No meu eu enrrosquei uma porca fina na ponta do amortecedor e depois prendi com outra porta por fora. Assim eu consegui resolver esse problema do parafuso saindo da suspensão.
O problema da mola é que ela dá um retorno mais violento que a contração. Daí o amortecedor tem dificuldade de segurar este retorno de forma eficiente. Se eu fosse fazer este experimento, tiraria a mola. Colocaria um pistão mais robusto pra contração, de um lado. E do outro um com função invertida, mas com carga intermediária pra ter o retorno mais controlado. Os pistões de portas de armário tem essa possibilidade de atuar na abertura e o invertido que atua no fechamento, além de ter várias opções de cargas, tipo 60, 80, 100 e 120N. Claro que na bike, tais cargas poderiam não ser aplicáveis. Mas refiro-me ao conceito mecânico da coisa. Mas o projeto é sempre um gde aprendizado. Parabéns!
@@irgendwer3610 Mas eu falo apenas dos de armário mesmo, pois eles têm com as duas funções. De abertura e de fechamento. Ou seja, um que controla a compressão e outro que controla a expansão. Os de portamalas de carro só têm uma função, que é controlar o fechamento... no caso, trabalhando para manter a porta aberta.
A ideia é interessante, mas a grosso modo seria como se um anulasse o movimento do outro. Entendo que vc tem várias opções de carga para testar na combinação, o que deixa o experimento muito complicado. Da forma que vc falou parece que o movimento da mola é ruim, sendo que na verdade ele é fundamental pra devolver a posição inicial, só precisando de um freio. Agora, se o objetivo também for de eliminar peso das molas, aí vai longe... Acabei de ter uma visão, rsrsrs, associar sua ideia de dois pistões com duas molas cortadas, pra garantir que, da metade pra baixo do curso vá haver mais força pro retorno...
Vcs poderiam fazer uma rosca na ponta da aste do amortecedor, e fixa lá direto no fundo do amortecedor, em vez desse parafuso que vai por baixo da suspensão, a própria aste do amortecedor já travaria rosqueando de dentro pra fora
Era assim mesmo que fazíamos para melhorar nossas suspensões, outro detalhe nós trocávamos a mola do outro lado, pra deixar mais mole, e como a suspensão tinha o controle de pressão da mola,tinha como deixar mole ou dura. Meu pai era mecânico, então esses amortecedores de carro tinha muito na Oficina.
Claro que não vai fazer, o Edu é super ligado nessas modificações, e já levou um suador para fazer, imagine você, sem noção nenhuma, esse tipo de coisa é só feito por curiosidade e pelo desafio por não ter sido feito ainda!! Muito mais fácil e bobiar mais barato ( pensando no tempo perdido e trabalhado) comprar de fora e importar um barato e específico de bike
Tenho uma satisfacao enorme em assistir seus videos, ja apeendi muita coisa com vc mestre. Eu me amarro em fazer adaptações, tenho uma bike 26 simples, mas estou sempre buscando melhorar ela, por mais que o quadro tenha algumas limitações devido ja ser de engenharia ultrapassada, mas pra mim, driblar esses desafios e melhorar o conjunto a cada dia e uma terapia pra mim. Comprar uma nova na loja 100% pronta so pra pedalar, parece que nao tem tanta graça igual ficar quebrando cabeça com esses trem velho kkkkkk. Grande abraco!
Tem que soldar uma arruela por dentro no eixo deixando só a ponta roscada passando pra baixo. Assim a porca segura o retorno e a arruela interna segura o avanço.
11:00 - Já usei uma aranha de garfo para resolver isso, muito barato e prático, contudo na hora de realizar alguma manutenção será necessário destruí-la e colocar outra.
Dicas, a tampa do lado que tem a mola geralmente é melhor por ter que aguentar mais pressão. Agora com o amortecedor de porta mala a suspensão fica dupla, um com mola e outra a ar, pois esta haste de pressão ao descer e um freio para subir. Há vários fabricantes da haste sendo uns que duram mais que outras marcas mais caras costumam durar mais.
Ja fiz isso numa bike cannondale, e olha que nem era bike de entrada viu.. rodei 2 anos depois vendi e roda ate hoje com a suspensão trabalhando muito bem.. Coloquei no local do cartucho a gas, o segredo é encontrar um amortecedor adequado ao seu peso!
Eu fiz bem diferente.... Coloquei o amortecedor no torno furei a haste fiz rosca interna e ficou direto o cartucho como numa marzocchi de banho aberto.
EDU! Faz um projeto pra usar dois amortecedores desses no lugar dos seat stays, já que com freio a disco ficou mais fácil usar esse local pra trabalhar uma suspensão 😅.
O problema é todo o trampo pra dar certo. Eu acho que a opção melhor é pegar um cartucho hidráulico no aliexpress, dá pra achar por 60 reais e alguns até desses baratos tem até o ajuste de recuo.
No canal Daniel bicicletas antigas você pode ver várias réplicas de bicicletas como as Monareta e Berlineta . O Daniel colecionado como também cópia as mesmas em aro 24 e 26.
Muy buena Idea, me puede servir para mi cannondale delta v700 monoshock, eso si tu pesas 80 o 90 kgs, en una persona de 60 o 70 kgs quedaria Perfecta...💪 Bendiciones desde Argentina
Tem um esquema diferente que da pra fazer, que é remover o eixo interno dela alongar o do amortecedor, e na base dele fazer um apoio assim ela só tem contato com a parte do crow da suspensão e a inferior do copo, assim ela trava em baixo e em cima tanto pra compressão quanto para o retorno
@@everaldoelias2517 ao invez de usar aql batente interno da suspensão pra dar apoio tu usa o apoio direto do no copo e na parte superior assim ele não desce quando comprime e nem sai quando retorna
Como sempre o Edu encontra solução para tudo. No meu caso a adaptação fica um pouco mais complicada. Minha suspensão possui somente 40mm de curso (aro 26) e os parafusos de fixação das canelas são internos não possuindo nenhum parafuso externo que torne possível esta modificação.
Tenho uma bike mtb de entrada mas que conta com uma suspa com trava e controle de retorno da mola, e posso dizer que faz muita diferença ter esse controle.
Ficou top. vocês poderiam prender uma câmera no quadro filmando a suspensão. Acho que ficaria top também. Parabéns pelo vídeo e pela ideia! pena que não tenho ferramentas adequadas, se não eu faria isso na minha oggi 7.0 2020. Abraços e fiquem com Deus.
Seria melhor fazer direto sem soldas, só colocar o cartucho em um dos lados. Muitas suspensões são assim, mola de um lado e cartucho hidráulico do outro
Primeiro lugar parabéns pela ideia e execução caprichosa. Funcionamento ficou bom. Só fiquei em dúvida sobre a velocidade de retorno fica satisfatória no chão irregular, atendeu?
Rapaz é bom ver você fazendo para ter serteza que não devemos fazer kkkk tem uma suspensão velha mas vou vender e nada de colocar amortecedores de porta-mala
Edu, tem um retorno vendido no Aliexpress com trava, cerca de R$150, poderia comprar e testar, nessa suspensão mesmo! já que mexeram tanto nela. Aí veriamos se vale a pena dar esse up numa suspensão como essa, ou investir em uma melhor. abraço
Muito legal ver um canal que leva os comentários do público em consideração
Só faltou ele falar né
@@reinaldotonni verdade KKK nem me liguei que ele num falou
@@valmirlima2702 No youtube shorts ele falou.
não temo que falar, eles são sensacional 💪
Foi falta de humildade isso sim, ele disse q esqueceu de fixa o amortecedor. O q ele esqueceu é q ele tentou colocar uma bucha na ponta.
Impressionante como vcs tocam a idéia até dar certo, Edu vc é uma grande inspiração no modo como eu tento fazer ou inventar algum projeto!
Parabéns. A repetição leva a perfeição.
Salve
No meu eu enrrosquei uma porca fina na ponta do amortecedor e depois prendi com outra porta por fora. Assim eu consegui resolver esse problema do parafuso saindo da suspensão.
O problema da mola é que ela dá um retorno mais violento que a contração. Daí o amortecedor tem dificuldade de segurar este retorno de forma eficiente.
Se eu fosse fazer este experimento, tiraria a mola. Colocaria um pistão mais robusto pra contração, de um lado. E do outro um com função invertida, mas com carga intermediária pra ter o retorno mais controlado.
Os pistões de portas de armário tem essa possibilidade de atuar na abertura e o invertido que atua no fechamento, além de ter várias opções de cargas, tipo 60, 80, 100 e 120N. Claro que na bike, tais cargas poderiam não ser aplicáveis. Mas refiro-me ao conceito mecânico da coisa.
Mas o projeto é sempre um gde aprendizado.
Parabéns!
Exatamente o q eu Pensei, o amortecedor de, Porta mala abre rápido e fecha devagar, o de armário abre devagar e fecha rápido
Exatamente o q eu Pensei, o amortecedor de, Porta mala abre rápido e fecha devagar, o de armário abre devagar e fecha rápido
@@irgendwer3610 Mas eu falo apenas dos de armário mesmo, pois eles têm com as duas funções. De abertura e de fechamento. Ou seja, um que controla a compressão e outro que controla a expansão.
Os de portamalas de carro só têm uma função, que é controlar o fechamento... no caso, trabalhando para manter a porta aberta.
A ideia é interessante, mas a grosso modo seria como se um anulasse o movimento do outro.
Entendo que vc tem várias opções de carga para testar na combinação, o que deixa o experimento muito complicado.
Da forma que vc falou parece que o movimento da mola é ruim, sendo que na verdade ele é fundamental pra devolver a posição inicial, só precisando de um freio.
Agora, se o objetivo também for de eliminar peso das molas, aí vai longe...
Acabei de ter uma visão, rsrsrs, associar sua ideia de dois pistões com duas molas cortadas, pra garantir que, da metade pra baixo do curso vá haver mais força pro retorno...
@fe.cavalli 👀
Vcs poderiam fazer uma rosca na ponta da aste do amortecedor, e fixa lá direto no fundo do amortecedor, em vez desse parafuso que vai por baixo da suspensão, a própria aste do amortecedor já travaria rosqueando de dentro pra fora
O cara que gosta mesmo de bicicleta, acha esse canal Espetacular. Ciclista Raiz 👊🏼
Esse amortecedor dá um produto comercial. Dá para fazer um modelo adaptável para todo tipo de amortecedor com barra ajustável.
Quando vi o Edu indo pra rua de azul, achei que tava com a camisa do VidaAdaptada 😄
Era assim mesmo que fazíamos para melhorar nossas suspensões, outro detalhe nós trocávamos a mola do outro lado, pra deixar mais mole, e como a suspensão tinha o controle de pressão da mola,tinha como deixar mole ou dura.
Meu pai era mecânico, então esses amortecedores de carro tinha muito na Oficina.
sim as vezes e apenas um lado ruim, que não segura a aberto o porta-malas, se pegar dois um par novo meia vida
Edu, que ideia boa! Você não pensa em patentear? É um senhor upgrade nas suspensões de entrada, tira peso e deixa o conjunto mais robusto.
Pra quem empina bike é muito bom fazer essa adaptação
AGORA EU VI E RESUMO QUE NÃO IREI FAZER, NÃO SENTI QUE O EDU SENTIU TÃO SATISFEITO!
Claro que não vai fazer, o Edu é super ligado nessas modificações, e já levou um suador para fazer, imagine você, sem noção nenhuma, esse tipo de coisa é só feito por curiosidade e pelo desafio por não ter sido feito ainda!! Muito mais fácil e bobiar mais barato ( pensando no tempo perdido e trabalhado) comprar de fora e importar um barato e específico de bike
Hola edu saludos desde Argentina
Tenho uma satisfacao enorme em assistir seus videos, ja apeendi muita coisa com vc mestre. Eu me amarro em fazer adaptações, tenho uma bike 26 simples, mas estou sempre buscando melhorar ela, por mais que o quadro tenha algumas limitações devido ja ser de engenharia ultrapassada, mas pra mim, driblar esses desafios e melhorar o conjunto a cada dia e uma terapia pra mim. Comprar uma nova na loja 100% pronta so pra pedalar, parece que nao tem tanta graça igual ficar quebrando cabeça com esses trem velho kkkkkk. Grande abraco!
Muito dahora mais só uma dica bastava por uma porca no amortecedor e uma contraporca do outro lado
Tem que soldar uma arruela por dentro no eixo deixando só a ponta roscada passando pra baixo. Assim a porca segura o retorno e a arruela interna segura o avanço.
como é bom ver um canal que escuta seus inscritos
11:00 - Já usei uma aranha de garfo para resolver isso, muito barato e prático, contudo na hora de realizar alguma manutenção será necessário destruí-la e colocar outra.
Dicas, a tampa do lado que tem a mola geralmente é melhor por ter que aguentar mais pressão.
Agora com o amortecedor de porta mala a suspensão fica dupla, um com mola e outra a ar, pois esta haste de pressão ao descer e um freio para subir.
Há vários fabricantes da haste sendo uns que duram mais que outras marcas mais caras costumam durar mais.
Ja fiz isso numa bike cannondale, e olha que nem era bike de entrada viu.. rodei 2 anos depois vendi e roda ate hoje com a suspensão trabalhando muito bem..
Coloquei no local do cartucho a gas, o segredo é encontrar um amortecedor adequado ao seu peso!
eu peso 50 kilos qual o amortecedor de carro ideal pra mim coloca na suspenso?
Fico muito melhor que algumas suspensao no mercado .
Boa Edu, agora ficou filé, erros acontecem mesmo.
Abraço.
Cara, isso dá um trabalho de assar os neurônios. Por mim, nota 10 pela solução. 👍
Quando o cara é bão, é bão mesmo 🤣 parabéns Edu 👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻😊🚵♂️
Pow bacana! O legal é que vendo todo o empenho e trabalho que vcs fizeram eu me motivei à comprar uma suspensão nova! Kkk
Eu fiz bem diferente.... Coloquei o amortecedor no torno furei a haste fiz rosca interna e ficou direto o cartucho como numa marzocchi de banho aberto.
Sim , ele fez toda essa adaptação a toa
Também pretendo fazer desse mesmo tipo
EDU! Faz um projeto pra usar dois amortecedores desses no lugar dos seat stays, já que com freio a disco ficou mais fácil usar esse local pra trabalhar uma suspensão 😅.
Agora sim, muito bom, voltou e corrigiu o projeto, perfeito.
É tentando e experimentando para um resultado final produtivo e eficaz 👏🏾👏🏾✌🏾🚴🏽♂️
Parabéns Edu pela solução encontrada.
Deu mais trabalho doque imaginei, mas importante é o resultado e o aprendizado.
O problema é todo o trampo pra dar certo. Eu acho que a opção melhor é pegar um cartucho hidráulico no aliexpress, dá pra achar por 60 reais e alguns até desses baratos tem até o ajuste de recuo.
fiz isso hoje numa r one com o amortecedor do corsa ficou muito bom
aeeeeeeeeeeeee,agora ficou top
parabens a todos os envolvidos no projeto
Top demaaaaais, agoora sim! Muito humildes vocês em admitir que erraram da outra vez, parabéns!
Seria legal ver essa mesma suspensão de porta malas na suspensão traseira da bike
"Tentarás até resolver". Parabéns pelo vídeo.
Adoro as gambi de vocês!
Edu, agora faça um porta malas com suspensão de bike, blz? kkkkkkkkkkkk..... Zoeira, ficou top! Obrigado!!
Kkkk já fiz isso duas vezes nem sabia que mais alguém tinha feito. Fica bom demais. Mas eu troquei só de um lado e do outro deixei a mola original
No canal Daniel bicicletas antigas você pode ver várias réplicas de bicicletas como as Monareta e Berlineta . O Daniel colecionado como também cópia as mesmas em aro 24 e 26.
Valeu, gostei muito da melhotia, nota 10
Vazou!!! Novo pneu pevorin city track kkk ja quero!!!
Soldas muito ousadas e bem executadas para o equipamento disponível.
Lindos esses pneus da bike
Nossa dificultou muito, algo muito simples de fazer não requer soldas nem cortes só porcas e arruelas
Muy buena Idea, me puede servir para mi cannondale delta v700 monoshock, eso si tu pesas 80 o 90 kgs, en una persona de 60 o 70 kgs quedaria Perfecta...💪 Bendiciones desde Argentina
Agora sim Edu ficou muito bom mesmo 😃
seria bem maneiraço demais amo o seu canal que avance mais e mais você é muito sabío no que faz
Tem um esquema diferente que da pra fazer, que é remover o eixo interno dela alongar o do amortecedor, e na base dele fazer um apoio assim ela só tem contato com a parte do crow da suspensão e a inferior do copo, assim ela trava em baixo e em cima tanto pra compressão quanto para o retorno
Achei sua ideia muito interessante e gostaria de fazer dessa forma, se vc puder me dar mais informações detalhada.
@@everaldoelias2517 ao invez de usar aql batente interno da suspensão pra dar apoio tu usa o apoio direto do no copo e na parte superior assim ele não desce quando comprime e nem sai quando retorna
Ficou ótima so poderia tirar o Aro por onde passa o amortecedor original colocar um tubo único fica mais leve
ficou maneiro a suspensão de porta - malas
Os vídeos de vcs são ótimos, e as dicas então nem preciso falar né, estão de parabéns como sempre 👏👏👏
Forte Abraço Galera da Pedaleria 🤜🤛
faz um vide falando desses levorin citytrack aro 29, nao tem ninguem falando desses deuses do asfalto, abraços capivara!
Edu só falta inverter posição do armotecedor de mala, acho que falta essa avaliação na minha visão ela invertida seria mais proveitoso.
Foi top esse vídeo 😄 aqui na oficina quando eu tenho uma ideia, e quando eu vou executar fica muito diferente do pensado antes kkkk
Trabalho excepcional. Parabéns. Só não dá pra gente colocar em prática em casa.
Show agora sim , como eu disse no outro video foi assim q eu fiz
Como sempre o Edu encontra solução para tudo. No meu caso a adaptação fica um pouco mais complicada. Minha suspensão possui somente 40mm de curso (aro 26) e os parafusos de fixação das canelas são internos não possuindo nenhum parafuso externo que torne possível esta modificação.
Tenho uma bike mtb de entrada mas que conta com uma suspa com trava e controle de retorno da mola, e posso dizer que faz muita diferença ter esse controle.
Vocês são e dão show!
O bom desse projeto é que quando der ruim e só trocar o amortecedor interno.
Ficou top. vocês poderiam prender uma câmera no quadro filmando a suspensão. Acho que ficaria top também. Parabéns pelo vídeo e pela ideia! pena que não tenho ferramentas adequadas, se não eu faria isso na minha oggi 7.0 2020. Abraços e fiquem com Deus.
Que bom q a ideia funcionou ksksksj
Por isso uma fox rockshox manitou entre outras são bem caras kkk da trabalho demais
É sempre bom lembrar se foi notado dor nos ombros pela falta de amortecimento deste mecanismo !
Chama o Leandro Torneiro pra ajudar kkkkk seria uma boa equipe pra esse projeto
Professor pardal da atualidade 👍🏽👍🏽
Show de bola parabéns.
Ficou óó....
Bom demais, valeu mesmo...
Obrigado!
Edu boa noite .
Cara gostei muito da ideia tem como produzir em grade escala ?
Seria melhor fazer direto sem soldas, só colocar o cartucho em um dos lados. Muitas suspensões são assim, mola de um lado e cartucho hidráulico do outro
Exatamente ele errou denovo kkk
@@LuizHenrique-to1qd Ele não errou, Funcionou, só que com mais trabalho pois estamos todos aprendendo ainda 💪💪
@@ullianoliveira6780 sim , mas fez todo esse trabalho a toa , mas ainda merece o mérito, erros acontecem
Os donos de r-one com problema no hidráulico vão ficar felizes
@@ryanalmeida3788 vdd kkk , mas vai ser difícil achar um cartucho daquele tamanho
Mano mt top vou fazer na minha kkkk
obrigadoo salvou de mais
Eu fiz um inclusive tô usando até hoje
Primeiro lugar parabéns pela ideia e execução caprichosa. Funcionamento ficou bom. Só fiquei em dúvida sobre a velocidade de retorno fica satisfatória no chão irregular, atendeu?
Sensacional !!!
Seria legal fzr um em uma suspensão traseira naqueles quadros full normal!
Cara vc poderia ter colocado ele externo por abraçadeiras, pois seria interessante ver ele trabalhando
Rapaz é bom ver você fazendo para ter serteza que não devemos fazer kkkk tem uma suspensão velha mas vou vender e nada de colocar amortecedores de porta-mala
Edu, tem um retorno vendido no Aliexpress com trava, cerca de R$150, poderia comprar e testar, nessa suspensão mesmo! já que mexeram tanto nela. Aí veriamos se vale a pena dar esse up numa suspensão como essa, ou investir em uma melhor. abraço
UP
UP
Up
Up
UP
Ficou um projeto bem bacana. Nota-se que a suspensão ficou bem responsiva e confortável, do jeito que o Edu esperava! E a gente tbm! 💯🤪👍
Gostei do modelo do pneu
Que bike é essa, edu!?
Ficou muito bom , esse pneu Levorin Citytrack procurei no site e não encontrei, ainda vai chegar no mercado?
Era exatamente isso que queria saber
Tira toda a canela desse lado, prende em cima o amortecedor e embaixo solta o suporte do eixo do cubo direto no amortecedor
a levorin tem que fazer esse pneu city track em versão aro 20 tambem, pq ta dificil so tem pneu ruim a venda, e os bons importados custam uma fortuna.
Legal.
Campinas -- SP 03/08/22
Salve 😎🤙 , vídeo top mano , boa dica
Agora tem que fazer naquelas comuns
Eu acho que ele não esqueceu de prender o amortecedor, isso foi uma estratégia pra me fazer assistir 2 vídeos.
Tem que dar os créditos ao inscrito que deu a ideia
Agora ficou show Edu.
O que você acha de ao invés de 15kg colocar um amortecedor de 30kg , melhoraria o retorno ? valeu Edu !!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Não
6:50 o cara no fundo falando "passou, que disgraça" 😂😂😂
eu curti dmais o projeto.. 👏👍💪
qual pneus são esses Edu?! 😍
De bicicleta
E é assim que se faz marketing......
Excelente
Salve Edu, é sempre um prazer assistir seus vídeos. Pode me tirar uma duvida, que cambio estava montado nessa KSW? Valeu
Tinha que ter deixado o amortecedor de porta mala inteiro pra seguir de cima até embaixo só criando a rosca por porca pra prender a ponta
parabens, qual mortecedor voce usou ai qual marcar