🍓Aproveita o desconto de 10% no Alimentação sem Segredo: bit.ly/ola-alimentacao 🍉Cupom NUTRI10 até o fim de novembro! Você usa óleo de coco no lugar de azeite ou óleo de soja? Me conte nos comentários! REFERÊNCIAS UTILIZADAS: Pontos populares do óleo de coco: www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/coconut-oil/ Composição dos óleos vegetais: abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-116-01-0160/0066-782X-abc-116-01-0160.x44344.pdf Perfil de gorduras saudável para o coração, segundo a American Heart Association: www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/prevention-and-treatment-of-high-cholesterol-hyperlipidemia/the-skinny-on-fats Aterosclerose: www.nhlbi.nih.gov/health/atherosclerosis LDL e risco de morte por doença cardiovascular: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29677301/ Efeito do óleo de coco no risco cardiovascular: www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIRCULATIONAHA.119.043052 Compostos antioxidantes no óleo de coco: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19115123/ Compostos antioxidantes no azeite de oliva: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7023406/#:~:text=The%20main%20antioxidants%20of%20TOs,exhibit%20healthy%20properties%20for%20humans. Perfil de ácidos graxos no óleo de coco: Encyclopedia of Food Sciences and Nutrition (Second Edition), 2003. Trecho pode ser acessado via: www.sciencedirect.com/topics/neuroscience/coconut-oil
Vocês poderiam fazer um vídeo falando sobre o suplemento GABA? É muito popular no Japão, vende-se com a proposta de ajudar na ansiedade, insônia etc. Eu, particularmente, faço uso e sinto diferença. Mas queria um vídeo de vocês sobre. Amo o canal ❤ parabéns pelo trabalho!
e lá vamos nós com mais um canal que usa PHD pra farmar views...KKKK não tenho nenhuma formação, e sei muito bem que acumulo de gordura no sangue é muito mais do que a gordura ser saturada ou não...daqui a pouco vai estar falando que azeite é bom para fritura...
Sabe o que eleva o colesterol e triglicérides? Sedentarismo. Faço uso de banha de porco e óleo de côco e meu HDL ESTÁ ótimo e meus triglicérides baixos. Tenho 54 anos.
Você está correta quando fala que o sedentarismo eleva o colesterol, porém banha de porco e óleo de coco contém muita gordura saturada, e isso é mais do que provado pela ciência que é ruim para a sua saúde cardiovascular, pois aumenta o seu colesterol LDL que é a principal causa de doenças cardiovasculares. Você disse que o seu HDL está bom, mas e o LDL? O LDL é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. Se duvida do que estou dizendo leia o "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. Além disso, leia o artigo "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
Isto não é uma opinião. Pode até ser um estudo com o número de amostras igual a 1, mas acontece na prática com ela, portanto, se ela se submeteu a essa dieta e está colhendo resultados bons ou ruins, nunca que será uma opinião. Opinião é falar em tese, ou seja, apenas por aquilo que o pensamento capta e deduz. Espero ter podido ajudar o interessante debate.
Esta pessoa coloca a culpa nas gorduras saturadas. O que aumenta o ldl, são os triglicerídeos, As pessoas não param de comer carboidratos simples como pão, bolo, doces, etc... Fastfood e por ai vai. E como você disse. Sedentarismo.
Por favor aproveitando o tema, faça um vídeo sobre quais melhores opções de óleos para cozinhar. Sobre a questão da temperatura modificar a estrutura dos óleos insatirados. Óleo de soja é realmente ruim?? Cozinhar com banha era realmente mais saudável??
Esse vídeo é um grande desservico. Óleo de coco é um super alimento, quase um remédio natural. Procurem e sigam o incomparável Dr Lair Ribeiro, detentor de um currículo invejável e que nunca vende, vendeu ou recomendou medicamentos, mas apenas alimentos saudáveis. Esse vídeo está totalmente equivocado. Banha de porco tambem deve ser consumida tranquilamente. Vendeno é tudo que a indústria alimentícia produz: óleos vegetais, margarina, ultraprocessado, etc.
Toda fritura por imersão é ruim. Você detona o óleo. O ideal é usar o mínimo de óleo possível, apenas o suficiente para as coisas não grudarem na panela. E evitar comer frituras. Agora, eu realmente acredito que fazer coxinha imersao no óleo de soja deve ser pior do que fazer imersa no óleo de coco, pois o óleo de coco já é saturado, já é oxidado e já é estável. O óleo de soja vai oxidar e rancificar durante a fritura. Prefiro usar o produto mais estável, que já está em sua forma final saturada, que é o óleo de coco. Mas, na real, precisamos evitar comer grandes quantidades de óleos vegetais esquentados a altas temperaturas. Eu também gostaria de um vídeo mais aprofundado sobre o assunto
@@oskjun Percebe-se que vc já é bem informado. Dê oportunidade então de ouvir o outro lado e pesquise vídeos do Dr Lair Ribeiro sobre o tema. Aproveite e veja o currículo dele. O cara é um médico cardiologista, nutrólogo, estudioso nato que passou (não como aluno, mas como professor, pesquisador e gestor) pelas mais notórias faculdades dos EUA. Detalhe: ele não vende e não receita nenhum medicamento. Tudo é pela alimentação. Espero que goste. Abraço.
O ponto principal de qualquer estudo sobre a gordura saturada é a quantidade. Oleo de coco se você achar 1000 pesquisas falando que faz mal tem outras mil falando que faz bem mas infelizmente poucos se atrevem a explicitar a quantidade e a alimentacao da pessoa. Tem gente que só come comida com oleo vegetal e farinha aí toma oleo de coco e quer ver molagre... não dá. Não acreditem em apenas um canal, escutem a todos que falam em quantidades testem na sua vida juntamente com outros alimentos que achar mais saudavel aí sim terá os beneficios!
Concordo! O problema é que isso vem a longo prazo. Se você usar o Óleo de coco não sentirá nada, porque é pra isso que ele serve. Se usar óleos vegetais polinsaturados e gorduras trans a conta vai chegar mais cedo pra uns e mais tarde pra outros, mas uma hora chega. Canais que usam ciência no nome pode sair fora porque a ciência de hoje em dia é financiada principalmente pela indústria farmacêutica e alimentícia. As faculdades de hoje nunca vão falar a verdade para seus alunos.
Desde que eu comecei a utilizar o óleo de coco meu colesterol só melhorou, segundo a médica e minha pele deixou de ter problemas que eram frequentes... E olha que os problemas eram frequentes e a solução surgiu a vários anos...
Exato! Quem começa a usar óleo de coco nem percebe, mas está indo por um lado de se preocupar com a alimentação e se nutre melhor porque começa a comer melhor. Eu super apoio essas dietas a base de óleo de coco pois elas são a porta de entrada para uma alimentação mais balanceada e uma vida mais saudável, mesmo o óleo de coco sendo pior que o óleo de soja. Afinal, é muito melhor comer óleo de coco em tudo do que ficar comendo tranqueira, biscoito, doce, chocolate, salgadinho.... Só usa óleo de coco quem cozinha em casa e está preocupado com a saúde. Quem não liga para a saúde, nem sequer gosta de cozinhar. Então nunca vai usar óleo de coco só come besteira. E esse é o verdadeiro mal pro nosso coração
@@bartelega Mas não deixa de estar consumindo puro lixo. Tu SONHA que colesterol é só um número? Me responde uma coisinha de nada, já que esses médicos vendidos que você idolatra nem sonham saber: esse teu colesterol ^normal^ está oxidado ou não? Complicou, hein?
Óleo de coco é sempre a primeira opção 💪 minha família tem costume de usar somente ele na cozinha. Desde meus avós, meus pais e eu e meus irmãos ninguém nunca apresentou problema de colesterol ou glicose na família. Meus avós tem 78 anos hj. Nenhum deles usa óculos
Bacana! Embora não podemos comprovar nada do que você relatou, também conheço pessoas que fizeram uso contínuo do óleo de côco por muitos anos e ganharam até infarto de presente. São histórias que todos nós temos pra contar. Boas ou ruins, elas realmente não mostram uma estatística real.
@@LarissaMarcosf existem milhares de artigos científicos de estudo sobre o óleo de coco e que eles são ótimos para a cura de várias doenças. Não adianta tomar óleo de coco e se alimentar com comidas infartantes como os óleos vegetais polinsaturados e gorduras trans. Essas pessoas que você está citando não mudaram a alimentação errada e acharam que usando o óleo de coco apenas iriam ter uma vida saudável.
@@Anonimo-nd9hwa questão é, as mortes foram causadas pelo óleo de soja? É o mais consumido, todo mundo conhece alguém que morreu que consumia kkkk mas isso não quer dizer que é o óleo que tá matando kkkkk
Troquei o óleo de soja pelo óleo de coco, manteiga e banha de porco e em pouco tempo meu médico retirou a astovastatina que eu tomava pra abaixar o colesterol pra mim funcionou
Faltou uma informação muito importante sobre os óleos para comparação de possíveis prejuízos a saúde, quando utilizamos para fritar em temperaturas altas. Usar olé de côco para fritura é mais benéfico do que o óleo de oliva por exemplo?
o Óleo de coco não perde suas propriedades mesmo na fritura, já o azeite de oliva não é recomendado fritar, apenas cozinhar, se colocar pra fritar ele vira uma gordura trans. O óleo de coco não tem nenhum prejuízo pra saúde, pelo contrário. Não eleva colesterol algum, vai direto pro cérebro ajudando a limpar e ajuda até na imunidade, fungicida, anti-parasitário, anti-bacteriano, anti-viral. Mulheres mães com pouca lactação usam o óleo de coco para os recém nascidos, é usado para o combate ao HIV, dentre outras coisas maravilhosas que o óleo de coco nos traz.
Não, o oliva é menos danoso por não produzir tantas gorduras saturadas quanto o côco, mesmo a altas temperaturas (ferver). Mas o melhor azeite para isso é o de gergelim, em especial o de gergelim torrado
Eu só uso óleo de coco a alguns anos na minha alimentação e graças a Deus nunca tiver problemas, comparado ao azeite que aumentou mais de 300% nesses últimos anos, não troco o óleo de coco por azeite de jeito nenhum!
Você que está precisando ler artigos científicos, vou deixar 2 aqui pra você: - "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. Leia o item "20. Considerações Finais" que é onde estão as orientações. - "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
@@higorsegantim9207 Eu não tenho nenhuma certeza sobre o assunto, porém os conselhos médicos e sociedades médicas Brasileiras foram os que mais incentivaram o uso de ivomec e cloroquina, inclusive depois do desenvolvimento da vacina! A vacina foi provada não com amostra e sim com a população total! Não quero gerar polêmica, mas todos afirmam estar baseado em pesquisas! O problema é que argumentos parece que dá pra ser comprado na prateleira do mercado!
@@defotube Irmão, te aconselho a estudar como ler artigos científicos. Pois assim teras como discernir o que é um artigo bom e um artigo ruim. Um exemplo disso é quando você olha um artigo com poucos participantes, isso dá ao artigo uma baixa confiabilidade, pois o seu poder estatístico é pequeno.
Aqui na minha cidade o óleo de coco, qdo estamos no inverno ele vira um creme em pasta mas depois vem o calor como atualmente e ele fica oleoso. Consultei com um endócrino e ele falou que eu poderia usar o óleo de coco. Comprei um sem cheiro e sem sabor. Mas comprei tb um azeite de oliva e estou usando esse último. Mas frituras não faço. Não como frituras! 😊
Vim parar aqui pq acabei de ver um vídeo do lari Ribeiro falando que o óleo que coco é perfeito e protege o coração, que tem estudos em ilhas no Havaí que a gordura mais consumo é o óleo de coco e lá é quase zero problemas relacionado ao sistema cardiovascular…aí fica difícil
Sempre acompanho os exelentes vídeos do canal,mas acho que faltou explanar mais sobre os ácidos presentes no óleo de côco. Por exemplo os benefícios do ácido láurico. Ele é antibacteriano e antifúngico. Também dos ácidos cáprico,caprílico e capróico. O vídeo contou com a opinião de um nutricionista. Acho que deveria ser mais pessoas pessoas. Sei que foi baseado em artigos,mas poderia ter considerado mais opiniões de profissionais fa área.
verdade, existe milhares de estudo comprovando a eficácia do óleo de coco e tem inúmeros benefícios, um deles é q ele não oxicida em altas temperaturas excelente para cozinhar.
Vale ressaltar também que ele omitiu a informação sobre o glmaior perigo dos óleos vegetais de cozinha, que é a hidrogenação parcial no processo de fabricaçãopra durar mais tempo, o que gera gordura trans que aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (infarto e derrame). Fato esse que por si só já joga por terra a afirmação de que "óleos vegetais parcialmente hodrogenados " são mais saudáveis que óleo de coco, uma vez que este não passa por esse processo de industrialização.
@@ThompsonLeewA hidrogenação muda a estrutura e as características físicas do óleo vegetal, ele deixa de ser líquido em temperatura ambiente e passa a ser sólido, como na famosa "gordura vegetal hidrogenada" que até bem pouco tempo foi muitíssimo usada na panificação e na confeitaria. Um óleo que esteja líquido em temperatura ambiente, quase certamente é saturado ou hidrogenado, se vc abre uma garrafa de azeite de oliva e ele não está sólido, ele seguramente não foi hidrogenado.
@@ThompsonLeewesse médico só fala o que é conveniente para ele e sua nutricionista, omite várias informações importantes, como as que vc citou. um vídeo totalmente equivocado, querer jogar o óleo de coco na mesma categoria de outros óleos vegetais que passam pro processos químicos criminosos como o de soja, é sacanagem, e ainda querer demonizar as gorduras animais dizendo que aumentam o colesterol ruim .pq ele não fala que as gorduras animais não viram gorduras trans,igual o óleo de soja por exemplo ,Parece que ele quer lacrar,lamentável.
Acho que seria bacana um vídeo comparando os óleos vegetais. Tenho a impressão que muitas pessoas condenam o óleo de soja e esses óleos mais baratos como sendo gorduras ruins para o consumo e colocando o azeite num patamar muito alto. Mas será que a diferença entre eles é tão grande assim? Vale a pena investir num azeite? E já ouvi falar que o azeite perde boa parte das suas propriedades quando é aquecido, isso vale para o óleo de soja também? E se vc for aquecer de qualquer forma, qual óleo vale mais a pena? Seria muito interesssante um vídeo fazendo essas comparações
O azeite extra virgem é superior pq é prensado a frio, é melhor usá-lo cru, mas já quebrou-se o mito de que perde os nutrientes qdo aquecido, pode aquecer sim. O azeite simples pode ser usado pra cozinhar mas eu acho que nâo compensa pq é bem mais caro que os outros óleos. Pra cozinhar, prefiro o de girassol, mas estão todos tâo caros, até o de soja chega a R$ 10 em alguns lugares. Ah...essa "intelijência" é realmente rara. Kkkkk (pra não perder a piada).
O problema dos óleos vegetais é que são óleos feitos para durar nas prateleiras. São polinsaturados e infartantes. Muito melhor comprar um azeite para cozinhar e não pra fritar, porque daí ele vira gordura trans. As gorduras animais saturadas são as melhores. Banha de porco é a mais adequada. Porque o infarto começou apenas no século XX? Se pergunte. e pesquise por conta própria e não siga esses canais de formandos de faculdades financiadas pela indústria farmacêutica e alimentícia. O natural sempre foi o melhor e vai continuar sendo.
Uso oleo de coco para cozinhar, gosto do sabor e do cheiro, esta mais barato que o azeite. Sou massoterapeuta, uso oleo de coco nas minhas massagens, a textura é ideal, principalmente se esquentar um pouco em banho maria antes de aplicar, o oleo fica morninho e no inverno massagem com oleo de coco é ouro!
Não foi falado da transformação que os óleos vegetais sofrem ao serem aquecidos. o óleo de oliva é muito desconfigirado quando usado para fritar, refogar e cozinhar, assim como todos os outros óleos amarelos, que se tornam inflamatórios. Sou vegetariano e uso óleo de coco todos os dias e estou bem melhor depois que passei a usá-lo, deixando os óleos de soja e girassol apenas para fritar (raramente) frituras mergulhadas em óleo. O azeite de oliva uso para arrematar alimentos como saladas, sopas, pizzas e outros, sem levá-lo ao fogo.
Deus te abençoe por ser tão ÚTIL. Eu tava até pensando em comprar óleo de Coco pra não ter problemas no coração. Muito obrigado tenho 58 anos ... daqui há uns dias vou pra 59 anos. E meu niver de gordura Boa Tá MAIS AUTA dos a gordura ruim. Obrigado pela informação. Deus lhe pague
Li que os óleos de sementes são muito inflamatórios por conta da forma industrializada que são produzidos… com muitos processos químicos e mecânicos além de possuir quantidades altíssimas de ômega-6.
Sim, ele também não cita que esses óleos são hidrogenados que formam gordura trans causadoras de doenças cardiovasculares, coisa que o óleo de coco não tem pois não passa por esse processo industrial. Na maioria das vezes é prensado a frio.
@@ThompsonLeewA hidrogenação muda a estrutura e as características físicas do óleo vegetal, ele deixa de ser líquido em temperatura ambiente e passa a ser sólido, como na famosa "gordura vegetal hidrogenada" que até bem pouco tempo foi muitíssimo usada na panificação e na confeitaria. Um óleo que esteja líquido em temperatura ambiente, quase certamente é saturado ou hidrogenado, se vc abre uma garrafa de azeite de oliva e ele não está sólido, ele seguramente não foi hidrogenado.
Estou cozinhando com gordura de porco, uso azeite extravirgem pra saladas e faço uso do óleo de coco, uma colherinha por dia. E já faz quase dois anos que estou tomando ômega três. Últimos exames dois meses atrás, colesterol LDL 92, HDL 81,triglicerideos 37, achei o triglicerideos um pouco baixo, mas o médico disse que tá bom.
Eu prefiro ouvir os médicos mais renomados do Brasil e do muito . Eu consumo uns 20 litros de olé de Coco durante o ano inteiro e só me faz bem 😋😋😋🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥
É incrível como tem tantos comentários falando bobagem dizendo que o óleo de coco faz bem, pra quem ainda está duvidando leia os seguintes artigos: - "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. Leia o item "20. Considerações Finais" que é onde estão as orientações. - "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
A SBC, infelizmente, e não sei por quais motivos, coloca o selo de gordura boa para o coração, em margarinas. Até o próprio rapaz, dono do canal, já fez vídeo nos informando que manteiga é muito superior às margarinas e que o uso prolongado destas pode sim trazer malefícios à nossa saúde. Então, como confiar na SBC?
Tendo em consideração apenas os hidrocarbonetos saturados e instaurados as considerações são corretas. Entretanto, a decomposição térmica dos óleos vegetais resulta na formação de substâncias tóxicas, como apresentado em diversos artigos científicos. O óleo de canola e o azeite, levam a formação de quantidades consideráveis de substância tóxicas. Diversos nutrólogos recomendam o consumo de óleo de coco, banha de porco ou até manteiga em lugar dos óleos vegetais. Vou citar alguns: Gabriel Azine, Samuel Dalle Lastre e Moacir Rosa.
Eu não entendo.. muitos médicos especialistas em alimentação recomendam fortemente o óleo de côco e ainda dizem tbm ter base científica pra isso. Eu acho que tudo em excesso faz mal mas se tratando de gorduro e de beleza... eu apoio usar o óleo de côco.
Você não está errado, o canal que é apocalíptico mesmo. Não existe alimento perfeito na era da industrialização, e este canal usa disso para farmar views e falar "olha como isso daqui não é tudo aquilo que você imagina" a partir do momento que você come algo extremamente concentrado, já fica claro que em excesso aquilo vai ser danoso a você, e você facilmente fará isso, porque nenhum alimento foi feito para ser ingerido dessa forma...
Óleo de coco é vida ❤ é claro que tem que ser usado com moderação, sssim como qualquer coisa no mundo ser usado em muita quantidade faz mal . TD que é de mais faz mal..
Óleo de coco tem alguns benefícios por conta de algumas substâncias que ele possui.. Consumir em grande quantidade vc não terá mais benefícios pela excesso desaas substância, pelo contrário vc terá malefícios por causa do excesso de gordura saturada..
Faz alguns anos que utilizo banha e/ou manteiga para fazer frituras invés de óleo de soja. Será que não foi uma boa troca? Faz um vídeo para gente por favor.
Eu continuo acreditando no DR. Lair ribeiro, pq sempre que vejo um vídeop sobre óleo de coco, eles tratam com uma certa métodologia básica, e deixam de levar em conta uma série de outros aspectos envolvendo a composição química do óleo de coco.
Só precisa ter cuidado na hora de escolher azeite de oliva, pois está surgindo nos supermercados o que estão chamando de azeite fake. E eles ficam na mesma prateleira do azeite original e ainda tem valor mais barato. Melhor sempre olhar o valor nutricional.
Excelente e esclaredora matéria, com linguagem simples e direta caracteristica sempre presente nas materias deste Canal. Gostaria que dentro do possível, coloca-se no canal uma lista com 5 ou 10, melhores tipos de gordura não só em termos de saúde/benefício, como tbm em relação a custo/benefício. Por tudo que já pesquisei e pelo exposto na matéria, creio que em relacao a saúde, nenhuma gordura se compara ao azeite de oliva (pelo menos das forduras mais comuns), mas sei que existem outras como oleo de linhaça, de gergilim, entre tantas outras... E como saber se essas gorduras são puras e não adulteradas, quer seja em misturas de tipos diferentes, quer sejam pela adição de substâncias não permitidas por qqr motivo. Aproveito tbm para pedir/sugerir uma matéria com essa linguagem caracteristica do canal sobre substâncias obesogênicas, e como identica-las e evita-las e como poderia-se exigir no Brasil e no Mundo, que produtos (alimentícios ou não), viessem com este tipo de informação em seus rótulos. (Existe legislação aqui ou fora sobre esse assunto?!). Forte abraço e continuarei te seguindo...
Eu nunca ultilizei óleo de coco para refeições, apenas para pele e cabelo, ajuda mt e dá um brilho surreal, principalmente na textura do cabelo, quando eu vou pintar o cabelo tbm eu uso óleo de coco primeiro para tirar a agressividade do couro cabeludo, e ajuda mt também! Apenas para essas coisas que uso, prefizo o azeite de oliva para refeições.
Tomou óleo de côco a mais de vinte anos, bem antes dessa febre da internet. Nunca me fez mal, faço exames todo ano e nada alterado. Tenho 56 anos e esbanjo saúde.
O que é perigoso? São os óleos de semente. Azeite é bom/ é originado da prensagem da polpa da azeitona/quanto ao coco o óleo também é da polpa/o óleo de abacate é também da polpa. Soja, amendoim, algodão, milho, por exemplo, não são bons porque têm origem na semente.
A coisa mais certa é: ninguém sabe de nada. "Ontem" fazia bem. "Hoje" faz mal. Meu padrasto sempre diz... as coisas fazem BEM, dependendo como está o estoque. É um Sábio...
Você deve acreditar em pessoas que se baseiam em bons artigos científicos. Vou deixar 2 artigos pra você ler sobre o consumo de gorduras e a saúde cardiovascular: - "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. Leia o item "20. Considerações Finais" que é onde estão as orientações. - "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
Salve mano, se possível, faz um vídeo sobre ingerir sal como pré-treino, vi muitos vídeos por aí falando que ajuda no pump muscular e na força, mas não encontro comprovações científicas nenhuma
Interessante isso. Sei que o sódio é importante na contração muscular, mas como pré treino em si talvez não seja relevante, porque tem que ver quanto tempo ele leva depois de ser ingerido para ficar disponível para o músculo. E além disso é muito raro encontrar alguém com uma dieta baixa em sódio, então não imagino que o músculo da maioria das pessoas já não tenha todo o sódio que precisa
A realidade do brasileiro em geral da classe dominada pela classe dominante é no máximo o óleo de girassol devido aos preços abusivos praticados aqui . Foi o tempo em que se podia alimentar de forma saudável 😢
Eu uso o óleo de coco apenas para cozinhar. Ainda tenho essa dúvida: é melhor refogar/fritar a comida com óleo de coco ou azeite de oliva? Já vi gente dizendo que a alta temperatura "hidrogena" o azeite de oliva, porém já me falaram que isso não acontece, que não tem como haver hidrogenação.
O azeite de oliva pode ser aquecido, mas nso usado pra fritura. Nao pode chrgar naquele ponto de fumaça. Seria melhor então usar o óleo de coco para frituras.
o azeite quando aquecido perde muitas das duas propriedades benéficas, mas não chega a fazer mal e ser perigoso para o consumo (pelo menos foi o que disse a rita lobo hehe)
Tenho lido bastante sobre como óleos vegetais (principalmente esses como canola, milho, girassol) são ricos em gorduras poliinsaturadas e em ácido linoleico - e tem vários estudos associando esse ácido com desaceleração do metabolismo e aumento da propensão ao ganho de peso. O que vocês acham disso? Já viram estudos assim?
esses óleos tem origem em rejeitos da indústria, primeiramente utilizados para lubrificar máquinas industriais até que cientistas do canadá inventaram uma técnica que deixa ele “menos feio” e sem o mal cheiro… literalmente um veneno pra nossas células.
Só de esses óleos serem parcialmente hidrogenados para durarem mais tempo nas prateleiras já derruba a desinformação de que é um óleo mais saudável que o de coco, já que esse processo gera gordura trans, coisa que o de coco não acontece. E outra, só o colesterol por si só não causa doenças cardíacas, essa afirmação é ultrapassada.
Disparado o óleo de coco, que não desnatura em altas temperaturas, bem como a banha de porco. Os demais óleos vegetais, durante a fritura, transformam-se parcialmente em substâncias prejudiciais à nossa saúde.
Carboidrato refinado é... Carboidrato! Colesterol vem de gorduras, não dos carboidratos. Claro, comer carboidratos demais sem se exercitar pode ocasionar neles serem convertidos para gorduras como um estoque de energia do corpo, mas a relação disso com colesterol eu desconheço.
eles são carbo de alto índice glicêmico, vão rápido pra corrente sanguínea, mas o que causa o aumento do colesterol é as próprias gorduras já que o colesterol é uma... o sedentarismo tbm seria uma causa mais forte doq os carboidratos
"Informação" baseada em estudos de quem quer descredibilizar o óleo de côco. O LDL não pode ser oxidado, professor! Cada caso é um caso, mas reverti minha relação Apo B/Apo A com o uso do óleo de côco. LDL não mata se não estiver oxidado. Bora estudar, galera!
Eu estou preocupada porque fiz bolo com óleo de coco por um longo período achando que fosse mais saudável mais não é. Porque o óleo de coco tem muita gordura saturada. Isso significa que a longo prazo, pode entupir artérias e vasos. É um perigo para os idosos. Para sua segurança e a da sua família, substitua o óleo de coco por AZEITE de oliva extra virgem. O azeite é mais seguro porque é rico em gorduras instauradas, enquanto o óleo de coco é rico em gorduras saturadas. Mas lembre-se que o consumo precisa também ser moderado
Passando aqui para falar do curso, excelente está me ajudando a melhorar a qualidade dos alimentos que ofereço a minha familia. Me ajuda a fazer o cardápio de maneira simples e até a fazer o mercado. A muito tempo procurava um conteúdo assim. Vcs estão de parabéns
O oleo de coco tem gordura saturada, mas a maioria de CADEIA MEDIA, bem diferente da gordura animal. Também nao são as gorduras que aumentam o colesterol e sim os carboidratos. A nutricionista deveria saber disso.
O lado ruim do óleo de coco eu já conhecia, mas ainda tenho dúvidas sobre o TCM (óleo de coco fracionado). É esse óleo fracionado (separado das gorduras de cadeia longa/saturadas) que alguns atletas utilizam.
@@andreiacsouza3755nada a ver, para o atleta é bom pq ele "exagera" toda sua alimentação para atingir altos níveis energéticos, inclusive consumindo açúcar (bastante carboidrato). A alimentação do Atleta visa desempenho e curto e médio prazo e não saúde a longo prazo. A maioria dos atletas morrem relativamente cedo pois levaram o corpo ao extremo prematuramente. A chave para a saúde é balancear todo consumo, comer pouco, manter pouco peso, praticar exercícios moderados (não extremos como o atleta)
@@paulohenriquearruda6159 exatamente isso! O que mais se ve hj eh "atleta" se entupindo de suplementos sem comprovacao cientifica e prejudicando rins e figado. Alguns suplementos realmente funcionam, como a creatina e o whey protein, mas vc encontrar um bom suplemento no mercado eh algo bem dificil no Brasil.
A questão é qual LDL o óleo de coco aumenta. LDL-a ou LDL-B se ele tem propriedades antioxidante ou antiinflamatória. Colesterol e doenças cardiovasculares tem uma ligação muito duvidosa que muitos estudos estão questionando.
Níveis altos de LDL-c (que significa colesterol ligado às lipoproteínas LDL) estão sim associados a maior risco cardiovascular, particularmente porque o colesterol é parte fundamental da fisiopatologia da ateroesclerose e o LDL é a lipoproteína que os transporta para o endotélio das artérias. Agora, níveis elevados de LDL-c possuem relação incerta com o consumo de gordura saturada. O que de fato causa aumento desses níveis, pelas atuais evidências, é o sobrepeso e a obesidade! Ou seja, no geral, o que realmente importa é ter uma dieta balanceada e manter a gordura corporal sob controle.
É amplamente comprovado cientificamente que o LDL é um colesterol ruim, pois ele aumenta a sua chance de ter doenças cardiovasculares, deixarei aqui 2 artigos comprovando o que estou lhe dizendo: - "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. - "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
@olaciencia Lucas gostei muito deste vídeo principalmente do que você falou sobre o azeite de oliva, porém os azeites do mundo inteiro estão sendo falsificado pela máfias italianas, eu gostaria que você abordasse esse tema e como podemos fazer para adquiri azeite de qualidade!
@@claudebarbalhojr amigo o rótulos dos azeites não refletem o que ele realmente é. A máfia está adulterando todos os azeites mundo a fora, mesmo das melhores marcas. ua-cam.com/video/Zum4ICk3btA/v-deo.html
@@claudebarbalhojrele não está errado. O rótulo não é garantia de nada. É uma preocupação europeia inclusive, a falsificação dos azeites, uma indústria milionária.
Eu usava óleo de coco para fazer chocolate caseiro mas parei por causa da grande quantidade de gordura que ele contem. Só usamos mesmo o azeite e eu particularmente cozinho sem óleo algum, mesmo o azeite só uso nas saladas. Meus bolos não tem nenhum tipo de óleo, a não ser que seja da própria semente como o sésamo ou linhaça.
Dos "milhares" de artigos sobre o tema, você já leu algum? Lair Ribeiro diz que sal não eleva a pressão, mas sua redução, há décadas, é um ensinamento básico pra controle pressórico, inclusive sendo uma diretriz da sociedade brasileira de cardiologia. Outra coisa: lair ribeiro fala muito da indústria farmacêutica. Ok. Mas já não há, nessa altura, uma verdadeira indústria de suplementos ditos naturais? O dr lair ribeiro pode ter coisas interessantes pra ensinar, mas ele há uma espécie de culto sobre ele. Menos, gente, menos .
Não, não é, óleos de sementes são horríveis para a saúde. Banha de porco tem um problema: porco é alimentado com fontes de óleos insaturados e a banha dele fica insaturada também. Manteiga é de longe o melhor dos citados, por ser laticínio. Não dê fé no que esses divulgadores pé rapados falam sobre, já foi muito bem demonstrado o que é bom e o que é ruim aqui.
O ÓLEO DE COCO É MARAVOLHOSO, ESPETACULAR, SAUDAVEL ETC... TEM UM AMERICANO QUE ESCREVEU 5 LIVROS FALANDO SÓ SOBRE OS BENIFICIOS DO ÓLEO DE COCO. EU USO A 30 ANOS NO CABELO, PRA COZINHAR, NA PELE, NO CAFÉ ETC.... E NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA SO BENIFICIOS. É BOM DE MAIS É GOSTOSO. ❤🤩 ÓLEO DE COCO É TUDO DE BOMMMMM....
Aí vou no pubmed e tem uma centena de estudos falandonsobre aumento do metabolismo, diminuição da circunferência da cintura, melhora da esteatose hepática, melhora da sensibilidade à insulina, diminuição de endotoxinas intestinais, diminuição da gordura corporal qd colocado no lugar de óleo de soja, diminuição do cortisol, etc. Nutrição é a ciência mais controversa que já existiu. Provavelmente a que mais tem literatura a respeito. E o pior, tem relatos de sucesso em todos os tipos de dieta existentes, o que pra mim parece demonstrar que existe uma individualidade biológica.
Bem isso meu amigo! Ainda tem gente dizendo que as sociedades médicas recomendam! Eles, acho, que ainda continuam recomendando ivomec e cloroquina, mesmo diante da resposta inquestionável! Alguém disse aí, é bom ou ruim de acordo com o estoque mundial! O último interesse é a saúde do que mantém o sistema funcionando!
Toma esse artigo de médicos então "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. eles comprovam que óleo de coco é ruim, pesquise o que está entre aspas no google e leia o item "20. Considerações Finais" que é onde estão as orientações.
Tenho uma amiga que não consome gorduras insaturadas, faz uma alimentação equilibrada, só usa óleo de coco há anos e está com uma obstrução avançada numa das carótidas.
o maior problema são os triglicerídeos, minha mae adora comer coco seco, o colesterol dela até tá em niveis otimos mas os triglicerideos estava em quase 400
Exatamente!!! Esse vídeo é um grande desservico. Óleo de coco é um super alimento, quase um remédio natural. Procurem e sigam o incomparável Dr Lair Ribeiro, detentor de um currículo invejável e que nunca vende, vendeu ou recomendou medicamentos, mas apenas alimentos saudáveis. Esse vídeo está totalmente equivocado. Banha de porco tambem deve ser consumida tranquilamente. Vendeno é tudo que a indústria alimentícia produz: óleos vegetais, margarina, ultraprocessado, etc.
Eu bebo 3 litros de água todos os dias. Tenho 1.73 de altura, o peso ideal pra minha altura é 70kg. Entre 2015 e 2017 fiquei um pouco acima do peso por comer pizza e hambúrguer todos os finais de semana na casa da minha ex-namorada, o peso máximo que cheguei foi 80kg, meu rosto era mais cheio e tinha uns pneuzinhos. Acho academia ridículo, achei 3 exercícios pra fazer em casa (flexão, agachamento, abdominal) e fiz o teste durante um mês, quando ví que funcionou não parei mais. De 2017 a 2020 perdi 11,5 kg malhando em casa, hoje estou com 69.5kg e estou muito feliz! Nunca mais paro de malhar em casa, até perder esses 11,5 kg eu malhava de segunda à sabado, foi uma luta e eu ví a gordura ir toda embora em forma de suor. Todos os dias era uma poça de suor no chão, até que não tinha mais poça pois já tinha queimado toda a gordura do meu corpo. Hoje malho 3 vezes por semana (segunda, quarta, sexta). Até 2016 eu descuidava da água, assim que comecei a malhar passei a tomar muito mais água até chegar nos 2 litros e desde 2020 tomo 3 litros de água por dia 💪🏻🙂 Pra quem tiver interesse em emagrecer sem fazer dieta e comendo normalmente igual eu fiz e consegui, na época fiz questão de gravar um vídeo mostrando a minha rotina, os exercícios que criei pra eu ter resultados mais rápidos. Flexão, Abdominal e Agachamento já existia, mas eu faço esses exercícios do meu jeito, acabei criando uma alternativa bem diferente e bem mais funcional e lembre-se, começando a malhar, tem que tomar no mínimo 2 litros de água todos os dias, nunca se esqueçam de se hidratar porque vocês vão suar pra kacete igual eu suei. Espero que gostem dos meus exercícios personalizados e do meu vídeo 🙂 Depois quando tiverem resultado, voltem nesse comentário e fale pra mim como está sendo 😊 Link do meu vídeo: ua-cam.com/video/XActXYqeGBg/v-deo.html Se inscrevam lá no meu canal pra me dar uma força, muito obrigado ❤️
Esse canal salvou muitas vidas na pandemia. Informações riquíssimas e baseadas em evidências científicas. Mas, infelizmente, os vídeos sobre nutrição não têm a mesma qualidade. 😢
@@olaciencia Meu caro, vc insinuou que óleos vegetais são saudáveis. Fica parecendo que tudo se resume às gorduras saturadas e LDL. Esqueceu de fazer menção ao risco muito maior para desenvolvimento de doença cardíaca que é a inflamação causada pelos ácidos graxos ômega-6 e ômega-9. Óleo de soja só serve pra engraxar a correia da bicicleta. Abraço.
@@olaciencia eu não sei se a proposta do canal ainda é confrontar os mitos e os argumentos de autoridade ( dogmas da literatura médica, nutricional e etc) com estudos científicos de qualidade, como foi feito em relação à covid. Mas, a meu ver seria a melhor opção. A nutrição clínica possui muitos equívocos, pois é muito baseada em literatura. Como, por exemplo, chamar o LDL de 'colesterol ruim', sendo que o LDL não é um só, exitem os de alta e baixa densidade, além disso o risco cardiovascular do LDL está muito associado ao consumo de glicose ( alta de triglicérides). Então, condenar a gordura saturada por si só é um erro. Sobre o óleo de coco, realmente não há estudos comprovando sua eficácia para emagrecimento e perda de gordura visceral, mas daí a colocar ou insinuar colocar óleos ultra processados, como o de girassol como mais saudável que o óleo de coco, só por não ter gordura saturada, é um erro de nutrição dogmática.
Usei durante alguns anos o oleo de coco e nunca tive problemas com colesterol. Uso óleo de porco e de manteiga natural, e nao tenho problema algum de colesterol. Colesterol amigo que está causando doenças é associado comidas industrializadas e nao ao oleo de coco, oleo de porco ou manteiga. Tendo moderacao, faz bem pra saude sim.
O sua experiência não significa ser boa para saúde ou não. A composição da manteiga, óleo de coco, banha de corpo são inferiores aos óleos vegetais. Isso é fato, científico.
Exatamente!! Óleo de coco, óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho e azeite de oliva são excelentes!! Só não podemos exagerar! O óleo de coco é pior que o óleo de soja, mas é infinitamente melhor comer um bolo feito com óleo de coco do que comer um pacote de biscoito feito com gordura hidrogenada!
Canola não existe, é apenas uma sigla, a soja foi totalmente modificada pela Monssanto durante a criação de pesticidas e transgênicos, assista o documentário. @@oskjun
Muito obrigada ao canal Lucas. Informações super relevantes, sempre sigo suas dicas, pois vcs levam de fato conteúdo e informações serias pra nossa saúde! 👏🏻👏🏻👏🏻
Comentarios como “canola não é planta” so mostra o quanto as pessoas são papagaio de charlatão. Sim o nome da planta é Colza e canola é uma sigla comercial. Sabe o que isso altera na qualidade do óleo? Nada. A pessoa nunca abriu um artigo científico para ler na vida, não sabe o que é uma metodologia de estudo e fica repetindo essas coisas… sejam só um pouquinho mais racionais, não dói
Comentário mais sensato que eu vi no vídeo, as pessoas só sabem falar que isso é " veneno" a "indústria alimentícia" " minha tia morreu com 10000 anos usando óleo de coco " plmds
Achei curiosa a comparação com óleos vegetais considerar os efeitos das gorduras saturadas no colesterol, mas não fazer nenhuma menção ao risco muito maior para desenvolvimento de doença cardíaca que é a inflamação causada pelos ácidos graxos ômega-6 e ômega-9, muito presentes em óleos vegetais industrializados como de soja, girassol, canola, margarina, mas ausentes ou muito menos concentrados no óleo de coco, de amendoim, azeite de oliva e gorduras animais. Considero uma omissão grave, e desinformativo para quem assistir e realmente acreditar que óleos vegetais e margarina são alternativas que "protegem o coração", com base em ciência obsoleta e financiada por grandes produtores de alimentos industrializados.
Realmente, e ainda tem a questão dos óleos vegetais serem parcialmente hidrogenados para durarem mais tempo nas prateleiras, processo que gera gordura trans que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, o que não acontece com o óleo de coco que é prensado a frio e não passa por esse processo.
Meu querido, boa noite! Toda pesquisa eu vejo que o azeite de oliva não pode esquentar pq passa ser gordura saturada devido o calor. E agora, vc diz que é melhor usar o azeite nas frituras etc. Não entendi... quem está certo? Tantas informações em controvérsias que confundem a gente
Não se transforma em gordura saturada, e também não perde qualidade a ponto de formar compostos possivelmente t[oxicos. Você só não deve reutilizar e não aquecer além do ponto de fumaça, que é a temperatura na qual os óleos começam a se degradar e perder as propriedades químicas. Se seu azeite (ou qualquer outro óleo) não está formando uma fumaça preta, você está segura.
Resumindo hoje tudo faz mal tudo mata, eu fico surpreso de ainda existirem seres humanos no planeta Terra porque nós só comemos veneno desde que viemos ao mundo!😂😂😂
🍓Aproveita o desconto de 10% no Alimentação sem Segredo: bit.ly/ola-alimentacao
🍉Cupom NUTRI10 até o fim de novembro!
Você usa óleo de coco no lugar de azeite ou óleo de soja? Me conte nos comentários!
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
Pontos populares do óleo de coco: www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/food-features/coconut-oil/
Composição dos óleos vegetais: abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-116-01-0160/0066-782X-abc-116-01-0160.x44344.pdf
Perfil de gorduras saudável para o coração, segundo a American Heart Association: www.heart.org/en/health-topics/cholesterol/prevention-and-treatment-of-high-cholesterol-hyperlipidemia/the-skinny-on-fats
Aterosclerose: www.nhlbi.nih.gov/health/atherosclerosis
LDL e risco de morte por doença cardiovascular:
pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29677301/
Efeito do óleo de coco no risco cardiovascular: www.ahajournals.org/doi/10.1161/CIRCULATIONAHA.119.043052
Compostos antioxidantes no óleo de coco: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19115123/
Compostos antioxidantes no azeite de oliva: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7023406/#:~:text=The%20main%20antioxidants%20of%20TOs,exhibit%20healthy%20properties%20for%20humans.
Perfil de ácidos graxos no óleo de coco: Encyclopedia of Food Sciences and Nutrition (Second Edition), 2003. Trecho pode ser acessado via: www.sciencedirect.com/topics/neuroscience/coconut-oil
Vocês poderiam fazer um vídeo falando sobre o suplemento GABA? É muito popular no Japão, vende-se com a proposta de ajudar na ansiedade, insônia etc. Eu, particularmente, faço uso e sinto diferença. Mas queria um vídeo de vocês sobre. Amo o canal ❤ parabéns pelo trabalho!
Tem o curso impresso, tipo livro?
Pode cozinhar com óleo coco?
e lá vamos nós com mais um canal que usa PHD pra farmar views...KKKK
não tenho nenhuma formação, e sei muito bem que acumulo de gordura no sangue é muito mais do que a gordura ser saturada ou não...daqui a pouco vai estar falando que azeite é bom para fritura...
Sabe o que eleva o colesterol e triglicérides? Sedentarismo. Faço uso de banha de porco e óleo de côco e meu HDL ESTÁ ótimo e meus triglicérides baixos. Tenho 54 anos.
Isso é só sua opinião, não vale nada como evidência científica
Você está correta quando fala que o sedentarismo eleva o colesterol, porém banha de porco e óleo de coco contém muita gordura saturada, e isso é mais do que provado pela ciência que é ruim para a sua saúde cardiovascular, pois aumenta o seu colesterol LDL que é a principal causa de doenças cardiovasculares.
Você disse que o seu HDL está bom, mas e o LDL? O LDL é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares.
Se duvida do que estou dizendo leia o "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. Além disso, leia o artigo "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
Isto não é uma opinião. Pode até ser um estudo com o número de amostras igual a 1, mas acontece na prática com ela, portanto, se ela se submeteu a essa dieta e está colhendo resultados bons ou ruins, nunca que será uma opinião.
Opinião é falar em tese, ou seja, apenas por aquilo que o pensamento capta e deduz.
Espero ter podido ajudar o interessante debate.
Esta pessoa coloca a culpa nas gorduras saturadas. O que aumenta o ldl, são os triglicerídeos, As pessoas não param de comer carboidratos simples como pão, bolo, doces, etc... Fastfood e por ai vai. E como você disse. Sedentarismo.
@@oswaldojunior447Exato 👏🏻👏🏻👏🏻
Por favor aproveitando o tema, faça um vídeo sobre quais melhores opções de óleos para cozinhar. Sobre a questão da temperatura modificar a estrutura dos óleos insatirados. Óleo de soja é realmente ruim?? Cozinhar com banha era realmente mais saudável??
Eu tenho exatamente essas dúvidas
Esse vídeo é um grande desservico. Óleo de coco é um super alimento, quase um remédio natural. Procurem e sigam o incomparável Dr Lair Ribeiro, detentor de um currículo invejável e que nunca vende, vendeu ou recomendou medicamentos, mas apenas alimentos saudáveis. Esse vídeo está totalmente equivocado.
Banha de porco tambem deve ser consumida tranquilamente.
Vendeno é tudo que a indústria alimentícia produz: óleos vegetais, margarina, ultraprocessado, etc.
Eu também 😅
Toda fritura por imersão é ruim. Você detona o óleo. O ideal é usar o mínimo de óleo possível, apenas o suficiente para as coisas não grudarem na panela. E evitar comer frituras. Agora, eu realmente acredito que fazer coxinha imersao no óleo de soja deve ser pior do que fazer imersa no óleo de coco, pois o óleo de coco já é saturado, já é oxidado e já é estável. O óleo de soja vai oxidar e rancificar durante a fritura. Prefiro usar o produto mais estável, que já está em sua forma final saturada, que é o óleo de coco. Mas, na real, precisamos evitar comer grandes quantidades de óleos vegetais esquentados a altas temperaturas. Eu também gostaria de um vídeo mais aprofundado sobre o assunto
@@oskjun Percebe-se que vc já é bem informado. Dê oportunidade então de ouvir o outro lado e pesquise vídeos do Dr Lair Ribeiro sobre o tema. Aproveite e veja o currículo dele. O cara é um médico cardiologista, nutrólogo, estudioso nato que passou (não como aluno, mas como professor, pesquisador e gestor) pelas mais notórias faculdades dos EUA. Detalhe: ele não vende e não receita nenhum medicamento. Tudo é pela alimentação. Espero que goste. Abraço.
O ponto principal de qualquer estudo sobre a gordura saturada é a quantidade.
Oleo de coco se você achar 1000 pesquisas falando que faz mal tem outras mil falando que faz bem mas infelizmente poucos se atrevem a explicitar a quantidade e a alimentacao da pessoa.
Tem gente que só come comida com oleo vegetal e farinha aí toma oleo de coco e quer ver molagre... não dá.
Não acreditem em apenas um canal, escutem a todos que falam em quantidades testem na sua vida juntamente com outros alimentos que achar mais saudavel aí sim terá os beneficios!
Concordo! O problema é que isso vem a longo prazo. Se você usar o Óleo de coco não sentirá nada, porque é pra isso que ele serve. Se usar óleos vegetais polinsaturados e gorduras trans a conta vai chegar mais cedo pra uns e mais tarde pra outros, mas uma hora chega. Canais que usam ciência no nome pode sair fora porque a ciência de hoje em dia é financiada principalmente pela indústria farmacêutica e alimentícia. As faculdades de hoje nunca vão falar a verdade para seus alunos.
O melhor comentario, mais sensatonate agora 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Desde que eu comecei a utilizar o óleo de coco meu colesterol só melhorou, segundo a médica e minha pele deixou de ter problemas que eram frequentes...
E olha que os problemas eram frequentes e a solução surgiu a vários anos...
Acho que o oleo que vc tá usando é o oleo de coca
Exato! Quem começa a usar óleo de coco nem percebe, mas está indo por um lado de se preocupar com a alimentação e se nutre melhor porque começa a comer melhor. Eu super apoio essas dietas a base de óleo de coco pois elas são a porta de entrada para uma alimentação mais balanceada e uma vida mais saudável, mesmo o óleo de coco sendo pior que o óleo de soja. Afinal, é muito melhor comer óleo de coco em tudo do que ficar comendo tranqueira, biscoito, doce, chocolate, salgadinho.... Só usa óleo de coco quem cozinha em casa e está preocupado com a saúde. Quem não liga para a saúde, nem sequer gosta de cozinhar. Então nunca vai usar óleo de coco só come besteira. E esse é o verdadeiro mal pro nosso coração
Uso o de soja e meu colesterol e triglicérides ,sempre normal
Isso se chama evidência anedótica
@@bartelega Mas não deixa de estar consumindo puro lixo. Tu SONHA que colesterol é só um número?
Me responde uma coisinha de nada, já que esses médicos vendidos que você idolatra nem sonham saber: esse teu colesterol ^normal^ está oxidado ou não?
Complicou, hein?
Óleo de coco é sempre a primeira opção 💪 minha família tem costume de usar somente ele na cozinha. Desde meus avós, meus pais e eu e meus irmãos ninguém nunca apresentou problema de colesterol ou glicose na família. Meus avós tem 78 anos hj. Nenhum deles usa óculos
Simplesmente um dos melhores alimentos do Mundo! Parabéns pela família saudável.
Bacana!
Embora não podemos comprovar nada do que você relatou, também conheço pessoas que fizeram uso contínuo do óleo de côco por muitos anos e ganharam até infarto de presente.
São histórias que todos nós temos pra contar. Boas ou ruins, elas realmente não mostram uma estatística real.
@@LarissaMarcosf existem milhares de artigos científicos de estudo sobre o óleo de coco e que eles são ótimos para a cura de várias doenças. Não adianta tomar óleo de coco e se alimentar com comidas infartantes como os óleos vegetais polinsaturados e gorduras trans. Essas pessoas que você está citando não mudaram a alimentação errada e acharam que usando o óleo de coco apenas iriam ter uma vida saudável.
@@LarissaMarcosfConheço muita gente q morreu com oleo de soja
@@Anonimo-nd9hwa questão é, as mortes foram causadas pelo óleo de soja? É o mais consumido, todo mundo conhece alguém que morreu que consumia kkkk mas isso não quer dizer que é o óleo que tá matando kkkkk
Troquei o óleo de soja pelo óleo de coco, manteiga e banha de porco e em pouco tempo meu médico retirou a astovastatina que eu tomava pra abaixar o colesterol pra mim funcionou
Faltou uma informação muito importante sobre os óleos para comparação de possíveis prejuízos a saúde, quando utilizamos para fritar em temperaturas altas. Usar olé de côco para fritura é mais benéfico do que o óleo de oliva por exemplo?
o Óleo de coco não perde suas propriedades mesmo na fritura, já o azeite de oliva não é recomendado fritar, apenas cozinhar, se colocar pra fritar ele vira uma gordura trans. O óleo de coco não tem nenhum prejuízo pra saúde, pelo contrário. Não eleva colesterol algum, vai direto pro cérebro ajudando a limpar e ajuda até na imunidade, fungicida, anti-parasitário, anti-bacteriano, anti-viral. Mulheres mães com pouca lactação usam o óleo de coco para os recém nascidos, é usado para o combate ao HIV, dentre outras coisas maravilhosas que o óleo de coco nos traz.
Não, o oliva é menos danoso por não produzir tantas gorduras saturadas quanto o côco, mesmo a altas temperaturas (ferver). Mas o melhor azeite para isso é o de gergelim, em especial o de gergelim torrado
Eu só uso óleo de coco a alguns anos na minha alimentação e graças a Deus nunca tiver problemas, comparado ao azeite que aumentou mais de 300% nesses últimos anos, não troco o óleo de coco por azeite de jeito nenhum!
Parabens , vc entende demais quando o assunto é oleo de coco. Sugiro que leia artigos cientificos sobre o tema.
Essas informações vem de artigos científicos, e de artigos científicos modernos. Para de acreditar no que lhe convém e comecei a acreditar em fatos
Você que está precisando ler artigos científicos, vou deixar 2 aqui pra você:
- "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. Leia o item "20. Considerações Finais" que é onde estão as orientações.
- "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
@@higorsegantim9207 Eu não tenho nenhuma certeza sobre o assunto, porém os conselhos médicos e sociedades médicas Brasileiras foram os que mais incentivaram o uso de ivomec e cloroquina, inclusive depois do desenvolvimento da vacina! A vacina foi provada não com amostra e sim com a população total!
Não quero gerar polêmica, mas todos afirmam estar baseado em pesquisas! O problema é que argumentos parece que dá pra ser comprado na prateleira do mercado!
@@defotube Irmão, te aconselho a estudar como ler artigos científicos. Pois assim teras como discernir o que é um artigo bom e um artigo ruim. Um exemplo disso é quando você olha um artigo com poucos participantes, isso dá ao artigo uma baixa confiabilidade, pois o seu poder estatístico é pequeno.
@@defotube existe um grande diferença entre artigos bons e artigos ruins
Aqui na minha cidade o óleo de coco, qdo estamos no inverno ele vira um creme em pasta mas depois vem o calor como atualmente e ele fica oleoso. Consultei com um endócrino e ele falou que eu poderia usar o óleo de coco. Comprei um sem cheiro e sem sabor. Mas comprei tb um azeite de oliva e estou usando esse último. Mas frituras não faço. Não como frituras! 😊
Vim parar aqui pq acabei de ver um vídeo do lari Ribeiro falando que o óleo que coco é perfeito e protege o coração, que tem estudos em ilhas no Havaí que a gordura mais consumo é o óleo de coco e lá é quase zero problemas relacionado ao sistema cardiovascular…aí fica difícil
Valeu!
Sempre acompanho os exelentes vídeos do canal,mas acho que faltou explanar mais sobre os ácidos presentes no óleo de côco. Por exemplo os benefícios do ácido láurico. Ele é antibacteriano e antifúngico. Também dos ácidos cáprico,caprílico e capróico. O vídeo contou com a opinião de um nutricionista. Acho que deveria ser mais pessoas pessoas. Sei que foi baseado em artigos,mas poderia ter considerado mais opiniões de profissionais fa área.
ele quer causar polêmica e bate boca para dar views. não está nem aí para verdades
verdade, existe milhares de estudo comprovando a eficácia do óleo de coco e tem inúmeros benefícios, um deles é q ele não oxicida em altas temperaturas excelente para cozinhar.
Vale ressaltar também que ele omitiu a informação sobre o glmaior perigo dos óleos vegetais de cozinha, que é a hidrogenação parcial no processo de fabricaçãopra durar mais tempo, o que gera gordura trans que aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (infarto e derrame). Fato esse que por si só já joga por terra a afirmação de que "óleos vegetais parcialmente hodrogenados " são mais saudáveis que óleo de coco, uma vez que este não passa por esse processo de industrialização.
@@ThompsonLeewA hidrogenação muda a estrutura e as características físicas do óleo vegetal, ele deixa de ser líquido em temperatura ambiente e passa a ser sólido, como na famosa "gordura vegetal hidrogenada" que até bem pouco tempo foi muitíssimo usada na panificação e na confeitaria. Um óleo que esteja líquido em temperatura ambiente, quase certamente é saturado ou hidrogenado, se vc abre uma garrafa de azeite de oliva e ele não está sólido, ele seguramente não foi hidrogenado.
@@ThompsonLeewesse médico só fala o que é conveniente para ele e sua nutricionista, omite várias informações importantes, como as que vc citou. um vídeo totalmente equivocado, querer jogar o óleo de coco na mesma categoria de outros óleos vegetais que passam pro processos químicos criminosos como o de soja, é sacanagem, e ainda querer demonizar as gorduras animais dizendo que aumentam o colesterol ruim .pq ele não fala que as gorduras animais não viram gorduras trans,igual o óleo de soja por exemplo ,Parece que ele quer lacrar,lamentável.
Acho que seria bacana um vídeo comparando os óleos vegetais. Tenho a impressão que muitas pessoas condenam o óleo de soja e esses óleos mais baratos como sendo gorduras ruins para o consumo e colocando o azeite num patamar muito alto. Mas será que a diferença entre eles é tão grande assim? Vale a pena investir num azeite? E já ouvi falar que o azeite perde boa parte das suas propriedades quando é aquecido, isso vale para o óleo de soja também? E se vc for aquecer de qualquer forma, qual óleo vale mais a pena? Seria muito interesssante um vídeo fazendo essas comparações
Vc acha bastante conteúdo em inglês, pesquisa oil free diet
O azeite extra virgem é superior pq é prensado a frio, é melhor usá-lo cru, mas já quebrou-se o mito de que perde os nutrientes qdo aquecido, pode aquecer sim. O azeite simples pode ser usado pra cozinhar mas eu acho que nâo compensa pq é bem mais caro que os outros óleos. Pra cozinhar, prefiro o de girassol, mas estão todos tâo caros, até o de soja chega a R$ 10 em alguns lugares. Ah...essa "intelijência" é realmente rara. Kkkkk (pra não perder a piada).
O problema dos óleos vegetais é que são óleos feitos para durar nas prateleiras. São polinsaturados e infartantes. Muito melhor comprar um azeite para cozinhar e não pra fritar, porque daí ele vira gordura trans. As gorduras animais saturadas são as melhores. Banha de porco é a mais adequada. Porque o infarto começou apenas no século XX? Se pergunte. e pesquise por conta própria e não siga esses canais de formandos de faculdades financiadas pela indústria farmacêutica e alimentícia. O natural sempre foi o melhor e vai continuar sendo.
Meu camarada o azeite é base na dieta mediterrânea, é comprovadamente bom para o coração, não tem comparação com oleo de soja
Faltou falar sobre como ficam os diversos óleos vegetais quando usados na panela ou frigideira.
Nossa! Panela, pote, frigideira suuuuper gordurosos com óleos de soja. Caramba. Difícil guardar uma carne grelhada no óleo vegetal.
@@natashapaiva3917 ele ta falando sobre a exposição das gorduras ao calor e como isso afeta a saúde
Os oleos processados, vegetais, sao os piores, procure video de como é feito o oleos de sementes e veja por vc msm.
Uso oleo de coco para cozinhar, gosto do sabor e do cheiro, esta mais barato que o azeite.
Sou massoterapeuta, uso oleo de coco nas minhas massagens, a textura é ideal, principalmente se esquentar um pouco em banho maria antes de aplicar, o oleo fica morninho e no inverno massagem com oleo de coco é ouro!
Não foi falado da transformação que os óleos vegetais sofrem ao serem aquecidos. o óleo de oliva é muito desconfigirado quando usado para fritar, refogar e cozinhar, assim como todos os outros óleos amarelos, que se tornam inflamatórios. Sou vegetariano e uso óleo de coco todos os dias e estou bem melhor depois que passei a usá-lo, deixando os óleos de soja e girassol apenas para fritar (raramente) frituras mergulhadas em óleo. O azeite de oliva uso para arrematar alimentos como saladas, sopas, pizzas e outros, sem levá-lo ao fogo.
Azeites e óleos evito ao máximo aquecer, melhor é apenas temperar...
@@joseluizdacosta8580 Exatamente!
Deus te abençoe por ser tão ÚTIL. Eu tava até pensando em comprar óleo de Coco pra não ter problemas no coração. Muito obrigado tenho 58 anos ... daqui há uns dias vou pra 59 anos. E meu niver de gordura Boa Tá MAIS AUTA dos a gordura ruim.
Obrigado pela informação. Deus lhe pague
Li que os óleos de sementes são muito inflamatórios por conta da forma industrializada que são produzidos… com muitos processos químicos e mecânicos além de possuir quantidades altíssimas de ômega-6.
Sim, ele também não cita que esses óleos são hidrogenados que formam gordura trans causadoras de doenças cardiovasculares, coisa que o óleo de coco não tem pois não passa por esse processo industrial. Na maioria das vezes é prensado a frio.
@@ThompsonLeewA hidrogenação muda a estrutura e as características físicas do óleo vegetal, ele deixa de ser líquido em temperatura ambiente e passa a ser sólido, como na famosa "gordura vegetal hidrogenada" que até bem pouco tempo foi muitíssimo usada na panificação e na confeitaria. Um óleo que esteja líquido em temperatura ambiente, quase certamente é saturado ou hidrogenado, se vc abre uma garrafa de azeite de oliva e ele não está sólido, ele seguramente não foi hidrogenado.
@@ThompsonLeewtem um vídeo dele só falando de gordura trans.
Mas é interessante o tanto de gente falando quase cópia e cola aqui...
@@sacr007 sim, mas ele não citou NESSE VÍDEO que o óleo vegetal contém trans que é perigosíssimo para o coração. Esse é o ponto.
@@ThompsonLeew Pega a tabela nutricional do óleo de soja agora e diz quanto tem de gordura trans
Estou cozinhando com gordura de porco, uso azeite extravirgem pra saladas e faço uso do óleo de coco, uma colherinha por dia. E já faz quase dois anos que estou tomando ômega três. Últimos exames dois meses atrás, colesterol LDL 92, HDL 81,triglicerideos 37, achei o triglicerideos um pouco baixo, mas o médico disse que tá bom.
Isso é só sua opinião, não vale nada como evidência científica
Infarto comecou aumentar com o uso de óleos vegetais, como canola e soja . . Oleo de côco é vida.
Ele deixou bem claro que azeite de oliva é melhor.
Ué mas óleo de coco também é vegetal...
@@rafaelribeiro5305 Azeite não aguenta altas temperaturas sem oxidar, veja a tabela dos óleos, não serve pra frituras, só para por em saladas.
Isso é só sua opinião, não vale nada como evidência científica
Fonte?
Eu prefiro ouvir os médicos mais renomados do Brasil e do muito . Eu consumo uns 20 litros de olé de Coco durante o ano inteiro e só me faz bem 😋😋😋🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥🥥
Toma cicuta também, faz bem
KKKKKKKKKKKKKKK
Tudo bem, depois que tiver um problema cardiovascular talvez mude de idéia
É incrível como tem tantos comentários falando bobagem dizendo que o óleo de coco faz bem, pra quem ainda está duvidando leia os seguintes artigos:
- "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. Leia o item "20. Considerações Finais" que é onde estão as orientações.
- "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
A SBC, infelizmente, e não sei por quais motivos, coloca o selo de gordura boa para o coração, em margarinas.
Até o próprio rapaz, dono do canal, já fez vídeo nos informando que manteiga é muito superior às margarinas e que o uso prolongado destas pode sim trazer malefícios à nossa saúde.
Então, como confiar na SBC?
Tendo em consideração apenas os hidrocarbonetos saturados e instaurados as considerações são corretas. Entretanto, a decomposição térmica dos óleos vegetais resulta na formação de substâncias tóxicas, como apresentado em diversos artigos científicos. O óleo de canola e o azeite, levam a formação de quantidades consideráveis de substância tóxicas. Diversos nutrólogos recomendam o consumo de óleo de coco, banha de porco ou até manteiga em lugar dos óleos vegetais. Vou citar alguns: Gabriel Azine, Samuel Dalle Lastre e Moacir Rosa.
Fico com doutor Lair Ribeiro! Saúde da minha família melhorou muito após o uso do Óleo de côco e banha de porco ❤
Excelente vídeo com uma metodologia bastante esclarecedora.Nota 10
Eu não entendo.. muitos médicos especialistas em alimentação recomendam fortemente o óleo de côco e ainda dizem tbm ter base científica pra isso. Eu acho que tudo em excesso faz mal mas se tratando de gorduro e de beleza... eu apoio usar o óleo de côco.
Não são especialistas. Se o fossem, não fariam essa recomendação esdrúxula.
Tem especialista para qualquer coisa, dependendo de qual indústria paga mais pela pesquisa.
Tens de ouvir o que diz Dr. Lair Ribeiro ou Dr. Menelau. Esse aí é um papagaio de imitação@@shirleycristomoura2673
Você não está errado, o canal que é apocalíptico mesmo. Não existe alimento perfeito na era da industrialização, e este canal usa disso para farmar views e falar "olha como isso daqui não é tudo aquilo que você imagina"
a partir do momento que você come algo extremamente concentrado, já fica claro que em excesso aquilo vai ser danoso a você, e você facilmente fará isso, porque nenhum alimento foi feito para ser ingerido dessa forma...
Vc não tem que apoiar nada . Cada um tem que tirar suas próprias conclusões
Óleo de coco é vida ❤ é claro que tem que ser usado com moderação, sssim como qualquer coisa no mundo ser usado em muita quantidade faz mal . TD que é de mais faz mal..
Óleo de coco tem alguns benefícios por conta de algumas substâncias que ele possui.. Consumir em grande quantidade vc não terá mais benefícios pela excesso desaas substância, pelo contrário vc terá malefícios por causa do excesso de gordura saturada..
Faz alguns anos que utilizo banha e/ou manteiga para fazer frituras invés de óleo de soja. Será que não foi uma boa troca? Faz um vídeo para gente por favor.
Eu continuo acreditando no DR. Lair ribeiro, pq sempre que vejo um vídeop sobre óleo de coco, eles tratam com uma certa métodologia básica, e deixam de levar em conta uma série de outros aspectos envolvendo a composição química do óleo de coco.
Qual é a visão do Dr. Lair? Não achei nenhum vídeo dele a respeito.
Pesquise um pouco, e você vai mudar de opinião. Óleo de coco não é um produto saudável.
Vcs podem fazer um vídeo sobre a margarina? Recentemente ela voltou com tudo sendo supostamente uma opção melhor para a saúde do que a manteiga
Margarina é plástico, onde nenhum bicho chega kkkk
@@luzinete6020deixa de mentira, meu avô usava para pegar rato, a formulação mudou.
Não que seja uma opção melhor para a saúde de todo mundo depende muito da sua condição de saúde.
Cariani falou que é saudável 😂
Margarina realmente é mais saudável, ela tem 3x menos gordura saturada do q a manteiga
Vale a pena comer o coco inteiro! Não separar a gordura.
Isso mesmo. Aqui em casa só usamos o coco inteiro. Ovo frito nele fica uma delícia!
@@gandralfKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Só precisa ter cuidado na hora de escolher azeite de oliva, pois está surgindo nos supermercados o que estão chamando de azeite fake. E eles ficam na mesma prateleira do azeite original e ainda tem valor mais barato. Melhor sempre olhar o valor nutricional.
Eu fico impressionado como os vídeos de vocês são simples, diretos e de altíssima qualidade. Livre de modismos e baseados puramente em ciência
Você sempre se expressa com ânimo!!!!
Gosto muito❤
Perfeito! Sempre as melhores informações 😍
Gratidão
Tem certeza disso?...
Entao deveria ver mais estudos em 😂😂
Excelente e esclaredora matéria, com linguagem simples e direta caracteristica sempre presente nas materias deste Canal.
Gostaria que dentro do possível, coloca-se no canal uma lista com 5 ou 10, melhores tipos de gordura não só em termos de saúde/benefício, como tbm em relação a custo/benefício.
Por tudo que já pesquisei e pelo exposto na matéria, creio que em relacao a saúde, nenhuma gordura se compara ao azeite de oliva (pelo menos das forduras mais comuns), mas sei que existem outras como oleo de linhaça, de gergilim, entre tantas outras...
E como saber se essas gorduras são puras e não adulteradas, quer seja em misturas de tipos diferentes, quer sejam pela adição de substâncias não permitidas por qqr motivo.
Aproveito tbm para pedir/sugerir uma matéria com essa linguagem caracteristica do canal sobre substâncias obesogênicas, e como identica-las e evita-las e como poderia-se exigir no Brasil e no Mundo, que produtos (alimentícios ou não), viessem com este tipo de informação em seus rótulos. (Existe legislação aqui ou fora sobre esse assunto?!).
Forte abraço e continuarei te seguindo...
Eu nunca ultilizei óleo de coco para refeições, apenas para pele e cabelo, ajuda mt e dá um brilho surreal, principalmente na textura do cabelo, quando eu vou pintar o cabelo tbm eu uso óleo de coco primeiro para tirar a agressividade do couro cabeludo, e ajuda mt também! Apenas para essas coisas que uso, prefizo o azeite de oliva para refeições.
Tomou óleo de côco a mais de vinte anos, bem antes dessa febre da internet. Nunca me fez mal, faço exames todo ano e nada alterado. Tenho 56 anos e esbanjo saúde.
Gostaria de ver um video comparando Oleo vegetais como o de soja, com Azeite. Sempre tive muita duvida e nunca achei nada muito concreto.
Não precisa de vídeo: óleo vegetal é 100% lixo que não faz bem a NENHUM ser vivo do planeta. Não tem mais o que precisa saber.
Faz um video com alimentos que ajudam a limpar as artérias de gorduras
Além disso, o óleo de côco, especialmente o extravirgem, tem um custo elevado.
próximo vídeo pode ser sobre o uso do óleo de coco para fins estéticos, como creme de cabelo e pele.
Oi
Por favor, tu poderia fazer um vídeo sobre manteiga ghee? Seria maravilhoso! Obrigada
procure a resposta em canais mais confiáveis
O que é perigoso? São os óleos de semente. Azeite é bom/ é originado da prensagem da polpa da azeitona/quanto ao coco o óleo também é da polpa/o óleo de abacate é também da polpa.
Soja, amendoim, algodão, milho, por exemplo, não são bons porque têm origem na semente.
A coisa mais certa é: ninguém sabe de nada.
"Ontem" fazia bem. "Hoje" faz mal.
Meu padrasto sempre diz... as coisas fazem BEM, dependendo como está o estoque. É um Sábio...
No vídeo ele explicou. O coco é melhor que a manteiga e gordura de porco, mas tem opções melhores como o azeite extra virgem
Você deve acreditar em pessoas que se baseiam em bons artigos científicos. Vou deixar 2 artigos pra você ler sobre o consumo de gorduras e a saúde cardiovascular:
- "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. Leia o item "20. Considerações Finais" que é onde estão as orientações.
- "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
Continuo no meu bom e velho azeite. Usando da forma correta claro!
Eu o uso o óleo de côco extra virgem e minha tireóide agradece.
Só digo uma coisa: Não deixo de usar o óleo de côco extra virgem.😍
Tem alguma pegadinha nesse comentário?
Nada haver papo de tireoide.
Eu tb, eu tomo na colher tem uns 5 anos, mas uso como suplemento.
Eu também uso, meu dedinho do pé agradece.
Eu tb, meu dente siso agradece
Comecei usar. Com Dr Lair. Muito obrigada
Salve mano, se possível, faz um vídeo sobre ingerir sal como pré-treino, vi muitos vídeos por aí falando que ajuda no pump muscular e na força, mas não encontro comprovações científicas nenhuma
Interessante isso. Sei que o sódio é importante na contração muscular, mas como pré treino em si talvez não seja relevante, porque tem que ver quanto tempo ele leva depois de ser ingerido para ficar disponível para o músculo. E além disso é muito raro encontrar alguém com uma dieta baixa em sódio, então não imagino que o músculo da maioria das pessoas já não tenha todo o sódio que precisa
@@IntelR simm, isso de ingerir o sal deve ser mais uma das coisas que as pessoas veem que faz um pouco de sentido e saiem espalhando
Cuidado com a pressão.
Vídeo esclarecedor demais. Melhor do que isso nem desenhando. Parabéns
Esclarecedor? o cara te empurrou o veneno da industria e falou mal do que é bom
A realidade do brasileiro em geral da classe dominada pela classe dominante é no máximo o óleo de girassol devido aos preços abusivos praticados aqui . Foi o tempo em que se podia alimentar de forma saudável 😢
Faz o L
Da pra fazer em casa mas haja tempo e coco
Faz o L. Classe dominante = políticos que te roubam com toneladas de impostos
@@ccyyborg porque eu faria ???
Eu uso o óleo de coco apenas para cozinhar. Ainda tenho essa dúvida: é melhor refogar/fritar a comida com óleo de coco ou azeite de oliva? Já vi gente dizendo que a alta temperatura "hidrogena" o azeite de oliva, porém já me falaram que isso não acontece, que não tem como haver hidrogenação.
O azeite de oliva pode ser aquecido, mas nso usado pra fritura. Nao pode chrgar naquele ponto de fumaça.
Seria melhor então usar o óleo de coco para frituras.
o azeite quando aquecido perde muitas das duas propriedades benéficas, mas não chega a fazer mal e ser perigoso para o consumo (pelo menos foi o que disse a rita lobo hehe)
Tenho lido bastante sobre como óleos vegetais (principalmente esses como canola, milho, girassol) são ricos em gorduras poliinsaturadas e em ácido linoleico - e tem vários estudos associando esse ácido com desaceleração do metabolismo e aumento da propensão ao ganho de peso. O que vocês acham disso? Já viram estudos assim?
esses óleos tem origem em rejeitos da indústria, primeiramente utilizados para lubrificar máquinas industriais até que cientistas do canadá inventaram uma técnica que deixa ele “menos feio” e sem o mal cheiro… literalmente um veneno pra nossas células.
Já vi e vc está certo. Não sei qual é desse canal!!
Poderia fornecer as fontes?
Tbm já vi, inclusive sobre o omega 6 que é muito inflamatório pro nosso organismo.
Só de esses óleos serem parcialmente hidrogenados para durarem mais tempo nas prateleiras já derruba a desinformação de que é um óleo mais saudável que o de coco, já que esse processo gera gordura trans, coisa que o de coco não acontece. E outra, só o colesterol por si só não causa doenças cardíacas, essa afirmação é ultrapassada.
Sim ! Mas ESPECIFICAMENTE pra FRITURA ❓qual melhor óleo? Soja ou óleo de coco?
Disparado o óleo de coco, que não desnatura em altas temperaturas, bem como a banha de porco. Os demais óleos vegetais, durante a fritura, transformam-se parcialmente em substâncias prejudiciais à nossa saúde.
O que realmente aumenta o colesterol é o carboidrato refinado (farinha branca).
Carboidrato refinado é... Carboidrato! Colesterol vem de gorduras, não dos carboidratos. Claro, comer carboidratos demais sem se exercitar pode ocasionar neles serem convertidos para gorduras como um estoque de energia do corpo, mas a relação disso com colesterol eu desconheço.
eles são carbo de alto índice glicêmico, vão rápido pra corrente sanguínea, mas o que causa o aumento do colesterol é as próprias gorduras já que o colesterol é uma... o sedentarismo tbm seria uma causa mais forte doq os carboidratos
Sim, esses médicos comuns acham que o colesterol ruim é elevado pela gordura saturada, já foi comprovado que quem aumenta o LDL é o açúcar.
Que falta faz umas aulas de biologia e química básica
Obrigada pelas informações. Eu está usando óleo de coco no café.
"Informação" baseada em estudos de quem quer descredibilizar o óleo de côco. O LDL não pode ser oxidado, professor! Cada caso é um caso, mas reverti minha relação Apo B/Apo A com o uso do óleo de côco. LDL não mata se não estiver oxidado. Bora estudar, galera!
Lucas, pra fazer um bolo, por exemplo, usar o óleo de coco tornaria o bolo mais nutritivo do que usar um óleo de canola, por exemplo?
Eu estou preocupada porque fiz bolo com óleo de coco por um longo período achando que fosse mais saudável mais não é. Porque o óleo de coco tem muita gordura saturada. Isso significa que a longo prazo, pode entupir artérias e vasos. É um perigo para os idosos. Para sua segurança e a da sua família, substitua o óleo de coco por AZEITE de oliva extra virgem. O azeite é mais seguro porque é rico em gorduras instauradas, enquanto o óleo de coco é rico em gorduras saturadas. Mas lembre-se que o consumo precisa também ser moderado
Óleo de coco e uma delícia o cheiro e perfeito 😍
Uso um pouquinho com café, pois ele é bactericida. Tem bastante artigo no google academico apoiando o uso, mas moderação é tudo.
NAO fico sem....adoro passar no corpo ,no cabelo,pés,etc.As vezes consumo.Minha alimentação e quase sem gordura.
Valeu! Informação importante
Os especialistas mais respeitados dizem que usar óleo de coco é a melhor opção eles tem autoridade para afirmar!
Os especialistas respeitados: lair ribeiro
KKKKKKKKK
Não é verdade a minha nutricionista, proibiu o uso de coco por causa que aumenta o colesterol
Rapaz fiquei na duvida, Dr lair recomenda muito o oleo d coco
Veja o vídeo do dr Samuel dalle laste
Seria legal um vídeo desse sobre a banha de porco
Eu adoraria saber mais. Comi tanta banha de porco kkk
Passando aqui para falar do curso, excelente está me ajudando a melhorar a qualidade dos alimentos que ofereço a minha familia. Me ajuda a fazer o cardápio de maneira simples e até a fazer o mercado. A muito tempo procurava um conteúdo assim. Vcs estão de parabéns
O oleo de coco tem gordura saturada, mas a maioria de CADEIA MEDIA, bem diferente da gordura animal. Também nao são as gorduras que aumentam o colesterol e sim os carboidratos. A nutricionista deveria saber disso.
Amei o conteúdo
O lado ruim do óleo de coco eu já conhecia, mas ainda tenho dúvidas sobre o TCM (óleo de coco fracionado). É esse óleo fracionado (separado das gorduras de cadeia longa/saturadas) que alguns atletas utilizam.
Veja um vídeo do Dr Alain Dutra recente sobre óleo de coco. Um dos benefícios citados é esse q comentou...
@@andreiacsouza3755 O TCM eh caro e os beneficios sao inconclusivos. Fuja desse tipo de oleo e invista em um excelente azeite de oliva extra virgem.
@@maxfurrier1700 atletas iriam utilizar alimentos ou suplementos sem eficácia para seu desempenho?
@@andreiacsouza3755nada a ver, para o atleta é bom pq ele "exagera" toda sua alimentação para atingir altos níveis energéticos, inclusive consumindo açúcar (bastante carboidrato). A alimentação do Atleta visa desempenho e curto e médio prazo e não saúde a longo prazo. A maioria dos atletas morrem relativamente cedo pois levaram o corpo ao extremo prematuramente. A chave para a saúde é balancear todo consumo, comer pouco, manter pouco peso, praticar exercícios moderados (não extremos como o atleta)
@@paulohenriquearruda6159 exatamente isso! O que mais se ve hj eh "atleta" se entupindo de suplementos sem comprovacao cientifica e prejudicando rins e figado. Alguns suplementos realmente funcionam, como a creatina e o whey protein, mas vc encontrar um bom suplemento no mercado eh algo bem dificil no Brasil.
Por gentileza, qual a sua formação? E, poste as fontes de pesquisas publicadas em revistas científicas confiáveis, grata.
A questão é qual LDL o óleo de coco aumenta. LDL-a ou LDL-B se ele tem propriedades antioxidante ou antiinflamatória. Colesterol e doenças cardiovasculares tem uma ligação muito duvidosa que muitos estudos estão questionando.
Níveis altos de LDL-c (que significa colesterol ligado às lipoproteínas LDL) estão sim associados a maior risco cardiovascular, particularmente porque o colesterol é parte fundamental da fisiopatologia da ateroesclerose e o LDL é a lipoproteína que os transporta para o endotélio das artérias. Agora, níveis elevados de LDL-c possuem relação incerta com o consumo de gordura saturada. O que de fato causa aumento desses níveis, pelas atuais evidências, é o sobrepeso e a obesidade! Ou seja, no geral, o que realmente importa é ter uma dieta balanceada e manter a gordura corporal sob controle.
É amplamente comprovado cientificamente que o LDL é um colesterol ruim, pois ele aumenta a sua chance de ter doenças cardiovasculares, deixarei aqui 2 artigos comprovando o que estou lhe dizendo:
- "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021.
- "Dietary Fats and Cardiovascular Disease: A Presidential Advisory From the American Heart Association".
Poderia informar quais foram as fontes consultadas (artigos científicos) para criação desse vídeo? Obrigadoooo
@olaciencia Lucas gostei muito deste vídeo principalmente do que você falou sobre o azeite de oliva, porém os azeites do mundo inteiro estão sendo falsificado pela máfias italianas, eu gostaria que você abordasse esse tema e como podemos fazer para adquiri azeite de qualidade!
Lendo o rótulo e comprando uma marca conhecida oh burrão
@@claudebarbalhojr amigo o rótulos dos azeites não refletem o que ele realmente é. A máfia está adulterando todos os azeites mundo a fora, mesmo das melhores marcas. ua-cam.com/video/Zum4ICk3btA/v-deo.html
É só o alimento mais falsificado do mundo. Encontrar um realmente bom vai ser difícil.
@@claudebarbalhojrele não está errado. O rótulo não é garantia de nada. É uma preocupação europeia inclusive, a falsificação dos azeites, uma indústria milionária.
Eu usava óleo de coco para fazer chocolate caseiro mas parei por causa da grande quantidade de gordura que ele contem. Só usamos mesmo o azeite e eu particularmente cozinho sem óleo algum, mesmo o azeite só uso nas saladas. Meus bolos não tem nenhum tipo de óleo, a não ser que seja da própria semente como o sésamo ou linhaça.
LAIR RIBEIRO PASSOU ANOS DISSEMINANDO OS "MILAGRES" DESSE ÓLEO.
Confio mas no lair Ribeiro do que nesse médico ae, lair fala baseado em fatos científico não em achismo
Tem milhares de estudos científico sobre o óleo de coco e seus benefícios, mas acho que esse médico ae tem preguiça de estudar 😂
Dos "milhares" de artigos sobre o tema, você já leu algum? Lair Ribeiro diz que sal não eleva a pressão, mas sua redução, há décadas, é um ensinamento básico pra controle pressórico, inclusive sendo uma diretriz da sociedade brasileira de cardiologia. Outra coisa: lair ribeiro fala muito da indústria farmacêutica. Ok. Mas já não há, nessa altura, uma verdadeira indústria de suplementos ditos naturais?
O dr lair ribeiro pode ter coisas interessantes pra ensinar, mas ele há uma espécie de culto sobre ele.
Menos, gente, menos .
@@alexoliveira7665que médico carai? De onde tu tirou que o cara do canal é médico? Kkkk
Lembro bem. Já segui algumas dicas do Lair e me lasquei. O conhecimento é libertador.
Óleo de soja e de canola é menos danoso do que manteiga e banha de porco?
Quanto é que foi o Jabá?
Não, não é, óleos de sementes são horríveis para a saúde. Banha de porco tem um problema: porco é alimentado com fontes de óleos insaturados e a banha dele fica insaturada também. Manteiga é de longe o melhor dos citados, por ser laticínio. Não dê fé no que esses divulgadores pé rapados falam sobre, já foi muito bem demonstrado o que é bom e o que é ruim aqui.
O ÓLEO DE COCO É MARAVOLHOSO, ESPETACULAR, SAUDAVEL ETC... TEM UM AMERICANO QUE ESCREVEU 5 LIVROS FALANDO SÓ SOBRE OS BENIFICIOS DO ÓLEO DE COCO. EU USO A 30 ANOS NO CABELO, PRA COZINHAR, NA PELE, NO CAFÉ ETC.... E NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA SO BENIFICIOS. É BOM DE MAIS É GOSTOSO. ❤🤩 ÓLEO DE COCO É TUDO DE BOMMMMM....
Isso é só sua opinião, não vale nada como evidência científica
Aí vou no pubmed e tem uma centena de estudos falandonsobre aumento do metabolismo, diminuição da circunferência da cintura, melhora da esteatose hepática, melhora da sensibilidade à insulina, diminuição de endotoxinas intestinais, diminuição da gordura corporal qd colocado no lugar de óleo de soja, diminuição do cortisol, etc.
Nutrição é a ciência mais controversa que já existiu. Provavelmente a que mais tem literatura a respeito. E o pior, tem relatos de sucesso em todos os tipos de dieta existentes, o que pra mim parece demonstrar que existe uma individualidade biológica.
Bem isso meu amigo!
Ainda tem gente dizendo que as sociedades médicas recomendam! Eles, acho, que ainda continuam recomendando ivomec e cloroquina, mesmo diante da resposta inquestionável!
Alguém disse aí, é bom ou ruim de acordo com o estoque mundial! O último interesse é a saúde do que mantém o sistema funcionando!
Faltou ler artigos médicos sobre óleo de coco
Aluno de faculdade financiado pela indústria farmacêutica e alimentícia.
@@DanielFerreira👏🏻👏🏻👏🏻
Toma esse artigo de médicos então "Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular " da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2021. eles comprovam que óleo de coco é ruim, pesquise o que está entre aspas no google e leia o item "20. Considerações Finais" que é onde estão as orientações.
Tenho uma amiga que não consome gorduras insaturadas, faz uma alimentação equilibrada, só usa óleo de coco há anos e está com uma obstrução avançada numa das carótidas.
o maior problema são os triglicerídeos,
minha mae adora comer coco seco, o colesterol dela até tá em niveis otimos mas os triglicerideos estava em quase 400
A pior coisa para o colesterol é o carboidratos....
Exatamente!!!
Esse vídeo é um grande desservico. Óleo de coco é um super alimento, quase um remédio natural. Procurem e sigam o incomparável Dr Lair Ribeiro, detentor de um currículo invejável e que nunca vende, vendeu ou recomendou medicamentos, mas apenas alimentos saudáveis. Esse vídeo está totalmente equivocado.
Banha de porco tambem deve ser consumida tranquilamente.
Vendeno é tudo que a indústria alimentícia produz: óleos vegetais, margarina, ultraprocessado, etc.
Eu bebo 3 litros de água todos os dias. Tenho 1.73 de altura, o peso ideal pra minha altura é 70kg. Entre 2015 e 2017 fiquei um pouco acima do peso por comer pizza e hambúrguer todos os finais de semana na casa da minha ex-namorada, o peso máximo que cheguei foi 80kg, meu rosto era mais cheio e tinha uns pneuzinhos. Acho academia ridículo, achei 3 exercícios pra fazer em casa (flexão, agachamento, abdominal) e fiz o teste durante um mês, quando ví que funcionou não parei mais. De 2017 a 2020 perdi 11,5 kg malhando em casa, hoje estou com 69.5kg e estou muito feliz! Nunca mais paro de malhar em casa, até perder esses 11,5 kg eu malhava de segunda à sabado, foi uma luta e eu ví a gordura ir toda embora em forma de suor. Todos os dias era uma poça de suor no chão, até que não tinha mais poça pois já tinha queimado toda a gordura do meu corpo. Hoje malho 3 vezes por semana (segunda, quarta, sexta). Até 2016 eu descuidava da água, assim que comecei a malhar passei a tomar muito mais água até chegar nos 2 litros e desde 2020 tomo 3 litros de água por dia 💪🏻🙂
Pra quem tiver interesse em emagrecer sem fazer dieta e comendo normalmente igual eu fiz e consegui, na época fiz questão de gravar um vídeo mostrando a minha rotina, os exercícios que criei pra eu ter resultados mais rápidos. Flexão, Abdominal e Agachamento já existia, mas eu faço esses exercícios do meu jeito, acabei criando uma alternativa bem diferente e bem mais funcional e lembre-se, começando a malhar, tem que tomar no mínimo 2 litros de água todos os dias, nunca se esqueçam de se hidratar porque vocês vão suar pra kacete igual eu suei.
Espero que gostem dos meus exercícios personalizados e do meu vídeo 🙂
Depois quando tiverem resultado, voltem nesse comentário e fale pra mim como está sendo 😊
Link do meu vídeo: ua-cam.com/video/XActXYqeGBg/v-deo.html
Se inscrevam lá no meu canal pra me dar uma força, muito obrigado ❤️
Esse canal salvou muitas vidas na pandemia. Informações riquíssimas e baseadas em evidências científicas. Mas, infelizmente, os vídeos sobre nutrição não têm a mesma qualidade. 😢
Gostaria de saber o porquê. Obrigado pela confiança!
Dizer que os óleos de soja,canola ou girassol é melhor que o óleo de coco é piada!!! Gordura vegetal hidrogenada pura, e a margarina tbm!!!
@@olaciencia Meu caro, vc insinuou que óleos vegetais são saudáveis. Fica parecendo que tudo se resume às gorduras saturadas e LDL. Esqueceu de fazer menção ao risco muito maior para desenvolvimento de doença cardíaca que é a inflamação causada pelos ácidos graxos ômega-6 e ômega-9. Óleo de soja só serve pra engraxar a correia da bicicleta. Abraço.
@@olaciencia eu não sei se a proposta do canal ainda é confrontar os mitos e os argumentos de autoridade ( dogmas da literatura médica, nutricional e etc) com estudos científicos de qualidade, como foi feito em relação à covid. Mas, a meu ver seria a melhor opção. A nutrição clínica possui muitos equívocos, pois é muito baseada em literatura. Como, por exemplo, chamar o LDL de 'colesterol ruim', sendo que o LDL não é um só, exitem os de alta e baixa densidade, além disso o risco cardiovascular do LDL está muito associado ao consumo de glicose ( alta de triglicérides). Então, condenar a gordura saturada por si só é um erro.
Sobre o óleo de coco, realmente não há estudos comprovando sua eficácia para emagrecimento e perda de gordura visceral, mas daí a colocar ou insinuar colocar óleos ultra processados, como o de girassol como mais saudável que o óleo de coco, só por não ter gordura saturada, é um erro de nutrição dogmática.
Dr Lair Ribeiro deve amar esse rapaz 😂😂😂😂
FAVOR, postem aqui relatos de quem usa óleo de coco e tem colesterol alto.
Assunto interessante... Poderia me informar qual seu CRM e sua especialidade e graduções/cursos.
grato!
Usei durante alguns anos o oleo de coco e nunca tive problemas com colesterol. Uso óleo de porco e de manteiga natural, e nao tenho problema algum de colesterol. Colesterol amigo que está causando doenças é associado comidas industrializadas e nao ao oleo de coco, oleo de porco ou manteiga. Tendo moderacao, faz bem pra saude sim.
E principalmente ao oleos vegetais de sementes
O sua experiência não significa ser boa para saúde ou não. A composição da manteiga, óleo de coco, banha de corpo são inferiores aos óleos vegetais. Isso é fato, científico.
Ômega 3 pode aumentar o colesterol ruim e melhorar a questão dos triglicerídeos.
Exatamente!! Óleo de coco, óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho e azeite de oliva são excelentes!! Só não podemos exagerar! O óleo de coco é pior que o óleo de soja, mas é infinitamente melhor comer um bolo feito com óleo de coco do que comer um pacote de biscoito feito com gordura hidrogenada!
Canola não existe, é apenas uma sigla, a soja foi totalmente modificada pela Monssanto durante a criação de pesticidas e transgênicos, assista o documentário. @@oskjun
Muito obrigada ao canal Lucas. Informações super relevantes, sempre sigo suas dicas, pois vcs levam de fato conteúdo e informações serias pra nossa saúde! 👏🏻👏🏻👏🏻
Comentarios como “canola não é planta” so mostra o quanto as pessoas são papagaio de charlatão. Sim o nome da planta é Colza e canola é uma sigla comercial. Sabe o que isso altera na qualidade do óleo? Nada. A pessoa nunca abriu um artigo científico para ler na vida, não sabe o que é uma metodologia de estudo e fica repetindo essas coisas… sejam só um pouquinho mais racionais, não dói
É já sei disso faz tempo, o Dr Lair Ribeiro fala sobre esses óleos falsos
Canola para min que sou químico e apenas um resíduo de petróleo. Estudem!....
Comentário mais sensato que eu vi no vídeo, as pessoas só sabem falar que isso é " veneno" a "indústria alimentícia" " minha tia morreu com 10000 anos usando óleo de coco " plmds
@@alexandreroberto7379 Como alguém que fala uma baboseira dessas tem coragem de mandar alguém ir estudar?
não explicou nada, só reclamou junto com quem tem preguiça de ler um artigo. desculpa, não ajudou em nada.
Obrigada 👍👍👍👍👍
Achei curiosa a comparação com óleos vegetais considerar os efeitos das gorduras saturadas no colesterol, mas não fazer nenhuma menção ao risco muito maior para desenvolvimento de doença cardíaca que é a inflamação causada pelos ácidos graxos ômega-6 e ômega-9, muito presentes em óleos vegetais industrializados como de soja, girassol, canola, margarina, mas ausentes ou muito menos concentrados no óleo de coco, de amendoim, azeite de oliva e gorduras animais.
Considero uma omissão grave, e desinformativo para quem assistir e realmente acreditar que óleos vegetais e margarina são alternativas que "protegem o coração", com base em ciência obsoleta e financiada por grandes produtores de alimentos industrializados.
Simples assim!
Assino embaixo, amigo
Realmente, e ainda tem a questão dos óleos vegetais serem parcialmente hidrogenados para durarem mais tempo nas prateleiras, processo que gera gordura trans que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, o que não acontece com o óleo de coco que é prensado a frio e não passa por esse processo.
Não tem menção porque esse cara é leigo ou vendido para o sistema. Tudo que "funciona", para ele, é o que se ensina na faculdadezinha.
@@ricarduuu_g tudo o que "funciona" é o que a "ciência" diz... pff, quem acredita em ciência? todos vendidos
Meu querido, boa noite! Toda pesquisa eu vejo que o azeite de oliva não pode esquentar pq passa ser gordura saturada devido o calor. E agora, vc diz que é melhor usar o azeite nas frituras etc. Não entendi... quem está certo? Tantas informações em controvérsias que confundem a gente
Não se transforma em gordura saturada, e também não perde qualidade a ponto de formar compostos possivelmente t[oxicos. Você só não deve reutilizar e não aquecer além do ponto de fumaça, que é a temperatura na qual os óleos começam a se degradar e perder as propriedades químicas. Se seu azeite (ou qualquer outro óleo) não está formando uma fumaça preta, você está segura.
Pode usar pra fritar sim ,é uma das gorduras mais saudáveis que existe
Banha de porco e óleo de côco é tudo de bom
banha é nojento !!
Fala sobre o "Colostro bovino ", se é bom ou não
Além do oleo de coco eu uso uma dieta praticamente cetogênica...
E a gordura hidrogenada dos oleos vegetais e a oxidação dos mesmos no calor???
Resumindo hoje tudo faz mal tudo mata, eu fico surpreso de ainda existirem seres humanos no planeta Terra porque nós só comemos veneno desde que viemos ao mundo!😂😂😂