão de usuário (usuário de sistema/admin, usuário de auditoria, e o básico que vai usar o sistema), saber sobre logs. Tem muita coisa além de apenas codificar, pegar coisas num GitHub da vida e não dando a mínima para esses pontos que listei
Conheci o canal pelo Podcast, muito bom, só video de qualidade, consigo tirar duvida que nem sabia que tinha
Sem demasiados elogios (até por que não fará diferença pra você haha), obrigado por mais esse vídeo!
Fabio você é o GeekBR mais colossal, te admiro muito!!! obrigado por trazer essas gerações e visões desta evolução tecnológica em conteúdos tão ricos!!!
Que conteúdo diferenciado, serio e com um sarcasmo pra tirar algumas risadas. O que falou no mundo do mercado, vale pra qualquer lugar, mundo corporativo no caso, não apenas para área de tecnologia. Parabéns, estou chegando hoje no canal e gostei muito. Estou em transição de carreira, buscando ir pra área de tecnologia após 12 anos no mercado como Gerente Pleno em restaurante.
O AKita tem que fazer um podcast,muito bom ouvir conselhos
Estou no primeiro semestre do tecnólogo de sistemas para internet, estou gostando muito da área de TI e vim estudar mais sobre, mediante seu canal.
Esse cara é muito sábio, tem minha admiração.
26:51 Isso foi uma das coisas mais importantes que ouvi na vida.
O canal é muito informativo !Por isso até veterano vem parar aqui o que dizer quem precisa de informação para começar! Valeu Akita por se expor e compartilhar ideias, info, etc... !
Fábio, obrigado por você continuar a compartilhar um pouco de suas experiências neste canal.
Em vídeos passados, você disse que "mais ou menos" esse canal teria um começo, meio e fim... Espero que reconsidere essa posição.
Você presta um serviço muito grande por aqui.
Por favor, siga conosco até que a sua vida permita!
Nossa cara.. se a inteligência artificial mundial um dia existir.. esse vídeo deveria ser syncado na memória de cada player do mercado de T.I .. sensacional akita parabéns
já era...
Aonde moro sistemas da Informação e ciências da computação estão bem parecidos as grades, mas pelo que entendi oque importa e a pessoa e não o curso( meu pensamento baseado no seu). Canal está a ajudar-me bastante vídeo muito bom.
Conteúdo do Akita já sei que vai ser de qualidade
Olha a pressão !! 😂😂
Poxa, eu trabalho com machine learning e redes neurais e sou inscrito! Hehehe! Excelente vídeo como sempre. Abraço
Wagner estou aprendendo pela Data Science Academy!
@@OrdemStarWars qual seu objetivo?
@@OrdemStarWars Eu também estou estudando por lá. Excelente empresa.
Otima dica.. Sou economista de formacao, com mestrado /doutorado em engenharia industrial.. E aos 36 anos decidi dar uma guinada na minha carreira... Um pouco perdida no inicio, mas caminhando
Olá, Anne!
Conseguiu mudar de carreira? Como está sendo?
Queria começar em dev back end, mas estou perdido kkkkk
Ola, Anne!
Seu comentário foi importante para mim. Obrigada
Voltando aqui 2 anos depois do meu primeiro comentário, e ainda achando todos seus videos muito curto 😂😂😂 🎉 hoje no meu terceiro semestre de curso, consigo entender uns 5 minutos do seu video, um dia ainda vou entender de fato ele inteiro e ai vou saber que estou no caminho certo.
Vc descreveu o maior problema das empresas atuais que não são da área em questão, onde líderes precisam de terem o ego amaciado, e donos não aceitam quem lhes diga não é isso mesmo que de forma bem diplomática.
O mundo precisa rever a forma de administrar na essência, algo em torno da parte final do vídeo.
Obrigado.
Quem compreende como as coisas é pessoas ( a mente delas támbem ) funcionam, podem concerta-las ou lhes dar outra novos rumos de forma que possam funcionar bem novamente. Com exceções é claro.
O vídeo mais real da plataforma sobre o assunto da T.i e seus derivados. Parabéns 👏
Akita, te conheci hj! Você é fora da curva, obrigado pelas sacadas professor! Um bom profissional é aquele que sabe influenciar!
Poxa... O Akita tem os vídeos mais longos e é o mais útil que conheço. Se vc quer aprender razoáveis 5 minutos... Prefiro mil vezes 1 vídeo de uma hora do Akita. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
maratonando o canal inteiro, sensacional
Cara, eu lembro de ter visto esse vídeo a quatro anos atrás quando estava iniciando na carreira, e hoje é incrível como tudo faz sentido
Esse video é muito muito muito bom e não apenas para quem atua na área de TI, tem lições no meio do vídeo que servem para qualquer profissional.
"O médico precisa do máximo de conhecimento para salvar pessoas no presente, o pesquisador precisa do máximo de conhecimento para salvar pessoas no futuro, e nenhum dos dos está errado, são só focos diferentes"
Meu mindset nunca mais foi o mesmo depois dessa frase.
Eu pausei o vídeo logo após o minuto 19:37 só pra dar o Like, e voltei a assistir. Comentário preciso.
Valeu man, sou dessa galera que está dando um 180 graus na carreira, estou com 33 anos e há 12 sou corretor de imóveis, estou começando Engenharia de Software. Estou engatinhando no mundo da programação e quero criar algo para inovar no mercado imobiliário.
Como tem sido sua experiência com engenharia de software?
Eita, parei no minuto 26 para dizer: tô gostando, direto no ponto, Vc também é muito bom em psicologia, pois entende bem como pensamos... voltando p o vídeo agora.
Obrigado.
Impressionante, conhecimento demais. Além da experiência você é um excelente comunicador. Muito obrigado pelo vídeo.
Encarar um desafio e saber que o superou é uma das melhores maneiras de perceber que está evoluindo. E com o tempo perceber também, que não só superou mas que a qualidade da solução evoluiu junto.
Um dos meus maiores desafios está em um dos cenários descritos, ter que avaliar os outros, uma tonelada de trabalho e não ter a figura de uma pessoa experiente ou senior. Por outro lado, são exatamente os pontos que me ajudam a crescer. Mesmo que na base da "porrada".
Fabio, to na faixa dos 40 (43 anos haha) em transição de carreira pra tecnologia e iniciei os estudos de front-end este ano! To curtindo seus vídeos e concordo contigo! Galera precisa aprender a se virar mesmo, não importa o assunto, mas se a gente não fizer, ninguém faz por nós não! Eu sempre fui assim, sempre corri atrás dos meus objetivos, e ninguem me falava pra fazer não, eu simplesmente sabia que tinha que fazer! Além disso sempre me programei e me organizei pra tudo! Não nasci em berço de ouro não, meu pai nunca me deu suporte pra nada, comunicação zero, mas eu sempre senti que tinha que estudar inglês lá em 1997 mas somente hoje em 2022 que estou tendo a oportunidade de estudar programação. Estou gostando muito mas apanhando muito tb haha. Ah, e qd eu queria estudar, lá em 1999 era Processamento de Dados tb! kkk
Adriana, parabéns pelo posicionamento! Isso é escasso. Que dê certo para ti 🚀
@@williantuness obrigada! tá puxado aprender JS, mas to persistindo rs
To com 40 e estudando como começar..rs com receio de encontro mercado ainda nesta idade
"Voce precisa fazer um esforço consciente de imaginar que voce sabe menos do que realmente sabe, sem se tornar um vitimista com síndrome de impostor, quando na verdade voce é só um impostor mesmo. E esse é o truque. Na realidade você é as duas coisas: muito bom em muitas coisas e muito ruim em várias outras coisas".
É isso aí.
Sou seu fã. Acompanhar seu conteúdo me serve como grande apoio na carreira. Obrigado.
Complementando a frase: Consultorias vendem júnior como se fosse pleno, pleno como se fosse sênior, sênior como se fosse expert e elas raramente têm experts, pq os bons programadores são empurrados para papéis de gestão e se distanciam do código.
Digo isso com propriedade, pq passei exatamente por esse movimento. Vc só se dá conta quando já está um bom tempo longe do código, ficando desatualizado e percebe que está frustrado por não estar atuando com o que gosta
Valeu Akita. Concordo com a ideia de revisão de código, pois é algo muito dinâmico e cada pessoa pode ver de uma forma diferente. É interessante estimular isso entre os programadores como uma pratica saudável e orgânica, não como uma prova de fogo
Mais um guia foda de Akita recomendações ou não :P
Pena que acabou rápido, tive que assistir outro episódio para compensar a falta ;)
# Estudando TypeScript, React e React Native
# Quebrando cabeça com Scala e Play
# Fallback: Python e Django
...
Elixir e Phoenix, um dia quem sabe.
Excelente conteúdo Akita! Estou ansioso para entrar no mercado de TI. Ter conhecimento, aprendizado, experiência e descobrir outros caminhos.
Mais um vídeo show!
Sou apenas um novato na área.. Espero que dê tudo certo nessa carreira...
Tenho medo de ter que estudar a matemática do ensino médio toda de novo, pois não lembro quase nada
você vai sentir falta da matemática do ensino médio na real, era mil vezes mais fácil do que o Cálculo do primeiro período de Ciências kkk
Fala Vitor, tudo certo?
Também estava enferrujado na matemática, infelizmente não dei a importância devida ao conteúdo quando era mais jovem, tive correr atrás, usei a plataforma do Khan Acadamy para revisar e aprender novos conteúdos, se você tiver com dificuldade em algo vale a pena dar uma procurada na plataforma, todo o conteúdo é gratuito e de altíssima qualidade.
Boa sorte em seu início de carreira.
@Anderson Marques Muito obrigado! Por hora acho que não optarei por faculdade.. estou indo mais pelo caminho auto-didata mesmo. Faculdade é muito tempo e recurso investido.. que não sei se tenho agora. Gostei da programação por ser algo prático que dá pra aprender fazendo sem ter de me debruçar muito por teoria.
@@Akitando fala Akita, tô cursando análise e dev de sistemas, tenho 22 anos concluo ano que vem... Tive matéria de calculo também, estatistíca, tanto quanto engenharia de sw I,II,III.. e tal... o curso é de 3 anos em uma faculdade publica, fico meio receoso de estudar estudar estudar... e não achar nem se quer um estágio. Sei que parece um pouco negativismo, mas já entreguei diversos currículos . Tive excelentes professores.. alguns não, estou no 4º semestre sem nenhuma dp. Mas nem tudo é perfeito. Seu vídeo expandiu minha visão e forma de pensar... Para mim não ficar tão bitolado e pensando tanto no futuro, em pensar será que tomei a decisão certa...
@@user-fk3eb5pf5p as matérias de cálculo eram muito complexas?
Um ponto muito interessante é a questão do cavaleiro solitário, eu acabei me tornando um por causa do trabalho, quase 4 anos trabalhando home office e com uma equipe pequena e toda espalhada pelo mundo, com poucas reuniões, code reviews quase 0. A falta da crítica faz falta principalmente pra sempre melhorar conforme a experiência de outras pessoas.
como você conseguiu uma vaga home office?
Wow Fábio, Tenho 16 Anos, e atualmente estou no Ensino Médio, e curso técnico em informática, estou estudando diversas linguagens, e duas, que atualmente estou usando no meu trabalho, são (Flutter/Dart), e JavaScript com Elementos Web Html e Css. E me vejo ainda muito longe saber bem essas linguagens e plataformas, seu vídeo me ajudou a continuar estudando bastante e futuramente escolher uma faculdade pra me ajudar a evoluir meus conhecimentos! Obrigado!
fala velho, como vc ainda ta no flutter? to na duvida entre começar com flutter ou react ou ir pra nativo, queria saber como anda o mercado se ainda estiver vendo
"O que você acha que você vale , não é o preço final, é o preço inicial da negociação. Tudo na vida é uma negociação, mas se você não tem disposição para tomar uma decisão, alguém vai decidir por você!"
Melhor canal! Mudando a mente de muita gente.
akita teu QI é 180 que nem o meu :), minha honra! prefiro também resolver problemas reais do que problemas abstratos demais.
O conteúdo é tão top, que deveria ser obrigatório no início de carreira de qlq área. Sensacional.
A área de TI é muito ampla e tem muitas oportunidades. Eu me encaixo na turma que esta buscando mudar de completamente de carreira. Ha 10 fiz a transição da área contábil/fiscal para a área de Consultoria de Sistemas ERP. Com essa transicao foi possível iniciar uma nova carreira, mas aproveitando todo o conhecimento que adquiri ao longo da jornada na área contábil/fiscal. Hoje estou morando na Nova Zelanda, e tenho prazer de compartilhar essa experiencia com quem estiver interessado seguir nessa jornada.
ola, eu penso em fazer o mesmo trajeto, trabalho na área contabil/ financeira... Em qual ERP vc se especializou e como foi?
O melhor dos videos dele que servem para qualquer area alem da TI
Parabéns pelos conteúdos, Akita. Tem sido muito útil. Grato por compartilhar
Gosto sempre dos seus vídeos, Akita. A área é confusa para muitos e até mesmo maleável. Eu mesmo prefiro trabalhar como programador, mesmo tendo certificação em SQL Server.
Conheci seu canal a 2 dias, ainda bem. Conteúdo de primeira parabéns.
Aula desse cara deve ser foda, é denso pakas, cada minuto sai 5 coisas uteis, pisca o olho já perdi conteúdo, ainda bem que da pra voltar, mas foda que 40 minutos vira 1 hora e 40 minutos.
Eu precisava ver este vídeo. Muito o obrigado Fábio.
Em primeiro lugar (parabéns por mais um conteúdo de qualidade)
Minha engenharia é da Computação, porém não é esse assunto que irei falar.
Poucos dias vi uma notícia interessante que gostaria de compartilhar [sem querer fazer propaganda].
Segundo informações:
" UNIVESP irá aplicar Ciência da computação e ciência de Dados e Engenharia {seguindo da seguinte forma}
O aluno terá oportunidade de formar em 3 anos, em bacharel de Tecnologia da Informação, continuando por mais um ano terá oportunidade de se formar Cientista de Dados e prosseguindo por mais dois anos se formando Engenheiro da Computação".
Vídeo muito bem explicado.
Fábio é meu mantra sagrado da manhã, levanto e tomo café ouvindo esse sábio homem para eu transcender nas idéias
Fiz o enem recentemente, decidi que vou fazer Engenharia de software. Esse finalzinho de ano vou estudar HTML, CSS e Javascript pela internet. Esse canal é ótimo!
Como tem sido sua experiência neste curso?
O Samurai da TI. 😎⚡🌟
Ótimo vídeo, principalmente pra mim que sou iniciante me deu uma boa perspectiva que vai me ajudar a escolher e planejar algumas decisões pra minha carreira.
Show de bola, Akita. Compilou o essencial nesse papo. Parabéns pelo trabalho que vem fazendo por aqui!
Dar like antes de assistir por saber que o conteúdo é o crème de la crème.
Esse foi o melhor vídeo que assisti seu. Estava pedindo a Deus que não acabasse kkk Aquita aborda mais sobre esses assuntos. Gerência de equipes, projetos, carreira e empresa do ramo. Muito obrigado!
Fabio, você está me ajudando muito, expandindo muito minha mente, comecei a faculdade essa semana.
Mais uma aula pra conta! ;-) | Acho que vou compilar esses vídeos e assisti-los numa ordem de formação!
Esse "Japa" é o cara mano "Papo reto". Parabéns!